Isso foi uma aula. Esse esquema de fazer cálculo do giro da roda, foi a coisa mais inteligente que eu já vi na vida. Pena que não tem como dar double-like
Ela conseguiu passar de forma correta e simples um conceito da engenharia. Esse vídeo apareceu pra mim do nada, mas do início ao fim, ela apontou fatos e características e pra onde estamos indo. Achei genial, vou me inscrever e acompanhar ❤
Falar é fácil, convercer aí depende da inteligência de quem a ouve... com todo respeito, a ela e a você! 12 velocidades são muuuuiiito melhores que todo o resto! Ela só citou um ítem que perdemos com uma única corôa que é uma redução rápida, mas essa redução nem sempre cái na proporção que desejamos e isso difere de subida para subida e de qual marcha pesada estamos! Do jeito que ela falou parece que ja cái naquela reduçào CERTA para a subida que vc está enfrentando... Outro ponto que ela não falou é que passar marchas entre as corôas(quando temos mais de uma) é mais demorado e fácil de cair a corrente do que a transmissão de marchas entre as catracas do cassete! O range total entre a menor catraca e a maior abrange TODAS as marchas de duas ou três corôas, só que muito mais rápida e eficiente nas trocas! Ela não mencionou que, nas bikes com várias corôas, muitas vezes passamos marchas no passador traseiro, de duas em duas marchas, justamente porque são desnecessárias tantas marchas! E em 12 velocidades, aqueles intervalos entre uma marcha e a outra mais próxima, esse intervalo pode ser muito bem compensado pela força e pela técnica do ciclista, tanto na rotação como na força do pedalar... Tudo o que ela falou em relação a indústria ter "criado" novidades não eficientes se aplica aos lançamentos pretéritos, quando foram lançados os sistemas de várias corôas, não se aplica a esse lançamento do sistema de relação com uma corôa só. Este atual é muuuiiito mais eficiente, principalmente pela rapidez e praticidade na transmissão! Sem falar na redução de peso, de peças, etc.
Enquanto a galera sengue tendencias, eu pedalo 45 KM numa sundown em estrada carroçável com peão e coroa simples, modéstia parte. Felizmente é isso que eu tenho para pedalar. Valorize o que você tem... pode ser muito mais do que muitos têm por aí!
é oq meu pai fala: antigamente ele pedalava 20km em estrada de chão numa caloi sem suspensão, o braço ficava doído mas era oq tinha. Hoje, tem muita gente com muito dinheiro sobrando, aí surgem essas modas
Pedalo desde a infância. Fiz muitas trilhas na vida. Meu segundo grau e faculdade eu fui de bike. Tudo isso que vc falou, depois de décadas pedalando, a gente aprende sozinho, mas foi a primeira vez na vida que vejo uma explicação assim tão boa. Muito bom mesmo!
Essa era minha sisma de pular p 1x12. percebo q meus companheiros no rétão não me acompanha. agora vou direto na 2.10 . valeu a aula 👏👏👏 forte abraço e tudibão.
Este vídeo é uma aula muito bem fundamentada sobre um assunto de extrema importância. E bastou este para que eu virasse seu fã, Renata Falzoni! Você utilizou linguagem universal a qual todos entendem. Não "enfeitou o pavão" com termos técnicos para parecer super-inteligente - mesmo sendo -, e conseguiu passar com muito clareza, objetividade e simpatia todo o conteúdo! Parabéns pelo seu trabalho! Por mais pessoas assim no mundo _o/
Em todas as áreas do mercado, a obsolescência se tornou a principal estratégia de marketing, convencer o consumidor de que o que ele tem não presta mais, precisa comprar o que é novo! Que video formidável, muito além do ciclismo!
Oi Renata…este canal merece uma expansão para um podcast, imagino que vc tem muita história e muitas pessoas para conversar sobre mobilidade urbana e ciclismo no geral. Parabéns pelos vídeos. Eu particularmente uso um câmbio na minha MTB 1x11 30T (realmente falta na reta). E na minha urbana uso 3x7. (Não me falta nada)
Foi de contramão de TODOS que tem patrocínio pago pelas grandes marcas ou lojas aqui no UA-cam. PARABÉNS pela atitude. Eu sempre tive o mesmo pensamento que você. Não sou atleta de alto-rendimento, uso minha bike só pra pedalar 30 ou 40 Km no final de semana em estradão de terra e sempre uso a marcha "vovózinha" pra subir ladeira. Quando me falam que vai reduzir peso. Eu digo que se eu for no banheiro, consigo aliviar pelo menos 300gr no vaso kkkkkkk
kkkkkkk. Uso até hoje minha relação Altus 3x9 e nunca me incomodou. Tenho marchas mais próximas o que é excelente para o tipo de pedal q eu faço. Já fui tentado a trocar para uma relação 1x11 ou 1x12, mas hoje não mais.
@@vinnytrevis Eu uso uma mistura de Altus com Tourney 2x8, coroa de 46/30, me atende absurdamente bem na cidade de SP, onde ando 100% do tempo. Na ladeira, reta ou descida, não me faltam marchas.
Compartilho do mesmo raciocínio. Tenho um kit alívio 3 (22-30-40) x 9 (11-36). Por algum tempo pensei em trocar e acompanhar a tendência do mercado, porém, para o estilo de pedal e conhecimento de si, mudei de idéia. Logo, concluo: Excelente custo benefício face meu perfil; nada contra quem se atualizou... cada um na sua e bom pedal a todos.
Excelente Renata. Tenho 45 anos e tive minha primeira MTB aos 12 anos de idade. Desde então comecei a pedalar distâncias maiores. Dois anos depois conheci o Tour de France e me tornei fã do ciclismo de estrada. Aos 32 anos participei dos meus primeiros AUDAX e de algumas competições na categoria amador, subindo ao pódio duas vezes, uma na serra gaúcha. Uma coisa que eu sempre busquei nas minhas bicicletas foi uma relação com a menor diferença possível entre as coroas do pinhão traseiro, justamente porque uma coisa que me incomodava "muito" era sentir uma diferença considerável no giro ou no peso/esforço ao mudar uma marcha, mesmo na época em que estava um pouco mais forte. Aqui em casa tem duas MTBs e duas roads, todas com três e duas coroas na frente respectivamente. Espero nunca ser obrigado a usar este sistema novo que "eu" acho horrível, tanto no aspecto funcional quanto estético (opinião pessoal). Inclusive, duas das minhas bicicletas utilizam conjuntos da década de 90, um Shimano XTR M900 e um Campagnolo misto Veloce/Chorus, ambos funcionando como novos.
Esse vídeo merece aplauso! Parabéns pelo conteúdo e pela iniciativa de questionar uma tendência do mercado que não traz uma solução interessante e só encarece nossas bikes. Mandou muito bem!
Vale lembrar que o mercado tem como objetivo abastecer o esporte de alta performance... Faz sentido para os grandes competidores? E faz o mesmo sentido para pessoas comuns?
Bem isso mesmo, hoje os ciclistas tem bike mais por ostentação pra se mostrar do que pedalar. Eu tinha dado uma parada com bike, e esses dias comprei uma bike novamente, comprei essas baratas de 21V na faixa dos R$ 900 a R$1000, fiz uns ajustes e correções na suspensão original, que ficou ótimo e taquei cubos k7 e um kit single 9V, comprei o kit Sunrace DKM 1x9 com cassete super gog, ele vem 1 coroa de 34 e cassete 11-50, achei perfeito, é uma bike de menos de 2K e satifaz minha vontade. É besteira comprar uma bike por volta 5K a 10K ou mais só pra dar um pedalzinho e rolezinho por aí, com uma barata, você faz uns Ups e ficam ótimas e gastando muito pouco pouco. Como eu sou mecânico, mecher e fazer manutenção pra mim é um hobby, eu tenho ótimas condições financeiras, mas prefiro uma bike barata.
A minha é um cambio traseiro shimano alivio , com k7 9v e uma coroa de 3 velocidade com shimano altus , tudo bem simples tambem , agora vc ve ai nesses grupinho nutella de pedal os cara com aquelas bike da Oggi de carbono e tals só besteira@@Eduardo_Barbicha
Tudo tem o seu tempo, é igual antes da modinha do freio a disco, as bikes mais top eram tudo v-brake e as mais baratas eram cantilever. Hoje nem as bicicletas baratas usam mais freios cantilever, e o v-brake está indo pelo mesmo caminho. Em 2008 eu comprei minha primeira bike montada, saí das "Caloi" da vida, foi um kit quadro da GTS Alfa 2 e grupo Shimano Altus 3X8 e freios a disco mecânico da Shimano, era o top na época fiquei com ela até 2015, foi só alegria. Essa época que vendi ela, foi quando estava começando a modinha da coroa única.
Sensacional, a explicação da física aplicada no sistema de coroas e pinhões das bikes foi top demais. O mercado sempre vai querer inovar, sem pensar no conforto/performance do ciclista, pois estará focado no lucro. Cada um pedala com o que pode, porém, não podemos perde de vista o uso particular da sua bike. No meu caso, a Renata acertou em cheio, tendo em vista que a minha bike é para estradão, trilha e pedal noturno com a galera, tudo isso com duas coras de 36-26 e cacete de 11-42, e ainda sinto falta de uma marcha mais pesada nas retas e descida. Parabéns pela aula. Nota 10+.
Eita pipooooca! Falou tudo e muito mais!!! Parabéns!!! É isso aí!!! Guerreira! Achei que eu era um alienígena em pensar assim, já estava ficando com vergonha do meu grupo 3x8, que é só vantagem. Uma boa parte da galera diz que 1 coroa só é mais fácil, que é um cambio a menos pra ter que trocar de marcha e combinar com o de traz. Isso me parece uma geração "preguiçosa" que não quer se dedicar em examinar, calcular e testar e praticar as combinações e relações. Nisso acabam tendo o outro trabalho maior no pedal de ter que passar uma sequencia numérica e rápida de marchas atras, tentando atender as necessidades rápidas de mudanças de terreno, inclinação, obstáculos e velocidade. O controle de cadencia numa 3 coroas é muito melhor quando se sabe fazer!
Tenho 50 anos e não consigo mais pedalar com 3 coroas, mas isso é uma questão de gosto e percepção e cada um tem o seus. A meu ver não tem nada de preguiçoso em querer andar só com uma coroa, mas como disse, de gosto e percepção ao pedalar. Hoje ando de speed com 2x8 e raramente uso a coroa pequena, mas se precisar, usarei sem problemas.
@@bellzinho Verdade Valdeci. Claro que não quis generalizar com o termo "preguiçoso", e digo em casos quando a pessoa coloca como motivo o fato de ter que se preocupar apenas com um passador, e que é "mais fácil". Motivos como, estilo de pedala, tipo de terreno que mais usa, biotipo da pessoa, gosto, etc, é louvável. Com certeza vc tem experiencia pra ter escolhido conforme seu gosto e estilo. Valeu!
Eu comprei uma bike para trabalhar estou querendo fazer algumas modificações. Eu ia seguir a tendencia mais a senhora me deu uma aula que cara. faz todo sentido o que a senhora esta falando
Suas explicações são excelentes, excelentes mesmo !!! Uma observância absurdamente Clara e objetiva !!! Sou seu fã nas suas abordagens sobre ciclismo !
Parabens Renata pelo teu trabalho desde o surgimento do MTB no Brasil. Pedalo desde de criança e comecei no MTB nos anos 90 no RS. Sempre lia as tuas materias. Foi epoca foi magica do MTB. Iniciativa nacional q infelizmente foi sufocada. As fabricante buscavam inovacoes puramente tecincas e sem modismo. Lembro das coroas ovais e depois as compact drive. Tive ate um conjunto de LX com a mola invertida e o trocador integrado na manete do freio. MTB mudou muito. Ainda pedalo, mas me sinto meio deslocado. Nao tive a chance de experimentar uma bike com uma coroa só. Mas eu imaginava exatamente oq tu explicou. Me perguntava se nao perderia o "ajuste fino" entre as marchas. Boas pedaladas a todos.
Ganhou uma fã. Estou entrando nesse mundo ciclístico agora e me deparei com essa mulher inteligentíssima. Muito obrigada por compartilhar tanta sabedoria, tentarei aplicar tudo isso nas minhas humildes pedaladas de iniciante. Sucesso Renata!
Renata andei muito de bike nos anos 90, competi de trial e depois fui pro downhill onde competi ate meados dos anos 2000 e sempre acompanhei suas matérias na época, e hj querendo voltar a pedalar por lazer aos finais de semana acho seu canal e como sempre com matérias excelentes! você é um "monstro" do ciclismo no brasil!!! parabéns pelo seu trabalho e mais uma vez obrigado
Excelente explicação, super detalhada e didática, muito fácil de entender e muito necessária para entendermos os motivos e as implicações das mudanças dos fabricantes para atender a um mercado, muitas das vezes equivocado, que tenta colocar todos os gatos em um só saco, no caso, uma só coroa na frente. É o canal de pedal mais didático do UA-cam. Parabéns, Renata!
Muito bom o que você disse, eu tenho uma de relação 3 coroas, e tem me atendido bem, a única coisa que estou pretendo é mudar a suspensão dianteira pra Ar/óleo, por que trilha e ela me ajuda muito.
Renata você entrou na minha mente e disse muito claramente o que eu sempre pensei, não podemos ser reféns de um mercado que vida muito mais as cifras do que a realidade de um ciclista. Não podemos abrir mão do que é bom e sustentável só por que todo mundo está na onda do diferente. Então se temos uma bike boa ela não vai deixar de ser boa só por que um mercado quer ditar isso para nós. Parabéns você além de uma excelente profissional fala com propriedade e conhecimento.
Excelente vídeo e baita reflexão! Obrigado, Renata! Sugestão de vídeo: MTBs versus Gravel Bikes para os pedais de estradões comumente feitos no Brasil majoritariamente em MTBs
Show Renata! Fiz esse mesmo questionamento no meu insta depois de correr o campeonato brasileiro numa bike mais antiga de 2x10, maravilhosa. E consegui me virar muito bem nela lá na Bahia
Parabéns pela aula, hoje é muita modinha e pouca eficiência, parabéns vc deveri trabalhar na engenharia de montagem de bicicleta, aí sim teríamos bicicletas eficientes, muito obrigado pela aula
Ótimo vídeo! Ainda hj eu tenho um mtb aro 26 com 27v. Montei ela em 2012 e continuo me divertindo demais. Pedalo pra qlqer lugar e infrento qlqer tipo de terreno. Hj em dia nem vejo mais aro 26 nas trilhas de BSB, e cada vez mais vejo 29 com uma coroa. A vdd é que pedalo junto dessa galera toda e me divirto tão quanto ou até mais q eles hahaha #resistêncianopedal
No início dos anos 2000 tinha bike aro 26 e fiquei 20 anos sem pedalar e voltei já com as 29 em alta. No início achei que não ia me adaptar, mas depois vi que era só uma questão de treino mesmo. Quanto a diversão, vejo muita gente fazendo os trajetos que faço de bikes de entrada e outras com aquelas barra forte e por aí vai.
pedalo a uns 30 anos, quando fiz o último upgrade na minha bike, coloquei 2 coroas de 36/26 e 11/42 atraz, melhor custo-benefício que alguém q pedala muito em estradão, atende subidas da mesma forma q uma bike de uma coroa de 34x11/50 e tenho uma suavidade gigante nas trocas de marchas que torna o pedal bem mais prazeroso, parabéns Renata pela coragem de falar essas verdades!
realmente tenho a mesma opinião tenho um Deore com essas relaçoes eh nao consigo pensar em trocar ...vou perder marcha de força se colocar uma coroa !!!!
Que fera!!! Vídeo fenomenal! Eu particularmente uso 1v-12v Me atende tranquilo e eu gosto. Porém o mais interessante desse vídeo é que ela nos ensina a pensar fora da caixinha, fora da modinha. E isso é fundamental para a construção de consumidores mais críticos. Super da hora o vídeo! Não tinha parado para pensar quantos prós e contras existem em cada caso.
Muito bom esse vídeo e assunto, eu sou mais velho um pouquinho e venho dos antigos sistema de 3 coroas, cheguei a fazer a mudança pra 1 coroa e atualmente me encontrei na Dupla, levei em consideração meu biotipo, força, limitações e tals....e considerei também a região que eu pedalo, minha cidade e até cidades vizinhas aonde eu costumo pedalar são estradas e caminhos mais planos, com subidas e descidas leves.
Eu estava pensando em troca minha relação por que via meus colegas com uma relação 1×12, no meu pensamento esse tipo de relação era muito melhor que a minha atual mais apos assistir o video mudei de idéia. Essa mulher realmente tem razão e soube explicar muito bem, obrigado.
@@canaldamadeira verdade, concordo com vc , pedalei muito dos 12 aos 20 anos ,na época comprei uma bike Monark , m bike , fiz upgrades rodei uns três anos na época, e comprei uma bike com grupo deore lx ela era muito boa ,parei , voltei a pedalar a uns três anos , toda loja que eu cheguei pra comprar , todos os logistas querem te convencer, que vc precisa de uma bike de no mínimo 5 mil pra começar a pedalar, kara Nou sou o avacini , kkkkkk comprei duas bikes de entrada fiz upgrades, e eu e minha esposa pedalamos/de 80 a 100 km e passamos por muita gente com bike de carbono, uma coroa só, .
@@juniorlatrel Isso concordo com vc nas lojas os caras sao uns pau no cu, mas se vc comparar a compra na internet vai ver que as bikes com 12v tem uma relação custo beneficio melhor, custando menos de 2mil com trava de suspensao no guidão, freios hidraulicos e etc.... Ja paguei mais de 2mil em uma Soul com cambio Torney que era horrivel parecia que ia desmontar nas trocas de marcha, essa 12v e muito mais tranquilo...
Procurando um vídeo para fazer um upgrade na minha bicicleta que é simples e barata, encontrei esse e rapidamente me veio na cabeça um tempo atrás que eu possuía uma bicicleta mais simples ainda e que me atendeu por longos anos pedalando todo santo dia, acabei de resolver que não tenho necessidade de gastar um dinheiro alto para pedalar como eu pedalo, obrigado pelo vídeo!
Primeiramente que dizer que seu canal é muito legal. Desde de quando vi seus videos pela primeira vez, sempre achei boa no que faz e nas explicações. Parabéns por isso! Agora, sobre esse assunto de hoje, bate em coisas que fico feliz em ouvir. Pois também acho muita coisa disso “modinha”. Minha primeira MTB foi no final de anos 90, quando o esporte começou a fazer sucesso no Brasil. Era um Monark altus C10. Quadro de ferro, apelido de “cofre”. Com essa bike consegui fazer muitos pedais e carregar ela nas costas. Depois muitos anos resolvi voltar a pedalar, e em meados de 2018 que bike comprar? Comprei um GT agressor 3x9 Alivio e freio V-break. Até hoje estou com ela e não penso em trocar. Me atende em todos pedais que já fiz, tando tecnicos quando em estradões. Nunca me deixou na mão. E sempre nos pedais tem os que ficam olhando pra ela como se fosse defasada. Se acham a sua já ultrapassada imagine a minha. Kkkk Trato ela como se valesse 100 mil, tenho todo um zelo. E pretendo continuar. As peças ainda estão mais acessíveis e espero que continue disponíveis no mercado. Pois esse negócio de fazer a gente engolir o que o mercado dita, é complicado.
Falou muito bem e disse tudo! O que você disse sobre biotipo fez todo o sentido para mim, tenho uma aro 26 3x10 que depois de ver esse video nem sonho em me desfazer, faz tudo oque precisa ser feito e ganha em agilidade a manobrabilidade em relação a aros maiores. Mas para mim ela é perfeita! Parabéns, e muito obrigado pela aula, ganhou +1 inscrito. 😉
Eu tenho e pedalo em uma caloi Barra-forte 1979, 100km todos os dias para o trabalho , 50 ida e 50 volta . Breve terei algo melhor mais dou graças a Deus pelo simples que me leva todos os dias .
Obrigado minha querida por essa aula que você me deu, coisa que eu nunca vi por outras pessoas dar uma explicação tão válida sobre a bike da MTB. Um abraço Pedro Tobias de Belém do Pará
Estou sem palavras, essa moça sabe muito, cada vídeo dela é uma expansão na minha mentes gigantesca como um todo. Vim aqui pra aprender sobre MTB e saio me sentindo um outro ser. Parabéns pelo trabalho, ótimos vídeos e uma dicção perfeita🔥👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Renata Falzoni é uma LENDA do ciclismo brasileiro! E não puxa saco de nenhuma empresa. Fala o que tem que ser dito. Infelizmente muitos só valorizam quem fala o que eles querem ouvir.
Nunca vi uma performance como essa, a desenvoltura, de uma forma clara, com muita riqueza, que faz qualquer leigo compreender muito mas do que pensava que poderia. E acompanho automobilismo desde de minha infância em Petrópolis; corri enduros, principalmente de velocidade e motocross. Já ouvi muita explicação de engenheiros, técnicos, corredores e etc. Nunca tinha visto uma pessoa reunir tantas qualidades para dar um parecer. Hoje tenho uma bike 26(Cassini, uma raridade fabricada pela Pro-X)cambio alívio 8V de 3 coroas, 24/34/42 e cassete 11x41; estou pensando em ter também uma 29 e além de perdido, estava, vejo agora, muito mal influenciado por 1 coroa. Além de ter compreendido o valor da relação da minha 26, estou livre desse modismo para ter o que é melhor para mim. pois tenho 67. Renata é muito mais do que Mrs Bike.
Renata, você é um ícone da história e da evolução das bikes no Brasil, seu vídeo é uma aula que ensina de maneira objetiva, abrangendo desde os mais experientes, até os recém chegados no ciclismo. Pena que não da para dar mais de um like no vídeo. Top demais parabéns...
Minha experiência prática corrobora o vídeo. Minha bike tem uma relação é 1x12, a da minha namorada é 3x10. Nos trechos técnicos, tipo XCO, a minha é vantagem, principalmente quando ataco rock gardens subindo, porém... quando pegamos aquele subidão muito longo e bem íngreme, com variação nas inclinações, aí ela se dá bem com o 3x10, porque pra me manter na mesma velocidade que ela, geralmente pra mim, ou está pesado de mais ou está leve demais, devido ao grande salto de uma marcha pra outra. Ela consegue manter cadências melhores, mais confortáveis.
Exatamente o que respondi, senti como piora os gap entre marchas, principalmente nas duas maiores do cassete é um salto enorme, estou fazendo uma baita força coloco na mais leve e fico pedalando leve até encontrar o melhor giro x força que se adeque a relação, a cadência quando se possuí mais marchas é algo muito mais confortável como falou.
Acredito que o ideal é 2x10 para a maioria dos ciclistas, mas eu particularmente consegui me adaptar bem ao 1x12, melhorei bastante meu desempenho mesmo no "subidão". Não consigo mais me ver com três ou duas coroas. O triste mesmo é quem escolhe esse tipo de relação apenas para ficar na moda e perde até desempenho por isso.
@@bruno.theseven A minha é 3x6, e atende perfeitamente as minhas necessidades, mesmo assim pretendo trocar por uma 2x7, vou diminuir as coroas mas vou ter mais agilidade para ir da mais leve para a mais pesada, e a necessidade de mais ou menos velocidades varia de acordo com o uso de cada pessoa, no meu caso a 3x6 é muito boa, e acho que a 2x7 ou 2x8 vai continuar atendendo minhas necessidades e me dar mais agilidade na troca
@@bruno.theseven 1x12 é para melhorar a performance 2x10 é pelada sem compromisso (necessariamente) Com o 2x10 ou 2x11 vc pode aproveitar melhor o lazer de pedalar seja na trilha, terra ou estrada ... O fato é que o ciclista amador dificilmente vai andar em terrenos MT desgastantes Pois não tem QQ técnica para isso ou, especialmente, NECESSIDADE
Concordo plenamente com você, Renata. A vantagem de estarem neste modismo é que estas bicicletas que se tornaram "obsoletas "acabam tendo seus preços diminuídos e acaba sendo uma oportunidade para aqueles que realmente conhecem e não seguem o modismo. Com isto vejo grandes oportunidades de compra de bicicletas de duas ou três coroas com preços bem abaixo . Sem dúvida eu prefiro uma bicicleta que eu consiga ter um ajuste mais fino das marchas. Obrigado pela aula
Eu tenho uma Caloi 2023, 3x8. Onde moro é mais plano, então gosto de pegar velocidade. Fui participar do meu 1⁰ evento em trilha. Qdo vi o moro, pensei. É impossível subir de vez, mais consegui. Por isso não vou aderir a essa nova moda. Fico feliz com que eu tenho. E obrigado por essa aula.
Perfeito! Participo de competições desde 2007, venci várias provas usando 3coroas e 2coroas, fui campeão do ranking brasileiro de XCM sub 30 em 2013 com uma bike 26 com 3 coroas e 9v, venci várias etapas do Big biker Cup e sendo campeão do campeonato ultilizando uma 29 com 2 Coroas (38x24 com 11x36) ,usei Também 1 coroa por anos (36 com 11x46) era até razoável,mas voltei a usar 2 Coroas (38x24 com 11x42) e realmente é o que me mais atende no momento não falta nada! Acho que 1x12v com 10x52 uma relação espetacular até pela possibilidade de se rodar de 38 na frente,mas como dito no vídeo é uma relação com alto custo principalmente para quem compete sem patrocinadores.
Perfeito Renata e Ruan. Compartilho com o mesmo pensamento. Eu por exemplo pedalava com uma relação dianteira 44/32/22 e traseira 11x32, ao mudar para 40/30/22 e 11x36, me senti muito melhor, principalmente no tocante a diferença do salto de uma marcha para outra, ficou muito mais fácil.
Os caras deixaram as bikes muito caras. Uma bike valer 120 mil reais pow. 120 mil você compra uma casa, um carro, e ainda abre seu negócio. Um k7 Shimano XTR 12v custa 5 mil reais 🤦 5 mil você compra uma bike.
Estou profundamente decepcionado indignado triste 😢 com essa mudança nas bikes , é um desrespeito conosco , a minha vida toda usei 3x8 3x9 tenho 2 bikes 26 que simplesmente amo e não troco por nenhuma 29 da atualidade. Agora preciso muito trocar meu cambio traseiro Deore e não consigo encontrar se quer um cambio shimano XTR M972 por conta dessa palhaçada de 12 vel o modismo quer nos obrigar a trocar K7 corrente trocador etc apenas por tendências de mercado 😒🙄🙁
Eu tenho uma Trek Marlin 6 com 24 marchas e amo ela. Apareceu uma oportunidade para eu pegar uma first com Deore 1x11 demorou para eu me acostumar com ela, sentia bastante isso que você disse sobre a distância entre as marchas, ou ficava pesada demais ou leve demais. Mas depois de alguns meses insistindo me acostumei bem. Agora depois de meses forçando e andando apenas na first, quando pego a Trek sinto que tenho um desempenho bem melhor donque antes.
Excelente vídeo! Eu tenho uma bike Caloi aro 26 da década de 90 em alumínio, foi minha segunda bicicleta, tenho ela até hoje com o mesmo câmbio dianteiro e passadores, e troquei uma vez o câmbio traseiro, e estou com ele a tanto tempo que nem lembro quando troquei... Ou seja, se a peça é de qualidade, dura uma vida, basta fazer as manutenções corretas. Agora estou montando uma nova bike aro 29, mas já adquiri a coroa tripla, o k7 coloquei de 9 velocidades, pra mim é mais que o suficiente. Forte abraço 🤗
montei uma bike há uns 6 meses e estou usando 1 coroa de 36 dentes no pedivela. estou gostando, principalmente pela simplicidade, é uma coisa a menos para pensar, nem levanto a questão do peso pq pra mim a questão é simplicidade mesmo, e na MAIOR PARTE da vezes não sinto falta de relação (estou com um cassete 9v 11-46). MAAASSSS tem vezes que sim, uma uma segunda opção de coroa seria bem vinda, então tenho pensado seriamente e mudar para 2 coroas. agora uma outra coisa que é de fato moda imposta pelos fabricantes e que para grande maioria das pessoas não faz diferença alguma na prática (ou faz, pq dá muito mais manutenção) é o tal do freio a disco. na minha bike q montei coloquei freios a disco hidráulicos e SINCERAMENTE não tenho sentido grande diferença para os ótimos V-Brake que usava na minha velha aro 26. e o fod** é que por mais q vc queira usar um v-brake, não é possível pq nenhum quadro é feito para freios v-brake hoje em dia, é tudo para freio a disco! essa praga uqe é muito mais cara e muito mais difícil de regular e manter
Só em pensar que quando comecei pedalar, critiquei tanto quem usava kit coroa única, Após 1 ano pedal, sempre usando 3x8 , ai me bateu certa curiosidade em experimentar, e optei por o kit Deore M5100, com coroa 38D.... Olha ja tem uns 8 meses usando, e posso afirmar, foi a melhor coisa que eu fiz na bike...tenho tudo nessa configuração....Top demais.....
A relaçao de uma bike depende do nivel do ciclista e principalmente do bolso. Eu pensava que tres coroas erao imprecindiveis, hoje usando coroa dupla, praticamente só uso a coroa maior de 38v e meu k7 11/36. E ao meu ver hoje coroa unica 38v dom k7 11/42 pra cima me atenderia em todo tipo de terreno. Porem prefiro usar coroa dupla e k7 8v 11/36 por causa de preço.
Gostei muito do vídeo. Foi uma boa aula sobre relação na bike. Concordo com o que foi dito. Tenho uma relação 10x1 SRAM (coroa 34 e cassete 11 a 50) e acho muito prático ter apenas um trocador de marcha. As subidas são confortáveis. As vezes no "estradão" sinto falta de maior velocidade mas como ando de boa, isso não é um problema pra mim. Ótimo.video, parabéns.
Você foi perfeita nas suas colocações, eu mesmo utilizo uma 1x12 hoje mas considero sistemas 2x muito superiores, especialmente 2x11, os gaps entre as marchas é bem menor, o que traz muito mais conforto além de que a linha de corrente é muito mais otimizada.
Renata, muito obrigado pelo seu vídeo e como sempre, sua esclarecedora e didática aula. Te comento que tenho minha Giant 29 de 9 anos, com 3 coroas e um pinhão de 10, e que me atende maravilhosamente bem em qualquer circunstância. Na semana passada, investi na compra de uma Trek fuel ex5 zero bala, com dupla suspensão, porém, com uma coroa de 30 e uma relação de pinhão de 1x12. Te confesso de todo coração que não consigo abandonar a minha velhinha. Entendo que são dois conceitos distintos, sendo a minha antiga com excelente performance em velocidade e, a nova, com todo o conforto para realizar subidas desafiadoras e baixadas com muito conforto e estabilidade, porém, nem de longe com a velocidade final proporcionada pela minha velhinha no estradão. Veredito final: Para mim, que estou com 55 anos, seguirei utilizando a minha Giant 29 no dia a dia para as pedaladas urbanas e guardarei a minha Trek para as minhas aventuras aqui na Cordilheira, ao lado de Santiago. Um último comentário complementar: Fiquei horrorizado ao comparar o valor da Trek no Brasil com o valor aqui no Chile. Enquanto esta mesma bicicleta custa em torno de R$25.000 no Brasil, aqui ela sai pelo valor de CLP$2.490.000, o que seria em reais R$13.319,00. O Brasil tem muito o que melhorar em redução de impostos para incentivar o uso de bicicletas no dia a dia. Até a próxima! 22:12
@gabrielroann5046 rapaz, eu fiz isso ontem, coloquei uma coroa de 34 e hoje me funcionou muito melhor, tanto na subida quanto no plano. De toda forma, obrigado pelo comentário e indicação, com certeza servirá a outra pessoa também. Grande abraço.
Algumas semanas atrás encarei uma trilha com uns caras que só tinha uma coroa na frente e um pinhão imenso na traseira, enquanto eu tava com a minha relação 3x8 e conseguia acompanhar eles de boa. Desde então me questionei se vale mesmo a pena ter uma coroa única na dianteira com várias atrás. Ainda bem que assisti esse vídeo hoje kkkkkkkk (detalhe: os cara tinha um ritmo forte mesmo)
Isso dai é papo amigo, olha o custo como diminuiu com esse novo fora o que o amigo Marcelo comentou, Vc vai abrir mão de segundos se for mudar muitas marchas, me lembro que diziam que o ARO 29 era modinha e tendencia apenas tbm....
@@eduardooliveira2758 eu ja utilizei 1 coroa, 2 e 3, o 2x10 pra mim é o melhor grupo que existe... pra mim, pro meu rolê, não é um padrão a ser seguido por ninguém.
Concordo com sua análise…uso as 2 condições, também era cético com essa relação de 1 coroa, mas digo que é fantástico, pra quem tem essa potência média a alta. Acho que faltou falar do espaço do espaço criado para a trava! Parabéns… seus vídeos tem ótima energia.
mais ai está a questão ela esta falando que justamente para quem não tem tanta potência sofre mais com uma coroa , no video ela explica que para quem tem força não muda muito , mais para quem tem pouca força a relação 10x2 é bem vinda .
Recentemente, depois de 7 anos afastado do ciclismo, comprei uma nova bike e ela é dessas novas com 1 coroa dianteira... eu estava acostumado com as bikes com 3 coroas! Ainda não testei a nova bike, mas este vídeo faz todo sentido! Se não me engano, minha última bike Oggi 7.4 2013 tinha 2 coroas na frente e realmente não era a mesma coisa...
O vídeo definitivo!!! Me ajudou pacas a decidir. Tenho uma com três coroas e estou a adquirindo outra, estava em dúvida se pegava com apenas uma ou duas coroas. Vou ficar com a segunda opção. Não dá pra abrir mão de conforto e trocas rápidas. Um abraço. Parabéns
Bela aula, recado dado: nada de mudar pela modinha! Vale lembrar que a maior parte está migrando juntamente de 26 para 29. Isso também altera a relação final. Cuidado ao comparar a relação na 26 com a relação na 29. Voltando um pouco no tempo: Comecei a pedalar em uma bike sem marcha nos anos 60. Ganhei um câmbio de 3 marchas, e já foi uma melhora grande. Depois, em 1974 veio a Caloi 10, e enquanto pedalava, meditava: pra que tanta marcha? Nessas de reduzir a coroa, passa a ter marchas quase repetidas... (e naturalmente vinha a recomendação de não cruzar demais, para diminuir a torção da corrente etc) Aí vieram as MTB no fim dos 80, com suas 3 coroas, 18 marchas... pra que tanta marcha? Pra piorar vieram as 21v e as 27v.(não tive 30v). Renata : pense no ciclista normal, ou naquele que está entrando agora no mercado. Olha que simples que será! Menos coisa para pensar... Quantos desistem por errar na marcha bem nesse momento que vc mencionou? E quando vc reduz a coroa, e fica leve demais, e tem que ficar procurando a marcha no meio da subida? Não é pra qualquer um... quantos ciclistas que vc conhece que nunca entenderam como se tira o melhor proveito das 30 marchas? Precisa de curso de 30 horas e 30mil horas de experiência. e mesmo assim erramos toda hora... Que sensibilidade toda é essa? Cada subida tem sua inclinação. nao há duas subidas iguais. ora estamos em um ritmo, ora em outro, com mais ou menos potência nos pedais... será que precisamos de tantas marchas ? Enfim, enquanto não tivermos um CVT comandado eletronicamante aplicável às bikes, fico com o mais simples. E lógico, concordo plenamente, não mudaria o sistema só pela modinha. Continuarei pedalando minhas mtb de 30 anos aro 26 até elas se esgotarem sem nenhum complexo. Mas, se precisar trocar, não hesitarei de optar pela de 1 coroa. Em tempo: parabéns pela expressiva votação. Renata pra presidente 2026!
Muito bem pontuado. Eu montei uma bike do zero, sempre andei em bikes 26, e quando fui montar minha 29, pesquisei bastante sobre as peças que iria pegar. Isso que você falou de no meio de uma subida ficar caçando a marcha certa acontecia todo dia no trajeto até a faculdade ou até o trabalho, porém, depois que migrei de uma 26 com 3 coroas e fui pra uma 29 1x12, isso nunca mais me ocorreu. Além do conforto absurdo, a passagem de marcha são mais leves, sinto mais segurança na pedalada, sem medo da corrente escapar. Claro, foi um investimento a mais, custou o dobro do preço a relação corrente/coroa/cassete/câmbio, mas esse dobro do preço foi o valor de uma revisão, que agora por estar mais interessado ainda no mundo das bikes já não gasto mais, pois faço a minha própria. Recomendo, pra todo mundo que tem a condição de comprar uma bike com uma coroa, que faça, pois nunca mais me estressei com o cambio da minha.
Devemos usar aquilo que nos trás conforto e não o que os outros dizem para fazermos, pode ser moda, claro que sim, mas usem e tirem suas conclusões e se acharem melhor a com mais coroas, ótimo, se não, ótimo também.
👏👏👏👏 Show! Tenho 59 anos e a minha bike é uma GT Talera 1994, aro 26, com 21 velocidades (3x7). Quando estou em forma, não tenho problemas para acompanhar o pessoal com bikes modernas e aro 29. Para mim, o segredo na durabilidade dos elementos do câmbio, tem haver com o grau do ângulo utilizado nas relações. Explico: eu jamais uso a maior coroa com a maior catraca ou a menor coroa com a menor catraca. Outra vantagem é quando acontece (raro) da corrente cair da coroa, é só passar a marcha andando e a corrente volta para o lugar automaticamente. 😉
serio que volta pro lugar? a corrente do meu 3x6 sai as vezes quando passo pra 3 quando cai tem q passar pra 2 e ela volta sozinha se continuar pedalando???
@@adrianotieppo1994 sim, ela volta, se ela teimar vc reduz pra mexer e ela volta 😅😅😅 um amigo me ensinou e nunca mais parei por causa da corrente cair... só continuar pedalar girando e reduza se precisar q ela volta 😊❤
Muito bem explicado. Estou parado há 9 anos. Deixei o esporte após um acidente provocado por um ônibus e pela desarmonia entre os componentes do Grupo de Ciclistas prontos a deixar para trás, sozinho, algum novato ou alguém na hora desprovido de melhor forma física. Tenho uma Giant ATX 860, grupo Deore XT, e uma CADEX CFM1, composite, fibra de carbono e contrafortes em Alumínio, Grupo XT, todas do ano 1994. Aliás, em 1996 comprei os quadros usados e montei as duas. Vale salientar que as bacias dos cubos são originais, bem como os andamentos, todos XT, estão em excelente estado. Não comprei XTR devido ao Custo-benefício não ser favorável e também devido a cor cinza, que impede você de caprichar na limpeza dos andamentos, deixando-os brilhando de tanto zelo. Em 2014, comprei um quadro Fuji bem leve, em Fibra de Carbono, com menos de 1kg, porém não tive a oportunidade de montar essa terceira bike. Hoje, após quase 10 anos parado, sinto saudades das viagens longas, de vários dias, porém a falta de camaradagem, principalmente de alguns indivíduos, me desencoraja de voltar em plenos 71 anos. Vou rever o vídeo pelo menos mais 2 vezes. Concordo que 3 coroas e várias catracas estabilizam o conjunto. Tive um dente da coroa do meio danificado numa ferrovia, obrigando-me a usar as coroas das pontas, fato impossível de ocorrer se possuisse apenas uma coroa. Caso a bike caia, e a catraca bata numa ponta de pedra, danificando-se, ficará impossível deslocar-se. O mesmo digo quanto ao disco de freio. Um V-Brake dificilmente irá se danificar; caso ocorra, fica mais fácil de se reparar. No ciclismo, não se deixar seduzir por modismos e possuir uma bike que caiba no seu bolso, com folga, é o essencial para desfrutar do esporte, podendo mantê-lo sem grandes sacrifícios. É o que acho.
Fantástico vídeo. Muitos dos meus alunos de ciclismo, com suas bikes mais modernas de aro 29'' me questionam com relação a minha que é uma GTS M5 24 v, aro 26" de como consigo ter uma performance tão boa, tanto nas estradas, subidas e descidas ou mesmo nas trilhas. E quando explico exatamente o que foi dito nesse vídeo, alguns ficam totalmente confusos e meio perdidos. Achei fantástica sua explanação, com muito mais propriedade que as minhas acerca desse assunto. Parabéns, lhe sou grato pela sua sinceridade e colocação a um tema tão polêmico. Namastê.
Tô contigo e não abro mão das três coroas e agora comprei uma de duas coroas, atende todas as necessidades de minhas trilhas e na cidade, bicicleta é meu pulmão e coração. Obrigado por esclarecer essas idéias de mercado consumista.
Profissional de extrema qualidade, preocupada com o que importa, resolver os problemas das pessoas ao invés de munir o mercado de pessoas sedentas pelo consumismo 👏🏻👏🏻👏🏻
Eu ando de MTB 1x12 com 10-51 e as vezes/ raramente falta marcha. Mas quando você briga pra tirar tempo no Strava uma coroa é bem melhor, pois a troca de coroa faz você perder ritmo. Em todos os outros casos 2x9 é o melhor custo benefício
Bahhhh aprendi mto com essa conversa. Meu sonho é ter uma baike bacana. Tenho 5.0 e tenho sequela de poliomielite lado esquerdo e ando de baike desde 10 anos de idade. Há um pko de movimento do lado esquerdo. Como eu amo. Aprender sobre baike. Vc foi maravilhos.
Matou a pau. Que análise do caramba. Excelente. Moda, hoje tudo é moda galera. Os mais antigos, assim como eu, aprendemos a valorizar melhor as coisas. Bora jogar com o que temos na mão. Ganhou mais um inscrito. Top mesmo!
Sou amador, tenho 62 anos e mantenho minha bicicleta com 3 coroas e catracas de 6 ou 7 velocidades, Eventualmente pego estradas de terra com subidas bem pesadas. Um conjunto que me atende muito bem.
Que aula meus amigos. Não sou atleta, gosto de pedalar por hobbie, não entendo muita coisa, mas amei as explicações que foram didáticas e muito pontuais
Renata parabéns pela reportagem ...é bem isso mesmo ...eu uso uma bike com 3 corroas 22/32/42 na frente e 8 pinhões atras 11/36...ando em grupos de bike que a minha é a única da "velha guarda" ...e o incrível é que ando igual aos caras nas subidas e tenho mais velocidade em retas e descidas...ou seja os desatualizados creio que sejam os outros do grupo de bike, apenas um modismo. Pessoas que estudam e sabem mecânica do movimento (dinâmica) percebe que a tecnologia de apenas uma corroa é pra atletas de alta performasse.
Olha... Abri uma planilha excel, semanas atrás (com a conclusão do vídeo) e eu optei continuar com minhas 3 coras!!! Nenhuma das contas que fiz bateu minhas três coroas. Como bem apontado pela Renata, a partir do momento que vc sabe que marchar usar para o "terreno" você muda a marcha - encaixa - e você segue... o segredo (pelo menos pra mim) foi descobrir as marchaS que se equivalem na catraca e coroa... POSSO EXAGERAR - HOJE TENHO UMA CAMBIO "CVT" NA MINHA BIKE.
@gabrielroann5046 Concordo! Ai vai de cada um né... Mas acho que o conteúdo do vídeo é para pessoas "normais", a partir do momento que você vai se aprimorando, logicamente, você vai mudando a bike. Tem bike, hoje, até com trocador sem cabo... olha que maravilha (kkk). Alias, tem bike hoje em dia até sem pedal, só colocar gasolina e ir (brincadeirinha kkkk)...
Renata, obrigada pela super aula! Pena que cheguei tarde nesse vídeo, mas concordo com você. Tinha uma bike de 3 coroas, 27 marchas que super me atendia, mas de tanto falarem comprei uma de 01 coroa, e meu sentimento foi exatamente o que vc falou sobre o ganho técnico que eu tinha e hoje não tenho mais. E pior, saber que terei um desgaste mais rápido da coroa por esse motivo.
Renata, você deu uma aula ! Parabéns !!! Não havia pensado que essas correntes das 1x12 fossem mais finas. Essas correntes de "plástico" de hoje em dia são quase descartáveis. Tenho minha BMX que usava em competições nos anos 80 com a corrente original em ótimo estado..... kkkkk. Comprei uma 29 no ano passado com 2x9 e estou achando espetacular. Pedalo 40/45km de boa. Também penso que as 1x12 são caras demais (e "modinha") e boa parte dos usuários "normais" não se importam em pagar 10k ou mais pra passear no parque. Simplesmente não entendo...
Perfeita colocação! Comprei uma bike nova esse ano e preferi um modelo com câmbio 2x10, que me oferece um range igual a um 1x12, com a opção de redução da coroa, sem a preocupação de precisar um passador de marcha mais caro que reduza pelo menos 3 de uma vez... Mas o fato é que estamos começando a ver até bikes mais básicas com uma coroa, acredito que não temos mais volta neste ponto, mais de uma coroa ficará restrito a bikes de entrada, infelizmente.
Tudo é uma questão de consumismo. Eu deixei de pedalar em grupo, pq as pessoas passam o tempo todo olhando a sua bike e colocando defeito. Parece que s se vc não usa uma coroa única, um cassete de 12, uma bicicleta com menos de 10 kg vc não consegue pedalar!A minha bike tbm tem uma relação 2x10 e tenho marchas para toda ocasião. E olha que uso cassete de 36
@@vadersidius caralho mano. falou tudo. questão de consumismo. Nunca andei em Grupo , por causa desse lance de Marcas modas enfim , tudo que vc citou. Minha bike , Mtb pesa uns 15 kilos , eu uns 90 kilos uso 3 coroas 36,39,50D. atrás um k7 11 a 33D . anda muito . deixa muito carbono pra trás. É nois meu rei.
Rodrigo Pimentel, muitos são extremamente consumistas as pessoas procuram olhar p os outros ao invés a si próprio tudo Nutela, a subida um pouco mais forte já descem da bike aqui na minha região é assim também com a sua colocação!!!
Sim mas vc tem mais peso e tem que ficar passando coroa e k7 na troca de marcha isso hoje em dia acabou para quem só brinca ta bom quem já pedala de verdade vá de uma coroa essa mulher ta argumentando uma linha de raciocínio lógico de funcionabilidade mas hoje é peso e performance com a troca só do câmbio trazeiro
Ei galera do vídeo! Que vídeo incrível, sério! 🚴♂ Adorei a forma como a Renata Falzoni quebrou os mitos sobre usar só uma coroa na frente da MTB. Vocês mandam muito bem. É nítido o amor e a paixão pelo ciclismo que transparecem no trabalho de vocês. Essa análise detalhada sobre as coroas e as tendências nas bikes foi demais! 🙌 Valeu por compartilhar essas dicas valiosas e por fazerem vídeos tão top para a galera do pedal. Continuem assim, inspirando a comunidade ciclística! 👏 Abração! 🚵♀
Que aula! Tava doido pra trocar a relação da minha bike pra uma coroa por pressão em achar que pq tava todo mundo usando fosse melhor, conteúdo fantástico!
Tô usando essa modinha uns 10 anos já e não troco por nada. Vantagem de uma coroa é quetira peso da bike e é 3 coroas a menos pra ficar pensando em qual usar. Mais isso depende também da região. Acredito que lugar montanhoso possa ser melhor mais coroas
Moro aqui na Itália na região da Liguria, e posso te falar que uma Coroa só é muito melhor que 2 ou 3, tanto que o cassete é quem manda lá atrás! Tenho uma orbea com um conjunto deore e funciona extremamente bem em retas e subidas extremas!
Moro no sul de minas, que é uma região bem montanhosa, e confirmo que coroa única melhora muito o pedal, inclusive nas subidas. Nas retas dá pra pegar 45 com uma coroa, creio que ninguém do mtb vai querer rodar muito acima dos 30...
Bom dia que DEUS ABENÇOE VOCÊ SEMPRE Pelo Profissionalismo e Dedicação e AMOR ao seu Trabalho através desse Vídeo que eu Respeitei Mais ainda seu Trabalho Também concordo com você sou um intusiasta na área de Pedalar tenho noção de como se comportar Pedalando trocando de marchas de uma maneira que causa desconforto e quem não segue a mocinha de uma coroa apenas na Frente também concorda com você eu tenho uma Caloi 10 ano 2007 que melhorei a pouco tempo não pedalo com frequência mas Tudo que você comentou Tem Fundamento Funcional
Bem explicado mesmo, tenho uma de tal entrada e estava pensando nisso também. Mais assim com essa explicação já desisti. Um colega ciclista já tinha me falado isso aí,. Acabei de me escrever no canal também
Blz, vídeo bem explicado. Mas a melhor maneira de compreender a diferença é fazendo um teste... eu tinha uma 3x8 e tbm pensava uma coroa só ser apenas modinha, fiz a experiência de mudar pra uma coroa e cassete de 11v, sem dúvidas o desenho numa 11 v é muito, mas muito melhor
Oi galera... Renata top! Eu estava pedalando 27 velocidades, só 30 anos nesta configuração. Andei com 14 velocidades "Speed", ou seja, 3 coroas e 2 coroas, fora os treinos de BMX com relação 42x16. Hoje pedalando com 18 velocidades numa bike 29". Relação (22/36) x(12/36) conjunto Deore. Não me localizei nesta relação, ou seja, me falta velocidades, o escalonamento é estranho e com a idade, 50 anos!!! Está pesando no corpo, estou voltando para 3 coroas e farei aquele teste de 50 km. Bom pedal a todos 😉
Isso foi uma aula. Esse esquema de fazer cálculo do giro da roda, foi a coisa mais inteligente que eu já vi na vida. Pena que não tem como dar double-like
Ela conseguiu passar de forma correta e simples um conceito da engenharia. Esse vídeo apareceu pra mim do nada, mas do início ao fim, ela apontou fatos e características e pra onde estamos indo. Achei genial, vou me inscrever e acompanhar ❤
Essa mulher fala com uma autoridade. Ela pode até estar mentindo que eu vou acreditar. Pqp que comunicadora! Parabéns!!!!
pensei o mesmo
Falar é fácil, convercer aí depende da inteligência de quem a ouve... com todo respeito, a ela e a você!
12 velocidades são muuuuiiito melhores que todo o resto! Ela só citou um ítem que perdemos com uma única corôa que é uma redução rápida, mas essa redução nem sempre cái na proporção que desejamos e isso difere de subida para subida e de qual marcha pesada estamos! Do jeito que ela falou parece que ja cái naquela reduçào CERTA para a subida que vc está enfrentando... Outro ponto que ela não falou é que passar marchas entre as corôas(quando temos mais de uma) é mais demorado e fácil de cair a corrente do que a transmissão de marchas entre as catracas do cassete! O range total entre a menor catraca e a maior abrange TODAS as marchas de duas ou três corôas, só que muito mais rápida e eficiente nas trocas! Ela não mencionou que, nas bikes com várias corôas, muitas vezes passamos marchas no passador traseiro, de duas em duas marchas, justamente porque são desnecessárias tantas marchas! E em 12 velocidades, aqueles intervalos entre uma marcha e a outra mais próxima, esse intervalo pode ser muito bem compensado pela força e pela técnica do ciclista, tanto na rotação como na força do pedalar...
Tudo o que ela falou em relação a indústria ter "criado" novidades não eficientes se aplica aos lançamentos pretéritos, quando foram lançados os sistemas de várias corôas, não se aplica a esse lançamento do sistema de relação com uma corôa só. Este atual é muuuiiito mais eficiente, principalmente pela rapidez e praticidade na transmissão! Sem falar na redução de peso, de peças, etc.
Sabedoria plena, parabéns
Señorita, hoy teria bici de fibra de carbono , usted no te gusta!!!
Renata é sinistra, um dia ainda conheço essa moça
Deu uma aula de engenharia mecânica e tirou Dúvida de muitos, parabéns, a senhora tem um talento de explicação incrível.
Faço das tuas palavras, as minhas.
Show de bolas a idéia dessa professora, falou tudo, parabéns !
Enquanto a galera sengue tendencias, eu pedalo 45 KM numa sundown em estrada carroçável com peão e coroa simples, modéstia parte. Felizmente é isso que eu tenho para pedalar. Valorize o que você tem... pode ser muito mais do que muitos têm por aí!
Isso aí meu amigo,falou tudo 👏🏼👏🏼👏🏼
Pode crer amigo parabéns
E eu que pedalo numa Caloi Cross aro 20 74km por dia para ir até a escola e voltar...
@@punksintheback7062 braaaabo!
é oq meu pai fala: antigamente ele pedalava 20km em estrada de chão numa caloi sem suspensão, o braço ficava doído mas era oq tinha. Hoje, tem muita gente com muito dinheiro sobrando, aí surgem essas modas
Pedalo desde a infância. Fiz muitas trilhas na vida. Meu segundo grau e faculdade eu fui de bike. Tudo isso que vc falou, depois de décadas pedalando, a gente aprende sozinho, mas foi a primeira vez na vida que vejo uma explicação assim tão boa. Muito bom mesmo!
Nossa, eu uso uma 1x11 e sinto muita falta da outra que tinha igual a sua.
Eu andava muito mais e mais tranquilo.
Obrigado pela dica
Essa era minha sisma de pular p 1x12. percebo q meus companheiros no rétão não me acompanha. agora vou direto na 2.10 . valeu a aula 👏👏👏 forte abraço e tudibão.
@gabrielroann5046exatamente, a mulher ainda mostrou como faz o cálculo, mas o youtubespectador não aprendeu
Este vídeo é uma aula muito bem fundamentada sobre um assunto de extrema importância.
E bastou este para que eu virasse seu fã, Renata Falzoni! Você utilizou linguagem universal a qual todos entendem. Não "enfeitou o pavão" com termos técnicos para parecer super-inteligente - mesmo sendo -, e conseguiu passar com muito clareza, objetividade e simpatia todo o conteúdo!
Parabéns pelo seu trabalho!
Por mais pessoas assim no mundo _o/
Caramba. Vc disse exatamente o que eu queria dizer...
Reitero os parabéns à Renata. Sensacional!
👏👏👏
Em todas as áreas do mercado, a obsolescência se tornou a principal estratégia de marketing, convencer o consumidor de que o que ele tem não presta mais, precisa comprar o que é novo!
Que video formidável, muito além do ciclismo!
👏🏽👏🏽
Se formos pensar assim ainda teriamos aqueles senhores que, no século passado, acendiam e apagavam os lampiões que iluminavam as ruas.
Aprendi nesses 22 minutos e 12 segundos mais do que aprendi sobre bicicletas nos meus 40 anos de vida.🥳🥳🥳
Poucos falam de bike , com tanto conhecimento e segurança aqui no UA-cam
@@ailtonsantos2887 muitas coisas não sabia , aos poucos vou tbm entendo melhor de bike
Igual hein …. Eu tbm aprendi mais que meus anos todos …
Não é só você não ei tenho 47 agora que aprendi kkkk
Ela é muito sensacional ❤
Oi Renata…este canal merece uma expansão para um podcast, imagino que vc tem muita história e muitas pessoas para conversar sobre mobilidade urbana e ciclismo no geral.
Parabéns pelos vídeos.
Eu particularmente uso um câmbio na minha MTB 1x11 30T (realmente falta na reta).
E na minha urbana uso 3x7. (Não me falta nada)
O problema é não ter o COG de 10 dentes. Muda muito na final esse 1 dente a mais rs...
Taí... falou e "deizeu" kkkkkk
Concordo ta
coloca uma 34 ou 36 na sua de 11v que o problema acaba.
@@alinevitoriadasila troquei a relação toda...rs passei pra 1x12 34T x 10/51 ficou muito bom.
Foi de contramão de TODOS que tem patrocínio pago pelas grandes marcas ou lojas aqui no UA-cam. PARABÉNS pela atitude.
Eu sempre tive o mesmo pensamento que você. Não sou atleta de alto-rendimento, uso minha bike só pra pedalar 30 ou 40 Km no final de semana em estradão de terra e sempre uso a marcha "vovózinha" pra subir ladeira.
Quando me falam que vai reduzir peso. Eu digo que se eu for no banheiro, consigo aliviar pelo menos 300gr no vaso kkkkkkk
kkkkkkk. Uso até hoje minha relação Altus 3x9 e nunca me incomodou. Tenho marchas mais próximas o que é excelente para o tipo de pedal q eu faço. Já fui tentado a trocar para uma relação 1x11 ou 1x12, mas hoje não mais.
Fechado com você!!! Altus e três coroas vive!
@@vinnytrevis Eu uso uma mistura de Altus com Tourney 2x8, coroa de 46/30, me atende absurdamente bem na cidade de SP, onde ando 100% do tempo. Na ladeira, reta ou descida, não me faltam marchas.
Compartilho do mesmo raciocínio. Tenho um kit alívio 3 (22-30-40) x 9 (11-36). Por algum tempo pensei em trocar e acompanhar a tendência do mercado, porém, para o estilo de pedal e conhecimento de si, mudei de idéia. Logo, concluo: Excelente custo benefício face meu perfil; nada contra quem se atualizou... cada um na sua e bom pedal a todos.
Galera, vamos evoluir!
Excelente Renata. Tenho 45 anos e tive minha primeira MTB aos 12 anos de idade. Desde então comecei a pedalar distâncias maiores. Dois anos depois conheci o Tour de France e me tornei fã do ciclismo de estrada. Aos 32 anos participei dos meus primeiros AUDAX e de algumas competições na categoria amador, subindo ao pódio duas vezes, uma na serra gaúcha. Uma coisa que eu sempre busquei nas minhas bicicletas foi uma relação com a menor diferença possível entre as coroas do pinhão traseiro, justamente porque uma coisa que me incomodava "muito" era sentir uma diferença considerável no giro ou no peso/esforço ao mudar uma marcha, mesmo na época em que estava um pouco mais forte. Aqui em casa tem duas MTBs e duas roads, todas com três e duas coroas na frente respectivamente. Espero nunca ser obrigado a usar este sistema novo que "eu" acho horrível, tanto no aspecto funcional quanto estético (opinião pessoal). Inclusive, duas das minhas bicicletas utilizam conjuntos da década de 90, um Shimano XTR M900 e um Campagnolo misto Veloce/Chorus, ambos funcionando como novos.
Esse vídeo merece aplauso! Parabéns pelo conteúdo e pela iniciativa de questionar uma tendência do mercado que não traz uma solução interessante e só encarece nossas bikes. Mandou muito bem!
Vale lembrar que o mercado tem como objetivo abastecer o esporte de alta performance... Faz sentido para os grandes competidores? E faz o mesmo sentido para pessoas comuns?
O problema de nós brasileiros é ostentação em vez de propósito. Ótimo vídeo.
Bem isso mesmo, hoje os ciclistas tem bike mais por ostentação pra se mostrar do que pedalar.
Eu tinha dado uma parada com bike, e esses dias comprei uma bike novamente, comprei essas baratas de 21V na faixa dos R$ 900 a R$1000, fiz uns ajustes e correções na suspensão original, que ficou ótimo e taquei cubos k7 e um kit single 9V, comprei o kit Sunrace DKM 1x9 com cassete super gog, ele vem 1 coroa de 34 e cassete 11-50, achei perfeito, é uma bike de menos de 2K e satifaz minha vontade.
É besteira comprar uma bike por volta 5K a 10K ou mais só pra dar um pedalzinho e rolezinho por aí, com uma barata, você faz uns Ups e ficam ótimas e gastando muito pouco pouco.
Como eu sou mecânico, mecher e fazer manutenção pra mim é um hobby, eu tenho ótimas condições financeiras, mas prefiro uma bike barata.
A minha é um cambio traseiro shimano alivio , com k7 9v e uma coroa de 3 velocidade com shimano altus , tudo bem simples tambem , agora vc ve ai nesses grupinho nutella de pedal os cara com aquelas bike da Oggi de carbono e tals só besteira@@Eduardo_Barbicha
Tudo tem o seu tempo, é igual antes da modinha do freio a disco, as bikes mais top eram tudo v-brake e as mais baratas eram cantilever.
Hoje nem as bicicletas baratas usam mais freios cantilever, e o v-brake está indo pelo mesmo caminho.
Em 2008 eu comprei minha primeira bike montada, saí das "Caloi" da vida, foi um kit quadro da GTS Alfa 2 e grupo Shimano Altus 3X8 e freios a disco mecânico da Shimano, era o top na época fiquei com ela até 2015, foi só alegria.
Essa época que vendi ela, foi quando estava começando a modinha da coroa única.
Sensacional, a explicação da física aplicada no sistema de coroas e pinhões das bikes foi top demais. O mercado sempre vai querer inovar, sem pensar no conforto/performance do ciclista, pois estará focado no lucro. Cada um pedala com o que pode, porém, não podemos perde de vista o uso particular da sua bike. No meu caso, a Renata acertou em cheio, tendo em vista que a minha bike é para estradão, trilha e pedal noturno com a galera, tudo isso com duas coras de 36-26 e cacete de 11-42, e ainda sinto falta de uma marcha mais pesada nas retas e descida. Parabéns pela aula. Nota 10+.
Eita pipooooca! Falou tudo e muito mais!!! Parabéns!!! É isso aí!!! Guerreira! Achei que eu era um alienígena em pensar assim, já estava ficando com vergonha do meu grupo 3x8, que é só vantagem. Uma boa parte da galera diz que 1 coroa só é mais fácil, que é um cambio a menos pra ter que trocar de marcha e combinar com o de traz. Isso me parece uma geração "preguiçosa" que não quer se dedicar em examinar, calcular e testar e praticar as combinações e relações. Nisso acabam tendo o outro trabalho maior no pedal de ter que passar uma sequencia numérica e rápida de marchas atras, tentando atender as necessidades rápidas de mudanças de terreno, inclinação, obstáculos e velocidade. O controle de cadencia numa 3 coroas é muito melhor quando se sabe fazer!
Estou nessa com vc! Ando somente na 3x8..kkkkk a
acabei de comentar acima, tb estou no 27v com 3 coroas
Tenho 50 anos e não consigo mais pedalar com 3 coroas, mas isso é uma questão de gosto e percepção e cada um tem o seus. A meu ver não tem nada de preguiçoso em querer andar só com uma coroa, mas como disse, de gosto e percepção ao pedalar. Hoje ando de speed com 2x8 e raramente uso a coroa pequena, mas se precisar, usarei sem problemas.
@@bellzinho Verdade Valdeci. Claro que não quis generalizar com o termo "preguiçoso", e digo em casos quando a pessoa coloca como motivo o fato de ter que se preocupar apenas com um passador, e que é "mais fácil". Motivos como, estilo de pedala, tipo de terreno que mais usa, biotipo da pessoa, gosto, etc, é louvável. Com certeza vc tem experiencia pra ter escolhido conforme seu gosto e estilo. Valeu!
@@alexdamk5281 Tamo junto, meu velho!!!
Seu vídeo fez as bicicletas ser mas valorizadas q um automóvel. Parabéns!!
Eu comprei uma bike para trabalhar estou querendo fazer algumas modificações. Eu ia seguir a tendencia mais a senhora me deu uma aula que cara. faz todo sentido o que a senhora esta falando
Também vou trabalhar de bike, quando estou na fadiga, as 3 coroas me salvam! Deu me livre uma coroa só.
Gostei bastante dessa aula e me fez abrir os olhos para continuar com minhas coroas
Finalmente alguém q ensinou de verdade... Sem frescuras ...sem mimi... Showwwwwww
A verdade mudou😄😄😄😄
Suas explicações são excelentes, excelentes mesmo !!! Uma observância absurdamente Clara e objetiva !!! Sou seu fã nas suas abordagens sobre ciclismo !
Parabens Renata pelo teu trabalho desde o surgimento do MTB no Brasil.
Pedalo desde de criança e comecei no MTB nos anos 90 no RS. Sempre lia as tuas materias. Foi epoca foi magica do MTB. Iniciativa nacional q infelizmente foi sufocada. As fabricante buscavam inovacoes puramente tecincas e sem modismo.
Lembro das coroas ovais e depois as compact drive. Tive ate um conjunto de LX com a mola invertida e o trocador integrado na manete do freio.
MTB mudou muito. Ainda pedalo, mas me sinto meio deslocado.
Nao tive a chance de experimentar uma bike com uma coroa só. Mas eu imaginava exatamente oq tu explicou. Me perguntava se nao perderia o "ajuste fino" entre as marchas.
Boas pedaladas a todos.
Isso não foi um vídeo, foi uma aula, parabéns que conteúdo top 🔝
Ganhou uma fã. Estou entrando nesse mundo ciclístico agora e me deparei com essa mulher inteligentíssima. Muito obrigada por compartilhar tanta sabedoria, tentarei aplicar tudo isso nas minhas humildes pedaladas de iniciante. Sucesso Renata!
Renata andei muito de bike nos anos 90, competi de trial e depois fui pro downhill onde competi ate meados dos anos 2000 e sempre acompanhei suas matérias na época, e hj querendo voltar a pedalar por lazer aos finais de semana acho seu canal e como sempre com matérias excelentes! você é um "monstro" do ciclismo no brasil!!! parabéns pelo seu trabalho e mais uma vez obrigado
Excelente explicação, super detalhada e didática, muito fácil de entender e muito necessária para entendermos os motivos e as implicações das mudanças dos fabricantes para atender a um mercado, muitas das vezes equivocado, que tenta colocar todos os gatos em um só saco, no caso, uma só coroa na frente. É o canal de pedal mais didático do UA-cam. Parabéns, Renata!
Muito bom o que você disse, eu tenho uma de relação 3 coroas, e tem me atendido bem, a única coisa que estou pretendo é mudar a suspensão dianteira pra Ar/óleo, por que trilha e ela me ajuda muito.
Perfeito!!! Tenho bike 29 com 27 marchas, estou mto satisfeito 🙌🏼
Renata você entrou na minha mente e disse muito claramente o que eu sempre pensei, não podemos ser reféns de um mercado que vida muito mais as cifras do que a realidade de um ciclista. Não podemos abrir mão do que é bom e sustentável só por que todo mundo está na onda do diferente. Então se temos uma bike boa ela não vai deixar de ser boa só por que um mercado quer ditar isso para nós. Parabéns você além de uma excelente profissional fala com propriedade e conhecimento.
Parabéns, foi uma excelente explicação. Continuo com minha relação 3x9 original de 2015.
Excelente vídeo e baita reflexão! Obrigado, Renata!
Sugestão de vídeo: MTBs versus Gravel Bikes para os pedais de estradões comumente feitos no Brasil majoritariamente em MTBs
Mtb VS Gravel Bikes
Show Renata! Fiz esse mesmo questionamento no meu insta depois de correr o campeonato brasileiro numa bike mais antiga de 2x10, maravilhosa. E consegui me virar muito bem nela lá na Bahia
Legal! Lúcia qual é o modelo da sua bike? Estou querendo uma bike para pedalar na cidade +- 50 k que seja confortável nas subidas.
Caramba!!! Que sensacional a didática com que você explica o funcionamento dos elementos todos e então crua seu argumento! É fantástico!
Magnífico!!!!!!!!!
Estamos tendo a graça e o privilégio de mantermos nossas raízes, em nossa consciência, plena e absoluta!👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥳🥳🥳
Uma verdadeira aula, jamais vista na net. Parabéns. Quanto conhecimento. Que didática maravilhosa !!!
Parabéns pela aula, hoje é muita modinha e pouca eficiência, parabéns vc deveri trabalhar na engenharia de montagem de bicicleta, aí sim teríamos bicicletas eficientes, muito obrigado pela aula
Só digo uma coisa : tô feliz com a minha 3X8! Parabéns pelo vídeo e obrigado pelas informações! 👏🏽👏🏽
Ótimo vídeo! Ainda hj eu tenho um mtb aro 26 com 27v. Montei ela em 2012 e continuo me divertindo demais. Pedalo pra qlqer lugar e infrento qlqer tipo de terreno. Hj em dia nem vejo mais aro 26 nas trilhas de BSB, e cada vez mais vejo 29 com uma coroa. A vdd é que pedalo junto dessa galera toda e me divirto tão quanto ou até mais q eles hahaha #resistêncianopedal
No início dos anos 2000 tinha bike aro 26 e fiquei 20 anos sem pedalar e voltei já com as 29 em alta. No início achei que não ia me adaptar, mas depois vi que era só uma questão de treino mesmo. Quanto a diversão, vejo muita gente fazendo os trajetos que faço de bikes de entrada e outras com aquelas barra forte e por aí vai.
Ela acabou de sanar a duvida que tinha para fazer um upgrade, 1x12 ou 2x10... Vamos de 2x10 com certeza... Esse video foi uma aula e tanto...
pedalo a uns 30 anos, quando fiz o último upgrade na minha bike, coloquei 2 coroas de 36/26 e 11/42 atraz, melhor custo-benefício que alguém q pedala muito em estradão, atende subidas da mesma forma q uma bike de uma coroa de 34x11/50 e tenho uma suavidade gigante nas trocas de marchas que torna o pedal bem mais prazeroso, parabéns Renata pela coragem de falar essas verdades!
Sunrace?
realmente tenho a mesma opinião tenho um Deore com essas relaçoes eh nao consigo pensar em trocar ...vou perder marcha de força se colocar uma coroa !!!!
Que fera!!! Vídeo fenomenal! Eu particularmente uso 1v-12v Me atende tranquilo e eu gosto. Porém o mais interessante desse vídeo é que ela nos ensina a pensar fora da caixinha, fora da modinha. E isso é fundamental para a construção de consumidores mais críticos. Super da hora o vídeo! Não tinha parado para pensar quantos prós e contras existem em cada caso.
Modinha
Muito bom esse vídeo e assunto, eu sou mais velho um pouquinho e venho dos antigos sistema de 3 coroas, cheguei a fazer a mudança pra 1 coroa e atualmente me encontrei na Dupla, levei em consideração meu biotipo, força, limitações e tals....e considerei também a região que eu pedalo, minha cidade e até cidades vizinhas aonde eu costumo pedalar são estradas e caminhos mais planos, com subidas e descidas leves.
Eu estava pensando em troca minha relação por que via meus colegas com uma relação 1×12, no meu pensamento esse tipo de relação era muito melhor que a minha atual mais apos assistir o video mudei de idéia. Essa mulher realmente tem razão e soube explicar muito bem, obrigado.
Ciclismo hj é moda, bikes caras, acessórios caros, é legal, mas na prática o q vale é a força física. Bike ajuda, mas só ajuda.
@@canaldamadeira verdade, concordo com vc , pedalei muito dos 12 aos 20 anos ,na época comprei uma bike Monark , m bike , fiz upgrades rodei uns três anos na época, e comprei uma bike com grupo deore lx ela era muito boa ,parei , voltei a pedalar a uns três anos , toda loja que eu cheguei pra comprar , todos os logistas querem te convencer, que vc precisa de uma bike de no mínimo 5 mil pra começar a pedalar, kara Nou sou o avacini , kkkkkk comprei duas bikes de entrada fiz upgrades, e eu e minha esposa pedalamos/de 80 a 100 km e passamos por muita gente com bike de carbono, uma coroa só, .
@@juniorlatrel Isso concordo com vc nas lojas os caras sao uns pau no cu, mas se vc comparar a compra na internet vai ver que as bikes com 12v tem uma relação custo beneficio melhor, custando menos de 2mil com trava de suspensao no guidão, freios hidraulicos e etc.... Ja paguei mais de 2mil em uma Soul com cambio Torney que era horrivel parecia que ia desmontar nas trocas de marcha, essa 12v e muito mais tranquilo...
@@canaldamadeiratodo esporte/lazer no Brasil é caro.
@@campoforteepitacio futebol, uma rua uma bola de meia e sandálias havaianas marcando o tamanho do gol. Ciclismo hj é modinha sim.
RENATAAAAAA gratidão sempre. Amo suas dicas fundamentadas para nós leigos. Graças por você existir.
Procurando um vídeo para fazer um upgrade na minha bicicleta que é simples e barata, encontrei esse e rapidamente me veio na cabeça um tempo atrás que eu possuía uma bicicleta mais simples ainda e que me atendeu por longos anos pedalando todo santo dia, acabei de resolver que não tenho necessidade de gastar um dinheiro alto para pedalar como eu pedalo, obrigado pelo vídeo!
Parabéns pela honestidade e independência Renata!!! Contando agora os segundos para os ataques dos lojistas ao canal!!!
Primeiramente que dizer que seu canal é muito legal. Desde de quando vi seus videos pela primeira vez, sempre achei boa no que faz e nas explicações. Parabéns por isso!
Agora, sobre esse assunto de hoje, bate em coisas que fico feliz em ouvir. Pois também acho muita coisa disso “modinha”. Minha primeira MTB foi no final de anos 90, quando o esporte começou a fazer sucesso no Brasil. Era um Monark altus C10. Quadro de ferro, apelido de “cofre”. Com essa bike consegui fazer muitos pedais e carregar ela nas costas. Depois muitos anos resolvi voltar a pedalar, e em meados de 2018 que bike comprar? Comprei um GT agressor 3x9 Alivio e freio V-break. Até hoje estou com ela e não penso em trocar. Me atende em todos pedais que já fiz, tando tecnicos quando em estradões. Nunca me deixou na mão. E sempre nos pedais tem os que ficam olhando pra ela como se fosse defasada. Se acham a sua já ultrapassada imagine a minha. Kkkk
Trato ela como se valesse 100 mil, tenho todo um zelo. E pretendo continuar. As peças ainda estão mais acessíveis e espero que continue disponíveis no mercado. Pois esse negócio de fazer a gente engolir o que o mercado dita, é complicado.
Falou muito bem e disse tudo! O que você disse sobre biotipo fez todo o sentido para mim, tenho uma aro 26 3x10 que depois de ver esse video nem sonho em me desfazer, faz tudo oque precisa ser feito e ganha em agilidade a manobrabilidade em relação a aros maiores. Mas para mim ela é perfeita! Parabéns, e muito obrigado pela aula, ganhou +1 inscrito. 😉
Eu tenho e pedalo em uma caloi Barra-forte 1979, 100km todos os dias para o trabalho , 50 ida e 50 volta . Breve terei algo melhor mais dou graças a Deus pelo simples que me leva todos os dias .
A avalição mais perfeita que vi sobre a moda, o mercado, as peças das bicicletas. Falou com propriedade sobre o assunto.
Obrigado minha querida por essa aula que você me deu, coisa que eu nunca vi por outras pessoas dar uma explicação tão válida sobre a bike da MTB. Um abraço Pedro Tobias de Belém do Pará
Estou sem palavras, essa moça sabe muito, cada vídeo dela é uma expansão na minha mentes gigantesca como um todo.
Vim aqui pra aprender sobre MTB e saio me sentindo um outro ser.
Parabéns pelo trabalho, ótimos vídeos e uma dicção perfeita🔥👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Renata Falzoni é uma LENDA do ciclismo brasileiro!
E não puxa saco de nenhuma empresa. Fala o que tem que ser dito.
Infelizmente muitos só valorizam quem fala o que eles querem ouvir.
Nunca vi uma performance como essa, a desenvoltura, de uma forma clara, com muita riqueza, que faz qualquer leigo compreender muito mas do que pensava que poderia. E acompanho automobilismo desde de minha infância em Petrópolis; corri enduros, principalmente de velocidade e motocross. Já ouvi muita explicação de engenheiros, técnicos, corredores e etc. Nunca tinha visto uma pessoa reunir tantas qualidades para dar um parecer. Hoje tenho uma bike 26(Cassini, uma raridade fabricada pela Pro-X)cambio alívio 8V de 3 coroas, 24/34/42 e cassete 11x41; estou pensando em ter também uma 29 e além de perdido, estava, vejo agora, muito mal influenciado por 1 coroa. Além de ter compreendido o valor da relação da minha 26, estou livre desse modismo para ter o que é melhor para mim. pois tenho 67. Renata é muito mais do que Mrs Bike.
Renata, você é um ícone da história e da evolução das bikes no Brasil, seu vídeo é uma aula que ensina de maneira objetiva, abrangendo desde os mais experientes, até os recém chegados no ciclismo.
Pena que não da para dar mais de um like no vídeo. Top demais parabéns...
Gosto de ouvir vc pois pedalo há mais de 40 anos e você intende do assunto como ninguém, obrigado por fazer esses vídeos
Minha experiência prática corrobora o vídeo. Minha bike tem uma relação é 1x12, a da minha namorada é 3x10. Nos trechos técnicos, tipo XCO, a minha é vantagem, principalmente quando ataco rock gardens subindo, porém... quando pegamos aquele subidão muito longo e bem íngreme, com variação nas inclinações, aí ela se dá bem com o 3x10, porque pra me manter na mesma velocidade que ela, geralmente pra mim, ou está pesado de mais ou está leve demais, devido ao grande salto de uma marcha pra outra. Ela consegue manter cadências melhores, mais confortáveis.
Exatamente o que respondi, senti como piora os gap entre marchas, principalmente nas duas maiores do cassete é um salto enorme, estou fazendo uma baita força coloco na mais leve e fico pedalando leve até encontrar o melhor giro x força que se adeque a relação, a cadência quando se possuí mais marchas é algo muito mais confortável como falou.
Acredito que o ideal é 2x10 para a maioria dos ciclistas, mas eu particularmente consegui me adaptar bem ao 1x12, melhorei bastante meu desempenho mesmo no "subidão". Não consigo mais me ver com três ou duas coroas. O triste mesmo é quem escolhe esse tipo de relação apenas para ficar na moda e perde até desempenho por isso.
@@bruno.theseven A minha é 3x6, e atende perfeitamente as minhas necessidades, mesmo assim pretendo trocar por uma 2x7, vou diminuir as coroas mas vou ter mais agilidade para ir da mais leve para a mais pesada, e a necessidade de mais ou menos velocidades varia de acordo com o uso de cada pessoa, no meu caso a 3x6 é muito boa, e acho que a 2x7 ou 2x8 vai continuar atendendo minhas necessidades e me dar mais agilidade na troca
@@bruno.theseven 1x12 é para melhorar a performance
2x10 é pelada sem compromisso (necessariamente)
Com o 2x10 ou 2x11 vc pode aproveitar melhor o lazer de pedalar seja na trilha, terra ou estrada
...
O fato é que o ciclista amador dificilmente vai andar em terrenos MT desgastantes
Pois não tem QQ técnica para isso ou, especialmente, NECESSIDADE
Opa mn e somente vc escolher um k7 que n tenha esse salto tão grande existe k7 que o salto de marchas são menores
Concordo plenamente com você, Renata. A vantagem de estarem neste modismo é que estas bicicletas que se tornaram "obsoletas "acabam tendo seus preços diminuídos e acaba sendo uma oportunidade para aqueles que realmente conhecem e não seguem o modismo. Com isto vejo grandes oportunidades de compra de bicicletas de duas ou três coroas com preços bem abaixo . Sem dúvida eu prefiro uma bicicleta que eu consiga ter um ajuste mais fino das marchas. Obrigado pela aula
Eu tenho uma Caloi 2023, 3x8. Onde moro é mais plano, então gosto de pegar velocidade. Fui participar do meu 1⁰ evento em trilha. Qdo vi o moro, pensei. É impossível subir de vez, mais consegui. Por isso não vou aderir a essa nova moda. Fico feliz com que eu tenho. E obrigado por essa aula.
Perfeito! Participo de competições desde 2007, venci várias provas usando 3coroas e 2coroas, fui campeão do ranking brasileiro de XCM sub 30 em 2013 com uma bike 26 com 3 coroas e 9v, venci várias etapas do Big biker Cup e sendo campeão do campeonato ultilizando uma 29 com 2 Coroas (38x24 com 11x36) ,usei Também 1 coroa por anos (36 com 11x46) era até razoável,mas voltei a usar 2 Coroas (38x24 com 11x42) e realmente é o que me mais atende no momento não falta nada! Acho que 1x12v com 10x52 uma relação espetacular até pela possibilidade de se rodar de 38 na frente,mas como dito no vídeo é uma relação com alto custo principalmente para quem compete sem patrocinadores.
Perfeito Renata e Ruan. Compartilho com o mesmo pensamento. Eu por exemplo pedalava com uma relação dianteira 44/32/22 e traseira 11x32, ao mudar para 40/30/22 e 11x36, me senti muito melhor, principalmente no tocante a diferença do salto de uma marcha para outra, ficou muito mais fácil.
Marketing purinho da 1 coroa
Os caras deixaram as bikes muito caras. Uma bike valer 120 mil reais pow. 120 mil você compra uma casa, um carro, e ainda abre seu negócio. Um k7 Shimano XTR 12v custa 5 mil reais 🤦 5 mil você compra uma bike.
Estou profundamente decepcionado indignado triste 😢 com essa mudança nas bikes , é um desrespeito conosco , a minha vida toda usei 3x8 3x9 tenho 2 bikes 26 que simplesmente amo e não troco por nenhuma 29 da atualidade. Agora preciso muito trocar meu cambio traseiro Deore e não consigo encontrar se quer um cambio shimano XTR M972 por conta dessa palhaçada de 12 vel o modismo quer nos obrigar a trocar K7 corrente trocador etc apenas por tendências de mercado 😒🙄🙁
@@LGN132 não te pedi nada muito menos sua opinião
Eu tenho uma Trek Marlin 6 com 24 marchas e amo ela. Apareceu uma oportunidade para eu pegar uma first com Deore 1x11 demorou para eu me acostumar com ela, sentia bastante isso que você disse sobre a distância entre as marchas, ou ficava pesada demais ou leve demais. Mas depois de alguns meses insistindo me acostumei bem. Agora depois de meses forçando e andando apenas na first, quando pego a Trek sinto que tenho um desempenho bem melhor donque antes.
Excelente vídeo!
Eu tenho uma bike Caloi aro 26 da década de 90 em alumínio, foi minha segunda bicicleta, tenho ela até hoje com o mesmo câmbio dianteiro e passadores, e troquei uma vez o câmbio traseiro, e estou com ele a tanto tempo que nem lembro quando troquei...
Ou seja, se a peça é de qualidade, dura uma vida, basta fazer as manutenções corretas.
Agora estou montando uma nova bike aro 29, mas já adquiri a coroa tripla, o k7 coloquei de 9 velocidades, pra mim é mais que o suficiente.
Forte abraço 🤗
montei uma bike há uns 6 meses e estou usando 1 coroa de 36 dentes no pedivela. estou gostando, principalmente pela simplicidade, é uma coisa a menos para pensar, nem levanto a questão do peso pq pra mim a questão é simplicidade mesmo, e na MAIOR PARTE da vezes não sinto falta de relação (estou com um cassete 9v 11-46). MAAASSSS tem vezes que sim, uma uma segunda opção de coroa seria bem vinda, então tenho pensado seriamente e mudar para 2 coroas.
agora uma outra coisa que é de fato moda imposta pelos fabricantes e que para grande maioria das pessoas não faz diferença alguma na prática (ou faz, pq dá muito mais manutenção) é o tal do freio a disco. na minha bike q montei coloquei freios a disco hidráulicos e SINCERAMENTE não tenho sentido grande diferença para os ótimos V-Brake que usava na minha velha aro 26. e o fod** é que por mais q vc queira usar um v-brake, não é possível pq nenhum quadro é feito para freios v-brake hoje em dia, é tudo para freio a disco! essa praga uqe é muito mais cara e muito mais difícil de regular e manter
Só em pensar que quando comecei pedalar, critiquei tanto quem usava kit coroa única,
Após 1 ano pedal, sempre usando 3x8 , ai me bateu certa curiosidade em experimentar, e optei por o kit Deore M5100, com coroa 38D....
Olha ja tem uns 8 meses usando, e posso afirmar, foi a melhor coisa que eu fiz na bike...tenho tudo nessa configuração....Top demais.....
A relaçao de uma bike depende do nivel do ciclista e principalmente do bolso. Eu pensava que tres coroas erao imprecindiveis, hoje usando coroa dupla, praticamente só uso a coroa maior de 38v e meu k7 11/36. E ao meu ver hoje coroa unica 38v dom k7 11/42 pra cima me atenderia em todo tipo de terreno. Porem prefiro usar coroa dupla e k7 8v 11/36 por causa de preço.
Usei coroa tripla por MT anos , quando optei usar coroa única"" foi à melhor coisa que fiz, a melhor decisão da minha vida.
Gostei muito do vídeo. Foi uma boa aula sobre relação na bike. Concordo com o que foi dito. Tenho uma relação 10x1 SRAM (coroa 34 e cassete 11 a 50) e acho muito prático ter apenas um trocador de marcha. As subidas são confortáveis. As vezes no "estradão" sinto falta de maior velocidade mas como ando de boa, isso não é um problema pra mim.
Ótimo.video, parabéns.
Rapaz, fiquei de queixo caído com a explicação de muito bom gosto e imparcialidade, difícil de ver no UA-cam hoje em dia.
Parabéns, vou me escrever.
Inscrever parceiro!
Você foi perfeita nas suas colocações, eu mesmo utilizo uma 1x12 hoje mas considero sistemas 2x muito superiores, especialmente 2x11, os gaps entre as marchas é bem menor, o que traz muito mais conforto além de que a linha de corrente é muito mais otimizada.
Renata, muito obrigado pelo seu vídeo e como sempre, sua esclarecedora e didática aula.
Te comento que tenho minha Giant 29 de 9 anos, com 3 coroas e um pinhão de 10, e que me atende maravilhosamente bem em qualquer circunstância. Na semana passada, investi na compra de uma Trek fuel ex5 zero bala, com dupla suspensão, porém, com uma coroa de 30 e uma relação de pinhão de 1x12. Te confesso de todo coração que não consigo abandonar a minha velhinha.
Entendo que são dois conceitos distintos, sendo a minha antiga com excelente performance em velocidade e, a nova, com todo o conforto para realizar subidas desafiadoras e baixadas com muito conforto e estabilidade, porém, nem de longe com a velocidade final proporcionada pela minha velhinha no estradão.
Veredito final: Para mim, que estou com 55 anos, seguirei utilizando a minha Giant 29 no dia a dia para as pedaladas urbanas e guardarei a minha Trek para as minhas aventuras aqui na Cordilheira, ao lado de Santiago. Um último comentário complementar: Fiquei horrorizado ao comparar o valor da Trek no Brasil com o valor aqui no Chile.
Enquanto esta mesma bicicleta custa em torno de R$25.000 no Brasil, aqui ela sai pelo valor de CLP$2.490.000, o que seria em reais R$13.319,00.
O Brasil tem muito o que melhorar em redução de impostos para incentivar o uso de bicicletas no dia a dia.
Até a próxima! 22:12
@gabrielroann5046 rapaz, eu fiz isso ontem, coloquei uma coroa de 34 e hoje me funcionou muito melhor, tanto na subida quanto no plano. De toda forma, obrigado pelo comentário e indicação, com certeza servirá a outra pessoa também. Grande abraço.
Algumas semanas atrás encarei uma trilha com uns caras que só tinha uma coroa na frente e um pinhão imenso na traseira, enquanto eu tava com a minha relação 3x8 e conseguia acompanhar eles de boa. Desde então me questionei se vale mesmo a pena ter uma coroa única na dianteira com várias atrás. Ainda bem que assisti esse vídeo hoje kkkkkkkk (detalhe: os cara tinha um ritmo forte mesmo)
Isso dai é papo amigo, olha o custo como diminuiu com esse novo fora o que o amigo Marcelo comentou, Vc vai abrir mão de segundos se for mudar muitas marchas, me lembro que diziam que o ARO 29 era modinha e tendencia apenas tbm....
@@eduardooliveira2758 eu ja utilizei 1 coroa, 2 e 3, o 2x10 pra mim é o melhor grupo que existe... pra mim, pro meu rolê, não é um padrão a ser seguido por ninguém.
Concordo com sua análise…uso as 2 condições, também era cético com essa relação de 1 coroa, mas digo que é fantástico, pra quem tem essa potência média a alta. Acho que faltou falar do espaço do espaço criado para a trava! Parabéns… seus vídeos tem ótima energia.
mais ai está a questão ela esta falando que justamente para quem não tem tanta potência sofre mais com uma coroa , no video ela explica que para quem tem força não muda muito , mais para quem tem pouca força a relação 10x2 é bem vinda .
Muito bom seu comentário, concordo plenamente com você, muito feliz com seu comentário 👏🏽👏🏽👏🏽
Vc acabou de assistir uma aula sobre mecânica, economia, saúde, pensamento critico, marketing, relações sociais...
Recentemente, depois de 7 anos afastado do ciclismo, comprei uma nova bike e ela é dessas novas com 1 coroa dianteira... eu estava acostumado com as bikes com 3 coroas! Ainda não testei a nova bike, mas este vídeo faz todo sentido! Se não me engano, minha última bike Oggi 7.4 2013 tinha 2 coroas na frente e realmente não era a mesma coisa...
O vídeo definitivo!!! Me ajudou pacas a decidir. Tenho uma com três coroas e estou a adquirindo outra, estava em dúvida se pegava com apenas uma ou duas coroas. Vou ficar com a segunda opção. Não dá pra abrir mão de conforto e trocas rápidas. Um abraço. Parabéns
Bela aula, recado dado: nada de mudar pela modinha!
Vale lembrar que a maior parte está migrando juntamente de 26 para 29. Isso também altera a relação final. Cuidado ao comparar a relação na 26 com a relação na 29.
Voltando um pouco no tempo:
Comecei a pedalar em uma bike sem marcha nos anos 60.
Ganhei um câmbio de 3 marchas, e já foi uma melhora grande.
Depois, em 1974 veio a Caloi 10, e enquanto pedalava, meditava: pra que tanta marcha? Nessas de reduzir a coroa, passa a ter marchas quase repetidas... (e naturalmente vinha a recomendação de não cruzar demais, para diminuir a torção da corrente etc)
Aí vieram as MTB no fim dos 80, com suas 3 coroas, 18 marchas... pra que tanta marcha? Pra piorar vieram as 21v e as 27v.(não tive 30v).
Renata : pense no ciclista normal, ou naquele que está entrando agora no mercado. Olha que simples que será!
Menos coisa para pensar...
Quantos desistem por errar na marcha bem nesse momento que vc mencionou?
E quando vc reduz a coroa, e fica leve demais, e tem que ficar procurando a marcha no meio da subida?
Não é pra qualquer um...
quantos ciclistas que vc conhece que nunca entenderam como se tira o melhor proveito das 30 marchas?
Precisa de curso de 30 horas e 30mil horas de experiência. e mesmo assim erramos toda hora...
Que sensibilidade toda é essa? Cada subida tem sua inclinação. nao há duas subidas iguais. ora estamos em um ritmo, ora em outro, com mais ou menos potência nos pedais... será que precisamos de tantas marchas ?
Enfim, enquanto não tivermos um CVT comandado eletronicamante aplicável às bikes, fico com o mais simples.
E lógico, concordo plenamente, não mudaria o sistema só pela modinha.
Continuarei pedalando minhas mtb de 30 anos aro 26 até elas se esgotarem sem nenhum complexo. Mas, se precisar trocar, não hesitarei de optar pela de 1 coroa.
Em tempo: parabéns pela expressiva votação. Renata pra presidente 2026!
Muito bem pontuado. Eu montei uma bike do zero, sempre andei em bikes 26, e quando fui montar minha 29, pesquisei bastante sobre as peças que iria pegar. Isso que você falou de no meio de uma subida ficar caçando a marcha certa acontecia todo dia no trajeto até a faculdade ou até o trabalho, porém, depois que migrei de uma 26 com 3 coroas e fui pra uma 29 1x12, isso nunca mais me ocorreu. Além do conforto absurdo, a passagem de marcha são mais leves, sinto mais segurança na pedalada, sem medo da corrente escapar. Claro, foi um investimento a mais, custou o dobro do preço a relação corrente/coroa/cassete/câmbio, mas esse dobro do preço foi o valor de uma revisão, que agora por estar mais interessado ainda no mundo das bikes já não gasto mais, pois faço a minha própria. Recomendo, pra todo mundo que tem a condição de comprar uma bike com uma coroa, que faça, pois nunca mais me estressei com o cambio da minha.
Devemos usar aquilo que nos trás conforto e não o que os outros dizem para fazermos, pode ser moda, claro que sim, mas usem e tirem suas conclusões e se acharem melhor a com mais coroas, ótimo, se não, ótimo também.
@@izaacschneiderignaczuk9971 meu Deus li seu texto e fiquei confusa
Perfeita, sua exposição. Falar sem ninguém pra contrapor é fáci... esse vídeo seria mais proveitoso numa mesa redonda. Muito boas, as duas palavras!
👏👏👏👏 Show! Tenho 59 anos e a minha bike é uma GT Talera 1994, aro 26, com 21 velocidades (3x7). Quando estou em forma, não tenho problemas para acompanhar o pessoal com bikes modernas e aro 29. Para mim, o segredo na durabilidade dos elementos do câmbio, tem haver com o grau do ângulo utilizado nas relações. Explico: eu jamais uso a maior coroa com a maior catraca ou a menor coroa com a menor catraca. Outra vantagem é quando acontece (raro) da corrente cair da coroa, é só passar a marcha andando e a corrente volta para o lugar automaticamente. 😉
serio que volta pro lugar? a corrente do meu 3x6 sai as vezes quando passo pra 3 quando cai tem q passar pra 2 e ela volta sozinha se continuar pedalando???
Também faço isso qdo a corrente cai e só continuar pedalando e reduzir q ela volta kkkk ta certinho😅😅
@@adrianotieppo1994 sim, ela volta, se ela teimar vc reduz pra mexer e ela volta 😅😅😅 um amigo me ensinou e nunca mais parei por causa da corrente cair... só continuar pedalar girando e reduza se precisar q ela volta 😊❤
Pessoal você reduz a coroa ou o k7? Pra corrente voltar?
Muito bem explicado.
Estou parado há 9 anos.
Deixei o esporte após um acidente provocado por um ônibus e pela desarmonia entre os componentes do Grupo de Ciclistas prontos a deixar para trás, sozinho, algum novato ou alguém na hora desprovido de melhor forma física.
Tenho uma Giant ATX 860, grupo Deore XT, e uma CADEX CFM1, composite, fibra de carbono e contrafortes em Alumínio, Grupo XT, todas do ano 1994. Aliás, em 1996 comprei os quadros usados e montei as duas.
Vale salientar que as bacias dos cubos são originais, bem como os andamentos, todos XT, estão em excelente estado. Não comprei XTR devido ao Custo-benefício não ser favorável e também devido a cor cinza, que impede você de caprichar na limpeza dos andamentos, deixando-os brilhando de tanto zelo.
Em 2014, comprei um quadro Fuji bem leve, em Fibra de Carbono, com menos de 1kg, porém não tive a oportunidade de montar essa terceira bike.
Hoje, após quase 10 anos parado, sinto saudades das viagens longas, de vários dias, porém a falta de camaradagem, principalmente de alguns indivíduos, me desencoraja de voltar em plenos 71 anos.
Vou rever o vídeo pelo menos mais 2 vezes.
Concordo que 3 coroas e várias catracas estabilizam o conjunto.
Tive um dente da coroa do meio danificado numa ferrovia, obrigando-me a usar as coroas das pontas, fato impossível de ocorrer se possuisse apenas uma coroa.
Caso a bike caia, e a catraca bata numa ponta de pedra, danificando-se, ficará impossível deslocar-se. O mesmo digo quanto ao disco de freio.
Um V-Brake dificilmente irá se danificar; caso ocorra, fica mais fácil de se reparar.
No ciclismo, não se deixar seduzir por modismos e possuir uma bike que caiba no seu bolso, com folga, é o essencial para desfrutar do esporte, podendo mantê-lo sem grandes sacrifícios.
É o que acho.
Fantástico vídeo. Muitos dos meus alunos de ciclismo, com suas bikes mais modernas de aro 29'' me questionam com relação a minha que é uma GTS M5 24 v, aro 26" de como consigo ter uma performance tão boa, tanto nas estradas, subidas e descidas ou mesmo nas trilhas. E quando explico exatamente o que foi dito nesse vídeo, alguns ficam totalmente confusos e meio perdidos. Achei fantástica sua explanação, com muito mais propriedade que as minhas acerca desse assunto. Parabéns, lhe sou grato pela sua sinceridade e colocação a um tema tão polêmico. Namastê.
aqui tb na 26 com 27v
Tô contigo e não abro mão das três coroas e agora comprei uma de duas coroas, atende todas as necessidades de minhas trilhas e na cidade, bicicleta é meu pulmão e coração. Obrigado por esclarecer essas idéias de mercado consumista.
Profissional de extrema qualidade, preocupada com o que importa, resolver os problemas das pessoas ao invés de munir o mercado de pessoas sedentas pelo consumismo 👏🏻👏🏻👏🏻
Poxa, deu aula em MTB, vídeo fora da caixa mesmo!Parabens!
Eu ando de MTB 1x12 com 10-51 e as vezes/ raramente falta marcha. Mas quando você briga pra tirar tempo no Strava uma coroa é bem melhor, pois a troca de coroa faz você perder ritmo.
Em todos os outros casos 2x9 é o melhor custo benefício
Bahhhh aprendi mto com essa conversa.
Meu sonho é ter uma baike bacana.
Tenho 5.0 e tenho sequela de poliomielite lado esquerdo e ando de baike desde 10 anos de idade.
Há um pko de movimento do lado esquerdo. Como eu amo.
Aprender sobre baike.
Vc foi maravilhos.
Matou a pau. Que análise do caramba. Excelente. Moda, hoje tudo é moda galera. Os mais antigos, assim como eu, aprendemos a valorizar melhor as coisas. Bora jogar com o que temos na mão. Ganhou mais um inscrito. Top mesmo!
Sou amador, tenho 62 anos e mantenho minha bicicleta com 3 coroas e catracas de 6 ou 7 velocidades, Eventualmente pego estradas de terra com subidas bem pesadas. Um conjunto que me atende muito bem.
Que aula meus amigos. Não sou atleta, gosto de pedalar por hobbie, não entendo muita coisa, mas amei as explicações que foram didáticas e muito pontuais
Renata parabéns pela reportagem ...é bem isso mesmo ...eu uso uma bike com 3 corroas 22/32/42 na frente e 8 pinhões atras 11/36...ando em grupos de bike que a minha é a única da "velha guarda" ...e o incrível é que ando igual aos caras nas subidas e tenho mais velocidade em retas e descidas...ou seja os desatualizados creio que sejam os outros do grupo de bike, apenas um modismo. Pessoas que estudam e sabem mecânica do movimento (dinâmica) percebe que a tecnologia de apenas uma corroa é pra atletas de alta performasse.
Olha... Abri uma planilha excel, semanas atrás (com a conclusão do vídeo) e eu optei continuar com minhas 3 coras!!! Nenhuma das contas que fiz bateu minhas três coroas. Como bem apontado pela Renata, a partir do momento que vc sabe que marchar usar para o "terreno" você muda a marcha - encaixa - e você segue... o segredo (pelo menos pra mim) foi descobrir as marchaS que se equivalem na catraca e coroa... POSSO EXAGERAR - HOJE TENHO UMA CAMBIO "CVT" NA MINHA BIKE.
hehehe, isso mesmo.
Perfeito, meu amigo. Também ando de 3 x 10. Realmente não tem comparação.
@gabrielroann5046 Concordo! Ai vai de cada um né... Mas acho que o conteúdo do vídeo é para pessoas "normais", a partir do momento que você vai se aprimorando, logicamente, você vai mudando a bike. Tem bike, hoje, até com trocador sem cabo... olha que maravilha (kkk). Alias, tem bike hoje em dia até sem pedal, só colocar gasolina e ir (brincadeirinha kkkk)...
Realmente, isso não foi um simples vídeo de UA-cam, isto foi uma aula, meus parabéns, um conteúdo desse peso não se vê em qualquer lugar.
Renata, obrigada pela super aula! Pena que cheguei tarde nesse vídeo, mas concordo com você. Tinha uma bike de 3 coroas, 27 marchas que super me atendia, mas de tanto falarem comprei uma de 01 coroa, e meu sentimento foi exatamente o que vc falou sobre o ganho técnico que eu tinha e hoje não tenho mais. E pior, saber que terei um desgaste mais rápido da coroa por esse motivo.
É por vídeos como esses que eu já dou o like antes de assistir ! Parabéns pelo vídeo !!!
Renata, você deu uma aula ! Parabéns !!! Não havia pensado que essas correntes das 1x12 fossem mais finas. Essas correntes de "plástico" de hoje em dia são quase descartáveis. Tenho minha BMX que usava em competições nos anos 80 com a corrente original em ótimo estado..... kkkkk.
Comprei uma 29 no ano passado com 2x9 e estou achando espetacular. Pedalo 40/45km de boa. Também penso que as 1x12 são caras demais (e "modinha") e boa parte dos usuários "normais" não se importam em pagar 10k ou mais pra passear no parque.
Simplesmente não entendo...
Perfeita colocação! Comprei uma bike nova esse ano e preferi um modelo com câmbio 2x10, que me oferece um range igual a um 1x12, com a opção de redução da coroa, sem a preocupação de precisar um passador de marcha mais caro que reduza pelo menos 3 de uma vez... Mas o fato é que estamos começando a ver até bikes mais básicas com uma coroa, acredito que não temos mais volta neste ponto, mais de uma coroa ficará restrito a bikes de entrada, infelizmente.
Tudo é uma questão de consumismo. Eu deixei de pedalar em grupo, pq as pessoas passam o tempo todo olhando a sua bike e colocando defeito. Parece que s se vc não usa uma coroa única, um cassete de 12, uma bicicleta com menos de 10 kg vc não consegue pedalar!A minha bike tbm tem uma relação 2x10 e tenho marchas para toda ocasião. E olha que uso cassete de 36
@@vadersidius caralho mano. falou tudo. questão de consumismo. Nunca andei em Grupo , por causa desse lance de Marcas modas enfim , tudo que vc citou. Minha bike , Mtb pesa uns 15 kilos , eu uns 90 kilos uso 3 coroas 36,39,50D. atrás um k7 11 a 33D . anda muito . deixa muito carbono pra trás. É nois meu rei.
@@vadersidius Por isso que prefiro pedalar só, acho que não suportaria ouvir tais coisas pífio...
Rodrigo Pimentel, muitos são extremamente consumistas as pessoas procuram olhar p os outros ao invés a si próprio tudo Nutela, a subida um pouco mais forte já descem da bike aqui na minha região é assim também com a sua colocação!!!
Sim mas vc tem mais peso e tem que ficar passando coroa e k7 na troca de marcha isso hoje em dia acabou para quem só brinca ta bom quem já pedala de verdade vá de uma coroa essa mulher ta argumentando uma linha de raciocínio lógico de funcionabilidade mas hoje é peso e performance com a troca só do câmbio trazeiro
Ei galera do vídeo!
Que vídeo incrível, sério! 🚴♂ Adorei a forma como a Renata Falzoni quebrou os mitos sobre usar só uma coroa na frente da MTB. Vocês mandam muito bem. É nítido o amor e a paixão pelo ciclismo que transparecem no trabalho de vocês. Essa análise detalhada sobre as coroas e as tendências nas bikes foi demais! 🙌
Valeu por compartilhar essas dicas valiosas e por fazerem vídeos tão top para a galera do pedal. Continuem assim, inspirando a comunidade ciclística! 👏
Abração! 🚵♀
Que aula! Tava doido pra trocar a relação da minha bike pra uma coroa por pressão em achar que pq tava todo mundo usando fosse melhor, conteúdo fantástico!
Mano, que explicação fantástica. Nem imaginava esses cálculos pra relação entre as marchas. Parabéns pela didática e abordagem abrangente.
Tô usando essa modinha uns 10 anos já e não troco por nada. Vantagem de uma coroa é quetira peso da bike e é 3 coroas a menos pra ficar pensando em qual usar. Mais isso depende também da região. Acredito que lugar montanhoso possa ser melhor mais coroas
Moro aqui na Itália na região da Liguria, e posso te falar que uma Coroa só é muito melhor que 2 ou 3, tanto que o cassete é quem manda lá atrás! Tenho uma orbea com um conjunto deore e funciona extremamente bem em retas e subidas extremas!
Moro no sul de minas, que é uma região bem montanhosa, e confirmo que coroa única melhora muito o pedal, inclusive nas subidas. Nas retas dá pra pegar 45 com uma coroa, creio que ninguém do mtb vai querer rodar muito acima dos 30...
Bom dia que DEUS ABENÇOE VOCÊ SEMPRE Pelo Profissionalismo e Dedicação e AMOR ao seu Trabalho através desse Vídeo que eu Respeitei Mais ainda seu Trabalho Também concordo com você sou um intusiasta na área de Pedalar tenho noção de como se comportar Pedalando trocando de marchas de uma maneira que causa desconforto e quem não segue a mocinha de uma coroa apenas na Frente também concorda com você eu tenho uma Caloi 10 ano 2007 que melhorei a pouco tempo não pedalo com frequência mas Tudo que você comentou Tem Fundamento Funcional
Arrazouuuuuuu! Bora gastar em momentos não em coisas! Valorizem tbm as usadinhas hehe 🚲 💪 👧
Ela ficou no passado.
Eu nao uso 1 só de jeito nenhum... se posso ter 3, pq ter uma ?
@@juliocesarcardacci4964 poisé se eu posso ter 1 mulher porque não ter 3
@@gilmarjesusdaluz6395 Ela só disse a verdade doa quem doer! O mimi é livre 😂
A minha é Caloi 100 usada. Dei 400 conto nela
Aliás.... até agora já gastei quase mil...mas ....
Conseguiu explicar muito bem e ainda me fez repensar sobre a minha transmissão 3x7 rsrs. Obrigado! Parabéns pelo canal acabei de me inscrever. 😊
Bem explicado mesmo, tenho uma de tal entrada e estava pensando nisso também. Mais assim com essa explicação já desisti. Um colega ciclista já tinha me falado isso aí,. Acabei de me escrever no canal também
Blz, vídeo bem explicado.
Mas a melhor maneira de compreender a diferença é fazendo um teste... eu tinha uma 3x8 e tbm pensava uma coroa só ser apenas modinha, fiz a experiência de mudar pra uma coroa e cassete de 11v, sem dúvidas o desenho numa 11 v é muito, mas muito melhor
Já pesquisei muito sobte isso, ainda sou adepto dp 21V , um cassete 7v 12-32 com uma coroa 40-30-22 já ta ótimo
Tô pensando em começar agora no pedal e já mudou minha concepção sobre tudo ! Parabéns 🥳 muito cirúrgica nas palavras.
Oi galera... Renata top! Eu estava pedalando 27 velocidades, só 30 anos nesta configuração. Andei com 14 velocidades "Speed", ou seja, 3 coroas e 2 coroas, fora os treinos de BMX com relação 42x16. Hoje pedalando com 18 velocidades numa bike 29". Relação (22/36) x(12/36) conjunto Deore. Não me localizei nesta relação, ou seja, me falta velocidades, o escalonamento é estranho e com a idade, 50 anos!!! Está pesando no corpo, estou voltando para 3 coroas e farei aquele teste de 50 km. Bom pedal a todos 😉
somos 2