Fausto (Johann W. von Goethe) | Tatiana Feltrin

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • TLT - Ligando livros a pessoas
    Onde encontrar os livros:
    OBS: Ao adquirir o livro através do link sugerido, você estará colaborando com o canal - receberei uma pequena comissão para ajudar a mantê-lo ;)
    Fausto zero:
    goo.gl/Vn4CtC
    Fausto - Primeira parte:
    goo.gl/kCQ97t
    Fausto - Segunda parte:
    goo.gl/PzSAv8
    Ensaios reunidos - Volume II - Otto Maria Carpeaux:
    goo.gl/JqspJC
    Ensaios reunidos: Escritos sobre goethe - Walter Benjamin:
    goo.gl/47oH3N
    Labirintos da aprendizagem - Marcus Vinicius Mazara:
    goo.gl/H9RqLP
    Introdução aos estudos literários - Erich Auerbach:
    goo.gl/KBDhYn
    A história concisa da Literatura alemã - Otto Maria carpeaux:
    goo.gl/d39nP8
    O espírito e a letra - volume 1 - Sérgio Buarque de holanda:
    goo.gl/HzkYqo
    Vídeos recomendados:
    Doutor Fausto (Thomas Mann):
    • Doutor Fausto (Thomas ...
    Entrevista com a professora Eloá Heise sobre Fausto:
    • Literatura Universal -...
    12 livros para 2016
    • Video
    A montanha mágica (Thomas Mann):
    • A Montanha Mágica (Th...
    Nos Correios:
    Caixa postal:
    2015
    São José dos Campos - SP
    CEP: 12243-970
    Instagram:
    / tatianafeltrin

КОМЕНТАРІ • 511

  • @kellylu834
    @kellylu834 8 років тому +1152

    Se Goethe levou 60 anos para escrever Fausto, ninguém pode me punir sobre não ter terminado minha monografia.

    • @eufizaquilo
      @eufizaquilo 6 років тому +99

      Sua monografia é tão grandiosa quanto a obra do Goethe?

    • @musicamorena
      @musicamorena 5 років тому +3

      Kkkk

    • @douglasbrito4925
      @douglasbrito4925 5 років тому +5

      kkkkkkkkkkkk esta perdoado. rsrsrsrs

    • @marcelialencar11
      @marcelialencar11 5 років тому +5

      @@eufizaquilo kkkkkkkkk

    • @theneo07
      @theneo07 5 років тому +41

      Já passaram 3 anos, terminou?

  • @forwhomitmayconcern
    @forwhomitmayconcern 5 років тому +353

    Eu ainda vou entender como TODO livro que eu procuro resenha a Tatiana já leu, é de se impressionar

    • @gabrielfagundes9208
      @gabrielfagundes9208 4 роки тому +2

      Real, eu tb!!

    • @Gabriel-kv8mc
      @Gabriel-kv8mc 4 роки тому +4

      eu to passando por isso agora. nos relacionados ta cheio de video que eu sou doido pra entender e tudo com ela explicando hahaha

    • @jefersonoliveira893
      @jefersonoliveira893 3 роки тому +1

      Óbvio! Ela vive disso.

    • @jailtonribeiro1824
      @jailtonribeiro1824 3 роки тому +1

      Igualmente. Tds os livros que procuro resenha. Ela já leu. Rsrsrsrs...
      Parabéns mesmo p ela!!!

    • @angelinaangell9759
      @angelinaangell9759 Рік тому +3

      É ótimo isso, pq tem um um bom comentário antes de ler. Estimula.

  • @GridxD
    @GridxD 8 років тому +647

    Tati, vc precisa fazer uma camiseta que diz: "Deus abençoe as notas de rodapé" e fazer desta a camiseta oficial do canal!

  • @maltuskaire8896
    @maltuskaire8896 8 років тому +161

    Aliás, Fausto é uma espécie de Jó ao contrário. É uma visão pessimista do ser humano. Enquanto Deus diz ao Diabo que Jó é bom e acredita nele, o Diabo diz que não, e se oferece a testá-lo. Jó resiste, mas Fausto, não. Ao contrário, ele estabelece um pacto com o Diabo.

    • @albertpinheirobarboza
      @albertpinheirobarboza 4 роки тому +25

      Ótima leitura! Como católico vou trazer uma ótima referência literária pra isso, Santa Teresa d'Ávila em contraposição a Lutero diz que, o ser humano só consegue acessar sua real natureza em Deus, e suas concupiscências nos afastam dele; Lutero vê que o homem corrupto por natureza após a Queda só torna-se justo por meio da fé, que inibe nossas naturezas.
      Utilizar dessas interpretações da natureza do humano com a figura de Jó e Fausto consegue encaixar perfeitamente uma grande leitura sobre a obra!

    • @joaov8782
      @joaov8782 4 роки тому +8

      Mas ai tu esqueceste do ponto fundamental, 1°: a aposta foi firmada por Deus, ciente de que, não importa as intempéries, o homem de bem acha o caminho da retidão; 2° Fausto não resiste à TENTATIVA de mudar seu estado, melancólico, elegíaco e sorumbático de seu "quarto de trabalho", por isso, firma a aposta. No último ato, sua alma "imortal" alça aos céus do eterno-feminino. Fausto não chega a proferir o "Oh para! Es tão formoso", apenas dá indícios de escandir a afirmativa, porém por meio de pronome condicional e em um devaneio, já cego pelo bafejo da "apreensão" (Sorge, no original).

    • @CESARDECESERO
      @CESARDECESERO 4 роки тому +3

      O livro de Jó, merece muitas discussões, e espetacular

  • @DRTMELLO
    @DRTMELLO 8 років тому +183

    Aprendi Fausto quando eu tinha pouco mais de 10 anos num dos episódios do Chapolin colorado! Adorei aquele episódio

    • @DRTMELLO
      @DRTMELLO 8 років тому +3

      *conheci Fausto

    • @taynahaviz7231
      @taynahaviz7231 8 років тому +17

      xirrim, xirriom do diabo 😂😂😂

    • @eduardosemler2539
      @eduardosemler2539 8 років тому +7

      Também lembrei dessa história! Adorava o Chapolin!

    • @thamirysabilio2881
      @thamirysabilio2881 8 років тому +29

      Nossa, o chapolin fazia releitura de varios classicos. Só recentemente assiti My Fair Lady e vi que era a historia da vendedora de flores. Chapolin

    • @Goigoi11
      @Goigoi11 7 років тому +2

      Qual é esse episódio???

  • @historia_plena
    @historia_plena 2 роки тому +51

    O Clube de Literatura Clássica (CLC) lançou recentemente este livro do Goethe "Fausto" os dois volumes em um único livro. A arte é primorosa e a tradução é a mesma da Editora 34, ou seja, a maravilhosa Jenny Klabin Segall.

  • @darknight2133
    @darknight2133 4 роки тому +8

    Li Fausto de Göethe pela primeira vez pela Ediouro, edições de bolso, com pinturas de Eugène Delacroix.. Mais tarde consegui um exemplar da Editora Vila Rica em capa dura, que achei o texto bem mais complexo...agr quero ter esse Fausto em dois tomos da Editora 34...infelizmente perdi meu Fausto da Ediouro ao emprestar para um amigo meu, que nunca me fez a devolução... Achei fantástica a obra... Naquele ano havia terminado de ler Os Lusíadas, e foi bastante dificil, levei 3 meses para ler, devido às inúmeras notas de rodapé, não pelo texto em si, que nem é tão extenso... Adoro clássicos.. Em especial os oito poemas da humanidade que pretendo ler a todos, destes já li Os Lusíadas e Paraíso Perdido (Milton)...em 2021 pretendo ler a Ilíada, a Odisséia, a Eneida e A Divina Comédia...faltando pra completar os oito poemas apenas Jerusalém Libertada (Torquato Tasso) e A Messíada (Klopstoch)... Parabéns pelo maravilhoso vídeo...

  • @wadrianalefe6490
    @wadrianalefe6490 5 років тому +62

    Olá, estou amando seu canal. Eu AMO literatura alemã. Descobri Fausto no meio do ano passado, quando lia "Macário", de Álvares de Azevedo. Por curiosidade, resolvi procurar o livro do poeta alemão, até mesmo pelos meus estudos musicais, por meio dos quais descobri a existência de Goethe num lied de Schubert (Margarida na roda de fiar). Estava numa fase muito conturbada da minha vida: eu estava entrando numa espécie de colapso (burn out autístico) mental e, apesar do bom rendimento escolar e outras atividades, eu me sentia fracassado e queria o fim da minha vida. Já no primeiro quadro de Fausto, consegui me identificar com ele e ainda mais: ele conseguia descrever tudo o que eu estava passando, então aquele livro foi uma espécie de consolo.
    Eu li primeiramente numa versão online traduzida por um portugûes (Castilho) em no fim do século XIX, depois consegui uma versão física na biblioteca da minha cidade , em outra tradução. Não satisfeito, fui na sessão braille da biblioteca e me deram um audiolivro de Fausto na tradução de outra editora que não me lembro bem o nome. Até esse ponto, com 16/17 anos, eu tinha lido Fausto de Goethe 5 vezes em 3 traduções diferentes. Este ano, há cerca de um mês, consegui uma versão física de presente de capa dura, traduzida por Agostinho D'Ornellas, com as duas partes da tragédia. Até então, eu só havia lido a primeira parte cinco vezes. Agora estou relendo a primeira parte nessa tradução nova e pretendo, finalmente, embarcar na segunda.
    Para mim, não foi uma questão de fácil ou difícil, mas um livro que se tornou uma espécie de fonte da qual eu sempre posso beber e me deliciar nas águas que de lá jorram. Eu simplesmente amo a literatura alemã, atualmente estou lendo Dr. Fausto, que tem sido mais fácil para mim, dado o meu estudo avançado de música erudita (violino, canto, regência e composição) e atualmente estudo alemão com o intuito de um dia poder ler "Faust, ein Tragödie" tal qual Goethe o escreveu.
    Eu sou autista clássico, porém com altas habilidades cognitivas e hiperlexia, o que permite que eu tenha uma facilidade acima da média em lidar com palavras, linguagens, etc.
    Leio desde os 3 anos e literatura é a minha vida.

  • @pedrolefu5743
    @pedrolefu5743 8 років тому +57

    O Fausto do Goethe é sem dúvidas uma das maiores obras da literatura universal e também da humanidade em geral. Eu já me debrucei sobre essa obra inúmeras vezes, principalmente tomando como rumo a voda do autor, que estava ligada ao mito faustico desde a infancia. Na faculdade, já fiz duas disciplinas cujo tema principal era o Fausto, e uma delas foi justamente com o Marcus Mazzari, que você citou como o autor de um dos textos de apoio, em que ele de fato comparava o Fausto de Goethe com o Doutor Fausto do Mann e o Grande Sertão: Veredas do Guimarães Rosa. E mesmo já tendo relativamente grande bagagem em relação a essa obra, ainda saí muito acrescentado com seu vídeo, Tati. Incrível como sempre!

  • @caiolobo2658
    @caiolobo2658 5 років тому +10

    Eu vejo o casamento de Fausto com Helena como um fato histórico que realmente aconteceu. Na idade média quando "redescobriram" Grécia antiga (personificada por Helena), e houve um interesse e uma associação (casamento) dos artistas, filósofos e "cientistas" medievais (personificado por Fauto) pela filosofia, arte e cultura helênica, houve então o início da Renascença.

    • @pfoagnaeldodossantos5419
      @pfoagnaeldodossantos5419 Рік тому +1

      Concordo. Seria "o casamento do céu e do inferno"...WB. em termos técnicos o Renascimento foi a continuidades do medievo/ já que a idade moderna só se inicia com as grandes navegações e as práticas medievais são de fato posta em xeque no período da era napoleônica...

  • @catheadoff
    @catheadoff 7 років тому +21

    Conhecer "um pouco" de ocultismo, Mitologia, Teosofia e simbologias torna a leitura deste título mais interessante ainda. ;)

  • @gabrielneves7736
    @gabrielneves7736 8 років тому +79

    Como te agradecer por vídeos tão incríveis e cheios de conteúdo?! Você é um espetáculo, Tati :)

  • @gabriellarampinelli8068
    @gabriellarampinelli8068 8 років тому +16

    Tive aula com o professor Mazzari no 1º semestre de Letras e ele é realmente um excelente professor. Se existem 3 coisas no mundo que ele ama, são Fausto, Grande Sertão e Manuel Bandeira. Talvez para a sua segunda leitura de Fausto seja interessante ler o Grande Sertão logo antes, para que você possa notar as diferenças, semelhanças e correspondências.
    Parabéns pelo vídeo, Tati, é muito bom ver que você teve o cuidado de pesquisar por textos de apoio para entender melhor a obra, que é realmente complicadíssima.
    Ah, aliás, eu estudo Letras-Alemão e definitivamente Fausto não é uma obra que lemos como se fosse outra tragédia qualquer. É aquele livro que todo mundo tem que ler e, quando lê, é difícil e trabalhoso, talvez tanto quanto é para qualquer outro leitor (só que com mil outras questões para se preocupar, já que ao mesmo tempo que lemos, fazemos a análise baseada em contexto histórico, período literário, biografia do autor, etc.). Então parabéns pela conclusão da leitura - e tenta fazer um vídeo com as impressões da releitura também!

  • @lucianabotelho5596
    @lucianabotelho5596 Рік тому +2

    Livro para ler várias vezes na vida; se possivel; a cada leitura algo novo se abre dentro do 'eu'. Além de ajudar na compreensão de várias obras influenciadas por Fausto. Assim como ler o que antecedeu. Nessa categoria cito A divina Comédia. Também é um texto de recorrência para mim!❤

  • @andrefmartin
    @andrefmartin 3 роки тому +6

    Eu me apaixonei por você, Tatiana, G. Feltrin, pelo jeito de você contar as coisas, pelo seu conhecimento e também sua modéstia. Além de culta, interessante, é também muito bonita e charmosa! Obrigado pela aula e pela oportunidade. Espero que esteja bem.

  • @estantecheia
    @estantecheia 8 років тому +26

    A criação do Fausto cai em várias épocas: Iluminismo (1720-1785), Sturm und Drang (1767-1785), Classicismo (1786-1805) e Romantismo (1795-1835), mas foram as influências do Sturm und Drang e do Classicismo que mais estão presentes ali. :)

  • @sartoneto
    @sartoneto 4 роки тому +5

    Terminei hoje uma segunda leitura, arrastada pela leitura de notas e pesquisa de apoio... É incrível que a segunda leitura, uma década depois, foi tão difícil quanto a primeira. À leitura da Divina Comédia, eu acrescentaria também as epopeias de Homero e Metamorfose de Ovidio. Fausto é o último monumento literário que traz essa herança tão presente. UFA!!!

  • @isadoramenk
    @isadoramenk 8 років тому +78

    Este texto é FANTÁSTICO para entender Fausto e sua importância. É um capítulo do famoso "Tudo o que é sólido desmancha no ar" do Marshall Berman, o capítulo chama:
    "O Fausto de Goethe: A tragédia do desenvolvimento”.

    • @tutapine
      @tutapine 4 роки тому +1

      Este texto de Berman me levou ao vídeo aqui e a se aprofundar em Fausto.

    • @r.c.7793
      @r.c.7793 2 роки тому

      Não achei na internet.

  • @cassior7460
    @cassior7460 8 років тому +16

    Tati, sabe como você pronuncia o nome do músico Bach? Então..., deste modo deves pronunciar Auerbach ou Feuerbach. Tati, deixo aqui duas indicações e que serão úteis para o Fausto de Goethe e o de Mann: os ensaios sobre literatura de Lukács; e o Tudo que é sólido desmancha no ar, de Berman. Beijo.

  • @ccoelho7323
    @ccoelho7323 8 років тому +12

    E Tati, quando for ler Grande Sertão, Veredas, faz uma leitura conjunta, porque esse livro é muito difícil e ter mais gente para poder conversar seria ótimo.

  • @rocharafael.
    @rocharafael. 8 років тому +11

    De longe o MELHOR livro que já li na vida, Fantástico, emocionante, profundo, genial!!!!

  • @fabianelima8
    @fabianelima8 8 років тому +39

    Uau! Esse é em minha opinião um dos seus melhores vídeos Tati. Assim como me aconteceu ao assistir a Claire Scorzi lendo 'divina comédia', me acontece agora com Tati Feltrin lendo 'Fausto'. Me veio o sentimento e a vontade de ler e conhecer essas obras clássicas que antes eu nem considerava muito como uma leitura futura. Depois de adquirir 'Dom Quixote de la Mancha' esse ano, 'Fausto' estará em minha estante ano que vem. Vlw!

  • @karenvasconcelos3899
    @karenvasconcelos3899 8 років тому +22

    Vejo e "revejo" este vídeo tantas vezes que ja perdi a conta

  • @nadiamrl
    @nadiamrl 8 років тому +57

    Eu, ao contrário de muita gente, prefiro ler tudo sobre esses livros"mais difíceis" antes. acredito que assim eu aproveito mais a leitura.

  • @hernanileal3337
    @hernanileal3337 8 років тому +16

    só lembrando de novo que Marshall Berman faz um Capítulo inteiro do Fausto na sua obra sobre a modernidade Tudo que é sólido desmancha no ar

  • @DanielAlmeida72
    @DanielAlmeida72 8 років тому +15

    No ano passado eu li A Divina Comédia (ganhei da Claire rs') e senti a dificuldade de ler pela primeira vez uma das grandes obras clássicas da literatura universal, ainda mais em poesia e usei de tudo que podia para me ajudar na leitura: dicionário, todas as notas de rodapé, internet, textos e os vídeos da Claire. Quando recebi o livro fiquei ansioso mas ao mesmo tempo com medo de começar, mas no fim tudo valeu a pena. Não tenho a menor pretensão de dizer que compreendi tudo e com certeza pretendo relê-lo mais vezes, só esperar envelhecer um pouquinho rsrsrs
    Tenho uma listinha de obras clássicas essenciais que quero ler e confesso que ela tem uma boa influência sua rsrsrs

  • @DanielFigueiredo404
    @DanielFigueiredo404 7 років тому +9

    Como você consegue ser tão incrível?!

  • @nathalializieri
    @nathalializieri 8 років тому +38

    Vim aqui, representando a galera da Letras/Alemão da FFLCH, pra dizer que o Mazzari é

    • @400vinis
      @400vinis 2 роки тому

      Eu que não sou do Alemão, mas peguei a optativa de Correntes Críticas I Com ele #crying kk

  • @daniellesouza1986
    @daniellesouza1986 8 років тому +8

    Maravilhoso Tati!! Adoro você! Queria que você fosse minha irmã ou uma amiga da infância, para poder discutir com você sobre todas as leituras! Parabéns pelo trabalho, sempre impecável!! Beijão

  • @clarissaesmeraldo9723
    @clarissaesmeraldo9723 8 років тому +3

    Ai, Tati, me empolguei mais ainda pra ler essa história. Eu sempre quis ler, principalmente porque o Freud cita muito essa história ao longo da sua obra (ele era um grande fã do Goethe). Mas sinto que ainda não estou preparada, haha. Vou ver se estudo um pouco mais sobre as coisas que você falou antes de me aventurar nessa história. Beijão!

  • @Lucylucylucy0
    @Lucylucylucy0 7 років тому +2

    Estou lendo Fausto na edição da Martin Claret, só que não tem notas de rodapé, então está sendo MUITO TRABALHOSO ler a segunda parte, mas a primeira parte foi incrível, estou fascinada pela obra, com certeza lerei mais uma vez. É tão bom estar gostando desse livro, já que quando li "Os Sofrimentos do Jovem Werther" detestei kkkk

  • @rafaelboschetti3741
    @rafaelboschetti3741 8 років тому +1

    Olá, Tatiana, achei interessante quando você trata do prólogo de Fausto e aborda tanto a questão da discussão da natureza humana entre Deus e o Diabo, bem como o "pacto de sangue" de Fausto com Diabo. Ainda não li as obras, mas pelo o que você pontuou no vídeo essa parte faz uma possível referência à teoria contratualista que aprendemos nas aulas de política da universidade, mais especificamente quando lidamos com Rousseau e Hobbes. Sumarizando, o primeiro acreditava numa natureza altruísta humana, isto é, "bondosa", entretanto era marcada também pela presença de certas vaidades humanas, o que poderia colocar em risco a liberdade do ser. Já Hobbes acreditava numa natureza "maldosa", egoísta, num estado de guerra permanente, uma vez que os homens acreditariam ser sempre melhores uns que os outros e estariam numa busca de poder eterna. Desse modo, e de maneiras claramente diferentes, ambos os autores propõe o estabelecimento de um contrato social, no qual o homem preservaria sua "integridade humana" podendo viver sob uma sociedade organizada regida pelo poder do Estado. Entretanto, a visão que leva ambos os autores a estipular a necessidade do contrato é diferente: Rousseau acredita que o contrato precisa ser estabelecido devido aos poderes corruptivos das vaidades do homem, enquanto Hobbes já parte para uma questão da própria integridade física, uma vez que seria necessário um poder maior que todos para impedir o constante estado de guerra.
    Nesse sentido, poderíamos fazer um link entre Deus e Rousseau em relação à natureza humana boa e Diabo e Hobbes em relação à natureza humana maldosa. Além disso, o tal pacto de sangue que não é apresentado de fato na história poderia ser relacionado ao estabelecimento do contrato social, que não é um contrato físico, assinado, e sim a submissão da sua liberdade ao poder maior do Estado; no caso, o sangue seria uma possível representação da vida.
    Pois bem, não sei se estou viajando, mas pelo o que você disse no vídeo isso me pareceu bem similar.
    Seguem dois links bem sucintos para entender um pouco de cada autor:
    brasilescola.uol.com.br/sociologia/rousseau-contrato-social.htm [Rousseau];
    brasilescola.uol.com.br/filosofia/hobbes-estado-natureza.htm [Hobbes]
    Um abraço!

  • @cesarmarchetti3813
    @cesarmarchetti3813 8 років тому +2

    Tatiana!! Eu estava precisado do seu comentário pra me encorajar à invadir essa obra-de-arte!
    Te confesso que a leitura de "Insonia" de Graciliano Ramos-livro composto por várias histórias densas e que de certa forma se entrelaçam me animou à empreitada! Além da obra musical- "Mefistófiles" de Boito,já que sou devorador de óperas!
    Agora com o seu belo apoio me animo!!
    Ah!! Do que eu me lembro as cenas onde se oculta os assassinatos e mortes horríveis no teatro,é no teatro grego.
    Eles enalteciam e conheciam cada detalhe dos mitos e heróis! O sentido de beleza e estética não permitia mostrar ao público as cenas de morte. Ouvia-se os gritos horríveis de dor causando a catarse.
    Obrigado. Um beijo!

  • @itajal
    @itajal 3 роки тому +2

    Tatiana, eu li recentemente o Inferno de Dante e não me importo em compreender tudo. Repetirei a leitura ao passar da vida, compreendendo cada vez mais a obra.

  • @yeronymus
    @yeronymus 8 років тому +1

    Comprei os dois volumes há cerca de 1 ano e ainda não li, pois a obra vai exigir um esforço extra. Seus comentários atiçaram minha curiosidade, terminando os 3 livros que estou lendo o próximo certamente será Fausto. Parabéns pelo vídeo e grato pelas referências que postou.

  • @brunapqueiroz
    @brunapqueiroz 8 років тому +1

    Lí recentemente A Divina Comédia juntamente com um texto de apoio que achei na Estante Virtual. Tive exatamente essa impressão: com certeza deixei escapar muita coisa e vou ter que reler em algum momento da minha vida. Gostei de ver no seu vídeo que tai sensações devem ser mais comuns do que pensava! Rs rs rs. E ao final o que importa mesmo é que leitura pode até ser trabalhosa, mas enriquece demais!!!

  • @DanielAlves-mk3dl
    @DanielAlves-mk3dl 6 років тому +1

    Eu vejo um vídeo da Tati e minha lista de livro aumenta em uns 10 livros, como pode!
    Sem duvida é o melhor canal do youtube que eu acompanho até hoje, a grande maioria só está preocupado com market do livro, não estão realmente preocupado com literatura.

  • @cvalmor
    @cvalmor 8 років тому +3

    Carpeaux é maravilhoso S2 foi muito importante na faculdade e ainda ajuda pra caramba!

  • @queromorarnumalivraria
    @queromorarnumalivraria 8 років тому +2

    Dona Tati, a senhora está de parabéns! O vídeo está tão bom quanto o de Psicose, O Bebê de Rosemary, de Helter Skelter, Os Miseráveis e outros maravilhosos do seu canal. Nunca pensei que me interessaria por Fausto. Já quero ler todos esses livros! ❤

  • @cacauval
    @cacauval 7 років тому +2

    Tati ,você consegue despertar o interesse por ler Fausto *-*. Super parabéns pelo trabalho...adoro a parte dos textos de apoio!

  • @PedroMartins_arquiteto
    @PedroMartins_arquiteto 5 років тому +2

    Sou tão fanático no seu canal, na maneira com que você explica e faz as resenhas, que baixo todos os vídeos seus e deixo organizado em pastas no meu computador ❤️

    • @BtsQuo
      @BtsQuo 2 роки тому

      Quando eu tinha notebook eu baixava tbm, para assistir quando faltava internet 😅

  • @jademtsama
    @jademtsama 8 років тому +13

    Despertei meu interesse sobre Fausto após assistir Puella Magi Madoka Magika (o qual é um anime que recomento e tem lá no netflix, recomendo que assista antes de ler uma vez que a obra é originalmente um anime e tem muito mais informação nele) e depois de ler muitas reviews que o comparavam com Fausto, senti a necessidade de ler, porém é algo que requer trabalho para ler, com o seu video me senti mais tentada a ler por ter mostrado a estrada mística de como ler o livro. Muito obrigada e foi bastante útil.

    • @kaiserreich2980
      @kaiserreich2980 6 років тому +2

      Ao no Exorcist que é um anime têm um personagem chamado Mephisto Pheles que é baseado no Mephistofeles, no episódio 24 da primeira temporada aparece Mephisto ( Mefistófeles ) fazendo um pacto com Fausto.

    • @AdriYTube
      @AdriYTube 6 років тому

      @@kaiserreich2980 Passei minha vida toda tentando entender aquele episódio, fazia tanto tempo que nem lembrava mais. Valeu pelo comentário.

  • @kakaabelhaoficial7353
    @kakaabelhaoficial7353 4 роки тому +1

    Li Fausto e procurei uma resenha bacana para ver se minhas percepções e convicções estavam de acordo. E Parabéns, seu vídeo é muito esclarecedor. Inclusive me motivou a comprar os dois livros que mostrou. Abraço

  • @pedrotelles9780
    @pedrotelles9780 8 років тому +1

    Parabéns pelo vídeo e pelas considerações Tati. Sua análise de "leitora comum" é excelente e me ajudou a compreender melhor essa obra, eu, um leitor bem mais comum ainda. Obrigado mesmo.

  • @diogovasconcelospessoa9482
    @diogovasconcelospessoa9482 4 роки тому +2

    Um dos melhores canais de verdadeira Literatura construtiva Parabéns.

  • @a.m.v.6950
    @a.m.v.6950 8 років тому +2

    Tatiana, parabéns pelo vídeo e por ter conseguido ler esta obra até o final!! Me forçaram a ler este livro na escola e nunca gostei. Muito difícil. Se alguém que está cursando letras (alemão): estou com muitos livros em alemão aqui e estou disposta a trocar-los por livros em português. Não estou falando de obras clássicas. São romances e policiais. É só me contatar aqui. Um grande abraço!

  • @GaahLoiraaah
    @GaahLoiraaah 8 років тому +6

    Meia hora de Tatiana Feltrin é bom demais pra ser verdade * -*

  • @ledamaria5185
    @ledamaria5185 7 років тому +2

    Tati, adoro muito seus vídeos. Vc me traz conhecimento de obras que eu nunca pude ler.

  • @canalliterotopia328
    @canalliterotopia328 8 років тому +42

    Tati, você conhece a banda de metal sinfônico Kamelot? Eles tem dois albuns baseados em Fausto, Epica e The Black Halo, as músicas são incríveis, em especial March of Mephisto e The Haunting.

    • @silvio_fsj
      @silvio_fsj 3 роки тому +1

      Melhor comentário já encontrado. Minha banda da infância até a idade atual. Com certeza quem conhece um, reconhece no outro.

  • @DanielLuquini
    @DanielLuquini 5 місяців тому

    Com todo respeito, meu sonho é casar com uma mulher estudiosa e fã de leitura assim. Que você nunca pare sua jornada de nos explicar com tanta desenvoltura e conhecimento as literaturas mais diversas e complicadas. Tenha uma ótima semana 😁

  • @felipeoliveiraalves9460
    @felipeoliveiraalves9460 8 років тому

    Nossa gostei muito, adoro livros com temática sobrenatural e Fausto é realmente uma fonte de onde brotaram várias obras tornando-se assim especial e essencial, muito bom vai entrar para a minha lista.

  • @labar47
    @labar47 8 років тому +2

    Nossa! Parabéns! Ótimo resumo! Eu tenho vontade de ler Fausto há anos e esse seu vídeo me deu a motivação que faltava para empreender essa aventura literária. Sou psicólogo especialista em Carl Gustav Jung, que era suíço, e este sempre cita Fausto em diversas obras. Dou curso de mitologias comparadas e pelo seu vídeo pude notar alguns mitologemas que podem ter sido referências para Goethe. Uma é a aposta de Deus e o diabo, em Jó se vê algo semelhante, onde Deus dá permissão ao diabo para atentar a vida de Jó para ver se ele se mantém fiel a ele. Outra referência é a de Édipo Rei, na mitologia grega. Édipo ao saber que cumpriu a profecia de matar o pai e deitar-se com sua própria mãe se cega e vai viver em exílio. O ato de cegar-se significa tanto o castigo por ter realizado esses atos imperdoáveis mas também o fato de que para seguir com a sua vida após esse marco ele deveria voltar-se para dentro num movimento de introspecção e exílio, para só então buscar dentro de si a sabedoria que ele não pode encontrar no mundo exterior, e de fato ele se torna, ao final de sua vida um grande sábio. Pensei que pode ser uma alusão também ao próprio Homero, que não se sabe se ele de fato existiu, mas foi descrito como um sábio cego que andava todo o mundo grego recitando os seus poemas que falavam da vida e dos costumes desse povo. Certamente, com a leitura desses volumosos livros, eu terei mais insights sobre outros mitologemas. Mas quis compartilhar isso aqui para quem sabe talvez, te dar inspiração para futuros estudos. Abraços e mais uma vez parabéns pelo vídeo.

    • @luciahelena3732
      @luciahelena3732 7 років тому +1

      GUILHERME, PROCURE POR STANISLAV GROF.
      ABRAÇO....

  • @prissamaral
    @prissamaral 8 років тому +2

    Adorei o vídeo Tati :) Qq dia eu me aventuro em Fausto! Eu li Os Sofrimentos do Jovem Werther ano passado e mesmo sendo um livro curto, achei bem denso e com bastante referencias tbm... e angustiante ...

  • @mbmenezes8080
    @mbmenezes8080 8 років тому +4

    Gente, já tenho que ler! Amo esse estilo de livro!

  • @mariodarochasp
    @mariodarochasp 7 років тому

    Adoro a história. Já assisti ao filme diversas vezes, mas não tenho coragem ainda de lê-lo. Amei o vídeo.

  • @maltuskaire8896
    @maltuskaire8896 8 років тому +12

    O prólogo inicial entre Deus e o Diabo é uma cópia (ou referência) ao início do livro de Jó na Bíblia.

  • @bergrugger
    @bergrugger 8 років тому

    Ótimo vídeo, finalmente achei um canal de livros que não seja 100% focado em YA e produza conteúdo interessante para quem tem interesse nas obras do cânone. Estou adorando seus vídeos, vale vários joinhas.

  • @gabrieltorres9088
    @gabrieltorres9088 8 років тому +6

    Esse vídeo me assustou um pouco. Um dia pretendo ler este livro. Parabéns pelo esforço.. XD

  • @abner31793
    @abner31793 8 років тому

    Sempre tive vontade de ler Fausto, mas achava que não estava pronto ainda. Esse ano acabei lendo A Divina Comédia, mas usei bastante texto de apoio para compreender o máximo de conteúdo possível. Pensei em tentar o mesmo com Fausto, e parece que é necessário mesmo...rs Amei o vídeo, me deu ainda mais vontade de ler.

  • @miriamribeiro_arq
    @miriamribeiro_arq 10 місяців тому

    A melhor contadora de histórias do YT amo ❤

  • @MarcílioGomesdeAlmeida-f5i
    @MarcílioGomesdeAlmeida-f5i 5 місяців тому

    O aluno apaixonou pela professora... de novo! Parabéns...

  • @denisoliveira4895
    @denisoliveira4895 8 років тому +3

    Um dos grandes críticos literários brasileiro: Otto Maria Carpeaux

  • @caiomascheroni1606
    @caiomascheroni1606 8 років тому +2

    Que maravilha acordar e já ter um video seu pra assistir ❤️ Ótima como sempre.

  • @Amoraoslivrosveracohim
    @Amoraoslivrosveracohim 3 роки тому

    @tatianagftrin, vc é incrível! Há cinco anos vc já era a melhor e continua. Abraços querida

  • @francelino1764
    @francelino1764 8 років тому +2

    Já quero a resenha do Fausto do Mann s2

  • @djalmaveloso2323
    @djalmaveloso2323 7 років тому

    Você é demais! Gosto cada vez mais de seus comentários. Como pode alguém não gostar?

  • @OGAINTNAS
    @OGAINTNAS 2 роки тому

    15:50 o casamento com Helena: o século XVIII é marcado pelo nascimento/reforma de algumas organizações, muitas delas dos quais pertenceu Goethe. Organizações que se aprofundaram muito no estudo da arqueologia, fisica, química , magnetismo, etc.
    O casamento desses dois personagens é um símbolo muito que remete ao mesmo mistério que ha entre Melchizedek e Abraão, Hermes e Moisés.
    È o casamento da Rosa e da Cruz.
    Trata-se não só de uma alegoria, mas um fato jornalístico.
    Existe uma coisa que vem sendo passada desde aqueles tempo da antiguidade, passando pela modernidade e permanece nos tempos atuais. È una coisa, uma informação.

  • @1Ferretti
    @1Ferretti 5 років тому

    Inscrito a pouquíssimo tempo em seu canal amo, amo, seu jeito de falar, a propriedade junto com a humildade com as quais você não só expõe o conteúdo dos livros como também instiga quem te ouve a ler não só os livros expostos com maior ênfase em seus vídeos como também aqueles que você indica como leitura de apoio! Linda iniciativa!

  • @thvicenteps
    @thvicenteps Рік тому

    Peguei uma tradução de Agostinho Dornellas, da "obra prima de cada autor". Sem notas de rodapé. Realmente, devo ter entendido uns 10% no máximo. Vou buscar outras versões com notas. Obrigado pelas dicas. Ótimo vídeo

  • @jcolisi
    @jcolisi 6 років тому

    Também concordo com você sobre essa análise de Carpeaux sobre a cena da taberna, aliás nas notas dessa versão da Editora 34 é explicitado que, na taberna, ocorre apresentação do pequeno mundo.

  • @miqueiasjacintodedeus2746
    @miqueiasjacintodedeus2746 8 років тому

    Tati, gostaria de ver um vídeo seu comentando o livro "Contraponto" do Aldous Huxley. Estou terminando a leitura dele e estou estupefato com a bela escrita do autor e com um enredo tão legal!
    Tudo de bom para você, seu canal é um dos meus três preferidos de Literatura no UA-cam. Abraço.

  • @thiagomantovani6858
    @thiagomantovani6858 Рік тому

    Ja li quando adolescente, e nao entendi, principalmente a segunda parte. Eu comecei a entender melhor ao ler Tudo que é sólido desmancha no ar, que dá uma ótima interpretação sobre essa obra.

  • @heliohenrique4836
    @heliohenrique4836 7 років тому

    estou terminando a primeira parte e anotando tudo, todas as partes que acho interessantes e as referências. Espero que meu amigo tenha q segunda parte também e valeu por não dar spoiler

  • @joaopedroborher1286
    @joaopedroborher1286 8 років тому

    Um livro que apresenta um capítulo bastante interessante acerca de Fausto é um clássico da modernidade chamado "Tudo que é sólido desmancha no ar", do Marshall Berman, ele faz um paralelo interessante sobre a Fausto e os tempos modernos. A leitura foge um pouco do caráter literário, mas mesmo assim recomendo!

  • @brennocosta3473
    @brennocosta3473 8 років тому

    Só li dele O Sofrimento do jovem Warther. Já faz tempo que quero ler Fausto, não sabia que eram dois livros. deu mais vontade ainda.

  • @Asapjoao
    @Asapjoao 2 роки тому

    Graças a Deus Tati existe ✍️

  • @bernardsantosdesouza6146
    @bernardsantosdesouza6146 4 роки тому

    Parabéns pelo vídeo! Mesmo em 2020, não encontrei um vídeo tão claro para compreender! Acabei de comprar as duas edições de Fausto da Editora 34, e irei iniciar minhas leituras essa semana. Ganhou 1 inscrito!

  • @marcos9758
    @marcos9758 8 років тому

    Tati faz um video sobre livros pra quem quer entender a literatura universal por favor favorzão ♡

  • @julianaspolidoro8701
    @julianaspolidoro8701 2 роки тому

    No livro IV, versos 49-50, temos: "Tão alto/ Erguido desdenhei da submissão". Conforme vimos, no semestre passado, a respeito dos valores da paideia grega, podemos associar tal manifestação comportamental à/ao...
    *
    2 pontos
    a) Areté
    b) Hybris
    c) Catarse
    d) Anagnórisis

  • @joaoaraujodapaixao4635
    @joaoaraujodapaixao4635 3 роки тому

    Táti, adorei conhecê - la por ser você uma leitora muito séria,amante da literatura e muito compenetrada, me tornei seu seguidor pois adoro literatura, gostei do seu bom humor e claro admiro a sua beleza e autenticidade e gostei muito do seu comentário pois me eximiu do desagradável e hercúleo trabalho de ler Fausto de Mann e Goethe comecei a ler mais desisti de ambos,Goethe que adorei nos sofrimentos do jovem Whertet achei maçante na publicação Martim Claret com tradução de Aparecido um português muito palha,sou um leitor que busca o prazer da poesia,se ele está muito oculto não perco tempo garimpando,grande abraço

  • @pfoagnaeldodossantos5419
    @pfoagnaeldodossantos5419 Рік тому +1

    Gostei da sua análise. Li primeiramente, pela editora Martin Claret, na época de faculdade e depois pela editora 34, que é superior. Algumas questões quero pontuar. 1. Mefistofeles não apoia inicialmente Fausto na tentativa dele de conquistar Margarita ( ele até justifica que ela iria atrapalhar a vida dele { na realidade iria atrapalhar a de Mefisto, mas ele não diz}. 2. Mefisto não é o diabo, mas um demônio. É falado disso no livro 1. 3. O livro retrata a idade média { possívelmemte o seculo XI ou XV} ou a Renascença { XIV- XVI} já que Fausto é um burguês que fez faculdade e as faculdades europeias nascem entre o séculos XI e XIV. O que diferencia Fausto do tipico sujeito do medievo são as atitudes. 4. Eu penso, que entre as personagens da demonologia ... Mefistofeles é o melhor... Pela descrição implícita q é feita; sem sombra de dúvida era uma beldade... Fica implícito na taverna dos "estudantes" quando "mulheres da vida" cortejam Mefisto e ele é obrigado a dizer que é comprometido, enquanto isso, Fausto é eclipsado. Fausto é um livro monumental não pelo volume, mais pelo conteúdo histórico que ele expõe.

  • @r.c.7793
    @r.c.7793 2 роки тому +1

    Tem um livro-HQ muito bonito do Fausto: Fausto uma tragédia, da Editora Peirópolis (Clássicos em HQ). Os desenhos são primorosos!

  • @ericacosta3324
    @ericacosta3324 8 років тому

    Tati, tem um conto do Bioy Casares chamado "As vésperas de Fausto" que conta a ultima hora de vida(?) do Fausto antes do diabo pegar sua alma. É muito legal! Recomendo

  • @ismaelgoulart
    @ismaelgoulart 8 років тому

    Tatiana, ótimo vídeo, leitura embasada é outra coisa. Eu li Fausto a alguns anos atrás, da coleção Obras Primas da Nova Cultural, mas não sei se foi Fausto I ou Fausto Zero, acredito que foi o Zero (o livro era Fausto/Werther). Logo depois veio a denúncia sobre o plágio de traduções clássicas por parte da Nova Cultural e me desiludi com a coleção. Mas ouvindo os seus comentários senti vontade de ler Fausto novamente, acho que vou comprar os dois livros, estão com um preço muito bom na Amazon. Obrigado por sempre lembrar dos clássicos.

  • @1979fsa
    @1979fsa 8 років тому

    Pra mim, o melhor, mais rico e curioso video do canal até agora!!! Que venham outros tão legais assim.

  • @carolinarosinelli
    @carolinarosinelli 8 років тому +2

    Tati! Fausto é uma confusão hahahaahha. Tô criando coragem pra me aventurar! Excelente o seu vídeo!

  • @deborarosa8430
    @deborarosa8430 6 років тому

    Acho que já assisti esse vídeo umas 10 vezes. É o meu favorito.

  • @teatrodemambembe3211
    @teatrodemambembe3211 8 років тому +1

    você é agradável / grato

  • @opatoviajante
    @opatoviajante 3 роки тому

    Tudo que nossa amiga Tati não é - é ser uma leitora comum! Menina, você é sensacional! Passo o dia ouvindo suas resenhas: bem estruturadas, coesas e com uma pitada de humor!

  • @hildss
    @hildss 8 років тому

    O que eu mais gostaria de dizer após ver esse vídeo é OBRIGADA!! Em breve vou te enviar uma cartinha contando a história por trás desse obrigada. Bjoo =D

  • @DMsParty
    @DMsParty 2 роки тому

    Oi Tati, comecei a leitura do poema e encontrei seu vídeo, obrigado pelo conteúdo =)

  • @nathaliavergara7934
    @nathaliavergara7934 7 років тому

    Quando eu li divina comédia (que livro maravilhosooo) eu o li em prosa e em verso meio que simultaneamente e obviamente li todas as notas de rodapé haha e as palavras ou personagens que eu não sabia e que não tinha nas notas eu procurava, isso me ajudou muito e me fez aproveitar o livro (apesar de que estou com vontade de rê-lo rs)

  • @carolineb8647
    @carolineb8647 8 років тому

    mais um vídeo pra alegrar o dia! nada melhor que chegar em casa e ver videozinho novo❤💞

  • @eduardoluissilva2722
    @eduardoluissilva2722 8 місяців тому +2

    Até agora nenhum analista percebeu a crítica à revolução francesa.
    No momento da colonização de parte do terreno no mar. Uma utopia que matou muita gente na tentativa de construção, mas que, no final, tudo foi por àgua abaixo. Nada de igualdade, nem liberdade, nem fraternidade, e no final volta o mesmo regime anterior, a monarquia.
    Gethe acompanhou de perto o desastre que foi a revolução francesa.

    • @Gabriel-rc9yd
      @Gabriel-rc9yd 6 місяців тому

      Já ouvi algumas pessoas falando que não dá pra entender bem goethe sem entender bem o iluminismo. Mas de fato são bem poucas pessoas que fazem essa análise

  • @ElmoRocha31071978789
    @ElmoRocha31071978789 8 років тому

    Grande ajuda que você dá a todos nós.

  • @julianaspolidoro8701
    @julianaspolidoro8701 2 роки тому

    No livro IV, qual o primeiro animal do qual Satã empresta a forma física para não ser reconhecido na fronteira do Éden?
    *
    2 pontos
    a) Corvo-marinho
    b) Serpente
    c) Cordeiro
    d) Águia

  • @julianavasques2671
    @julianavasques2671 8 років тому +1

    tati, esse é o lied do Schubert da cena "Gretchen am Spinnrade". O piano cria a cena, o movimento circular da roda de fiar, e toda vez que a personagem começa a pensar em Fausto, a música fica mais intensa, mas aí ela sempre retorna à realidade, com o movimento circular do piano: ua-cam.com/video/GeKgNMKcUng/v-deo.html

  • @prygoes
    @prygoes 8 років тому

    Como você consegue fazer vídeo resenha tão longo, sem ser chata em um só minuto? É bruxaria? Brincadeirinha 😄 te adoro Taty, você é sensacional!

  • @marinabarreto328
    @marinabarreto328 8 років тому

    Que vídeo fantástico! ainda estou refletindo sobre a obra e suas dicas de textos de apoio, da vontade de começar a leitura exatamente no término do vídeo, rs. esse fim de semana os sebos me aguardam, rs. obrigada, valeu muito a pena!

  • @joelmyrcesar1575
    @joelmyrcesar1575 4 роки тому +10

    foi legal a adaptação do Chespirito sobre a Lenda de Fausto

    • @popobol10
      @popobol10 9 місяців тому

      Exatamente! O Cherin Cherião kkkkk