Prezado senhor, se gosta tanto de ilustrar para aumentar a segurança na aviação, até buscando acidentes do outro lado do mundo, por que não utiliza como auxílio à instrução os acidentes com aeronaves da FAB? Sabemos que dariam grande incremento à sua proposta, seja no aspecto humano, operacional e material. Algum melindre, comandante?
Caro Barbosa! Não há melindre algum. Eu gostaria muito de usar relatórios de acidentes militares ocorridos no Brasil. Já cheguei a fazer solicitação formal ao Cenipa. Entretanto, estes documentos tem classificação de sigilo por parte dos órgãos do governo e não tenho acesso ou autorização para divulgação. Muito obrigado pela sugestão! 👍😉
@@BrancoAviacao CARO COMANDANTE, é realmente muito curiosa essa relação entre teoria e praxe, pois se o CENIPA propaga "aos quatro ventos" que o seu objetivo é investigar, entender e divulgar sugestões para que outros acidentes não ocorram, aviões da FAB e das outras forças não seriam aviões? Pilotos da FAB não seriam pilotos? E acidentes com aeronaves militares não seriam tão destrutivos quanto nas civis? E esse conjunto de meios e humanos envolvidos não permitiriam similaridade com a atividade do civil, como forma de permitirem aprendizados que evitassem ou mitigassem acidentes? É de se entender que se o acidente tivesse como principal fator contribuinte a influência de cargas ou materiais afetos à atividade militar, isso deveria sim ficar resguardado. Contudo, os casos, em maioria, são por falhas e panes comuns ao meio civil, inclusive nas "forçadas de barra". Esses deveriam ser publicitados para que o acervo de estudos de casos fossem revertidos em informes prol segurança de voo. Se o objetivo é poupar vidas e o desperdício de material tão caro como uma aeronave, sobretudo adquirida com recursos do público; creio que vocês aficionados, digo apaixonados pela aviação, deveriam insistir nessa divulgação, uma vez que condutas existem, inclusive, para serem mudadas com bons argumentos. Parabéns pelo trabalho!
@@ataquesuino Não acha que irei perder o meu tempo e todo o meu conhecimento com um PORCO não é mesmo? Estava boa a lavagem hoje? Igual a de ontem? NORMAL! Coisas do seu meio.
Na primeira metade dos anos 90, quando tirava meu PP em Rio Claro SP, o Cmdt "Seo" Aguirre, ex VASP, mais de 20.000 h em tudo que tem asa, me disse numa conversa: "minino, se tem uma coisa que quero que voce entenda a respeito de voar é: excesso de confiança mata!". Jamais esqueci.
Lembro-me muito bem do dia deste acidente. O ano era 1998. À época, eu estudava à tarde no Salesiano, então passava a manhã em casa. Sempre morei perto do Aeroporto Internacional Pinto Martins (SBFZ). Todo avião que vinha para pouso eu via da janela do meu quarto, então já era acostumado com aquele "movimento", só que naquela manhã de 21 de outubro de 1998, uma segunda-feira, eu vi chegando para pouso um avião à hélice, bimotor - não sabia naquele tempo qual era o modelo e nada mais - voando todo "torto", meio "empenado assim para o lado" e com um barulho muito estranho. Na hora eu pensei que ele ia era cair na Lagoa de Parangaba. Eu vejo esta cena passando aqui na mente!!! Naquele instante, tive certeza de que algo bom não ia acontecer. Corri para a cozinha - lá tinha um "janelão" que dava para ver, literalmente, as aeronaves pousando na pista do Pinto Martins - coloquei uma cadeira, às pressas, e subi nela para ver a situação daquele avião. Ele desceu mais "torto" do que já vinha e alguns instantes depois, vi uma tênue fumaça subindo. Como naquele tempo não existia acesso à internet como há hoje, desci logo da cadeira e corri para ligar a televisão. Oxe, não deu outra! Uns vinte minutos depois "chegou" a notícia que um avião transportando medicamentos tinha caído lá na Aerolândia (bairro). A sensação que tive é indescritível. Soube depois que o comandante do avião se chamava Pires Lima - tinha sido da Força Aérea Brasileira - e o copiloto se chamava Solano. O ajudante de cargas, que morreu depois no Instituto José Frota (IJF), desconheço o nome.
A impressão que da é que quem deveria consumir esse tipo de conteúdo nunca o faz. Como dito no final do vídeo, a história da aviação está repleta de acidentes por desvios operacionais - em todas as fases do voo. Muito boa a análise, Branco.
Sempre olho informações sobre acidentes, Para te entendimento melhor... tô terminando o PC.. todo conhecimento que temos, nunca será suficiente no ramo da aviação
@@BrancoAviacao Parabéns pelo canal, e os ótimos vídeos. Eu sempre assisto aos seus vídeos como "conteúdo, com exemplo prático na aeronáutica"... e não apenas um acidente aéreo. Eu trabalho com informática, em projetos de implantação de software, e muito do que é apresentado, possui forte relação com a Engenharia de Software. Lembro-me quando eu era Júnior, e participei de um projeto cujo líder era extremamente estúpido com questionamentos, quando eu via um problema, eu deixava "dar merda", porque não adiantava falar com ele. A diferença para a aviação, é que um SIC omisso morre. Desde quando eu me tornei Senior, sempre fiz questão de ouvir cada um da minha equipe, independentemente de ser Junior, Pleno ou Senior. Eu tenho uma irmã médica, obstetra, chefe de plantão... eu converso bastante com ela sobre esse assunto e, usando os jargões da medicina, ela faz o mesmo com a sua equipe... escuta todos da mesma forma, seja enfermeira, residente ou outro médico. Nos seus vídeos isso é apresentado como CRM... mas, eu entendo que o seu público não é apenas composto por pessoal ligado a aviação... mas sim, de todas as profissões que podem evoluir a qualidade operacional utilizando os conceitos apresentados.
@@marcelosousa.2022 - caro Marcelo, que bom que voce passou por esta experiência e acrescentou este aprendizado na lida com os colegas de trabalho. São coisas do relacionamento humano e acontecem e qualquer área de atividade, incluindo a medicina. Como voce comentou, o grande problema na aviação é que esta falta de sintonia no relacionamento de cabine pode se tornar em um sério acidente. Muito obrigado pelo seu depoimento e muito sucesso para voce! Abraço! 👍😉
Sou fã dessa sua colocação: " os fabricantes não tem interesse de colocar limitações em seus produtos" É algo muito profundo e infelizmente nem todo mundo percebe. Parabéns por mais um excelente vídeo, sou fã do canal 👏🏻👏🏻
Não entendo nada de aviação ,mas as explicações mesmo para um leigo mostra que o sr Branco é um mestre na área. Parabéns!
Рік тому+21
Trabalhei com o EMB 120 na Interbrasil (Transbrasil), tenho muito carinho por essa aeronave e seus sistemas, como os motores e helices. Vídeo sensacional e de grande valor para a segurança de vôo !!! Parabéns mais uma vez Branco !!! Forte abraço !!!
Voei o E120 durante meu período de Embraer. Considero este avião uma escola para pilotos, devido às demandas de gerenciamento de carga de trabalho na cabine, controle de derrapagem, de hélice, etc. Tive instrução com um colega que acumulou grande experiência voando na Interbrasil. Muito obrigado pelo gentil elogio, Carlos! Um abraço!
Obrigado, cmt. Pra gente que ainda opera o Brasília, esse vídeo chega a emocionar. E confesso que senti um frio na barriga na hora da reprodução do acidente. Enfim, mais uma excelente lição.
Excelente vídeo. Aeronave não é carro esportivo. Tem que respeitar regras e procedimentos durante todo o vôo. Pilotos das grandes cias de aviação tem capacidade técnicas e mental para oferecer vôos seguros e responsáveis.
Rapaz… a narração está muito boa! Se esse cara é piloto, já possui um dom para narração em off. Segunda atividade profissional, se assim desejar. Parabéns!
Finalmente encontrei um canal que nos "explica" didáticamente procedimentos, acidentes, e prevençoes. Especial "parabéns" ao apresentador que não se coloca como a "estrela" do canal, mas sim os fatos! 👏
Esperei dois dias pra assistir o vídeo, nada de interrupção ou desatenção, eu espero pra assistir, como uma aula que precisa ser assistida com muita atenção e em silêncio total, sempre degusto seus ensinamentos! Parabéns e já aguardando o próximo!
Mais uma "Aula" sobre administração de recursos e análise de riscos. Não sou aviador, mas é impressionante como as explicações se encaixam para qualquer empresa! Parabéns!!!
Mais uma aula!! As ações devem estar alinhadas com os procedimentos estabelecidos... Dar uma de ''jeitinho brasileiro'' não vai garantir nenhuma segurança plena nas operações. A aviação não tolera erros, erros custam vidas!
Professor Branco, obrigando por mais um compartilhamento de suas obras. Neste demonstra, assim como as maquinas o seres humanos precisam ter humildade de reconhecer seus limites, não é vergonhoso é uma virtude!
Mais um EXCELENTE, claro e didático vídeo, Parabéns Comandante Branco. Sobre os 2 pseudo-Pilotos, IRRESPONSÁVEIS, dia ou outro encontrariam a FALHA FINAL!!!
Infelizmente, estes macetes funcionam por um tempo e acabam reforçando a ideia de que funcionarão para sempre, o que não é verdade. Muito obrigado pelo elogio, amigo! 👍😉
Um banho de saberes adquiridos ao longo de uma carreira excepcional e aprendizados seguros aos profissionais gabaritados. Existe uma coisa que nunca é demais: conhecimentos. Parabéns mestre Branco.
BSB Capital Táxi Aéreo. Nesse dia eu estava no Aeroporto dos Guararapes, em Recife. Estava de malas prontas para ir voar com Pires Maia nesse avião acidentado, base Teresina. Fiquei o dia todo no aeroporto, e só descobri o acidente no final da tarde, quando fui na Sala AIS de Recife procurar saber a previsão de chegada do avião. Uma pena. Perdi dinheiro indo pra SP fazer o curso do Ground do Avião.
Mais um excelente video. Assisti essa animação do FDR quando entrei na Gol em 2005, durante um curso de CRM. Fiquei impressionado mas não tinha os detalhes até agora. Parabéns pelo trabalho, mais uma vez.
Mais uma fundamental relevância sas aulas de Davi Branco. Esse acidente mostra claramente que, os desvios operacionais do piloto em comando, violaram claramente às limitações da aeronave e, o perigo da cultura organizacional ser conivente em permitir esses desvios. A maior lição desse lamentável acidente é que, uma vez que esses pilotos, tecnicamente, foram dispensados pela empresa anterior, sobretudo, por motivos de "incompatibilidades de personalidade para comandar uma aeronave, excesso de confiança", fatires esses que possuem um firte componente psicossocial e cultural e que, contrariam frontalmente às determinações do manual da aeronave. Esse Comte. não deveria ser piloto de aeronave nunca mais. Ele deveria era procurar uma outra profissão, exatamente por causa dessas características personais incompatíveis para comandar uma aeronave. Essa é uma grande lição para muitos pilotos e, também para muitas companhias aéreas que, certamente, em nome do rogor das normas operacionais de segurança de vôo, terão que, obrigatoriamente, mudar às suas condutas, para que possam continuar operando sem essas evitáveis e lamentáveis ocorrências. Parabéns ao nosso Mestre em safety air Davi Branco, por essa importantíssima contribuição, prestando aqui, mais uma vez, um excelente serviço de ímpar observação, para que muitos pilotos e empresas aéreas do Brasil e do Mundo, possam com isso, refletir profundamente sobre as suas condutas e culturas que vogoram na atualidade e que assim, poderão ajustá-las às normas e condutas de uma aviação de excelência e, acima de tudo, segura, para que essas lamentáveis ocorrências sejam definitivamente banidas ou, no mínimo, minimizadas.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado mais uma vez comandante, como eu sempre digo: seu conteúdo pode salvar vidas. Honestamente eu busco ser melhor a cada vídeo que o senhor posta, sempre buscando a excelência, mas sem nunca achar que já a encontrei, ou seja, aprendendo sempre. Deus o ilumine e o proteja!
Muito bom! Simplesmente incompreensível (ainda bem) em dias atuais condutas como a desse comandante, e a complacência de seu colega perante o fato. Erros acontecem, está intrínseco ao ser humano. Porém desvios de procedimentos como esse - que nem de perto visaram segurança do voo, muito pelo contrário -, não devem e nunca deveriam serem aceitos. Que a gente aprenda e leve cada vez mais a sério conceitos de CRM no nosso dia a dia
Mais uma aula! 👏👏👏 Eu me proíbo de questionar os resultados de ações indisciplinadas no comando de aeronaves, porque são muito óbvias. Mas tenho uma observação: não são poucos os acidentes envolvendo governadores e falhas de comando no acionamento dos passos variaveis de helice. Será mesmo que já não era hora de usar mecanismos menos problemáticos para melhor desempenho de aeronaves? Sim porque quanto mais automatizado são as aeronaves, mais despreocupados ficam os comandantes. Isso nao é bom! O foco muda para programar softwares e sobra pouco tempo para manobrar comandos em voo, acompanhar o voo e prever um plano B em caso de avarias mecânicas. É muita informação. Um prazo muito curto do voo normal para um incidente inesperado. Se bem que nesse caso talvez uma arremetida teria evitado o pior. Confiou demais.
Рік тому+5
Mais um material de conteúdo espetacular e edição ímpar! Parabéns!
Branco. Muito obrigado pela aula, são as suas aulas que nos fazem melhores Aviadores. Uma indicação de video para analise e sobre o acidente do EMB120 no final da 10 em SBEG. Sobre CRM. No mais muito obrigado. parabéns pelo trabalho.
Parabéns pelo seu canal Cmte David. Muito bem detalhado e explicado, sem ser tendencioso, complementado com excelentes ilustrações, o que me fez ficar fã do canal. Sucesso sempre, e continue firme. Deus o abençoe.
Cada vez mais honrado com os conhecimentos adquiridos através desse magnífico professor. Muito obrigado por compartilhar conosco todo esse conhecimento. Tenho certeza que você, caro Comandante David Branco está salvando vidas. Grande abraço.
Eu sabia , o que havia ocorrido , desde 'a época do Acidente... Mas ´so entendi agora , porque Deu tão errado... Muito bacana...e os Pilotos devem aprender com essas Tão belas Explicações... Muito legal... Avião precisa, treinamento específico, pra tudo é quanto é coisa... Se for pego de surpresa , tá ferrado...
Parabéns mais uma vez pela sua ótima análise do ocorrido cmte Branco. O interesse na reconstituição é que há o disparo da rpm do motor 2 e a aceleração do motor 1 após baixarem os flaps. Abraços!
Isto mesmo. Provavelmente, quando o disparo de hélice ocorreu, o piloto levou as duas manetes a frente, mas com a hélice do motor 2 disparada, não houve aumento de torque e só o motor 1 acelerou. Muito obrigado, amigo! 👍😉
Também sou fã desse canal. Apesar de ser apaixonado por aviação de forma totalmente amadora, encaro muitos conceitos de segurança ditos aqui como sendo aplicáveis em diversas outras profissões. Os conceitos gerais de segurança caem como uma luva na minha área de TI e segurança da informação. Assisto sempre a todos os vídeos postados mais de uma vez. Vc seria um grande palestrante em qualquer área que envolva segurança! Valeu Branco.
Uma aula brilhante! Permita-me apenas discordar quanto à verificação da manutenção no dia anterior. Conheço bem o EMB-120 e sei que os sistemas do batente secundário esquerdo e direito são independentes. A falha simultânea de ambos é improvável, o que elimina a possibilidade de falha na verificação. O painel de disjuntores localiza-se no teto da cabine e tem um fácil acesso durante a operação. Quem conhece o EMB-120 sabe que antes da mandatoriedade do boletim de serviço que trouxe o batente secundário, a desaceleração da aeronave trazendo a manete antes de Flight Idle era uma prática corriqueira entre os operadores. A literatura aponta diversos casos de acidentes e incidentes com o EMB-120 devido ao disparo de hélice provocado, e justamente na fase do pouso. No mais, mesmo conhecendo o projeto a décadas, pude aprender nesses 30 minutos conceitos que nunca havia aprendido. A didática é incrível! Saudações!
Sou um leigo curioso em aviação. Um dia eu peguei um voo da Gol do Rio para Curitiba e na aproximação para o pouso eu vi que estava ventando muito e já sobre a pista a aeronave oscilou muito. Nesse momento eu pensei " vai arremeter, pelo amor de Deus!" E de fato foi o que ocorreu, o piloto arremeteu para meu alívio. Mas já vi muitas filmagens no youtube de pilotos que forçam a barra e pousam na marra, uma loucura completa. Esses videos dão uma ideia errada na cabeça de muitas pessoas que pensam que piloto bom pousa com qualquer tempo.
Lembrei da história que os pilotos da antiga RICO linhas aéreas com seus 737-200 , eram meio que proibidos de arremeterem para evitar custos extras de combustível. Quem arremetia quase sempre sofriam alguma punição e daí os relatos de pousos com baixa visibilidade em que teve caso que o trem de pouso chegava a colidir com a copa de árvores
Lembro que esse video foi o primeiro de caixa preta que vi no youtube, lá pelos anos de 2010, quando um amigo de cursinho me enviou pelo MSN. Naquela época, adolescente ainda, prestando concurso pra EPCAr, achava que o avião caira por causa de uma rajada, falha do motor ou algo do tipo, já que não tinha toda essa explicação destrinchada e bem didática. A cada video me torno mais fã do canal. Parabéns, Branco!
Obrigado pelo video! porem, eu tenho uma lembrança q já havia um video sobre esta aeronave e acidente, lembro de eu comentar que a informação q eu tinha (que vc me corrigiu) é que o piloto tinha "mania" de usar reverso ainda em vôo para que assim pudesse chegar alto e rapido e fazer uma desaceleração brusca.
@BrancoAviacao obrigado pela excelente explicação. Li em um artigo que as posições das manetes abaixo de FLT IDLE (e que alteram o passo das hélices), foram concebidas para este avião taxiar de maneira mais dócil. Inclusive o artigo criticava o sistema de limitação (batentes) das manetes, dizendo que era uma falha no projeto, pois haveriam soluções mais seguras para conter a aceleração ao taxiar, as quais removeriam totalmente a possibilidade dos pilotos cometerem este erro (disparo de hélice).
Perfeito o texto. Uma vez ouvi uma frase: a maturidade de um piloto é proporcional à capacidade de decisão de arremeter. Isso me fez pensar muito sobre uma soberba que eu tinha de achar que eu era foda, que no final tudo se resolveria. Eu tinha uma espécie de vergonha de arremeter.
Meu pai ia pegar uma carona nesse avião uns dias antes, esse piloto era amigo dele, mas meu pai desistiu pois viu coisas amarradas com arame na cabine, a manutenção era pecima. Lembro dele contando a história direitinho, ele so deu uma desculpa esfarrapada, agradeceu os colegas e saiu fora. Pouco tempo antes desse acidente. E fazer um speed break era comum mas sabiam dos perigos.
Não perco um vídeo, esse me trouxe as lembranças de peças do EMB-120 que eu programei e usinei na Embraer. Obrigado, Branco pela excelente apresentação. Temo que a qualidade na formação dos pilotos tenha degradado ainda mais nessas últimas décadas. Sucesso ainda mais pra você.
Excelente apresentação Cmt. Seus vídeos são excelentes. Seu conhecimento e experiência sobre os temas , dividos conosco, solidificam a importância da disciplina operacional. Obrigado por divulgar e dividir seu conhecimento que formam a base dos que estão iniciando e para os mais experientes um " refreshment " sobre o assunto. Parabéns e muito obrigado.
uma análise impecável, muito obrigado! isso tudo me lembra aquele trágico voo com a equipe de futebol do sul do Brasil, a coitadinha da controladora de voo que aprovou o voo pq seu emprego estava dependendo disso, a economia de combustível "na marra" e outros fatores que somados deram numa tragédia evitável!
O comandante era o meu pai. Faleceu quando eu tinha 2 anos de idade. Confesso que é díficil assistir ao vídeo. Sinto raiva que o tipo de personalidade/atitude dele não foram corrigidos com tanto tempo em companhias aéreas, como nenhum instrutor ou inúmeros exames ao decorrer da carreira não mudaram isso nele? Ou pelo menos o forcaram a trocar de carreira? Vasculhando pelas coisas do meu pai vi suas avalicões, notas perfeitas na grande maioria dos casos. Quando conheci os colegas dele e do meu tio(irmão do meu pai, também piloto) a reacão era mista, alguns tinham muita admiracão e saudades do meu pai, outros tinham medo de voar com ele, acho que o acidente mostra que eles tinham razão em pensar assim. Em um lado da moeda era um piloto muito dedicado em conhecer os aviões que voava, com dominio no Inglês e sempre estudando, o outro lado é que isso provavelmente deixou ele se sentindo um "super piloto" e eu crescendo sem um pai por isso. Que a história dele sirva de licão para todos que ignoram procedimentos de seguranca, seja na aviacão ou em qualquer outra área, e tomara que esse tipo atitude individual e cultura empresarial nunca sejam vistos como aceitáveis novamente.
Meus sentimentos pela perda do seu pai. Participei como investigador das primeiras ações no local do acidente e foi uma triste trágédia. Por favor, entenda que o video não tem qualquer cunho pessoal. É uma tentativa de conscientizar as gerações atuais sobre os cuidados que devemos ter sobre nossas atitudes e comportamentos, a fim de evitar estas tragédias, que provocam vítimas não só dentro do avião, mas que afetam completamente a vida daqueles que ficaram sem o seu ente querido. Meus sentimentos.
@@BrancoAviacao Eu não senti nenhum julgamento pessoal durante o vídeo, nem especulacões sobre quem o meu pai era fora do trabalho, bem diferente dos comentários. Obrigada, pela atencão e pelo vídeo.
Em tempos que se fala muito em cultura organizacional em tudo quanto é empresa de tudo quanto é segmento, este vídeo mostra exatamente o que significa isso.
parabéns pelo excelente vídeo , contemplando todas as situações técnicas padronizadas e os procedimentos e ações profissionais adotadas. nada acontece por acaso , e a soberba promove aindaa mais os riscos.
Ocorrência emblemática! Utilizamos este caso na finalização do curso PE-SAFETY em 2018. O que mais nos intrigou foi a fala “speed-brakes” 😢. Parabéns pelo conteúdo!
Top parabéns meu amigo......cada dia um aprendizado..... confesso e sei q poucos tem coragem sou paga a alguns anos e depois que comecei a ver seus conteúdos graças a Deus minha mente abriu cada dia que passa. Vejo a mudança operacional sou grato por ter uma pessoa que ajuda na aviação parabéns forte abraço
Comandante, seus videos são ótimos. Vi na playlist de prevenção de acidentes o senhor removeu alguns vídeos. Estou aflito porque não quero perder de assistir nenhum deles kkkk
Ótimo vídeo. Digo, ótima aula! Muitíssimo obrigado. Desde que iniciei meu PP, o seu canal tem sido o meu favorito! Hahaha Parabens, comando, e MUITO OBRIGADO.
Prezado senhor, se gosta tanto de ilustrar para aumentar a segurança na aviação, até buscando acidentes do outro lado do mundo, por que não utiliza como auxílio à instrução os acidentes com aeronaves da FAB?
Sabemos que dariam grande incremento à sua proposta, seja no aspecto humano, operacional e material.
Algum melindre, comandante?
Caro Barbosa!
Não há melindre algum. Eu gostaria muito de usar relatórios de acidentes militares ocorridos no Brasil. Já cheguei a fazer solicitação formal ao Cenipa. Entretanto, estes documentos tem classificação de sigilo por parte dos órgãos do governo e não tenho acesso ou autorização para divulgação.
Muito obrigado pela sugestão!
👍😉
@@BrancoAviacao
CARO COMANDANTE, é realmente muito curiosa essa relação entre teoria e praxe, pois se o CENIPA propaga "aos quatro ventos" que o seu objetivo é investigar, entender e divulgar sugestões para que outros acidentes não ocorram, aviões da FAB e das outras forças não seriam aviões? Pilotos da FAB não seriam pilotos? E acidentes com aeronaves militares não seriam tão destrutivos quanto nas civis? E esse conjunto de meios e humanos envolvidos não permitiriam similaridade com a atividade do civil, como forma de permitirem aprendizados que evitassem ou mitigassem acidentes?
É de se entender que se o acidente tivesse como principal fator contribuinte a influência de cargas ou materiais afetos à atividade militar, isso deveria sim ficar resguardado. Contudo, os casos, em maioria, são por falhas e panes comuns ao meio civil, inclusive nas "forçadas de barra". Esses deveriam ser publicitados para que o acervo de estudos de casos fossem revertidos em informes prol segurança de voo. Se o objetivo é poupar vidas e o desperdício de material tão caro como uma aeronave, sobretudo adquirida com recursos do público; creio que vocês aficionados, digo apaixonados pela aviação, deveriam insistir nessa divulgação, uma vez que condutas existem, inclusive, para serem mudadas com bons argumentos.
Parabéns pelo trabalho!
Petista tem cheiro...
Satisfeito barbosa recalcado?
@@ataquesuino
Não acha que irei perder o meu tempo e todo o meu conhecimento com um PORCO não é mesmo?
Estava boa a lavagem hoje? Igual a de ontem? NORMAL! Coisas do seu meio.
Na primeira metade dos anos 90, quando tirava meu PP em Rio Claro SP, o Cmdt "Seo" Aguirre, ex VASP, mais de 20.000 h em tudo que tem asa, me disse numa conversa: "minino, se tem uma coisa que quero que voce entenda a respeito de voar é: excesso de confiança mata!". Jamais esqueci.
Sou comandante de ATR particular, sabemos bem à importante da aderência aos manuais, e a disciplina operacional.
Excelente vídeo
Parabéns
Muito obrigado, Everton! 👍😉
Lembro-me muito bem do dia deste acidente. O ano era 1998.
À época, eu estudava à tarde no Salesiano, então passava a manhã em casa. Sempre morei perto do Aeroporto Internacional Pinto Martins (SBFZ).
Todo avião que vinha para pouso eu via da janela do meu quarto, então já era acostumado com aquele "movimento", só que naquela manhã de 21 de outubro de 1998, uma segunda-feira, eu vi chegando para pouso um avião à hélice, bimotor - não sabia naquele tempo qual era o modelo e nada mais - voando todo "torto", meio "empenado assim para o lado" e com um barulho muito estranho. Na hora eu pensei que ele ia era cair na Lagoa de Parangaba. Eu vejo esta cena passando aqui na mente!!! Naquele instante, tive certeza de que algo bom não ia acontecer.
Corri para a cozinha - lá tinha um "janelão" que dava para ver, literalmente, as aeronaves pousando na pista do Pinto Martins - coloquei uma cadeira, às pressas, e subi nela para ver a situação daquele avião. Ele desceu mais "torto" do que já vinha e alguns instantes depois, vi uma tênue fumaça subindo.
Como naquele tempo não existia acesso à internet como há hoje, desci logo da cadeira e corri para ligar a televisão. Oxe, não deu outra! Uns vinte minutos depois "chegou" a notícia que um avião transportando medicamentos tinha caído lá na Aerolândia (bairro). A sensação que tive é indescritível.
Soube depois que o comandante do avião se chamava Pires Lima - tinha sido da Força Aérea Brasileira - e o copiloto se chamava Solano. O ajudante de cargas, que morreu depois no Instituto José Frota (IJF), desconheço o nome.
Pires Maia... e o co piloto Baiano 😢
Caiu na vila Betânia, perto do Montese...
Matou uma senhora, foi cortada ao meio.
@@armandoneto627 isso! Ela estava varrendo o quintal, algo do tipo.
@@josedemontiervieiras.f2790 Exatamente...muito triste
@@armandoneto627 na época passava o programa do Cláudio Pinheiro, foi por lá que eu soube.
Aviação + Vaidade - Disciplina = equação mortal!
É bem isso... Muito obrigado, Rodrigo! 👍😉
A impressão que da é que quem deveria consumir esse tipo de conteúdo nunca o faz. Como dito no final do vídeo, a história da aviação está repleta de acidentes por desvios operacionais - em todas as fases do voo. Muito boa a análise, Branco.
As vezes também tenho esta impressão. Mas pelo menos levamos a informação àqueles que estão interessados. Muito obrigado, amigo! 🙏🏻😊👍
Sempre olho informações sobre acidentes, Para te entendimento melhor... tô terminando o PC.. todo conhecimento que temos, nunca será suficiente no ramo da aviação
@@BrancoAviacao Parabéns pelo canal, e os ótimos vídeos.
Eu sempre assisto aos seus vídeos como "conteúdo, com exemplo prático na aeronáutica"... e não apenas um acidente aéreo.
Eu trabalho com informática, em projetos de implantação de software, e muito do que é apresentado, possui forte relação com a Engenharia de Software. Lembro-me quando eu era Júnior, e participei de um projeto cujo líder era extremamente estúpido com questionamentos, quando eu via um problema, eu deixava "dar merda", porque não adiantava falar com ele. A diferença para a aviação, é que um SIC omisso morre. Desde quando eu me tornei Senior, sempre fiz questão de ouvir cada um da minha equipe, independentemente de ser Junior, Pleno ou Senior.
Eu tenho uma irmã médica, obstetra, chefe de plantão... eu converso bastante com ela sobre esse assunto e, usando os jargões da medicina, ela faz o mesmo com a sua equipe... escuta todos da mesma forma, seja enfermeira, residente ou outro médico.
Nos seus vídeos isso é apresentado como CRM... mas, eu entendo que o seu público não é apenas composto por pessoal ligado a aviação... mas sim, de todas as profissões que podem evoluir a qualidade operacional utilizando os conceitos apresentados.
@@marcelosousa.2022 - caro Marcelo, que bom que voce passou por esta experiência e acrescentou este aprendizado na lida com os colegas de trabalho.
São coisas do relacionamento humano e acontecem e qualquer área de atividade, incluindo a medicina. Como voce comentou, o grande problema na aviação é que esta falta de sintonia no relacionamento de cabine pode se tornar em um sério acidente.
Muito obrigado pelo seu depoimento e muito sucesso para voce! Abraço! 👍😉
muitos especialistas de internet hehehehehehe
Sou fã dessa sua colocação: " os fabricantes não tem interesse de colocar limitações em seus produtos"
É algo muito profundo e infelizmente nem todo mundo percebe.
Parabéns por mais um excelente vídeo, sou fã do canal 👏🏻👏🏻
Muito obrigado pela sua percepção e pelo feedback, Narciso! 🙏🏻😊👍
Não entendo nada de aviação ,mas as explicações mesmo para um leigo mostra que o sr Branco é um mestre na área. Parabéns!
Trabalhei com o EMB 120 na Interbrasil (Transbrasil), tenho muito carinho por essa aeronave e seus sistemas, como os motores e helices. Vídeo sensacional e de grande valor para a segurança de vôo !!! Parabéns mais uma vez Branco !!! Forte abraço !!!
Voei o E120 durante meu período de Embraer. Considero este avião uma escola para pilotos, devido às demandas de gerenciamento de carga de trabalho na cabine, controle de derrapagem, de hélice, etc. Tive instrução com um colega que acumulou grande experiência voando na Interbrasil.
Muito obrigado pelo gentil elogio, Carlos!
Um abraço!
03:57 - os caras passaram por avaliações técnicas, foram REPROVADOS e mesmo assim a BSB Capital contratou os caras! Coisa de maluco...
Obrigado, cmt. Pra gente que ainda opera o Brasília, esse vídeo chega a emocionar. E confesso que senti um frio na barriga na hora da reprodução do acidente. Enfim, mais uma excelente lição.
Muito obrigado pelo feedback, Nelson! 👍😉
Excelente vídeo. Aeronave não é carro esportivo. Tem que respeitar regras e procedimentos durante todo o vôo. Pilotos das grandes cias de aviação tem capacidade técnicas e mental para oferecer vôos seguros e responsáveis.
Me dá vontade de tirar meu PP, só pra colocar esses ensinamentos em prática. Continue firme Branco, seus vídeos estão salvando muitas vidas.
Muito obrigado pelo incentivo, Lucio! 👍😉
Rapaz… a narração está muito boa! Se esse cara é piloto, já possui um dom para narração em off. Segunda atividade profissional, se assim desejar. Parabéns!
Se ele é piloto? É o "Maverick brasileiro"!!!!! Vê o vídeo com a carreira dele, invejável.
Isso sim é um canal de aviação de verdade.
verdade..sem romantismo..mostra a verdade...
Canal é o do lito. Kkkk
Finalmente encontrei um canal que nos "explica" didáticamente procedimentos, acidentes, e prevençoes.
Especial "parabéns" ao apresentador que não se coloca como a "estrela" do canal, mas sim os fatos! 👏
Muito obrigado pelo gentil elogio, Geraldo! 👍😉
Mandou recado.
Esperei dois dias pra assistir o vídeo, nada de interrupção ou desatenção, eu espero pra assistir, como uma aula que precisa ser assistida com muita atenção e em silêncio total, sempre degusto seus ensinamentos! Parabéns e já aguardando o próximo!
Fico feliz pela atenção que você dedicou para assistir o video, Rodolfo! Muito obrigado! 🙏🏻😉👍
Mais uma "Aula" sobre administração de recursos e análise de riscos. Não sou aviador, mas é impressionante como as explicações se encaixam para qualquer empresa! Parabéns!!!
Muito obrigado pelo feedback, Igor! 👍😉
Mais um excelente video...
Olha que demorou, mas acabei por achar material de alto nivel e qualidade no YT... esse canal Branco e de excelencia
Muito obrigado pelo gentil elogio, amigo! 👍😉
Mais uma aula!! As ações devem estar alinhadas com os procedimentos estabelecidos... Dar uma de ''jeitinho brasileiro'' não vai garantir nenhuma segurança plena nas operações. A aviação não tolera erros, erros custam vidas!
Exato, o jeitinho e os macetes uma hora não vão funcionar e basta não funcionar UMA vez...
Muito obrigado, Lucas! 🙏😉👍
Sempre um maravilhoso trabalho em prol da segurança na aviação!!! Parabéns David....você tem muitos fãs ....eu sou um deles!!!Forte abraço!!!
Muito obrigado pelo apoio e pelo gentil elogio! 🙏🏻😊👍
Lamentável esses ocorridos
que fique de Lições para nós aeronautas.
Obrigado pela aula Comandante
DEUS abençoe
Sim, muito triste. Obrigado, Jean! 👍😉
Criar atalho nunca é boa opção na aviação. Branco, parabéns pelo exímio trabalho! Abraço!
Muito obrigado, Ayres! 👍😉
Professor Branco, obrigando por mais um compartilhamento de suas obras. Neste demonstra, assim como as maquinas o seres humanos precisam ter humildade de reconhecer seus limites, não é vergonhoso é uma virtude!
Mais um EXCELENTE, claro e didático vídeo, Parabéns Comandante Branco. Sobre os 2 pseudo-Pilotos, IRRESPONSÁVEIS, dia ou outro encontrariam a FALHA FINAL!!!
Infelizmente, estes macetes funcionam por um tempo e acabam reforçando a ideia de que funcionarão para sempre, o que não é verdade. Muito obrigado pelo elogio, amigo! 👍😉
Um banho de saberes adquiridos ao longo de uma carreira excepcional e aprendizados seguros aos profissionais gabaritados. Existe uma coisa que nunca é demais: conhecimentos. Parabéns mestre Branco.
Amigo, que trabalho sensacional. Tudo muito bem explicado, video objetivo, técnico, muito bem produzido. Desejo muito sucesso ao canal 🙏🏻
Muito obrigado pelo elogio e pelo incentivo, Douglas! 🙏🏻😉👍
BSB Capital Táxi Aéreo. Nesse dia eu estava no Aeroporto dos Guararapes, em Recife. Estava de malas prontas para ir voar com Pires Maia nesse avião acidentado, base Teresina. Fiquei o dia todo no aeroporto, e só descobri o acidente no final da tarde, quando fui na Sala AIS de Recife procurar saber a previsão de chegada do avião. Uma pena. Perdi dinheiro indo pra SP fazer o curso do Ground do Avião.
Eu acho esse canal muito top,parabéns, vc explica tudo de forma detalhada, até quem não entende nada de aviação consegue entender, parabéns!!!
Mais um excelente video. Assisti essa animação do FDR quando entrei na Gol em 2005, durante um curso de CRM. Fiquei impressionado mas não tinha os detalhes até agora. Parabéns pelo trabalho, mais uma vez.
Obrigado por mais um Curso de Segurança de Vôo!! 👏🏼👏🏼👏🏼
Melhor canal de segurança de aviação.
Mais uma fundamental relevância sas aulas de Davi Branco. Esse acidente mostra claramente que, os desvios operacionais do piloto em comando, violaram claramente às limitações da aeronave e, o perigo da cultura organizacional ser conivente em permitir esses desvios.
A maior lição desse lamentável acidente é que, uma vez que esses pilotos, tecnicamente, foram dispensados pela empresa anterior, sobretudo, por motivos de "incompatibilidades de personalidade para comandar uma aeronave, excesso de confiança", fatires esses que possuem um firte componente psicossocial e cultural e que, contrariam frontalmente às determinações do manual da aeronave. Esse Comte. não deveria ser piloto de aeronave nunca mais. Ele deveria era procurar uma outra profissão, exatamente por causa dessas características personais incompatíveis para comandar uma aeronave. Essa é uma grande lição para muitos pilotos e, também para muitas companhias aéreas que, certamente, em nome do rogor das normas operacionais de segurança de vôo, terão que, obrigatoriamente, mudar às suas condutas, para que possam continuar operando sem essas evitáveis e lamentáveis ocorrências.
Parabéns ao nosso Mestre em safety air Davi Branco, por essa importantíssima contribuição, prestando aqui, mais uma vez, um excelente serviço de ímpar observação, para que muitos pilotos e empresas aéreas do Brasil e do Mundo, possam com isso, refletir profundamente sobre as suas condutas e culturas que vogoram na atualidade e que assim, poderão ajustá-las às normas e condutas de uma aviação de excelência e, acima de tudo, segura, para que essas lamentáveis ocorrências sejam definitivamente banidas ou, no mínimo, minimizadas.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado mais uma vez comandante, como eu sempre digo: seu conteúdo pode salvar vidas. Honestamente eu busco ser melhor a cada vídeo que o senhor posta, sempre buscando a excelência, mas sem nunca achar que já a encontrei, ou seja, aprendendo sempre. Deus o ilumine e o proteja!
Essa é a postura certa, estamos sempre aprendendo. Muito obrigado, Luciano! 👍😉
Disparo de hélice nos Brasília sempre foi complicado, lógico que, com desvio operacional
Sim, a maioria dos casos por desvio operacional. Muito obrigado, amigo! 👍😉
Muito bom! Simplesmente incompreensível (ainda bem) em dias atuais condutas como a desse comandante, e a complacência de seu colega perante o fato. Erros acontecem, está intrínseco ao ser humano. Porém desvios de procedimentos como esse - que nem de perto visaram segurança do voo, muito pelo contrário -, não devem e nunca deveriam serem aceitos. Que a gente aprenda e leve cada vez mais a sério conceitos de CRM no nosso dia a dia
Muito obrigado pela contribuição, João! 👍😉
Mais uma aula! 👏👏👏 Eu me proíbo de questionar os resultados de ações indisciplinadas no comando de aeronaves, porque são muito óbvias. Mas tenho uma observação: não são poucos os acidentes envolvendo governadores e falhas de comando no acionamento dos passos variaveis de helice. Será mesmo que já não era hora de usar mecanismos menos problemáticos para melhor desempenho de aeronaves?
Sim porque quanto mais automatizado são as aeronaves, mais despreocupados ficam os comandantes. Isso nao é bom!
O foco muda para programar softwares e sobra pouco tempo para manobrar comandos em voo, acompanhar o voo e prever um plano B em caso de avarias mecânicas. É muita informação. Um prazo muito curto do voo normal para um incidente inesperado. Se bem que nesse caso talvez uma arremetida teria evitado o pior. Confiou demais.
Mais um material de conteúdo espetacular e edição ímpar! Parabéns!
Branco.
Muito obrigado pela aula, são as suas aulas que nos fazem melhores Aviadores.
Uma indicação de video para analise e sobre o acidente do EMB120 no final da 10 em SBEG. Sobre CRM.
No mais muito obrigado. parabéns pelo trabalho.
Excelente trabalho de pesquisa e edição.
Vida longa ao canal!!
Parabéns pelo seu canal Cmte David. Muito bem detalhado e explicado, sem ser tendencioso, complementado com excelentes ilustrações, o que me fez ficar fã do canal. Sucesso sempre, e continue firme. Deus o abençoe.
Muito obrigado pelo gentil elogio, Adolfo! Seja muito bem vindo! 👍😉
Cada vez mais honrado com os conhecimentos adquiridos através desse magnífico professor. Muito obrigado por compartilhar conosco todo esse conhecimento. Tenho certeza que você, caro Comandante David Branco está salvando vidas. Grande abraço.
Suas palavras são altamente motivadoras. Muito obrigado pelo apoio, Fabricio!
Eu sabia , o que havia ocorrido , desde 'a época do Acidente...
Mas ´so entendi agora , porque Deu tão errado...
Muito bacana...e os Pilotos devem aprender com essas Tão belas Explicações...
Muito legal...
Avião precisa, treinamento específico, pra tudo é quanto é coisa...
Se for pego de surpresa , tá ferrado...
Finalmente encontrei um canal de aviação espetacular! Obrigado Branco!
Meu amigo Branco. Obrigado sempre. Saiba que todos em casa são seus fãns.
Muito obrigado, Abraão! 🙏😉👍
Cara, o administrador desse canal é um gigante!
Parabéns mais uma vez pela sua ótima análise do ocorrido cmte Branco. O interesse na reconstituição é que há o disparo da rpm do motor 2 e a aceleração do motor 1 após baixarem os flaps. Abraços!
Isto mesmo. Provavelmente, quando o disparo de hélice ocorreu, o piloto levou as duas manetes a frente, mas com a hélice do motor 2 disparada, não houve aumento de torque e só o motor 1 acelerou. Muito obrigado, amigo! 👍😉
Também sou fã desse canal. Apesar de ser apaixonado por aviação de forma totalmente amadora, encaro muitos conceitos de segurança ditos aqui como sendo aplicáveis em diversas outras profissões. Os conceitos gerais de segurança caem como uma luva na minha área de TI e segurança da informação. Assisto sempre a todos os vídeos postados mais de uma vez. Vc seria um grande palestrante em qualquer área que envolva segurança! Valeu Branco.
Muito obrigado pelo gentil elogio, Marcos! Fico feliz que os conceitos possam ser usados pela sua área! Obrigado! 🙏🏻😊👍
Aconteceu a mesma coisa com um amigo do meu pai, infelizmente ele faleceu no local
Excelente esses vídeos desse canal. Muito bem explicado. Pena que a tripulação invés de fazer o básico. Inventam moda e aí ja era.
Sim, uma pena... Muito obrigado, amigo! 👍😉
Mais uma explanação excelente Comandante! Eu nunca havia entendido o porque deste acidente. Parabéns!!!
Uma aula brilhante!
Permita-me apenas discordar quanto à verificação da manutenção no dia anterior. Conheço bem o EMB-120 e sei que os sistemas do batente secundário esquerdo e direito são independentes. A falha simultânea de ambos é improvável, o que elimina a possibilidade de falha na verificação. O painel de disjuntores localiza-se no teto da cabine e tem um fácil acesso durante a operação. Quem conhece o EMB-120 sabe que antes da mandatoriedade do boletim de serviço que trouxe o batente secundário, a desaceleração da aeronave trazendo a manete antes de Flight Idle era uma prática corriqueira entre os operadores. A literatura aponta diversos casos de acidentes e incidentes com o EMB-120 devido ao disparo de hélice provocado, e justamente na fase do pouso.
No mais, mesmo conhecendo o projeto a décadas, pude aprender nesses 30 minutos conceitos que nunca havia aprendido. A didática é incrível!
Saudações!
Sou um leigo curioso em aviação. Um dia eu peguei um voo da Gol do Rio para Curitiba e na aproximação para o pouso eu vi que estava ventando muito e já sobre a pista a aeronave oscilou muito. Nesse momento eu pensei " vai arremeter, pelo amor de Deus!" E de fato foi o que ocorreu, o piloto arremeteu para meu alívio. Mas já vi muitas filmagens no youtube de pilotos que forçam a barra e pousam na marra, uma loucura completa. Esses videos dão uma ideia errada na cabeça de muitas pessoas que pensam que piloto bom pousa com qualquer tempo.
Lembrei da história que os pilotos da antiga RICO linhas aéreas com seus 737-200 , eram meio que proibidos de arremeterem para evitar custos extras de combustível. Quem arremetia quase sempre sofriam alguma punição e daí os relatos de pousos com baixa visibilidade em que teve caso que o trem de pouso chegava a colidir com a copa de árvores
Já chego dando o like, pois sei que é um conteúdo de raríssima qualidade. Obrigado!
Mais um vídeo excelente, no qual um leigo aprende muito.
Parabéns...abraços 🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Trabalho impecável, mais uma vez!
Muito obrigado, Tiago! 👍😉
Como sempre, excelentes drops de sabedoria!!!
Lembro que esse video foi o primeiro de caixa preta que vi no youtube, lá pelos anos de 2010, quando um amigo de cursinho me enviou pelo MSN.
Naquela época, adolescente ainda, prestando concurso pra EPCAr, achava que o avião caira por causa de uma rajada, falha do motor ou algo do tipo, já que não tinha toda essa explicação destrinchada e bem didática.
A cada video me torno mais fã do canal. Parabéns, Branco!
Muito obrigado pelo apoio e incentivo, Guilherme! 👍👍😉😉
Obrigado pelo video! porem, eu tenho uma lembrança q já havia um video sobre esta aeronave e acidente, lembro de eu comentar que a informação q eu tinha (que vc me corrigiu) é que o piloto tinha "mania" de usar reverso ainda em vôo para que assim pudesse chegar alto e rapido e fazer uma desaceleração brusca.
Na época comentava-se isso, mas sem um registro oficial eu não poderia incluir esta informação no video. Muito obrigado! 👍😉
@BrancoAviacao obrigado pela excelente explicação. Li em um artigo que as posições das manetes abaixo de FLT IDLE (e que alteram o passo das hélices), foram concebidas para este avião taxiar de maneira mais dócil. Inclusive o artigo criticava o sistema de limitação (batentes) das manetes, dizendo que era uma falha no projeto, pois haveriam soluções mais seguras para conter a aceleração ao taxiar, as quais removeriam totalmente a possibilidade dos pilotos cometerem este erro (disparo de hélice).
Excelente e extremamente informativo. Obrigado por compartilhar!
Muito obrigado, amigo! 👍😉
Chuva de conhecimentos, como sempre! Obrigada, obrigada!
Muito obrigado pelo gentil elogio, Laura! 🙏😉👍
Perfeito o texto.
Uma vez ouvi uma frase: a maturidade de um piloto é proporcional à capacidade de decisão de arremeter. Isso me fez pensar muito sobre uma soberba que eu tinha de achar que eu era foda, que no final tudo se resolveria. Eu tinha uma espécie de vergonha de arremeter.
Como sempre, um vídeo de extrema importância!! Parabéns pelo trabalho!
Meu pai ia pegar uma carona nesse avião uns dias antes, esse piloto era amigo dele, mas meu pai desistiu pois viu coisas amarradas com arame na cabine, a manutenção era pecima. Lembro dele contando a história direitinho, ele so deu uma desculpa esfarrapada, agradeceu os colegas e saiu fora. Pouco tempo antes desse acidente. E fazer um speed break era comum mas sabiam dos perigos.
Não perco um vídeo, esse me trouxe as lembranças de peças do EMB-120 que eu programei e usinei na Embraer. Obrigado, Branco pela excelente apresentação. Temo que a qualidade na formação dos pilotos tenha degradado ainda mais nessas últimas décadas. Sucesso ainda mais pra você.
Como de hábito, uma avaliação perfeita e extremamente didática. Muito gratificante assistir as análises do comandante Branco.
Muito obrigado, Mario! 🙏🏻😊👍
Excelente apresentação Cmt. Seus vídeos são excelentes. Seu conhecimento e experiência sobre os temas , dividos conosco, solidificam a importância da disciplina operacional. Obrigado por divulgar e dividir seu conhecimento que formam a base dos que estão iniciando e para os mais experientes um " refreshment " sobre o assunto. Parabéns e muito obrigado.
Eu que agradeço pelo seu gentil elogio e pelo incentivo! Um abraço! 🙏🏻😊👍
Canal objetivo, sem propagandas, e com um roteiro muito interessante 👏. Parabéns! Me inscrevi e compartilhei.
@@sidneysidney5120 - muito obrigado, Sidney! Seja bem vindo! 😉👍
*Gostei do vídeo! Parabéns! Um bom trabalho esse!* 👍🏻
uma análise impecável, muito obrigado! isso tudo me lembra aquele trágico voo com a equipe de futebol do sul do Brasil, a coitadinha da controladora de voo que aprovou o voo pq seu emprego estava dependendo disso, a economia de combustível "na marra" e outros fatores que somados deram numa tragédia evitável!
O comandante era o meu pai. Faleceu quando eu tinha 2 anos de idade. Confesso que é díficil assistir ao vídeo.
Sinto raiva que o tipo de personalidade/atitude dele não foram corrigidos com tanto tempo em companhias aéreas, como nenhum instrutor ou inúmeros exames ao decorrer da carreira não mudaram isso nele? Ou pelo menos o forcaram a trocar de carreira?
Vasculhando pelas coisas do meu pai vi suas avalicões, notas perfeitas na grande maioria dos casos. Quando conheci os colegas dele e do meu tio(irmão do meu pai, também piloto) a reacão era mista, alguns tinham muita admiracão e saudades do meu pai, outros tinham medo de voar com ele, acho que o acidente mostra que eles tinham razão em pensar assim. Em um lado da moeda era um piloto muito dedicado em conhecer os aviões que voava, com dominio no Inglês e sempre estudando, o outro lado é que isso provavelmente deixou ele se sentindo um "super piloto" e eu crescendo sem um pai por isso.
Que a história dele sirva de licão para todos que ignoram procedimentos de seguranca, seja na aviacão ou em qualquer outra área, e tomara que esse tipo atitude individual e cultura empresarial nunca sejam vistos como aceitáveis novamente.
Meus sentimentos pela perda do seu pai.
Participei como investigador das primeiras ações no local do acidente e foi uma triste trágédia.
Por favor, entenda que o video não tem qualquer cunho pessoal. É uma tentativa de conscientizar as gerações atuais sobre os cuidados que devemos ter sobre nossas atitudes e comportamentos, a fim de evitar estas tragédias, que provocam vítimas não só dentro do avião, mas que afetam completamente a vida daqueles que ficaram sem o seu ente querido.
Meus sentimentos.
@@BrancoAviacao Eu não senti nenhum julgamento pessoal durante o vídeo, nem especulacões sobre quem o meu pai era fora do trabalho, bem diferente dos comentários.
Obrigada, pela atencão e pelo vídeo.
Não tem que passar pano 4pessoas morreram pela arrogância deste comandante um indisciplinado
Parabéns CMTE!!! Mais uma “Aula” de segurança com esse vídeo
Muito obrigado, Paulo! Um abraço! 👍😉
Em tempos que se fala muito em cultura organizacional em tudo quanto é empresa de tudo quanto é segmento, este vídeo mostra exatamente o que significa isso.
parabéns pelo excelente vídeo , contemplando todas as situações técnicas padronizadas e os procedimentos e ações profissionais adotadas.
nada acontece por acaso , e a soberba promove aindaa mais os riscos.
Muito obrigado pelo gentil elogio, amigo! 👍😉
Excelente canal, comandante. Parabéns pelo trabalho!
Ocorrência emblemática! Utilizamos este caso na finalização do curso PE-SAFETY em 2018. O que mais nos intrigou foi a fala “speed-brakes” 😢.
Parabéns pelo conteúdo!
Muito obrigado, Rafael! 👍😉
Puxar os cb's desse sistema é de conhecimento e operação de varios pilotos de brasilia com os quais conversei.
Sou leigo. Expert mão cheia.
Quem é da área está bem servido profissional ensino. Parabéns.
Como sempre, excelente, Branco!
Parabéns pelo seu trabalho!
🙏👍🙏
Muito obrigado, Kilder! 👍😉
@@BrancoAviacao 🙏👍🙏
Apenas me perguntando como não descobri esse canal antes… sensacional, parabéns pelo trabalho!
Amo a aérea da aviação e ver esses vídeos muito bem explicados didaticamente é de encher os olhos, meus parabéns pelo excelente trabalho amigo
Parabéns pela analise. Obrigado por mais um excelente vídeo.
Parabéns David! Show!
Muito obrigado, João! 🙏🏻😊👍
Sensacional!! Parabéns, sempre aprendendo com seus vídeos.
Parabéns pelo profissionalismo. Tive a oportunidade de assistir pessoalmente a uma palestra tua neste mês. Altíssimo nível.
Como sempre, ótimo vídeo comandante!
Muito obrigado, Moacir! 🙏🏻😊👍
Top parabéns meu amigo......cada dia um aprendizado..... confesso e sei q poucos tem coragem sou paga a alguns anos e depois que comecei a ver seus conteúdos graças a Deus minha mente abriu cada dia que passa. Vejo a mudança operacional sou grato por ter uma pessoa que ajuda na aviação parabéns forte abraço
Fico feliz com o seu depoimento. Muito obrigado, Hugo! 👍😉
Parabéns Branco pelas explicações. Obrigado
Mais uma análise extraordinária! Parabéns!
Muito obrigado, Tiago! 👍😉
Parabéns pelo conteúdo brilhante!
Minha admiração e respeito!
Muito obrigado pelo elogio e pelo apoio, Thiago! 🙏🏻😉👍
Adoro seus vídeos, sempre repleto de informações e veracidade. Por favor, continue sempre que possível
Muito obrigado pelo elogio, amigo! 👍😉
Caro amigo, muito boa tarde! Tive a satisfação de servir com o senhor seu pai em Lagoa Santa. Um abraço! VARGAS
Que legal, Vargas! Vou falar para ele sobre seu contato aqui. Um abraço! 👍😉
Grato pelo retorno. Na época, ele era major . Talvez ele não lembre de mim, até por que já se passaram por volta de cinquenta anos. Forte abraço!
Sempre preciso em suas abordagens, o que nos faz refletir e aprender constantemente. Conteúdo perfeito... Parabéns!
Excelente como sempre. Parabéns Branco.
Muito obrigado, Darlei! 👍😉
BÉM EXPLICADO ! MUITO BOM SEU CANAL CONTINUE ASSIM 👍
Comandante, seus videos são ótimos. Vi na playlist de prevenção de acidentes o senhor removeu alguns vídeos. Estou aflito porque não quero perder de assistir nenhum deles kkkk
Excelentes seus vídeos. Técnicos, claros. Parabéns.
Muito obrigado, Ruy! 😉👍
Ótimo vídeo. Digo, ótima aula! Muitíssimo obrigado. Desde que iniciei meu PP, o seu canal tem sido o meu favorito! Hahaha Parabens, comando, e MUITO OBRIGADO.
Muito bom o vídeo. Análise muito completa e profissional do caso. Parabéns.
Muito obrigado, Rennan! 👍😉
Trabalho primoroso. Didático e eficiente!!! Parabéns!!!
Muito obrigado pelo elogio, amigo! 👍😉
Excelente vídeo. Muito obrigado..