Para quem não sabe, o professor tem um curso de direito imobiliário. O nível é este do vídeo. Além do professor, há outros professores extremamente preparados. Um curso excelente e ( que ele não leia isto) muito barato. Sou aluno dos outros cursos do professor e todos são ótimos. Em tempo: o professor é juiz em Brasília e eu sou do Rio. O depoimento é apenas o reconhecimento de um fato evidente.
Professor, qual a diferença básica entre a adjudicação compulsória judicial e extrajudicial? Não encontrei nenhum conteúdo específico sobre isso. Parabéns pelo vídeo, perfeita explicação.
A empresa Loteadora, vendeu um lote para o sr. Alexandre em 20/10/1982 e a venda foi registrada na matrícula. Em 5 de outubro de 1983 o Sr. Helio, comprou o mesmo lote da loteadora. Existe o contrato de compromisso de compra e venda entre a loteadora e o sr. Helio. ( não existe termo distrato ou qualquer outro documento que prove que o imóvel voltou para a propriedade da loteadora após a venda para Alexandre). Em 21 de julho de 1993 a Sra. Maria julia comprou o imóvel do Sr. Helio, através de termo de cessão de direitos. E recebeu um termo de autorização da loteadora, para realizar a escritura, porém, não fez em cartório. O Sr. Alexandre, Helio e Maria Julia estão falecidos, e o imóvel ainda registrado no cartório em nome do sr. Alexandre. Diante do caso.... Acredito que irei realizar a usucapião, terceira hipótese para evitar 2 registros.
Didático e direto. Excelente vídeo. Senti falta, de outra situação em que o imóvel, ainda não está em nome do inventariado, quando falta o registro do formal de partilha, de seus antecessores. Tenho um caso que falta inclusive o formal de partilha
Comprando um apto essa semana me deparei que os ultimos donos so realizaram cessao de posse. Foi me sugerido adjudicacao compulsoria em relacao ao ultimo proprietario escriturado ha 20 anos atras; espero que dê certo
Excelente conteúdo Professor Jaylton. Quando o bem imóvel não foi incluído em inventário extrajudicial, será necessário fazer sobrepartilha e adjudicação compulsória. Seria possível inventariar a posse na sobreparilha extrajudicial, e depois os herdeiros entrarem com adjudicação compulsória?
A minha situação é essa última que o senhor falou, tenho meus pais falecidos e a sessão de direitos dos meus irmãos. Somente com o formal de partilha, iptu ,quitação e compromisso de compra e venda, aqui em Guarulhos não consigo fazer nada em cartório. Pelo que entendi, posso tentar a adjudicação ? Gastei tudo que tinha a vida inteira..e agora que a minha mãe faleceu, não quero esperar por usocapiao, que leva anos. Até lá, já morri .O senhor poderia me aconselhar ?
No meu caso o imovel a ser inventariodo passou por 4 proprietarios anteriores sempre em contrato de compra e venda constando quitamento em todos os contratos. Nesse caso, Em relacao a quem a adjudicacao sera feita?
Boa tarde professor. Tenho uma carta de adjudicação originada em um inventário iniciado em 2001 referente a vários bens. ITD pago, DARJs e certidão de pagamento juntados aos autos. Ocorre que nos autos não tinha uma guia de controle ITD com a descrição de qual bem se referia, embora esteja pago conforme DARJ, mas que não faz menção a qual bem. Levei os docs ao cartório e eles pediram essa guia de controle, não servindo apenas a DARJ e certidão de pagamento do ITD. Entrei com o requerimento na fazenda estadual via Sei e eles informaram que por ser um sistema antigo talvez eles n consigam imprimir uma segunda guia de controle com a descrição do bem ou dizer para qual bem foi pago aquele ITD. O que o senhor acha disso?
Dr. Estou em processo de inventário extrajudicial, sou filha única, todos os bens deixados foram declarados no inventário, sendo que um imovel foi vendido em vida, com o contrato pode o comprador pedir adjudicação compulsoria e solicitar baixa do inventário?
Excelente video. Consulto qual o novo provimento , sistema ou código de normas que permite ao cartorio extrajudicial de rgi acessar por meio de chaves eletronicas acesso pelo sistema do TJRJ ao processo da carta de adjuticacao ou formal de partilha???
Bom dia ! Meu nome é Wagner. Eu tenho uma sessão de direito hereditário, eu posso ir no cartório e pedir para registrar o imóvel ( terreno) em meu nome usado o adjudicação compulsória ?
Nesses casos, quando o bem foi herdado do de cujos para a meeira via testamento cerrado, a meeira não registro e agora faleceu também, como ficaria esse bem com relação ao inventário da meeira ora de cujus/espólio? Pois haverá transmissão do direito possessório a ser partilhado entre os herdeiros e como ficaria a questão dessa regularização?
Boa tarde meus pais já são falecido ,minha mãe a 13 anos e meu pai 2. Deixaram uma casa sem escritura só tem contrato de compra e venda. Não consta nós atestados de óbito dos dois bens. Como fazer para vender sem fazer escritura?
Boa tarde prof., tudo certo? Estou com um caso assim, foi concedido por meio de alvará judicial a escritura pública em favor do de cujus, porém, ficou pendente para registro. E agora estou fazendo o inventário para os herdeiros (filhos do de cujus), como faço para o espólio receber essa escritura pública? Porque aí eu iria protocolar no inventário, fazer a partilha e registrar no cartório de imóveis. Agradeço desde já. :D
Professor, uma hipótese que exista quatro filhos , três filhos da meeira e uma fora do casamento , só tem registro do terreno, se não averbar na matrícula a construção , a herdeira fora do casamento será prejudicada , por conta da má fé das outras herdeiras que pagarão um valor a menor, o que fazer nesse caso ?
Por favor preciso a posse do imovel do meu pai esta registrado no nome do meu pai Um inďividuo invadiu fez um comodo e o advogafo mandpu uma Notificação extrajudicial e o invasor foi la colocou um portão de ferro 3m. O q fazer?😢
Em relação você comprar um bem e a pessoa faleceu e não foi feito o registro de imóvel e os herdeiros entram com inventário alegando que não estavam cientes que o pai tinha vendido e você compra paga para imobiliária paga os impostos e taxas e sua escritura publica que foi assinada com procuração cujo o dono faleceu como proceder se alegam que escritura publica assinada com procuração após a morte e nula ?se puder me dar uma orientação eu agradeço
Doutor me responda por favor, meu avô morreu deixou um documento de compra e venda nesse mês de abril o governo do Mato Grosso liberou os títulos dos imóveis do conjunto Cohab. meu tio se se lançou como inventariante recolheu as assinaturas da minha avó da minha mãe e dos meus tios, imóvel que possui 10 quitinetes. Acabou o inventário em 2015 ele nunca prestou contas. nem luz nem água nem IPTU. Houve fraudes em muitos documentos, minha avó possui 87 anos pouco lúcida. Minha mãe resolveu depois de muito aborrecimento tomar posse do imóvel que meu tio deixaria ir a leilão pagando a luz a água e o IPTU pois os outros herdeiros cada um recebeu sua fatia como meu tio bem quis. De Posse do contrato de compra e venda e todos os documentos quitados em nome de minha mãe como proceder agora? Obrigada aguardo resposta
Queria saber se é possível declarar adiantamento de legítima, do imóvel doado aos filhos do primeiro casamento, sem qualquer escritura ,documento de comprovação. Só há as contas de energia elétrica, que ainda estão no nome do pai . O terreno foi adquirido dos sogros, sem documentação alguma. Houve a separação e nada se falou desse imóvel, por não haver comprovação documental. A ex ficou na casa, sem pagar aluguel ao pai dos filhos e este ainda pagou pensão alimentícia.
Boa tarde Prof faço parte do inventário cujo os bens estão bem difíceis de partilhar, pois exite 10filhos e uma relação estável reconhecida pós morte do companheiro, os dois morreram,casal1 união universal de bens(oito filhos), e tem está companheira(viva) 2, que requereu a união estável, pergunto os bens adiquiriu com a união do casal 1 , companheira 2( dois filhos) muitos bens o cônjuge vendeu #e não partilhou com sua esposa 1(morta), pós separação de corpos( judicial)foi comprando outros imóveis com o valor da destas vendas# ,pois já convivendo com a outra pessoa2 qual teve os dois filhos.tem como rever os valores nunca partilhado com a sua esposa ,teve união universal EOS bens comprados traz o nome dela 1.
Para quem não sabe, o professor tem um curso de direito imobiliário. O nível é este do vídeo. Além do professor, há outros professores extremamente preparados. Um curso excelente e ( que ele não leia isto) muito barato. Sou aluno dos outros cursos do professor e todos são ótimos. Em tempo: o professor é juiz em Brasília e eu sou do Rio. O depoimento é apenas o reconhecimento de um fato evidente.
Vc comprou por esse preço de 2000?
Esse professor entrega de graça conteúdo de curso pago.
A inteligência desse professor é SURREAL! Sempre perfeito nas explicações.
Professor você é muito preciso em suas explicações. Obrigada por tudo
Excelente aula!
Matéria de alta complexidade, na qual o Prof em poucos minutos resumiu de forma extremamente didática!
Parabéns pelo trabalho 👏🏼
Excelente! Recém-formada, pouca prática jurídica e um inventário enorme da família para resolver. Ajudou demais, Professor Jaylton. Obrigada!
Professor, qual a diferença básica entre a adjudicação compulsória judicial e extrajudicial? Não encontrei nenhum conteúdo específico sobre isso. Parabéns pelo vídeo, perfeita explicação.
A empresa Loteadora, vendeu um lote para o sr. Alexandre em 20/10/1982 e a venda foi registrada na matrícula.
Em 5 de outubro de 1983 o Sr. Helio, comprou o mesmo lote da loteadora. Existe o contrato de compromisso de compra e venda entre a loteadora e o sr. Helio. ( não existe termo distrato ou qualquer outro documento que prove que o imóvel voltou para a propriedade da loteadora após a venda para Alexandre).
Em 21 de julho de 1993 a Sra. Maria julia comprou o imóvel do Sr. Helio, através de termo de cessão de direitos. E recebeu um termo de autorização da loteadora, para realizar a escritura, porém, não fez em cartório.
O Sr. Alexandre, Helio e Maria Julia estão falecidos, e o imóvel ainda registrado no cartório em nome do sr. Alexandre.
Diante do caso.... Acredito que irei realizar a usucapião, terceira hipótese para evitar 2 registros.
Didático e direto. Excelente vídeo. Senti falta, de outra situação em que o imóvel, ainda não está em nome do inventariado, quando falta o registro do formal de partilha, de seus antecessores. Tenho um caso que falta inclusive o formal de partilha
Excelente vídeo e já aproveito para deixar um recado para os que precisarem de um engenheiro ou arquiteto pra fazer o projeto de aprovação.
Obrigado nobre juiz e professor - Excelente aula - quanto fica o preço do curso completo?
Prof. Jaylton, como sempre, é muito preciso e 10:27 didático nas suas exposições. Parabéns !!! 🙌🙌🙌👏👏👏
Comprando um apto essa semana me deparei que os ultimos donos so realizaram cessao de posse. Foi me sugerido adjudicacao compulsoria em relacao ao ultimo proprietario escriturado ha 20 anos atras; espero que dê certo
Foi tranquilo o processo, deu certo?
Olha aí Mônica. Deve ser isso.
Parabéns professor pela excelente didática👏🏽
Esse vídeo me ajudou muito
Excelente conteúdo Professor Jaylton. Quando o bem imóvel não foi incluído em inventário extrajudicial, será necessário fazer sobrepartilha e adjudicação compulsória. Seria possível inventariar a posse na sobreparilha extrajudicial, e depois os herdeiros entrarem com adjudicação compulsória?
É obrigatório conter no inventário extrajudicial a posse de bem imóveis sem escritura pública ? há algum ato que regulamenta isso?
Muito bom sua palesta
Muito boa a explicação, obrigada pelos esclarcimentos!
Excelente explicação professor
A minha situação é essa última que o senhor falou, tenho meus pais falecidos e a sessão de direitos dos meus irmãos. Somente com o formal de partilha, iptu ,quitação e compromisso de compra e venda, aqui em Guarulhos não consigo fazer nada em cartório. Pelo que entendi, posso tentar a adjudicação ? Gastei tudo que tinha a vida inteira..e agora que a minha mãe faleceu, não quero esperar por usocapiao, que leva anos. Até lá, já morri .O senhor poderia me aconselhar ?
No meu caso o imovel a ser inventariodo passou por 4 proprietarios anteriores sempre em contrato de compra e venda constando quitamento em todos os contratos. Nesse caso, Em relacao a quem a adjudicacao sera feita?
Parabéns pela excelente aula.
Boa noite de que forma direta de indentificar uso campeã
Boa tarde professor. Tenho uma carta de adjudicação originada em um inventário iniciado em 2001 referente a vários bens.
ITD pago, DARJs e certidão de pagamento juntados aos autos.
Ocorre que nos autos não tinha uma guia de controle ITD com a descrição de qual bem se referia, embora esteja pago conforme DARJ, mas que não faz menção a qual bem.
Levei os docs ao cartório e eles pediram essa guia de controle, não servindo apenas a DARJ e certidão de pagamento do ITD.
Entrei com o requerimento na fazenda estadual via Sei e eles informaram que por ser um sistema antigo talvez eles n consigam imprimir uma segunda guia de controle com a descrição do bem ou dizer para qual bem foi pago aquele ITD. O que o senhor acha disso?
Dr. Estou em processo de inventário extrajudicial, sou filha única, todos os bens deixados foram declarados no inventário, sendo que um imovel foi vendido em vida, com o contrato pode o comprador pedir adjudicação compulsoria e solicitar baixa do inventário?
Excelente
Excelente video. Consulto qual o novo provimento , sistema ou código de normas que permite ao cartorio extrajudicial de rgi acessar por meio de chaves eletronicas acesso pelo sistema do TJRJ ao processo da carta de adjuticacao ou formal de partilha???
Excelenteeeee!!!1
maravilha de explicação.
Excelente explicação!
Eu amei,nossa como me ajudou
mas, vão recolher o ITCMD esse direitos possessorios?
Boa!
Excelente explicação,professor!
adjudicação é possível antes da partilha de bens do inventário com um herdeiro que possui uma cessão de direitos hereditarios?
Bom dia ! Meu nome é Wagner. Eu tenho uma sessão de direito hereditário, eu posso ir no cartório e pedir para registrar o imóvel ( terreno) em meu nome usado o adjudicação compulsória ?
Muito boa explicação mestre.....
Excelente!!
Nesses casos, quando o bem foi herdado do de cujos para a meeira via testamento cerrado, a meeira não registro e agora faleceu também, como ficaria esse bem com relação ao inventário da meeira ora de cujus/espólio? Pois haverá transmissão do direito possessório a ser partilhado entre os herdeiros e como ficaria a questão dessa regularização?
Excelente!
Bom dia Professor. Já é possível realizar o inventário extrajudicial, mesmo com um dos herdeiros sendo maior incapaz????
E quando trata-se de doação feita pela prefeitura sem registro?
E quando os imóveis estão todos construídos, sem habite -se, averbação das instruções, ou seja, só constam oficialmente como terrenos?
Boa tarde meus pais já são falecido ,minha mãe a 13 anos e meu pai 2.
Deixaram uma casa sem escritura só tem contrato de compra e venda.
Não consta nós atestados de óbito dos dois bens.
Como fazer para vender sem fazer escritura?
Boa tarde prof., tudo certo? Estou com um caso assim, foi concedido por meio de alvará judicial a escritura pública em favor do de cujus, porém, ficou pendente para registro. E agora estou fazendo o inventário para os herdeiros (filhos do de cujus), como faço para o espólio receber essa escritura pública? Porque aí eu iria protocolar no inventário, fazer a partilha e registrar no cartório de imóveis. Agradeço desde já. :D
Doutor e quem é o autor da herança ? E o Filho do primeiro casamento ou do segundo
Que aula maravilhosa ❤
Professor, uma
hipótese que exista quatro filhos , três filhos da
meeira e uma fora do casamento , só tem registro do terreno, se não averbar na matrícula a construção , a herdeira fora do casamento será prejudicada , por conta da má fé das
outras herdeiras que pagarão um valor a menor, o que fazer nesse caso ?
Simplesmente espetacular. Já assisti muitos vídeos do Dr. Jaylton Lopes. Ensina de forma simples, direta e sem enrolação..
Por favor preciso a posse do imovel do meu pai esta registrado no nome do meu pai
Um inďividuo invadiu fez um comodo e o advogafo mandpu uma
Notificação extrajudicial e o invasor foi la colocou um portão de ferro 3m.
O q fazer?😢
Em relação você comprar um bem e a pessoa faleceu e não foi feito o registro de imóvel e os herdeiros entram com inventário alegando que não estavam cientes que o pai tinha vendido e você compra paga para imobiliária paga os impostos e taxas e sua escritura publica que foi assinada com procuração cujo o dono faleceu como proceder se alegam que escritura publica assinada com procuração após a morte e nula ?se puder me dar uma orientação eu agradeço
Doutor me responda por favor, meu avô morreu deixou um documento de compra e venda nesse mês de abril o governo do Mato Grosso liberou os títulos dos imóveis do conjunto Cohab. meu tio se se lançou como inventariante recolheu as assinaturas da minha avó da minha mãe e dos meus tios, imóvel que possui 10 quitinetes. Acabou o inventário em 2015 ele nunca prestou contas. nem luz nem água nem IPTU. Houve fraudes em muitos documentos, minha avó possui 87 anos pouco lúcida. Minha mãe resolveu depois de muito aborrecimento tomar posse do imóvel que meu tio deixaria ir a leilão pagando a luz a água e o IPTU pois os outros herdeiros cada um recebeu sua fatia como meu tio bem quis. De Posse do contrato de compra e venda e todos os documentos quitados em nome de minha mãe como proceder agora? Obrigada aguardo resposta
Queria saber se é possível declarar adiantamento de legítima, do imóvel doado aos filhos do primeiro casamento, sem qualquer escritura ,documento de comprovação. Só há as contas de energia elétrica, que ainda estão no nome do pai . O terreno foi adquirido dos sogros, sem documentação alguma. Houve a separação e nada se falou desse imóvel, por não haver comprovação documental. A ex ficou na casa, sem pagar aluguel ao pai dos filhos e este ainda pagou pensão alimentícia.
Boa tarde Prof faço parte do inventário cujo os bens estão bem difíceis de partilhar, pois exite 10filhos e uma relação estável reconhecida pós morte do companheiro, os dois morreram,casal1
união universal de bens(oito filhos), e tem está companheira(viva) 2, que requereu a união estável, pergunto os bens adiquiriu com a união do casal 1 ,
companheira 2( dois filhos) muitos bens o cônjuge vendeu #e não partilhou com sua esposa 1(morta), pós separação de corpos( judicial)foi comprando outros imóveis com o valor da destas vendas# ,pois já convivendo com a outra pessoa2 qual teve os dois filhos.tem como rever os valores nunca partilhado com a sua esposa ,teve união universal EOS bens comprados traz o nome dela 1.
Faltou dizer outro tipo de irregularidade: bens imóveis sem matrícula alguma. Foi o que topei na minha cidade.
Espolio ajuiza usucapiao antes do inventario.
Gostei.. Só... se falar um pouco devagar.. mais lento ficará mais Show!!
Não foi feito o inventário.
Excelente!