Esse livro tem uma das minhas mensagens favoritas: não é possível transmitir sabedoria, vc tem que experimentá-la de fato. Conhecimento é possivel, sabedoria não.
Achei interessante quando a Tati comentou isso e vc reforça aqui pois me fez lembrar de algo relacionado, acredito que ensinado por Sócrates, de que "Aprender é recordar". Considerando que a sabedoria já está dentro de nós, o que fazemos enquanto vivemos adquirindo conhecimentos, lendo vários livros e tendo discernimento para "descobrir" verdades resume na verdade este processo, de que conhecer (algo externo) interage com saber (interno)
Eu ouvi em audiolivro, e o narrador trazendo a tona isso realmente me fez tremer, é uma mensagem tão poderosa e que eu nunca tinha visto em nenhuma outra mídia antes.
Eu tenho uma história com esse livro. Na minha adolescência , passei certa vez por uma rua de terra e achei um volume dessa obra todo sujo de terra. Levei pra casa e comecei ler. Lindo demais !
Uma lição essencial do livro é que Siddhartha com toda sua inteligência e percepção aguçada, enquanto jovem, ignora a opinião das pessoas abaixo da sua linha intelectual e ignora os ensinamentos dos grandes mentores. Ao envelhecer, acaba por extrair sentido e sabedoria nas pessoas e nas experiências mais simples da vida.
"Inteiramente o penetrava a sensação do presente e da simultaneidade, a sensação de eternidade. Nessa hora, Sidarta percebeu claramente, com maior nitidez do que nunca, que toda vida é indestrutível e cada instante, eterno."
Sidarta passou a vida toda em busca do sentido da vida, passando por muitas transformações boas e ruins, conhecendo as tentações, a luxúria, conhecendo pessoas que marcaram a sua jornada até chegar à velhice e se dar conta que a resposta estava nas vicissitudes da vida e toda lição que tirou delas. Livro maravilhoso do Herman Hesse. Leitura agradável e acessível a todos.
Siddartha Siddis = poderes Artha = coração Em relação ao chacra Vibuthi... 8 pétalas. Ou os Oito Poderes do Yoga. Herman Hesse, com esse livro, apresentou de forma bem acessível a vida de um dos Grandes Mestres da Humanidade. Belo começo de ano. Excelente escolha! E, como sempre, excelente explanação! Grato, Tatiana.
Livro muito bonito mesmo. O Hesse escreve com uma paixão muito contagiante! Um apontamento modesto sobre o que você disse acerca faz quatro nobres verdades: a origem do sofrimento e da insatisfação (segunda nobre verdade) não está nos nossos desejos e tampouco é na cessação dos desejos que se conquista a iluminação. Essa visão ficou muito marcada no Ocidente pela forma como o budismo foi lido e divulgado no final do século XIX, inclusive o Schopenhauer ajudou a propagar um pouco essa noção. Na verdade, o budismo entende que a origem do sofrimento está no fato de que nossa mente produz imagens da realidade que não correspondem às coisas como elas verdadeiramente são. Por exemplo: nossa mente tende a perceber o mundo como dotado de entes separados e coloca o "eu" nesse estado de isolamento originário, mas o budismo compreende que a natureza de todas as coisas é interdependente. Ou seja, a saída do sofrimento não está em negar o desejo, mas em iluminar a mente sobre a verdadeira natureza das coisas, que não está nesse "eu" individual, e isso passa pelo exercício da compaixão e pela prática da concentração. Enfim, é um papo looongo hahahaha mas achei legal pontuar isso. Parabéns pelo vídeo e feliz 2021 🙏🏼
Ah, o vídeo mais esperado de 2021, a gente pode até não concordar com tudo que a Tati fala (o que é plenamente normal), mas somos influenciados por suas excelentes indicações. Desejo um ano de boas leituras, saúde, paz, sanidade mental (pois nesta internet há de um tudo, né?) e prosperidade!
...um dos meus livros preferidos da vida!.. com certeza me acalmou quando li aos 19 anos... ~.~ ...se hoje sou budista é também pela inspiração que surgiu por esse livro e me fez buscar aprender... ~.~ ...om mani padme hum... ~.~
Eu já li esse livro umas 5 vezes e não canso de reler, é meu favorito da vida. Eu costumo comprar pra presentear as pessoas que eu gosto. Muito boa a resenha!
Tati, se não for pedir muito, adoraria ver uma resenha sua de "O lobo da estepe". Faz anos que tenho esse livro, já tentei ler umas duas vezes e nunca sai. Acho que com sua resenha eu conseguiria superar isso kkkkkk
Estou terminando esse livro neste momento e já estou interessado em Sidarta! O lobo da estepe é um livro simples gramaticalmente falando, mas trás consigo alguns momentos de profunda introspecção do Harry (o lobo da estepe), o que exige maior atenção e torna a leitura um pouco mais arrastada. No entanto, no meio do livro surge uma personagem FANTÁSTICA, que deixa o livro muito fluido e leve, embora traga consigo muita profundidade! Eu diria para você persistir pelo menos até metade, lendo aos poucos; tenho certeza que chegará um momento em que se pegará pensando que esse é seu livro favorito! Vou deixar uma citação do livro, de uma das minhas partes favoritas do prefácio, onde um dos personagens iniciais faz uma interpretação sobre a educação baseada na “quebra de desejos” que Harry teve: “[…] Tal destruição da personalidade e quebra de desejo não foram conseguidas com aquele aluno, de cuja prova saiu mais insensível e duro, orgulhoso e espiritual. Em vez de destruir sua personalidade, conseguiu aprender somente a odiar a si mesmo. Contra si próprio, contra esse objeto nobre e inocente, dirigiu a vida inteira toda a genialidade de sua fantasia, toda a força de seu poderoso pensamento. Foi precisamente através de Cristo e dos mártires que aprendeu a lançar contra si próprio, antes de mais nada, cada severidade, cada censura, cada maldade, cada ódio de que era capaz. No que respeitava aos outros, ao mundo em redor, sempre estava fazendo os esforços mais heróicos e sérios para amá-los, para ser justo com eles, para não fazê-los sofrer, pois o “amarás teu próximo!” estava tão entranhado em sua alma como o “odiar-se a si mesmo!”; […] “
Excelente vídeo, Tati! Sidarta é um dos livros que mais quero ler, já tá na minha lista de compras desse mês. Gostaria de comentar que a banda britânica de Rock Progressivo "Yes" gravou um disco chamado Close to the Edge em 1972, que é inteiramente baseado nesse livro, especialmente a faixa-título. Fica a recomendação pra quem não conhece e tem interesse por música, é uma combinação perfeita de música com poesia e literatura. Uma experiência sublime!
Ai meu coração, não estou acreditando. Terminei de ler este livro ontem e hoje corri pra ver a resenha e você publicou HOJE !!! Simplesmente amei a leitura, realmente ela trás um pouco de paz, nos faz repensar nossos desejos materiais .
Livro excelente. Apesar de curto, cada página lida leva a uma reflexão profunda sobre a nossa vida e existência. É interessante também que cada leitor tem uma perspectiva diferente de acordo com o que já viveu/experienciou. Gostei bastante da sua análise, e apenas complementando com o que me marcou e não foi muito explorado, gostaria de citar: é muito interessante ver que grande parte do que o Ocidente considera sucesso como dinheiro, casamento, poder, para outra parte do mundo pode ser a perdição para o caminho da iluminação (fiquei impressionado ao ele tentar se matar quando tomou conhecimento do que tinha acontecido consigo mesmo), apesar de ter encontrado o Augusto, a verdadeira sabedoria veio com a conexão com o rio, ouvindo a natureza e em minha interpretação, seguindo os passos do balseiro (outro personagem que encontrou a iluminação, mas sem o destaque de Buda). Por fim, com os atos do filho dele, percebeu a beleza do círculo da vida e que apesar de todo o sofrimento que sentiu, estava somente vivenciando o que ele mesmo fez a seu pai. Acredito que esses "romances de formação" devem ser lidos e relidos em diferentes épocas de nossa vida porque sempre iremos refletir sobre novos ensinamentos.
Com que alegria que sua primeira resenha do ano seja de Hesse, meu primeiro autor favorito e sempre favorito. Aproveito para uma recomendação, visto que Hesse tem-lhe sido agradável. Há alguns dias li seu primeiro romance, Peter Camenzind (ed. Brasiliense, 1972), leitura ainda inédita para mim. Por já ter lido dois romances realmente "açucarados" da primeira fase de Hesse, esperava algo parecido. Porém, este romance de estreia me surpreendeu pela sua escrita encantadora e talentosa bem como as reflexões que provoca no leitor, como acontece em todos seus demais grandes romances. Merece uma nova edição e recomendo apaixonadamente sua leitura a todos.
Esse livro vai crescendo conforme o tempo passa e vamos recordando da história. Também gostei muito de Demian e O Lobo da Estepe. Quero ler outros dele... Adorei o vídeo.
Bom dia cara Tatiana! Sou inscrito no canal, gosto muito dos seus vídeos, mas antes de qualquer coisa sou fã incondicional de Hermann Hesse. Nesse fantástico livro, Sidarta, Hesse mistura o personagem real, Buda, ao seu personagem fictício, Sidarta de forma literária fantástica. Sou budista, não quero entrar em detalhes religiosos aqui, mas o que o Buda, Sidarta Gautama, descobre com as 4 verdades que faz com que abandone tudo, seu castelo, seu pai, sua esposa e filho são: nascimento, velhice, doença e morte, nada mais, somente isso, ninguém, nada no universo escapa dessas 4 verdades, nessa ocasião que Buda resolve sair para sua jornada e descobrir como superar essas fatalidades da vida. Obrigado pelo vídeo, abraços!
Estou na metade do livro e é uma leitura espetacular, Herman Hesse na sua melhor forma, texto belo, lírico e cheio de significados ,sem ser difícil de entender, estou achando do mesmo nível que a obra-prima dele O Lobo da Estepe , que está entre meus 5 livros favoritos de todos os tempos., parabéns pelo vídeo.
Essa obra tem um espaço especial em minha vida, assim como a filosofia que a ajuda a construir esse livro tem uma potência de transmitir uma paz assim como sentar-se a beira de um rio e sentir a natureza das coisas em seus mínimos detalhes
Feliz ano novo. Amo este livro. E tenho uma teoria que o livro do Paulo Coelho, O Alquimista , foi uma versão fraquíssima inspirada no Sidarta do Hermann Hesse.
O livro que recebi aos 15 anos de presente do meu pai e o divisor de minha vida literária e consequentemente da minha vida. Devo tudo a esse livro e seus ensinamentos. Viva o conhecimento
"(...) Quanto a mim, as coisas podem ser mera aparência, uma vez que, nesse caso, também sou aparência e assim serão elas sempre meus iguais. Eis o que as torna para mim tão caras e veneráveis: são como eu. Por isso, posso amá-las. E com isso te comunico uma doutrina que te fará rir, ó Govinda: tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas a mim interessa exclusivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admiração e reverência." Eu amo esse livro. Acho lindo, inspirador. Tem tanto a nos ensinar como humanidade. Um beijo e feliz 2021, Tati! s2
O momento q estamos vivendo e as perspectivas que se avistam, para esse ano q se inicia, não poderiam ser mais apropriados para essa reflexão. Sigamos Sidarta!
Todo mundo precisa de um tempinho pra descansar, mas seus vídeos fazem muita falta. Muito bom ter você de volta, ainda mais com uma indicação dessas ❤️
Li esse livro há uns 20 anos. Infelizmente não me lembro muito do conteúdo, mas lembro que era fascinante mesmo. Eu o associava com aquele filme "O Pequeno Buda".
SIDARTA foi a primeira obra que li de Hesse.. Considero a parte mais linda e importante da obra, é quando Sidarta reencontra o balseiro e passa a viver com ele. Mesmo com toda experiência que ele ja havia vivido até esta altura da narrativa, Sidarta volta a perceber e sentir a importância e o valor da simplicidade do espírito, voltar para dentro de si e contemplar o meio.. E como Hermann Hesse disse....... NÃO IMPORTA QUAL CAMINHO OU ESCOLHA O HOMEM FAÇA, ELE SEMPRE ACABA EM SI MESMO..🍃
Assisti primeiro o filme, na década de 70, muito fiel ao livro, e logo depois li o livro, e a parte que mais gosto é o reencontro de Sidharta com Govinda.
Caramba! Que coincidência! Comecei a ler esse livro hj pela manhã... os primeiros 4 Capítulos... vou pausar seu vídeo pq até amanhã acabo o livro e depois vejo até o final! Feliz 2021 Tatiana!
É um livro realmente lindo, em algumas de suas passagens trouxe-me lágrimas aos olhos. Conclui a leitura dele na manhã de hoje, 18/01/24 e fui profundamente tocada por sua história. Impossível lê-lo e não parar para refletir sobre anossa própria busca. Recomendo a todos essa leitura tão linda e sublime.❤
Ainda bem que você voltou estava com crise de abstinência de Tati Feltrin! Hahaha, feliz ano pra você! Ansiosa pelos vídeos de leitura da Bíblia, estou amando! Obrigada pelo incrível trabalho que você realiza. 🌹
Esse livro é uma mao na roda pra quem quer ler o lobo da estepe, eu sinto que so entendi o lobo depois de ler demian ... amo o hesse, meu escritor favorito
adorei o vídeo! eu tô com o Demian comprado desde o ano passado e não li ainda. mas ainda em dezembro quando tava nos planos pra 2021, coloquei ele na lista pra ler. Agora fiquei interessada nesse também haha
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não longo não, apenas 300 páginas.
ótimo vídeo! Já devo ter lido umas 5 vezes. Tenho inúmeras citações deste livro anotadas aqui. A que considero melhor delas: "Por muito tempo, Sidarta ia vivendo a vida do mundo e dos prazeres, sem todavia pertencer a ela."
Eu tinha esquecido do Herman Hesse. Lembrei agora navegando pelo seu canal. Na década de 90, na Universidade Federal, onde me Graduei, eu ouvia um povo bicho-grilo falar deste livro mas, eu preconceituosa, pensava: "ahh este povinho gosta destas bobeiras místicas então deve ser bobeira" 🙄 😳☺️ Bem, hoje eu sou outra pessoa e só tenho preconceito com gente preconceituosa, retrógrada e conservadora. Herman Hesse hoje entrou para a lista "autores a conhecer" 😁 Beijos 😘
Acho muito interessante como as expectativas que colocamos nos livros antes de lê-los influenciam na nossa opiniao sobre eles. Sempre ouço falar bem desse livro, então esperava muito dele. Mas, ao lê-lo, as minhas altas expectativas nao foram alcançadas. Contudo, essa obra me ensinou justamente isso: tenhamos cuidado com nossos desejos e expectativas. Alem disso, nos mostra que só obtemos sabedoria se experimentarmos ela empiricamente.
Que bom vê-la de volta de férias, Tati! Adorei a resenha. Li este livro há anos. Já não lembrava de muitos pontos que você trouxe. Deu vontade de ler novamente.
Lí só pra acompanhar a resenha da Tati! 💜💜💜💜 Tava esperando por esse livro no canal há meses kkkk (Ps. Tati, o teu cabelo está lindo) Sim, puxei o saco valendo mesmo, mas precisava falar kkkkkk
Bom dia Tati, fico feliz que você tenha lido Sidarta, esse foi o meu primeiro contato com a obra do Herman Hesse, E posso dizer que seus livros mudaram minha vida, E é verdade, ele traz muito a acrescentar para as pessoas jovens, eu fiz essa leitura quando tinha 18 anos estava saindo do meu ensino médio. Só por curiosidade, já que você gosta do Thomas Mann, ele foi muito amigo do Herman Hesse, eu sei que você gosta bastante dele, se não me engano, tem até uma coletânea da correspondência trocada por ambos.
Hesse é meu escritor favorito. Cada livro é uma filosofia implícita para cada momento da vida do autor e muita inspiradora. No aguardo do review de novas obras.
Finalmente!!!! Meu livro da vidaaa!!! Amo amo... quando terminei a leitura, estava aos prantos... livro lindo lindo! Que tocou muito fundo em mim! Vou colocar na minha pilha para tentar fazer releitura esse ano! Feliz 2021, Tati! Começamos com o pé direito! 🤗
Esse livro tem uma das minhas mensagens favoritas: não é possível transmitir sabedoria, vc tem que experimentá-la de fato. Conhecimento é possivel, sabedoria não.
Incrível observação
Concordo. Esta afirmação me marca desde a primeira vez que li. MARAVILHOSO HERMANN HESS.
Achei interessante quando a Tati comentou isso e vc reforça aqui pois me fez lembrar de algo relacionado, acredito que ensinado por Sócrates, de que "Aprender é recordar". Considerando que a sabedoria já está dentro de nós, o que fazemos enquanto vivemos adquirindo conhecimentos, lendo vários livros e tendo discernimento para "descobrir" verdades resume na verdade este processo, de que conhecer (algo externo) interage com saber (interno)
Eu ouvi em audiolivro, e o narrador trazendo a tona isso realmente me fez tremer, é uma mensagem tão poderosa e que eu nunca tinha visto em nenhuma outra mídia antes.
@@Samuel-zs9lhDe fato, como o próprio Sidarta fez e "despertou" várias vezes no livro apenas relembrando e ouvindo sua "voz interna"
Eu tenho uma história com esse livro. Na minha adolescência , passei certa vez por uma rua de terra e achei um volume dessa obra todo sujo de terra. Levei pra casa e comecei ler. Lindo demais !
Que legal!
Uma lição essencial do livro é que Siddhartha com toda sua inteligência e percepção aguçada, enquanto jovem, ignora a opinião das pessoas abaixo da sua linha intelectual e ignora os ensinamentos dos grandes mentores. Ao envelhecer, acaba por extrair sentido e sabedoria nas pessoas e nas experiências mais simples da vida.
"Inteiramente o penetrava a sensação do presente e da simultaneidade, a sensação de eternidade. Nessa hora, Sidarta percebeu claramente, com maior nitidez do que nunca, que toda vida é indestrutível e cada instante, eterno."
O futuro e o passado não existem, tudo que há é o eterno agora.
"Ele é um jovem insatisfeito. Talvez isso seja redundância, bem..." risos
Sidarta passou a vida toda em busca do sentido da vida, passando por muitas transformações boas e ruins, conhecendo as tentações, a luxúria, conhecendo pessoas que marcaram a sua jornada até chegar à velhice e se dar conta que a resposta estava nas vicissitudes da vida e toda lição que tirou delas. Livro maravilhoso do Herman Hesse. Leitura agradável e acessível a todos.
Siddartha
Siddis = poderes
Artha = coração
Em relação ao chacra Vibuthi... 8 pétalas.
Ou os Oito Poderes do Yoga.
Herman Hesse, com esse livro, apresentou de forma bem acessível a vida de um dos Grandes Mestres da Humanidade.
Belo começo de ano. Excelente escolha! E, como sempre, excelente explanação!
Grato, Tatiana.
Livro muito bonito mesmo. O Hesse escreve com uma paixão muito contagiante!
Um apontamento modesto sobre o que você disse acerca faz quatro nobres verdades: a origem do sofrimento e da insatisfação (segunda nobre verdade) não está nos nossos desejos e tampouco é na cessação dos desejos que se conquista a iluminação. Essa visão ficou muito marcada no Ocidente pela forma como o budismo foi lido e divulgado no final do século XIX, inclusive o Schopenhauer ajudou a propagar um pouco essa noção.
Na verdade, o budismo entende que a origem do sofrimento está no fato de que nossa mente produz imagens da realidade que não correspondem às coisas como elas verdadeiramente são. Por exemplo: nossa mente tende a perceber o mundo como dotado de entes separados e coloca o "eu" nesse estado de isolamento originário, mas o budismo compreende que a natureza de todas as coisas é interdependente. Ou seja, a saída do sofrimento não está em negar o desejo, mas em iluminar a mente sobre a verdadeira natureza das coisas, que não está nesse "eu" individual, e isso passa pelo exercício da compaixão e pela prática da concentração.
Enfim, é um papo looongo hahahaha mas achei legal pontuar isso. Parabéns pelo vídeo e feliz 2021 🙏🏼
Ah, o vídeo mais esperado de 2021, a gente pode até não concordar com tudo que a Tati fala (o que é plenamente normal), mas somos influenciados por suas excelentes indicações. Desejo um ano de boas leituras, saúde, paz, sanidade mental (pois nesta internet há de um tudo, né?) e prosperidade!
Muito obrigada, Aline! O importante é ter nossas próprias conclusões, não é mesmo ;) 1 abç!
...um dos meus livros preferidos da vida!.. com certeza me acalmou quando li aos 19 anos... ~.~ ...se hoje sou budista é também pela inspiração que surgiu por esse livro e me fez buscar aprender... ~.~ ...om mani padme hum... ~.~
Esse é um dos livros mais bonitos que já li.
Acho muito interessante que esse processo dele é praticamente o processo de individuação de Carl Jung. E Hermann Hesse teve contato com ele!
AAAAAAA EU AMO ESSE LIVRO, foi transformador na minha vida
Barbara ❤️
Eu também!
Eu já li esse livro umas 5 vezes e não canso de reler, é meu favorito da vida. Eu costumo comprar pra presentear as pessoas que eu gosto. Muito boa a resenha!
Agora 2021 começou 💙💙💙
Feliz ano novo, Gabi! :)
Tati, se não for pedir muito, adoraria ver uma resenha sua de "O lobo da estepe". Faz anos que tenho esse livro, já tentei ler umas duas vezes e nunca sai. Acho que com sua resenha eu conseguiria superar isso kkkkkk
Estou terminando esse livro neste momento e já estou interessado em Sidarta! O lobo da estepe é um livro simples gramaticalmente falando, mas trás consigo alguns momentos de profunda introspecção do Harry (o lobo da estepe), o que exige maior atenção e torna a leitura um pouco mais arrastada. No entanto, no meio do livro surge uma personagem FANTÁSTICA, que deixa o livro muito fluido e leve, embora traga consigo muita profundidade!
Eu diria para você persistir pelo menos até metade, lendo aos poucos; tenho certeza que chegará um momento em que se pegará pensando que esse é seu livro favorito! Vou deixar uma citação do livro, de uma das minhas partes favoritas do prefácio, onde um dos personagens iniciais faz uma interpretação sobre a educação baseada na “quebra de desejos” que Harry teve:
“[…] Tal destruição da personalidade e quebra de desejo não foram conseguidas com aquele aluno, de cuja prova saiu mais insensível e duro, orgulhoso e espiritual. Em vez de destruir sua personalidade, conseguiu aprender somente a odiar a si mesmo. Contra si próprio, contra esse objeto nobre e inocente, dirigiu a vida inteira toda a genialidade de sua fantasia, toda a força de seu poderoso pensamento. Foi precisamente através de Cristo e dos mártires que aprendeu a lançar contra si próprio, antes de mais nada, cada severidade, cada censura, cada maldade, cada ódio de que era capaz. No que respeitava aos outros, ao mundo em redor, sempre estava fazendo os esforços mais heróicos e sérios para amá-los, para ser justo com eles, para não fazê-los sofrer, pois o “amarás teu próximo!” estava tão entranhado em sua alma como o “odiar-se a si mesmo!”; […] “
@@gabrielmaxpedrotti8190 Em alemão ele é muito complicado, como traduziram tão bem?
Eu idem, ja comecei umas 3 vezez mas nao engreno
Bom dia, Tati! Começamos o ano com pé direito.
Excelente vídeo, Tati! Sidarta é um dos livros que mais quero ler, já tá na minha lista de compras desse mês.
Gostaria de comentar que a banda britânica de Rock Progressivo "Yes" gravou um disco chamado Close to the Edge em 1972, que é inteiramente baseado nesse livro, especialmente a faixa-título. Fica a recomendação pra quem não conhece e tem interesse por música, é uma combinação perfeita de música com poesia e literatura. Uma experiência sublime!
Damian e O Lobo da Estepe são os outros grandes livros do Herman Hesse.
Ai meu coração, não estou acreditando.
Terminei de ler este livro ontem e hoje corri pra ver a resenha e você publicou HOJE !!!
Simplesmente amei a leitura, realmente ela trás um pouco de paz, nos faz repensar nossos desejos materiais .
Livro excelente. Apesar de curto, cada página lida leva a uma reflexão profunda sobre a nossa vida e existência. É interessante também que cada leitor tem uma perspectiva diferente de acordo com o que já viveu/experienciou. Gostei bastante da sua análise, e apenas complementando com o que me marcou e não foi muito explorado, gostaria de citar: é muito interessante ver que grande parte do que o Ocidente considera sucesso como dinheiro, casamento, poder, para outra parte do mundo pode ser a perdição para o caminho da iluminação (fiquei impressionado ao ele tentar se matar quando tomou conhecimento do que tinha acontecido consigo mesmo), apesar de ter encontrado o Augusto, a verdadeira sabedoria veio com a conexão com o rio, ouvindo a natureza e em minha interpretação, seguindo os passos do balseiro (outro personagem que encontrou a iluminação, mas sem o destaque de Buda). Por fim, com os atos do filho dele, percebeu a beleza do círculo da vida e que apesar de todo o sofrimento que sentiu, estava somente vivenciando o que ele mesmo fez a seu pai. Acredito que esses "romances de formação" devem ser lidos e relidos em diferentes épocas de nossa vida porque sempre iremos refletir sobre novos ensinamentos.
ótimo comentário, partilho de sua visão.
Com que alegria que sua primeira resenha do ano seja de Hesse, meu primeiro autor favorito e sempre favorito. Aproveito para uma recomendação, visto que Hesse tem-lhe sido agradável. Há alguns dias li seu primeiro romance, Peter Camenzind (ed. Brasiliense, 1972), leitura ainda inédita para mim. Por já ter lido dois romances realmente "açucarados" da primeira fase de Hesse, esperava algo parecido. Porém, este romance de estreia me surpreendeu pela sua escrita encantadora e talentosa bem como as reflexões que provoca no leitor, como acontece em todos seus demais grandes romances. Merece uma nova edição e recomendo apaixonadamente sua leitura a todos.
Esse livro vai crescendo conforme o tempo passa e vamos recordando da história. Também gostei muito de Demian e O Lobo da Estepe. Quero ler outros dele... Adorei o vídeo.
Bom dia cara Tatiana! Sou inscrito no canal, gosto muito dos seus vídeos, mas antes de qualquer coisa sou fã incondicional de Hermann Hesse. Nesse fantástico livro, Sidarta, Hesse mistura o personagem real, Buda, ao seu personagem fictício, Sidarta de forma literária fantástica. Sou budista, não quero entrar em detalhes religiosos aqui, mas o que o Buda, Sidarta Gautama, descobre com as 4 verdades que faz com que abandone tudo, seu castelo, seu pai, sua esposa e filho são: nascimento, velhice, doença e morte, nada mais, somente isso, ninguém, nada no universo escapa dessas 4 verdades, nessa ocasião que Buda resolve sair para sua jornada e descobrir como superar essas fatalidades da vida. Obrigado pelo vídeo, abraços!
Diretamente de Portugal, desejo_lhe um Bom Ano. Já ia sentindo a falta das suas reflexões.
Um like de Portugal, igualmente.😃🙏
Terra linda e agradável! Sintam-se acolhidos, irmãos portugueses!
Estou na metade do livro e é uma leitura espetacular, Herman Hesse na sua melhor forma, texto belo, lírico e cheio de significados ,sem ser difícil de entender, estou achando do mesmo nível que a obra-prima dele O Lobo da Estepe , que está entre meus 5 livros favoritos de todos os tempos., parabéns pelo vídeo.
Essa obra tem um espaço especial em minha vida, assim como a filosofia que a ajuda a construir esse livro tem uma potência de transmitir uma paz assim como sentar-se a beira de um rio e sentir a natureza das coisas em seus mínimos detalhes
Amo o Herman Hesse! Tem um livro não muito conhecido dele que se chama Rosshalde e que é um dos meus livros preferidos de todos os tempos!
Sidarta foi meu primeiro contato com as obras Hermann Hesse
Feliz ano novo. Amo este livro. E tenho uma teoria que o livro do Paulo Coelho, O Alquimista , foi uma versão fraquíssima inspirada no Sidarta do Hermann Hesse.
Que saudades que eu tava desses videos
O livro que recebi aos 15 anos de presente do meu pai e o divisor de minha vida literária e consequentemente da minha vida.
Devo tudo a esse livro e seus ensinamentos.
Viva o conhecimento
"(...) Quanto a mim, as coisas podem ser mera aparência, uma vez que, nesse caso, também sou aparência e assim serão elas sempre meus iguais. Eis o que as torna para mim tão caras e veneráveis: são como eu. Por isso, posso amá-las. E com isso te comunico uma doutrina que te fará rir, ó Govinda: tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas a mim interessa exclusivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admiração e reverência."
Eu amo esse livro. Acho lindo, inspirador. Tem tanto a nos ensinar como humanidade. Um beijo e feliz 2021, Tati! s2
Tati, espero que seu descanso tenha sido ótimo. Confesso que amei receber a notificação desse vídeo. Hehehe a gente sente saudade. ❤️
O momento q estamos vivendo e as perspectivas que se avistam, para esse ano q se inicia, não poderiam ser mais apropriados para essa reflexão.
Sigamos Sidarta!
Olá, Tatiana, muito obrigada por refrescar a memória que eu tinha dessa história, lida no início da minha vida adulta.
💝 Cumprimentos de Portugal. 🇵🇹
Todo mundo precisa de um tempinho pra descansar, mas seus vídeos fazem muita falta. Muito bom ter você de volta, ainda mais com uma indicação dessas ❤️
Li esse livro há uns 20 anos. Infelizmente não me lembro muito do conteúdo, mas lembro que era fascinante mesmo. Eu o associava com aquele filme "O Pequeno Buda".
Tatiana, por favor, não deixe de fazer um vídeo sobre “o lobo da estepe”
SIDARTA foi a primeira obra que li de Hesse..
Considero a parte mais linda e importante da obra, é quando Sidarta reencontra o balseiro e passa a viver com ele. Mesmo com toda experiência que ele ja havia vivido até esta altura da narrativa, Sidarta volta a perceber e sentir a importância e o valor da simplicidade do espírito, voltar para dentro de si e contemplar o meio..
E como Hermann Hesse disse....... NÃO IMPORTA QUAL CAMINHO OU ESCOLHA O HOMEM FAÇA, ELE SEMPRE ACABA EM SI MESMO..🍃
Já li Demian, Knulp e estou para começar O lobo da estepe (queremos resenha). Sidarta será o próximo.
Assisti primeiro o filme, na década de 70, muito fiel ao livro, e logo depois li o livro, e a parte que mais gosto é o reencontro de Sidharta com Govinda.
Tati, comente O Lobo da Estepe do Hermann Hesse. É um livro simplesmente espetacular. Obrigado por suas imperdíveis resenhas.
Caramba! Que coincidência! Comecei a ler esse livro hj pela manhã... os primeiros 4 Capítulos... vou pausar seu vídeo pq até amanhã acabo o livro e depois vejo até o final! Feliz 2021 Tatiana!
É um livro realmente lindo, em algumas de suas passagens trouxe-me lágrimas aos olhos. Conclui a leitura dele na manhã de hoje, 18/01/24 e fui profundamente tocada por sua história. Impossível lê-lo e não parar para refletir sobre anossa própria busca. Recomendo a todos essa leitura tão linda e sublime.❤
Sidarta foi um livro marcante para mim. Com muita profundidade e sabedoria.
O momento que ele relata a iluminação é emocionante e fantástica.
Agora sim o ano começou!! Haha feliz ano novo, Tati!
Ansiosa pelo vídeo dos melhores de 2020
Ainda bem que você voltou estava com crise de abstinência de Tati Feltrin! Hahaha, feliz ano pra você!
Ansiosa pelos vídeos de leitura da Bíblia, estou amando! Obrigada pelo incrível trabalho que você realiza. 🌹
Esse livro é uma mao na roda pra quem quer ler o lobo da estepe, eu sinto que so entendi o lobo depois de ler demian
... amo o hesse, meu escritor favorito
Começando 2021 muito bem! Já tinha separado O lobo da Estepe (também do Herman) para ler este ano. Sidarta acabou de entrar para a lista!!!
Graças a Deus que a Tati voltou porque eu já estava repetindo as resenhas dos livros aqui hahaha.
Comprei ontem, devo ler logo!gostei da resenha...parabéns! Hesse é ótimo! o lobo da estepe é espetacular!
Penso eu...
😍 Também achei belíssimo, Tati!! Todos nós temos nossas próprias buscas!!
Oi Tati, que baita indicação para começo de ano mesmo, fiquei com vontade. Me lembrou em partes o Fio da Navalha (te faz pensar em grandes temas).
"tem alguma coisa neste livro que talvez possa acalmar a sua ansiedade"
confirmado: vou ler!
Não poderia ter começado o ano com um resenha melhor.
adorei o vídeo! eu tô com o Demian comprado desde o ano passado e não li ainda. mas ainda em dezembro quando tava nos planos pra 2021, coloquei ele na lista pra ler. Agora fiquei interessada nesse também haha
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não longo não, apenas 300 páginas.
ótimo vídeo! Já devo ter lido umas 5 vezes. Tenho inúmeras citações deste livro anotadas aqui. A que considero melhor delas: "Por muito tempo, Sidarta ia vivendo a vida do mundo e dos prazeres, sem todavia pertencer a ela."
Saudades dos seus vídeos
Olá Tatiana
Gostei do teu canal e da oportunidade de lembrar deste livro que li na adolescência, assim como Demian.
Herman Hesse é excelente.
Indico intensamente tb "Narciso e Goldman" e "Jogos das contas de vidro". Geniais!
Segue a mesma linha?
Viagem ao Oriente de hemman hess...é nessa mesma linha, show!!
Terminei de ler hoje, gostei bastante! Já li O lobo da Estepe, Sidarta, e agora quero ler Demian.
Eu tinha esquecido do Herman Hesse. Lembrei agora navegando pelo seu canal.
Na década de 90, na Universidade Federal, onde me Graduei, eu ouvia um povo
bicho-grilo falar deste livro mas, eu preconceituosa, pensava: "ahh este povinho gosta destas bobeiras místicas então deve ser
bobeira" 🙄 😳☺️
Bem, hoje eu sou outra pessoa e só tenho preconceito com gente preconceituosa, retrógrada e conservadora.
Herman Hesse hoje entrou para a lista "autores a conhecer" 😁
Beijos 😘
Curti, esse vídeo me ajudou a clarear alguns pontos da história para o texto que preciso produzir.
Adorei a resenha desse livro . Tati você é incrível. Obrigada.
Que resenha!!!!
Eu amei esse livro, gosto muito da escrita do Hermann Hesse
Acho muito interessante como as expectativas que colocamos nos livros antes de lê-los influenciam na nossa opiniao sobre eles. Sempre ouço falar bem desse livro, então esperava muito dele. Mas, ao lê-lo, as minhas altas expectativas nao foram alcançadas. Contudo, essa obra me ensinou justamente isso: tenhamos cuidado com nossos desejos e expectativas. Alem disso, nos mostra que só obtemos sabedoria se experimentarmos ela empiricamente.
Aguardando muitooo o dia que a Tati vai ler O lobo da estepe! Livro incrível demais, transformador!
Eu sou bem chato com resenhas literárias e sei disso hahahaha Difícil achar uma que me agrade, mas esta foi uma delas. Parabéns pelo trabalho.
Que bom vê-la de volta de férias, Tati! Adorei a resenha. Li este livro há anos. Já não lembrava de muitos pontos que você trouxe. Deu vontade de ler novamente.
Agora sim, 2021 iniciado. Um ótimo ano!!!
Foi minha primeira leitura de 2020! As reflexões que fiz antes do início da pandemia foram importantes para eu passar por ela.
Tati, conheço alguém que amará ler este livro. Obrigado pelo vídeo. Bem vinda de volta! Feliz 2021! Sucesso a ti e ao canal.
Sou uma jovem de 47 anos rs, e acabei de ler! Amei! Gostaria de ter conhecido Sidarta antes, mas acho que ele chegou no momento certo!
Lí só pra acompanhar a resenha da Tati! 💜💜💜💜
Tava esperando por esse livro no canal há meses kkkk
(Ps. Tati, o teu cabelo está lindo)
Sim, puxei o saco valendo mesmo, mas precisava falar kkkkkk
Já estava com saudades dos vídeos novos .acordei e já vi TLT coisa mais Boa
Começar 2021 com um livro com uma msgm tão forte assim acende uma esperança... Iniciamos bem!! 😍
Já estava com saudade 🤩💚💛🧡🧡
Já estava com saudades de você!
Bom dia Tati, fico feliz que você tenha lido Sidarta, esse foi o meu primeiro contato com a obra do Herman Hesse, E posso dizer que seus livros mudaram minha vida, E é verdade, ele traz muito a acrescentar para as pessoas jovens, eu fiz essa leitura quando tinha 18 anos estava saindo do meu ensino médio.
Só por curiosidade, já que você gosta do Thomas Mann, ele foi muito amigo do Herman Hesse, eu sei que você gosta bastante dele, se não me engano, tem até uma coletânea da correspondência trocada por ambos.
Hesse é meu escritor favorito. Cada livro é uma filosofia implícita para cada momento da vida do autor e muita inspiradora.
No aguardo do review de novas obras.
Esse livro é sensacional! Quem ler, será muito difícil de esquecê-lo.
Bom dia, Tatiana! Li este livro há muito tempo. Minha edição é bem antiga. Vou reler! Beijos e bom início para você.
😘
e vamos de primeiro vídeo do ano. Tô ansioso pra ver suas impressões de O Homem que era Quinta-feira, pois estou lendo ele tbm. ♥️
Saudade que eu estava dos seus vídios 💕💕
Amei o livro, e amei a sua resenha. Obrigado! Você é importante!
Que edição linda. Capa maravilhosa!
Ouvi falar que esse livro é como uma bíblia para os movimentos de contra cultura ( como os hippies)
Finalmente!!!! Meu livro da vidaaa!!! Amo amo... quando terminei a leitura, estava aos prantos... livro lindo lindo! Que tocou muito fundo em mim! Vou colocar na minha pilha para tentar fazer releitura esse ano! Feliz 2021, Tati! Começamos com o pé direito! 🤗
Até parei o que tava fazendo pra ver o vídeo novo. Feliz ano novo, Tati!
Que bom que voltou das férias 👏👏👏você é incrível !
Bem-vinda de volta Tati ❤️
O melhor budismo é morar na roça e ter uma biblioteca, e ser iluminado todos os dias com seu silêncio peculiar.Eta maravilha.
Que delicia! Adorei! Amo o Hesse ❤️
Brunaaa lindaaa 💖
Pensem numa notificação que animou meu almoço!❤️😀 Feliz Ano Novo, Tati e amigos do TLT.
Bem vinda de volta! Bjs Tati!
Como é bom ter resenha sua pra ver na semana 🖤
Finalmente ela retornou