Trem da Serra de Petrópolis RJ

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 тра 2023
  • O plano de construir uma ferrovia que subisse a serra rumo a Petrópolis foi interrompido por problemas econômicos e principalmente por causa das limitações tecnológicas da época. Só foi possível chegar a Petrópolis de trem trinta anos após a inauguração da primeira parte da Estrada De Ferro Mauá.
    Entre 1885 e 1868 , a estrada de ferro permitiu o transporte de 658.545 passageiros, 3.676.527 arrobas de produtos agrícolas incluindo café e cana de açúcar. Porém, com a construção da Estrada De Ferro D. Pedro II em 1858, a Estrada De Ferro Mauá passou a ter muitos prejuízos sem qualquer garantia de retorno financeiro.
    O governo imperial garantiu a concessão para a construção de um ramal entre a Vila de Inhomirim até São José do Vale do Rio Preto, a empresa encarregada pela obra foi a Estrada De Ferro Príncipe Do Grão Pará.
    Em 19 de fevereiro de 1883, a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará foi inaugurada por D. Pedro II, tendo sido no dia seguinte, aberta ao tráfego. Podia-se então fazer a viagem entre duas cidades: Rio De Janeiro e Petrópolis em cerca de 1 hora e 55 minutos. Este tempo de duração era contado a partir da saída realizada no Largo da Prainha, no Rio de Janeiro, até a chegada à estação do Alto da Serra em Petrópolis.
    A partir de 1957, com a criação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) pelo governo federal, as ferrovias passaram a ter uma única administração. Houve então a decisão de acabar com as linhas férreas que davam prejuízo e incentivar as estradas de rodagem, estimulando a implantação de fábricas de automóveis. Dessa forma, a RFFSA veio a encerrar a Linha Príncipe do Grão Pará em 5 de novembro de 1964 por ordem do governo militar.
    #estradadeferro #petrópolis #ferrovia

КОМЕНТАРІ • 2