Por incrível que pareca andar de bicicleta me fez um motorista melhor, entender que precisa compartilhar as vias e sentir na pele o que passa um ciclista foi muito bom. Todo motorista deveria pelo menos uma vez pedalar na cidade.
Na verdade, meu amigo é que por sermos ciclistas, a gente passa a respeitar não só o ciclista mas, os outros atores no trânsito, então tudo fica mais fácil. Abraços e bons pedais.
Compartilho deste seu comentário, eu mesmo na epoca que implantaram um monte de ciclovia em SP fui um critico, hoje eu calei minha boca e me tornei um motorista 200% melhor e melhor de tudo virei ciclista !!!
Isso. Também considero importância dos funcionários públicos que marcam sinalizações e criam vias para ciclistas de pedalarem...Aqui na minha cidade, Pindamonhangaba, percebo que as vias não foram criadas por pessoas que se movimentam de bicicleta.
Faz 6 meses que comprei minha bike. Ela é urbana e deu super certo para meus objetivos. Vou trabalhar, a academia, supermercado e as vezes uso-a para o lazer. Foi um ganho de tempo maravilhoso! Me sinto segura apenas em algumas ruas aqui da minha cidade. No centro confesso que ainda não tenho coragem de andar em horários de pico. Me arrisco apenas no final de semana. As vezes ando em vias movimentadas, quando quando não tenho outra opção. A sensação que tenho, por incrível que pareça é que os motoristas me respeitam mais quando estou na bike do que a pé!
Quantas vezes já não quase fui de comes e bebes porque motoristas espremiam a gente contra a guia. Algumas vezes não nem pra pedalar pra não enterrar o pedal na guia e acabar desequilibrando. Graças a Deus quem cuida da gente não dorme!
Tecnicamente é que a lei não especifica onde começa e termina o bordo da pista, então é uma brecha na lei. Mas devemos ser sensatos, se for ocupar a faixa, pelo menos ocupe a da direita por sermos mais lentos em movimento e se for fazer conversão à esquerda, ai ficar mais no canto, porque ela é pista de ultrapassagem e trânsito rápido.
A unica coisa que não concordo e de ficar pedalando no meio da rua atrás do carro,só ando nos cantos,se precisar assumir uma só pra desviar de obstáculos, mais volto logo pro canto da via. Aqui no Rio não conta com carro desviando de ti não, se puder eles passam por cima. Ocupar a pista inteira aqui no Rio não dá
Impressionante como TODAS as informações desse video se comprovam na realidade. Aprendi isso tudo sozinho desde que comecei a usar bike aos meus 12 pra 13 anos. A unica vez que eu "sofri um acidente" serio foi justamente por conta do motorista estacionado que abre a porta sem a devida atenção. Tenho mt medo nesse ponto e, por consequência, mt atenção.
*Olá. Moro em Porto Alegre, RS. Aqui a maioria dos motoristas ultrapassa, mas por cima do ciclista. Em especial os ônibus e alguns "motoristas" de carro. Te espremerem contra o meio fio parece ser uma espécie de "esporte", para estes maus motoristas. Tempos atrás andava na pista da direita e uma motorista fez a conversão, de qualquer forma, e me atropelou. Senti-me "invisível", mesmo sendo minha bike de cor clara, e eu, vestido com roupas chamativas. Voei por cima do carro e escorreguei pelo capô do mesmo, batendo com as costas e a cabeça no chão. Ela não fugou mas, ao invés de prestar socorro, chamou um parente, policial civil, na clara intenção de me constranger. Não sofri ferimentos graves, pois ando sempre equipado, mas minha bike ficou escangalhada...temos aqui uma única ciclovia decente, e várias outras que são "arranjos" que, de tal forma mal feitos, que, a mim, causa mais apreensão do que segurança. Atualmente praticamente não mais pedalo na rua, apesar de ser apaixonado por este esporte. A bike é tudo de bom. Com ela conheci minha cidade de uma maneira muito, muito mais divertida...mas andar aqui é realmente muito perigoso. Forte abraço.*
Sou de Porto Alegre também, não tenho coragem de andar de bicicleta sem ser na calçada ou na pista quando não tem movimento kkkkk dá pra ver que a galera não tem dó e se torna bem perigoso mesmo.
Seria maravilhoso se houvessem placas destacando a informação de que ciclistas devem ocupar uma faixa (da direita), assim os motoristas seriam educados a este respeito. Porque eu tenho certeza que muitos acreditam que o ciclista deve ficar no canto. Aliás, tem motorista que pensa isso a respeito de motos.
@@Amandinhatata sou ciclista, pedalo uma hora e cinco minutos pra ir e mais uma hora pra volta do trabalho, mas não concordo com vc, precisa sim, criar espaço para bicicletas, mas tira faixa dos carros pra bicicleta isso não, eu na condição de motorista respeito muito o ciclista que está indo trabalhar, que está ali ganhando seu sustento, agora tira lazer de bicicleta em rodovia, avenidas e local com alto fluxos, é a pessoa não ter o que fazer, tantos caminhoneiros que vive longe da família por dias, aí a pessoa se acha no direito de ir na rodovia atrapalhar o trabalho do motorista, simplesmente porque quer fazer lazer, quer fazer lazer, vc tem opção de ir pra lugares tranquilo.
@florianojesus4023 Ninguém falou em tirar faixa. Apenas sinalizar que o ciclista pode ocupar a faixa da direita. Não tem que andar encostado nas calçadas. Apenas isso. Abraço.
Sou motorista e estudando para tornar-me um bom ciclista, e recomendo a todos: não esperem compreensão e afabilidade do motorista na sexta final de expediente.
Eu amo seus vídeos,tenho 44 anos de idade e eu tinha um grande sonho aprender andar de bicicleta e no mês de fevereiro agora conseguir andar de bicicleta tô amando ,aqui na minha cidade passa muitos ciclistas e foi onde aumentava mais o meu desejo de aprender a andar de bicicleta me sinto hoje livre amo andar de bicicleta muito obrigada pelos seus vídeos estou aprendendo muito .
@vivianemaria5652 eu tb comecei agora com 43 anos , ainda estou indo devagar mas estou amando me sentindo muito bem já tinha esse desejo mas depois que o cardiologista me recomendou decidi
Aprendi a andar de bicicleta há alguns meses (sim, depois dos 30 anos de idade). Entretanto, o que me impede de andar nas ruas é - além da ansiedade - não ter habilidade suficiente para conseguir tirar sequer uma mão do guidão para sinalizar as minhas intenções no trânsito. Como preciso reduzir gastos com transportes públicos, até comprei uma bicicleta, mas que tá parada. 😢
Parabéns! Só o fato de aprender andar de bike na fase adulta é uma grande vitória. Aos poucos e respeitando os seus limites você vai ficar mais seguro . Tudo de bom , legal demais!!!
Seis dicas por escrito 01 atenção plena 360 graus 02 utilizar vias alternativas 03 antecipar com sinalização as manobras 04 iluminação na bike 05 desenvolver técnicas de pilotagem 06 capacete
Quando aprendi a andar de bicicleta sempre me falaram: o carro é seu inimigo. NUNCA de às costas para eles. Entendo o que a Renata falou, mas não consigo dar as costas para quem pode me matar sem qq chance de ser punido. Nosso país é uma selva. Não podemos nos comportar como se aqui fosse uma Suécia.
Comprei uma bicicleta a dois meses, para ir e vir do serviço. A distância entre minha casa e o trabalho é de mais ou menos 1 km e meio... No caminho tem subidas, decidas, uma rotatória e alguns semáforos. No início eu pedalava na contra mão em alguns trechos. Más depois de começar a ver os vídeos do canal, parei de fazer isso, agora só ando no mesmo sentido dos carros. Só ainda não peguei a rotatória. Quando chego nela, passo pra calçada 😅 más vou começar a ir por ela agora. Comprar a bike foi a melhor coisa q eu fiz! Perdia muito tempo indo e vindo de ônibus, mesmo trabalhando perto de casa. Agora faço o trajeto entre 10 e 15 minutos. Bom demais, além de ser um exercício físico
Hoje Tb ando de bike e sou motorista a mais de 20 anos e você me deu aula de educação no trânsito pata com os ciclista. Muita coisa eu não sabia. O Detran deveria dar uma cartilha para todos os motoristas para saber das regras. Tenho certeza que muitos motoristas não sabe . Parabéns. Adorei
Vou começar a andar de bike amanhã por conta do tamanho do trajeto que tenho que fazer até a minha academia e futuramente até um possível trajeto até o trabalho. Tentei um pouco hoje, mas tive muita dificuldade em virar a bicicleta e controlar a marcha. Quem sabe daqui uns dias eu não esteja no naipe de um ciclista profissional.
coloco minha integridade física acima de qualquer direito que eu tenho. Não confio em nenhum motorista na via, afinal não dá pra saber como está sendo o dia do cara e as condições que ele se encontra (bêbado, drogado, etc). Prefiro parar, esperar o fluxo de carros, motos, ônibus e caminhões antes de enfiar na frente de quaisquer destes veículos, por mais que eu sinalize. Tem muita gente de má índole. O negócio é ter um bom controle da bike, saber usaria o pescoço pra estar sempre dando aquela olhadinha pra trás, ter uma visão espacial bem desenvolvida e também usar as calçadas (quando possível). Esse negócio de que leis de trânsito te protegem não adianta nada depois de tu estar todo ferrado em um acidente de bike.
👋Olá amigo! Parabéns por você ser esse ciclistas bastante defensivo e previsível! Todos nós devemos ser assim no trânsito. Sou motorista de ônibus aqui em Fortaleza, uma, senão, a cidade brasileira que mais aumentou a sua malha cicloviária e que mais reduziu mortes no trânsito nos últimos 10 anos e por isso tenho muito orgulho da minha cidade e de também contribuir com essa redução de mortes! Também sou motorista de carreta, motociclista, ciclistas e pedestre! Quando estou ciclista, faço exatamente como você! Também uso equipamentos de proteção, equipamentos obrigatório do veículo e roupas claras e de cores vibrantes! Uma dica que eu gostaria de dar é o uso de um retrovisor, o que não isenta de dar aquela olhadinha para trás torcendo o corpo e o pescoço, mas ajuda bastante aumentando a visão difusa que todos devem ter no trânsito! Continue pedalando! Só assim conseguiremos implantar a cultura do compartilhamento das vias com os demais veículos de forma harmoniosa e respeitosa! Um abraço. Estamos todos juntos pela vida no trânsito! 👍🏼 @BikeeLegal
O motorista pode estar bêbado, drogado ou até alguém com celular na mão olhando e mexendo no whatsapp, com cachorros e filhos no carro sendo distraído e mudando de pista repentinamente sem olhar, daí meu amigo, já era. O primeiro conselho que ela dá nesse vídeo é péssimo, na minha opinião. E eu ando de bike quase todo dia. O medo me mantém vivo nesse trânsito agressivo e sem respeito de São Paulo.
As teorias e nuances do CTB, são ótimas no papel,😂 Muito legal essa ong de anjos, toda e qualquer iniciativa para proteger o ciclista é valida, parabéns
Muito obrigado, hoje mesmo infelizmente cai de bike por conta de vários fatores que errei neste vídeo, andei contramão, fiquei muito pra calçada, não sinalizei, etc. Espero que coloquem ciclofaixas no Brasil inteiro, para assim realizarmos nosso esporte da melhor forma, seguros e felizes. Deixo total apoio a você, que Deus abençoe.
Bom diaaa! Sou de Curitiba e nova no canal, sou iniciante e preciso realmente processeguir estou desanimada ,mas vou me esforçar obrigada pelas dicas DEUS te abençôe sempre e todos do canal amém JESUS. 🍃🌹🍃🐾🐾🙏🏼🙏🏼🙏🏼🎉🎉🎉🇧🇷🇮🇹🇮🇱
Somos irmãos de práticas, faço tudo a mesma coisa ! acrescentaria apenas por ser irmão mais velho, que as pessoas se mostrem mais no trânsito, com roupas chamativas e o hábito de ficar de pé, olhando pra todo lado e sendo visto bem alto, o que ajuda entre ônibus e caminhões, ser visto é o must do ciclista urbano !! Parabéns, Fa lzoni, sempre !!
Amei a dica.... Hoje eh o meu primeiro dia, com minha bike ... Simplizinha ela, pro dia a dia, mais tô super animada, com 29 anos e dois filhos de 6 e 8 anos ... Quero me incentivar e incentivar eles, mais não sabia nem um terço, do que foi explicado .... Muito obrigada por esse vídeo, e agora eh só maratonar os vídeos ... Aprender sobre marchas, e tudo mais ! Muito obrigada ! ❤ Super necessário esse vídeo
7:10 bem no meu começo cerca de 5 anos eu andava só na cidade e certa feita tive azar de o motorista abrir a porta e eu bater o ombro bem na quina da porta, além de apertar os dedos entre o manete do freio e o punho da bike(hoje quando circulo na cidade e estrada de chão eu ando com os dedos retos segurando lá no freio) foi beeeem dolorido, mas aprendi na dor
Muito bacana as dicas para os iniciantes. Mas seria bom também informar o uso do capacete e espelho retrovisor que ajuda muito a galera iniciante. Parabéns pelo vídeo Renata. TMJ
Adorei as dicas!! O que mais chama a atenção, são os pedestres que andam na ciclovia 🤦🏼♀️ Na minha região é muuuuuuito comum, principalmente nas praias. Eu desço da bike para ultrapassá-los 😅 Só não entendo pq não usam as calçadas 🤷🏼♀️
Nós, ciclistas, temos uma posição em termos de visão ampla no tráfego que pode nos ajudar muito em termos de atenção e detecção de perigos iminentes. Mas para ser um ciclista no trânsito agressivo e "amador" brasileiro é importantíssimo ser um perfil de pessoa extremamente atenta, porque não sendo assim só Deus na causa,rsrsrs.
Eu como motorista profissional tive curso de direção defensiva e o praticava sempre respeitei a vida minha e dos outros sem mesmo ter ainda ter uma bike hoje hoje vejo como foi importante ter essa convivência quando ando na cidade até chegar na Br tenho medo dos maus motoristas porque eles não o nos respeitam passam bem próximos mesmos outros ignoram sua preferência
Olá ... estou seguindo o canal e atento as dicas. Não tocava em uma bike há décadas. Voltei agora há pouco. CONFESSO: ainda tenho receio quando estou na Abrão de Morais. Não me arrisco a tomar a via toda para mim. Sinalizo sempre, mas vejo que respeito não é mútuo. Outro dia sinalizei que seguiria, o carro me respeitou? Nada. Eu quando estou de carro nem espero o ciclista sinalizar. Eu reduzo e vejo o que ele vai fazer, nunca corto à frente. Moro na Saúde, pedaço é cheio de subidas e descidas. Plano mesmo é na Abrão de Moraes ou na Jabaquara. Ambos bem movimentados a qualquer hora. Ainda não peguei as manhas para pedalar na subida. Sofro um bocado.
quando ando de bike nas ruas, a maioria dos veículos respeitam o meu espaço, mas sempre tem aqueles caminhões que tiram um fino muito curto de mim, me arrepio todo! a pressão do vento é tanto que quase saio da pista e vou pra estrada de terra
Aqui são os táxi que normalmente sempre passam colado em mim e os ônibus e caminhões tenta sempre se afasta de mim, mas tem que ter noção que nem sempre eles vão ter espaço e aí é você que tem que liberar pra ele passar
Hoje sou tão mais solidária tanto com ciclistas como com motoqueiros, por sentir na pele a fragilidade que é um ciclista. Dou a passagem tranquilamente para os dois
Muito obrigada pelo vídeo, me ajudou muito,ontem foi meu primeiro dia no meio do trânsito pesado e me sai bem , mesmo tendo medo, eu fiz oque você falou , me empoderei kkkk até surfei como voce disse no vídeo, aos pouquinhos perdendo o medo e ganhando confiança 🤜🏼🤛🏼
Eu parei de andar antes dos 20 anos de idade por causa de uma porta que se abriu e me arrebentou... Hoje, com 43 anos, estou voltando e assistindo seus videos, que têm me sido muito úteis, pois fiquei completamente desatualizado de tudo... ❤
Sou de Belo Horizonte e aqui eu pedalo preferencialmente pela calçada pq eu sei que vou tomar cuidado com os pedestres, pq pedalar na rua no meio dos carros aqui é loucura!!! Só jogo a bike pra rua quando tem ciclovia (o que é raro) ou quando realmente não tem outro jeito, mas já dou um jeito de voltar logo pra calçada. As regras do ctb são lindas mas aqui elas só existem no papel. Se eu passar pela rua em uma conversão igual a Renata fez, eles me jogam no chão e passam por cima, se eu pedalar na rua ocupando a faixa, eles passam acelerando coladinho na gente pregando a mão na buzina e xingando até sua mãe. Já teve inúmeros acidentes fatais aqui de carros atropelando ciclista e não param nem pra prestar socorro... os motoristas de BH não são acostumados com ciclista nas ruas e aqui ja é até normal pessoas pedalando na calçada. Os motoristas daqui são extremamente mal educados e infelizmente a gente tem que se adaptar pq senão o acidente é certo.
Tive meu aprendizado na adolescência ao andar no trânsito nada amigável para ciclista na época. Sofri com condutores despreparados e condutores malandros. Mas o prazer de andar de bike é uma virtude.
03:01 Mesmo tendo sinalizado muito bem e ficado atenta ao que acontecia, pelo menos para mim é uma situação que considero muito estressante, pois basta que alguma das partes envolvidas tenha a sua percepção falha do que está acontecendo, por distração, imperícia e até imaturidade, para causar um grave naquele que é a parte mais frágil. A propósito, aproveito para agradecer os ótimos vídeos!
Como os demais veículos, a bicicleta também deve possuir alguns equipamentos obrigatórios, que são estabelecidos no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são eles: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Mais que uma recomendação minha (que utilizo), o espelhinho é obrigatório
Não sao obrigatórios, são recomendados. Algumas coisas acho um exagero e deixa a bike cheia de trambolho e pesada. Uso apenas capacete com led, led traseiro inteligente atrás.
Não sou motorista porque tenho medo de dirigir na cidade, sou de São Paulo e acho o trânsito mto caótico e violento, mas já me aventurei de bike em ruas residências. Numa dessa no cruzamento eu tava na contramão e o motorista entrou na rua, porque a mão tava livre pra ele. Eu freiei com tudo e nada aconteceu, mas com certeza foi um aprendizado, eu nem me ligava nisso de que bike tem que andar no sentido da via, até esse quase acidente que eu tive.
Que vídeo incrível! Comecei a pedalar recentemente e tenho muito receio. Geralmente prefiro pedalar de manhãzinha no fim de semana por causa disso. Sou um dos que ocupa a contramão mas depois desse vídeo vou experimentar ocupar a faixa! Tem ruas que eu vou no sentido certo, porém sempre andava muito colado da guia e era super espremido. Aqui pelo menos os carros me respeitam bastante, mas já cansei de levar fechada de ônibus e ter que interromper o ritmo. Muito obrigado pelas dicas! Um dúvida: o que acham do uso de retrovisores?
eu comecei recente no pedal a principio era só para ir trabalhar hoje tá sendo uma verdadeira terapia quero expandir e dirigir para mais longe mas aqui em SP é dificil pedalar os motoristas não respeitam mesmo a gente sinalizando e mantendo a distancia adequada, mesmo assim eu amo andar de bike me sinto muito bem
Dica legal essa da pista, pensava que não podia fazer isso. E sim o vento deixado pela carros, ônibus e caminhões são tensos. Se você não tiver força nos braços, você acaba se espatifando no chão.
Nem sabia que tinha um termo, muito menos uma plataforma, para ajudar as pessoas a andar de bike. Sempre fui muito bom com a bike no transito e sempre ajudei os conhecidos e parentes que tinham medo de pedalar na cidade. Uma coisa que notei é que a cidade de São Paulo tem muito mais suporte aos ciclistas e os motoristas são muito mais educados. Aqui no interior o ciclista tem que ter muita habilidade e muitas vezes fazer trajetos alternativos e mais longos para evitar problemas maiores no transito.
Dicas muito boas para cidades mais organizadas e acolhedoras. Aqui onde vivo, Franca - São Paulo, se você pedalar assim, esperando que os motoristas e motociclistas respeitem-no, vai acabar num hospital ou cemitério.
Aqui no ABC tem bastante motorista que não respeita o ciclista. Que inclusive se irritaria com o sinal pra dar espaço ao ciclista... E sinto que acham ruim ocuparmos parte da faixa. Pq toda vez fazem questão de me ultrapassar e meio que jogar o veículo na frente, pra mostrar que estamos "atrapalhando"
Verdade, uma vez o sujeito abriu a porta do carro e eu fui pro chão 😞 eu costumo dizer que tem gente que não sabe nem abrir a porta do carro e diz que é motorista 😂😂
Bom,sou entregador por aplicativo,e aqui em Salvador é muito difícil motorista obedecer lei de trânsito onde o maior protege o menor,por isso prefiro a dar no sentido oposto dos carros pois assim vejo eles de frente,ainda mas que muitos quando vai fazer conversão seja a direita ou a esquerda, eles deixam pra sinalizar ja na entrada da curva,fora os que espreme os ciclistas.
Sempre gostei de andar de bicicleta e recentemente comecei a andar com mais frequência, essas dicas são muito interessantes pois uma vez fui andar em uma avenida e não tinha muito conhecimento sobre e quase sofri um acidente por falta de atenção da minha parte e pela agressividade dos motoristas, por sorte não me aconteceu nada e nenhum motorista ficou no prejuízo. Estou adorando seu conteúdo e cada dia mais aprendo sobre o ciclismo urbano e agradeço por fazer esses vídeos com o carinho que a senhora tem, vou continuar acompanhando e aprendendo.
Boa... vídeo aula de pedalada... isso sim, SEM MEDO... sim, comece com um ciclista mais experiente ao seu lado, sempre busque vias "mais tranquilas", mesmo que sejam mais longas... e SIM, faça os MOTORISTAS assistirem este vídeo, eu acho que serve mais para eles do que para os ciclistas...
2:54 essa conversão aí... ainda que o direito de passagem seja meu, não faço isso de JEITO NENHUM pois se fizer passam por cima e vão embora como se NADA tivesse acontecido, sim isso existe aqui na minha cidade, Manaus pólo das bikes mas que na real é pólo dos carros, extremamente carrocatra😬😐 mas que os motoristas faz de conta que não vê pedestres e mto menos ciclistas. Eu subo na calçada, espero, deixo diminuir o fluxo pra poder atravessar, procuro outras alternativas seguras mas jamais faço isso que a Renata fez. Já sofri acidente no trânsito de bike, estava na minha preferência, tranquila no fluxo na velocidade boa, mas o cara se meteu e jogou o carro em cima! Desde esse dia... vi na pele o quanto os motoristas aqui de Manaus são agressivos e se lixam pra ciclistas. Outra vez de novo, o cara não quis nem saber se meteu, mesmo sabendo que a preferência era minha, mas como eu estava já "passada na casca do alho" com motoristas aqui da minha cidade, fiquei uma oitava acima acendi o alerta no máximo e baixei a velocidade, deixei os carros loucos desesperados irem e quando limpou o fluxo eu atravessei e segui meu caminho e encontrei meu amigo de bike do outro lado da rua.
Eu andava de bike quando era mais novo, esse ano resolvi comprar uma bike elétrica e to aprendendo muito com os vídeos para andar direito sem fazer besteira no trânsito. Muitos ainda tem preconceito com a bike elétrica achando que não faz esforço e tal, porém to vendo o bem que ela está me fazendo andando 20km por dia. Acho que hoje até que melhorou muito o respeito em comparação da época que eu andava.
Pedalo há anos e moro numa grande cidade e pratico todas estas regras que ela falou, porém aprendi tudo na prática ! A regra é essa, meus parceiros: deixar o medo de lado, ser responsável e manter a bike sempre em ótimo estado. Principalmente os freios ! E boa diversão.✌️
Todos os seguidores deveriam compartilhar essas informações. Maioria dos motoristas não conhece e não reconhecem os direitos dos ciclistas. Vamos ajudá-los levando informações.
Renata querida! Sempre com dicas muito importantes pra nós ciclistas e motoristas... parabéns e obrigada...seus vídeos são essenciais para todos! Obrigada 🌻 🌻 🌻
Apliquei as dicas hoje pela primeira vez em um trecho de menos de 100m entre minha rua e o acesso pra ciclovia. 2 motoristas implicaram comigo, mas nem liguei. Obrigada pelos ensinamentos!
Fico feliz que mesmo sem estudar muito sobre já sabia de várias dessas dicas, creio que observando o que os outros ciclistas fazem eu aprendi alguns só por osmose, excelente video das dicas eu não entendia muito das portas que é bem perigoso
Eu sou do tempo que ninguém tinha celular e ninguém ensinava essas coisa que agente aprende em casa e até hoje pedalo sem nunca ter me envolvido em acidente no trânsito (sem contar nas trilha que é a tréva 😅) e também nunca precisei de vídeo aula pra pedalar, pilotar ou dirigir.
Oi Renata, te admiro desde a época que te via na ESPN. Seu vídeo é uma aula de cidadania e pilotagem de bike na cidade. Me inscrevi no seu canal e estou vendo todos os vídeos e aprendendo muito com as dicas. Tenho 63 anos e somente agora, descobri como é maravilhoso andar de bike. Comprei uma MTB de entrada e estou andando somente em ciclovias, mas pretendo começar fazer umas trilhas leves (após melhorar meu preparo físico e experiência em pedalar). Parabéns e grande abraço.
Eu tenho uma Mountain bike, mas pra uso urbano e lazer. Moro em Campinas, então aqui tem um trânsito menos caótico que em SP, mas dependendo da via e da região, fica bem complicado transitar com qualquer meio de transporte. Confesso que por conta da falta de prática no trânsito (também não dirijo), tenho medo de pedalar durante a semana. E me sinto muito limitada em andar somente aos fins de semana. Andava muito no contrafluxo e em calçadas, mas hoje ando mais nas ruas e na mão, se preciso pegar um trecho de contrafluxo ou calçada, diminuo a velocidade e fico muito atenta. Mas são ruas, não são avenidas. Tem um balão (rotatória) no meu bairro que evito pegá-lo quando há muito trânsito. Sábado passado aconteceram duas coisas que você citou no vídeo: em uma rua de paralelepípedo, uma porta de carro se abriu do nada e a motorista não tinha me visto, mas eu estava atenta e em um outra rua duas motos passaram bem rentes a mim. Realmente, quanto mais passo na beirada da via, mais o carro me espreme. Essa imposição no trânsito eu ainda não tenho, pois meu medo ainda é grande, mas acredito que com mais bagagem a experiência vem e a vontade de pedalar falará mais alto. Pra mim, pedalar me tira a depressão e me ajuda a melhorar o condicionamento físico, já que estou fora de forma. Obrigada pelas dicas!
Gosto muito da Falzoni, de verdade. E muitas coisas no vídeo são lindamente úteis. Entretanto, há cidades que parece que não há o que fazer. Em Campina Grande, PB, há até uma boa quantidade de ciclovias. Mas os motoristas simplesmente não respeitam, passam por cima e não estão nem aí. Só essa semana quase sou atropelado por 4x por motoristas que, vendo a fila no trânsito, jogam os carros pras ciclovias sem se importar com os ciclistas que estão nelas. Jogam assim mesmo, sem ver. Fica bem complicado.
Antigamente quando eu andava no começo NGM me respeitava até q eu coloquei uma placa falando o seguinte "me respeite pois posso facilmente quebra seu retrovisor" depois disso nunca mais tive problemas
onde moro andar na contra mao da rodovia , pois ser fosse pela certa , nao teria como atravessar por outro lado, ja que nao tem passarela pra atravessar por outro lado pra chega em casa ai tem que ir na contra mao pra chega em casa ja que moro do lado da rodovia de grande fluxo atravessar seis faixas seria arriscado ser fosse pela mão certa .
Boa noite, Renata gostei muito de suas dicas, e com o bom censo dos ciclistas que são mais fragils que os carros e motos, podemos fazer o nosso espaço no trânsito. Espero por mais vídeos de como pedalar no trânsito com segurança, obrigado e fique com Deus.
Aqui em Montes claros MG se tomar a via toda tenho certeza que eles passam por cima, galera geral parando de pedalar por aqui em alguns meses morreram 3 ciclistas atropelados sem dó nem piedade, passaram por cima.
Muito bacana essa reportagem, Renata! Algumas dicas podemos muito bem absorve-las já uma ou outra creio que não. Outra coisa que eu jamais faço é, pedalar seja em qualquer lugar, sem usar as luvas de proteção e capacete. Acho essa prática de suma importância! Um abração, estamos juntos!
Obrigado pelas dicas. Lembrar que é bom evitar pedalar sextas e sábados à noite, durante a saida da praia (domingos aos fins de tarde) e depois de certos jogos de futebol.
Sou monociclista, mas costumo utilizar as mesmas regras das bicicletas (maiorias dos monociclistas utilizam as mesmas regras e recomendações). Suas dicas são muito boas, mas se eu ando no meio da via aqui em Curitiba, provavelmente vão ficar xingando e buzinando (obviamente isso também ocorre em muitos outros lugares). Por outro lado, concordo contigo quando diz que andar no canto pode ser perigoso, pois os motoristas vão encurralando os ciclistas. Tem dias que acabo demorando muito tempo pra chegar no meu destino, pois tenho que usar calçadas em boa parte do trajeto (o que piora quando as calçadas são ruins).
Boas dicas, mas a cidade onde moro, é bem complicado para escolher caminhos mais tranquilos. Ruas estreitas e com muito movimento. Ruas mais tranquilas, somente em alguns bairros, mas todas de paralelepípedo irregulares e subidas, descidas. É osso! Só consigo pedalar com mais tranquilidade, por incrível que pareça, na rodovia, na serra. A cidade é Petrópolis RJ
Vídeos sempre maravilhosos. Faz um aqui no ABC. Total escassez de ciclovias. E muitos motoristas não respeitam. Outro dia estava eu e um veículo num domingo e ele me fechou para entrar a direita. Sem necessidade nenhuma pois já tinha espaço atrás para ele entrar. Pura maldade.
Queria ter visto esse video quando comecei a me deslocar de bike. Fora as sinalizações o resto aprendi na prática. Ja levei muito xingo de motorista de onibus por estar no meio da faixa, mas foi o único jeito de não levar fina dos onibus. Foi cada uma que gelou meu sangue. A conversão a direita surpresinha é foda também. Quando vai se aproximando uma eu ja fico olhando, faço contato visual e "buzino" para garantir que o motorista me viu!
Muito bom, eu sou motociclista, e nunca gosto de andar numa velocidade inferior a dos carros nas ruas, pois eles acabam passando pela gente "tirando fino". Entrão sempre ando numa velocidade um pouco maior na pista da direita
Outra coisa importante sobre portas que se abrem, é que é melhor tentar frear e às vezes até bater na porta do que, no susto, tentar desviar, sem ter percepção do trânsito na faixa ao lado, e ser atingido por um veículo em movimento. Especialmente se for uma distância muito curta, sem tempo para avaliar o trânsito.
Por incrível que pareca andar de bicicleta me fez um motorista melhor, entender que precisa compartilhar as vias e sentir na pele o que passa um ciclista foi muito bom. Todo motorista deveria pelo menos uma vez pedalar na cidade.
Perfeito. Empatia pode salvar as cidades!
Na verdade, meu amigo é que por sermos ciclistas, a gente passa a respeitar não só o ciclista mas, os outros atores no trânsito, então tudo fica mais fácil. Abraços e bons pedais.
O outro lado também é verdade. Ser motorista faz um ciclista mais adaptado ao trânsito urbano: macetes, prever decisões de motoristas etc ...
Compartilho deste seu comentário, eu mesmo na epoca que implantaram um monte de ciclovia em SP fui um critico, hoje eu calei minha boca e me tornei um motorista 200% melhor e melhor de tudo virei ciclista !!!
Isso. Também considero importância dos funcionários públicos que marcam sinalizações e criam vias para ciclistas de pedalarem...Aqui na minha cidade, Pindamonhangaba, percebo que as vias não foram criadas por pessoas que se movimentam de bicicleta.
Faz 6 meses que comprei minha bike. Ela é urbana e deu super certo para meus objetivos. Vou trabalhar, a academia, supermercado e as vezes uso-a para o lazer. Foi um ganho de tempo maravilhoso! Me sinto segura apenas em algumas ruas aqui da minha cidade. No centro confesso que ainda não tenho coragem de andar em horários de pico. Me arrisco apenas no final de semana. As vezes ando em vias movimentadas, quando quando não tenho outra opção. A sensação que tenho, por incrível que pareça é que os motoristas me respeitam mais quando estou na bike do que a pé!
Kátia, que a sua jornada inspire mais e mais ciclistas, que os motoristas vejam e respeitem pedestres e ciclistas!
@@BikeeLegalREALMENTE 😊
Eu não consigo andar no transito😢
Quantas vezes já não quase fui de comes e bebes porque motoristas espremiam a gente contra a guia. Algumas vezes não nem pra pedalar pra não enterrar o pedal na guia e acabar desequilibrando. Graças a Deus quem cuida da gente não dorme!
Dicas boas até pra quem não é ciclista. Eu não sabia que o ciclista tem direito de ocupar toda a faixa e não ficar no cantinho.
Eu tbm
Eu ainda prefiro continuar no cantinho, as pessoas são doidas
Vivendo e aprendendo né??
Tecnicamente é que a lei não especifica onde começa e termina o bordo da pista, então é uma brecha na lei. Mas devemos ser sensatos, se for ocupar a faixa, pelo menos ocupe a da direita por sermos mais lentos em movimento e se for fazer conversão à esquerda, ai ficar mais no canto, porque ela é pista de ultrapassagem e trânsito rápido.
Na teoria né , povo tudo maluco
A unica coisa que não concordo e de ficar pedalando no meio da rua atrás do carro,só ando nos cantos,se precisar assumir uma só pra desviar de obstáculos, mais volto logo pro canto da via. Aqui no Rio não conta com carro desviando de ti não, se puder eles passam por cima. Ocupar a pista inteira aqui no Rio não dá
Em Salvador TB é inviável. Eles passam por cima mesmo.
Acho que em qualquer cidade do Brasil. Rsrs
Impressionante como TODAS as informações desse video se comprovam na realidade. Aprendi isso tudo sozinho desde que comecei a usar bike aos meus 12 pra 13 anos.
A unica vez que eu "sofri um acidente" serio foi justamente por conta do motorista estacionado que abre a porta sem a devida atenção. Tenho mt medo nesse ponto e, por consequência, mt atenção.
*Olá. Moro em Porto Alegre, RS. Aqui a maioria dos motoristas ultrapassa, mas por cima do ciclista. Em especial os ônibus e alguns "motoristas" de carro. Te espremerem contra o meio fio parece ser uma espécie de "esporte", para estes maus motoristas. Tempos atrás andava na pista da direita e uma motorista fez a conversão, de qualquer forma, e me atropelou. Senti-me "invisível", mesmo sendo minha bike de cor clara, e eu, vestido com roupas chamativas. Voei por cima do carro e escorreguei pelo capô do mesmo, batendo com as costas e a cabeça no chão. Ela não fugou mas, ao invés de prestar socorro, chamou um parente, policial civil, na clara intenção de me constranger. Não sofri ferimentos graves, pois ando sempre equipado, mas minha bike ficou escangalhada...temos aqui uma única ciclovia decente, e várias outras que são "arranjos" que, de tal forma mal feitos, que, a mim, causa mais apreensão do que segurança. Atualmente praticamente não mais pedalo na rua, apesar de ser apaixonado por este esporte. A bike é tudo de bom. Com ela conheci minha cidade de uma maneira muito, muito mais divertida...mas andar aqui é realmente muito perigoso. Forte abraço.*
Sou de Porto Alegre também, não tenho coragem de andar de bicicleta sem ser na calçada ou na pista quando não tem movimento kkkkk dá pra ver que a galera não tem dó e se torna bem perigoso mesmo.
Seria maravilhoso se houvessem placas destacando a informação de que ciclistas devem ocupar uma faixa (da direita), assim os motoristas seriam educados a este respeito. Porque eu tenho certeza que muitos acreditam que o ciclista deve ficar no canto. Aliás, tem motorista que pensa isso a respeito de motos.
@@Amandinhatata sou ciclista, pedalo uma hora e cinco minutos pra ir e mais uma hora pra volta do trabalho, mas não concordo com vc, precisa sim, criar espaço para bicicletas, mas tira faixa dos carros pra bicicleta isso não, eu na condição de motorista respeito muito o ciclista que está indo trabalhar, que está ali ganhando seu sustento, agora tira lazer de bicicleta em rodovia, avenidas e local com alto fluxos, é a pessoa não ter o que fazer, tantos caminhoneiros que vive longe da família por dias, aí a pessoa se acha no direito de ir na rodovia atrapalhar o trabalho do motorista, simplesmente porque quer fazer lazer, quer fazer lazer, vc tem opção de ir pra lugares tranquilo.
@florianojesus4023 Ninguém falou em tirar faixa. Apenas sinalizar que o ciclista pode ocupar a faixa da direita. Não tem que andar encostado nas calçadas. Apenas isso. Abraço.
Sou motorista e estudando para tornar-me um bom ciclista, e recomendo a todos: não esperem compreensão e afabilidade do motorista na sexta final de expediente.
Eu amo seus vídeos,tenho 44 anos de idade e eu tinha um grande sonho aprender andar de bicicleta e no mês de fevereiro agora conseguir andar de bicicleta tô amando ,aqui na minha cidade passa muitos ciclistas e foi onde aumentava mais o meu desejo de aprender a andar de bicicleta me sinto hoje livre amo andar de bicicleta muito obrigada pelos seus vídeos estou aprendendo muito .
Seu comentário já tem nove meses! Continua pedalando?
@vivianemaria5652 eu tb comecei agora com 43 anos , ainda estou indo devagar mas estou amando me sentindo muito bem já tinha esse desejo mas depois que o cardiologista me recomendou decidi
Grande Renata Falzoni! Uma verdadeira lenda da bike e da comunicação. Acompanho desde os tempos de ESPN. Sucesso sempre!
Aprendi a andar de bicicleta há alguns meses (sim, depois dos 30 anos de idade). Entretanto, o que me impede de andar nas ruas é - além da ansiedade - não ter habilidade suficiente para conseguir tirar sequer uma mão do guidão para sinalizar as minhas intenções no trânsito. Como preciso reduzir gastos com transportes públicos, até comprei uma bicicleta, mas que tá parada. 😢
Parabéns! Só o fato de aprender andar de bike na fase adulta é uma grande vitória. Aos poucos e respeitando os seus limites você vai ficar mais seguro . Tudo de bom , legal demais!!!
Perca o medo de andar nas ruas...Tudo de bom pra ti🙏
Seis dicas por escrito
01 atenção plena 360 graus
02 utilizar vias alternativas
03 antecipar com sinalização as manobras
04 iluminação na bike
05 desenvolver técnicas de pilotagem
06 capacete
Quando aprendi a andar de bicicleta sempre me falaram: o carro é seu inimigo. NUNCA de às costas para eles. Entendo o que a Renata falou, mas não consigo dar as costas para quem pode me matar sem qq chance de ser punido. Nosso país é uma selva. Não podemos nos comportar como se aqui fosse uma Suécia.
Eu já tenho um ano e meio sem pegar um ônibus. Graças a Deus comprei minha bicicleta e estou muito satisfeito.
Comprei uma bicicleta a dois meses, para ir e vir do serviço. A distância entre minha casa e o trabalho é de mais ou menos 1 km e meio... No caminho tem subidas, decidas, uma rotatória e alguns semáforos. No início eu pedalava na contra mão em alguns trechos. Más depois de começar a ver os vídeos do canal, parei de fazer isso, agora só ando no mesmo sentido dos carros. Só ainda não peguei a rotatória. Quando chego nela, passo pra calçada 😅 más vou começar a ir por ela agora. Comprar a bike foi a melhor coisa q eu fiz! Perdia muito tempo indo e vindo de ônibus, mesmo trabalhando perto de casa. Agora faço o trajeto entre 10 e 15 minutos. Bom demais, além de ser um exercício físico
Uso a bicicleta para trabalhar Curitiba tem muitas ciclovias e ciclofaixas impressionante a quantidade de pessoas usando a bike pra trabalhar
Fora que as ciclovias de Curitiba sao c bastante arborizadas, ou seja, linda!
Hoje Tb ando de bike e sou motorista a mais de 20 anos e você me deu aula de educação no trânsito pata com os ciclista. Muita coisa eu não sabia. O Detran deveria dar uma cartilha para todos os motoristas para saber das regras. Tenho certeza que muitos motoristas não sabe . Parabéns. Adorei
Vou começar a andar de bike amanhã por conta do tamanho do trajeto que tenho que fazer até a minha academia e futuramente até um possível trajeto até o trabalho. Tentei um pouco hoje, mas tive muita dificuldade em virar a bicicleta e controlar a marcha. Quem sabe daqui uns dias eu não esteja no naipe de um ciclista profissional.
Logo pega o jeito mano, só continua, eu tbm ficava perdido e não use fone irmão.
Eu tô com essa dificuldade tbm. Tu melhorou mano?
coloco minha integridade física acima de qualquer direito que eu tenho. Não confio em nenhum motorista na via, afinal não dá pra saber como está sendo o dia do cara e as condições que ele se encontra (bêbado, drogado, etc). Prefiro parar, esperar o fluxo de carros, motos, ônibus e caminhões antes de enfiar na frente de quaisquer destes veículos, por mais que eu sinalize. Tem muita gente de má índole. O negócio é ter um bom controle da bike, saber usaria o pescoço pra estar sempre dando aquela olhadinha pra trás, ter uma visão espacial bem desenvolvida e também usar as calçadas (quando possível). Esse negócio de que leis de trânsito te protegem não adianta nada depois de tu estar todo ferrado em um acidente de bike.
Exatamente ❤
👋Olá amigo! Parabéns por você ser esse ciclistas bastante defensivo e previsível! Todos nós devemos ser assim no trânsito. Sou motorista de ônibus aqui em Fortaleza, uma, senão, a cidade brasileira que mais aumentou a sua malha cicloviária e que mais reduziu mortes no trânsito nos últimos 10 anos e por isso tenho muito orgulho da minha cidade e de também contribuir com essa redução de mortes!
Também sou motorista de carreta, motociclista, ciclistas e pedestre! Quando estou ciclista, faço exatamente como você! Também uso equipamentos de proteção, equipamentos obrigatório do veículo e roupas claras e de cores vibrantes! Uma dica que eu gostaria de dar é o uso de um retrovisor, o que não isenta de dar aquela olhadinha para trás torcendo o corpo e o pescoço, mas ajuda bastante aumentando a visão difusa que todos devem ter no trânsito! Continue pedalando! Só assim conseguiremos implantar a cultura do compartilhamento das vias com os demais veículos de forma harmoniosa e respeitosa! Um abraço. Estamos todos juntos pela vida no trânsito! 👍🏼 @BikeeLegal
Suas palavras expressam a pura realidade mano! 😂
O motorista pode estar bêbado, drogado ou até alguém com celular na mão olhando e mexendo no whatsapp, com cachorros e filhos no carro sendo distraído e mudando de pista repentinamente sem olhar, daí meu amigo, já era. O primeiro conselho que ela dá nesse vídeo é péssimo, na minha opinião. E eu ando de bike quase todo dia. O medo me mantém vivo nesse trânsito agressivo e sem respeito de São Paulo.
Infelizmente é uma triste realidade.
Que conceito massa esse negócio de bike anjo. O ciclismo é um esporte muito respeitoso, pedalar é uma deliciaaa, bora pra rua
As teorias e nuances do CTB, são ótimas no papel,😂
Muito legal essa ong de anjos, toda e qualquer iniciativa para proteger o ciclista é valida, parabéns
Quanto mais pessoas descobrirem a maravilha que é andar de bike, menos carros existirão nas cidades. Sucesso!
Concordo amigo 😁🐾🐾🙏🏼🙏🏼🙏🏼
Muito obrigado, hoje mesmo infelizmente cai de bike por conta de vários fatores que errei neste vídeo, andei contramão, fiquei muito pra calçada, não sinalizei, etc. Espero que coloquem ciclofaixas no Brasil inteiro, para assim realizarmos nosso esporte da melhor forma, seguros e felizes. Deixo total apoio a você, que Deus abençoe.
Bom diaaa! Sou de Curitiba e nova no canal, sou iniciante e preciso realmente processeguir estou desanimada ,mas vou me esforçar obrigada pelas dicas DEUS te abençôe sempre e todos do canal amém JESUS. 🍃🌹🍃🐾🐾🙏🏼🙏🏼🙏🏼🎉🎉🎉🇧🇷🇮🇹🇮🇱
Somos irmãos de práticas, faço tudo a mesma coisa ! acrescentaria apenas por ser irmão mais velho, que as pessoas se mostrem mais no trânsito, com roupas chamativas e o hábito de ficar de pé, olhando pra todo lado e sendo visto bem alto, o que ajuda entre ônibus e caminhões, ser visto é o must do ciclista urbano !! Parabéns, Fa lzoni, sempre !!
Comecei a andar de bicicleta e percebi que é quase como um movimento terapêutico de imposição de limites KKKKKKKK muito bom, obrigada pelas dicas
Amei a dica.... Hoje eh o meu primeiro dia, com minha bike ... Simplizinha ela, pro dia a dia, mais tô super animada, com 29 anos e dois filhos de 6 e 8 anos ... Quero me incentivar e incentivar eles, mais não sabia nem um terço, do que foi explicado .... Muito obrigada por esse vídeo, e agora eh só maratonar os vídeos ... Aprender sobre marchas, e tudo mais ! Muito obrigada ! ❤ Super necessário esse vídeo
7:10 bem no meu começo cerca de 5 anos eu andava só na cidade e certa feita tive azar de o motorista abrir a porta e eu bater o ombro bem na quina da porta, além de apertar os dedos entre o manete do freio e o punho da bike(hoje quando circulo na cidade e estrada de chão eu ando com os dedos retos segurando lá no freio) foi beeeem dolorido, mas aprendi na dor
Muito bacana as dicas para os iniciantes. Mas seria bom também informar o uso do capacete e espelho retrovisor que ajuda muito a galera iniciante.
Parabéns pelo vídeo Renata. TMJ
Adorei as dicas!!
O que mais chama a atenção, são os pedestres que andam na ciclovia 🤦🏼♀️ Na minha região é muuuuuuito comum, principalmente nas praias. Eu desço da bike para ultrapassá-los 😅 Só não entendo pq não usam as calçadas 🤷🏼♀️
Nós, ciclistas, temos uma posição em termos de visão ampla no tráfego que pode nos ajudar muito em termos de atenção e detecção de perigos iminentes. Mas para ser um ciclista no trânsito agressivo e "amador" brasileiro é importantíssimo ser um perfil de pessoa extremamente atenta, porque não sendo assim só Deus na causa,rsrsrs.
Eu como motorista profissional tive curso de direção defensiva e o praticava sempre respeitei a vida minha e dos outros sem mesmo ter ainda ter uma bike hoje hoje vejo como foi importante ter essa convivência quando ando na cidade até chegar na Br tenho medo dos maus motoristas porque eles não o nos respeitam passam bem próximos mesmos outros ignoram sua preferência
Estou vendo boas partes de seus vídeos pra comprar minha primeira bicicleta. Decidi começar a ir para o trabalho de bike
Olá ... estou seguindo o canal e atento as dicas. Não tocava em uma bike há décadas. Voltei agora há pouco.
CONFESSO: ainda tenho receio quando estou na Abrão de Morais. Não me arrisco a tomar a via toda para mim. Sinalizo sempre, mas vejo que respeito não é mútuo. Outro dia sinalizei que seguiria, o carro me respeitou? Nada.
Eu quando estou de carro nem espero o ciclista sinalizar. Eu reduzo e vejo o que ele vai fazer, nunca corto à frente.
Moro na Saúde, pedaço é cheio de subidas e descidas. Plano mesmo é na Abrão de Moraes ou na Jabaquara. Ambos bem movimentados a qualquer hora. Ainda não peguei as manhas para pedalar na subida. Sofro um bocado.
quando ando de bike nas ruas, a maioria dos veículos respeitam o meu espaço, mas sempre tem aqueles caminhões que tiram um fino muito curto de mim, me arrepio todo! a pressão do vento é tanto que quase saio da pista e vou pra estrada de terra
Aqui são os táxi que normalmente sempre passam colado em mim e os ônibus e caminhões tenta sempre se afasta de mim, mas tem que ter noção que nem sempre eles vão ter espaço e aí é você que tem que liberar pra ele passar
Hoje sou tão mais solidária tanto com ciclistas como com motoqueiros, por sentir na pele a fragilidade que é um ciclista. Dou a passagem tranquilamente para os dois
Muito obrigada pelo vídeo, me ajudou muito,ontem foi meu primeiro dia no meio do trânsito pesado e me sai bem , mesmo tendo medo, eu fiz oque você falou , me empoderei kkkk até surfei como voce disse no vídeo, aos pouquinhos perdendo o medo e ganhando confiança 🤜🏼🤛🏼
Eu parei de andar antes dos 20 anos de idade por causa de uma porta que se abriu e me arrebentou... Hoje, com 43 anos, estou voltando e assistindo seus videos, que têm me sido muito úteis, pois fiquei completamente desatualizado de tudo... ❤
Sou de Belo Horizonte e aqui eu pedalo preferencialmente pela calçada pq eu sei que vou tomar cuidado com os pedestres, pq pedalar na rua no meio dos carros aqui é loucura!!!
Só jogo a bike pra rua quando tem ciclovia (o que é raro) ou quando realmente não tem outro jeito, mas já dou um jeito de voltar logo pra calçada.
As regras do ctb são lindas mas aqui elas só existem no papel. Se eu passar pela rua em uma conversão igual a Renata fez, eles me jogam no chão e passam por cima, se eu pedalar na rua ocupando a faixa, eles passam acelerando coladinho na gente pregando a mão na buzina e xingando até sua mãe. Já teve inúmeros acidentes fatais aqui de carros atropelando ciclista e não param nem pra prestar socorro... os motoristas de BH não são acostumados com ciclista nas ruas e aqui ja é até normal pessoas pedalando na calçada. Os motoristas daqui são extremamente mal educados e infelizmente a gente tem que se adaptar pq senão o acidente é certo.
Tive meu aprendizado na adolescência ao andar no trânsito nada amigável para ciclista na época. Sofri com condutores despreparados e condutores malandros. Mas o prazer de andar de bike é uma virtude.
03:01 Mesmo tendo sinalizado muito bem e ficado atenta ao que acontecia, pelo menos para mim é uma situação que considero muito estressante, pois basta que alguma das partes envolvidas tenha a sua percepção falha do que está acontecendo, por distração, imperícia e até imaturidade, para causar um grave naquele que é a parte mais frágil. A propósito, aproveito para agradecer os ótimos vídeos!
Como os demais veículos, a bicicleta também deve possuir alguns equipamentos obrigatórios, que são estabelecidos no artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), são eles: campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo. Mais que uma recomendação minha (que utilizo), o espelhinho é obrigatório
Não sao obrigatórios, são recomendados.
Algumas coisas acho um exagero e deixa a bike cheia de trambolho e pesada.
Uso apenas capacete com led, led traseiro inteligente atrás.
Não sou motorista porque tenho medo de dirigir na cidade, sou de São Paulo e acho o trânsito mto caótico e violento, mas já me aventurei de bike em ruas residências.
Numa dessa no cruzamento eu tava na contramão e o motorista entrou na rua, porque a mão tava livre pra ele. Eu freiei com tudo e nada aconteceu, mas com certeza foi um aprendizado, eu nem me ligava nisso de que bike tem que andar no sentido da via, até esse quase acidente que eu tive.
ela está certa, o vídeo é bom, mas eu não confio em desconhecidos na rua. Eu espero e depois faço a conversão.
Que vídeo incrível! Comecei a pedalar recentemente e tenho muito receio. Geralmente prefiro pedalar de manhãzinha no fim de semana por causa disso. Sou um dos que ocupa a contramão mas depois desse vídeo vou experimentar ocupar a faixa! Tem ruas que eu vou no sentido certo, porém sempre andava muito colado da guia e era super espremido. Aqui pelo menos os carros me respeitam bastante, mas já cansei de levar fechada de ônibus e ter que interromper o ritmo. Muito obrigado pelas dicas! Um dúvida: o que acham do uso de retrovisores?
Excelente !!!
Este video deveria passar como propaganda em todas as emissoras !!!
PARABÉNS !!!
Vou fazer a minha parte comparilhando.
eu comecei recente no pedal a principio era só para ir trabalhar hoje tá sendo uma verdadeira terapia quero expandir e dirigir para mais longe mas aqui em SP é dificil pedalar os motoristas não respeitam mesmo a gente sinalizando e mantendo a distancia adequada, mesmo assim eu amo andar de bike me sinto muito bem
Dica legal essa da pista, pensava que não podia fazer isso. E sim o vento deixado pela carros, ônibus e caminhões são tensos. Se você não tiver força nos braços, você acaba se espatifando no chão.
Nem sabia que tinha um termo, muito menos uma plataforma, para ajudar as pessoas a andar de bike. Sempre fui muito bom com a bike no transito e sempre ajudei os conhecidos e parentes que tinham medo de pedalar na cidade. Uma coisa que notei é que a cidade de São Paulo tem muito mais suporte aos ciclistas e os motoristas são muito mais educados. Aqui no interior o ciclista tem que ter muita habilidade e muitas vezes fazer trajetos alternativos e mais longos para evitar problemas maiores no transito.
Dicas muito boas para cidades mais organizadas e acolhedoras. Aqui onde vivo, Franca - São Paulo, se você pedalar assim, esperando que os motoristas e motociclistas respeitem-no, vai acabar num hospital ou cemitério.
Boas orientações!!!! Sofre acidente com um cara que abriu a porta do carro.
Aqui no ABC tem bastante motorista que não respeita o ciclista. Que inclusive se irritaria com o sinal pra dar espaço ao ciclista... E sinto que acham ruim ocuparmos parte da faixa. Pq toda vez fazem questão de me ultrapassar e meio que jogar o veículo na frente, pra mostrar que estamos "atrapalhando"
Verdade, uma vez o sujeito abriu a porta do carro e eu fui pro chão 😞 eu costumo dizer que tem gente que não sabe nem abrir a porta do carro e diz que é motorista 😂😂
Bom,sou entregador por aplicativo,e aqui em Salvador é muito difícil motorista obedecer lei de trânsito onde o maior protege o menor,por isso prefiro a dar no sentido oposto dos carros pois assim vejo eles de frente,ainda mas que muitos quando vai fazer conversão seja a direita ou a esquerda, eles deixam pra sinalizar ja na entrada da curva,fora os que espreme os ciclistas.
Tô querendo trabalhar com entregas, pegando dicas para me movimentar na cidade, já que não sou acostumado a andar de bicicleta nas pistas.
Sempre gostei de andar de bicicleta e recentemente comecei a andar com mais frequência, essas dicas são muito interessantes pois uma vez fui andar em uma avenida e não tinha muito conhecimento sobre e quase sofri um acidente por falta de atenção da minha parte e pela agressividade dos motoristas, por sorte não me aconteceu nada e nenhum motorista ficou no prejuízo.
Estou adorando seu conteúdo e cada dia mais aprendo sobre o ciclismo urbano e agradeço por fazer esses vídeos com o carinho que a senhora tem, vou continuar acompanhando e aprendendo.
Boa... vídeo aula de pedalada... isso sim, SEM MEDO... sim, comece com um ciclista mais experiente ao seu lado, sempre busque vias "mais tranquilas", mesmo que sejam mais longas... e SIM, faça os MOTORISTAS assistirem este vídeo, eu acho que serve mais para eles do que para os ciclistas...
2:54 essa conversão aí... ainda que o direito de passagem seja meu, não faço isso de JEITO NENHUM pois se fizer passam por cima e vão embora como se NADA tivesse acontecido, sim isso existe aqui na minha cidade, Manaus pólo das bikes mas que na real é pólo dos carros, extremamente carrocatra😬😐 mas que os motoristas faz de conta que não vê pedestres e mto menos ciclistas. Eu subo na calçada, espero, deixo diminuir o fluxo pra poder atravessar, procuro outras alternativas seguras mas jamais faço isso que a Renata fez. Já sofri acidente no trânsito de bike, estava na minha preferência, tranquila no fluxo na velocidade boa, mas o cara se meteu e jogou o carro em cima! Desde esse dia... vi na pele o quanto os motoristas aqui de Manaus são agressivos e se lixam pra ciclistas. Outra vez de novo, o cara não quis nem saber se meteu, mesmo sabendo que a preferência era minha, mas como eu estava já "passada na casca do alho" com motoristas aqui da minha cidade, fiquei uma oitava acima acendi o alerta no máximo e baixei a velocidade, deixei os carros loucos desesperados irem e quando limpou o fluxo eu atravessei e segui meu caminho e encontrei meu amigo de bike do outro lado da rua.
Pseh... Aqui em Poa tmb é assim.. Eu nem me arrisco a ficar atrás dos carros... É oq eu menos faço quando to de bike
Tbm achei arriscado a ultrapassagem dela
Eu andava de bike quando era mais novo, esse ano resolvi comprar uma bike elétrica e to aprendendo muito com os vídeos para andar direito sem fazer besteira no trânsito. Muitos ainda tem preconceito com a bike elétrica achando que não faz esforço e tal, porém to vendo o bem que ela está me fazendo andando 20km por dia.
Acho que hoje até que melhorou muito o respeito em comparação da época que eu andava.
Estou começando a pedalar mais tenho medo do trânsito mais gostei da dica vou seguir ❤
Pedalo há anos e moro numa grande cidade e pratico todas estas regras que ela falou, porém aprendi tudo na prática !
A regra é essa, meus parceiros: deixar o medo de lado, ser responsável e manter a bike sempre em ótimo estado. Principalmente os freios ! E boa diversão.✌️
Todos os seguidores deveriam compartilhar essas informações. Maioria dos motoristas não conhece e não reconhecem os direitos dos ciclistas. Vamos ajudá-los levando informações.
Renata querida! Sempre com dicas muito importantes pra nós ciclistas e motoristas... parabéns e obrigada...seus vídeos são essenciais para todos! Obrigada 🌻 🌻 🌻
Apliquei as dicas hoje pela primeira vez em um trecho de menos de 100m entre minha rua e o acesso pra ciclovia. 2 motoristas implicaram comigo, mas nem liguei. Obrigada pelos ensinamentos!
Fico feliz que mesmo sem estudar muito sobre já sabia de várias dessas dicas, creio que observando o que os outros ciclistas fazem eu aprendi alguns só por osmose, excelente video
das dicas eu não entendia muito das portas que é bem perigoso
Sou novato,mas manjo,não sou bobo.❤
Sempre uso colete reflexivo de cor amarela, tanto no dia, quanto na noite.
Eu sou do tempo que ninguém tinha celular e ninguém ensinava essas coisa que agente aprende em casa e até hoje pedalo sem nunca ter me envolvido em acidente no trânsito (sem contar nas trilha que é a tréva 😅) e também nunca precisei de vídeo aula pra pedalar, pilotar ou dirigir.
Eu não ando de bike com regularidade, mas sempre tive o hábito de sinalizar e agradecer . É o meu jeito
Excelente Renata!! Parabéns como sempre por criar conteúdos excelentes e compartilhar.
O pedestre, mesmo que totalmente errado, sempre tem razão e deve ser respeitado. Boas dicas Renata
Oi Renata, te admiro desde a época que te via na ESPN. Seu vídeo é uma aula de cidadania e pilotagem de bike na cidade. Me inscrevi no seu canal e estou vendo todos os vídeos e aprendendo muito com as dicas. Tenho 63 anos e somente agora, descobri como é maravilhoso andar de bike. Comprei uma MTB de entrada e estou andando somente em ciclovias, mas pretendo começar fazer umas trilhas leves (após melhorar meu preparo físico e experiência em pedalar). Parabéns e grande abraço.
um ônibus me jogou na guia uma vez, graças a Deus não me feri, foi só o susto, depois disso só ando no meio da faixa, muito mais segurança
Eu tenho uma Mountain bike, mas pra uso urbano e lazer. Moro em Campinas, então aqui tem um trânsito menos caótico que em SP, mas dependendo da via e da região, fica bem complicado transitar com qualquer meio de transporte. Confesso que por conta da falta de prática no trânsito (também não dirijo), tenho medo de pedalar durante a semana. E me sinto muito limitada em andar somente aos fins de semana. Andava muito no contrafluxo e em calçadas, mas hoje ando mais nas ruas e na mão, se preciso pegar um trecho de contrafluxo ou calçada, diminuo a velocidade e fico muito atenta. Mas são ruas, não são avenidas. Tem um balão (rotatória) no meu bairro que evito pegá-lo quando há muito trânsito. Sábado passado aconteceram duas coisas que você citou no vídeo: em uma rua de paralelepípedo, uma porta de carro se abriu do nada e a motorista não tinha me visto, mas eu estava atenta e em um outra rua duas motos passaram bem rentes a mim. Realmente, quanto mais passo na beirada da via, mais o carro me espreme. Essa imposição no trânsito eu ainda não tenho, pois meu medo ainda é grande, mas acredito que com mais bagagem a experiência vem e a vontade de pedalar falará mais alto. Pra mim, pedalar me tira a depressão e me ajuda a melhorar o condicionamento físico, já que estou fora de forma. Obrigada pelas dicas!
Gosto muito da Falzoni, de verdade. E muitas coisas no vídeo são lindamente úteis. Entretanto, há cidades que parece que não há o que fazer. Em Campina Grande, PB, há até uma boa quantidade de ciclovias. Mas os motoristas simplesmente não respeitam, passam por cima e não estão nem aí. Só essa semana quase sou atropelado por 4x por motoristas que, vendo a fila no trânsito, jogam os carros pras ciclovias sem se importar com os ciclistas que estão nelas. Jogam assim mesmo, sem ver. Fica bem complicado.
Obrigado pelas dicas de como andar de bicicleta pelo trânsito das ruas e avenidas. Valeu.
Renata, esse vídeo todos deveriam assistir. Vc é um orgulho para o Brasil
Antigamente quando eu andava no começo NGM me respeitava até q eu coloquei uma placa falando o seguinte "me respeite pois posso facilmente quebra seu retrovisor" depois disso nunca mais tive problemas
Ainda tenho medo de anda nas ruas
Mais sou obrigada porque vou trabalha de bike as vezes subo calçadas
onde moro andar na contra mao da rodovia , pois ser fosse pela certa , nao teria como atravessar por outro lado, ja que nao tem passarela pra atravessar por outro lado pra chega em casa ai tem que ir na contra mao pra chega em casa ja que moro do lado da rodovia de grande fluxo atravessar seis faixas seria arriscado ser fosse pela mão certa .
Boa noite, Renata gostei muito de suas dicas, e com o bom censo dos ciclistas que são mais fragils que os carros e motos, podemos fazer o nosso espaço no trânsito. Espero por mais vídeos de como pedalar no trânsito com segurança, obrigado e fique com Deus.
Agradeço
eu pedalo tambem, a minha bike tem retrovisores e sinalizadores 'e importante
Aqui em Montes claros MG se tomar a via toda tenho certeza que eles passam por cima, galera geral parando de pedalar por aqui em alguns meses morreram 3 ciclistas atropelados sem dó nem piedade, passaram por cima.
Muito bacana essa reportagem, Renata!
Algumas dicas podemos muito bem absorve-las já uma ou outra creio que não.
Outra coisa que eu jamais faço é, pedalar seja em qualquer lugar, sem usar as luvas de proteção e capacete. Acho essa prática de suma importância!
Um abração, estamos juntos!
Renata, muito do que você disse se resume em educação e respeito de todos, sejam motoristas, motociclistas ou ciclistas!
Muito obrigado pelas dicas, vou começar a ir trabalhar de bicicleta. Foram muito valiosas, bjs #parquejurubatuba
Obrigado pelas dicas. Lembrar que é bom evitar pedalar sextas e sábados à noite, durante a saida da praia (domingos aos fins de tarde) e depois de certos jogos de futebol.
Gente que mulher maravilhosa empoderada,que orgulho,esse vídeo com todo conteúdo necessário, Deus abençoe
Sou monociclista, mas costumo utilizar as mesmas regras das bicicletas (maiorias dos monociclistas utilizam as mesmas regras e recomendações). Suas dicas são muito boas, mas se eu ando no meio da via aqui em Curitiba, provavelmente vão ficar xingando e buzinando (obviamente isso também ocorre em muitos outros lugares). Por outro lado, concordo contigo quando diz que andar no canto pode ser perigoso, pois os motoristas vão encurralando os ciclistas. Tem dias que acabo demorando muito tempo pra chegar no meu destino, pois tenho que usar calçadas em boa parte do trajeto (o que piora quando as calçadas são ruins).
Boas dicas, mas a cidade onde moro, é bem complicado para escolher caminhos mais tranquilos. Ruas estreitas e com muito movimento. Ruas mais tranquilas, somente em alguns bairros, mas todas de paralelepípedo irregulares e subidas, descidas. É osso! Só consigo pedalar com mais tranquilidade, por incrível que pareça, na rodovia, na serra. A cidade é Petrópolis RJ
Vídeos sempre maravilhosos.
Faz um aqui no ABC.
Total escassez de ciclovias.
E muitos motoristas não respeitam.
Outro dia estava eu e um veículo num domingo e ele me fechou para entrar a direita.
Sem necessidade nenhuma pois já tinha espaço atrás para ele entrar.
Pura maldade.
Seus vídeos são muito bons! A um tempo atrás eu vi você passando em minha cidade, o berço do rio Tietê, Salesópolis.
Uma senhora aula de segurança ao andar de bike grande abraço
Queria ter visto esse video quando comecei a me deslocar de bike. Fora as sinalizações o resto aprendi na prática. Ja levei muito xingo de motorista de onibus por estar no meio da faixa, mas foi o único jeito de não levar fina dos onibus. Foi cada uma que gelou meu sangue. A conversão a direita surpresinha é foda também. Quando vai se aproximando uma eu ja fico olhando, faço contato visual e "buzino" para garantir que o motorista me viu!
Ta aí uma coisa que eu não faço e não vou fazer se depender de mim: andar de bike no meio da faixa... É um terror da vida real p mim..
Ganhei uma bike de 29 tô iniciando o indo para o trabalho todo dia são 16,5km tô pegando muitas dicas aqui com você muito obrigado
Un saludo desde México! Y gracias por lo que hace!
Comecei há 1 mês e isso está sendo uma escola. Fã de voces!
Muito bom, eu sou motociclista, e nunca gosto de andar numa velocidade inferior a dos carros nas ruas, pois eles acabam passando pela gente "tirando fino". Entrão sempre ando numa velocidade um pouco maior na pista da direita
Outra coisa importante sobre portas que se abrem, é que é melhor tentar frear e às vezes até bater na porta do que, no susto, tentar desviar, sem ter percepção do trânsito na faixa ao lado, e ser atingido por um veículo em movimento. Especialmente se for uma distância muito curta, sem tempo para avaliar o trânsito.