Esse senhor entrevistado é um livro de história vivo. Impressionante o quão lúcido e bem ele está mesmo com quase 100 anos. A longevidade do povo japonês é de se admirar.
Sou do Pará e descendente de japoneses, meus avós moraram em Tomé-Açu e fico feliz que a história dessa cidade está sendo contada, pois como no início da reportagem fala, a maioria das pessoas acha que só existe comunidade japonesa em São Paulo e no Sul do Brasil. Parabéns a BBC pela iniciativa!
tu viu o video? eles primeiro desmataram a mata nativa, só depois da crise da pimenta é que foram obrigados a fazer o sistema agroflorestal que uma tecnica de plantiu estudada e emplatanda pela nossa embrapa.
Essa BBC é um lixo mesmo, todas essas técnicas são dos nossos povos originários indígenas e ribeirinhos e eles pagando pau pros japoneses. Essa entrevista deveria ter sido com os ribeirinhos.
@@sharonstoned645a pessoa para confessar em público o reconhecimento, precisa ser muito humilde para tal. Não é mesmo? Ele poderia creditar toda façanha na conta dele, mas teve a humildade de reconhecer e confessar que a forma dos ribeirinhos era melhor que a deles.
@@marcelomit8054 entendoseu ponto. Chamo de respeito isso, de reconhecer o trabalho dos ribeirinhos. Não por ser "bonzinho", mas alguém com caráter íntegro.
Vejo muita gente elogiando a inteligência, determinação e capacidade de adaptação dos japoneses. Será que só eu notei que o próprio entrevistado disse que o que eles fizeram aprenderam com os ribeirinhos (contrariando inclusive o que foi dito na abertura da reportagem)? Toda cultura é rica e merece ser valorizada, a amazônica então, é maravilhosa!
EU Nasci no interior do PARÁ .Na minha região tem a colônia japonesa um povo muito trabalhador .DÁ emprego para muito gente eles plantar de um tudo muita fartura graças a deus e os japoneses de coragem.
Justamente pq tem alta capacidade de adaptação. É um povo q viveu guerras q são completamente distantes da nossa realidade, além d terem uma cultura milenar. Isso ñ tem nada a ver com desprestigiar outros povos, mas regra geral o povo japonês consegue se adaptar em várias circunstâncias e busca sempre uma solução. Tanto é q com pouquíssimos recursos conseguiram uma infraestrutura melhor pra viver do q a comunidade local, evoluindo os padrões q aprenderam com os nativos. Coisa q eles ñ tem é preguiça de pensar e trabalhar.
Nossa Robeilton, muito obrigado por falar exatamente isso! Eu estava criticando a reportagem toda por algumas besteiras que a BBC e a narração do repórter disseram e este é um dos pontos que me incomodou. Ao começar pela chamada click bait que fala de "pedaço da Amazônia que se fala japonês" (até onde vi só os japoneses imigrantes que falavam em japonês e provavelmente seus filhos), todos ali estavam falando em português entre si e na entrevista com sotaque paraense. Há um lugar no Brasil que se fala em japonês, a comunidade Yuba, pensei que a reportagem era sobre uma comunidade semelhante e não é o caso... Segundo que o próprio entrevistado disse que o reflorestamento e as técnicas de manutenção e cultivo das plantações são um legado dos RIBEIRINHOS (ou seja: dos muitos povos INDÍGENAS). Não teve nada de técnica de plantio japonesa (que foi usada em SP, MT ou PR com hortaliças, floricultura ou jardinagem), muito menos de técnica "milenar". O que o entrevistado disse foi que os japoneses imigrantes tinham como uma regra implícita não desperdiçar (aliás, qualquer imigrante de qualquer país, né?), e usou uma palavra (motainai) pra descrever uma situação de sobrevivência e subsistência naquele contexto, é uma expressão, não se trata de um "saber milenar"... Por outro lado os japoneses em Tomé Açú usaram (aí sim) técnicas trazidas do Japão na construção das casas de madeira com encaixes das vigas sem uso de pregos ou cimento. OBS: O Japão tem uma história de mais de 2300 anos, mais ou menos, e mais de 90% de sua produção cultural e técnica vem de três séculos atrás, algumas de seis séculos, outras foram adaptações locais de saberes de outros povos (como a escrita chinesa, por exemplo). Quando falamos de algo "milenar" tem que ter pelo menos 1000 anos de existência, como uso de peças e utensílios de bambu, metais ou cerâmica. Sempre desconfie quando ver uma pessoa branca num vídeo falando de algo "milenar" da Ásia, provavelmente esse algo deve ter 400 anos, 200 anos ou até mesmo 70 anos (e sim, isso é um tipo de racismo e chamamos de "Orientalismo" na academia). Se o jornalista ou apresentador usar a palavra "milenar" em algo que não seja da China, Grécia, Egito ou Mesopotâmia DESCONFIE porque tem grande chance de ser informação errada. Não é menos brilhante ou menos importante algo ser secular, especialmente quando tem mais de sete séculos.
@@wemakee @wemakee talvez esteja caindo mas o mundo está em crise e talvez por causa da ganancia de crescer demais e com isso aumentou o numero de estrangeiros e se esses estrangeiros fossem como os japoneses foram no Brasil talvez o Japão não estaria nessa decadência que você imagina
Conheci a experiência de Tomé-Açu quando estudei sobre a agricultura sintrópica, de Ernst Götsch, há várias semelhanças. Mas o mais incrível é perceber a humildade de toda uma população para aprender com os indígenas e ribeirinhos que já habitavam a terra que obtiveram
Exato! O importante foi observar uma comunidade de imigrantes aprender os ensinamentos com os povos da região e viverem em harmonia, preservando o meio ambiente e ao mesmo tempo produzindo alimentos.
Conheci uma família de japoneses que vieram residir no Pará, em Oriximiná. A matriarca japonesa de Tóquio e o patriarca Estadunidense, de origem japonesa e engenheiro. Os descendentes cresceram e viveram entre Belém e Oriximiná. Pertencem a família Sasaki. Parabéns a BBC pela recuperação histórica, pois, sempre que eu falava que existia uma colonia japonesa no interior do Pará e em Belém, muita gente do sul e sudeste custavam a acreditar, pois, na cabeça deles as colonias eram no Paraná e em São Paulo. Eis, a colonia de descendentes do Pará, sobretudo, a mais festejada de Tomé-açu.
O meu pai chegou ao Brasil no início da década de 1960, tendo aportado no Pará, se não me engano, em Tomé Açu mesmo, pra trabalhar na lavoura de pimenta do reino, mesmo tendo se formado engenheiro agrônomo. Eu só soube dessa história por ele ter contado em um jornal local da região do sul de Minas. Ele veio sozinho, sem a família, com vinte e poucos anos. Muitas histórias da minha família que eu simplesmente desconheço pela violência dele em grande parte da minha adolescência. Cresci sem raízes.
@@ThiagoSilva-1980o povo japonês na segunda guerra foi obrigado a cometer crimes de guerra pelos militares, não tinham escolha! Você já ouviu falar dos “kamikazes” ? Eram jovens adolescentes que os militares recrutavam e eles iam servir de bombas humanas, pilotavam pequenos aviões bombas, sabiam que iam morrer! Escreviam cartas pra mãe antes de ir morrer! Vi este documentário aqui no Japão, chorei 😢 O povo japonês é muito obediente, o governo fala e eles seguem o que dizem! Mas acho que está pouco a pouco mudando!
@@cathy27 / Vai dizer isso pro Chineses ,a Manchúria virou um campo de extermínio, entre ser invadido por : Stalin ,Hirolito e Hitler , quem matou menos foi Hitler. Japoneses eram as desgraças em forma de soldados .
Sim, moro no interior de sp aqui, tem escola, comunidades, inclusive a casa onde moro, foram japoneses que fizeram. Ainda existem japoneses raizes aqui, mas a maioria está voltando pro Japão.
Como paraense, devo dizer que o Pará tem muito respeito pela colônia japonesa e pela participação relevante na produção de alimentos e nas exportações do nosso Estado.
Cultura japonesa é diferenciada mesmo. A educação, trabalhadores, extremamente dedicados ao que fazem, o respeito com todos e com a natureza. Até mesmo com a busca pelo desenvolvimento têm consciência e estão revitalizando a floresta.
Os indígenas brasileiros fazem a mesma coisa que eles fizeram aí há mais de 10.000 anos. E em 1945 os indígenas brasileiros não mataram nem estupraram ninguém, ao contrário dos japoneses.
Lindo visto de longe ou já misturado com a nossa cultura. Lá os filhos não escolhe livremente seus caminhos profissional, essa educação vem a base de muita opressão e imposições, países com um dos maiores índices de suicídio e sim, bastante xenofóbico.
E boa parte do conhecimento divulgado pela reportagem, aprenderam observando a população ribeirinha local. A cultura brasileira é muito honrada. Povo foda e trabalhador.
@@yuripinheiro6854, povo brasileiro trabalhador? Kkkkkk povo brasileiro é vagabundo, isso sim. Países como Japão e China a média diária de trabalho é 12 horas. Em 2016 saiu na BBC uma matéria que pessoas literalmente estão morrendo no Japão de tanto trabalhar.
Moro em Manaus e a colônia japonesa aqui é enorme!!! Meus avós vieram na época da guerra pra cá e sou grata por isso (mas nasci no Japão e meus pais me trouxeram pra cá). ❤ 🇧🇷🇯🇵
Em séculos passados a China tentou invadir o Japão duas vezes antes do Japão invadir a China, a diferença é que a China se deu mal nas duas vezes e o Japão não. E @gladstonecastro está correto, colônias japonesas são muito efetivas por onde elas passam, contribuem para o desenvolvimento do local, já o exército japonês... digamos assim, foi uma bênção para o próprio Japão ter perdido a guerra.
O Futuro do nosso Planeta está na Agricultura sustentável, a Agrofloresta é um exemplo de produção com Harmonia com a Natureza, excelente matéria da Amazônia 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🍃🍀☮️🇧🇷🌎
@@lucasf.3817 Sem contar que independentemente de ser união ou não ainda é um país muito racista, já que ignora que nessa união algumas características étnicas predominaram. Ngm eh isem contar que a mistura é fruto de muito estupro e invasão. Enfim, não tem muito do que se orgulhar mesmo.
CONCORDO CONTIGO ...E ASSINO EM BAIXO! POVO QUE EU ADMIRO PELA INTELIGENCIA ..DISCIPLINA...ORDEM...E ....KKKK....BELEZA! SAO GATOS! ❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Isso sim é história. Não BBB. Povo trabalhador. Me lembro em Pernambuco, minha vó ia na granja deles comprar cartelas de ovos de galinha. Pense num povo que gosto.
Povo japonês é um povo muito sábio! Devem ser fonte de inspiração para todos nós. E nossos brasileiros-japoneses dessa região amazônica são orgulho e exemplo para o resto do país!
Que bom que ele reconheceu que ter destruído a floresta no passado foi um erro e hoje escreve uma nova história melhor para todos, para a natureza, para nós e para o mundo.
O Sr Yamada foi meu professor de japonês e tradutor quando morei em Toyohashi em 1994 a 1997. Saudades. Que homem cheio de sabedoria. Sabe mais Kandy do os próprios nativos do país. Sr Yamada. Saudades.
@@lailanashim274E O QUÊ É QUE TEM QUE ELE MORE AQUI NO MEIO DA NOSSA AMAZÔNIA? SE ELE ESTÁ VIVENDO AQUI NO NOSSO PARÁ COM TODOS OS OUTROS JAPONESES É PORQUÊ ELES TODOS VIRAM ALGO ,TU SABES O QUÊ? MUUUIIITTTIIISSSIIIMMMASSSS PROSPERIDADES AS NOSSAS 🌎 TERRAS PARÁUARA SÃO RIQUISSIMAS ,A MOSSA SELVA TEM RIQUEZAS QUE NINGUÉM QUASE SABE !!! NÓS PARAENSES E TODOS NÓS AMAZÔNIDAS SO ESTAMOS AINDA EM UM COMANDO POLÍTICO BRASILEIRO PORQUÊ? ELES QUE NOS PRENDEM EM SEU PAÍS DO POVO BAGUNCEIRO E MALANDRO !!!
Sou de SP, sempre ouvi sobre essa colônia, mas nunca tivemos o conhecimento de suas histórias, realmente a cultura nipônica é resiliente, parabéns aos descendentes nipônicos do Amazônica, vida longa a todos vocês!
@@mcmiteriojá recebi comentários negativos por defender os kamikazes que foram forcados pelos militares japoneses na época da guerra a virar bombas humanas 😢
Hamada San tocou meu coração e encheu meus olhos de lágrimas em um misto de admiração, orgulho e saudade. Meus avós vieram no mesmo ano, passaram pelos mesmos percalços durante a guerra mas a resiliência da nossa raça não nos deixa desistir. Ouvir Hamada san é como música aos meus ouvidos. O mesmo jeitinho de falar da minha família e algo que admiro muito: não importa o quão difícil o passado foi para eles, nunca reclamam. Sempre vêem o lado positivo. "Se eu tivesse ficado lá (Hiroshima) teria morrido. Ainda bem que vim pro Brasil". Apesar da idade avançada, não descansam, sempre estão trabalhando, contribuindo com algo. O Brasil poderia ser riquíssimo porque terras temos. Sigamos o exemplo destes nipo brasileiros que tão bem tratam a terra, respeitam a biodiversidade e devolvem à terra o que colheu. Muito orgulho da minha origem, dos japoneses e a todos os imigrantes que vieram para o Brasil e construíram essa nação, fica aqui o meu imensurável agradecimento. ❤
A BBC poderia fazer uma série sobre a colônia japonesa no Brasil. Ainda falta fazer um vídeo assim sobre os agricultores japoneses do Mato Grosso, a polêmica do Bairro Liberdade que hoje é conhecida como bairro japonês mas era um bairro atrelado aos afrodescendentes, além de Curitiba e outros. Esses imigrantes sofreram muito aqui no Brasil quando vieram para cá, todos na verdade, os italianos, alemães, etc vieram da pobreza para a pobreza, mas tiveram pelo menos um mínimo de dignidade que infelizmente os africanos tragos para cá não tiveram, e hoje é possível ver onde essa mínima dignidade levou uns e a falta dela levou outros.
@@FallenLight0 Muito bem dito! Imigrantes são bem vindos em nossa casa, pq sabemos q serão suas também, nos unimos em pró do crescimento do nosso país e amor pelo mesmo. Muitos ignorantes são contra a imigração (estadunidense e portugueses são exemplos), mas esquecem q são os imigrantes q ajudam na prosperidade, avanço e crescimento do país. Não é fácil sair de sua terra, e viver do outro lado do mundo cm um idioma e culturas diferentes, é nosso dever acolhermos bem, é o senso comum e ético.
Um ótimo exemplo para aqueles que acham que o agronegócio é tudo... dá sim para conciliar produção de alimentos à sustentabilidade e conservação! Ótima matéria! E parabéns ao senhor, nessa idade e totalmente lúcido. Um patrimônio cultural vivo!
Excelente matéria sobre a imigração japonesa no Pará. Um povo que veio para nos acrescentar muitas coisas e que me deu grandes amigos que de alguma forma me auxliaram a amar o país e a cultura da Terra do Sol Nascente.
Sou de Ananindeua, amigo tome açu tem produtos maravilhosos, vai no canal do Eguti um japones que está conhecendo o Brasil, ele esteve semana passada em tome açu, pude ver o quanto a agricultura é desenvolvida por lá, eles foram os primeiros imigrantes no Brasil, depois vieram outros pra outros estados.
No apogeu da borracha vieram imigrantes do mundo inteiro pra cá, que na época o Amazonas e o Pará era um só,era chamado de estado do grão Pará do rio negro em 1822,o problema de muitos brasileiros que se dizem patriota é dá valor nos EUA,e não conhece a história do próprio país
Como filha de Tomé-Açu, me criei no meio da cultura japonesa, tenho amigos pra vida toda, adquiri o gosto pela culinária e o orgulho pela grandeza dos conhecimentos que eles nos passam. Não foi fácil, mas a superação está aí para toda uma futura geração.
Grato à BBC pela reportagem. Conseguiram abordar história, intercâmbio cultural, ensino e aprendizagem, economia e sustentabilidade em um "hotspot" como é a Amazônia. Trouxeram erros e acertos que se transformam em aprendizado, unindo culturas como a japonesa, e a brasileira ribeirinha. Agradeço muito à equipe da reportagem e à comunidade de Tomé-Açú. 🙏
Minha madrasta a quem eu chamo de mãe, que me criou desde 2 anos de idade, quando meu pai se casou com ela foram morar em Cuiabá,ela e todos são japoneses,mas parecendo mais pra chineses, minha avó era filha de italiano com japonesa,eu tive essa oportunidade de ser criada no meio deles, isso em Cuiabá MT, São um povo muito trabalhadores educados,e muito muito inteligentes, japoneses tem o dom da prosperidade,eles levantam muito rápido,se algo dá errado, são incríveis, são diferentes os comportamentos,eu os amo muito muito, hoje em dia moro longe deles todos.
Que lindo. Que a agrofloresta conquiste o coração de mais brasileiros e produtores que ficam cegos pelas promessas de riqueza dos sistemas de monocultivos
Viver da terra é ter lucro dela é uma conta simples. O quanto vc gasta e quanto vc ganha. Aí a maioria gasta valores absurdo com fertilizantes e veneno, no fim a soma do lucro é baixa, sem falar na degradação da terra que é o sustento do agricultor. O sistema agroflorestal não tem gasto com fertilizantes e veneno, a produtividade é um pouco inferior, mas o lucro do agricultor é bem superior pois não tem muito gasto e o produto é mais valorizado.
@@josibelpereira9643 não precisa pesquisa, só ter um pouco de discernimento. Olha o tamanho da propriedade e o tamanho da área de fermentação e secagem das amêndoas, e isso só para produzir cacau. Se for para produzir uma dieta balanceada, verá que não supri a necessidade. Cacau vem de árvores que se adaptam muito bem em floresta, e o resto dos alimentos? Vai comer cacau e açaí a vida toda?
Não é a toa que o Mundo quer nossa Amazônia. O "ribeirinho"sabe tudo, junta com a técnica milenar do japonês, NÃO TEM PRA NINGUÉM . Sou paraense e sei bem disso. Nosso país é maravilhoso ❤
não é atoa que o japão veio aqui pra roubar nossa amzonia em 1920, porque o país deles estava sendo destruído justamente porque faziam parte do eixo, também conhecido como eixo do mau.
Nossa Amazônia kkkkkkk? Esqueceu que outras regiões da Amazônia ficam no Peru,Colômbia,Venezuela,Suriname,Guiana e Guiana francesa vai estudar mais geografia tá precisando.
Japoneses, né? Os japoneses são os melhores agricultores que o mundo já viu. Aqui em São Paulo eles são responsáveis por terem criado o chamado "cinturão verde" . Obrigado pela contribuição, incrível essa "floresta de comida".
Bom dia pessoal , fiquei fascinado pela reportagem , notei que quem trabalha no japão , volta com um estagio produtivo , com eficiencia para toda vida, parabens a todos .
harmonia my footttttttttttttt ahh.mataram os animais silvestres e destruiram a mata.como o resto da brazukada e seus descendentes,chamados "indios" que tb vieram da asia.
@@paulovitorlimabonifacio4862 Ela não disse que a natureza é harmônica e sim que é lindo o ser humano, que É a natureza, vivendo em harmonia com ela. Na situação atual, nos vemos como uma espécie "a parte" da natureza, como se estivéssemos acima dela. Por mais que os processos da natureza sejam bem caóticos e muitas vezes cruéis (o que vai contra a idealização de que a natureza é perfeita que muita gente faz), estamos rumando a uma situação climática que vai impossibilitar a vida de muitas espécies no planeta e a culpa é dos bilionários e sua busca por lucro a qualquer custo...
HARMONIA NAO SERIA DESMATAR E MATAR OS BICHOS POR LA,QUE ESTES POVOS FAZEM!! OU PENSAM QUE ELES NAO DECIMAM OS BICHOS SILVESTRES E VEGETACOES? UMA POHA QUE NAO FAZEM,... QUEM VIVE EM HARMONIA COM A NATUREZA,.FAZEM SUAS CASAS DENTRO DA ARVORE DOH BURRICE CARA
Muitos países a ir a fora não gosta de brasileiros!! mais o Brasil é um país cheio de gentes a alegres e abençoados, por acreditar que toda raça humana foi provido de um só criador!! parabéns!!
Os japoneses são sensacionais, muito inteligentes e trabalhadores. Não desperdiçam a ancestralidade e são generosos em desenvolver e ensinar os nativos e outros interessados as técnicas que apreenderam...pena que nosso Agro é tão destrutivo, só pensando em ganância. Tenho orgulho deles e dou parabéns a todos.❤
Moro no Japão!!! É incrível a resiliência deles, não importa os obstáculos, eles seguem em frente, contornam os problemas, é uma cultura sensacional, imagina se nós brasileiros tivéssemos sido colonizados pelos japoneses e essa cultura tivesse sido instalada no Brasil, seríamos uma potência, é incrível o que os japoneses fazem por aqui mesmo com pouco espaço e um clima desfavorável!!! Amo meu Brasil e os brasileiros, mas temos muito a aprender com os japoneses!!!!
@@claudio8805concordo em partes, mas os japoneses tiveram milhares de anos de civilização, o Brasil tem menos de 500 pq era colônia portuguesa e menos de 150 anos atrás ainda existia escravidão, olha como fomos colonizados? Era para o Brasil estar muito pior, somos extremamente resilientes e brasileiros mesmo roubados, sucateados e desprezados por europeus, ainda consegue ser uma das 10 maiores potências do mundo, toda história tem dois lados da moeda.
@@claudio8805 Colonizados pelo Japão? vc não sabe o que escreve, Pergunte a um coreano sobre a colonização japonesa durante o seculo 20 e verá que eles não tem nada a dizer sobre pontos positivos. Os japoneses fizeram atrocidades na coreia e na china (principalmente na Manchuria) no seculo 20 quando decidiram se tornar colonizadores como os europeus. Traficavam mulheres, abusavam de meninas, reprimiam a cultura e lingua desses países, sem falar na burrice que fizeram em se envolver em uma guerra mundial ao lado dos nazistas, sorte deles que depois os EUA decidiu investir no país. Foi graças ao investimento americano e a obsessão dos japoneses de serem mais e melhores é que são a grande potencia que são hoje. Mas nem tudo é motivo de orgulho, eles fizeram atrocidades que até hoje não reconhecem totalmente (talvez tenham vergonha). Isso sem falar nos problemas modernos como viver pra trabalhar, eles são muito resilientes depois de passar por momentos dificeis, mas esquecem um pouco do lazer e da vida fora do escritório e das fábricas, não a toa há tantos problemas mentais por lá ligados a trabalho excessivo
É um povo que chega pra somar... Eles se adaptam aos princípios da nação escolhida, mas não perdem seus valores morais e suas tradições. Admiro e respeito os japoneses. Para eles eu tiro o chapéu.
Possível é. Falta vontade política para se fazer o certo! E os japoneses foram sábios: graças à observação da vida dos ribeirinhos, os nativos da terra que sempre viveram em harmonia, a comunidade se mantém na Amazonia.
Tão lindo o meu Pará, um povo tão acolhedor recebeu e aprendeu com os japoneses e hoje estão totalmente integrados a cultura e criando novas com suas experiencias
As qualidades do brasileiro são vitimização, malandragem e normalização de tudo o que não presta. Pelo menos somos um povo “alegre” (alegre; não feliz), né…? Temos bunda, funk, carnaval, futebol e bolsa família. Um povo cheio de qualidades.
Legal Eu sinto muito orgulho e satisfação em fazer parte dos mais de 2 milhões de japoneses e seus descendentes que vivem aqui no Brasil em 2024 arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵
Os Japoneses vieram para o Brasil, com força de vontade e de fazer acontecer, não é um povo que fica parado, eles trabalham até cansar e um pouco mais… por isso trás prosperidade com inteligência.
O governo preferiu investir na vinda de japonês lá do outro lado do mundo que dar oportunidade aos milhões de negros libertos que já aqui existiam, essa mania ridícula do brasileiro de achar que todos os povos são superiores aos negros. 🤮🤮
É incrível o povo raiz indígena brasileiro sempre cuidou da Amazônia e o Brasil 🇧🇷 inteiro mais quase ninguém fala nada não tenho nada contra os gringos mais o povo raiz indígena tem que ser protegidos respeitados e falado a história viva do Brasil 🇧🇷bjs parentes Belém do Pará e Amazônia minhas terras amadas orgulho do meu Norte ❤meus pais faziam a sim jogar casca pra adubos não destruía casa de insetos animais plantas 🌱 meus pais sempre ensinou a respeitar a natureza verdade se todos se arrepende-se das destruições das matas e começa-se a replantar 🌱🌱🌱🌱seria um sonho realizado com sucesso
Exatamente oq eu tava pensando, os indígenas que selecionaram boa parte dessas plantas durante milhares de anos, e sequer foram citados. Esses ribeirinhos provavelmente são seus descentes, fruto de um processo de apagamento étnico durante a colonização.
Pessoal, ficamos felizes em ver a boa repercussão da reportagem aqui nos comentários! Aproveitamos pra perguntar: quais outras histórias ou temas vocês gostariam de ver no canal da BBC News Brasil? Pode ser sobre florestas, imigração, ou qualquer outro assunto ou dúvida 👇
pode falar da historia da colonia japonesa na Coreia e o que faziam com as mulheres coreanas... pq aqui só estimulou vira lata brasileiro que odeia o Brasil 😅
acho que seria interessante uma matéria sobre a cultura Yanomami e a relação deles com a floresta. O Davi Kopenawa poderia falar sobre o conteúdo do livro dele, “A queda do céu”, e outros saberes que são passados apenas pela oralidade e que se ele não contar pra gente, vamos perder.
@@nave-maps5841Os japoneses, realmente, conseguem se desenvolver em qualquer, no entanto, eu não diria apenas os japonês, mas também os coreanos, chineses, vietnamitas, malaios etc. Os asiáticos são outo nível, por exemplo, nos EUA são os asiáticos que possuem a mais alta renda, ou seja; trabalhar duro, ter disciplina, valorizar a educação, ter laço familiar são coisas muito intrínsecas deles.
obrigado por esse documentário bbc, é bom q as pessoas abram cada vez mais seus olhos para as agroflorestas, elas são o futuro para a produção agrícola
96 anos e total lucidez esse senhor é um patrimônio histórico do Brasil. Japonês onde chega deixa sua marca tanto em higiene como em preocupação com o meio onde vive
O povo Japonês é simplesmente maravilhoso! O povo brasileiro precisa aprender com eles o amor a natureza, a dignidade e o caráter de rettidão. E não roubar.
Sou de Belém e durante toda adolescência e juventude conheci muitas famílias budistas. Foram e são um povo com muita referência pra nós. O imaginário em torno dos Japoneses é de um povo forte e trabalhador.
Coisa mais linda! Esse povo milenar sabe demais sobre sustentabilidade! Falou que é trabalho e prosperidade devíamos ouvir os irmãos Japoneses. O brasileiro sabe muito sobre arte s e a alma humana, mas falou que é organização e trabalho, temos que tirar o chapéu para nossos irmãos orientais.
A colônia japonesa mantém forte e firme a influência da cultura oriental, conservando sua história, seus costumes tradicionais, esportes e culinária. Hora de mergulhar na cultura de Tomé-Açu e todos os seus encantos!
Quanto vira latismo, este tipo de agricultura já era praticado pelos povos autóctonos. O monocultivo que empobrece o solo e só visa lucro foi o modelo imposto pelos colonizadores europeus que eram também eram imigrantes.
*My Grandfather (Scientist...and Agricultural Engineer) introduced for the first time "Pimenta do Reino" to Brazil via the City of Tomé Açu...in the State of Pará...and he was recognized...and honored by the Brazilian Government for such an achievement...among some other important accomplishments in the field of Agriculture...*
Ah, meus amigos! Os japoneses sempre estiveram e estão em um nível de sabedoria, organização, prosperidade, etc... Que ainda vamos levar muito tempo para ao menos alcançar! Tenho muito muito orgulho desse povo!
@@davimiranda7218você já viu algum ribeirinho, próspero materialmente então o mérito continua sendo dos japoneses pois colocou o conhecimento apreendido em prática
Nasci em Belém e sempre fui um admirador da cultura japonesa e, por isso, tinha muita curiosidade pra conhecer e saber mais sobre Tomé-Açu. Essa reportagem incrível me possibilitou isso e mostrou o porquê de a BBC ser um dos melhores canais do UA-cam Brasil atualmente. Parabéns!!!
Sou natural de Tomé - Açu, sempre via o Sr. Hajime passando de bike em frente ao colégio Dr. Fábio Luz. Minha avó conta que antes os indígenas e ribeirinhos trabalhavam para sua própria subsistência, foi com a achegado dos japoneses que a produção agrícola e o trabalho monetizado começaram a ganhar forças na região pouco civilizada. Obrigado BBC, por contar um pouco das muitas histórias que Tomé - Açu carrega.
Que reportagem incrível, como descendente de japoneses me sinto muito homenageado e surpreso de ver tantos descendentes no Norte do país. Obrigado BBC Brasil por esse jornalismo de qualidade que explora os cantos mais interessantes do nosso Brasil.
Eu nasci aí, em 02/11/65 meus pais sairam de Cametá e mudaram pra Tomé-Açú, eu fui na barriga kkk, a parteira que cuidou do meu nascimento claro era japonesa, e foi muito bom conviver junto dessas pessoas, eles são pessoas maravilhosas.
Esse senhor entrevistado é um livro de história vivo. Impressionante o quão lúcido e bem ele está mesmo com quase 100 anos. A longevidade do povo japonês é de se admirar.
A
6@@elisabethmonteiro7569a
A longevidade está íntimamente ligada à alimentação!
alimentação dos cara é surreal ...
Sou do Pará e descendente de japoneses, meus avós moraram em Tomé-Açu e fico feliz que a história dessa cidade está sendo contada, pois como no início da reportagem fala, a maioria das pessoas acha que só existe comunidade japonesa em São Paulo e no Sul do Brasil. Parabéns a BBC pela iniciativa!
Vdd eu não sabia.
Incrivel
Eu também não, fiquei sabendo meses atrás
Sou descendente de japonês meus avós paternos são tbm... era do Pará tbm
Até pq, o que não pertence ao sudoeste e Sul do Brasil, não deve ser lembrado pelo resto do mundo
Só desse senhor estar preservando nossas florestas, ele é MUITO MAIS BRASILEIRO do que muitos de nós brasileiros. Que herói.
tem que esconder esse video do pessoal do agro kkkkk
tu viu o video? eles primeiro desmataram a mata nativa, só depois da crise da pimenta é que foram obrigados a fazer o sistema agroflorestal que uma tecnica de plantiu estudada e emplatanda pela nossa embrapa.
Pena q a filha parece não querer tocar as terras dos ancestrais. Que pena!!😢
@@Jose-fc8ijO seu alimento vem do agro.
@@Amanda-hm2xw nao, vem a agricultura familiar, tenho um sitio assim como a minha familia
Precisamos de mais agricultores q pensem assim, em reflorestar, diversificar, em cultivo orgânico. Isso é sabedoria pura, puríssima!!!!!
e incentivo
Gosto dessas ideias mas você parece um baiotola falando assim
Precisamos que o nosso dinheiro seja redirecionado de forma correta. Governo que atrapalha e sempre...
é o basico de qualquer povo com sangue civilizador
Precisamos de mais japoneses entre nós hehehhe
O mais importante é a humildade deles em dizer que se espelharam nos ribeirinhos.
Só eles viram isso, o próprio governo brasileiro não da atenção aos povos amazônicos incluindo os indígenas nativos brasileiros.
Essa BBC é um lixo mesmo, todas essas técnicas são dos nossos povos originários indígenas e ribeirinhos e eles pagando pau pros japoneses. Essa entrevista deveria ter sido com os ribeirinhos.
Humildade não, reconhecimento.
@@sharonstoned645a pessoa para confessar em público o reconhecimento, precisa ser muito humilde para tal. Não é mesmo? Ele poderia creditar toda façanha na conta dele, mas teve a humildade de reconhecer e confessar que a forma dos ribeirinhos era melhor que a deles.
@@marcelomit8054 entendoseu ponto. Chamo de respeito isso, de reconhecer o trabalho dos ribeirinhos. Não por ser "bonzinho", mas alguém com caráter íntegro.
Incrível como a natureza recompensa quem preserva, brasileiro tem muito oq aprender com esse pessoal aí.
Sou descendente de japoneses e venho de uma família de agricultores. Me senti representada. Obrigada BBC pela matéria. ❤😊
13:43 japonesa show
Que bom ler isso, Patrícia! Obrigada!
Parabéns pela reportagem, muita inspiração para o mundo
O povo japonês é o futuro do mundo, respeito demais esse ar empreendendor.
Gosto muito do povo japonês. Disciplinados,esforçados.Parabens
Vejo muita gente elogiando a inteligência, determinação e capacidade de adaptação dos japoneses. Será que só eu notei que o próprio entrevistado disse que o que eles fizeram aprenderam com os ribeirinhos (contrariando inclusive o que foi dito na abertura da reportagem)? Toda cultura é rica e merece ser valorizada, a amazônica então, é maravilhosa!
EU Nasci no interior do PARÁ .Na minha região tem a colônia japonesa um povo muito trabalhador .DÁ emprego para muito gente eles plantar de um tudo muita fartura graças a deus e os japoneses de coragem.
Justamente pq tem alta capacidade de adaptação. É um povo q viveu guerras q são completamente distantes da nossa realidade, além d terem uma cultura milenar. Isso ñ tem nada a ver com desprestigiar outros povos, mas regra geral o povo japonês consegue se adaptar em várias circunstâncias e busca sempre uma solução. Tanto é q com pouquíssimos recursos conseguiram uma infraestrutura melhor pra viver do q a comunidade local, evoluindo os padrões q aprenderam com os nativos. Coisa q eles ñ tem é preguiça de pensar e trabalhar.
Eles misturaram conhecimentos milenares japoneses com alguns ribeirinhos. E atualmente, o ribeirinho é empregado do japonês
Nossa Robeilton, muito obrigado por falar exatamente isso! Eu estava criticando a reportagem toda por algumas besteiras que a BBC e a narração do repórter disseram e este é um dos pontos que me incomodou.
Ao começar pela chamada click bait que fala de "pedaço da Amazônia que se fala japonês" (até onde vi só os japoneses imigrantes que falavam em japonês e provavelmente seus filhos), todos ali estavam falando em português entre si e na entrevista com sotaque paraense. Há um lugar no Brasil que se fala em japonês, a comunidade Yuba, pensei que a reportagem era sobre uma comunidade semelhante e não é o caso...
Segundo que o próprio entrevistado disse que o reflorestamento e as técnicas de manutenção e cultivo das plantações são um legado dos RIBEIRINHOS (ou seja: dos muitos povos INDÍGENAS). Não teve nada de técnica de plantio japonesa (que foi usada em SP, MT ou PR com hortaliças, floricultura ou jardinagem), muito menos de técnica "milenar". O que o entrevistado disse foi que os japoneses imigrantes tinham como uma regra implícita não desperdiçar (aliás, qualquer imigrante de qualquer país, né?), e usou uma palavra (motainai) pra descrever uma situação de sobrevivência e subsistência naquele contexto, é uma expressão, não se trata de um "saber milenar"...
Por outro lado os japoneses em Tomé Açú usaram (aí sim) técnicas trazidas do Japão na construção das casas de madeira com encaixes das vigas sem uso de pregos ou cimento.
OBS: O Japão tem uma história de mais de 2300 anos, mais ou menos, e mais de 90% de sua produção cultural e técnica vem de três séculos atrás, algumas de seis séculos, outras foram adaptações locais de saberes de outros povos (como a escrita chinesa, por exemplo). Quando falamos de algo "milenar" tem que ter pelo menos 1000 anos de existência, como uso de peças e utensílios de bambu, metais ou cerâmica. Sempre desconfie quando ver uma pessoa branca num vídeo falando de algo "milenar" da Ásia, provavelmente esse algo deve ter 400 anos, 200 anos ou até mesmo 70 anos (e sim, isso é um tipo de racismo e chamamos de "Orientalismo" na academia).
Se o jornalista ou apresentador usar a palavra "milenar" em algo que não seja da China, Grécia, Egito ou Mesopotâmia DESCONFIE porque tem grande chance de ser informação errada. Não é menos brilhante ou menos importante algo ser secular, especialmente quando tem mais de sete séculos.
Quando se está só se sabe um pouco, juntos ambos sabem mais.
SOU PARAENSES E MEU PAI TRABALHOU COM JAPONESES E ELE ME FALOU UMA COISA QUE EU NUNCA MAIS ESQUECIR: AONDE JAPONÊS CHEGA E PÕE A MÃO TUDO PROSPERA
O país está caindo faz 22 anos, isso é próspero?
@@wemakee para um pais que esta muito na frente em varios quesitos, "regredir" duas decadas ainda os deixa na frente!!
@@wemakee lembra do que falaram sobre o budismo?
Um pouquinho de racismo com uma pitada de preconceito.
@@wemakee @wemakee talvez esteja caindo mas o mundo está em crise e talvez por causa da ganancia de crescer demais e com isso aumentou o numero de estrangeiros e se esses estrangeiros fossem como os japoneses foram no Brasil talvez o Japão não estaria nessa decadência que você imagina
Conheci a experiência de Tomé-Açu quando estudei sobre a agricultura sintrópica, de Ernst Götsch, há várias semelhanças. Mas o mais incrível é perceber a humildade de toda uma população para aprender com os indígenas e ribeirinhos que já habitavam a terra que obtiveram
A humildade é a grande sabedoria humana
maravilha, já conhecia sobre o Ernst mas não conhecia sobre esta comunidade japonesa, eles têm muito a ensinar não é mesmo?
Exato! O importante foi observar uma comunidade de imigrantes aprender os ensinamentos com os povos da região e viverem em harmonia, preservando o meio ambiente e ao mesmo tempo produzindo alimentos.
Isso chama-se SABEDORIA !!! E principalmente, o RESPEITO com Todas as Espécies de Vidas, Pequenos Seres das Matas e Florestas.
Eu sigo o canal do Antônio Gomides, ensina como criar uma agrofloresta.
Conheci uma família de japoneses que vieram residir no Pará, em Oriximiná. A matriarca japonesa de Tóquio e o patriarca Estadunidense, de origem japonesa e engenheiro. Os descendentes cresceram e viveram entre Belém e Oriximiná. Pertencem a família Sasaki. Parabéns a BBC pela recuperação histórica, pois, sempre que eu falava que existia uma colonia japonesa no interior do Pará e em Belém, muita gente do sul e sudeste custavam a acreditar, pois, na cabeça deles as colonias eram no Paraná e em São Paulo. Eis, a colonia de descendentes do Pará, sobretudo, a mais festejada de Tomé-açu.
Gente muito trabalhadora e de muito respeito. Uma mais valia.
@@AnaRamos-xe2gvacho que a senhora não conhece a história da segunda guerra e o que eles fizeram 😂
Não foram todos os japoneses que se envolveram na segunda Guerra. Eles vieram pro Brasil antes disso. A primeira leva de migrantes em 1929.
O meu pai chegou ao Brasil no início da década de 1960, tendo aportado no Pará, se não me engano, em Tomé Açu mesmo, pra trabalhar na lavoura de pimenta do reino, mesmo tendo se formado engenheiro agrônomo. Eu só soube dessa história por ele ter contado em um jornal local da região do sul de Minas. Ele veio sozinho, sem a família, com vinte e poucos anos. Muitas histórias da minha família que eu simplesmente desconheço pela violência dele em grande parte da minha adolescência. Cresci sem raízes.
@@ThiagoSilva-1980o povo japonês na segunda guerra foi obrigado a cometer crimes de guerra pelos militares, não tinham escolha! Você já ouviu falar dos “kamikazes” ? Eram jovens adolescentes que os militares recrutavam e eles iam servir de bombas humanas, pilotavam pequenos aviões bombas, sabiam que iam morrer! Escreviam cartas pra mãe antes de ir morrer! Vi este documentário aqui no Japão, chorei 😢
O povo japonês é muito obediente, o governo fala e eles seguem o que dizem! Mas acho que está pouco a pouco mudando!
Adoro o povo japonês. Ordeiro, educado e trabalhador, dentre outras qualidades.😊
Adoram conquistar e escravizar
@@ivans6500 Igualzinho quem colonizou seu lindo país 😂 … ou como qualquer grande potência econômica no passado
@@cathy27 / Vai dizer isso pro Chineses ,a Manchúria virou um campo de extermínio, entre ser invadido por : Stalin ,Hirolito e Hitler , quem matou menos foi Hitler.
Japoneses eram as desgraças em forma de soldados .
O povo japonês deu sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil
Sim, moro no interior de sp aqui, tem escola, comunidades, inclusive a casa onde moro, foram japoneses que fizeram. Ainda existem japoneses raizes aqui, mas a maioria está voltando pro Japão.
Sério como sabe que eles estão voltando pra o JP@@TheViktorr01
@@fabi9209detetive só pode kkkk
@@thiagovot8849 kkkkkkkkkk
Uma cultura que soma demais ao nosso modo de vida Brasileiro.
Como paraense, devo dizer que o Pará tem muito respeito pela colônia japonesa e pela participação relevante na produção de alimentos e nas exportações do nosso Estado.
Obrigado à BBC por essa bela matéria!! Meu pai é Japonês veio ao Brasil em 1930, ele com apenas 3 anos de idade, vivo até hoje.🙏🙏🙏
Cultura japonesa é diferenciada mesmo. A educação, trabalhadores, extremamente dedicados ao que fazem, o respeito com todos e com a natureza. Até mesmo com a busca pelo desenvolvimento têm consciência e estão revitalizando a floresta.
Os indígenas brasileiros fazem a mesma coisa que eles fizeram aí há mais de 10.000 anos. E em 1945 os indígenas brasileiros não mataram nem estupraram ninguém, ao contrário dos japoneses.
Tão diferente da brasileira, que só valoriza bunda e jeitinho de roubar o que é do outro
Total mental diferente do povo brasileiro, metitidinho a esperto.
@@sandramari1391pelo menos brasileiro não gosta de xenofobia agora japonês
Lindo visto de longe ou já misturado com a nossa cultura. Lá os filhos não escolhe livremente seus caminhos profissional, essa educação vem a base de muita opressão e imposições, países com um dos maiores índices de suicídio e sim, bastante xenofóbico.
A cultura japonesa é muito honrada. Povo foda e trabalhador
E assassino também!
É só pesquisar o que o Japão fez na China e península coreana.
Tão honrada que estuprou Nanquim. Imagina se não fosse!
E boa parte do conhecimento divulgado pela reportagem, aprenderam observando a população ribeirinha local. A cultura brasileira é muito honrada. Povo foda e trabalhador.
@@yuripinheiro6854, povo brasileiro trabalhador? Kkkkkk povo brasileiro é vagabundo, isso sim.
Países como Japão e China a média diária de trabalho é 12 horas.
Em 2016 saiu na BBC uma matéria que pessoas literalmente estão morrendo no Japão de tanto trabalhar.
KK, eu conto ou vocês contam? Rs!
Moro em Manaus e a colônia japonesa aqui é enorme!!! Meus avós vieram na época da guerra pra cá e sou grata por isso (mas nasci no Japão e meus pais me trouxeram pra cá). ❤ 🇧🇷🇯🇵
Matéria espetacular. Não fosse esta, nunca saberia da existência do nosso povo das colônias japonesas.
As colônias japonesas dão exemplo de civilidade mundo a fora. Admiro muito o resultado do trabalho deles.
KKKK ai gente sério, tu não conhece historia né? pesquise colonia japonesa na Coreia ou na China, TA QUE PARIUUUUU
@@ZeComunaele deve ser otaku
@@ZeComuna o camarada com uma logo de foice e martelo querendo passar o pito é sensacional! kkkk
Japones,alemão,inglês,holandês e os judeus e árabes são praticamente o berço das nações
Sem eles estaríamos ainda na Amazônia com pedaços de paus
Em séculos passados a China tentou invadir o Japão duas vezes antes do Japão invadir a China, a diferença é que a China se deu mal nas duas vezes e o Japão não.
E @gladstonecastro está correto, colônias japonesas são muito efetivas por onde elas passam, contribuem para o desenvolvimento do local, já o exército japonês... digamos assim, foi uma bênção para o próprio Japão ter perdido a guerra.
O Futuro do nosso Planeta está na Agricultura sustentável, a Agrofloresta é um exemplo de produção com Harmonia com a Natureza, excelente matéria da Amazônia 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🍃🍀☮️🇧🇷🌎
Olhos puxados, olhos verdes, olhos cor de mel e etc.. isso é ser brasileiro, somos a reunião de todos os povos 🙌
@@CarlosSa-gq1hd vc pode ver o copo como se fosse meio vazio ou meio cheio - a escolha é sua
@@lucasf.3817 Sem contar que independentemente de ser união ou não ainda é um país muito racista, já que ignora que nessa união algumas características étnicas predominaram. Ngm eh isem contar que a mistura é fruto de muito estupro e invasão. Enfim, não tem muito do que se orgulhar mesmo.
Essas cor de olhos são de origens tropicais como no nosso pais.
@@lucasf.3817 Mas esse ai, é doente por política e religião doente duas vezes.
@@CarlosSa-gq1hd faz o L
A história ainda mais contada por descendentes é emocionante
O povo japonês é muito humilde e esforçado, merecem todo o respeito e reverência! Exemplo pro mundo!
Eu amo essa gente eles são muito trabalhador.e humilde.
CONCORDO CONTIGO ...E ASSINO EM BAIXO! POVO QUE EU ADMIRO PELA INTELIGENCIA ..DISCIPLINA...ORDEM...E ....KKKK....BELEZA! SAO GATOS!
❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
Isso sim é história. Não BBB. Povo trabalhador. Me lembro em Pernambuco, minha vó ia na granja deles comprar cartelas de ovos de galinha. Pense num povo que gosto.
Para de ser doida. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Para de ser doida. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Para de ser doida. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Para de ser doida. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Para de ser doida. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Povo japonês é um povo muito sábio! Devem ser fonte de inspiração para todos nós. E nossos brasileiros-japoneses dessa região amazônica são orgulho e exemplo para o resto do país!
Que bom que ele reconheceu que ter destruído a floresta no passado foi um erro e hoje escreve uma nova história melhor para todos, para a natureza, para nós e para o mundo.
Qual segredo para pautas tão interessantes ? É incrível como a equipe de vocês arrasa ! Um exemplo !!!
O Sr Yamada foi meu professor de japonês e tradutor quando morei em Toyohashi em 1994 a 1997. Saudades. Que homem cheio de sabedoria. Sabe mais Kandy do os próprios nativos do país. Sr Yamada. Saudades.
Tá maluca? Esse sr. mora no meio da Amazônia kkk
@@lailanashim274 olá! Ele foi meu professor de japonês quando estive com ele em 1995 no Japão.
Valeu por compartilhar!
@@lailanashim274E O QUÊ É QUE TEM QUE ELE MORE AQUI NO MEIO DA NOSSA AMAZÔNIA? SE ELE ESTÁ VIVENDO AQUI NO NOSSO PARÁ COM TODOS OS OUTROS JAPONESES É PORQUÊ ELES TODOS VIRAM ALGO ,TU SABES O QUÊ? MUUUIIITTTIIISSSIIIMMMASSSS PROSPERIDADES AS NOSSAS 🌎 TERRAS PARÁUARA SÃO RIQUISSIMAS ,A MOSSA SELVA TEM RIQUEZAS QUE NINGUÉM QUASE SABE !!! NÓS PARAENSES E TODOS NÓS AMAZÔNIDAS SO ESTAMOS AINDA EM UM COMANDO POLÍTICO BRASILEIRO PORQUÊ? ELES QUE NOS PRENDEM EM SEU PAÍS DO POVO BAGUNCEIRO E MALANDRO !!!
Sou de SP, sempre ouvi sobre essa colônia, mas nunca tivemos o conhecimento de suas histórias, realmente a cultura nipônica é resiliente, parabéns aos descendentes nipônicos do Amazônica, vida longa a todos vocês!
Que reportagem carinhosa! Que todos possam olhar para a amazônia com maravilha!
Se fosse brasileiro,aquele tipinho que conhecemos tudo alí estaria destruído
@@daldiogo6665vc faz parte desse tipinho.
Orgulho de ser descendente de Japoneses!🇧🇷🇯🇵
Rs...
Já estou esperando a galera vir te cancelar pela parte do japão de 1940.
@@mcmiteriojá recebi comentários negativos por defender os kamikazes que foram forcados pelos militares japoneses na época da guerra a virar bombas humanas 😢
@@mcmiteriovivo no Japão há 34 anos, não sou descendente.
Sou paraense e acho incrível a história de tome açu e do povo japonês de lá. Essa matéria foi extremamente necessária, parabéns 👏
Hamada San tocou meu coração e encheu meus olhos de lágrimas em um misto de admiração, orgulho e saudade. Meus avós vieram no mesmo ano, passaram pelos mesmos percalços durante a guerra mas a resiliência da nossa raça não nos deixa desistir.
Ouvir Hamada san é como música aos meus ouvidos. O mesmo jeitinho de falar da minha família e algo que admiro muito: não importa o quão difícil o passado foi para eles, nunca reclamam. Sempre vêem o lado positivo. "Se eu tivesse ficado lá (Hiroshima) teria morrido. Ainda bem que vim pro Brasil".
Apesar da idade avançada, não descansam, sempre estão trabalhando, contribuindo com algo.
O Brasil poderia ser riquíssimo porque terras temos.
Sigamos o exemplo destes nipo brasileiros que tão bem tratam a terra, respeitam a biodiversidade e devolvem à terra o que colheu.
Muito orgulho da minha origem, dos japoneses e a todos os imigrantes que vieram para o Brasil e construíram essa nação, fica aqui o meu imensurável agradecimento. ❤
O Brasil sim é riquíssimo!! Tem tudo pra dar certo!! Mas a corrupção já vem desde que foi descoberto!!
A BBC poderia fazer uma série sobre a colônia japonesa no Brasil. Ainda falta fazer um vídeo assim sobre os agricultores japoneses do Mato Grosso, a polêmica do Bairro Liberdade que hoje é conhecida como bairro japonês mas era um bairro atrelado aos afrodescendentes, além de Curitiba e outros. Esses imigrantes sofreram muito aqui no Brasil quando vieram para cá, todos na verdade, os italianos, alemães, etc vieram da pobreza para a pobreza, mas tiveram pelo menos um mínimo de dignidade que infelizmente os africanos tragos para cá não tiveram, e hoje é possível ver onde essa mínima dignidade levou uns e a falta dela levou outros.
@@FallenLight0 Muito bem dito! Imigrantes são bem vindos em nossa casa, pq sabemos q serão suas também, nos unimos em pró do crescimento do nosso país e amor pelo mesmo. Muitos ignorantes são contra a imigração (estadunidense e portugueses são exemplos), mas esquecem q são os imigrantes q ajudam na prosperidade, avanço e crescimento do país. Não é fácil sair de sua terra, e viver do outro lado do mundo cm um idioma e culturas diferentes, é nosso dever acolhermos bem, é o senso comum e ético.
@@re.f.7234 Os árabes também são muito trabalhadores. Acredito que todos os imigrantes vieram com muita vontade de trabalhar por isso prosperaram.
@@bereniceviveirosfusco434 raças superiores?
Um ótimo exemplo para aqueles que acham que o agronegócio é tudo... dá sim para conciliar produção de alimentos à sustentabilidade e conservação! Ótima matéria!
E parabéns ao senhor, nessa idade e totalmente lúcido. Um patrimônio cultural vivo!
Excelente matéria sobre a imigração japonesa no Pará. Um povo que veio para nos acrescentar muitas coisas e que me deu grandes amigos que de alguma forma me auxliaram a amar o país e a cultura da Terra do Sol Nascente.
Reportagem valiosa. Parabéns aos produtores. Parabéns a comunidade japonesa que hoje ajuda a preservar a floresta.
96 anos e o vovô firme kkk
Ótima matéria, bbc.
Não fazia ideia que houve imigração japonesa no pará. Parabéns pela matéria!
Sou de Ananindeua, amigo tome açu tem produtos maravilhosos, vai no canal do Eguti um japones que está conhecendo o Brasil, ele esteve semana passada em tome açu, pude ver o quanto a agricultura é desenvolvida por lá, eles foram os primeiros imigrantes no Brasil, depois vieram outros pra outros estados.
é segunda maior colonia do Brasil, está no Pará
No apogeu da borracha vieram imigrantes do mundo inteiro pra cá, que na época o Amazonas e o Pará era um só,era chamado de estado do grão Pará do rio negro em 1822,o problema de muitos brasileiros que se dizem patriota é dá valor nos EUA,e não conhece a história do próprio país
Como filha de Tomé-Açu, me criei no meio da cultura japonesa, tenho amigos pra vida toda, adquiri o gosto pela culinária e o orgulho pela grandeza dos conhecimentos que eles nos passam. Não foi fácil, mas a superação está aí para toda uma futura geração.
Grato à BBC pela reportagem. Conseguiram abordar história, intercâmbio cultural, ensino e aprendizagem, economia e sustentabilidade em um "hotspot" como é a Amazônia. Trouxeram erros e acertos que se transformam em aprendizado, unindo culturas como a japonesa, e a brasileira ribeirinha. Agradeço muito à equipe da reportagem e à comunidade de Tomé-Açú. 🙏
Minha madrasta a quem eu chamo de mãe, que me criou desde 2 anos de idade, quando meu pai se casou com ela foram morar em Cuiabá,ela e todos são japoneses,mas parecendo mais pra chineses, minha avó era filha de italiano com japonesa,eu tive essa oportunidade de ser criada no meio deles, isso em Cuiabá MT, São um povo muito trabalhadores educados,e muito muito inteligentes, japoneses tem o dom da prosperidade,eles levantam muito rápido,se algo dá errado, são incríveis, são diferentes os comportamentos,eu os amo muito muito, hoje em dia moro longe deles todos.
Que lindo. Que a agrofloresta conquiste o coração de mais brasileiros e produtores que ficam cegos pelas promessas de riqueza dos sistemas de monocultivos
Ou seja: desejas que o Brasil fique estagnado no ineficiente sistema agropastoril. Desenvolvimento aqui não pode.
Viver da terra é ter lucro dela é uma conta simples. O quanto vc gasta e quanto vc ganha. Aí a maioria gasta valores absurdo com fertilizantes e veneno, no fim a soma do lucro é baixa, sem falar na degradação da terra que é o sustento do agricultor. O sistema agroflorestal não tem gasto com fertilizantes e veneno, a produtividade é um pouco inferior, mas o lucro do agricultor é bem superior pois não tem muito gasto e o produto é mais valorizado.
Só que essa forma de produção, não é eficiente para suprir a necessidade das pessoas de um país, e do tamanho do Brasil e pior ainda
@@fininhobtg1 Quem disse isso? Me mostre uma pesquisa dizendo o que vc afirma.
@@josibelpereira9643 não precisa pesquisa, só ter um pouco de discernimento. Olha o tamanho da propriedade e o tamanho da área de fermentação e secagem das amêndoas, e isso só para produzir cacau. Se for para produzir uma dieta balanceada, verá que não supri a necessidade. Cacau vem de árvores que se adaptam muito bem em floresta, e o resto dos alimentos? Vai comer cacau e açaí a vida toda?
Não é a toa que o Mundo quer nossa Amazônia. O "ribeirinho"sabe tudo, junta com a técnica milenar do japonês, NÃO TEM PRA NINGUÉM . Sou paraense e sei bem disso. Nosso país é maravilhoso ❤
não é atoa que o japão veio aqui pra roubar nossa amzonia em 1920, porque o país deles estava sendo destruído justamente porque faziam parte do eixo, também conhecido como eixo do mau.
Tanto que o pará é uma potencia mundial
@@Zedasmanfasusar o cérebro não vai te matar!
Oxi, e o para e os rubeirinhos nao sao uma potencia mundia””l? Vc ta diminuindo o para?
Nossa Amazônia kkkkkkk? Esqueceu que outras regiões da Amazônia ficam no Peru,Colômbia,Venezuela,Suriname,Guiana e Guiana francesa vai estudar mais geografia tá precisando.
Parabéns aos irmãos japoneses que chegaram a Tomeaçu Pa e vivem lá até hoje!! Eles ajudaram e ajudam até hoje no progresso de Tomeaçu 👏👏👏👏👏👏
Japoneses, né? Os japoneses são os melhores agricultores que o mundo já viu. Aqui em São Paulo eles são responsáveis por terem criado o chamado "cinturão verde" . Obrigado pela contribuição, incrível essa "floresta de comida".
Tenho família em Tomé-Açú e eles não trocam a cidade por nada. Tomé Açú é uma ótima cidade ❤
Pois é, pena não ter vindo mais japoneses, um povo trabalhador, inteligente, que fecunda e desenvolve a terra aonde chega!
Tomé Açu é uma cidade próspera, graças aos japoneses e os ribeirinhos.
Bom dia pessoal , fiquei fascinado pela reportagem , notei que quem trabalha no japão , volta com um estagio produtivo , com eficiencia para toda vida, parabens a todos .
O povo japonês é incrível! Sempre trabalhando com persistência. Fazem milagres. Parabéns pela reportagem.
Muito lindo conviver em harmonia com a natureza . Parabéns
harmonia my footttttttttttttt ahh.mataram os animais silvestres e destruiram a mata.como o resto da brazukada e seus descendentes,chamados "indios" que tb vieram da asia.
A harmonia na natureza não existe.
@@paulovitorlimabonifacio4862 Ela não disse que a natureza é harmônica e sim que é lindo o ser humano, que É a natureza, vivendo em harmonia com ela. Na situação atual, nos vemos como uma espécie "a parte" da natureza, como se estivéssemos acima dela. Por mais que os processos da natureza sejam bem caóticos e muitas vezes cruéis (o que vai contra a idealização de que a natureza é perfeita que muita gente faz), estamos rumando a uma situação climática que vai impossibilitar a vida de muitas espécies no planeta e a culpa é dos bilionários e sua busca por lucro a qualquer custo...
HARMONIA NAO SERIA DESMATAR E MATAR OS BICHOS POR LA,QUE ESTES POVOS FAZEM!!
OU PENSAM QUE ELES NAO DECIMAM OS BICHOS SILVESTRES E VEGETACOES?
UMA POHA QUE NAO FAZEM,...
QUEM VIVE EM HARMONIA COM A NATUREZA,.FAZEM SUAS CASAS DENTRO DA ARVORE
DOH
BURRICE CARA
@@paulovitorlimabonifacio4862noffaa
Q matéria maravilhosa, parabéns!
O povo japonês não tem medo de trabalhar, olha evolução q fizeram durante esse tempo. Quem planta colhe!
Parabéns à equipe da BBC Brasil pela reportagem de altíssima qualidade!
O povo japonês é admirável! Parabéns pela reportagem.
O povo japonês do velho testamento era sanguinário, é bizarro as atrocidades que os japoneses faziam no passado.
Muitos países a ir a fora não gosta de brasileiros!! mais o Brasil é um país cheio de gentes a alegres e abençoados, por acreditar que toda raça humana foi provido de um só criador!! parabéns!!
Soy Ecuatoriano y amo el idioma português y los documentales, admiro mucho la cultura japonesa, muy interesante este reportaje. Parabems!
Os japoneses são sensacionais, muito inteligentes e trabalhadores.
Não desperdiçam a ancestralidade e são generosos em desenvolver e ensinar os nativos e outros interessados as técnicas que apreenderam...pena que nosso Agro é tão destrutivo, só pensando em ganância. Tenho orgulho deles e dou parabéns a todos.❤
Moro no Japão!!! É incrível a resiliência deles, não importa os obstáculos, eles seguem em frente, contornam os problemas, é uma cultura sensacional, imagina se nós brasileiros tivéssemos sido colonizados pelos japoneses e essa cultura tivesse sido instalada no Brasil, seríamos uma potência, é incrível o que os japoneses fazem por aqui mesmo com pouco espaço e um clima desfavorável!!! Amo meu Brasil e os brasileiros, mas temos muito a aprender com os japoneses!!!!
@@claudio8805concordo com você!
Destrutivo é a sua mãe
@@claudio8805concordo em partes, mas os japoneses tiveram milhares de anos de civilização, o Brasil tem menos de 500 pq era colônia portuguesa e menos de 150 anos atrás ainda existia escravidão, olha como fomos colonizados? Era para o Brasil estar muito pior, somos extremamente resilientes e brasileiros mesmo roubados, sucateados e desprezados por europeus, ainda consegue ser uma das 10 maiores potências do mundo, toda história tem dois lados da moeda.
@@claudio8805 Colonizados pelo Japão? vc não sabe o que escreve, Pergunte a um coreano sobre a colonização japonesa durante o seculo 20 e verá que eles não tem nada a dizer sobre pontos positivos. Os japoneses fizeram atrocidades na coreia e na china (principalmente na Manchuria) no seculo 20 quando decidiram se tornar colonizadores como os europeus. Traficavam mulheres, abusavam de meninas, reprimiam a cultura e lingua desses países, sem falar na burrice que fizeram em se envolver em uma guerra mundial ao lado dos nazistas, sorte deles que depois os EUA decidiu investir no país. Foi graças ao investimento americano e a obsessão dos japoneses de serem mais e melhores é que são a grande potencia que são hoje.
Mas nem tudo é motivo de orgulho, eles fizeram atrocidades que até hoje não reconhecem totalmente (talvez tenham vergonha). Isso sem falar nos problemas modernos como viver pra trabalhar, eles são muito resilientes depois de passar por momentos dificeis, mas esquecem um pouco do lazer e da vida fora do escritório e das fábricas, não a toa há tantos problemas mentais por lá ligados a trabalho excessivo
É um povo que chega pra somar... Eles se adaptam aos princípios da nação escolhida, mas não perdem seus valores morais e suas tradições. Admiro e respeito os japoneses. Para eles eu tiro o chapéu.
Como faz pra curtir mil vezes? Obrigada, comunidade japonesa!
Possível é. Falta vontade política para se fazer o certo! E os japoneses foram sábios: graças à observação da vida dos ribeirinhos, os nativos da terra que sempre viveram em harmonia, a comunidade se mantém na Amazonia.
Hermoso, da esperanza y ganas de vivir, muchas ganas de abondonar la ciudad y correr al campo a empezar una nueva vida
Tão lindo o meu Pará, um povo tão acolhedor recebeu e aprendeu com os japoneses e hoje estão totalmente integrados a cultura e criando novas com suas experiencias
A cultura japonesa é muito foda. Povo honrado e trabalhador
Na cultura deles, certamente não se fala palavrão, devido ao respeito pelo próximo, por isso são um povo evoluído.
As qualidades do brasileiro são vitimização, malandragem e normalização de tudo o que não presta. Pelo menos somos um povo “alegre” (alegre; não feliz), né…? Temos bunda, funk, carnaval, futebol e bolsa família. Um povo cheio de qualidades.
@@luisaHirschkkkkkk sabe de nada
@@luisaHirschnão é evoluído não, isso é um mito
Hoje em dia, pq na WW2 eles foram carrascos dos chineses e coreanos
Excelente reportagem ! Deus abençoe o Brasil Japonês e o Japão Brasileiro !!!
Que documentário interessante! Parabéns à BBC News Brasil 🎉!
Que reportagem maravilhosa! Que todos possam olhar pra floresta com carinho!
Sou do Brasil 🇧🇷 mas moro em Hiroshima Japão 🇯🇵 cidade grande linda e maravilhosa . Estou apaixonada por essa reportagem . Parabéns
Gratidão á todos os japoneses que imigraram e fazem parte da história do nosso país!!!! ❤❤❤
Gostaria de chegar ao menos aos 70 com a mente e a saúde desse senhor
Que exemplo!! Parabéns à comunidade japonesa, tanto aqui em São Paulo, como em outras regiões do Brasil, deixa seu legado.
Legal Eu sinto muito orgulho e satisfação em fazer parte dos mais de 2 milhões de japoneses e seus descendentes que vivem aqui no Brasil em 2024 arigato banzai kampai ok pessoal Christian Hassegawa 👍👍👍🙏👏👏👏😀😀🇧🇷🇯🇵
🇧🇷🇯🇵
Hai, omedetou gozaimasu...Watashino kazoku mo nikkeijingairu...ki wo tsukete kudasai, mata né...
Os Japoneses vieram para o Brasil, com força de vontade e de fazer acontecer, não é um povo que fica parado, eles trabalham até cansar e um pouco mais… por isso trás prosperidade com inteligência.
O governo preferiu investir na vinda de japonês lá do outro lado do mundo que dar oportunidade aos milhões de negros libertos que já aqui existiam, essa mania ridícula do brasileiro de achar que todos os povos são superiores aos negros. 🤮🤮
Que reportagem linda!!! Como mostra no vídeo nem tudo tá perdido. É só respeitar o ciclo da natureza. Esse é o segredo!!!
Parabéns por perpetua as boas práticas da floresta, o Brasil precisa urgente desse conhecimento.
É incrível o povo raiz indígena brasileiro sempre cuidou da Amazônia e o Brasil 🇧🇷 inteiro mais quase ninguém fala nada não tenho nada contra os gringos mais o povo raiz indígena tem que ser protegidos respeitados e falado a história viva do Brasil 🇧🇷bjs parentes Belém do Pará e Amazônia minhas terras amadas orgulho do meu Norte ❤meus pais faziam a sim jogar casca pra adubos não destruía casa de insetos animais plantas 🌱 meus pais sempre ensinou a respeitar a natureza verdade se todos se arrepende-se das destruições das matas e começa-se a replantar 🌱🌱🌱🌱seria um sonho realizado com sucesso
Exatamente oq eu tava pensando, os indígenas que selecionaram boa parte dessas plantas durante milhares de anos, e sequer foram citados. Esses ribeirinhos provavelmente são seus descentes, fruto de um processo de apagamento étnico durante a colonização.
Amei a reportagem!! Vivendo e aprendendo!!
Sonia/SP. 72 anos❤❤
Pessoal, ficamos felizes em ver a boa repercussão da reportagem aqui nos comentários!
Aproveitamos pra perguntar: quais outras histórias ou temas vocês gostariam de ver no canal da BBC News Brasil? Pode ser sobre florestas, imigração, ou qualquer outro assunto ou dúvida 👇
Seria interessante um tema que explique a semelhança física entre os indígenas e os asiáticos
pode falar da historia da colonia japonesa na Coreia e o que faziam com as mulheres coreanas... pq aqui só estimulou vira lata brasileiro que odeia o Brasil 😅
Sobre a imigração brasileira no Reino Unido inclusive eu tenho cidadania Britânica
Sobre o trabalho semelhante e riquíssimo do MST. E sobre a necessidade de uma Reforma Agrária consequente no Brasil. Necessária.....
acho que seria interessante uma matéria sobre a cultura Yanomami e a relação deles com a floresta. O Davi Kopenawa poderia falar sobre o conteúdo do livro dele, “A queda do céu”, e outros saberes que são passados apenas pela oralidade e que se ele não contar pra gente, vamos perder.
Japoneses são um povo extraordinário e o Brasil sua nova grande nação.
Também existe uma colônia japonesa em Bonito PE, muito interessante!
o japonês consegue se desenvolver em qualquer lugar é incrível
Ganharam o terreno pra cultivar, não que tire o mérito mais é diferente de muitas imigrações que um grupo de pessoas vai só com a roupa do corpo.
@@silvard9178 não estou tirando o mérito os japoneses são os melhores em qualquer lugar foi o que eu falei.
@@nave-maps5841Os japoneses, realmente, conseguem se desenvolver em qualquer, no entanto, eu não diria apenas os japonês, mas também os coreanos, chineses, vietnamitas, malaios etc. Os asiáticos são outo nível, por exemplo, nos EUA são os asiáticos que possuem a mais alta renda, ou seja; trabalhar duro, ter disciplina, valorizar a educação, ter laço familiar são coisas muito intrínsecas deles.
obrigado por esse documentário bbc, é bom q as pessoas abram cada vez mais seus olhos para as agroflorestas, elas são o futuro para a produção agrícola
96 anos e total lucidez esse senhor é um patrimônio histórico do Brasil. Japonês onde chega deixa sua marca tanto em higiene como em preocupação com o meio onde vive
Os japoneses são incrivelmente inteligentes em qualquer lugar do mundo. Ótima reportagem BBC!
O povo Japonês é simplesmente maravilhoso! O povo brasileiro precisa aprender com eles o amor a natureza, a dignidade e o caráter de rettidão. E não roubar.
Que coisa fantástica, que maravilha existirem pessoas assim! Documentário excelente! Parabéns, BBC Brasil! Parabéns aos realizadores!
Sou de Belém e durante toda adolescência e juventude conheci muitas famílias budistas. Foram e são um povo com muita referência pra nós. O imaginário em torno dos Japoneses é de um povo forte e trabalhador.
A verdadeira sabedoria está em ser humilde e aprender observando, reconhecer os próprios erros e tentar não repeti-los
Coisa mais linda! Esse povo milenar sabe demais sobre sustentabilidade! Falou que é trabalho e prosperidade devíamos ouvir os irmãos Japoneses. O brasileiro sabe muito sobre arte s e a alma humana, mas falou que é organização e trabalho, temos que tirar o chapéu para nossos irmãos orientais.
A colônia japonesa mantém forte e firme a influência da cultura oriental, conservando sua história, seus costumes tradicionais, esportes e culinária. Hora de mergulhar na cultura de Tomé-Açu e todos os seus encantos!
brasil é um pais com varios paises dentro, amo esse pais
Paiseco pobre , cheio de crimes e corruptos , vc é doido(a)
Isso é muito importante oss arigato sayionara oss vida longa e próspera arigato oss sayionara
Coisa linda! Um povo imigrante dando aula de produtividade e ecologia aos brasileiros.
Quanto vira latismo, este tipo de agricultura já era praticado pelos povos autóctonos. O monocultivo que empobrece o solo e só visa lucro foi o modelo imposto pelos colonizadores europeus que eram também eram imigrantes.
❤@@lermasofia3160
esse cara ai não sabe o que os Japoneses são capazes de barbarie por isso ficam nessa de "aulas pra brasileiro"
*My Grandfather (Scientist...and Agricultural Engineer) introduced for the first time "Pimenta do Reino" to Brazil via the City of Tomé Açu...in the State of Pará...and he was recognized...and honored by the Brazilian Government for such an achievement...among some other important accomplishments in the field of Agriculture...*
Adoraríamos conseguir verba para ir registrar os conhecimentos destes mestres 💚
Ah, meus amigos! Os japoneses sempre estiveram e estão em um nível de sabedoria, organização, prosperidade, etc...
Que ainda vamos levar muito tempo para ao menos alcançar!
Tenho muito muito orgulho desse povo!
eles se inspiraram nos ribeirinhos, que são nativos brasileiros.
Vira lata.
@@davimiranda7218você já viu algum ribeirinho, próspero materialmente então o mérito continua sendo dos japoneses pois colocou o conhecimento apreendido em prática
@@adrianaandrade8816Por que?
@@gustavodutra2966 lembrando que GANHARAM TERRAS.
Nasci em Belém e sempre fui um admirador da cultura japonesa e, por isso, tinha muita curiosidade pra conhecer e saber mais sobre Tomé-Açu. Essa reportagem incrível me possibilitou isso e mostrou o porquê de a BBC ser um dos melhores canais do UA-cam Brasil atualmente. Parabéns!!!
Uma pena a tv publica ser um lixo e não mostrar coisas positivas como essa vive no negativo, sangue, corrupção
Sabedoria japonesa milenar, oassada de geração a geração.
Nossos ribeirinhos também tem muito a nos ensinar. O Brasil será o grande celeiro mundial.
Sou natural de Tomé - Açu, sempre via o Sr. Hajime passando de bike em frente ao colégio Dr. Fábio Luz. Minha avó conta que antes os indígenas e ribeirinhos trabalhavam para sua própria subsistência, foi com a achegado dos japoneses que a produção agrícola e o trabalho monetizado começaram a ganhar forças na região pouco civilizada. Obrigado BBC, por contar um pouco das muitas histórias que Tomé - Açu carrega.
O que é uma região pouco civilizada?
@@felipepaupitz Sua pergunta é séria (carente de conhecimento) ou você só quer "militar"?
@@diegopredator952 o que é militar?
Nossa…estudei no Fábio Luz também
Há alguns anos ouvi falar que tinha japoneses com grande produções de açaí em Tome-Açu.
Que reportagem incrível, como descendente de japoneses me sinto muito homenageado e surpreso de ver tantos descendentes no Norte do país. Obrigado BBC Brasil por esse jornalismo de qualidade que explora os cantos mais interessantes do nosso Brasil.
Tem uma senhora que conheci no interior de são paulo, descendente de japoneses, 98 anos se não me engano e trabalha plantando e colendo chá. Incrivel
Eu nasci aí, em 02/11/65 meus pais sairam de Cametá e mudaram pra Tomé-Açú, eu fui na barriga kkk, a parteira que cuidou do meu nascimento claro era japonesa, e foi muito bom conviver junto dessas pessoas, eles são pessoas maravilhosas.