O WHATSAPP E O FIM DO AMOR | SALVA-VIDAS | EMANUEL ARAGÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 1 тис.

  • @tiagodeathayde7543
    @tiagodeathayde7543 Рік тому +1231

    Acho que um problema dessas redes é a ilusão do vínculo, você vai construindo relações no mundo digital, e um dia que você precisa de um apoio no mundo real você percebe que está sozinho e não tem ninguém pra te apoiar realmente.

    • @acml_Alice
      @acml_Alice Рік тому +14

      Verdade!

    • @sheilaleitedesousa3835
      @sheilaleitedesousa3835 Рік тому +14

      Disse tudo

    • @detudoumpoucocomviviane9899
      @detudoumpoucocomviviane9899 Рік тому +42

      vc disse tudo....conseguiu transmitir o que venho sentindo ultimamente.....e isso tem me gerado sentimento de solidão

    • @Samanta-ws7yv
      @Samanta-ws7yv Рік тому +49

      Por isso deixei o Instagram há precisamente um ano e quatro meses. Facebook não tenho há mais de 4 anos. Sai do Instagram e só duas pessoas deram falta.

    • @karinefcarvalho
      @karinefcarvalho Рік тому +6

      Nossa, resumiu tudo

  • @nathaliakrzesimovski
    @nathaliakrzesimovski Рік тому +606

    Ontem eu saí do WhatsApp. Postei um status informando meus contatos que ficaria fora do app por um período, pois estou vivendo um processo de luto devido à morte da minha primeira filha no final da gestação. Sei que as pessoas, em geral, estão preocupadas comigo, mas não estou dando conta da demanda de comunicação pelo WhatsApp. Minha família ficou ofendida com o fato de eu deixar o app. Outros compreenderam a decisão. Se eu ficar fora do app por 120 dias, minha conta será deletada automaticamente por inatividade. Já são 10 anos no WhatsApp, vivendo esse novo modelo de comunicação. Hoje é meu primeiro dia sem o app. Confesso que me sinto um pouco estranha, mas, ao mesmo tempo, aliviada. Quero estar sozinha comigo mesma, sem o peso da demanda digital infinita. Não tenho redes sociais já faz quase um ano. Tenho apenas LinkedIn por questões profissionais. Tenho dito que quero viver como nos anos 1990. É um experimento que estou fazendo. Quero entender como essa decisão irá afetar minhas relações. Obrigada pelo vídeo que veio ao encontro do que estou vivendo agora.

    • @thabatasilva-retratesse9642
      @thabatasilva-retratesse9642 Рік тому +43

      Sinto muito pela sua perda e para mim, sua decisão foi ótima.

    • @AdrianaLange
      @AdrianaLange Рік тому +16

      Sinto muito pelo que aconteceu e um dia saberemos e entenderemos os desígnios de Deus ou essa fonte de energia que nos faz vibrar...Vc fez a coisa certa sim, as vezes precisamos de um retiro..Eu adoro os anos 90 da minha adolescência, e infância a brincar na rua...contato com gente né... Se recolha e sofra sua dor, mas se puder falar com alguém talvez uma terapia seria muito importante nessa fase...e volte logo nem que seja p telefonar e ir visitar amigos ou parentes...faz bem ❤️🙌 Paz e luz

    • @renatapoontes
      @renatapoontes Рік тому +11

      Meus sentimentos pela sua perda. Que Jesus te console e abençoe.

    • @rebeccabreusmeier5792
      @rebeccabreusmeier5792 Рік тому +10

      Sinto muito pela sua perda. Não consigo nem imaginar o que está passando nesse momento. Espero que as pessoas próximas te entendam e te acolham, e que vocês encontrem consolo uns nos outros ❤

    • @byukihara
      @byukihara 11 місяців тому +10

      Meus sentimentos. E sábia decisão 👏🏼

  • @billyshears67
    @billyshears67 11 місяців тому +405

    Alguém mais acha ou percebeu que a saudade está em extinção? Todo mundo sabe tudo de todo mundo o tempo todo... até de quem não quer saber!

    • @cbotafogo
      @cbotafogo 11 місяців тому +31

      Na minha opinião, a saudade continua existindo, O "overposting" é que atrapalha esse sentimento de vir à tona. pra quê postar tudo o que faz? Pra quê postar sua intimidade? Muita gente compartilha momentos que não interessam à maioria das pessoas, mas o fazem na intenção de "provocar" sentimentos em alguém ou ganhar likes. É exatamente disso que estamos falando: da ilusão de sentimentos genuínos, da fabricação de sentimentos nas pessoas. Continuamos humanos, a tecnologia usada de forma excessiva é que nos tira essa humanidade.

    • @marlenedelou8491
      @marlenedelou8491 11 місяців тому +12

      Eu penso diferente. Eu sinto saudade das pessoas, do contato presencial, de abraço com calor e pele. De olhar nos olhos de verdade e não pela tela, de sentir o cheiro... Eu sinto falta das pessoas e penso que muitos também sentem , mas falta de atitude.
      Comigo a facilidade de contato pelas mídias sociais não substitui o encontro com as pessoas. Mas o adiamento dos encontros também revela o domínio que as diversas situações da vida, do mundo do trabalho, da exaustão exercem sobre as pessoas (a falta de "tempo" e de ânimo). Eu quero o encontro, mas nem sempre consigo.
      Mas, por outro lado, foi o WhatsApp, por exemplo, o grande aliado da minha mãe, de 81 anos, com o mundo lá fora, quando ficou em casa durante a pandemia da Covid 19 (que ainda está aí, vi dados preocupantes hoje). Enfim, a relação de cada um com as mídias sociais é pessoal e conveniente, mas o equilíbrio é necessário e deve ser percebido como meio a utilitarista e funcional, e não relacional, pois não é suficiente e nem saudável para nós, o contato tão virtual como temos visto.

    • @iatiaraBicalhoMagalhaes
      @iatiaraBicalhoMagalhaes 11 місяців тому +4

      Sim.... acho, ficou só vazio., mecanismo.

    • @marianap55
      @marianap55 11 місяців тому +3

      Nada a ver, saudade sempre vai estar vínculada a presença e interação ou relação, não adianta somente ver

    • @mardomingues1
      @mardomingues1 11 місяців тому +8

      Sim, sabemos quem nasceu, quem morreu, quem esta triste, quem brigou, quem viajou, quem se formou, quem operou, quem se separou, quem se casou e muitas vezes nao sao nem nossos "amigos" sao os amigos dos amigos que eu nem imagino quem sejam🙄 bla bla bla

  • @djanequeiroga6488
    @djanequeiroga6488 Рік тому +566

    Saí das redes sociais porque me sentia mais escravizada do que já sou pelo modelo de trabalho que tenho. Não me sobrava tempo pra mim mesma e conexões reais na vida real. Adoraria poder sair do whatsapp, mas lá também estão os grupos do trabalho... (sonho com esse dia! E fico pensando: "Antes o trabalho funcionava sem essa ferramenta... por que não posso sair?

    • @JuliaAmarant
      @JuliaAmarant Рік тому +41

      Mas aqui estamos, no UA-cam, que é uma rede social! Complicado

    • @TheCoffeeCat
      @TheCoffeeCat Рік тому +55

      O YT é a única rede social que não consigo largar

    • @miriamsantos1263
      @miriamsantos1263 Рік тому +36

      Eu também queria sair do WhatsApp, mas hj em dia até médicos, enfim os serviços são acionados pelo WhatsApp. O UA-cam acho, pelo menos pra mim, é menos "escravizante" e com ele podemos continuar os vínculos na vida real, pq no UA-cam são "relações" não tão pessoais.

    • @samaumahouse8650
      @samaumahouse8650 Рік тому +11

      Facebook larguei faz tempo (parece que tô falando de vício,"larguei"...rs) ...
      Só vejo insta por que estudo ocultismo, youtube idem, além de ocultismo tbm jardinagem e dicas de construção, acesso conhecimento, enfim. Mas insta vejo muito pouco...
      Mas redes sociais como entretenimento, encheu..
      Não tinha parado pra raciocinar tdas essas estratégias de comunicação que usamos, por trás das ferramentas.... genial, como sempre, grande Manu!

    • @damiannaborges
      @damiannaborges Рік тому +21

      Eu saí.
      Estou disponível no trabalho o tempo todo.
      "Eles" tem total acesso a mim para passar recados profissionais presencialmente.

  • @Dkbyy222
    @Dkbyy222 Рік тому +221

    Meu sonho é sair de tudo. Quanto mais longe fico longe, melhor me sinto. Entro raramente no Instagram, WhatsApp é para trabalho, mas quase não participo de nada. Queria mesmo é ir viver num lugar e só cuidar dos afaseres domésticos. Sonho de consumo. Queria viver em paz e curtir meus pais, que estão entrando na terceira idade.

    • @meraridasilva6293
      @meraridasilva6293 Рік тому +11

      Mas isso é possível. Depende se vc consegue viver com o necessário. Eu já vivo assim. Pouquíssima rede social e moro no meio do verde em contato com a natureza sem pretender o supérfluo. Paz... Simplesmente paz..

    • @S1moniBotoon
      @S1moniBotoon 11 місяців тому +2

      @@meraridasilva6293 - Mulher! como tu se planejou pra ir morar aí no meio do mato?

    • @henriquea.5975
      @henriquea.5975 11 місяців тому +10

      Faz isso brother . não uso redes sociais tipo facebook , instagran a 10 anos . e qnd me perguntam como eu consigo eu simplesmente respondo .. é igual não ser usuário de drogas . Simplesmente não preciso usar

    • @luizcjunior89
      @luizcjunior89 11 місяців тому +6

      Acabei de encontrar alguém com a mesma opinião que eu! Não estou sozinho! Viver em um local novo e se tornar um homem do lar! Seria meu sonho!

    • @S1moniBotoon
      @S1moniBotoon 11 місяців тому

      @@luizcjunior89 - 👏👏

  • @alicec.6195
    @alicec.6195 Рік тому +166

    Tá cada dia mais difícil viver nesse mundo. Eu abandonei tudo de redes sociais há um ano e eu me espantei que quase ninguém permaneceu na minha vida. Quem não é visto não é lembrado. Até as pessoas próximas que encontramos pessoalmente se perdem nos seus smartphones enquanto deveria estar acontecendo uma conversa/troca.

    • @martiusyamamoto1578
      @martiusyamamoto1578 Рік тому +27

      É verdade. Eu fiz aniversario na semana passada. Um irmão meu nem me ligou e outro me mandou uma mensagem escrita no whatsaap. Por muito menos, pessoas amigas e até mesmo pacientes (sou médico) me ligaram me trazendo felicitações e até mesmo houve pacientes que me trouxeram lembranças e fizeram um bolo caseiro. Família hoje em dia não tem vínculo. Impressionante... quem não é visto não é lembrado.

    • @sofia13554
      @sofia13554 11 місяців тому

      melhor comentário@@martiusyamamoto1578

    • @isabelasanchez1
      @isabelasanchez1 11 місяців тому +13

      Eu também senti isso. Quando eu tinha Facebook na época em que era mais usado eu tinha mais contatos. Agora nem insta tenho e meu círculo de amigos foi ficando cada vez menor. Mas não me arrependo, prefiro qualidade do que quantidade. Fora a paz, vejo muita gente que não sai das redes em busca do like ou comparando suas vidas. Agora tenho que me livrar do vício no UA-cam... Já o zap não vejo como sair, virou comunicação essencial mesmo....

    • @LuisFernandoPradoLuisFPrado
      @LuisFernandoPradoLuisFPrado 11 місяців тому

      Eu nunca nem sequer usei.

    • @R-Gomes
      @R-Gomes 11 місяців тому +9

      Você está equivocada nesse termo "quem não é visto não é lembrado". Por um tempo pensava assim. Mas não tem.muito.a ver no que diz respeito ao sentimento das pessoas por nós. Quem tem sentimento por você sentirá sua falta quando não te ver. Quem não sente sua falta na tua ausência, é porque você não faz falta para essa pessoa. E isso é validado pelas mais recentes ciências. Eu fiz o mesmo que você, e ficaram na minha vida só pessoas que realmente gostam da minha presença. Penso num trem bom...

  • @sabrynnaguedes2895
    @sabrynnaguedes2895 Рік тому +214

    Depois que substituí minha foto de perfil no WhatsApp por uma flor, tirei o visto por último e os tracinhos azuis, as mensagens diminuíram consideravelmente! Não posso ficar sem WhatsApp, pois trabalho de forma híbrida ( presencial + remoto). Então é uma ferramenta de trabalho também! Não tenho face nem Instagram, porém ainda não consegui largar o UA-cam. Acho muitos vídeos importantes e que me ajudam muito no meu desenvolvimento pessoal aqui no UA-cam.

    • @Carol-rb6hh
      @Carol-rb6hh 11 місяців тому +1

      👏👏👏👏

    • @celiadiassantos8873
      @celiadiassantos8873 11 місяців тому +7

      É exatamente isso que penso em fazer, sair do Facebook, pois é uma rede muito ruim e ficar apenas com o UA-cam para me informar, whatsapp só para recados, não participo de grupos e nada nessa linha. Instagram nunca tive acho muita ilusão.

    • @Carol-rb6hh
      @Carol-rb6hh 11 місяців тому +1

      @@celiadiassantos8873 👏👏👏👏

    • @adria6470
      @adria6470 11 місяців тому +2

      fiz a mesma coisa e quase não recebo mais mensagens no WhatsApp kkkkkkkkk somente do trabalho as mensagens

    • @JoaoGuilh1496
      @JoaoGuilh1496 11 місяців тому +2

      Fiz exatamente isso, porém ainda tenho Facebook por causa de grupos específicos( grupo de vendas e trocas de objetos em geral ) whatsapp fiz exatamente isso e percebi também uma certa indiferença, o que gostei demais!

  • @paulopilha
    @paulopilha 11 місяців тому +59

    Eu tinha um monte de seguidores no Instagram acumulados ao longo de dezenas de anos. Depois de um mês fora da rede social, apenas uma pessoa veio me perguntar se eu tinha saído pois queria me enviar um vídeo. Em suma, as pessoas estão apenas pensando nelas mesmas e nos stories e posts em tempo real. Você não faz falta nenhuma pra rede. No começo é difícil, mas vale demais à pena. Minha produtividade aumentou, passei a entender melhor quem eu sou. Não volto mais.

  • @JacintaBarbosa-xo3bu
    @JacintaBarbosa-xo3bu Рік тому +38

    Não deixo azul, não me importo em não ver o azul do outro e adorei não ficar online quando estou online 😂

  • @lumacavalcante2881
    @lumacavalcante2881 Рік тому +32

    Quando descobri que sou uma pessoa ordinária, e que ninguém tem necessidade de saber da minha vida, nem eu deveria alimentar essa necessidade, principalmente do olhar alheio, eu fui me afastando das redes, e hoje, sigo com elas desativadas. A vida continua exatamente a mesma, do lado de cá, os low profile. Digo até que vivo mais com os pés no chão. Meu objetivo é ser bem analfabeta digital, bem burrinha mermo.

  • @mariapaulafontanadefigueir5348
    @mariapaulafontanadefigueir5348 Рік тому +15

    Sem seta azul, sem visto por último, sem "online". Mó paz.

  • @julianagoes9659
    @julianagoes9659 Рік тому +32

    Quem veio pelo título levante a mão 🖐 😂( não é de hoje que eu sinto que o WhatsApp está acabando com a minha vida. Até que enfim um vídeo sobre esse tema)

  • @priscilae.3622
    @priscilae.3622 Рік тому +10

    Não ter wpp hj é um super "artigo de luxo"! Nos trabalhos mais precários, a galera te joga num grupo de wpp e controla a tua vida noite e dia.

  • @elianemiranda9537
    @elianemiranda9537 11 місяців тому +4

    Hoje, infelizmente, até para marcar uma consulta ou exame, é somente por WhatsApp. Estamos reféns!

    • @Esther332
      @Esther332 10 місяців тому

      Faço tudo sem esse zap .
      Nunca gostei , instalei o app e desinstalei.
      Minha família , nunca mais se comunicou comigo .
      As pessoas estão com preguiça de conversar e escrever .
      N sei se fui clara , tenho ansiedade e só de falar em zap começa a me dar pânico.
      Abraços ❤

  • @anamariareis3330
    @anamariareis3330 Рік тому +97

    Nunca tive Zap e não pretendo ter. Não curto o mundo virtual e luto pela preservação do relacionamento presencial. Resultado dessa minha escolha racional: perdi amigos que talvez nem eram amigos como eu pensava, me excluíram dos seus contatos diários e quando os vejo não perdem a oportunidade de me alfinetar. Foi bom por que tive a constatação que amigos realmente são pouquíssimos. Truste😢😢😢😢

    • @marianap55
      @marianap55 11 місяців тому +7

      Segundo Aristóteles, a gente tem no máximo 5 amigos "verdadeiros"

    • @MariOliveira-dy7fd
      @MariOliveira-dy7fd 11 місяців тому +2

      Admiro você! Também tenho pensado em deixar o Whatsapp exclusivamente para contatos de trabalho, talvez nem isso. Quero voltar a usar a antiga função de qualquer telefone, que é simplesmente FAZER LIGAÇÕES E MARCAR ENCONTROS. Com essa questão da foto da pessoa no perfil , áudios e poder digitar, temos a ilusão da presença quase que satisfeita; então, vamos adiando cada vez mais os encontros de verdade, olho no olho.

    • @vannnderleibonfim
      @vannnderleibonfim 10 місяців тому +1

      É como dizem, querida "amigos de verdade, a gente conta nos dedos".

    • @joelmasueli2612
      @joelmasueli2612 10 місяців тому +1

      E se eu te de uma notícia desagradável que estou com 45 anos e descobrir que amigos não existe pode ter certeza absoluta

    • @marianap55
      @marianap55 10 місяців тому

      @@joelmasueli2612 existe sim, você quem não conseguiu fazer um, eu tenho duas amigas que nos conhecemos no prezinho

  • @amauribueno3151
    @amauribueno3151 Рік тому +127

    Sou da seta azul. Adoro saber se o outro leu e tomou a decisão de não responder. Acho melhor do que não saber se fui rejeitado. Se ficou azul e fui rejeitado, PERFEITO! Sei pra onde ir.

    • @marianacosta6172
      @marianacosta6172 Рік тому +9

      Eu tb!! E faço questão de mostrar ao outro que ele foi rejeitado!!!

    • @LucasCamposNeves
      @LucasCamposNeves Рік тому +81

      Só acho que você está criando expectativas demais no uso da tecnologia. Como assim foi rejeitado porque demorou a responder ou passou batido ? Nada haver, isso é narcisismo tecnológico e ego descalibrado

    • @RMelo263
      @RMelo263 Рік тому +26

      Concordo com o Lucas. Você está colocando expectativas demais em algo pequeno

    • @carolferrari2013
      @carolferrari2013 Рік тому +1

      ​@@LucasCamposNeves perfeito..

    • @ratovideos
      @ratovideos Рік тому +22

      Eu confio mais nas pessoas que deixam as setas de visualização.

  • @thaisraide2462
    @thaisraide2462 Рік тому +84

    No meu trabalho, por exemplo, eu recebo inúmeras mensagens que ao invés de me ajudar só atrapalham. Eu perco muito tempo respondendo essas mensagens e isso se torna um segundo trabalho, que me demanda energia, tempo e emocional. Atrasa o meu trabalho no mundo real e concreto e a sensação que tenho, mesmo nas minhas folgas, é que nunca deixo de trabalhar, pois as pessoas mandam mensagem a qualquer hora do dia. Tenho saudades dos telefones que funcionavam apenas em horário comercial. Saudades de tudo que funcionava apenas no horário comercial, pois assim podíamos cultivar os vínculos fora do horário comercial.

    • @gipilla
      @gipilla Рік тому +11

      É mais pressão sua para não deixar cliente esperando. Se usar o whatsapp comercial, por exemplo, você consegue programar resposta automática fora do horário comercial. Outra possibilidade é ter um aparelho só para o comercial e não olhar pra ele nos momentos de lazer.

    • @mariamarlenybaptista4170
      @mariamarlenybaptista4170 Рік тому +2

      TAÍS: sim, era outra vida!! SAUDADES!!

    • @paulo0e
      @paulo0e Рік тому +6

      Pessoas que não respeitam horário de trabalho são o fim. Eu tô pensando em colocar meu fone conhecido em algum outro aparelho mais simples e desligar quando quero, e passar meus amigos, só amigos de verdade e família próxima, pra um número novo pra não ter sempre a sensação de que tô sendo observado ou cobrado por pessoas distantes ou do trabalho. É o mínimo da decência deixar o trabalho no horário dele e não incomodar os colegas, inclusive precisamos educar nossas crianças sobre esse tipo de limite, eu acho. Já que essa vida virtual está aí e é onipresente, que seja ao menos controlada.

  • @karinamata
    @karinamata Рік тому +41

    Não tenho redes desde 2017. Estou enfrentando diariamente a cobrança de "vc tem que ter!". Com relação a wpp também já quero largar e voltar ao modelo antigo de comunicação. Uma necessidade de achar que é urgente e necessária. E tenho que lidar que não sou...a urgência do outro é do outro e quem desejar falar comigo, me ligue. Nessas inúmeras olhadinhas, perco tempo e me frustro pq não sou tão solicitada quanto desejo. Não participar das redes é uma forma de "exclusão", "vc não faz parte", "vc não pertence" e o custo disso é ansiedade, taquicardia, neurose.

  • @TheXadrianne
    @TheXadrianne Рік тому +17

    Bem cansada das redes 😢 As pessoas estão muito frias.

  • @ncv17
    @ncv17 Рік тому +30

    Meu maior problema com o Whatsapp é a ansiedade que me gera não poder ter acesso, em uma conversa por mensagens, aos gestos, tons de voz e expressões faciais da pessoa. Quando eu converso com a pessoa pessoalmente, posso ver as reações dela ao que digo em tempo real, o que também gera ansiedades, mas me sinto mais confortável, com mais elementos pra melhorar a comunicação. Em conversas por mensagens, facilmente fico angustiada, achando que desagradei, que a pessoa tá chateada comigo etc etc etc. Também já notei que as mensagens, por serem escritas, têm um peso maior pra mim, como se eu estivesse mais exposta, porque eu e a pessoa podem ler novamente o que eu disse, já a fala some no momento em que é dita.

    • @thayana.magalhaes
      @thayana.magalhaes 11 місяців тому +2

      Nossa, me sinto exatamente assim. Me sinto acolhida de saber que há outra pessoa que também experiencia as mesmas coisas. Eu sinto que, no WhatsApp, eu perco a espontaneidade, justamente por haver a possibilidade de reler o que foi dito. Eu calculo o que e como falar, quanto tempo vou demorar para responder, etc.

    • @ncv17
      @ncv17 11 місяців тому +2

      @@thayana.magalhaes obrigada pelo seu comentário, também me senti acolhida ☺️ e sim, acho que a ideia de falta de espontaneidade resume bem a sensação!

  • @isabelasanchez1
    @isabelasanchez1 Рік тому +23

    Sou da seta cinza, fico offline, não tenho Instagram, twitter , nada. Mas sou viciada no UA-cam...

  • @matheustrying
    @matheustrying Рік тому +58

    fazem 9 meses que saí do instagram, e assim, é um caminho sem volta.
    estou amando.
    a parte chata é lidar com as reações das pessoas ao meu redor quando querem me marcar em fotos, ou me seguir no instagram.

  • @MATEUSGENTE
    @MATEUSGENTE Рік тому +3

    ...se desligássemos todos nossos computadores perceberíamos o quanto nosso conteúdo de comunicação foi alterado pelo meio virtual.
    Na primeira carta escrita a punho, faríamos um monte de carinhas, coraçõezinhos e merdinhas felizes.
    ...e isso não é nada perto estrago já feito.

  • @MarceloSikorski
    @MarceloSikorski Рік тому +149

    Emanuel, suas reflexões são sempre muito ricas, mas nesse vídeo, de uma clareza excepcional! Tenho 51 anos e vi essas tecnologias chegando com um misto de entusiasmo e preocupação. Sempre me coloquei crítico sobre os perigos da perda de vínculo real. Mesmo me “protegendo” me vi totalmente engolido por esse universo, seus símbolos e o ruído ansioso, confuso e destrutivo que muitas vezes produzem. Parabéns pelo belo trabalho!

  • @mariadosocorrodecarvalhoal362
    @mariadosocorrodecarvalhoal362 Рік тому +5

    já perdi amizades por ñ seguir tais regras,acho tudo um saco ter q responder a todo momwnto ufa!

  • @malufreedom
    @malufreedom Рік тому +25

    Que sincronicidade!
    Faz um tempo que tenho me incomodado muito com o uso do celular em geral mas sábado 23/09 eu desativei meu WhatsApp com o propósito de começar um detox.
    Eu moro na Inglaterra, então eu me apegava nele pois é a unica forma de manter-se "perto" do Brasil pois não tenho outras redes sociais alem do UA-cam.
    Desde sábado tem sido um alivio pra minha mente!
    Mas é um vazio sem tamanho também, que tento preencher com livros quase que empoeirados.
    Não somos especiais e esse detox me mostra isso claramente. A vida segue.
    Obrigada pela reflexão ♥️

    • @emdseduardo
      @emdseduardo 11 місяців тому

      E como está essa sua experiência sem o WhatsApp Mayara? Eu estou pra excluir o meu whatsapp também agora.

    • @malufreedom
      @malufreedom 11 місяців тому +5

      @@emdseduardo muito boa, reduziu drasticamente minha ansiedade, não sinto aquele peso como antes. Ele esta ativado (minha mãe reclamou kkkk) mas não recebo nenhuma notificação. Então nunca sei se tem msg lá ou não e fica a meu criterio quando olhar. Eu olho a noite e separo um tempo pra responder mas sem ficar rendendo conversas como antes. As pessoas estão sumindo ja kkkkkk me libertei

    • @emdseduardo
      @emdseduardo 11 місяців тому

      @@malufreedom Ah... Então retornou né rsrs... As circunstâncias de hoje em dia, nos obrigam a ter esse app né... Horrível isso, eu estou tentando me enquadrar e adaptar sem ele... Não nascemos com ele né... E nem morreremos hahahahah... Vamos ver né

  • @lualusr6180
    @lualusr6180 Рік тому +148

    Eu sempre fui dessas que ficava me questionando sobre as relações nas redes. Eu tenho(tinha?) uma amiga que sempre saíamos juntas e isso pra mim é super importante porque quando eu saio é quando de fato sinto que estou experimentando o mundo. Daí passamos apenas a nos falar pelo Whats e Instagram. Ela nunca tinha tempo pra sair mas passava o dia todo nas redes então ela estava lá mas na verdade nunca estava. Eu não sentia que tinha minha amiga mais, o que ela virou então? Pq ao mesmo tempo é um alívio saber que "a amizade continua" comprovado pelo envio de memes com alguma frequência (essa é a nova forma de dizer que o vínculo ainda existe) mas que vínculo é esse afinal? A presença física é o diferencial? Não sei porque tem gente que mora na mesma casa e não tem vínculo verdadeiro também... O que é que constitui então essa dinâmica do vínculo que nos nutre de fato?

    • @geraldomagelapaulino5235
      @geraldomagelapaulino5235 Рік тому +16

      Gostei de sua análise, me despertou para sair e ver gente. Assim quem sabe nos sentimos mais "gente" , menos "virtual" e quem sabe criar vínculos...uma dificuldade grande hoje, e que sinto falta! 🌸👏

    • @marketingdigitalnareal
      @marketingdigitalnareal Рік тому +13

      Não gosto da ideia de se relacionar com um aparelho, me questionei se o wi-fi acabasse a minha amizade acabaria junto e isso me abriu os olhos
      É uma grande ilusão a falsa ideia de aproximação que as redes sociais trazem, espero que haja um despertar em massa

    • @marcoantoniodesouza9915
      @marcoantoniodesouza9915 Рік тому +6

      Concordo com a sua reflexão. Os amigos, que antes se encontravam pessoalmente, agora se satisfazem com trocas de mensagens no Whatsapp ou em outras redes sociais. Não é à toa que já se fala no crescimento de uma "epidemia de solidão" na sociedade.

    • @CatoBrzl
      @CatoBrzl Рік тому +4

      Pois sou igual sua amiga. Costumo dizer que sou amigo digital. Tenho uma preguiça enorme de sair de casa para encontrar amigos. Pra mim é um terror quando algum insiste que quer me ver e marcar alguma coisa. Gosto deles, mas gosto desse jeito e nesse formato de interação.

    • @PS-ju8gs
      @PS-ju8gs 11 місяців тому

      ​@@CatoBrzlVc está doente. Completamente engolido pelo mundo virtual. Imerso na matrix existencial. Sinto dó de vc.

  • @claudetesoares194
    @claudetesoares194 Рік тому +67

    Eu tenho cinquenta anos, sou de um século que as formas de comunicação eram muito distintas das que usamos hoje. Penso que para a minha geração viver nesse "admirável mundo novo" tem um dimensão traumática que ainda não foi discutida. Tenho a sensação de que fui lançada em um outro mundo e não consigo me adaptar a ele de nenhuma forma. Nunca tive orkut. O facebook foi minha primeira e única rede social. Uso watsapp , sem confirmação de leitura e sem indicativo de estar online. Acho triste a gente ter que pedir autorização para ligar para alguém hoje em dia! "Posso te ligar?" . Enfim, traumatizada!

    • @karinefcarvalho
      @karinefcarvalho Рік тому +10

      Gostei do seu comentário Claudete! E pensando aqui...acho que hoje em dia temos que pedir pra ligar pro outro pq o telefone está grudado nas pessoas 😮 antes o telefone tocava e a gente as vzs nem via, não atendia pq ficava longe e não "atrapalhava"... louco isso do telefone ser uma extensão da gente, agora😢

    • @jozinetemariamacedosantos5564
      @jozinetemariamacedosantos5564 Рік тому

      ​@@karinefcarvalho15:06

    • @br_dailystudy
      @br_dailystudy Рік тому +5

      Sim, eu tenho 30 anos, tbm não tive orkut e só usei um pouco o Facebook. Conheço alguns poucos como eu. Mas acho que não tem a ver com geração, vejo mais um escudo para pessoas de toda idade que têm alguma dificuldade social.

    • @isabelasanchez1
      @isabelasanchez1 11 місяців тому

      Tenho 38 e me sinto assim tbm...

    • @marianap55
      @marianap55 11 місяців тому +3

      Hahha, a única pessoa que não me pede autorização é minha mae. Na verdade a maioria das pessoas acham chato ligações porque a ligação toma tempo, a não ser que seja o namorado (a) ou alguma coisa séria, o resto pode ser escrito, nesse ponto eu agradeço o virtual, rs.

  • @rosapinto1453
    @rosapinto1453 Рік тому +6

    Os meios de comunicação ampliou o mundo da ilusão!!

  • @G_Ramos
    @G_Ramos Рік тому +24

    "Quando você não paga por um produto, é porque talvez o produto seja você" - Dilema das Redes
    Nunca tinha parado pra pensar em como o wpp lucra, e realmente é assustador pensar que não é algo tão óbvio quanto instagram ou outras redes sociais.

  • @TheCoffeeCat
    @TheCoffeeCat Рік тому +29

    Seta cinza. Aprendi com um cara evitativo que só pensava em liberdade e espaço para si, e nunca mais larguei. Realmente tira a ansiedade de pensar "poxa, a outra pessoa viu minha mensagem e ainda não respondeu?" e também de pensar "agora que eu vi a mensagem, preciso responder logo, senão vai pegar mal" (este último certamente era o motivo principal no caso dele, no meu caso é mais o de cima).

    • @em.em.s2
      @em.em.s2 Рік тому +9

      Hahahahaahha muito bom seu comentário. Me lembrou quando levei isso pra terapia, que passei a observar e aprender com os caras evitativos (que são os que mais me atraem) a ser mais parecida com eles e menos pateta (ou só uma mulher que aprendeu que precisa de alguém sempre ao lado na vida). Se eles conseguem ser felizes dessa forma, então eu também consigo.

    • @TheCoffeeCat
      @TheCoffeeCat Рік тому +13

      @@em.em.s2 Confesso que depois de dois relacionamentos com evitativos, agora creio que estou virando uma, também... não busco mais me relacionar além das minhas amigas e estou ótima e *segura* morando sozinha, solteira, celibatária e sem filhos. Nada mau pra alguém que teve estilo de apego mais pendente para ansioso a vida inteira, né? As pessoas podem mudar... 😂

    • @paulo0e
      @paulo0e Рік тому +6

      Estou considerando essa seta cinza. Tem razão. Aderi à confirmação azul pelo mesmo motivo que vc, e hoje estou exausto e com ojeriza do app. Eu me tornei a pessoa evitativa.

    • @TheCoffeeCat
      @TheCoffeeCat Рік тому +7

      @@em.em.s2 Entendo totalmente, estou no mesmo barco. É uma paz, uma liberdade para fazer o que se gosta, um dinheiro sobrando, uma saúde (física e mental) sobrando que é um espetáculo. Dá pra aproveitar a vida, sem drama, sem inquietude! Prevejo que não volto mais a me relacionar com homens.

    • @TheCoffeeCat
      @TheCoffeeCat Рік тому +4

      @misouza2766 Mas é esse justamente o ponto, você não tem como saber, então você desapega com mais facilidade. Se não respondeu, você pode simplesmente deixar pra lá e considerar que isso foi uma escolha do outro. E o outro também não tem como ficar te fiscalizando, o que significa que terá que te dar algum voto de confiança e ter paciência, duas características boas pra quem a gente quer manter na nossa vida.

  • @taniafeliciano9554
    @taniafeliciano9554 Рік тому +20

    Detesto watsap. Não dá prá sair porque todos os serviços utilizam. Medicos, dentista, etc. Estou pouco nas redes sociais. Sinto um vazio de estar lá. Wats me causa ansiedade. Pessoas que não respondem. Faltam a compromissos, e postam no story fazendo outras coisas. Gera raiva, ansiedade, etc. Fora os Bom dias, msgs prontas e bonitas de pessoas nem aí com a gente

  • @dielsonvt5827
    @dielsonvt5827 Рік тому +8

    Exclui todas as minhas redes sociais exceto o UA-cam, parei de ver os shorts e parei de postar e ver os status do whatsapp, estava viciado, eu também sai dos grupos irrelevantes, e o da família eu nem vejo as msg, peço pra mandar pessoalmente.

  • @barbara.ferraz
    @barbara.ferraz 10 місяців тому +2

    Concordo plenamente.
    Não possuo Instagram, nem Facebook, enfim, nenhuma rede social.
    Meu sonho é sair do WhatsApp, mas TUDO e TODOS usam o app. Médicos, lojas, trabalho, serviços públicos, farmácia, pet shop etc....
    Muito difícil sair, mas a vontade é grande.

    • @Esther332
      @Esther332 10 місяців тому

      Ñ tenho e consigo me comunicar , qdo preciso .

  • @BeRag1000
    @BeRag1000 Рік тому +8

    A melhor coisa que fiz na vida foi tirar essa seta azul, verificação de whatsapp. Ninguém enche o saco nem eu fico ansiosa e chateada.

  • @RobertoSilva-kz2zp
    @RobertoSilva-kz2zp Рік тому +2

    A humanidade passa por um forte declínio intelectual, moral e, espiritual.

  • @lourdesaparecidadurso8785
    @lourdesaparecidadurso8785 Рік тому +47

    Sou fonoaudióloga e atendo crianças com atrasos no desenvolvimento da linguagem. Foi muito bom pensar com o que o Manu falou...pois nao sei como essas tecnologias vão afetar essas novas gerações. Cada vez mais pais de crianças, quase bebês, vem pra atendimento...parece que os pais estão com dificuldade intensa em se comunicar com os filhos....o quanto isso não é afetado pelo uso intensivo da tecnologia?

    • @bruna123mp4
      @bruna123mp4 Рік тому +1

      @@aelis36 , parabéns! Bebês e crianças precisam de presença!

    • @sarabatista728
      @sarabatista728 Рік тому

      Com certeza.

    • @julianatorres6368
      @julianatorres6368 Рік тому +5

      Não quero me anular profissionalmente pelo resto da vida mas já que não tive filhos até agora, pretendo me preparar para parar de trabalhar durante os 7 primeiros anos de vida do meu filho, quero educá-lo pessoalmente longe da tecnologia.
      Os donos das empresas do Vale do Silício criam escolas especiais para os seus filhos, as crianças ficam longe da tecnologia nos primeiros anos. Porque será? Acho que vale a pena o casal se planejar e organizar as finanças, é melhor prevenir do que remediar. Na minha época não tinha nada disso mas infelizmente alguns problemas sempre existiram, não quero delegar os cuidados do meu filho pra outra pessoa de jeito nenhum.

    • @julianatorres6368
      @julianatorres6368 Рік тому +2

      Editaram uma parte do meu comentário mas acho que deu pra entender...

  • @familiacardosodasilva6101
    @familiacardosodasilva6101 Рік тому +31

    Acho bem complicado a vida no whatsapp. Para trabalhar é bacana, funciona bem; Já nas outras áreas e cansativo ter que estar disponível para confirmar a felicidade ou infelicidade ou apenas bobeiras a cada momento. Estranho ver que nas horas que estamos presentes olho no olho, são outros assuntos, muito menores e sem importância , parece que nesse momento e montada uma atmosfera para que tudo pareça perfeito, só que na realidade a um abismo entre as pessoas. Sou sempre receptiva no presencial, mas vejo que isso não basta, percebi que por não expressar como a maioria gostaria no aplicativo, fui colocada na gaveta do castigo e julgada. Felizmente para manter minha saúde mental, optei por explicar meu pensamento a quem queira ouvir e permito ao outro julgar se assim não concordar, mas o que eu gostaria mesmo e que as pessoas não trocassem a ligação, a visita pra um café por uma mensagem ou um emoji.
    Emanuel parabéns pelo vídeo, me senti acolhida sempre me pego pensando nesse assunto e no trato humano um com o outro. Abraço

  • @karladacol5923
    @karladacol5923 Рік тому +14

    Desativei tudo há um bom tempo já! As setas, o visto por último e o online. É libertador! Rs...

  • @fabianasouza1985
    @fabianasouza1985 Рік тому +8

    Eu odeio profundamente 😤😡 e uso diariamente 🙄. Sinto que não consigo sair do trabalho nunca e ainda tenho que lidar com os fantasmas do passado que ressurgem do nada 😫

  • @raysa8238
    @raysa8238 Рік тому +24

    " Botões e atalhos amplificam a distância. E a preguiça de está lado a lado, veste a armadura, esse é o poder solitário."🎶 O Rappa

  • @henriquescaldini4884
    @henriquescaldini4884 Рік тому +98

    Até um certo tempo atrás eu era do time "seta azul", mas me converti depois de perceber que aquilo me causava alguma ansiedade, tanto em relação à seta do outro quanto à minha. Talvez eu não seja a melhor pessoa para o assunto zap porque tenho um grupo bastante restrito de pessoas com quem me comunico com alguma frequência, mas já tive experiências bem ansiogênicas, principalmente (e quase exclusivamente) com os famigerados "contatinhos". Recentemente sofri um ghosting que me afetou mais do que devia e me fez pensar sobre como isso me atingiu e como às vezes ficamos emocionalmente reféns dessas ferramentas. Tento usá-las o mínimo possível e prefiro infinitamente conversas em pessoa justamente porque o retorno tem mais chances de se converter em vínculo, mas sinto que grande parte das pessoas têm algum tipo de medo ou algo que as afastam da realidade, o que é frustrante.

    • @henriquescaldini4884
      @henriquescaldini4884 Рік тому +14

      @@aelis36exato! Tem tanta coisa que se perde sem o contato visual/físico que vira quase uma troca banal de informações. Ainda não consigo entender como tem gente que praticamente vive assim em quase todas as relações sem surtar, talvez seja mais fácil exercer a dominância, sei lá. Pra mim não tem coisa mais desesperadora do que não poder olhar pra cara da pessoa pra saber se eu to sendo adequado ou não, principalmente nos primeiros contatos

    • @freshfruitsever
      @freshfruitsever Рік тому +18

      resumiu tudo que eu penso… eu nem sou velha, tenho só 27 anos, mas já sinto saudades da forma como nos relacionávamos antigamente. não consigo me adaptar a esse novo modo e também não consigo entender… tá todo mundo individualista, achando que a vida real e as pessoas são como na internet… seguindo receitas e padrões de comportamento que levam ao trauma… dá vontade de se isolar, mas aí também não seria saudável.
      gosto de sair mas as pessoas só ficam tirando fotos de tudo. estou cansada.

    • @clarissadmf88
      @clarissadmf88 Рік тому +8

      Eu poderia dizer que seu relato foi escrito por mim. Nada a acrescentar.

    • @fredcavalcante1887
      @fredcavalcante1887 11 місяців тому +5

      Pois é. Conheço uma moça desde de 2016 no FB, fomos nos aproximando e no fim de 2021 parecia que ia rolar alguma coisa. Então ela me deu ghosting e apesar de algumas tentativas esparsas de contato posterior, nunca obtive resposta. Me afeta um pouco até hoje. Recentemente fiz uma última tentativa e consegui ser bloqueado no FB, (no whatsapp já tava). Realmente é muito decepcionante que uma pessoa com quem você interagiu por tanto tempo, torcia pelas vitórias, apoiava, te descarte com tanta facilidade, sem ao menos ter a dignidade de dizer alguma coisa. Nunca fiz nada de errado, nunca houve briga e ainda assim recebi esse tipo de tratamento. É muito cruel e infelizmente sei que tem pessoas que apoiam e são adeptas desse tipo de conduta. Presencialmente ninguém faz isso.

    • @dateerrado
      @dateerrado 11 місяців тому +1

      ​​@@fredcavalcante1887 infelizmente você conheceu uma pessoa vazia, não se sinta frustrado com isso, o problema é com ela mesma...
      Já assistiu o canal do Bruno Giglio ou do Rafael Aires? Acho que talvez te ajude a identificar e se proteger dessas "pessoas vazias" para que não se magoe novamente.

  • @allanmeirelesdesouza1187
    @allanmeirelesdesouza1187 Рік тому +15

    Whatsapp foi o único adeus que pude ter no meu relacionamento. E entra mesmo no narcisista ressentido, queria vida, olhares, tons de vozes, queria ver que estava acabado, que o corpo mostrasse que nunca mais, mas o mundo é esse.

    • @allanmeirelesdesouza1187
      @allanmeirelesdesouza1187 Рік тому +6

      Sobre os áudios: Em brigas costumava gravar várias vezes o mesmo áudio. Enviava o 4°, já sem raiva, já cansado, desde o primeiro já tentava compreender os motivos, no ultimo sentia que nem era eu mais.
      E as setas: Por muito tempo deixei sem nenhuma, não queria que ninguém soubesse que vi para não ter que responder, e quem eu quero coloco um toque especial para saber que eu tenho que responder.

    • @eloisaelena4797
      @eloisaelena4797 Рік тому +5

      😢 compreendo perfeitamente...sobre o fim do relacionamento por WhatsApp.

  • @iatancavalcantideoliveira
    @iatancavalcantideoliveira Рік тому +10

    Valtou o bloqueio, saber que aquela foto sumiu é também desesperador.

    •  Рік тому +2

      Boa

    •  Рік тому +4

      Mas acho que se enquadra na categoria do “meu” universo

    • @iatancavalcantideoliveira
      @iatancavalcantideoliveira Рік тому +1

      *faltou

    • @talitadealmeida1373
      @talitadealmeida1373 Рік тому +3

      Bloqueio e a exclusão tbm são cruéis...

    • @iatancavalcantideoliveira
      @iatancavalcantideoliveira Рік тому

      @@talitadealmeida1373 estou passando por uma separação, um dos piores dias foi ver a foto do whatsapp sumir da minha tela. Sensação de final definitivo.
      @EmanuelAragaoAutoescrita já pensei em mandar meu relato para o casal flor e manu mas não estou bem psicologicamente. Tomando remédios para dormir e antidepressivos. Segundo casamento e segunda vez que volto para casa da minha mãe e a sensação de derrota. Espero ter condições de superar, queria compreender o que eu fiz ou deixei de fazer.

  • @amandareis2041
    @amandareis2041 Рік тому +5

    Outro ponto interessantíssimo além do botão azul é a opção de "bloquear" a pessoa e/ou simplismente dar ghosting. Vc cortar um víncula de forma brusca via uma ferramenta sem nenhum tipo de comunicação.

  • @mairaaguiar594
    @mairaaguiar594 Рік тому +5

    Instagram exclui porque além de não fazer postagens estava me consumindo e instigando ao consumido. Obviamente o consumismo supre algum vazio. WhatsApp só respondo quando quero. Não tenho nem as notificações ligadas, me policio para ver algumas vezes ao dia por causa do trabalho, tenho aversão a grupos e amo a vida real com encontros e sem emojis e confirmação de leitura. Me sinto livre e leve assim.

  • @paulonascimento4420
    @paulonascimento4420 Рік тому +5

    Quando uma pessoa passa a se sentir rejeitada porque alguém deixou de responder de imediato a sua mensagem então essa pessoa está precisando de ajuda.
    Se você tem urgência de falar com alguém, então liga. Se não ligou, então não é tão importante.
    Se você tá nesse time, veja uma palestra da professora Lúcia Helena Galvão, você tá doente.

  • @anaestelacodato9018
    @anaestelacodato9018 Рік тому +22

    Tenho mais de 60 anos e uso intensamente o "whats" , mas eu escolho, pelo menos tento escolher, a hora, ou o momento da resposta, que nem sempre é livre, pois o assunto pode ser urgente. De acordo com o horário, após 21h, eu não respondo, (só se for urgente, e se for, a pessoa vai ligar e não deixar o recado), faço isso no outro dia. Penso que como adulta, já estabeleci minhas regras, mas e as crianças e adolescentes? Tenho netos e netas e observo bastante isso neles. Suas reflexões são importantes. Obrigada

  • @marcoantoniodesouza9915
    @marcoantoniodesouza9915 Рік тому +7

    Eu achei esse tema bem pertinente. O Whatsapp tem a sua utilidade como um meio rápido de comunicação, mas é um forte gerador de ansiedade porque é comum a gente enviar uma mensagem importante para alguém, e esse alguém despreza a sua mensagem por horas, ou até dias! Essas situações deterioram as relações sociais. Na verdade, as redes sociais em geral estão deteriorando as relações sociais e criando uma "epidemia de solidão". Mas a coisa pode piorar, quando uma grande parte da humanidade preferir conversar com a IA do que com seres humanos.

  • @rafapires8957
    @rafapires8957 9 місяців тому +1

    Sempre ocultei os traços azuis e "online" e SEMPRE sou questionado, é incrível como as pessoas não fazem ideia do sofrimento que isso causa.

  • @Larissa-ek2or
    @Larissa-ek2or Рік тому +14

    eu uso pouco o whatsapp e apesar de gostar que colegas me procurem pra uma conversa eu não vejo a hora de dar um encerramento pra conversa virtual, eu sempre tento marcar algo ou perguntar se a pessoa quer me ligar porque eu não aguento me sentir sequestrada por uma conversa que parece que não tem fim e nem propósito, eu não consigo me sentir bem

  • @veramion7035
    @veramion7035 11 місяців тому +2

    Nossa agora não consigo mais ver o WhatsApp do jeito que eu via antes. Cresci demais aqui.❤😢

  • @adrianenunes9750
    @adrianenunes9750 Рік тому +32

    Essa frase que o Emanuel disse relacionada a criação de vínculo: " (...) é no desconforto que o outro tem chance de te acolher", me pegou muito. Recentemente, perdi minha avó e o meu "crush" simplesmente sumiu quando comuniquei o fato. Achei estranho e perguntei o motivo do sumiço, alguns dias depois (já que nem um "sinto muito" me foi enviado). Enfim, foram dadas algumas justificativas, como "não consigo lidar com isso agora" e etc.
    Mas me doeu bastante. Isso porque já tinha ocorrido muitas trocas, principalmente no ambiente do whatsapp, mas fora dele também. Enfim, esse vídeo me pegou muito, mas essa coisa do desconforto e acolhimento é mesmo substancial para criação do vínculo... No meu caso, que citei, claramente não tinha mais interesse... e nem comunicação no momento que eu mais precisava que tivesse.
    Perceber e estar imerso nesse ambiente digital é exaustivo.

  • @amauribueno3151
    @amauribueno3151 Рік тому +20

    Emanuel, voce acaba de retirar um peso da minha cabeça (ansiedade). Me pregunto ha anos o que estou fazendo de errado Nas redes sociais, pois a primeira pessoa que me cobrou Ter Instagram nunca (nunca!) Me mandou uma mensagem e desde o día que passei a postar minha vida ali, nunca mais vi (pessoalmente) esta pessoa, que era meu melhor amigo.

    • @amauribueno3151
      @amauribueno3151 Рік тому +1

      ​@aelis36 😢

    • @dateerrado
      @dateerrado 11 місяців тому +2

      Acho que as pessoas querem que tenhamos redes sociais para ficar "sondando" nossa vida...

  • @nilzabarros224
    @nilzabarros224 Рік тому +9

    Cada vez mais chocada como as redes sociais estão transformando as pessoas em verdadeiros zumbis. Estou lutando pra utilizar cada vez menos. Tudo que foi colocado faz total sentido com o que observamos nas relações sociais😮

  • @sslredes
    @sslredes Рік тому +3

    Whatsapp, pornografia, qual mais? O que destrói a mente humana é a própria fraqueza. Deixo uma frase da Bíblia para reflexão: Tudo me é lícito mas nem tudo me convém. Isto significa que o vício é o problema.

  • @clau2465
    @clau2465 Рік тому +4

    Hoje eu uso pra pedir comida, marcar consultas, e estou tentando sair fora dele...

  • @AlexXavier
    @AlexXavier Рік тому +4

    Tive que fornecer documentação para trabalho e o funcionário do RH só sabia usar WhatsApp! Entregas de produtos, documentação para banco. Sem WhatsApp você não consegue. A sociedade está aprisionada.

  • @karinefcarvalho
    @karinefcarvalho Рік тому +5

    O lado ruim das Redes são Relações superficiais e as vzs, ilusórias.Qd é meio pra conteúdo, descontração ou pra encontrar as pessoas com alguma verdade, ainda vale...O problema é que na vida real os vínculos também estão rasos ou inexistentes...Tenho Instagram pra arquivo pessoal de momentos e coisas, mas de todas, o YT é a que salva, por trazer conteúdos como o seu, Manu ❤

  • @robertodsmartins8268
    @robertodsmartins8268 Рік тому +3

    Eu vejo hoje o WhatsApp como uma extensão e um aprisionamento no mundo do trabalho. Com essa ferramenta o trabalho se tornou 24h nos 7 dias da semana. Infelizmente pra saúde física e mental o trabalho em tempo integral, sem tempo pra própria vida.

  • @camilagodinho6727
    @camilagodinho6727 Рік тому +4

    Eu tive que tirar o azulzinho pq tava me destruindo saber que alguém visualiza e não responde. As vezes a pessoa não quer, mas as vezes ela simplesmente não pode responder naquele momento, não era pra ser levado tão a sério assim… eu tenho um problema muito sério de vício em redes sociais, principalmente pq eu me sinto muito sozinha já que não saio de casa, e ao msm tempo eu sei q isso me faz mal. Eu to sempre checamdo o celular e eu fico aflita quando não tem mensagem, pelo fato de estar sempre disponível eu acabo inconscientemente achando q as outras pessoas também tem que estar. Enfim é um ciclo muito difícil de sair

  • @michelesilva5779
    @michelesilva5779 Рік тому +3

    Nunca tive Facebook, Twitter ou Instagram... As pessoas sempre me perguntam pq não estou nessas redes e me falam como eu seria mais popular se estivesse . Do whatsapp não consegui fugir 😢

  • @Samanta-ws7yv
    @Samanta-ws7yv Рік тому +4

    Eu sou da seta cinza desde 2021. Não gostava da sensação de ter que responder de imediato. Também meu estado e última vez que usei o app, não aparecem. Não tenho instagram há 1 e 4 meses e Facebook não tenho há 5 anos. As redes sociais não me completavam no sentido de afeto, era só um encher linguiça de tempo. Amizade com vínculo profundo, não tenho, apesar de já ter tentado bastante. Agora o silêncio me completa mais.

  • @maylasiqueira
    @maylasiqueira Рік тому +16

    Não sou da seta azul desde que isso foi disponibilizado. Isso significa paz para mim. Tira a ansiedade de dar ou receber respostas (ou não receber seja lá pelo motivo que for do outro).

  • @brunaluiza7537
    @brunaluiza7537 Рік тому +4

    Time sem seta azul. Se pudesse nem usava esse trem!

  • @vanessapassos11111
    @vanessapassos11111 Рік тому +53

    Emanuel por favor continue essa série ! Grata pelo seu tempo 🙏🏻

  • @ubrtsheila
    @ubrtsheila Рік тому +21

    Sem seta azul e sem status online. E agora apavorada com as atualizações de status que evoluíram pra algo parecido com os stories promovidos/sugeridos do estragram. Levei duas tentativas e um tempo de adaptação pra sair "das redes" mas hoje me agradeço por tê-lo feito. Complexo ainda é lidar com a sensação de invisibilidade ao estar fora dessas ferramentas (meu problema de gente privilegiada).

  • @gilgleidekikadeandradesilv1304
    @gilgleidekikadeandradesilv1304 Рік тому +37

    Não sou da seta azul, não gostava de ser cobrada para responder, aí chateei, briguei e tirei a seta, hoje nem lembrava mais dessa tal seta. Quando entrei no WhatsApp tive uma sensação incrível de estar acompanhada, foi maravilhoso poder falar todo dia com minha irmã, ambas com duas crianças pequenas e em países diferentes totalmente isoladas. Apesar de achar sua análise genial, penso que o vínculo já forjado com minha irmã ficou reforçado...

  • @juliadias8928
    @juliadias8928 Рік тому +3

    WhatsApp mais um cabrestão de bolso pra nós!!!

  • @gleicasantana242
    @gleicasantana242 Рік тому +14

    Não uso a seta azul da visualização, nem o online.
    Já saí do Instagram há dois anos.
    Vídeo excelente, me fez refletir bastante.
    Seu conteúdo é necessário.

  • @Leticiacarmolopes
    @Leticiacarmolopes Рік тому +4

    Eu sou a pessoa que não tem o selinho azul
    Não tenho sequer o on-line
    Muito menos aparece quando eu estou digitando
    😂😂😂😂

  • @lucianamonteiro6599
    @lucianamonteiro6599 Рік тому +16

    Amei o vídeo!! Eu sou do time de com uma semana de WhatsApp tirei o tique azul, não gosto de usar rede mas esse meu jeitinho me exclui mt do convívio das pessoas. Gosto de falar ao vivo, ligação e áudio longo, ou seja, sou o pavor das pessoas atuais 😂😂😂

  • @EU501733
    @EU501733 Рік тому +3

    Cara ,
    não há um só dia que eu não tenha que explicar porque nunca instalei o zap ,
    agora só mandarei o link por msg e pronto .
    valeu .
    😀😀

  • @CatoBrzl
    @CatoBrzl Рік тому +1

    Só tenho WhatsApp pq sou pobre. Se fosse rico a primeira coisa que iria desfazer era do celular. A comunicação seria como antigamente. Se não mora perto de mim, não precisa de urgência. Manda e-mail e aguarda resposta. Aliás, adorava a comunicação por e-mail. A forma que era realizada, o cuidado na escrita e a escolha das melhores palavras. Saudade do silêncio entre o intervalo das trocas de e-mails. Não estou falando de e-mail corporativo.

  • @camilacosta3078
    @camilacosta3078 Рік тому +6

    Eu costumo responder coisas urgentes, não imediatamente. Outros temas às vezes demoro dias. Minhas visualizações são desativadas. Pessoas que me causam ansiedade deixo as conversas arquivadas e sem notificação. Na academia nao levo o celular. Não pertenço a grupos. Morro de preguiça de receber áudio. E sou viciada no UA-cam 😂. P.s. sou sociável pessoalmente rs

  • @iaiadrumond
    @iaiadrumond Рік тому +4

    Sou da "não seta azul" e eu AMO não saber de ninguém por essa via e que ninguém me cobre um tempo próprio de resposta... Mas isso é uma "conquista" de poucos anos. Meu sonho é não ter whatsapp mas desde que o trabalhp veio parar nele, e seu chefe te manda menssagem, inclusive domingo, é praticamente "impossível" sair. Eu ainda vou conseguir não ter o app.

  • @HelmoAmaral
    @HelmoAmaral Рік тому +68

    @Emanuel Aragão, impressionado com sua excelente análise e narrativa do uso do Whatsapp. Cada detalhe abordado como as setas azuis, os áudios, emoji, a dificuldade de se despedir após o diálogo, tudo isso é profundo e diz muito sobre a gente. Parabéns por toda a narrativa. Acrescento a dificuldade do diálogo virtual que é repleto de dificuldade por não entender a emoção e sentimento contido na mensagem. A ambiguidade das expressões geram discussões, brigas e é complicado esclarecer o q queríamos dizer. Adorei esse conteúdo ❤

  • @paulamangialardo
    @paulamangialardo Рік тому +59

    Olá Manu! Resisti até não conseguir mais trabalhar sem a ferramenta. Sou do time "seta cinza”, contra áudios (verdadeiros podcasts que eu não queria ouvir) e uso emojis e figurinhas (que "dizem” o que eu tenho vontade de falar sem começar uma guerra). E sou da turma que precisa PARAR tudo para ver e ouvir você! Obrigada pelo seu tempo e trabalho 😊

  • @darlene_ferreira
    @darlene_ferreira Рік тому +31

    Muito bom! Sou do time da seta azul mas não me importo muito com a demora da resposta. Às vezes me incomodo, dependendo da pessoa, mas no geral, levo bem. Sei q a resposta dela é condicionada a ela própria e seus processos.

  • @RafaelGeremias
    @RafaelGeremias Рік тому +3

    o ponto importante tocado por você é que precisamos estabelecer limites, tanto nas midias quanto na vida real. e aí é que mora o pepino hahha

  • @kellymarin769
    @kellymarin769 Рік тому +3

    Toda tecnologia serve a função de tirar o foco de si mesmo. O que as vezes pode ser uma experiência dolorosa. Daí a fuga

  • @angelhikha
    @angelhikha 11 місяців тому +1

    Graças a Deus não quero relacionamento nem em redes sociais e nem em lugar algum.

  • @joceliteixeira1901
    @joceliteixeira1901 Рік тому +4

    Tenho tão poucas pessoas para interagir que não tenho problemas com whats, só participo de um grupo com mais duas amigas. Acho que é mais uma ferramenta de comunicação, mas confesso que adoro me comunicar por figurinhas e memes.

  • @Lulu-gr4ph
    @Lulu-gr4ph Рік тому +3

    Eu gosto da seta azul. Às vezes desativo o visto por último. Assim como desativo o "dados" podendo ser contatada só por telefone e por último desligo o aparelho quando preciso de descanso.
    Minha análise pra decidir está pautada da mesma lógica em que usava o telefone antes do whatsap.
    De modo geral me dou muito bem usando esses artifícios.
    Com relação a trabalho só uso no horário de trabalho mesmo e ignoro fora do horário, exceto pra avisos de atraso ou ausência.
    A única coisa que me incomoda neste momento da comunicação da nossa geração é a preguiça das pessoas de se verem pessoalmente. Sinto falta disso pra conhecer gente fora do ambiente de trabalho.

  • @edward28051989
    @edward28051989 11 місяців тому +3

    Certa vez eu fiquei 5 dias sem usar o WhatsApp assim eu sair de férias. Me admirei que tinha muita gente tentando me contatar, perguntando se eu tava vivo. Mas essas pessoas que pensaram em mim não é nem 5% dos meus contatos. Então logo se ver que para maioria tanto faz. Uma coisa que acho faz mal no Whatsapp foi quando começou os Status, pois virou uma espécie de Instagram onde todo mundo quer postar algo para ser lembrado pelo outros ou saber quem tá vendo seus status. Isso aí é o gatilho perfeito da ansiedade e da carência. Fiquei sabendo que uma pessoa que eu gostava da cia física, se afastou de mim porque nunca olhei os status delas, (por falta de tempo), a pessoa se induz a acreditar que eu preciso ficar de olho nela o tempo todo. Que surreal.
    Eu não deixo marcado as setas azuis há anos.

  • @flaviaramos849
    @flaviaramos849 11 місяців тому +4

    Amei o video e a comunidade que assiste e opina, pessoas de bem,sensíveis, solidarias e INTELIGENTES, como o produtor do xanal. Obrigada pir compartilhar sua sabedoria. Como muitos aqyi eu utilizo mto o whatsapp por questoes de trabalgo. Ha muito abandonei as redes sociais convenvionais ja que era uma maqyina fe me fazer gastar dinheiro vom bobagens. Ja o youtube acho uma fontr muito importante e democratica de nos informar, direcionar, informar... basta procurar os canais serios como este. Novamente, agradeco❤❤❤❤❤

  • @TatiJBC
    @TatiJBC Рік тому +3

    Participo de um grupo familiar porque tem um parente que mora distante e é idoso. Nesse grupo, os pais publicam fotos e vídeos dos netos e bisnetos. Sempre que podem, essas pessoas viajam para visitar o idoso, mas claro que não dá pra ser rotina. Acho isso um exemplo do bom uso da tecnologia na substituição do contato social.
    .
    Tinha uma bolha onde curtíamos e compartilhávamos coisas semelhantes. Naquela época de fatos graves que causavam ruptura, como negacionismo de pandemia, essa bolha foi um apoio essencial. Mas aí adoeci de forma grave e resolvi dar um tempo (tempo que dura até hoje, hehe). Lembrando: essa bolha querida minha era só virtual. Apenas UMA pessoa veio perguntar se eu tava viva e bem. Isso no meio de uma pandemia fatal. Essa pessoa era minha amiga? Não, era um rapaz que me seguia e que com 5 minutos de conversa supérflua se declarou pra mim. Ou seja, o interesse dele não era exatamente voltado pra mim, mas pra ele próprio. Hoje frequento só UA-cam e WhatsApp mesmo. Mas não faço chamada de vídeo, exceto devidamente justificadas. Ou vai sentar num bar comigo ou não vai me ver. Tem dado certo com poucos bons amigos. ❤️

  • @Lauraniz
    @Lauraniz 11 місяців тому +1

    As demandas das redes sociais e da vida real me exaurem demais! As setas azuis do Whatsapp foram retiradas assim que foi possível! Só respondo quando quero.... e não entendo isso como rejeição e sim que todo mundo tem seu tempo na vida

  • @dra.marciaamorim8587
    @dra.marciaamorim8587 Рік тому +3

    Eu preferia não ter que usar. Desativei o tic azul, visto por último, som, vibração e qq coisa que me encha o saco. Mas me sinto mal pq tem mais de 90 conversas que não respondi😢

  • @danilasad
    @danilasad Рік тому +1

    Há muito tempo não escuto alguém dizendo " Vamos lá", parabéns por falar corretamemte.

  • @renatacarvalho3727
    @renatacarvalho3727 Рік тому +10

    Indo um pouquinho para o dilema das redes, mais um ganho para os gestores do WhatsApp é o fato de estarmos conectados o tempo todo. Quantas vezes não pegamos o celular para responder uma msg e acabamos entrando nas redes sociais???

  • @eddagiuliana
    @eddagiuliana 10 місяців тому +2

    Tem que estar/é cobrado por não estar/mal visto por amigos, pacientes, familiares, pelo simples fato de querer viver a vida real. Mas exaure, drena, suga, e parece muito custoso quando peço para ligar, ao invés de mandar mensagem! Existe uma ansiedade muito grande, acelera áudio, gente, que loucura! A convivência se esvai, pautada em estar em dia com as mil mensagens e compromissos que são marcados em mais um dos mil grupos que deveriam ser lidos ao invés de de estar presente no mundo real. “Eu falei, você que não leu”. 1000 mensagens. Cadê a Edda? Mudou muito, tá sumida, não se importa mais com as amigas.

  • @rafaellavasconcelos3807
    @rafaellavasconcelos3807 Рік тому +9

    Time seta cinza. Estou usando há um tempo, e mesmo assim, sempre me sinto em débito com o Whats App durante o dia.
    Esse vídeo foi muito Black Mirror ❤ (usando coração para demostrar que isso foi um elogio e para aumentar a probabilidade desse comentário ter sido percebido como positivo por quem estiver lendo). Uma busca inconsciente de aprovação de pessoas que eu nem conheço e que provavelmente nunca verei.
    Mas foi justamente essa consciência que esse vídeo me trouxe, do quanto em pequenas camadas, as redes socias estão no fundo das nossas mentes e causando uma necessidade que a gente não quer (mas quer) e nos monitorando, controlando, sutilmente.
    Saudades de algo que não vivi uma sociedade que está evoluindo sem redes sociais, aumentando as conexões humanas reais e usando a tecnologia para outros fins.

    • @cristinapomela7814
      @cristinapomela7814 Рік тому +2

      Mas isso é o capitalismo, o tempo todo criando necessidades desnecessárias…

  • @jesusmelibertou3513
    @jesusmelibertou3513 10 місяців тому +2

    Quando eu quero relaxar a mente, me sentir sem um pingo de responsabilidade com o outro, ou de me sentir julgado,
    Eu desinstalo o whats 1 semana mais ou menos.
    Melhor coisa que faço

  • @bbbbb-f1c
    @bbbbb-f1c Рік тому +17

    "é no desconforto que o outro tem chance de te acolher e assim se sentir amado, não por o que você deveria ser, mas por o que você é"
    Que frase bonita que foi dita Manu.
    Esses dias atrás passei um desconforto com dois bons amigos meus, que a principio era uma briga, mas como tem muito amor envolvido entre nós, conseguimos nos sentir acolhidos a partir deste desconforto e fortalecer a amizade.

  • @MarjanaValim
    @MarjanaValim Рік тому +2

    eu diria que talvez esse seja o vídeo mais importante desse canal

  • @fabiane.c.g.
    @fabiane.c.g. Рік тому +4

    Seta cinza. Não fico agarrada no celular o tempo todo, ao sair por perto de casa (supermercado, padaria...) não levo celular. A noite ele fica na mesa da sala. Se o lagartixa branquelo ( dono do zap) quer saber das minhas preferências danou-se. Raramente abro vídeos e encaminhar algo é muito difícil. Resumo: viveria sem isso na boa. Quando algo é importante eu ligo.

  • @FlaviaKrahe
    @FlaviaKrahe 13 днів тому

    Genial análise. Estou há tempos vendo atividades onde não se usa celular.
    Dança é um exemplo. Vc olha o outro, toca, se relaciona de verdade. O problema do cansaço é
    Muito real!

  • @Jmrocha44
    @Jmrocha44 Рік тому +9

    Sou seta “azul” no WhatsApp e no Instagram coloco “visto” também.
    Acredito que “não responder” ou famoso vácuo também é uma resposta, não deixa de ser, esses app se tornaram uma extensão da comunicação do ser humano( infelizmente) pois não funcionam tão bem.
    Todo mundo está exausto com esse excesso de tecnologia, e cansado, o Instagram acabando com as pessoas e TikTok transformando as pessoas em zumbi, uma fuga constante de nos mesmo.

  • @mariacavalheiro7895
    @mariacavalheiro7895 Рік тому +5

    Eu deixo as setas azuis porque acho mais educado, porque quando vejo sempre respondo, a questão é que às vezes demoro muito para responder. Já o online e o visto pela última vez me incomodam, porque me aumentam a sensação de estar sendo demandada ou de ter que estar disponível quando às vezes não estou.
    Mas eu sei que a média que eu encontrei entre o que acho mais correto/educado/responsável/respeitoso e o que é possível e saudável para mim nem sempre vai ser lido dessa forma e vice versa.
    Acho que em geral a gente tem pouca compreensão com a dinâmica do outro, que é diferente da nossa, isso é também (entre diversas outras coisas, claro) um gerador de sofrimento.