Eu apoio tranquei minha faculdade pois colocam varias coisas na grade curricular que vc nunca vai usar em uma sala de musculação, eu aprendi muito mais na pratica trabalhando e em cursos específicos.
Toda graduação é assim generalista… o curso de educação física (bacharelado) tem um leque de opções: personal trainer, preparador físico, fisiologista, dança, esportes adaptados, avaliação física…
@@prof.odilon Pois é mas não estou interessado em dança, ginástica rítmica, em ficar fazendo trabalhos interativos com colegas como tive que fazer, prefiro uma coisa pautada somente para o que quero aprender e não ficar pagando por 4 anos colocando coisas que tenho que fazer na obrigação.
@@digomakers10 compreendo, mas toda graduação é assim: medicina, fisioterapia, psicologia… a formação é generalista. O curso técnico tem vantagens e desvantagens, eu acho sinceramente que 1 ano é um tempo insuficiente e insustentável, por exemplo. A Usp por exemplo tem esse curso Bacharelado em Educação Física: Ênfase em Treinamento e Gestão no Esporte. Você acha que um curso técnico de 1 ano vai te capacitar para ser personal trainer e atender pessoa idosas, com hipertensão, diabetes, outras doenças, reabilitação, atletas e estética
@@prof.odilon mas aí é que tá a questão a faculdade também não capacita porque como eu já disse eu sou da área eu já trabalho em academias desde quando eu comecei a minha faculdade de educação física então já estou há algum tempo na área, já faz mais de dois anos três anos estagiando e fazendo a faculdade e eu já vi pessoas que se formaram e vindo trabalhar na academia onde eu trabalho e não sabiam colocar pessoas nos aparelhos não sabia que tipo de exercício estava prescrito aos alunos e eu tinha que ensinar os formados, por isso que eu digo a faculdade não te prepara para trabalhar numa sala de musculação. Então para quê que eu vou ficar 4 anos perdendo da minha vida sendo que eu posso fazer um ano numa coisa que eu quero realmente trabalhar e depois buscar especializações para ficar melhor ainda na área que eu quero, isso é uma forma de encurtar o caminho e não ficar quatro anos lá vendo conteúdos que você não vai usar para o que você realmente quer trabalhar
Não diga isso, você é bacharel e tem uma área ampla de atuação: hospital, esportes, ginástica, personal trainer… O confef fez um posicionamento sobre esse curso técnico de musculação.
@@andrelara5493 eu já entrei em contato com o CREF e à Confederação de Musculação e Fisiculturismo. À confederação já me respondeu, gravei um vídeo explicando tudo, amanhã será postado… Estou na luta aqui!
@@prof.odilon Em salas de musculação? Discordo. Em mais de 30 anos de musculação os melhores foram os que não tinham curso de ed. física que conheci na década de 90. Pelo contrario, entendo que os formados em ed. física deveriam se qualificar para poderem acompanhar as pessoas que fazem musculação, fato que não acontece nas academias.
@@marcelocamara3111 você parou no tempo? Década de 90?? Os tempos mudaram e a musculação evoluiu muito!! Se o cara não sabe ler e interpretar um artigo científico sobre essa temática, não estará apto.
@@prof.odilon Como disse, temos que deixar o corporativismo de lado. Sou cientista politico com graduação, mestrado e doutorado e há jornalistas com trabalhos mais relevantes em politica que muitos de meus colegas de formação. Não se preocupe, haverá espaço para os bons profissionais com um ano de formação técnica ou para os graduados em ed. física atualizados.
Com todo respeito mais eu em 10 anos de academia sei mais que os professores . Aí aprendi que na faculdade de educação o período de musculação é básico do básico .
Eu que tô terminando bacharelado em FARMÁCIA, estudei por conta muita coisa sobre musculação e sinto que sei muito mais do que varios personais por aí que não cuidam nem do próprio corpo e querem cuidar do corpo dos outros, já vi personal em pleno 2024 mandando aluno fazer pulley nuca 🤦🏻♂️
Melhor que 90 por cento dos que atuam nessa área imunda. Curso de 2 meses capacita QQ um a dar aula. Fodasse vcs e o cref. 😂😂😂😂😂😂 Área imunda serve para nada são o lixo das áreas fora 😂😂😂😂
Um conselho: termine. Você poderá depois fazer uma especialização em treinamento de força. Eu mandei mensagem para a Confederação de musculação e fisiculturismo, gravei um vídeo explicando tudo e a informação deles. Amanhã será postado.
@@patrickrota nem sempre é tempo, as vezes é qualidade. Cuidar de outras vidas é muita responsabilidade. Eu por exemplo atendo pessoas com diabetes, pessoas idosas, com hipertensão arterial… São mais de 10 anos de estudo (graduação ao doutorado), e sempre tenho dúvidas 🙌🏻🙌🏻. Aproveite o processo do estudo, educação não é comercio.
Como funciona na enfermagem: lei exige que as atividades de técnico de enfermagem e de auxiliar de enfermagem, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde, somente sejam desempenhadas sob orientação e supervisão de enfermeiro (artigo 15 da Lei 7.498 /86). Acha que daria certo na educação física?Um técnico em musculação teria a supervisão de um professor com graduação 😅
@@prof.odilonMas tu sabe que não é assim , os técnicos fazem tudo. Eu digo pq eu sou técnico e já trabalhei nesse inferno de enfermagem, não quero mais .
@@vanessareinehr7376 isso acontece em qualquer área e não justifica um curso online, 80 horas de estágio e sem avaliação do MEC. Acha que isso será a solução?
A musculação no Brasil está crescendo muito, vide as academias de rede, e essas gigantes que estão aparecendo, existe um empresário que disse que vai fazer a maior academia do mundo no Brasil, vamos passar os EUA, então as coisas estão evoluindo, esse curso será completo pra quem vai trabalhar unicamente com musculação, praticamente no mundo todo já é assim, quem ganha é o povo, e o formado não precisa temer, se for bom vai prosperar.
@@AnbernicFirst tenho esse pensamento também, além das disciplinas ainda tem os estágios: academia, grupos especiais (pessoa idosa, hipertensão, diabetes), performance… tem muita coisa. Galera acha que o personal vai ficar preso na academia e hipertrofia….
@@AnbernicFirst 1 ano é a base, as coisas evoluiu e evoluem, aprender é pela vida toda, só que a pessoa tem de ter de onde tirar o sustento pra sempre estar aprendendo e evoluindo.
@@MacielJunior-v3g você apoia um curso totalmente on-line (aulas gravadas) e 80 horas de estágio? Por que não fizeram um curso de 2-3 anos, avaliação MEC, mais de 200 horas de estágio? A qualidade da educação é o primeiro ponto!
O Cref gosta muito de dinheiro, se o curso sair e o cara pagar o cref claro que o confef vai ser a favor, o que o cref/confef quer e gosta é de grana, assim como muitas outras autarquias no Brasil. Agora se o curso de 1~2 anos, de tecnologo é bom é outra coisa. Os prof. de academias são bons? só rarissimas exceções, a maioria não é e não vai ser. e talvez sim, um curso de 1 ano forme profissionais melhores, porque se um curso de 4 anos não faz.
O argumento tipo, 'mas 1 anos o cara não sabe treino para grupos especiais, treinamento desportivo,concorrente etc" a gente sabe que, quem faz 4 anos também não sabe nada disso. E sabemos que, musculação para estética é a maior demanda, então não tem do que reclamar, a resposta sempre foi e sempre será estudar mais e mais.
Atualmente o cara faz 4 anos, não aprende nada, saí da faculdade, faz mil cursos online/ead, o que esse tecnólogo vai fazer é inclusive chatear muito influencer online que vende curso.
Não seria mais fácil renovar a matriz? Eu sou professor e já ministrei disciplinas: grupos especiais 1 e 2; interpretação d exames laboratoriais; emergências nas atividades físicas e esporte; bases da musculação. Agora lógico que as matrizes ainda precisam melhorar… E hoje a maior demanda não estética, grande parte da população mundial tem alguma doença crônica… basta ver dos dados epidemiológicos… Todas as pessoas que eu atendo hoje na musculação tem alguma doença crônica …
Irmão em 4 anos de educação física vc só estuda 5% de musculação, por isso os professores são terríveis, agora imagina um curso só focado nisso nem que seja 1 ano..... ja vai melhorar muitoo
@@21diassemcagar73 5%? Tem certeza? Só se for licenciatura!! Sou professor do bacharelado, você está andando ou atrasado. Tudo que tem neste curso on-line, tem em nossa matriz curricular.
@@prof.odilon nao aprende quase nada de musculação. Por isso a maioria sai da faculdade sem saber montar um treino!! Agora com essa notícia ficam ai com o c.u na mão igual você, sabe que se esse curso passar vocês vão perder a mamata de ganhar sem fazer nada. Obs: sou formado
@@21diassemcagar73 você não tem nem foto, nem deve ser formado e fica vomitando asneira! Vai lá fazer seu curso técnico de 1 ano online e 40 horas de estágio 😂😂😂 Esse curso não vai ser a salvação, apenas vai arrancar o dinheiro dos trouxas, que nem poderão atuar…
Teria que haver uma mudança drástica na graduação de Ed. Física. 4 anos estudando aleatóriamente, sem focar em nada. Perdi tempo. Concordo com um curso específico. Em países desenvolvidos é assim.
Será que o problema não foi a sua faculdade/Universidade? Toda graduação é generalista: medicina, nutrição… Veja a área de atuação do profissional de educação física, é muito ampla: esportes, atividade física adaptada, condicionamento físico, personal trainer, professor de ginástica… Se for pensar assim vamos criar cursos de ginástica, musculação, esportes… e acabar com o curso de educação física.
@@prof.odilon Nada disso. Nos EUA existem licenciamento de tecnólogos que se habilitam a ser personal e os cursos de ed. física continuam a existir sem problemas.
@@marcelocamara3111 o curso aqui será técnico, não será tecnólogo. Aqui no Brasil tecnólogo = curso superior. Duração de 2-3 anos. Se for tecnólogo faria sentido. Técnico de 1 ano, online, nível médio.
@@prof.odilonse for assim vamos acabar com o curso de engenharia e ciência da computação, respectivamente temos ediificações, redes e sistemas para internet. Nem por isso, é invalidade. Entendo que o pessoal da área fique sentido por isso, se sinta dono, mas não teria realmente problema algum de haver essa mudança. Se o cidadão ele quiser não se restringir só a musculação e queira algo mais amplo, ele faz a graduação. Caso contrário, o específico. Qual o problema nisso?
@@tbnspiano2661 o problema é qualidade e a forma como estão fazendo. Repito: se fosse um curso de tecnólogo (2-3 anos), certificação Mec, matriz curricular bem elaborada, estágio definidos e com carga horária de verdade, seria válido!! Veja o formato atual, uma Federação criada em 2022 que nunca organizou nenhum campeonato, curso online, 1 ano e meio, 80 horas de estágio, e esse curso será fiscalizado pela própria federação!! Se a sua mãe tivesse osteopenia, sarcopenia, pressão alta. Quem você escolheria: um graduado (bacharel) com especialidade em grupos especias ou um cara que fez o curso técnico? A galera do curso técnico não ficará restrita ao esporte, poderá atender qualquer um na sala de musculação ou personal trainer.
Já passou da hora disso acontecer. Se vc fo pegar a grade curricular pra qm quer ser personal pouco se aproveita. Então faz muito sentido pq em 1 ano da pra aprender muito coisa específica da musculação
Não é mais fácil melhorar a matriz curricular? Hoje no bacharelado tem varias disciplinas relacionadas a musculação: biomecânica, cinesiologia, bases da musculação, anatomia, antropometria, exercício para grupos especiais 1 e 2, personal trainer…. Imagine 1 ano de curso técnico, período insuficiente para preparar profissionais na área da saúde…
A questão é, são muitos conteúdos,vpra serem condensados em 4 anos de curso, esportes coletivos, que já são muitos, lutas, ginastica, natação musculação, fora todo o conteúdo base. Wuem muito quer, nada tem. Imagina, um curso de medicina, onde o médico ja sai habilitado em cardiologia, pediatria, oncologia, e etc? Ele não conseguiria ser bom em tudo, e na educação física, não é diferente @@prof.odilon
@@daisyrosy2269 todo curso de graduação é generalista, na medicina o médico estuda tudo por 6 anos, depois ele escolhe se especializar na residência… Educação física são 4 anos e depois você pode optar tbm… eu por exemplo optei por fisiologia do exercício e grupos especiais….
Sou formado em educação física, vc tem 3 matérias em 4 anos que realmente te ajudam em algo como personal ou professor de musculação., no mais, só aulas básicas de alguns esportes e brincadeiras, uma pessoa que experiência de treino levado a sério por anos, sabe muito mais que um formando. Acho muito válido ter um curso específico mesmo que de um ano apenas e só com matérias específicas, no estilo da pós de coaching bodybuilder da uni Iguaçu!
@@manualagricola2973 você fez licenciatura? Sou professor do bacharelado e a matriz curricular é bem diferente. As vezes, é a faculdade ou universidade que são ruins mesmo.
Larguei E.F no último ano por causa da pandemia. N tinha mais dinheiro pra me manter e fiz em uma das melhores faculdades. Digo que não é necessário 4 anos pra ser personal trainer, não menosprezando a profissão mas o curso em si não é voltado só para essa área. Precisa de anos e anos de estudo para ser um bom personal porém estudei recreação e os caralho tudo na faculdade. Legal e entrar para o mercado de trabalho e ir se especializando o quanto antes
Concordo com você, mas a graduação tem uma formação generalista, esse é o objetivo mesmo. Pois você terá um amplo mercado de trabalho. O problema é que estão querendo reduzir para 1 ano, aí é sacanagem… vai ter muita gente ruim sendo personal trainer, a realidade já não é muito boa… e ainda pode piorar.
@@rafag0d-k5b em um ano? Como seria essa matriz? E os estágios? Musculação no alto rendimento, grupos especiais, reabilitação… inviável, musculação não é somente estética…
@@rafag0d-k5b Eu quero ver quando um aluno seu quebrar ou deslocar uma perna no acidente se tu vai pedir pra ele se sentar na cadeira extensora para fazer o movimento de perna e colar o osso no lugar. Eu estou fazendo facu bacharellado e vou precisar passar por coisas medicas que não gosto pra ir na area de musculação e preparar não só os exercicios mas principalmente quando um osso se quebra em um acidente na academia ou deslocamento, isso não é brincadeira amigo, 1 ano tu não aprende porra nenhuma de academia e é capaz de tu fazer tudo errado de quem treina ha 17 anos r agora está estudando.
@@prof.odilon na proposta inicial são 106 profissões para desregulamentação e extinguir a prova da OAB. De fato, ladeira abaixo, professor! Que este PL não seja aprovado nem parcialmente!
3 місяці тому
Estou cursando a segunda licenciatura em Educação Física, com duração de 1 ano. Minha primeira licenciatura foi em Letras. Quando terminar, em quanto tempo conseguirei o diploma de bacharel em Educação Física ou outro curso que me permita atuar como personal?
Você poderá creditar algumas disciplinas, o tempo depende da Universidade e a matriz curricular. Uma curiosidade: Por que você cursa tantas graduações? Não faria mais sentido se especializar em algo?
Lá é bem melhor mesmo, quem precisa de um profissional formado em educação física. Imagine você entregar a sua mãe ou pai com osteoporose e hipertensão na mão de um profissional formado com especialidade em musculação terapêutica, imagine o perigo!
@@prof.odilon Olha amigo sabemos que nessas condições mencionadas não será um profissional de educação física que vai fazer milagres e sim sabemos que nós profissionais em educação física vamos passar o caso para a mão de um especialista no caso um médico.
@@brunoaugustonunes3202 como? Eu atendo somente pessoas idosas, e todos fazem musculação. Inclusive temos uma formação na Universidade, o mercado já mudou…
Bom dia a todos! Eu tenho esse certificado. Fiz esse curso lá em Lisboa - Portugal. É super normal lá, pois esse curso nos torna personal trainer ou seja, só podemos trabalhar em academia. Agora se quisermos fazer ou trabalhar em outra área teremos que fazer a graduação. Como foi mencionado no vídeo a CBF já tem esses tipos de cursos, em Portugal tbm. Tem todos os cursos na área do Desporto tornando aquele profissional apto a trabalhar naquela área. Quando fiz educação física no Brasil queria trabalhar em uma área, sendo que, como todos sabem a grade é ampla e tem muitas coisas que não vamos utilizar.
Obrigado pelo comentário! Você fez o curso presencial? Teve estágio? Eu acho válido, mas poderia ser um curso de tecnólogo, avaliação Mec, mais horas de estágio. A CBMF fez um curso totalmente online.
Se for um curso intenso na area específica de musculação, tenho certeza que da tempo. E pra quem quer focar em dar aulas so de musculação e não outras partes. Tem que ser opcional do interessado so na MUSCULAÇÃO.
Pra você aprender só musculação precisa da base: anatomia, cinesiologia, fisiologia humana, fisiologia do exercício, biomecânica, exercício para grupos especiais 1 e 2, treinamento físico, bases da musculação, avaliação física e interpretação de exames laboratoriais, fora os estágios… acha que consegue em apenas 1 ano?
@@Maik_9 como seria a matriz de 1 ano e estágios? Você tem alguma experiência com matrizes curriculares e estágios supervisionados? Já foi membro de NDE ou elaborou alguma PPC?
@@prof.odilon Já vi vários especialistas concordando, inclusive formados em educação física, o ponto é sempre o mesmo muitas disciplinas e recreações desnecessárias se tratando de musculação, até agora só vi você de pelo menos outros quatro canais famosos de educadores físicos, e não adianta querer bater na tecla de cadê o seu curriculum que não vai colar comigo, se você teve que estudar anos para se profissionalizar e vai ter que assistir outras pessoas tendo uma especialização mais específica e se despontando mais do que você só lamento meu caro, pode ficar tranquilo o que é seu ninguém vai tomar, tem espaço pra todos sorte e sucesso pra você e a todos que em um ano vão se tornar profissionais independente do diploma o diferencial continuará sendo na aplicação e excelência do profissional
@@Maik_9 recreações?? Você não tá confundindo licenciatura com o bacharelado?? Quais profissionais estão apoiando esse curso técnico?? Desconheço um profissional sério! Só vejo blogueiro e pessoas que não querem estudar… querem o caminho mais fácil!!! Vamos fazer isso com outros cursos tbm: medicina, fisioterapia, nutrição…
ua-cam.com/video/4nXx_5LU6uk/v-deo.htmlsi=L6yCnUXkQR0px9md Veja esse vídeo ⬆️⬆️ Conselho: ainda não faça tem muita questão jurídica ainda. Corre o risco de fazer o curso e não poderá atuar legalmente. Cuidado que em breve irão querer lançar o curso de nutrição esportiva de 1 ano 🙃
concordo, poderia ser em todas as áreas, tomara que tenha curso de 1 ano em curso técnico em cirurgia de apêndice pra mim poder exercer a função sem precisar de cursar medicina, e vou querer também fazer o curso de 1 ano em direito civil pra mim sem precisar cursar direito tambem, olha que beleza.
Na década de 80 e 90 tinha muitos instrutor de musculação (excelentes) em academias que não eram profissionais de EF e nas academias exibiam nas paredes dezenas de certificados feitos nas federações de musculação e halterofilismo.
Década de 80 e 90. A realidade agora é outra, você precisa estudar anatomia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia humana, fisiologia do exercício, treinamento resistido, fisiopatologia, treinamento esportivo… mudou né? Ah, mas na minha academia só tem professor ruim!!! Claro, você paga 80 reais na mensalidade, acha mesmo que os melhores profissionais estarão nessas academias?
Vida escolar e acadêmica é assim mesmo. Vc aprende um pouco de muita coisa e no final usa, na melhor das hipóteses, 5% do que aprendeu na vida profissional.
@@prof.odilonPelo que eu estudei sobre o curso aqui em Portugal ele é considerado técnico superior com duração de 1 ano, 6 meses em aula e mais 6 meses de estágio
Mano, indignação? Hoje na academia inteligente tinha uma mulher na máquina de panturrilha com 1 anilha de 10kg de um lado e uma de 5 outra de 2,5kg do outro, do lado tinha um casal de crianças no legpress com uma anilha de 20kg só de um lado. NINGUÉM corrigiu nenhum dos dois, aí você fala de indignação?
A culpa é da graduação ou do profissional?? Eu atendo especificamente pessoas idosas e com doenças crônicas na musculação e te digo que 18 meses é insuficiente!
@@prof.odilon eu acredito realmente que você seja um bom profissional, com bastante conhecimento, mas o exemplo que eu dei indica, quero dizer que, a graduação não garante a qualidade, respondendo a sua pergunta
@@igormatheus7271 sim, por isso existe a fiscalização e avaliação do MEC. Imagine um curso sem fiscalização e avaliação, e totalmente online e com apenas 80 horas de estágio. Imaginou?
@@prof.odilon tomara que você esteja certo, me dediquei e me formei, fiz pós graduação para ter o conhecimento necessário, para Vim um aventureiro e ser chamado de “personal”
@@prof.odilon estou cursando educação física, se for verdade mesmo isso do curso de 1 ano técnico, eu vou fazer, mas mesmo assim terminarei meu curso de educação física. Vai que a decisão é revogada ou não se concretiza até o término de 1 ano.
@@AbcAbc-ff4op termine a sua graduação, esse curso técnico ainda é especulativo. Eu entrei em contato com à Confederação de Musculação e Fitness, já me passaram a resposta. Amanhã lançarei esse vídeo explicando tudo…
Se fez curso não é diploma, é certificado. Ela pode atuar lá, aqui não pode. Aqui é necessário a graduação em educação física e agora estão querendo aceitar cursos da respectiva federação esportiva. Porém, ainda vai ter muita briga jurídica!
Meu irmão, nessa questão de musculação, temos uma área quase que completamente independente da educação físicade uma maneira geral. Sem dúvida, um marombeiro com 10 anos de musculação, sabe muito mais do que o professor gordo que dá aula em muitas academias. Então assim, se liberaram pra futebol, pq não pra musculação, já que tem crescido tanto?
É diferente no futebol você só pode atuar com a parte técnica e tática, não pode atuar com a preparação física. Se a sua mãe tem osteopenia e hipertensão arterial quem você contataria: o professor “gordo” com graduação e especialização em musculação terapêutica ou o marombeiro? Musculação não é só estética!
Um ano e meio, 18 meses, na faculdade tenho certeza que Ninguem passa esse tempo todo estudando musculacão,,, vai se otimo para pessoas como eu, q ama a musculação, e nao tenho condição de fazer uma faculdade por 4 a 5 anos,,
Se for estudar de verdade, vai perceber que é pouco tempo. O personal trainer atua somente com musculação? E se teu aluno tiver hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemia? E se for idoso? E se ele teve uma lesão de LCA (já passou pelo fisioterapeuta)?
porra isso ja devia ta funcionando a muito tempo, vejo gente medilcre com diploma. diploma não diz muita coisa. é importante? sim! , mas ja deveria ter um curso tecnico sobre isso. eu acho o tempo de 1 ano muito curto, pra mim o ideal seria 2 anos só focado nisso, com stagios e tudo que se deve fazer. mas tambem intendo o pessoal formado. mas acredito que a ideia vá funcionar muito bem.
Sempre haverá gente medíocre com e sem diploma, com e sem curso técnico. Agora se virar moda fragmentar o curso superior em vários técnicos, vai dar muito BO e brigas jurídicas, até por conta dos conselhos.
@@prof.odilon concordo com você amigo, acredito que isso não vire moda, a verdade é que dentro do curso tem muita disciplina que é só pra encher linguiça. E maior parte das pessoas que se formam vão pra ensino em academia, poucas vão pra outras áreas, tipo... ensino formal.
Vai ficar pior, não acha personal qualificado q saiba dar aula, o contratante contrata mas o personal não sabe o que é halter e nem os exercícios, lamentável, isso acontece aki em Avaré 😢
Eu penso da seguinte forma a sala de musculação virou a curva de rio da Ed física o cara se forma até pensa em trabalhar em outras áreas mas as vezes não consegue e quando nada da certo ele vai parar na sala de musculação sendo assim acredito q pessoas q acabem optando pelo curso técnico vão ter o prazer de estar no local de trabalho e com certeza motivados
A sala musculação é um dos piores cenários financeiramente para o profissional de educação física (professor de salão). Normalmente, funciona de vitrine para conseguir alunos de personal…
O complicado é que nessa lei, 9696/98 eu não vi, no vídeo, o parágrafo: "revoga-se disposições anteriores.", então a brecha permanece.. eu acredito que vai ter sim, é uma tendência que já atingiu outros ramos; o fitness/esporte é a bola da vez.
Perfeito, não sou advogado, sou professor de educação física. Realmente parece uma brecha. O Conselho Federal de Musculação poderia ter independência para criar o curso, eu mandei msg pra eles perguntando e entrei em contato com l CREF tbm. Gravei um vídeo sobre isso tbm, amanhã irei postar a resposta da Confederação.
Professor, nao é sem diploma e sim um tecnólogo que vai ter um diploma. Atualmente, ja existe areas que nao precisa de diploma, que mais tarde vai virar um curso desses, como por exemplo, instrutor de artes marciais, natação, professor de futebol e etc.
A diferença é que um professor de musculação e personal tem uma demanda imensa na musculação: grupos especiais (pessoa idosa, hipertensão, diabetes), atletas (pensando na parte física), emagrecimento, reabilitação…. Um instrutor de de artes marciais ensina apenas a técnica, de futebol ou futebol tbm… Um personal trainer é um profissional da área da saúde, imagine um cara do curso técnico atender um cardiopata, sem base, e apenas 80 horas de estágio. Sou a favor de um curso de tecnólogo (2-3 anos), mais de 200 horas de estágio, avaliação Mec.
Quando vai entrar em vigor essa lei ? Ja vejo muitas instituições se benefíciando com precos abusivos Sendo sincero seria muito interessante assim como tem técnico em enfermagem, e tem enfermagem. So botar eles pra receber menos que um graduado
Por enquanto foi apenas especulação nas redes sociais, parece que tem uma empresa planejando. Acho que vai ter uma batalha jurídica…envolve o conselho federal de educação física, Mec…
@@prof.odilon Não parece ser só especulação, vi uma empresa no Instagram, nao tô lembrando o nome, já tão vendendo curso a tempos, já tem até turma formada nesse curso, não é de agora.
@@marcusvinicius7960 por enquanto é especulação pq ninguém cria um curso técnico da área da saúde assim, precisa ter validação do MEC e aprovação do conselho federal de educação física. Se estão vendendo o curso sem aprovação, só posso falar que pode dar errado, a pessoa vai fazer o curso e não poderá atuar.
Fiz educação física na Federal, jogaria fora 95% do currículo facilmente... Ideal é algo focado na área que vai trabalhar. 90% das pessoas entram já sabendo o que vão fazer.
@@andrebatalha3384 entendo, mas olha o nome do curso: educação física. A formação é generalista, é uma necessidade e tem muita gente que troca de área no decorrer do curso. Eu por exemplo, entrei e queria atender atletas. Hoje atendo exclusivamente grupos especiais (pessoas idosas, com hipertensão, diabetes). Depois de formado, você tem a opção de fazer especialização, residência.
@@MEnino639 Todos os esportes? Ou um curso técnico para cada esporte?? Hoje você pode fazer o bacharel e aprender sobre preparação física, ter uma base de vários esportes e fazer cursos específicos tbm, um exemplo seria o curso da CBF ou CBV.
@@MEnino639 alguns cursos, sim. Você faz curso para ser técnico de volei ou futebol, se for preparador físico ou fisiologista precisa da graduação. Entendeu a diferença? Você pode fazer o curso IFBB para ser árbitro, por exemplo… A briga é um curso para ser personal trainer em apenas 1 ano.
Toda a Europa? Tem certeza Se olharmos para América os USA 🇺🇸 é assim, porém lá não existe professor de musculação (sala de musculação), apenas personal trainer. Outro ponto o curso da CMBF será totalmente on-line.
@@victorhugooliveiradenazare3126 alguns países que você citou tem graduação, Espanha é um exemplo. E alguns tem a formação em tecnólogo que é diferente de curso técnico. A CBMF tem o curso técnico.
@@prof.odilon Tem graduação todos, mas não impede de validar o TEEF, posso fazer o curso tirar a credencial aqui em Portugal e posso trabalhar normalmente na espanha, Portugal tbm tem graduação
Acho que o curso deveria ter a mesma quantidade de horas que da faculdade nas matérias principais e o estágio. E também sabemos que é muito pouco a quantidade de musculação na faculdade pois depende da grade, infelizmente tem professores na sala de aula, que não deveriam estar, pois isto resulta na quantidade de praticantes nas clinicas de reabilitação. E sabemos como foi feito o Cref para provisionados. Espero que ocorra mudanças, é necessário ter um ensino que reduza esse tanto de pessoas lesionadas.
Com certeza, muita coisa precisa ser melhorada e não é criando um curso de 1 ano que as coisas irão melhorar na educação física! Seu posicionamento foi preciso!
Se olhar pela lei, está mais que amparado, acho que vai ficar igual a questão do Enfermeiro e do Tecnico em enfermagem, conheço pessoas que sequer são formados em educação e tem um conhecimento surreal, e varios personais fracos, com formação academica acho que este curso vem para focar em uma parte da educação fisica, haja visto que a area é muito abrangente, ai ficará a cargo da pessoal escolher em qual area quer focar, so para constar isso já existe nos USA.
Sempre esse papo, conheço gente sem formação que sabe muito… A maioria da pessoas sem formação não tem base, colocam em risco a saúde das pessoas, e não podem atuar com base na lei (questão legal e ética). A lei têm várias falhas: 1) musculação não é esporte, fisiculturismo sim. 2) Como o personal trainer poderá atuar somente com musculação? E as outras atividade: exercícios de endurance, alongamento… 3) A própria federação vai fiscalizar esses técnicos? Quem vai avaliar a qualidade dos cursos técnicos?
vejo que muita gente apoia esse projeto, mas se um aluno tiver um infarto ou quebrar a perna durante o exercicio? A pessoa não vai conseguir nem fazer a manobra de reanimação. Eu estou começando a fazer esse curso e treino ha 17 anos, eu sei muita coisa de musculação pois amo essa área, mas se acham que pegar um cartão confirmando que e professor e na prática não souber nem posicionar um osso fraturado e colocar numa tiboia esse professores de 1 ano vão quebrar a cara e vão quebrar feio. Eu não gosto de estudar ossos ou sistema nem nervoso ou cardiovascular, mas sou obrigada a fazer oque não gosto por 4 anos pois eu amo academia e musculação, respiro essa área, mas quero ir preparada para ajudar os meus alunos nos bons e maus momentos e não por 1 ano e por fim não saber nem o movimento direito, ficar encostado na parede mexendo no celular ou ficar flertando garotas como vejo muitos personais por ai na academia. E outra, eu vejo muitos personais gordos ou magros demais nesse trabalho não passando o significado "Saude" na academia, achando que a pessoa pode viver bem sendo obesa e dar aula, para mim isso não me desce e passa uma péssima imagem na academia.
Kkkk se o pessoal soubessem que a grande maioria que se formou em educação física comigo mal aprendeu a fazer agachamento.. Teve uma matéria chamada exercícios físicos em academia onde o professor tentando ensinar os alunos lembrava muito aquele episodio do chaves tentando aprender a tocar violão com o seu madruga.. rsrs
Deu para notar no vídeo que você forçou a barra para defender o bacharelado em educação física, eu acho que eu tbm iria fazer o mesmo se fosse graduado na área. Mas veja bem, se você for um personal exclusivamente musculação e você se especializa nisso é bem possível em 1 ano aprender tudo. O que não dá é uma pessoa querer ser pesonal de academia e ficar aprendendo um monte de coisa sem necessidade. Sobre mercado de trabalho o mundo esta em constantes mudanças, se o mercado mudar, você também deve mudar! apenas isso.
Bacharelado é um curso da área da saúde, imagine capacitar as pessoas para atenderem idosos, atletas, reabilitação em apenas 1 ano de curso técnico. Impossível, pra você estudar musculação é necessário ter a base: anatomia humana, cinesiologia, biomecânica, fisiologia humana, fisiologia do exercício, antropometria, bioquímica do exercício, treinamento, bases da musculação, exercícios para grupos especiais 1 e 2, interpretação de exames laboratoriais… não é assim! Eu não sei qual a sua formação, sou professor de educação física, com especialização, mestrado e doutorado e não atendo por exemplo paciente oncológico na musculação, pq não é meu nicho de mercado, eu passo sempre para um especialista, não sou capacitado pra esse público. Agora o curso técnico não vai fazer essa distinção…
Kkkaka como estão tão alarmados os que não prestam. 🤡🤡🤡 Quem o vive c apaixona, quem faz com paixão o influencia e ensina, quem ensina é bom, quem é bom sempre será procurado. Tava na hora de ter pessoas que realmente ensinam o que vivem.
@@ronaldpinaya1164 na verdade estão alarmados os coach e blogueiro, e os entusiastas que acham que entendem de exercício, sem nunca ter estudado um livro básico!! Eu estou tranquilo, sou formado (bacharel e licenciatura), especialização, mestrado e doutorado 😌. Posso atuar conforme a lei e estudei de verdade pra isso.
Mas, a realidade lá é bem diferente… aqui a nossa educação básica tá sucateada… sou professor na Universidade, conheço um pouco da realidade… Um ano é inviável… atividade física é coisa séria, precisa saber fisiologia humana, do exercício, anatomia, cinesiologia, biomecânica, interpretação de exames, bases da musculação, bases do treinamento, bioquímica do exercício, antropometria… fora os estágios….
Para mim tanto faz,pois sempre tem trabalho para quem é competente,mas acho um. PERIGO ,pois nos que fizemos graduação conseguimos trabalhar com qualquer indivíduo com qualquer comodidade.
quero deixa claro que um curso de um ano não prepara um bom profissional, mas O BOM PROFISSIONAL, vai sair desse curso e procurar conhecimento por fora e pode tranquilamente ser tão bom quanto qualquer bacharel em ed fis
Esse é o problema… outro ponto que me preocupa: área de atuação, o técnico vai realmente ficar limitado ao personal trainer? Ou vai tentar ser preparador físico, fisiologista, atuar nos esportes…. Um curso de tecnólogo com 3 anos faz mais sentido… 1 ano não prepara…
por si só, a musculação levada a sério tem muitos pormenores, como o sr. falou não é so hipertrofia, 1 ano não prepara com certeza. mas com todo respeito a faculdade também não. Busque na memória do Sr. quando saiu da faculdade e começou tudo, sem experiência.... o filing, a experiência vem com o tempo buscando conhecimento após a faculdade e fazendo dia - a - dia buscando melhorar sempre
eu tenho certeza absoluta prof. o conhecimento que o sr. tem hoje foi conquistado após o diploma, com seu suor, fazendo cursos, estudando, observando quem ja tava no topo, não foi a faculdade.
@@andreoribas9155 compreendo, mas todo a Universidade é assim, você precisa estudar muito por fora… a Universidade te fornece a base… você não acha que um aluno de medicina precisa estudar muito por fora tbm? Se com Universidade e anos estudos estamos assim, imagine um ano de formação. Faz mais sentido mudar a matriz, do que criar um curso técnico… Os melhores cientistas no treinamento de força são do 🇧🇷
Talvez um ano seja pouco pra ser um profissional completo, mas, pra quem quer trabalhar somente com musculação, acho válido um curso mais curto. Na graduação de educacao física é ensinado muito pouco, grande parte é sobre esportes coletivos. Acho que uns 2 anos a 2 e meio seria uma boa duração.
Compreendo, porém todos os curso de graduação da saúde são assim (generalistas): nutrição, fisioterapia, medicina… Não seria mais fácil ajustar a matriz curricular do bacharelado em educação física?
@@brunoximenes294 pois, realmente tem curso de educação física ruim, mas existem cursos bons tbm. Se tiver curso técnico teremos o mesmo problema. Infelizmente a educação virou comércio!
Vc diz: "Quando vc termina sua graduação, vc tem a opção de escolher e se especializar", no minuto 05:36. E quem já escolheu a área que quer atuar, antes mesmo de iniciar a graduação? É justo a pessoa passar por uma faculdade de 4 anos, mesmo assim? E outra, querer equiparar a profissão de um médico com a de um personal trainer, é forçar a barra demais! Vc acha mesmo que as duas profissões estão no mesmo nível de complexidade? Seguindo teu raciocínio, para se tornar um enfermeiro, a pessoa tbm deveria fazer faculdade de medicina. Não deveria então, ter o curso de técnico de enfermagem, onde o enfermeiro só aprende de fato, o que irá desempenhar na profissão.
Mas, existe o curso de enfermagem!! Conheço várias pessoas que trocaram a área depois que entraram na graduação por afinidade mesmo, ou oportunidade de mercado de trabalho. Todas as graduações são assim. Você acha que só estudar musculação vai garantir um bom profissional, tem muita coisa por trás…
@@prof.odilon Acho que vc não entendeu meu ponto. O curso de enfermagem já prepara o enfermeiro para com o que ele irá lidar. Por que então, quem quer trabalhar apenas na sala de musculação, não pode ter um curso ensinando somente o que será necessário para este ambiente? Por que é preciso passar por uma faculdade de 4 anos, vendo várias coisas que não serão utilizadas, para quem tem apenas este objetivo? E outra, a graduação poderia ter 15 anos, que ainda assim, não garantiria bons profissionais! Não é o tempo da graduação que faz o bom profissional, é ele mesmo!
@@PauloSouza-sb5or como personal trainer irá atuar somente com musculação? Ele precisa dominar treinamento aeróbio, flexibilidade, avaliação física, grupos especiais… O técnico em enfermagem ainda tem um supervisor graduado em enfermagem…
5:41 (Minha opinião) Sim, mas quem vai pra faculdade é já sabe em qual grade ela vai se especializar vai ser uma perdar de tempo, e muita coisa sendo ingressada é pouco sobre o que vc quer se especializar. 6:07 isso é óbvio, afinal quem pratica musculação não é só fisiculturista e sim pessoas normais do cotidiano, não é pq nós espelhamos nós atletas que quer dizer que iremos fazer para fins egoístas, mas convenhamos se vc chegar em uma academia e perguntar o porquê a pessoa começou sei treino ela possivelmente irá responder dizendo estar insatisfeita com sei físico 6:45 o que te passam e pouco utilizado, Laércio refundini mesmo disse que usou apenas: anatomia do exercício e Biomecânica. Então o que se vale nesses 4 anos tão poucou é aprofundando, diploma não significa conhecimento, se fosse assim eu não teria visto pessoas da minha antiga sala de aula saindo do ensino médio sem saber lere escrever. Acho que viajei um pouco mas essa é minha opinião sobre😂❤
Compreendo seus pontos de vista, mas todos os profissionais da saúde tem um formação holística, no sentido de ampla. Veja a medicina, nutrição, psicologia… Você acha que um nutricionista esportivo deveria fazer um curso técnico de apenas 1 ano tbm??
@@prof.odilon depender do curso, se for um curso bem elaborado e a pessoa se dedicar sim, rapaz tem um nutricionista chamado balu, ele estudava nutrição esportiva por conta própria, ele lia as tabelas nutricionais dos produtos para ver para que serve e tal, o propício fez o curso de nutrição apenas para pegar o CRN entendes meu ponto? A questão não é a quantidade de tempo mas sim das próprias pessoas. Se a pessoas quer aquilo mano ela vai correr atrás
@@Rogério09-p3n concordo, mas nem todo as as pessoas são assim, igual o o Balu. A maioria precisa de orientação e muito estudo… Existem alunos autodidatas mesmo… A área da saúde é holística, você precisa saber muita coisa mesmo…
Só minha opinião... Cada 100 alunos formados em educação física 10% sabe oq realmente é musculação..!! Aí o os alunos novos das academia se espelham em alunos mais velhos de treino sem formação!! Vejo a maioria da galera se formando sem nenhum conhecimento.. Presenciei um caso de um professor de educação física dando aula de natação.. o de o aluno se afogou .. e sabe oq foi mais fod@ disso..?? Foi q um pai de um aluno salvou o garoto do pior .. pois a prática leva a perfeição.!! E esses profissionais de hoje são só número!!! O professor foi questionado sobre não tirar o jovem da água.. ele só declarou q na época de faculdade ele não tinha passado por uma cena real de resgate..kk Então sim... Desejo muito q isso de certo.. assim termos muito mais profissionais na área de educação física capacidades pra dar aula.. Acredito q os requisitos serão pelo menos uns 10 anos de treino.. pelo menos terá alguma experiência em instruir o aluno novo..!!
Como você disse é a sua opinião, não são fatos! Você acha que um curso online de 1 ano e meio é a salvação? Sou professor do bacharelado no universidade, e a realidade é completamente diferente. Estágio de academias (120 horas), grupos especiais (120 horas), clubes esportivos (120 horas), espaços alternativos como hospitais (120 horas) e várias disciplinas relacionada com musculação.
@@MarcioSantos-vr5wh a culpa é da Universidade ou do aluno?? Todas as áreas tem profissionais bons e ruins. Já tive experiência com profissionais excelentes e medíocres.
O objetivo de um curso de 1 ano deveria ser apenas ensinar o básico sobre treinamento/musculação. A pessoa terminando o curso sabendo como não fazer cagadas com os outros, já está ótimo! Nós precisamos nos modernizar. 4 anos numa faculdade para atuar na área, é um absurdo, extremamente burocrático! Nenhum outro país tem isso e quer dizer que outros países não há bons/excelentes profissionais? O cara que quiser ser referência no meio, ele que vá atrás de outros cursos após esse básico. O que faz o bom profissional, é o próprio profissional, que está em busca constante de conhecimento e se atualizando no assunto. Ao meu ver, 300 horas de conteúdo específico para musculação (que é o que estão propondo), é o suficiente sim, para habilitar pessoas a atuarem na área.
@@prof.odilon Vi excelentes profissionais (um deles sendo o Thales Faccin), que estão contra este curso de 1 ano, dizendo que a grade do mesmo, é boa. E que terão excelentes professores nele também. De novo, isso vindo de quem é contra o curso.
@@PauloSouza-sb5or tem gente vendendo esse curso, não tem regulamentação ainda. Tem muita grana por trás! Minha preocupação maior é com qualidade da formação, se aumentaram o tempo, matriz boa e estágios poderá dar certo. Nessa forma, as “coxas” como estão fazendo não vai dar certo. Já existe um curso somente para quem deseja ser personal trainer: o bacharelado.
Estados Unidos não existe professor de musculação em academia. Lá, você tem a opção de contratar ou não o personal trainer. Além disso, a educação básica é bem diferente. Brasil # Europa Brasil # Estados Unidos Nem tudo de fora é melhor!
@@gladyssabatinibastos2113 difícil ter qualidade com 4 semana, improvável hahahah Infelizmente, é isso. O dinheiro acaba dominando. A minha preocupação é com a qualidade e educação virou mercadoria.
A musculação é apenas uma cadeira da musculação, todos sabem que são 4 anos com muitas cadeiras que não interessam a quem quer trabalhar especificamente com musculação e lutas por exemplo, pra que natação, handebol, futsal?? que façam um curso tecnológo pelo CREF mais técnico, se tem brecha na lei eles estão certos
Não seria mais fácil fazer uma especialização, como todos os outros cursos fazem… Criar vários cursos seria bem complicado, acho que até inviável financeiramente… Já imaginou um curso de tecnólogo para atuar apenas com handebol ou futsal? Tecnólogo tem o mesmo peso de curso superior.
Se existe o técnico de enfermagem, e outras profissões, pq não um curso totalmente voltado para musculação? Sabemos que o curso de Educação física tem muita coisa descartável para quem quer trabalhar na área da musculação. Basicamente é o último ano que o curso serve para essa área. Um ano focado na área, com certeza vai ser muito melhor que perder tempo com outros assuntos e esportes.
O técnico em enfermagem tem um chefe enfermeiro sob supervisão (normalmente), a proposta seria musculação e personal trainer. Entende a diferença? Personal trainer faz carreira solo…
@@prof.odilon depende, eu treino desde os 16 anos, hoje estou com 39. Sou formado em administração porém, gosto muito de musculação. Hoje em dia, não teria paciência para voltar para faculdade e fazer uma graduação em educação física mas, faria esse tecnólogo de boas e garanto que alunos não me faltariam visto que sempre estou auxiliando amigos e pessoas mais próximas com dúvidas e treinos que os "profissionais" formados não fazem.
@@anonimo-jb7rg tbm sou a favor do tecnólogo, algo mais bem elaborado (2-3 anos). Esse curso é técnico e tem qualidade duvidosa, totalmente online e 80 horas de estágio.
Só se os professores do Brasil que são formados em bacharel em Educação física deixar pq eles pagam Cref. Eu mesmo sou contra isso pq eu estou me formando em educação física.
Não faz sentido o cara estudar apenas 1 ano e achar que é personal trainer. Atividade física não é brincadeira, nossa área vai desvalorizar ainda mais.
@@juacigaiolas5909 pensa comigo: mais gente se formando e em menos tempo, mais gente no mercado de trabalho. Se muita gente procura o mesmo emprego, qual a tendência do mercado? Além da desvalorização, terá uma piora no qualidade do atendimento…
Pra mim, o curso de Educação Física já tem um erro que é, desmembrar em Bacharel e Licenciatura, pura e simplesmente visando dinheiro; entre vários outros que daria pra escrever um livro. SE vai sair algo dessa situação, que possa ajudar o profissional da área, que seja a discussão da real função do Cref, Confef e qualquer outro "EF" que exista! Porque, a única coisa que esses órgãos atuam é em multar e arrecadar. Talvez, por isso, que o Confef, que não responde praticamente nada pra ninguém, foi tão rápido em fazer nota de esclarecimento.. provavelmente, vendo que vão mexer no bolso deles! O retorno para o profissional é pífio!
Verdade, mas aparentemente não está decidido. Estão falando mais em tecnólogo, por outro lado, tem gente defendendo curso técnico de 1 ano… vou ajustar o texto. Obrigado
@@gregorimgyn eu defendo o bacharelado em educação física pela área de atuação e possibilidade de especialização na área (treinamento de força). Agora se tiver que optar entre o técnico e tecnólogo, escolherei o tecnólogo.
Sou da área jurídica e, na minha visão, a lei de 2023 é especial e posterior à lei geral da educação física de 1998.. e, portanto, deve prevalecer realmente, abrindo essa margem.. agora na minha visão pessoal, minha primeira graduação foi em ed física e confesso que o curso é muito fraco quando se fala em “musculação”. Logo, um curso bem focado e direcionado pra isso, ainda que seja em 1 ano, tem muito mais aptidão pra formar bons personais do que essa abordagem simplista de hoje em dia
Obrigado pelo comentário técnico. Hoje as matrizes curriculares mudaram, principalmente no bacharelado em educação física… Curso técnico em 1 ano não vai preparar, essa é a minha opinião… agora 2 ou 3 anos seria diferente…
O bacharelado é a opção no momento, acho difícil aprovarem um curso específico para a musculação. O bacharel hoje pode atuar no hospital, NASF, preparador físico, personal trainer, professor de ginástica e dança… essas opções em 4 anos de curso.
Nosso curso é sobre saúde e não estética, mas esse povo que quer esse curso de 1 ano parece que quer ir no mais fácil. Na saúde o mais fácil sempre sai mais caro. Na faculdade aprendemos anatomia, fisiologia, relação dos movimentos, como ajudar a pessoa com dores nos joelhos, na lombar, entre outros, como a pessoa aprende tudo isso em apenas 1 ano? Surreal.
Eu acho uma falta de respeito com o profissional. O povo entra em uma faculdade que e pessima e reclama que nao tem uma grade curricular que ensina de forma correta. A que eu curso e uma das melhores da região e sim, a gente aprende até na pratica muiiito sobre musculação. Alem de ter a obrigação de fazer estagios. Esses cursinhos vao ser perda de tempo. O correto seria uma forma de especialização durante o proprio curso. Alem de diminuir o tempo de estudo nao duvido nada que vai ser EAD 😂😂😂😂. Prevejo muitas fraturas e pessoas machucadas.
bom ainda bem que ja foi desmentido essa noticia, seria um absurdo. no brasil hoje querem desmerecer os cursos de graduação para criarem cursos rapido para formarem profissionais rapido e sem conhecimento, assim, prejudicando e colocando a vida das pessoas em risco. é o mesmo que chegarem hoje e fazerem um curso na área da medicina de 1 ano com a promessa que a pessoa no termino do curso ja pode sair qualificada para fazer uma cirurgia, ou a pessoa abrir uma clinica de estetica com apenas um curso tecnico livre fazer um procedimento que somente um médicos com especialização em dermatologia pode fazer.
O curso de educação física, do modelo que é hoje, é muito ultrapassado, pois te habilita pra muita coisa, mas não te prepara de fato pra quase nada. Muita teoria e pouquíssima prática, considerando a sua finalidade, ai a pessoa "habilitada" porém, precisará, de uns trezentos cursos extras, pra estar realmente apto a exercer a profissão. Então, ao invés de aumentar o tempo de graduação, ja que estão achando pouco, o ideal seria segmentar, pra cada um seguir o caminho que mais tem afinidade. Ex: tem gente que ama treinamento esportivo, mas não se vê atuando como personal, e vice-versa, então ele so precisará focar no que ele quer de verdade. Não adianta estudar muito e aprender pouco
Eu apoio tranquei minha faculdade pois colocam varias coisas na grade curricular que vc nunca vai usar em uma sala de musculação, eu aprendi muito mais na pratica trabalhando e em cursos específicos.
Quais cursos mano ?
Toda graduação é assim generalista… o curso de educação física (bacharelado) tem um leque de opções: personal trainer, preparador físico, fisiologista, dança, esportes adaptados, avaliação física…
@@prof.odilon Pois é mas não estou interessado em dança, ginástica rítmica, em ficar fazendo trabalhos interativos com colegas como tive que fazer, prefiro uma coisa pautada somente para o que quero aprender e não ficar pagando por 4 anos colocando coisas que tenho que fazer na obrigação.
@@digomakers10 compreendo, mas toda graduação é assim: medicina, fisioterapia, psicologia… a formação é generalista. O curso técnico tem vantagens e desvantagens, eu acho sinceramente que 1 ano é um tempo insuficiente e insustentável, por exemplo. A Usp por exemplo tem esse curso Bacharelado em Educação Física: Ênfase em Treinamento e Gestão no Esporte.
Você acha que um curso técnico de 1 ano vai te capacitar para ser personal trainer e atender pessoa idosas, com hipertensão, diabetes, outras doenças, reabilitação, atletas e estética
@@prof.odilon mas aí é que tá a questão a faculdade também não capacita porque como eu já disse eu sou da área eu já trabalho em academias desde quando eu comecei a minha faculdade de educação física então já estou há algum tempo na área, já faz mais de dois anos três anos estagiando e fazendo a faculdade e eu já vi pessoas que se formaram e vindo trabalhar na academia onde eu trabalho e não sabiam colocar pessoas nos aparelhos não sabia que tipo de exercício estava prescrito aos alunos e eu tinha que ensinar os formados, por isso que eu digo a faculdade não te prepara para trabalhar numa sala de musculação. Então para quê que eu vou ficar 4 anos perdendo da minha vida sendo que eu posso fazer um ano numa coisa que eu quero realmente trabalhar e depois buscar especializações para ficar melhor ainda na área que eu quero, isso é uma forma de encurtar o caminho e não ficar quatro anos lá vendo conteúdos que você não vai usar para o que você realmente quer trabalhar
Perdi 4 anos da minha vida fazendo curso de brincadeiras e recreação.
Se tiver que pagar o CREF eles liberam rapidinho, é tudo dinheiro.
Não diga isso, você é bacharel e tem uma área ampla de atuação: hospital, esportes, ginástica, personal trainer…
O confef fez um posicionamento sobre esse curso técnico de musculação.
Eu fiz o bacharel a distância não mim enviaram o horário que eu faco pra pegar a carteirinha do cref?
@@DiogoRamalho-pj8oi Entre em contato com o CREF da sua região, normalmente é horário comercial...
Tiraram a gente pra doido
@@andrelara5493 eu já entrei em contato com o CREF e à Confederação de Musculação e Fisiculturismo. À confederação já me respondeu, gravei um vídeo explicando tudo, amanhã será postado…
Estou na luta aqui!
De acordo total com essa lei! Sim sofri muito em academias por falta de profissionais..
Lamento pela sua experiência, mas existem excelentes profissionais de educação física tbm.
@@prof.odilon Em salas de musculação? Discordo. Em mais de 30 anos de musculação os melhores foram os que não tinham curso de ed. física que conheci na década de 90. Pelo contrario, entendo que os formados em ed. física deveriam se qualificar para poderem acompanhar as pessoas que fazem musculação, fato que não acontece nas academias.
@@marcelocamara3111 você parou no tempo? Década de 90??
Os tempos mudaram e a musculação evoluiu muito!! Se o cara não sabe ler e interpretar um artigo científico sobre essa temática, não estará apto.
@@prof.odilon Como disse, temos que deixar o corporativismo de lado. Sou cientista politico com graduação, mestrado e doutorado e há jornalistas com trabalhos mais relevantes em politica que muitos de meus colegas de formação. Não se preocupe, haverá espaço para os bons profissionais com um ano de formação técnica ou para os graduados em ed. física atualizados.
Com todo respeito mais eu em 10 anos de academia sei mais que os professores .
Aí aprendi que na faculdade de educação o período de musculação é básico do básico .
Eu que tô terminando bacharelado em FARMÁCIA, estudei por conta muita coisa sobre musculação e sinto que sei muito mais do que varios personais por aí que não cuidam nem do próprio corpo e querem cuidar do corpo dos outros, já vi personal em pleno 2024 mandando aluno fazer pulley nuca 🤦🏻♂️
Se quiser estudar sobre musculação de verdade leia o livro base: Fundamentos do treinamento de força. Fleck e Kraemer
Acha que sabe 😂😂😂
Melhor que 90 por cento dos que atuam nessa área imunda. Curso de 2 meses capacita QQ um a dar aula. Fodasse vcs e o cref. 😂😂😂😂😂😂 Área imunda serve para nada são o lixo das áreas fora 😂😂😂😂
@@higorlima2094 você acha que sabe
Brabo demais baseado em sentimentos😂
Cansei de procurar esse curso no Google mais não achei, já tem algum curso aberto?
Encontrou? Também estou procurando
Também tô procurando
Me fala se achar
Tô cursando Educação Física. Tô na metade do curso e já pensei em trancar várias vezes. Tem muita matéria distante do que eu quero, que é a musculação
Um conselho: termine. Você poderá depois fazer uma especialização em treinamento de força.
Eu mandei mensagem para a Confederação de musculação e fisiculturismo, gravei um vídeo explicando tudo e a informação deles.
Amanhã será postado.
Rendendo mais tempo pra se formar quanto mais demora e mais dinheiro pra universidade.
@@patrickrota nem sempre é tempo, as vezes é qualidade. Cuidar de outras vidas é muita responsabilidade.
Eu por exemplo atendo pessoas com diabetes, pessoas idosas, com hipertensão arterial… São mais de 10 anos de estudo (graduação ao doutorado), e sempre tenho dúvidas 🙌🏻🙌🏻.
Aproveite o processo do estudo, educação não é comercio.
Sr funciona com a enfermagem, pq não pode funcionar com a educação física, é só ficarem bem estabelecidas, as atribuições de cada um
Como funciona na enfermagem:
lei exige que as atividades de técnico de enfermagem e de auxiliar de enfermagem, quando exercidas em instituições de saúde, públicas e privadas, e em programas de saúde, somente sejam desempenhadas sob orientação e supervisão de enfermeiro (artigo 15 da Lei 7.498 /86).
Acha que daria certo na educação física?Um técnico em musculação teria a supervisão de um professor com graduação 😅
@@prof.odilonMas tu sabe que não é assim , os técnicos fazem tudo. Eu digo pq eu sou técnico e já trabalhei nesse inferno de enfermagem, não quero mais .
@@ThiagoOliveira-ie1tl infelizmente, e se for aprovado na educação física os técnicos tbm irão fazer de tudo…
Da mesma maneira, um superior contrata o tecnólogo e supervisiona... tem uns lersonal que sabem menos que eu.
@@vanessareinehr7376 isso acontece em qualquer área e não justifica um curso online, 80 horas de estágio e sem avaliação do MEC.
Acha que isso será a solução?
A musculação no Brasil está crescendo muito, vide as academias de rede, e essas gigantes que estão aparecendo, existe um empresário que disse que vai fazer a maior academia do mundo no Brasil, vamos passar os EUA, então as coisas estão evoluindo, esse curso será completo pra quem vai trabalhar unicamente com musculação, praticamente no mundo todo já é assim, quem ganha é o povo, e o formado não precisa temer, se for bom vai prosperar.
Será válido se for muito bem pensado e não apenas 1 ano como estão planejando…
Um ano não aprende nem a base, no mínimo teria q ser 3 anos só pra base, e olha que br se destaca mundo a fora justamente pela formação
@@AnbernicFirst tenho esse pensamento também, além das disciplinas ainda tem os estágios: academia, grupos especiais (pessoa idosa, hipertensão, diabetes), performance… tem muita coisa.
Galera acha que o personal vai ficar preso na academia e hipertrofia….
@@AnbernicFirst 1 ano é a base, as coisas evoluiu e evoluem, aprender é pela vida toda, só que a pessoa tem de ter de onde tirar o sustento pra sempre estar aprendendo e evoluindo.
Em todas as áreas da ciência humano, depois de formado, se vc por conta não se atualizar vai ficar pra trás.
Hoje,os tempos são outros.
Apoio o curso de personal treino 🎉🎉🎉🎉
@@MacielJunior-v3g você apoia um curso totalmente on-line (aulas gravadas) e 80 horas de estágio?
Por que não fizeram um curso de 2-3 anos, avaliação MEC, mais de 200 horas de estágio?
A qualidade da educação é o primeiro ponto!
Sou de acordo com o curso
O Cref gosta muito de dinheiro, se o curso sair e o cara pagar o cref claro que o confef vai ser a favor, o que o cref/confef quer e gosta é de grana, assim como muitas outras autarquias no Brasil.
Agora se o curso de 1~2 anos, de tecnologo é bom é outra coisa. Os prof. de academias são bons? só rarissimas exceções, a maioria não é e não vai ser. e talvez sim, um curso de 1 ano forme profissionais melhores, porque se um curso de 4 anos não faz.
O argumento tipo, 'mas 1 anos o cara não sabe treino para grupos especiais, treinamento desportivo,concorrente etc" a gente sabe que, quem faz 4 anos também não sabe nada disso. E sabemos que, musculação para estética é a maior demanda, então não tem do que reclamar, a resposta sempre foi e sempre será estudar mais e mais.
Atualmente o cara faz 4 anos, não aprende nada, saí da faculdade, faz mil cursos online/ead, o que esse tecnólogo vai fazer é inclusive chatear muito influencer online que vende curso.
Não seria mais fácil renovar a matriz? Eu sou professor e já ministrei disciplinas: grupos especiais 1 e 2; interpretação d exames laboratoriais; emergências nas atividades físicas e esporte; bases da musculação.
Agora lógico que as matrizes ainda precisam melhorar…
E hoje a maior demanda não estética, grande parte da população mundial tem alguma doença crônica… basta ver dos dados epidemiológicos…
Todas as pessoas que eu atendo hoje na musculação tem alguma doença crônica …
Irmão em 4 anos de educação física vc só estuda 5% de musculação, por isso os professores são terríveis, agora imagina um curso só focado nisso nem que seja 1 ano..... ja vai melhorar muitoo
@@21diassemcagar73 5%? Tem certeza?
Só se for licenciatura!! Sou professor do bacharelado, você está andando ou atrasado.
Tudo que tem neste curso on-line, tem em nossa matriz curricular.
@@prof.odilon nao aprende quase nada de musculação. Por isso a maioria sai da faculdade sem saber montar um treino!! Agora com essa notícia ficam ai com o c.u na mão igual você, sabe que se esse curso passar vocês vão perder a mamata de ganhar sem fazer nada.
Obs: sou formado
@@21diassemcagar73 você não tem nem foto, nem deve ser formado e fica vomitando asneira!
Vai lá fazer seu curso técnico de 1 ano online e 40 horas de estágio 😂😂😂
Esse curso não vai ser a salvação, apenas vai arrancar o dinheiro dos trouxas, que nem poderão atuar…
Teria que haver uma mudança drástica na graduação de Ed. Física. 4 anos estudando aleatóriamente, sem focar em nada. Perdi tempo. Concordo com um curso específico. Em países desenvolvidos é assim.
Será que o problema não foi a sua faculdade/Universidade?
Toda graduação é generalista: medicina, nutrição… Veja a área de atuação do profissional de educação física, é muito ampla: esportes, atividade física adaptada, condicionamento físico, personal trainer, professor de ginástica…
Se for pensar assim vamos criar cursos de ginástica, musculação, esportes… e acabar com o curso de educação física.
@@prof.odilon Nada disso. Nos EUA existem licenciamento de tecnólogos que se habilitam a ser personal e os cursos de ed. física continuam a existir sem problemas.
@@marcelocamara3111 o curso aqui será técnico, não será tecnólogo.
Aqui no Brasil tecnólogo = curso superior. Duração de 2-3 anos. Se for tecnólogo faria sentido.
Técnico de 1 ano, online, nível médio.
@@prof.odilonse for assim vamos acabar com o curso de engenharia e ciência da computação, respectivamente temos ediificações, redes e sistemas para internet. Nem por isso, é invalidade. Entendo que o pessoal da área fique sentido por isso, se sinta dono, mas não teria realmente problema algum de haver essa mudança. Se o cidadão ele quiser não se restringir só a musculação e queira algo mais amplo, ele faz a graduação. Caso contrário, o específico. Qual o problema nisso?
@@tbnspiano2661 o problema é qualidade e a forma como estão fazendo.
Repito: se fosse um curso de tecnólogo (2-3 anos), certificação Mec, matriz curricular bem elaborada, estágio definidos e com carga horária de verdade, seria válido!!
Veja o formato atual, uma Federação criada em 2022 que nunca organizou nenhum campeonato, curso online, 1 ano e meio, 80 horas de estágio, e esse curso será fiscalizado pela própria federação!!
Se a sua mãe tivesse osteopenia, sarcopenia, pressão alta. Quem você escolheria: um graduado (bacharel) com especialidade em grupos especias ou um cara que fez o curso técnico?
A galera do curso técnico não ficará restrita ao esporte, poderá atender qualquer um na sala de musculação ou personal trainer.
Já passou da hora disso acontecer. Se vc fo pegar a grade curricular pra qm quer ser personal pouco se aproveita. Então faz muito sentido pq em 1 ano da pra aprender muito coisa específica da musculação
Não é mais fácil melhorar a matriz curricular? Hoje no bacharelado tem varias disciplinas relacionadas a musculação: biomecânica, cinesiologia, bases da musculação, anatomia, antropometria, exercício para grupos especiais 1 e 2, personal trainer….
Imagine 1 ano de curso técnico, período insuficiente para preparar profissionais na área da saúde…
A questão é, são muitos conteúdos,vpra serem condensados em 4 anos de curso, esportes coletivos, que já são muitos, lutas, ginastica, natação musculação, fora todo o conteúdo base. Wuem muito quer, nada tem. Imagina, um curso de medicina, onde o médico ja sai habilitado em cardiologia, pediatria, oncologia, e etc? Ele não conseguiria ser bom em tudo, e na educação física, não é diferente @@prof.odilon
@@daisyrosy2269 todo curso de graduação é generalista, na medicina o médico estuda tudo por 6 anos, depois ele escolhe se especializar na residência…
Educação física são 4 anos e depois você pode optar tbm… eu por exemplo optei por fisiologia do exercício e grupos especiais….
Quero saber se posso abrir minha academia vom este curso de um ano … 😮😮😮
Se aprovado pelo MEC e CONFEF, por enquanto é mais especulação.
Sou formado em educação física, vc tem 3 matérias em 4 anos que realmente te ajudam em algo como personal ou professor de musculação., no mais, só aulas básicas de alguns esportes e brincadeiras, uma pessoa que experiência de treino levado a sério por anos, sabe muito mais que um formando. Acho muito válido ter um curso específico mesmo que de um ano apenas e só com matérias específicas, no estilo da pós de coaching bodybuilder da uni Iguaçu!
@@manualagricola2973 você fez licenciatura?
Sou professor do bacharelado e a matriz curricular é bem diferente.
As vezes, é a faculdade ou universidade que são ruins mesmo.
Eu quero saber onde faz a inscrição!
Por enquanto é só especulação! Sinceramente vai ter muita briga jurídica. Vejo mais pontos negativos do que positivos nesse curso de personal trainer.
Comecei a estudar Ed. Fisica bacharelado, agora estou na duvida com esse curso😂
Esse curso tem grande chance de ser cancelado ou proibir os professores de atuarem como personal trainer.
Acredito que vai ter muita briga jurídica
Larguei E.F no último ano por causa da pandemia. N tinha mais dinheiro pra me manter e fiz em uma das melhores faculdades. Digo que não é necessário 4 anos pra ser personal trainer, não menosprezando a profissão mas o curso em si não é voltado só para essa área. Precisa de anos e anos de estudo para ser um bom personal porém estudei recreação e os caralho tudo na faculdade. Legal e entrar para o mercado de trabalho e ir se especializando o quanto antes
Concordo com você, mas a graduação tem uma formação generalista, esse é o objetivo mesmo. Pois você terá um amplo mercado de trabalho. O problema é que estão querendo reduzir para 1 ano, aí é sacanagem… vai ter muita gente ruim sendo personal trainer, a realidade já não é muito boa… e ainda pode piorar.
Eu sou contra. A formação de 4 anos já e muito básica, imagina para o personal trainer. 😊
Essa lei é enorme, qual o capitulo e seção que fala sobre isso?
Art. 75
@@prof.odilonObrigado
Como o médico quer ser especialista vai estudar após fazer a faculdade
Tbm penso assim, o problema é o jeitinho brasileiro.
Querem resolver um problema complexo, com uma solução simples e ineficaz.
Opa tudo certo professor!
Tem Instagram porque não estou conseguindo encontrar através desse que está aí.
Odilon_abrahin
Seria uma benção esse tecnólogo.
Existem pontos negativos e positivos, um ano de curso é inviável, por exemplo…
@@prof.odilon Claro que é viável, e existe mais positivos que negativos 80/20.
@@rafag0d-k5b em um ano? Como seria essa matriz? E os estágios? Musculação no alto rendimento, grupos especiais, reabilitação… inviável, musculação não é somente estética…
@@rafag0d-k5b Eu quero ver quando um aluno seu quebrar ou deslocar uma perna no acidente se tu vai pedir pra ele se sentar na cadeira extensora para fazer o movimento de perna e colar o osso no lugar. Eu estou fazendo facu bacharellado e vou precisar passar por coisas medicas que não gosto pra ir na area de musculação e preparar não só os exercicios mas principalmente quando um osso se quebra em um acidente na academia ou deslocamento, isso não é brincadeira amigo, 1 ano tu não aprende porra nenhuma de academia e é capaz de tu fazer tudo errado de quem treina ha 17 anos r agora está estudando.
@@prof.odilon Bom no caso, cada área pra sua especialização, caso eu faça, seria especificamente para uma area da musculação.
Pessoal acha a ideia desse curso ruim, pq provavelmente não leram o PL 3081/2022... Nada é tão ruim que não possa piorar!
Essa PL iria afetar até 30 profissões!!
Estamos indo por um caminho sem volta!
@@prof.odilon na proposta inicial são 106 profissões para desregulamentação e extinguir a prova da OAB. De fato, ladeira abaixo, professor! Que este PL não seja aprovado nem parcialmente!
Estou cursando a segunda licenciatura em Educação Física, com duração de 1 ano. Minha primeira licenciatura foi em Letras. Quando terminar, em quanto tempo conseguirei o diploma de bacharel em Educação Física ou outro curso que me permita atuar como personal?
Você poderá creditar algumas disciplinas, o tempo depende da Universidade e a matriz curricular.
Uma curiosidade: Por que você cursa tantas graduações? Não faria mais sentido se especializar em algo?
Nos EUA 🇺🇸 não tem faculdade de educação física lá os instrutores são os próprios alunos que tem proficiência no assunto como já treinar há anos .
Lá é bem melhor mesmo, quem precisa de um profissional formado em educação física.
Imagine você entregar a sua mãe ou pai com osteoporose e hipertensão na mão de um profissional formado com especialidade em musculação terapêutica, imagine o perigo!
@@prof.odilon Olha amigo sabemos que nessas condições mencionadas não será um profissional de educação física que vai fazer milagres e sim sabemos que nós profissionais em educação física vamos passar o caso para a mão de um especialista no caso um médico.
@@brunoaugustonunes3202 como? Eu atendo somente pessoas idosas, e todos fazem musculação.
Inclusive temos uma formação na Universidade, o mercado já mudou…
Bom dia a todos! Eu tenho esse certificado. Fiz esse curso lá em Lisboa - Portugal. É super normal lá, pois esse curso nos torna personal trainer ou seja, só podemos trabalhar em academia. Agora se quisermos fazer ou trabalhar em outra área teremos que fazer a graduação. Como foi mencionado no vídeo a CBF já tem esses tipos de cursos, em Portugal tbm. Tem todos os cursos na área do Desporto tornando aquele profissional apto a trabalhar naquela área. Quando fiz educação física no Brasil queria trabalhar em uma área, sendo que, como todos sabem a grade é ampla e tem muitas coisas que não vamos utilizar.
Obrigado pelo comentário!
Você fez o curso presencial? Teve estágio?
Eu acho válido, mas poderia ser um curso de tecnólogo, avaliação Mec, mais horas de estágio.
A CBMF fez um curso totalmente online.
Se for um curso intenso na area específica de musculação, tenho certeza que da tempo. E pra quem quer focar em dar aulas so de musculação e não outras partes. Tem que ser opcional do interessado so na MUSCULAÇÃO.
Pra você aprender só musculação precisa da base: anatomia, cinesiologia, fisiologia humana, fisiologia do exercício, biomecânica, exercício para grupos especiais 1 e 2, treinamento físico, bases da musculação, avaliação física e interpretação de exames laboratoriais, fora os estágios… acha que consegue em apenas 1 ano?
@@prof.odilonSim em um ano dá plenamente
@@Maik_9 como seria a matriz de 1 ano e estágios?
Você tem alguma experiência com matrizes curriculares e estágios supervisionados? Já foi membro de NDE ou elaborou alguma PPC?
@@prof.odilon Já vi vários especialistas concordando, inclusive formados em educação física, o ponto é sempre o mesmo muitas disciplinas e recreações desnecessárias se tratando de musculação, até agora só vi você de pelo menos outros quatro canais famosos de educadores físicos, e não adianta querer bater na tecla de cadê o seu curriculum que não vai colar comigo, se você teve que estudar anos para se profissionalizar e vai ter que assistir outras pessoas tendo uma especialização mais específica e se despontando mais do que você só lamento meu caro, pode ficar tranquilo o que é seu ninguém vai tomar, tem espaço pra todos sorte e sucesso pra você e a todos que em um ano vão se tornar profissionais independente do diploma o diferencial continuará sendo na aplicação e excelência do profissional
@@Maik_9 recreações?? Você não tá confundindo licenciatura com o bacharelado??
Quais profissionais estão apoiando esse curso técnico?? Desconheço um profissional sério!
Só vejo blogueiro e pessoas que não querem estudar… querem o caminho mais fácil!!!
Vamos fazer isso com outros cursos tbm: medicina, fisioterapia, nutrição…
So diz onde vai ter o curso, quero fazer
ua-cam.com/video/4nXx_5LU6uk/v-deo.htmlsi=L6yCnUXkQR0px9md
Veja esse vídeo ⬆️⬆️
Conselho: ainda não faça tem muita questão jurídica ainda. Corre o risco de fazer o curso e não poderá atuar legalmente.
Cuidado que em breve irão querer lançar o curso de nutrição esportiva de 1 ano 🙃
Ser generalista não é algo melhor, não dá pra justificar que por outras áreas terem isso. Isso é bom! Sem conexao alguma
Por isso, existe a especialização 😅.
Não tem como um especialista não dominar o básico, devemos primeiro entender o básico e depois o específico.
concordo, poderia ser em todas as áreas, tomara que tenha curso de 1 ano em curso técnico em cirurgia de apêndice pra mim poder exercer a função sem precisar de cursar medicina, e vou querer também fazer o curso de 1 ano em direito civil pra mim sem precisar cursar direito tambem, olha que beleza.
Na década de 80 e 90 tinha muitos instrutor de musculação (excelentes) em academias que não eram profissionais de EF e nas academias exibiam nas paredes dezenas de certificados feitos nas federações de musculação e halterofilismo.
Década de 80 e 90.
A realidade agora é outra, você precisa estudar anatomia, biomecânica, cinesiologia, fisiologia humana, fisiologia do exercício, treinamento resistido, fisiopatologia, treinamento esportivo… mudou né?
Ah, mas na minha academia só tem professor ruim!!! Claro, você paga 80 reais na mensalidade, acha mesmo que os melhores profissionais estarão nessas academias?
Vida escolar e acadêmica é assim mesmo. Vc aprende um pouco de muita coisa e no final usa, na melhor das hipóteses, 5% do que aprendeu na vida profissional.
Em Portugal tem uma instituição que dá o curso de personal, mas se a pessoa quiser dar aula em escola aí sim a pessoa teria que fazer a graduação.
Quanto tempo de curso? Neste caso é um curso técnico?
@@prof.odilonPelo que eu estudei sobre o curso aqui em Portugal ele é considerado técnico superior com duração de 1 ano, 6 meses em aula e mais 6 meses de estágio
Mano, indignação? Hoje na academia inteligente tinha uma mulher na máquina de panturrilha com 1 anilha de 10kg de um lado e uma de 5 outra de 2,5kg do outro, do lado tinha um casal de crianças no legpress com uma anilha de 20kg só de um lado. NINGUÉM corrigiu nenhum dos dois, aí você fala de indignação?
A culpa é da graduação ou do profissional??
Eu atendo especificamente pessoas idosas e com doenças crônicas na musculação e te digo que 18 meses é insuficiente!
@@prof.odilon eu acredito realmente que você seja um bom profissional, com bastante conhecimento, mas o exemplo que eu dei indica, quero dizer que, a graduação não garante a qualidade, respondendo a sua pergunta
@@igormatheus7271 sim, por isso existe a fiscalização e avaliação do MEC.
Imagine um curso sem fiscalização e avaliação, e totalmente online e com apenas 80 horas de estágio. Imaginou?
Famoso jeitinho Brasileiro é foda vai acabar passando mesmo
Acho que não passa assim, vai ter muita briga jurídica!!
Querem criar um curso técnico na marra.
@@prof.odilon tomara que você esteja certo, me dediquei e me formei, fiz pós graduação para ter o conhecimento necessário, para
Vim um aventureiro e ser chamado de “personal”
@@matheuswilliams3073 irei reunir com o cref 18 amanhã.
Precisamos lutar!
@@prof.odilon Nos mantenham informados pf.
Ninguém pergunta qual a formação do profissional, raros casos perguntam.
Preocupante! Deveríamos pesquisar e conhecer o profissional da saúde (e outras áreas).
@@prof.odilon estou cursando educação física, se for verdade mesmo isso do curso de 1 ano técnico, eu vou fazer, mas mesmo assim terminarei meu curso de educação física. Vai que a decisão é revogada ou não se concretiza até o término de 1 ano.
@@AbcAbc-ff4op termine a sua graduação, esse curso técnico ainda é especulativo.
Eu entrei em contato com à Confederação de Musculação e Fitness, já me passaram a resposta.
Amanhã lançarei esse vídeo explicando tudo…
Top agora sim vale a pena por valor de salário do cara que trabalha na academia ... vou fazer pra cima
Estude o mercado. Pq terão cada vez mais profissionais e qual será a tendência do mercado? Aumentar o preço 🤡?
Eu entendo muito bem do assunto se sair esse curso tecnologo eu irei fazer com toda certeza, mas tem que ser dois anos um ano não dá certo.
O curso é técnico, não tecnólogo. O tecnólogo precisaria da aprovação e avaliação do MEC.
Nos Estados Unidos é assim faz um tempo
E lá temos o maior o índice de obesidade no mundo.
Lá não tem professor de musculação, só personal trainer.
Nem sempre, o que vem de fora é melhor!
Um ano e meio. Foi um ano as primeiras turmas, mas mudou.
@@junivandosilva8321 isso, mas têm vídeos atualizados sobre esse tema no canal.
Minha amiga mora na Flórida e fez agora o curso de personal trainer e não precisou fazer educação física. E teve diploma tudo certinho!!
Se fez curso não é diploma, é certificado.
Ela pode atuar lá, aqui não pode.
Aqui é necessário a graduação em educação física e agora estão querendo aceitar cursos da respectiva federação esportiva.
Porém, ainda vai ter muita briga jurídica!
Meu irmão, nessa questão de musculação, temos uma área quase que completamente independente da educação físicade uma maneira geral. Sem dúvida, um marombeiro com 10 anos de musculação, sabe muito mais do que o professor gordo que dá aula em muitas academias. Então assim, se liberaram pra futebol, pq não pra musculação, já que tem crescido tanto?
É diferente no futebol você só pode atuar com a parte técnica e tática, não pode atuar com a preparação física.
Se a sua mãe tem osteopenia e hipertensão arterial quem você contataria: o professor “gordo” com graduação e especialização em musculação terapêutica ou o marombeiro?
Musculação não é só estética!
Um ano e meio, 18 meses, na faculdade tenho certeza que Ninguem passa esse tempo todo estudando musculacão,,, vai se otimo para pessoas como eu, q ama a musculação, e nao tenho condição de fazer uma faculdade por 4 a 5 anos,,
Se for estudar de verdade, vai perceber que é pouco tempo.
O personal trainer atua somente com musculação? E se teu aluno tiver hipertensão, diabetes, obesidade, dislipidemia? E se for idoso? E se ele teve uma lesão de LCA (já passou pelo fisioterapeuta)?
porra isso ja devia ta funcionando a muito tempo, vejo gente medilcre com diploma. diploma não diz muita coisa. é importante? sim! , mas ja deveria ter um curso tecnico sobre isso. eu acho o tempo de 1 ano muito curto, pra mim o ideal seria 2 anos só focado nisso, com stagios e tudo que se deve fazer. mas tambem intendo o pessoal formado. mas acredito que a ideia vá funcionar muito bem.
Sempre haverá gente medíocre com e sem diploma, com e sem curso técnico.
Agora se virar moda fragmentar o curso superior em vários técnicos, vai dar muito BO e brigas jurídicas, até por conta dos conselhos.
@@prof.odilon concordo com você amigo, acredito que isso não vire moda, a verdade é que dentro do curso tem muita disciplina que é só pra encher linguiça. E maior parte das pessoas que se formam vão pra ensino em academia, poucas vão pra outras áreas, tipo... ensino formal.
Vai ficar pior, não acha personal qualificado q saiba dar aula, o contratante contrata mas o personal não sabe o que é halter e nem os exercícios, lamentável, isso acontece aki em Avaré 😢
Sim, eu não acho que um curso técnico online de 18 meses vai ser a solução.
@@prof.odilon exato, eu passei a faculdade, fiz um ano e nem sei se vai compensar terminar, vou dar uma estudada.
Eu penso da seguinte forma a sala de musculação virou a curva de rio da Ed física o cara se forma até pensa em trabalhar em outras áreas mas as vezes não consegue e quando nada da certo ele vai parar na sala de musculação sendo assim acredito q pessoas q acabem optando pelo curso técnico vão ter o prazer de estar no local de trabalho e com certeza motivados
A sala musculação é um dos piores cenários financeiramente para o profissional de educação física (professor de salão). Normalmente, funciona de vitrine para conseguir alunos de personal…
Sou a,favor do curso mas com 2 anos de duração
Se for um curso (tecnólogo), com uma matriz bem definida e estágios. Agora nesse formato, tá complicado!
O complicado é que nessa lei, 9696/98 eu não vi, no vídeo, o parágrafo: "revoga-se disposições anteriores.", então a brecha permanece.. eu acredito que vai ter sim, é uma tendência que já atingiu outros ramos; o fitness/esporte é a bola da vez.
Perfeito, não sou advogado, sou professor de educação física. Realmente parece uma brecha.
O Conselho Federal de Musculação poderia ter independência para criar o curso, eu mandei msg pra eles perguntando e entrei em contato com l CREF tbm.
Gravei um vídeo sobre isso tbm, amanhã irei postar a resposta da Confederação.
Professor, nao é sem diploma e sim um tecnólogo que vai ter um diploma. Atualmente, ja existe areas que nao precisa de diploma, que mais tarde vai virar um curso desses, como por exemplo, instrutor de artes marciais, natação, professor de futebol e etc.
A diferença é que um professor de musculação e personal tem uma demanda imensa na musculação: grupos especiais (pessoa idosa, hipertensão, diabetes), atletas (pensando na parte física), emagrecimento, reabilitação….
Um instrutor de de artes marciais ensina apenas a técnica, de futebol ou futebol tbm…
Um personal trainer é um profissional da área da saúde, imagine um cara do curso técnico atender um cardiopata, sem base, e apenas 80 horas de estágio.
Sou a favor de um curso de tecnólogo (2-3 anos), mais de 200 horas de estágio, avaliação Mec.
Quando vai entrar em vigor essa lei ? Ja vejo muitas instituições se benefíciando com precos abusivos
Sendo sincero seria muito interessante assim como tem técnico em enfermagem, e tem enfermagem. So botar eles pra receber menos que um graduado
Por enquanto foi apenas especulação nas redes sociais, parece que tem uma empresa planejando. Acho que vai ter uma batalha jurídica…envolve o conselho federal de educação física, Mec…
@@prof.odilon Não parece ser só especulação, vi uma empresa no Instagram, nao tô lembrando o nome, já tão vendendo curso a tempos, já tem até turma formada nesse curso, não é de agora.
@@marcusvinicius7960 por enquanto é especulação pq ninguém cria um curso técnico da área da saúde assim, precisa ter validação do MEC e aprovação do conselho federal de educação física.
Se estão vendendo o curso sem aprovação, só posso falar que pode dar errado, a pessoa vai fazer o curso e não poderá atuar.
Fiz educação física na Federal, jogaria fora 95% do currículo facilmente... Ideal é algo focado na área que vai trabalhar. 90% das pessoas entram já sabendo o que vão fazer.
@@andrebatalha3384 entendo, mas olha o nome do curso: educação física. A formação é generalista, é uma necessidade e tem muita gente que troca de área no decorrer do curso.
Eu por exemplo, entrei e queria atender atletas. Hoje atendo exclusivamente grupos especiais (pessoas idosas, com hipertensão, diabetes).
Depois de formado, você tem a opção de fazer especialização, residência.
tem que autorizar logo esse tecnologo, to querendo fazer
estou fechando minha faculdade essa semana mesmo
Não é garantia esse curso de tecnólogo, apenas especulação…
Vc tem alguma indicação de curso para personal? Meu filho quer fazer e estou procurando pra ele
@@dafneperolaprojetos não existe esse curso, até o momento.
Precisa da graduação em educação física para atuar como personal trainer.
@@dafneperolaprojetos curso? e ensino superior.
Vou ter que entrar pelo direito bacheralado
😂😂😂😂😂
Então é sobre isso, o curso de personal treiner e só pra o esporte fisioculturismo, as pessoas podem estudar EF.
O objetivo seria capacitar p/ ser personal trainer em 1 ano 🤡🤡🤡
@@prof.odilon sim, de forma objetiva, direcionado ao esporte, com um exame a altura.
@@MEnino639 Todos os esportes? Ou um curso técnico para cada esporte??
Hoje você pode fazer o bacharel e aprender sobre preparação física, ter uma base de vários esportes e fazer cursos específicos tbm, um exemplo seria o curso da CBF ou CBV.
@@prof.odilonA questão é sobre fisioculturismo. O Curso da CBF, eu tenho que ter bacharel, pra poder fazer?
@@MEnino639 alguns cursos, sim.
Você faz curso para ser técnico de volei ou futebol, se for preparador físico ou fisiologista precisa da graduação. Entendeu a diferença?
Você pode fazer o curso IFBB para ser árbitro, por exemplo…
A briga é um curso para ser personal trainer em apenas 1 ano.
Te falar que toda a Europa é assim, aqui tiramos o TEEF o curso tem duração de 14 meses
Toda a Europa? Tem certeza
Se olharmos para América os USA 🇺🇸 é assim, porém lá não existe professor de musculação (sala de musculação), apenas personal trainer.
Outro ponto o curso da CMBF será totalmente on-line.
Reformulando a parte da Europa q eu conheço - Portugal, França, Espanha, Itália, Reino Unido e mais alguns
@@victorhugooliveiradenazare3126 alguns países que você citou tem graduação, Espanha é um exemplo.
E alguns tem a formação em tecnólogo que é diferente de curso técnico.
A CBMF tem o curso técnico.
@@prof.odilon Tem graduação todos, mas não impede de validar o TEEF, posso fazer o curso tirar a credencial aqui em Portugal e posso trabalhar normalmente na espanha, Portugal tbm tem graduação
Acho que o curso deveria ter a mesma quantidade de horas que da faculdade nas matérias principais e o estágio.
E também sabemos que é muito pouco a quantidade de musculação na faculdade pois depende da grade, infelizmente tem professores na sala de aula, que não deveriam estar, pois isto resulta na quantidade de praticantes nas clinicas de reabilitação.
E sabemos como foi feito o Cref para provisionados.
Espero que ocorra mudanças, é necessário ter um ensino que reduza esse tanto de pessoas lesionadas.
Com certeza, muita coisa precisa ser melhorada e não é criando um curso de 1 ano que as coisas irão melhorar na educação física! Seu posicionamento foi preciso!
A ideia é esse curso virar uma extensão..
E a galeria que está querendo pular etapas, sinto muito, o jeitinho brasileiro não vai rolar kkkkkkkkkkkk
Certeza, jeitinho brasileiro.
Precarização da educação!
Se olhar pela lei, está mais que amparado, acho que vai ficar igual a questão do Enfermeiro e do Tecnico em enfermagem, conheço pessoas que sequer são formados em educação e tem um conhecimento surreal, e varios personais fracos, com formação academica acho que este curso vem para focar em uma parte da educação fisica, haja visto que a area é muito abrangente, ai ficará a cargo da pessoal escolher em qual area quer focar, so para constar isso já existe nos USA.
Sempre esse papo, conheço gente sem formação que sabe muito…
A maioria da pessoas sem formação não tem base, colocam em risco a saúde das pessoas, e não podem atuar com base na lei (questão legal e ética).
A lei têm várias falhas: 1) musculação não é esporte, fisiculturismo sim. 2) Como o personal trainer poderá atuar somente com musculação? E as outras atividade: exercícios de endurance, alongamento…
3) A própria federação vai fiscalizar esses técnicos? Quem vai avaliar a qualidade dos cursos técnicos?
O certo seria 2 anos de matérias base e mais 2 de matéria específica, exemplo: musculação, lutas, danças etc.
Em algumas Universidades funciona assim.
vejo que muita gente apoia esse projeto, mas se um aluno tiver um infarto ou quebrar a perna durante o exercicio? A pessoa não vai conseguir nem fazer a manobra de reanimação. Eu estou começando a fazer esse curso e treino ha 17 anos, eu sei muita coisa de musculação pois amo essa área, mas se acham que pegar um cartão confirmando que e professor e na prática não souber nem posicionar um osso fraturado e colocar numa tiboia esse professores de 1 ano vão quebrar a cara e vão quebrar feio. Eu não gosto de estudar ossos ou sistema nem nervoso ou cardiovascular, mas sou obrigada a fazer oque não gosto por 4 anos pois eu amo academia e musculação, respiro essa área, mas quero ir preparada para ajudar os meus alunos nos bons e maus momentos e não por 1 ano e por fim não saber nem o movimento direito, ficar encostado na parede mexendo no celular ou ficar flertando garotas como vejo muitos personais por ai na academia.
E outra, eu vejo muitos personais gordos ou magros demais nesse trabalho não passando o significado "Saude" na academia, achando que a pessoa pode viver bem sendo obesa e dar aula, para mim isso não me desce e passa uma péssima imagem na academia.
Agradeço o relato, por isso, que apenas 1 ano é um tempo insuficiente, atividade física é coisa séria e muita responsabilidade!
Um curso técnico do trabalho ver uma cadeira de primeiros socorros.
Aprendi primeiros socorros na 8a série....
@@andreczyzeski1922 aprendi biologia na oitava série tbm! Sou biólogo?
@@andreczyzeski1922 nem todas as escolas tem o primeiro socorro, fica a dica.
Eu estou pensando em fazer faculdade de personal treler, apenas a faculdade, mesmo
😂😂😂😂 você não entende o sotaque de um paraense, lembra o carioca.
Kkkk se o pessoal soubessem que a grande maioria que se formou em educação física comigo mal aprendeu a fazer agachamento.. Teve uma matéria chamada exercícios físicos em academia onde o professor tentando ensinar os alunos lembrava muito aquele episodio do chaves tentando aprender a tocar violão com o seu madruga.. rsrs
Complicado, né!?
Imagine um curso totalmente online, aulas gravadas e 80 horas de estágio...
Deu para notar no vídeo que você forçou a barra para defender o bacharelado em educação física, eu acho que eu tbm iria fazer o mesmo se fosse graduado na área.
Mas veja bem, se você for um personal exclusivamente musculação e você se especializa nisso é bem possível em 1 ano aprender tudo.
O que não dá é uma pessoa querer ser pesonal de academia e ficar aprendendo um monte de coisa sem necessidade.
Sobre mercado de trabalho o mundo esta em constantes mudanças, se o mercado mudar, você também deve mudar! apenas isso.
Bacharelado é um curso da área da saúde, imagine capacitar as pessoas para atenderem idosos, atletas, reabilitação em apenas 1 ano de curso técnico. Impossível, pra você estudar musculação é necessário ter a base: anatomia humana, cinesiologia, biomecânica, fisiologia humana, fisiologia do exercício, antropometria, bioquímica do exercício, treinamento, bases da musculação, exercícios para grupos especiais 1 e 2, interpretação de exames laboratoriais… não é assim!
Eu não sei qual a sua formação, sou professor de educação física, com especialização, mestrado e doutorado e não atendo por exemplo paciente oncológico na musculação, pq não é meu nicho de mercado, eu passo sempre para um especialista, não sou capacitado pra esse público. Agora o curso técnico não vai fazer essa distinção…
Kkkaka como estão tão alarmados os que não prestam. 🤡🤡🤡
Quem o vive c apaixona, quem faz com paixão o influencia e ensina, quem ensina é bom, quem é bom sempre será procurado.
Tava na hora de ter pessoas que realmente ensinam o que vivem.
@@ronaldpinaya1164 na verdade estão alarmados os coach e blogueiro, e os entusiastas que acham que entendem de exercício, sem nunca ter estudado um livro básico!!
Eu estou tranquilo, sou formado (bacharel e licenciatura), especialização, mestrado e doutorado 😌. Posso atuar conforme a lei e estudei de verdade pra isso.
Nos Estados Unidos só precisa de dois meses. Um ano dá sim pra a passoa se qualificar. Essa é a minha opinião. E cada um tem a sua.
Mas, a realidade lá é bem diferente… aqui a nossa educação básica tá sucateada… sou professor na Universidade, conheço um pouco da realidade…
Um ano é inviável… atividade física é coisa séria, precisa saber fisiologia humana, do exercício, anatomia, cinesiologia, biomecânica, interpretação de exames, bases da musculação, bases do treinamento, bioquímica do exercício, antropometria… fora os estágios….
O curso de la é bem ruim, não qualifica
@@AnbernicFirst la é só uma certificação, as pessoas gostam de brincar com a saúde! Atividade física é coisa séria!
1 ano apenas 😂😂 se já tem muito personal ruim imagine em 1 ano e curso sendo online
Preocupante!!! Uma brincadeira com a saúde da população!!!
Para mim tanto faz,pois sempre tem trabalho para quem é competente,mas acho um. PERIGO ,pois nos que fizemos graduação conseguimos trabalhar com qualquer indivíduo com qualquer comodidade.
O perigo maior é para a sociedade! Atividade física é coisa séria!
1 ano não vai preparar ninguém!
quero deixa claro que um curso de um ano não prepara um bom profissional, mas O BOM PROFISSIONAL, vai sair desse curso e procurar conhecimento por fora e pode tranquilamente ser tão bom quanto qualquer bacharel em ed fis
Esse é o problema… outro ponto que me preocupa: área de atuação, o técnico vai realmente ficar limitado ao personal trainer?
Ou vai tentar ser preparador físico, fisiologista, atuar nos esportes….
Um curso de tecnólogo com 3 anos faz mais sentido… 1 ano não prepara…
por si só, a musculação levada a sério tem muitos pormenores, como o sr. falou não é so hipertrofia, 1 ano não prepara com certeza. mas com todo respeito a faculdade também não. Busque na memória do Sr. quando saiu da faculdade e começou tudo, sem experiência.... o filing, a experiência vem com o tempo buscando conhecimento após a faculdade e fazendo dia - a - dia buscando melhorar sempre
eu tenho certeza absoluta prof. o conhecimento que o sr. tem hoje foi conquistado após o diploma, com seu suor, fazendo cursos, estudando, observando quem ja tava no topo, não foi a faculdade.
@@andreoribas9155 compreendo, mas todo a Universidade é assim, você precisa estudar muito por fora… a Universidade te fornece a base… você não acha que um aluno de medicina precisa estudar muito por fora tbm?
Se com Universidade e anos estudos estamos assim, imagine um ano de formação. Faz mais sentido mudar a matriz, do que criar um curso técnico…
Os melhores cientistas no treinamento de força são do 🇧🇷
Talvez um ano seja pouco pra ser um profissional completo, mas, pra quem quer trabalhar somente com musculação, acho válido um curso mais curto. Na graduação de educacao física é ensinado muito pouco, grande parte é sobre esportes coletivos. Acho que uns 2 anos a 2 e meio seria uma boa duração.
Compreendo, porém todos os curso de graduação da saúde são assim (generalistas): nutrição, fisioterapia, medicina…
Não seria mais fácil ajustar a matriz curricular do bacharelado em educação física?
@@prof.odilon seria uma boa solução pq pra quem quer fazer ed física voltado pra musculação, a faculdade é muito fraca.
@@brunoximenes294 pois, realmente tem curso de educação física ruim, mas existem cursos bons tbm. Se tiver curso técnico teremos o mesmo problema.
Infelizmente a educação virou comércio!
O ano é 2050.....temos o profissional de educação física e o técnico de educação fisica
Hahhahahahah
Aonde se inscrever no curso?
Curso de tecnólogo ainda não foi lançado, por enquanto é uma especulação. Eu acho que ainda vai ter briga jurídica.
Isso já acontece com jornalismo há tempos..galera só faz curso técnico de 2 anos no lugar da faculdade e conseguem emprego.
Vc diz: "Quando vc termina sua graduação, vc tem a opção de escolher e se especializar", no minuto 05:36.
E quem já escolheu a área que quer atuar, antes mesmo de iniciar a graduação? É justo a pessoa passar por uma faculdade de 4 anos, mesmo assim? E outra, querer equiparar a profissão de um médico com a de um personal trainer, é forçar a barra demais! Vc acha mesmo que as duas profissões estão no mesmo nível de complexidade?
Seguindo teu raciocínio, para se tornar um enfermeiro, a pessoa tbm deveria fazer faculdade de medicina. Não deveria então, ter o curso de técnico de enfermagem, onde o enfermeiro só aprende de fato, o que irá desempenhar na profissão.
Mas, existe o curso de enfermagem!!
Conheço várias pessoas que trocaram a área depois que entraram na graduação por afinidade mesmo, ou oportunidade de mercado de trabalho. Todas as graduações são assim.
Você acha que só estudar musculação vai garantir um bom profissional, tem muita coisa por trás…
@@prof.odilon Acho que vc não entendeu meu ponto.
O curso de enfermagem já prepara o enfermeiro para com o que ele irá lidar. Por que então, quem quer trabalhar apenas na sala de musculação, não pode ter um curso ensinando somente o que será necessário para este ambiente?
Por que é preciso passar por uma faculdade de 4 anos, vendo várias coisas que não serão utilizadas, para quem tem apenas este objetivo?
E outra, a graduação poderia ter 15 anos, que ainda assim, não garantiria bons profissionais! Não é o tempo da graduação que faz o bom profissional, é ele mesmo!
@@PauloSouza-sb5or como personal trainer irá atuar somente com musculação? Ele precisa dominar treinamento aeróbio, flexibilidade, avaliação física, grupos especiais…
O técnico em enfermagem ainda tem um supervisor graduado em enfermagem…
5:41 (Minha opinião) Sim, mas quem vai pra faculdade é já sabe em qual grade ela vai se especializar vai ser uma perdar de tempo, e muita coisa sendo ingressada é pouco sobre o que vc quer se especializar.
6:07 isso é óbvio, afinal quem pratica musculação não é só fisiculturista e sim pessoas normais do cotidiano, não é pq nós espelhamos nós atletas que quer dizer que iremos fazer para fins egoístas, mas convenhamos se vc chegar em uma academia e perguntar o porquê a pessoa começou sei treino ela possivelmente irá responder dizendo estar insatisfeita com sei físico
6:45 o que te passam e pouco utilizado, Laércio refundini mesmo disse que usou apenas: anatomia do exercício e Biomecânica. Então o que se vale nesses 4 anos tão poucou é aprofundando, diploma não significa conhecimento, se fosse assim eu não teria visto pessoas da minha antiga sala de aula saindo do ensino médio sem saber lere escrever.
Acho que viajei um pouco mas essa é minha opinião sobre😂❤
Compreendo seus pontos de vista, mas todos os profissionais da saúde tem um formação holística, no sentido de ampla.
Veja a medicina, nutrição, psicologia…
Você acha que um nutricionista esportivo deveria fazer um curso técnico de apenas 1 ano tbm??
@@prof.odilon depender do curso, se for um curso bem elaborado e a pessoa se dedicar sim, rapaz tem um nutricionista chamado balu, ele estudava nutrição esportiva por conta própria, ele lia as tabelas nutricionais dos produtos para ver para que serve e tal, o propício fez o curso de nutrição apenas para pegar o CRN entendes meu ponto? A questão não é a quantidade de tempo mas sim das próprias pessoas. Se a pessoas quer aquilo mano ela vai correr atrás
@@Rogério09-p3n concordo, mas nem todo as as pessoas são assim, igual o o
Balu. A maioria precisa de orientação e muito estudo…
Existem alunos autodidatas mesmo…
A área da saúde é holística, você precisa saber muita coisa mesmo…
Só minha opinião...
Cada 100 alunos formados em educação física 10% sabe oq realmente é musculação..!!
Aí o os alunos novos das academia se espelham em alunos mais velhos de treino sem formação!!
Vejo a maioria da galera se formando sem nenhum conhecimento..
Presenciei um caso de um professor de educação física dando aula de natação.. o de o aluno se afogou .. e sabe oq foi mais fod@ disso..?? Foi q um pai de um aluno salvou o garoto do pior .. pois a prática leva a perfeição.!! E esses profissionais de hoje são só número!!!
O professor foi questionado sobre não tirar o jovem da água.. ele só declarou q na época de faculdade ele não tinha passado por uma cena real de resgate..kk
Então sim... Desejo muito q isso de certo.. assim termos muito mais profissionais na área de educação física capacidades pra dar aula..
Acredito q os requisitos serão pelo menos uns 10 anos de treino.. pelo menos terá alguma experiência em instruir o aluno novo..!!
Como você disse é a sua opinião, não são fatos!
Você acha que um curso online de 1 ano e meio é a salvação?
Sou professor do bacharelado no universidade, e a realidade é completamente diferente. Estágio de academias (120 horas), grupos especiais (120 horas), clubes esportivos (120 horas), espaços alternativos como hospitais (120 horas) e várias disciplinas relacionada com musculação.
Se eles quiserem fazer um curso, que façam mas tem que durar 4 anos, como todos os outros.
A ideia seria um curso técnico (ensino médio) não seria uma graduação…
O certo é fazer o bacharelado em educação física, simples assim.
4 anos de estudo para não corrigir o aluno na execução do exercício é foda. É o que mais vejo na academia.
@@MarcioSantos-vr5wh a culpa é da Universidade ou do aluno??
Todas as áreas tem profissionais bons e ruins. Já tive experiência com profissionais excelentes e medíocres.
Tomara que lancem logo esse curso!
Até o momento para ser mais especulação!
O objetivo de um curso de 1 ano deveria ser apenas ensinar o básico sobre treinamento/musculação.
A pessoa terminando o curso sabendo como não fazer cagadas com os outros, já está ótimo!
Nós precisamos nos modernizar. 4 anos numa faculdade para atuar na área, é um absurdo, extremamente burocrático! Nenhum outro país tem isso e quer dizer que outros países não há bons/excelentes profissionais?
O cara que quiser ser referência no meio, ele que vá atrás de outros cursos após esse básico. O que faz o bom profissional, é o próprio profissional, que está em busca constante de conhecimento e se atualizando no assunto.
Ao meu ver, 300 horas de conteúdo específico para musculação (que é o que estão propondo), é o suficiente sim, para habilitar pessoas a atuarem na área.
Entendi. 300 horas baseada no que? Alguma PPC, Mec, alguma matriz curricular? Ou apenas é a sua opinião?
@@prof.odilon Vi excelentes profissionais (um deles sendo o Thales Faccin), que estão contra este curso de 1 ano, dizendo que a grade do mesmo, é boa.
E que terão excelentes professores nele também. De novo, isso vindo de quem é contra o curso.
@@PauloSouza-sb5or tem gente vendendo esse curso, não tem regulamentação ainda.
Tem muita grana por trás!
Minha preocupação maior é com qualidade da formação, se aumentaram o tempo, matriz boa e estágios poderá dar certo. Nessa forma, as “coxas” como estão fazendo não vai dar certo.
Já existe um curso somente para quem deseja ser personal trainer: o bacharelado.
Eu apoio, tem na Europa , nos Estados Unidos
Estados Unidos não existe professor de musculação em academia.
Lá, você tem a opção de contratar ou não o personal trainer.
Além disso, a educação básica é bem diferente. Brasil # Europa
Brasil # Estados Unidos
Nem tudo de fora é melhor!
@@prof.odilon tem um curso de 4 semanas bem carinho que vc se torna personal pq nas academias não tem instrutor.
@@gladyssabatinibastos2113 difícil ter qualidade com 4 semana, improvável hahahah
Infelizmente, é isso. O dinheiro acaba dominando. A minha preocupação é com a qualidade e educação virou mercadoria.
A musculação é apenas uma cadeira da musculação, todos sabem que são 4 anos com muitas cadeiras que não interessam a quem quer trabalhar especificamente com musculação e lutas por exemplo, pra que natação, handebol, futsal?? que façam um curso tecnológo pelo CREF mais técnico, se tem brecha na lei eles estão certos
Não seria mais fácil fazer uma especialização, como todos os outros cursos fazem…
Criar vários cursos seria bem complicado, acho que até inviável financeiramente…
Já imaginou um curso de tecnólogo para atuar apenas com handebol ou futsal? Tecnólogo tem o mesmo peso de curso superior.
Se existe o técnico de enfermagem, e outras profissões, pq não um curso totalmente voltado para musculação?
Sabemos que o curso de Educação física tem muita coisa descartável para quem quer trabalhar na área da musculação. Basicamente é o último ano que o curso serve para essa área.
Um ano focado na área, com certeza vai ser muito melhor que perder tempo com outros assuntos e esportes.
O técnico em enfermagem tem um chefe enfermeiro sob supervisão (normalmente), a proposta seria musculação e personal trainer.
Entende a diferença?
Personal trainer faz carreira solo…
Só está preocupado o profissional que parou no tempo e não se preocupou em se aperfeiçoar.
Só está preocupado o pessoal que não fez graduação e quer o caminho mais fácil, podendo inclusive não atuar 😅
@@prof.odilon depende, eu treino desde os 16 anos, hoje estou com 39. Sou formado em administração porém, gosto muito de musculação. Hoje em dia, não teria paciência para voltar para faculdade e fazer uma graduação em educação física mas, faria esse tecnólogo de boas e garanto que alunos não me faltariam visto que sempre estou auxiliando amigos e pessoas mais próximas com dúvidas e treinos que os "profissionais" formados não fazem.
@@anonimo-jb7rg tbm sou a favor do tecnólogo, algo mais bem elaborado (2-3 anos).
Esse curso é técnico e tem qualidade duvidosa, totalmente online e 80 horas de estágio.
Estudamos 4 anos para pessoas sem diploma serem personal sem cref em academias clandestinas ou seja elas por elas
O posicionamento da nossa classe é fundamental. Blogueiro, marombeiro, coach sem formação. Todos querem atuar, mas não querem estudar.
Só se os professores do Brasil que são formados em bacharel em Educação física deixar pq eles pagam Cref. Eu mesmo sou contra isso pq eu estou me formando em educação física.
Não faz sentido o cara estudar apenas 1 ano e achar que é personal trainer. Atividade física não é brincadeira, nossa área vai desvalorizar ainda mais.
@@prof.odilon não desvaloriza pq estamos aí para correr atrás dos nossos direitos vcs pagam CREF eu ainda não estou pagando pq não me formei
@@juacigaiolas5909 pensa comigo: mais gente se formando e em menos tempo, mais gente no mercado de trabalho.
Se muita gente procura o mesmo emprego, qual a tendência do mercado? Além da desvalorização, terá uma piora no qualidade do atendimento…
Daqui a pouco esse salário poderá abaixar, caso o que está sendo cogitado aconteça e seja criado o tecnólogo de personal trainer!
Vai baixar pq o mercado de personal trainer ficará saturado…
Pra mim, o curso de Educação Física já tem um erro que é, desmembrar em Bacharel e Licenciatura, pura e simplesmente visando dinheiro; entre vários outros que daria pra escrever um livro. SE vai sair algo dessa situação, que possa ajudar o profissional da área, que seja a discussão da real função do Cref, Confef e qualquer outro "EF" que exista! Porque, a única coisa que esses órgãos atuam é em multar e arrecadar. Talvez, por isso, que o Confef, que não responde praticamente nada pra ninguém, foi tão rápido em fazer nota de esclarecimento.. provavelmente, vendo que vão mexer no bolso deles! O retorno para o profissional é pífio!
To fazendo nutrição e vou fazer esse se liberar....
No texto fale em curso técnico.. Porém no vídeo vc fala tecnólogo. Curso Tecnologia é Superior e curso técnico é Nivel Medio.
Verdade, mas aparentemente não está decidido. Estão falando mais em tecnólogo, por outro lado, tem gente defendendo curso técnico de 1 ano… vou ajustar o texto. Obrigado
@@prof.odilon tecnólogo no mínimo 2 anos e 1600hrs.
@@gregorimgyn eu defendo o bacharelado em educação física pela área de atuação e possibilidade de especialização na área (treinamento de força).
Agora se tiver que optar entre o técnico e tecnólogo, escolherei o tecnólogo.
Sou da área jurídica e, na minha visão, a lei de 2023 é especial e posterior à lei geral da educação física de 1998.. e, portanto, deve prevalecer realmente, abrindo essa margem.. agora na minha visão pessoal, minha primeira graduação foi em ed física e confesso que o curso é muito fraco quando se fala em “musculação”. Logo, um curso bem focado e direcionado pra isso, ainda que seja em 1 ano, tem muito mais aptidão pra formar bons personais do que essa abordagem simplista de hoje em dia
Obrigado pelo comentário técnico.
Hoje as matrizes curriculares mudaram, principalmente no bacharelado em educação física…
Curso técnico em 1 ano não vai preparar, essa é a minha opinião… agora 2 ou 3 anos seria diferente…
Se for um curso de 3 anos expecifico na MUSCULAÇÃO com estagios e disciplinas adequeadas 100%
O bacharelado é a opção no momento, acho difícil aprovarem um curso específico para a musculação.
O bacharel hoje pode atuar no hospital, NASF, preparador físico, personal trainer, professor de ginástica e dança… essas opções em 4 anos de curso.
O cref é nada da na mesma😒🤬. Parabéns aos educadores fisicos💪🥳
Realmente, vc deu sua opinião contra o curso. Na vida tudo muda. Esse curso não pode mudar?
Da forma que estão propondo eu não concordo, 1 ano de formação… isso precisa ser muito bem pensado. Não é assim, a saúde de muitos estão em jogo.
Nosso curso é sobre saúde e não estética, mas esse povo que quer esse curso de 1 ano parece que quer ir no mais fácil. Na saúde o mais fácil sempre sai mais caro. Na faculdade aprendemos anatomia, fisiologia, relação dos movimentos, como ajudar a pessoa com dores nos joelhos, na lombar, entre outros, como a pessoa aprende tudo isso em apenas 1 ano? Surreal.
Eu acho uma falta de respeito com o profissional. O povo entra em uma faculdade que e pessima e reclama que nao tem uma grade curricular que ensina de forma correta. A que eu curso e uma das melhores da região e sim, a gente aprende até na pratica muiiito sobre musculação. Alem de ter a obrigação de fazer estagios. Esses cursinhos vao ser perda de tempo. O correto seria uma forma de especialização durante o proprio curso. Alem de diminuir o tempo de estudo nao duvido nada que vai ser EAD 😂😂😂😂. Prevejo muitas fraturas e pessoas machucadas.
bom ainda bem que ja foi desmentido essa noticia, seria um absurdo. no brasil hoje querem desmerecer os cursos de graduação para criarem cursos rapido para formarem profissionais rapido e sem conhecimento, assim, prejudicando e colocando a vida das pessoas em risco. é o mesmo que chegarem hoje e fazerem um curso na área da medicina de 1 ano com a promessa que a pessoa no termino do curso ja pode sair qualificada para fazer uma cirurgia, ou a pessoa abrir uma clinica de estetica com apenas um curso tecnico livre fazer um procedimento que somente um médicos com especialização em dermatologia pode fazer.
O confef lançou uma nota. Porém, a empresa vai continuar por conta brecha na lei que citei no vídeo.
Espero que essa empresa não consiga!
O curso de educação física, do modelo que é hoje, é muito ultrapassado, pois te habilita pra muita coisa, mas não te prepara de fato pra quase nada. Muita teoria e pouquíssima prática, considerando a sua finalidade, ai a pessoa "habilitada" porém, precisará, de uns trezentos cursos extras, pra estar realmente apto a exercer a profissão. Então, ao invés de aumentar o tempo de graduação, ja que estão achando pouco, o ideal seria segmentar, pra cada um seguir o caminho que mais tem afinidade. Ex: tem gente que ama treinamento esportivo, mas não se vê atuando como personal, e vice-versa, então ele so precisará focar no que ele quer de verdade. Não adianta estudar muito e aprender pouco
Vir aqui por causa disso mesmo, pois estou atras disso.
@@Camarguimplaygames você assistiu o vídeo? 😅
O mundo está evoluído 4 anos é muita coisa mesmo, tem crianças com 2 ou 3 anos que ja sabem ler até em inglês
Bem diferente, educação física é área da saúde. Pessoas podem infartar, pode ter lesões se forem orientadas incorretamente…