Com toda certeza o melhor video que eu assisti de um sênior em JAVA. Eu escolhi depois de tanto ficar em dúvida começar com o java e mesmo que a curva de aprendizado do java seja extensa eu estou disposta á realmente aprender e executar. Não sou fã girl de linguagem de programação, mas o java tem o seu nome no mercado.
Bom dia, Samuka Você é minha inspiração, me ajuda bastante com seus conhecimentos, ainda não sou programador apenas um estudante. Obrigado por compartilhar suas experiências
Cara, cheguei aqui pelo Fiasco, gostei de trabalhar com Java e agora to estudando um pouco mais, cara, curti muito sua forma de explicar e falar sobre a história dos frameworks, o funcionamento do core, que massa!
Agradeço dms ao Fiasco por me apresentar o querido Samuca! Muito bom ouvir as coisas de alguém que realmente entende o assunto de maneira técnica e mercadológica também.
Existem linguagens funcionais que rodam na JVM como Scala e Clojure por exemplo, Clojure nao conheco pra ser sincero mas Scala tbm eh fortemente tipado, linguagens funcionais normalmente trazem monads para facilitar na programacao, que abstraem certos tipos de processamento e deixam os metodos com side effect mais deterministicos, eh mt comum tbm nao ter erros em outro fluxo (throw error do java por ex) em linguagens funcionais, e sim tratar os erros como valores deixando mais explicito, apesar de que no scala se nao me engano voce pode dar throw numa exception. Voce que curte java e jvm devia dar uma olhada no Scala, eh muito interessante para casos de uso onde ha muito fluxo de dados em paralelo, o kafka por exemplo eh escrito em Scala e Java. Bom video! Sucesso pra ti!
Pois é ,existem muitos haters do Java,sendo que tem muita coisa que no Java pode ser aproveitado,Java é uma linguagem interoperável com Kotlin,permitindo usar funcionalidades de ambas linguagens.
Muito massa o vídeo. Realmente falar que o Java não performa em sistemas grandes e complexos a pessoa não entende as centenas de projetos que ele no dia a dia que são escritos em Java ou rodam na JVM. Mas poeque tu acha que a programação funcional gera um codigo mais desorganizado? Também me deu um impressão que você está sempre associando programação funcional com falta de tipagem? É por causa do type inference ?
Obrigado pelo conteúdo do video pois eu estava na dúvida entre Java e kotlin para estudar. Agora me decidi. Vou continuar os meus estudos na linguagem de programação Java.
Bom dia, Samuka. Tudo bom. Tu poderia fazer um vídeo a respeito das diferenças de direcionamento nós cursos de Engenharia de software, ciências da computação e si. Estou interessado em ingressar em um destes, mas não tenho claro a diferença entre eles. Já assisti alguns vídeos a respeito, mas acredito que um seu, pelo caráter mais extenso e pormenorizado de seus vídeos, seria mais esclarecedor. Penso que auxiliaria outras muitas pessoas que possuem dúvida similar a minha. Obrigado. Seus vídeos são ótimos.
Fala, Samucão! Sugestão de vídeo para o canal: as áreas mais comuns na área de programação e suas respectivas atividades, sendo Treinee ou Jr. Acho que assim como eu, muita gente tem dúvida em qual área querer atuar. Outra sugestão: como você (Samuca) aprenderia a programar em Java nos dias de hoje. Mais uma vez ótimo vídeo!
Cara, parabéns pelo conteudo sou fã do seu trabalho. Mas dando um pouco de pitaco no assunto, Python também tem JIT e acho que pode ser tão escalavel quanto o Java. E tambem pode ser ate mesmo compilado para rodar na JVM com Jython. E quando falamos em performance nessas linguagens acho que o maior trufo e problema também são os garbage collectors que podem deixar o sistema consideravelmente lento a depender da aplicação, mas que para sistemas corporativos é mais que o suficiente e é claro que quando falamos de manutenção a conversa muda e o Java se destaca. Enfim, parabéns pelo conteudo, muito sucesso pra ti
Eu acabei de vir desse video que você citou, saquei quando falou dos 3 pontos positivos e 3 negativos haha, achei sua forma de se expressar excelente, mesmo sem te conhecer você me passou ter muito conhecimento em Java, sou Arquiteto e estou iniciando agora na area de programação, por enquanto por Hobbie, acho muito legal essa coisa de criar algo novo e tambem resolver problemas existentes, deve ser por isso que sou apaixonado por arquitetura, me indicaram muito começar a estudar por Java, mesmo sendo mais dificil, que se eu souber Java aprendo as outras linguagens mais facil depois
Trabalho em uma instituição financeira onde usamos kotlin e java no back para desenvolvimento de aplicações robustas e performáticas, agora quem vem dizer que java e ruim devido a verbosidade acho que deveria buscar outra profissão pq um dos principais trabalho de um dev e escrever kkkkk
Samuca, pode trazer um vídeo falando sobre java x php? Vantagens e desvantagens de cada uma, em qual situação cada uma resolve melhor um problema, frameworks, situação de ambas no mercado de tecnologia do Brasil e do mundo e as tendências de cada uma. Eu ficaria muito contente!
Samuka, bom dia. Seu canal me ajudou muito a questionar pq estou aprendendo determinada tecnologia (node e react), e a conclusão que tirei de minha carreira é que C# é a linguagem que faz sentido para meus objetivos, atualmente Javascript não está inserido no mercado o qual eu pretendo me entrar, foi uma linguagem boa para me introduzir no mercado me dando minha primeira oportunidade, mas não para me levar aos meu objetivos finais. Obrigado de vdd, Samuka
então, @@Gubei01, antes eu ficava estudando todo tipo de linguagem, quando consegui meu primeiro emprego eu foquei em JS, e continuo focando pq ainda trabalho com ele. Mas meu objetivo profissional são os bancos como BTG, Nubank, e JS não faz parte do dia a dia deles, C# ou Java sim. Por isso vou retomar meus estudos em C# e focar nele. Mas foram os vídeos desse canal que me fez ter esse discernimento.
Samuca, vídeo fantástico, como sempre! Valeu mesmo. Tu faria um dia um comentário sobre os "paradigmas" (se é que pode falar assim) funcional e imperativo em Java?
Podemos fazer sim irmão, conteúdo técnico precisa ser feito com mais calma para não soltar desinformação, por isso eu preparo esses tipos de conteúdos, vamos ver se eu consigo um tempo livre aí eu faço sim pode ter certeza
mt bom o vídeo, estou trabalhando numa palestra sobre como kotlin pode ser uma porposta mais simples (menos verbosa) a java. Quero em abordar dados sobre mercado e performance pra responder a pergunta: A simplicidade de Kotlin vale a pena ?
A JVM é o ouro do Java. Kotlin é só uma linguagem, que começou só gerando o bytecode para JVM, mas hoje já consegue transpilar para Javascript, compilar nativo (iOS, Windows, Linux, Mac) e agora estão começando o suporte a Wasm. Isso é mérito da equipe da JetBrains que também bolou uma linguagem focada na produtividade e que evolui rápido.
Eu concordo com você, mas acho que você ficou tão puto que talvez quem não tá tão por dentro não entenda 😂 mas sobre Kotlin, é uma linguagem multifuncional, fortemente tipada, sim, é mais produtiva e com mais recursos que Java que facilita no dia a dia. Na minha opinião, em projetos novos, caso haja possibilidade, não faz mais sentido usar Java quando se existe Kotlin. Não tem nada a ver com performance, até porque tudo roda sobre a JVM, mas tem a ver com recursos, ferramentas e simplicidade. Outra coisa, como disse, Kotlin é fortemente tipada. O fato de você poder declarar um valor em uma constante ou variável sem tipo, não significa que não existe um tipo ali, ele faz a tipagem de forma implícita. Além disso, você precisa declarar os tipos dos atributos nas classes e parâmetros dos objetos. Não tem absolutamente nada a ver com a forma que JavaScript trabalha, já que comentou sobre a comparação com Typescript. Mais uma vez, concordo com você com praticamente tudo que disse, mas você se equivocou em algumas coisas sobre Kotlin, claramente ainda não meteu a mão na tecnologia, foi muito pelo que leigos comentaram. Mas fica a dica, cara, faz uns testes com Kotlin localmente e conte a experiência pra gente, veja o que acha depois que testar de fato. Abraço!
Essas tretinhas são coisa de quem tá aprendendo a primeira linguagem, gente que ainda não tem uma base sólidas de conceito de computação, e acha que vai ser muito trampo aprender a usar outra ferramenta, quando na verdade depois da terceira você nem cente mas.
isso e muito daquilo de desmerecer o que não está dentro da minha "bolha". O ser humano adora fazer isso e a historia nos mostrou (e mostra) várias e várias vezes isso kkkkkk
Show Samuca, argumentos de quem domina a linguagem Java. Só para enriquecer, muitos bancos estão migrando aplicações Cobol para Java. Ela é considerada robusta e segura. Uma pergunta de um leigo em Kotlin, seria o Kotlin um superset do Java assim como Typescript é do Javascript?
Samuca estudo java mas acadei vendo muitas coisas que Java não tem mais espaço para iniciantes... Só tem vagas para profissionais por não tem mais projetos novos só manuteções de projetos que já estão no mercado. fiquei um pouco confuso se vale a pena continuar no Java, mas continuo firme e forte sim. Se alguem puder contribuir pode comentar, obrigado!
Mudei minha opinião sobre Java quando decidi mudar de especialidade. Hoje eu trabalho em um banco, muitos dos nossos serviços foram feitos em Java. Hoje os nossos serviços ou nascem em go (a maioria está sendo em go) ou em kotlin. O que eu notei é que a diferença do Java para o kotlin em questão de performance é muito pouca e o gasto com recursos computacionais se mantém até que semelhante. A diferença tá mesmo entre go e kotlin (ou Java) o custo computacional é o tamanho das imagens são bem menores do que Java e kotlin. Isso é o que eu notei de diferença.
JAVA ou Kotlin em 2024 para quem está começando? Poderia falar ou fazer um vídeo sobre o assunto? Estou pensando em fazer transição de carreira e vendo qual área atuar. São as duas linguagens que me chamaram atenção e estou pesquisando sobre!
Fala Samuca, tudo bem? Parabéns por seus vídeos. . Cara, to querendo migrar do front-end pro back-end.. e queria ir pro Java. Qual caminho vc me sugere? Qual seria a trilha do "aprendizado perfeito" com foco em empregabilidade? Quais conteúdos/cursos que me indica? . Valeu Samuca, gosto muito do seu ponto de vista sobre a área tech e principalmente sobre gestão e respeito entre as equipes de trabalho. Abraço 😉
Mano, eu sou da turminha que era hater de Java completamente sem nenhum argumento válido, só ia na onda dos webzeiros, pythonboys, etc, etc. A faculdade me obrigou a aprender Java e atualmente estudo junto com Kotlin. Hoje faço um serviço contrário. Sempre falo das coisas boas do Java e das empresas relevantes que usam Java. O caso Java é um belo exemplo de que uma mentira contada muitas vezes se torna uma verdade.
Gostaria de ver seus comentários sobre o GoLang ser o melhor dos mundos, performance, velocidade, espaço do container docker, manutenção e simplicidade,
Depois daquele vídeo sobre o python eu passei a olhar para o Java com mais carinho. Tanto que esses dias eu vi um bot em python quase que pronto propondo o mínimo de interação em código possível. Blz... Quando eu vi o cara instalando as dependências... Meu deus, acho que dava uns 20 "módulos" pelo menos só que aí cai naquele cenário, se essas dependências quebrarem por alguma razão ou até mesmo ter recursos limitados, o projeto empaca.
Hehe então e sem suporte essas coisas feitas sem se preocupar com a segurança, eu entendo que tem muita gente que só que entregar o código mas existe um buraco bem mais embaixo
Kotlin roda bem na JVM e tá aparecendo muito projeto de Kotlin usando Spring Boot. Estão chegando no Backend tb. E a nível de Mobile agora está crescendo o uso de Kotlin multi-plataforma, deixando de ser só para Android. Eu acho q Kotlin vai crescer demais. Go tb é algo q está bombando tb. Sem falar q o .Net tb está crescendo. E o q falar do Java? Não falta projeto por aí. Eu acho q linguagens mais robustas como Java estão se fortalecendo. Python só é fortemente usado para Machine Learning e Javascript para Front. A verdade é q o Java continua a mesma coisa q sempre foi, fazendo sucesso e sendo odiado por qm nunca conseguiu aprender. C# e ecossistema .Net crescendo absurdamente e trazendo novidades, Go chegando com tudo e Kotlin muito bem.
Quero ser um dev mobile completo, e sinto que deva aprender os dois, pretendo aprender tecnologias híbridas tbm porém não sei por qual começar e qual vai me engessar no mercado de trabalho e assim vou me aprimorando e estudando as outras, começo por uma tecnologia híbrida para engessar na área? Ou começo somente pelo Android e dps vou evoluindo?, pretendo aprender uma linguagem para engessar no mercado de trabalho e me tornar muito bom nela e aí sim ir para as demais e assim em diante porém não sei por onde começar. Desde já agradeço a ajuda
Samuca, chama-se APLICABILIDADE. Onde um é melhorar e onde outros performam melhor, é questão da onde você tiver ou o Projeto que você quer implementar. Na minha SACOLA de aprendizado, tenho JAVA/SPRING BOOT/FLUTTER ( deveria ter ido para o KOTLIN apenas por questão de praticidade, porque JÁ E CASADO com Android, rss ) Banco de Dados ( PostgreeSQL ) . Fiz essas escolhas porque tenho Projetos a implementar de cunho ( Pessoal ). Só isso. Samuca o JAVA tem vários MOTORES, uns 4 u 5 , voce tem que escolher o que performa melhor no seu CARRO. Pra mim é JAVA. Python esta no meu caminho, PORQUE CASA tambem com esses Projetos. Ufa !!
Sou Dev Flutter e estou chegando num ponto da carreira que em breve quero me especializar em um plataforma. Por enquanto estou indo para o Android e de cara veio essa dúvida kkk Java ou Kotlin ? Se puderem me dar um sugestão aí, agradeço mt!
Samuca primeiramente parabéns pelo trabalho, seu canal é importante para nós, e queria saber se possível e aposto que sim, usar o opebjdk em produção em projetos comerciais? Claro que empresas de pequeno porte.
A primeira linguagem que usei para fazer aplicações significativas foi JavaScript (Node). Pra aprender fazer CRUD e coisas pequenas/médias é tranquilo. Mas quando você quer ir além do básico com Node e aprender sobre arquitetura, design de software e coisas mais avançadas, é muito difícil achar referencia sobre. Tanto em livro quanto em video quanto em codebases. Provavelmente porque Node não é usado para aplicações grandes que precisam de muita engenharia, enquanto com C++, C# e Java você acha muito conteúdo sobre esses assuntos de arquitetura.
Exatamente. Me decepcionei com o Node ao tentar usar um mvc ou colocar uma middleware mais robusta na empresa. É bom pra sites e sistemas pequenos, já pra sistemas grandes até o PHP com o Laravel sai na frente
Po amigo, começa por Java porque ele força você a pensar a mais com POO e lógica programação, já o Kotlin ele consegue camuflar algumas coisas, aí tu pode fazer sem saber oq está fznd, então iniciar pelo Java vale muito mais a pena.
Parabéns pelo vídeo. Tenho 48 anos e sou engenheiro de telecom. Quero migrar para desenvolvimento de software. Na real, de 0 a 100, qual nível de dificuldade vou encontrar na hora da contratação por causa da idade? Obrigado!
Imagina a situação em um futuro próximo, tem um sistema aqui na empresa que tem dezenas de milhões de usuários, lançaram uma nova plataforma, é um novo sistema operacional para smart glasses do momento, a gente usava Java no antigo, tudo que tivemos que fazer para rodar na nova plataforma foi crtl c e crtl v e misteriosamente esta funcionando. Agora em Python, a tech q nosso concorrente usou por achar que ganharia tempo, ele não vai conseguir rodar o sistema e perdeu um mercado de bilhões, é amigo...
Mano, estava vendo seu vídeo aqui de boa e estourou um anúncio da FullCycle, que por acaso eu sou aluno. Fala um pouco sobre o fullCycle do Weslley, vc conhece o conteúdo, a proposta? Eu tenho a minha percepção de cliente mas não quero expor aqui, mas gostaria de saber a visão de alguém experiente de fora pois acho o conteúdo dele um pouco introdutório demais.
Meu querido seguidor tudo bem? Eu ando sem tempo para criar essas redes eu até devia, mas eu tenho o ZAP e o LinkedIn me procure por lá, meu número é 44997211314
Você me inspira a focar cada dia mais em Java. Nesses 5 anos de carreira em Java já aprendi Kotlin e Go no caminho. Mas meu foco é mesmo o Java. Também fico triste de ver vídeos falando que Java é difícil ou muito complexo e não apresentam bons argumentos, se limitam a falar que o Java é "verboso". Por favor né, se a pessoa é um programador que não quer aprende Java porque tem preguiça de digitar, tá na profissão errada 😂 mas acho que muita gente que fica falando que Java é verboso e é lento. É só click bait desses caras
Do seu ponto de vista...acha que vale a pena estudar e trabalhar com programação só pelo salário e ir investindo essa grana no que gosta em paralelo ou acha que não vale? Tenho 20 anos e gostaria de uma opinião de alguém mais experiente.
Já falaram tão mal de Java para mim antes de rodar um public static void main(String, args[]) vi que não é ruim, vc coda mais, porém geralmente não precisa comentar. Python só existe e é usado pq ele é feito em C, e em C podemos fazer gerenciamento de memórias, threads, forks. Aí podemos fazer todo o trabalho em C/C++(Tensorflow, Numpy, Scipy). Atualmente eu entendo que Java é mais escalável e estável para grandes sistemas. Mas ainda defendo python para DataScience, e alguns microserviços ou Sistemas Pequenos ou Médios.
Simm, mas até sair um sistema operacional inteiro em Rust vamos ficar alguns anos com nosso poderoso C
Рік тому
@@ViniciusCosta-bi9bq mas n precisa ter um sistema inteiro em rust pra começar a diminuir o C(abandonar totalmente é impossível) no android maioria dos novos códigos já são em linguagens segura pra memória, maioria acho q tá sendo rust(substituindo c e c++) e java(perdendo posição pro kotlin) no linux rust tá sendo adicionado (ainda em uma fase inicial), e já tem pessoas desenvolvendo drivers com base nisso usando o rust como principal principal tem o redox, mas praticamente ninguém vai usar
Exatamente o que digo, me corrija se alguém for mais avançado em Python mas eu nunca vi uma preocupação com códigos que auto se explicam, coisa que em Java é meio que obrigatório
Php tem muita demanda, mas também tem muito profissional fazendo proposta. E php não tá mais na época de ouro, assim como o Java também, mas tão longe de morrer.
O problema desses caras é que eles nunca trabalharam ou estão a muito tempo sem trabalhar na área, e estão investindo em vender curso, ai falam o que eles querem.
eu assisti o video que vc ta falando e mesmo sendo leigo total, só trabalhei com python e pouca coisa e tou estudando java definitivamente agora, achei a informação esquisita.
já chegando e dando um like, estudando Python pra me adaptar, e breve irei migrar pro Java essa linguagem não será substitua nem daqui 100 anos, o custo para isso seria surreal
@@cursodetecnologia igual quem fala que C/C++ vai ser substituido por Go e Rust ou qualquer outra, esses mesmos não sabem nem as implementaçoes do C++17 e muito menos do 20 e ficam bostejando. O C++ 20 tá tão moderna quantos as "linguagens modernas" kkkkkk
Fala samuka! Meu bom, eu to aprendendo programação faz um tempinho, tenho a lógica desenvolvida (claro que sempre temos o que melhorar) e o conhecimento básico em POO. Eu gostaria de iniciar já meus estudos em Kotlin pq eu já tenho a ideia de um projeto para um aplicativo android. Com isso, já que eu tenho uma ideia do que quero fazer e sei qual linguagem se adapta melhor à minha necessidade, quero dominar kotlin primeiro e depois, como muito provavelmente será necessário, aprender um pouco de Java. Você acha que esse caminho é o correto para o que eu desejo?
Isso já está evidente desde o dia que a Oracle fez aquele processo, mas o Java está em todo lugar irmão rsrs não só no mobile, foi uma pancada considerável sim! eu diria que falta de estratégia da Oracle, agora vamos lembrar duas coisas, o Kotlin é uma casca que chama a JVM no caso do Android, então precisamos ao menos ter noção da arquitetura basica dele, sei que ele tem propostas de se aproveitar de outros motores no futuro, mas hoje o que faz ele reinar é a JDK.
@@cursodetecnologia Sim sim concordo com vc, eu sou apaixonado por java, ele que me fez entrar nesse mundo que tanto amo e que me deixa de cabelos brancos rsrs
Eu discordo bastante. Mais verbosidade = menos clareza e logo menos manutenabilidade. Esse é um dos melhores benefícios que todo mundo que já trabalhei e o meu também sentiu quando migramos de stack. Não é sobre ter duas linhas a menos, é sobre entender mais rápido por ser mais claro. No Kotlin nunca precisou de bizarrices como lombok. Mas estou feliz com a evolução do Java nos últimos anos.
Obrigado Samuel por mais um vídeo! Se não quiser responder a pergunta a seguir tudo bem, estou no segundo ano de faculdade, trabalho em outra área, tenho muita coisa pra estudar a ainda sinto que devia estudar inglês, na sua opinião eu deveria adicionar mais o inglês para conseguir boas vagas ou de início não vai ser tão relevante para iniciar na área?
Se você souber inglês fluente e souber programar bem, você será acima de todos os desenvolvedores no quesito oportunidades pois o mercado internacional é dezenas de vezes maior que o nosso.
Eu atualmente estou muito na duvida se continuo me aprofundando em java ou se mudo para o csharp por ser mais simples (assim como eu particularmente achei)
GT4 vai revolucionar principalmente a parte de front-end, vai bastar criar uma imagem com o formato de cada página do projeto ele irá escrever tudo em fast time, lembrando que ele é 516x mais eficiente do que o gtp3.5, mesmo pagando 20 cents por cada 1000 tokens ou 750 palavras irá sair mais em conta do que pagar uma pessoa que irá demorar 1 a 2 meses pra fazer um front
Os vídeos do Lucas Montano são legais também, ele fala sobre Kotlin e não tenta destruir Java ou algo do gênero. Se puder assistir depois, caso não o tenha feito ainda, creio que irá gostar.
@@cursodetecnologia vou gostar bastante quando isso acontecer! Imagino também quando você vai fazer um conteúdo com o Fábio Akita, o cara é fera também!
Logo eu vou lançar o meu, mas fica tranquilo que eu não quero ficar rico em cima de vocês não! vai ser aqueles cursos da Udemy de 30 reais ou menos e pretendo doar ele para quem nem isso puder ter condições de pagar.
Ainda bem que o Python tem planos para ja até o fim do ano que vem ter no seu interpretador mais usado o Cpython áreas com compilação JIT, e futuramente após isso já tem planos de desenvolvimento para expandir as regiões de compilação JIT para ter mais performance, o que vai fazer com que a escalabilidade do Python aumente muito e ele fique muito mais performático, quase certeza que ainda assim não vai ter a mesma performance que o Java, mas se tiver só a metade da performance e escalabilidade já vai ser um grande concorrente nessa área pela facilidade de escrita e manutenção do código.
Fala mau de Java e usar Android é uma sacanagem kkkkk, zueira a parte, estou aprendendo Kotlin para Android com Jetpack Compose, consequentemente esbarro em códigos Java, mas pego com certa similaridade porque também sei um pouco de C#, no final o que vejo de pessoas falando mau dessas tais linguagens normalmente usam linguagens que não tem o mesmo potencial, ai fica uma dúvida, talvez a pessoa não goste de programação, talvez ela levou o hobby a serio demais.
Eu gosto muito do Python, principalmente para web com django, mas o java é muito forte ja estou de olho nele gostei muito do spring boot com frame para web
Kotlin trás o melhor de POO e funcional é tem alguns recursos a atualmente estou no Grupo Boticário na diretoria que eu estou usamos em sua maioria Kotlin. Porém os testes unitários estão em groovy e tem alguns repos em Java também, mas o Kotlin é bom no backend por ter interoperabilidade com Java o Kotlin consegue usar todas as libs que foram desenvolvidas pra Java. Hoje eu particularmente estou gostando mais de usar Kotlin, mas isso é questão de gosto no final os dois vão compilar pra bytecode da JVM.
Nenhuma. Acho que no meio do ano vai ter uma linguagem de I.A. que você vai escrever em português mesmo e o programa vai rodar. Tipo, aí, abre a porta 80. Pega o JSON, consulta no banco, agora joga os dados na grid.
Ontem tava incentivando um colega de engenharia aprender programação, e ele mandou essa: "O que eu preciso é só perguntar para o chatGPT", eu olhei ele, fiquei triste e fui embora
No final do dia, vc confiaria em um Planejamento e Controle da Produção feito em "eu acho assim melhor" ou um modelo matemático que garante solução ótima e ganho de eficiência, os cara tá maluco
Wahaha não precisa ser tudo isso irmão, eu pretendo lançar uma grade cadenciada de vários cursos em um preço acessível e vocês vão estudando aos poucos e eu vou podendo sustentar o canal aos poucos, algo sustentável, talvez um dia consultoria ai faça sentido valores assim, mas o curso eu pretendo disponibilizar para mais pessoas e fazer a diferença na vida de vocês.
@@sergioviniciusvrocha uma parada que tava vendo é que se clicar na definição de algumas classes já implementadas , tipo Compose , você chega num arquivo escrito em Java
E percebo que tem muita gente metendo o pau no Java para vender cursinho de Kotlin. Sinceramente eu não creio que o Java vai deixar de ser utilizado no Android e em nenhuma outra área que ela se propõem a trabalhar.
Um cara que fala isso está se queimando com tanta gente mas tanta gente só com 90% dos projetos de backend! Mas cada um faz o que quiser com a sua imagem né? Eu mesmo preciso acalmar a galera do Python por que eu já andei pegando pesado com ele!
Achei interessante essa história do Java e Kotlin e toda a parte da arquitetura. Essas discussões acaloradas sobre qual linguagem é melhor são algo sem sentido.
Com toda certeza o melhor video que eu assisti de um sênior em JAVA. Eu escolhi depois de tanto ficar em dúvida começar com o java e mesmo que a curva de aprendizado do java seja extensa eu estou disposta á realmente aprender e executar. Não sou fã girl de linguagem de programação, mas o java tem o seu nome no mercado.
Em parte o Java tá me dando oportunidade de trabalhar como estagiário numa universidade. Obrigado pelos vídeos Samuca, teus vídeos são ótimos!
Obrigado demais por todo esse reconhecimento, é o combustível para continuar aqui por vocês
@@cursodetecnologia
Bom dia, Samuka
Você é minha inspiração, me ajuda bastante com seus conhecimentos, ainda não sou programador apenas um estudante. Obrigado por compartilhar suas experiências
Obrigado meu irmão, fico feliz com o seu feedback.
Cara, cheguei aqui pelo Fiasco, gostei de trabalhar com Java e agora to estudando um pouco mais, cara, curti muito sua forma de explicar e falar sobre a história dos frameworks, o funcionamento do core, que massa!
Obrigado pelo apoio irmão
Agradeço dms ao Fiasco por me apresentar o querido Samuca! Muito bom ouvir as coisas de alguém que realmente entende o assunto de maneira técnica e mercadológica também.
Esse é o melhor canal que encontrei esse ano, seus vídeos é de grande valia.
Obrigado meu amigo Crhis o/ Felicidade ler isso!
Existem linguagens funcionais que rodam na JVM como Scala e Clojure por exemplo, Clojure nao conheco pra ser sincero mas Scala tbm eh fortemente tipado, linguagens funcionais normalmente trazem monads para facilitar na programacao, que abstraem certos tipos de processamento e deixam os metodos com side effect mais deterministicos, eh mt comum tbm nao ter erros em outro fluxo (throw error do java por ex) em linguagens funcionais, e sim tratar os erros como valores deixando mais explicito, apesar de que no scala se nao me engano voce pode dar throw numa exception. Voce que curte java e jvm devia dar uma olhada no Scala, eh muito interessante para casos de uso onde ha muito fluxo de dados em paralelo, o kafka por exemplo eh escrito em Scala e Java. Bom video! Sucesso pra ti!
Qualquer hora eu vou estudar melhor essas paradas para fazer uns vídeos
Pois é ,existem muitos haters do Java,sendo que tem muita coisa que no Java pode ser aproveitado,Java é uma linguagem interoperável com Kotlin,permitindo usar funcionalidades de ambas linguagens.
pura verdade, as pessoas falam muito modinhas java e java e não tem jeito. tem que respeitar , valeu Samuell
Muito massa o vídeo. Realmente falar que o Java não performa em sistemas grandes e complexos a pessoa não entende as centenas de projetos que ele no dia a dia que são escritos em Java ou rodam na JVM.
Mas poeque tu acha que a programação funcional gera um codigo mais desorganizado?
Também me deu um impressão que você está sempre associando programação funcional com falta de tipagem? É por causa do type inference ?
Obrigado pelo conteúdo do video pois eu estava na dúvida entre Java e kotlin para estudar. Agora me decidi. Vou continuar os meus estudos na linguagem de programação Java.
Bom dia, Samuka. Tudo bom. Tu poderia fazer um vídeo a respeito das diferenças de direcionamento nós cursos de Engenharia de software, ciências da computação e si. Estou interessado em ingressar em um destes, mas não tenho claro a diferença entre eles. Já assisti alguns vídeos a respeito, mas acredito que um seu, pelo caráter mais extenso e pormenorizado de seus vídeos, seria mais esclarecedor. Penso que auxiliaria outras muitas pessoas que possuem dúvida similar a minha. Obrigado. Seus vídeos são ótimos.
Salve irmão eu anotei aqui em minhas anotarcoes para nao perder, ou seja esse video vai sair com certeza e bonitinho pode deixar!
@@cursodetecnologia obrigado!!
@@cursodetecnologia ja saiu ?
Fala, Samucão!
Sugestão de vídeo para o canal: as áreas mais comuns na área de programação e suas respectivas atividades, sendo Treinee ou Jr. Acho que assim como eu, muita gente tem dúvida em qual área querer atuar.
Outra sugestão: como você (Samuca) aprenderia a programar em Java nos dias de hoje.
Mais uma vez ótimo vídeo!
Eu tenho um vídeo falando disso mas posso falar novamente irmão, vou fazer mais conteúdos para quem está começando com certeza
@@cursodetecnologia Ahh blz, vou dar uma vasculhada hehe. Obrigado pela atenção mais uma vez, Samuca! Sucesso
video foda! estou louca pra migrar para o android. Esse video me deu um norte de focar primeiro em java.
Obrigado minha querida seguidora
Cara, parabéns pelo conteudo sou fã do seu trabalho. Mas dando um pouco de pitaco no assunto, Python também tem JIT e acho que pode ser tão escalavel quanto o Java. E tambem pode ser ate mesmo compilado para rodar na JVM com Jython. E quando falamos em performance nessas linguagens acho que o maior trufo e problema também são os garbage collectors que podem deixar o sistema consideravelmente lento a depender da aplicação, mas que para sistemas corporativos é mais que o suficiente e é claro que quando falamos de manutenção a conversa muda e o Java se destaca. Enfim, parabéns pelo conteudo, muito sucesso pra ti
Salve meu amigo fico feliz que gosta do meu trabalho eu pretendo voltar em breve a falar mais com vocês eu estou devendo vídeos
Eu acabei de vir desse video que você citou, saquei quando falou dos 3 pontos positivos e 3 negativos haha, achei sua forma de se expressar excelente, mesmo sem te conhecer você me passou ter muito conhecimento em Java, sou Arquiteto e estou iniciando agora na area de programação, por enquanto por Hobbie, acho muito legal essa coisa de criar algo novo e tambem resolver problemas existentes, deve ser por isso que sou apaixonado por arquitetura, me indicaram muito começar a estudar por Java, mesmo sendo mais dificil, que se eu souber Java aprendo as outras linguagens mais facil depois
Obrigado por esse feedback monstro meu amigo arquiteto, seja bem vindo ao mundo da tecnologia!
Trabalho em uma instituição financeira onde usamos kotlin e java no back para desenvolvimento de aplicações robustas e performáticas, agora quem vem dizer que java e ruim devido a verbosidade acho que deveria buscar outra profissão pq um dos principais trabalho de um dev e escrever kkkkk
Se o dev ja conhece a linguagem e sabe o que ta fazendo é só copiar, colar e adaptar.
Samuca, pode trazer um vídeo falando sobre java x php? Vantagens e desvantagens de cada uma, em qual situação cada uma resolve melhor um problema, frameworks, situação de ambas no mercado de tecnologia do Brasil e do mundo e as tendências de cada uma. Eu ficaria muito contente!
Posso sim meu amigo com certeza!
Samuka, bom dia. Seu canal me ajudou muito a questionar pq estou aprendendo determinada tecnologia (node e react), e a conclusão que tirei de minha carreira é que C# é a linguagem que faz sentido para meus objetivos, atualmente Javascript não está inserido no mercado o qual eu pretendo me entrar, foi uma linguagem boa para me introduzir no mercado me dando minha primeira oportunidade, mas não para me levar aos meu objetivos finais. Obrigado de vdd, Samuka
Cara vc tem q se decidir e não ficar pulando de galho em galho, isso só te atrasa.
então, @@Gubei01, antes eu ficava estudando todo tipo de linguagem, quando consegui meu primeiro emprego eu foquei em JS, e continuo focando pq ainda trabalho com ele. Mas meu objetivo profissional são os bancos como BTG, Nubank, e JS não faz parte do dia a dia deles, C# ou Java sim. Por isso vou retomar meus estudos em C# e focar nele. Mas foram os vídeos desse canal que me fez ter esse discernimento.
Eu que agradeço de coração esse seu feedback meu amigo, vocês me fazem ainda ter esperança na humanidade
Samuca, vídeo fantástico, como sempre! Valeu mesmo. Tu faria um dia um comentário sobre os "paradigmas" (se é que pode falar assim) funcional e imperativo em Java?
Podemos fazer sim irmão, conteúdo técnico precisa ser feito com mais calma para não soltar desinformação, por isso eu preparo esses tipos de conteúdos, vamos ver se eu consigo um tempo livre aí eu faço sim pode ter certeza
Fala samuca, eu aqui novamente... muito bom seu conteúdo mano... parabéns
mt bom o vídeo, estou trabalhando numa palestra sobre como kotlin pode ser uma porposta mais simples (menos verbosa) a java. Quero em abordar dados sobre mercado e performance pra responder a pergunta: A simplicidade de Kotlin vale a pena ?
Eu acredito que fugir do paradigma da programação para um programador não é o caminho o java não é verboso ele é explícito
A JVM é o ouro do Java. Kotlin é só uma linguagem, que começou só gerando o bytecode para JVM, mas hoje já consegue transpilar para Javascript, compilar nativo (iOS, Windows, Linux, Mac) e agora estão começando o suporte a Wasm. Isso é mérito da equipe da JetBrains que também bolou uma linguagem focada na produtividade e que evolui rápido.
Com certeza, até porque a JetBrains sempre teve um laço com o Java.
Eu concordo com você, mas acho que você ficou tão puto que talvez quem não tá tão por dentro não entenda 😂 mas sobre Kotlin, é uma linguagem multifuncional, fortemente tipada, sim, é mais produtiva e com mais recursos que Java que facilita no dia a dia. Na minha opinião, em projetos novos, caso haja possibilidade, não faz mais sentido usar Java quando se existe Kotlin. Não tem nada a ver com performance, até porque tudo roda sobre a JVM, mas tem a ver com recursos, ferramentas e simplicidade.
Outra coisa, como disse, Kotlin é fortemente tipada. O fato de você poder declarar um valor em uma constante ou variável sem tipo, não significa que não existe um tipo ali, ele faz a tipagem de forma implícita. Além disso, você precisa declarar os tipos dos atributos nas classes e parâmetros dos objetos. Não tem absolutamente nada a ver com a forma que JavaScript trabalha, já que comentou sobre a comparação com Typescript.
Mais uma vez, concordo com você com praticamente tudo que disse, mas você se equivocou em algumas coisas sobre Kotlin, claramente ainda não meteu a mão na tecnologia, foi muito pelo que leigos comentaram. Mas fica a dica, cara, faz uns testes com Kotlin localmente e conte a experiência pra gente, veja o que acha depois que testar de fato. Abraço!
Essas tretinhas são coisa de quem tá aprendendo a primeira linguagem, gente que ainda não tem uma base sólidas de conceito de computação, e acha que vai ser muito trampo aprender a usar outra ferramenta, quando na verdade depois da terceira você nem cente mas.
isso e muito daquilo de desmerecer o que não está dentro da minha "bolha". O ser humano adora fazer isso e a historia nos mostrou (e mostra) várias e várias vezes isso kkkkkk
Eu senti falta de uma quarta linguagem nesse comentário…
Show Samuca, argumentos de quem domina a linguagem Java. Só para enriquecer, muitos bancos estão migrando aplicações Cobol para Java. Ela é considerada robusta e segura. Uma pergunta de um leigo em Kotlin, seria o Kotlin um superset do Java assim como Typescript é do Javascript?
Não, não é.
É uma linguagem, porém tem como premissa sua interoperabilidade com java.
17:55 KKKKKKK O barulho do teams no final kkkkkk credo, da até medo.
Wahahaha
Samuca estudo java mas acadei vendo muitas coisas que Java não tem mais espaço para iniciantes... Só tem vagas para profissionais por não tem mais projetos novos só manuteções de projetos que já estão no mercado. fiquei um pouco confuso se vale a pena continuar no Java, mas continuo firme e forte sim.
Se alguem puder contribuir pode comentar, obrigado!
Na área de ti nunca teve vaga para quem não quer se lascar e acabar com a sua saúde infelizmente é uma verdade triste que não contam
@@cursodetecnologia fé em Deus e bola pra frente que vai dar tudo certo 🙌🏼🙌🏼
Mudei minha opinião sobre Java quando decidi mudar de especialidade. Hoje eu trabalho em um banco, muitos dos nossos serviços foram feitos em Java. Hoje os nossos serviços ou nascem em go (a maioria está sendo em go) ou em kotlin. O que eu notei é que a diferença do Java para o kotlin em questão de performance é muito pouca e o gasto com recursos computacionais se mantém até que semelhante. A diferença tá mesmo entre go e kotlin (ou Java) o custo computacional é o tamanho das imagens são bem menores do que Java e kotlin. Isso é o que eu notei de diferença.
@codetunes Olá, na empresa usa quais áreas em Kotlin? Backend?
E Java?
Isso foi uma aula mermão, me inscrevendo em 3, 2, 1.
JAVA ou Kotlin em 2024 para quem está começando? Poderia falar ou fazer um vídeo sobre o assunto? Estou pensando em fazer transição de carreira e vendo qual área atuar. São as duas linguagens que me chamaram atenção e estou pesquisando sobre!
Isso ai cada ferramenta para cada propósito.
Fala chará! Como eu gosto do conhecimento, aprendo tudo que posso.
Falo sim meu amigo #_#
Escrevo em Java, c# e kotlin...em todas elas é preciso ter cuidado pra nao criar baixa performance
a complexidade em tempo de execução não é diretamente proporcional ao número de linhas do código.
Fala Samuca, tudo bem? Parabéns por seus vídeos.
.
Cara, to querendo migrar do front-end pro back-end.. e queria ir pro Java. Qual caminho vc me sugere? Qual seria a trilha do "aprendizado perfeito" com foco em empregabilidade? Quais conteúdos/cursos que me indica?
.
Valeu Samuca, gosto muito do seu ponto de vista sobre a área tech e principalmente sobre gestão e respeito entre as equipes de trabalho. Abraço 😉
Obrigado pelo feedback meu irmão, eu estou na luta aí tentando sempre trazer o que posso para vocês
Mano, eu sou da turminha que era hater de Java completamente sem nenhum argumento válido, só ia na onda dos webzeiros, pythonboys, etc, etc. A faculdade me obrigou a aprender Java e atualmente estudo junto com Kotlin. Hoje faço um serviço contrário. Sempre falo das coisas boas do Java e das empresas relevantes que usam Java. O caso Java é um belo exemplo de que uma mentira contada muitas vezes se torna uma verdade.
Gostaria de ver seus comentários sobre o GoLang ser o melhor dos mundos, performance, velocidade, espaço do container docker, manutenção e simplicidade,
Cara golang é uma delícia
@@cursodetecnologia O que você acha dos table test drive , geralmente usado em GoLang? bom, ruim, ajuda, atrapalha ?
Depois daquele vídeo sobre o python eu passei a olhar para o Java com mais carinho. Tanto que esses dias eu vi um bot em python quase que pronto propondo o mínimo de interação em código possível. Blz... Quando eu vi o cara instalando as dependências... Meu deus, acho que dava uns 20 "módulos" pelo menos só que aí cai naquele cenário, se essas dependências quebrarem por alguma razão ou até mesmo ter recursos limitados, o projeto empaca.
Hehe então e sem suporte essas coisas feitas sem se preocupar com a segurança, eu entendo que tem muita gente que só que entregar o código mas existe um buraco bem mais embaixo
Kotlin roda bem na JVM e tá aparecendo muito projeto de Kotlin usando Spring Boot. Estão chegando no Backend tb. E a nível de Mobile agora está crescendo o uso de Kotlin multi-plataforma, deixando de ser só para Android. Eu acho q Kotlin vai crescer demais. Go tb é algo q está bombando tb. Sem falar q o .Net tb está crescendo.
E o q falar do Java? Não falta projeto por aí.
Eu acho q linguagens mais robustas como Java estão se fortalecendo. Python só é fortemente usado para Machine Learning e Javascript para Front.
A verdade é q o Java continua a mesma coisa q sempre foi, fazendo sucesso e sendo odiado por qm nunca conseguiu aprender.
C# e ecossistema .Net crescendo absurdamente e trazendo novidades, Go chegando com tudo e Kotlin muito bem.
Quanto tempo pra aprender Java? Se eu parar pra olhar o conteúdo é muita coisa!
Colocar tempo já é um erro, mínimo 6 anos mais que isso você acha que aprendeu
Quero ser um dev mobile completo, e sinto que deva aprender os dois, pretendo aprender tecnologias híbridas tbm porém não sei por qual começar e qual vai me engessar no mercado de trabalho e assim vou me aprimorando e estudando as outras, começo por uma tecnologia híbrida para engessar na área? Ou começo somente pelo Android e dps vou evoluindo?, pretendo aprender uma linguagem para engessar no mercado de trabalho e me tornar muito bom nela e aí sim ir para as demais e assim em diante porém não sei por onde começar. Desde já agradeço a ajuda
Iai, 7 meses depois, começou por qual?
Você é brabo, Samuca, mandou a real, como sempre!!!
Obrigado meu Dev preferido que honra você por aqui.
Samuca, chama-se APLICABILIDADE. Onde um é melhorar e onde outros performam melhor, é questão da onde você tiver ou o Projeto que você quer implementar. Na minha SACOLA de aprendizado, tenho JAVA/SPRING BOOT/FLUTTER ( deveria ter ido para o KOTLIN apenas por questão de praticidade, porque JÁ E CASADO com Android, rss ) Banco de Dados ( PostgreeSQL ) . Fiz essas escolhas porque tenho Projetos a implementar de cunho ( Pessoal ). Só isso. Samuca o JAVA tem vários MOTORES, uns 4 u 5 , voce tem que escolher o que performa melhor no seu CARRO. Pra mim é JAVA. Python esta no meu caminho, PORQUE CASA tambem com esses Projetos. Ufa !!
Ti desejo sorte nesses projetos pessoais meu amigo
@@cursodetecnologia obrigado ! Sei que eh desafiante, mas vou trabalhar passo a passo, se precisar da ajuda dos universitários, gritarei ! Daqui, rss
Sou Dev Flutter e estou chegando num ponto da carreira que em breve quero me especializar em um plataforma. Por enquanto estou indo para o Android e de cara veio essa dúvida kkk Java ou Kotlin ? Se puderem me dar um sugestão aí, agradeço mt!
Para mobile vai de kotlin
Samuca primeiramente parabéns pelo trabalho, seu canal é importante para nós, e queria saber se possível e aposto que sim, usar o opebjdk em produção em projetos comerciais? Claro que empresas de pequeno porte.
Salve meu irmão, o openjdk por onde eu passei era usado sempre, difícil é ver alguém pagando para usar ele.
A primeira linguagem que usei para fazer aplicações significativas foi JavaScript (Node). Pra aprender fazer CRUD e coisas pequenas/médias é tranquilo. Mas quando você quer ir além do básico com Node e aprender sobre arquitetura, design de software e coisas mais avançadas, é muito difícil achar referencia sobre. Tanto em livro quanto em video quanto em codebases. Provavelmente porque Node não é usado para aplicações grandes que precisam de muita engenharia, enquanto com C++, C# e Java você acha muito conteúdo sobre esses assuntos de arquitetura.
Exatamente. Me decepcionei com o Node ao tentar usar um mvc ou colocar uma middleware mais robusta na empresa. É bom pra sites e sistemas pequenos, já pra sistemas grandes até o PHP com o Laravel sai na frente
@@hermessantos181não entendi o “me decepcionei com node”, a decepção teria que vir de você por não ter as manha
Fala queridão. Excelente vídeo. Você é TOP.
Obrigado meu querido amigo
Boa noite, deixa eu fazer uma pergunta, para pessoas iniciantes, o kotlin é bom? Para que podemos utilizar o kotlin? Mundo Web? Mobile? Games?
Po amigo, começa por Java porque ele força você a pensar a mais com POO e lógica programação, já o Kotlin ele consegue camuflar algumas coisas, aí tu pode fazer sem saber oq está fznd, então iniciar pelo Java vale muito mais a pena.
@@richardbeletatti6447 obrigado pela dica 🙏
Parabéns pelo vídeo.
Tenho 48 anos e sou engenheiro de telecom. Quero migrar para desenvolvimento de software. Na real, de 0 a 100, qual nível de dificuldade vou encontrar na hora da contratação por causa da idade? Obrigado!
só eu que percebi um chiado de estática no video?, muito bom video samuca, seu canal é fantástico
Salve irmão se for baixinho deve ser o ar condicionado, eu vou tentar colocar mais filtro no microfone.
Imagina a situação em um futuro próximo, tem um sistema aqui na empresa que tem dezenas de milhões de usuários, lançaram uma nova plataforma, é um novo sistema operacional para smart glasses do momento, a gente usava Java no antigo, tudo que tivemos que fazer para rodar na nova plataforma foi crtl c e crtl v e misteriosamente esta funcionando. Agora em Python, a tech q nosso concorrente usou por achar que ganharia tempo, ele não vai conseguir rodar o sistema e perdeu um mercado de bilhões, é amigo...
Ai tudo para e vai precisar chorar para o GPT mesmo!
Mano, estava vendo seu vídeo aqui de boa e estourou um anúncio da FullCycle, que por acaso eu sou aluno. Fala um pouco sobre o fullCycle do Weslley, vc conhece o conteúdo, a proposta? Eu tenho a minha percepção de cliente mas não quero expor aqui, mas gostaria de saber a visão de alguém experiente de fora pois acho o conteúdo dele um pouco introdutório demais.
Samuca,você tem instagram?gostaria de te seguir,estou te acompanhando a pouco tempo,mas,já estou gostando muito do seu conteúdo;você fala muito bem.
Meu querido seguidor tudo bem? Eu ando sem tempo para criar essas redes eu até devia, mas eu tenho o ZAP e o LinkedIn me procure por lá, meu número é 44997211314
eu trabalho com go mas acompanho voce pq é mt bom ouvir vc falar kkkkkkkkkk
Obrigado meu amigo!
Tô chegando em programação agora e amei seu canal ❤
Obrigado Carol
Você me inspira a focar cada dia mais em Java. Nesses 5 anos de carreira em Java já aprendi Kotlin e Go no caminho. Mas meu foco é mesmo o Java.
Também fico triste de ver vídeos falando que Java é difícil ou muito complexo e não apresentam bons argumentos, se limitam a falar que o Java é "verboso".
Por favor né, se a pessoa é um programador que não quer aprende Java porque tem preguiça de digitar, tá na profissão errada 😂 mas acho que muita gente que fica falando que Java é verboso e é lento. É só click bait desses caras
Exatamente se não quer codar vai fazer outra carreira na área de tecnologia
Do seu ponto de vista...acha que vale a pena estudar e trabalhar com programação só pelo salário e ir investindo essa grana no que gosta em paralelo ou acha que não vale? Tenho 20 anos e gostaria de uma opinião de alguém mais experiente.
Diario_de_um_iniciante_02 :
Achei um canal aonde tem conteúdo e os comentários são bons, brigado Deus!
Amém meu querido amigo
Já falaram tão mal de Java para mim antes de rodar um public static void main(String, args[]) vi que não é ruim, vc coda mais, porém geralmente não precisa comentar.
Python só existe e é usado pq ele é feito em C, e em C podemos fazer gerenciamento de memórias, threads, forks. Aí podemos fazer todo o trabalho em C/C++(Tensorflow, Numpy, Scipy). Atualmente eu entendo que Java é mais escalável e estável para grandes sistemas. Mas ainda defendo python para DataScience, e alguns microserviços ou Sistemas Pequenos ou Médios.
Rust está vindo com força viu
Simm, mas até sair um sistema operacional inteiro em Rust vamos ficar alguns anos com nosso poderoso C
@@ViniciusCosta-bi9bq mas n precisa ter um sistema inteiro em rust pra começar a diminuir o C(abandonar totalmente é impossível)
no android maioria dos novos códigos já são em linguagens segura pra memória, maioria acho q tá sendo rust(substituindo c e c++) e java(perdendo posição pro kotlin)
no linux rust tá sendo adicionado (ainda em uma fase inicial), e já tem pessoas desenvolvendo drivers com base nisso
usando o rust como principal principal tem o redox, mas praticamente ninguém vai usar
É o cara que nem sabe usar IDE. No eclipse você só digita main e magicamente vira public static void main...
Exatamente o que digo, me corrija se alguém for mais avançado em Python mas eu nunca vi uma preocupação com códigos que auto se explicam, coisa que em Java é meio que obrigatório
Samuca, qual sua opinião sobre PHP, vejo muito conteudo sobre .
Php tem muita demanda, mas também tem muito profissional fazendo proposta. E php não tá mais na época de ouro, assim como o Java também, mas tão longe de morrer.
Faço sim irmão é um mundo diferente mas que tem o seu mercado bem estabelecido
O problema desses caras é que eles nunca trabalharam ou estão a muito tempo sem trabalhar na área, e estão investindo em vender curso, ai falam o que eles querem.
Então, eu não falo que sei uma tecnologia só por que testei ela, se eu não trabalhei com ela, eu não sei nada dela só sou um curioso
Mds eu preciso saber que vídeo vc assistiu para gravar esse vídeo , eu tb quero ir lá ouvir as pérolas
Qual aprender primeiro? Em qual situação usar cada? Qual melhor para emprego? Java ainda terá espaco no mobile dev?
eu assisti o video que vc ta falando e mesmo sendo leigo total, só trabalhei com python e pouca coisa e tou estudando java definitivamente agora, achei a informação esquisita.
Então né rsrs
Cara, c é topado
já chegando e dando um like, estudando Python pra me adaptar, e breve irei migrar pro Java essa linguagem não será substitua nem daqui 100 anos, o custo para isso seria surreal
Exatamente só na mente dos mais emocionados rsrs
@@cursodetecnologia igual quem fala que C/C++ vai ser substituido por Go e Rust ou qualquer outra, esses mesmos não sabem nem as implementaçoes do C++17 e muito menos do 20 e ficam bostejando. O C++ 20 tá tão moderna quantos as "linguagens modernas" kkkkkk
Fala samuka! Meu bom, eu to aprendendo programação faz um tempinho, tenho a lógica desenvolvida (claro que sempre temos o que melhorar) e o conhecimento básico em POO. Eu gostaria de iniciar já meus estudos em Kotlin pq eu já tenho a ideia de um projeto para um aplicativo android. Com isso, já que eu tenho uma ideia do que quero fazer e sei qual linguagem se adapta melhor à minha necessidade, quero dominar kotlin primeiro e depois, como muito provavelmente será necessário, aprender um pouco de Java. Você acha que esse caminho é o correto para o que eu desejo?
Mas e para sua ideia de aplicativo não precisaria de backend? Talvez usar Java no Back e Kotlin no Mobile.
Qual parte de java focar para entrar no mercado rapido? Angular?
Eu tô gostando de estudar Java, só q me colocaram esse medo aí, disseram q eu n vou conseguir estágio nem vaga Jr kkk
Vai sim se você for esforçado
@@cursodetecnologia tá bom, espero q de tudo certo
Semana passava teve um live do Google sobre mudança para kotlin .
Isso já está evidente desde o dia que a Oracle fez aquele processo, mas o Java está em todo lugar irmão rsrs não só no mobile, foi uma pancada considerável sim! eu diria que falta de estratégia da Oracle, agora vamos lembrar duas coisas, o Kotlin é uma casca que chama a JVM no caso do Android, então precisamos ao menos ter noção da arquitetura basica dele, sei que ele tem propostas de se aproveitar de outros motores no futuro, mas hoje o que faz ele reinar é a JDK.
@@cursodetecnologia Sim sim concordo com vc, eu sou apaixonado por java, ele que me fez entrar nesse mundo que tanto amo e que me deixa de cabelos brancos rsrs
o banco roxinho esta em kotlin
acredito que é fundamental o estudo dos dois, em java que é mais específico e kotlin que é multifuncional
Eu acho que o roxinho está em Clojure
Eu discordo bastante. Mais verbosidade = menos clareza e logo menos manutenabilidade.
Esse é um dos melhores benefícios que todo mundo que já trabalhei e o meu também sentiu quando migramos de stack.
Não é sobre ter duas linhas a menos, é sobre entender mais rápido por ser mais claro. No Kotlin nunca precisou de bizarrices como lombok.
Mas estou feliz com a evolução do Java nos últimos anos.
Bom dia Samuca passando p deixar meu like e dizer que é muito bom, poder aprender mais com vc... tmj
Obrigado meu amigo, eu agradeço e fico muito feliz
Acabei de assistir o vídeo do que ele tá falando kkk
Ainda bem que vim assistir esse.
Obrigado Samuel por mais um vídeo! Se não quiser responder a pergunta a seguir tudo bem, estou no segundo ano de faculdade, trabalho em outra área, tenho muita coisa pra estudar a ainda sinto que devia estudar inglês, na sua opinião eu deveria adicionar mais o inglês para conseguir boas vagas ou de início não vai ser tão relevante para iniciar na área?
Se você souber inglês fluente e souber programar bem, você será acima de todos os desenvolvedores no quesito oportunidades pois o mercado internacional é dezenas de vezes maior que o nosso.
Eu atualmente estou muito na duvida se continuo me aprofundando em java ou se mudo para o csharp por ser mais simples (assim como eu particularmente achei)
Tenho a mesma dúvida
Hj fiz meu primeiro código python que chama uma classe c++ para fazer algumas contas, dps penso senão é possível juntar algum framework c++ com python
Obs: eu q fiz a classe c++ que é chamada
Parabéns irmão muito bom isso!
EU ACHO QUE DEVIA USAR CHATGPT NO LUGAR DAS DUAS KKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKK boa ganhar 3700 por dia sem precisar estudar! É o futuro, sei via vendo! kkk
Apoiado😊 kk
@@cursodetecnologia Perfeito meu amigo finalmente o futuro chegou kkkkkkkkkk
GT4 vai revolucionar principalmente a parte de front-end, vai bastar criar uma imagem com o formato de cada página do projeto ele irá escrever tudo em fast time, lembrando que ele é 516x mais eficiente do que o gtp3.5, mesmo pagando 20 cents por cada 1000 tokens ou 750 palavras irá sair mais em conta do que pagar uma pessoa que irá demorar 1 a 2 meses pra fazer um front
Esses entusiastas das AI's são muito emocionados, acham que AI vai dominar o mundo, pqp
Os vídeos do Lucas Montano são legais também, ele fala sobre Kotlin e não tenta destruir Java ou algo do gênero. Se puder assistir depois, caso não o tenha feito ainda, creio que irá gostar.
Salve irmão, eu tenho ele no zap, qualquer hora vamos fazer algum conteúdo juntos!
@@cursodetecnologia vou gostar bastante quando isso acontecer! Imagino também quando você vai fazer um conteúdo com o Fábio Akita, o cara é fera também!
é ISSO AÍ.
fala samuca, me recomenda algum curso de Java?
Logo eu vou lançar o meu, mas fica tranquilo que eu não quero ficar rico em cima de vocês não! vai ser aqueles cursos da Udemy de 30 reais ou menos e pretendo doar ele para quem nem isso puder ter condições de pagar.
@@cursodetecnologia completão? com certeza vou adquirir!
Lançou o curso ? Tô interessado em um curso de java
Também tô esperando..
@@wiliamribeiro6569 Até o final do ano sai irmão eu precisei pausar o canal umas 3 semanas mas vou voltar com tudo agora!
Ainda bem que o Python tem planos para ja até o fim do ano que vem ter no seu interpretador mais usado o Cpython áreas com compilação JIT, e futuramente após isso já tem planos de desenvolvimento para expandir as regiões de compilação JIT para ter mais performance, o que vai fazer com que a escalabilidade do Python aumente muito e ele fique muito mais performático, quase certeza que ainda assim não vai ter a mesma performance que o Java, mas se tiver só a metade da performance e escalabilidade já vai ser um grande concorrente nessa área pela facilidade de escrita e manutenção do código.
Fala mau de Java e usar Android é uma sacanagem kkkkk, zueira a parte, estou aprendendo Kotlin para Android com Jetpack Compose, consequentemente esbarro em códigos Java, mas pego com certa similaridade porque também sei um pouco de C#, no final o que vejo de pessoas falando mau dessas tais linguagens normalmente usam linguagens que não tem o mesmo potencial, ai fica uma dúvida, talvez a pessoa não goste de programação, talvez ela levou o hobby a serio demais.
É muita hipocrisia
E os que dizem que o Java está morrendo desde 1995, sem nunca consultar nada sobre, apenas um esteriótipo, senso comum, ignorância dessas frases..
Só não tá melhor porque a Oracle comprou a Sun e depois seguiu o pior caminho para ganhar dinheiro, extorquir os usuários.
É uma morte lenta né rsrs
Eu gosto muito do Python, principalmente para web com django, mas o java é muito forte ja estou de olho nele gostei muito do spring boot com frame para web
O springboot é um monstro mano!
@@cursodetecnologia Por sua causa estou começando a gostar do Java
Fiquei curioso alguém poderia me dizer qual o vídeo?
Pode não isso seria ant ético
*bom vídeo como sempre*
Obrigado
No Kotlin nem tudo é java, vc pode usar o Kotlin Native e se livrar da JVM, inclusive a IDE Fleet da JetBrains não depende de uma JVM
Eu falei isso no vídeo rsrs mas no momento para usar no Android que é aonde ele fica brilhando ele usa a jvm não seja hipócrita.
Kotlin trás o melhor de POO e funcional é tem alguns recursos a atualmente estou no Grupo Boticário na diretoria que eu estou usamos em sua maioria Kotlin.
Porém os testes unitários estão em groovy e tem alguns repos em Java também, mas o Kotlin é bom no backend por ter interoperabilidade com Java o Kotlin consegue usar todas as libs que foram desenvolvidas pra Java.
Hoje eu particularmente estou gostando mais de usar Kotlin, mas isso é questão de gosto no final os dois vão compilar pra bytecode da JVM.
o problema do Java não é o Java em si, mas sim o desenvolvedor quem não sabe usar os recursos do Java.
Exatamente isso irmão
Java é foda, os haters que chorem.
Nenhuma. Acho que no meio do ano vai ter uma linguagem de I.A. que você vai escrever em português mesmo e o programa vai rodar. Tipo, aí, abre a porta 80. Pega o JSON, consulta no banco, agora joga os dados na grid.
Viajou um pouco mas tudo bem rsrs, o problema é a sequência de milhares de detalhes, só funcionar na maioria dos casos não basta
Ontem tava incentivando um colega de engenharia aprender programação, e ele mandou essa: "O que eu preciso é só perguntar para o chatGPT", eu olhei ele, fiquei triste e fui embora
Tomara que esse seu amigo não seja de engenharia civil e não me venda uma casa sem eu saber kkk
No final do dia, vc confiaria em um Planejamento e Controle da Produção feito em "eu acho assim melhor" ou um modelo matemático que garante solução ótima e ganho de eficiência, os cara tá maluco
Samuka abre o curso cobra 1k q eu pago pfv tamo precisando de curso bom e sincero
Wahaha não precisa ser tudo isso irmão, eu pretendo lançar uma grade cadenciada de vários cursos em um preço acessível e vocês vão estudando aos poucos e eu vou podendo sustentar o canal aos poucos, algo sustentável, talvez um dia consultoria ai faça sentido valores assim, mas o curso eu pretendo disponibilizar para mais pessoas e fazer a diferença na vida de vocês.
@@cursodetecnologia lança um vídeo falando de planos e datas pra nós
Fiquei meio preocupado , pois estou aprendendo desenvolvimento android e o próprio tutorial indica usar kotlin .
Tô nessa tbm
@@sergioviniciusvrocha uma parada que tava vendo é que se clicar na definição de algumas classes já implementadas , tipo Compose , você chega num arquivo escrito em Java
Kotlin é mutante! deram um git clone no Java e depois falaram que era novo 😂😂😂
Kkk marketing totalmente
E percebo que tem muita gente metendo o pau no Java para vender cursinho de Kotlin. Sinceramente eu não creio que o Java vai deixar de ser utilizado no Android e em nenhuma outra área que ela se propõem a trabalhar.
Um cara que fala isso está se queimando com tanta gente mas tanta gente só com 90% dos projetos de backend! Mas cada um faz o que quiser com a sua imagem né? Eu mesmo preciso acalmar a galera do Python por que eu já andei pegando pesado com ele!
Javascript? Sou leigo
Achei interessante essa história do Java e Kotlin e toda a parte da arquitetura. Essas discussões acaloradas sobre qual linguagem é melhor são algo sem sentido.
Exatamente sem sentido, mas querem empurrar goela abaixo kotlin agora até para coisas que não são de programação isso que me deixa preocupado