Eu excluí as redes sociais faz 2 anos. Eu cresci tanto depois. Comprei um Kindle e leio muito, estudo muito. Antes tava ficando com depressão, me sentindo vazia.
@@vanessaalves1803 No começo não é fácil, mas se a gente pode adquirir hábitos ruins, a gente pode adquirir hábitos bons também. Eu queria me salvar desse horror que são as redes sociais. Cortei o mal pela raiz antes que ele consumisse a minha vida.
Ontem eu fiz uma viagem família, pensa numa viagem ruim?! Tivermos prejuízos, brigamos, nos descontrolamos, choramos...mas nada disso foi para o insta. Só postei as fotos bonitas, os stories das crianças sorrindo (assim que e elas pararam de chorar) fotos das paisagens dos lugares incríveis que fomos e que causaria inveja em qualquer um. Cheguei em casa me sentindo uma mentirosa e deletei meu insta. Espero que eu tenha forças para comtinuar sem.
faça isso, a verdade que você esconde nas redes sociais você acaba mostrando pra quem está perto e esses é quem são prejudicados de verdade. ligamos tanto pra ser aprovado por estranhos que nos esquecemos quem realmente precisa ver o nosso lado bom, estou na luta também pra me livrar do insta, porém já desinstalei desde Junho.
Achei seu comentário extremamente didático e muito verdadeiro. Parabéns pela sinceridade e fica a minha torcida por você. ;)
Рік тому+23
muitas pessoas que vivem do instagram, conseguiram justamente passar credibilidade mostrando as partes ruins, é engraçado mas é real. Isso só funciona pra quem quer viver como influencer, é claro
Eu desativei Instagram e cara até o sono melhorou, eu estou dormindo mais cedo, parece que tirei uma venda que estava nos meus olhos, você fica mais atento ao mundo real e parece que estou as vezes vivendo no ano 2000, onde a vida era mais simples, sem comparações. Sem contar que você foca realmente em seus objetivos, pois o Instagram rouba isso de você e quer te manter viciado. Saia o quanto antes.
Um dos motivos que me fez sair do Instagram foi a parcepção que eu estava de alguma forma ligada emocionalmente e psicologicamente com algumas pessoas que já não estavam presentes na minha vida fazia anos ou meses. Esse modelo de relação virtual com vínculos que já se encerraram na vida real (por diversos fatores), mesmo que pouco relevantes, em somatória, eram capazes de gerar bastante ansiedade no presente. Viver conectado nas redes socias é como se nunca terminassemos certos ciclos e vínculos. Precisei me libertar do Instagram pra me sentir livre pra seguir em frente em novos ciclos e relações. Ao mesmo tempo tendo a tranquilidade de saber que quando essas relações acabarem, o "fantasma" delas não vai ficar ocupando um espaço descabido no meu presente.
Exatamente! Foi o mesmo comigo quando passei por um transplante em 2017, descobri que TODAS AS PESSOAS (Seguidores) não passavam de “fantasmas” como você mencionou, então, resolvi encerrar o ciclo e viver em paz. Ainda sinto, às vezes, que pareço estar sendo arrogante ou do tipo que “quer ser melhor que todo mundo por isso não usa o insta”, mas conseguindo lidar cada vez melhor com isso.
Perfeito. Já estou há um tempinho sem Instagram. Também me dei conta do quanto é prejudicial essa atitude de ficar acompanhando a vida de pessoas com quem não temos mais contato real. Se não tenho mais contato real com uma pessoa, não quero saber da vida dela e nem quero que ela saiba da minha. Acho que mais e mais pessoas estão se dando conta do quanto esse comportamento não é natural e não faz bem para a saúde mental.
O que me fez deletar o Instagram foi ver uma amiga postar uma homenagem ao pai sem ele ter Instagram, eu fiquei chocada e pensando, pra que tantas palavras bonitas se ele não vai ver???? Isso me fez perceber que essa rede social é ilusão e só serve para alimentar o próprio ego. Excluir o meu e vou dizer, vivo mais feliz sem comparações, sem enganações. As redes sociais estão destruindo a humanidade 😢
nossa, isso me fez lembrar uma amiga minha q tbm de vez em quando posta fotos ou algo relembrando sobre o seu falecido pai. acho isso estranho hj em dia, fico me perguntado o pq disso, pq ficar postando isso para ganhar engajamento e empatia em cima de uma história triste? coisas assim não deveriam ser expostas!!!
A relação social com o instagram é muito doida. Já ouvi, em pleno aniversário, uma amiga dizer (ao meu lado) que já já daria meus parabéns no instagram! ELA ESTAVA DO MEU LADO! O que vale é o feliz aniversário no instagram. Também há uma regra da qual você precisa postar tudo o que ganha ou recebe, uma nova forma de agradecer. Recentemente, em uma balada, observando o comportamento das pessoas ali, percebi que elas, completas estranhas, começavam uma conversa e ao mesmo tempo trocavam seus @ e depois saiam cada um para o seu lado. ESTAVAM AO LADO, poderiam ali mesmo trocarem papos e o que mais desejarem. É muito surreal!
Perfeito comentário. Já observei a mesma coisa. Atualmente a comunicação virtual precede a real (face a face). Outra coisa que percebo é o imediatismo das pessoas em pedir o seu Instagram. Utilizam o seu perfil como critério de determinação do seu valor. É um comportamento automático.
Não postava quase nada, mas ficava bastante tempo rodando o fide, lendo frases e salvando coisas que jamais usaria ou compraria. Desconectei... ainda estou em período de abstinência, mas consigo arrumar outras coisas pra fazer, no final, está sendo mais produtivo.
Percebo isso também. Na época da graduação eu mandava parabéns via Whats, quando não via a pessoa pessoalmente. E cheguei a ser cobrado por não parabenizar "publicamente" em stories. Minha resposta sempre era defendendo que havia feito. É uma necessidade de algumas pessoas se mostrarem amadas, não só sentirem isso. Porque muita gente reposta stories e mostra que a parabenizaram (na real, é um ciclo, porque muita gente que parabeniza também quer ter sua demonstração divulgada pela aniversariante).
Para isso existem especialistas na área de comunicação e marketing para auxiliar pessoas que estão perdidas e se deixando levar por redes sociais, perdendo sua própria essência. O maior problema é que ninguém dar valor a consultorias, assessorias, nem mesmo conselhos as pessoas não levam a sério. Ao invés disso, antes de se frustarem com as redes sociais, procurassem quem realmente entendem do assunto, nunca e de forma alguma isso seria um gatilho para absurdos como esses que você comentou, mas é como vi em um filme dia desses, ISSO AQUI É BRASIL!!!!!!!!!!!!
@@juniolls esse lance de usar o insta como critério de determinação de valor é muito real, suas fotos e número de seguidores ditam a sua importância social hoje em dia. Isso é tão bizarro que eu já vi gente tirando foto de carro na rua pra postar no insta ( como se fosse dele ), já vi gente pegando foto de viagens da internet pra postar no insta ( como se fosse ele lá nas Maldivas ) e assim por diante... É uma vida de aparências do caralho, todo mundo fingindo que tá na crista da onda, mesmo que isso seja ilusão.
@@shirleydepaulasantos8527não uso instagram e nem vejo noticiário, soube hoje que Israel está em guerra com o Ramas, quase uma semana depois, rs. No fim é isso, mais tempo pra cuidar da própria vida real, acho positivo.
estou 21 dias sem, a ideia era ficar 3 meses, agora aumentei pra 1 ano, e eu duvido muito que voltarei, mas se por acaso voltar vou usar de uma forma totalmente diferente, acho que volto pra fazer uma limpeza e ja desativar novamente
Não excluí minha conta no Instagram (ainda), mas deletei o app do meu celular. E foi a melhor coisa que fiz pra minha saúde mental! Percebi que eu estava sendo tomada por um sentimento de inveja horrível por ver todo mundo sempre muito bonito, saindo, viajando pelo mundo, fazendo de tudo e eu só em casa, afundada em depressão, desempregada, depois de ter largado a faculdade. Agora estou estudando pra passar em outra faculdade e estou fazendo entrevistas de emprego, a vida está andando e eu não preciso de holofotes!
Na verdade Luís, nós só precisamos de saúde, de Deus e da nossa família e de pelo menos um amigo confiável, o restante vem qdo temos bom senso, respeito e amor pelas pessoas! Eu torço pra vc encontrar o seu caminho .
@luissants1 Já pensou em estudar turismo? Você pode se tornar um guia turístico, guia de viagens, guia em trilhas, já que é algo que você gosta, provavelmente faria seu trabalho muito bem. Também pode pesquisar no Google "teste vocacional", os testes são gratuitos, você responde as perguntas e tem o resultado das profissões que mais se encaixam com seu perfil.
Eu fiz exatamente isso em 12/2023. De lá pra k só acesso pelo computador e mesmo assim só leio as msg no direct. Não olho stories de ninguém, fotos, vídeos....NADA. E hoje, 26/03/2024, me peguei pensando nisso e vi o quanto melhorou meu sono, meu humor, minha forma de conversar com as pessoas na rua e até amigos mesmo. Sempre pergunto como vai a vida e realmente é com interesse pois não tenho instagram pra já saber previamente como ela está. Entende? Quando digo que não tenho redes sociais as pessoas me chamam de maluco. Os homens dizem que não vou pegar mais ninguém e as mulheres pensam que sou casado. hahahaha Enfim, estou me sentindo MUITO melhor sem rede social. Próximo passo será nem acessar pelo PC mais. ;)
Para quem têm ansiedade e depressão a pior rede social de todas é o Instagram. A sensação de que todos vivem vidas felizes e só você que não é o que acaba com o psicológico qualquer um.
Eu percebi isso há uns 10 anos c o Facebook, cheguei a conclusão que não tenho saúde mental p essas redes sociais. Nunca tive Instagram e deixei de vez o Facebook uns dez anos atrás.
Eu e meu marido não temos Instagram e redes sociais. Tenho 3 filhos e minha filha pré adolescente não se interessa por Instagram porque teve o nosso exemplo. Sempre que as pessoas perguntam eu falo brincando: eu tenho 3 filhos para cuidar, se eu fizer um Instagram eu vou arrumar mais um filho para cuidar e ainda vou ficar cuidando da vida dos outros !!! kkk. Somos cristãos e somos tão felizes na nossa vida real!!!
Eu sempre tive essa convicção que o Instagram e as redes sociais minavam a felicidade das pessoas. Assistir esse vídeo só me fez ver que estou no caminho certo. E ainda compartilhei com algumas amigas que estavam sofrendo por causa de Instagram.
A melhor coisa que me aconteceu na vida foi entender que minha opiniao nao importa. Que se dane o que eu acho sobre politica, a guerra, o covid, etc. O instagram faz a gente se sentir especialistas de todos os assuntos. Minha indignacao com os problemas do mundo era somente uma mascara para nao olhar para os meus proprios problemas. Nao tenho mais instagram e me sinto muito melhor, focada nos meus objetivos e mais feliz com a minha vida comum.
Recomendo a todos a não terem redes sociais e a não buscarem o excesso de informação. Tudo isso é tóxico. Até mesmo no youtube temos que nos policiar contra o excesso de informação inútil. Muito canais que aqui tem milhões de seguidores não passam de besterois de jovens influencers buscando fama. Tomem cuidado, pois isso equivale à toxicidade de redes sociais. Então, o melhor é se privar de todo excesso de informação.
Desativei o meu Instagram no último dia do ano de 2023. Vou focar mais ainda em mim, eu já não usava tanto, foi uma decisão que só tenho a ganhar. Gente, não tem como você sentir falta, sua mente vai querer o tempo todo mentir para você, dizendo que você ainda precisa. Troca o Instagram por caminhada, academia, praticar algum esporte, ler, estudar, conversar mais com os seus amigos, passear com o seu cachorro, sentar a mesa e contar sobre coisas boas, sair sozinho e apreciar um por do sol... Quanta coisa a gente perde por estar focado no mundo virtual. Lembre-se, o tempo passa tão depressa...
Tem alguns meses q sai do insta. Estava me sentindo triste, achava minha vida ruim, achava q todo mundo era feliz menos eu. Todo mundo passeando, viajando (até na época da pandemia), menos eu, eu sempre em casa “infeliz”. Qnd eu entrava no insta me batia uma angústia terrível e estava nascendo em mim uma inveja absurda q nunca havia sentido igual. Resolvi sair e realmente minha vida melhorou 10000000%.. rs.. acabou a angústia, a tristeza, a inveja.. voltei a estudar pra oab, coisa q tinha deixado de lado e estou vivendo mto feliz em off 😀
Não vejo isso como inveja, mas sim sentimento de inferioridade e triste por não ter as mesmas coisas, normal quando a pessoa se compara mesmo. Isso não é inveja.
Eu me sentia inspirado em viajar, quando eu via conhecidos postando. Quando comecei a viajar eu descobri que simplesmente não existe viagens perfeitas. Uma ou outra pode até que seja, mas a maioria vc terá alguma dor de cabeça... Aí percebi que eu poderia mostrar tudo o que realmente estava acontecendo ou simplesmente colocar só as partes boas, como a maioria das pessoas faziam...
Na verdade o sentimento que surge é o de comparação. A grande maioria das pessoas estão infelizes pq estão se comparando com infelizes que passam a imagem de felizes nas redes sociais.
Maior mal desse mundo hoje são as redes. É o maior problema DE LONGE. E não adianta falar: "ah, a culpa é do usuário", hoje, a rede se adaptou e explora nossas fraquezas. É um combo. É uma máquina de maldade. Não uso há uns 7 anos, não pretendo voltar a usar. Quero paz e equilíbrio.
É. Eles vão alienando sua razões (dando motivos contrários) pra afirmar que é você o errado, e de um embuste e outro, odiosamente a pessoa aceita. Sem contar que tudo ê de fachada. Cria um sensação de insuficiência, já que nos ilude (como uma célula mórbida que vai se desenvolvendo e se torna uma neoplasia) e nos vemos com pesos (evitáveis) na consciência. Redes sociais não fazem bem.
Vc disse uma grande verdade, por exemplo, eu trabalho com prestação de serviço e comércio, às vezes o cliente poderia resolver com uma ligação de 30 segundos, mas prefere mandar várias mensagens. Mesmo sem querer, viramos escravos de redes sociais.
Isso que você falou, sobre o fato de que a rede se adaptou a nossas fraquezas é bem verídico, no sentido de que existem algoritmos nas redes sociais que fornecem exatamente o conteúdo que é do interesse individual de cada pessoa, levando ao vício. Fora o fato de que principalmente no Instagram não se compartilha notícias ruins como o luto de um familiar, como ocorre no Facebook. O Instagram é uma verdadeira ilusão programada pra nos fazer consumir e acreditar que nosso realidade é bem pior que daqueles que seguimos nas redes
@@86wfrancis é isso. Então a sensação de frustação é crônica e nos induz a uma exagerada auto-reflexão a cada 24 horas. Ruim é que é difícil de desapegar.
Apaguei o insta num momento de stress quando percebi que tava ali por validação dos outros. Agora me dá prazer saber que quase ninguém sabe o que estou fazendo
O Instagram é um campo minado para nos mulheres. O tempo todo se fala de corpos e aparencias reais, mas não é isso que vemos constantemente no Instagram. Comecei a me odiar, odiar meu corpo e a todo instante me sentir feia, pois me comparava a outras mulheres ( que claro, usavam filtros e tinham investimentos absurdos na aparencia). É cruel demais! Estou iniciando uma jornada em busca de mim mesma para descobrir como eu sou linda, mesmo sem estar em redes sociais e sem usar filtro. Excelente Video!!! 😊
Isso mesmo!! Estou sentindo uma padronização da beleza feminina, todas com bocão, cílios volumosos, corpos esculpidos e quem não segue esse padrão é infeliz... Muito triste tudo isso😢
Em breve, a exemplo da França, essa exposição de corpos será proibida e todas as autoras pagarão indenização para a sociedade, pois geram um dano coletivo.
Estou pensando em deixar meu Instagram justo por isso. Ainda entro pelos memes, mas de resto, me dá gatilho de entrar. Me comparo muito com as mulheres de lá e detesto sentir isso. Parece que todas são perfeitas e bem sucedidas. E aí elas ainda "ensinam" você a parecer com elas, causando aquela falsa sensação de que conseguimos ser iguais, mesmo com a realidade diferente de cada uma. Sendo que você só vê o que te permitem ver, você não sabe do background por trás dos stories, fotos e reels.
Blogueiras te indicam receitas e produtos milagrosos, ''baratinhos'', mas no off é botox, ácidos, intervenções cirúrgicas, harmonização, dinheiro pra pagar personal, nutricionista... Aí você pobre, assalariado, sem network e os grandes contatos e patrocínios que elas têm, vivendo uma vida de trabalhadora, estudante, mãe, cuidadora comum (por exemplo), sem apoio etc fica vendo isso e pensando na vida e no porquê não se pode ter o mesmo, oq te falta (além do dinheiro, porque afinal de contas também existe uma crença coletiva lá de que elas não conseguem isso com dinheiro, mas sim com certo talento e bênção). É triste...
Eu, como leigo, me pergunto diariamente se essa obsessão com a vida extraordinária da nossa geração é um reflexo direto da criação que ganhamos dos baby boomers de sempre dizer que "podemos ser o que quisermos na vida", quando a dura realidade é que a avassaladora maioria das pessoas vai ser o que puder ser na vida.
Essa frase marcou uma geração mesmo. Pra muita gente funcionou de verdade, Trump (não que seja o melhor exemplo), George Harisson, e muitos outros receberam este incentivo na infância e obtiveram sucesso, mas dizer a qualquer um é prometer a incerteza e ilusão.
@@eritroxbr é uma porcentagem irrisória da população, a grande maioria vai ser o que puder ser, sem contar a quantidade de gente frustrada da minha escola que escolheu faculdade sem nenhum futuro profissional baseada nessa frase…
Descreveu exatamente como foi minha criação...minha mãe falando toda hora que eu ia ter um futuro brilhante (ela usava esse adjetivo) ... hoje em dia: 🤡🤡🤡
No Instagram: 90% vendo a vida dos outros 07% vendo conteúdos que me interessam 03% postando coisas - No fim do dia o sentimento é que me faz mais mal do que bem, mas continuo preso ali de alguma forma. É um passa tempo que me domina
Nossa, igualzinho aqui! Mas acabei de tonar uma decisão que já me rodeava há tempos, depois desse vídeo. Deixei de seguir geral! Seguindo 0 pessoas. A gente precisa normalizar estar nas redes sem precisar seguir. Apenas sendo.
eu percebi nesses dias que estava em um ciclo vicioso em que precisava correr atrás de muitas coisas na minha vida e preenchia um certo vazio existencial e tédio mexendo nas redes sociais. Eu comecei a reparar como me fazia mal ver a vida das pessoas enquanto eu sentia a minha vida tão pra trás, é um acesso à vidas diferentes que ta na palma da nossa mão, vida de pessoas com muito mais privilégios que eu não tive na vida e portanto não tive tantas oportunidades. Foi aí que vi que não estava mais fazendo sentido continuar nessa, parei de ver stories e fiquei 3 dias inteiros sem entrar mais no instagram, encarei o meu vazio existencial e o tédio e também os compromissos que eu procrastinava enquanto ficava no instagram e twitter. Até o momento está sendo difícil encarar isso, mas eu me sinto muito mais no controle da minha vida real e material, mais desapegada do mundo virtual. O tempo que eu ficava nas redes estou ocupando brincando com as minhas gatas, lendo livros e ainda vendo vídeos e buscando recuperar o que sinto que me foi perdido depois de tanto tempo nesse vício. Só nesses poucos dias já me sinto mais leve
Estava hj mesmo me sentindo uma fracassada olhando no Instagram como todos parecem fazer facilmente 20, 30, 40, 50mil por mês , morando em casas perfeitas, como se fosse algo super fácil. Dando aquele impressão que só eu não tenho essa vida. Que vídeo necessário esse!!
Mas a culpa é do instagram? Reflita nisso, se você não seguir nenhuma pessoa com esse perfil, ele já começa a mostrar menos e até não mostrar o que você segue e fica vendo vídeos...
quer ver a realidade do brasil? só pesquisar os dados do ibge. 90% da população não ganha nem 5 mil por mês... Eu tenho dó dessa geração que pensa que todo mundo vai ficar rico por internet, sem se especializar em nada....
Não entendi do comentário, do vídeo não tem problema. Aliás é como um professor de filosofia disse um dia ''por que eu iria sair do instagram, se eu só sigo outros professores e meios acadêmicos de pesquisas?'' @@Hdjdjdnjdkdmmd
Quando você se livra da necessidade de validação a sua vida fica absurdamente melhor!!! Vejo que grande parte das problemas/frustações vem das tais expectativas criadas (através de redes sociais e cotidiano) Viver de forma mais realista e pé no chão é muito mais sereno e eficaz. A vida é muito curta, abrace aquilo que te torna único e seja feliz!!!
É sobre isso 😉 não precisamos de validação de ninguém! Troquei essas redes manipuladoras,por ciclismo fazem 2 anos cresci e expandi absurdamente!! Autoconhecimento é o caminho 😉
@@gorethsilva4454Que incrível. Já faz 6 meses que deletei o meu perfil no Instagram. E sempre curti bike. Esses hobbies são uma ótima forma de substituir esses hábitos nocivos.
Exclui meu instagram faz mais de 3 anos justamente por conta desse mundo maravilhoso que não existe. Eu morava no mesmo quintal com meus cunhados que viviam em pé de guerra, até faca minha cunhada levantou pro meu cunhado. Era um inferno conviver com eles, briga o tempo todo. Porém, nas redes sociais pagavam de casal perfeito, quem não convive acha que eles se amam, mas vivem em pé de guerra. O cúmulo foi o dia que ela postou uma foto deles dois juntos vijando com a legenda "feliz é aquele que e feito de verdades" 😅. É muita cara de pau. Depois dessa e de outras falsidades que fiquei sabendo pelo caminho eu simplesmente exclui meu instagram, e cara, foi libertador sair daquele mundo de mentiras.
Eu fiz uma viagem para fora do Brasil e me senti muito mal pq minha companheira em todos os lugares queria tirar dezenas de fotos e acabamos não aproveitando de fato o passeio, não consegui viver a experiência de estar nos locais q fomos. Eu não soube lidar com isso e tivemos diversas discussões.
Difícil, o pior ainda é que vejo muito, fotografias de mulheres que parece que é até solteiras, mas lá no fundo do baú tem uma com o homem. Esperai que si não seja assim 😢
Nossa perto de mim ..tem familiares assim...tipo a gente no casamento e eles tirando foto a festa toda...me poupe ..só brigam..mas tem milhares de fotos pra postar kkke pra eles tá tudo bem
Entendo você. Eu já deixei de viajar com algumas amigas que só pensam em tirar fotos - eu me sentia perdendo tempo e dinheiro enquanto elas faziam poses p o insta.. aff
Eu tenho uma filha com deficiência, então o insta me servia para me identificar com outras mães que passavam pelo mesmo que eu ,quando percebi estava sofrendo a dor do outro e um ansiedade insuportável casquei o fora e vivo minha vida com minha filha de forma real .
Muita gente entra ali com a melhor das intenções (fiz um fake só pra buscar certos conhecimentos por lá) e no final estamos mal, nos comparando, fazendo textão, indignados com a ignorância de algumas pessoas, a lista de males é infinita!
Aconteceu mais ou menos isso cmg tbm. Aparecia pra mim um monte de mães q perderam filhos e eu sofria demais com aquilo, mesmo não tendo perdido filho.. vi q aquilo me fazia mal e tb casquei fora
As pessoas querem ser diferenciadas e não querem nem pensar em ser comuns. Adoro ser comum. Me deixa realizado e consciente dos meus limites e da minha capacidade.
Já cantava Renato Russo: "Quem me dera, ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante, mas nos deram espelhos (e baixamos Instagram) e vimos um mundo doente." Louvável tua conduta, teu modus operandi 😊
Eu AMO ficar sozinha em casa, fazer o meu café simples com calma, tomar o meu café, ver meus vídeos no UA-cam SEM PRECISAR POSTAR ISSO OU FINGIR QUE NA VERDADE TODO DIA TOMO CAFÉ NA CAFETERIA CHIQUE DA CIDADE. Ranço dessa rede 😂😂😂
Buscando ser comum você se mostra diferenciado 😂 Porque todos os que querem ser diferenciados acabam indo pra o lugar comum e acabam se igualando, enquanto quem toma outra rota acaba se distanciando. Dito isso, continue sendo "comum", esse é seu diferencial.
A minha experiência com UA-cam é busca por informação. Mas tenho percebido, em mim, menos disposição para vídeos longos, embora meu impulso, focado nos conteúdos, ainda me leve a cozinhar, tomar banho e as vezes, só assistir longos debates e exposições, mas não sem um certo desconforto. Com Instagram, a profusão de variedades satisfaz minha ânsia. Ele meio q me acalma e me relaxa. Mas se tornou um vício, que permeia todo meu cotidiano, embora eu tenha clara a ideia de que ali é tudo falso. Talvez o q falte seja maturidade para lidar com tantos sentimentos envolvidos com a vida plastificada nas telinhas. Nisso os mais jovens são mais vulneráveis e frágeis na capacidade de analisarem criticamente.
Tem gente que dá piti e fica histérica quando descobre que vc não tem redes sociais e ela tem que se esforçar muito para descobrir coisas da sua vida para poder fofocar
Para quem tem dúvidas de como socializar e conhecer pessoas fora das redes, é simples, é fazer o que milenarmente foi feito em todas as civilizações humanas (redes sociais são adventos das duas últimas décadas, no máximo, nada em termos de História): tenha vida social, saia, conheça lugares e pessoas diferentes. Sei que pode parecer impossível para você que é mais jovem, mas acredite: é isso que de fato aproxima e conecta pessoas. E se for falar em encontrar um amor então... Quase impossível começar a amar alguém verdadeiramente à distância. Sem convívio e suas dialéticas, sem apoio mútuo não é possível amar, só simulacros de amor mesmo.
Mais educado, Mais desinibido, Mais singular, Mais reservado, Mais progressivo, Mais feliz com a vida, Mais tempo, Mais atencioso, Mais diciplinado, Mais bem-resolvido, Mais respeitado, Mais estudioso, Mais bem instruído, Mais simpático, Mais eclético, Mais empático... Isso SEM redes sociais
É difícil de admitir, mas usamos redes sociais por pura carência..o desejo de ser admirado e olhado é o principal objetivo de quem tem redes. Por um lado a idealização do "eu ideal" é inspirador e pd ser estimulante (no sentido de tentar fazer a fantasia se tornar realidade) pra nossa vida, mas enquanto n conseguimos chegar a esse ideal, a sensação é de impotência e frustração, oq prejudica mt na auto estima. Nas redes, por mais q tentemos ser o máximo possível originais e reais, sempre acabamos caindo na "romantização", se enquadrar ou procurar validação.
@@LH23232 pode ser mesmo que no seu caso não seja, mas a maioria é carência e narcisismo. Isso não fica tão evidente. É um comportamento sútil. Além da carência e do narcisismo tem a dependência da rede social, porque o nosso cérebro gosta de dopamina e toda rede social produz dopamina e a dopamina gera vício porque queremos sentir o bem estar que ela produz. Então mesmo que a pessoa não perceba esse padrão de uso, se for frequente, já foram criados links no cérebro de dependência da rede social pra produzir dopamina. Ficamos dependendo disso de alguma forma mesmo que imperceptível. Mesmo que vc negue, o cérebro cria mecanismos que independem da nossa aprovação ou percepção.
@@LH23232 q bom q vc n é assim.. mas n generalizei, disse q é o PRINCIPAL OBJETIVO da maioria. Agora sobre o romantismo e ser verdadeiro nas redes, vai depender de cada um. E uma coisa n anula a outra. Eu mesma n finjo nas minhas redes oq n sou, mas tbm gosto de romantizar, organizar, criar uma estética, me importo com a beleza do meu perfil e postagens e admito q isso cria sim em mim às vezes o sentimento de querer q outros reconheçam e curtam oq eu faço. Isso é normal do ser humano. Mas tbm prejudica, o importante é reconhecer e criar um equilíbrio se n quiser se desligar completamente das redes.
@@jasminsilva335 Obrigada. Bom, não dá a impressão que você quis dizer que é o principal objetivo da maioria, deu a impressão que generalizou, por isso que falei. Mas se for com relação a maioria (e não de todos), daí realmente concordo. Quanto a romantizar (que eu entendi o "eu idealizado", não a estética da página) e ser você mesmo, sim, vai depender de cada um mesmo, foi isso que eu quis dizer, e eu NÃO falei que uma coisa anula a outra, só dei o meu exemplo para dizer que não é legal generalizar. Claro que muitos querem passar uma imagem bonita mesmo, mostrar as melhores partes da vida, mas o que eu quis dizer é que tem pessoas que também gostam de se manter na realidade, e não idealizar/fantasiar tanto assim, e outros mantém o equilíbrio entre ambas as partes. Foi o que eu quis dizer: depende de cada um, uns são mais romantizados, outros pé no chão, outros um pouco dos dois. Não falei que um exclui o outro, apenas dei o MEU exemplo, porque é da generalização que eu discordo (que foi a impressão que tive do seu texto). Quanto a querer ser aceito, pode ser normal do ser humano sim, mas depende do estilo de cada um. Nem todos querem ser aceitos da mesma forma ou estilo.
Tenho surfado com o insta, sempre deletando o app e instalando de novo. Faz duas semanas que deletei e ontem com aquele famoso "fear of missing out" baixei mais uma vez e não consegui ficar 5 minutos navegando por lá. É realmente libertador ficar sem!! Obrigada algoritmo por me recomendar esse vídeo😅 Fico feliz de saber que estou no caminho certo e me identifico com muitos aqui!
Nos comentários as pessoas comentando "Ah faz 3 anos, 5 meses e 26 dias que excluí as redes sociais, parece muito com o relato de ex alcoólatras, sempre contando os dias pois a luta é diária e constante
Em fevereiro vai fazer dois anos que não uso redes, exclui depois de um grande sofrimento pessoal e percebi q era uma ferramenta só pra chafurdar a vida alheia, estavam querendo que eu postasse meu sofrimento ali, como se, se eu não postasse não estava sofrendo.
Gostei de sua leve negatividade e também de sua sinceridade. Acho que aprendi cedo que não adianta mentir para os outros, pois assim só enganamos a nós mesmos e se já é difícil viver sendo sincero consigo, imagine o contrário. Sigo Sã e salva: aos 32 anos, sem plástica alguma, inclusive botox, sem redes, anônima, infeliz em certa medida, depressiva noutra medida, mas encarando a vida sem máscaras, sem descontos, sem medicação, drogas e álcool. Na maior parte do tempo, sinto-me feliz por ser quem sou, mesmo sem ser vista, mas existe a crise do não ser vista/percebida/reconhecida (ser social em um mundo digital é estranho e solitário, confesso).
Eu tenho um sentimento muito semelhante ao não ser vista e percebida, não utilizo redes sociais há algum tempinho, acho que com o tempo vamos aprendendo que não precisamos ser vistas pelos outros além de nós mesmas.
Creio que o maior ganho tenha sido a minha saída de uma arena de confrontos imaginários. O desgaste acontecia em duas perspectivas: inteletuais e emocionais . Isso porque eu sentia a necessidade de responder o tempo todo a agressões gratuitas de pessoas com pontos de vista divergentes, (as chamadas guerrilhas virtuais); além disso, existiam as inevitáveis comparações com as vidas editadas das outras pessoas. Não há possibilidade de se ter saúde emocional qd existe uma corrida para alcançar padrões idealizados de existência. Não sinto nenhuma falta de redes socias, pelo contrário, sinto mesmo uma serenidade muito grande diante da vida, mais contentamento com a vida que levo e a certeza de que a vida real, com seus cheiros , cores , dores e texturas, é bem mais interessante que o mundo de plástico das redes sociais. Gassho🙏
O Instagram tem sido muito útil na destruição de casamentos, namoros e relacionamentos em geral. Revelou um lado extremamente negativo no comportamento humano. Creio que não só eu mas milhares, talvez milhões de pessoas já passaram por isso. A necessidade de validação da própria persona através dos "likes" a objetificação do corpo e a vulgaridade tem sido o foco. Muitas traições partem das redes sociais. Não vejo como mudar isso atualmente, se tornou algo visceral e destrutivo sem cura.
Sim agora em abril de 2024 minha própria família usou algo que falei e criaram uma fofoca tão pesada que eu quase tirei minha vida . Agora tou aqui depressiva , me sentindo um lixo por expor minha vida nesse inferno chamado rede social.
Instagram não acrescenta nada na vida só faz a gente sonhar com a vida aparentemente pronta dos outros. A única coisa que alguém aprende com ele é a ter inveja.
Não tenho instagram, facebook ou similares. Não sinto nenhuma necessidade de ser admirado por outras pessoas ou ser reconhecido como alguém de valor. O juízo que faço de mim mesmo e meu círculo real de familiares e amigos me basta e me deixa satisfeito com a vida. Esses aplicativos me dão a sensação de que estou simplesmente perdendo tempo.
Amei o vídeo e aguardava ansiosa porque sinto o quanto o insta me afeta. E olha que não sou vip, sigo pouquíssimos perfis e quase não posto. Vamos lá... Geralmente entro por tédio. Já venho usando temporizador porque reconheço a perda de tempo que o aplicativo gera sem me acrescentar quase nada. Comecei em 2016 com perfil pessoal. Postava fotos de viagens e em família. O perfil sempre foi privado e só permito que me siga gente que eu conheço pessoalmente (família, amigos, colegas de trabalho, ex colegas de faculdade e de escola, etc). Hoje praticamente não uso mais este perfil. Não o alimento com fotos minhas e nem vejo a dos outros porque comecei a me sentir inferior, a me comparar, a querer a vida dos outros. Abri então um perfil público voltado para leitura (sou a louca dos livros). Também um perfil pequeno, poucos seguidores e cada vez menos seguidos, pois utilizada para ficar em dia com lançamentos editoriais e promoções. Passei a comprar muito mais livros num mês do que consigo ler durante um ano. Como também sou artesã (costuro e bordo), fiz outro perfil voltado a artesanato onde não posto nada meu e sigo uns poucos criadores para me inspirar em algumas ideias e criar minhas próprias peças. Contudo, também tenho diminuído o número de artesãs que sigo, pois notei uma queda na minha satisfação com o que faço por estar sempre me comparando com a inventividade alheia. Ou seja... Por todo lado que tento o insta, buscando me blindar, termino mergulhada em angústia, comparações, frustração e sensação de perda de tempo, o que me deixa ainda mais ansiosa. Beijos e boa sorte para todos nós! 🥰
Estamos juntas! Acho que é bem normal. O problema é esse emaranhado complexo da nossa mente...sabemos que nos faz mal, mas não queremos sair desse sofrimento rs
Ainda não assisti mas tenho que vir aqui falar algo muito sintomático: as pessoas já querem se justificar sobre uso ou não uso da plataforma, quando a real é o que está em jogo e ou discussão são as implicações sociais e psíquicas que atingem o inconsciente coletivo. Se você usa só para ver propaganda de produto, você também está sendo atingido.
pensa que existem muitos cientistas da tecnologia que pensam e trabalham com foco a te prender as redes sociais, eles sabem o que passa em nossa mente e trabalham para nos prender cada vez mais. A busca por tirar uma foto perfeita está fazendo as pessoas irem para lugares ao redor do mundo que elas nem queriam ir de fato, mas foram apenas para mostrar que estavam la. Isso aconteceu comigo quando fui para Paris, eu nem me importava tanto com alguns pontos turisticos de la mas tinha que mostrar nas redes sociais que eu tinha ido, a aprovação era muito importante. Hoje vejo quanto fui ingenuo. Enfim, temos que buscar conhecimento e nos livrarmos das redes sociais do modo que usamos hoje. Elas sao boas pois aproximam pessoas mas acabam afastando de alguma maneira.
Рік тому+21
Também estou sem rede social! A cabeça fica muito mais leve e o sono tranquilo!
Instagram é uma das piores redes sociais que já surgiu, desde o inicio foi a rede que menos usei. Ate mantenho o meu perfil, mas raramente posto algo. Entro poucas vezes. É ambiente que faz mal pra saude mental. Narcisismo, pessoas perfeitas ostentando o tempo todo: sejam bens materiais, corpos esculturais, viagens, lugares paradisíacos.. o negócio é mostrar e provar pra si mesmo e para os outros que sao felizes. Mas isso acaba sendo pura fachada. Os que nao tem uma "vida perfeita" como a dessas pessoas, acabam se sentindo desmotivados, ansiosos e até depressivos. Pra mim é a pior rede social. E de uns anos pra ca, as pessoas interagem cada vez menos nas redes, o negocio é so ostentar e ficar vendo o stories dos outros.. Muitas vezes as pessoas nao se comunicam, apenas seguem uns aos outros, mas sem qualquer vinculo.. virou uma doença mesmo.
Uma coisa que tenho percebido é que deixamos de saber dos acontecimentos de pessoas (teoricamente) próximas, pois elas só mostram os acontecimentos no Instagram. Se vc não usa, vc não fica sabendo de nada. É nessas horas que percebemos as pessoas que REALMENTE são próximas a nós, contando suas vidas presencialmente ou através de um telefonema. Vídeo chamada atualmente.
nossa, SIM. estou há 2 meses sem usar minhas contas do instagram e twitter. eu realmente não sei de nada sobre o que está acontecendo atualmente com as pessoas que eu tinha uma aproximadade (virtualmente). apenas falo com 2 pessoas no whatsapp frequentemente.
exatamente, depois que exclui as redes, eu fiquei muito mais próxima das pessoas que realmente importam. Meu melhor amigo teve filho e precisa me mandar vídeos dele para eu acompanhar com crescimento, mas os vídeos são feitos exclusivamente para mim, além de muita conversa sobre os detalhes lindos e sórdidos. rsrs Se eu tivesse na rede social, talvez isso tudo se resumiria em um like e um comentário: " muito lindo" . Porque o esquema de rolagem infinita não tem espaço para reflexão, só ansiedade pela próxima informação e a próxima e a próxima.
@@carinecproenca Deus a abençoe sempre... felicidades pra vc e sua família 🌷💐💐 Mta vdd na sua fala.Novos horizontes de luz florescerão cada vez mais na sua vida👏👏👏💞💞🌟🌟🌟
Nunca tive vícios: na adolescência, experimentei álcool, cigarro, mac0nha, coc4ína; já adulto, entrei em casas de aposta, joguei, ganhei, perdi, e saí; no âmbito das redes sociais, eu sempre consegui administrar relativamente bem, porém nunca consegui abandonar por completo. Ao meu ver, elas são a pior droga que já existiu, pela quantidade de viciados e também pela intensidade do vício.
Exclui minhas redes sociais há menos de uma semana, estava sentindo um vazio enorme e uma extrema necessidade que as pessoas me notassem. Ao mesmo tempo comecei a refleti sobre meu lugar no mundo e o sentido da vida e realmente as redes sociais estava me deixando cega para as coisas que realmente importa.
Parabéns! Eu uso as redes sociais como uso o "google" - p buscar algumas informações.. mas não acompanho pessoas, embora elas estejam lá na rede.. rsrs
O Instagram contribuiu para minha depressão pós parto. Quando percebi isso, excluí. Estou desde o início do ano de 2021 livre disso. E todos que me conhecem se surpreendem quando digo que não tenho insta nem face.
Exclui o Instagram com 20 anos, para um jovem é bastante difícil, estou desde lá (2021) sem Instagram . Melhorei em diversos aspectos, graça a Deus, já perguntaram tbm como consigo ficar sem Instagram.
E eu estou nessa fase pós parto, e percebi que entrava lá, via mães pelas, perfeitas, com casa limpa, e me sentia um 💩… tem uns dias que resolver desatinar, já me sinto mais leve.
Uma conhecida me agrediu bêbada e disse que é pq ela tem que trabalhar enquanto eu fico na piscina e praia todo dia! Desde esse dia perdi a vontade de expor minha felicidade. , não coloco fotos com meu marido e filho pra não causar essa inveja! Meu contato é com os próximos e suficiente! Uma libertação
Você se abstém de viver por causa da fraqueza alheia... se isso te faz bem, amém. Eu jamais faria isso. Quem quiser que lide com suas mazelas na terapia, ninguém tem influência sobre o que eu posto ou deixo de postar. Se fulano é doente, que se trate. Deixe me seguir. Eu mesma bloquearia essa pessoa tóxica. Mas jamais me restringir por causa de gente má. Importa mesmo amigos e familiares, o resto é resto. Dar razão a gente podre também é dar poder a eles. É deixá-los te impedir de ser feliz porque eles são infelizes. Tipo de gente mais detestável e que mais adoece o mundo.
8 anos sem Facebook, 5 sem Instagram e WhatsApp... Vivo tão bem, em paz e qdo me perguntam como, eu só respondo que me libertei. E quem quiser me achar ou falar comigo, sabe como. Minha depressão, ansiedade e insatisfação pessoal diminuiu muito. Redes sociais são uma doença, querendo ou não vc acaba se comparando e, como consequência você "aparece" demais ou "se diminui ". E se você, for realmente real como uma vida bem comum e com problemas pessoais, você se sente um ninguém. Liberte-se!
Eu tentei tirar a minha agora em abril de 2024 . Por conta de expor demais e falar demais , familiares fizeram uma fofoca gigantesca onde eu sair como a vilã e agora estou deprimida . Decidi cair fora foram mais de uma década usando rede social só estragou minha saúde mental e física não conquistei nada nem estudei , vivendo uma vida fantasiosa em posts forçando uma felicidade que nunca existiu em mim 😢
Desativei minhas redes sociais há 3 anos. Minha ansiedade, princípio de depressão melhoraram muito. Aparentemente, só temos noção do quão nocivo é isso tudo quando aprende a viver sem. Não fico espalhando a "palavra" dos "sem redes sociais", mas quando me perguntam e eu dou minhas justificativas as pessoas não vem sentido, é como e elas realmente estivessem num transe, muito triste.
SIM. Ninguém entende que eu simplesmente não gosto. Se eu falo da ansiedade, comparação e futilidade, as pessoas ficam " ???? " Acho que estão todos loucos!!! Daqui uns anos muitos vão estar fazendo isso, a exaustão mental é muito grande
Eu parei de acessar em março deste ano (2023). As pessoas que me questionaram me falam pra voltar qnd me sentir melhor. Elas não conseguem se imaginar sem as redes.
Descobri um conservadorismo dentro de mim (hehehe). Sou saudosista de quando o Orkut, Facebook e Insta eram só álbuns de fotos compatilhados. Sigo usando (hoje só tenho) o Insta desse jeitinho. Tenho alguma consciência que, sim, me leva para aquele lugar central do meu narcisismo, tanto que entro pra olhar o meu próprio perfil e raramente pra ver outra coisa. rsrs
Eu desativei o Instagram por muitos meses e percebi uma mudança nítida em mim e no meu dia a dia. Tanto na qualidade do tempo, quanto psicologicamente.
Em 2023 fiquei sem insta por 1 mes, me senti bem mas acabei voltando... por vicio ne gente? Quando voltei parecia que nao tinha passado um dia fora, as pessoas estavam postando as mesmas coisas... No natal decidi desativar, e estou sem ate então, praticamente mais um mes de liberdade, sem ansiedade alta, voltei a estudar, nao perco tempo olhando videos futeis, me comparando... eu tinha engajamento péssimo e 100 pesssoas apenas, me perguntava porque tinha poucos likes, poucos comentarios, se gostavam de mim... me comparando com outros... pq eu passava uma vida saudável, surfista... ate que postei uma foto e recebi um like, apenas um. Cansei dessa angustia. Agora me sinto tao livre, com tempo pra estudar e viver de verdade. É estranho pq vc comeca a ver os outros vivendo em função de postar, ou perdendo tempo nas redes sociais. Sair da matrix é bem louco mas é TAO SAUDÁVEL! NAO QUERO VOLTAR NUNCA MAIS. Ufa!
Adorei! Nada do que a gente diz importa! Eu tô cag@ndo para o engajamento dos influenciadores. Eu faço comentários que, em 99,9% das vezes, não serão lidos por ninguém. E eu tenho plena consciência disso. Os nossos comentários, geralmente, são apenas para nós mesmos. A gente precisa ter consciência disso!
Não, o que a gente diz importa sim. Muita gente lê os comentários também. Os meus, pelo nenos, sempre tem alguém que curte, que responde, enfim. Eu mesma leio os comentários.
Não uso para absolutamente nada meu insta. Inclusive eu não uso smartphone. Um nojo isso de TER de tirar foto de tudo o tempo todo. Quero viver. E quando dá 5 da tarde me desconecto de tudo. Fim de semana não conecto com ninguém. E quando viajo nem sei o que é internet. Tenho pena de quem tem esse tipo de vício...
Manu, "Tecnologias do fim do amor" é um ótimo título pois expressa muito bem todas essas questões que você estuda, debate e nos faz refletir! Agora respondendo sua pergunta inicial para gerar engajamento: com o excessivo acréscimo de novas funções, a minha relação com ig mudou bastante nos últimos anos e a cada dia tenho menos interesse em acessar minha conta. A rede virou realmente uma plataforma de vendas e a maioria das pessoas se moldam aquilo e tudo fica igual. São reels com os mesmos áudios, fotos com os mesmos filtros e bem, tudo foi ficando mais sem graça para mim. Nunca fui de compartilhar imagens minhas, o ig era minha fonte de saber os rolês culturais da cidade, mas agora sinto falta de um site que reúna essa agenda, pois é tanto barulho naquele rede, que não escuto mais nada rs
Gostei da referência ao barulho. Antigamente as redes sociais eram o refúgio dos introvertidos, agora acho o contrário, que é o lugar do extrovertidos...e dos covardes..daqueles que não sabem dizer as coisas de frente... Eu sempre usei as redes sociais com muito cuidado. Ao ponto de mais ou menos a cada 5 anos fazer um reset, ou seja, elimino e crio outra. Mas agora noto que isso está cada vez mais difícil. Mas continuo a marcar presença, no Insta só sigo o que realmente me interessa, e o Facebook ajuda a filtrar as pessoas, pois com muito mais facilidade se percebe quem elas realmente são!
@@jocilenelima1485 exatamente. O mundo está cada vez mais exibicionista e as pessoas estão apegadas à aparência. As redes sociais são perfeitas pra isso, eu mostro o meu melhor e ainda com filtro. Daí todo mundo quer estar ali e ser importante... No mundo atual é importante quem tem um perfil bacana por lá, e a tendência é piorar...
Vivo uma dualidade interna bem difícil. Trabalho com marketing e sou tecnicamente "obrigado" a manter meu contato nas redes por conta do trabalho, mas ao mesmo tempo percebo toda essa toxicidade e quero deletar tudo. Encontrei neste vídeo um caminho sábio para prosseguir. Agradeço demais a reflexão. Vou me preparar psicologicamente antes de assistir ao vídeo sobre WhatsApp.
Muita coisa pra pensar hein. Bom, ontem tive uma experiência interessante. A professora da academia me elogiou pela minha evolução ( viu fotos antigas no celular dela), disse que ficou impressionada com a mudança e. 1 ano e tal... Aceitei meio.desconfortavel mas foi legal. No.fim da aula tiramos uma foto da turma e ela postou no insta. Me ver " feia" na foto me causou um sentimento MT ruim. Se desse pra medir em.numeros o sentimento ruim pela foto foi bem maior que sentimento bom pelo elogio real. Fiquei pensativa sobre o assunto. E agora com seu vídeo algumas fichas caíram. Louco ( mas compreensivel) pensar que a imagem construída pras redes tem esse peso em.mim, que não sou vaidosa( esteticamente falando). Vou ficar processando aqui o vídeo um tempo ainda 😊
Fico admirado como você consegue convidar alguém a refletir sobre essas coisas que convivem dentro de mim. A pressão por "tornar-se objeto de amor" pelo que expõe no perfil. Reluto tanto e tenho percalços profissionais com isso. Pagarei para alguém fazer acontecer algo que eu não consigo fazer. Postar, postar, postar. Pra que? Pra ser visto, porque quem não é visto não é lembrado, "não é amado". E, se não sou amado, pra que existo?! Ufa....
Sobre o Instagram, uns anos atrás escrevi um texto, comparando os stories a uma corrida de carros (são rápidos e ganha quem está sempre na frente) A quem interessar, o texto é esse abaixo: Eu gosto mesmo é de assistir à corrida. e o que mais gosto é que por aqui temos variedades... quem viaja mais. quem milita mais. quem é mais desconstruído. quem é mais bonite (ou melhor editando fotos, talvez). quem faz mais exercícios. quem bebe mais. quem dança mais. quem emagrece mais. quem é mais feliz. e vez ou outra, tem aquela de quem ama mais. anoto mentalmente as pontuações quando me lembro, mas é que no fim do dia isso não importa muito. todas as corridas acabam em 24h e, no próximo dia se você não correr, já perdeu. é meio que como a vida, né? assistir à corrida me lembra de correr também. às vezes por motivos melhores, às vezes só por competir mesmo. essencial no fim, é perceber se essa corrida exibida te valida ou te incentiva.
Vou dar minha modesta opinião. Como tudo nessa vida, o equilíbrio é fundamental, já aprendi muita coisa com redes sociais e também me divirto muito com os memes. Eu acho que, quando a gente usa as redes como forma de passar o tempo e entretenimento é bem melhor, agora, se usamos as redes pra acompanhar cada passo da vida alheia de pessoas que nem mesmo conhecemos, se usamos as redes pra "chamar" a atenção pra nós mesmos, contando cada minúsculo detalhe do que fazemos, aí eu acho que começa o problema... Não que eu ache errado, mas também não sou muito fã de ficar compartilhando minha vida pessoal... Pra mim, o problema principal não é a rede em si, mas a pessoinha que faz uso dela. Por isso, precisamos estar bem resolvidos com nós mesmos, do nosso valor ou falta dele, se não seremos facilmente manipulados a seguir a multidão sem nem mesmo nos identificarmos com tal...
Faço das suas palavras, as minhas. Sigo pessoas incríveis lá! Pessoas de longe, com idades e formações diferentes. Aprendo muito. Me inspiro muito. Não tenho inveja. Não me comparo. Apenas pesquiso, observo, aprendo. Não sigo perfis de fofoca ou celebridades, nem cantores. Sigo profissionais e páginas de assuntos ou hobbys que gosto de estudar. Sinceramente, há pessoas mais frágeis que precisam abrir mão de algo por não conseguirem lidar com aquilo. E tudo bem. Cada um sabe onde o calo aperta. Mas nossas redes sociais são o que fazemos delas. Ninguém é obrigado a seguir quem não quer, absorver diariamente conteúdos que não lhe fazem bem. Se a pessoa não se sente bem vendo a vida perfeita das blogueiras, pra que as segue? Não faz sentido. Vejo que a maioria que culpa as redes sociais que estão vendo da perspectiva errada. Mas se tomam certas atitudes que as fazem bem, amém por isso. Só é mais emocional que racional.
Muito legal ter encontrado esse canal justamente no momento que estou passando, atualmente não uso mais as redes sociais pelos motivos do vídeo e por incrível que pareça eu ainda existo kkkkkkk e estou mais feliz. Detalhe, tenho 23 anos e fui diminuindo com o uso das redes sociais principalmente Instagram desde 2020
O pior das redes sociais é ficar olhando a suposta vida perfeita de outras pessoas, que "aparentemente" só viajam, que tem a casa perfeita, a alimentação perfeita, o corpo perfeito, sem darmos conta se vida dessas pessoas é isso tudo que elas postam mesmo. Isso tudo nos induz a um excesso de comparação que leva a um ideal de produtividade tóxica movida pelo objetivo de atingir o mesmo padrão de vida que esses influenciadores "supostamente" possuem, que está a anos-luz de distância além do que 99% da população brasileira pode alcançar apenas com trabalho e esforço.
Descobri que o instagram era o meu gatilho para a alimentação compulsiva. Sempre me comparava desmedidamente com os corpos irreais e inalcançáveis das blogueiras e estava exposta aos prazeres visuais e momentâneos que, no meu caso, a comida desperta. Unia a frustração com o desejo = transtorno alimentar. Foi estranho, mas libertador quando consegui identificar.
Impressionante como esse gatilho que você identificou tem levado milhares de pessoas a um nível de baixa auto estima gigantesco. Pessoas lindas, bonitas, simpáticas, inteligentes se sentindo horríveis perante a ilusão da rede social. Que bom que você tem se percebido, Giovanna.
Otimas reflexoes sobre o Instagram realmente é mundo encantado, falso e irreal, cheio de narcisistas e hedonismo! O que é bom mesmo e ser verdadeiro, autentico e a vida real sem máscaras e amar a vida como ela é sem nenhum filtro!
Estou "adorando" essa série "As tecnologias do fim do amor". Reflexões necessárias e muito bem elaboradas, os comentários são todos (pelo menos os que li) complementares a abordagem do vídeo e engajam positivamente! Atualmente, é através do UA-cam que consumo o que desejo sem a sensação de estar em uma vitrine. O whatsapp ainda me "aprisiona" por questões do trabalho, como mencionei no vídeo anterior... um abraço a todos!
A cada novo vídeo, um espaço de lucidez que se abre. Quando pensamos que estamos tendo consciencia e controle sobre o que consumimos, principalmente nas redes, mais percebemos o quão automatizados, controlados, adestrados e zumbis estamos nas redes. É triste, porém quando abrimos espaço pra discussões como essas, vamos despertando um pouquinho.
Nunca fiz questão de ter redes sociais, apenas o UA-cam que aprendo mtaaaa coisa boa e a porcaria do whatsapp por obrigação mas não estou em grupo nenhum... A minha paz não tem preço!!! Sempre achei uma idiotice e perca de tempo essas redes sociais.
Olá boa noite, amei achar seu canal, finalmente achei alguém que pensa como eu sobre redes sociais! E comentando sobre ser amantes de nós mesmos , a bíblia fala sobre isso: Isso porque os homens serão amantes de si mesmos, apegados ao dinheiro, arrogantes, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, insensíveis, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, impetuosos, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus; embora tenham aparência de piedade, negam o seu poder. Afaste-se destes também.2 Timóteo 3:2-5
Ess vídeo é maravilhoso... Faz a gente se sentir o 💩 do cavalo do bandido, ao mesmo tempo que mostra o quanto o Emanuel entende do que está falando 😂 uma mistura de "tô entendendo tudo" com "não é fácil pensar sobre essas coisas". Complicado quando a gente reflete sobre a nossa insignificância.
Estou sem Instagram a mais de 1 ano , me libertei , a comparação e outros sentimentos ruins estavam me incomodando muito , fora o tempo que estava me consumindo. Glória a Deus fui liberta do Face e do Insta , viver a vida da gente e a vida real são uma das melhores decisões nesse século 🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Que vídeo incrível! Me fez repensar muitas coisas! Saindo do Instagram e tem me feito bem! Quero investir em coisas reais, percebi que minha vida tem lacunas que precisam ser preenchidas. O tempo gasto nas redes sociais precisa ser investido em coisas mais relevantes 🫂 obrigada pelo conteúdo, ganhou uma inscrita!
Manu, esse trecho final do video, em que tu lê algo do teu livro, me parece muito valioso para compartilhar com influenciadores da internet de forma geral. É comum vê-los sucumbir em depressão após ciclos de sucesso em suas redes e acredito que muito se deve justamente por esse desencontro entre o "quero ser amado" e o "pelo quê sou amado". Obrigado pela reflexão!
Vi um filme e super recomendo chamado Medianeras de 2011! Este filme me impactou de certa forma. Tem um trecho onde um dos protagonistas diz: “ A INTERNET ME APROXIMOU DO MUNDO, MAS ME AFASTOU DA VIDA”. Eu venho me afastando cada vez mais das redes sociais que por sinal é uma das grandes causadoras de ansiedade e tals pelo menos em mim! Tenho apenas 25 anos, e atualmente todos tem um aparelho celular, digo isso pois lá trás sei lá em 2009 ou 2010, quando estava no colégio, os intervalos eram deliciosos de se viver, galera brincando, contando piadas, todo mundo com seus lanches zoando o outro e ninguém com celular na mão, era raro, eu pelo menos não tinha. Hoje é comum todos nem olharem mais na cara uns dos outros para conversar pois estão muito ocupados vendo a vida dos outros nas redes. Não culpo à tecnologia ela é importante demaaaais , mas tbm temos que ter nosso próprio filtro do que faz realmente importância em nossas vidas, oq nos agrega ou não.
@@LH23232 Sim sim, você tem toda razão! Quis dizer pelo fato dessa geração na qual nasci ser uma geração das tecnologias onde todo mundo tá plugado e tals. Mas realmente temos que ter esta mentalidade.
Instagram e TikTok destruiu meu ultimo relacionamento, minha Ex era tão viciada em Instagram, que começou ficar insatisfeita com tudo na vida dela se comparando com as pessoas que ela seguia, autoestima destruída, um dia mesmo a gnt estando bem, ela resolveu que queria algo mais, a gente terminou, depois disso ela caiu na real e veio atras, eu ja estava com outra pessoa.
Achei o assunto tratado de uma importância fundamental para a humanidade que no momento perde sua identidade com as redes sociais. Eu sou fotógrafa profissional e usava o Instagram apenas para divulgação das minhas fotos. Eu tinha 700 seguidores e seguia mais de 1.000. Quando eu postava minhas fotos eu recebia em média 20 likes, isto me deixava muito frustrada e até deprimida, porque eu passava o dia curtindo as fotos das pessoas, comentando e em troca recebia apenas 20 likes. E por não estar me fazendo bem, deletei minha conta . Também deletei a conta do Facebook e hoje só uso UA-cam e filtro bem o que assisto. Me sinto muito melhor. Livre, leve e solta 😊 3 anos sem redes sociais 🎉🎉🎉🎉
Já há algum tempo, tenho notado a forma como o Instagram tem influenciado - negativamente - a maneira como sinto e vejo a vida. Recentemente, saí da rede, porque comecei a me sentir sufocada. Por algumas vezes, desativei a conta pessoal e mantive uma conta secundária (que eu utilizava só para seguir conteúdos que pareciam importantes para mim). Da última vez, acabei também desativando essa, dado o peso e a ansiedade que vinha percebendo cada vez que acessava a rede. De qualquer forma, substituí pelo UA-cam e por aplicativos de lojas, e é isso o que eu faço quando há uma aumento de tensão. No fundo, sinto que fiz somente uma substituição do meio utilizado, mas que os motivos que me levam a acessar são os mesmos. De qualquer forma, diferente do Instagram, esses outros apps não elevam ainda mais a tensão.
ninguém é de ferro e é assim mesmo, um passo de cada vez. Necessitamos de dopamina e tudo bem se vier de meios artificiais, mas o importante é que tu cortou o que te fazia mal e substituiu por algo mais leve
Seu comentário me fez refletir demais. Estou há mais ou menos 6 anos sem instagram e outras redes sociais e me vejo sempre em apps de lojas e youtube. Comecei a trabalhar e agora posso comprar algumas coisas que sempre quis, sem exageros, somente coisas que fazem sentido. A sensação de esperar a compra chegar é muito boa, parece que a qualquer momento vai acontecer algo pra amimar a semana monótona. Mas lendo seu comentário, percebi que isso também não faz sentido, estou apenas substituindo. De qualquer forma, o fato de obter alivio na carga emocional e ansiedade, que eram enormes com instagram, já é muito bom.
Estou vencendo e melhorando cada dia mais, saí do emprego no qual tinha uma chefe tóxica que praticamente obrigava todos a terem insta p curtir e comentar nos posts da empresa, mudei de Estado e foi melhor coisa que fiz, é tão libertador não saber nada da vida das pessoas que não me interessam e n deixar eles saber o que se passa na minha vida, estou apenas vivendo, realizando sonhos e sendo feliz sem sentir necessidade de expor minha vida p todos, ainda não exclui a conta definitivamente mas esse dia está muito muito próximo 🙏🏻🙌🏻😌
Já me disseram que eu não visto a "camisa" da empresa por não seguir a página e não estar no grupo de whatsapp da empresa, hoje sigo sem Instagram e continuo fora do grupo, isso se chama liberdade e é para só os corajosos!
@@flavia3735 Poxa vida, desejo que tudo se resolva na sua vida e que consiga tudo que almeja, assim que tiver uma oportunidade de mudar de cidade, estado ou país fale com Deus p as portas se abrirem p você, coloca Deus em primeiro lugar sempre e em todas tuas decisões ele te ajudará. Boa sorte na sua vida um abraço Flávia 🤗 🙏🏻
Nunca tive Facebook; exclui o Instagram e não tenho mais whatsapp ( isso mesmo ! Whatsapp); prático musculação 5, às vezes até 6 vezes, por dia; lendo 20 páginas de um livro por dia; 1 versículo por dia; 3 hrs no mínimo de estudo. Tô numa paz sem igual. 😊😌
Tbm não tenho nada disso, você pode usar o número do whats da empresa pra ligar, se não tiver jeito mesmo, eu baixo, resolvo o que preciso e desinstalo.
Antes era sobre compartilhar seu universo pessoal e isso era tão massa. Agora é sobre narcisismo, autopromoção e um apelo incisivo pra te vender coisas O TEMPO INTEIRO.
Tenho apenas 17 anos, desenvolvi problemas de comparação e falta de auto-estima principalmente por conta do Instagram e de outras redes sociais. Comecei excluindo as redes que menos usava, não fazia diferença...já no Instagram comecei parando de seguir aquelas pessoas que eu só conhecia por nome, e parar de querer ver a vida dos outros se tornou cada vez mais frequente, até que desativei o meu perfil, e fiquei impressionada o quanto minha anciedade diminui, pós isso tive mais disposição para me dedicar a outras atividades do meu dia a dia, tive mais foco!. E não pretendo voltar com nenhuma rede! Simplesmente não tenho interesse em ver a vida de outras pessoas e compartilhar sobre a minha!
Eu me livrei de redes sociais. Graças ao bom Deus! Não perco mais minha vida com isso. Tenho insta de dicas e estudos... inglês... culturas... e marketing digital.... entro rapidinho, olho e saio sem vícios. E estou muito bem assim.🥰🥰🥰
Então você tem rede social, mas a usa de forma racional. O problema não é o objeto, é o observador. Eu não tenho que reclamar de vidas perfeitas no insta, porque claramente não perco meu tempo vendo a vida de quem não me agrega em nada. Nossas redes sociais são reflexos nossos. Se sente tudo fútil lá, foi a atmosfera que a pessoa buscou. Eu precisaria de muitos dias pra consumir todo conteúdo incrível de pessoas que sigo lá. Profissionais, excelentes pessoas. Pra mim é uma ferramenta incrível. É mais fácil culpar as redes sociais que tratar os problemas internos, é o que a maioria dos comentários aqui mostra. Então é esperado que pessoas problemáticas também reflitam isso nas suas redes sociais. E como sempre, somente terceiros são culpados, sendo que ninguém obrigada ninguém a nada ali.
Fiquei 7 anos sem nenhuma rede social, claro, somente o WhatsApp Fazem 4 meses que fiz um insta, entro somente para pesquisar sobre algo que quero comprar, e deixei configurado para ficar nele 15 minutos, e respeito este tempo. Amo UA-cam para estudar sobre desenvolvimento pessoal, por isso seu vídeo apareceu para mim.
Eu excluí as redes sociais faz 2 anos. Eu cresci tanto depois. Comprei um Kindle e leio muito, estudo muito. Antes tava ficando com depressão, me sentindo vazia.
Que bom! Quero fazer isso!
@@awavasco Faça. Não irá se arrepender nunca! 🙏
Um sonho mds, como foi o processo?
@@irliane82 Maravilha!!!
@@vanessaalves1803 No começo não é fácil, mas se a gente pode adquirir hábitos ruins, a gente pode adquirir hábitos bons também. Eu queria me salvar desse horror que são as redes sociais. Cortei o mal pela raiz antes que ele consumisse a minha vida.
Ontem eu fiz uma viagem família, pensa numa viagem ruim?! Tivermos prejuízos, brigamos, nos descontrolamos, choramos...mas nada disso foi para o insta. Só postei as fotos bonitas, os stories das crianças sorrindo (assim que e elas pararam de chorar) fotos das paisagens dos lugares incríveis que fomos e que causaria inveja em qualquer um. Cheguei em casa me sentindo uma mentirosa e deletei meu insta. Espero que eu tenha forças para comtinuar sem.
faça isso, a verdade que você esconde nas redes sociais você acaba mostrando pra quem está perto e esses é quem são prejudicados de verdade. ligamos tanto pra ser aprovado por estranhos que nos esquecemos quem realmente precisa ver o nosso lado bom, estou na luta também pra me livrar do insta, porém já desinstalei desde Junho.
Achei seu comentário extremamente didático e muito verdadeiro. Parabéns pela sinceridade e fica a minha torcida por você. ;)
muitas pessoas que vivem do instagram, conseguiram justamente passar credibilidade mostrando as partes ruins, é engraçado mas é real. Isso só funciona pra quem quer viver como influencer, é claro
Parabéns pela coragem e por conseguir enxergar
Por isso não posto nada em rede social, apesar de viajar muito.
Eu desativei Instagram e cara até o sono melhorou, eu estou dormindo mais cedo, parece que tirei uma venda que estava nos meus olhos, você fica mais atento ao mundo real e parece que estou as vezes vivendo no ano 2000, onde a vida era mais simples, sem comparações. Sem contar que você foca realmente em seus objetivos, pois o Instagram rouba isso de você e quer te manter viciado. Saia o quanto antes.
Um dos motivos que me fez sair do Instagram foi a parcepção que eu estava de alguma forma ligada emocionalmente e psicologicamente com algumas pessoas que já não estavam presentes na minha vida fazia anos ou meses. Esse modelo de relação virtual com vínculos que já se encerraram na vida real (por diversos fatores), mesmo que pouco relevantes, em somatória, eram capazes de gerar bastante ansiedade no presente.
Viver conectado nas redes socias é como se nunca terminassemos certos ciclos e vínculos.
Precisei me libertar do Instagram pra me sentir livre pra seguir em frente em novos ciclos e relações. Ao mesmo tempo tendo a tranquilidade de saber que quando essas relações acabarem, o "fantasma" delas não vai ficar ocupando um espaço descabido no meu presente.
Exatamente! Foi o mesmo comigo quando passei por um transplante em 2017, descobri que TODAS AS PESSOAS (Seguidores) não passavam de “fantasmas” como você mencionou, então, resolvi encerrar o ciclo e viver em paz. Ainda sinto, às vezes, que pareço estar sendo arrogante ou do tipo que “quer ser melhor que todo mundo por isso não usa o insta”, mas conseguindo lidar cada vez melhor com isso.
Ué, dá pra deixar de seguir, bloquear. Ninguém é obrigado a ver ou seguir o que não quer.
@@esterteixeirab sim, mas também sai por outros motivos. Poderia mesmo ter só bloqueado as pessoas que não queria.
Seu comentário me trouxe uma nova reflexão. Essa questão de ligação apenas virtual com quem não tem mais a presença no meu cotidiano....
Perfeito. Já estou há um tempinho sem Instagram. Também me dei conta do quanto é prejudicial essa atitude de ficar acompanhando a vida de pessoas com quem não temos mais contato real. Se não tenho mais contato real com uma pessoa, não quero saber da vida dela e nem quero que ela saiba da minha. Acho que mais e mais pessoas estão se dando conta do quanto esse comportamento não é natural e não faz bem para a saúde mental.
O que me fez deletar o Instagram foi ver uma amiga postar uma homenagem ao pai sem ele ter Instagram, eu fiquei chocada e pensando, pra que tantas palavras bonitas se ele não vai ver???? Isso me fez perceber que essa rede social é ilusão e só serve para alimentar o próprio ego. Excluir o meu e vou dizer, vivo mais feliz sem comparações, sem enganações. As redes sociais estão destruindo a humanidade 😢
nossa, isso me fez lembrar uma amiga minha q tbm de vez em quando posta fotos ou algo relembrando sobre o seu falecido pai. acho isso estranho hj em dia, fico me perguntado o pq disso, pq ficar postando isso para ganhar engajamento e empatia em cima de uma história triste? coisas assim não deveriam ser expostas!!!
por vê coisas assim, e a futilidade q é as redes... eu resolvi não entrar mais!
A relação social com o instagram é muito doida. Já ouvi, em pleno aniversário, uma amiga dizer (ao meu lado) que já já daria meus parabéns no instagram! ELA ESTAVA DO MEU LADO! O que vale é o feliz aniversário no instagram. Também há uma regra da qual você precisa postar tudo o que ganha ou recebe, uma nova forma de agradecer. Recentemente, em uma balada, observando o comportamento das pessoas ali, percebi que elas, completas estranhas, começavam uma conversa e ao mesmo tempo trocavam seus @ e depois saiam cada um para o seu lado. ESTAVAM AO LADO, poderiam ali mesmo trocarem papos e o que mais desejarem. É muito surreal!
Perfeito comentário. Já observei a mesma coisa. Atualmente a comunicação virtual precede a real (face a face). Outra coisa que percebo é o imediatismo das pessoas em pedir o seu Instagram. Utilizam o seu perfil como critério de determinação do seu valor. É um comportamento automático.
Não postava quase nada, mas ficava bastante tempo rodando o fide, lendo frases e salvando coisas que jamais usaria ou compraria. Desconectei... ainda estou em período de abstinência, mas consigo arrumar outras coisas pra fazer, no final, está sendo mais produtivo.
Percebo isso também. Na época da graduação eu mandava parabéns via Whats, quando não via a pessoa pessoalmente.
E cheguei a ser cobrado por não parabenizar "publicamente" em stories. Minha resposta sempre era defendendo que havia feito.
É uma necessidade de algumas pessoas se mostrarem amadas, não só sentirem isso. Porque muita gente reposta stories e mostra que a parabenizaram (na real, é um ciclo, porque muita gente que parabeniza também quer ter sua demonstração divulgada pela aniversariante).
Para isso existem especialistas na área de comunicação e marketing para auxiliar pessoas que estão perdidas e se deixando levar por redes sociais, perdendo sua própria essência. O maior problema é que ninguém dar valor a consultorias, assessorias, nem mesmo conselhos as pessoas não levam a sério. Ao invés disso, antes de se frustarem com as redes sociais, procurassem quem realmente entendem do assunto, nunca e de forma alguma isso seria um gatilho para absurdos como esses que você comentou, mas é como vi em um filme dia desses, ISSO AQUI É BRASIL!!!!!!!!!!!!
@@juniolls esse lance de usar o insta como critério de determinação de valor é muito real, suas fotos e número de seguidores ditam a sua importância social hoje em dia. Isso é tão bizarro que eu já vi gente tirando foto de carro na rua pra postar no insta ( como se fosse dele ), já vi gente pegando foto de viagens da internet pra postar no insta ( como se fosse ele lá nas Maldivas ) e assim por diante... É uma vida de aparências do caralho, todo mundo fingindo que tá na crista da onda, mesmo que isso seja ilusão.
Tem 2 semanas que saí do Insta e meu nível de ansiedade diminuiu de forma absurda. Alguns problemas só existem lá.
Faz 1 mês e pouco que sai, e só melhora! Depois da fase de se sentir por fora, vem a calmaria! Kkk
@@shirleydepaulasantos8527não uso instagram e nem vejo noticiário, soube hoje que Israel está em guerra com o Ramas, quase uma semana depois, rs. No fim é isso, mais tempo pra cuidar da própria vida real, acho positivo.
Também desativei e meu foco nas atividades melhorou demais
Estou há dois anos fora, é um alívio, o fomo acontece no começo, mas depois passa.
estou 21 dias sem, a ideia era ficar 3 meses, agora aumentei pra 1 ano, e eu duvido muito que voltarei, mas se por acaso voltar vou usar de uma forma totalmente diferente, acho que volto pra fazer uma limpeza e ja desativar novamente
Não excluí minha conta no Instagram (ainda), mas deletei o app do meu celular. E foi a melhor coisa que fiz pra minha saúde mental! Percebi que eu estava sendo tomada por um sentimento de inveja horrível por ver todo mundo sempre muito bonito, saindo, viajando pelo mundo, fazendo de tudo e eu só em casa, afundada em depressão, desempregada, depois de ter largado a faculdade.
Agora estou estudando pra passar em outra faculdade e estou fazendo entrevistas de emprego, a vida está andando e eu não preciso de holofotes!
Na verdade Luís, nós só precisamos de saúde, de Deus e da nossa família e de pelo menos um amigo confiável, o restante vem qdo temos bom senso, respeito e amor pelas pessoas! Eu torço pra vc encontrar o seu caminho .
@luissants1 Já pensou em estudar turismo? Você pode se tornar um guia turístico, guia de viagens, guia em trilhas, já que é algo que você gosta, provavelmente faria seu trabalho muito bem. Também pode pesquisar no Google "teste vocacional", os testes são gratuitos, você responde as perguntas e tem o resultado das profissões que mais se encaixam com seu perfil.
Fiz o mesmo
Parabéns
Eu fiz exatamente isso em 12/2023. De lá pra k só acesso pelo computador e mesmo assim só leio as msg no direct. Não olho stories de ninguém, fotos, vídeos....NADA. E hoje, 26/03/2024, me peguei pensando nisso e vi o quanto melhorou meu sono, meu humor, minha forma de conversar com as pessoas na rua e até amigos mesmo. Sempre pergunto como vai a vida e realmente é com interesse pois não tenho instagram pra já saber previamente como ela está. Entende?
Quando digo que não tenho redes sociais as pessoas me chamam de maluco. Os homens dizem que não vou pegar mais ninguém e as mulheres pensam que sou casado. hahahaha
Enfim, estou me sentindo MUITO melhor sem rede social. Próximo passo será nem acessar pelo PC mais. ;)
Para quem têm ansiedade e depressão a pior rede social de todas é o Instagram. A sensação de que todos vivem vidas felizes e só você que não é o que acaba com o psicológico qualquer um.
E se colocar Tinder no meio....ai fudeu de vez. Se torna uma "Su*c*d* Solution".
Pensei que fosse o twitter, la o bueiro é mais embaixo.
Mas sim, me arrepedo de ter criado o Instagram de novo, pois so criei de novo por "nostalgia".
linkedin é um forte concorrente
Eu percebi isso há uns 10 anos c o Facebook, cheguei a conclusão que não tenho saúde mental p essas redes sociais.
Nunca tive Instagram e deixei de vez o Facebook uns dez anos atrás.
To percebendo isso e vou e comecar a diminuir
Eu e meu marido não temos Instagram e redes sociais. Tenho 3 filhos e minha filha pré adolescente não se interessa por Instagram porque teve o nosso exemplo. Sempre que as pessoas perguntam eu falo brincando: eu tenho 3 filhos para cuidar, se eu fizer um Instagram eu vou arrumar mais um filho para cuidar e ainda vou ficar cuidando da vida dos outros !!! kkk. Somos cristãos e somos tão felizes na nossa vida real!!!
O que te levou a assistir esse vídeo?
Que maravilha! Deus abençoe 💗🙏🏻
Eu sempre tive essa convicção que o Instagram e as redes sociais minavam a felicidade das pessoas. Assistir esse vídeo só me fez ver que estou no caminho certo. E ainda compartilhei com algumas amigas que estavam sofrendo por causa de Instagram.
A melhor coisa que me aconteceu na vida foi entender que minha opiniao nao importa. Que se dane o que eu acho sobre politica, a guerra, o covid, etc. O instagram faz a gente se sentir especialistas de todos os assuntos. Minha indignacao com os problemas do mundo era somente uma mascara para nao olhar para os meus proprios problemas. Nao tenho mais instagram e me sinto muito melhor, focada nos meus objetivos e mais feliz com a minha vida comum.
Que resposta 👏🏾👏🏾
Faz mto sentido
Insight muito importante que quase pouca gente chega, principalmente adolescente.
Muito bacana...as pessoas em geral acabam tendo a ilusão de importância...E na verdade, nossa opinião não muda quase nada no mundo...🫶
parabens tmj
Recomendo a todos a não terem redes sociais e a não buscarem o excesso de informação. Tudo isso é tóxico. Até mesmo no youtube temos que nos policiar contra o excesso de informação inútil. Muito canais que aqui tem milhões de seguidores não passam de besterois de jovens influencers buscando fama. Tomem cuidado, pois isso equivale à toxicidade de redes sociais. Então, o melhor é se privar de todo excesso de informação.
Bem lembrado principalmente com o vídeos Shorts
Verdade!! E bem lembrado o excesso de informação* Até a bíblia fala no livro de Eclesiaste: Que o muito saber é enfado da carne!"
Com certeza 👏
Verdade
Isso mesmo e nada de vídeos curtos.
Desativei o meu Instagram no último dia do ano de 2023. Vou focar mais ainda em mim, eu já não usava tanto, foi uma decisão que só tenho a ganhar. Gente, não tem como você sentir falta, sua mente vai querer o tempo todo mentir para você, dizendo que você ainda precisa. Troca o Instagram por caminhada, academia, praticar algum esporte, ler, estudar, conversar mais com os seus amigos, passear com o seu cachorro, sentar a mesa e contar sobre coisas boas, sair sozinho e apreciar um por do sol... Quanta coisa a gente perde por estar focado no mundo virtual. Lembre-se, o tempo passa tão depressa...
Estamos juntas!
Tem alguns meses q sai do insta. Estava me sentindo triste, achava minha vida ruim, achava q todo mundo era feliz menos eu. Todo mundo passeando, viajando (até na época da pandemia), menos eu, eu sempre em casa “infeliz”. Qnd eu entrava no insta me batia uma angústia terrível e estava nascendo em mim uma inveja absurda q nunca havia sentido igual. Resolvi sair e realmente minha vida melhorou 10000000%.. rs.. acabou a angústia, a tristeza, a inveja.. voltei a estudar pra oab, coisa q tinha deixado de lado e estou vivendo mto feliz em off 😀
Muito bom 👏👏👏
Não vejo isso como inveja, mas sim sentimento de inferioridade e triste por não ter as mesmas coisas, normal quando a pessoa se compara mesmo. Isso não é inveja.
Eu me sentia inspirado em viajar, quando eu via conhecidos postando. Quando comecei a viajar eu descobri que simplesmente não existe viagens perfeitas. Uma ou outra pode até que seja, mas a maioria vc terá alguma dor de cabeça... Aí percebi que eu poderia mostrar tudo o que realmente estava acontecendo ou simplesmente colocar só as partes boas, como a maioria das pessoas faziam...
Parabéns pela atitude!
Na verdade o sentimento que surge é o de comparação. A grande maioria das pessoas estão infelizes pq estão se comparando com infelizes que passam a imagem de felizes nas redes sociais.
Maior mal desse mundo hoje são as redes. É o maior problema DE LONGE. E não adianta falar: "ah, a culpa é do usuário", hoje, a rede se adaptou e explora nossas fraquezas. É um combo. É uma máquina de maldade. Não uso há uns 7 anos, não pretendo voltar a usar. Quero paz e equilíbrio.
É. Eles vão alienando sua razões (dando motivos contrários) pra afirmar que é você o errado, e de um embuste e outro, odiosamente a pessoa aceita. Sem contar que tudo ê de fachada. Cria um sensação de insuficiência, já que nos ilude (como uma célula mórbida que vai se desenvolvendo e se torna uma neoplasia) e nos vemos com pesos (evitáveis) na consciência. Redes sociais não fazem bem.
❤
Vc disse uma grande verdade, por exemplo, eu trabalho com prestação de serviço e comércio, às vezes o cliente poderia resolver com uma ligação de 30 segundos, mas prefere mandar várias mensagens. Mesmo sem querer, viramos escravos de redes sociais.
Isso que você falou, sobre o fato de que a rede se adaptou a nossas fraquezas é bem verídico, no sentido de que existem algoritmos nas redes sociais que fornecem exatamente o conteúdo que é do interesse individual de cada pessoa, levando ao vício. Fora o fato de que principalmente no Instagram não se compartilha notícias ruins como o luto de um familiar, como ocorre no Facebook. O Instagram é uma verdadeira ilusão programada pra nos fazer consumir e acreditar que nosso realidade é bem pior que daqueles que seguimos nas redes
@@86wfrancis é isso. Então a sensação de frustação é crônica e nos induz a uma exagerada auto-reflexão a cada 24 horas. Ruim é que é difícil de desapegar.
Apaguei o insta num momento de stress quando percebi que tava ali por validação dos outros. Agora me dá prazer saber que quase ninguém sabe o que estou fazendo
O meu prazer é esse também, que ninguém sabe nada da minha vida
Só sabe da minha vida quem realmente se importa comigo e vice-versa, e isso não tem preço.
Senti o mesmo. Privacidade é liberdade.
Aconteceu o mesmo comigo. A sensação de não ser "escrava" do app é MARAVILHOSA. Ninguém saber onde estou, oq estou fazendo... É um caminho sem volta.
Isso mesmo. Privacidade é fundamental. Não preciso mostrar nada pra ninguém...
"No fim as pessoas n gostam da sua imagem, mas sim da sua edição", mt real essa frase!
👏👏👏👏👏👏👏
Em busca de serem amadas as pessoas se afastam cada vez mais do amor.
Fato !
Caraca. Que frase!
O Instagram é um campo minado para nos mulheres. O tempo todo se fala de corpos e aparencias reais, mas não é isso que vemos constantemente no Instagram.
Comecei a me odiar, odiar meu corpo e a todo instante me sentir feia, pois me comparava a outras mulheres ( que claro, usavam filtros e tinham investimentos absurdos na aparencia).
É cruel demais! Estou iniciando uma jornada em busca de mim mesma para descobrir como eu sou linda, mesmo sem estar em redes sociais e sem usar filtro. Excelente Video!!! 😊
Isso mesmo!! Estou sentindo uma padronização da beleza feminina, todas com bocão, cílios volumosos, corpos esculpidos e quem não segue esse padrão é infeliz... Muito triste tudo isso😢
Em breve, a exemplo da França, essa exposição de corpos será proibida e todas as autoras pagarão indenização para a sociedade, pois geram um dano coletivo.
Estou pensando em deixar meu Instagram justo por isso. Ainda entro pelos memes, mas de resto, me dá gatilho de entrar. Me comparo muito com as mulheres de lá e detesto sentir isso. Parece que todas são perfeitas e bem sucedidas. E aí elas ainda "ensinam" você a parecer com elas, causando aquela falsa sensação de que conseguimos ser iguais, mesmo com a realidade diferente de cada uma. Sendo que você só vê o que te permitem ver, você não sabe do background por trás dos stories, fotos e reels.
Blogueiras te indicam receitas e produtos milagrosos, ''baratinhos'', mas no off é botox, ácidos, intervenções cirúrgicas, harmonização, dinheiro pra pagar personal, nutricionista... Aí você pobre, assalariado, sem network e os grandes contatos e patrocínios que elas têm, vivendo uma vida de trabalhadora, estudante, mãe, cuidadora comum (por exemplo), sem apoio etc fica vendo isso e pensando na vida e no porquê não se pode ter o mesmo, oq te falta (além do dinheiro, porque afinal de contas também existe uma crença coletiva lá de que elas não conseguem isso com dinheiro, mas sim com certo talento e bênção). É triste...
Isso gera distorção de imagem! Leva muitas mulheres a mesa de cirurgia para tirar defeitos que não existem.
Eu, como leigo, me pergunto diariamente se essa obsessão com a vida extraordinária da nossa geração é um reflexo direto da criação que ganhamos dos baby boomers de sempre dizer que "podemos ser o que quisermos na vida", quando a dura realidade é que a avassaladora maioria das pessoas vai ser o que puder ser na vida.
Essa frase marcou uma geração mesmo. Pra muita gente funcionou de verdade, Trump (não que seja o melhor exemplo), George Harisson, e muitos outros receberam este incentivo na infância e obtiveram sucesso, mas dizer a qualquer um é prometer a incerteza e ilusão.
@@eritroxbr é uma porcentagem irrisória da população, a grande maioria vai ser o que puder ser, sem contar a quantidade de gente frustrada da minha escola que escolheu faculdade sem nenhum futuro profissional baseada nessa frase…
Descreveu exatamente como foi minha criação...minha mãe falando toda hora que eu ia ter um futuro brilhante (ela usava esse adjetivo) ... hoje em dia: 🤡🤡🤡
Ótima reflexão
No Instagram:
90% vendo a vida dos outros
07% vendo conteúdos que me interessam
03% postando coisas
-
No fim do dia o sentimento é que me faz mais mal do que bem, mas continuo preso ali de alguma forma. É um passa tempo que me domina
Nossa, igualzinho aqui!
Mas acabei de tonar uma decisão que já me rodeava há tempos, depois desse vídeo. Deixei de seguir geral! Seguindo 0 pessoas. A gente precisa normalizar estar nas redes sem precisar seguir. Apenas sendo.
Sinto o mesmo
eu percebi nesses dias que estava em um ciclo vicioso em que precisava correr atrás de muitas coisas na minha vida e preenchia um certo vazio existencial e tédio mexendo nas redes sociais. Eu comecei a reparar como me fazia mal ver a vida das pessoas enquanto eu sentia a minha vida tão pra trás, é um acesso à vidas diferentes que ta na palma da nossa mão, vida de pessoas com muito mais privilégios que eu não tive na vida e portanto não tive tantas oportunidades. Foi aí que vi que não estava mais fazendo sentido continuar nessa, parei de ver stories e fiquei 3 dias inteiros sem entrar mais no instagram, encarei o meu vazio existencial e o tédio e também os compromissos que eu procrastinava enquanto ficava no instagram e twitter. Até o momento está sendo difícil encarar isso, mas eu me sinto muito mais no controle da minha vida real e material, mais desapegada do mundo virtual. O tempo que eu ficava nas redes estou ocupando brincando com as minhas gatas, lendo livros e ainda vendo vídeos e buscando recuperar o que sinto que me foi perdido depois de tanto tempo nesse vício. Só nesses poucos dias já me sinto mais leve
Pura verdade..é isso mesmo,
Mas se vc vê a vida dos outros, isso tb te interessa. Não é atoa que a maior parte do seu tempo vc declara estar olhando elas.
Estava hj mesmo me sentindo uma fracassada olhando no Instagram como todos parecem fazer facilmente 20, 30, 40, 50mil por mês , morando em casas perfeitas, como se fosse algo super fácil. Dando aquele impressão que só eu não tenho essa vida. Que vídeo necessário esse!!
E o que você fez?
Mas a culpa é do instagram? Reflita nisso, se você não seguir nenhuma pessoa com esse perfil, ele já começa a mostrar menos e até não mostrar o que você segue e fica vendo vídeos...
quer ver a realidade do brasil? só pesquisar os dados do ibge. 90% da população não ganha nem 5 mil por mês... Eu tenho dó dessa geração que pensa que todo mundo vai ficar rico por internet, sem se especializar em nada....
Pelo jeito voce nao entendeu nada do video, recomendo assistir novamente. @@Illuminatti
Não entendi do comentário, do vídeo não tem problema. Aliás é como um professor de filosofia disse um dia ''por que eu iria sair do instagram, se eu só sigo outros professores e meios acadêmicos de pesquisas?'' @@Hdjdjdnjdkdmmd
Quando você se livra da necessidade de validação a sua vida fica absurdamente melhor!!! Vejo que grande parte das problemas/frustações vem das tais expectativas criadas (através de redes sociais e cotidiano) Viver de forma mais realista e pé no chão é muito mais sereno e eficaz. A vida é muito curta, abrace aquilo que te torna único e seja feliz!!!
Se livrar da necessidade de validação e aprovação alheia ... que frase perfeita!
Total verdade! ❤
É sobre isso 😉 não precisamos de validação de ninguém! Troquei essas redes manipuladoras,por ciclismo fazem 2 anos cresci e expandi absurdamente!! Autoconhecimento é o caminho 😉
@@gorethsilva4454Que incrível. Já faz 6 meses que deletei o meu perfil no Instagram. E sempre curti bike. Esses hobbies são uma ótima forma de substituir esses hábitos nocivos.
Ainda não sei como não sentir a necessidade de ser validada 😢 alguma dica?
Exclui meu instagram faz mais de 3 anos justamente por conta desse mundo maravilhoso que não existe. Eu morava no mesmo quintal com meus cunhados que viviam em pé de guerra, até faca minha cunhada levantou pro meu cunhado. Era um inferno conviver com eles, briga o tempo todo. Porém, nas redes sociais pagavam de casal perfeito, quem não convive acha que eles se amam, mas vivem em pé de guerra. O cúmulo foi o dia que ela postou uma foto deles dois juntos vijando com a legenda "feliz é aquele que e feito de verdades" 😅. É muita cara de pau. Depois dessa e de outras falsidades que fiquei sabendo pelo caminho eu simplesmente exclui meu instagram, e cara, foi libertador sair daquele mundo de mentiras.
Mlr bem parecida com pessoas que conheço a foto linda e o pau comendo kk
Eu fiz uma viagem para fora do Brasil e me senti muito mal pq minha companheira em todos os lugares queria tirar dezenas de fotos e acabamos não aproveitando de fato o passeio, não consegui viver a experiência de estar nos locais q fomos. Eu não soube lidar com isso e tivemos diversas discussões.
Difícil, o pior ainda é que vejo muito, fotografias de mulheres que parece que é até solteiras, mas lá no fundo do baú tem uma com o homem. Esperai que si não seja assim 😢
Cuié sendo cuié, relacionamento moderno é isso, o cara é apenas um fotógrafo pra ela
EVITE MULHER SEM NOÇÃO
Nossa perto de mim ..tem familiares assim...tipo a gente no casamento e eles tirando foto a festa toda...me poupe ..só brigam..mas tem milhares de fotos pra postar kkke pra eles tá tudo bem
Entendo você. Eu já deixei de viajar com algumas amigas que só pensam em tirar fotos - eu me sentia perdendo tempo e dinheiro enquanto elas faziam poses p o insta.. aff
Eu tenho uma filha com deficiência, então o insta me servia para me identificar com outras mães que passavam pelo mesmo que eu ,quando percebi estava sofrendo a dor do outro e um ansiedade insuportável casquei o fora e vivo minha vida com minha filha de forma real .
Muita gente entra ali com a melhor das intenções (fiz um fake só pra buscar certos conhecimentos por lá) e no final estamos mal, nos comparando, fazendo textão, indignados com a ignorância de algumas pessoas, a lista de males é infinita!
As vezes vale mais tentar obter o contato de algumas dessas.pessoas pelo whatsapp e sair do Instagram e outras redes mesmo...
@@rorysstudies8243 falou tudo!
Meu caso 😢
Aconteceu mais ou menos isso cmg tbm. Aparecia pra mim um monte de mães q perderam filhos e eu sofria demais com aquilo, mesmo não tendo perdido filho.. vi q aquilo me fazia mal e tb casquei fora
As pessoas querem ser diferenciadas e não querem nem pensar em ser comuns. Adoro ser comum. Me deixa realizado e consciente dos meus limites e da minha capacidade.
Já cantava Renato Russo: "Quem me dera, ao menos uma vez, que o mais simples fosse visto como o mais importante, mas nos deram espelhos (e baixamos Instagram) e vimos um mundo doente."
Louvável tua conduta, teu modus operandi 😊
Eu AMO ficar sozinha em casa, fazer o meu café simples com calma, tomar o meu café, ver meus vídeos no UA-cam SEM PRECISAR POSTAR ISSO OU FINGIR QUE NA VERDADE TODO DIA TOMO CAFÉ NA CAFETERIA CHIQUE DA CIDADE. Ranço dessa rede 😂😂😂
Buscando ser comum você se mostra diferenciado 😂
Porque todos os que querem ser diferenciados acabam indo pra o lugar comum e acabam se igualando, enquanto quem toma outra rota acaba se distanciando.
Dito isso, continue sendo "comum", esse é seu diferencial.
A minha experiência com UA-cam é busca por informação. Mas tenho percebido, em mim, menos disposição para vídeos longos, embora meu impulso, focado nos conteúdos, ainda me leve a cozinhar, tomar banho e as vezes, só assistir longos debates e exposições, mas não sem um certo desconforto. Com Instagram, a profusão de variedades satisfaz minha ânsia. Ele meio q me acalma e me relaxa. Mas se tornou um vício, que permeia todo meu cotidiano, embora eu tenha clara a ideia de que ali é tudo falso. Talvez o q falte seja maturidade para lidar com tantos sentimentos envolvidos com a vida plastificada nas telinhas. Nisso os mais jovens são mais vulneráveis e frágeis na capacidade de analisarem criticamente.
Eu adoraria ser comum. A vida é muito mais simples.
Tem gente que dá piti e fica histérica quando descobre que vc não tem redes sociais e ela tem que se esforçar muito para descobrir coisas da sua vida para poder fofocar
Já fui taxada de antissocial por isso...kkkkk
Para quem tem dúvidas de como socializar e conhecer pessoas fora das redes, é simples, é fazer o que milenarmente foi feito em todas as civilizações humanas (redes sociais são adventos das duas últimas décadas, no máximo, nada em termos de História): tenha vida social, saia, conheça lugares e pessoas diferentes. Sei que pode parecer impossível para você que é mais jovem, mas acredite: é isso que de fato aproxima e conecta pessoas. E se for falar em encontrar um amor então... Quase impossível começar a amar alguém verdadeiramente à distância. Sem convívio e suas dialéticas, sem apoio mútuo não é possível amar, só simulacros de amor mesmo.
Mais educado, Mais desinibido, Mais singular, Mais reservado, Mais progressivo, Mais feliz com a vida, Mais tempo, Mais atencioso, Mais diciplinado, Mais bem-resolvido, Mais respeitado, Mais estudioso, Mais bem instruído, Mais simpático, Mais eclético, Mais empático... Isso SEM redes sociais
Carai isso pareceu uma parte de rap kkk
Troquei redes sociais por ciclismo 2 anos melhor coisa da minha vida☀️🙌🙏😉🚴🚴🚴🚴🚴 cresci absurdamente 🙌🙏😀
❤❤❤
Quando você diz que cresceu, se refere a quê especificamente?
Melhor escolha mesmo
Esse vídeo bate forte aqui... "O que os outros amam é a edição e não minha imagem em si"
Nossa, isso tbm me pegou.
É difícil de admitir, mas usamos redes sociais por pura carência..o desejo de ser admirado e olhado é o principal objetivo de quem tem redes. Por um lado a idealização do "eu ideal" é inspirador e pd ser estimulante (no sentido de tentar fazer a fantasia se tornar realidade) pra nossa vida, mas enquanto n conseguimos chegar a esse ideal, a sensação é de impotência e frustração, oq prejudica mt na auto estima. Nas redes, por mais q tentemos ser o máximo possível originais e reais, sempre acabamos caindo na "romantização", se enquadrar ou procurar validação.
E soma-se a tudo isso a sensação horrível de que você não é amado pelo que é, as pessoas amam o que você fragmentou e editou de você pra postar...
Exatamente
Carência e narcisismo!!
@@LH23232 pode ser mesmo que no seu caso não seja, mas a maioria é carência e narcisismo. Isso não fica tão evidente. É um comportamento sútil. Além da carência e do narcisismo tem a dependência da rede social, porque o nosso cérebro gosta de dopamina e toda rede social produz dopamina e a dopamina gera vício porque queremos sentir o bem estar que ela produz. Então mesmo que a pessoa não perceba esse padrão de uso, se for frequente, já foram criados links no cérebro de dependência da rede social pra produzir dopamina. Ficamos dependendo disso de alguma forma mesmo que imperceptível. Mesmo que vc negue, o cérebro cria mecanismos que independem da nossa aprovação ou percepção.
@@LH23232 q bom q vc n é assim.. mas n generalizei, disse q é o PRINCIPAL OBJETIVO da maioria. Agora sobre o romantismo e ser verdadeiro nas redes, vai depender de cada um. E uma coisa n anula a outra. Eu mesma n finjo nas minhas redes oq n sou, mas tbm gosto de romantizar, organizar, criar uma estética, me importo com a beleza do meu perfil e postagens e admito q isso cria sim em mim às vezes o sentimento de querer q outros reconheçam e curtam oq eu faço. Isso é normal do ser humano. Mas tbm prejudica, o importante é reconhecer e criar um equilíbrio se n quiser se desligar completamente das redes.
@@jasminsilva335 Obrigada.
Bom, não dá a impressão que você quis dizer que é o principal objetivo da maioria, deu a impressão que generalizou, por isso que falei. Mas se for com relação a maioria (e não de todos), daí realmente concordo.
Quanto a romantizar (que eu entendi o "eu idealizado", não a estética da página) e ser você mesmo, sim, vai depender de cada um mesmo, foi isso que eu quis dizer, e eu NÃO falei que uma coisa anula a outra, só dei o meu exemplo para dizer que não é legal generalizar. Claro que muitos querem passar uma imagem bonita mesmo, mostrar as melhores partes da vida, mas o que eu quis dizer é que tem pessoas que também gostam de se manter na realidade, e não idealizar/fantasiar tanto assim, e outros mantém o equilíbrio entre ambas as partes. Foi o que eu quis dizer: depende de cada um, uns são mais romantizados, outros pé no chão, outros um pouco dos dois. Não falei que um exclui o outro, apenas dei o MEU exemplo, porque é da generalização que eu discordo (que foi a impressão que tive do seu texto).
Quanto a querer ser aceito, pode ser normal do ser humano sim, mas depende do estilo de cada um. Nem todos querem ser aceitos da mesma forma ou estilo.
Tenho surfado com o insta, sempre deletando o app e instalando de novo. Faz duas semanas que deletei e ontem com aquele famoso "fear of missing out" baixei mais uma vez e não consegui ficar 5 minutos navegando por lá. É realmente libertador ficar sem!! Obrigada algoritmo por me recomendar esse vídeo😅 Fico feliz de saber que estou no caminho certo e me identifico com muitos aqui!
Eu estou há duas semanas sem Instagram. Estou tão leve, me dedicando mais aos estudos. É mto libertador
Nos comentários as pessoas comentando "Ah faz 3 anos, 5 meses e 26 dias que excluí as redes sociais, parece muito com o relato de ex alcoólatras, sempre contando os dias pois a luta é diária e constante
😂😂😂 Pior que sim, "As únicas indústrias que chama seus consumidores de usuários, são as de drogas ilícitas e as de rede sociais."
😂
Mas é isso aí mesmo meu caro
Em fevereiro vai fazer dois anos que não uso redes, exclui depois de um grande sofrimento pessoal e percebi q era uma ferramenta só pra chafurdar a vida alheia, estavam querendo que eu postasse meu sofrimento ali, como se, se eu não postasse não estava sofrendo.
As redes sociais realmente é um vício e é difícil de se libertar
Gostei de sua leve negatividade e também de sua sinceridade. Acho que aprendi cedo que não adianta mentir para os outros, pois assim só enganamos a nós mesmos e se já é difícil viver sendo sincero consigo, imagine o contrário. Sigo Sã e salva: aos 32 anos, sem plástica alguma, inclusive botox, sem redes, anônima, infeliz em certa medida, depressiva noutra medida, mas encarando a vida sem máscaras, sem descontos, sem medicação, drogas e álcool. Na maior parte do tempo, sinto-me feliz por ser quem sou, mesmo sem ser vista, mas existe a crise do não ser vista/percebida/reconhecida (ser social em um mundo digital é estranho e solitário, confesso).
Eu tenho um sentimento muito semelhante ao não ser vista e percebida, não utilizo redes sociais há algum tempinho, acho que com o tempo vamos aprendendo que não precisamos ser vistas pelos outros além de nós mesmas.
@@hagatasimiao7695 tvlz precisamos ser vistos, mas tudo com um equilíbrio no momento certo
@@hagatasimiao7695 somos seres relacionais
@@folegodoceu9584 com certeza, o excesso faz mal em qualquer aspecto em nossa vida
bora ser amigos
Não tenho rede social desde 2017. Sem dúvida, meu maior investimento em saúde mental.
Que incrível , fale mais sobre como isso impactou sua vida e suas relações , como isso foi benéfico pra você e se em algum momento sentiu falta
Creio que o maior ganho tenha sido a minha saída de uma arena de confrontos imaginários. O desgaste acontecia em duas perspectivas: inteletuais e emocionais . Isso porque eu sentia a necessidade de responder o tempo todo a agressões gratuitas de pessoas com pontos de vista divergentes, (as chamadas guerrilhas virtuais); além disso, existiam as inevitáveis comparações com as vidas editadas das outras pessoas. Não há possibilidade de se ter saúde emocional qd existe uma corrida para alcançar padrões idealizados de existência. Não sinto nenhuma falta de redes socias, pelo contrário, sinto mesmo uma serenidade muito grande diante da vida, mais contentamento com a vida que levo e a certeza de que a vida real, com seus cheiros , cores , dores e texturas, é bem mais interessante que o mundo de plástico das redes sociais. Gassho🙏
O Instagram tem sido muito útil na destruição de casamentos, namoros e relacionamentos em geral. Revelou um lado extremamente negativo no comportamento humano. Creio que não só eu mas milhares, talvez milhões de pessoas já passaram por isso. A necessidade de validação da própria persona através dos "likes" a objetificação do corpo e a vulgaridade tem sido o foco. Muitas traições partem das redes sociais. Não vejo como mudar isso atualmente, se tornou algo visceral e destrutivo sem cura.
Sim agora em abril de 2024 minha própria família usou algo que falei e criaram uma fofoca tão pesada que eu quase tirei minha vida . Agora tou aqui depressiva , me sentindo um lixo por expor minha vida nesse inferno chamado rede social.
Instagram não acrescenta nada na vida só faz a gente sonhar com a vida aparentemente pronta dos outros. A única coisa que alguém aprende com ele é a ter inveja.
Comentário perfeito!!!!
Não tenho instagram, facebook ou similares. Não sinto nenhuma necessidade de ser admirado por outras pessoas ou ser reconhecido como alguém de valor. O juízo que faço de mim mesmo e meu círculo real de familiares e amigos me basta e me deixa satisfeito com a vida.
Esses aplicativos me dão a sensação de que estou simplesmente perdendo tempo.
Uau, você nunca usou estas redes sociais ou tinha mas saiu delas por algum motivo?
Também não gosto dos holofotes das redes sociais.
Tenho só Facebook e uso pouco. Não tenho Instagram e não me faz falta, a rede que uso mais é o UA-cam...
Amei o vídeo e aguardava ansiosa porque sinto o quanto o insta me afeta. E olha que não sou vip, sigo pouquíssimos perfis e quase não posto. Vamos lá... Geralmente entro por tédio. Já venho usando temporizador porque reconheço a perda de tempo que o aplicativo gera sem me acrescentar quase nada. Comecei em 2016 com perfil pessoal. Postava fotos de viagens e em família. O perfil sempre foi privado e só permito que me siga gente que eu conheço pessoalmente (família, amigos, colegas de trabalho, ex colegas de faculdade e de escola, etc). Hoje praticamente não uso mais este perfil. Não o alimento com fotos minhas e nem vejo a dos outros porque comecei a me sentir inferior, a me comparar, a querer a vida dos outros. Abri então um perfil público voltado para leitura (sou a louca dos livros). Também um perfil pequeno, poucos seguidores e cada vez menos seguidos, pois utilizada para ficar em dia com lançamentos editoriais e promoções. Passei a comprar muito mais livros num mês do que consigo ler durante um ano. Como também sou artesã (costuro e bordo), fiz outro perfil voltado a artesanato onde não posto nada meu e sigo uns poucos criadores para me inspirar em algumas ideias e criar minhas próprias peças. Contudo, também tenho diminuído o número de artesãs que sigo, pois notei uma queda na minha satisfação com o que faço por estar sempre me comparando com a inventividade alheia. Ou seja... Por todo lado que tento o insta, buscando me blindar, termino mergulhada em angústia, comparações, frustração e sensação de perda de tempo, o que me deixa ainda mais ansiosa. Beijos e boa sorte para todos nós! 🥰
Seu relato mostra que você deveria simplesmente excluir sua conta no instagram e viver uma vida mais real. Iria se sentir mais satisfeita e forte.
Estamos juntas! Acho que é bem normal. O problema é esse emaranhado complexo da nossa mente...sabemos que nos faz mal, mas não queremos sair desse sofrimento rs
Seu relato é Igualzinho ao meu 😢 por isso hoje n vejo mais solução
É por isso q eu excluí insta e FB.😊
Aconselho o uso do pinterest para inspirações. Eu amo! É muito útil!
Ainda não assisti mas tenho que vir aqui falar algo muito sintomático: as pessoas já querem se justificar sobre uso ou não uso da plataforma, quando a real é o que está em jogo e ou discussão são as implicações sociais e psíquicas que atingem o inconsciente coletivo. Se você usa só para ver propaganda de produto, você também está sendo atingido.
Aliás, o que das redes não nos manipula? Impressionante como somos atingidos e vigiados, não tem pra onde fugir 😢
Tem razão.
O cara já engaja sem ser preciso ver o vídeo dele 😂, ninja.
@@sarafer1984 mas a gente se deixa manipular e parece que gosta disso.
👏🏼👏🏼👏🏼
pensa que existem muitos cientistas da tecnologia que pensam e trabalham com foco a te prender as redes sociais, eles sabem o que passa em nossa mente e trabalham para nos prender cada vez mais. A busca por tirar uma foto perfeita está fazendo as pessoas irem para lugares ao redor do mundo que elas nem queriam ir de fato, mas foram apenas para mostrar que estavam la. Isso aconteceu comigo quando fui para Paris, eu nem me importava tanto com alguns pontos turisticos de la mas tinha que mostrar nas redes sociais que eu tinha ido, a aprovação era muito importante. Hoje vejo quanto fui ingenuo. Enfim, temos que buscar conhecimento e nos livrarmos das redes sociais do modo que usamos hoje. Elas sao boas pois aproximam pessoas mas acabam afastando de alguma maneira.
Também estou sem rede social! A cabeça fica muito mais leve e o sono tranquilo!
Instagram é uma das piores redes sociais que já surgiu, desde o inicio foi a rede que menos usei. Ate mantenho o meu perfil, mas raramente posto algo. Entro poucas vezes. É ambiente que faz mal pra saude mental. Narcisismo, pessoas perfeitas ostentando o tempo todo: sejam bens materiais, corpos esculturais, viagens, lugares paradisíacos.. o negócio é mostrar e provar pra si mesmo e para os outros que sao felizes. Mas isso acaba sendo pura fachada. Os que nao tem uma "vida perfeita" como a dessas pessoas, acabam se sentindo desmotivados, ansiosos e até depressivos. Pra mim é a pior rede social.
E de uns anos pra ca, as pessoas interagem cada vez menos nas redes, o negocio é so ostentar e ficar vendo o stories dos outros.. Muitas vezes as pessoas nao se comunicam, apenas seguem uns aos outros, mas sem qualquer vinculo.. virou uma doença mesmo.
Uma coisa que tenho percebido é que deixamos de saber dos acontecimentos de pessoas (teoricamente) próximas, pois elas só mostram os acontecimentos no Instagram. Se vc não usa, vc não fica sabendo de nada. É nessas horas que percebemos as pessoas que REALMENTE são próximas a nós, contando suas vidas presencialmente ou através de um telefonema. Vídeo chamada atualmente.
nossa, SIM.
estou há 2 meses sem usar minhas contas do instagram e twitter.
eu realmente não sei de nada sobre o que está acontecendo atualmente com as pessoas que eu tinha uma aproximadade (virtualmente).
apenas falo com 2 pessoas no whatsapp frequentemente.
Legal,,,,, vá em frente.....
exatamente, depois que exclui as redes, eu fiquei muito mais próxima das pessoas que realmente importam. Meu melhor amigo teve filho e precisa me mandar vídeos dele para eu acompanhar com crescimento, mas os vídeos são feitos exclusivamente para mim, além de muita conversa sobre os detalhes lindos e sórdidos. rsrs Se eu tivesse na rede social, talvez isso tudo se resumiria em um like e um comentário: " muito lindo" . Porque o esquema de rolagem infinita não tem espaço para reflexão, só ansiedade pela próxima informação e a próxima e a próxima.
@@carinecproenca Deus a abençoe sempre... felicidades pra vc e sua família 🌷💐💐 Mta vdd na sua fala.Novos horizontes de luz florescerão cada vez mais na sua vida👏👏👏💞💞🌟🌟🌟
Isso! Eu descobri essa semana que uma amiga estava grávida por que minha irmã que ainda tem Instagram me mostrou o stories dela. Eu nunca saberia…
Nunca tive vícios: na adolescência, experimentei álcool, cigarro, mac0nha, coc4ína; já adulto, entrei em casas de aposta, joguei, ganhei, perdi, e saí; no âmbito das redes sociais, eu sempre consegui administrar relativamente bem, porém nunca consegui abandonar por completo. Ao meu ver, elas são a pior droga que já existiu, pela quantidade de viciados e também pela intensidade do vício.
Desinstalei o Instagram e não me arrependo nenhum pouco. Saúde mental é td.
1 ano sem Instagram
Que liberdade
Não volto nunca mais !!!
Exclui minhas redes sociais há menos de uma semana, estava sentindo um vazio enorme e uma extrema necessidade que as pessoas me notassem. Ao mesmo tempo comecei a refleti sobre meu lugar no mundo e o sentido da vida e realmente as redes sociais estava me deixando cega para as coisas que realmente importa.
Acontece isso mesmo, ja ja a paz chega
Faltou essa aqui
Parabéns! Eu uso as redes sociais como uso o "google" - p buscar algumas informações.. mas não acompanho pessoas, embora elas estejam lá na rede.. rsrs
@@marialves7450plataformas de busca (youtube tb considero uma)
O Instagram contribuiu para minha depressão pós parto. Quando percebi isso, excluí. Estou desde o início do ano de 2021 livre disso. E todos que me conhecem se surpreendem quando digo que não tenho insta nem face.
Exclui o Instagram com 20 anos, para um jovem é bastante difícil, estou desde lá (2021) sem Instagram . Melhorei em diversos aspectos, graça a Deus, já perguntaram tbm como consigo ficar sem Instagram.
E eu estou nessa fase pós parto, e percebi que entrava lá, via mães pelas, perfeitas, com casa limpa, e me sentia um 💩… tem uns dias que resolver desatinar, já me sinto mais leve.
Uma conhecida me agrediu bêbada e disse que é pq ela tem que trabalhar enquanto eu fico na piscina e praia todo dia! Desde esse dia perdi a vontade de expor minha felicidade. , não coloco fotos com meu marido e filho pra não causar essa inveja! Meu contato é com os próximos e suficiente! Uma libertação
Você se abstém de viver por causa da fraqueza alheia... se isso te faz bem, amém. Eu jamais faria isso. Quem quiser que lide com suas mazelas na terapia, ninguém tem influência sobre o que eu posto ou deixo de postar. Se fulano é doente, que se trate. Deixe me seguir. Eu mesma bloquearia essa pessoa tóxica. Mas jamais me restringir por causa de gente má. Importa mesmo amigos e familiares, o resto é resto. Dar razão a gente podre também é dar poder a eles. É deixá-los te impedir de ser feliz porque eles são infelizes. Tipo de gente mais detestável e que mais adoece o mundo.
8 anos sem Facebook, 5 sem Instagram e WhatsApp... Vivo tão bem, em paz e qdo me perguntam como, eu só respondo que me libertei. E quem quiser me achar ou falar comigo, sabe como.
Minha depressão, ansiedade e insatisfação pessoal diminuiu muito. Redes sociais são uma doença, querendo ou não vc acaba se comparando e, como consequência você "aparece" demais ou "se diminui ". E se você, for realmente real como uma vida bem comum e com problemas pessoais, você se sente um ninguém.
Liberte-se!
As redes estão adoencendo muitas pessoas ao ponto de tirarem a própria vida, é o que estamos vendo😢
Eu tentei tirar a minha agora em abril de 2024 . Por conta de expor demais e falar demais , familiares fizeram uma fofoca gigantesca onde eu sair como a vilã e agora estou deprimida . Decidi cair fora foram mais de uma década usando rede social só estragou minha saúde mental e física não conquistei nada nem estudei , vivendo uma vida fantasiosa em posts forçando uma felicidade que nunca existiu em mim 😢
Tudo faz tanto sentido. A saída é o autoconhecimento, inclusive para entender o seu ponto de equilíbrio na utilização das redes.
Perfeito demais ❤
Desativei minhas redes sociais há 3 anos. Minha ansiedade, princípio de depressão melhoraram muito. Aparentemente, só temos noção do quão nocivo é isso tudo quando aprende a viver sem. Não fico espalhando a "palavra" dos "sem redes sociais", mas quando me perguntam e eu dou minhas justificativas as pessoas não vem sentido, é como e elas realmente estivessem num transe, muito triste.
SIM. Ninguém entende que eu simplesmente não gosto. Se eu falo da ansiedade, comparação e futilidade, as pessoas ficam " ???? "
Acho que estão todos loucos!!! Daqui uns anos muitos vão estar fazendo isso, a exaustão mental é muito grande
Eu parei de acessar em março deste ano (2023). As pessoas que me questionaram me falam pra voltar qnd me sentir melhor. Elas não conseguem se imaginar sem as redes.
Descobri um conservadorismo dentro de mim (hehehe). Sou saudosista de quando o Orkut, Facebook e Insta eram só álbuns de fotos compatilhados. Sigo usando (hoje só tenho) o Insta desse jeitinho. Tenho alguma consciência que, sim, me leva para aquele lugar central do meu narcisismo, tanto que entro pra olhar o meu próprio perfil e raramente pra ver outra coisa. rsrs
Faço exatamente a mesma coisa, eu amo o meu perfil como um album de fotos😊
Eu sinto falta do instagram na fase das fotos 😢
sim... era muito mais legal quando a função era apenas postar fotos.
Eu desativei o Instagram por muitos meses e percebi uma mudança nítida em mim e no meu dia a dia. Tanto na qualidade do tempo, quanto psicologicamente.
Em 2023 fiquei sem insta por 1 mes, me senti bem mas acabei voltando... por vicio ne gente? Quando voltei parecia que nao tinha passado um dia fora, as pessoas estavam postando as mesmas coisas... No natal decidi desativar, e estou sem ate então, praticamente mais um mes de liberdade, sem ansiedade alta, voltei a estudar, nao perco tempo olhando videos futeis, me comparando... eu tinha engajamento péssimo e 100 pesssoas apenas, me perguntava porque tinha poucos likes, poucos comentarios, se gostavam de mim... me comparando com outros... pq eu passava uma vida saudável, surfista... ate que postei uma foto e recebi um like, apenas um.
Cansei dessa angustia. Agora me sinto tao livre, com tempo pra estudar e viver de verdade.
É estranho pq vc comeca a ver os outros vivendo em função de postar, ou perdendo tempo nas redes sociais. Sair da matrix é bem louco mas é TAO SAUDÁVEL!
NAO QUERO VOLTAR NUNCA MAIS. Ufa!
Parabéns “)
Adorei! Nada do que a gente diz importa! Eu tô cag@ndo para o engajamento dos influenciadores. Eu faço comentários que, em 99,9% das vezes, não serão lidos por ninguém. E eu tenho plena consciência disso. Os nossos comentários, geralmente, são apenas para nós mesmos. A gente precisa ter consciência disso!
Não, o que a gente diz importa sim. Muita gente lê os comentários também. Os meus, pelo nenos, sempre tem alguém que curte, que responde, enfim. Eu mesma leio os comentários.
Não e bem assim faz um comentário de cunho criminosos como injúria ,defamação e outros para vc ver o que acontece 😊
Não uso para absolutamente nada meu insta. Inclusive eu não uso smartphone.
Um nojo isso de TER de tirar foto de tudo o tempo todo.
Quero viver.
E quando dá 5 da tarde me desconecto de tudo. Fim de semana não conecto com ninguém. E quando viajo nem sei o que é internet.
Tenho pena de quem tem esse tipo de vício...
Manu, "Tecnologias do fim do amor" é um ótimo título pois expressa muito bem todas essas questões que você estuda, debate e nos faz refletir! Agora respondendo sua pergunta inicial para gerar engajamento: com o excessivo acréscimo de novas funções, a minha relação com ig mudou bastante nos últimos anos e a cada dia tenho menos interesse em acessar minha conta. A rede virou realmente uma plataforma de vendas e a maioria das pessoas se moldam aquilo e tudo fica igual. São reels com os mesmos áudios, fotos com os mesmos filtros e bem, tudo foi ficando mais sem graça para mim. Nunca fui de compartilhar imagens minhas, o ig era minha fonte de saber os rolês culturais da cidade, mas agora sinto falta de um site que reúna essa agenda, pois é tanto barulho naquele rede, que não escuto mais nada rs
"É tanto barulho naquela rede que não escuto mais nada". Bem isso. A gente sai de lá surda e muitas vezes sem a informação que queríamos haha
Gostei da referência ao barulho. Antigamente as redes sociais eram o refúgio dos introvertidos, agora acho o contrário, que é o lugar do extrovertidos...e dos covardes..daqueles que não sabem dizer as coisas de frente... Eu sempre usei as redes sociais com muito cuidado. Ao ponto de mais ou menos a cada 5 anos fazer um reset, ou seja, elimino e crio outra. Mas agora noto que isso está cada vez mais difícil. Mas continuo a marcar presença, no Insta só sigo o que realmente me interessa, e o Facebook ajuda a filtrar as pessoas, pois com muito mais facilidade se percebe quem elas realmente são!
@@jocilenelima1485 exatamente. O mundo está cada vez mais exibicionista e as pessoas estão apegadas à aparência. As redes sociais são perfeitas pra isso, eu mostro o meu melhor e ainda com filtro. Daí todo mundo quer estar ali e ser importante... No mundo atual é importante quem tem um perfil bacana por lá, e a tendência é piorar...
Não dou a mínima pra redes sociais, eu gosto mesmo é do UA-cam, aprendo muita coisa, me faz companhia e só interajo com quem me representa.
Vivo uma dualidade interna bem difícil. Trabalho com marketing e sou tecnicamente "obrigado" a manter meu contato nas redes por conta do trabalho, mas ao mesmo tempo percebo toda essa toxicidade e quero deletar tudo. Encontrei neste vídeo um caminho sábio para prosseguir. Agradeço demais a reflexão. Vou me preparar psicologicamente antes de assistir ao vídeo sobre WhatsApp.
Same... toda a comunicação entre o povo da minha área acontece no Instagram
Muita coisa pra pensar hein. Bom, ontem tive uma experiência interessante. A professora da academia me elogiou pela minha evolução ( viu fotos antigas no celular dela), disse que ficou impressionada com a mudança e. 1 ano e tal... Aceitei meio.desconfortavel mas foi legal. No.fim da aula tiramos uma foto da turma e ela postou no insta. Me ver " feia" na foto me causou um sentimento MT ruim. Se desse pra medir em.numeros o sentimento ruim pela foto foi bem maior que sentimento bom pelo elogio real. Fiquei pensativa sobre o assunto. E agora com seu vídeo algumas fichas caíram. Louco ( mas compreensivel) pensar que a imagem construída pras redes tem esse peso em.mim, que não sou vaidosa( esteticamente falando). Vou ficar processando aqui o vídeo um tempo ainda 😊
Fico admirado como você consegue convidar alguém a refletir sobre essas coisas que convivem dentro de mim. A pressão por "tornar-se objeto de amor" pelo que expõe no perfil. Reluto tanto e tenho percalços profissionais com isso. Pagarei para alguém fazer acontecer algo que eu não consigo fazer. Postar, postar, postar. Pra que? Pra ser visto, porque quem não é visto não é lembrado, "não é amado". E, se não sou amado, pra que existo?! Ufa....
Sobre o Instagram, uns anos atrás escrevi um texto, comparando os stories a uma corrida de carros (são rápidos e ganha quem está sempre na frente)
A quem interessar, o texto é esse abaixo:
Eu gosto mesmo é de assistir à corrida.
e o que mais gosto é que por aqui temos variedades...
quem viaja mais. quem milita mais. quem é mais desconstruído.
quem é mais bonite (ou melhor editando fotos, talvez).
quem faz mais exercícios. quem bebe mais. quem dança mais. quem emagrece mais. quem é mais feliz.
e vez ou outra, tem aquela de quem ama mais.
anoto mentalmente as pontuações quando me lembro, mas é que no fim do dia isso não importa muito.
todas as corridas acabam em 24h e,
no próximo dia se você não correr, já perdeu. é meio que como a vida, né?
assistir à corrida me lembra de correr também.
às vezes por motivos melhores, às vezes só por competir mesmo.
essencial no fim, é perceber se essa corrida exibida te valida ou te incentiva.
Bela reflexão, Jéssica 👏🏽 📝💛
"Todas as corridas acabam em 24h" haha amei! Muito legal o texto 💛
@@MiulySouza obrigada 🧡
@@rorysstudies8243 muito obrigada 🧡
nossa faz total sentido isso, parabéns por ter escrito esse texto, fico muito bom
Vou dar minha modesta opinião. Como tudo nessa vida, o equilíbrio é fundamental, já aprendi muita coisa com redes sociais e também me divirto muito com os memes. Eu acho que, quando a gente usa as redes como forma de passar o tempo e entretenimento é bem melhor, agora, se usamos as redes pra acompanhar cada passo da vida alheia de pessoas que nem mesmo conhecemos, se usamos as redes pra "chamar" a atenção pra nós mesmos, contando cada minúsculo detalhe do que fazemos, aí eu acho que começa o problema... Não que eu ache errado, mas também não sou muito fã de ficar compartilhando minha vida pessoal... Pra mim, o problema principal não é a rede em si, mas a pessoinha que faz uso dela. Por isso, precisamos estar bem resolvidos com nós mesmos, do nosso valor ou falta dele, se não seremos facilmente manipulados a seguir a multidão sem nem mesmo nos identificarmos com tal...
Concordo muito!
Exatamente
Faço das suas palavras, as minhas. Sigo pessoas incríveis lá! Pessoas de longe, com idades e formações diferentes. Aprendo muito. Me inspiro muito. Não tenho inveja. Não me comparo. Apenas pesquiso, observo, aprendo. Não sigo perfis de fofoca ou celebridades, nem cantores. Sigo profissionais e páginas de assuntos ou hobbys que gosto de estudar.
Sinceramente, há pessoas mais frágeis que precisam abrir mão de algo por não conseguirem lidar com aquilo. E tudo bem. Cada um sabe onde o calo aperta. Mas nossas redes sociais são o que fazemos delas. Ninguém é obrigado a seguir quem não quer, absorver diariamente conteúdos que não lhe fazem bem. Se a pessoa não se sente bem vendo a vida perfeita das blogueiras, pra que as segue? Não faz sentido. Vejo que a maioria que culpa as redes sociais que estão vendo da perspectiva errada. Mas se tomam certas atitudes que as fazem bem, amém por isso. Só é mais emocional que racional.
Nossa eu penso exatamente como vc. Resumiu tudo 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@@esterteixeirabSábias palavras, é exatamente isso!
Muito legal ter encontrado esse canal justamente no momento que estou passando, atualmente não uso mais as redes sociais pelos motivos do vídeo e por incrível que pareça eu ainda existo kkkkkkk e estou mais feliz. Detalhe, tenho 23 anos e fui diminuindo com o uso das redes sociais principalmente Instagram desde 2020
O pior das redes sociais é ficar olhando a suposta vida perfeita de outras pessoas, que "aparentemente" só viajam, que tem a casa perfeita, a alimentação perfeita, o corpo perfeito, sem darmos conta se vida dessas pessoas é isso tudo que elas postam mesmo. Isso tudo nos induz a um excesso de comparação que leva a um ideal de produtividade tóxica movida pelo objetivo de atingir o mesmo padrão de vida que esses influenciadores "supostamente" possuem, que está a anos-luz de distância além do que 99% da população brasileira pode alcançar apenas com trabalho e esforço.
Homem termine logo esse livro pra eu comprar. Tema ótimo. 😂❤
Descobri que o instagram era o meu gatilho para a alimentação compulsiva. Sempre me comparava desmedidamente com os corpos irreais e inalcançáveis das blogueiras e estava exposta aos prazeres visuais e momentâneos que, no meu caso, a comida desperta. Unia a frustração com o desejo = transtorno alimentar. Foi estranho, mas libertador quando consegui identificar.
Impressionante como esse gatilho que você identificou tem levado milhares de pessoas a um nível de baixa auto estima gigantesco. Pessoas lindas, bonitas, simpáticas, inteligentes se sentindo horríveis perante a ilusão da rede social. Que bom que você tem se percebido, Giovanna.
Concordo plenamente! É um "aprisionamento" inconsciente! Muitas críticas, muitos julgamentos, enfim...
Tbm prefiro UA-cam! 🙌🏻
Otimas reflexoes sobre o Instagram realmente é mundo encantado, falso e irreal, cheio de narcisistas e hedonismo! O que é bom mesmo e ser verdadeiro, autentico e a vida real sem máscaras e amar a vida como ela é sem nenhum filtro!
Se faz sucesso, é um reflexo da sociedade. O instagram é só uma ferramenta.
Às vezes acho que emanuel tá aqui em casa porque os vídeos estão sempre em sincronia com os momentos que estou vivendo 😅
Estou "adorando" essa série "As tecnologias do fim do amor". Reflexões necessárias e muito bem elaboradas, os comentários são todos (pelo menos os que li) complementares a abordagem do vídeo e engajam positivamente! Atualmente, é através do UA-cam que consumo o que desejo sem a sensação de estar em uma vitrine. O whatsapp ainda me "aprisiona" por questões do trabalho, como mencionei no vídeo anterior... um abraço a todos!
A cada novo vídeo, um espaço de lucidez que se abre. Quando pensamos que estamos tendo consciencia e controle sobre o que consumimos, principalmente nas redes, mais percebemos o quão automatizados, controlados, adestrados e zumbis estamos nas redes. É triste, porém quando abrimos espaço pra discussões como essas, vamos despertando um pouquinho.
Agora só falta você encerrar suas contas nas redes sociais e pronto: você colocou em prática esse seu despertar.
Nunca fiz questão de ter redes sociais, apenas o UA-cam que aprendo mtaaaa coisa boa e a porcaria do whatsapp por obrigação mas não estou em grupo nenhum... A minha paz não tem preço!!! Sempre achei uma idiotice e perca de tempo essas redes sociais.
Olá boa noite, amei achar seu canal, finalmente achei alguém que pensa como eu sobre redes sociais! E comentando sobre ser amantes de nós mesmos , a bíblia fala sobre isso: Isso porque os homens serão amantes de si mesmos, apegados ao dinheiro, arrogantes, orgulhosos, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, insensíveis, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, impetuosos, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amantes de Deus; embora tenham aparência de piedade, negam o seu poder. Afaste-se destes também.2 Timóteo 3:2-5
Ess vídeo é maravilhoso... Faz a gente se sentir o 💩 do cavalo do bandido, ao mesmo tempo que mostra o quanto o Emanuel entende do que está falando 😂 uma mistura de "tô entendendo tudo" com "não é fácil pensar sobre essas coisas". Complicado quando a gente reflete sobre a nossa insignificância.
"O que os outros amam é a minha edição, e não a minha imagem em si"
Um vídeo essencial pra quem deseja compreender os dias atuais, e melhorar suas relações com suas faltas. Obrigado por essa preciosidade Emanuel 🙏
Estou sem Instagram a mais de 1 ano , me libertei , a comparação e outros sentimentos ruins estavam me incomodando muito , fora o tempo que estava me consumindo. Glória a Deus fui liberta do Face e do Insta , viver a vida da gente e a vida real são uma das melhores decisões nesse século 🙌🏾🙌🏾🙌🏾
Que vídeo incrível! Me fez repensar muitas coisas! Saindo do Instagram e tem me feito bem! Quero investir em coisas reais, percebi que minha vida tem lacunas que precisam ser preenchidas. O tempo gasto nas redes sociais precisa ser investido em coisas mais relevantes 🫂 obrigada pelo conteúdo, ganhou uma inscrita!
Manu, esse trecho final do video, em que tu lê algo do teu livro, me parece muito valioso para compartilhar com influenciadores da internet de forma geral. É comum vê-los sucumbir em depressão após ciclos de sucesso em suas redes e acredito que muito se deve justamente por esse desencontro entre o "quero ser amado" e o "pelo quê sou amado".
Obrigado pela reflexão!
Vi um filme e super recomendo chamado Medianeras de 2011! Este filme me impactou de certa forma. Tem um trecho onde um dos protagonistas diz:
“ A INTERNET ME APROXIMOU DO MUNDO, MAS ME AFASTOU DA VIDA”. Eu venho me afastando cada vez mais das redes sociais que por sinal é uma das grandes causadoras de ansiedade e tals pelo menos em mim! Tenho apenas 25 anos, e atualmente todos tem um aparelho celular, digo isso pois lá trás sei lá em 2009 ou 2010, quando estava no colégio, os intervalos eram deliciosos de se viver, galera brincando, contando piadas, todo mundo com seus lanches zoando o outro e ninguém com celular na mão, era raro, eu pelo menos não tinha. Hoje é comum todos nem olharem mais na cara uns dos outros para conversar pois estão muito ocupados vendo a vida dos outros nas redes. Não culpo à tecnologia ela é importante demaaaais , mas tbm temos que ter nosso próprio filtro do que faz realmente importância em nossas vidas, oq nos agrega ou não.
Legal a sua história, mas "apenas" 25 anos é relativo, porque pessoas mais velhas também são tão jovens quanto você.
@@LH23232 Sim sim, você tem toda razão! Quis dizer pelo fato dessa geração na qual nasci ser uma geração das tecnologias onde todo mundo tá plugado e tals. Mas realmente temos que ter esta mentalidade.
@@IgorMonteiro-ch3we Ah, sim, verdade, ela é bem tecnológica mesmo, a geração Y também é. Ok, valeu por me entender. ☺️
Instagram e TikTok destruiu meu ultimo relacionamento, minha Ex era tão viciada em Instagram, que começou ficar insatisfeita com tudo na vida dela se comparando com as pessoas que ela seguia, autoestima destruída, um dia mesmo a gnt estando bem, ela resolveu que queria algo mais, a gente terminou, depois disso ela caiu na real e veio atras, eu ja estava com outra pessoa.
Achei o assunto tratado de uma importância fundamental para a humanidade que no momento perde sua identidade com as redes sociais.
Eu sou fotógrafa profissional e usava o Instagram apenas para divulgação das minhas fotos. Eu tinha 700 seguidores e seguia mais de 1.000.
Quando eu postava minhas fotos eu recebia em média 20 likes, isto me deixava muito frustrada e até deprimida, porque eu passava o dia curtindo as fotos das pessoas, comentando e em troca recebia apenas 20 likes. E por não estar me fazendo bem, deletei minha conta . Também deletei a conta do Facebook e hoje só uso UA-cam e filtro bem o que assisto. Me sinto muito melhor. Livre, leve e solta 😊
3 anos sem redes sociais 🎉🎉🎉🎉
Eu perco tempo vendo stories de muita gente,as vezes gente do explorar que eu nunca vi.
Já há algum tempo, tenho notado a forma como o Instagram tem influenciado - negativamente - a maneira como sinto e vejo a vida. Recentemente, saí da rede, porque comecei a me sentir sufocada. Por algumas vezes, desativei a conta pessoal e mantive uma conta secundária (que eu utilizava só para seguir conteúdos que pareciam importantes para mim). Da última vez, acabei também desativando essa, dado o peso e a ansiedade que vinha percebendo cada vez que acessava a rede.
De qualquer forma, substituí pelo UA-cam e por aplicativos de lojas, e é isso o que eu faço quando há uma aumento de tensão. No fundo, sinto que fiz somente uma substituição do meio utilizado, mas que os motivos que me levam a acessar são os mesmos. De qualquer forma, diferente do Instagram, esses outros apps não elevam ainda mais a tensão.
Substituir por aplicativo de lojas é ótimo! 😂 também passo horas nesses apps
ninguém é de ferro e é assim mesmo, um passo de cada vez. Necessitamos de dopamina e tudo bem se vier de meios artificiais, mas o importante é que tu cortou o que te fazia mal e substituiu por algo mais leve
Seu comentário me fez refletir demais. Estou há mais ou menos 6 anos sem instagram e outras redes sociais e me vejo sempre em apps de lojas e youtube. Comecei a trabalhar e agora posso comprar algumas coisas que sempre quis, sem exageros, somente coisas que fazem sentido. A sensação de esperar a compra chegar é muito boa, parece que a qualquer momento vai acontecer algo pra amimar a semana monótona. Mas lendo seu comentário, percebi que isso também não faz sentido, estou apenas substituindo. De qualquer forma, o fato de obter alivio na carga emocional e ansiedade, que eram enormes com instagram, já é muito bom.
O Instagram é a fofoca autocentrada com o mundo?
Que preguiça!!
Obrigada Manu pela reflexão proposta
Estou vencendo e melhorando cada dia mais, saí do emprego no qual tinha uma chefe tóxica que praticamente obrigava todos a terem insta p curtir e comentar nos posts da empresa, mudei de Estado e foi melhor coisa que fiz, é tão libertador não saber nada da vida das pessoas que não me interessam e n deixar eles saber o que se passa na minha vida, estou apenas vivendo, realizando sonhos e sendo feliz sem sentir necessidade de expor minha vida p todos, ainda não exclui a conta definitivamente mas esse dia está muito muito próximo 🙏🏻🙌🏻😌
Já me disseram que eu não visto a "camisa" da empresa por não seguir a página e não estar no grupo de whatsapp da empresa, hoje sigo sem Instagram e continuo fora do grupo, isso se chama liberdade e é para só os corajosos!
Ai Kate, queria uma mudança de cidade também. Mas ando numa fase ruim há tanto tempo, mas quem sabe um dia. Boa jornada pra você!
@@flavia3735 Poxa vida, desejo que tudo se resolva na sua vida e que consiga tudo que almeja, assim que tiver uma oportunidade de mudar de cidade, estado ou país fale com Deus p as portas se abrirem p você, coloca Deus em primeiro lugar sempre e em todas tuas decisões ele te ajudará. Boa sorte na sua vida um abraço Flávia 🤗 🙏🏻
Nunca tive Facebook; exclui o Instagram e não tenho mais whatsapp ( isso mesmo ! Whatsapp); prático musculação 5, às vezes até 6 vezes, por dia; lendo 20 páginas de um livro por dia; 1 versículo por dia; 3 hrs no mínimo de estudo. Tô numa paz sem igual. 😊😌
É sério 😮
6x musculação por dia? 😅
como faz sem o whatsapp? algumas empresas só tem zap pra contato
Tbm não tenho nada disso, você pode usar o número do whats da empresa pra ligar, se não tiver jeito mesmo, eu baixo, resolvo o que preciso e desinstalo.
O ZAP é difícil pra mim , as outras me libertando total 🙏
Antes era sobre compartilhar seu universo pessoal e isso era tão massa. Agora é sobre narcisismo, autopromoção e um apelo incisivo pra te vender coisas O TEMPO INTEIRO.
Tenho apenas 17 anos, desenvolvi problemas de comparação e falta de auto-estima principalmente por conta do Instagram e de outras redes sociais. Comecei excluindo as redes que menos usava, não fazia diferença...já no Instagram comecei parando de seguir aquelas pessoas que eu só conhecia por nome, e parar de querer ver a vida dos outros se tornou cada vez mais frequente, até que desativei o meu perfil, e fiquei impressionada o quanto minha anciedade diminui, pós isso tive mais disposição para me dedicar a outras atividades do meu dia a dia, tive mais foco!. E não pretendo voltar com nenhuma rede! Simplesmente não tenho interesse em ver a vida de outras pessoas e compartilhar sobre a minha!
Vídeo longo! Já gostei!
Eu me livrei de redes sociais. Graças ao bom Deus! Não perco mais minha vida com isso. Tenho insta de dicas e estudos... inglês... culturas... e marketing digital.... entro rapidinho, olho e saio sem vícios. E estou muito bem assim.🥰🥰🥰
Igualmente ❤
Então você tem rede social, mas a usa de forma racional. O problema não é o objeto, é o observador. Eu não tenho que reclamar de vidas perfeitas no insta, porque claramente não perco meu tempo vendo a vida de quem não me agrega em nada.
Nossas redes sociais são reflexos nossos.
Se sente tudo fútil lá, foi a atmosfera que a pessoa buscou. Eu precisaria de muitos dias pra consumir todo conteúdo incrível de pessoas que sigo lá. Profissionais, excelentes pessoas. Pra mim é uma ferramenta incrível.
É mais fácil culpar as redes sociais que tratar os problemas internos, é o que a maioria dos comentários aqui mostra. Então é esperado que pessoas problemáticas também reflitam isso nas suas redes sociais. E como sempre, somente terceiros são culpados, sendo que ninguém obrigada ninguém a nada ali.
Fiquei 7 anos sem nenhuma rede social, claro, somente o WhatsApp
Fazem 4 meses que fiz um insta, entro somente para pesquisar sobre algo que quero comprar, e deixei configurado para ficar nele 15 minutos, e respeito este tempo.
Amo UA-cam para estudar sobre desenvolvimento pessoal, por isso seu vídeo apareceu para mim.
"Você pode investir o seu tempo na necessidade de invejar ou na tentativa de se exibir" aqui você resumiu bem o instagram