A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público. É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB). Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
Isso não é novidade para nós Amazonidas que vivemos aqui na floresta. Nossos familiares antepassados sempre souberam da existência de civilizações desconhecidas pela grande mídia, nunca levaram a sério o quê os antigos falavam. Os próprios indígenas da região sabem que eles nunca estiveram sós.
exatamente, ninguém conhece a Amazônia como o povo amazonense e os indígenas são doutores em todos os assuntos que tem como tema essa linda é enigmática região 👍
O pouco que posso fazer agora, além de estar fascinado e feliz, é parabenizar vcs da DW e todos os idealizadores e pesquisadores. Viva aqueles que fomentam e apreciam o saber!❤😊🥳
Cheguei ao final do vídeo e fiquei sem acreditar que não fizeram UMA menção sequer à pesquisa do arqueólogo brasileiro Eduardo Goés Neves. Uma pesquisa séria, que usa a mesma tecnologia do satélite LiDAR e também fez achados e e resultou em publicações super relevantes. Chega a ser um pouco irônico terem falado tanto de eurocentrismo ao longo do vídeo...
A quem possa estar confundindo: Essa é uma cidade de uma civilização de 2500 anos atrás. Nada a ver com Ratanabá, que é um delírio que diz que tinha uma civilização aqui 500 milhões de anos atrás (quando os peixes nem tinham saído da água ainda, os continentes eram completamente diferentes e nem Pangea ou árvores existiam ainda).
Matéria interessante, mas faltaram mesmo as imagens que levaram os cientistas às estas conclusões. Acho tb q a insistência no termo “eurocentrismo” cabe somente para os europeus, não para os povos nativos. Me pareceu uma ratificação de um termo que se quer evitar, dando uma “auto-valorização” para o termo.
Essas cidades pré-colombianas eram as que o explorador inglês Percy Fawcett buscava na Amazônia brasileira. Ele fez várias viagens e desapareceu em 1925
Civilizações devem ter existido na Antártida, quando esse continente ainda não estava coberto por gelo, e na mesma época, civilizações contemporâneas existiram na Amazônia peruana e em torno do Rio Amazonas até a desembocadura do Oceano Atlântico, até a Ilha de Marajó.
Não é nenhuma surpresa encontrar nas terras florestais da Amazônia, vestígios não de uma, mas de várias civilizações enterradas no solo e tecobertas pela floresta. Vamos a ver.
"Salvadora do planeta é ótimo " 😂😂😂😂 Depois que todos acabam com tudo nos outros continentes , as florestas africanas e , agora, Amazônia sao salvadores do planeta. Piada!
500 milhões de anos, tecnologia avançadíssima, energia infinita, carros voadores e seres extraterrestres gigantes... Se eles tivessem mentido menos, dava para encaixar as teorias deles nessas descobertas de agora tranquilamente...
A DW é alemã, a tecnologia e pesquisadores são em grande parte de origem europeia e um grande trecho do vídeo é usado para falar de eurocentrismo e invasão europeia ao invés de só dar a notícia e explicar o que foi feito e descobriram. Um típico caso de Oikophobia.
Varias impropriedades teóricas e conceituais. Essa busca de comparação já foi abandonada a tempos, so serve para alimentar escalas de desenvolvimento que alimentaram o próprio eurocentrismo que buscam denunciar. Detalhe, boa parte do trabalho arqueológico em toda a América do Sul é resultado do esforço de pesquisadores europeus. Esse fetiche em repetir "eurocentrismo" pouco ajuda a explicar o desprezo pelo patrimônio arqueológico sul-americano.
Oh coisa ridícula, eurocentrica? Os europeus que vieram aqui falavam de cidades abarrotadas de ouro, paititi, el dorado, manoa, parime etc, é serio mesmo, as vezes esse jornal se passa, a narrativa de que a Amazônia não era abitada por grandes populações e de grande primitivismo "é e foi" americana, ide instituto smithsonian e outros
Nos relatos dos conquistares espanhóis, em nenhum momento eles menosprezam a capacidade dos povos nativos, muita pelo contrário, eles sempre exaltam a grandiosidade e a sofisticação das principais cidades do Império Asteca e Inca.
A biblia têm que evoluir, como o Nobel Darwin disse sobre todas as espécies. O Jardim do Eden era no Amazonas e Adão dos Santos, Eva Menezes, foram criados no Brasil porque Deus é brasileiro ❤ amém pessoal, não odeiém
@@Usher_Y deus é brasileiro e o Jardim do Eden foi no Amazonas porque deus ama a zona e porque a cobra, uma jararaca, falou pra Eva Menezes que se provava guaraná que era o fruto que deus avisou: "olha que se chegar a provar do guaraná vou ficar chapado e vocês vão têr conhecimento do bem e do mal, vão passar enxergar e têr um juízo que como consequência toda a mordomia que papai do céu deu pra vocês ficarem na gandaia vai pro beleleu e vou tirar vocês daí e vou mandar pro quinto... sabe" e a jararaca da cobra fez Eva Menezes pisar na costa, aí deus tirou eles da zona que ama
Bom. Ante tudo, não considero que o resultado dessa pesquisa tenha sido verdadeiro, pois se a Fernanda mencionou que a Amazônia possui um território de 7.8 milhões de quilômetros quadrados, por que essa pesquisa foi somente feita no Equador, e em outros países não? Por outro lado, a Fernanda também disse que o governo equatoriano sabia da existência dessa "civilização," mas não foi até 2020 quando decidiu-se divulgar a info e depois publicou-se um artigo sobre ela, na revista Science, em janeiro deste ano. Ainda assim, há perguntas por fazer: 1) Por que o resto dos países que fazem parte da floresta amazônica, não realizaram essa pesquisa mesmo? 2) Como chama-se a empresa que desenvolveu a tecnologia para executar a pesquisa? Para falar a verdade, não acredito nesse achado. Na minha opinião, não tem nenhuma garantia que essa "civilização" realmente existiu. E já para concluir, como uma sugestão para a time da DW Brasil, acho que deveriam transmitir conteúdos mais reais, visto que o conteúdo deste podcast é fictício e vocês o sabem.
@@kaizennojujutsu6134 Quando os bolivianos fizeram essa pesquisa, e como você sabe que isso aconteceu? Você sabe como chama-se o estado da Bolívia onde descobriram isso?
Porque cada um procura onde quiser, né Seu Luís? Só pode fazer pesquisa na Amazônia, se for trabalho internacional em grandes áreas? A tecnologia utilizada foi o LiDAR, existe há mais de 50 anos. Eles acharam os primeiros vestígios em 2020 e concluíram o primeiro estudo agora. Um tempo totalmente aceitável. Não tem nada para não acreditar nessa história, a descoberta está sendo amplamente divulgada. Tem mil fontes para você verificar. Deixa de ser doidinho.
@@user-rv9um5xc3r Ante tudo, não sou doidinho, e também não considero que seja obrigatório acreditar nessa história. Porque, se fosse verdadeira, por que não divulgaram a informação em 2020, como você mencionou? E além disso, como saber se é verdade que isso foi feito na Bolívia, se até agora ninguém tem dito nada nas redes sociais nem no UA-cam? Se vai falar, deve ter provas.
@@luiscoll2903 cara pesquisa no Google cidade escondida na selva na Bolívia até no vídeo fala que q na Bolívia também tem nem assisti e ouviu o vídeo mas pesquisa no Google se não vai parecer preguiça
A DW produz semanalmente o podcast DW Revista. Ele é publicado às sextas-feiras pela manhã e coloca em perspectiva assuntos importantes para o debate público.
É possível ouvir o podcast pelo Spotify (bit.ly/3Dfw0tz), Deezer (bit.ly/2VD6iw2), iTunes (apple.co/3vyQ1tO), Google Podcasts (bit.ly/3jh7tHy), Google Assistente (bit.ly/41Pd53z) e Alexa (bit.ly/41MxfeB).
Os episódios também podem ser acessados por celulares ou tablets com sistema Android ou iOS por meio do Google Assistente.
Isso não é novidade para nós Amazonidas que vivemos aqui na floresta.
Nossos familiares antepassados sempre souberam da existência de civilizações desconhecidas pela grande mídia, nunca levaram a sério o quê os antigos falavam.
Os próprios indígenas da região sabem que eles nunca estiveram sós.
Do que você tá falando, doidinho?
exatamente, ninguém conhece a Amazônia como o povo amazonense e os indígenas são doutores em todos os assuntos que tem como tema essa linda é enigmática região 👍
O pouco que posso fazer agora, além de estar fascinado e feliz, é parabenizar vcs da DW e todos os idealizadores e pesquisadores. Viva aqueles que fomentam e apreciam o saber!❤😊🥳
Cheguei ao final do vídeo e fiquei sem acreditar que não fizeram UMA menção sequer à pesquisa do arqueólogo brasileiro Eduardo Goés Neves. Uma pesquisa séria, que usa a mesma tecnologia do satélite LiDAR e também fez achados e e resultou em publicações super relevantes.
Chega a ser um pouco irônico terem falado tanto de eurocentrismo ao longo do vídeo...
Comentário necessário, além disso, é uma pena que seja a DW a compor uma matéria tão completa sobre o assunto. Poderia ser alguma emissora nacional...
Não valorizam o que e brasileiro (infelizmente)😞
"o assunto ganhou relevância depois do artigo [de um francês] na revista científica Science".... Realmente, o eurocentrismo tem muitas camadas.
Ah, sim... Porque UM europeu resolveu falar a verdade isso anula o FATO da europa ser historicamente eurocentrista.
Infelizmente ☹️
Faltou um gráfico tridimensional pra todo mundo entender do que realmente se trata!
É um podcast de áudio, animal.
É um áudio cast.
A quem possa estar confundindo:
Essa é uma cidade de uma civilização de 2500 anos atrás.
Nada a ver com Ratanabá, que é um delírio que diz que tinha uma civilização aqui 500 milhões de anos atrás (quando os peixes nem tinham saído da água ainda, os continentes eram completamente diferentes e nem Pangea ou árvores existiam ainda).
Fantástico o que as geotecnologias então possibilitando descobrir.
Matéria interessante, mas faltaram mesmo as imagens que levaram os cientistas às estas conclusões.
Acho tb q a insistência no termo “eurocentrismo” cabe somente para os europeus, não para os povos nativos. Me pareceu uma ratificação de um termo que se quer evitar, dando uma “auto-valorização” para o termo.
Essas cidades pré-colombianas eram as que o explorador inglês Percy Fawcett buscava na Amazônia brasileira. Ele fez várias viagens e desapareceu em 1925
Civilizações devem ter existido na Antártida, quando esse continente ainda não estava coberto por gelo, e na mesma época, civilizações contemporâneas existiram na Amazônia peruana e em torno do Rio Amazonas até a desembocadura do Oceano Atlântico, até a Ilha de Marajó.
A propósito, esta não é Ratanabá...
Até porque, Ratanabá não existe.
Que matéria mais linda❤❤❤❤
Sempre temas interessantes e bem pesquisados, há vida inteligente em alguns lugares.
Sempre achei que fosse teoria da conspiração. Estou muito surpreendido com a descoberta
Queimada , garimpo ilegal. desmatamento.etc.
Excelente podcast 👍🏻
kade as imagens
É podcast, não tem imagens
Deveria ter imagens
@@efepe4Em um podcast de áudio?
@@user-rv9um5xc3r sim
Sensacional reportagem
Quero imagens, cadê?
Muito bom DW, ótima reportagem.
Faz todo sentido. Grandes civilizações já habitavam a região do Equador, como os Incas.
Não é nenhuma surpresa encontrar nas terras florestais da Amazônia, vestígios não de uma, mas de várias civilizações enterradas no solo e tecobertas pela floresta. Vamos a ver.
MUITO bom!
Não conseguem nem descobrir sobre os indígenas atuais imaginem há séculos e milhares de anos.
Reportagem extremamente interessante. Queiram me perdoar por lembrar que a pronúncia correta é Gu-iana.
Descobriram as cidades que todo mundo dizia que existia e um povo falava que era mentira dos nativos da região? kkkkkkkkk
Deu vontade de reler "Mundo Perdido" do Conan Doyle 😅
Leia o Livro de Mórmon, que é baseado em eventos reais e não suposições
@@e-motionpictures702 kkkkkkkkkkk
Não sao alienígenas
Sao indígenas com conhecimento de engenharia, matemática e urbanismo
Passa este lindar na Amazônia brasileira e se surpreendam.
Quem são os arqueólogos?
Ete que enfim, ratanaba perdida foi encontrada😂😂😂😂.
São cidades mesmo?
Cadê os Ratabanianos? 😂
Estão passando o celular ligado sobre as cabeças e gritando ou pedindo "socorro", "SOS" ao ET Bilú. 😂😂😂😂😂
@@DaviBRSL , ou então, acreditam que não existiu mensalão, e sim, Moro foi treinado pelo FBI para destruir a Petrobrás. kkkkkkkkk
Ratanabá
"Salvadora do planeta é ótimo " 😂😂😂😂
Depois que todos acabam com tudo nos outros continentes , as florestas africanas e , agora, Amazônia sao salvadores do planeta. Piada!
Incrível.
A pessoa que escreveu o texto certamente não sabe o que é "eurocentrismo".
Ratanabá
😂😂😂
Kkkk
Pensei a mesma coisa, hehehe só que segundo os d0idões, Ratanabá tinha 500 milhões de anos
O criador dessa mentira de Ratanabá é o mesmo que criou o ET Bilu, o "ufologo" Urandir.
500 milhões de anos, tecnologia avançadíssima, energia infinita, carros voadores e seres extraterrestres gigantes...
Se eles tivessem mentido menos, dava para encaixar as teorias deles nessas descobertas de agora tranquilamente...
A DW é alemã, a tecnologia e pesquisadores são em grande parte de origem europeia e um grande trecho do vídeo é usado para falar de eurocentrismo e invasão europeia ao invés de só dar a notícia e explicar o que foi feito e descobriram. Um típico caso de Oikophobia.
Acharam RATANABÁ!!
Haja antropologia......❤❤❤❤❤❤
Ratanabá
Porque o espanto?
Varias impropriedades teóricas e conceituais. Essa busca de comparação já foi abandonada a tempos, so serve para alimentar escalas de desenvolvimento que alimentaram o próprio eurocentrismo que buscam denunciar. Detalhe, boa parte do trabalho arqueológico em toda a América do Sul é resultado do esforço de pesquisadores europeus. Esse fetiche em repetir "eurocentrismo" pouco ajuda a explicar o desprezo pelo patrimônio arqueológico sul-americano.
Concordo, chega a ser irritante
Se tem várias, por fvr cite-as
Também gostaria que fossem citadas
@@aline2660 vamos esperar a resposta uns 2500 anos
Agradecerei as fontes que você têm para saber que essas teorias foram abandonadas
Qual o grande “espanto”? 🤡🎪 perfeitamente POSSÍVEL
Oh coisa ridícula, eurocentrica? Os europeus que vieram aqui falavam de cidades abarrotadas de ouro, paititi, el dorado, manoa, parime etc, é serio mesmo, as vezes esse jornal se passa, a narrativa de que a Amazônia não era abitada por grandes populações e de grande primitivismo "é e foi" americana, ide instituto smithsonian e outros
Nos relatos dos conquistares espanhóis, em nenhum momento eles menosprezam a capacidade dos povos nativos, muita pelo contrário, eles sempre exaltam a grandiosidade e a sofisticação das principais cidades do Império Asteca e Inca.
@@bigerdino sim, esse jornal é patético as vezes, essa resposta veio da mente deles, do arquétipo que eles pensam ser da época por isso é uma vergonha
O que os europeus (portugueses) falam é que conquistaram índios incivilizados, de baixo QI e na idade da pedra, ainda. Então sim, é eurocêntrico.
EXISTE TÚNEIS NESTAS CITY AMAZ QUE LIGÃO OS PAÍSES AMAZÔNIA ENTRE SI E VAI ATÉ A PALESTINA 😮😂😂😂
O som é massa, pena q está falando de assédio e importunação sexual, só quem passou por isso no transporte público sabe o ódio e a revolta
Sim, que enrolação!
🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥🔥
Aí os pirado vão falar que é ratanambá rssskkkk
Este tambor de fundo e musiquinha é um porre não dá para assistir.
Ratanaba na DW
Não..não eram selvagens...pqp
A biblia têm que evoluir, como o Nobel Darwin disse sobre todas as espécies. O Jardim do Eden era no Amazonas e Adão dos Santos, Eva Menezes, foram criados no Brasil porque Deus é brasileiro ❤ amém pessoal, não odeiém
🤣🤦🏽♀️🤣 fomou foi ???
@@Usher_Y deus é brasileiro e o Jardim do Eden foi no Amazonas porque deus ama a zona e porque a cobra, uma jararaca, falou pra Eva Menezes que se provava guaraná que era o fruto que deus avisou: "olha que se chegar a provar do guaraná vou ficar chapado e vocês vão têr conhecimento do bem e do mal, vão passar enxergar e têr um juízo que como consequência toda a mordomia que papai do céu deu pra vocês ficarem na gandaia vai pro beleleu e vou tirar vocês daí e vou mandar pro quinto... sabe" e a jararaca da cobra fez Eva Menezes pisar na costa, aí deus tirou eles da zona que ama
Se a própria Bíblia cita a terra brasileira na época do rei Salomão…
Isso em nada muda nossa realidade atual, psssado nao volta e futuro ninguem sabe!!!!
És um filósofo.
Fakenews pura
Bom. Ante tudo, não considero que o resultado dessa pesquisa tenha sido verdadeiro, pois se a Fernanda mencionou que a Amazônia possui um território de 7.8 milhões de quilômetros quadrados, por que essa pesquisa foi somente feita no Equador, e em outros países não? Por outro lado, a Fernanda também disse que o governo equatoriano sabia da existência dessa "civilização," mas não foi até 2020 quando decidiu-se divulgar a info e depois publicou-se um artigo sobre ela, na revista Science, em janeiro deste ano. Ainda assim, há perguntas por fazer:
1) Por que o resto dos países que fazem parte da floresta amazônica, não realizaram essa pesquisa mesmo?
2) Como chama-se a empresa que desenvolveu a tecnologia para executar a pesquisa?
Para falar a verdade, não acredito nesse achado. Na minha opinião, não tem nenhuma garantia que essa "civilização" realmente existiu. E já para concluir, como uma sugestão para a time da DW Brasil, acho que deveriam transmitir conteúdos mais reais, visto que o conteúdo deste podcast é fictício e vocês o sabem.
Já foi feito na Bolívia e já foi descoberto o mesmo.
Iinfelizmente no Brasil amazônia é de baixa altitude e cheio de água aí não tem nada
@@kaizennojujutsu6134 Quando os bolivianos fizeram essa pesquisa, e como você sabe que isso aconteceu? Você sabe como chama-se o estado da Bolívia onde descobriram isso?
Porque cada um procura onde quiser, né Seu Luís?
Só pode fazer pesquisa na Amazônia, se for trabalho internacional em grandes áreas?
A tecnologia utilizada foi o LiDAR, existe há mais de 50 anos.
Eles acharam os primeiros vestígios em 2020 e concluíram o primeiro estudo agora. Um tempo totalmente aceitável.
Não tem nada para não acreditar nessa história, a descoberta está sendo amplamente divulgada. Tem mil fontes para você verificar.
Deixa de ser doidinho.
@@user-rv9um5xc3r Ante tudo, não sou doidinho, e também não considero que seja obrigatório acreditar nessa história. Porque, se fosse verdadeira, por que não divulgaram a informação em 2020, como você mencionou? E além disso, como saber se é verdade que isso foi feito na Bolívia, se até agora ninguém tem dito nada nas redes sociais nem no UA-cam?
Se vai falar, deve ter provas.
@@luiscoll2903 cara pesquisa no Google cidade escondida na selva na Bolívia até no vídeo fala que q na Bolívia também tem nem assisti e ouviu o vídeo mas pesquisa no Google se não vai parecer preguiça
Antes da minha invasão européia.... Já dá até desânimo de assistir.... É mto mimimismo com esquerdismo extremo.