Isso é muito sério, eu comecei minha carreira com uma tecnologia chamada SqlWindows (Centura), era tipo um Delphi ou VB6. Poucas empresas usavam essa tecnologia, ficava no maior medo de não arrumar outro emprego. Fui pro Java e isso melhorou. Poder dormir em paz é fundamental, galera. Escolham tecnologias abertas, pq frameworks vem e vão(Alguns, vem em vão).
Centura a consinco usava para desenvolver o ERP, mas aí ela foi comprada pela TOVS, acho que a TOTVS está injetando c++ e tl++ (antigo advlp) que é a linguagem proprietária da TOTVS.
@@Victor_2001 na vdd Centura ainda está sendo bem usado, inclusive ano passado a empresa comprou a licença do Centura 7. A empresa tá aos poucos substituindo o ERP por uma versão WEB modernizada feita em Angular.
Ja construi aplicativos usando java, kotlin, react, mas usando flutter, a experiência foi incrível. Se eu for da uma dica para empresas, usem o flutter. Nunca esqueci do que o professor de faculdade me disse. As empresas nao vou querer saber se é java, react ou flutter, eles vao querer saber se é bom e que rode para o usuário. Então vá de flutter!
Flutter é um tiro no pé, vc tira o emprego de outro dev pois faz a vez dos dois, é igual caminhoneiro puxando duas carretas tira a vaga de outro caminhoneiro. Sou contra essa linguagem, as empresas querem economizar e se seguir essa tendência vai faltar vagas ja que um faz o trabalho de dois. Por mim essa linguagem pode morrer.
Aqui onde eu trabalho (uma das maiores do setor financeiro no BR), tão migrando do nativo pro flutter, a pouco tempo android e iOS entraram para o radar de "não use" e novas aplicações devem ser construídas em flutter
Trabalho com Flutter desde 2019 e atualmente tenho estabilidade no meu trabalho, por mais que Flutter não seja a única tecnologia que utilizo, mas é a principal delas, porem não me limito a Flutter/Dart, me especializei também em JavaScript, tenho conhecimentos consideráveis em PHP, Kotlin, é bom ter um conhecimento aprofundado sobre uma stack, mas que também é bom ter outros conhecimentos, quem faz a linguagem é a necessidade (minha forma de pensar).
Eu digo o mesmo para esse tanto de framework no frontend, especialmente o React. Ele nada mais é do que uma biblioteca de UI criada pelo facebook. Acho perigoso ter 100% da sua carreira dependende de uma lib. Tudo bem que ela é adotada no mundo todo, mas isso não justifica depositar todas as suas esperanças nela. Recomendo fortemente pra quem estiver nessa situação (inclusive eu mesmo) a estudar mais backend e outros frameworks mais maduros tipo Rails, Spring, Laravel. O arroz e feijão da web é um servidor que processa requests e devolve respostas, e não uma biblioteca que te ensinou a criar interfaces com useState e useEffect
Olha, eu discordo. Eu não sou da área de Mobile, sou apenas alguém da área de Web que já tentou: React Native (por ser mais natural), Android Nativo e Flutter. Eu já trabalhei com linguagem proprietária (ADVPL), e não tenho a mesma sensação com Flutter. Digo isso, porque o Flutter foi onde eu encontrei a curva de aprendizado mais suave. A forma de compor Widgets é muito mais próximo do que eu tenho com Web usando Vue e React. E o desempenho é perfeito, pois não me causa nenhuma sensação de estar usando híbrido (como tive com RN, por exemplo). E não entendo o receio com Dart. Não é nada diferente de Java ou C#. Não trás nenhum conceito novo que seja disruptivo ou difícil de aprender, nem mesmo na sintaxe. E sendo sincero: Dart + Flutter foi a melhor experiência com POO que eu já tive, e me fez repensar em como lidar com classes e objetos. Como disse, não sou da área de mobile. Mas a sensação que o Flutter me causa é a mesma que eu tenho com Ruby on Rails, principalmente no quesito de produtividade. E eu torço muito para o Flutter continuar sólido, por ser uma alternativa acessível e de qualidade para Mobile, principalmente para quem não tem o foco nessa área, como eu.
O vídeo não é sobre ser bom ou fácil curva de aprendizado. É sobre o mercado. Por exemplo vue é um framework maravilhoso, um monte de gente prefere vue no lugar de React e Angular, e a maioria dessas pessoas trabalham com react ou angular. Porque não importa o que gostamos se não tem mercado para aquilo. O python ficou assim por muito tempo também, todo mundo gostava mas não tinha vaga, eventualmente passou a ter, mas não sabemos se com o flutter vai acontecer igual ao Vue ou ao Python.
Trabalho em um banco de investimento gigante e a diretiva é a migração total do nativo para Flutter até o final do ano. Não demorei 3 meses para me sentir confortável para fazer qualquer coisa com a ferramenta.
@@TheCocuroci Mt difcil o flutter não da certo no Brasil, ao invés de ter 2 caras desenvolvendo para sistemas diferentes se podem pagar só 1 pra fazer pelos 2. Claro que cada um nativo tem conhecimentos que o cara do flutter não tem, mas pra empresas pequenas é mt vantajoso isso.
Opinião aqui de quem trabalha e vive do Flutter a mais de dois anos. Desde que eu aprendi flutter, com a ajuda de vídeos na internet e um pequeno curso na udemy, foram poucas as vezes em que pensei em trabalhar para os outros, o foco sempre foi empreender, criar meu próprios apps, publicar e ganhar dinheiro com assinaturas, de fato quando se trata de mercado de trabalho é sempre complicado, pois você depende de que outras pessoas estejam bem para estarem dispostas a te contratar, agora quando você decide criar seu próprio produto o céu é o limite meus queridos, dessa forma podemos voar sem nos preocupar com se o meu patrão vai receber investimento ou não, só depende de nós.
Penso o mesmo, a maioria aprende programação pra ser apenas clt e depender das vontades do empregador o resto da vida, sem enxergar o grande poder q tem em mãos.
Exatamente o que tou fazendo! Tive uma ideia sensacional para um app e escolhi Flutter pelo desempenho e facilidade de programar num código só para três plataformas (Android, iOS e Windows). E kra, melhor coisa que fiz. O app tá ficando SENSACIONAL, cheio de animações e rodando liso. Já tá melhor que os da concorrência (alguns nativos e outros em Flutter mesmo) e só estou programando há 3 meses.
Minha primeira oportunidade de emprego foi em Flutter, tecnologia maravilhosa, muito rápido e fácil. Por meio do Dart evolui muito na área da programação, aprendi várias coisas que me levaram a melhorar em outras linguagens.
Em 2018 ajudei alguns usuários no SO com perguntas sobre Flutter, de lá pra cá toda semana uma das minhas respostas é positivada, e isso é constante. Então sim, as pessoas continuam e cada vez mais usam Flutter. Programar um APP com Flutter é simplesmente maravilhoso e gratificante.
esses aplicativos hibridos ai acho eu que estão com dias contados, não é somente Flutter os outros também, pois dão muita dor de cabeça, muitos breaking changes da vida e rodam em cima de um WebBrowser.. e o Kotlin ai com multiplataforma vai acabar com todos, pois é a linguagem oficial agora da google e é nativo.
Mandou bem, sou dev C# há 8 anos, e uso Go há 3, de certa forma, é um investimento para nos mantermos competitivos no mercado. Visto que toda linguagem nasce, cresce, decai e fica obsoleta. Faz parte.
É complicado, usando Flutter atuei para algumas empresas no exterior mas enquanto eu estou deslanchando na carreira acompanho algumas pessoas próximas tentando construir sua carreira no Flutter e a barreira de entrada está bem alta, com poucas oportunidades para juniores, também já recebi dezenas de mensagens de recruiters por dia, que hoje diminuíram consideravelmente. Eu acredito demais na stack, mas enfim, graças a Deus vim do iOS nativo, e se algo der errado, ao nativo voltarei. 🤣
Aqui no Tribunal de Justiça MT, acabamos de adotar o Flutter para desenvolvimento mobile, cuidado com opiniões parciais principalmente com quem teve algum tipo de frustação, Flutter é um framework relativamente novo, não dá para comparar com legados antigos. obs.: React não é concorrência com Flutter. Um bom desenvolvedor não é limitado pela linguagem, a linguagem é apenas uma ferramenta, um bom desenvolvedor pode mudar de linguagem facilmente (boas linguagens como c++, C#, Dart, Java, Kotlin, Swift não falo de javascript). Já passei por COBOL (cartão perfurado), BASIC, FORTRAN, MUMPS, Clipper, Dataflex, Prolog, Lisp, C, C#, JAVA, etc..., posso dizer com certeza que Flutter/DART é um ótimo framework que lhe trará muito conhecimento que você poderá utilizar em qualquer outra plataforma ou linguagem de alto nível.
mas não tá tendo aceitação amigo, DART piorou.. e logo logo Flutter será igual ao Angular JS.. morreu.. e outra Kotlin agora é linguagem oficial da Google pra Mobile e roda nativo não é hibrido igual o Flutter que dá muita dor de cabeça e roda em cima de um WebBrowser portanto muita tela branca e muita reclamação de usuário, pois eu passo por isso e vamos tentar acabar com essa história de framework hibrido ai.
@@gepetovovo2509 concerteza voce não sabe o que fala ou é iniciante em programação, esta doido? o flutter ele nao roda em WbBroser nenhum seu estupido, o flutter compila seus apps nativamente sem depender de uma porcaria de navegador , ou seja voce deve ser um daqueles obsecados por react native que sim(esse é um lixo)
Programador que só conhece uma coisa é igual a um mecânico que só sabe trocar óleo… o profissional em T sempre existiu e as universidades têm esse papel de formação (ao contrário de quem defende apenas um cursinho de React para trabalhar na área). Se você acredita que React é o futuro, abrace a ideia… mas pelo menos conheça as empresas que estão dropando a tecnologia e as escolas de programação que agora tão indo pra IA e carreira porque saturaram o mercado com programadores React com o número de vagas se ajustando a cada dia… Se quer ser um profissional de nicho (front, back, mobile, bd…) domine os fundamentos da computação e da programação, bem como as tecnologias de mercado. Se amanhã surgir outra tecnologia no seu nicho, você conseguirá usar ela sem problema algum.
Sou dev DotNet C# ha mais de 20 anos, e ter uma linguagem que possibilite trabalhar no backend, frontend, desktop e mobile sempre deu maior segurança. Javascript tem mais possibilidades que Dart mas no final precisamos sempre avaliar qual caminho queremos trilhar.
Quando ele falou de não se intitular com o framework e sim com a linguagem, lembrei da gente, os dev .NET. Dificilmente nos identificamos como dev C#, kkkk. Mas sem dúvida a versatilidade do C# nos dá muita segurança e os movimentos da MS e deixar o .NET mais acessível, mais multiplataforma, só fez bem a linguagem e ao framework. Sou dev C# a 1/4 do seu tempo de experiência, mas vejo um futuro muito promissor pra esse ecossistema.
Tambem sou DEV C# a aproximadamente 4 anos, e recentemente já coloquei em produção aplicações .NET MAUI Blazor e Blazor Server e estou bem ancioso para o .NET 8 final de ano 🙌
Um ponto sútil mas que poucos perceberam foi que parte da comunidade do Flutter foi impulsionada de forma artificial, os caras tem um canal no UA-cam com MEIO MILHÃO de inscritos, mas boa parte do mérito aqui está no Google poder injetar milhões de dólares em marketing do dia pra noite. O React Native em contrapartida, apesar de ter nascido do Facebook foi absorvido e impulsionado pela comunidade desde o início, o conteúdo está mais pulverizado, e cada vez menos concentrado na mão deles. Só olhar os principais packages do framework, são mantidos por outras empresas como Callstack, Shopify e Software Mansion. Fora que metade dos outros pacotes são do ecossistema javascript/web: Gerenciamento de Estado, data fetching, forms... tudo compartilhado no ecossistema.
é exatamente o que eu digo, talvez o hype do flutter esteja em quem mantém e impulsiona ele. Os dois vieram no mesmo tempo e se Flutter fosse essa mil maravilhas já teriam adotado a muito tempo
Não há nenhum indício de que a Google fez um investimento anormal no framework, eu mesmo nunca recebi nenhuma propaganda ou algo do tipo relacionado ao Flutter. Eu o descobri buscando frameworks mobile e mesmo sabendo que é uma linguagem diferente (Dart), fiquei muito animado em poder com um único código desenvolver aplicações que rodam em uma ampla gama de plataformas, podendo conter código nativo para tarefas críticas. Enquanto o RN gera aplicação apenas para iOS e Android, o Flutter gera para iOS, Android, web, Linux, Windows, macOS e até sistemas embarcados. Além disso, código Dart não é nada de outro mundo, qualquer um que já saiba programar só precisa ver a sintaxe e os recursos do framework, quem está começando aplicará todo o aprendizado em lógica de programação em OO em outras linguagens sem dificuldades. Concordo que não se deva focar apenas em uma ferramenta, seja ela Flutter ou RN, mas discordo fortemente dos devs que preferem ficar na zona de conforto e fechar os olhos para outras ferramentas que podem ampliar seu leque de atuação e quem sabe aumentar a produtividade.
Isso só significa que o google botou aqueles managers para trabalharem e produzirem conteúdo, enquanto os managers do facebook ficaram só em reunião, não significa que o google gastou mais, apenas gastou melhor
Gosto do flutter e trabalho para o exterior com flutter, mas entendo essa questão de estar sempre estudando outras tecs e etc para não ser pego de surpresa e se o flutter acabar eu vou trabalhar com outra stack
Realmente, é perigoso investir em uma linguagem assim. RN por exemplo o cara por ir pra React ou outro Framework JS, algo que sempre está em alta... C# é absurdo em quantidade de vagas e empresas que usam.
Louco quando o vídeo vem direcionado para a gente assim. Trabalho com Flutter há 4 anos, hoje na Holanda (funda), e tenho percebido mesmo a diminuição de vagas novas no LinkedIn e de abordagens de recrutadores. Vi o post no reddit mas não tinha dado muita moral. Tô bem contente e seguro com o atual emprego mas pode ser inteligente pensar a mais longo prazo e ter um segundo plano. Valeu pelo toque, Lucas!
Eu acho que a melhor opção para aprender junto com flutter é o bom e velho java, serve pra tudo, android, spring-boot, web e vc aproveita bastante conhecimento de POO vindo do DART/Flutter.
Concordo, digamos que me especializei em React Native mas consigo trabalhar com React web, e quaisquer outras linguagens que utilizam do JS, pois tive que me especializar em JS primeiro.
O que pode garantir mais o Flutter e o Dart no mercado será o lançamento do novo sistema sistema operativo Fuchisa que utiliza o Dart como uma das linguagens de primária deste Sistema e o Flutter como a tecnologia padrão para desenvolvimento de aplicativos em Fuchisa, mas é verdade que este projecto a Google não pública quase nada deste projeto. Mas recomendo estudar Flutter e Dart
Caí nesse canal agora e gostei muito. Quero iniciar nos estudos de programação para trabalhar aqui no Brasil. Quais são as melhores linguagens de programação e quais melhores escolas ou profissionais para aprender?
eu sou abap senior e lider de flutter na minha empresa, chove de oportunidade todo santo dia (tanto em abap quando em flutter no linkedin) inclusive pra outros países e mesmo assim eu concordo com isso. Vc não deve se focar em tecnologia, em framework. Eu procuro sempre dar uma olhada no que tá rolando, dar uma treinada em coisas diferentes de vez em quando, foco em solução. Eu amo flutter e ele gera versão pra web que é uma beleza, mas as vezes eu faço questão de usar react só pra não enferrujar
Já trabalho um bom tempo com Javascript para FrontEnd e BackEnd e hoje trabalho totalmente com Flutter, concordo quando fala que é bom aprender outras linguagens também mas me falar que as empresas não usam Flutter, apenas as startups não concordo pois as empresas que trabalhei preferem Flutter e recebo muitas propostas no meu privado no Linkedin para trabalhar apenas com Flutter e com ótimos salários, ainda melhor do que as propostas que recebo como FullStack em JS.
VEJO SEMPRE NA WEB VAGAS PARA DESENVOLVEDORES FLUTTER. FALAR QUE VAI ACABAR EM 2024, COMO CLICKBAIT FOI UMA BOA ESTRATÉGIA GEROU VÁRIOS COMENTÁRIOS... KKK
Poxa, comprei dois cursos esse ano, Flutter e React Native, porque meu notebook não aguenta Android Studio. Agora estou terminando Flutter e depois vou começar React. Essa notícia deu uma desanimada :(. Ainda bem que já tem quase dois anos que eu venho estudando programação, comecei com Python e também tenho conhecimentos em PHP, Javascript, Typescript... esse é o problema; eu apenas tenho um conhecimento, não especialização. Então agora vou organizar meu tempo para fazer alguns projetos em outras linguagens para reaquecer. É isso ou vender artesanato na praça da Sé.
Acho q vc alugou um triplex na cabeca do Jacob Lucas. Acho é pouco quauauuaauaua Sou full stack, html, css, javascript e php (dando suporte a legado, aff) e comecei a estudar flutter desde 2019. Até 2022 passei o ano inteiro só no flutter. Desde o começo do ano eu estou fazendo app via Maui e blazor pois onde eu trabalho o pessoal é fan de c#. Mas concordo com seu ponto de vista do perigo de saber apenas um/a linguagem framework. Adoro flutter mas comecei a estudar desde o começo do ano golang fort pois gosto demais da linguagem e quero migrar para ela. C# é legal, mas ainda nao me vejo trabalho com ela no back. como eu disse no momento estou usando mais para front. Quanto a galera que ensina flutter, respeito total ao Rodrigo Rahmamn. O cara é o brabo.
É isto que estou fazendo hoje, diversificando... Ano passado foi questionado porque estaria investindo meu tempo e dinheiro no Kotlin, em vez do React ou do Flutter e no final das contas foi pelo fato de pode migrar para o back end facilmente utilizando o Kotlin com o Spring Boot ou Java!
Pros próximos anos Kotlin e Swift são umas das melhores opções. Se tiver dúvida, programa com essas coisas. Não sei muito do swift mas o Kotlin tá crescendo bastante no backend também com o Ktor. Já usei em projetos de produção pequenos de uso em interno e é uma delícia. Sem falar a documentação, maravilhosa. Super recomendo Kotlin pra quem estiver indeciso.
Atualmente sou um entusiasta na área de programação. Estudo PHP, Laravel, C#, JS e Flutter. Mas o que esta me chamando a atenção e meu foco é a plataforma NoCode Fletterflow. Extremamente simples de desenvolver e com toda a retaguarda do Flutter/Dart. Recomendo aos colegas uma "passeada" neste assunto. 👍😎
O serviço público e empresas de grande porte estão usando flutter para seus app’s, basta procurar os cases , não que start’up não sejam referência mas elas nascem e morrem muito rapidamente, já migrei algumas vezes de linguagem bola pra frente.
Flutter tem sido simplesmente incrível em nossa empresa. Um curinga que por enquanto superou e ultrapassou todas as nossas expectativas. Recomendo sem medo de ser feliz.
Flutter é bom pra quem já domina algo back e quer ofertar softwares para pequenas empresas, em geral você não domina back e front, e o flutter quebra esse galho muito bem.
Vlw pela dica! Já estava pensando em diversificar e estudar Swift. Acho que chegou o momento! As vagas de Flutter estão escassas e as que aparecem exigem muito. Vaga para Jr que tu olha os requisitos e fala "mas estão procurando um Sênior?".
Como o ecossistema da minha empresa é basicamante Typescript (Node e ReactJS e React Native), to ocupada me aperfeiçoando em cloud (aws), e dps vou ver se estudo mais arquitetura. Se tudo der errado viro backend 😅
Eu trabalhei 6 anos com IOS nativo em alguns bancos, e agora atuo com flutter, e recebo muitas propostas, eu não acredito que o flutter vai morrer, mas tecnologia sempre vai mudando e amanhã eu posso mudar para outra sem problema, o que importa pra mim é o dinheiro para pagar as contas
10:00 Acho que o erro não é nem a linguagem e sim a falta de padrão para gerenciamento de estado. Desde que comecei a usar, a documentação oficial mudou dezenas de vezes sobre recomendações de packages para gerenciar estado, o resultado é que se vc quer algo bem feito precisa implementar uma ca**da de coisas seguindo o BLoC. É improdutivo demais para projetos reais/grandes. O resultado dessa falta de norte é uma enxurrada de packages como getx, mobx, provider, riverpod... O dev perde os 2 primeiros meses só escolhendo como vai gerenciar o estado do projeto, e no final o package deixa de ser atualizado pq surgiu algo "melhor" 🤡
I believe that some markets have not yet "woken up" to Flutter and its features. applications that need to run IOS android Web Mac Windows, will have to develop and maintain 5 different platforms with the full range of problems inherent to each of them. From an employee's point of view it can be challenging, but for managers and companies it's economics, productivity, fluidity.
Aqui no Brasil o que eu tenho notado é um número considerável em vagas para Flutter, algumas grandes empresas estão migrando do nativo pro Flutter tentando capitalizar com o multiplataforma, usando um time só pra fazer tudo referente a cliente.
Ferramenta fácil de aprender (menor curva de aprendizado), uma equipe só de desenvolvimento criando app pra iOS e Android. Um framework sempre atualizado, bem estruturado, o que não vejo ser o caso do react Native. Trabalho com Flutter há quase 3 anos e sempre vejo muitas oportunidades, mas o foco não tem que ser o framework, tem que ser a base: orientação a objetos, estrutura de dados, desenvolvimento mobile, etc. Vejo que levar terror pra galera por conta do relato de uma pessoa não é bacana, as vagas diminuíram mas não vejo como isso pode ser um problema do framework e sim do mercado que deu uma desacelerada.
Acho que falou bobagem quando disse que React Native não é um framework atualizado e bem estruturado, tá falando sério mesmo ou foi no calor do momento?
No Brasil a Rocketseat teve um grande papel em difundir o ReactJs/React Native. Em 2018 já tinha vídeo no canal deles com mais de 300 mil views. Se a stack fosse Flutter pelo menos aqui no Brasil teria muito desenvolvedor e projetos, acredito que a comunidade é o ponto mais forte.
O foco deles é o RN EXATAMENTE pq da hiper-especialização do flutter. Com RN você pega conhecimento do web Frontend com React e do backend com o próprio JS
@@elvispalace Pode ser uma "hiperespecialização" de um framework, mas com esse único framework é possível fazer quase qualquer tipo de app para qualquer plataforma, inclusive a web.
Meus últimos contratados vieram do javascript/nodejs, Rocketseat da vida. Hoje tenho 2 ótimos back-ends PHP e 2 mobile em Flutter. Tivemos dificuldades ali no começo com o Flutter, mas hoje está super tranquilo, e já estamos aplicando nativo com Flutter e usando para criar softwares desktop com os mesmos devs (até admin web já temos).
MAKET OVERSATURATION! O pessoal não tá entendendo ... A área de TI tá supersaturada ... Tem muita vaga, mas pra cada vaga tem em média 200 a 1000 candidaturas. "A mas muita gente não tem qualificação..." O problema é que as pessoas sem qualificação estão inundando os recrutadores e fica muito mais difícil eles encontrarem o candidato certo entre mais de 500 pessoas para uma única vaga.
Bom, já tenho outra visão! Cada dia que passa o número de profissionais qualificados diminui e a complexidade da tecnologia aumenta! A 5 anos atrás não existia profissionais com bons conhecimentos de Cloud e hoje todos conhecem! atualmente IA é a bola da vez, poucos profissionais e alta demanda no mercado. O que acontece é que os "programadores" não se atualizam e ficam focando em linguagem de programação! Tenho 14 anos de mercado e nunca vi o mercado com tanta falta de profissionais qualificados como agora! Salários que ultrapassam os 6 dígitos e vagas sendo preenchidas com 3 ou 4 meses. Não seja um programador, seja um especialista e se atualize o mais rápido possível no mercado, vender o seu "peixe" é fundamental para se manter em qualquer mercado.
Os números que aparecem nas vagas do LinkedIn por exemplo, são visualizações da vaga, algumas pessoas nem chegam a aplicar de fato! Vi uma recrutadora comentando isso, MAS vai saber né :D
tenho 30 anos de carreira, existem vagas porque as empresas pagam salario fora da realidade, pode crer, aparece sim gente qualificada, mas na hora do salario gente qualificada pula fora, eu mesmo faço isso tem vagas abertas a meses que eu fiz testes e fui aprovado mas o "budget" deles nao cobria, e pode crer que tentaram me convencer a ir ganhando menos do que ganho kkkk. e hoje tambem tem a questao "presencial".... so isso os qualificados ja descartam a vaga 🙂
Sai fora. Carreira mobile na europa principalmente em frameworks como flutter e swiftUi estao estourados. O grande problema é que aqui na europa as startups estao morrendo a cada 10 startups que abriram em 2021 6 fecharam e sim o mercado esta se ajustando. Eu trabalho com Flutter mas ja estudo swiftui para me tornar mais completo ainda. Eu discordo completamente com voce nessa lucas. Eu acredito que hiper-especializaçao é na minha opniao uma soluçao extremamente viavel para quase tudo dentro da area de dev..
Eu acredito que especializaçao geral é bem melhor, se voce souber 20% de muita coisa voce ja consegue resolver os 80% de outras muitas coisas, agora se voce sabe 60% so de uma coisa voce dificilmente vai resolver outros problemas. nesse caso voce sabe 60% em flutter e quando ele more seus 60% vão junto com ele, minha visão é aprenda sobre tudo não fique preso em dev so por que é sua careira. não existe uma arma apontada para sua cabeça impedindo voce de aprender financias por exmplo ou marketing. Aprender de tudo um pouco é a chave. Edit: Aprender muito sobre um framework é ruim por que frameworks são muito volateis. Conhecimento base deve ser sempre mais importante por que é o que muda menos e dura mais tempo. Voce deve priorizar conhecimento que envelhece menos.
acho que tu concorda comigo então, tu aprender SwiftUI é um PlanoB de certa forma, certo? + Flutter não vai substituir Android, absolutamente ninguém vai usar Flutter para Android e SwiftUI pra iOS
@@LucasMontano em partes sim. Eu fiz o comentario no meio do video e nao vi a ultima parte do teu argumento. O Swiftui ou Uikit da vida que seja vai te dar uma segunda via muito mais como um plano de contigencia ainda estando dentro da carreira Mobile. E apenas de continuar extremamente nichado temos que concordar que a Apple esta a anos luz a frente da Google quando se trata de desenvolver um ecosistema pri9ncipalemente pra linguagem Swift. Eu comecei a aprender swift justamente pensando que talvez no futuro o Flutter possa gargalar muito mais pelo compose canibalizar ele. Como voce disse a Google nao sabe muito bem oq quer fazer, ela sabe que tem que faturar e é isso ai, nao importa a que custo. Quanto a Hiper-especializaçao eu acredito que SIM é a unica coisa que consegue te diferenciar do resto principalmente em inicio de carreira. Eu nao entendo quem quer seguir carreira mob e começa por RN. Eu hoje começaria por Kotlin ou Flutter.
@@GrandeFiasco Acho que o maior problema pra escolher RN ao invés de flutter é a quantidade de libs diferentes pra mesma coisa. Ja adianto que só estudei pouco flutter, posso estar falando muita merda. Dito isso.... Quando eu tava me aventurando no flutter acho que a maior dificuldade foi em achar a lib certa pra gerenciar estado. Flutter tem Bloc, getx, provider, mobx... São diversas libs que "faz a mesma coisa" (Eu sei q bloc é diferente de provider, mas no inicio nao parecia pra mim). E entre pegar RN, que você constroi um app com gerenciamento de estado facil, e pegar o flutter que precisa aprender dart, quebrar a cabeça pra escolher qual lib usar, é mais fácil aprender RN. Em relação ao nativo, nao sei sobre swift, mas quando eu estava aprendendo kotlin, 3 maiores problemas são: Telas que mudam de layout quando clicados ou quando tem algum comportamento estranho(como estar sem internet); A famosa lista horizontal dentro da lista vertical(RecyclerView dentro de recicler view. E o pior vem quando a lista nao tem items do mesmo layout) e a dificuldade de achar libs específicas(no meu caso foi com gerar pdf no mobile com kotlin. Tinha mt lib que consumia a cpu do celular que nem doido). RN é a que mais oferece facilidade no inicio. Todos esses problemas são resolvidos fácil no RN. Além de que tem a rocketseat que é uma base e da pra seguir como exemplo e com base no mercado de trabalho. Agr kotlin e flutter acho mais exemplo de pessoas que não estão no mercado de trabalho. No nativo agr que temos referencia com o Phillip e o Stevdza-san(antigamente ele nao trabalhava, ele fazia video pra aprender da linguagem e pra aprender ingles). Na época que tentei aprender, via mais exemplos de quem não tava na area do que quem tava. Agr com RN eu nao vejo isso...
Emfim resumindo o que eu acho que entendi, flutter pode ser bom se você for especializado porem ele não tem uma ancora, pois se o flutter morrer ninguem usa o dart. Agora o reacht por usar o javascript se um dia der ruim você pode ir para a web, backend etc. Então eu acho que o cara que for usar o flutter não pode apostar somente nele pois pode ser um investimento de alto rendimento e muito risco.
Eu trabalho a 7 anos com react native e estou aprendendo nativo novamente com swift para IOS porque escolhi isso apple é gigantesca, swift é muito semelhante ao typescript e ainda de quebra consigo criar nativamente bridge entre react native e IOS.
Nao sei se é tendencia, mas tenho uma cliente preferiu fazer um App focado em mobile, em web mesmo, ela nao optou por nativo pelo fato de que ela nao quer que os clientes dela 'instalem mais um app, dentre muitos ja instalados em um celular, espaço em disco, travamentos', etc.. Ai optou por ser 100% web. Estou montando em pwa/em vue, esta uma beleza. Se for tendencia, o tempo dira muito em breve.
Eu comecei com Power Builder por necessidade e depois migrei pra C# e eu sempre pensei assim qual linguagem tem mais demanda na minha região? Conclusão grande maioria usa C# ou Java, por isto decidi trabalhar com C# e vejo que não faltam oportunidades, não adianta só ir na "modinha" precisa investigar primeiro.
Lucao,que massa cara,ja te falei antes o quanto muitos deveriam ser como você,sensato sem papa na língua,como você falou,com análise de mercado,eu parei com flutter e to focando no kotlin,depois hiperespecializo em flutter,ja tinha feito essa análise antes,achei que ninguém ia falar sobre isso,mas você é visionário man,valeu pelos seus videos e por você ser um cara que gostar de alertar quem te segue. To focando em kotlin e as oportunidades,sem o que dizer pra kotlin o mercado é bastante aquecido, modelos de negócios antigos ainda usanfo o kotlin fortemente.
@@TheSaviomb ai que ta man,andei fazendo pesquisas e inclusive fui chamado pra uma entrevista pra desenvolvedor de aplicativos usando java rsrss aqui na minha cidade,o requisito era ou saber kotlin inicial ou java. É bom saber que o mercado ainda ta sugando bastante esses profissionais. Mas na minha opinião,nem sendo muito experiente como o lucao ai,eu começaria pelo kotlin man. Pq o kotlin usa base de java também
@@energizando1537 obrigado pela sua dica, me ajudou bastante. Tenho um pouco de noção com o React Native, mas quero fugir dele para ver se arranjo uma vaga hahahahaha.
@@TheSaviomb acho que tem um video do lucas sobre qual começar se tu n sabe nenhum... eu comecei pelo kotlin e hj da pra usar tanto no backend qnt android
@@Dhestor Obrigado por avisar. Vi um vídeo dele explicando o básico da área e de cada framework/linguem (RN,Flutter, Objective C e o Kotlin). Irei procurar esse vídeo que citou acima. Com o comentário do energizando e o seu estou quase certo de começar pelo Kotlin em vez do Java hahaha :)
Sou programador em react native, mas estou trabalhando em um projeto em flutter, e digo que é muito mais fácil e prático. O que eu percebo é temos que aprender outras linguagem e frameworks, as oportunidades são maiores
Já sou dev e trabalho com Python, na Web Back-End com Django e DRF, e agora com Big Data tbm Pandas e PySpark. E queria como uma segunda opção aprender algum Framework para a criação de app's. O Flatter me cativa bem mais e já tinha iniciado os estudos. Mas depois desse vídeo vou pro React Native mesmo. Excelente vídeo, Lucas👏
Pior que a maioria e inclusive eu, escolheram o RN por usar JS, o Dart me pareceu muito interessante, pode ter tipagem forte, força mais da orientação a objetos, porem aprender Dart só para o Flutter? isso me incomodou demais, tentei achar outras utilidades mas não encontrei nenhuma que agradou muito
Рік тому+2
Eu trabalho com Flutter desde o inicio e ja me preocupei com vagas de emprego, minha soluçao foi empreender e não depender disso, hj a preocupaçao é achar pessoas que realmente entendem de Flutter pra trabalhar comigo kkk gosto mt do Fluttr mas hoje entendo o motivo de se escolher tecnologias de mercado para trabalhar.
Super concordo Lucas ! Assim, eu começei estudando um pouco de HTML e CSS no front-end pra chegar no JavaScript mas aí eu me interessei por desenvolvimento mobile híbrido, aí começei a estudar Dart pra entrar no Flutter. Percebi que gosto mais de mobile do que de front-end. No entanto de umas semanas pra cá eu tenho pensado muito em retomar os estudos de front-end como um plano B. Não sei se estudar duas coisas ao mesmo tempo, mesmo sendo bem distintas é uma boa ideia, mas pelo menos aprender coisas diferentes também tem seu lado bom né.
Eu trabalho com Flutter e acho o Flutter uma tecnologia incrível! Porém concordo contigo na parte que tu disseste em não se apegar em uma linguagem, pois hoje eu estudo js e tem me abrindo algumas portas que o Flutter/dart não abre. Mas mesmo acho o Flutter incrível...
Documentação oficial + Bard Não, o Flutter não é considerado um framework híbrido. Uma estrutura híbrida é uma estrutura que pode ser usada para criar aplicativos para várias plataformas, mas não usa o código nativo da plataforma na qual o aplicativo é executado. Em vez disso, as estruturas híbridas geralmente usam uma camada da Web ou mecanismo de renderização para renderizar a interface do usuário do aplicativo. O Flutter, por outro lado, usa o código nativo da plataforma em que o aplicativo está sendo executado. Isso significa que os aplicativos Flutter são executados nativamente e oferecem a melhor experiência de usuário possível. Além disso, o Flutter é capaz de aproveitar os recursos específicos de cada plataforma, o que permite criar aplicativos mais ricos e personalizados. Em geral, o Flutter é uma opção melhor do que estruturas híbridas para criar aplicativos de alta qualidade para várias plataformas. Devs impondo sua opinião sobre a documentação e quem está começando repete ideias e erros, pra falar a verdade ninguém lê a documentação De resto concordo com o que foi dito no video
@@Mychel272 Seu comentário é apenas um comentário no youtube, então você também pode estar errado, já que os comentários não fazem nenhuma documentação.
@@rodrigowalace9269 Certamente você não leu a documentação, assim como Lucas Montano também não leu, então sua opinião é baseada apenas no seu contexto
Eu concordo, mas deixo minhas considerações Lucas. Penso que existem oportunidades e podemos aproveitar, sendo assim, aprender novas linguagens, frameworks, novas tecnogias faz parte do game. Mas para se ter velocidade e capacidade de resolver problemas com novas tecnologias, temos que ter o básico muito bem consolidado, algoritmos e estrutura de dados, Programação Orientado a objeto, Funcional, Estruturado, enfim. Isso nos proporciona a liberdade de transitar em diferentes vertentes e aproveitar de muitas oportunidades.1q
Flutter é hibrido porque com ele você consegue criar aplicações para mobile, e desktop, e ele até gera um html/css/js para caso queira criar um site web.
Eu comecei a estudar programação pensando em mobile. Mas vim estudando front-end pela facilidade de acesso a informação, mas agora quero focar exclusivamente no mobile. Sei que seria melhor pra mim estudar React Native porque já conheço bem o javascript, mas vi também que o Flutter é mais prático em todos os sentidos porque ele não foi uma "gambiarra para mobile" como foi React Native. Agora fico na dúvida
😂😂😂😂 o povo se desespera por causa de um post , recebo vaga direto. Mano na Europa o salário é alto , como assim o salário não é bom !! Putz pesquisa mano tem muita vaga.
Com base na minha experiência Lucas, você acertou quando disse que o problema foi especializar num framework que é usado basicamente apenas em startups, num momento em que startups não estão contratando. Eu chamo isso de erro de "se especializar na empresa". É muito comum, e várias pessoas o cometem, especializar nas soluções e tecnologias usadas na empresa, sem pensar na sua própria carreira (Onde você mora e trabalha, e quais tecnologias são requisitadas). Eu mesmo já cometi isso, e na hora em que você sai da empresa, conseguir vaga em outra se torna muito difícil, pois aquilo que você sabe serve apenas para aquela empresa. Esse tipo de problema, somado à inexperiência com currículo e entrevistas pode deixar alguém desempregado por muito tempo.
Eu já trabalhei com várias tecnologias de mobile e achei o vídeo tendencioso. Flutter é a forma mais rápida e dos framework cross plataform é o mais performatico. Vejo mto dev React com preguiça que migrar para o flutter por conta da curva de aprendizado (que nem é tão grande). Construção do app e performance mto melhor.
Eu trabalho com flutter aqui no Brasil, e tem muitas vagas... Ganho 15k com flutter. Mas sou desenvolvedor nativo tambem. Nas vagas pedem um flutter, mas com uma boa base mobile.
Eu não fui para uma vaga monstruosa em uma rede comercial gigante de Minas Gerais porque exigia flutter 3+ e eu parei no tempo no flutter 2. Nada a ver!
Basicamente toda linguagem ou framework tem algum ponto de intersecção onde se você souber programar (independente de linguagem, o conceito lógico da coisa) vc "facilmente" migra de um stack pro outro talvez sem muita fricção! Eu sempre que tenho tempo, inicio algum projeto pessoal em algum stack que não conheço, e isso te abre muito a mente até em relação ao seu stack atual!! Sempre que surge um novo stack eu crio algo básico nele, pra ver qual a pegada, por exemplo estava usando Blazer estes dias, e achei o conceito bem interessante, vou me especializar nele, de jeito nenhum, mas eu sei que ele existe e entendo a pegada por trás dele, e ainda melhorei minhas habilidades em C# de contra partida! Agora estou aprendendo um pouco sobre svelte, depois de ter passado um tempo no astrojs kkkk e assim vai!
Bacana, eu já usei o Microsoft Blazor em uma aplicação de médio porte, e digo que é uma tecnologia promissora, ainda mais com a chegada do .NET 8 LTS! Isso vai ser um divisor de aguas, pois será unificado o Blazor Server com o Blazor Webassembly, tornando a aplicação FULL (Cliente-Server). Acredito que apartir disso, o Blazor saia do nixo "Enterprise" e nivas pessoas aposte ou tenha interesse em testar 🙌
Flutter na veia!! Desenvolvo Flutter a 3 anos e o sentimento que tenho é que deixar de usá-lo é andar pra trás igual a caranguejo... React? Para mim nunca será uma opção, vou de Blazor C-SHARP mas React nunca!
isso só é útil pro Akira porque ele é dono de consultoria, ele quer que você realmente acredite nisso, melhor pra ele. Esse negócio de "An, eu posso aprender porque sou bom em teoria" o mercado não quer, esquece, o mercado quer um especialista mesmo.Fullstacks e quem comprou essa lorota ai ganham menos que um especialista.
Estou na mesma situação, a diferença é que eu trabalhava em uma fabrica de software, tomei layout pq acabou os projetos, agora tá tendo 200 pessoas pra cada vaga no Brasil... Pra mid level (Pleno).
Uma coisa é verdade. Até agr nenhuma tecnologia se manteve estável. Um app Android nativo de 2010 é TOTALMENTE diferente de um app 2023. Não precisou nem mudar de especialização. Então é mais saudável estar sempre preparado para mudança. Aliás... podia ter um vídeo aqui pra fazer um comparativo de android nativo 2010 pra android nativo 2023.
vi um video no Facebook que me impressionou, um mendigo que antes era da TI disse a quem o entrevistava que só precisava de um computador para sair daquela vida e voltar á programar.
Flutter é meuzovo, até pra fazer um layout simples nesse Dart vai uma porrada de linha de código. React Native muito melhor, javascript mt mais fácil de encontrar devs qualificados, dependendo do projeto se tiver Web e app, pode usar o mesmo time pra mexer no site e no app. Única coisa ruim do RN é pra usar multithread, mas aí só fazer uma bridge nativa e os casos de uso vão ser raríssimos, só pra processamento muito pesado. Quem tá na duvida do que estudar, e pra entrar mais rápido no mercado, vai de RN, vai de Javascript.
Lembrei agora da frustração do Diego Calvaga, na época ele investiu toda sua energia e até fez o mini curso Intel XDK pra criação de APPS, confesso que alí foi o início para entender o desenvolvimento móbile, até que do nada a IDE on line foi descontinuada. Prefiro, pelo menos por enquanto investir em linguagens, mais consolidadas até que passe o ripe do flutter e seja revelado para realmente onde ele vai e também investir um pouco de energia por parecer uma linguagem mais adequada para meu projeto por ser cross-platforma.
Multiplataforma eu vou de Flutter, independente do "mercado", independente da curva de aprendizado, o que prevalece é o desempenho tanto da aplicação quanto do desenvolvimento no sentido de coesão e robustez. No sentido de visão a longo prazo, tentar comparar frameworks de terceiros (como o Kotlin da JetBrains) com o framework desenvolvido (a todo vapor) pela própria desenvolvedora do OS, isso deveria ser um alerta pra quem está começando, nesse sentido Flutter da Google é muito mais promissor. Além do mais, é possível inserir Kotlin dentro da aplicação do Flutter, o inverso é possível? Para o Android, se Flutter não é NATIVO, muito menos seria o Kotlin, pois o Kotlin converte para bytecode Java, enquanto o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino, certo? E quanto ao Dart, ele vai muito além de construir aplicações mobile, certo? Independente da linguagem escolhida, ou do framework, o importante é saber programar e principalmente entregar a aplicação agregando valor ao usuário final. Ambos frameworks são excelentes! Sobre o Kotlin: Kotlin é uma linguagem de programação, quando você escreve código Kotlin para Android, ele é convertido para bytecode Java durante o processo de compilação. Esse bytecode Java é o que realmente é executado na máquina virtual Java (JVM) no dispositivo Android. Portanto, Kotlin é usado para desenvolvimento multiplataforma no contexto do Android e gera código que é executado no ambiente JVM do Android. Sobre o Flutter (Dart): Flutter é um framework de desenvolvimento de aplicativos móveis que utiliza a linguagem Dart. Ao contrário de Kotlin, que gera bytecode Java para Android, o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino. Isso significa que, ao desenvolver um aplicativo Flutter, você está escrevendo código Dart que será compilado diretamente em código NATIVO para Android e iOS. O Flutter não converte o código em bytecode intermediário, como Java, mas sim em código nativo, o que pode resultar em um desempenho potencialmente melhor.
É real a parte do Dart estar especificamente atrelado ao Flutter. Apesar de que, o Dart foi uma tentativa da Google "substituir" o Javascript. Fui tentar criar um projeto usando Dart (sem Flutter)na Web ao inves de JS, e é um verdadeiro caos. Hora ou outra vejo vagas na europa para Dev Dart no Backend, mas dificilmente alguém se especializa em Dart com foco em Back (não generalizando).
O unico motivo que react native é mais popular é por que a curva de aprendizado é menor se voce ja sabe react que é o framework mais popular para web. No fim do dia, é só porque maioria dos programadores são preguiça e não gostam de aprender coisa nova. Flutter é superior que react native. Se flutter morrer um dia é exclusivamente por causa de uma comunidade acomodada.
Não conheço sobre essa tecnologia mas existe um ponto que é importante levar em consideração. PRODUTIVIDADE! Como falei não conheço flutter mas se existir uma tecnologia muito produtiva que permite o desenvolvedor fazer muita coisa em pouco tempo ( tipo coisa que 2, 3 desenvolvedores teriam que fazer pra entregar no mesmo tempo ) essa tecnologia não teria uma quantidade de vagas menor? visto que ela permite 1 fazer coisa que 3 fariam para entregar em menos tempo?
Nessa caso vamos de Xamarin? o que você usa Lucas Montano? e qual a sua visão sobre o suporte a longo prazo? as vezes é muito ruim escolher uma tecnologia que depois de um tempo morre ou é abandonada.
.NET MAUI é a nova aposta para o antigo "Xamarim". Eu já tive a oportunidade de colocar em produção um app .NET MAUI Blazor com diversas funcionalidades, exemplo Websocket, Restfull, SQLite e recursos nativos da plataforma, nesse caso foi Android. Embora seja uma nova tecnologia, o desempenho dela é bom, não vou dizer ótimo, pois tem coisas que precisam melhorar. Outro ponto importante que de primeiro momento talvez "assuste" que esteja começando com .NET MAUI, seja a falta de maior variedade de bibliotecas. Mas de resto para quem vem do C# desktop, win forms, ASPNET MVC ou Xamarim mesmo, é uma excelente escolha na minha opinião.
Estão matando o Cobol há 5 décadas, há duas décadas o PHP .... De fato é bom escolher uma tecnologia que diversifique mais. O eu acredito que o dart e fluter não irão acabar mas, será uma competição de mercado de cada lado tendo preferências framework e linguagem.
Isso é muito sério, eu comecei minha carreira com uma tecnologia chamada SqlWindows (Centura), era tipo um Delphi ou VB6. Poucas empresas usavam essa tecnologia, ficava no maior medo de não arrumar outro emprego. Fui pro Java e isso melhorou. Poder dormir em paz é fundamental, galera. Escolham tecnologias abertas, pq frameworks vem e vão(Alguns, vem em vão).
Otimo conselho
otima sacada no final em
Trocadilho foda ein
Centura a consinco usava para desenvolver o ERP, mas aí ela foi comprada pela TOVS, acho que a TOTVS está injetando c++ e tl++ (antigo advlp) que é a linguagem proprietária da TOTVS.
@@Victor_2001 na vdd Centura ainda está sendo bem usado, inclusive ano passado a empresa comprou a licença do Centura 7. A empresa tá aos poucos substituindo o ERP por uma versão WEB modernizada feita em Angular.
Ja construi aplicativos usando java, kotlin, react, mas usando flutter, a experiência foi incrível. Se eu for da uma dica para empresas, usem o flutter. Nunca esqueci do que o professor de faculdade me disse. As empresas nao vou querer saber se é java, react ou flutter, eles vao querer saber se é bom e que rode para o usuário. Então vá de flutter!
E de quebra sai mais "barato" para a empresa do que trabalhar com os nativos e manter duas equipes, por exemplo.
Flutter melhor que React Native?
A sua experiência de desenvolvimento foi incrível, sabe dizer como foi dos usuários e do consumo do hardware deles?
Flutter é um tiro no pé, vc tira o emprego de outro dev pois faz a vez dos dois, é igual caminhoneiro puxando duas carretas tira a vaga de outro caminhoneiro. Sou contra essa linguagem, as empresas querem economizar e se seguir essa tendência vai faltar vagas ja que um faz o trabalho de dois. Por mim essa linguagem pode morrer.
Ironia difícil de ser captada.@@apllestore
Aqui onde eu trabalho (uma das maiores do setor financeiro no BR), tão migrando do nativo pro flutter, a pouco tempo android e iOS entraram para o radar de "não use" e novas aplicações devem ser construídas em flutter
Vai sim eu abri uma pr lá apagando tudo tô só esperando eles aceitarem
Aqui a mesma coisa, já até excluímos tudo em produção
Trabalho com Flutter desde 2019 e atualmente tenho estabilidade no meu trabalho, por mais que Flutter não seja a única tecnologia que utilizo, mas é a principal delas, porem não me limito a Flutter/Dart, me especializei também em JavaScript, tenho conhecimentos consideráveis em PHP, Kotlin, é bom ter um conhecimento aprofundado sobre uma stack, mas que também é bom ter outros conhecimentos, quem faz a linguagem é a necessidade (minha forma de pensar).
Eu digo o mesmo para esse tanto de framework no frontend, especialmente o React. Ele nada mais é do que uma biblioteca de UI criada pelo facebook. Acho perigoso ter 100% da sua carreira dependende de uma lib. Tudo bem que ela é adotada no mundo todo, mas isso não justifica depositar todas as suas esperanças nela. Recomendo fortemente pra quem estiver nessa situação (inclusive eu mesmo) a estudar mais backend e outros frameworks mais maduros tipo Rails, Spring, Laravel. O arroz e feijão da web é um servidor que processa requests e devolve respostas, e não uma biblioteca que te ensinou a criar interfaces com useState e useEffect
Completamente Lvcido! Assino embaixo.
up
Exato. Dps que comecei a estudar Java minha mente tá em constante crescente
Assino embaixo.
Estude JavaScript/TypeScript e vc vai usar qualquer framework com o mínimo de curva de aprendizado.
Olha, eu discordo. Eu não sou da área de Mobile, sou apenas alguém da área de Web que já tentou: React Native (por ser mais natural), Android Nativo e Flutter. Eu já trabalhei com linguagem proprietária (ADVPL), e não tenho a mesma sensação com Flutter.
Digo isso, porque o Flutter foi onde eu encontrei a curva de aprendizado mais suave. A forma de compor Widgets é muito mais próximo do que eu tenho com Web usando Vue e React. E o desempenho é perfeito, pois não me causa nenhuma sensação de estar usando híbrido (como tive com RN, por exemplo).
E não entendo o receio com Dart. Não é nada diferente de Java ou C#. Não trás nenhum conceito novo que seja disruptivo ou difícil de aprender, nem mesmo na sintaxe. E sendo sincero: Dart + Flutter foi a melhor experiência com POO que eu já tive, e me fez repensar em como lidar com classes e objetos.
Como disse, não sou da área de mobile. Mas a sensação que o Flutter me causa é a mesma que eu tenho com Ruby on Rails, principalmente no quesito de produtividade. E eu torço muito para o Flutter continuar sólido, por ser uma alternativa acessível e de qualidade para Mobile, principalmente para quem não tem o foco nessa área, como eu.
Concordo, bons pontos
O comentário mais sentato
vc descreveu exatamente oq eu penso
O vídeo não é sobre ser bom ou fácil curva de aprendizado. É sobre o mercado. Por exemplo vue é um framework maravilhoso, um monte de gente prefere vue no lugar de React e Angular, e a maioria dessas pessoas trabalham com react ou angular. Porque não importa o que gostamos se não tem mercado para aquilo. O python ficou assim por muito tempo também, todo mundo gostava mas não tinha vaga, eventualmente passou a ter, mas não sabemos se com o flutter vai acontecer igual ao Vue ou ao Python.
mas vaga de Flutter mal vê no mercado e pagam pouquinho.. que jogue a primeira pedra quem ganha mais de 10k com Flutter no BR ai.
Trabalho em um banco de investimento gigante e a diretiva é a migração total do nativo para Flutter até o final do ano.
Não demorei 3 meses para me sentir confortável para fazer qualquer coisa com a ferramenta.
Trabalha na XP, né? 🫡
Pior XP
Mas no Brasil várias empresas então fazendo isso, fora já é outra coisa.
@@TheCocuroci fora do Brasil também, trabalho para a alemanha numa equipa de 3 flutter developers
@@TheCocuroci Mt difcil o flutter não da certo no Brasil, ao invés de ter 2 caras desenvolvendo para sistemas diferentes se podem pagar só 1 pra fazer pelos 2. Claro que cada um nativo tem conhecimentos que o cara do flutter não tem, mas pra empresas pequenas é mt vantajoso isso.
Opinião aqui de quem trabalha e vive do Flutter a mais de dois anos. Desde que eu aprendi flutter, com a ajuda de vídeos na internet e um pequeno curso na udemy, foram poucas as vezes em que pensei em trabalhar para os outros, o foco sempre foi empreender, criar meu próprios apps, publicar e ganhar dinheiro com assinaturas, de fato quando se trata de mercado de trabalho é sempre complicado, pois você depende de que outras pessoas estejam bem para estarem dispostas a te contratar, agora quando você decide criar seu próprio produto o céu é o limite meus queridos, dessa forma podemos voar sem nos preocupar com se o meu patrão vai receber investimento ou não, só depende de nós.
Você consegue um bom retorno financeiro nos desenvolvimentos de seus apps em Flutter? Estou com essa ideia também… criar meu primeiro app em Flutter
Penso o mesmo, a maioria aprende programação pra ser apenas clt e depender das vontades do empregador o resto da vida, sem enxergar o grande poder q tem em mãos.
@@JoaoFerreira-xs9xt Um ótimo retorno sim, mesmo trabalhando no Brasil e ganhando em reais.
Exatamente o que tou fazendo! Tive uma ideia sensacional para um app e escolhi Flutter pelo desempenho e facilidade de programar num código só para três plataformas (Android, iOS e Windows). E kra, melhor coisa que fiz. O app tá ficando SENSACIONAL, cheio de animações e rodando liso. Já tá melhor que os da concorrência (alguns nativos e outros em Flutter mesmo) e só estou programando há 3 meses.
@@DyecksRF Da hora, só espero que não seja meu concorrente kkkkkk
Minha primeira oportunidade de emprego foi em Flutter, tecnologia maravilhosa, muito rápido e fácil. Por meio do Dart evolui muito na área da programação, aprendi várias coisas que me levaram a melhorar em outras linguagens.
Em 2018 ajudei alguns usuários no SO com perguntas sobre Flutter, de lá pra cá toda semana uma das minhas respostas é positivada, e isso é constante. Então sim, as pessoas continuam e cada vez mais usam Flutter. Programar um APP com Flutter é simplesmente maravilhoso e gratificante.
esses aplicativos hibridos ai acho eu que estão com dias contados, não é somente Flutter os outros também, pois dão muita dor de cabeça, muitos breaking changes da vida e rodam em cima de um WebBrowser.. e o Kotlin ai com multiplataforma vai acabar com todos, pois é a linguagem oficial agora da google e é nativo.
Sou Full Stack Javascript, mas nesse ano me dediquei a aprender C# e GO! Cara, GO expandiu a minha mente.
Go é top demais. Fiz meu TCC utilizando ele e ficou bem legal.
Mandou bem, sou dev C# há 8 anos, e uso Go há 3, de certa forma, é um investimento para nos mantermos competitivos no mercado. Visto que toda linguagem nasce, cresce, decai e fica obsoleta. Faz parte.
É complicado, usando Flutter atuei para algumas empresas no exterior mas enquanto eu estou deslanchando na carreira acompanho algumas pessoas próximas tentando construir sua carreira no Flutter e a barreira de entrada está bem alta, com poucas oportunidades para juniores, também já recebi dezenas de mensagens de recruiters por dia, que hoje diminuíram consideravelmente. Eu acredito demais na stack, mas enfim, graças a Deus vim do iOS nativo, e se algo der errado, ao nativo voltarei. 🤣
Malandro esperto kkk traduzindo o quebo Lucas falou, é isso, é ter a segunda opção. Flutter ta novo,e entrou no mercado tarde de híbrido infelizmente.
@@energizando1537 No caso Flutter foi a 2a opção dele, pq a primeira foi Nativo.
Aqui no Tribunal de Justiça MT, acabamos de adotar o Flutter para desenvolvimento mobile, cuidado com opiniões parciais principalmente com quem teve algum tipo de frustação, Flutter é um framework relativamente novo, não dá para comparar com legados antigos. obs.: React não é concorrência com Flutter.
Um bom desenvolvedor não é limitado pela linguagem, a linguagem é apenas uma ferramenta, um bom desenvolvedor pode mudar de linguagem facilmente (boas linguagens como c++, C#, Dart, Java, Kotlin, Swift não falo de javascript).
Já passei por COBOL (cartão perfurado), BASIC, FORTRAN, MUMPS, Clipper, Dataflex, Prolog, Lisp, C, C#, JAVA, etc..., posso dizer com certeza que Flutter/DART é um ótimo framework que lhe trará muito conhecimento que você poderá utilizar em qualquer outra plataforma ou linguagem de alto nível.
Opa qual cidade do MT vc é?
Cuiabá @@mateusbolito
@@mateusbolito Tá cheio de especialistas de araque por ai.
mas não tá tendo aceitação amigo, DART piorou.. e logo logo Flutter será igual ao Angular JS.. morreu.. e outra Kotlin agora é linguagem oficial da Google pra Mobile e roda nativo não é hibrido igual o Flutter que dá muita dor de cabeça e roda em cima de um WebBrowser portanto muita tela branca e muita reclamação de usuário, pois eu passo por isso e vamos tentar acabar com essa história de framework hibrido ai.
@@gepetovovo2509 concerteza voce não sabe o que fala ou é iniciante em programação, esta doido? o flutter ele nao roda em WbBroser nenhum seu estupido, o flutter compila seus apps nativamente sem depender de uma porcaria de navegador , ou seja voce deve ser um daqueles obsecados por react native que sim(esse é um lixo)
Programador que só conhece uma coisa é igual a um mecânico que só sabe trocar óleo… o profissional em T sempre existiu e as universidades têm esse papel de formação (ao contrário de quem defende apenas um cursinho de React para trabalhar na área).
Se você acredita que React é o futuro, abrace a ideia… mas pelo menos conheça as empresas que estão dropando a tecnologia e as escolas de programação que agora tão indo pra IA e carreira porque saturaram o mercado com programadores React com o número de vagas se ajustando a cada dia…
Se quer ser um profissional de nicho (front, back, mobile, bd…) domine os fundamentos da computação e da programação, bem como as tecnologias de mercado. Se amanhã surgir outra tecnologia no seu nicho, você conseguirá usar ela sem problema algum.
Sou dev DotNet C# ha mais de 20 anos, e ter uma linguagem que possibilite trabalhar no backend, frontend, desktop e mobile sempre deu maior segurança. Javascript tem mais possibilidades que Dart mas no final precisamos sempre avaliar qual caminho queremos trilhar.
Quando ele falou de não se intitular com o framework e sim com a linguagem, lembrei da gente, os dev .NET. Dificilmente nos identificamos como dev C#, kkkk.
Mas sem dúvida a versatilidade do C# nos dá muita segurança e os movimentos da MS e deixar o .NET mais acessível, mais multiplataforma, só fez bem a linguagem e ao framework.
Sou dev C# a 1/4 do seu tempo de experiência, mas vejo um futuro muito promissor pra esse ecossistema.
Tambem sou DEV C# a aproximadamente 4 anos, e recentemente já coloquei em produção aplicações .NET MAUI Blazor e Blazor Server e estou bem ancioso para o .NET 8 final de ano 🙌
Um ponto sútil mas que poucos perceberam foi que parte da comunidade do Flutter foi impulsionada de forma artificial, os caras tem um canal no UA-cam com MEIO MILHÃO de inscritos, mas boa parte do mérito aqui está no Google poder injetar milhões de dólares em marketing do dia pra noite. O React Native em contrapartida, apesar de ter nascido do Facebook foi absorvido e impulsionado pela comunidade desde o início, o conteúdo está mais pulverizado, e cada vez menos concentrado na mão deles. Só olhar os principais packages do framework, são mantidos por outras empresas como Callstack, Shopify e Software Mansion. Fora que metade dos outros pacotes são do ecossistema javascript/web: Gerenciamento de Estado, data fetching, forms... tudo compartilhado no ecossistema.
é exatamente o que eu digo, talvez o hype do flutter esteja em quem mantém e impulsiona ele. Os dois vieram no mesmo tempo e se Flutter fosse essa mil maravilhas já teriam adotado a muito tempo
Não há nenhum indício de que a Google fez um investimento anormal no framework, eu mesmo nunca recebi nenhuma propaganda ou algo do tipo relacionado ao Flutter. Eu o descobri buscando frameworks mobile e mesmo sabendo que é uma linguagem diferente (Dart), fiquei muito animado em poder com um único código desenvolver aplicações que rodam em uma ampla gama de plataformas, podendo conter código nativo para tarefas críticas. Enquanto o RN gera aplicação apenas para iOS e Android, o Flutter gera para iOS, Android, web, Linux, Windows, macOS e até sistemas embarcados. Além disso, código Dart não é nada de outro mundo, qualquer um que já saiba programar só precisa ver a sintaxe e os recursos do framework, quem está começando aplicará todo o aprendizado em lógica de programação em OO em outras linguagens sem dificuldades. Concordo que não se deva focar apenas em uma ferramenta, seja ela Flutter ou RN, mas discordo fortemente dos devs que preferem ficar na zona de conforto e fechar os olhos para outras ferramentas que podem ampliar seu leque de atuação e quem sabe aumentar a produtividade.
Isso só significa que o google botou aqueles managers para trabalharem e produzirem conteúdo, enquanto os managers do facebook ficaram só em reunião, não significa que o google gastou mais, apenas gastou melhor
Gosto do flutter e trabalho para o exterior com flutter, mas entendo essa questão de estar sempre estudando outras tecs e etc para não ser pego de surpresa e se o flutter acabar eu vou trabalhar com outra stack
Realmente, é perigoso investir em uma linguagem assim. RN por exemplo o cara por ir pra React ou outro Framework JS, algo que sempre está em alta... C# é absurdo em quantidade de vagas e empresas que usam.
Louco quando o vídeo vem direcionado para a gente assim. Trabalho com Flutter há 4 anos, hoje na Holanda (funda), e tenho percebido mesmo a diminuição de vagas novas no LinkedIn e de abordagens de recrutadores. Vi o post no reddit mas não tinha dado muita moral. Tô bem contente e seguro com o atual emprego mas pode ser inteligente pensar a mais longo prazo e ter um segundo plano. Valeu pelo toque, Lucas!
que foda, o app do Funda é bom legal conhecer BR que trabalha lá… sucesso!
Eu acho que a melhor opção para aprender junto com flutter é o bom e velho java, serve pra tudo, android, spring-boot, web e vc aproveita bastante conhecimento de POO vindo do DART/Flutter.
lançou o hybrid pill
Bora promover essa rinha aí Deivão??? Rs
Flutter vs React Native vs Mobile Nativos
Concordo, digamos que me especializei em React Native mas consigo trabalhar com React web, e quaisquer outras linguagens que utilizam do JS, pois tive que me especializar em JS primeiro.
O que pode garantir mais o Flutter e o Dart no mercado será o lançamento do novo sistema sistema operativo Fuchisa que utiliza o Dart como uma das linguagens de primária deste Sistema e o Flutter como a tecnologia padrão para desenvolvimento de aplicativos em Fuchisa, mas é verdade que este projecto a Google não pública quase nada deste projeto.
Mas recomendo estudar Flutter e Dart
Eu só continuo no swift nativo pq a apple um dia decidir que só vai rodar app nativo no celular deles n é dificil n!
Caí nesse canal agora e gostei muito. Quero iniciar nos estudos de programação para trabalhar aqui no Brasil. Quais são as melhores linguagens de programação e quais melhores escolas ou profissionais para aprender?
Estou almoçando e vendo o video parabéns Lucas estou começando na area e seu canal mt bom ❤
eu sou abap senior e lider de flutter na minha empresa, chove de oportunidade todo santo dia (tanto em abap quando em flutter no linkedin) inclusive pra outros países e mesmo assim eu concordo com isso. Vc não deve se focar em tecnologia, em framework. Eu procuro sempre dar uma olhada no que tá rolando, dar uma treinada em coisas diferentes de vez em quando, foco em solução. Eu amo flutter e ele gera versão pra web que é uma beleza, mas as vezes eu faço questão de usar react só pra não enferrujar
Já trabalho um bom tempo com Javascript para FrontEnd e BackEnd e hoje trabalho totalmente com Flutter, concordo quando fala que é bom aprender outras linguagens também mas me falar que as empresas não usam Flutter, apenas as startups não concordo pois as empresas que trabalhei preferem Flutter e recebo muitas propostas no meu privado no Linkedin para trabalhar apenas com Flutter e com ótimos salários, ainda melhor do que as propostas que recebo como FullStack em JS.
VEJO SEMPRE NA WEB VAGAS PARA DESENVOLVEDORES FLUTTER. FALAR QUE VAI ACABAR EM 2024, COMO CLICKBAIT FOI UMA BOA ESTRATÉGIA GEROU VÁRIOS COMENTÁRIOS... KKK
Poxa, comprei dois cursos esse ano, Flutter e React Native, porque meu notebook não aguenta Android Studio. Agora estou terminando Flutter e depois vou começar React. Essa notícia deu uma desanimada :(. Ainda bem que já tem quase dois anos que eu venho estudando programação, comecei com Python e também tenho conhecimentos em PHP, Javascript, Typescript... esse é o problema; eu apenas tenho um conhecimento, não especialização. Então agora vou organizar meu tempo para fazer alguns projetos em outras linguagens para reaquecer. É isso ou vender artesanato na praça da Sé.
Por que não contribuir com e/ou criar algum projeto no GitHub, alem de aprender a linguagem, cria portfólio e ganha em conhecimento.
E aí, como está indo? Flutter valeu a pena mesmo?
Acho q vc alugou um triplex na cabeca do Jacob Lucas. Acho é pouco quauauuaauaua
Sou full stack, html, css, javascript e php (dando suporte a legado, aff) e comecei a estudar flutter desde 2019. Até 2022 passei o ano inteiro só no flutter.
Desde o começo do ano eu estou fazendo app via Maui e blazor pois onde eu trabalho o pessoal é fan de c#. Mas concordo com seu ponto de vista do perigo de saber apenas um/a linguagem framework.
Adoro flutter mas comecei a estudar desde o começo do ano golang fort pois gosto demais da linguagem e quero migrar para ela. C# é legal, mas ainda nao me vejo trabalho com ela no back. como eu disse no momento estou usando mais para front.
Quanto a galera que ensina flutter, respeito total ao Rodrigo Rahmamn. O cara é o brabo.
É isto que estou fazendo hoje, diversificando...
Ano passado foi questionado porque estaria investindo meu tempo e dinheiro no Kotlin, em vez do React ou do Flutter e no final das contas foi pelo fato de pode migrar para o back end facilmente utilizando o Kotlin com o Spring Boot ou Java!
Pros próximos anos Kotlin e Swift são umas das melhores opções. Se tiver dúvida, programa com essas coisas.
Não sei muito do swift mas o Kotlin tá crescendo bastante no backend também com o Ktor. Já usei em projetos de produção pequenos de uso em interno e é uma delícia. Sem falar a documentação, maravilhosa.
Super recomendo Kotlin pra quem estiver indeciso.
Atualmente sou um entusiasta na área de programação. Estudo PHP, Laravel, C#, JS e Flutter. Mas o que esta me chamando a atenção e meu foco é a plataforma NoCode Fletterflow. Extremamente simples de desenvolver e com toda a retaguarda do Flutter/Dart. Recomendo aos colegas uma "passeada" neste assunto. 👍😎
O serviço público e empresas de grande porte estão usando flutter para seus app’s, basta procurar os cases , não que start’up não sejam referência mas elas nascem e morrem muito rapidamente, já migrei algumas vezes de linguagem bola pra frente.
Flutter tem sido simplesmente incrível em nossa empresa. Um curinga que por enquanto superou e ultrapassou todas as nossas expectativas. Recomendo sem medo de ser feliz.
Flutter é bom pra quem já domina algo back e quer ofertar softwares para pequenas empresas, em geral você não domina back e front, e o flutter quebra esse galho muito bem.
Vlw pela dica! Já estava pensando em diversificar e estudar Swift. Acho que chegou o momento! As vagas de Flutter estão escassas e as que aparecem exigem muito. Vaga para Jr que tu olha os requisitos e fala "mas estão procurando um Sênior?".
Como o ecossistema da minha empresa é basicamante Typescript (Node e ReactJS e React Native), to ocupada me aperfeiçoando em cloud (aws), e dps vou ver se estudo mais arquitetura. Se tudo der errado viro backend 😅
Eu trabalhei 6 anos com IOS nativo em alguns bancos, e agora atuo com flutter, e recebo muitas propostas, eu não acredito que o flutter vai morrer, mas tecnologia sempre vai mudando e amanhã eu posso mudar para outra sem problema, o que importa pra mim é o dinheiro para pagar as contas
Consigo trabalhar criando aplicativos com flutter e desenvolvendo a parte back-end com node.js?
10:00 Acho que o erro não é nem a linguagem e sim a falta de padrão para gerenciamento de estado. Desde que comecei a usar, a documentação oficial mudou dezenas de vezes sobre recomendações de packages para gerenciar estado, o resultado é que se vc quer algo bem feito precisa implementar uma ca**da de coisas seguindo o BLoC. É improdutivo demais para projetos reais/grandes.
O resultado dessa falta de norte é uma enxurrada de packages como getx, mobx, provider, riverpod... O dev perde os 2 primeiros meses só escolhendo como vai gerenciar o estado do projeto, e no final o package deixa de ser atualizado pq surgiu algo "melhor" 🤡
I believe that some markets have not yet "woken up" to Flutter and its features. applications that need to run IOS android Web Mac Windows, will have to develop and maintain 5 different platforms with the full range of problems inherent to each of them. From an employee's point of view it can be challenging, but for managers and companies it's economics, productivity, fluidity.
Aqui no Brasil o que eu tenho notado é um número considerável em vagas para Flutter, algumas grandes empresas estão migrando do nativo pro Flutter tentando capitalizar com o multiplataforma, usando um time só pra fazer tudo referente a cliente.
Rodrigo do Canal Rafael Montano, se tu souber quantos dias atrasado as notificacoes dos teus videos chega pra mim.
Ô Lucas, vim lá do mano deyvin, e todos concordamos e queremos saber o que aconteceu nas férias que veio com ferradura nova kkkkkkkkkkkkkk
Ferramenta fácil de aprender (menor curva de aprendizado), uma equipe só de desenvolvimento criando app pra iOS e Android. Um framework sempre atualizado, bem estruturado, o que não vejo ser o caso do react Native.
Trabalho com Flutter há quase 3 anos e sempre vejo muitas oportunidades, mas o foco não tem que ser o framework, tem que ser a base: orientação a objetos, estrutura de dados, desenvolvimento mobile, etc.
Vejo que levar terror pra galera por conta do relato de uma pessoa não é bacana, as vagas diminuíram mas não vejo como isso pode ser um problema do framework e sim do mercado que deu uma desacelerada.
Disse tudo.
Acho que falou bobagem quando disse que React Native não é um framework atualizado e bem estruturado, tá falando sério mesmo ou foi no calor do momento?
No Brasil a Rocketseat teve um grande papel em difundir o ReactJs/React Native. Em 2018 já tinha vídeo no canal deles com mais de 300 mil views. Se a stack fosse Flutter pelo menos aqui no Brasil teria muito desenvolvedor e projetos, acredito que a comunidade é o ponto mais forte.
Eles fizeram de acordo com a demanda
O foco deles é o RN EXATAMENTE pq da hiper-especialização do flutter. Com RN você pega conhecimento do web Frontend com React e do backend com o próprio JS
Eu discordo um pouco, React e React Native já estavam em alta no mercado e por esse motivo a Rocketseat adotou a stack
@@elvispalace Pode ser uma "hiperespecialização" de um framework, mas com esse único framework é possível fazer quase qualquer tipo de app para qualquer plataforma, inclusive a web.
@@hyungtaecf não seja fanboy d tecnologia amigo. é mt difícil encontrar vaga de flutter web. flutter hj é pra mobile
Nunca vi você falar sobre ABAP/SAP poderia fazer um vídeo sobre esse mundo de ERP?
Pra mim como um dev junior em flutter e estou achando ótimo para freelancer e Iot
Estou no flutter dês de 2019. Hoje tenho conhecimento em Java/spring e estou iniciando js. Não me arrependo de ter largado o xamarin para o flutter.
Também estava no Xamarin e hoje estou no Flutter
Meus últimos contratados vieram do javascript/nodejs, Rocketseat da vida.
Hoje tenho 2 ótimos back-ends PHP e 2 mobile em Flutter. Tivemos dificuldades ali no começo com o Flutter, mas hoje está super tranquilo, e já estamos aplicando nativo com Flutter e usando para criar softwares desktop com os mesmos devs (até admin web já temos).
E na experiencia e opinião, vale a pena para quem quer comerçar no mobile usar flutter?
Tio Bob (Robert C. Martin) vou parar de comprar seus livros pois eles tem como base java, e não vou usar para nada fora do java 😭😂
MAKET OVERSATURATION!
O pessoal não tá entendendo ... A área de TI tá supersaturada ... Tem muita vaga, mas pra cada vaga tem em média 200 a 1000 candidaturas. "A mas muita gente não tem qualificação..." O problema é que as pessoas sem qualificação estão inundando os recrutadores e fica muito mais difícil eles encontrarem o candidato certo entre mais de 500 pessoas para uma única vaga.
Bom, já tenho outra visão! Cada dia que passa o número de profissionais qualificados diminui e a complexidade da tecnologia aumenta! A 5 anos atrás não existia profissionais com bons conhecimentos de Cloud e hoje todos conhecem! atualmente IA é a bola da vez, poucos profissionais e alta demanda no mercado.
O que acontece é que os "programadores" não se atualizam e ficam focando em linguagem de programação!
Tenho 14 anos de mercado e nunca vi o mercado com tanta falta de profissionais qualificados como agora! Salários que ultrapassam os 6 dígitos e vagas sendo preenchidas com 3 ou 4 meses.
Não seja um programador, seja um especialista e se atualize o mais rápido possível no mercado, vender o seu "peixe" é fundamental para se manter em qualquer mercado.
Os números que aparecem nas vagas do LinkedIn por exemplo, são visualizações da vaga, algumas pessoas nem chegam a aplicar de fato! Vi uma recrutadora comentando isso, MAS vai saber né :D
tenho 30 anos de carreira, existem vagas porque as empresas pagam salario fora da realidade, pode crer, aparece sim gente qualificada, mas na hora do salario gente qualificada pula fora, eu mesmo faço isso tem vagas abertas a meses que eu fiz testes e fui aprovado mas o "budget" deles nao cobria, e pode crer que tentaram me convencer a ir ganhando menos do que ganho kkkk.
e hoje tambem tem a questao "presencial".... so isso os qualificados ja descartam a vaga 🙂
Sai fora. Carreira mobile na europa principalmente em frameworks como flutter e swiftUi estao estourados. O grande problema é que aqui na europa as startups estao morrendo a cada 10 startups que abriram em 2021 6 fecharam e sim o mercado esta se ajustando. Eu trabalho com Flutter mas ja estudo swiftui para me tornar mais completo ainda. Eu discordo completamente com voce nessa lucas. Eu acredito que hiper-especializaçao é na minha opniao uma soluçao extremamente viavel para quase tudo dentro da area de dev..
Eu acredito que especializaçao geral é bem melhor, se voce souber 20% de muita coisa voce ja consegue resolver os 80% de outras muitas coisas, agora se voce sabe 60% so de uma coisa voce dificilmente vai resolver outros problemas. nesse caso voce sabe 60% em flutter e quando ele more seus 60% vão junto com ele, minha visão é aprenda sobre tudo não fique preso em dev so por que é sua careira. não existe uma arma apontada para sua cabeça impedindo voce de aprender financias por exmplo ou marketing. Aprender de tudo um pouco é a chave.
Edit: Aprender muito sobre um framework é ruim por que frameworks são muito volateis. Conhecimento base deve ser sempre mais importante por que é o que muda menos e dura mais tempo. Voce deve priorizar conhecimento que envelhece menos.
acho que tu concorda comigo então, tu aprender SwiftUI é um PlanoB de certa forma, certo?
+ Flutter não vai substituir Android, absolutamente ninguém vai usar Flutter para Android e SwiftUI pra iOS
@@LucasMontano em partes sim. Eu fiz o comentario no meio do video e nao vi a ultima parte do teu argumento. O Swiftui ou Uikit da vida que seja vai te dar uma segunda via muito mais como um plano de contigencia ainda estando dentro da carreira Mobile. E apenas de continuar extremamente nichado temos que concordar que a Apple esta a anos luz a frente da Google quando se trata de desenvolver um ecosistema pri9ncipalemente pra linguagem Swift. Eu comecei a aprender swift justamente pensando que talvez no futuro o Flutter possa gargalar muito mais pelo compose canibalizar ele. Como voce disse a Google nao sabe muito bem oq quer fazer, ela sabe que tem que faturar e é isso ai, nao importa a que custo. Quanto a Hiper-especializaçao eu acredito que SIM é a unica coisa que consegue te diferenciar do resto principalmente em inicio de carreira. Eu nao entendo quem quer seguir carreira mob e começa por RN. Eu hoje começaria por Kotlin ou Flutter.
Enquanto a apple for a apple, siga no swift
@@GrandeFiasco Acho que o maior problema pra escolher RN ao invés de flutter é a quantidade de libs diferentes pra mesma coisa. Ja adianto que só estudei pouco flutter, posso estar falando muita merda. Dito isso....
Quando eu tava me aventurando no flutter acho que a maior dificuldade foi em achar a lib certa pra gerenciar estado. Flutter tem Bloc, getx, provider, mobx... São diversas libs que "faz a mesma coisa" (Eu sei q bloc é diferente de provider, mas no inicio nao parecia pra mim). E entre pegar RN, que você constroi um app com gerenciamento de estado facil, e pegar o flutter que precisa aprender dart, quebrar a cabeça pra escolher qual lib usar, é mais fácil aprender RN.
Em relação ao nativo, nao sei sobre swift, mas quando eu estava aprendendo kotlin, 3 maiores problemas são: Telas que mudam de layout quando clicados ou quando tem algum comportamento estranho(como estar sem internet); A famosa lista horizontal dentro da lista vertical(RecyclerView dentro de recicler view. E o pior vem quando a lista nao tem items do mesmo layout) e a dificuldade de achar libs específicas(no meu caso foi com gerar pdf no mobile com kotlin. Tinha mt lib que consumia a cpu do celular que nem doido).
RN é a que mais oferece facilidade no inicio. Todos esses problemas são resolvidos fácil no RN. Além de que tem a rocketseat que é uma base e da pra seguir como exemplo e com base no mercado de trabalho. Agr kotlin e flutter acho mais exemplo de pessoas que não estão no mercado de trabalho. No nativo agr que temos referencia com o Phillip e o Stevdza-san(antigamente ele nao trabalhava, ele fazia video pra aprender da linguagem e pra aprender ingles). Na época que tentei aprender, via mais exemplos de quem não tava na area do que quem tava. Agr com RN eu nao vejo isso...
Oh coragem da porra 😂😂😂❤
Emfim resumindo o que eu acho que entendi, flutter pode ser bom se você for especializado porem ele não tem uma ancora, pois se o flutter morrer ninguem usa o dart. Agora o reacht por usar o javascript se um dia der ruim você pode ir para a web, backend etc.
Então eu acho que o cara que for usar o flutter não pode apostar somente nele pois pode ser um investimento de alto rendimento e muito risco.
Eu trabalho a 7 anos com react native e estou aprendendo nativo novamente com swift para IOS porque escolhi isso apple é gigantesca, swift é muito semelhante ao typescript e ainda de quebra consigo criar nativamente bridge entre react native e IOS.
Tá aprendendo Swift aonde? vlw tmj
Nao sei se é tendencia, mas tenho uma cliente preferiu fazer um App focado em mobile, em web mesmo, ela nao optou por nativo pelo fato de que ela nao quer que os clientes dela 'instalem mais um app, dentre muitos ja instalados em um celular, espaço em disco, travamentos', etc.. Ai optou por ser 100% web. Estou montando em pwa/em vue, esta uma beleza. Se for tendencia, o tempo dira muito em breve.
Eu comecei com Power Builder por necessidade e depois migrei pra C# e eu sempre pensei assim qual linguagem tem mais demanda na minha região? Conclusão grande maioria usa C# ou Java, por isto decidi trabalhar com C# e vejo que não faltam oportunidades, não adianta só ir na "modinha" precisa investigar primeiro.
Lucao,que massa cara,ja te falei antes o quanto muitos deveriam ser como você,sensato sem papa na língua,como você falou,com análise de mercado,eu parei com flutter e to focando no kotlin,depois hiperespecializo em flutter,ja tinha feito essa análise antes,achei que ninguém ia falar sobre isso,mas você é visionário man,valeu pelos seus videos e por você ser um cara que gostar de alertar quem te segue. To focando em kotlin e as oportunidades,sem o que dizer pra kotlin o mercado é bastante aquecido, modelos de negócios antigos ainda usanfo o kotlin fortemente.
@energizando na sua opinião para Android é melhor começar pelo Java ou pelo Kotlin?
@@TheSaviomb ai que ta man,andei fazendo pesquisas e inclusive fui chamado pra uma entrevista pra desenvolvedor de aplicativos usando java rsrss aqui na minha cidade,o requisito era ou saber kotlin inicial ou java. É bom saber que o mercado ainda ta sugando bastante esses profissionais. Mas na minha opinião,nem sendo muito experiente como o lucao ai,eu começaria pelo kotlin man. Pq o kotlin usa base de java também
@@energizando1537 obrigado pela sua dica, me ajudou bastante. Tenho um pouco de noção com o React Native, mas quero fugir dele para ver se arranjo uma vaga hahahahaha.
@@TheSaviomb acho que tem um video do lucas sobre qual começar se tu n sabe nenhum... eu comecei pelo kotlin e hj da pra usar tanto no backend qnt android
@@Dhestor Obrigado por avisar. Vi um vídeo dele explicando o básico da área e de cada framework/linguem (RN,Flutter, Objective C e o Kotlin). Irei procurar esse vídeo que citou acima. Com o comentário do energizando e o seu estou quase certo de começar pelo Kotlin em vez do Java hahaha :)
Sou programador em react native, mas estou trabalhando em um projeto em flutter, e digo que é muito mais fácil e prático. O que eu percebo é temos que aprender outras linguagem e frameworks, as oportunidades são maiores
Já sou dev e trabalho com Python, na Web Back-End com Django e DRF, e agora com Big Data tbm Pandas e PySpark. E queria como uma segunda opção aprender algum Framework para a criação de app's. O Flatter me cativa bem mais e já tinha iniciado os estudos. Mas depois desse vídeo vou pro React Native mesmo.
Excelente vídeo, Lucas👏
Pior que a maioria e inclusive eu, escolheram o RN por usar JS, o Dart me pareceu muito interessante, pode ter tipagem forte, força mais da orientação a objetos, porem aprender Dart só para o Flutter? isso me incomodou demais, tentei achar outras utilidades mas não encontrei nenhuma que agradou muito
Eu trabalho com Flutter desde o inicio e ja me preocupei com vagas de emprego, minha soluçao foi empreender e não depender disso, hj a preocupaçao é achar pessoas que realmente entendem de Flutter pra trabalhar comigo kkk gosto mt do Fluttr mas hoje entendo o motivo de se escolher tecnologias de mercado para trabalhar.
Opa tudo bem? Você aceita júnior?
Super concordo Lucas !
Assim, eu começei estudando um pouco de HTML e CSS no front-end pra chegar no JavaScript mas aí eu me interessei por desenvolvimento mobile híbrido, aí começei a estudar Dart pra entrar no Flutter. Percebi que gosto mais de mobile do que de front-end.
No entanto de umas semanas pra cá eu tenho pensado muito em retomar os estudos de front-end como um plano B.
Não sei se estudar duas coisas ao mesmo tempo, mesmo sendo bem distintas é uma boa ideia, mas pelo menos aprender coisas diferentes também tem seu lado bom né.
Eu trabalho com Flutter e acho o Flutter uma tecnologia incrível! Porém concordo contigo na parte que tu disseste em não se apegar em uma linguagem, pois hoje eu estudo js e tem me abrindo algumas portas que o Flutter/dart não abre. Mas mesmo acho o Flutter incrível...
Documentação oficial + Bard
Não, o Flutter não é considerado um framework híbrido. Uma estrutura híbrida é uma estrutura que pode ser usada para criar aplicativos para várias plataformas, mas não usa o código nativo da plataforma na qual o aplicativo é executado. Em vez disso, as estruturas híbridas geralmente usam uma camada da Web ou mecanismo de renderização para renderizar a interface do usuário do aplicativo.
O Flutter, por outro lado, usa o código nativo da plataforma em que o aplicativo está sendo executado. Isso significa que os aplicativos Flutter são executados nativamente e oferecem a melhor experiência de usuário possível. Além disso, o Flutter é capaz de aproveitar os recursos específicos de cada plataforma, o que permite criar aplicativos mais ricos e personalizados.
Em geral, o Flutter é uma opção melhor do que estruturas híbridas para criar aplicativos de alta qualidade para várias plataformas.
Devs impondo sua opinião sobre a documentação e quem está começando repete ideias e erros, pra falar a verdade ninguém lê a documentação
De resto concordo com o que foi dito no video
Só porque tá na documentação não quer dizer que está certo. Ainda mais se tratando de um conceito
@@Mychel272Uma documentação assim nem merecia ser chamada de documentação
@@Mychel272 Seu comentário é apenas um comentário no youtube, então você também pode estar errado, já que os comentários não fazem nenhuma documentação.
@@rodrigowalace9269 Certamente você não leu a documentação, assim como Lucas Montano também não leu, então sua opinião é baseada apenas no seu contexto
Cara flutter não é nativo.
Eu concordo, mas deixo minhas considerações Lucas. Penso que existem oportunidades e podemos aproveitar, sendo assim, aprender novas linguagens, frameworks, novas tecnogias faz parte do game. Mas para se ter velocidade e capacidade de resolver problemas com novas tecnologias, temos que ter o básico muito bem consolidado, algoritmos e estrutura de dados, Programação Orientado a objeto, Funcional, Estruturado, enfim. Isso nos proporciona a liberdade de transitar em diferentes vertentes e aproveitar de muitas oportunidades.1q
Flutter é hibrido porque com ele você consegue criar aplicações para mobile, e desktop, e ele até gera um html/css/js para caso queira criar um site web.
Eu comecei a estudar programação pensando em mobile. Mas vim estudando front-end pela facilidade de acesso a informação, mas agora quero focar exclusivamente no mobile. Sei que seria melhor pra mim estudar React Native porque já conheço bem o javascript, mas vi também que o Flutter é mais prático em todos os sentidos porque ele não foi uma "gambiarra para mobile" como foi React Native. Agora fico na dúvida
😂😂😂😂 o povo se desespera por causa de um post , recebo vaga direto. Mano na Europa o salário é alto , como assim o salário não é bom !! Putz pesquisa mano tem muita vaga.
Olaa, hoje eu estou programando na linguagem de Kotlin. Mas se eu quisesse estudar Flutter e Kotlin como plano B, estaria certo ou errado?
Com base na minha experiência Lucas, você acertou quando disse que o problema foi especializar num framework que é usado basicamente apenas em startups, num momento em que startups não estão contratando. Eu chamo isso de erro de "se especializar na empresa". É muito comum, e várias pessoas o cometem, especializar nas soluções e tecnologias usadas na empresa, sem pensar na sua própria carreira (Onde você mora e trabalha, e quais tecnologias são requisitadas). Eu mesmo já cometi isso, e na hora em que você sai da empresa, conseguir vaga em outra se torna muito difícil, pois aquilo que você sabe serve apenas para aquela empresa. Esse tipo de problema, somado à inexperiência com currículo e entrevistas pode deixar alguém desempregado por muito tempo.
Eu já trabalhei com várias tecnologias de mobile e achei o vídeo tendencioso. Flutter é a forma mais rápida e dos framework cross plataform é o mais performatico. Vejo mto dev React com preguiça que migrar para o flutter por conta da curva de aprendizado (que nem é tão grande). Construção do app e performance mto melhor.
Eu trabalho com flutter aqui no Brasil, e tem muitas vagas... Ganho 15k com flutter. Mas sou desenvolvedor nativo tambem. Nas vagas pedem um flutter, mas com uma boa base mobile.
Eu não fui para uma vaga monstruosa em uma rede comercial gigante de Minas Gerais porque exigia flutter 3+ e eu parei no tempo no flutter 2. Nada a ver!
Basicamente toda linguagem ou framework tem algum ponto de intersecção onde se você souber programar (independente de linguagem, o conceito lógico da coisa) vc "facilmente" migra de um stack pro outro talvez sem muita fricção! Eu sempre que tenho tempo, inicio algum projeto pessoal em algum stack que não conheço, e isso te abre muito a mente até em relação ao seu stack atual!!
Sempre que surge um novo stack eu crio algo básico nele, pra ver qual a pegada, por exemplo estava usando Blazer estes dias, e achei o conceito bem interessante, vou me especializar nele, de jeito nenhum, mas eu sei que ele existe e entendo a pegada por trás dele, e ainda melhorei minhas habilidades em C# de contra partida! Agora estou aprendendo um pouco sobre svelte, depois de ter passado um tempo no astrojs kkkk e assim vai!
Bacana, eu já usei o Microsoft Blazor em uma aplicação de médio porte, e digo que é uma tecnologia promissora, ainda mais com a chegada do .NET 8 LTS! Isso vai ser um divisor de aguas, pois será unificado o Blazor Server com o Blazor Webassembly, tornando a aplicação FULL (Cliente-Server). Acredito que apartir disso, o Blazor saia do nixo "Enterprise" e nivas pessoas aposte ou tenha interesse em testar 🙌
Flutter na veia!! Desenvolvo Flutter a 3 anos e o sentimento que tenho é que deixar de usá-lo é andar pra trás igual a caranguejo... React? Para mim nunca será uma opção, vou de Blazor C-SHARP mas React nunca!
O Jovem Tranquilão me enviou durante um live coding de flutter
Em 2019 o Akita já dizia que você precisa aprender conceitos, não frameworks, justamente avisando que isso já aconteceria
isso só é útil pro Akira porque ele é dono de consultoria, ele quer que você realmente acredite nisso, melhor pra ele.
Esse negócio de "An, eu posso aprender porque sou bom em teoria" o mercado não quer, esquece, o mercado quer um especialista mesmo.Fullstacks e quem comprou essa lorota ai ganham menos que um especialista.
Estou na mesma situação, a diferença é que eu trabalhava em uma fabrica de software, tomei layout pq acabou os projetos, agora tá tendo 200 pessoas pra cada vaga no Brasil... Pra mid level (Pleno).
quero saber só qual a extensão ta usando pra traduzir
Uma coisa é verdade. Até agr nenhuma tecnologia se manteve estável. Um app Android nativo de 2010 é TOTALMENTE diferente de um app 2023. Não precisou nem mudar de especialização. Então é mais saudável estar sempre preparado para mudança.
Aliás... podia ter um vídeo aqui pra fazer um comparativo de android nativo 2010 pra android nativo 2023.
vi um video no Facebook que me impressionou, um mendigo que antes era da TI disse a quem o entrevistava que só precisava de um computador para sair daquela vida e voltar á programar.
O negócio é estudar os dois
Flutter é meuzovo, até pra fazer um layout simples nesse Dart vai uma porrada de linha de código. React Native muito melhor, javascript mt mais fácil de encontrar devs qualificados, dependendo do projeto se tiver Web e app, pode usar o mesmo time pra mexer no site e no app. Única coisa ruim do RN é pra usar multithread, mas aí só fazer uma bridge nativa e os casos de uso vão ser raríssimos, só pra processamento muito pesado. Quem tá na duvida do que estudar, e pra entrar mais rápido no mercado, vai de RN, vai de Javascript.
Lembrei agora da frustração do Diego Calvaga, na época ele investiu toda sua energia e até fez o mini curso Intel XDK pra criação de APPS, confesso que alí foi o início para entender o desenvolvimento móbile, até que do nada a IDE on line foi descontinuada. Prefiro, pelo menos por enquanto investir em linguagens, mais consolidadas até que passe o ripe do flutter e seja revelado para realmente onde ele vai e também investir um pouco de energia por parecer uma linguagem mais adequada para meu projeto por ser cross-platforma.
Multiplataforma eu vou de Flutter, independente do "mercado", independente da curva de aprendizado, o que prevalece é o desempenho tanto da aplicação quanto do desenvolvimento no sentido de coesão e robustez. No sentido de visão a longo prazo, tentar comparar frameworks de terceiros (como o Kotlin da JetBrains) com o framework desenvolvido (a todo vapor) pela própria desenvolvedora do OS, isso deveria ser um alerta pra quem está começando, nesse sentido Flutter da Google é muito mais promissor. Além do mais, é possível inserir Kotlin dentro da aplicação do Flutter, o inverso é possível? Para o Android, se Flutter não é NATIVO, muito menos seria o Kotlin, pois o Kotlin converte para bytecode Java, enquanto o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino, certo? E quanto ao Dart, ele vai muito além de construir aplicações mobile, certo? Independente da linguagem escolhida, ou do framework, o importante é saber programar e principalmente entregar a aplicação agregando valor ao usuário final. Ambos frameworks são excelentes!
Sobre o Kotlin: Kotlin é uma linguagem de programação, quando você escreve código Kotlin para Android, ele é convertido para bytecode Java durante o processo de compilação. Esse bytecode Java é o que realmente é executado na máquina virtual Java (JVM) no dispositivo Android. Portanto, Kotlin é usado para desenvolvimento multiplataforma no contexto do Android e gera código que é executado no ambiente JVM do Android.
Sobre o Flutter (Dart): Flutter é um framework de desenvolvimento de aplicativos móveis que utiliza a linguagem Dart. Ao contrário de Kotlin, que gera bytecode Java para Android, o Flutter compila o código Dart em código nativo para a plataforma de destino. Isso significa que, ao desenvolver um aplicativo Flutter, você está escrevendo código Dart que será compilado diretamente em código NATIVO para Android e iOS. O Flutter não converte o código em bytecode intermediário, como Java, mas sim em código nativo, o que pode resultar em um desempenho potencialmente melhor.
Trabalho com RN mas prefiro Flutter.
É real a parte do Dart estar especificamente atrelado ao Flutter. Apesar de que, o Dart foi uma tentativa da Google "substituir" o Javascript.
Fui tentar criar um projeto usando Dart (sem Flutter)na Web ao inves de JS, e é um verdadeiro caos.
Hora ou outra vejo vagas na europa para Dev Dart no Backend, mas dificilmente alguém se especializa em Dart com foco em Back (não generalizando).
Só não vou aprender mobile agr pq meu pc é um desastre, mas vou guardar essa ideia para mais tarde
O unico motivo que react native é mais popular é por que a curva de aprendizado é menor se voce ja sabe react que é o framework mais popular para web. No fim do dia, é só porque maioria dos programadores são preguiça e não gostam de aprender coisa nova. Flutter é superior que react native. Se flutter morrer um dia é exclusivamente por causa de uma comunidade acomodada.
Flutter é bom demais. E dart é fantástico.
Não conheço sobre essa tecnologia mas existe um ponto que é importante levar em consideração. PRODUTIVIDADE! Como falei não conheço flutter mas se existir uma tecnologia muito produtiva que permite o desenvolvedor fazer muita coisa em pouco tempo ( tipo coisa que 2, 3 desenvolvedores teriam que fazer pra entregar no mesmo tempo ) essa tecnologia não teria uma quantidade de vagas menor? visto que ela permite 1 fazer coisa que 3 fariam para entregar em menos tempo?
um dos melhores videos que ja vi seu.
Nessa caso vamos de Xamarin? o que você usa Lucas Montano? e qual a sua visão sobre o suporte a longo prazo? as vezes é muito ruim escolher uma tecnologia que depois de um tempo morre ou é abandonada.
.NET MAUI é a nova aposta para o antigo "Xamarim". Eu já tive a oportunidade de colocar em produção um app .NET MAUI Blazor com diversas funcionalidades, exemplo Websocket, Restfull, SQLite e recursos nativos da plataforma, nesse caso foi Android. Embora seja uma nova tecnologia, o desempenho dela é bom, não vou dizer ótimo, pois tem coisas que precisam melhorar. Outro ponto importante que de primeiro momento talvez "assuste" que esteja começando com .NET MAUI, seja a falta de maior variedade de bibliotecas. Mas de resto para quem vem do C# desktop, win forms, ASPNET MVC ou Xamarim mesmo, é uma excelente escolha na minha opinião.
Engraçado isso aparecer pra mim logo quando eu comecei a estudar flutter kkkk
Estão matando o Cobol há 5 décadas, há duas décadas o PHP .... De fato é bom escolher uma tecnologia que diversifique mais. O eu acredito que o dart e fluter não irão acabar mas, será uma competição de mercado de cada lado tendo preferências framework e linguagem.