Eu gostaria de agradecer pelo podcast! Só quem passa pelo transtorno sabe o quanto é difícil. Fui diagnosticada na fase adulta, por volta dos 22 anos. Embora fosse ótima aluna, muitas coisas da ausência de diagnóstico me fizeram sofrer bastante: insônia ao ponto de passar mal e ter lapso de memória, não conseguir ouvir e escrever, demora auditiva para assimilar o que ouvia. Somente no final da faculdade procurei ajuda e comecei o tratamento. Fiz mestrado e passei por essa síndrome do impostor, pois, não a mesma rapidez das outras pessoas. O que foi dito da terapia é sensacional, mudou minha vida. Uma vez que a ritalina piorava a insônia e minha comorbidade principal é a ansiedade desde criança! Ganhei qualidade de vida com o tratamento correto (medicamentoso e terapia). Não sei quem precisa ler, mas, somos mais que um diagnóstico. Vamos fazer nossa parte corretamente, ouvir os profissionais e adaptar o que for necessário. Lá se foram 8 anos desde o diagnóstico, mas, teria sofrido menos se tivesse sido antes.
@@dialetoartesvisuais504 eu entendo perfeitamente. Passei por dificuldades financeiras um tempo e suspendi os ansiolíticos. Parecia abstinência. Misericórdia. Eu não rendia nada em lugar nenhum. Só a fé que me ajudou a suportar até retornar. Meu esquecimento é surreal. Eu desejo que as portas de um ótimo se abram pra vc e tudo fique bem! Coragem, parabéns pela força! Não desista.
@@raianelima9364 Raiane, você citou no seu comentário que o uso da ritalina acabava te afetando de forma relativamente negativa, mas que com o tratamento correto de terapia e medicamentos, conseguiu diminuir bastante os pontos negativos. Hoje você faz uso de qual medicamento? Eu tenho feito terapia a mais de um ano e também uso ritalina, mas sinto que já não faz efeito nenhum em mim (e relaxa! Sei que não é psicologa ou algo assim, só queria ouvir sua experiência hehe)
@@Zornoghe Isso. Cada organismo reage de uma maneira e pra mim não fez bem. Minha conduta medicamentosa é outra e vamos seguindo cada dia conforme a necessidade. Sucesso!
Amigo, eu comecei a lutar contra essa sombra mais recentemente (de 3 anos pra cá) mas ainda me sinto muito perdido, muito por ainda não ter o diagnóstico pois fiz algumas escolhas erradas nesse caminho. Você tem alguma dica?
@@rafaelgino opa, relaxa. Acho que eu começaria com psiquiatra e psicólogo. Eu tô tomando bupropiona, que tem ajudado bastante, e o médico me passou antes do diagnóstico...
Eu fui psicóloga do SUS e a partir dos atendimentos de crianças com TDAH escrevi o livro infantil JOÃO AGITADÃO com mensagem otimista para essas crianças. Visa contribuir para ajudar a elevar a autoestima.
@@KamenRider82 sou a mais lenta da equipe, faço várias coisas ao mesmo tempo e ficam pendentes, e aprendo diferente de todos os demais. Meu cérebro parece que que faz as coisas ao contrário.
Também descobri aos 40. Agora completando 43 anos e ainda estou tentando me libertar. Tenho dificuldade para entender as coisas. Mas depois que entendo parece que consigo dominar o assunto. Também sinto que sou diferente. Não gosto de trabalho monótono, fico entediado. Sou muito detalhista o que atrapalha meu desempenho. Já mudei de profissão umas 6 vezes.
@@shirleyoliveira4452 fala se em hiperatividade, mas sou calmo e tranquilo. Por isso nunca associei meus hábitos com a TDAH. Mas tem a questão da impulsividade. Daí entendi por que as vezes trabalhava 30 dias num mês e nunca pegava mais que 10 dias por ano de ferias. Não gostava de parar de trabalhar. Gostava muito do que fazia , mas já estava ficando doente. Nesse ano fiz diferente. Pela primeira vez , vou tentar mudar minha qualidade de vida. Já comecei por pegar 30 dias de férias , já que trabalho por conta, e fazendo uma viagem pela Argentina. Vamos ver na volta. Continuar lutando e torcendo para todos conseguirmos nos adaptar e tirar o melhor das nossas qualidades, né?
Acho curioso que nós sentimos alívio, quase felicidade de ter recebido o diagnóstico. Viver perdido achando que é burrice, incapacidade, força de vontade, é muito horrível. Tentar disfarçar o tempo todo para não receber chacota, é cansativo tmb.
Autoconhecimento é a melhor coisa do mundo. É muito gratificante perceber que você não é um indivíduo "comum(neurotípico)" com "defeito de fábrica", mas um ser humano "incomum(neuroatípico)" em pleno funcionamento de suas próprias capacidades.
Me identifiquei muito com o seu comentário, pois muita coisa mudou na minha vida depois que comecei meu autoconhecimento para entender os conflitos internos!
@@jeycebatista2773 avaliação neuropsicológica. Fiz a minha no instituto do cérebro em SP. Sai por volta de 2k e dura algumas semanas. Recomendo esse lugar, ótimos profissionais! Mas devem existir outras maneiras tb...
O choro é livre, é difícil entender agora o porque você sempre foi excluída, reclamada, chamada atenção em público, amar estudar mas perder esse prazer por simplesmente não entender nada do conteúdo, ou entender e esquecer em questões de segundos, estudar para as provas mas tirar notas péssimas...enfim... Obrigada pelo conteúdo tão rico e proveitoso...
Tenho todos os sintomas... E simplesmente fui diagnosticada com 31 anos de idade...o meu caso é muito peculiar... Não consegui me formar e estou há 10 anos... Na UFBA... Vi que tinha algo errado.. não me concentro, a mente não fica em lugar nenhum.. não me relaciono bem, não consigo tirar carteira de motorista.. não consegui fazer nada mesmo😔, na infância não conseguia aprender... Sempre respondo antes de ouvir a resposta... É complicado de mais... Ainda tem médicos que ignora dizendo que a criança não gosta de estudar e tudo é TDAH 😔 isso é muito triste...
@@bionaturalista não deixe passar mais tempo, procure um especialista, ele vai fazer testes e diagnósticar de acordo com os prejuízos e transtornos que a dificuldade de atenção lhe causa.🤗😊
Amiga, Tenho 25 anos, eu acho q tenho isso de TDAH tbm, tudo pra mim é mais difícil de aprender! é uma demora absurda pra conseguir aprender alguma coisa
Depois de uma vida inteira sem entender muitas atitudes... Alguns comportamentos... Inúmeras explosões de impulsividade.... Passar por 5 faculdades.. maioria das vezes entre os primeiros colocados... Sendo sempre um dos melhores alunos.. nunca terminava... perder pessoas extraordinárias.. q amava.. e q fazem falta até hj .. passar por vários psicólogos .. psiquiatras.... Começa fazer sentido muita coisa.. agradeço minha atual psicóloga.. que junto comigo estamos chegando ao diagnóstico de TDAH.. .. e lendo um livro da escritora Ana Beatriz Barbosa, "Mentes inquietas", começo a entender muitas coisas.. e hj aos 35 anos .. meio perdido ainda na vida.... Pelo menos começo a me perdoar por todos os equívocos.. erros... Prejuízos financeiros e emocionais... E consigo agora ter esperanças de tentar aprender a viver com esse transtorno..... tendo uma melhor qualidade de vida.... Ótimo podcast.. meus parabéns aos autores...
Caramba Lucas, lendo seu POST, vi que aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Tive meu diagnóstico agora em Junho, estou na terapia e iniciando meu tratamento. Um forte abraço e tudo de bom pra você.
A impulsividade compromete muito a minha vida social. Sofri a vida inteira e só fui diagnosticada recentemente com 45 anos, mas foi libertador e a partir de agora com terapia e medicação prete ndo evoluir 🙏🙌
Trabalhando em casa, senti uma piora na atenção... Perdendo muito a chave de casa, descendo para a cozinha e não lembrando o que fui fazer. As vezes acho que é algo relacionado a alzheimer... Mas sei que na verdade é o turbilhão de pensamentos desconexos de uma vez só. Tomo ri talina a mais de 10 anos... Com várias pausas, tentando equilibrar com exercício físico e alimentação com baixa quantidade de carboidrato.. cheguei a tomar venvanse que foi muito bom, mas o valor é um absurdo a minha realidade. Preciso ter folhas impressas em casa para fazer os procedimentos corretos... Chave no chaveiro, carteira de documentos na gaveta etc... Agora, instalei o trello para organização pessoal. Acho muito difícil ter apenas tdah e não ter comorbidades. Consegui fazer o superior e trabalho a mais de 8 anos em uma boa empresa... Sinto que sou vitorioso quando paro e olho para o histórico da minha vida... Mas o stress é muito grande. Porque o medicamento é tão caro gente. Isto é muito ruim.
Também estou tomando o Venvanse, não consigo comparar com a Ritalina por não ter experiência com ela. Mas uma coisa que meu médico tem feito para aliviar o valor do tratamento é receitado o de 70mg e eu divido as cápsulas para dois dias. Ficando uma dose de 35mg e com valor absurdamente menor que a caixa de 30mg que é a dose mínima e usei logo quando comecei o tratamento em 2018. As farmácias de manipulação fazem essa divisão de forma mais precisa, porém tenho feito em casa mesmo e tem dado certo. Mas acho que ainda vou tentar fazer em uma farmácia de confiança, seria o mais adequado. Porém o médico precisa te dar uma receita com essa solicitação para a farmácia aceitar fazer essa divisão. Caiu pela metade o valor do tratamento. Até pq, quem tem TDAH dificilmente terá somente ele, então o tratamento tem outros custos e outros medicamentos. Espero ter ajudado.
Sou psicóloga e fiz terapia desde os meus 23 anos. Porém, só consegui o diagnóstico de TDAH aos 51 anos. Tive problemas graves com uso de álcool (hoje eu sei que era a baixa de dopamina do TDAH). Muitos problemas com impulsivdade e com o excesso de pensamentos (hiperatividade mental). O diagnóstico na menina é mais difícil do que no menino. Pois a hiperatividade é mental na maioria das vezes (excesso de pensamentos) e não comportamental. Hoje eu busco divulgar essa dificuldade de diagnóstico nas meninas e as mulheres adultos. Gostaria que os médicos psiquiatras fizessem essa diferença do menino e da menina, da mulher adulta e do homem adulto com TDAH. Já atendi inúmeros adultos que, assim como eu, não foram diagnosticados. Adultos que chegam com muito sofrimento, vidas destruídas por falta de diagnóstico. Vou seguir trabalhando para divulgar a importância do diagnóstico de TDAH nos adultos. Pois, o TDAH pode ser responsável por inúmeros sofrimentos, abuso de álcool e drogas, divórcios, irritabilidade, baixa autoestima, depressão e muitooooooos outros problemas graves... até o suicídio. Gostaria de ter um espaço com um alcance amplo para conversar sobre esse assunto. Meu nome é Ana Paula Ricarte. CRP 10.635 1° região DF. Tel. (61) 992120033.
Devido a tudo isso q vc relatou, penso que nosso transtorno deve fazer parte do rol de doenças de pcds para termos leis e um melhor suporte, desde o diagnóstico e medicamento até tratamentos
Parabéns pelo seu comentário. Estou com 62 anos de idade. Meu desempenho escolar foi péssimo. A minha professora comentou com minha mãe que eu tinha problemas de cordenação motora. Eu me culpei a vida inteira. Tive muitos problemas no trabalha. Eu era uma pessoa sem rumo. Vou procurar um profissional pra saber se tenho TDAH. Tenho todos os sintomas.
Assisti o vídeo chorando porque muito coisas fez sentido pra mim, amanhã tenho minha primeira avaliação psicológica buscar ajuda para conseguir me inserir no convívio social pois tenho muitas dificuldades…
Meu Deus 😭 apanhei na escola aos 9 anos de idade, não conseguia aprender, hoje só 62 anos de idade, vim descobrir. Era uma criança com medo da professora, e ficava igual uma parasita com medo da professora 😭mas ninguém conhecia esse diagnóstico.
eu tenho meu filho de 10 anos, desde os 6 anos correndo atras para melhorar a vida dele! me dói muito ele ser excluido pela sociedade por nao entender ele...
Sobre a questão da dificuldade de aprender das crianças, tem que tomar cuidado com a questão do hiperfoco, muitas vezes a criança com TDAH tem hiperfoco em determinado assunto e o efeito é o oposto, ao invés de ter dificuldade no aprendizado, aprende absurdamente bem esse assunto específico, e isso pode gerar a confusão de achar que acriança não tem a neuroatipicidade por ter essa característica.
No momento que virei adulta percebi que tem possibilidade de eu ter TDAH a vida toda, apanhava tanto em casa, porque ninguém entende uma criança agitada. Hoje adulta sei controlar algumas coisas, mas sei dos meus esforços até para ler um simples livro. Este Dr foi muito esclarecedor...
Extremamente importante! Quem suspeita deve procurar ajuda, pois faz total diferença, fui diagnosticada com 19 anos, depois de passar por 4 psicólogos(tratamentos que abandonava) e nenhum me ajudou entender as dificuldades que impediam de estar presente na escola e socialmente, trabalhos incompletos, inconsistência em várias áreas, esquecimento de coisas importantes... desde a infância. Mas fui no psiquiatra e com o diagnóstico e a medicação minha vida está outra, hoje me entendo e não me julgo mais. Busquem ajuda! Autoconhecimento muda
Tenho 38 anos e enfim tive meu diagnóstico confirmado há 1 semana. Ainda estou em fase de teste pra ver o nível mas o Neuropsicólogo já confirmou que há o déficit. Sempre me senti diferente das outras pessoas mas na minha época não se falava nisso. Desconfiei depois que meu irmão mais novo foi diagnosticado (ele é 18 anos mais novo que eu). Então tem uns 2 anos que desconfiava que eu tinha. Enfim, deu certo de fazer o teste esse ano e me sinto aliviada pois sei que não sou burra (um sentimento que que dá em vários momentos). Agora é aguardar terminar os testes e seguir para um tratamento. Muito bom o podcast.
Tenho 33 anos e vivi com TDAH e não sabia, foi uma vida muito difícil em todos os sentidos principalmente na organização, educação e financeira também.. Ano passado conversando com minha irmã ela lembrou que na infância haviam diagnosticado com Defit de Atenção, porém não ouve tratamento e hoje a minha vida é uma confusão, e estou atrás do tratamento porém do pelo SUS e aqui em São José dos Pinhais no Paraná está um caos eles acham que não é algo de urgência e ficam empurrando e querem dar remédio para depressão e nada resolve...
Desde criança sempre me achei diferente das demais pelo fato da grande dificuldade que tinha na escola e por ser muito bagunceira nas aulas. Começava diversas coisas com grande entusiasmo mas não terminava nada. Na adolescência além dos sintomas anteriores minha impulsividade ficou muito mais aflorada. Minha primeira conquista foi eu me formar na faculdade. Confesso que tinha muito medo de ser mais uma coisa que não irá concluir. Eu no trabalho era muito desorganizada e claro, era a pessoa que saia muito mais tarde para dar conta das minhas atividades. Sempre me perguntei, “o que tenho de errado?”. Um dia, vendo uma reportagem, de pessoas relatando experiências e dificuldades muito semelhantes as minhas foram diagnosticadas com tdha e com a ajuda de especialistas suas vidas foram transformadas. Isso me encheu de esperança. Busquei um psiquiatra especialista e fui diagnosticada com o grau muito alto de dtha. Hoje faço uso de medicação e posso dizer que a minha vida melhorou muito!
Minha filha foi diagnosticada aos 7 anos, foi na escola que ficou mais evidente, ela tem também disgrafia, para ajudar, ela faz o atendimento com psicopedagoga, psicóloga e agora vamos trocar para uma escola particular inclusiva, com alguns métodos para ajudar a criança, ela usa Ritalina para estudar, ajudou bastante, mas temos um longo caminho pela frente...o tdah dela tem a predominância na desatenção.
Estou feliz por ter encontrado este assunto, o qual eu não conhecia. Me identifiquei com o problema sugerido no vídeo para quem sofre de TDAH. Desde o ensino fundamental e médio vivi me esforçando ao máximo para passar nas matérias. Viajava durante as aulas e as exatas já foram responsáveis por reprovação do ano letivo. Sempre fui estabanado e tinha dificuldade para atentar aos detalhes. Memória fraca, esquecia de tudo, e quantas vezes as pessoas me falavam que já tinha falado sobre "aquele" assunto. 2 relacionamentos perdidos, muitas páginas lidas e relidas e agora novamente tentando fazer a faculdade... Me sinto estagnado. Às vezes tenho ápice no ânimo para vencer na vida, porém rapidamente desisto de tudo. Faço planos mirabolantes, porém logo vão por água abaixo... Esse sou eu... Estou lutando contra isso. No último ano percebi uma melhora grande em minhas emoções e até corporal após passar a exercer atividades físicas e melhorar a minha alimentação. Porém nos últimos 7 meses, após ter conseguido inclusive banir o açúcar da minha dieta, voltei a minha vida de excessos alimentares e atividades físicas esporádicas... Resultado, Memória péssima, baixa estima e dificuldade em me concentrar. Estarei voltando a melhorar alimentação e praticar exercícios. Estarei postando os resultados no meu canal do UA-cam Jota Azeredo e em meu o J.azrd.
Venho tentando há anos um diagnóstico para o TDAH. O neurologista da minha cidade simplesmente cagou pra mim. Disse que não tem "nada a ver". E mandou que eu continuasse com meu antidepressivo (escitalopram) que ele já resolveria meu problema. Ninguém liga para o que a gente sente. Eu vivo atormentado por isso. Tenho todas as características de uma pessoa com TDAH. Desde a infância, passei por muita dificuldade de aprendizado. Isso atrapalha até a minha vida profissional.
Tenta ir em um psicologo especialista em TDAH, foi o que fiz em 2011 quando suspeitei, fiz 10 sessões e ela fez o relatório aí não tem com um médico negar. Muito dificilmente um neurologista ou psiquiatra dará o diagnóstico sem esse relatório, inclusive indico mais o psiquiatra para esse fim. Caso você não queria ir em um psicólogo, queira tentar direito com médico, o psiquiatra é sempre mais atento a essas questões.
Procura um outro profissional; infelizmente até hoje em dia é comum médicos não entenderem TDAH e acharem que é depressão, ansiedade ou até "preguiça". Esses dias até pela internet você consegue consulta.
A situação da amiga do ticket é a minha, cada vez que alguém me chama ou me liga eu acho que esqueci alguma coisa, ou fiz algo de errado. Fui diagnosticada com TDAH com 33 anos. Obrigada por esse podcast
Também demorei muito… mas no meu caso é pq eu fui ouvindo e fazendo anotações kkkkk.. entrei há 3 semanas com uma psicóloga nova e ela nem me conhece direito e já apontou que talvez eu tenha TDAH. To aqui p tentar entender do que se trata, pq nunca parei p ler nada a respeito. Às vzs concordo, às vzs discordo.. se eu tiver deve ser um grau leve ou apenas traços mesmo
A moça do bilhete, tão eu!!! Eu amei está conversa. E realmente dentro do SUS, não é fácil. Eu passei com um neurologista do SUS, passei todo o meu relatório e para ele eu tenho apenas estresse e ansiedade. Já o psicólogo, que também é do SUS, disse que com tudo o que já passei e ainda passo, por ser tão distraída que é óbvio que eu tenho que ser estressada e ansiosa. Vou passar por outra neuro, agora pelo plano. Espero que com ela realmente eu consiga algo que tenha mais clareza
Tem que falar mais sobre este assunto, pois na vida diária, as pessoas que convivem com o TDAH está mais disposta a criticar do que compreender. É um assunto muito pouco falado, principalmente em adultos e não é fácil p quem tem o problema (preconceito). Além do mais, um bom tratamento com medicação e terapia que dê resultado, é muito CARO. VAMOS ESTENDER ESSE ASSUNTO.
@@elainefuganholi8813 nem fala... uma vida inteira sendo taxada de lerda, enrolada, relaxada. Era tanta gente falando a mesma coisa na escola, na faculdade, no trabalho q passei a acreditar. Foi um alívio ter o diagnóstico de TDAH depois de adulta e saber q as coisas q eu passo tem uma explicação.
@@NMTDAH as fórmula são muito particulares por depender da história e do emocional de cada pessoa, mas exemplo, sempre incluo o Clematis na receita que é um que me ajuda a ter foco!!!☺️😉
Eu tenho TDAH com sintomas muito intensos que realmente dificultam a vida, principalmente no trabalho, onde eu sempre sofri bullying. Tudo isso porque minha mãe era extremamente violenta comigo desde cedo.
Obrigada por abordar o assunto! É MUITO importante que os profissionais da saúde brasileiros compreendam melhor o transtorno pois é muito difícil obter diagnóstico e tratamento corretos.
Ótimo tema e desenvolvimento do assunto. 👏🏻 Sou psicóloga e estou me especializando em Terapia Cognitivo Comportamental. Esse esclarecimento é importante para que as pessoas procurem tratamento adequado e busquem avaliação caso desconfiem do diagnóstico, mesmo na idade adulta.
Eu choreii me lembrei eu com a chave do portão de casa esta semana, deixei no portão do lado de fora enquanto toda casa ficou aberta, somente pq fiz uma coisa fora da rotina q foi passear com o cachorro ao mesmo tempo q ia levar minha filha a escola no caminho de volta fiquei procurando a chave na rua ou achando q tivesse colocado na mochila da minha filha, qd cheguei em casa meu marido tinha chegado antes e achou td estranho e eu me senti mt mal, mas aliviada pq Deus cuida de mim o tempo todo tenho 34 anos mas desde de a infância sempre foi mt difícil, mas aqui estou eu me aceitando e agora fazendo as pessoas aceitarem a minha filha ela esta para o lado hiperativo diferente de mim q sou introspectiva... uma benção estamos vivendo e aprendendo literalmente uma com a outra o equilíbrio de viver🙌🙏
Vejo que também é nescessário a presença do professor de Educação Física na equipe Multiprofissional, pois é importantíssimo para o desenvolvimento motor e cognitivo, visto que a prática de Atividades físicas melhora o foco e atenção, por causa da liberação dos neurotransmissores.
Amei! O dia que nossa escolas poder proporcionar esses conhecimentos através palestras, etc. Para professores, país, etc. Tudo ficará mais em evidências. Muitos professores buscam em youtube, porém ñ é o suficiente. O conhecimento é tudo é faz a diferença. Parabéns Dráuzio. Obrigada.
Eu digito tudo pra não perder as informações, nunca fui atrás de saber se tenho tdha. mais acredito que sim porque quando sou pressionada por algo eu esqueço completamente de tudo se não anotar, quando criança eu chorava porque não aprendia as coisas com facilidade mais quando aprendo sai de perto.
Excelente entrevista e um Médico Psiquiatra acima de tudo humano, voltado para caminhos de real ajuda, empatia, convidando outras áreas a participarem. Fico muito feliz em saber que há médicos com esta formação.
Gostei muito deste médico. Competente, explica de modo simples e compreensível contextos complexos. Drausio por sua vez fazendo as perguntas certeiras. Ótimo, muito instrutiva esta entrevista. Obrigada!
Eu tenho dificuldade em aprender ou prestar atenção em algo que eu não tenho interesse e isso me atrapalha muito. Mas coisas que eu gosto e assuntos que eu me interesso aí a minha atenção é total.
Tô vendo esse vídeo 01:40 da manhã e estou chorando pois acho que meu filho tem TDAH a professora dele pediu pra leva ele no médico e ele tem vários sintomas 😞 mais só agora eu tô abrindo os olhos mais estou tão triste pois ele e um filho tão bom gente não quero que ele sofra com isso 😭😭😭
Vai ficar tudo bem, Julia. Você já descobriu isso na infância! Olha só que positivo! Meus pais não sabiam nem que TDAH existia - até hoje não entendem o que é muito bem, na verdade. Kk Você vai conseguir ajudar bastante ele, porque já descobriu. Fica tranquila.
saiba que seu filho funciona diferente, as pessoas sofrem independente de qualquer coisa, posso falar tenho TDAH e dislexia e tenho 39 anos, sei o que é isso, os TDAH tem capacidades diversas, saiba explorar o melhor dele, eu por exemplo, ganhei vaga para o brasileiro e mundial de artes marciais, ganhei também o mundial de inventores, TDAH não são retardados, só explore o TDAH, opinião!!! ponha no esporte!!! o que ele gostar, se for artes marciais, e ele chegar em casa arrebentado, acredite, ele vai chegar rindo!!! caso ele goste do esporte.
Graças a Deus que vcs estão descobrindo agora, meu filho só teve diagnóstico depois que entrou na faculdade, bem depois… aos 26 anos. O que o levou a descobrir? Dificuldade de aprendizagem na faculdade, falta de foco… cansaço excessivo, sempre teve dificuldade pra dormir. Depois que ele foi diagnosticado ele chegou em mim e disse: -Mãe, vc precisa fazer avaliação também, você tem TDAH. Fiquei sei lá… bom, na vdd sempre achei que tinha alguma coisa, me sentia “fora da casinha” mas nunca fui atrás. Resolvi fazer a avaliação e deu resultado positivo com dois psiquiatras. Foi libertador saber que sou neuroatipica. Sempre fui desorganizada e me culpava muito por isso… muita coisa… foi realmente libertador o diagnóstico. Cuidem dos filhos de vocês, e acredite, com tratamento certo eles podem ter uma vida normal, só somos um pouquinho diferentes dos demais, mas sentimos tudo igual ou com Mais intensidade até que as demais pessoas, amamos, ficamos tristes, temos sucessos e fracassos, como também os típicos tem, mas numa proporção muito maior… infelizmente…mas Deus é maravilhoso e nos ajuda a aprender a lidar contudo isso. Seus filhos podem tudo que quiserem, vão ter dificuldades, claro que sim, mas muitas vezes as dificuldades nos impulsiona a lutar. Com muita oração e estudo eu consegui passar em vários concursos. Ser TDAH não significa que não vai conseguir realizar os sonhos. Pode sim, mas precisa de apoio familiar.
A vida do TDAH não é nada fácil. Eu sofro muitas críticas por pessoas da minha família que não sabe o que tenho, mais eu deixei de me preocupar com esses tipos de pessoas que não que não me evolui em nada. Vivo a minha vida do jeito que acho que é melhor pra mim, vou no meu médico Neurologista e psiquiatra eu só ligo para o que eles me falam, faço meu tratamento com medicamentos, uso quando sinto que é necessário. Eu cansei de pessoas críticas, não sou obrigada conviver com quem acha que incômodo ou que tenho que ser o que elas querem. Gosta de mim! Beleza eu sou assim… me aceitem se quiserem, ninguém também não é obrigada viver comigo. É muito mais fácil criticar do que quererem ajudar. A maioria das pessoas são mesquinhas e acham que são perfeitas. Eu não faço nada para agradar ninguém, se me sinto bem e feliz isso pra mim é o que importa. Que me achem louca…. Ou seja lá o que for, eu vivo intensamente. Quem quiser gostar de mim tem que me aceitar do jeito que realmente sou. Não vou viver 24 horas dopada de medicamentos pra ninguém ter que achar que sou certinha é que faço tudo certinho. Só digo uma coisa que procurar tratamento com a pessoa certa é muito eficaz e saber o que realmente temos é um peso a menos. Mais jamais sejam escravos de medicamentos por conta do que vão pensar de você. Use somente quando for necessário mesmooo. Sejam! Felizes Bjs😘
O que mais me incomoda é o deboche dos colegas de trabalho me chamando de doida. E são professores de ensino público. Os mesmos que vão ensinar as crianças com transtornos. Isso me deixa muito revoltada!!
Falaram pouco das meninas. Muitas vezes elas não tem hiperatividade. Infelizmente descobri com 47 anos. Nunca fui uma aluna ruim, mas sempre fui chamada de avoada, começa e não termina… O que realmente caracteriza o TDA é a quantidade de pensamentos. São super inteligentes e criativos.
Socorro! Eu tenho TDAH levantaram uma suspeita em mim e eu acabei descobrindo que não sou autista, mas sim TDAH. Descobri aos 55 anos depois de sofrer tanto. Eu só preciso do diagnóstico, sou estudante de mestrado e só agora descobri. Me ajudem
EU TENHO 50 ANOS E ESTOU ME IDENTIFICANDO COM AS CARACTERISTICAS DE TDH, CONCLUI O METSRADO RECENTEMENTE. VOU ESTA SEMANA AGENDAR COM NEUROLOGISTA PARA CONFIRMAR ESTA SUSPEITA.
Eu sou um dos adultos que não foram diagnosticados na infância. O dr. Daniel descreveu exatamente tudo que vivenciei e como me senti a vida toda. Estou esperando a fila da clínica andar pra fazer os exames que irão diagnosticar se tenho mesmo TDAH, mas tenho certeza de que tenho. Obrigada por esse vídeo tão esclarecedor.
Meu professor de matemática no ensino médio quem notou. Naquela época não havia muita instrução mas por sorte comecei a estudar música onde me ajudou muito. Tudo indica que meu filho é Tdah tbm. Na minha família há várias pessoas com TEA ( variam de leve até casos mais delicados), dentre eles um sobrinho com atraso na fala e um primo que teve o diagnóstico e tratamento adequado está progredindo bastante.
Tenho tdh ,e muito difícil Mas não e impossível não! Com tratamento certinho, psicoterapia dá certo ! As vezes tou no mundo, da Lua , falo rapido demais , sou muito criativa, Oque não podemos e desistir !
Meu filho foi diagnosticado com 4 anos (hoje ele tem 24). Na época passei por 3 neuropediatras que disseram que era falta de atividades. Na época ele fazia natação 3x por semana (à tarde) estudava ( não copiava nada nem fazia trabalho nenhum,mas comparecia à escola); à noite 2 x por semana fazia jiu jitsu. E aos sábados pela manhã futebol. No último médico que me falou isso, pedi então que ele me prescrevesse um calmante,pois quem estava surtando era eu. Por fim me indicaram um neuropediatra que me entregou 3 questionários (1 para a escola, 1 para a família e 1 para a psicóloga). Com 6 atendimentos a psicóloga, a escola e nós chegamos à mesma conclusão. Aos 7 anos ele começou a usar ritalina. Posso dizer que a vida dele se resume a antes e depois da medicação. Aos 15 anos ele decidiu POR CONTA PRÓPRIA decidiu parar de usar. E não quis tentar mais nada. Entrou na FAETEC/RJ por sorteio e a Coordenadora Pedagógica recebeu sinalizações dos professores sobre os sintomas e meu filho passou a ser tratado de forma adequada. Enfim. Atualmente, com 24 anos, já fez avaliação neuropsicológica, mas não encontrou nenhum neuro que quer prescrever medicações. E está cada vez pior. Meu nome é Ana Lúcia Murta
É preciso mais formação para professores nessa área de tdah, pois as crianças sofrem pela falta de compreensão desse transtorno. Sou mãe e sempre compro maior briga nas escolas para que meu filho seja respeitado na sua diversidade. Criança inquieta, impulsiva nem sempre é mau educação, precisa de direcionamento e regras claras.
Não brigue na escola, o respeito deve ser para todos, n somente p crianças com TDH. Seja parceira das pessoas que cuidam do seu filho, ele precisa de estímulos e regras como qualquer outra criança.
Querido Dráuzio, eu sempre senti a mim mesma, com memória muito forte e excelente em brincadeiras, eu gosto da moral da história, dízias e do evangelho, além de achar a mim mesma excelente em matemática
To descobrindo agora só sei chorar ,to sofrendo tanto por tudo que passei,sei que parece drama mais ta doendo tanto olhar pra trás e pensar a então era isso 😪😥
já faz uns 5 minutos que abri esse vídeo,,,ainda tô no minuto 1:26.... Já pausei, li comentários, abri outras abas, quase comecei pesquisar outras coisas...voltei pro video, lembrei que queria vê-lo e agora to aqui, comentando...com ele pausado ainda no 1:26.... Aff
A falta de atendimento pelo sus é horrível, meu filho usa as medicação, mas atendimento com a equipe multidisciplinar não tem, a psicopedagoga teve a coragem de me dizer que estão priorizando as crianças com autismo, foi muito triste ouvir esse descaso.
Essa é minha história, nunca fui diagnosticado oficialmente, mas sofro com todos sintomas desde criança.... hoje com 45 anos, ainda teho muita dificuldade para me concentrar em uma atividade só.
Oi, eu sou o Goku. Drauzio sempre acompanho o senhor aqui do planeta Vegeta e te acho um espelho de um ser humano sensato e ponderado. Acho que tenho Tdah e sempre que eu ficava estressado soltava Kamehameha. Estou me esforçando para não ficar stressado fazendo bem feito as coisas que eu posso fazer pontualmente, me preocupando com a execução e não dando atenção ao resultado afinal o resultado depende apenas da execução. Se você quer ter uma vida longe da ansiedade preocupe-se com a execução bem feita e pontual, lembre-se disso humano. Um abraço Drauzio!!
Quero agradecer ao Dr. Drauzio Varella, pois graças à série sobre TDAH no Fantástico consegui entender que o que meu filho tem é TDAH, só que ele tem tb TDO. O médico dele não dá um nome, e o psicólogo diz que não trabalha com nomenclaturas, porém ao assistir o programa vi muito do meu filho lá. Agora posso ler e pesquisar para ajudá-lo. Aliás, se alguém souber de algum grupo de pais de filhos tdah/tdo, estou à procura.
Vi descobri muitas características no meu comportamento e na minha vida e descobri no vídeo de Dr Ana Beatriz Barbosa, e muito importante o diagnóstico porque sofri ao longo da minha vida que não sabia que eu tenho.
Eu faço EAD e faço pequenas pausas e faço resumos do que eu li, vejo vídeos dos assuntos mais difíceis para o meu entendimento. Organizar a rotina é necessário
Torço para que as pessoas mais humildes consigam esse tratamento de forma gratuita!! Eu felizmente tenho condições de me tratar desse mau que me assolou e assola a vida a toda!! Nós iremos vencer!!! Fui diagnosticado somente após os 30 anos!!
@@alexandraoficial857Lexapro 20mg (Oxalato de Escitalopram) para depressão/pânico e ansiedade. E Ritalina LA 40mg (Metilfeinato) para o TDAH. Mas também temos que praticar atividades físicas, ter boa alimentação e dormir bem também ajuda muito.
Eu fui diagnosticada quando tinha meus 9 anos, mas minha mãe nunca entendeu o que era, passei a vida como a garota problemática, com paciência 0, agora na fase adulta fui diagnosticada novamente e comecei a me tratar agora, passei a vida me achando estranha e deslocada, e não entendia porque eu era perdida em tudo que eu fazia, agora que sei meu coração aliviou, sei que não tem cura, é algo que nasceu comigo mas que posso controlar com remédios e psicoterapia, e pra dizer a verdade estou ansiosa para tomar ritalina porque eu quero saber qual é a sensação de se concentrar, já que minha concentração é afetada demais, minha médica mandou eu fazer o exame cardíaco primeiro.
Boa noite! Meu neto foi diagnosticado com Tdha e dislexia tem 8 anos e ainda não sabe ler. A professora solicitou um relatório sobre o diagnóstico dele para pedir reforço na sala de aula . Porém infelizmente o município não pode designar um auxiliar para ajuda lo ! Fiquei triste pq não depende dela e sim da secretaria de educação !
Eles podem e devem, meu irmão tem dislexia e eu TDAH e nos dois temos direito de sala separada e tempo a mais pra prova, o meu irmão tem direito a calculadora em algumas questões e a um leitor, ta na lei e eles tem que cumprir n desiste não e dificil e sempre vao negligenciar e achar que o diagnostico ta desatualizado sendo que e genético
Eu tenho ambos e cheguei a gerente...o que nao nos mata nos faz mais forte. Agora tudo está na internet veja videos de fonoaudiologos para ensinar a ler crianças..
Diagnóstico aos 18 anos, tomo Venvanse, o remédio me ajudou bastante mas é uma luta árdua viver com isso, fora o remédio caro , terapias, adaptar a uma rotina onde seus prazos nos trabalhos e nos estudos tem que ser seguido a risca , a falta de foco te atrapalha, manter a atenção não é fácil, fora as situações cotidianas, eu mesmo já achei que tivessem roubado meu carro, quando na verdade, eu apenas tinha esquecido onde eu havia estacionado...
Eu percebi nesse vídeo que sempre fui mal interpretada. Já passei por vários psicólogos, terapias, hipnose, etc e infelizmente só o que consegui foi psiquiatras me "atolando" de remédios que quase me fizeram babar, pois no sus tudo que receitaram foi remédio para ansiedade. Já passei dos 40 anos e também não consegui concluir minha faculdade e os cursos que iniciei nunca consegui concluir. Resultado: sem formação nenhuma, distraída, agitada não consigo me fixar no trabalho e nem realizar alguma atividade, pois quero fazer tudo ao mesmo tempo e no fim do dia não conclui nada. É um ciclo sem fim que só me deixa cada dia mais frustrada e decepcionada comigo mesma😢
Agradeço a você Drauzio pelo trabalho de divulgação científica que você faz de forma brilhante, acessível, gratuita e utilizando linguagem mais simples potencializando a disseminação do conhecimento e quebrando preconceitos. Só a opinião de um eterno estudante que te admira por toda trajetória e luta humanitária.
fiz terapia por uns 2 anos e meio no passado e voltei há alguns meses, minha psicóloga me encaminhou pois acha que tenho e vou para a psiquiatra em busca do diagnóstico... só a terapia já me ajuda mas não é suficiente, eu e minha terapeuta estamos de mãos atadas para a continuidade da terapia, esperamos ter respostas para as minhas dificuldades e assim conseguir ter mais ferramentas para a terapia e melhorar a qualidade de vida
Esqueça os outros,foque no seu filho. Meu filho tem TDAH ,a vida toda diagnosticada erroneamente. Aos 34 foi diagnosticado com TDAH é ainda tem gente dizendo que ele é relaxado...
Eu tenho 49 anos e acho que sempre tive isso mas nunca fui diagnosticada. Era uma crianca hiperativa, fiz quatro faculdades diferentes (veterinaria, filosofia, ingles , administracao) nao terminei nenhuma , tenho ideias engavetadas, impulsos (gasto mais do que ganho) , comecei ontem com a RITALINA mas ainda nao to vendo mudança 😢
Eu gostaria de agradecer pelo podcast! Só quem passa pelo transtorno sabe o quanto é difícil. Fui diagnosticada na fase adulta, por volta dos 22 anos. Embora fosse ótima aluna, muitas coisas da ausência de diagnóstico me fizeram sofrer bastante: insônia ao ponto de passar mal e ter lapso de memória, não conseguir ouvir e escrever, demora auditiva para assimilar o que ouvia. Somente no final da faculdade procurei ajuda e comecei o tratamento. Fiz mestrado e passei por essa síndrome do impostor, pois, não a mesma rapidez das outras pessoas. O que foi dito da terapia é sensacional, mudou minha vida. Uma vez que a ritalina piorava a insônia e minha comorbidade principal é a ansiedade desde criança! Ganhei qualidade de vida com o tratamento correto (medicamentoso e terapia). Não sei quem precisa ler, mas, somos mais que um diagnóstico. Vamos fazer nossa parte corretamente, ouvir os profissionais e adaptar o que for necessário. Lá se foram 8 anos desde o diagnóstico, mas, teria sofrido menos se tivesse sido antes.
Tenho 43, diagnosticados aos 35 pela USP, mas não tenho condições nem acesso aos profissionais. Lido do jeito que dá, caótico, mas... é isso.
@@dialetoartesvisuais504 eu entendo perfeitamente. Passei por dificuldades financeiras um tempo e suspendi os ansiolíticos. Parecia abstinência. Misericórdia. Eu não rendia nada em lugar nenhum. Só a fé que me ajudou a suportar até retornar. Meu esquecimento é surreal. Eu desejo que as portas de um ótimo se abram pra vc e tudo fique bem! Coragem, parabéns pela força! Não desista.
@@raianelima9364 Raiane, você citou no seu comentário que o uso da ritalina acabava te afetando de forma relativamente negativa, mas que com o tratamento correto de terapia e medicamentos, conseguiu diminuir bastante os pontos negativos. Hoje você faz uso de qual medicamento? Eu tenho feito terapia a mais de um ano e também uso ritalina, mas sinto que já não faz efeito nenhum em mim (e relaxa! Sei que não é psicologa ou algo assim, só queria ouvir sua experiência hehe)
Tenho 15 anos, e eu me relacionei muito com a sua história, eu sinto as mesmas coisas que voce disse
@@Zornoghe Isso. Cada organismo reage de uma maneira e pra mim não fez bem. Minha conduta medicamentosa é outra e vamos seguindo cada dia conforme a necessidade. Sucesso!
Pessoas que ficaram lendo os comentários e não prestaram atenção no podcast, junta aqui pra selfie! 🤳
É nois kkkkkk
Ou acelera o vídeo por falta de paciência de terminar de escutar os detalhes.
@@ellendealmeida2027 mas é o drazio, é no mínimo recomendável colocar em 1.25x
@@math-rosa kkkk com certeza ele é excelente.
aqui kkk
Opa, que coincidência de tema! Ontem recebi meu diagnóstico de TEA e TDA. Depois de 30 anos lutando com a sombra, agora finalmente me aceito :)
idem!!!
Amigo, eu comecei a lutar contra essa sombra mais recentemente (de 3 anos pra cá) mas ainda me sinto muito perdido, muito por ainda não ter o diagnóstico pois fiz algumas escolhas erradas nesse caminho. Você tem alguma dica?
@@rafaelgino opa, relaxa. Acho que eu começaria com psiquiatra e psicólogo.
Eu tô tomando bupropiona, que tem ajudado bastante, e o médico me passou antes do diagnóstico...
Tbm sou TEA e TDAH
@@guimcast1 obrigado!
Eu fui psicóloga do SUS e a partir dos atendimentos de crianças com TDAH escrevi o livro infantil JOÃO AGITADÃO com mensagem otimista para essas crianças. Visa contribuir para ajudar a elevar a autoestima.
onde posso conseguir o livro?
@@manoelaeller8399 tambem queria saber
Onde acho o livro
@@angelamariapereira8057 o João Agitadão é vendido pela internet.
@@tamiressouto5433 o João Agitadão é vendido pela internet.
Pior coisa é qd falam
"Vc devia focar mais"
"Vc n ta interessado, se tivesse iria prestar mais atenção"
"Só escuta oq lhe convém"
Pelo menos somos seletivos, só focamos o q nos interessa mesmo!!Assunto tonto descartamos na hora
"presta atenção"
"Deixa de ser lesado"
"Caiu a ficha"??
"Vc fica voando "".
"para de ser lerda e presta atenção" "tá se fingindo de surda" "agora é surda mas para .... presta atenção"
@@tukamartins5326 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 é vdd
Incrível. Descobri meu TDAH aos 42 anos, passando a entender toda minha história, a vida está se abrindo agora, não vou desistir de melhorar.
uma curiosidade, no trabalho isso lhe prejudicava? poderia me dar exemplos?
@@KamenRider82 sou a mais lenta da equipe, faço várias coisas ao mesmo tempo e ficam pendentes, e aprendo diferente de todos os demais. Meu cérebro parece que que faz as coisas ao contrário.
Também descobri aos 40. Agora completando 43 anos e ainda estou tentando me libertar. Tenho dificuldade para entender as coisas. Mas depois que entendo parece que consigo dominar o assunto. Também sinto que sou diferente. Não gosto de trabalho monótono, fico entediado. Sou muito detalhista o que atrapalha meu desempenho. Já mudei de profissão umas 6 vezes.
@@Joinlar te entendo demais. Histórias parecidas.
@@shirleyoliveira4452 fala se em hiperatividade, mas sou calmo e tranquilo. Por isso nunca associei meus hábitos com a TDAH. Mas tem a questão da impulsividade. Daí entendi por que as vezes trabalhava 30 dias num mês e nunca pegava mais que 10 dias por ano de ferias. Não gostava de parar de trabalhar. Gostava muito do que fazia , mas já estava ficando doente. Nesse ano fiz diferente. Pela primeira vez , vou tentar mudar minha qualidade de vida. Já comecei por pegar 30 dias de férias , já que trabalho por conta, e fazendo uma viagem pela Argentina. Vamos ver na volta. Continuar lutando e torcendo para todos conseguirmos nos adaptar e tirar o melhor das nossas qualidades, né?
Acho curioso que nós sentimos alívio, quase felicidade de ter recebido o diagnóstico. Viver perdido achando que é burrice, incapacidade, força de vontade, é muito horrível. Tentar disfarçar o tempo todo para não receber chacota, é cansativo tmb.
Autoconhecimento é a melhor coisa do mundo. É muito gratificante perceber que você não é um indivíduo "comum(neurotípico)" com "defeito de fábrica", mas um ser humano "incomum(neuroatípico)" em pleno funcionamento de suas próprias capacidades.
Sofri muito a vida toda tenho 54 anos e só agora descobri
Agora só penso em me tratar
Que bonito ❤ obrigada por isso 😘
Me identifiquei muito com o seu comentário, pois muita coisa mudou na minha vida depois que comecei meu autoconhecimento para entender os conflitos internos!
Fui diagnosticada com tdah esse ano. E desde o meu diagnóstico tudo ficou muito claro, eu me entendi e aprendi mais sobre mim.
Qual o procedimento para saber o diagnóstico?
@@jeycebatista2773 avaliação neuropsicológica.
Fiz a minha no instituto do cérebro em SP. Sai por volta de 2k e dura algumas semanas. Recomendo esse lugar, ótimos profissionais!
Mas devem existir outras maneiras tb...
Eu também Beatriz!
@Guilherme Castro Obrigada!
O mesmo aconteceu comigo, dois anos atrás. Parece que a gente “se encontra” e pode se compreender melhor.
O choro é livre, é difícil entender agora o porque você sempre foi excluída, reclamada, chamada atenção em público, amar estudar mas perder esse prazer por simplesmente não entender nada do conteúdo, ou entender e esquecer em questões de segundos, estudar para as provas mas tirar notas péssimas...enfim... Obrigada pelo conteúdo tão rico e proveitoso...
Tenho todos os sintomas... E simplesmente fui diagnosticada com 31 anos de idade...o meu caso é muito peculiar... Não consegui me formar e estou há 10 anos... Na UFBA... Vi que tinha algo errado.. não me concentro, a mente não fica em lugar nenhum.. não me relaciono bem, não consigo tirar carteira de motorista.. não consegui fazer nada mesmo😔, na infância não conseguia aprender... Sempre respondo antes de ouvir a resposta... É complicado de mais... Ainda tem médicos que ignora dizendo que a criança não gosta de estudar e tudo é TDAH 😔 isso é muito triste...
Rapaz eu me sinto em uma situação parecida, muito complicado.
@@bionaturalista não deixe passar mais tempo, procure um especialista, ele vai fazer testes e diagnósticar de acordo com os prejuízos e transtornos que a dificuldade de atenção lhe causa.🤗😊
@@nomundodotdahporalinenasci9617 Esse é o seu Instagram também?
@@bionaturalista não uso insta, mas faço tratamento no CAPES
Amiga, Tenho 25 anos, eu acho q tenho isso de TDAH tbm, tudo pra mim é mais difícil de aprender! é uma demora absurda pra conseguir aprender alguma coisa
Tenho TDAH, voltei o vídeo 3 vezes porque esqueci de prestar atenção.
Ahhahha
Eu tô assistindo dois minutos, lendo comentários, e olhando a comida no fogo, já esqueci oque eu ia escrever mais
@@smilinguidosestranhos8299 tamo junto kkkkk rindo pra não chorar!
Kkkkk eu tb vou ter de ver de novo!
Eu tou lendo os comentários e nem tou prestando atenção no vídeo kkkkkk gzuz
Depois de uma vida inteira sem entender muitas atitudes... Alguns comportamentos... Inúmeras explosões de impulsividade.... Passar por 5 faculdades.. maioria das vezes entre os primeiros colocados... Sendo sempre um dos melhores alunos.. nunca terminava... perder pessoas extraordinárias.. q amava.. e q fazem falta até hj .. passar por vários psicólogos .. psiquiatras.... Começa fazer sentido muita coisa.. agradeço minha atual psicóloga.. que junto comigo estamos chegando ao diagnóstico de TDAH.. .. e lendo um livro da escritora Ana Beatriz Barbosa, "Mentes inquietas", começo a entender muitas coisas.. e hj aos 35 anos .. meio perdido ainda na vida.... Pelo menos começo a me perdoar por todos os equívocos.. erros... Prejuízos financeiros e emocionais... E consigo agora ter esperanças de tentar aprender a viver com esse transtorno..... tendo uma melhor qualidade de vida.... Ótimo podcast.. meus parabéns aos autores...
Caramba Lucas, lendo seu POST, vi que aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Tive meu diagnóstico agora em Junho, estou na terapia e iniciando meu tratamento. Um forte abraço e tudo de bom pra você.
A impulsividade compromete muito a minha vida social. Sofri a vida inteira e só fui diagnosticada recentemente com 45 anos, mas foi libertador e a partir de agora com terapia e medicação prete ndo evoluir 🙏🙌
Trabalhando em casa, senti uma piora na atenção... Perdendo muito a chave de casa, descendo para a cozinha e não lembrando o que fui fazer. As vezes acho que é algo relacionado a alzheimer... Mas sei que na verdade é o turbilhão de pensamentos desconexos de uma vez só. Tomo ri talina a mais de 10 anos... Com várias pausas, tentando equilibrar com exercício físico e alimentação com baixa quantidade de carboidrato.. cheguei a tomar venvanse que foi muito bom, mas o valor é um absurdo a minha realidade. Preciso ter folhas impressas em casa para fazer os procedimentos corretos... Chave no chaveiro, carteira de documentos na gaveta etc... Agora, instalei o trello para organização pessoal. Acho muito difícil ter apenas tdah e não ter comorbidades. Consegui fazer o superior e trabalho a mais de 8 anos em uma boa empresa... Sinto que sou vitorioso quando paro e olho para o histórico da minha vida... Mas o stress é muito grande. Porque o medicamento é tão caro gente. Isto é muito ruim.
Biblers Godoi.Você é a favor da medicação Ritalina,qual sua análise ? Pontos positivos e negativos se ocorreu nesse período que vc usou? Gratidão.
Também tenho essa dúvida
Parabéns, irmão! Que sua subida seja motivo de força pra muitos aqui.
Também estou tomando o Venvanse, não consigo comparar com a Ritalina por não ter experiência com ela. Mas uma coisa que meu médico tem feito para aliviar o valor do tratamento é receitado o de 70mg e eu divido as cápsulas para dois dias. Ficando uma dose de 35mg e com valor absurdamente menor que a caixa de 30mg que é a dose mínima e usei logo quando comecei o tratamento em 2018. As farmácias de manipulação fazem essa divisão de forma mais precisa, porém tenho feito em casa mesmo e tem dado certo. Mas acho que ainda vou tentar fazer em uma farmácia de confiança, seria o mais adequado. Porém o médico precisa te dar uma receita com essa solicitação para a farmácia aceitar fazer essa divisão. Caiu pela metade o valor do tratamento. Até pq, quem tem TDAH dificilmente terá somente ele, então o tratamento tem outros custos e outros medicamentos. Espero ter ajudado.
@@raianelima9364 obrigado, Raiane! Li o seu relato. Felicidades para você 😚
Sou psicóloga e fiz terapia desde os meus 23 anos. Porém, só consegui o diagnóstico de TDAH aos 51 anos.
Tive problemas graves com uso de álcool (hoje eu sei que era a baixa de dopamina do TDAH). Muitos problemas com impulsivdade e com o excesso de pensamentos (hiperatividade mental).
O diagnóstico na menina é mais difícil do que no menino. Pois a hiperatividade é mental na maioria das vezes (excesso de pensamentos) e não comportamental.
Hoje eu busco divulgar essa dificuldade de diagnóstico nas meninas e as mulheres adultos.
Gostaria que os médicos psiquiatras fizessem essa diferença do menino e da menina, da mulher adulta e do homem adulto com TDAH.
Já atendi inúmeros adultos que, assim como eu, não foram diagnosticados. Adultos que chegam com muito sofrimento, vidas destruídas por falta de diagnóstico.
Vou seguir trabalhando para divulgar a importância do diagnóstico de TDAH nos adultos. Pois, o TDAH pode ser responsável por inúmeros sofrimentos, abuso de álcool e drogas, divórcios, irritabilidade, baixa autoestima, depressão e muitooooooos outros problemas graves... até o suicídio.
Gostaria de ter um espaço com um alcance amplo para conversar sobre esse assunto. Meu nome é Ana Paula Ricarte. CRP 10.635 1° região DF. Tel. (61) 992120033.
Devido a tudo isso q vc relatou, penso que nosso transtorno deve fazer parte do rol de doenças de pcds para termos leis e um melhor suporte, desde o diagnóstico e medicamento até tratamentos
Tudo ao mesmo tempo, e pouca absorção das coisas, pra mim sempre foi desse jeito! Exaustão permanente!
Parabéns pelo seu comentário. Estou com 62 anos de idade. Meu desempenho escolar foi péssimo. A minha professora comentou com minha mãe que eu tinha problemas de cordenação motora. Eu me culpei a vida inteira. Tive muitos problemas no trabalha. Eu era uma pessoa sem rumo. Vou procurar um profissional pra saber se tenho TDAH. Tenho todos os sintomas.
Assisti o vídeo chorando porque muito coisas fez sentido pra mim, amanhã tenho minha primeira avaliação psicológica buscar ajuda para conseguir me inserir no convívio social pois tenho muitas dificuldades…
Meu Deus 😭 apanhei na escola aos 9 anos de idade, não conseguia aprender, hoje só 62 anos de idade, vim descobrir. Era uma criança com medo da professora, e ficava igual uma parasita com medo da professora 😭mas ninguém conhecia esse diagnóstico.
Eu tenho esse Transtorno queria ter descoberto na minha infância. 🥺 Creio que eu não sofreria tanto.
2
eu tenho meu filho de 10 anos, desde os 6 anos correndo atras para melhorar a vida dele! me dói muito ele ser excluido pela sociedade por nao entender ele...
3
@@waleriadasilva6150 Eu fui excluida ate pela "familia", meu pai e eu não nos damos e ele sempre me afastou dos meus irmaos e sobrinhos
Seria um sonho. Minha vida acabou por conta do TDAH.
Sobre a questão da dificuldade de aprender das crianças, tem que tomar cuidado com a questão do hiperfoco, muitas vezes a criança com TDAH tem hiperfoco em determinado assunto e o efeito é o oposto, ao invés de ter dificuldade no aprendizado, aprende absurdamente bem esse assunto específico, e isso pode gerar a confusão de achar que acriança não tem a neuroatipicidade por ter essa característica.
No momento que virei adulta percebi que tem possibilidade de eu ter TDAH a vida toda, apanhava tanto em casa, porque ninguém entende uma criança agitada. Hoje adulta sei controlar algumas coisas, mas sei dos meus esforços até para ler um simples livro. Este Dr foi muito esclarecedor...
Essas 3 linhas e esses 3 pontos se movimentando na tela prenderam a minha atenção.
Extremamente importante! Quem suspeita deve procurar ajuda, pois faz total diferença, fui diagnosticada com 19 anos, depois de passar por 4 psicólogos(tratamentos que abandonava) e nenhum me ajudou entender as dificuldades que impediam de estar presente na escola e socialmente, trabalhos incompletos, inconsistência em várias áreas, esquecimento de coisas importantes... desde a infância. Mas fui no psiquiatra e com o diagnóstico e a medicação minha vida está outra, hoje me entendo e não me julgo mais. Busquem ajuda! Autoconhecimento muda
Tenho 38 anos e enfim tive meu diagnóstico confirmado há 1 semana. Ainda estou em fase de teste pra ver o nível mas o Neuropsicólogo já confirmou que há o déficit. Sempre me senti diferente das outras pessoas mas na minha época não se falava nisso. Desconfiei depois que meu irmão mais novo foi diagnosticado (ele é 18 anos mais novo que eu). Então tem uns 2 anos que desconfiava que eu tinha. Enfim, deu certo de fazer o teste esse ano e me sinto aliviada pois sei que não sou burra (um sentimento que que dá em vários momentos). Agora é aguardar terminar os testes e seguir para um tratamento. Muito bom o podcast.
Começou seu tratamento?
Tenho 33 anos e vivi com TDAH e não sabia, foi uma vida muito difícil em todos os sentidos principalmente na organização, educação e financeira também.. Ano passado conversando com minha irmã ela lembrou que na infância haviam diagnosticado com Defit de Atenção, porém não ouve tratamento e hoje a minha vida é uma confusão, e estou atrás do tratamento porém do pelo SUS e aqui em São José dos Pinhais no Paraná está um caos eles acham que não é algo de urgência e ficam empurrando e querem dar remédio para depressão e nada resolve...
Desde criança sempre me achei diferente das demais pelo fato da grande dificuldade que tinha na escola e por ser muito bagunceira nas aulas. Começava diversas coisas com grande entusiasmo mas não terminava nada. Na adolescência além dos sintomas anteriores minha impulsividade ficou muito mais aflorada. Minha primeira conquista foi eu me formar na faculdade. Confesso que tinha muito medo de ser mais uma coisa que não irá concluir. Eu no trabalho era muito desorganizada e claro, era a pessoa que saia muito mais tarde para dar conta das minhas atividades. Sempre me perguntei, “o que tenho de errado?”. Um dia, vendo uma reportagem, de pessoas relatando experiências e dificuldades muito semelhantes as minhas foram diagnosticadas com tdha e com a ajuda de especialistas suas vidas foram transformadas. Isso me encheu de esperança. Busquei um psiquiatra especialista e fui diagnosticada com o grau muito alto de dtha. Hoje faço uso de medicação e posso dizer que a minha vida melhorou muito!
renata está usando o venvanse?
Ouvindo o vídeo com outra aba aberta
umas dez por aqui rsrrsrs
Minha filha foi diagnosticada aos 7 anos, foi na escola que ficou mais evidente, ela tem também disgrafia, para ajudar, ela faz o atendimento com psicopedagoga, psicóloga e agora vamos trocar para uma escola particular inclusiva, com alguns métodos para ajudar a criança, ela usa Ritalina para estudar, ajudou bastante, mas temos um longo caminho pela frente...o tdah dela tem a predominância na desatenção.
Estou feliz por ter encontrado este assunto, o qual eu não conhecia. Me identifiquei com o problema sugerido no vídeo para quem sofre de TDAH. Desde o ensino fundamental e médio vivi me esforçando ao máximo para passar nas matérias. Viajava durante as aulas e as exatas já foram responsáveis por reprovação do ano letivo. Sempre fui estabanado e tinha dificuldade para atentar aos detalhes. Memória fraca, esquecia de tudo, e quantas vezes as pessoas me falavam que já tinha falado sobre "aquele" assunto. 2 relacionamentos perdidos, muitas páginas lidas e relidas e agora novamente tentando fazer a faculdade... Me sinto estagnado. Às vezes tenho ápice no ânimo para vencer na vida, porém rapidamente desisto de tudo. Faço planos mirabolantes, porém logo vão por água abaixo... Esse sou eu... Estou lutando contra isso. No último ano percebi uma melhora grande em minhas emoções e até corporal após passar a exercer atividades físicas e melhorar a minha alimentação. Porém nos últimos 7 meses, após ter conseguido inclusive banir o açúcar da minha dieta, voltei a minha vida de excessos alimentares e atividades físicas esporádicas... Resultado, Memória péssima, baixa estima e dificuldade em me concentrar. Estarei voltando a melhorar alimentação e praticar exercícios. Estarei postando os resultados no meu canal do UA-cam Jota Azeredo e em meu o J.azrd.
Venho tentando há anos um diagnóstico para o TDAH. O neurologista da minha cidade simplesmente cagou pra mim. Disse que não tem "nada a ver". E mandou que eu continuasse com meu antidepressivo (escitalopram) que ele já resolveria meu problema.
Ninguém liga para o que a gente sente. Eu vivo atormentado por isso. Tenho todas as características de uma pessoa com TDAH. Desde a infância, passei por muita dificuldade de aprendizado. Isso atrapalha até a minha vida profissional.
Tenta ir em um psicologo especialista em TDAH, foi o que fiz em 2011 quando suspeitei, fiz 10 sessões e ela fez o relatório aí não tem com um médico negar. Muito dificilmente um neurologista ou psiquiatra dará o diagnóstico sem esse relatório, inclusive indico mais o psiquiatra para esse fim. Caso você não queria ir em um psicólogo, queira tentar direito com médico, o psiquiatra é sempre mais atento a essas questões.
Vá em Universidades que oferecem consultas gratuitas com psicólogos
Procura um outro profissional; infelizmente até hoje em dia é comum médicos não entenderem TDAH e acharem que é depressão, ansiedade ou até "preguiça".
Esses dias até pela internet você consegue consulta.
Eu também 😕
Tem q ser um psiquiatra para te diagnosticar, não um neurologista
A situação da amiga do ticket é a minha, cada vez que alguém me chama ou me liga eu acho que esqueci alguma coisa, ou fiz algo de errado. Fui diagnosticada com TDAH com 33 anos. Obrigada por esse podcast
Podcast só de áudio não eh o melhor estilo para quem tem tdah, demorei 5h pra assistir tudo rs
Também demorei muito… mas no meu caso é pq eu fui ouvindo e fazendo anotações kkkkk.. entrei há 3 semanas com uma psicóloga nova e ela nem me conhece direito e já apontou que talvez eu tenha TDAH. To aqui p tentar entender do que se trata, pq nunca parei p ler nada a respeito. Às vzs concordo, às vzs discordo.. se eu tiver deve ser um grau leve ou apenas traços mesmo
A moça do bilhete, tão eu!!! Eu amei está conversa. E realmente dentro do SUS, não é fácil. Eu passei com um neurologista do SUS, passei todo o meu relatório e para ele eu tenho apenas estresse e ansiedade. Já o psicólogo, que também é do SUS, disse que com tudo o que já passei e ainda passo, por ser tão distraída que é óbvio que eu tenho que ser estressada e ansiosa. Vou passar por outra neuro, agora pelo plano. Espero que com ela realmente eu consiga algo que tenha mais clareza
Tem que falar mais sobre este assunto, pois na vida diária, as pessoas que convivem com o TDAH está mais disposta a criticar do que compreender. É um assunto muito pouco falado, principalmente em adultos e não é fácil p quem tem o problema (preconceito). Além do mais, um bom tratamento com medicação e terapia que dê resultado, é muito CARO. VAMOS ESTENDER ESSE ASSUNTO.
Sim a pessoa é taxada de relapsa, devagar, incapaz,etc.
@@elainefuganholi8813 nem fala... uma vida inteira sendo taxada de lerda, enrolada, relaxada. Era tanta gente falando a mesma coisa na escola, na faculdade, no trabalho q passei a acreditar. Foi um alívio ter o diagnóstico de TDAH depois de adulta e saber q as coisas q eu passo tem uma explicação.
Também tenho, além das terapias, uso florais meditação e a busca pelo autoconhecimento me ajuda muito!!!☺️
Qual floral vc utiliza?
@@NMTDAH eu uso a maconha
@@NMTDAH as fórmula são muito particulares por depender da história e do emocional de cada pessoa, mas exemplo, sempre incluo o Clematis na receita que é um que me ajuda a ter foco!!!☺️😉
@@maxwelllima8479 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu tenho TDAH com sintomas muito intensos que realmente dificultam a vida, principalmente no trabalho, onde eu sempre sofri bullying.
Tudo isso porque minha mãe era extremamente violenta comigo desde cedo.
Comigo tbm. E no Colégio, até tapa nas costas eu levei de uma professora...
É horrível esse tipo de comportamento
Vc está melhor hoje em dia ?
Obrigada por abordar o assunto! É MUITO importante que os profissionais da saúde brasileiros compreendam melhor o transtorno pois é muito difícil obter diagnóstico e tratamento corretos.
Ótimo tema e desenvolvimento do assunto. 👏🏻 Sou psicóloga e estou me especializando em Terapia Cognitivo Comportamental. Esse esclarecimento é importante para que as pessoas procurem tratamento adequado e busquem avaliação caso desconfiem do diagnóstico, mesmo na idade adulta.
O episódio do Ticket do estacionamento me deu vontade de chorar :(
Uma vida inteira disso cansa.
Verdade 😕 vc se sente um idiota
Eu choreii me lembrei eu com a chave do portão de casa esta semana, deixei no portão do lado de fora enquanto toda casa ficou aberta, somente pq fiz uma coisa fora da rotina q foi passear com o cachorro ao mesmo tempo q ia levar minha filha a escola no caminho de volta fiquei procurando a chave na rua ou achando q tivesse colocado na mochila da minha filha, qd cheguei em casa meu marido tinha chegado antes e achou td estranho e eu me senti mt mal, mas aliviada pq Deus cuida de mim o tempo todo tenho 34 anos mas desde de a infância sempre foi mt difícil, mas aqui estou eu me aceitando e agora fazendo as pessoas aceitarem a minha filha ela esta para o lado hiperativo diferente de mim q sou introspectiva... uma benção estamos vivendo e aprendendo literalmente uma com a outra o equilíbrio de viver🙌🙏
Vc não está sozinho
Vejo que também é nescessário a presença do professor de Educação Física na equipe Multiprofissional, pois é importantíssimo para o desenvolvimento motor e cognitivo, visto que a prática de Atividades físicas melhora o foco e atenção, por causa da liberação dos neurotransmissores.
Amei! O dia que nossa escolas poder proporcionar esses conhecimentos através palestras, etc. Para professores, país, etc. Tudo ficará mais em evidências. Muitos professores buscam em youtube, porém ñ é o suficiente. O conhecimento é tudo é faz a diferença. Parabéns Dráuzio. Obrigada.
Eu digito tudo pra não perder as informações, nunca fui atrás de saber se tenho tdha. mais acredito que sim porque quando sou pressionada por algo eu esqueço completamente de tudo se não anotar, quando criança eu chorava porque não aprendia as coisas com facilidade mais quando aprendo sai de perto.
Excelente entrevista e um Médico Psiquiatra acima de tudo humano, voltado para caminhos de real ajuda, empatia, convidando outras áreas a participarem. Fico muito feliz em saber que há médicos com esta formação.
Há?
O Dr. Drauzio é maravilhoso né, explica de uma forma tão fácil que qualquer um pode entender.
Fui descrito aos 28:45, até fui para os EUA, a diferença é que me formei numa das 3 graduações. Se ruma promessa que não se cumpre é bem triste.
TAMBÉM!!!!!!
Eu não consigo nem aprender o idioma, ouço,assimilo, mas chego na hora de montar o raciocínio lógico fica tudo embaralhado, não sai nada...
@@fellipo1 só consegui quando virou um hiperfoco kkkk
Gostei muito deste médico. Competente, explica de modo simples e compreensível contextos complexos. Drausio por sua vez fazendo as perguntas certeiras. Ótimo, muito instrutiva esta entrevista. Obrigada!
Vontade de chorar enquanto ouvia, pois me senti descrita . Obrigada por este conteúdo! Irei buscar atendimento médico.
Sou autista nível 1 e tenho TDAH. Mais de 80% dos autistas têm o déficit de atenção.
Estou achando que a minha filha é autista. Vamos fazer o teste pata TDAH nas férias...
Sim, mas a maioria dos tdah não tem autismo.
Eu tenho dificuldade em aprender ou prestar atenção em algo que eu não tenho interesse e isso me atrapalha muito.
Mas coisas que eu gosto e assuntos que eu me interesso aí a minha atenção é total.
Tô vendo esse vídeo 01:40 da manhã e estou chorando pois acho que meu filho tem TDAH a professora dele pediu pra leva ele no médico e ele tem vários sintomas 😞 mais só agora eu tô abrindo os olhos mais estou tão triste pois ele e um filho tão bom gente não quero que ele sofra com isso 😭😭😭
Minha menina tbm acho e , sintoma é n ficar quieta pra ver tv
Vai ficar tudo bem, Julia.
Você já descobriu isso na infância! Olha só que positivo!
Meus pais não sabiam nem que TDAH existia - até hoje não entendem o que é muito bem, na verdade. Kk
Você vai conseguir ajudar bastante ele, porque já descobriu. Fica tranquila.
so de vc descobrir na infancia a vida dele ja vai ser completamente diferente
saiba que seu filho funciona diferente, as pessoas sofrem independente de qualquer coisa,
posso falar tenho TDAH e dislexia e tenho 39 anos, sei o que é isso,
os TDAH tem capacidades diversas, saiba explorar o melhor dele,
eu por exemplo, ganhei vaga para o brasileiro e mundial de artes marciais,
ganhei também o mundial de inventores,
TDAH não são retardados, só explore o TDAH,
opinião!!! ponha no esporte!!! o que ele gostar, se for artes marciais, e ele chegar em casa arrebentado, acredite, ele vai chegar rindo!!! caso ele goste do esporte.
Graças a Deus que vcs estão descobrindo agora, meu filho só teve diagnóstico depois que entrou na faculdade, bem depois… aos 26 anos.
O que o levou a descobrir? Dificuldade de aprendizagem na faculdade, falta de foco… cansaço excessivo, sempre teve dificuldade pra dormir.
Depois que ele foi diagnosticado ele chegou em mim e disse: -Mãe, vc precisa fazer avaliação também, você tem TDAH. Fiquei sei lá… bom, na vdd sempre achei que tinha alguma coisa, me sentia “fora da casinha” mas nunca fui atrás. Resolvi fazer a avaliação e deu resultado positivo com dois psiquiatras. Foi libertador saber que sou neuroatipica. Sempre fui desorganizada e me culpava muito por isso… muita coisa… foi realmente libertador o diagnóstico. Cuidem dos filhos de vocês, e acredite, com tratamento certo eles podem ter uma vida normal, só somos um pouquinho diferentes dos demais, mas sentimos tudo igual ou com
Mais intensidade até que as demais pessoas, amamos, ficamos tristes, temos sucessos e fracassos, como também os típicos tem, mas numa proporção muito maior… infelizmente…mas Deus é maravilhoso e nos ajuda a aprender a lidar contudo isso. Seus filhos podem tudo que quiserem, vão ter dificuldades, claro que sim, mas muitas vezes as dificuldades nos impulsiona a lutar. Com muita oração e estudo eu consegui passar em vários concursos. Ser TDAH não significa que não vai conseguir realizar os sonhos. Pode sim, mas precisa de apoio familiar.
Os últimos minutos me sensibilizaram profundamente, essa sensação de que sou uma fraude é constante para mim.
A vida do TDAH não é nada fácil. Eu sofro muitas críticas por pessoas da minha família que não sabe o que tenho, mais eu deixei de me preocupar com esses tipos de pessoas que não que não me evolui em nada. Vivo a minha vida do jeito que acho que é melhor pra mim, vou no meu médico Neurologista e psiquiatra eu só ligo para o que eles me falam, faço meu tratamento com medicamentos, uso quando sinto que é necessário. Eu cansei de pessoas críticas, não sou obrigada conviver com quem acha que incômodo ou que tenho que ser o que elas querem. Gosta de mim! Beleza eu sou assim… me aceitem se quiserem, ninguém também não é obrigada viver comigo. É muito mais fácil criticar do que quererem ajudar. A maioria das pessoas são mesquinhas e acham que são perfeitas. Eu não faço nada para agradar ninguém, se me sinto bem e feliz isso pra mim é o que importa. Que me achem louca…. Ou seja lá o que for, eu vivo intensamente. Quem quiser gostar de mim tem que me aceitar do jeito que realmente sou. Não vou viver 24 horas dopada de medicamentos pra ninguém ter que achar que sou certinha é que faço tudo certinho. Só digo uma coisa que procurar tratamento com a pessoa certa é muito eficaz e saber o que realmente temos é um peso a menos. Mais jamais sejam escravos de medicamentos por conta do que vão pensar de você. Use somente quando for necessário mesmooo. Sejam! Felizes Bjs😘
Que comentário maravilhoso, a aceitação de ser o que a gente é, é muito libertador.
Eu estava tímida e sem poder dizer "eu te amo", mas, eu creio que é impossível comunicar a fé, sem dizer "eu te amo"
O que mais me incomoda é o deboche dos colegas de trabalho me chamando de doida. E são professores de ensino público. Os mesmos que vão ensinar as crianças com transtornos. Isso me deixa muito revoltada!!
Rea!
Falaram pouco das meninas. Muitas vezes elas não tem hiperatividade. Infelizmente descobri com 47 anos. Nunca fui uma aluna ruim, mas sempre fui chamada de avoada, começa e não termina…
O que realmente caracteriza o TDA é a quantidade de pensamentos. São super inteligentes e criativos.
Socorro! Eu tenho TDAH levantaram uma suspeita em mim e eu acabei descobrindo que não sou autista, mas sim TDAH. Descobri aos 55 anos depois de sofrer tanto. Eu só preciso do diagnóstico, sou estudante de mestrado e só agora descobri. Me ajudem
EU TENHO 50 ANOS E ESTOU ME IDENTIFICANDO COM AS CARACTERISTICAS DE TDH, CONCLUI O METSRADO RECENTEMENTE. VOU ESTA SEMANA AGENDAR COM NEUROLOGISTA PARA CONFIRMAR ESTA SUSPEITA.
Eu sou um dos adultos que não foram diagnosticados na infância. O dr. Daniel descreveu exatamente tudo que vivenciei e como me senti a vida toda. Estou esperando a fila da clínica andar pra fazer os exames que irão diagnosticar se tenho mesmo TDAH, mas tenho certeza de que tenho. Obrigada por esse vídeo tão esclarecedor.
Meu professor de matemática no ensino médio quem notou.
Naquela época não havia muita instrução mas por sorte comecei a estudar música onde me ajudou muito.
Tudo indica que meu filho é Tdah tbm.
Na minha família há várias pessoas com TEA ( variam de leve até casos mais delicados), dentre eles um sobrinho com atraso na fala e um primo que teve o diagnóstico e tratamento adequado está progredindo bastante.
Assistindo o vídeo, lendo os comentários, vagando a mente. Fazendo várias coisas ao mesmo tempo e nenhum foco.
Grato Dr. Eu tenho 47 anos e tenho TDAH desde pequeno!.... Hoje estou buscando tratamento antes que eu pire de vez!.... abraço! obrigado pela dica!
Tenho tdh ,e muito difícil
Mas não e impossível não!
Com tratamento certinho, psicoterapia dá certo !
As vezes tou no mundo, da Lua , falo rapido demais , sou muito criativa,
Oque não podemos e desistir !
Temos que ser fortes para não desenvolver depressão; eu mesmo sempre fui julgado.
Digo o mesmo e na mesma intensidade, direto de Monteiro Lobato-SP mais que agradecido! Rafinha
Só assistindo esse vídeo, perdi até as contas de quantas vezes eu perdi a atenção.
Imagine eu que tenho TDAH e fumei um finin 🤣🤣
Meu filho foi diagnosticado com 4 anos (hoje ele tem 24). Na época passei por 3 neuropediatras que disseram que era falta de atividades. Na época ele fazia natação 3x por semana (à tarde) estudava ( não copiava nada nem fazia trabalho nenhum,mas comparecia à escola); à noite 2 x por semana fazia jiu jitsu. E aos sábados pela manhã futebol. No último médico que me falou isso, pedi então que ele me prescrevesse um calmante,pois quem estava surtando era eu. Por fim me indicaram um neuropediatra que me entregou 3 questionários (1 para a escola, 1 para a família e 1 para a psicóloga). Com 6 atendimentos a psicóloga, a escola e nós chegamos à mesma conclusão. Aos 7 anos ele começou a usar ritalina. Posso dizer que a vida dele se resume a antes e depois da medicação. Aos 15 anos ele decidiu POR CONTA PRÓPRIA decidiu parar de usar. E não quis tentar mais nada. Entrou na FAETEC/RJ por sorteio e a Coordenadora Pedagógica recebeu sinalizações dos professores sobre os sintomas e meu filho passou a ser tratado de forma adequada. Enfim. Atualmente, com 24 anos, já fez avaliação neuropsicológica, mas não encontrou nenhum neuro que quer prescrever medicações. E está cada vez pior. Meu nome é Ana Lúcia Murta
É preciso mais formação para professores nessa área de tdah, pois as crianças sofrem pela falta de compreensão desse transtorno. Sou mãe e sempre compro maior briga nas escolas para que meu filho seja respeitado na sua diversidade. Criança inquieta, impulsiva nem sempre é mau educação, precisa de direcionamento e regras claras.
Qual profissional diagnosticou seu filho? ... Estou na luta com meu filho!
@@mirilenelustoza5298 os mais indicados são psiquiatra, neurocirurgião e neuropsicológico
Não brigue na escola, o respeito deve ser para todos, n somente p crianças com TDH. Seja parceira das pessoas que cuidam do seu filho, ele precisa de estímulos e regras como qualquer outra criança.
Querido Dráuzio, eu sempre senti a mim mesma, com memória muito forte e excelente em brincadeiras, eu gosto da moral da história, dízias e do evangelho, além de achar a mim mesma excelente em matemática
To descobrindo agora só sei chorar ,to sofrendo tanto por tudo que passei,sei que parece drama mais ta doendo tanto olhar pra trás e pensar a então era isso 😪😥
Neste exato momento estou passando pela mesma situação
já faz uns 5 minutos que abri esse vídeo,,,ainda tô no minuto 1:26....
Já pausei, li comentários, abri outras abas, quase comecei pesquisar outras coisas...voltei pro video, lembrei que queria vê-lo e agora to aqui, comentando...com ele pausado ainda no 1:26....
Aff
Poderia fazer uma série falando sobre o TPAC - transtorno do processamento auditivo central.
nem acredito que esse vídeo apareceu na minha home, to tão feliz. foi tão útil
AVALIAçÃO PSICOLOGICA é o instrumento que auxilia no DIAGNÓSTICO
A falta de atendimento pelo sus é horrível, meu filho usa as medicação, mas atendimento com a equipe multidisciplinar não tem, a psicopedagoga teve a coragem de me dizer que estão priorizando as crianças com autismo, foi muito triste ouvir esse descaso.
Essa é minha história, nunca fui diagnosticado oficialmente, mas sofro com todos sintomas desde criança.... hoje com 45 anos, ainda teho muita dificuldade para me concentrar em uma atividade só.
Oi, eu sou o Goku. Drauzio sempre acompanho o senhor aqui do planeta Vegeta e te acho um espelho de um ser humano sensato e ponderado. Acho que tenho Tdah e sempre que eu ficava estressado soltava Kamehameha. Estou me esforçando para não ficar stressado fazendo bem feito as coisas que eu posso fazer pontualmente, me preocupando com a execução e não dando atenção ao resultado afinal o resultado depende apenas da execução. Se você quer ter uma vida longe da ansiedade preocupe-se com a execução bem feita e pontual, lembre-se disso humano. Um abraço Drauzio!!
Quero agradecer ao Dr. Drauzio Varella, pois graças à série sobre TDAH no Fantástico consegui entender que o que meu filho tem é TDAH, só que ele tem tb TDO. O médico dele não dá um nome, e o psicólogo diz que não trabalha com nomenclaturas, porém ao assistir o programa vi muito do meu filho lá. Agora posso ler e pesquisar para ajudá-lo. Aliás, se alguém souber de algum grupo de pais de filhos tdah/tdo, estou à procura.
Vi descobri muitas características no meu comportamento e na minha vida e descobri no vídeo de Dr Ana Beatriz Barbosa, e muito importante o diagnóstico porque sofri ao longo da minha vida que não sabia que eu tenho.
tranquei a faculdade de medicina no meio de 2020 e estou até hoje de férias por causa desse problema e não conseguir se adaptar ao ead
Eu faço EAD e faço pequenas pausas e faço resumos do que eu li, vejo vídeos dos assuntos mais difíceis para o meu entendimento. Organizar a rotina é necessário
@@NMTDAH organizar não é o suficiente para alguns espectros de TDAH
Conversa rica em conhecimento! Amo esse canal!!
Jesus, eu tava só no "Ok, Aham" aí nos 28' qdo ele fala da promessa não cumprida eu precisei ir fazer um café e lavar a cara pq comecei a chorar.
É terrível cara. Também tenho, descobri esse ano.
Torço para que as pessoas mais humildes consigam esse tratamento de forma gratuita!! Eu felizmente tenho condições de me tratar desse mau que me assolou e assola a vida a toda!! Nós iremos vencer!!! Fui diagnosticado somente após os 30 anos!!
Vc usa o que?
@@alexandraoficial857Lexapro 20mg (Oxalato de Escitalopram) para depressão/pânico e ansiedade. E Ritalina LA 40mg (Metilfeinato) para o TDAH.
Mas também temos que praticar atividades físicas, ter boa alimentação e dormir bem também ajuda muito.
que nervosooo, eu me esforçando pra conseguir me manter atenta na explicação!!!!! é sempre assim
Tbm
Eu fui diagnosticada quando tinha meus 9 anos, mas minha mãe nunca entendeu o que era, passei a vida como a garota problemática, com paciência 0, agora na fase adulta fui diagnosticada novamente e comecei a me tratar agora, passei a vida me achando estranha e deslocada, e não entendia porque eu era perdida em tudo que eu fazia, agora que sei meu coração aliviou, sei que não tem cura, é algo que nasceu comigo mas que posso controlar com remédios e psicoterapia, e pra dizer a verdade estou ansiosa para tomar ritalina porque eu quero saber qual é a sensação de se concentrar, já que minha concentração é afetada demais, minha médica mandou eu fazer o exame cardíaco primeiro.
Boa noite! Meu neto foi diagnosticado com Tdha e dislexia tem 8 anos e ainda não sabe ler.
A professora solicitou um relatório sobre o diagnóstico dele para pedir reforço na sala de aula . Porém infelizmente o município não pode designar um auxiliar para ajuda lo ! Fiquei triste pq não depende dela e sim da secretaria de educação !
Eles podem e devem, meu irmão tem dislexia e eu TDAH e nos dois temos direito de sala separada e tempo a mais pra prova, o meu irmão tem direito a calculadora em algumas questões e a um leitor, ta na lei e eles tem que cumprir n desiste não e dificil e sempre vao negligenciar e achar que o diagnostico ta desatualizado sendo que e genético
vão ter tempos ruins mas no fim vai valer a pena
Eu tenho ambos e cheguei a gerente...o que nao nos mata nos faz mais forte. Agora tudo está na internet veja videos de fonoaudiologos para ensinar a ler crianças..
Nossa! Vocês descreveram a minha vida da infância aos dias de hoje.
"se meu marido me chama, é porque eu fiz alguma coisa errada; só ainda não me lembro o que foi" Muuuuito eu na vida!!!!
Espetáculo de podcast! Muito informativo! Obrigada ♥️
Diagnóstico aos 18 anos, tomo Venvanse, o remédio me ajudou bastante mas é uma luta árdua viver com isso, fora o remédio caro , terapias, adaptar a uma rotina onde seus prazos nos trabalhos e nos estudos tem que ser seguido a risca , a falta de foco te atrapalha, manter a atenção não é fácil, fora as situações cotidianas, eu mesmo já achei que tivessem roubado meu carro, quando na verdade, eu apenas tinha esquecido onde eu havia estacionado...
Assunto excelente ❤. Gratidão
Gratidão, Dr. Drauzio, Gratidão, Dr. Daniel, pelo excelente trabalho!
Eu percebi nesse vídeo que sempre fui mal interpretada. Já passei por vários psicólogos, terapias, hipnose, etc e infelizmente só o que consegui foi psiquiatras me "atolando" de remédios que quase me fizeram babar, pois no sus tudo que receitaram foi remédio para ansiedade. Já passei dos 40 anos e também não consegui concluir minha faculdade e os cursos que iniciei nunca consegui concluir. Resultado: sem formação nenhuma, distraída, agitada não consigo me fixar no trabalho e nem realizar alguma atividade, pois quero fazer tudo ao mesmo tempo e no fim do dia não conclui nada. É um ciclo sem fim que só me deixa cada dia mais frustrada e decepcionada comigo mesma😢
Agradeço a você Drauzio pelo trabalho de divulgação científica que você faz de forma brilhante, acessível, gratuita e utilizando linguagem mais simples potencializando a disseminação do conhecimento e quebrando preconceitos.
Só a opinião de um eterno estudante que te admira por toda trajetória e luta humanitária.
fiz terapia por uns 2 anos e meio no passado e voltei há alguns meses, minha psicóloga me encaminhou pois acha que tenho e vou para a psiquiatra em busca do diagnóstico... só a terapia já me ajuda mas não é suficiente, eu e minha terapeuta estamos de mãos atadas para a continuidade da terapia, esperamos ter respostas para as minhas dificuldades e assim conseguir ter mais ferramentas para a terapia e melhorar a qualidade de vida
Tenho tdah e me atrapalhou academicamente e socialmente
Meu filho foi diagnósticado com TDAH, as pessoas não entendem. Queria muito que as pessoas se informassem mais sobre o assunto.
Esqueça os outros,foque no seu filho. Meu filho tem TDAH ,a vida toda diagnosticada erroneamente. Aos 34 foi diagnosticado com TDAH é ainda tem gente dizendo que ele é relaxado...
Se focar esse é o problema de quem o déficit atenção. Sofrimento até a fase adulta.
😥😥 meu coração está aflito e o senhor me ajudou muito.
Quem assiste vídeo no 1,75x, fica lendo comentários e escrevendo, curte aqui. 😓
Eu tenho 49 anos e acho que sempre tive isso mas nunca fui diagnosticada. Era uma crianca hiperativa, fiz quatro faculdades diferentes (veterinaria, filosofia, ingles , administracao) nao terminei nenhuma , tenho ideias engavetadas, impulsos (gasto mais do que ganho) , comecei ontem com a RITALINA mas ainda nao to vendo mudança 😢
342 mil visualizações e 18mil like, se o Tdah fosse levado a sério nós que sofremos com o transtorno seríamos mais compreendidos.
Esclarecedor esse programa. Parabéns!