Mas aí que entra a maldade. Se ele tivesse mais de 20 o santo não dobraria o dinheiro dele. Na primeira ele entra com 17,50 e sai com 15,00 então alguma coisa ele doou para os pobres. Se não doasse nada, se fosse só pra tirar vantagem o santo não dobraria.
@@inset09 Na real, se a diferença pra 20 for pequena, dá pra enganar no começo Tipo, se for 21, já vai dar conversar com o santo Depois, é só pedir a recomendação do primeiro pros próximos Confia po, vai dar certo
Fui remetido 27 anos no passado, quando meu filho mais novo tinha uns 7 anos aproximadamente. Eu falava no telefone com algum amigo que não lembro mais o nome e contei essa história, indagando o interlocutor quanto a resposta: "Com quanto entrou na primeira igreja?" Nesse instante meu filho, com um pedaço de papel na mão começou a tentar chamar minha atenção, pulando e sussurrando: "eu sei a resposta, eu sei a resposta..." Olhei ligeiramente o papel que ele trazia na mão e observei "17,50". Me assustei, eu nunca havia comentado esse problema com ele. Era comum brincarmos de fazer contas de multiplicar de cabeça, centenas, milhares. Sei que rapidamente encerrei a conversa com o amigo ao telefone, chamei meu filho e pedi para demonstrar como havia chegado à solução. Descreveu o método inverso: "saiu do último santo sem nada, mas deu 20 antes disso... se ficou com vinte depois de ter dobrado então tinha dez..... etc." Nesse ensejo constatei que meu filho mais novo era dotado de inteligência acima da média, fato que confirmei muitas outras vezes depois desse episódio.
@@ferreiradio1257 Fez Engenharia da Computação, solteiro, independente, mora bem, trabalha para os "gringos" em home office, recebe em dólar, quando tá a fim para, passeia, já trabalhou fora do país, enfim não pode reclamar... mas.... antes tivesse feito Odonto, Direito, Medicina... com certeza estaria bemmm melhor, essas profissões liberais cobram muito bem de seus clientes, raro o que não "enrica" antes dos quarenta. Tem outras variáveis na equação, inteligência não está ligada diretamente com capacidade de "vencer na vida", não mesmo. Obrigado, abraço.
@@viniciusfagundesmayer902 O mais perto disse foram as artes marciais, porque de futebol mesmo, nunca presenciei nenhum interesse dele, provavelmente porque o pai nunca se interessou também.
Poderíamos equacionar o problema da seguinte forma: Ele entrou na primeira igreja com uma quantia x mas saiu com o dobro disso menos 20 de esmola, isto é, 2x-20. Saiu da segunda igreja com a quantia anterior da primeira dobrada menos 20 de esmola, isto é, 2.(2x-20)-20 = (4x-40)-20 = (4x-60) Saiu da terceira igreja com a quantia anterior da segunda dobrada, isto é, 2.(4x-60) = (8x-120). Mas dessa última vez após dar 20 de esmola ficou sem nada, isto é, (8x-120)-20 = 0. Então, devemos achar x em (8x-120)-20 = 0 8x-140 = 0 8x = 140 x= 140/8 = 70/4 = 35/2 = 17,50 O que ele não percebeu é que para o dinheiro realmente multiplicar sob esse esquema, ele não deveria dar nem mais do que a metade e nem a metade da quantia inicial que ele tinha quando entrou na primeira igreja. Porque dando mais do que a metade do dobro dos 17,50 iniciais, que foi o que ele fez, o montante estava fadado a descrescer até o zero. E dando a metade, o montante sempre se manteria o mesmo. A solução, portanto, seria sempre dar menos da metade do dinheiro que vinha ganhando desde o início e assim o montante tenderia a crescer indefinidamente.
Quem estuda Computação sabe isso muito bem; é a diferença entre problemas deterministicos e não-deterministicos. A esmagadora maioria dos problemas são não-deterministicos (não têm um algoritmo que resolva em tempo e espaço finito). É das áreas mais fascinantes de pesquisa hoje.
Exatamente. É realmente uma área bastante fascinante... Eu pretendo pesquisar na área de Criptografia e Teoria da Informação, mas estudei e ainda estudo, por Hobby, Lógica e Teoria da Computabilidade, que trata desses problemas: decidibilidade, problemas deterministicos, máquinas de turing, teoria dos automâtos finitos, etc.
Também há aquela do trabalhador negociar com o patrão, aceitar receber 1 centavo no primeiro dia de trabalho e ir dobrando a cada dia, no final do mês fica milionário.
Cai por acaso nestes vídeos do professor Ledo e estou assistindo vários mesmo sem ser da área e não saber nada de matemática porém sou artista falo que vejo arte nesse saber dos números, gosto de apreciar isso acho bonito a pessoa ter esse conhecimento
Quando eu tinha meus 12 ou 13 anos eu aprendi assim: conta inversa. Como eu estava com Zero, tomei os 20 que dei pro 3º pobre e fiquei com 20. O santo pra me castigar dividiu no meio meus 20 reais e fiquei com 10. Desses 10 eu tomei os 20 do 2º santo e fiquei com 30. O santo me pra castigar dividiu no meio meus 30 reais e fiquei com 15. Desses 15 eu tomei os 20 do 1º santo e fiquei com 35. O santo pra me castigar dividiu no meio meus 35 reais e fiquei com 17,50.Conclusão entrei na igreja com 17,50. Fácil
2023.05.28 Dedico esta resposta à minha querida mãe, senhora Maria das Graças Oliveira [ a qual faleceu neste último mês de abril de 2023 ]. Sou devedor a ela às primeiras instruções das Sagradas Escrituras e a memorização das antigas Tabuadas! In memoriam.. Esta é uma questão na qual impõe-se o método algébrico { erro comum: tentar resolver com a formulação de sistemas }!! Destarte: "alguém tinha uma quantia que sofreu sucessivas multiplações e substrações, resultando em Zero". Logo, { 2[ 2q - 20 ] - 20 }2 -20 = "zero"!! Isto resulta em R$ 17,5 em moeda nacional.. Serra Sede - ES - Brazil.. Fábio de Oliveira [ Souza Filho ] Knowledge-NGwIK MEI.. Auf wiederschreiben!
2023.05.28 Dedico esta resposta à minha querida mãe, senhora Maria das Graças Oliveira [ a qual faleceu neste último mês de abril de 2023 ]. Sou devedor a ela às primeiras instruções das Sagradas Escrituras e a memorização das antigas Tabuadas! In memoriam.. Esta é uma questão na qual impõe-se o método algébrico { erro comum: tentar resolver com a formulação de sistemas }!! Destarte: "alguém tinha uma quantia que sofreu sucessivas multiplações e substrações, resultando em Zero". Logo, { 2[ 2q - 20 ] - 20 }2 -20 = "zero"!! Isto resulta em R$ 17,5 em moeda nacional.. Serra Sede - ES - Brazil.. Fábio de Oliveira [ Souza Filho ] Knowledge-NGwIK MEI.. Auf wiederschreiben!
Tem essa aqui tbm, veja: dois colegas do primário se encontraram no pátio da escola, na hora do recreio e um falava: se eu der uma das minhas maçãs a vc, ficamos com a mesma quantidade. Ao que o outro retrucava: mas se eu der uma das minhas, vc é que ficará com o triplo do eu tenho. Agora, responda quem estiver lendo este comentário, se quiser: QUANTAS MAÇÃS TINHA CADA UM? Já deixando aquele like maroto. Isso é muito mais que milagre.
@@Hiroakee Correto! Sem dúvida nenhuma. Agora responda esta: A diferença de idade entre 2 irmãos é que um tem 3 anos a mais. Se nós duplicarmos as duas idades, o mais velho ficaria com quase o dobro por 2 anos. Qual é a idade de cada um? Mais outra para o seu entretenimento matemático: X = Y + 4 mas X + Y não é igual a X + 4 pela diferença de 2. X=? Y=? Na sua resposta acima, o correto mesmo é 5 e 3, o inverso da sua.
Me senti inteligente. Há 10 anos estava em frente a uma igreja e me propuseram esse probleminha de cálculo. Mas o exemplo não era igreja, era crucifixo. Crucifixo, dobra o que eu tenho e te dou 20 reais... Eu não fui de trás pra frente não, eu fui chutando de cabeça...aí pensei! Tem pegadinha. Logo já pensei nos centavos, e cheguei a resposta de 17,50 hahaha. Muito bom!!!! (Eu sou ruim em matemática/ péssimo, não sei nada kkkkkk)
Montei uma equação para que ele chegasse com zero, bem simples quando entrasse na quarta igreja: 2X - 20 = zero X = 10 Ai fui fazendo inversamente, X = 15 e finalmente X = 17,5 Legal !
Moral: Não tente usar os pobres para proveito próprio. A gente vê isso várias vezes hoje em dia, por isso Cristo diz que a Caridade deve ser feita em segredo.
Outra maneira indo do início do problema. Entrou inicialmente com x reais, que foi dobrado e retirado 20. Entrou na segunda com x-20, que foi dobrado, 4x-40 e retirado 20. Entrou na terceira com 4x-60, que foi dobrado, 8x-120 e retirado 20, e assim ficando com nada. 8x-140 = 0 -> x = 140/8 = 35/2 = 17,5.
Basicamente: Xt+1 =2.Xt -20 => Xt = 0,5(Xt+1) - 10 Sabemos que X3 = 0, jogando na equação descobrimos que X2 =10, jogando na equação novamente, X1 = 15, jogando na equação mais uma vez descobrimos que a conição inicial é X0 = 17,5. PS: Sem ele entrasse com 20, Xt =20 para qualquer t. Se entrasse com mais de 20, Xt tenderia ao infinito.
Interessante que eu só tinha utilizado o teorema de "chutágoras" para resolver, e o professor elucidou outro método que é fazer a conta de trás pra frente. Gostei!
Aplica- se o modo reverso.Vamos analisar: Na terceira igreja ele vai estar com 10 reais pois o dobro é 20 reais. Na segunda igreja ele vai entra com 15 pois o dobro de 15 é igual a 30, portanto ao doar 20 ano probres ele vai ficar com 10 reais. Portanto na primeira igreja ele vai está: 35-20=15 35/2=17,50
Pausei o vídeo e montei 3 equações do primeiro grau e resolvi ta última para a primeira, chegando no resultado correto, muito bom o vídeo. As equações: 2x-20=y 2y-20=z 2z-20=0 Resolvendo da última para a primeira obtem o X que é o valor inicial
Equação x valor que entrou na primeira igreja 2x valor que saiu da primeira igreja 4x valor que saiu da segunda igreja 8x valor que saiu da terceira igreja Valor doado aos pobres: (-20) + (-20) + (-20) Se ele entrou na terceira igreja com 8x e e ao sair dela doou a terceira parcela de -20 (e portanto doou 60 reais de forma que ficasse sem nada), então 8x-60=0 x= 60/8= 7,50 Acho que a equação seria essa.
Da pra fazer pela diferença? Eu pensei que se pra na última igreja ele tem que estar com 0 reais a diferença entre o que ele dá aos pobres e o que tem, que será dobrado, estaria sempre crescendo até chegar aos 20 reais. Com isso pensando que ele dobrou o dinheiro 3x seria 20/8 essa diferença entre o que ele tem lá na primeira igreja pro que ele dará para os pobres, o que daria os 2,50 reais. Não sei se esse método funciona mas eu pensei mais em função do que ele fica devendo
Então pensei que se ele fobrasee 20 vezes a gente teria 20 - 20/20 o que daria 19 reais na entrada da primeira igreja e assim sucessivamente. Tava procurando um método para não precisar fazendo um por um ou montando uma Equação, acho bem trabalhoso isso de ir voltando para números grandes. Obrigado pela aula
Logo, só bastaria que o valor inicial fosse um "pouquinho" acima de 20 que a exponencial faria a mágica. A título de curiosidade, se ele tivesse inicialmente R$ 20,10 bastaria que entrasse em 24 igrejas pra ficar milionário.
Moral da história ele poderia fica com o dinheiro pra ele pq era pobre tbm. Depois de ficar além de ñ precisa que o Santo dobre o dinheiro dele tbm ñ precisa dar a ninguém.
O relogio e um calculo ao redondo das horas ..em seus extremos do circulo determinando as horas de acordo com o giro da terra no proprio eixo ...durante 12 horas perfazendo 24 horas .......viram como a matematica e quadrada .....nada redonda .....kkkkkkkkkkkkk
Moral da história: se sair pedindo dinheiro pra santo dizendo que vai dar 20 reais pros pobres, tenha mais que 20 reais
Kkkkkkkk
Mas aí que entra a maldade. Se ele tivesse mais de 20 o santo não dobraria o dinheiro dele. Na primeira ele entra com 17,50 e sai com 15,00 então alguma coisa ele doou para os pobres. Se não doasse nada, se fosse só pra tirar vantagem o santo não dobraria.
@@inset09 Na real, se a diferença pra 20 for pequena, dá pra enganar no começo
Tipo, se for 21, já vai dar conversar com o santo
Depois, é só pedir a recomendação do primeiro pros próximos
Confia po, vai dar certo
Tá pensando que o santo é bobo de cair em esquema de pirâmide?
@@iorguemaxwell sei lá
Não conheço nenhum santo
"Cê tá trabalhando com dinheiro, isso não pode dar uma √2" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
👍👍👍
Dois gigantes! (o Twin literalmente)
Fui remetido 27 anos no passado, quando meu filho mais novo tinha uns 7 anos aproximadamente. Eu falava no telefone com algum amigo que não lembro mais o nome e contei essa história, indagando o interlocutor quanto a resposta: "Com quanto entrou na primeira igreja?" Nesse instante meu filho, com um pedaço de papel na mão começou a tentar chamar minha atenção, pulando e sussurrando: "eu sei a resposta, eu sei a resposta..." Olhei ligeiramente o papel que ele trazia na mão e observei "17,50". Me assustei, eu nunca havia comentado esse problema com ele. Era comum brincarmos de fazer contas de multiplicar de cabeça, centenas, milhares. Sei que rapidamente encerrei a conversa com o amigo ao telefone, chamei meu filho e pedi para demonstrar como havia chegado à solução. Descreveu o método inverso: "saiu do último santo sem nada, mas deu 20 antes disso... se ficou com vinte depois de ter dobrado então tinha dez..... etc." Nesse ensejo constatei que meu filho mais novo era dotado de inteligência acima da média, fato que confirmei muitas outras vezes depois desse episódio.
Com teu filho tá hoje em dia? Ele parece ter um talento em tanto!
@@ferreiradio1257 de certo que tá jogando no Vasco
@@ferreiradio1257 Fez Engenharia da Computação, solteiro, independente, mora bem, trabalha para os "gringos" em home office, recebe em dólar, quando tá a fim para, passeia, já trabalhou fora do país, enfim não pode reclamar... mas.... antes tivesse feito Odonto, Direito, Medicina... com certeza estaria bemmm melhor, essas profissões liberais cobram muito bem de seus clientes, raro o que não "enrica" antes dos quarenta. Tem outras variáveis na equação, inteligência não está ligada diretamente com capacidade de "vencer na vida", não mesmo. Obrigado, abraço.
@@viniciusfagundesmayer902 O mais perto disse foram as artes marciais, porque de futebol mesmo, nunca presenciei nenhum interesse dele, provavelmente porque o pai nunca se interessou também.
@@carloshpaiva foi uma piada mano kkkk ele quis dizer que seu filho foi de base.
Dependendo da igreja que ele entrar vai sair duro já na 1° igreja
Poderíamos equacionar o problema da seguinte forma:
Ele entrou na primeira igreja com uma quantia x mas saiu com o dobro disso menos 20 de esmola, isto é, 2x-20.
Saiu da segunda igreja com a quantia anterior da primeira dobrada menos 20 de esmola, isto é, 2.(2x-20)-20 = (4x-40)-20 = (4x-60)
Saiu da terceira igreja com a quantia anterior da segunda dobrada, isto é, 2.(4x-60) = (8x-120). Mas dessa última vez após dar 20 de esmola ficou sem nada, isto é, (8x-120)-20 = 0.
Então, devemos achar x em (8x-120)-20 = 0
8x-140 = 0
8x = 140
x= 140/8 = 70/4 = 35/2 = 17,50
O que ele não percebeu é que para o dinheiro realmente multiplicar sob esse esquema, ele não deveria dar nem mais do que a metade e nem a metade da quantia inicial que ele tinha quando entrou na primeira igreja.
Porque dando mais do que a metade do dobro dos 17,50 iniciais, que foi o que ele fez, o montante estava fadado a descrescer até o zero.
E dando a metade, o montante sempre se manteria o mesmo.
A solução, portanto, seria sempre dar menos da metade do dinheiro que vinha ganhando desde o início e assim o montante tenderia a crescer indefinidamente.
"São Jorge, como é que vai, como é que vai o dragão?"
Quem estuda Computação sabe isso muito bem; é a diferença entre problemas deterministicos e não-deterministicos. A esmagadora maioria dos problemas são não-deterministicos (não têm um algoritmo que resolva em tempo e espaço finito). É das áreas mais fascinantes de pesquisa hoje.
Estou aprendendo mais matemática agora que estudo programação
@DANIEL liga sim!!
@DANIEL 🇧🇷 Yo ligo
Exatamente. É realmente uma área bastante fascinante... Eu pretendo pesquisar na área de Criptografia e Teoria da Informação, mas estudei e ainda estudo, por Hobby, Lógica e Teoria da Computabilidade, que trata desses problemas: decidibilidade, problemas deterministicos, máquinas de turing, teoria dos automâtos finitos, etc.
É a famosa formulinha do Valor Presente, da Matemática Financeira.
pensar da esquerda para direita é logicamente mais fácil, agora fazer isso ao contrário é muito hardcore
Também há aquela do trabalhador negociar com o patrão, aceitar receber 1 centavo no primeiro dia de trabalho e ir dobrando a cada dia, no final do mês fica milionário.
Demitido no décimo dia kkkk
Kkkkkk boa, essa meu pai me contava sempre. Aprendi PG com essa história!
sempre usei essa pesquisa no meu tempo de escola kkk, ai vinha a pergunta, de onde saiu esse resultado ai? e a, cadê a conta?
O negócio era colocar todos os resultados de todas as pesquisas, aí quero ver achar ruim kkkkkk
x*2)-20)*2)-20)*2)-20 = 0
2[2(2x -20)-20]-20 = 0
=17,5
Cai por acaso nestes vídeos do professor Ledo e estou assistindo vários mesmo sem ser da área e não saber nada de matemática porém sou artista falo que vejo arte nesse saber dos números, gosto de apreciar isso acho bonito a pessoa ter esse conhecimento
Quando eu tinha meus 12 ou 13 anos eu aprendi assim: conta inversa. Como eu estava com Zero, tomei os 20 que dei pro 3º pobre e fiquei com 20. O santo pra me castigar dividiu no meio meus 20 reais e fiquei com 10. Desses 10 eu tomei os 20 do 2º santo e fiquei com 30. O santo me pra castigar dividiu no meio meus 30 reais e fiquei com 15. Desses 15 eu tomei os 20 do 1º santo e fiquei com 35. O santo pra me castigar dividiu no meio meus 35 reais e fiquei com 17,50.Conclusão entrei na igreja com 17,50. Fácil
2023.05.28 Dedico esta resposta à minha querida mãe, senhora Maria das Graças Oliveira [ a qual faleceu neste último mês de abril de 2023 ]. Sou devedor a ela às primeiras instruções das Sagradas Escrituras e a memorização das antigas Tabuadas! In memoriam.. Esta é uma questão na qual impõe-se o método algébrico { erro comum: tentar resolver com a formulação de sistemas }!! Destarte: "alguém tinha uma quantia que sofreu sucessivas multiplações e substrações, resultando em Zero". Logo, { 2[ 2q - 20 ] - 20 }2 -20 = "zero"!! Isto resulta em R$ 17,5 em moeda nacional.. Serra Sede - ES - Brazil.. Fábio de Oliveira [ Souza Filho ] Knowledge-NGwIK MEI.. Auf wiederschreiben!
Estão apagando os meus comentários! Por esse motivo.. fiz um like negativo e registrei o meu comentário aqui!
De onde você tira esses cortes? As aulas desse professor são ótimas, queria ver na íntegra
Ele dá aulas no IMPA, creio haver aulas completas no próprio UA-cam
Link da aula completa:
ua-cam.com/video/GyXGJO9bGsY/v-deo.html
2023.05.28 Dedico esta resposta à minha querida mãe, senhora Maria das Graças Oliveira [ a qual faleceu neste último mês de abril de 2023 ]. Sou devedor a ela às primeiras instruções das Sagradas Escrituras e a memorização das antigas Tabuadas! In memoriam.. Esta é uma questão na qual impõe-se o método algébrico { erro comum: tentar resolver com a formulação de sistemas }!! Destarte: "alguém tinha uma quantia que sofreu sucessivas multiplações e substrações, resultando em Zero". Logo, { 2[ 2q - 20 ] - 20 }2 -20 = "zero"!! Isto resulta em R$ 17,5 em moeda nacional.. Serra Sede - ES - Brazil.. Fábio de Oliveira [ Souza Filho ] Knowledge-NGwIK MEI.. Auf wiederschreiben!
Estão apagando os meus comentários! Por esse motivo.. fiz um like negativo e registrei o meu comentário aqui!
Obrigado @@melloscripter
A questão não é de quanto ele iniciou, o problema foi encontrar o pedir macedo da pequenas igrejas grandes negócios.
Tem essa aqui tbm, veja: dois colegas do primário se encontraram no pátio da escola, na hora do recreio e um falava: se eu der uma das minhas maçãs a vc, ficamos com a mesma quantidade. Ao que o outro retrucava: mas se eu der uma das minhas, vc é que ficará com o triplo do eu tenho. Agora, responda quem estiver lendo este comentário, se quiser: QUANTAS MAÇÃS TINHA CADA UM? Já deixando aquele like maroto. Isso é muito mais que milagre.
3 e 5, correto?
@@Hiroakee Correto! Sem dúvida nenhuma. Agora responda esta: A diferença de idade entre 2 irmãos é que um tem 3 anos a mais. Se nós duplicarmos as duas idades, o mais velho ficaria com quase o dobro por 2 anos. Qual é a idade de cada um? Mais outra para o seu entretenimento matemático: X = Y + 4 mas X + Y não é igual a X + 4 pela diferença de 2. X=? Y=? Na sua resposta acima, o correto mesmo é 5 e 3, o inverso da sua.
@@Hiroakee mas vc não deixou as respostas das duas questões posteriores.
@@cosmocordeirodossantos1036 O Irmão mais velho teria 7 e o mais novo teria 4, x seria igual a 6 e y seria igual a 2, certo?
3 e 5 não explica o triplo q um teria ou vc escreveu o problema errado animal
Tinha uma questão parecida em alguma prova militar que eu fiz... Não sei se foi epcar ou CN
Baita referência
Nisso eu já comecei a viajar em estabilidade e instabilidade de iterações
Me senti inteligente. Há 10 anos estava em frente a uma igreja e me propuseram esse probleminha de cálculo. Mas o exemplo não era igreja, era crucifixo. Crucifixo, dobra o que eu tenho e te dou 20 reais... Eu não fui de trás pra frente não, eu fui chutando de cabeça...aí pensei! Tem pegadinha. Logo já pensei nos centavos, e cheguei a resposta de 17,50 hahaha. Muito bom!!!! (Eu sou ruim em matemática/ péssimo, não sei nada kkkkkk)
17;50 É O QUE ELE TINHA
Montei uma equação para que ele chegasse com zero, bem simples quando entrasse na quarta igreja:
2X - 20 = zero
X = 10
Ai fui fazendo inversamente, X = 15 e finalmente X = 17,5
Legal !
Fiz essa conta há mais de 20 anos de trás para frente e lógico acertei.
Boa! Quem faz esses cortes? Parabéns pelo trabalho!
@Kenedy Santos Muito obrigado! 😁
Excelente anedota!
Fui aproximando e deu que ele tinha R$17,50
*Moral: não doe o dinheiro para os pobres e veja seu dinheiro multiplicar.*
Moral: Não tente usar os pobres para proveito próprio. A gente vê isso várias vezes hoje em dia, por isso Cristo diz que a Caridade deve ser feita em segredo.
Outra maneira indo do início do problema.
Entrou inicialmente com x reais, que foi dobrado e retirado 20.
Entrou na segunda com x-20, que foi dobrado, 4x-40 e retirado 20.
Entrou na terceira com 4x-60, que foi dobrado, 8x-120 e retirado 20, e assim ficando com nada.
8x-140 = 0 -> x = 140/8 = 35/2 = 17,5.
Basicamente: Xt+1 =2.Xt -20 => Xt = 0,5(Xt+1) - 10
Sabemos que X3 = 0, jogando na equação descobrimos que X2 =10, jogando na equação novamente, X1 = 15, jogando na equação mais uma vez descobrimos que a conição inicial é X0 = 17,5.
PS: Sem ele entrasse com 20, Xt =20 para qualquer t. Se entrasse com mais de 20, Xt tenderia ao infinito.
Incrível a tua didática 🙏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Os santos sabem mais de matemática que o Pedro Malazarte.
Gênio do Brasil e do mundo 🌎
Ótimo! A simplicidade do Pensamento Computacional!
Interessante que eu só tinha utilizado o teorema de "chutágoras" para resolver, e o professor elucidou outro método que é fazer a conta de trás pra frente. Gostei!
Homem de cultura
Parabéns!
Parabéns pela visão.
Abç José akidaban
Viva Cristo Rei!
Viva Cristo Rei
Salve Maria Imaculada
@@carloschibinskineto4703 Salve Maria! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
@@audi_nos Para sempre seja louvado 🙏🏻
Viva !
Viva!
17.5 de Chutagoras
Brabissimo
o problema é a descrição de como funciona uma pirâmide, né?
Excelente
Muito Bom!
Aplica- se o modo reverso.Vamos analisar:
Na terceira igreja ele vai estar com 10 reais pois o dobro é 20 reais.
Na segunda igreja ele vai entra com 15 pois o dobro de 15 é igual a 30, portanto ao doar 20 ano probres ele vai ficar com 10 reais.
Portanto na primeira igreja ele vai está:
35-20=15
35/2=17,50
É a famosa pg de razão 2 ,kkk ,provável que ele tava dando aula de exponencial ou PG. Que dá na mesma praticamente.
20+(x-20)2^n=quanto de dinheiro saiu na última igreja
x é com quanto entrou no bolso e n o número de igrejas que foi
Funciona pra quaisquer valores
Aí tu mandou bem
Pausei o vídeo e montei 3 equações do primeiro grau e resolvi ta última para a primeira, chegando no resultado correto, muito bom o vídeo.
As equações:
2x-20=y
2y-20=z
2z-20=0
Resolvendo da última para a primeira obtem o X que é o valor inicial
Gostei muito bom o professor. 👍
Equação
x valor que entrou na primeira igreja
2x valor que saiu da primeira igreja
4x valor que saiu da segunda igreja
8x valor que saiu da terceira igreja
Valor doado aos pobres:
(-20) + (-20) + (-20)
Se ele entrou na terceira igreja com 8x e e ao sair dela doou a terceira parcela de -20 (e portanto doou 60 reais de forma que ficasse sem nada), então 8x-60=0
x= 60/8= 7,50
Acho que a equação seria essa.
Cadê a continuação???
Mano, este professor tem a alma do Agostinho Carrara
Muito bom!!!!
Para zerar o dinheiro após _n_ ciclos de milagre e doação, é preciso começar com R$ 20(1 - 2⁻ⁿ).
{2[2(2x - 20) - 20]} - 20 = 0. Pois bem, cheguei resultado 17.5 a partir desta expressão algébrica.
cortou antes da hora.. deveria ter aguardado ele explicar como se monta a equação.. hehehehe
Fácil, fácil
Maravilhoso
Kkk eu amo ver essas contas
Show! Rsss
Equacao de primeiro grau resolve
2(2(2x-20)-20)-20=0
Professor gostaria muito de falar com o senhor
Queria ver a equação
Kkkkk.....
"Como é que vai o dragão?"
Da pra fazer pela diferença? Eu pensei que se pra na última igreja ele tem que estar com 0 reais a diferença entre o que ele dá aos pobres e o que tem, que será dobrado, estaria sempre crescendo até chegar aos 20 reais. Com isso pensando que ele dobrou o dinheiro 3x seria 20/8 essa diferença entre o que ele tem lá na primeira igreja pro que ele dará para os pobres, o que daria os 2,50 reais. Não sei se esse método funciona mas eu pensei mais em função do que ele fica devendo
Então pensei que se ele fobrasee 20 vezes a gente teria 20 - 20/20 o que daria 19 reais na entrada da primeira igreja e assim sucessivamente. Tava procurando um método para não precisar fazendo um por um ou montando uma Equação, acho bem trabalhoso isso de ir voltando para números grandes. Obrigado pela aula
O seu método está certo.
Mas a demonstração do porque está certo dá mais trabalho do que o que eu estou disposto a fazer.
Eu amo o catolicismo ❤
Essa eu fiz de cabeça
8x-140=0
8x=140
x=140/8
x=17,5
E os passos antes dessa primeira equação?
Tem que decorar antes o texto da piada.
Aqui cheguei numa formulação geral que na enésima igreja ele sairia com (Valor Inicial - 20)*2^n+20.
Logo, só bastaria que o valor inicial fosse um "pouquinho" acima de 20 que a exponencial faria a mágica. A título de curiosidade, se ele tivesse inicialmente R$ 20,10 bastaria que entrasse em 24 igrejas pra ficar milionário.
@@canalabstraindo daora, tava pensando nisso agorinha.
Moral da história ele poderia fica com o dinheiro pra ele pq era pobre tbm.
Depois de ficar além de ñ precisa que o Santo dobre o dinheiro dele tbm ñ precisa dar a ninguém.
Fodissimo
Pedro malazartes. Personagem de mazzaropi. Em um filme de mesmo nome
Cheguei no resultado 20, mas foi por tentativa e erro kkkk
O cara tá com 17,50 e diz que se dobrar doa 20 aos pobres só poderia acabar pobre.
4min p conseguir fazer de cbc, se isso cair em concursos irei me preocupar
Bom dia, Será que ele tinha 17,50
Conta da sopa de pedras, primeira história que eu ouvi
é assim que os coachs ficam milionários , vendendo curso de como ficar milionário kkkkk
Pô, quando a aula ia ficar boa, que ele ia mostrar a equação, o vídeo acaba...
ele tinha 17.5 reais o cara perdeu no primeiro negocio no entanto se tivesse 21 reais e ir a umas 30 igrejas ja teria juntado uma montane absurda
Quando ia ficar legal, terminou o corte.
A equação seria: 2*(2*(2x-20)-20)-20=0
Ele explica depois? Ps: Sua expressão ficou deveras feia. Nada pessoal.
@@filipeleite5174 tem o link da aula completa na descrição. vai no 16:50
@@jvasss vixe. Nem vi.
@@jvasss valeu
@@filipeleite5174 equivale a 8x-140=0. Mas, aí fica dificil enxergar onde estão representadas as igrejas.
se o interesse dele fosse de ajudar os pobres com o seu dinheiro, ele teria conseguido mais que triplicá sua ajuda
17,50
Ele tem insta , ledo Vaccaro ?
17,5
((2x-20)2-20)2-20=0 .: x=17,5.
Pedro Malazarte me lembrei do Mazzaropi kkkk
Ele entrou com R$17,50
Moral da historia: Dxa o santo dobrar seu dinheiro e não dê os 20 reais
$17,50
(2^n).x -20*((2^n)-1)=0, sendo x o valor inicial e n o número de igrejas (neste caso são 3).
👏👏👏👏
Aprende a fazer equação e não sabe fazer juros sem usar calculadora.
Não dá para entender.
R$ 17,50
Cálculo básico.
Como é que vai o dragão? Kkkk
O Ledo morreu?
Não
Não. Ele tem um canal pessoal
17.5 kkkkkkk
O relogio e um calculo ao redondo das horas ..em seus extremos do circulo determinando as horas de acordo com o giro da terra no proprio eixo ...durante 12 horas perfazendo 24 horas .......viram como a matematica e quadrada .....nada redonda .....kkkkkkkkkkkkk