Marcelo, obrigado! Tenho 51 anos e com 17 estudei sozinho e tirei minha habilitação de Arrais. Nunca entrei num barco na vida! Com a quarentena comecei a ter aulas com vc. Estou amando !!!!
you probably dont care but does anybody know of a tool to get back into an Instagram account?? I somehow forgot the account password. I would love any tips you can offer me
Marcelo, bom dia. Queria agradecer primeiramente, sou de Recife e tinha uma vontade gigantesca de velejar em um cabinado pequeno, não tenho conhecimento com velejadores e achava muitoooo difícil e desistia, depois das suas aulas posso dizer que me animei bastante. forte abraço!
Professor Marcelo, muito legal o retorno de seus vídeos! M A R A V I L H A. Não comentei nenhuma de suas aulas anteriores (1 a 10), mas todas são de extrema importância para quem quer entrar no mundo à vela e ter esta base fantástica sobre o mundo náutico. Um forte abraço
Valeu, professor Marcelo. Os obstáculos são muitos, a responsabilidade é imensa, mas compensa. Velejar é viver e velejar sem motor é viver com muita emoção. Ate breve, desligo.
Eu ainda não conhecia o motor saildrive . A partir de agora toda vez que vir ou ouvir sobre esse motor vou lembrar de ti , rsrsrsrsrs Obrigado Marcelo , pelas excelentes dicas .
vlw pelos videos Marcelo, sao otimos...somos de balneario camboriu e depois de adultos comecamos a aprender a velejar aqui na Holanda..otima ajuda seus videos
Muito legal seu video. Na minha opiniao pessoal é frustante usar motor em veleiro. Eu tenho um moody 44 SEM MOTOR. Fiz todo o caribe 2 anos sem problemas. Se vc observar os maiores velejadores da historia como Eric Tabarly, Bernard Moitesier, Donald street Jr., e outros odiavam motores, e o pior é que quando vc se acostuma em qualquer situaçao fora do normal vai correndo ligar o motor, no dia que ele negar fogo em uma situaçao perigosa a pessoa nao terá experiencia para sair dela. Um abraço
Legal Paulo! Sempre confiei mais nas velas e, em último caso, em uma boa âncora do que nos motores que sempre me deixavam na mão quando eu precisava. Recentemente estou fazendo as pazes e aprendendo um pouco sobre o meu Yamaha 8hp, que tem me ajudado a entrar e sair da barra do rio Itajaí-Açu quando a correnteza está contra e não tem vento. Parabéns pelas suas navegações! Abraço e bons ventos!
Olá Marcelo parabéns pelo trabalho esta me ajudando bastante suas aulas. Gostaria de te sugerir uma aulinha sobre barcos a vela de fundo chato e o uso da bolina tipo guilhotina ou aguela lateral de madeira os projetistas jim michalak e phil bolger tem muitis modelos assim e eu gostaria de me informat mais a respeito. Muito obrigado até a próxima
Muito obrigado pelo curso!! Me motivou e me deixou mais confiante. Pretendo comprar um pequeno veleiro para começar a velejar. Moro no sul de minas e vou iniciar na represa de Furnas. Um abraço!!!
Marcelo, muito bom. Se por ventura possuíres um conhecimento de como se orientar e se localizar em meio ao mar através de meios naturais, como a orientação pelo céu noturno, sol, correntes marítimas, gostaria muito de ver tal conhecimento expresso futuramente, claro, uma noção básica, isso já seria o início a um aprofundamento ao conhecimento referido. Ótima semana , abraço.
Acho que o motor a Hidrogênio vai se mostrar mais viável que o elétrico, que tem de desenvolver muito ainda as baterias e as placas solares pra dar conta do serviço. Mas com certeza, se for usar o elétrico só pra manobrar em um dia de sol, é viável. Pra travessias ainda não rola.
Olá Marcelo, estou iniciando na vela, e seus vídeos tem ajudado muito. Concordo com cada palavra de sua aula de introdução. Já me inscrevi, estou acompanhando suas aulas. Muito obrigado!
Boa noite capitão. Na verdade o movimento em que a proa afunda e a popa levanta e vice versa se chama arfagem ou caturro. Cavitação é formação de pequenas "bolhas" de vácuo em torno do hélice que causam uma redução no rendimento do motor e pode danificar o hélice e/ou o motor. Grande abraço e bons ventos.
Parabéns pelo vídeo. Parece que vc estava adivinhando que eu estava atrás de informações sobre esse tema. Apesar de ter no meu veleiro um Volvo Penta de 6 cil e 106 HP (ano 1983), instalado Zero em 2015, tirado da caixa e agora com 120 horas, estou pesquisando trocar por um mais moderno e de fácil manutenção e reposição de peças. Me disseram que era melhor pegar um motor rodoviário e mandar marinizar, pois depois eu acharia peças até na venda da esquina, rs. O que vc tem de experiências com esses tipos de motores para uso náutico? Abraço.
Muito bom o seu canal, não tenho barco nem velejo mas acho muito legal a aventura e gostaria muito se um dia velejar, em mar calmo é claro pois também não sei nadar.
Caramba tava aqui, imaginando um motor de scooter , são de transmissão CVT refrigerado a ar por ventoinha, manutenção baixa e econômica, só estou aguardando abrir as vagas pra manutenção em motor de popa no Senai. Duvido eu não fazer algo bem diferente depois que tiver a base de como realmente funciona. kkkk.
ola Marcelo..eu novamente..José Roberto...desconsidere o foco dos slides comentado anteriormente..acredito que tenha sido por causa da internet...consegui baixar seu video e está ok...desculpe..abraço...matérias ótimas
ola Marcelo..bom dia...os slides(fotos) com escritas, tem estado sem foco nas letras...qto as figuras OK, mas qdo se tarta em escrita, estão sem foco...abraço..José Roberto...bons ventos
Olá , Marcelo...td em paz? Tenho um 18" Inkopesca...ja mencionei em outro video sobre essa embarcação...qto aos uso das bolinas(Sao 02)...Enfim..minha duvida é se eu colocando um 15hp rab longa...nesse 18...seria ' aceitável"??Esse esta a mão...ja os outros estao mto difíceis e caros nos momento(Dólar alto).. Meu uso...alem de recreação..sera tbm para levar mercadorias...trabalho mesmo..nada alem do limite de carga estipulado pelo fabricante...pra não ' enterrar a linha d'agua"... Qto ao peso dos motores...por ex um de 8hj e um de 15 hp....vc acredita que essa diferença pese mto no ' trim"? Mto obrigado.. Bons Ventos..
Um motor barato q ninguem quer e barato eo diesel da kombi.mas tem q mudar a bomba injetora..ao inves de marinisar poderia deichar o radiador normal apenas mairor mas fazer um circuito que passe agua do mar ao invés de ar
Boa noite, um catamarã oceânico pode funcionar com apenas um motor, caso o outro quebre e se esteja numa situação que não permita o uso das velas? Como em um pirajá.
Tatiana, depende do modelo mas de.um modo geral o é dificil manobrar um catamarã só com um motor. Pirajás são situações comuns em travessias e e não é preciso motorar. Se pegar um pirajá navegando em areas restritas precisando fazer manobras somente com um motor a coiss complica...
Marcelo muito bons seus vídeos, comecei a me interessar por vela ha uns 2 meses tenho 54 anos e to correndo atras do prejuizo, devorando tudo, to constrindo um sonho de morar num veleiro, mas nunca entrei em nenhum.😬.Moro em Teresina Pi 350 km do litoral, LuisCorreia, onde tenho uma casinha lá é a meca do kite temos muito vento ( sei q é nosso combustivel) mas muito vento e mar mexido não atrapalha muito principalmente quem quer aprender? Tenho recursos limitados pra morar a bordo teria q vender meu ap mas isso seria outro passo, agora queria saber qual melhores opçoes de barco p aprender a velejar, nessas codições locais sem preder muita grana na hora de trocar de veleiro. Um flex 165 é muito grande?
Ola Marcelo, minha dúvida sincera e se vale a pena manter meu velho motor, recém comprado, Johnson 9.9 Sail Master, 1980, ou comprar um novo, outro ponto são os HPs, algumas pessoas que indicaram que meu veleiro vai bem com um 7,5, a legislação no Canadá permite na minha categoria de veleiro e peso, o máximo de 9,9 ou 15 HP, mas realmente navegando em Lagos, e com uma família de 5 pessoas a bordo, não ando me sentindo confortável em ter um motor velho, sendo eu não muito conhecedor do seu funcionamento, meu motor vale 300 dólares, e um novo sairia no mínimo por 1500 dólares até 2 mil dólares, cotei um Honda 7,5 por 1500 dolares
Delcio, velho é relativo: se o motor estiver em bom estado e mantido como se deve e estiver funcionando bem não há problema em continuar com ele. Se começar a apresentar falhas corriqueiras aí sim você deve considerar a troca. Um fator positivo aí no Canadá é que abgasolina é melhor do que a nossa, o que aumenta a vida útil do motor. Bons ventos!
Marcelo Velejador obrigado Marcelo, vamos esperar o verão e testar bastante, agora procurar um bom mecânico para uma revisão caprichada no velhinho, bons ventos
Bom dia Marcelo. Tenho duas perguntas, um veleiro para ser conduzido individualmente pode ter até quantos pés, ou seja, é possível velejar sozinho uma embarcação de 23, 32 pés sem tripulação? E a segunda, pelo que vi, um veleiro de 23 pés usa motor de rabeta, por essa razão, sua condução é pelo leme simples que fica na popa. É certo dizer que só se usa roda de leme quando o motor é de centro? Obrigado pelos vídeos e todos os ensinamentos. Abraço.
Olá Xará! A questão de se conduzir um veleiro sozinho depende mais do arranjo da mastreação, equipamentos e regulagens do que do tamanho do barco. 45 pés aproximadamente é o limite para se levar sozinho. Já o motor de popa no 23 pés tem opção de rotacionar para dar direção ao barco. Neste caso se fica o leme. Ou o contrário: fixa o motor e usa a cama de leme. Quanto às roda de leme, substitui a cana de leme em veleiros a partir de 30 pés, pois a roda ocupa muito espaço no cockpit. Muitos preferem manter a cana de leme mesmo em veleiros maiores. Abraço
Um detalhe super importante (acredito que já tenham levantado, mas não custa garantir): Vale muito dar uma equalizada no volume da música de introdução e encerramento (diminuir o volume) com relação ao áudio do vídeo. Deixo alto para escutar você bem e as músicas dão aquele susto! Um abraço!
Nadson, as baterias náuticas são de ciclo longo, diferente das de carro que são feitas para ter uma descarga rápida de muita energia (motor de arranque). As náuticas costam o dobro e duram duas vezes mais do que as de carro. Ou seja, do ponto de vista de custo, é similar, só muda a durabilidade. Abraço
John Jones , teremos algumas novidades no curso para a primavera, uma delas é poder fazer o curso sozinho. Me adicione no whats para podermos te comunicar: 48 998048782
Estou vendo 4 anos depois e extremamente agradecida pelo conteúdo. Sensacional
Marcelo, obrigado!
Tenho 51 anos e com 17 estudei sozinho e tirei minha habilitação de Arrais. Nunca entrei num barco na vida!
Com a quarentena comecei a ter aulas com vc. Estou amando !!!!
Marcelo, sua didática é nota 10. Conteúdo também é ótimo. Não perco nenhum vídeo. Abraço.
Valeu Rodrigo! Abraço.
you probably dont care but does anybody know of a tool to get back into an Instagram account??
I somehow forgot the account password. I would love any tips you can offer me
@Jamari Leroy instablaster ;)
Bora velejar - vela e motor elétrico tudo haver. Não sabia desta tecnologia em embarcações.
Bons ventos para à aula 12
nossa eu assisti todos os videos um atras do outro sem parar obrigado pelo conhecimento passado
Estou gostando muito da sequência de aulas.. já me esclareceu muitas dúvidas!! Obrigado por esse trabalho incrível! Abração
Marcelo, bom dia. Queria agradecer primeiramente, sou de Recife e tinha uma vontade gigantesca de velejar em um cabinado pequeno, não tenho conhecimento com velejadores e achava muitoooo difícil e desistia, depois das suas aulas posso dizer que me animei bastante. forte abraço!
Show Marcos, obrigado! Siga em frente amigo, bons ventos!
Abraço Marcelo aqui de Portugal nao perco uma
Oi, muito bom. Didático, esclarecedor e sem rodeios. Vou continuar assistindo aqui de Portugal. Cumprimentos
Professor Marcelo, muito legal o retorno de seus vídeos! M A R A V I L H A. Não comentei nenhuma de suas aulas anteriores (1 a 10), mas todas são de extrema importância para quem quer entrar no mundo à vela e ter esta base fantástica sobre o mundo náutico. Um forte abraço
É um equipamento que se faz necessário. No mar todo recurso tem sua utilidade.
Estou nessa de abraçar a Meta Sejamos todos Velejadores..
Estou adorando suas aulas nunca velejei estou tentando começar do simples ,mais to focada que vou consegui.
Valeu, professor Marcelo. Os obstáculos são muitos, a responsabilidade é imensa, mas compensa. Velejar é viver e velejar sem motor é viver com muita emoção. Ate breve, desligo.
Muito bom os seus vídeos. Mesmo eu nunca tendo estado em um veleiro assisto seus vídeos. Abraço.
MARavilhaaaaa de video !!!
Eu ainda não conhecia o motor saildrive . A partir de agora toda vez que vir ou ouvir sobre esse motor vou lembrar de ti , rsrsrsrsrs
Obrigado Marcelo , pelas excelentes dicas .
Belíssima aula, muito esclarecedor para quem pretende comprar um veleiro, parabéns Marcelo. Bons ventos!
Obrigado Marcos, torcemos para que continue firme no seu propósito. Abraço e bons ventos!
vlw pelos videos Marcelo, sao otimos...somos de balneario camboriu e depois de adultos comecamos a aprender a velejar aqui na Holanda..otima ajuda seus videos
Excelente, Marcelo. Parabéns!
Parabéns Marcelo, a suas aulas para mim está sendo de grande ajuda .... obrigado
Parabéns Marcelo pelo canal
Estou acompanhando os seus vídeos do Algarve Portugal
Abraço
Muito legal seu video. Na minha opiniao pessoal é frustante usar motor em veleiro. Eu tenho um moody 44 SEM MOTOR. Fiz todo o caribe 2 anos sem problemas. Se vc observar os maiores velejadores da historia como Eric Tabarly, Bernard Moitesier, Donald street Jr., e outros odiavam motores, e o pior é que quando vc se acostuma em qualquer situaçao fora do normal vai correndo ligar o motor, no dia que ele negar fogo em uma situaçao perigosa a pessoa nao terá experiencia para sair dela.
Um abraço
Legal Paulo! Sempre confiei mais nas velas e, em último caso, em uma boa âncora do que nos motores que sempre me deixavam na mão quando eu precisava. Recentemente estou fazendo as pazes e aprendendo um pouco sobre o meu Yamaha 8hp, que tem me ajudado a entrar e sair da barra do rio Itajaí-Açu quando a correnteza está contra e não tem vento. Parabéns pelas suas navegações! Abraço e bons ventos!
Olá Marcelo parabéns pelo trabalho esta me ajudando bastante suas aulas. Gostaria de te sugerir uma aulinha sobre barcos a vela de fundo chato e o uso da bolina tipo guilhotina ou aguela lateral de madeira os projetistas jim michalak e phil bolger tem muitis modelos assim e eu gostaria de me informat mais a respeito. Muito obrigado até a próxima
Muito obrigado pelo curso!! Me motivou e me deixou mais confiante. Pretendo comprar um pequeno veleiro para começar a velejar. Moro no sul de minas e vou iniciar na represa de Furnas. Um abraço!!!
É isso aí Thiago, vai sem medo de ser feliz! Sucesso e bons ventos!
Baita aula. Muito obrigado, e parabéns pelo trabalho.
Mais uma aula fantástica.
Estou adorando as aulas, muito boas, obrigada e parabens!
Obrigado Sassa!
Marcelo, muito bom. Se por ventura possuíres um conhecimento de como se orientar e se localizar em meio ao mar através de meios naturais, como a orientação pelo céu noturno, sol, correntes marítimas, gostaria muito de ver tal conhecimento expresso futuramente, claro, uma noção básica, isso já seria o início a um aprofundamento ao conhecimento referido. Ótima semana , abraço.
Obrigado Diego, bom que estás aproveitando. Navegação astronômica é parte do programa da prova de capitão amador. É um conteúdo bem extenso e técnico.
Acho que o motor a Hidrogênio vai se mostrar mais viável que o elétrico, que tem de desenvolver muito ainda as baterias e as placas solares pra dar conta do serviço. Mas com certeza, se for usar o elétrico só pra manobrar em um dia de sol, é viável. Pra travessias ainda não rola.
Olá Marcelo, estou iniciando na vela, e seus vídeos tem ajudado muito. Concordo com cada palavra de sua aula de introdução. Já me inscrevi, estou acompanhando suas aulas. Muito obrigado!
Seja bem vindoJosé Augusto!
Navegando nos seus vídeos
Boa noite capitão.
Na verdade o movimento em que a proa afunda e a popa levanta e vice versa se chama arfagem ou caturro.
Cavitação é formação de pequenas "bolhas" de vácuo em torno do hélice que causam uma redução no rendimento do motor e pode danificar o hélice e/ou o motor.
Grande abraço e bons ventos.
Parabéns pelo vídeo. Parece que vc estava adivinhando que eu estava atrás de informações sobre esse tema. Apesar de ter no meu veleiro um Volvo Penta de 6 cil e 106 HP (ano 1983), instalado Zero em 2015, tirado da caixa e agora com 120 horas, estou pesquisando trocar por um mais moderno e de fácil manutenção e reposição de peças. Me disseram que era melhor pegar um motor rodoviário e mandar marinizar, pois depois eu acharia peças até na venda da esquina, rs. O que vc tem de experiências com esses tipos de motores para uso náutico? Abraço.
Suas aulas esclareceram muitas dúvidas que eu tinha sobre ventos, cabos, etc etc. Parabéns.
Parabéns pelo vídeo, Marcelo. Excelente!
obrigado Vinícius!
Muito bom o seu canal, não tenho barco nem velejo mas acho muito legal a aventura e gostaria muito se um dia velejar, em mar calmo é claro pois também não sei nadar.
Obrigado Marcelo.
Marcelo, mais uma vez, obrigado. Excelente vídeo. Estou aprendendo bastante. Abraço.
Muito bom o canal muito educativo e bem didático o conteúdo. Parabéns e muito obrigado pelo trabalho
Valeu professor! Abs.
Bacana os vídeos
Data Vênia, Capitão, o motor elétrico é inviável. De modo geral, o motor elétrico é bom pra se deslocar no playground. 🦂🦂🦂🦂
Beleza de aula mestre. Parabéns. Humberto
Da hora essas dicas sobre os motores. Obrigado
Marcelo, mais uma vez, SHOW d didática simples e slides esclarecedores!! Vlw!
Parabéns
O futuro aponta para o motor elétrico no veleiro.
Parabéns muito legal
parabéns pelo trabalho Marcelo, sensacional!!!!
Marcelo muito legal suas aulas,estou aprendendo muito
Caramba tava aqui, imaginando um motor de scooter , são de transmissão CVT refrigerado a ar por ventoinha, manutenção baixa e econômica, só estou aguardando abrir as vagas pra manutenção em motor de popa no Senai. Duvido eu não fazer algo bem diferente depois que tiver a base de como realmente funciona. kkkk.
Ótimo assunto!!!
Ótima aula, sua didática é ótima!!!!!
Parabéns.
na apresentação, falava que o motor de popa não pode deixar na poita, mas não comentou. Pq não pode deixar na poita?
Valeu Marcelo, informações bacanas, estou aguardando o próximo. Por enquanto fico revisando...
Aprendendo e relembrando muito. Parabéns pelos videos. Muito obrigado.
aula excelente!!!!!! Tirei muitas duvidas!!!!
Que bom Eduardo! Motor não é o meu forte, mas o básico está nesse vídeo, Abraço!!
muito bom como sempre. parabens
ola Marcelo..eu novamente..José Roberto...desconsidere o foco dos slides comentado anteriormente..acredito que tenha sido por causa da internet...consegui baixar seu video e está ok...desculpe..abraço...matérias ótimas
ola Marcelo..bom dia...os slides(fotos) com escritas, tem estado sem foco nas letras...qto as figuras OK, mas qdo se tarta em escrita, estão sem foco...abraço..José Roberto...bons ventos
Como se chama o fio que da partida manual em motor de popa dois tempos,,, cabo , cordinha , ou fieira ???
qual o livro q foi citado no começo do vídeo?
Quantas horas pode manter o motor de popa funcionando?
⛵️revendo👏💪👍⛵️
Grande abraço
Daria pra colocar motor em um dingue?
Eu com veleiro sem motor preciso ter. A arrais a carteira de habilitação?
Na sua opinião qual o melhor motor diesel de centro para veleiros entre 30 a 39 pés?
Olá , Marcelo...td em paz?
Tenho um 18" Inkopesca...ja mencionei em outro video sobre essa embarcação...qto aos uso das bolinas(Sao 02)...Enfim..minha duvida é se eu colocando um 15hp rab longa...nesse 18...seria ' aceitável"??Esse esta a mão...ja os outros estao mto difíceis e caros nos momento(Dólar alto)..
Meu uso...alem de recreação..sera tbm para levar mercadorias...trabalho mesmo..nada alem do limite de carga estipulado pelo fabricante...pra não ' enterrar a linha d'agua"...
Qto ao peso dos motores...por ex um de 8hj e um de 15 hp....vc acredita que essa diferença pese mto no ' trim"?
Mto obrigado..
Bons Ventos..
Um motor barato q ninguem quer e barato eo diesel da kombi.mas tem q mudar a bomba injetora..ao inves de marinisar poderia deichar o radiador normal apenas mairor mas fazer um circuito que passe agua do mar ao invés de ar
Boa noite, um catamarã oceânico pode funcionar com apenas um motor, caso o outro quebre e se esteja numa situação que não permita o uso das velas? Como em um pirajá.
Tatiana, depende do modelo mas de.um modo geral o é dificil manobrar um catamarã só com um motor. Pirajás são situações comuns em travessias e e não é preciso motorar. Se pegar um pirajá navegando em areas restritas precisando fazer manobras somente com um motor a coiss complica...
Posta um video novo aí pra gente Marcelo.
Marcelo muito bons seus vídeos, comecei a me interessar por vela ha uns 2 meses tenho 54 anos e to correndo atras do prejuizo, devorando tudo, to constrindo um sonho de morar num veleiro, mas nunca entrei em nenhum.😬.Moro em Teresina Pi 350 km do litoral, LuisCorreia, onde tenho uma casinha lá é a meca do kite temos muito vento ( sei q é nosso combustivel) mas muito vento e mar mexido não atrapalha muito principalmente quem quer aprender? Tenho recursos limitados pra morar a bordo teria q vender meu ap mas isso seria outro passo, agora queria saber qual melhores opçoes de barco p aprender a velejar, nessas codições locais sem preder muita grana na hora de trocar de veleiro.
Um flex 165 é muito grande?
Esqueci de dizer, ou seria melhor aprender num Dingue?
Ola Marcelo, minha dúvida sincera e se vale a pena manter meu velho motor, recém comprado, Johnson 9.9 Sail Master, 1980, ou comprar um novo, outro ponto são os HPs, algumas pessoas que indicaram que meu veleiro vai bem com um 7,5, a legislação no Canadá permite na minha categoria de veleiro e peso, o máximo de 9,9 ou 15 HP, mas realmente navegando em Lagos, e com uma família de 5 pessoas a bordo, não ando me sentindo confortável em ter um motor velho, sendo eu não muito conhecedor do seu funcionamento, meu motor vale 300 dólares, e um novo sairia no mínimo por 1500 dólares até 2 mil dólares, cotei um Honda 7,5 por 1500 dolares
Delcio, velho é relativo: se o motor estiver em bom estado e mantido como se deve e estiver funcionando bem não há problema em continuar com ele. Se começar a apresentar falhas corriqueiras aí sim você deve considerar a troca. Um fator positivo aí no Canadá é que abgasolina é melhor do que a nossa, o que aumenta a vida útil do motor. Bons ventos!
Marcelo Velejador obrigado Marcelo, vamos esperar o verão e testar bastante, agora procurar um bom mecânico para uma revisão caprichada no velhinho, bons ventos
Bom dia Marcelo. Tenho duas perguntas, um veleiro para ser conduzido individualmente pode ter até quantos pés, ou seja, é possível velejar sozinho uma embarcação de 23, 32 pés sem tripulação? E a segunda, pelo que vi, um veleiro de 23 pés usa motor de rabeta, por essa razão, sua condução é pelo leme simples que fica na popa. É certo dizer que só se usa roda de leme quando o motor é de centro? Obrigado pelos vídeos e todos os ensinamentos. Abraço.
Olá Xará! A questão de se conduzir um veleiro sozinho depende mais do arranjo da mastreação, equipamentos e regulagens do que do tamanho do barco. 45 pés aproximadamente é o limite para se levar sozinho. Já o motor de popa no 23 pés tem opção de rotacionar para dar direção ao barco. Neste caso se fica o leme. Ou o contrário: fixa o motor e usa a cama de leme. Quanto às roda de leme, substitui a cana de leme em veleiros a partir de 30 pés, pois a roda ocupa muito espaço no cockpit. Muitos preferem manter a cana de leme mesmo em veleiros maiores.
Abraço
Entendi. Mais uma vez agradeço.
Um detalhe super importante (acredito que já tenham levantado, mas não custa garantir): Vale muito dar uma equalizada no volume da música de introdução e encerramento (diminuir o volume) com relação ao áudio do vídeo. Deixo alto para escutar você bem e as músicas dão aquele susto! Um abraço!
Ja foi resolvido nos videos mais recentes Diogo. Obrigado por avisar..Abraço
Marcelo, estas baterias sao as mesmas de carro? ou precisa de uma bateria especial pra veleiro?
Nadson, as baterias náuticas são de ciclo longo, diferente das de carro que são feitas para ter uma descarga rápida de muita energia (motor de arranque). As náuticas costam o dobro e duram duas vezes mais do que as de carro. Ou seja, do ponto de vista de custo, é similar, só muda a durabilidade.
Abraço
Procure por bateria estacionaria
Já temos as novidades citadas no vídeo?
com esse curso posso tirar carteira de Arrais amador ? Mestre Amador ou Capitão amador ?
Esse curso não substitui o curso de arrais, que deve ser feito em escola credenciada pela capitania dos portos da sua região.
👏👏🙌⛵️
⚓⚓
É possivel fazer o curso sozinho? Nao tenho quem faca comigo.
John Jones , teremos algumas novidades no curso para a primavera, uma delas é poder fazer o curso sozinho. Me adicione no whats para podermos te comunicar: 48 998048782
Os portugueses responderam isso quando descobriram o brasil.
Gostei. Vai um reparo: é umA hélice (feminino), e não, "um" hélice.
José, em barcos, hélices são substantivos masculinos.