A preocupação dele é da conscientização à respeito do TDAH como uma doença que merece reconhecimento como tb a importância do tratamento. O melhor de tudo foi o esclarecimento sobre a implicação do TDAH nos traços de personalidade que é próprio de cada pessoa, e com o TDAH torna-se quase impossivel e estremamente desgastante manter controle e o equilibrio pela impulsividade causada pelo TDAH. Visto dessa forma torna-se um divisor de águas para separar causa real do transtorno das consequências em virtudo dos traços de personalidade. Com o tratamento adequado para cada indivíduo isso pode ser ajustado assim como as demais doenças como foi comparado aplausivamente com a diabetes, que com o tratamento impede que o individuo sofra todas possiveis consequências decorrente dela. Parabéns pela visão sem mi mi mi de que ter TDAH não é coisa séria...
É triste isso, vivi 35 anos com Tdah, sofri em várias fases da minha vida sem saber o pq, só achava que tá meu jeito, as vezes pensava que tinha depressão ou algo assim que me fazia procastinar tanto, a 5 meses comecei tratamento e minha vida melhorou muito, infelizmente as pessoas acham que é frescura, que é só falta de dedicação, e mais triste ainda, muitas pessoas vivem uma vida toda sem saber que tem tdah e nunca sabem que tem potencial
@@vencendo-no-digital Essas pessoas mais velhas, principalmente, quem tem mais de 60 anos e foi criado em gerações anteriores onde isso era (por pura ignorância) dado como “preguiça, irresponsabilidade, incompetência, lerdeza ou burrice”
Tive o diagnóstico de TDAH recentemente, Descobri não pelo pisquiatra e sim por um neurologista, Tive vários problemas com relação a doença, mas felizmente Deus é maior do que tudo , sou bancário desde 91 e sempre vencendo , nadando contra a maré, Vi um Deus forte na minha fraqueza, Sou admirado por ser uma ótima pessoa , ou seja sou um valente conquistador.
Ha quase 2 anos, vi a Ana Beatriz falando disso, depois vi esse doutor.. Era uma conta antiga e eu postei algo contra ele, mas hoje analisando melhor, essa doença não tem nada a ver com o que ela disse, é simplesmente um problema, eu estava no trabalho ha 4 dias e no atendimento, então acabou o efeito da ritalina, deu um back imediato, o pensamento foi la pra nuvem. Eu estava tentando fazer o atendimento e minha cabeça não deixava, fiz tanta cagada nesses 5 minutos que perdi meu emprego. Pois bem, não é dom de coisa nenhuma, na verdade atrapalha qualquer dom que você teja, faz você perder amigos, namorada/o, simplesmente porque dizem que você só fala besteira, ou seja, não consegue prestar atenção e sempre que abre a boca não tem a ver com o assunto, é uma vergonha gente chamando isso de dom... Eu escrevo musica muito bem e com o remédio continuo escrevendo musica bem, logo a doença não ajuda em nada, apenas atrapalha, a musica sai, mas demora mais tempo pra organizar as idéias... Pior que essa mentira de que é um dom, esta deixando gente sem tratamento e alguns safados ricos... meu conselho para quem ler, se trate, se conhecer alguém, aconselhe, se for teu filho, busque tratamento, ele vai só se dar mal na vida.. Vejo gente mega inteligente e conhecida que não consegue aprender a fazer o trabalho, que ficam sendo chamadas de burras e doentes pelos outros, porque tendo o conhecimento não consegue colocar em pratica... imagine você no escuro e de repente a luz apaga completamente a cada 20, 30 segundos ou menos, já imaginou? Assim que nós somos..
é mesmo, sei q não precisa colocar quem tem as limitações lá pra baixo, mas tem d ter o compromisso com a realidade, pra ajudar..vi o video da Ana Beatriz falando do borderline, e tinha coisas interessantes, mas no meio ela fica variando, dizendo q o traço border é maravilhoso, o transtorno não, isso confunde quem assiste, fica dando glamour demais a transtornos q fazem as pessoas sofrerem e durante as entrevistas descontraidas pior ainda, riem no meio delas..
Rick Nois É isso, concordo sim, e esse medico falando q tem pessoas com tdah bacanas bem de vida sem os medicamentos, ele só pode estar generalizando com algum outro transtorno, se alguém encontrar alguem c TDaH bem de vida, com a vida social, relacionamento , tudo em perfeito estado, sem medicamentos, me fala que eu quero saber o truqur rsrs
Não se esqueçam que essa entrevista foi há 16 anos atrás! Depois disso, houveram muitas outras pesquisas, diagnósticos, relatos e afins referentes ao assunto, que fizeram a compreensão a respeito do msm tomar um diferente rumo
Cara, você foi cirurgico na analise do transtorno... Os apagões de raciocínio há cada poucos segundos e a forma desastrosa como isso pode acabar com um emprego de uma hora pra outra... Abrir a boca e não conseguir contatenar nada com nada sobre o assunto, não conseguir estudar porque não guarda o conteúdo de meio parágrafo de texto e precisa ler e reler as coisas interminávelmente, todos esses efeitos do meu defict me mantem preso dentro de casa há quase uma década, vivo com medo e tentando criar coragem pra me matar, porque nem a ritalina está dando jeito e eu já não tenho mais dinheiro pro tratamento, e sem o remédio eu não consigo começar nada... Antes eu não terminava nada, agora eu mal consigo começar.
Tenho pesquisado muito a respeito do TDAH por ter filho e marido portadores e gosto muito das explicações dadas pelo Dr.Paulo Mattos. Gosto da linguagem simples que usa. Definitivamente o TDAH nao é um traço de personalidade e sim uma doença a ser tratada.
Meu filho é TDAH, herdou do pai. Eu sou super focada, memória excelente, exímia CDF na escola corto um dobrado para ajudar ele na escola, estudo as melhores formas para ensinar ele de uma forma dinâmica, rápida e prática. Não é fácil para os pais, não vivo com o pai dele e dificilmente me relaciono com alguém porque a minha demanda com ele é grande e ele é a minha prioridade.
eu concordo com ele, em minha vida o TDAH não trouxe nenhum beneficio, muito pelo contrário, é horrivel,e não consegui conviver bem com isso como muitos conseguem
Ainda dizem do "exclusivo hiperfoco", haha, chega até ser irônico, pq o único "beneficio" dele é te fazer perder a noção de tempo, logo é outro problema.
parabéns Dr. tenho um neto diagnosticado com TDAH. sem o tratamento ele sofre muito e ninguem quer ficar perto dele. Toda família sofre junto. sei que pode ser hereditário e acho que eu também sou TDAH..
toda vez que assisto sua entrevista eu me encanto com tantas informações, é o que a gente vê em sala crianças com esses transtornos sendo excluída no processo de inclusão.
Quem tem sabe o peso, o sofrimento que carrega. É um mostro sim e se não for tratado os gráficos mostram a desgraça que ocorro nessas vidas. Eu larguei o trabalho para estudar em tempo integral e mesmo com tanto esforço continuo indo mal. Nunca tive coragem de tirar a carta de motorista pois essa desatenção que tenho sei que posso fazer mal a alguém. Eu não sabia que tinha a doença (não é traço de personalidade) vou procurar ajuda agora q sei o q tenho.
Eu andei 12 sem carta, só procastinava,achava q não ia conseguir,repeti no exame pratico,em que eu era super confiante,mas n desisti,hj faz um ano que sou habilitado,a dois meses descobri a doença,e entendi o pa demorei tanto,me achava. O pior o mais burro,mas tem tratamento,. NUNCA DESISTA
Aí a gente vê a diferença de um Doutor profissional que não romântiza uma doença séria, pra uma doutora igual a Ana Beatriz que fala de forma rasa pra um público leigo
A descobertas de autistismo em adultos e TDAH em adultos levou a essa romantização. Pois são pessoas que sobreviveram e levaram uma vida mais ou menos normal. Mas os que tem esses transtornos em graus elevados a ponto de na tenra idade já ser um martírio viver, aí sim sofrem de verdade com a ignorância da doença. E são essas características mais fortes que devem ser levadas ao público, para pais, professores e diretores saberem reconhecer e encaminhar para especialistas. Pois o preconceito, devido a ignorância, leva essas crianças a sofrerem mais tratos.
Muito esclarecedor. Medicina baseada em evidências, isso faz toda diferença para quem procura tratamento. É sempre gratificante ouvir profissionais que tratam seus temas com um olhar de investigador incansável e que compartilham o conhecimento. Visitei o site da Associação de TDAH, sem dúvida, muito interessante. Gostei.
A partir do minuto 16:32, ele fala que um TDHA e impossível ser contador pq requer atenção e dedicação. O pior é que eu descobri essa doença a pouco tempo e faço faculdade de ciência contábeis. Repeti, várias disciplinas. Será que com a medicação eu posso me manter nessa profissão? Pq eu gosto de contábeis, só não consigo me manter focado nas disciplinas...
Eu descobrir a pouco pq um amigo tem tbm. Eu realmente abrir a caixa de pandora. Tem a impressao q tudo q vejo e leio sobre o assunto esta relacionado comigo. Mais mesmo antes do diagnostico ja min conhecia. E aprendir q tenho q fazer a coisa realmente da prazer p continuar. Sou servidor publico. Cheguei a esse patamar fazendo do s estudos algo divertido e dinamico. Respondia provas e min testava nos ultimos dias da semana. Bem! A criatividade eh o q temos de melhor usem.
Uma que sempre me encasquetou foi hiperfoco.Eu fico horas jogando vídeo game, eu fico horas olhando Naruto, DBZ, eu fico horas olhando Netflix.Sou completamente viciado em dopamina, em entretenimento.Só que o entretenimento ele é assim, ele é feito para te agradar.Afinal que prefere capinar um lote, ou ir no cinema.Quem prefere comer pizza, do que ir na academia.Só que o entrenimento ele não nos cobra produtividade, a gente tem nossa atenção sustentada, por exemplo no filme do homem Aranha, sem volta, por causa do suspense, será que será que vai ser três homens aranhas, Tobey Maguire, Wendré Garfield, Tom Holland, ou vai ser os três Tom Holland.Por que Corra foi eleito o melhor filme do Séc XXI.O entretimento é bom, mas uma coisa é ser expectador outra é trabalhar nele.
Eu tenho TDHA e faço publicidade e ganhei um dos mais cobiçados prêmios da área acadêmica e ainda faço stand up comedy... e não sou alguém "muito bom" como ele diz que tem alguns q são tão bons que msmo com tdah conseguem fazer algo.. não, sou normal.. me expliquem isso então..????
parabéns Flavio! Sou tb tdah e não me identifiquei com o que ele disse. Nos pintou como problemas doentes e que se vamos para uma carreira mais criativa é pq não temos capacidade para outra coisa. Credo.
@@inflavio4059 E vc acha que o TDAH te atrapalha? Se sim, vá atrás de tratamento. Quem sabe você conseguindo se concentrar e se organizar você não melhore mais ainda?
@@fabir.l.9799 Acho que só na questão de organização e procastinação....E em namoro tb hahah, a pessoa sempre gosta mtooooo rápido de mim, mas perde o interesse mto rápido...Acho que por eu ser mto intenso haha
Em vista a tdah cruelmente dita eu hoje já na idade adulta ,passei por varios obstaculos na infancia a pior delas como ja disse o doutor lá na entrevista era ser comparado a outras pessoas,ouvia muito meu pai me comparar a outras pessoas ainda mais em minha propria casa minha familia unida e meus irmaos cantando a musica do burrinho e me colocando a ser humilhado diante a todos ,isso a meu ponto de vista usando a min mesmo como exemplo terrivel você se ver diferente das pessoas tentar aprender e não consegue tentar ler e nada entra na sua cabeça e como todo mundo sabe ser colocado a menos,não faz bem a ninguem humilhante devido a falta de conhecimento das pessoas, nos torna dependentes diretos de alcool etc pois ai que de certa forma nos acalma e tira o peso direto da falta que temos e não achem as pessoas que os portadores são burros muito pelo contrario eu ,não consegui me formar parei de estudar pois para min era um sacrificio lutar contra um espelho não aprendia ponto mesmo assim devido a tal evento que ja afetou ate mesmo minha vida profissional devido a isso faço varias coisas já trabalhei em n empregos a parte do video game se enquadra certo demais .postei isso mais em questão para os pais não sejam crueis com seus filhos procurem tratamento tenham paciencia os portadores sofrem de verdade e caso não sejam tratados ou ate mesmo ignorados cobrando seus filhos demais parabens em breve um adulto problematico .se informem .deixo meu email avj.junior@hotmail.com , hoje aos 39 anos estou procurando tratamento mas tenho dito o caminho ate aqui não foi nada facil .
Queria saber como a neuropsicopedagogia: perspectivas para aprendizagem poderia está auxiliando. Se tiver um vídeo gastaria muito de vêr ou mesmo um comentário. Att:Fátima
Adoro Dra Ana Beatriz. Inteligentíssima, se não me engano ela mesma disse ser portadora. Mas enfim, o Dr. Paulo é fera. Ele com certeza não tem TDAH . Rsss Quem tem e tá ouvindo ele falar, mesmo ser tem ter, por meio de estudos, diz exatamente o q eu tenho. TDAH
Eu tenho TDAH.E intelectualmente eu sou uma negação.Na escola Matemática fui péssimo, física piorou, português sou horrível, biologia, Quim, zero.Até educação física que é considerada a mais fácil por todos eu era horrível.Até Artes também, tenho problema de coordenação motora não sei nem pintar, não sei desenhar, não sei trabalhar artísticamente.Filosofia, Geografia, História e Sociologia, até eu entendia, mas infelizmente eu não consigo ler um livro grosso.Exatas, biológicas, e humanas sou péssimo.Mas adivinha, eu consigo ficar 10, 15 horas jogando vídeo game, eu consigo ficar 10 horas vendo animes, Naruto e Draggoon Ball, sem piscar.Eu assisto vídeo de comédia, Stand Up, eu fico hipnotizado.Quando vou fazer uma coisa que me dá prazer momentâneo eu fico extasiado.Ai eu fiquei pensando faço. alguma coisa relacionado a isso ou não.Ai vejo meus amigos, se matando de estudar, cursando engenharia, fisioterapia, direito, psicologia, e eu com 25 anos e nada.Consegui comprar o Venvanse comprei um curso de português, e voltei a estudar.Hoje quero trabalhar com a educação.Me descobri na humanas, não quer dizer que amo de paixão, que sou ótimo.Não, como eu disse eu não consigo ler um livro.Mas ainda assim humanas eu consigo entender.Gosto de relações internacionais, gosto um pouco do direito, direito humanos, direito penal, direito civil e constitucional são meus preferidos, e gosto um pouco de história e sociologia, é claro sem um viés marxista.Vou ser professor.
Ele esqueceu um detalhe muito importante. A individualidade biológica. Por mais que tenham estudos. Cada caso é um caso . Não tem como tratar as pessoas como receita de bolo. Ah pq foi feita uma pesquisa . Pq tá assim no livro . Então todo caso vai ser assim.... E tbm o fato que os anos passam. Novas pesquisas. Novas estudos. Fazem cair por terra oque antes era "verdade absoluta."
Sinto q o Jô ficou um pouco impaciente com esse médico... Como se ele tivesse ido ao programa só pra descredibilizar a Ana. O que eu percebo é que a Ana por ser portadora aprendeu a se aceitar e se amar tdah.. Então ela não encara isso como doença ou de forma negativa somente. E ele fala como um médico, não portador, alguém que olha de fora.. Ou seja, como todas as as pessoas que não são nos veem. A opinião dele também é muito importante.
Ela não fala como portadora, a romantização dela sobre esse falso "hiperfoco e supercriatividade" não é coisa tem quem tem TDA, inclusive essas "vantagens do TDA" que ela vive citando vão totalmente contra os estudos mais recentes sobre o atraso no desenvolvimento executivo das capacidades cerebrais resultantes desse transtorno, eu vivo com esse inferno há 32 anos e nada do que ela fala faz o menor sentido pra mim, não conheço ninguém que convive com isso que tenha capacidade de "se amar TDA" porque isso destroi a vida pouco a pouco, e na fase adulta é impossível ter uma vida normal sem medicação tendo esse problema, uma pessoa eloquente e estudiosa como ela é o oposto de alguém com TDA que não faz tratamento medicamentoso.
@@yuka6536só lembro dela falando q o cérebro do tdah é uma Ferrari ele só tem q aprender a dirigir HDKSHDKDHJDHD o meu talvez não chegue nem perto de ser um carrinho de mão quando consigo controlar direitinho
Ele só vê o lado ruim da doença! E não acho que seja bem assim. Claro, me atrapalha, porém, ajuda também! Acredito eu, não sei como é viver sem ela, mas creio que para todo lado mau há um lado bom!
É porque ele foi lá exclusivamente para rebater a Dra Ana Beatriz, que deu a entender que é apenas um jeito diferente de ser, mas muito positivo também. Ele foi lá para alertar as pessoas da importância de se levar a sério e fazer um tratamento.
Ter TDAH traz certamente grandes prejuízos. Entretanto, como todo excesso esconde uma falta, o contrário também acontece. Apesar das dificuldades trazidas pelo TDAH, não é difícil notar as grandes vantagens que ele traz. A maior delas, sem dúvida, é a criatividade. É importante ressaltar que o lado direito de nosso cérebro funciona com maior atividade e as áreas voltadas para o pensamento criativo, o aspecto mais subjetivo, a capacidade empática e outras é maior no indivíduo TDAH e isso porque o lado direito do cérebro trabalha exatamente com essas habilidades. Tendo isso em mente, habilidades artísticas, poéticas, de culinária, musicais, cênicas e outras são facilitadas pelo fato de ter um cérebro mais hiperativo em seu lado direito. A busca incessante por coisas novas faz com que tenhamos uma bagagem de conhecimentos diversos muito maior do que pessoas que não são predominantemente impulsivas e que não possuem um sistema de recompensas prejudicado. Sem falar do hiperfoco que nos faz ter uma fome veroz de aprender um assunto que nos fascina e nos ajuda a ter muito mais concentração para fazer atividades que nos interessam. Creio que equilíbrio é fundamental. Sou também TDAH e já li o livro Mentes Inquietas da Dra. Ana Beatriz. Creio ser importante lermos o livro para termos uma opinião mais embasada do que a Dra. quis dizer e não apenas nos apoiarmos no que o Dr. interpretou.
Eu discordo em um ponto (sou psicóloga, tenho TDAH e convivi bem com isso a vida toda) se é uma característica que nasce com a pessoa, é traço de personalidade sim... pq o transtorno é uma alteração de estrutura e não pode ser mudado, claro que é um tipo de estrutura com uma tendência maior a causar algum tipo de sofrimento ou prejuízo, mas não deixa de ser uma característica do indivíduo (e como característica, não é doença, é traço). Como indivíduos biológicos, nascemos com uma série de características, é a cultura que define o que é normal e o que é doença, partindo de padrões pré-estabelecidos por ela! Discordo nisso, no resto eu concordo rs
Eu não entendi quando ele diz que não tratamos o jeito de ser, as vezes o "jeito de ser " pode ser um problema e pode ser tratado, ainda bem moça que essa entrevista é antiga.
complementando seu comentário, você está certa mais para a gente crescer como pessoas temos que acompanhar o mundo e o mais correto seria se medicar, pois eu sou Tdah e nem se quer consigo aprender, nada me da prazer e tudo me faz dispersar eu vivo no mundo da lua e isso por culpa dos meus pais que não dá atenção nos problemas por serem de famílias tradicionais antigas. Eles pararam no tempo quando não havia ainda escola e mesmo assim se conseguia um bom emprego. e eu, onde fico nessa história?
+Fernando Oliveira Olá Fernando, cada pessoa tem uma característica orgânica, uma historia de vida e uma cultura que fazem da condição TDAH especifica para cada indivíduo. Existem aqueles que precisam tomar medição, e outros não. Eu tomo. O importante é ter a consciência que remédio não ensina comportamento, então é muito importante o desenvolvimento da consciência dos fatores mais problemáticos e criar ações para melhorar o desempenho. Como se faz isso? Estabelecendo uma rotina (seja no papel, seja no celular) organizando as tarefas diárias, compromissos. Depois verificando os fatores que te levam a dispersar, (como quando vc precisa fazer um trabalho e deixa abas do navegador aberta, ou a tv ligada, são fatores que facilitam a dispersão, feche as abas, desligue a tv, e por ai vai). Cada comportamento que te cause prejuízo é preciso verificar as variáveis que te levam a um erro e adotar estratégias de neutralização. Mas um treino de habilidades com um terapeuta é o melhor caminho. Se seus pais são obtusos e vc se sente desassistido, procure ajuda vc. Eu tive ajuda depois de adulta também. Boa sorte!
Alessandro K Na verdade, transtornos não são, necessariamente doenças. Muitas vezes são apenas padrões de comportamentos que trazem algum prejuízo funcional ou envolvem algum nível de sofrimento. Mas de qqer forma tendo ou não tendo alterações orgânicas envolvidas todo e qualquer indivíduos desenvolve padrões de comportamento através de sua historia de vida, por isso, não são padrões pré-estabelecidos (sintomas) que determinam o transtorno, mas o tipo de prejuízo que eles acarretam.
todo mundo acha que eu sou hiperativo, fiz o exame de p300 e não deu nada, será que eu sou mesmo hiperativo? fiz o teste na internet e bateu certinho com o diagnósticos, mas no exame p300 deu normal... !!! não entendi nada vou levar o exame neuro pra ver agora....
Rafael Nilton é um exame auditivo em que o médico coloca um fone em seu ouvido e te dá um aparelho pra vc apertar, conforme vc ouve o bip, vc aperta o botão... esse é o exame p300
Incrível... O médico tentando desmistificar o transtorno e o Jô: "o sujeito com tdah é mais artístico?"; "é possível que ele (sujeito com tdah) seja mais inteligente do que os outros?"... Lamentável, Jô...
Sim, pois, geralmente sites são sensacionalistas quanto a qualquer assunto, não que pessoas que tem tdah são mais inteligentes e sim pensam mais do que as outras sem, como consequência dentro de seus pensamentos tirando muita conclusões, duvidas e respostas, e muito raramente aplicando isso em algo concreto, as coisas para nos não parece tão claras e obvias, mesmo quem tem um QI alto e aparente entende tudo tem uma certa confusão em seus pensamentos e conceitos.
Rafael Nilton Rafael, quem tem TDAH tem uma desordem preponderante (falta de atenção, hiperatividade). Não é nem mais nem menos inteligente por isto... Sugiro a leitura de "No mundo da lua", de Paulo de Mattos, ed. ABDA, que me ajudou muito...
Rafael Nilton Onde vc leu isso de "pensa mais"? Achei isto uma hipótese interessante... Tem base científica? Me vejo muito pensativo (tenho déficit de atenção), mas acho que todo ser inteligente pensa tanto quanto eu... Mas este assunto Tdah é instigante demais... Várias hipóteses...
O TDAH possui três pilares fundamentais: desatenção, impulsividade e hiperatividade mental e ou fisica. Logo, concluímos que sim,o TDAH possui uma velocidade de pensamentos superior a de pessoas que não possuem o transtorno
O que faz meu pais acharem que não tenho essa doença, é exclusivamente meu QI, que como consequência, bom desempenho cognitivo, mas, em coisas simples que egigem concentração, método, organização e um bom tempo é praticamente impossível uma pessoa que sofre com isso fazer tal ato, de certa forma não sofro tanto quando um portador e na média, pois, eu preciso de menos esforço para entender as coisas e tenho raciocínio rápido, isso é, quando não respondo em uma prova que 1+1 = 3, o que é frequente, logo é burrice?, não!, meus pais não sabem relacionar e assimilar inteligencia e falta de concentração, o que é uma pena, tenho certeza que um especialista passar 1 minuto com uma conversa rápida comigo logo notara confusão em minhas falas e uma evidêntica e hiperatividade., apenas nesse comentário cometi muitos erros e tive que ler várias vezes e arruma-los. (isso aconteceu com o médico que fez a consulta para marcar outro médico que no caso é o neurologista, e ele nem é especialista.)
Pensando melhor aqui, posso até concluir que entendo o luxo, pois, pessoas sem o problema e na média não consideram um problema não entender coisas relativamente complexas, mas da mesma forma, como falado no video, meus problemas são frequentes e que não varia da inteligencia do individuo.
Na questão da "sorte" por ter nascido inteligente, creio eu que, a genética é só uma parte da inteligencia do individuo, eu mesmo sou prova de meu pensamento, quando realizei meu 1 teste de QI meu resultado foi: 117, é um resultado satisfatório, mas sabia que conseguia ser melhor, atualmente em qualquer teste de QI definitivamente eu terei um resultado igual ou acima de 140, podendo chegar a incríveis 160, e a consequência de tal mudança de pontuação é, assim como uma pessoa treina um esporte físico frequentemente e se tornando muito boa, eu fiz com a minha inteligencia (QI), e minha teoria é que quanto mais uma pessoa nasce inteligente mais ela pode ter uma mudança para melhor em seu desempenho cognitivo, eu já efetuei praticamente todos os testes aparentes da pesquisa do mesmo, gostaria de saber se vc como psicologa (desculpe se errei sua profissão) concorda com meu pensamento e se isso é fato. E isso influênciou na minha vida cotidiana, não apenas eu um teste.
Rafael Nilton sim eu sou psicóloga, e é exatamente isso... a inteligência constitui uma gama de repertórios(habilidades) que adquirimos ao longo da vida, nele incluímos habilidade sociais e capacidade de resolver problemas de forma a deixar a vida mais funcional, e por isso seus resultados foram mudando ao longo do tempo. Como eu havia te falado na outra questão do traço genético do TDAH, o traço genético da inteligência opera da mesma forma. Nascemos com o que poderíamos chamar de potencial herdado (que é nossa carga genética que nos predispõe à..) e é nosso desenvolvimento ao longo da vida que vai determinar o quanto isso será aproveitado ou negligenciado. Na prática, pessoas com com baixo potencial cognitivo, que sejam muito bem estimuladas, podem até ter desempenhos superiores à pessoas com alto potencial que foram mal estimuladas, porém, sem sombra de dúvidas, na comparação do feedback de uma em relação à outra em um mesmo treino (aprendizagem), será complemente díspar.
giuavila, O mais incrível é que, não sabia diferenciar M do N, não sei muito bem português, erro na sequência do alfabeto, esqueço como faz conta de dividir, não sei as regras de -1, (-1).(-1) tipo isso, lembro que tive dificuldade em aprender contas de vezes, não sei a sequências dos meses, aprendi a andar de bicicleta aos 11 anos e assobiar também, aprendi recentemente o conceito de 1 pessoa, 2 e 3 do plural e singular, só que eu me lembro com consciência e raciocínio quando eu ainda engatinhava, lembro que eles tentavam passar a perna eu min mas eu não caia, não sei onde é norte, sul, leste e oeste, aprendi muito recentemente o que é horizontal e vertical, esquerda e direita faz uns 2 anos que aprendi, kkkkkkkk, minha mãe disse que aprendi mais rápido a falar em relação a minha irmã, existe alguma explicação para isso, talvez seja o tdah?, caso esteja ocupada, me fale, não quero te atrapalhar, quando começo uma conversa não consigo parar de pensar em coisas para escrever, foi a minha ultima duvida.(tenho 14 anos)
Rafael Nilton definitivamente não existe nenhum estudo que demonstre a correspondência entre o tdah e a inteligência, pois existem muitos TDAH´s com déficit cognitivo, porém, existe uma alta ocorrência de alto desempenho intelectual em TDAH´s, assim como ocorrem em asperger´s. Mas não há nada que aponte definitivamente uma correlação definitiva, apenas hipóteses empíricas. Todas essas dificuldades que vc citou é bem típico do TDAH, entender vertical/horizontal, direita/esquerda, ver horas no relógio analógico, trocar letras e sílabas (dislexia), eu tive tudo isso, mas conforme a vida vai requerendo atenção à isso, vamos dando observância e nos abrindo para distinguir e aprender e isso ocorre muito rápido para quem tem maior facilidade congênita. Mas a explicação simples e única para isso é pela custo de resposta versus funcionalidade da informação, tendemos a procurar aprender mais o que interessa, e a dificuldade de memorização, (pela própria fluidez da atenção) torna a aprendizagem mais custosa, somado a isso a tendência natural em abandonar tarefas com alta demanda é uma variável que mantém essa característica. O que eu posso dizer é que, por experiência própria, tanto eu, quanto a minha irmã, herdamos o alto desempenho intelectual e o TDAH do meu pai, por isso o fator genético se mostra muito forte na prática, pelo menos comigo. Provavelmente se vc olhar para sua árvore genealógica vai encontrar muitas explicações tb. O fato de vc aprender mais rápido que sua irmã, eu acredito, que possa ser pela maior facilidade congênita ou simplesmente porque vc foi mais e melhor estimulado de forma geral.
Foi impressão minha ou o dr Paulo só quis "desfazer", "desmoralizar" ou "derrubar" a colega de profissão? Ele poderia assistir novamente a entrevista dela, talvez tenha um entendimento melhor do que ela disse. Tenho um filho TDAH e isso não é o fim do mundo. É possível levar uma vida dita "normal" com este transtorno e ser sim, brilhante em alguma área da vida. Com muito respeito aos anos de estudo do dr Paulo, mas ficou feio se prestar a um papel deste, poderia ter usado tanto conhecimento que eu acredito que ele tem para trazer mais esclarecimentos sobre o tema!
O desconhecimento sobre metodologia científica desse médico é assustadora. Ele infere relação entre causa e efeito sem nenhum indício quanto mais prova. O triste é que pessoas que não entendem de metodologia científica vão acreditar em tudo que ele fala como se fosse verdade.
Nitidamente o Jô não estava convencido e até motivado com a entrevista. Quando desmentiu o Dr sobre coisas que a Dra Ana teria dito, quando foi incisivo para questionar então quais os sintomas reais do transtorno, até mesmo.na final nenhum pouco animado. É óbvio que TDAH causa problemas, é óbvio que há sofrimento, mas não se trata de romantizar nada. O fato de entender sobre não significa que se deva enxergar o copo meio vazio e desmotivar uma galera que justamente sofre de desmotivação! Ah façam o favor, se vc tem uma condição que nasceu com vc o que é melhor? Chorar 24h ou focar naquilo que pode ser trabalhado ao seu favor? Eu sofro com a minha condição mas luto diariamente para enxergar o quanto eu sou boa em muitas coisas mesmo tendo TDAH. Prefiro o olhar da Ana, principalmente por ela falar como médica e ser TDAH , sentir não pele.
SENTI NA ENTREVISTA QUE HAVIA UM DESESPERO EM AFIRMAR QUE O TDAH EH UM DOENTE Sinceramente respeito os estudos realizados e a dedicação dos profissionais da área em entender melhor sobre o assunto, porém nesta entrevista, eu como possível portadora dessa "doença", me senti hostilizada, perante tanta veemência em afirmar que o portador do TDAH soh pode trazer malefícios a sociedade, a família e a sua própria vida, como se fosse uma grande ameaça a todos e asi mesmo ...
Ele é um cara extremamente científico, Gessica. Estuda apenas a psiquiatria, mas não é um psicanalista e não estuda emoções, mas sim doenças. Geralmente quem pára na psiquiatria acredita que tudo pode se tratar com remédios, ignorando os males que alguns apresentam contra o organismo/mente humana. Todos os que estudaram um pouco sobre a ritalina sabem muito bem o que ela faz. Seu filho (é só um exemplo) começará a apresentar mais foco, mais disciplina, notas excelentes na escola e comportamento exemplar e com isso a senhora virá a acreditar que ele está melhorando, quando na verdade a parte criativa dele está morrendo. Ritalina inibe a criatividade, vitalidade, comportamentos expressivos, assim como alguns remédios inibem a mediunidade natural do ser humano, por exemplo, remédios de esquizofrenia - muitas vezes internam pessoas como esquizofrenicas quando na verdade são médiuns que poderiam ajudar muitas pessoas se descobrissem o que realmente acontece com elas. Entende? Remédios como esses inibem quem a pessoa é de fato e faz cada qual se portar como um robô da sociedade. Mas fale isso para um "médico" desses. Com seu ego inflado ele vai rir da sua cara. Pois pra ele o que importa é que todo mundo tenha um comportamento padrão e aceitável pela socidade e não que seu filho seja uma criança... =( Na psicanálise TDA-H não se define como TDA-H, mas sim como traços de personalidade. É uma forma de ser e é necessário que se aprenda a lidar com isso mediante terapias sem remédio e não tomar esse tipo de coisa... Enfim, é isso. Eu não levaria o meu filho nesse médico que deu essa entrevista no Jô.
Minha opinião foi dada com muito carinho, disposição e gatidão em lhe explicar o que ocorre de acordo com meus estudos, por onde cheguei a esse ponto de vista. Se você já tem a sua opinião formada sobre esse assunto, te indico permanecer estacionada na mesma ou estudar mais! Sempre temos algo a aprender, se não acreditamos nisso, temos ainda mais o que aprender do que pessoas que já tem consciência disto! Fica com Deus e muita Luz pra ti!
Temos crenças e paixões diferentes, Géssica. Nem tudo o que estudo é com base na ciência e mesmo assim têm me trazido excelentes resultados! Mas, como eu disse e você também afirmou, sempre temos algo a aprender, nunca paramos. Gratidão!
Não gostei da entrevista, colocou o tdah como um ser doente e prejudicado ao ponto de não ter outras capacidades, citou ainda que alguns tdahs viram artistas pq não conseguem ser um contador, por exemplo... oi????? está mto equivocado!!
Experimentem não tratar alguém com Tdah, dar palpites suposições sobre um assunto sem estudar é mole! Tdah não é baseado na simples maneira de comportamento do indivíduo não, vai muito além! mas como hoje em dia doenças comportamentais são normais! todo mundo diz que tem mas duvido que já pararam para pesquisar a fundo e ver que não é esse mar de rosas todo! vamos estudar meu povo antes de sair falando tanta bobagem sem conhecimento!
Até parece, o Jô Soares ter TDAH, homem inteligente da porra... Hahahs. Mas gente, penso em acabar com a minha vida acadêmica por conta disso, e o que me deixa mais puto da vida e ter que tomar esse tipo de medicação pro resto da minha vida. Imagine só vc ter que estimular seu cérebro pra prestar atenção nas coisas, isso é muito chato. E ainda tem gente que usa tal medicação pra se dar bem, como eu queria ser "normal", eu me achava burro pq estudava, ou tentava neh, e não conseguia ter proveito disso. Ficando de recuperação em escolas... Isso é muito triste! Mas é a vida que segue.
intelectualmente para mim o TDAH foi horrível.Se tiver que ler um texto longo, direito, ou exatas, matemática e física ou até biológicas, para mim sempre foi horrível estudar.Sempre gostei de jogar vídeo game, olhar animes, jogar bola, ir no parque, me divertir.Mas precisa ter o ensino superior.Hoje com o Venvanse eu consigo estudar muito bem,
Além da bela entrevista, notei quando fala da medicina baseada em evidencias: em 2022, temos que escutar Bolsonaro falando de tratamento precoce para Covid e massacrando a ciência, muito triste
tenho um filho de 4 anos ele tem TDAH , é muito ruim ele não presta atenção em nada e quebra todos os brinquedos, não fica queto ninguém quer ficar com ele pois ninguém agüenta
Olá boa tarde... tenho em filho de 4anos também... e desde sempre foi inquieto... também quebra os brinquedos... não foca em nada... e muito hiperativo.. E até regeitado por alguns da família pq nao sossega..... sair com ele no mercado por exemplo e complicado pq não aceita voltar p casa... não aceita ser contrariado... chora e faz pirraça em qualquer lugar por motivos poucos..... coloquei ele na escolinha... mais e muita reclamação de q não senta.. pega os brinquedos dos amiguinhos... e faz muita pirraça todos os dias p sair do parquinho p ir p a salinha... e ao voltar p casa também é muita pirraca.... nossa e demais... estou aguardando a consulta com um neurologista pediátrico...
Agora intendo pq minha mãe não me dava brinquedos, uma vez quebrei meu elicoptero, carrinho de controle remoto, relativamente recente meu ps2 kkkkkk, leptop e atualmente umas gambiarras no meu notbook.
+Fabricio Costta eu toco violão e a,o isso, mas eu viajo e do vejo estou fazendo outra coisa dentro a música menos o que estava focado a estudar naquela escala. Pensamos 1000 coisas pôr minuto
Hiperfoco em min em jogos estratégicos, resultado: perca DE NOÇÃO DE TEMPO, dificuldades para criar estratégias, desfoco no olho e pensamento, para min, hiperfoco não passa de perca de noção de tempo, agora se for algo automático e simples, hiperfoco é bom.
Ele tem razão.Eu sempre adorei coisas ligadas ao entreetenimento.Sou completamente viciado em dopamina.Adorava ficar vendo animes e tal.Já pensei em criar um canal no UA-cam que fale sobre animes, Dragoon Bal, Naruto, Nanatsu no Taizai, One Punch Man.Mas percebi que isso não ia agregar nada em minha vida.Já pensei em ser comediante, falam que sou engraçado.Adoro também ver Stand-up, adoro jogar vídeo games, prendo muito nisso também.Mas eu realmente queria cursar o ensino superior.Sentia inveja dos meus amigos estudando, se formando, eu parado no tempo.Cogitei as 3 grandes profissões mais concorridas no vestibular.Medicina, egenharia e direito.O detalhe é que sou péssimo em exatas, medicina eu achei muito difícil de passar, e direito eu odeio ler.Não consigo ter foco.Por muitos anos tomei Ritalina, não fez efeito.Concerta piorou.E o Venvanse foi bom mas é caro.Enfim tomo Venvanse, e escolhi licenciatura.Adoro Relações Internacionais, geopolitíca, Direitos Huimanos, cultura; ciências sociais e história.
"Usar o exemplo de pessoas bem sucedidas portadoras de TDAH é ruim pq há uma cobrança para os portadores desse mal" . CARAMBA!!! Então quem tem TDHA tem que se conformar com o fracasso. O cara pede espaço da mídia pra falar isso!!
Realmente, amanha obrigarei a minha mãe a assistir esse video, absoluta certeza que ela vai raciocinar da mesma forma que o homer (personagem principal de "Os Simpsons"), só que um pouco menos irônico, kkkkk.
Jô leva na ironia, nada sério, logo as "patadas" é pura consequência de uma brincadeira, então não é muito relevante, isso é o lado bom de ser sarcástico e irônico :D
O único vídeo sério sobre assunto que não romantiza falsas "vantagens" de ter um transtorno cerebral grave.
Concordo 100 por cento com sua frase!!!Chega de romantizar essa desgraça !!!
Falou absolutamente tudo!!! Só quem tem sabe.
A preocupação dele é da conscientização à respeito do TDAH como uma doença que merece reconhecimento como tb a importância do tratamento. O melhor de tudo foi o esclarecimento sobre a implicação do TDAH nos traços de personalidade que é próprio de cada pessoa, e com o TDAH torna-se quase impossivel e estremamente desgastante manter controle e o equilibrio pela impulsividade causada pelo TDAH. Visto dessa forma torna-se um divisor de águas para separar causa real do transtorno das consequências em virtudo dos traços de personalidade. Com o tratamento adequado para cada indivíduo isso pode ser ajustado assim como as demais doenças como foi comparado aplausivamente com a diabetes, que com o tratamento impede que o individuo sofra todas possiveis consequências decorrente dela. Parabéns pela visão sem mi mi mi de que ter TDAH não é coisa séria...
É triste isso, vivi 35 anos com Tdah, sofri em várias fases da minha vida sem saber o pq, só achava que tá meu jeito, as vezes pensava que tinha depressão ou algo assim que me fazia procastinar tanto, a 5 meses comecei tratamento e minha vida melhorou muito, infelizmente as pessoas acham que é frescura, que é só falta de dedicação, e mais triste ainda, muitas pessoas vivem uma vida toda sem saber que tem tdah e nunca sabem que tem potencial
@@vencendo-no-digital
Essas pessoas mais velhas, principalmente, quem tem mais de 60 anos e foi criado em gerações anteriores onde isso era (por pura ignorância) dado como “preguiça, irresponsabilidade, incompetência, lerdeza ou burrice”
Tive o diagnóstico de TDAH recentemente, Descobri não pelo pisquiatra e sim por um neurologista, Tive vários problemas com relação a doença, mas felizmente Deus é maior do que tudo , sou bancário desde 91 e sempre vencendo , nadando contra a maré, Vi um Deus forte na minha fraqueza, Sou admirado por ser uma ótima pessoa , ou seja sou um valente conquistador.
Esqueci rsrs descobri agora com 47 anos de idade.
Ha quase 2 anos, vi a Ana Beatriz falando disso, depois vi esse doutor.. Era uma conta antiga e eu postei algo contra ele, mas hoje analisando melhor, essa doença não tem nada a ver com o que ela disse, é simplesmente um problema, eu estava no trabalho ha 4 dias e no atendimento, então acabou o efeito da ritalina, deu um back imediato, o pensamento foi la pra nuvem. Eu estava tentando fazer o atendimento e minha cabeça não deixava, fiz tanta cagada nesses 5 minutos que perdi meu emprego. Pois bem, não é dom de coisa nenhuma, na verdade atrapalha qualquer dom que você teja, faz você perder amigos, namorada/o, simplesmente porque dizem que você só fala besteira, ou seja, não consegue prestar atenção e sempre que abre a boca não tem a ver com o assunto, é uma vergonha gente chamando isso de dom... Eu escrevo musica muito bem e com o remédio continuo escrevendo musica bem, logo a doença não ajuda em nada, apenas atrapalha, a musica sai, mas demora mais tempo pra organizar as idéias... Pior que essa mentira de que é um dom, esta deixando gente sem tratamento e alguns safados ricos... meu conselho para quem ler, se trate, se conhecer alguém, aconselhe, se for teu filho, busque tratamento, ele vai só se dar mal na vida.. Vejo gente mega inteligente e conhecida que não consegue aprender a fazer o trabalho, que ficam sendo chamadas de burras e doentes pelos outros, porque tendo o conhecimento não consegue colocar em pratica... imagine você no escuro e de repente a luz apaga completamente a cada 20, 30 segundos ou menos, já imaginou? Assim que nós somos..
é mesmo, sei q não precisa colocar quem tem as limitações lá pra baixo, mas tem d ter o compromisso com a realidade, pra ajudar..vi o video da Ana Beatriz falando do borderline, e tinha coisas interessantes, mas no meio ela fica variando, dizendo q o traço border é maravilhoso, o transtorno não, isso confunde quem assiste, fica dando glamour demais a transtornos q fazem as pessoas sofrerem e durante as entrevistas descontraidas pior ainda, riem no meio delas..
+Rick Nois concordo completamente com você, os sintomas apenas atrapalharam minha vida, e meu desempenho.
Rick Nois É isso, concordo sim, e esse medico falando q tem pessoas com tdah bacanas bem de vida sem os medicamentos, ele só pode estar generalizando com algum outro transtorno, se alguém encontrar alguem c TDaH bem de vida, com a vida social, relacionamento , tudo em perfeito estado, sem medicamentos, me fala que eu quero saber o truqur rsrs
Não se esqueçam que essa entrevista foi há 16 anos atrás! Depois disso, houveram muitas outras pesquisas, diagnósticos, relatos e afins referentes ao assunto, que fizeram a compreensão a respeito do msm tomar um diferente rumo
Cara, você foi cirurgico na analise do transtorno... Os apagões de raciocínio há cada poucos segundos e a forma desastrosa como isso pode acabar com um emprego de uma hora pra outra... Abrir a boca e não conseguir contatenar nada com nada sobre o assunto, não conseguir estudar porque não guarda o conteúdo de meio parágrafo de texto e precisa ler e reler as coisas interminávelmente, todos esses efeitos do meu defict me mantem preso dentro de casa há quase uma década, vivo com medo e tentando criar coragem pra me matar, porque nem a ritalina está dando jeito e eu já não tenho mais dinheiro pro tratamento, e sem o remédio eu não consigo começar nada... Antes eu não terminava nada, agora eu mal consigo começar.
Tenho pesquisado muito a respeito do TDAH por ter filho e marido portadores e gosto muito das explicações dadas pelo Dr.Paulo Mattos. Gosto da linguagem simples que usa. Definitivamente o TDAH nao é um traço de personalidade e sim uma doença a ser tratada.
Esse médico devia ser imortal, homem competente. Muito bom no q faz
Meu filho é TDAH, herdou do pai. Eu sou super focada, memória excelente, exímia CDF na escola corto um dobrado para ajudar ele na escola, estudo as melhores formas para ensinar ele de uma forma dinâmica, rápida e prática.
Não é fácil para os pais, não vivo com o pai dele e dificilmente me relaciono com alguém porque a minha demanda com ele é grande e ele é a minha prioridade.
eu concordo com ele, em minha vida o TDAH não trouxe nenhum beneficio, muito pelo contrário, é horrivel,e não consegui conviver bem com isso como muitos conseguem
Ainda dizem do "exclusivo hiperfoco", haha, chega até ser irônico, pq o único "beneficio" dele é te fazer perder a noção de tempo, logo é outro problema.
@@rafaelytb2471 no geral hiperfocamos em coisas q n nos levam a lugar nenhum kkkk
Somos 2 nessa fria
parabéns Dr. tenho um neto diagnosticado com TDAH. sem o tratamento ele sofre muito e ninguem quer ficar perto dele. Toda família sofre junto. sei que pode ser hereditário e acho que eu também sou TDAH..
O Jô não deixa o psiquiatra desenvolver o pensamento!!!!!!!!!!!
Putzzzzzzzz... cala a boca JÔ.
toda vez que assisto sua entrevista eu me encanto com tantas informações, é o que a gente vê em sala crianças com esses transtornos sendo excluída no processo de inclusão.
Até que enfim um vídeo retratando a doença. e não enaltecendo o tdah como se fosse uma vantagem
Quem tem sabe o peso, o sofrimento que carrega. É um mostro sim e se não for tratado os gráficos mostram a desgraça que ocorro nessas vidas.
Eu larguei o trabalho para estudar em tempo integral e mesmo com tanto esforço continuo indo mal.
Nunca tive coragem de tirar a carta de motorista pois essa desatenção que tenho sei que posso fazer mal a alguém. Eu não sabia que tinha a doença (não é traço de personalidade) vou procurar ajuda agora q sei o q tenho.
Eu andei 12 sem carta, só procastinava,achava q não ia conseguir,repeti no exame pratico,em que eu era super confiante,mas n desisti,hj faz um ano que sou habilitado,a dois meses descobri a doença,e entendi o pa demorei tanto,me achava. O pior o mais burro,mas tem tratamento,. NUNCA DESISTA
Aí a gente vê a diferença de um Doutor profissional que não romântiza uma doença séria, pra uma doutora igual a Ana Beatriz que fala de forma rasa pra um público leigo
Quem realmente tem TDA sabe que aquela Ana Beatriz não faz ideia do que está falando!
@@yuka6536 verdade.
A descobertas de autistismo em adultos e TDAH em adultos levou a essa romantização. Pois são pessoas que sobreviveram e levaram uma vida mais ou menos normal.
Mas os que tem esses transtornos em graus elevados a ponto de na tenra idade já ser um martírio viver, aí sim sofrem de verdade com a ignorância da doença. E são essas características mais fortes que devem ser levadas ao público, para pais, professores e diretores saberem reconhecer e encaminhar para especialistas. Pois o preconceito, devido a ignorância, leva essas crianças a sofrerem mais tratos.
Nossa , ate historiador ia no programa. Cabeça demais. Hoje é tanta futilidade na TV . UM MAXIMO, SAUDADE DO JÔ!
Jô Soares, Marília Gabriela... Trocaram por Tatá Verneck, Fabio Porchat e Danilo Gentili.
Infelizmente.
Muito esclarecedor. Medicina baseada em evidências, isso faz toda diferença para quem procura tratamento.
É sempre gratificante ouvir profissionais que tratam seus temas com um olhar de investigador incansável e que compartilham o conhecimento. Visitei o site da Associação de TDAH, sem dúvida, muito interessante. Gostei.
O problema do TDAH são os diagnósticos errados. Quando diagnosticado corretamente acho o tratamento super válido.
A partir do minuto 16:32, ele fala que um TDHA e impossível ser contador pq requer atenção e dedicação.
O pior é que eu descobri essa doença a pouco tempo e faço faculdade de ciência contábeis. Repeti, várias disciplinas. Será que com a medicação eu posso me manter nessa profissão? Pq eu gosto de contábeis, só não consigo me manter focado nas disciplinas...
Ankito Luis Tomando Ritalina do jeitinho que seu médico receitar, vc consegue sim permanecer em contábeis.
Excelente entrevista Parabéns
Muito bom doutor, tem gente que romântiza essa doença igual o autismo
Eu descobrir a pouco pq um amigo tem tbm. Eu realmente abrir a caixa de pandora. Tem a impressao q tudo q vejo e leio sobre o assunto esta relacionado comigo. Mais mesmo antes do diagnostico ja min conhecia. E aprendir q tenho q fazer a coisa realmente da prazer p continuar. Sou servidor publico. Cheguei a esse patamar fazendo do s estudos algo divertido e dinamico. Respondia provas e min testava nos ultimos dias da semana. Bem! A criatividade eh o q temos de melhor usem.
Engraçado que todos esses xingamentos não deixaram claro como os dados apresentados pelo Dr. Paulo Mattos estão errados...
Uma que sempre me encasquetou foi hiperfoco.Eu fico horas jogando vídeo game, eu fico horas olhando Naruto, DBZ, eu fico horas olhando Netflix.Sou completamente viciado em dopamina, em entretenimento.Só que o entretenimento ele é assim, ele é feito para te agradar.Afinal que prefere capinar um lote, ou ir no cinema.Quem prefere comer pizza, do que ir na academia.Só que o entrenimento ele não nos cobra produtividade, a gente tem nossa atenção sustentada, por exemplo no filme do homem Aranha, sem volta, por causa do suspense, será que será que vai ser três homens aranhas, Tobey Maguire, Wendré Garfield, Tom Holland, ou vai ser os três Tom Holland.Por que Corra foi eleito o melhor filme do Séc XXI.O entretimento é bom, mas uma coisa é ser expectador outra é trabalhar nele.
Eu tenho TDHA e faço publicidade e ganhei um dos mais cobiçados prêmios da área acadêmica e ainda faço stand up comedy... e não sou alguém "muito bom" como ele diz que tem alguns q são tão bons que msmo com tdah conseguem fazer algo.. não, sou normal.. me expliquem isso então..????
parabéns Flavio! Sou tb tdah e não me identifiquei com o que ele disse. Nos pintou como problemas doentes e que se vamos para uma carreira mais criativa é pq não temos capacidade para outra coisa. Credo.
Mas vc toma remédio?
@@fabir.l.9799 Não
@@inflavio4059 E vc acha que o TDAH te atrapalha?
Se sim, vá atrás de tratamento. Quem sabe você conseguindo se concentrar e se organizar você não melhore mais ainda?
@@fabir.l.9799 Acho que só na questão de organização e procastinação....E em namoro tb hahah, a pessoa sempre gosta mtooooo rápido de mim, mas perde o interesse mto rápido...Acho que por eu ser mto intenso haha
Maravilhoso!! Esse Dr. é mto bom!!! 👏
Já é difícil conviver com tdah, depois de ouvir esse dr. falar da vontade de se internar kkk
Já é difícil viver sendo saudável. Viver com TDAH é elevar esse desafio ainda mais.
Eu qndo criança era mto assim. Me identifico até hj
Interessante é ele usar o termo "burro", nos 12:47. Imagino que ele não deve falar dentro do consultório.
Em vista a tdah cruelmente dita eu hoje já na idade adulta ,passei por varios obstaculos na infancia a pior delas como ja disse o doutor lá na entrevista era ser comparado a outras pessoas,ouvia muito meu pai me comparar a outras pessoas ainda mais em minha propria casa minha familia unida e meus irmaos cantando a musica do burrinho e me colocando a ser humilhado diante a todos ,isso a meu ponto de vista usando a min mesmo como exemplo terrivel você se ver diferente das pessoas tentar aprender e não consegue tentar ler e nada entra na sua cabeça e como todo mundo sabe ser colocado a menos,não faz bem a ninguem humilhante devido a falta de conhecimento das pessoas, nos torna dependentes diretos de alcool etc pois ai que de certa forma nos acalma e tira o peso direto da falta que temos e não achem as pessoas que os portadores são burros muito pelo contrario eu ,não consegui me formar parei de estudar pois para min era um sacrificio lutar contra um espelho não aprendia ponto mesmo assim devido a tal evento que ja afetou ate mesmo minha vida profissional devido a isso faço varias coisas já trabalhei em n empregos a parte do video game se enquadra certo demais .postei isso mais em questão para os pais não sejam crueis com seus filhos procurem tratamento tenham paciencia os portadores sofrem de verdade e caso não sejam tratados ou ate mesmo ignorados cobrando seus filhos demais parabens em breve um adulto problematico .se informem .deixo meu email avj.junior@hotmail.com , hoje aos 39 anos estou procurando tratamento mas tenho dito o caminho ate aqui não foi nada facil .
Queria saber como a neuropsicopedagogia: perspectivas para aprendizagem poderia está auxiliando. Se tiver um vídeo gastaria muito de vêr ou mesmo um comentário. Att:Fátima
O TDAH "só traz desvantagem" para a criança... e vantagens para os "especialistas" e as indústrias farmacêuticas.
O único tratamento para o TDAH é medicamentoso e isso já é um fato.
Entrevista começa no minuto 03:20
Muito bom Dr. muito esclarecedor.
Adoro Dra Ana Beatriz. Inteligentíssima, se não me engano ela mesma disse ser portadora. Mas enfim, o Dr. Paulo é fera. Ele com certeza não tem TDAH . Rsss Quem tem e tá ouvindo ele falar, mesmo ser tem ter, por meio de estudos, diz exatamente o q eu tenho. TDAH
Meu filho tem 14 anos e tem deficit de atenção forte e eu me preocupo com o futuro dele
Eu tenho TDAH.E intelectualmente eu sou uma negação.Na escola Matemática fui péssimo, física piorou, português sou horrível, biologia, Quim, zero.Até educação física que é considerada a mais fácil por todos eu era horrível.Até Artes também, tenho problema de coordenação motora não sei nem pintar, não sei desenhar, não sei trabalhar artísticamente.Filosofia, Geografia, História e Sociologia, até eu entendia, mas infelizmente eu não consigo ler um livro grosso.Exatas, biológicas, e humanas sou péssimo.Mas adivinha, eu consigo ficar 10, 15 horas jogando vídeo game, eu consigo ficar 10 horas vendo animes, Naruto e Draggoon Ball, sem piscar.Eu assisto vídeo de comédia, Stand Up, eu fico hipnotizado.Quando vou fazer uma coisa que me dá prazer momentâneo eu fico extasiado.Ai eu fiquei pensando faço. alguma coisa relacionado a isso ou não.Ai vejo meus amigos, se matando de estudar, cursando engenharia, fisioterapia, direito, psicologia, e eu com 25 anos e nada.Consegui comprar o Venvanse comprei um curso de português, e voltei a estudar.Hoje quero trabalhar com a educação.Me descobri na humanas, não quer dizer que amo de paixão, que sou ótimo.Não, como eu disse eu não consigo ler um livro.Mas ainda assim humanas eu consigo entender.Gosto de relações internacionais, gosto um pouco do direito, direito humanos, direito penal, direito civil e constitucional são meus preferidos, e gosto um pouco de história e sociologia, é claro sem um viés marxista.Vou ser professor.
Esse doutor é um mestre!!!
Ele esqueceu um detalhe muito importante. A individualidade biológica. Por mais que tenham estudos. Cada caso é um caso . Não tem como tratar as pessoas como receita de bolo. Ah pq foi feita uma pesquisa . Pq tá assim no livro . Então todo caso vai ser assim.... E tbm o fato que os anos passam. Novas pesquisas. Novas estudos. Fazem cair por terra oque antes era "verdade absoluta."
Sinto q o Jô ficou um pouco impaciente com esse médico... Como se ele tivesse ido ao programa só pra descredibilizar a Ana. O que eu percebo é que a Ana por ser portadora aprendeu a se aceitar e se amar tdah.. Então ela não encara isso como doença ou de forma negativa somente. E ele fala como um médico, não portador, alguém que olha de fora.. Ou seja, como todas as as pessoas que não são nos veem. A opinião dele também é muito importante.
Ele tem o transtorno ....
Ela não fala como portadora, a romantização dela sobre esse falso "hiperfoco e supercriatividade" não é coisa tem quem tem TDA, inclusive essas "vantagens do TDA" que ela vive citando vão totalmente contra os estudos mais recentes sobre o atraso no desenvolvimento executivo das capacidades cerebrais resultantes desse transtorno, eu vivo com esse inferno há 32 anos e nada do que ela fala faz o menor sentido pra mim, não conheço ninguém que convive com isso que tenha capacidade de "se amar TDA" porque isso destroi a vida pouco a pouco, e na fase adulta é impossível ter uma vida normal sem medicação tendo esse problema, uma pessoa eloquente e estudiosa como ela é o oposto de alguém com TDA que não faz tratamento medicamentoso.
@@yuka6536 falou tudo !!!
@@yuka6536só lembro dela falando q o cérebro do tdah é uma Ferrari ele só tem q aprender a dirigir HDKSHDKDHJDHD o meu talvez não chegue nem perto de ser um carrinho de mão quando consigo controlar direitinho
Ele só vê o lado ruim da doença! E não acho que seja bem assim. Claro, me atrapalha, porém, ajuda também! Acredito eu, não sei como é viver sem ela, mas creio que para todo lado mau há um lado bom!
É porque ele foi lá exclusivamente para rebater a Dra Ana Beatriz, que deu a entender que é apenas um jeito diferente de ser, mas muito positivo também.
Ele foi lá para alertar as pessoas da importância de se levar a sério e fazer um tratamento.
Ter TDAH traz certamente grandes prejuízos. Entretanto, como todo excesso esconde uma falta, o contrário também acontece. Apesar das dificuldades trazidas pelo TDAH, não é difícil notar as grandes vantagens que ele traz. A maior delas, sem dúvida, é a criatividade. É importante ressaltar que o lado direito de nosso cérebro funciona com maior atividade e as áreas voltadas para o pensamento criativo, o aspecto mais subjetivo, a capacidade empática e outras é maior no indivíduo TDAH e isso porque o lado direito do cérebro trabalha exatamente com essas habilidades.
Tendo isso em mente, habilidades artísticas, poéticas, de culinária, musicais, cênicas e outras são facilitadas pelo fato de ter um cérebro mais hiperativo em seu lado direito. A busca incessante por coisas novas faz com que tenhamos uma bagagem de conhecimentos diversos muito maior do que pessoas que não são predominantemente impulsivas e que não possuem um sistema de recompensas prejudicado.
Sem falar do hiperfoco que nos faz ter uma fome veroz de aprender um assunto que nos fascina e nos ajuda a ter muito mais concentração para fazer atividades que nos interessam. Creio que equilíbrio é fundamental. Sou também TDAH e já li o livro Mentes Inquietas da Dra. Ana Beatriz. Creio ser importante lermos o livro para termos uma opinião mais embasada do que a Dra. quis dizer e não apenas nos apoiarmos no que o Dr. interpretou.
Eu discordo em um ponto (sou psicóloga, tenho TDAH e convivi bem com isso a vida toda) se é uma característica que nasce com a pessoa, é traço de personalidade sim... pq o transtorno é uma alteração de estrutura e não pode ser mudado, claro que é um tipo de estrutura com uma tendência maior a causar algum tipo de sofrimento ou prejuízo, mas não deixa de ser uma característica do indivíduo (e como característica, não é doença, é traço). Como indivíduos biológicos, nascemos com uma série de características, é a cultura que define o que é normal e o que é doença, partindo de padrões pré-estabelecidos por ela! Discordo nisso, no resto eu concordo rs
Eu não entendi quando ele diz que não tratamos o jeito de ser, as vezes o "jeito de ser " pode ser um problema e pode ser tratado, ainda bem moça que essa entrevista é antiga.
complementando seu comentário, você está certa mais para a gente crescer como pessoas temos que acompanhar o mundo e o mais correto seria se medicar, pois eu sou Tdah e nem se quer consigo aprender, nada me da prazer e tudo me faz dispersar eu vivo no mundo da lua e isso por culpa dos meus pais que não dá atenção nos problemas por serem de famílias tradicionais antigas. Eles pararam no tempo quando não havia ainda escola e mesmo assim se conseguia um bom emprego. e eu, onde fico nessa história?
+Fernando Oliveira Olá Fernando, cada pessoa tem uma característica orgânica, uma historia de vida e uma cultura que fazem da condição TDAH especifica para cada indivíduo. Existem aqueles que precisam tomar medição, e outros não. Eu tomo. O importante é ter a consciência que remédio não ensina comportamento, então é muito importante o desenvolvimento da consciência dos fatores mais problemáticos e criar ações para melhorar o desempenho. Como se faz isso? Estabelecendo uma rotina (seja no papel, seja no celular) organizando as tarefas diárias, compromissos. Depois verificando os fatores que te levam a dispersar, (como quando vc precisa fazer um trabalho e deixa abas do navegador aberta, ou a tv ligada, são fatores que facilitam a dispersão, feche as abas, desligue a tv, e por ai vai). Cada comportamento que te cause prejuízo é preciso verificar as variáveis que te levam a um erro e adotar estratégias de neutralização. Mas um treino de habilidades com um terapeuta é o melhor caminho. Se seus pais são obtusos e vc se sente desassistido, procure ajuda vc. Eu tive ajuda depois de adulta também. Boa sorte!
Boa noite. Os sintomas do tdah diferem de indivíduos. Quer dizer a pessoa apresenta sintomas diferentes umas das outras?
Alessandro K Na verdade, transtornos não são, necessariamente doenças. Muitas vezes são apenas padrões de comportamentos que trazem algum prejuízo funcional ou envolvem algum nível de sofrimento. Mas de qqer forma tendo ou não tendo alterações orgânicas envolvidas todo e qualquer indivíduos desenvolve padrões de comportamento através de sua historia de vida, por isso, não são padrões pré-estabelecidos (sintomas) que determinam o transtorno, mas o tipo de prejuízo que eles acarretam.
todo mundo acha que eu sou hiperativo, fiz o exame de p300 e não deu nada, será que eu sou mesmo hiperativo? fiz o teste na internet e bateu certinho com o diagnósticos, mas no exame p300 deu normal... !!! não entendi nada vou levar o exame neuro pra ver agora....
O que é o exame p300?
Rafael Nilton é um exame auditivo em que o médico coloca um fone em seu ouvido e te dá um aparelho pra vc apertar, conforme vc ouve o bip, vc aperta o botão... esse é o exame p300
Incrível... O médico tentando desmistificar o transtorno e o Jô: "o sujeito com tdah é mais artístico?"; "é possível que ele (sujeito com tdah) seja mais inteligente do que os outros?"... Lamentável, Jô...
Sim, pois, geralmente sites são sensacionalistas quanto a qualquer assunto, não que pessoas que tem tdah são mais inteligentes e sim pensam mais do que as outras sem, como consequência dentro de seus pensamentos tirando muita conclusões, duvidas e respostas, e muito raramente aplicando isso em algo concreto, as coisas para nos não parece tão claras e obvias, mesmo quem tem um QI alto e aparente entende tudo tem uma certa confusão em seus pensamentos e conceitos.
Rafael Nilton Rafael, quem tem TDAH tem uma desordem preponderante (falta de atenção, hiperatividade). Não é nem mais nem menos inteligente por isto... Sugiro a leitura de "No mundo da lua", de Paulo de Mattos, ed. ABDA, que me ajudou muito...
durodesejo de durar, Obrigado pela sugestão, mas não disse que é mais inteligente, apenas disse que pensa mais.
Rafael Nilton Onde vc leu isso de "pensa mais"? Achei isto uma hipótese interessante... Tem base científica? Me vejo muito pensativo (tenho déficit de atenção), mas acho que todo ser inteligente pensa tanto quanto eu... Mas este assunto Tdah é instigante demais... Várias hipóteses...
O TDAH possui três pilares fundamentais: desatenção, impulsividade e hiperatividade mental e ou fisica. Logo, concluímos que sim,o TDAH possui uma velocidade de pensamentos superior a de pessoas que não possuem o transtorno
O que faz meu pais acharem que não tenho essa doença, é exclusivamente meu QI, que como consequência, bom desempenho cognitivo, mas, em coisas simples que egigem concentração, método, organização e um bom tempo é praticamente impossível uma pessoa que sofre com isso fazer tal ato, de certa forma não sofro tanto quando um portador e na média, pois, eu preciso de menos esforço para entender as coisas e tenho raciocínio rápido, isso é, quando não respondo em uma prova que 1+1 = 3, o que é frequente, logo é burrice?, não!, meus pais não sabem relacionar e assimilar inteligencia e falta de concentração, o que é uma pena, tenho certeza que um especialista passar 1 minuto com uma conversa rápida comigo logo notara confusão em minhas falas e uma evidêntica e hiperatividade., apenas nesse comentário cometi muitos erros e tive que ler várias vezes e arruma-los. (isso aconteceu com o médico que fez a consulta para marcar outro médico que no caso é o neurologista, e ele nem é especialista.)
Pensando melhor aqui, posso até concluir que entendo o luxo, pois, pessoas sem o problema e na média não consideram um problema não entender coisas relativamente complexas, mas da mesma forma, como falado no video, meus problemas são frequentes e que não varia da inteligencia do individuo.
Na questão da "sorte" por ter nascido inteligente, creio eu que, a genética é só uma parte da inteligencia do individuo, eu mesmo sou prova de meu pensamento, quando realizei meu 1 teste de QI meu resultado foi: 117, é um resultado satisfatório, mas sabia que conseguia ser melhor, atualmente em qualquer teste de QI definitivamente eu terei um resultado igual ou acima de 140, podendo chegar a incríveis 160, e a consequência de tal mudança de pontuação é, assim como uma pessoa treina um esporte físico frequentemente e se tornando muito boa, eu fiz com a minha inteligencia (QI), e minha teoria é que quanto mais uma pessoa nasce inteligente mais ela pode ter uma mudança para melhor em seu desempenho cognitivo, eu já efetuei praticamente todos os testes aparentes da pesquisa do mesmo, gostaria de saber se vc como psicologa (desculpe se errei sua profissão) concorda com meu pensamento e se isso é fato.
E isso influênciou na minha vida cotidiana, não apenas eu um teste.
Rafael Nilton sim eu sou psicóloga, e é exatamente isso... a inteligência constitui uma gama de repertórios(habilidades) que adquirimos ao longo da vida, nele incluímos habilidade sociais e capacidade de resolver problemas de forma a deixar a vida mais funcional, e por isso seus resultados foram mudando ao longo do tempo. Como eu havia te falado na outra questão do traço genético do TDAH, o traço genético da inteligência opera da mesma forma. Nascemos com o que poderíamos chamar de potencial herdado (que é nossa carga genética que nos predispõe à..) e é nosso desenvolvimento ao longo da vida que vai determinar o quanto isso será aproveitado ou negligenciado. Na prática, pessoas com com baixo potencial cognitivo, que sejam muito bem estimuladas, podem até ter desempenhos superiores à pessoas com alto potencial que foram mal estimuladas, porém, sem sombra de dúvidas, na comparação do feedback de uma em relação à outra em um mesmo treino (aprendizagem), será complemente díspar.
giuavila, O mais incrível é que, não sabia diferenciar M do N, não sei muito bem português, erro na sequência do alfabeto, esqueço como faz conta de dividir, não sei as regras de -1, (-1).(-1) tipo isso, lembro que tive dificuldade em aprender contas de vezes, não sei a sequências dos meses, aprendi a andar de bicicleta aos 11 anos e assobiar também, aprendi recentemente o conceito de 1 pessoa, 2 e 3 do plural e singular, só que eu me lembro com consciência e raciocínio quando eu ainda engatinhava, lembro que eles tentavam passar a perna eu min mas eu não caia, não sei onde é norte, sul, leste e oeste, aprendi muito recentemente o que é horizontal e vertical, esquerda e direita faz uns 2 anos que aprendi, kkkkkkkk, minha mãe disse que aprendi mais rápido a falar em relação a minha irmã, existe alguma explicação para isso, talvez seja o tdah?, caso esteja ocupada, me fale, não quero te atrapalhar, quando começo uma conversa não consigo parar de pensar em coisas para escrever, foi a minha ultima duvida.(tenho 14 anos)
Rafael Nilton definitivamente não existe nenhum estudo que demonstre a correspondência entre o tdah e a inteligência, pois existem muitos TDAH´s com déficit cognitivo, porém, existe uma alta ocorrência de alto desempenho intelectual em TDAH´s, assim como ocorrem em asperger´s. Mas não há nada que aponte definitivamente uma correlação definitiva, apenas hipóteses empíricas. Todas essas dificuldades que vc citou é bem típico do TDAH, entender vertical/horizontal, direita/esquerda, ver horas no relógio analógico, trocar letras e sílabas (dislexia), eu tive tudo isso, mas conforme a vida vai requerendo atenção à isso, vamos dando observância e nos abrindo para distinguir e aprender e isso ocorre muito rápido para quem tem maior facilidade congênita. Mas a explicação simples e única para isso é pela custo de resposta versus funcionalidade da informação, tendemos a procurar aprender mais o que interessa, e a dificuldade de memorização, (pela própria fluidez da atenção) torna a aprendizagem mais custosa, somado a isso a tendência natural em abandonar tarefas com alta demanda é uma variável que mantém essa característica. O que eu posso dizer é que, por experiência própria, tanto eu, quanto a minha irmã, herdamos o alto desempenho intelectual e o TDAH do meu pai, por isso o fator genético se mostra muito forte na prática, pelo menos comigo. Provavelmente se vc olhar para sua árvore genealógica vai encontrar muitas explicações tb. O fato de vc aprender mais rápido que sua irmã, eu acredito, que possa ser pela maior facilidade congênita ou simplesmente porque vc foi mais e melhor estimulado de forma geral.
Foi impressão minha ou o dr Paulo só quis "desfazer", "desmoralizar" ou "derrubar" a colega de profissão? Ele poderia assistir novamente a entrevista dela, talvez tenha um entendimento melhor do que ela disse.
Tenho um filho TDAH e isso não é o fim do mundo. É possível levar uma vida dita "normal" com este transtorno e ser sim, brilhante em alguma área da vida.
Com muito respeito aos anos de estudo do dr Paulo, mas ficou feio se prestar a um papel deste, poderia ter usado tanto conhecimento que eu acredito que ele tem para trazer mais esclarecimentos sobre o tema!
O desconhecimento sobre metodologia científica desse médico é assustadora. Ele infere relação entre causa e efeito sem nenhum indício quanto mais prova. O triste é que pessoas que não entendem de metodologia científica vão acreditar em tudo que ele fala como se fosse verdade.
oi Atila, qual sua especialidade?
tati fritz pitaqueiro profissional
Se não há hiperatividade, há necessidade de medicação?
Sem dúvida !!! A condição principal desde transtorno , é justamente o déficit de atenção !!!
@@2081lin oi beleza eu só tenho TDA, mas não quero me medicar mas preciso, e aí? Você é? Poderia me falar sobre ?
Se atrapalha a sua vida. Se vc tenta e tenta levar uma vida normal e não consegue, deve tomar o medicamento.
Nitidamente o Jô não estava convencido e até motivado com a entrevista. Quando desmentiu o Dr sobre coisas que a Dra Ana teria dito, quando foi incisivo para questionar então quais os sintomas reais do transtorno, até mesmo.na final nenhum pouco animado. É óbvio que TDAH causa problemas, é óbvio que há sofrimento, mas não se trata de romantizar nada. O fato de entender sobre não significa que se deva enxergar o copo meio vazio e desmotivar uma galera que justamente sofre de desmotivação! Ah façam o favor, se vc tem uma condição que nasceu com vc o que é melhor? Chorar 24h ou focar naquilo que pode ser trabalhado ao seu favor? Eu sofro com a minha condição mas luto diariamente para enxergar o quanto eu sou boa em muitas coisas mesmo tendo TDAH. Prefiro o olhar da Ana, principalmente por ela falar como médica e ser TDAH , sentir não pele.
Indico João Henrique dupin! Pra quem tem tdah e quer saber mais
O livro JOÃO AGITADÃO é indicado para crianças hiperativas.
Perguntas:
1- quais os sintomas?
2- quais os sintomas?
3- Mas quais sintomas?
Ele falou : falta de concentração, Impulsividade, inquietude .
E qdo ele começava a responder, o Jo interrompia, mudando de assunto.
SENTI NA ENTREVISTA QUE HAVIA UM DESESPERO EM AFIRMAR QUE O TDAH EH UM DOENTE
Sinceramente respeito os estudos realizados e a dedicação dos profissionais da área em entender melhor sobre o assunto, porém nesta entrevista, eu como possível portadora dessa "doença", me senti hostilizada, perante tanta veemência em afirmar que o portador do TDAH soh pode trazer malefícios a sociedade, a família e a sua própria vida, como se fosse uma grande ameaça a todos e asi mesmo ...
Tati! senti o mesmo que vc!
Eu entendi q ele quis dizer que sim é uma doença e merece atenção...pois muitas pessoas acha que não existe...que é frescura...
O Dr Paulo Mattos tem TDAH
Discordo. A ritalina não é a única forma de tratar TDA-H. Mais um psiquiatra frio o qual não se aprofunda no assunto antes de falar sobre o assunto...
Ele é um cara extremamente científico, Gessica. Estuda apenas a psiquiatria, mas não é um psicanalista e não estuda emoções, mas sim doenças. Geralmente quem pára na psiquiatria acredita que tudo pode se tratar com remédios, ignorando os males que alguns apresentam contra o organismo/mente humana. Todos os que estudaram um pouco sobre a ritalina sabem muito bem o que ela faz. Seu filho (é só um exemplo) começará a apresentar mais foco, mais disciplina, notas excelentes na escola e comportamento exemplar e com isso a senhora virá a acreditar que ele está melhorando, quando na verdade a parte criativa dele está morrendo. Ritalina inibe a criatividade, vitalidade, comportamentos expressivos, assim como alguns remédios inibem a mediunidade natural do ser humano, por exemplo, remédios de esquizofrenia - muitas vezes internam pessoas como esquizofrenicas quando na verdade são médiuns que poderiam ajudar muitas pessoas se descobrissem o que realmente acontece com elas. Entende? Remédios como esses inibem quem a pessoa é de fato e faz cada qual se portar como um robô da sociedade. Mas fale isso para um "médico" desses. Com seu ego inflado ele vai rir da sua cara. Pois pra ele o que importa é que todo mundo tenha um comportamento padrão e aceitável pela socidade e não que seu filho seja uma criança... =( Na psicanálise TDA-H não se define como TDA-H, mas sim como traços de personalidade. É uma forma de ser e é necessário que se aprenda a lidar com isso mediante terapias sem remédio e não tomar esse tipo de coisa... Enfim, é isso. Eu não levaria o meu filho nesse médico que deu essa entrevista no Jô.
Minha opinião foi dada com muito carinho, disposição e gatidão em lhe explicar o que ocorre de acordo com meus estudos, por onde cheguei a esse ponto de vista. Se você já tem a sua opinião formada sobre esse assunto, te indico permanecer estacionada na mesma ou estudar mais! Sempre temos algo a aprender, se não acreditamos nisso, temos ainda mais o que aprender do que pessoas que já tem consciência disto! Fica com Deus e muita Luz pra ti!
Temos crenças e paixões diferentes, Géssica. Nem tudo o que estudo é com base na ciência e mesmo assim têm me trazido excelentes resultados! Mas, como eu disse e você também afirmou, sempre temos algo a aprender, nunca paramos. Gratidão!
A Ana está certa. É terapia cognitivo comportamental. Muito exercício e as vezes Bupropiona. Médico vendido sorry...
Existe apenas uma forma, e essa é com remédios, já nesse caso é um auxilio a terapia. É como eu tentar correr sem as pernas.
Indico para as crianças com TDAH o livro JOÃO AGITADÃO da Ed. Caravansarai.
Não gostei da entrevista, colocou o tdah como um ser doente e prejudicado ao ponto de não ter outras capacidades, citou ainda que alguns tdahs viram artistas pq não conseguem ser um contador, por exemplo... oi????? está mto equivocado!!
Não sei se tenho isso mas já me imaginei se tivesse carro eu penso q com certeza eu ia fazer um desastre pelo meu jeito distraida
Gente esse Jô fez tantas interrupções inadequadas, pra não dizer mal educadas. Que jeito que permanece no ar? Afff
Tdah não é só uma doença, é uma maldição
Experimentem não tratar alguém com Tdah, dar palpites suposições sobre um assunto sem estudar é mole! Tdah não é baseado na simples maneira de comportamento do indivíduo não, vai muito além! mas como hoje em dia doenças comportamentais são normais! todo mundo diz que tem mas duvido que já pararam para pesquisar a fundo e ver que não é esse mar de rosas todo! vamos estudar meu povo antes de sair falando tanta bobagem sem conhecimento!
Eu não tenho aptidões. Ainda tenho TDAH. Imagina minha autoestima
Até parece, o Jô Soares ter TDAH, homem inteligente da porra... Hahahs. Mas gente, penso em acabar com a minha vida acadêmica por conta disso, e o que me deixa mais puto da vida e ter que tomar esse tipo de medicação pro resto da minha vida. Imagine só vc ter que estimular seu cérebro pra prestar atenção nas coisas, isso é muito chato. E ainda tem gente que usa tal medicação pra se dar bem, como eu queria ser "normal", eu me achava burro pq estudava, ou tentava neh, e não conseguia ter proveito disso. Ficando de recuperação em escolas... Isso é muito triste!
Mas é a vida que segue.
3:38 hoje isso daria até morte nos dois sentidos
Tdah emburrece a gente
intelectualmente para mim o TDAH foi horrível.Se tiver que ler um texto longo, direito, ou exatas, matemática e física ou até biológicas, para mim sempre foi horrível estudar.Sempre gostei de jogar vídeo game, olhar animes, jogar bola, ir no parque, me divertir.Mas precisa ter o ensino superior.Hoje com o Venvanse eu consigo estudar muito bem,
Ah, se tivesse sido tratado em 2003... Tanta coisa séria diferente
quanto às meninas , eu discordo, eu era um moleque de saias.
há excessões, meu filho por exemplo ele fica mais no mundo da lua como ele disse que as meninas ficam, ele não tem hiperatividade fisica
Esses sintomas não são uma regra. Eles avaliam como se a maioria os tivesse. É claro que pode haver exceções.
Além da bela entrevista, notei quando fala da medicina baseada em evidencias: em 2022, temos que escutar Bolsonaro falando de tratamento precoce para Covid e massacrando a ciência, muito triste
Que sou eu para discordar de um estudioso nesse porte afff
eu a-mei esse psiquiatra. ele não passa a mão na cabeça de ninguém.
o jô não gostou dele... kkkkkkkkkkkkkk
+Regina Guzman Freud já dizia a verdade doí....
A Ana Beatriz fala bobagem, jeito de ser não é doença, traco de personalidade tambem não, transtornos de personalidade sim.
Que agonia do Jô conduzindo essa entrevista.
tenho um filho de 4 anos ele tem TDAH , é muito ruim ele não presta atenção em nada e quebra todos os brinquedos, não fica queto ninguém quer ficar com ele pois ninguém agüenta
Olá boa tarde... tenho em filho de 4anos também... e desde sempre foi inquieto... também quebra os brinquedos... não foca em nada... e muito hiperativo.. E até regeitado por alguns da família pq nao sossega..... sair com ele no mercado por exemplo e complicado pq não aceita voltar p casa... não aceita ser contrariado... chora e faz pirraça em qualquer lugar por motivos poucos.....
coloquei ele na escolinha... mais e muita reclamação de q não senta.. pega os brinquedos dos amiguinhos... e faz muita pirraça todos os dias p sair do parquinho p ir p a salinha... e ao voltar p casa também é muita pirraca.... nossa e demais... estou aguardando a consulta com um neurologista pediátrico...
Agora intendo pq minha mãe não me dava brinquedos, uma vez quebrei meu elicoptero, carrinho de controle remoto, relativamente recente meu ps2 kkkkkk, leptop e atualmente umas gambiarras no meu notbook.
Excelente!
Tenho muita preguiça....
gostei muito do video
Então, estas características são SUAS, não do transtorno, Mia. O TDAH não traz coisas boas. O tratamento sim, mas o transtorno não tem nada de bom.
O dr Paulo matos deve ficar indignado com o tanto de asneiras q dizem sobre o tdah no UA-cam atualmente.
pra quem e musico isto e totalmente prejudicial, porque a musica exige muita concentração
Eu sou músico e tenho TDAH e digo. Na música pra mim, vem o hiperfoco.
Hari Baldo Engraçado como ela se manifesta... Ele só não falou esse ponto.
Hari Baldo Hiperfoco em mim tb ... Sou músico
+Fabricio Costta eu toco violão e a,o isso, mas eu viajo e do vejo estou fazendo outra coisa dentro a música menos o que estava focado a estudar naquela escala. Pensamos 1000 coisas pôr minuto
Hiperfoco em min em jogos estratégicos, resultado: perca DE NOÇÃO DE TEMPO, dificuldades para criar estratégias, desfoco no olho e pensamento, para min, hiperfoco não passa de perca de noção de tempo, agora se for algo automático e simples, hiperfoco é bom.
Quanta certeza ele tem de tudo!!!!!
E eu tive asma e tenho TDAH e tudo isso ao mesmo tempo.. kk
kkkkkk, ai cê ta ferrado
Eu também
Ele tem razão.Eu sempre adorei coisas ligadas ao entreetenimento.Sou completamente viciado em dopamina.Adorava ficar vendo animes e tal.Já pensei em criar um canal no UA-cam que fale sobre animes, Dragoon Bal, Naruto, Nanatsu no Taizai, One Punch Man.Mas percebi que isso não ia agregar nada em minha vida.Já pensei em ser comediante, falam que sou engraçado.Adoro também ver Stand-up, adoro jogar vídeo games, prendo muito nisso também.Mas eu realmente queria cursar o ensino superior.Sentia inveja dos meus amigos estudando, se formando, eu parado no tempo.Cogitei as 3 grandes profissões mais concorridas no vestibular.Medicina, egenharia e direito.O detalhe é que sou péssimo em exatas, medicina eu achei muito difícil de passar, e direito eu odeio ler.Não consigo ter foco.Por muitos anos tomei Ritalina, não fez efeito.Concerta piorou.E o Venvanse foi bom mas é caro.Enfim tomo Venvanse, e escolhi licenciatura.Adoro Relações Internacionais, geopolitíca, Direitos Huimanos, cultura; ciências sociais e história.
perfeito!
ixi eu tenho essa porra e agora?
jo é mal educado..fez interrupções inoportunas
Vdd, eu nem consigo fazer arte
"Usar o exemplo de pessoas bem sucedidas portadoras de TDAH é ruim pq há uma cobrança para os portadores desse mal" .
CARAMBA!!! Então quem tem TDHA tem que se conformar com o fracasso. O cara pede espaço da mídia pra falar isso!!
bem feito quem mandou reprimir. as criancas podia porder nos pais e no
tudo mentira mais que vai ganha dinheiro das farmacias
Pra ignorantes que não sofrem com isso falar é muito fácil. Vai dar uma lida ao invés de falar merda.
É uma doença ,minha filha tem você não imagina o quanto a família sofre, respeite pelo menos.
Sabe o esforço que fazemos para não sermos arrogantes, então?, só isso vc deveria dar mérito a nos.
3:38
e entrevista com a Marília Gabriela é bem melhor. O Jo deve ter TDAH, não presta atenção em nada...
Não é doença é um desturbio biológico!!!
o jô fica muito em cima da pessoa. eu teria me mantido a distância no lugar do médico.
😊😊
Nunca vi o Jô, tão gago ! kk
ta de parabéns o dr
Realmente, amanha obrigarei a minha mãe a assistir esse video, absoluta certeza que ela vai raciocinar da mesma forma que o homer (personagem principal de "Os Simpsons"), só que um pouco menos irônico, kkkkk.
aa
Jô levou umas patadas do cara
Jô leva na ironia, nada sério, logo as "patadas" é pura consequência de uma brincadeira, então não é muito relevante, isso é o lado bom de ser sarcástico e irônico :D
HAEM
"Perdemos grandes caixas de bancos e contadores que se transformam em músicos e artistas por serem TDAH" KKKKKKKKKKMKKMMM
Jô deu um banho no cara!
Não sei que banho é esse a qual vc se refere ....quem tem TDAH pode se complicar e muito em atividades bancárias
Willy, vai se tratar seu...