Na Europa já existe barcos com autonomia de 8 horas, a mente humana só trabalha na falta de necessidades, ótima introdução feita pelo professor, parabens
Veleiro com motor elétrico, o santo graal dos velejadores...sim, chegaremos lá!!! Muito bom o seu vídeo, sua linha de raciocínio abre um bom leque de questões a se considerar...acho que se acrescentarmos uma transmissão bem projetada entre o motor elétrico e o propulsor que permita gerar velocidade de cruzeiro com 45% / 50% da potência do motor, o consumo cairia bastante melhorando a autonomia do powerbank...também precisam ser incluídas no cálculo de consumo as demais demandas elétricas do barco: equipamentos de navegação, bombas hidráulicas, boiler, iluminação, sinalizadores, comunicação, catracas, dessalinizador, ventilação, equipamentos da cozinha, etc. Aff...o veleiro terá que ser uma verdadeira usina...mas estamos perto da solução!!!
Já existem barcos 100% elétricos, feitos por uma empresa chamada Serenity Yachts. Se trata de catamarãs com extremamente confortáveis. segue o link ai de um video ua-cam.com/video/ltyu-KPesg0/v-deo.html
O problema do Silent 55 é que ele não é um "veleiro" mas um "barco" elétrico. Veleiro usa vento como propulsão mesmo... motor é pra manobrar, e fugir de dois extremos perigosos no mar, calmaria e tempestade. Fora isso... velas pra que te quero! Eu servi numa fragata e adoro mar picado, batico. Se tiver condições vou realizar o meu sonho de morar num veleiro!
Sim, chegaremos ao ponto de a tecnologia satisfazer as necessidades, porém, o professor está certíssimo. A tecnologia atual vai de encontro a tudo o que ele falou.
Uma análise com muito bom senso sobre um relevante. Espero ansiosamente pela melhora na capacidade das baterias e da possiblidade de fazer uma volta pelo mundo com um pequeno veleiro elétrico.
Excelente aula!! Notei q o sr. não costuma ler os comentários. E num vídeo antido como este, as chances são menores ainda. Mesmo assim, vou levantar esse questionamento. No Brasil, não tivemos a chance de vivermos as transições que tem acontecido nos EUA e Europa. Me refiro a transição de motores à combustão, passando pelas versões híbridas e depois aos 100% elétricos. Aqui, estamos indo direto da versão à combustão para a elétrica e ao meu ver, isso tirou o tempo para adaptações e a montagem da infra estrutura q têm sido feitos lá. Minha pergunta é: O sr ou alguém q venha a ler este comentário acredita na possiblidade de montar uma estrutura híbrida em veleiros?? Gratidão!!
Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela análise. Seria muito interessante refazer esta análise levando em conta as novas tecnologias em placas solares e tanbém os novos motores elétricos desenvolvidos especialmente para embarcações...
Na primeira vez que vc adicionou um gerador a diesel para somar às placas solares e ao gerador eólico, eu já pensei: Tá mais fácil colocar uma hélice no próprio gerador à diesel... rsrsrs... Parabéns pelo vídeo, excelente conteúdo, como sempre!
Ontem eu pensei sobre esse assunto e hoje o UA-cam me indicou seu vídeo, agora o YT tá lendo pensamentos. A propósito, excelente vídeo, era o que eu realmente queria saber.
Excelente esplanaçao incrível mesmo desde garoto sonho em ter um veleiro com motor elétrico já tenho 50 anos meu projeto de vida será colocado em prática a partir de 2021 ok obrigado pela aula !!!
Muito bom o vídeo! Também estou começando a desacreditar do projeto que estou desenhando. Vou calcular agora a potência de propulsão dos motores que escolhi para meu hipotético catamarã. No caso, esse barco terá um total de 16 toneladas, com seus 22x10 metros (80 pés), tudo para disponibilizar uma área onde possa ser instalados 115 painéis solares de 440W com eficiência de 21%. O peso fica distribuído a grosso modo: 2,8T painéis solares; 5,2T baterias estacionárias; 8T casco e arquitetura interna + carga de viagem + passageiros + tanques de água; PORÉM, o máximo de energia renovável que consigo estocar é de 6500A de bateria e gerar uma corrente de 1900AH via painel fotovoltaico, mas isso só consegue alimentar 2 motores elétricos de 12,5 HP = 25 HP totais (9,2kW cada motor) por 5 horas dia. Agora é descobrir se um catamarã de 22x10m, pesando 16 toneladas e com 2 motores 12,5 HP, consegue navegar em velocidade média de 6/7 nós SEM VELAS.
O Lagoon 62, que pesa 32 toneladas, usa dois motores de 100 Hp para andar próximo dessa velocidade. 1) Melhor rever estrutura do deu projeto. Esta muuuuiiiitoo leve. 2) Velocidade não deve passar de 2 nós (vc estaria usando cerca de 10% da motorização do Lagoon) Fazer projetos é muito bom, a gente aprende muito, continue!
@@brcharter-conhecimentonaut7862 Opa, obrigado pela resposta! eu refiz a planilha, que peguei emprestada do pessoal da Engehall, segue o link dela compartilhada. drive.google.com/file/d/1-TqApNY119OjYUEFUpOZLkNCLk-wpf7e/view?usp=sharing modularizei os bancos de baterias e acho que ficou show! Vou adicionar os detalhes de como opero a planilha por lá mesmo, abraços!
@@brcharter-conhecimentonaut7862 Estou estudando os geradores de energia da Ballard, usam H2 como fonte. Bem interessante, mudou completamente o escopo do que eu estudava
A clareza com que explicou esse projeto me prendeu do início ao fim, didático e objetivos e eu nem tenho barco só a minha funboard empoeirada,rsrsrs. Parabéns!
Sou da área de eletrônica e telecomunicações mas tenho um amigo também da área que é velejador. Gostei da análise e acredito também nesse caminho! Ganhou um inscrito!
Parabéns por gerar tantas possibilidades possíveis e impossíveis e nós fazer pensar, infelizmente o nosso tempo atual no nós permite muitas possibilidades, faço criação e desenvolvimento de equipamentos sei como é difícil, um abração.
Excelente aula comandante! Também acredito que a solução de células de hidrogênio serão grande diferencial para a autonomia de projetos elétricos ! Gosto muito da clareza com que consegue expôr os fatos facilitando o acompanhamento dos internautas. Parabéns, sucesso e bons ventos!
Essa conta precisa ser refeita, porque o motor a diesel tem 30% de eficiência, enquanto o motor elétrico tem 80% de eficiência. Desse modo não é necessário um motor de 25Hp, um motor entre 5 a 7.5Hp elétrico seria o suficiente. Desse modo não é necessário um banco de bateria grande e nem um gerador a diesel bordo.
Parabéns pelo vídeo, sou engenheiro e um entusiasta do assunto, é bom ver alguém com coragem de falar sobre o tema. Um forte abraço e bons ventos tbm...
gratidão! estava me fazendo bem essas perguntas, tendo conhecido sobre os motores torqeedo e sonhando com uma embarcação autônoma e sustentável para explorar à princípio as baías de Guaratuba, Paranaguá, canal do Varadouro e depois essa região aí do "Caribe" brasileiro...
Muito bom, estou mais de 1 atrasado nesse conhecimento.. mas parabéns pelo estudo, independente do tempo ainda considero um assunto atual. Note que ninguém mais discute sobre eficiência de um motor a combustão
ótima análise, me sanou muitas das dúvidas sobre os motores elétricos, outra questão também é importante acrescentar é o aumento da eficiência dos motores elétrico
Veja em sites de fabricantes de motores elétricos, a WEG, por exemplo, quanto é o coeficiente de eficiência de um bom motor elétrico e conclua qual o potencial que ainda tem pra melhorar. É bem interessante saber.
Ante projeto muito bem feito, ideal para fomentar discuçoes de soluçoes e alternativas, ate chegar numa viabilidade fisica e economica. Eu particurlamente acredito que as soluçoes hibridas (fontes renovaveis x comb. fossil) ja vão começar a aparecer, e estas são importantes para uma transição masi rapida. De qualquer forma, o cominho será longo. Parabens mais uma vez.
Acredito que o caminho é por aí, mas ainda falta tecnologia, que certamente virá dos carros elétricos, estimo que em 10 anos no máximo as soluções ofertadas pelos grandes fabricantes serão 100% híbridas.
O vídeo é excelente! Apenas uma ressalva, frequentemente ouço sobre a inviabilidade anti poluente das baterias comparadas aos motores a combustão, desde o fabrico (extremamente poluente) até se tornarem inertes ao meio ambiente (descontaminação em áreas preparadas), as baterias geram poluição superior e custos elevados.
Muito bom comandante! Olhem o Hanse 315, tem uma opção de versão com motor elétrico. Por não ter necessidade de ter rabeta o hélice fica no leme. Este motor é feito pela alemã Torqeedo. Aliás, eles estão fazendo exatamente o que vocês propõe. Estão pegando a bateria do bmw i3, que é parecida em tamanho ao i3. Aliás fui um dos primeiros no Brasil e ter um i3 e posso comprovar que estas baterias podem durar muito. Tem 10 anos de garantia de fábrica. Só uma observação, sim o gerador mais o motor elétrico pode ser interessante sim, já que o motor elétrico é muito mais eficiente.
Incrive, estou assistindo conteudo relacionado a embarcações e isso se tornou um sonho para medio prazo. E como sou fissurado em tecnologia por trabalhar com isso me veio em mente este tema, que foi abordado de forma extremamente perspicaz. Parabens!
Excelente análise. Só pecou na "energia não poluente" das baterias de lítio. Elas são extremamente poluentes, e com uma durabilidade de cerca de 5 anos. Após isso, há que se trocar todas as baterias, e este material descartado é um mega problema.
Muito obrigado pelas informações! Quando o petróleo começar a escassear e se tornar caro, teremos que desenvolver rapidamente tecnologias de transporte de cargas por via náutica. A eficiência energética por tonelada * km é fantástica!
Excelente vídeo, professor! Aqui em casa acompanhamos o Sailing Uma que adaptaram um Pearson 36 pés, se bem me lembro, com motor elétrico e ficou muito interessante.
Pretendo comprar um veleiro legal quando me aposentar, imagino daqui uns 25 anos, então espero que já tenhamos veleiros movidos a eletricidade e com total autonomia de produção de sua energia e que sejam economicamente acessíveis. Muito bom o vídeo! Bons ventos.
Excelente vídeo, ótimo para ampliar a discussão sobre o assunto. Gostaria de acrescentar que não estamos falando de um veleiro com motor elétrico apenas, estamos falando de um veleiro autônomo em produção de energia, que tem uma conotação diferente. Talvez, seria possível haver estações de recargas independentes e inteligentes, onde os veleiros cadastrados podem usar uma poita e recarregar suas próprias baterias? Nesses pontos de reabastecimento, com capacidade maior de armazenamento e geração de energia, pode-se haver soluções mistas de energia solar, eólica, hidrodinâmica e por combustíveis fósseis. Parabéns pelas informações.
Tbm acredito nas células de hidrogênio como meio energético e acredito no desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes em maior desempenho e menos consumo
Parabens Capitão . Excelente matéria. Mas a grande solução vira bem antes.E não somente de baterias e geradores, mas sobretudo de motores mais eficientes.De uma olhada num projeto brasileiro que ja esta sendo produzido na China. Por enquanto pequenos de uns 300 W para ventiladores. Trata-se dos motores KEPPE. Com alta eficiência e de baixíssimo consumo e capaz de ser usado como gerador qdo se está velejando.
Ihhh... Acabaram de descobrir uma forma de duplicar a eficiência dos painéis solares existentes, antecipa a previsão 5 anos, rsrsrs Como vai ser possível duplicar a eficiência dos painéis solares? A solução da Insolight para baixar o custo dos painéis solares passa por adicionar às células solares uma camada de lentes com um formato em forma de favo. Esta nova camada de lentes direcciona a luz solar para uma pequena área onde se encontram as células solares fotovoltaicas. A outra vantagem do uso da camada de lentes é que a refração solar faz com que a posição do sol não seja tão relevante como é para o caso dos painéis solares fotovoltaicos tradicionais.
Vi uns videos agora jan/fev de 2021 da fabricação de painéis fotovoltaicos flexíveis, usando novas tecnologias, componentes orgânicos, reciclagem de PET, e ainda pesquisas envolvendo grafeno. - Se tivermos as placas convertidas para velas e toldos já aumenta a área de exposição e se tratando do ângulos da velas e sol, aproveitando melhor a manhã e o entardecer, isso aumenta o tempo de carga. Acredito que o quesito área para placas e volume para baterias, geradores acoplados a motor (de moto?) a alcool ou gás, etc. fará com que migremos para multicascos de comprimento menor que os monocascos. - Já na parte psicologica (vamos atenuar aqui) quanto ao velejador-lancheiro, pode ser que a concepção de retranca e velas mais ágeis podem vir a beneficiar o conforto do proprietário. Basta ver uns projetos bem recentes de veleiro e lanchas que tem muitas semelhanças (popa ultra larga, proa reta/invertida -subs, aerorig, tem até uma vela inflável). - Se a retranca e a vela grande pudessem descer a ponto de ficarem dentro de local fechado, um tubo acima do teto de uma cabine, bastaria ariar a(s) rabeta(s) e escolher elétrico ou fóssil. - Pensa num trimarã a carga plena com um motor eletrico e propulsores em cada casco. - E se for um Dragonfly vc. vai ainda poder fechar os cascos para caber na vaga ou carreta.
Excelente matéria, com uma pequena observação: o hidrogerador só faz sentido se usado enquanto há vento pois do contrário, considerando o arrasto hidrodinâmico necessário para produzir energia não vai corresponder a energia gasta para o movimento, e olhando para os números acredito que o hidrogerador seria perfeitamente dispensável.
Nossa tecnologia ainda ta caminhando pra essa solução. Quem sabe um dia a eficiência das placas solares melhora e o tamanho das baterias diminua consideravelmente... um dia... Ótimo vídeo!
Indiscutível, hoje a única alternativa pensável para daqui em alguns anos ė o hidrogênio. Parabéns capitão, excelente vídeo e ótimas observações. Bons ventos!
Gostei da ideia de realizar tal análise. Entretanto o hidrogerador não pode entrar nessa simulação porque para ele gerar energia elétrica pelo giro de sua hélice, através do barco em movimento na água, ocorrerá uma certa frenagem pelo óbvio arrasto dessa hélice movendo o gerador. Ou seja, hidrogerador só é válido numa velejada sem motor, carregando baterias. Aliás um motor elétrico num barco também poderia funcionar como gerador num momento de velejada. Assim como os motores dos carros elétricos viram geradores nos momentos de frenagem regenerativa, quando o motorista tira o pé do acelerador. E assim recuperam energia elétrica através da energia cinética.
Muito boa a sua projeção professor, acredito que com um motor mais eficiente seja possível em um catamarã com uma área de superficie maior pra captação de energia solar, o problema é que teriam que ser 2 motores...
Estamos observando uma revolução. Essa semana estava fazendo os cálculos de viabilidade de um carro elétrico. A tecnologia de hoje só resolve a demanda para carros de cidade tendo em vista a demora da recarga, mas a grande maioria das pessoas já seria bem atendida com a solução atual. Um carro popular hoje custa na casa dos 40 mil, para rodar 100mil km terá um custo só com combustível na casa dos 40mil tmb. Logo um elétrico na casa dos 80 mil Reais se equipara a um popular.
Si los cálculos se hacen, usando un trimaran Neel 45 como plataforma de estudios, la relación entre superficie útil para ubicar paneles solares y la baja resistencia al avance de este tipo de veleros, acerca mucho las posibilidades de éxito.
Seus cálculos funcionam sim, basta colocar o transformador e começar com as bateria carregadas e nestas 4 horas de autonomia ele vai estar gerando e carregando
Excelente, trabalho Otimas conotações, de um realismo impecável Projeto pautado em um alicerce verdadeiro Parabéns 👍 Como contribuinte a favor do nosso bém estar E afavor das comodidades, é meu dever validar Toda resolução q parte de um ponto realista , E afirmo q nossa tecnologia de bateria ja esteja em seu estágio maximo Imagino q qualquer enovacao para para tornar as baterias atuais em algo super (por assim dizer ) Irá deixar o quase ecológico para o semi atômico, Q nao seria bom ,para barcos e navios, Agentes quimicos poluentes e Mar , nao é uma boa mistura , Entao acredito q nosso maior degrau esta nos motores, Desde q foi criada a pilha ,passamos por inumeros avanços, até chegar aq Porém em contramão ,nossos motores sao os mesmos criados e construídos replicados Porém com o mesmo conceito criado por, Tesla, nada quase mudou Partimos do conceito primario , Gaiola onde bobinas energizam um rotor q repelem ou atrai quem as energizam Ou então o conceito do burro e da cenoura ,q é quando o rotor segui a bobina No entanto devemos muito ,8u tudo ao grande gênio, Nikola Tesla Porém temos o dever de construir um edifício maior em um alicerce q o gênio citado nos deixou e afirmo ,existe ja é possível viajar velejar e até mesmo voar ,de forma elétrica Aqui mesmo em nosso obediente pais tem pessoas capazes de projetar e desenvolver tais maquinas Porém temos 3 coisas fundamentais para nao criar TECNOLOGIA ,temos em abundância e reforço q o usso dela em excesso nao permite tais feitos MÊDO, temos mêdo, de retaliações pq nem um grande país, vai querer ver-se obrigado a perder investimentos, Pq muitos componentes usados sao desnessessario, resultando em perdas de energia, Porém nem uma empresa fica sastifeita com perdas de receitas além de criadores e inventores , somos pai , filho, esposo, Imaginem um brasileiro, q se curva diante das Nações q estao com o calcanhar em nossas gargantas Divulgar para o mundo q desenvolveu um motor elétrico totalmente novo com um conssumo q chegar a menus de um terço Dos motores atuais ? com a mesma potência alta rotação e torque de deixar grandes marcas no chinelo? Com certeza esse cidadão será um homem morto Ai esta o mêdo, SUBSERVIÊNCIA, ao invés de uma empresa genuinamente brasileira desenvolver um produto e colocar o mundo diante de SI Elas fazer um caminho inverso Elas montam um projeto ,e sai garimpando em outros paises peças e componentes, E nunca jamais abre uma consulta pública, com os dizeres , ESTAMOS PRESISANDO DE PARCEIROS ,PEQUENOS CRIADORES PARA TAL ÁREA, APRESENTE SUAS IDEIAS EM DETERMINADO LUGAR. por isso nunca vão surpreender o resto do mundo Pq buscam placas de faculdades , e diplomas ,ao invés de criatividade Replicam os conceitos das Américas vizinhas ,dos continentes vizinhos O mundo so vai da uma volta em torno de si mesmo velejando Quando um brasileiro ,vendê suas idéias aos paises de pessoas inteligentes Pq lhes digo Da pra navegar de forma elétrica ,e ainda vendê a enérgia excedente ,pq é muita Vcs nao tem noção na realidade energética de 100AH Essas sao minhas palavras em favor de pessoas q sabe fazer e sabe q é possível Quanto ao tamanho Nao temo como falar de ciência e conhecimento em duas frases No mais meu muito obrigado 👍👍👍
Existe um veleiro que possoui motores elétricos, mas está muito além do poder aquisitivo de qualquer bum ele chama “black pearl” e os painéis solares são suas próprias velas, é lindo de ver.
O catamaran Silent 55 é um exemplo real e funcional da coisa, mas eu não o compraria, se tivesse $$$. Veleiro tem que ter velas... a aventura da coisa é ter velas. Admiro o projeto e a engenhosidade, mas acho que ele ficaria incrível com velas.
Interessante. .. o futuro será assim... baterias com maior poder de armazenamento. ... placa solares e geradores elétricos eólicos e hidro com maior poder de geração... carros, barcos e aviões produzidos com materiais mais leves ... a natureza irá agradecer. .. abc e bons ventos.
O raciocínio é bom, no entanto o Hidrogerador não pode ser usado enquanto motora com motor elétrico, pois gera arrasto e de certa forma "Gasta mais do que gera" , as Placas solares que geram hidrogênio também não daria certo, pois a eficiência também é muito baixa, sairia melhor ter o painel direto do que o sistema de hidrogênio, o painel seria uma boa solução já existem alguns flexíveis que podem ser instalados sobre o casco e podem ser pisados, no entanto não sei qual o conforto disso e qual seria a quantidade. Acredito que se for somente para motora durante a ancoragem e atracagem saída de portos etc, já é viável, talvez com um gerador diesel para emergências. A única coisa que penso é que o sistema deve ser muito bem blindado e instalado já que o mar não gosta muito de partes elétricas. Gostei muito da ideia e do modo em que o vídeo foi feito, parabéns.
Meu projeto é mais modesto, um caiaque com motor elétrico, com banco de baterias e painéis solares. Você poderia fazer um pouco diferente, tentar um motor a combustão alimentado por hidrogênio produzido a partir da eletrólise usando seu banco de baterias, dizem que não é viável por consumir muito da bateria, mas vc pode aumentar a tensão consequentemente diminuindo a corrente, se achar uma ideia boa já da pra fazer o próximo vídeo, ansioso pra ver sua próxima produção, não desista, um abraço
Embora eu não seja da área náutica e nem da área de eletrotécnica irei me atrever a fazer uma observação em relação ao cálculo da autonomia e consumo de energia, acho que deveria ser acrescentado também o consumo dos demais equipamentos elétricos da embarcação, resultando neste caso uma menor autonomia. Por favor me desculpe e corrija se estiver errado. Parabéns pelo video e pelo canal.
Boa tarde e se voce usar panel solar para fazer funcionar motor eolica e ao mesmo tempo e energia carregar bateria ou com alternador criar energia infinita
-Um multicasco teria mais área, ou seja mais painéis solares e mais baterias. E também poderia modificar o projeto, sendo um motor de menor potencia em cada casco do catamarã. -Uma vantagem no caso do trimarã é botar um gerador elétrico, acoplado a um motor (gás, diesel, gasolina) , no casco central, esse só seria ligado quando as baterias atingissem a carga mínima. Esse seria o motor central ligado ao eixo de propulsão. Teriam 2 motores elétricos nos outros 2 cascos (naceles). Numa situação de baterias com meia carga, seria possível ligar os 3 motores, caso houvesse uma emergência. -Cascos mais modernos, com menos arrasto, também contribuem. Mais esteiras e marolas resulta em maior consumo. (Só a Barcas S/A não sabe disso...) -Tem uma fragata stealt do USA pentamarã que não faz marola nem ruido. -Já existe um toldo com células foto voltaicas. Quando essa tecnologia vai chegar nas velas?
Parabéns pelo video. Tenho algumas considerações. A primeira é relativa a bateria de um carro, o Tesla, pois sua tensão de operação, por ser alta, poderia inviabilizar o projeto. A segunda se refere às placas solares. O rendimento delas, em laboratório, não é um parâmetro confiável. Estudos mostram que na prática o rendimento das placas não atinge 12% da sua potência de pico, isto se uma manutenção permanente for aplicada. Nos barcos modernos com o motores elétricos na propulsão existe a opção de regeneração, ou seja, quando velejando os motores elétricos passam a ser geradores e, com isso, dispensa-se o uso dos famosos hidro-geradores. Hoje no mercado já existem, com preços razoáveis, sistemas de célula de combustível usando metanol. A opção do uso do geradores eólicos é bem razoável, mas já vi colegas seus youtubers os removendo por causa do barulho que atrapalha as gravações. O balanço que deverá ser feito é o dos problemas elétricos versus a manutenção mecânica.
Que bom que vc gostou... mas é importante entender o objetivo do ante projeto e as simplificações que fiz para tornar o vídeo mais popular, caso contrário se torna um estudo bem chato de assistir. Abraços
Excelente vídeo. Leve em consideração que o motor elétrico tem eficiência de 90% em relação aos 40 de um motor a explosão. Dessa forma seu motor poderia estar ao redor dos 18HP. Além disso poderia usar um Keppe Motor pra te ajudar nessa solução.
Olá, obrigado pelo comentário. Tem certeza? Veja os catálogos de motores elétricos, da WEG por exemplo para saber a eficiência de motores elétricos atuais. Será que o que você diz que é 40? não é a eficiência energética, ou seja, o quanto de combustível é transformado em potência? A comparação da eficiência energética entre motores é válida para se comparar o gasto de energia, não para dimensionamento dos motores.
Com certeza não existe soluçao ainda para carregar uma demanda de baterias desse porte. mas mestre acho que deveria redimensionar o número de placas solares e diminuir a potência do motor porque conseguiria pelo menos as 40 milhas lógico com menos cavalos. Mas se tratando de um veleiro que navega a 3 nós.
Eu coloquei um motor elétrico de uma parafusadeira Stanley 24v, uma bateria estacionária e uma placa de 150 flexível no meu Hobbies 3,9 kkkkk consigo andar 9 horas sem nenhum problema, e ainda coloquei som no meu brinquedo preferido 😀👍
@@fagionco eu usei uma parafusadeira convencional de 24v, eu tinha mas não usava, retirei o motor e coloquei em um suporte de fibra de vidro com 2 rolamentos um em cada ponto, a Elice recebe a transmissão de rotação por uma correia que fica por dentro do suporte de fibra, o gatilho da parafusadeira eu uso pra controlar a velocidade, de primeira eu usava as baterias originais, mas a autonomia era de 1 h pra cada uma, preferi mudar para uma bateria estacionária, vc pode fazer a base de pvc para a transmissão e uma correia simples de Fusca, fiz na fibra só para ter um acabamento bonito e discreto, usei um cabo Branco pra passar os cabos elétricos e o controle eu só lixei o próprio punho da parafusadeira, adaptei um encaixe de borracha e fiz a extensão com cabo Branco de um metro, pra eu poder controlar o motor de longe, final de semana eu gravo um vídeo e deixo o exemplo por aqui.
acredito mesmo que o melhor seria um motor hibrido, com um motor a combustão alimentando o motor eletrico.hoje um motor hibrido, como a que temos no toyota prius por exemplo este carro faz hoje mais ou menos 20km por litro, o que é muito para um sedam deste porte.
Muito bem explanada a questão da atual inviabilidade de ter um veleiro grande movido a energia solar. Mas e quanto a veleiros pequenos? Será que um Marreco16 não andaria bem com 2 motores elétricos daqueles de bote de apoio, uma boa targa solar de 500 W e 2 baterias de 250 AH, que pesam juntas 80kg? Tenho a curiosidade de fazer este cálculo para descobrir a autonomia e a viabilidade.
Taineis solares podem gerar hidrogênio, porém existe a Lei da Conservação de Energia. Se fosse possível esta conversão sem perdas, as células de hidrogênio que vendem por aí no mercado livre fariam real diferença.
Os painéis solares flexíveis já existem e são de tecnologia brasileira. Necessitam de mais tempo para torná-los mais eficientes e baratos, mas estão nesse caminho.
Olá comandante, poderia ter adicionado a sua pesquisa os motor elétrico do tipo keppe, que são extremamente eficientes e também funcionariam como geradores.
Bom dia. Pode ser, se você conseguir me passar os dados de consumo de energia de um motor que gere cerca de 25 HP no eixo de saída faço os CÁLCULOS. Só não adianta passar links do tipo "vê se você acha alguma coisa aí" risos... . Precisa informar qtos Watts esse motor de 25 HP consome. Faço esse desafio porque só consegui achar informações do tipo "é um motor muuuuiiiito mais eficiente" sem informações de coeficiente de eficiência algum que possa ser usado em um anteprojeto.
A viabilidade virá então junto de uma revolução energética... Por enquanto com as baterias de lítio, mais eficientes p/ armazenamento e recarga, os geradores vão perder um pouco de papel, até para operar coisas pesadas como um ar-condicionado. Vi num fórum o dono de um catamarã a vela que usava ar condicionado com o sol e tinha saldo positivo de energia nas baterias.
Na Europa já existe barcos com autonomia de 8 horas, a mente humana só trabalha na falta de necessidades, ótima introdução feita pelo professor, parabens
Veleiro com motor elétrico, o santo graal dos velejadores...sim, chegaremos lá!!! Muito bom o seu vídeo, sua linha de raciocínio abre um bom leque de questões a se considerar...acho que se acrescentarmos uma transmissão bem projetada entre o motor elétrico e o propulsor que permita gerar velocidade de cruzeiro com 45% / 50% da potência do motor, o consumo cairia bastante melhorando a autonomia do powerbank...também precisam ser incluídas no cálculo de consumo as demais demandas elétricas do barco: equipamentos de navegação, bombas hidráulicas, boiler, iluminação, sinalizadores, comunicação, catracas, dessalinizador, ventilação, equipamentos da cozinha, etc. Aff...o veleiro terá que ser uma verdadeira usina...mas estamos perto da solução!!!
Já existem barcos 100% elétricos, feitos por uma empresa chamada Serenity Yachts. Se trata de catamarãs com extremamente confortáveis. segue o link ai de um video ua-cam.com/video/ltyu-KPesg0/v-deo.html
@@hbmaximos O Silient 55 realmente é um sonho ua-cam.com/video/4WkCIUcbn6U/v-deo.html
O problema do Silent 55 é que ele não é um "veleiro" mas um "barco" elétrico. Veleiro usa vento como propulsão mesmo... motor é pra manobrar, e fugir de dois extremos perigosos no mar, calmaria e tempestade. Fora isso... velas pra que te quero! Eu servi numa fragata e adoro mar picado, batico. Se tiver condições vou realizar o meu sonho de morar num veleiro!
Esse canal é o canal do conhecimento Náutico, pra mim o melhor canal sobre o uso técnico da embarcação
Sim, chegaremos ao ponto de a tecnologia satisfazer as necessidades, porém, o professor está certíssimo. A tecnologia atual vai de encontro a tudo o que ele falou.
Uma análise com muito bom senso sobre um relevante. Espero ansiosamente pela melhora na capacidade das baterias e da possiblidade de fazer uma volta pelo mundo com um pequeno veleiro elétrico.
Esquece isto - se nos carros os elétricos já estão sendo surgindo tantos problemas ...
@@zekrausche entendo, vamos continuar usando o vento - como sempre foi feito...
Excelente aula!! Notei q o sr. não costuma ler os comentários. E num vídeo antido como este, as chances são menores ainda. Mesmo assim, vou levantar esse questionamento. No Brasil, não tivemos a chance de vivermos as transições que tem acontecido nos EUA e Europa. Me refiro a transição de motores à combustão, passando pelas versões híbridas e depois aos 100% elétricos. Aqui, estamos indo direto da versão à combustão para a elétrica e ao meu ver, isso tirou o tempo para adaptações e a montagem da infra estrutura q têm sido feitos lá. Minha pergunta é: O sr ou alguém q venha a ler este comentário acredita na possiblidade de montar uma estrutura híbrida em veleiros?? Gratidão!!
ua-cam.com/video/LyqE6xe-c9U/v-deo.htmlsi=j7Uadd89jrqDQxZ9
Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pela análise. Seria muito interessante refazer esta análise levando em conta as novas tecnologias em placas solares e tanbém os novos motores elétricos desenvolvidos especialmente para embarcações...
Na primeira vez que vc adicionou um gerador a diesel para somar às placas solares e ao gerador eólico, eu já pensei: Tá mais fácil colocar uma hélice no próprio gerador à diesel... rsrsrs...
Parabéns pelo vídeo, excelente conteúdo, como sempre!
Ontem eu pensei sobre esse assunto e hoje o UA-cam me indicou seu vídeo, agora o YT tá lendo pensamentos. A propósito, excelente vídeo, era o que eu realmente queria saber.
Kkkkk isso mesmo amigo acho que leem pensamentos isso acontece comigo direto
@@eduardorocha3687 I.A + algorítmos...
BOM DIA! SEU RACIOCÍNIO FOI ESPLENDIDO .COM BASES BEM ACERTADAS DE RACIOCÍNIO. UMA LÓGICA DE SUCESSO PARABÉNS
Excelente esplanaçao incrível mesmo desde garoto sonho em ter um veleiro com motor elétrico já tenho 50 anos meu projeto de vida será colocado em prática a partir de 2021 ok obrigado pela aula !!!
Muito bom o vídeo!
Também estou começando a desacreditar do projeto que estou desenhando. Vou calcular agora a potência de propulsão dos motores que escolhi para meu hipotético catamarã.
No caso, esse barco terá um total de 16 toneladas, com seus 22x10 metros (80 pés), tudo para disponibilizar uma área onde possa ser instalados 115 painéis solares de 440W com eficiência de 21%.
O peso fica distribuído a grosso modo:
2,8T painéis solares;
5,2T baterias estacionárias;
8T casco e arquitetura interna + carga de viagem + passageiros + tanques de água;
PORÉM, o máximo de energia renovável que consigo estocar é de 6500A de bateria e gerar uma corrente de 1900AH via painel fotovoltaico, mas isso só consegue alimentar 2 motores elétricos de 12,5 HP = 25 HP totais (9,2kW cada motor) por 5 horas dia.
Agora é descobrir se um catamarã de 22x10m, pesando 16 toneladas e com 2 motores 12,5 HP, consegue navegar em velocidade média de 6/7 nós SEM VELAS.
O Lagoon 62, que pesa 32 toneladas, usa dois motores de 100 Hp para andar próximo dessa velocidade.
1) Melhor rever estrutura do deu projeto. Esta muuuuiiiitoo leve.
2) Velocidade não deve passar de 2 nós (vc estaria usando cerca de 10% da motorização do Lagoon)
Fazer projetos é muito bom, a gente aprende muito, continue!
@@brcharter-conhecimentonaut7862 Opa, obrigado pela resposta!
eu refiz a planilha, que peguei emprestada do pessoal da Engehall, segue o link dela compartilhada.
drive.google.com/file/d/1-TqApNY119OjYUEFUpOZLkNCLk-wpf7e/view?usp=sharing
modularizei os bancos de baterias e acho que ficou show! Vou adicionar os detalhes de como opero a planilha por lá mesmo, abraços!
@@brcharter-conhecimentonaut7862 Estou estudando os geradores de energia da Ballard, usam H2 como fonte. Bem interessante, mudou completamente o escopo do que eu estudava
A clareza com que explicou esse projeto me prendeu do início ao fim, didático e objetivos e eu nem tenho barco só a minha funboard empoeirada,rsrsrs. Parabéns!
Sou da área de eletrônica e telecomunicações mas tenho um amigo também da área que é velejador. Gostei da análise e acredito também nesse caminho!
Ganhou um inscrito!
Parabéns por gerar tantas possibilidades possíveis e impossíveis e nós fazer pensar, infelizmente o nosso tempo atual no nós permite muitas possibilidades, faço criação e desenvolvimento de equipamentos sei como é difícil, um abração.
Parabéns, as soluções é resultado de sonhos!
Excelente aula comandante! Também acredito que a solução de células de hidrogênio serão grande diferencial para a autonomia de projetos elétricos ! Gosto muito da clareza com que consegue expôr os fatos facilitando o acompanhamento dos internautas. Parabéns, sucesso e bons ventos!
Essa conta precisa ser refeita, porque o motor a diesel tem 30% de eficiência, enquanto o motor elétrico tem 80% de eficiência. Desse modo não é necessário um motor de 25Hp, um motor entre 5 a 7.5Hp elétrico seria o suficiente. Desse modo não é necessário um banco de bateria grande e nem um gerador a diesel bordo.
Parabéns. Excelente programa e raciocínio científico e intelectual
Parabéns pelo vídeo, sou engenheiro e um entusiasta do assunto, é bom ver alguém com coragem de falar sobre o tema. Um forte abraço e bons ventos tbm...
gratidão! estava me fazendo bem essas perguntas, tendo conhecido sobre os motores torqeedo e sonhando com uma embarcação autônoma e sustentável para explorar à princípio as baías de Guaratuba, Paranaguá, canal do Varadouro e depois essa região aí do "Caribe" brasileiro...
Acho que ainda precisa aguardar um pouco mais a evolução tecnológica. Acho que menos de 5 anos.
Excelente idéia, porém em um dia nublado sob tempestade e com necessidade de uso do motor, se torna inviável ! Bons ventos !
Muito bom, estou mais de 1 atrasado nesse conhecimento.. mas parabéns pelo estudo, independente do tempo ainda considero um assunto atual. Note que ninguém mais discute sobre eficiência de um motor a combustão
ótima análise, me sanou muitas das dúvidas sobre os motores elétricos, outra questão também é importante acrescentar é o aumento da eficiência dos motores elétrico
Veja em sites de fabricantes de motores elétricos, a WEG, por exemplo, quanto é o coeficiente de eficiência de um bom motor elétrico e conclua qual o potencial que ainda tem pra melhorar. É bem interessante saber.
Parabéns pelo ótimo conteúdo!!
"de volta para o futuro". hehehe. Muito legal esse exercico de pensar energias limpas
Ante projeto muito bem feito, ideal para fomentar discuçoes de soluçoes e alternativas, ate chegar numa viabilidade fisica e economica. Eu particurlamente acredito que as soluçoes hibridas (fontes renovaveis x comb. fossil) ja vão começar a aparecer, e estas são importantes para uma transição masi rapida. De qualquer forma, o cominho será longo. Parabens mais uma vez.
Acredito que o caminho é por aí, mas ainda falta tecnologia, que certamente virá dos carros elétricos, estimo que em 10 anos no máximo as soluções ofertadas pelos grandes fabricantes serão 100% híbridas.
Parabéns pelo vídeo, e ainda faltou somar a energia que é gasta dentro do veleiro como frizer, ar condicionado e outros.
O vídeo é excelente! Apenas uma ressalva, frequentemente ouço sobre a inviabilidade anti poluente das baterias comparadas aos motores a combustão, desde o fabrico (extremamente poluente) até se tornarem inertes ao meio ambiente (descontaminação em áreas preparadas), as baterias geram poluição superior e custos elevados.
Conteúdo de qualidade!
Parabéns...
Abraço e bons ventos!!!
Muito bom comandante! Olhem o Hanse 315, tem uma opção de versão com motor elétrico. Por não ter necessidade de ter rabeta o hélice fica no leme. Este motor é feito pela alemã Torqeedo. Aliás, eles estão fazendo exatamente o que vocês propõe. Estão pegando a bateria do bmw i3, que é parecida em tamanho ao i3. Aliás fui um dos primeiros no Brasil e ter um i3 e posso comprovar que estas baterias podem durar muito. Tem 10 anos de garantia de fábrica. Só uma observação, sim o gerador mais o motor elétrico pode ser interessante sim, já que o motor elétrico é muito mais eficiente.
Vi o Torquedo alimentado por um toldo com células flexíveis. Foi num vídeo alemão mostrando uma montagem de um catamarã inflável à vela.
Incrive, estou assistindo conteudo relacionado a embarcações e isso se tornou um sonho para medio prazo.
E como sou fissurado em tecnologia por trabalhar com isso me veio em mente este tema, que foi abordado de forma extremamente perspicaz. Parabens!
Excelente análise. Só pecou na "energia não poluente" das baterias de lítio. Elas são extremamente poluentes, e com uma durabilidade de cerca de 5 anos. Após isso, há que se trocar todas as baterias, e este material descartado é um mega problema.
Muito obrigado pelas informações! Quando o petróleo começar a escassear e se tornar caro, teremos que desenvolver rapidamente tecnologias de transporte de cargas por via náutica. A eficiência energética por tonelada * km é fantástica!
Excelente vídeo, professor! Aqui em casa acompanhamos o Sailing Uma que adaptaram um Pearson 36 pés, se bem me lembro, com motor elétrico e ficou muito interessante.
Realmente sensacional suas idéias. Vamos lá por em prática. Um forte abraço.
Pretendo comprar um veleiro legal quando me aposentar, imagino daqui uns 25 anos, então espero que já tenhamos veleiros movidos a eletricidade e com total autonomia de produção de sua energia e que sejam economicamente acessíveis. Muito bom o vídeo! Bons ventos.
Pode apostar que terá!
Com nossa atual tecnologia , na minha opinião não convém , é andar em círculos mesmo, más esclareceu bem essa dúvida.
Parabéns pela criação.
Excelente vídeo, ótimo para ampliar a discussão sobre o assunto.
Gostaria de acrescentar que não estamos falando de um veleiro com motor elétrico apenas, estamos falando de um veleiro autônomo em produção de energia, que tem uma conotação diferente.
Talvez, seria possível haver estações de recargas independentes e inteligentes, onde os veleiros cadastrados podem usar uma poita e recarregar suas próprias baterias? Nesses pontos de reabastecimento, com capacidade maior de armazenamento e geração de energia, pode-se haver soluções mistas de energia solar, eólica, hidrodinâmica e por combustíveis fósseis.
Parabéns pelas informações.
Magnífica Análise🤗
Tbm acredito nas células de hidrogênio como meio energético e acredito no desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes em maior desempenho e menos consumo
Muito bacana o vídeo. Parabéns pelo trabalho!
Parabens Capitão .
Excelente matéria.
Mas a grande solução vira bem antes.E não somente de baterias e geradores, mas sobretudo de motores mais eficientes.De uma olhada num projeto brasileiro que ja esta sendo produzido na China. Por enquanto pequenos de uns 300 W para ventiladores.
Trata-se dos motores KEPPE. Com alta eficiência e de baixíssimo consumo e capaz de ser usado como gerador qdo se está velejando.
verdade, aquele motor ali é muito gastão...
Ihhh... Acabaram de descobrir uma forma de duplicar a eficiência dos painéis solares existentes, antecipa a previsão 5 anos, rsrsrs
Como vai ser possível duplicar a eficiência dos painéis solares?
A solução da Insolight para baixar o custo dos painéis solares passa por adicionar às células solares uma camada de lentes com um formato em forma de favo.
Esta nova camada de lentes direcciona a luz solar para uma pequena área onde se encontram as células solares fotovoltaicas. A outra vantagem do uso da camada de lentes é que a refração solar faz com que a posição do sol não seja tão relevante como é para o caso dos painéis solares fotovoltaicos tradicionais.
Oba
Aí sim !!!
O único erro na sua conta e o motor, a combustão usa 40% eficiência...
Elétrico quase 100%...
Talvez um motor de 10hp elétrico resolva....
@@waltergomes7269 a potência de um motor é a medida no eixo já incluindo as perdas citadas, ou seja, é o valor “líquido”.
Vi uns videos agora jan/fev de 2021 da fabricação de painéis fotovoltaicos flexíveis, usando novas tecnologias, componentes orgânicos, reciclagem de PET, e ainda pesquisas envolvendo grafeno. - Se tivermos as placas convertidas para velas e toldos já aumenta a área de exposição e se tratando do ângulos da velas e sol, aproveitando melhor a manhã e o entardecer, isso aumenta o tempo de carga.
Acredito que o quesito área para placas e volume para baterias, geradores acoplados a motor (de moto?) a alcool ou gás, etc. fará com que migremos para multicascos de comprimento menor que os monocascos. - Já na parte psicologica (vamos atenuar aqui) quanto ao velejador-lancheiro, pode ser que a concepção de retranca e velas mais ágeis podem vir a beneficiar o conforto do proprietário. Basta ver uns projetos bem recentes de veleiro e lanchas que tem muitas semelhanças (popa ultra larga, proa reta/invertida -subs, aerorig, tem até uma vela inflável). - Se a retranca e a vela grande pudessem descer a ponto de ficarem dentro de local fechado, um tubo acima do teto de uma cabine, bastaria ariar a(s) rabeta(s) e escolher elétrico ou fóssil. - Pensa num trimarã a carga plena com um motor eletrico e propulsores em cada casco. - E se for um Dragonfly vc. vai ainda poder fechar os cascos para caber na vaga ou carreta.
Excelente matéria, com uma pequena observação: o hidrogerador só faz sentido se usado enquanto há vento pois do contrário, considerando o arrasto hidrodinâmico necessário para produzir energia não vai corresponder a energia gasta para o movimento, e olhando para os números acredito que o hidrogerador seria perfeitamente dispensável.
Tem toda razão, essa deixei passar. Abraços
Que excelente a tua análise. Bons ventos.
Ou seja, problema ainda muuuuuuuuito longe de ser solucionado.... Excelente trabalho obrigado.....
Parabéns professor. Ótimo trabalho. Um dia serei seu aluno.
Nossa tecnologia ainda ta caminhando pra essa solução. Quem sabe um dia a eficiência das placas solares melhora e o tamanho das baterias diminua consideravelmente... um dia... Ótimo vídeo!
Capitão,
Excelente estudo. Obrigado!
Um forte abraço.
Indiscutível, hoje a única alternativa pensável para daqui em alguns anos ė o hidrogênio. Parabéns capitão, excelente vídeo e ótimas observações.
Bons ventos!
Éhhhh... Também penso assim. A recarga de bateria por energia solar acho que vem num momento posterior.
Obrigado por mais essa aula, parabéns por sua simplicidade.
Gostei da ideia de realizar tal análise. Entretanto o hidrogerador não pode entrar nessa simulação porque para ele gerar energia elétrica pelo giro de sua hélice, através do barco em movimento na água, ocorrerá uma certa frenagem pelo óbvio arrasto dessa hélice movendo o gerador. Ou seja, hidrogerador só é válido numa velejada sem motor, carregando baterias. Aliás um motor elétrico num barco também poderia funcionar como gerador num momento de velejada. Assim como os motores dos carros elétricos viram geradores nos momentos de frenagem regenerativa, quando o motorista tira o pé do acelerador. E assim recuperam energia elétrica através da energia cinética.
Seu canal é demais!
Hoje ainda é utopia, mas não podemos esquecer que a alguns anos atrás, painéis solares eram um sonho também. O que ainda veremos daqui a alguns anos?
Parabéns pelo excelente conteúdo
Excelente aula. Respondeu todas as questões/dúvidas que eu tinha. Muito Obrigado Capitão.
Muito boa a sua projeção professor, acredito que com um motor mais eficiente seja possível em um catamarã com uma área de superficie maior pra captação de energia solar, o problema é que teriam que ser 2 motores...
Seus vídeos são um show, parabéns pelo canal, espero poder navegar com vocês um dia. Abçs.
Estamos observando uma revolução.
Essa semana estava fazendo os cálculos de viabilidade de um carro elétrico. A tecnologia de hoje só resolve a demanda para carros de cidade tendo em vista a demora da recarga, mas a grande maioria das pessoas já seria bem atendida com a solução atual.
Um carro popular hoje custa na casa dos 40 mil, para rodar 100mil km terá um custo só com combustível na casa dos 40mil tmb.
Logo um elétrico na casa dos 80 mil Reais se equipara a um popular.
Si los cálculos se hacen, usando un trimaran Neel 45 como plataforma de estudios, la relación entre superficie útil para ubicar paneles solares y la baja resistencia al avance de este tipo de veleros, acerca mucho las posibilidades de éxito.
Certamente!
Seus cálculos funcionam sim, basta colocar o transformador e começar com as bateria carregadas e nestas 4 horas de autonomia ele vai estar gerando e carregando
Parabéns pela qualidade do estudo e pela clareza das informações!
Dá para fazer também um gerador para usar dentro da água com parafuso de Arquimedes
Gratidão sempre pelos seus vídeos, todos impecáveis!
Excelente, trabalho
Otimas conotações, de um realismo impecável
Projeto pautado em um alicerce verdadeiro
Parabéns 👍
Como contribuinte a favor do nosso bém estar
E afavor das comodidades, é meu dever validar
Toda resolução q parte de um ponto realista ,
E afirmo q nossa tecnologia de bateria ja esteja em seu estágio maximo
Imagino q qualquer enovacao para para tornar as baterias atuais em algo super (por assim dizer )
Irá deixar o quase ecológico para o semi atômico,
Q nao seria bom ,para barcos e navios,
Agentes quimicos poluentes e Mar , nao é uma boa mistura ,
Entao acredito q nosso maior degrau esta nos motores,
Desde q foi criada a pilha ,passamos por inumeros avanços, até chegar aq
Porém em contramão ,nossos motores sao os mesmos criados e construídos replicados
Porém com o mesmo conceito criado por, Tesla, nada quase mudou
Partimos do conceito primario , Gaiola onde bobinas energizam um rotor q repelem ou atrai quem as energizam
Ou então o conceito do burro e da cenoura ,q é quando o rotor segui a bobina
No entanto devemos muito ,8u tudo ao grande gênio, Nikola Tesla
Porém temos o dever de construir um edifício maior em um alicerce q o gênio citado nos deixou
e afirmo ,existe ja é possível viajar velejar e até mesmo voar ,de forma elétrica
Aqui mesmo em nosso obediente pais tem pessoas capazes de projetar e desenvolver tais maquinas
Porém temos 3 coisas fundamentais para nao criar
TECNOLOGIA ,temos em abundância e reforço q o usso dela em excesso nao permite tais feitos
MÊDO, temos mêdo, de retaliações pq nem um grande país, vai querer ver-se obrigado a perder investimentos,
Pq muitos componentes usados sao desnessessario, resultando em perdas de energia,
Porém nem uma empresa fica sastifeita com perdas de receitas
além de criadores e inventores , somos pai , filho, esposo,
Imaginem um brasileiro, q se curva diante das Nações q estao com o calcanhar em nossas gargantas
Divulgar para o mundo q desenvolveu um motor elétrico totalmente novo com um conssumo q chegar a menus de um terço
Dos motores atuais ? com a mesma potência alta rotação e torque de deixar grandes marcas no chinelo?
Com certeza esse cidadão será um homem morto
Ai esta o mêdo,
SUBSERVIÊNCIA,
ao invés de uma empresa genuinamente brasileira desenvolver um produto e colocar o mundo diante de SI
Elas fazer um caminho inverso
Elas montam um projeto ,e sai garimpando em outros paises peças e componentes,
E nunca jamais abre uma consulta pública, com os dizeres , ESTAMOS PRESISANDO DE PARCEIROS ,PEQUENOS CRIADORES PARA TAL ÁREA, APRESENTE SUAS IDEIAS EM DETERMINADO LUGAR.
por isso nunca vão surpreender o resto do mundo
Pq buscam placas de faculdades , e diplomas ,ao invés de criatividade
Replicam os conceitos das Américas vizinhas ,dos continentes vizinhos
O mundo so vai da uma volta em torno de si mesmo velejando
Quando um brasileiro ,vendê suas idéias aos paises de pessoas inteligentes
Pq lhes digo
Da pra navegar de forma elétrica ,e ainda vendê a enérgia excedente ,pq é muita
Vcs nao tem noção na realidade energética de 100AH
Essas sao minhas palavras em favor de pessoas q sabe fazer e sabe q é possível
Quanto ao tamanho
Nao temo como falar de ciência e conhecimento em duas frases
No mais meu muito obrigado 👍👍👍
Existe um veleiro que possoui motores elétricos, mas está muito além do poder aquisitivo de qualquer bum ele chama “black pearl” e os painéis solares são suas próprias velas, é lindo de ver.
Vejo grandes possibilidades no gerador de hidrogênio fonte bem confiável e de baixo custo
O catamaran Silent 55 é um exemplo real e funcional da coisa, mas eu não o compraria, se tivesse $$$. Veleiro tem que ter velas... a aventura da coisa é ter velas. Admiro o projeto e a engenhosidade, mas acho que ele ficaria incrível com velas.
Muito bom uma excelente aula parabens.
Interessante. .. o futuro será assim... baterias com maior poder de armazenamento. ... placa solares e geradores elétricos eólicos e hidro com maior poder de geração... carros, barcos e aviões produzidos com materiais mais leves ... a natureza irá agradecer. .. abc e bons ventos.
O raciocínio é bom, no entanto o Hidrogerador não pode ser usado enquanto motora com motor elétrico, pois gera arrasto e de certa forma "Gasta mais do que gera" , as Placas solares que geram hidrogênio também não daria certo, pois a eficiência também é muito baixa, sairia melhor ter o painel direto do que o sistema de hidrogênio, o painel seria uma boa solução já existem alguns flexíveis que podem ser instalados sobre o casco e podem ser pisados, no entanto não sei qual o conforto disso e qual seria a quantidade.
Acredito que se for somente para motora durante a ancoragem e atracagem saída de portos etc, já é viável, talvez com um gerador diesel para emergências.
A única coisa que penso é que o sistema deve ser muito bem blindado e instalado já que o mar não gosta muito de partes elétricas.
Gostei muito da ideia e do modo em que o vídeo foi feito, parabéns.
Meu projeto é mais modesto, um caiaque com motor elétrico, com banco de baterias e painéis solares. Você poderia fazer um pouco diferente, tentar um motor a combustão alimentado por hidrogênio produzido a partir da eletrólise usando seu banco de baterias, dizem que não é viável por consumir muito da bateria, mas vc pode aumentar a tensão consequentemente diminuindo a corrente, se achar uma ideia boa já da pra fazer o próximo vídeo, ansioso pra ver sua próxima produção, não desista, um abraço
Embora eu não seja da área náutica e nem da área de eletrotécnica irei me atrever a fazer uma observação em relação ao cálculo da autonomia e consumo de energia, acho que deveria ser acrescentado também o consumo dos demais equipamentos elétricos da embarcação, resultando neste caso uma menor autonomia. Por favor me desculpe e corrija se estiver errado. Parabéns pelo video e pelo canal.
ele fez o calculo só da ordem de grandeza, não é um calculo exato, só pra ter uma idéia de onde estamos e onde precisamos chegar...
Boa tarde e se voce usar panel solar para fazer funcionar motor eolica e ao mesmo tempo e energia carregar bateria ou com alternador criar energia infinita
-Um multicasco teria mais área, ou seja mais painéis solares e mais baterias. E também poderia modificar o projeto, sendo um motor de menor potencia em cada casco do catamarã.
-Uma vantagem no caso do trimarã é botar um gerador elétrico, acoplado a um motor (gás, diesel, gasolina) , no casco central, esse só seria ligado quando as baterias atingissem a carga mínima. Esse seria o motor central ligado ao eixo de propulsão. Teriam 2 motores elétricos nos outros 2 cascos (naceles). Numa situação de baterias com meia carga, seria possível ligar os 3 motores, caso houvesse uma emergência.
-Cascos mais modernos, com menos arrasto, também contribuem. Mais esteiras e marolas resulta em maior consumo. (Só a Barcas S/A não sabe disso...) -Tem uma fragata stealt do USA pentamarã que não faz marola nem ruido.
-Já existe um toldo com células foto voltaicas. Quando essa tecnologia vai chegar nas velas?
Seus vídeos são mt top, Capitao!
Edicao top!
Parabéns!!!
Parabéns pelo video. Tenho algumas considerações. A primeira é relativa a bateria de um carro, o Tesla, pois sua tensão de operação, por ser alta, poderia inviabilizar o projeto. A segunda se refere às placas solares. O rendimento delas, em laboratório, não é um parâmetro confiável. Estudos mostram que na prática o rendimento das placas não atinge 12% da sua potência de pico, isto se uma manutenção permanente for aplicada. Nos barcos modernos com o motores elétricos na propulsão existe a opção de regeneração, ou seja, quando velejando os motores elétricos passam a ser geradores e, com isso, dispensa-se o uso dos famosos hidro-geradores. Hoje no mercado já existem, com preços razoáveis, sistemas de célula de combustível usando metanol. A opção do uso do geradores eólicos é bem razoável, mas já vi colegas seus youtubers os removendo por causa do barulho que atrapalha as gravações.
O balanço que deverá ser feito é o dos problemas elétricos versus a manutenção mecânica.
Que bom que vc gostou... mas é importante entender o objetivo do ante projeto e as simplificações que fiz para tornar o vídeo mais popular, caso contrário se torna um estudo bem chato de assistir. Abraços
Excelente estudo, Capitão.
Um abraço.
Cómo sempre día explicacao excelente, obrigado Capitao
Excelente vídeo. Leve em consideração que o motor elétrico tem eficiência de 90% em relação aos 40 de um motor a explosão. Dessa forma seu motor poderia estar ao redor dos 18HP. Além disso poderia usar um Keppe Motor pra te ajudar nessa solução.
Olá, obrigado pelo comentário. Tem certeza? Veja os catálogos de motores elétricos, da WEG por exemplo para saber a eficiência de motores elétricos atuais. Será que o que você diz que é 40? não é a eficiência energética, ou seja, o quanto de combustível é transformado em potência? A comparação da eficiência energética entre motores é válida para se comparar o gasto de energia, não para dimensionamento dos motores.
@@brcharter-conhecimentonaut7862 tem razao
Com certeza não existe soluçao ainda para carregar uma demanda de baterias desse porte. mas mestre acho que deveria redimensionar o número de placas solares e diminuir a potência do motor porque conseguiria pelo menos as 40 milhas lógico com menos cavalos. Mas se tratando de um veleiro que navega a 3 nós.
@@brcharter-conhecimentonaut7862 no final são a mesma coisa...
A empresa OceanVolt já produz sistemas de motorização elétricos para veleiros com a tecnologia de recuperação da energia do arrasto dos hélices.
Simplesmente sensacional!!!! Baita Conteudo
Top este vídeo, tudo que eu queria saber.
Eu coloquei um motor elétrico de uma parafusadeira Stanley 24v, uma bateria estacionária e uma placa de 150 flexível no meu Hobbies 3,9 kkkkk consigo andar 9 horas sem nenhum problema, e ainda coloquei som no meu brinquedo preferido 😀👍
Olá Anderson, poderia falar mais sobre o seu projeto?
@@fagionco eu usei uma parafusadeira convencional de 24v, eu tinha mas não usava, retirei o motor e coloquei em um suporte de fibra de vidro com 2 rolamentos um em cada ponto, a Elice recebe a transmissão de rotação por uma correia que fica por dentro do suporte de fibra, o gatilho da parafusadeira eu uso pra controlar a velocidade, de primeira eu usava as baterias originais, mas a autonomia era de 1 h pra cada uma, preferi mudar para uma bateria estacionária, vc pode fazer a base de pvc para a transmissão e uma correia simples de Fusca, fiz na fibra só para ter um acabamento bonito e discreto, usei um cabo Branco pra passar os cabos elétricos e o controle eu só lixei o próprio punho da parafusadeira, adaptei um encaixe de borracha e fiz a extensão com cabo Branco de um metro, pra eu poder controlar o motor de longe, final de semana eu gravo um vídeo e deixo o exemplo por aqui.
Parabéns pela criatividade! Tente ir para barcos cada vez maior que podem nascer projetos incríveis.
@@brcharter-conhecimentonaut7862 a vontade de ter um maior é grande, mas o dinheiro não deixa, com fé eu vou construir um maior, um abraço 👍🇧🇷
Que idéia top eu estava com essa mesma ideia 😃
sim mas coloca mais geradores.. vc pode usar helice helicoidal eolica
acredito mesmo que o melhor seria um motor hibrido, com um motor a combustão alimentando o motor eletrico.hoje um motor hibrido, como a que temos no toyota prius por exemplo este carro faz hoje mais ou menos 20km por litro, o que é muito para um sedam deste porte.
tema muito interessante
Na represa de SP tem uma escola nautica que tem um veleiro com motor eletrico
O ploblema é que tem muito velejador,usando veleiro como lancha,kkk
Hehehe
Os caras no Brasil estão vendendo veleiros sem mastro, o mastro e a vela sao opcionais, hahaha.
@Ali Julio só inseguro quer entrar no insta da namorada, seu corno. Vai trabalhar vagabundo. Robot sem vergonha.
@@eduardotabasco já tem até jogador de futebol comprando veleiro kkkkkkk
Os caras só andam no motor.
Parabens pelo video SHOW
Muito bem explanada a questão da atual inviabilidade de ter um veleiro grande movido a energia solar. Mas e quanto a veleiros pequenos? Será que um Marreco16 não andaria bem com 2 motores elétricos daqueles de bote de apoio, uma boa targa solar de 500 W e 2 baterias de 250 AH, que pesam juntas 80kg? Tenho a curiosidade de fazer este cálculo para descobrir a autonomia e a viabilidade.
Pode até funcionar para um uso moderado em represa, mas acho que perde no custo / benefício comparado a um motor de 2t.
Sim...cataventos e placas solares.. e helices na agua
Taineis solares podem gerar hidrogênio, porém existe a Lei da Conservação de Energia. Se fosse possível esta conversão sem perdas, as células de hidrogênio que vendem por aí no mercado livre fariam real diferença.
Os painéis solares flexíveis já existem e são de tecnologia brasileira. Necessitam de mais tempo para torná-los mais eficientes e baratos, mas estão nesse caminho.
Excelente vídeo, bastante realista! 👏
Só faz sentido colocar hidrogeradores se o barco estiver velejando. Caso estiver motorando o arrasto será maior do que os ganhos.
Olá comandante, poderia ter adicionado a sua pesquisa os motor elétrico do tipo keppe, que são extremamente eficientes e também funcionariam como geradores.
Bom dia. Pode ser, se você conseguir me passar os dados de consumo de energia de um motor que gere cerca de 25 HP no eixo de saída faço os CÁLCULOS. Só não adianta passar links do tipo "vê se você acha alguma coisa aí" risos... . Precisa informar qtos Watts esse motor de 25 HP consome. Faço esse desafio porque só consegui achar informações do tipo "é um motor muuuuiiiito mais eficiente" sem informações de coeficiente de eficiência algum que possa ser usado em um anteprojeto.
A viabilidade virá então junto de uma revolução energética... Por enquanto com as baterias de lítio, mais eficientes p/ armazenamento e recarga, os geradores vão perder um pouco de papel, até para operar coisas pesadas como um ar-condicionado. Vi num fórum o dono de um catamarã a vela que usava ar condicionado com o sol e tinha saldo positivo de energia nas baterias.