Tenho experiencia tanto com React Native quanto Android e vejo que o RN tem muito valor para startups ou projetos pequenos pois é rápido desenvolver para várias plataformas se a equipe é pequena. Eu trabalho em uma empresa com um app de streaming que começou em react-native e depois que foi comprada migrou para nativo e melhorou bastante a experiencia de usuário.
A questão aí é bem simples: Qual parte do seu público é uma grande empresa? Qual parte deste público tem milhões de usuários? Grande parte de trabalhar com produto, tecnologia e usuário é validar ideias, iterar rápido. E é aí que o React Native, Flutter e até mesmo Ionic são muito fortes. Você tem investimento suficiente pra colocar em duas equipes nativas? Você tem tempo pra trabalhar em dois projetos nativos em paralelo? Que é mais valioso pra você nesse momento: Adquirir mercado, validar sua ideia ou ter o app mais performático e com melhor qualidade de código possível? Se um dia, chegar ao ponto de ter que deixar de usar apps híbridos porque você alcançou o número de milhões de usuários, parabéns, então agora dinheiro e tempo já não são mais um problema, contrate equipes especializadas.
O melhor vídeo que já vi, me mostrou que não tem que pensar só na interface/ front tem o controller, model eu esqueço desses, porque ninguém explicou com essa clareza.
O problema é que o pessoal acha que ao utilizar um framework como flutter por exemplo, automaticamente vai deixar de lado o nativo, e na vdd é totalmente o contrário, vc vai precisar implementar muitas features no nativo mesmo usando esses frameworks(a não ser que vc queira seu software cheio de dependências de plugins de terceiros), uma coisa não exclui a outra, na vdd se completam
Ótimo vídeo Lucas. Hoje no trampo temos um bridge entre o nativo e o react-native (inserimos o react-native na aplicação nativa), isso solucionou o nosso problema atual pra uma aplicação enorme... Acho que hoje os problemas entre nativo/frameworks dizem muito mais sobre mercado do que tecnologia em si
Tem que saber os 2 ou algum momento vai passar aperto nativo ou Cross plataform isso se amanhã tudo mudar e termos que reaprender tudo do zero,isso faz parte do nosso mundo
Lucas,sendo sincero seu canal tem me ajudado bastante a eu realizar a minha roadmap de estudos na área mobile, sabe pq? Pq até agora não vi nenhuma youtuber jogar a realidade de mercado como voce joga, tipo muitos falam o que voce quer escutar, mas pra quem ta iniciando é necessário ouvir o que realmente deve ser dito, cara o mercado ta xyz, com base em minha experiencia de 10 anos, tipo amo muito a tua sinceridade brow, voce realmente quer ajudar proporcionando a experiencie com base em prática, vlogs e etc,. To estudando flutter mobile um tempo já, junto ao kotlin e ja vi muitas vagas que pedem tanto hibrido como nativo com a descrição( PARA MANTER O CÓDIGO LIMPO E RODANDO). Abraços lucas, voce é massa.
@@gabrielricardo746 recebi proposta man,mas um colega meu me falaram que escolheram um cara que não sabia nada,so pq era da familia dele,ai o RH mentiu pra mim,pq meu colega na empresa falou qual foi a real
Fala amigo, tudo bem? Estou nesse dilema, gosto bastante da ideia de trabalhar com nativo, mas todas as vagas pedem conhecimento tanto em nativo quanto em híbrido, acha uma boa para quem está começando estudar os 2 juntos? Ou aprende um e depois outro? Ou até mesmo se especializa em um?
Sou dev flutter a 1 ano, comecei a estudar desenvolvimento nativo faz pouco tempo, acredito que o futuro seja que telas mais simples e repetitivas que exigem uma entrega mais rápida sejam desenvolvidas com algum framework híbrido devido ao custo benefício e conforme o projeto for escalando será necessário fazer pontes com código nativo sem dúvidas. Nenhum morre, todo mundo ganha
Sou Dev React Native e Swift, o uso nativo no cross platform é totalmente normal. E ambos vão continuar no mercado, porque isso depende de vários fatores que vão além das tecnologias como viabilidade financeira, técnica do time, qual nível do app e etc. Em minha opinião é uma discussão em que ambos os lados não saem vencedores, pois depende muito do contexto onde vai ser utilizado essas tecnologias
Acredito que ambos vão continuar andando juntos por muito tempo. Em startups, o hibrido vem forte por conta de não precisar de ter dois times distintos, por outro lado, em empresas maiores e a depender do escopo do app pode ser mais viável está mais próximo do nativo mesmo, com Kotlin e Swift . Sou dev Flutter mas comecei estudando Android com Kotlin e hoje na empresa em que trabalho as novas features de alguns apps nativos serão desenvolvidas em Flutter, ou seja, vamos precisar entender, mesmo que minimamente, como funciona o código nativo. Por isso, na minha opinião, ainda que o dev trabalhe com alguma tech hibrida, é legal ter o entendimento de como funciona as plataformas nativas.
Oi, eu estou estudando programação agora, já escolhi para que caminho quero ir, no caso mobile, gostei bastante da proposta do Dart/Flutter, e também do Android nativo com Java/Kotlin, acha que dá para estudar as 2 juntas sem comprometer? Ou devo aprender uma primeiro, e depois a outra? Já que vejo que as vagas, Jr acabam meio que pedindo as duas coisas. Mas em conversas que tenho me dizem para escolher.
Trabalho em uma empresa muito grande que faz uso de RN no mobile, e aqui pra gente ainda faz muito sentido estar no RN, acho que sair do RN pro nativo iria era ser um problema muito grande, acredito que sim o nativo vai continuar fortíssimo, porém acho que o híbrido que vai ficar cada vez maior. Mas o fato de que as libs que o híbrido faz uso serem feitas no nativo já mostra que o nativo tem muita força kkk. Mas o vídeo como sempre perfeito.
Muito interessante, sempre tive na minha cabeça que o aplicativo deveria ser totalmente igual tanto no IOS quanto no Android. Mas sempre tive uma vontade de seguir o padrão de design da Apple no IOS.
Acho que uma solução com a base em nativo (dashboard, routing principal etc), e com os módulos (definições, e tantos outros) em React Native pode ser uma solução bem interessante. Assim quando é uma aplicação gigante que envolve imensos developers, com base no módulo a desenvolver pode ser adaptável se existe necessidade do nativo ou se é possivel seguir facilmente com RN. Claro, para projetos gigantes como já participei em que existem design system tanto para nativo como para RN ao pormenor e que não conseguimos notar se estamos numa ou outra tecnologia.
Gosto bastante da ideia de utilizar o KMM para compartilhar a camada de Domain/regras de negócio, principalmetne quando você tem um time nativo (Android) que já está acostumado com o kotlin no dia a dia. Mas fica a ideia de vídeio, falar sobre quais os pontos positivos/negativos de adotar o KMM (até pq se fosse perfeito todo mundo já estaria utilizando, right? hahaha)
Me ajudou muito. Vou continuar com o curso de Java e depois vou para o kotlin. Ou acha melhor estudar kotlin de uma vez só? Vê um vídeo em que muitas vagas pedem conhecimento em Java também por motivo de muitos projetos estar migrando pra kotlin.
Trabalho a bastante tempo com desenvolvimento Híbrido e vejo como um ótimo facilitador para criar apps simples com pouco código, mas em casos de aplicações que pedem bastante hardware ( como um app para monitorar a localização em tempo real ) somente o nativo pode te dar acesso a uma melhor performance e funcionalidades, quem ja tentou solicitar permissão avançada pelo ReactNative sabe como é doloroso kk.
o app que estou desenvolvendo em RN na empresa tem essa feature de loc em real time, e tem se provado excelente, sem precisar de mexer em um linha de código do nativo.
lucas, estou começando a pesquisar sobre programação, pretendo ver sobre a criação de aplicativos para empresas e startup, sendo honesto, NÃO ENTENDO NADA, minha pergunta: por onde devo começar? Inclusive parei seu vídeo para pesquisar algumas palavras novas para mim.
Suporta smartwatches Android que estao cada vez mais acessiveis pelo mundo todo (pow, samsung watch 4 no brasil tava por 600 reais....), com nenhum outro Xplat voce consegue fazer app para Smarwatches da forma que precisa ser feita por diversos motivos de otimizacao de renderização por questao de consumo de bateria, Compose Wear eh um exemplo de lib Nativa que faz a diferenca na hora de desenvolver porem ainda eh Nativa da platform Android.
foquei em kotlin e flutter, n faz sentido ficar trabalhando com base em uma só empresa q no caso é a Apple sendo q tem tanta coisa legal e open em android
Sei que o vídeo é "antigo" mas Eu estava estudando React Native e quando dei um build na aplicação usando o Expo, me assustei e fiquei indignado com o tamanho do apk que ele gerou pra um app de 1 tela e um modal. Fiquei puto e tentei implementar o mesmo app no Android Studio e o app ficou com apenas 6.8 MB Nisso eu desisti do React Native 😅
Nossa mano, nem me fale. O tanto de empresa que trabalhei que ficava no maior esforço pra fazer o app deles ser igual no IOS e no Android sendo que o usuário final prefere que a experiência seja parecida com o resto do seu sistema e não com o app rodando no celular do amiguinho que tem outro OS. Vai entender essa mentalidade kkk Eu sempre achei isso muito errado.
Pq as pessoas smp pensam q uma coisa tem q substituir a outra? Tem mercado para o Kotlin, tem mercado pada o Swift UI, tem mercado para o React Native e tem mercado para o Flutter
@@hadrian5801 Top... Mas sla cara, senti uma leve lentidão no Dart ainda em aplicativos demonstrações simples... Tenho medo de investir tempo nisso, e não prestar nada
mano eu estava estudando flutter mas como já trabalho com javascript, achei bem mais fácil aprender react native e estou estudando ele agora kkk pior fiz uma pá de curso de flutter
Eu trabalho com flutter, é muito bom, as vezes alguém pode dizer que ele é lento se estiver rodando em debug após muitos hot reloads, mas em release é muito mais que o esperado.
Já estudou React js? Se sim, ir pro React Native é um passo só. A sintaxe e o modo de se fazer aplicações é quase idêntica (só utilizei React no browser e em Electron js, por enquanto, mas é oq tudo indica até onde pude ver projetos em React Native)
eu perguntaria qual o mercado que essa pessoa quer atuar. se quer criar aplicativos trabalhando para empresas de produtos, eu começaria pelo nativo já porque nos últimos anos muitas pessoas se formaram em frameworks híbridos e o mercado de nativo ta muito carente de bons profissionais.
@@LucasMontano Eu não estudei o React, e já estou bem avançado no React-Native, ainda sou iniciante, mas não achei dificuldade. O problema é o suporte do RN, essa é a maior dificuldade, devido a frequência de atualização das dependências é complicado para estudar e chegar a uma versão estável.
Don't Repeat Yourself, seria no caso do desenvolvimento híbrido (Flutter / React), onde com apenas 1 código, gera para diferentes plataformas, sem precisar refazer o código fonte de uma plataforma em outra
eu vim da web, eu tinha que começar e terminar rápido meu primeiro projeto android sem nunca ter codado pra android, então parti pro React Native kkkkk
@@erickguedes2689 gosto bastante, esses dias eu brinquei um pouco com flutter mas ainda não tive tempo de estudar a sério, mas hoje em dia o React Native atende bem, e se comunica bem com o código nativo.
sou dev react native, e espero não ter que desistir do hibrido pq literalmente não tenho tempo de parar pra desenvolver e aprender o nativo.. pq estou em projetos tanto web, como backend e o app hiibrido...
@@yashiro3144 muito bom, cada vez mais eu tenho menos motivos pra usar uma tecnologia nativa, os híbridos estão cada vez suportando mais recursos, e não param de se atualizar
Tenho experiencia tanto com React Native quanto Android e vejo que o RN tem muito valor para startups ou projetos pequenos pois é rápido desenvolver para várias plataformas se a equipe é pequena.
Eu trabalho em uma empresa com um app de streaming que começou em react-native e depois que foi comprada migrou para nativo e melhorou bastante a experiencia de usuário.
A questão aí é bem simples: Qual parte do seu público é uma grande empresa? Qual parte deste público tem milhões de usuários? Grande parte de trabalhar com produto, tecnologia e usuário é validar ideias, iterar rápido. E é aí que o React Native, Flutter e até mesmo Ionic são muito fortes. Você tem investimento suficiente pra colocar em duas equipes nativas? Você tem tempo pra trabalhar em dois projetos nativos em paralelo? Que é mais valioso pra você nesse momento: Adquirir mercado, validar sua ideia ou ter o app mais performático e com melhor qualidade de código possível? Se um dia, chegar ao ponto de ter que deixar de usar apps híbridos porque você alcançou o número de milhões de usuários, parabéns, então agora dinheiro e tempo já não são mais um problema, contrate equipes especializadas.
O melhor vídeo que já vi, me mostrou que não tem que pensar só na interface/ front tem o controller, model eu esqueço desses, porque ninguém explicou com essa clareza.
O problema é que o pessoal acha que ao utilizar um framework como flutter por exemplo, automaticamente vai deixar de lado o nativo, e na vdd é totalmente o contrário, vc vai precisar implementar muitas features no nativo mesmo usando esses frameworks(a não ser que vc queira seu software cheio de dependências de plugins de terceiros), uma coisa não exclui a outra, na vdd se completam
nesse vídeo eu fiquei com muita vontade de estar aí pra discutir com você esses pontos que tu trouxe !
Otimo video, gostaria de ver mais algum video sobre o assunto e comparação das empresas mesmo!
Ótimo vídeo Lucas. Hoje no trampo temos um bridge entre o nativo e o react-native (inserimos o react-native na aplicação nativa), isso solucionou o nosso problema atual pra uma aplicação enorme... Acho que hoje os problemas entre nativo/frameworks dizem muito mais sobre mercado do que tecnologia em si
Tem que saber os 2 ou algum momento vai passar aperto nativo ou Cross plataform isso se amanhã tudo mudar e termos que reaprender tudo do zero,isso faz parte do nosso mundo
eu acho que seria legal um vídeo comparativo de empresas que deixaram o híbrido e voltaram para o nativo
Lucas,sendo sincero seu canal tem me ajudado bastante a eu realizar a minha roadmap de estudos na área mobile, sabe pq? Pq até agora não vi nenhuma youtuber jogar a realidade de mercado como voce joga, tipo muitos falam o que voce quer escutar, mas pra quem ta iniciando é necessário ouvir o que realmente deve ser dito, cara o mercado ta xyz, com base em minha experiencia de 10 anos, tipo amo muito a tua sinceridade brow, voce realmente quer ajudar proporcionando a experiencie com base em prática, vlogs e etc,. To estudando flutter mobile um tempo já, junto ao kotlin e ja vi muitas vagas que pedem tanto hibrido como nativo com a descrição( PARA MANTER O CÓDIGO LIMPO E RODANDO). Abraços lucas, voce é massa.
Conseguiu algum trampo?
@@gabrielricardo746 recebi proposta man,mas um colega meu me falaram que escolheram um cara que não sabia nada,so pq era da familia dele,ai o RH mentiu pra mim,pq meu colega na empresa falou qual foi a real
Fala amigo, tudo bem? Estou nesse dilema, gosto bastante da ideia de trabalhar com nativo, mas todas as vagas pedem conhecimento tanto em nativo quanto em híbrido, acha uma boa para quem está começando estudar os 2 juntos? Ou aprende um e depois outro? Ou até mesmo se especializa em um?
Ja sim,mas assim,foca em um cara,e se especializa nele,depois o que tu vier aprender tu vai absorver muito rapido
@@energizando1537 que bom, para almejar uma vaga, vale mais a pena começar por qual dos 2?
Sou dev flutter a 1 ano, comecei a estudar desenvolvimento nativo faz pouco tempo, acredito que o futuro seja que telas mais simples e repetitivas que exigem uma entrega mais rápida sejam desenvolvidas com algum framework híbrido devido ao custo benefício e conforme o projeto for escalando será necessário fazer pontes com código nativo sem dúvidas. Nenhum morre, todo mundo ganha
Vc ja conseguiu vagas Júnior?
é isso, e o react native só dificulta as coisas, o flutter é mt mais organizado
Sou Dev React Native e Swift, o uso nativo no cross platform é totalmente normal. E ambos vão continuar no mercado, porque isso depende de vários fatores que vão além das tecnologias como viabilidade financeira, técnica do time, qual nível do app e etc. Em minha opinião é uma discussão em que ambos os lados não saem vencedores, pois depende muito do contexto onde vai ser utilizado essas tecnologias
Acha de boa dev swift aprender react native ?
Acredito que ambos vão continuar andando juntos por muito tempo. Em startups, o hibrido vem forte por conta de não precisar de ter dois times distintos, por outro lado, em empresas maiores e a depender do escopo do app pode ser mais viável está mais próximo do nativo mesmo, com Kotlin e Swift . Sou dev Flutter mas comecei estudando Android com Kotlin e hoje na empresa em que trabalho as novas features de alguns apps nativos serão desenvolvidas em Flutter, ou seja, vamos precisar entender, mesmo que minimamente, como funciona o código nativo. Por isso, na minha opinião, ainda que o dev trabalhe com alguma tech hibrida, é legal ter o entendimento de como funciona as plataformas nativas.
Oi, eu estou estudando programação agora, já escolhi para que caminho quero ir, no caso mobile, gostei bastante da proposta do Dart/Flutter, e também do Android nativo com Java/Kotlin, acha que dá para estudar as 2 juntas sem comprometer? Ou devo aprender uma primeiro, e depois a outra? Já que vejo que as vagas, Jr acabam meio que pedindo as duas coisas. Mas em conversas que tenho me dizem para escolher.
Gostaria de uma continuação com os tópicos que você levantou no final do vídeo Lucas.
Papo cabeça d+, very good.
Trabalho em uma empresa muito grande que faz uso de RN no mobile, e aqui pra gente ainda faz muito sentido estar no RN, acho que sair do RN pro nativo iria era ser um problema muito grande, acredito que sim o nativo vai continuar fortíssimo, porém acho que o híbrido que vai ficar cada vez maior. Mas o fato de que as libs que o híbrido faz uso serem feitas no nativo já mostra que o nativo tem muita força kkk. Mas o vídeo como sempre perfeito.
Muito interessante, sempre tive na minha cabeça que o aplicativo deveria ser totalmente igual tanto no IOS quanto no Android. Mas sempre tive uma vontade de seguir o padrão de design da Apple no IOS.
Acho que uma solução com a base em nativo (dashboard, routing principal etc), e com os módulos (definições, e tantos outros) em React Native pode ser uma solução bem interessante. Assim quando é uma aplicação gigante que envolve imensos developers, com base no módulo a desenvolver pode ser adaptável se existe necessidade do nativo ou se é possivel seguir facilmente com RN.
Claro, para projetos gigantes como já participei em que existem design system tanto para nativo como para RN ao pormenor e que não conseguimos notar se estamos numa ou outra tecnologia.
Lucas, gosto muito dos teus vídeos, tenta dar uma variedade nas músicas pra ficar mais dinâmico, por exemplo, essa do começo
Gosto bastante da ideia de utilizar o KMM para compartilhar a camada de Domain/regras de negócio, principalmetne quando você tem um time nativo (Android) que já está acostumado com o kotlin no dia a dia. Mas fica a ideia de vídeio, falar sobre quais os pontos positivos/negativos de adotar o KMM (até pq se fosse perfeito todo mundo já estaria utilizando, right? hahaha)
Me ajudou muito. Vou continuar com o curso de Java e depois vou para o kotlin. Ou acha melhor estudar kotlin de uma vez só? Vê um vídeo em que muitas vagas pedem conhecimento em Java também por motivo de muitos projetos estar migrando pra kotlin.
Esse canal do Lucas Montano com o Lucas Montano é muito bom.
Trabalho a bastante tempo com desenvolvimento Híbrido e vejo como um ótimo facilitador para criar apps simples com pouco código, mas em casos de aplicações que pedem bastante hardware ( como um app para monitorar a localização em tempo real ) somente o nativo pode te dar acesso a uma melhor performance e funcionalidades, quem ja tentou solicitar permissão avançada pelo ReactNative sabe como é doloroso kk.
o app que estou desenvolvendo em RN na empresa tem essa feature de loc em real time, e tem se provado excelente, sem precisar de mexer em um linha de código do nativo.
@@alamo_DevFlow exatamente já trabalhei com apps com monitoramento de localização em tempo real no Flutter e RN e não foi complicado
nativo sempre vai ser extremamente importante, vou até aprender kotlin pra fazer plugins para meus projetos flutter.
Sou um dev Android há 3 anos e esempre falo que o mobile, é possivel hibrido e nativo caminharem juntos sem um acabar com outro
se puder diz o que significa alguns termos e o significado de acronimos que você fala, pf, amém
Percebi mesmo que o Notion está mais "liso". Topzera! Video nota 10.
lucas, estou começando a pesquisar sobre programação, pretendo ver sobre a criação de aplicativos para empresas e startup, sendo honesto, NÃO ENTENDO NADA, minha pergunta: por onde devo começar?
Inclusive parei seu vídeo para pesquisar algumas palavras novas para mim.
Suporta smartwatches Android que estao cada vez mais acessiveis pelo mundo todo (pow, samsung watch 4 no brasil tava por 600 reais....), com nenhum outro Xplat voce consegue fazer app para Smarwatches da forma que precisa ser feita por diversos motivos de otimizacao de renderização por questao de consumo de bateria, Compose Wear eh um exemplo de lib Nativa que faz a diferenca na hora de desenvolver porem ainda eh Nativa da platform Android.
foquei em kotlin e flutter, n faz sentido ficar trabalhando com base em uma só empresa q no caso é a Apple sendo q tem tanta coisa legal e open em android
Trabalho com RN hoje mas quero muito migrar para android nativo.
Lucas o q acha do uso do xml vs o compose no android?
Sei que o vídeo é "antigo" mas Eu estava estudando React Native e quando dei um build na aplicação usando o Expo, me assustei e fiquei indignado com o tamanho do apk que ele gerou pra um app de 1 tela e um modal.
Fiquei puto e tentei implementar o mesmo app no Android Studio e o app ficou com apenas 6.8 MB
Nisso eu desisti do React Native 😅
Quero muito ter uma startup para um projeto pessoal.... esse video me deu uma boa desanimada... kkkkk
naaaao manda bala aí!!
Nossa mano, nem me fale. O tanto de empresa que trabalhei que ficava no maior esforço pra fazer o app deles ser igual no IOS e no Android sendo que o usuário final prefere que a experiência seja parecida com o resto do seu sistema e não com o app rodando no celular do amiguinho que tem outro OS. Vai entender essa mentalidade kkk Eu sempre achei isso muito errado.
Ouvi dizerem que apps (com bastante recursos) com o React Native é lento demais, isso é atual, ou é coisa antiga, e porquê?
Se o nativo morrer a própria plataforma morre? Faz sentido ? Não é como dividir por zero?
Pq as pessoas smp pensam q uma coisa tem q substituir a outra? Tem mercado para o Kotlin, tem mercado pada o Swift UI, tem mercado para o React Native e tem mercado para o Flutter
Também não entendo essa necessidade incessante que as pessoas tem para "substituir" alguma coisa, chega a ser tosco.
Alguém de Flutter aqui? Tô iniciando nele
to aprendendo Dart e logo em seguida começarei flutter
@@hadrian5801 Top... Mas sla cara, senti uma leve lentidão no Dart ainda em aplicativos demonstrações simples... Tenho medo de investir tempo nisso, e não prestar nada
@@victortaveirarodrigues8032 o Flutter usa como base o Dart, porém foca no flutter e se travar olha um pouco de dart.
mano eu estava estudando flutter mas como já trabalho com javascript, achei bem mais fácil aprender react native e estou estudando ele agora kkk pior fiz uma pá de curso de flutter
Eu trabalho com flutter, é muito bom, as vezes alguém pode dizer que ele é lento se estiver rodando em debug após muitos hot reloads, mas em release é muito mais que o esperado.
Interessante 🔥🔥🔥
Aquelas vagas que tem no requisito: "formação em sistema de informação, ciência da computação ou área similar". ADS entra nesse requisito??
ADS entra, minha dúvida é sobre essas graduações "novas" tipo Sistemas para Internet, ou Desenvolvimento Mobile
sim
@@deivicoelho1384 entendi, vlw man
@@alexmarchand1992 entendi, vlw pela ajuda
Como sempre, depende
Boa hahaha
Interessante
Ótimo vídeo! Pra quem está começando a estudar e ja tem uma base em javascript, você indicaria começar com um nativo ou híbrido?
Já estudou React js? Se sim, ir pro React Native é um passo só. A sintaxe e o modo de se fazer aplicações é quase idêntica (só utilizei React no browser e em Electron js, por enquanto, mas é oq tudo indica até onde pude ver projetos em React Native)
React native com certeza.
eu perguntaria qual o mercado que essa pessoa quer atuar. se quer criar aplicativos trabalhando para empresas de produtos, eu começaria pelo nativo já porque nos últimos anos muitas pessoas se formaram em frameworks híbridos e o mercado de nativo ta muito carente de bons profissionais.
Isso tambem faz sentido, se ja tem conhecimento de React, o React Native vai ser uma transição rápida
@@LucasMontano Eu não estudei o React, e já estou bem avançado no React-Native, ainda sou iniciante, mas não achei dificuldade.
O problema é o suporte do RN, essa é a maior dificuldade, devido a frequência de atualização das dependências é complicado para estudar e chegar a uma versão estável.
brabo!
oque é a implementação do dry que ele fala no vídeo?
Don't Repeat Yourself, seria no caso do desenvolvimento híbrido (Flutter / React), onde com apenas 1 código, gera para diferentes plataformas, sem precisar refazer o código fonte de uma plataforma em outra
quando fiz um scroll com 300 itens no react native, desisti na hora ltrava tudo kkk um lixo 😂😂😂😂
eu vim da web, eu tinha que começar e terminar rápido meu primeiro projeto android sem nunca ter codado pra android, então parti pro React Native kkkkk
o que ta achando do RN?
@@erickguedes2689 gosto bastante, esses dias eu brinquei um pouco com flutter mas ainda não tive tempo de estudar a sério, mas hoje em dia o React Native atende bem, e se comunica bem com o código nativo.
Envelheceu mal kkkk
O híbrido tá acabando com o nativo
sou dev react native, e espero não ter que desistir do hibrido pq literalmente não tenho tempo de parar pra desenvolver e aprender o nativo.. pq estou em projetos tanto web, como backend e o app hiibrido...
estou pensando em começa a estudar react native, você pode me da sua opinião sobre o mercado do react native?
@@yashiro3144 muito bom, cada vez mais eu tenho menos motivos pra usar uma tecnologia nativa, os híbridos estão cada vez suportando mais recursos, e não param de se atualizar