Celoko Cláudio! Ajudou demais!! Estou montando um GS com toda injeção do GLS motronic, mantendo o ar condicionado funcionando, e essa ilustração das mangueiras ajudou demais! Parabéns!! Precisamos de mais conteúdos assim por aqui, ficamos órfãos do fórum do kadetteiros q saiu do ar!
Que bom que ajudou!! Realmente o fórum faz muita falta, quem sabe aos poucos o pessoal que estava sempre por lá acaba aparecendo aqui, seria bom, tinha muita gente com muito conhecimento.
Parabéns. Meu kadett ficou uma semana na oficina e não descobriram o que tinha,assisti seu vídeo e descobri que era só a mangueira do avanço da injeção que estava desconectada.nota 10
Que aula Claudio!!! To reformando um GSI 94 em casa, o meu ta tudo invertido as conexoes! a mangueira do modulo EZK estava cortada e jogada atras dos acessorios. Estarei comprando as mangueiras novas e refazendo as conexoes. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, com certeza vc ajudará a manter os GSI mais tempo em circulação.
Eu adoraria ver a ligação das mangueiras de um carro com a injeção eletrônica, eu tô restaurando meu GSi e tá tudo desconectado. Mas o conteúdo é massa, já dá para ter uma noção e tanto, principalmente para eu que tô começando nesse mundo de mecânica/preparação. Forte abraço.
Fiz muitas coisas do que está nesse vídeo. Hj consegui passar a mangueira do vácuo e ligar na EZK. Agora vou comprar a válvula do canister. A marca que vi é AJE. Quando chegar vou enfim terminar todas as mangueiras.
@@BlackHillAuto vc teria o diagrama de fios do cb de.bordo eu estou dando uma geral no.meu conversivel e tem um fio do chicote do cb azul com.listra preta que está cortado( não sei se realmente foi cortado ou se não é utilizado), muito obrigado!! É um 93/93 já com capota elétrica.
Parabéns Claudio! Gostaria de aproveitar o assunto e saber como testar o vácuo para o acumulador de vácuo alimentar o sistema de acionamneto das paletas de controle de circulação de ar.
Fui numa exposição de Kadett em 11-09-2022 e me indicaram seu canal. Por acaso voce tem video do GS com essas mesmas explicações? tenho muitas duvidas e os mechanicos falam que não precisa pra nada as mangueiras de vacuo ou chutam onde devem ser ligadas kkkk, tenho um SL/E que deve ser a mesma coisa do GS, pois sao carburados. Obrigado e mesmo se nao mexer me carburados, ganhou mais um inscrito. Parabens pelo conhecimento.
Boa! infelizmente não tenho do GS ou dos carburados. Mas não é difícil de montar certo. O vácuo do avanço do distribuidor, do sistema de ventilação e econômetro tem que estar bem abaixo da borboleta para pegar o "vácuo total" do coletor. O vácuo para a válvula do canister fica na altura da borboleta em si. A ligação correta muda sim o funcionamento, por exemplo: O vácuo do distribuidor se for ligado próximo da borboleta vai fazer com que ao acelerar pouco o distribuidor atrase o ponto onde deveria ter mais avanço. O vácuo do sistema de ventilação, se tiver ar condicionado, ligado perto da borboleta pode não ser suficiente para o mecanismo se movimentar. E o econômetro se tiver perto da borboleta pode funcionar meio no 8 ou 80 e não progressivo.
@@BlackHillAuto Obrigado amigo e desculpe a demora para responder... estou fazendo testes coma utilização do retardo de avanço a vácuo e sem ele. Ele foi colocado a uma ano atrás e usado mais disse o profissional que estava regulando e fez a carburação, que ele estava funcionando, porem, nos testes de agora, se eu coloco ele com a parte branca e ligo a mangueira do canister num Y, ele se desconecta do avanço, se eu viro a peca para o lado rosa< ele não desconecta dando a impressão que a válvula esta com defeito agora Tem ate um vídeo antigo explicando sobrea a utilização dessa válvula de avanço a vácuo e como vc e bem técnico e entendido do assunto deve conhecer, vou disponibilizar o link pra que vc possa dar uma olhada se interessar... e a explicação sobre as ligações que vc me deu ficaram bem entendidas e estão corretamente ligadas. Se tiver alguma outro canal de comunicação para que eu possa te enviar fotos do meu sistema e as possíveis ligações, me envie por favor. Por enquanto muito obrigado pela explicação e vou ver outros vídeos relacionados as kadett, já que somos apaixonados por esse modelo, grande abraço e sucesso para o canal, Vejo sempre as suas postagens no facebook também, e são ótimas.
Segue o link para mais duvidas... so pela vontade de fazer o certo sempre e com conhecimento tecnico sempre...abracos. ua-cam.com/video/-6RdDgTuga0/v-deo.html
No TBI, olhando de frente, tem 3 saidas. A de cima vai para o adicionador de ar, a do meio vai para a tampa de válvulas. Queria saber aonde vai a saída de baixo
Kelvin, logo vou montar um painel do zero, o carro está sem nada dentro. Aí vai dar pra fazer um vídeo só com esse tema e mostrando a caixa de ventilação sem nada na frente pra atrapalhar. Infelizmente ainda não sei quando vai ser, mas tem que ser esse mês ainda.
Bom dia Claudio, legal o video. Realmente é muito importante conhecer a função destas mangueiras de vácuo. Muito obrigado. Uma dúvida, no minuto 12:12 onde tem o módulo EZK aparece logo abaixo um tipo de conector. Seria isso mesmo? Para que ele serve? Obrigado
Boa EricZilla! Logo abaixo da EZK é um sensor de altitude da Le-Jetronic, ele não estava ligado no momento do vídeo, é um sensor que mede a altitude com base na pressão atmosférica. Embora seja uma injeção do final dos anos 70, ela tem um sensor que mede a altitude. Como sabemos ao nível do mar o ar é mais denso e a medida que se sobe o ar é menos denso. Isso altera o funcionamento do motor porque pode ter mais ou menos ar entrando. Com esse sensor o sistema constantemente se ajusta para a altitude. Curiosidade 1 - Somente os Fiat e GM com Jetronic usam esse sensor, VW e Ford não usam (e nem tem os componentes eletrônicos que fazem o tratamento do sinal na placa do módulo). Curiosidade 2 - Injeções que saíram após a Jetronic medem a altitude pelo sensor MAP no momento que vc liga a chave antes de dar partida, nesses milissegundos antes da partida mesmo, pois quando o motor não está funcionando a pressão dentro do coletor é a pressão atmosférica, assim que vc dá partida o MAP está lendo a pressão do coletor com o motor funcionando. Nesse sistema a correção por altitude se dá só nesse momento antes da partida, depois ele não corrige mais até passar por essa situação entre ligar o sistema e dar partida, é uma correção não constante. Alguns poucos sistemas novos tem dois sensores MAP, um lê a pressão do coletor e um lê constantemente a pressão atmosférica para corrigir tbm de forma constante, esse que lê a pressão atmosférica fica aberto ao ar e não é ligado ao motor. A injeção que uso, a megasquirt lê a altitude pelo MAP do coletor e corrige como a grande maioria e se vc colocar um segundo sensor ela lê e corrige constantemente. O engraçado é que chamam a Le-Jetronic de burra, mas não é bem assim kkkkk
Que vídeo massa. O canister do meu GSI 93 está no lugar mas desligado. Se eu decidir ligá-lo tem alguma forma de saber se ele e a válvula está ok? Obrigado professor
Normalmente o canister não apresenta problemas. A válvula vc pode testar vendo que ela abre e fecha a passagem entre as duas pontas maiores quando vc aplica vácuo e para de aplicar na ponta mais fina. Normalmente sugando com a boca rsrsrsrs já dá pra perceber. De qualquer forma é uma válvula bem comum que é usada em vários carros, esses dias mesmo eu vi no ML porque um carro de um cliente não tinha.
Olá! Achei interessante seu vídeo e bem didático, estou com uma dúvida, que talvez você possa me orientar! Eu tenho um Kadett GSI 1992, fui aconselhado a trocar o sistema de injeção original dele, pelo sistema do kadett 1997, o que você me diz sobre essa troca? Na verdade eu tenho também um Kadett 1997 GL, 2,0, 4 bicos muito bom carro! Quais peças seriam necessárias para efetuar essa adaptação? Obrigado!
Opa, é um tema interessante, eu gravei um vídeo hoje e toque nesse assunto, mas superficialmente, eu já estava pensando em gravar um vídeo bem completo sobre isso. A resposta direta que posso te dar é: depende. Depende principalmente do seu objetivo com o carro E depende de quem te deu esse conselho, se é uma pessoa que conhece muito bem esse sistema original ele pode ter visto que o deixar em ordem pode ser um pouco caro. Mas no geral quando dão esse conselho é simplesmente porque são leigos no sistema. Normalmente a cada 10 Le-Jetronic que acerto, 9 ficam em um custo cerca de 10 a 20% do custo de instalar uma outras injeção, ou seja, financeiramente não compensa pq para recuperar o investimento levaria algumas décadas. Porém modificações desse tipo nem sempre levam em conta somente o custo, mas visar um funcionamento melhor, que no caso uma Motronic (a injeção do seu GL) poderia sim trazer por ser mais de uma década mais nova em termos de tecnologia. O que vc ganharia com uma injeção mais nova é o fato de ser fácil para mecânicos com conhecimentos básicos em trocar peças dar manutenção, afinal em geral se tudo estiver bem instalado e adaptado, o scanner vai identificar boa parte dos defeitos e a função do mecânico será somente a de trocar peças e não de diagnosticar. E também o fato de não usar sensor de fluxo de ar, que é a única peça cara e sem reposição da Le-Jetronic, embora ainda se encontre nova, mas estou estudando algo para o substituir, só que isso ainda vai demorar muito. Mas adaptar a injeção Motronic da forma correta não é tão simples e barato. O primeiro passo, e o mais chato e custoso, seria desmontar o motor completamente para que o bloco fosse levado a uma retífica para fazer o furo do sensor de rotação, pois esse sistema usa roda fônica interna ao motor, no virabrequim. A roda fônica é parafusada no virabrequim, isso não é o problema, o problema é que o bloco não tem o furo para o sensor. O segundo passo seria adaptar o chicote original da Motronic para ser ligado ao chicote do GSI e tbm ligar a tomada de diagnóstico que não fica no chicote da Motronic e sim no chicote do carro (do carro original), então teria que fazer essas ligações. O restante é mais tranquilo, vc precisará do sistema novo: Módulo e chicote completo, e tbm da parte com o conector de diagnóstico. Coletor de admissão completo da Motronic com tudo (bicos, TPS, corpo de borboleta, atuador, MAP...). Coletor de escapamento que vai na Motronic (pois essa injeção usa sonda). Tampa lateral da gaiola do comando de válvulas que irá tampar o lugar do distribuidor e servirá de suporte para a nova bobina. Bobina e o suporte, cabos de vela tbm. O valor de todas essas peças vai variar por uma questão de ocasião, vc pode até conseguir todas as peças com um bom valor. Mas instalar tudo isso, adaptar o chicote e principalmente instalar a roda fônica com o sensor de rotação é algo que pode sair meio caro. Como eu faço qualquer uma das soluções, seja restaurar a original, instalar uma programável ou instalar uma original mais moderna, posso te dizer sem puxar sardinha pro meu lado que depende mais do que vc quer. Vc conhece bem o funcionamento da Motronic, o resultado será aquilo vc tem no GL, um pouco mais fraco que o GSI porque originalmente foi acertada para ser assim mesmo. Então depende bastante do que vc quer e de quanto está disposto a gastar. Tem clientes meus que jamais tirariam a Jetronic porque prezam pela originalidade até no que não é visível, outros porque o custo não compensam. Mas tenho clientes com programáveis em com Motronic. Eu tenho programável no meu GSI, uma megasquirt MS2, desde 2009, mas a minha intenção foi fazer dele minha cobaia de aprendizado com programáveis, se eu não tivesse essa intenção certamente ainda estaria com a Jetronic, embora ele hoje esteja mais forte e levemente mais econômico, mas teve seu custo bem mais alto que consertar a original. Como falei no começo, preciso gravar um vídeo sobre isso, estou anotando essas dúvidas e outras para ajudar nessa decisão, porque de fato não dá pra indicar faça isso ou aquilo. O sistema original é robusto e não é problemático, afinal lá se vão 30 anos funcionando, o problema mesmo são os "profissionais" que antes só sabiam virar um parafuso de mistura no carburador e hoje só sabem ler scanner, porém a maior parte dos problemas na Jetronic são muito fáceis de resolver.
@@BlackHillAuto Olá amigo! Agradeço pela atenção e disposição em fazer essas observações. Sou da cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná! Na verdade estou restaurando esse kadett GSI, tenho um amigo meu aqui que tem 2 GSI, e vi que um dia ele ficou a pé por conta desse regulador! Aproveito ainda para te informrar, que aqui nessa cidade é raro conseguir um mecânico de confiança, qual proceda com honestidade e conhecimento nesses carros! Só para vc ter uma idéia, mandei fazer inteiro o motor do GL no início da pandemia! Em função de que estourou a mangueira do radiador na estarada e não havia local seguro para parar! Quando consegui parar o motor quase travou! Voltei de guincho para a oficina! Resultado fiz o motor de cima a abaixo, como tem que ser feito! Coloquei o máximo de peças originais que consegui encontrar, até os coxim de motor foram substituidos! Mandei revizar o alternador e o motor de arranque! Enfim foi feito uma gelar! O problema que apareceu logo após o carro começar a rodar, foi que a luz da injeção acendia no painel, o carro rateava e após testes dava erro de sonda no scanner! Levei ao eletrcista que havia trocado a sonda, antes do motor estourar! Disse que havia terminado a garantia da peça, mas que ela não tinha defeito, então me disse também que melhorou o aterramento dela e tal! Pensei o problema havia sido resolvido! Sai com o carro da oficina, e na primeira esquina o problema voltou a acontecer! Voltei lá, ele me encheu de evasivas, e nada! Troquei de eletrcista, me fez fazer manutenção no alternador, substituição do regulador de voltagem, o qual tive que posteriormente trocar, trocou os cabos de vela o jogo de velas, e nada! Sujeriu trocar a central, comprei uma central nova e nada! Levei em outro mecânico pelo que me falaram ser experiente, em outra cidade, Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba! Então nessa época eu já havia comprado o GSI, e falei a ele sobre o sistema de injeção que o equipava! dessa forma então, sujeriu essa mudança! Contudo, mesmo assim, não conseguiu acertar o GL! De todos, foi o que mais perto chegou do fantasma! Pois deichei o carro com ele, o dia todo, para que realizasse vários testes! Afirmou-me que testou tudo o que pode, mas não conseguiu achar o defeito! E que suspeitava ser algo insignificante, alguma coisinha a toa, que teria de verificar com muito mais tempo! Então, comprei uma sonda nova Bosch, para descartar suspeitas! Quando fomos subistituir encontrei o Conector Sonda Lambda, totalmete danificado! Comprei outro novo no Mercado Livre, porque não tem em minha cidade e o problema sumiu! Diante desse relato todo faça uma ideia da carencia de profissionas aqui! A gente tem que ser o eletrcista e mecânico do carro! Por essa e por outras que pensei em fazer essas modidicações no carro, eu digo no GSI. Na verdade minha expectativa se dá porque farei o motor dele também! Penso na economia de combustível e no desempenho! Mas pelo que pude entender, na questão desempenho com a modificação sairei perdendo! O que posso adiantar é, a central eu já tenho juntamente com o chicote, flauta, bicos e borboleta, falta o resto! Pensei em fazer uma injeção programavel! Mas o custo é alto! E sinceramente não gosto da ideia de ter displays dependurados pelo carro! Bem em cima desses apontamentos, gostaria de te dizer que o objetivo principal dessa história, é ter um carro confiável, que eu possa andar sem medo de ficar na mão! Ou seja, de que quando der problema pelo menos eu tenha uma retaguarda que resolva! Porque aqui a coisa tá feia! Obrigado pela atenção mais uma vez!
Amigo já adaptou alguma coifa no lugar da original do varão do câmbio? Aquela comprida que fica na parede corta fogo do veículo. ? Se sim qual ? Grato 🙏🏻
Amigo essa instalação serve para o gls 98? Porque no meu não tem esse distribuidor de vácuo no coletor. O meu tem só uma entrada que sai do freio direto para o distribuidor.
Perfeito mestre.. Porem fiquei com uma duvida. Qual o nome da maqueira q sai do Coletor ate EZK. Estou precisando trocar a minha, nao sei o nome para poder procurar.. E onde acho essas mangueirinhas em L?
Sobre a mangueira, vc procura por mangueira de nylon de avanço de distribuidor, eram usadas nos distribuidores mais antigos com avanço, isso vc encontra por metro nas auto peças. Já as mangueirinhas em L eu consigo somente em uma loja aqui de SP, a 3J borrachas.
Boa noite? Tenho um monza tubarão 91 e a mangueira do vácuo q vai pra caixa evaporadora está desligado eu queria saber a onde eu posso ligar pra voltar a funcionar a caixa.
Mestre Cláudio, lembro uma vez fiz um teste em meu carro, lá no canister naquela mangueira que é o respiro, tapando com o dedo o carro morre. Hj refiz esse teste o carro não morre mais... Isso pode ser sinal de que tem entrada de ar falsa?
A mangueira para EZK é uma mangueira de nylon simples, nas auto peças vc compra por metro como mangueira de vácuo para distribuidor. Vc até pode usar a de borracha de 3mm, mas a de nylon é melhor pq ocupa menos espaço e não vai ressecar.
Depende. Todas tem que ser ligadas ao coletor, exceto a fina da válvula do canister que é ligada no corpo de borboleta. Se ligar o acumulador e de vácuo na borboleta, a ventilação não muda de posição. Se ligar o módulo ezk na borboleta, o carro não avança em baixa carga. Se estão curtas é melhor trocar e deixar correto, é barato.
Esta mangueira verde que vai embaixo da borboleta e minha esta fechada. Se deixar ligada o carro fica falhando. Ja troquei a mangueira do tanque ate o canister. Ja troquei a valvula de purga e nada. Hoje tentei com uma valvula ligar a partir da purga e tentei regular a passagem dos gases para a borboleta, mas nada adianta o motor fica falhando. Só desligando esta mangueira o motor fica perfeito. O que pode ser. Todas as mangueiras estao ligadas corretamente, a do ar condicionado, a do modulo EZK e do Cilindro mestre. Não entendo o que pode ser. Ela da excesso de gases e falha o motor
Queria saber também onde é o vácuo do EFI, tenho um GL 96 e mandei instalar ar condicionado, porém a empresa não ligou o sistema de vácuo e as portas do sistema de ar não se movimentam.
O seu GL tinha ar de fábrica? Ou foi colocado um universal? Digo isso porque nos que saíram sem ar de fábrica, todo o mecanismo dentro do painel é mecânico e não a vácuo, é movimentado por cabos. Se foi usado um kit ar condicionado universal, o mecanismo permanece mecânico. Quando se tem ar de fábrica o sistema do vácuo da ventilação é igual, a mangueira do acumulador de vácuo vai até o coletor de admissão. Na lateral do coletor tem uma peça de plástico que divide o vácuo para outros itens e vc pode ligar lá. Atrás do coletor tbm tem dois bicos, o de baixo é um sinal melhor. Para que o sistema funcione vc tem que ligar a mangueira sempre após a borboleta, então verifica aí como está esse distribuidor de vácuo na lateral do coletor e as outras mangueiras.
Celoko Cláudio! Ajudou demais!! Estou montando um GS com toda injeção do GLS motronic, mantendo o ar condicionado funcionando, e essa ilustração das mangueiras ajudou demais! Parabéns!!
Precisamos de mais conteúdos assim por aqui, ficamos órfãos do fórum do kadetteiros q saiu do ar!
Que bom que ajudou!!
Realmente o fórum faz muita falta, quem sabe aos poucos o pessoal que estava sempre por lá acaba aparecendo aqui, seria bom, tinha muita gente com muito conhecimento.
Parabéns. Meu kadett ficou uma semana na oficina e não descobriram o que tinha,assisti seu vídeo e descobri que era só a mangueira do avanço da injeção que estava desconectada.nota 10
Que aula Claudio!!! To reformando um GSI 94 em casa, o meu ta tudo invertido as conexoes! a mangueira do modulo EZK estava cortada e jogada atras dos acessorios. Estarei comprando as mangueiras novas e refazendo as conexoes. Obrigado por compartilhar seu conhecimento, com certeza vc ajudará a manter os GSI mais tempo em circulação.
Opa, que bom que ajudou.
Cara, isso é bem comum, o pessoa desmonta e não se dá o trabalho de anotar.
Que canal bom viu!!! Salvação dos nossos gsi
Eu adoraria ver a ligação das mangueiras de um carro com a injeção eletrônica, eu tô restaurando meu GSi e tá tudo desconectado. Mas o conteúdo é massa, já dá para ter uma noção e tanto, principalmente para eu que tô começando nesse mundo de mecânica/preparação. Forte abraço.
Quais mangueiras?
Vc é o fera dos Gsi parabéns por vc passar seus conhecimentos pra nós que estamos longe da sua oficina
Valeu Luiz!!!
Sensacional tá de parabéns, não achei nada parecido em outros canais, me ajudou bastante, tenho um gsi 93 é o mesmo sistema
Que bom que ajudou.
Sim, é o mesmo sistema em todos os Kadett GSI.
Valeu Cláudio, não canso de dizer: cada novo vídeo, uma nova aula!
Valeu!!
Fiz muitas coisas do que está nesse vídeo. Hj consegui passar a mangueira do vácuo e ligar na EZK. Agora vou comprar a válvula do canister. A marca que vi é AJE. Quando chegar vou enfim terminar todas as mangueiras.
Opa, que bom!
Que aula! espero esse vídeo ha tempos. Obrigado e parabéns
Obrigado, realmente eu estava devendo há bastante tempo, espero que ajude!
Te agradeço muito pelo canal comprei um gsi e está bem por precário, vou precisar muito das tuas dicas!!!!
Opa!!
Fim de semana já tem serviço. Conferir as mangueiras do Kadett. O fio do alto falante solto tá igual do o meu.
Boa! E ai? Conferiu?
Esse fio solto vai ser ligado logo logo, quando gravei o vídeo o chicote estava todo solto kkkkk
Muito obrigado pelas dicas amigo , bem explicada , curti demais o vídeo
Gostei de vídeo amigo 👌👏👏.
Se puder me explicar onde é ligada as duas mangueiras mais grossas q vai abaixo do corpo borboleta
Parabéns! Excelente conteúdo
Meu sonho é mandar meu GSi pra vc passar um pente fino ...quem sabe !!! Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho!
Obrigado Igor!
Que Maravilha de vídeo, me ajudou muito !!
Fico feliz em saber!!!
@@BlackHillAuto vc teria o diagrama de fios do cb de.bordo eu estou dando uma geral no.meu conversivel e tem um fio do chicote do cb azul com.listra preta que está cortado( não sei se realmente foi cortado ou se não é utilizado), muito obrigado!! É um 93/93 já com capota elétrica.
@@andreteixeirasilva42 opa, tenho o diagrama sim, está aqui blackhillauto.com.br/download/Pinagem_computador_de_bordo_Kadett_Monza.pdf
@@BlackHillAuto muito obrigado, que Deus abençoe!!
Parabéns Claudio! Gostaria de aproveitar o assunto e saber como testar o vácuo para o acumulador de vácuo alimentar o sistema de acionamneto das paletas de controle de circulação de ar.
O que acontece?
Na maioria das vezes os problemas são mangueiras desconectadas.
Muito obrigado, peguei 1 gsi e tinha angumas mangueira s soltas. Resolvi tudo com seu vídeo
Que bom que ajudou!!!
Fui numa exposição de Kadett em 11-09-2022 e me indicaram seu canal. Por acaso voce tem video do GS com essas mesmas explicações? tenho muitas duvidas e os mechanicos falam que não precisa pra nada as mangueiras de vacuo ou chutam onde devem ser ligadas kkkk, tenho um SL/E que deve ser a mesma coisa do GS, pois sao carburados. Obrigado e mesmo se nao mexer me carburados, ganhou mais um inscrito. Parabens pelo conhecimento.
Boa!
infelizmente não tenho do GS ou dos carburados.
Mas não é difícil de montar certo.
O vácuo do avanço do distribuidor, do sistema de ventilação e econômetro tem que estar bem abaixo da borboleta para pegar o "vácuo total" do coletor.
O vácuo para a válvula do canister fica na altura da borboleta em si.
A ligação correta muda sim o funcionamento, por exemplo:
O vácuo do distribuidor se for ligado próximo da borboleta vai fazer com que ao acelerar pouco o distribuidor atrase o ponto onde deveria ter mais avanço.
O vácuo do sistema de ventilação, se tiver ar condicionado, ligado perto da borboleta pode não ser suficiente para o mecanismo se movimentar.
E o econômetro se tiver perto da borboleta pode funcionar meio no 8 ou 80 e não progressivo.
@@BlackHillAuto Obrigado amigo e desculpe a demora para responder... estou fazendo testes coma utilização do retardo de avanço a vácuo e sem ele. Ele foi colocado a uma ano atrás e usado mais disse o profissional que estava regulando e fez a carburação, que ele estava funcionando, porem, nos testes de agora, se eu coloco ele com a parte branca e ligo a mangueira do canister num Y, ele se desconecta do avanço, se eu viro a peca para o lado rosa< ele não desconecta dando a impressão que a válvula esta com defeito agora Tem ate um vídeo antigo explicando sobrea a utilização dessa válvula de avanço a vácuo e como vc e bem técnico e entendido do assunto deve conhecer, vou disponibilizar o link pra que vc possa dar uma olhada se interessar... e a explicação sobre as ligações que vc me deu ficaram bem entendidas e estão corretamente ligadas. Se tiver alguma outro canal de comunicação para que eu possa te enviar fotos do meu sistema e as possíveis ligações, me envie por favor. Por enquanto muito obrigado pela explicação e vou ver outros vídeos relacionados as kadett, já que somos apaixonados por esse modelo, grande abraço e sucesso para o canal, Vejo sempre as suas postagens no facebook também, e são ótimas.
Segue o link para mais duvidas... so pela vontade de fazer o certo sempre e com conhecimento tecnico sempre...abracos. ua-cam.com/video/-6RdDgTuga0/v-deo.html
Totalmente excelente!
Ótimo vídeo amigo
Muito obrigado pelo conteúdo
Perfeito...parabéns
Valeu!
Que vídeo excelente , obrigado pelas dicas , 👏👏👏👏
Valeu!!!
Excelente conteúdo , parabéns 👏👏👏👏
Obrigado!
No TBI, olhando de frente, tem 3 saidas. A de cima vai para o adicionador de ar, a do meio vai para a tampa de válvulas. Queria saber aonde vai a saída de baixo
Muito bom professor, vc consegueria mostrar as ligações de vácuo da evaporadora em algum outro vídeo?
Kelvin, logo vou montar um painel do zero, o carro está sem nada dentro.
Aí vai dar pra fazer um vídeo só com esse tema e mostrando a caixa de ventilação sem nada na frente pra atrapalhar.
Infelizmente ainda não sei quando vai ser, mas tem que ser esse mês ainda.
top parabens pelo video.. merece muitos liks
Obrigado!!
Bom dia Claudio, legal o video. Realmente é muito importante conhecer a função destas mangueiras de vácuo. Muito obrigado. Uma dúvida, no minuto 12:12 onde tem o módulo EZK aparece logo abaixo um tipo de conector. Seria isso mesmo? Para que ele serve? Obrigado
Boa EricZilla!
Logo abaixo da EZK é um sensor de altitude da Le-Jetronic, ele não estava ligado no momento do vídeo, é um sensor que mede a altitude com base na pressão atmosférica.
Embora seja uma injeção do final dos anos 70, ela tem um sensor que mede a altitude.
Como sabemos ao nível do mar o ar é mais denso e a medida que se sobe o ar é menos denso. Isso altera o funcionamento do motor porque pode ter mais ou menos ar entrando.
Com esse sensor o sistema constantemente se ajusta para a altitude.
Curiosidade 1 - Somente os Fiat e GM com Jetronic usam esse sensor, VW e Ford não usam (e nem tem os componentes eletrônicos que fazem o tratamento do sinal na placa do módulo).
Curiosidade 2 - Injeções que saíram após a Jetronic medem a altitude pelo sensor MAP no momento que vc liga a chave antes de dar partida, nesses milissegundos antes da partida mesmo, pois quando o motor não está funcionando a pressão dentro do coletor é a pressão atmosférica, assim que vc dá partida o MAP está lendo a pressão do coletor com o motor funcionando. Nesse sistema a correção por altitude se dá só nesse momento antes da partida, depois ele não corrige mais até passar por essa situação entre ligar o sistema e dar partida, é uma correção não constante.
Alguns poucos sistemas novos tem dois sensores MAP, um lê a pressão do coletor e um lê constantemente a pressão atmosférica para corrigir tbm de forma constante, esse que lê a pressão atmosférica fica aberto ao ar e não é ligado ao motor.
A injeção que uso, a megasquirt lê a altitude pelo MAP do coletor e corrige como a grande maioria e se vc colocar um segundo sensor ela lê e corrige constantemente.
O engraçado é que chamam a Le-Jetronic de burra, mas não é bem assim kkkkk
Parabéns 👏
Sabe tudo do carro. Impressionante, foi engenheiro da GM? 😀
Que vídeo massa. O canister do meu GSI 93 está no lugar mas desligado. Se eu decidir ligá-lo tem alguma forma de saber se ele e a válvula está ok? Obrigado professor
Normalmente o canister não apresenta problemas.
A válvula vc pode testar vendo que ela abre e fecha a passagem entre as duas pontas maiores quando vc aplica vácuo e para de aplicar na ponta mais fina. Normalmente sugando com a boca rsrsrsrs já dá pra perceber.
De qualquer forma é uma válvula bem comum que é usada em vários carros, esses dias mesmo eu vi no ML porque um carro de um cliente não tinha.
O cara e fera
Valeu!
Excelente dica, o meu ta todo zuado. Obrigado
Valeu
Meu caro depois se possivel faz das mangueiras do kadett carburado com o 2E
Assim que entrar um farei com certeza.
Parabens pelas explicações amigo, no caso do Monza 500ef que usa essa mesma injeção, porém não usa a ezk, onde ligo o avanço do distribuidor?
Liga no lugar onde liga a mangueira que vai para o módulo ezk no caso o gsi vai no módulo e o 500ef vai na cápsula do avanço do distribuidor.
Olá! Achei interessante seu vídeo e bem didático, estou com uma dúvida, que talvez você possa me orientar! Eu tenho um Kadett GSI 1992, fui aconselhado a trocar o sistema de injeção original dele, pelo sistema do kadett 1997, o que você me diz sobre essa troca? Na verdade eu tenho também um Kadett 1997 GL, 2,0, 4 bicos muito bom carro! Quais peças seriam necessárias para efetuar essa adaptação? Obrigado!
Opa, é um tema interessante, eu gravei um vídeo hoje e toque nesse assunto, mas superficialmente, eu já estava pensando em gravar um vídeo bem completo sobre isso.
A resposta direta que posso te dar é: depende.
Depende principalmente do seu objetivo com o carro
E depende de quem te deu esse conselho, se é uma pessoa que conhece muito bem esse sistema original ele pode ter visto que o deixar em ordem pode ser um pouco caro. Mas no geral quando dão esse conselho é simplesmente porque são leigos no sistema.
Normalmente a cada 10 Le-Jetronic que acerto, 9 ficam em um custo cerca de 10 a 20% do custo de instalar uma outras injeção, ou seja, financeiramente não compensa pq para recuperar o investimento levaria algumas décadas.
Porém modificações desse tipo nem sempre levam em conta somente o custo, mas visar um funcionamento melhor, que no caso uma Motronic (a injeção do seu GL) poderia sim trazer por ser mais de uma década mais nova em termos de tecnologia.
O que vc ganharia com uma injeção mais nova é o fato de ser fácil para mecânicos com conhecimentos básicos em trocar peças dar manutenção, afinal em geral se tudo estiver bem instalado e adaptado, o scanner vai identificar boa parte dos defeitos e a função do mecânico será somente a de trocar peças e não de diagnosticar.
E também o fato de não usar sensor de fluxo de ar, que é a única peça cara e sem reposição da Le-Jetronic, embora ainda se encontre nova, mas estou estudando algo para o substituir, só que isso ainda vai demorar muito.
Mas adaptar a injeção Motronic da forma correta não é tão simples e barato.
O primeiro passo, e o mais chato e custoso, seria desmontar o motor completamente para que o bloco fosse levado a uma retífica para fazer o furo do sensor de rotação, pois esse sistema usa roda fônica interna ao motor, no virabrequim. A roda fônica é parafusada no virabrequim, isso não é o problema, o problema é que o bloco não tem o furo para o sensor.
O segundo passo seria adaptar o chicote original da Motronic para ser ligado ao chicote do GSI e tbm ligar a tomada de diagnóstico que não fica no chicote da Motronic e sim no chicote do carro (do carro original), então teria que fazer essas ligações.
O restante é mais tranquilo, vc precisará do sistema novo:
Módulo e chicote completo, e tbm da parte com o conector de diagnóstico.
Coletor de admissão completo da Motronic com tudo (bicos, TPS, corpo de borboleta, atuador, MAP...).
Coletor de escapamento que vai na Motronic (pois essa injeção usa sonda).
Tampa lateral da gaiola do comando de válvulas que irá tampar o lugar do distribuidor e servirá de suporte para a nova bobina.
Bobina e o suporte, cabos de vela tbm.
O valor de todas essas peças vai variar por uma questão de ocasião, vc pode até conseguir todas as peças com um bom valor.
Mas instalar tudo isso, adaptar o chicote e principalmente instalar a roda fônica com o sensor de rotação é algo que pode sair meio caro.
Como eu faço qualquer uma das soluções, seja restaurar a original, instalar uma programável ou instalar uma original mais moderna, posso te dizer sem puxar sardinha pro meu lado que depende mais do que vc quer.
Vc conhece bem o funcionamento da Motronic, o resultado será aquilo vc tem no GL, um pouco mais fraco que o GSI porque originalmente foi acertada para ser assim mesmo.
Então depende bastante do que vc quer e de quanto está disposto a gastar.
Tem clientes meus que jamais tirariam a Jetronic porque prezam pela originalidade até no que não é visível, outros porque o custo não compensam.
Mas tenho clientes com programáveis em com Motronic.
Eu tenho programável no meu GSI, uma megasquirt MS2, desde 2009, mas a minha intenção foi fazer dele minha cobaia de aprendizado com programáveis, se eu não tivesse essa intenção certamente ainda estaria com a Jetronic, embora ele hoje esteja mais forte e levemente mais econômico, mas teve seu custo bem mais alto que consertar a original.
Como falei no começo, preciso gravar um vídeo sobre isso, estou anotando essas dúvidas e outras para ajudar nessa decisão, porque de fato não dá pra indicar faça isso ou aquilo.
O sistema original é robusto e não é problemático, afinal lá se vão 30 anos funcionando, o problema mesmo são os "profissionais" que antes só sabiam virar um parafuso de mistura no carburador e hoje só sabem ler scanner, porém a maior parte dos problemas na Jetronic são muito fáceis de resolver.
@@BlackHillAuto
Olá amigo! Agradeço pela atenção e disposição em fazer essas observações. Sou da cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná!
Na verdade estou restaurando esse kadett GSI, tenho um amigo meu aqui que tem 2 GSI, e vi que um dia ele ficou a pé por conta desse regulador!
Aproveito ainda para te informrar, que aqui nessa cidade é raro conseguir um mecânico de confiança, qual proceda com honestidade e conhecimento nesses carros!
Só para vc ter uma idéia, mandei fazer inteiro o motor do GL no início da pandemia!
Em função de que estourou a mangueira do radiador na estarada e não havia local seguro para parar!
Quando consegui parar o motor quase travou!
Voltei de guincho para a oficina! Resultado fiz o motor de cima a abaixo, como tem que ser feito!
Coloquei o máximo de peças originais que consegui encontrar, até os coxim de motor foram substituidos! Mandei revizar o alternador e o motor de arranque! Enfim foi feito uma gelar!
O problema que apareceu logo após o carro começar a rodar, foi que a luz da injeção acendia no painel, o carro rateava e após testes dava erro de sonda no scanner! Levei ao eletrcista que havia trocado a sonda, antes do motor estourar!
Disse que havia terminado a garantia da peça, mas que ela não tinha defeito, então me disse também que melhorou o aterramento dela e tal!
Pensei o problema havia sido resolvido! Sai com o carro da oficina, e na primeira esquina o problema voltou a acontecer!
Voltei lá, ele me encheu de evasivas, e nada!
Troquei de eletrcista, me fez fazer manutenção no alternador, substituição do regulador de voltagem, o qual tive que posteriormente trocar, trocou os cabos de vela o jogo de velas, e nada!
Sujeriu trocar a central, comprei uma central nova e nada!
Levei em outro mecânico pelo que me falaram ser experiente, em outra cidade, Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba! Então nessa época eu já havia comprado o GSI, e falei a ele sobre o sistema de injeção que o equipava! dessa forma então, sujeriu essa mudança! Contudo, mesmo assim, não conseguiu acertar o GL!
De todos, foi o que mais perto chegou do fantasma!
Pois deichei o carro com ele, o dia todo, para que realizasse vários testes!
Afirmou-me que testou tudo o que pode, mas não conseguiu achar o defeito!
E que suspeitava ser algo insignificante, alguma coisinha a toa, que teria de verificar com muito mais tempo!
Então, comprei uma sonda nova Bosch, para descartar suspeitas!
Quando fomos subistituir encontrei o Conector Sonda Lambda, totalmete danificado!
Comprei outro novo no Mercado Livre, porque não tem em minha cidade e o problema sumiu!
Diante desse relato todo faça uma ideia da carencia de profissionas aqui!
A gente tem que ser o eletrcista e mecânico do carro!
Por essa e por outras que pensei em fazer essas modidicações no carro, eu digo no GSI.
Na verdade minha expectativa se dá porque farei o motor dele também!
Penso na economia de combustível e no desempenho! Mas pelo que pude entender, na questão desempenho com a modificação sairei perdendo!
O que posso adiantar é, a central eu já tenho juntamente com o chicote, flauta, bicos e borboleta, falta o resto!
Pensei em fazer uma injeção programavel!
Mas o custo é alto!
E sinceramente não gosto da ideia de ter displays dependurados pelo carro!
Bem em cima desses apontamentos, gostaria de te dizer que o objetivo principal dessa história, é ter um carro confiável, que eu possa andar sem medo de ficar na mão! Ou seja, de que quando der problema pelo menos eu tenha uma retaguarda que resolva! Porque aqui a coisa tá feia! Obrigado pela atenção mais uma vez!
Amigo já adaptou alguma coifa no lugar da original do varão do câmbio? Aquela comprida que fica na parede corta fogo do veículo. ? Se sim qual ? Grato 🙏🏻
Já sim, só buscar no canal por coifa.
@@BlackHillAuto Muito
Obrigado
Amigo essa instalação serve para o gls 98? Porque no meu não tem esse distribuidor de vácuo no coletor. O meu tem só uma entrada que sai do freio direto para o distribuidor.
Muito bom!
Valeu!!
Perfeito mestre.. Porem fiquei com uma duvida. Qual o nome da maqueira q sai do Coletor ate EZK. Estou precisando trocar a minha, nao sei o nome para poder procurar.. E onde acho essas mangueirinhas em L?
Sobre a mangueira, vc procura por mangueira de nylon de avanço de distribuidor, eram usadas nos distribuidores mais antigos com avanço, isso vc encontra por metro nas auto peças.
Já as mangueirinhas em L eu consigo somente em uma loja aqui de SP, a 3J borrachas.
Boa noite?
Tenho um monza tubarão 91 e a mangueira do vácuo q vai pra caixa evaporadora está desligado eu queria saber a onde eu posso ligar pra voltar a funcionar a caixa.
Mto legal
Valeu!!
Mestre Cláudio, lembro uma vez fiz um teste em meu carro, lá no canister naquela mangueira que é o respiro, tapando com o dedo o carro morre. Hj refiz esse teste o carro não morre mais... Isso pode ser sinal de que tem entrada de ar falsa?
Pode até ser. Mas o tanque tem uma válvula na tampa que deixa entrar ar.
Eu nunca fiz esse teste, mas vou fazer pra ver o que acontece.
Bom dia. Sabe dizer qual o bico injetor correto para o GSI?
Bosch 0280 150 935 azul
Se não encontrar uma mangueira do ezk será que pode colocar uma 3mm direto
A mangueira para EZK é uma mangueira de nylon simples, nas auto peças vc compra por metro como mangueira de vácuo para distribuidor.
Vc até pode usar a de borracha de 3mm, mas a de nylon é melhor pq ocupa menos espaço e não vai ressecar.
Claudio, estas mangueiras em ""L"" onde posso conseguir comprar. Não acho aqui na minha cidade (Santos)
Poderia me tirar uma dúvida! O Kadett gsi 92 pulsa os quatro bicos ou ele é semi sequêncial?
Todos GSI pulsam os 4 bicos ao mesmo tempo, chamado de full group, ocorrem 2 pulsos a cada volta do virabrequim.
Omeu ta ligado de baixo do corpo de borboleta a quele verde ate aonde era pra ta ligado o que vai pra rugular o ar de dentro
Desculpe, não entendi
No meu gsi a ordem das mangueiras não está como no vídeo, isso tem algum problema? Motivo: mangueiras curtas não chegam a conexão certa.
Depende.
Todas tem que ser ligadas ao coletor, exceto a fina da válvula do canister que é ligada no corpo de borboleta.
Se ligar o acumulador e de vácuo na borboleta, a ventilação não muda de posição.
Se ligar o módulo ezk na borboleta, o carro não avança em baixa carga.
Se estão curtas é melhor trocar e deixar correto, é barato.
Esta mangueira verde que vai embaixo da borboleta e minha esta fechada. Se deixar ligada o carro fica falhando. Ja troquei a mangueira do tanque ate o canister. Ja troquei a valvula de purga e nada. Hoje tentei com uma valvula ligar a partir da purga e tentei regular a passagem dos gases para a borboleta, mas nada adianta o motor fica falhando. Só desligando esta mangueira o motor fica perfeito. O que pode ser. Todas as mangueiras estao ligadas corretamente, a do ar condicionado, a do modulo EZK e do Cilindro mestre. Não entendo o que pode ser. Ela da excesso de gases e falha o motor
Quando encho tanque Gasolina está vazando pelo gargalo vou iniciar a troca do lado tem uma mangueiras bem grande como se chama sabe código dela
Qual o modelo, ano e combustível?
Queria saber também onde é o vácuo do EFI, tenho um GL 96 e mandei instalar ar condicionado, porém a empresa não ligou o sistema de vácuo e as portas do sistema de ar não se movimentam.
O seu GL tinha ar de fábrica? Ou foi colocado um universal?
Digo isso porque nos que saíram sem ar de fábrica, todo o mecanismo dentro do painel é mecânico e não a vácuo, é movimentado por cabos. Se foi usado um kit ar condicionado universal, o mecanismo permanece mecânico.
Quando se tem ar de fábrica o sistema do vácuo da ventilação é igual, a mangueira do acumulador de vácuo vai até o coletor de admissão. Na lateral do coletor tem uma peça de plástico que divide o vácuo para outros itens e vc pode ligar lá. Atrás do coletor tbm tem dois bicos, o de baixo é um sinal melhor. Para que o sistema funcione vc tem que ligar a mangueira sempre após a borboleta, então verifica aí como está esse distribuidor de vácuo na lateral do coletor e as outras mangueiras.
@@BlackHillAuto foi instalado um ar do GLS nele. De fábrica ele veio sem
O vácuo é fraco mesmo?
queria que ele fosse do efi 😁
Caio, assim que aparecer um vamos fazer!
Mas sabendo a função de cada uma como expliquei no vídeo, vc pode observar aí e corrigir.
O meu Kadett gsi depois da troca de bateria ele funciona mais apaga logo em seguida
Verifica se os cabos no terminal da bateria estão ok.
E o que sai da valvula canister ta sem nada
Desculpe, não entendi
não entendi a função dessa verde que sai do corpo de borboleta
Tenho omega 2,2 as mangueiras do vácuo estão colocados errada
Infelizmente não conheço essa ligação no Omega
Olha eu tenho uma dúvida
E amesma coisa do 94
Sim, para todos anos e modelos de Kadett GSI.
@@BlackHillAuto obrigado meu amigo