A entropia, a seta do tempo e o funcionamento da vida: Um mundo irreversível.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 вер 2021
  • Nesse video apresento dois tópicos relevantes que são sempre associados ao conceito de entropia física: Sistemas vivos e a seta do tempo. A vida é um fenômeno que se manifesta num mundo aberto, logo a Segunda Lei da Termodinâmica deve ser empregada com cuidado. A irreversibilidade dos fenômenos, por outro lado, é o fato responsável por impedir que os eventos não retrocedam no tempo; ele são temporalmente irreversíveis. A energia se espalha e não retorna ao seu estado inicial.
    • Acompanhe a Verve Científica nas mídias:
    Verve.Cientifica
    VerveCientifica
    e-mail: VerveCientifica@gmail.com
    O projeto Verve Científica é apoiado pela Universidade Federal de São Paulo (ICT-UNIFESP) através de seu programa de extensão universitária. Siga o canal da UNIFESP: / canalunifesp
    * Este conteúdo teve a contribuição técnica e científica da Prof. Dra. Thaciana Malaspina
    (CV lattes.cnpq.br/2600060786895700)
    * Link para meu Curriculum Lattes: lattes.cnpq.br/5294929829300325
    Os fatos mencionados nesse vídeo podem ser checados nas seguintes referências:
    [1] Entropy and its Physical Meaning, J. S. Dugdale
    [2] Entropy for Biologists: An Introduction to Thermodynamics, Harold J. Morowitz
    [3] Evolution and the Second Law of Thermodynamics: Effectively Communicating to Non-technicians Alexander Schreiber & Steven Gimbel, Evo Edu Outreach (2010) 3:99-106, DOI 10.1007/s12052-009-0195-3
    [4] Discover Entropy and The Second Law of Thermodynamics: A Playful Way of Discovering a Law of Nature, Arieh Ben-Naim.
    [5] The Statistical Interpretation of Entropy: An Activity, Todd Timberlake, The Physics Teacher 48, 516 (2010); DOI 10.1119/1.3502501 (DISPERSAO)
    [6] Thermodynamic entropy: The spreading and sharing of energy, Harvey S. Leff, Am. J. Phys. 64, 1261 (1996); DOI 10.1119/1.18389
    [7] Science Education, Arrow of Time: Metaphorical Construals of Entropy and the Second Law of Thermodynamics, Tamer G. Amin, Fredrik Jeppson, Jesoer Haglund, Helge Stromdahl DOI 10.1002/sce.21015
    Algumas imagens e videos foram retiradas dos bancos Pexels e Pixabay.
    www.pixabay.com
    www.pexels.com
    Alguns clipes/imagens foram retirados dos vídeos dos canais abaixo. Confiram seus conteúdos de excelente qualidade!
    ► Canal New Day: • Microscope life leica ...
    ► Canal My Microscopic World: • Tardigrades - Some of ...
    ► Canal Anthony Cerniello: • Danielle (Official)
  • Наука та технологія

КОМЕНТАРІ • 43

  • @mair85
    @mair85 11 місяців тому +4

    Material primoroso a nível de divulgação científica. Agradecemos!

    •  11 місяців тому

      Mair, muito obrigado pelo seu feedback! Saiba que é bom tê-lo conosco. Sempre que puder, nos ajude a divulgar esse conteúdo (no boca-a-boca, no compartilhamento, etc). Infelizmente o algoritmo do UA-cam não favorece esse tipo de conteúdo e toda ajuda extra com a divulgação é bem vinda. Espero também que aprecie a nossa série sobre "Como Pensar como Um cientista", nesse link: ua-cam.com/play/PLijIUMs9xx0zMyhH4NuAKQu5fWF5c4tnA.html Abraço, Eudes.

  • @luanbabuza2280
    @luanbabuza2280 2 роки тому +2

    excelente aula

  • @jcdcx
    @jcdcx 2 роки тому +1

    Interessante demais!

  • @user-vp7jd7lt7c
    @user-vp7jd7lt7c 3 місяці тому +1

    O isolamento ou não do sistema, diferencia a entropia da desordem observada. Difícil é isolar totalmente, um sistema. Também separar a entropia da desordem.

    •  3 місяці тому +1

      Olá, obrigado pelo seu comentário. Para fins práticos é possível isolar um sistema de maneira satisfatória, químicos e físicos fazem isso corriqueiramente. Para acessarmos de forma prática os efeitos da Lei da Entropia, o isolamento não precisa ser perfeito. Em qualquer situação, contudo, no nível de desordem de um sistema é pouco relevante para caracterizar seu estado termodinâmico; 'desordem' não é variável termodinâmica, ela não pode ser medida e portanto não tem utilidade em discussões rigorosas. Abraço, Eudes.

  • @GonTheBastard
    @GonTheBastard Рік тому +1

    Esclarecedor,obrigado.

    •  Рік тому

      Obrigado pelo comentário Gon!

  • @clarindo5836
    @clarindo5836 2 роки тому +3

    cara como esse canal tem pouca views? conteúdo bom pra caralho e bem feito.

    •  2 роки тому

      Olá Caio, creio que ainda precisamos ganhar campo para que nossos vídeos possam ter a projeção que merecem. Voce é peça chave nisso ao nos ajudar indicando e compartilhando nosso conteúdo! Bom tê-lo aqui conosco, grande abraço, Eudes.

    • @EVELDP
      @EVELDP 2 роки тому +1

      Caio, se tivesse mulheres seminuas, futebol ou outras temáticas de pão e circo na thumb seguramente teria rsrs

  • @victorsamuellopesdesouza5382
    @victorsamuellopesdesouza5382 2 роки тому +1

    Opa, bom os vídeos

  • @EVELDP
    @EVELDP 2 роки тому +2

    Canal com conteúdos incríveis. Não hesitarei em compartilhar seus vídeos com os meus contatos, especialmente para os da minha universidade. Parabéns! Continue com o grande trabalho que em breve colherá maiores frutos!

    •  2 роки тому +1

      Grande Daniel, obrigado por ter gasto seu tempo por este comentário tão elogioso e motivador. É recompensador saber que nosso trabalho está sendo útil para pessoas como você, interessadas em aprender mais a cada dia. Abraço, Eudes.

  • @larisola
    @larisola 2 роки тому +3

    Vídeo interessante! Eu sou muito leiga sobre esses assuntos, mas eu acho muito bacana aprender sobre isso. Sempre que possível estarei acompanhando os vídeos do canal : )
    Edit: tem como o senhor fazer um vídeo falando sobre o aquecimento global ? E algum sobre o quão profundo é o fundo do mar e os tipos de vida quem podem existir lá..

    •  2 роки тому +2

      Olá Lari, que bom ler seu comentário. A ideia principal desse projeto é justamente essa: atingir o público não especializado. Continue conosco! Grande abraço, Eudes.

  • @vinicius4370
    @vinicius4370 2 роки тому +5

    Professor, o senhor poderia me indicar um livro sobre entropia e o tempo? Sou estudante de física e possuo curiosidade

    •  2 роки тому +5

      Olá Vinícius, como voce deve perceber a entropia é um assunto muito complexo, então olhe para qualquer livro de divulgação com muita desconfiança. Procure saber qual as credenciais do autor. O autor que mais confio na atualidade, um estudioso sobre esse tema é o israelense Arieh Ben-Naim. Nesse link, que não é de leitura simples, talvez voce encontre algo que lhe seja útil. arxiv.org/pdf/1705.01467.pdf Abraço, Eudes.

  • @gersoncarvalho8085
    @gersoncarvalho8085 5 місяців тому +1

    Eu estava pra sugerir exatamente esse tema quando me deparei com este vídeo. Obrigado. Caso faça um outro vídeo sobre este assunto, expanda mais sobre entropia e a evolução. Assim, como muitos, sou apaixonado por este tema e este canal é muito competente.

    •  5 місяців тому

      Olá Gerson, sou eu que agradeço pela sua visualização e seu comentário. Abraço, Eudes.

  • @marcelocassio7358
    @marcelocassio7358 5 місяців тому +1

    A entropia é um dos conceitos mais interessantes que existe, dá até para apelidar de lei da morte. É uma lei fundamental da natureza matematizada. Se realmente multiversos existirem fica dificil nao pensar que tb estará presente nesses universos, assim como a seleção natual.

    •  5 місяців тому

      Sem dúvida Marcelo, a lei do aumento da Entropia é universal e implacável; ela age em todas as escalas de tamanho e de tempo. Grande abraço, Eudes.

  • @mariacostardi1238
    @mariacostardi1238 2 роки тому +1

    Por mais conteúdos assim!!

    •  2 роки тому +1

      Olá Maria, grato pelo seu comentário. Sim, estamos trabalhando para produzir mais conteúdo desse nível. Espero que continue nos acompanhando! Grande abraço, Eudes.

    • @mariacostardi1238
      @mariacostardi1238 2 роки тому

      @ Muito obrigada, Eudes.
      Será um prazer continuar acompanhando a @Verve Científica
      👏👏❤

  • @joaopaulofilgueiras
    @joaopaulofilgueiras Рік тому +1

    Muito obrigado pela explicação. Foi ótimo

    •  Рік тому +1

      João Paulo, muito obrigado a você pelo comentário! Grande abraço. Eudes.

  • @TOMTOM-zj5xj
    @TOMTOM-zj5xj 2 місяці тому +1

    E o que segura a entropia pelo menos adia é o trabalho :( se voce para de trabalhar a entropia acelera, bom segundo meu entendimento, eu estou muito triste e me pergunto porque minha mãe tem que morrer 😢 porque existem leis maiores que todos nos miseros seres 😢

  • @nunomaroco583
    @nunomaroco583 2 роки тому +1

    Olá gostava de saber a sua opinião sobre esta hipótese, será possível matéria, anti matéria e buracos negros microscópicos terem sido criados em simultâneo logo após o big bang, e os buracos negros microscópicos terem absorvido a anti matéria e desaparecido? Talvez isso seja a explicação para o excesso de matéria em relação a anti matéria no Universo. Saúde. Muito bom seus vídeos.

    •  2 роки тому

      Olá Nuno, obrigado pela sua pergunta! Esse tema que você levantou é algo muito fronteiriço da Física contemporânea. Infelizmente eu não tenho condições de lhe oferecer uma resposta com base científica. Qualquer coisa que lhe falar sobre esse assunto não será mais do que mera opinião. Mais a diante, quanto estivemos trabalhando com os tópicos da Relatividade Geral, talvez viremos a ter um conhecimento mais sólido de forma que poderemos, talvez, lhe responder essa pergunta! Grande abraço, Eudes.

    • @nunomaroco583
      @nunomaroco583 2 роки тому

      @ Obrigado, tenho colocado essa questão, em várias publicações, mas até agora ainda não obtive resposta concreta, acho que é por ser difícil verificar essa ideia. Outra que me ocorreu foi, será possível partículas sub atómicas individuais possuírem um halo de matéria escura, como acontece com as galáxias, neste caso ao nível sub atómico?

  • @loicovis426
    @loicovis426 2 роки тому +1

    O leite se derrama mas não se desderrama, um ovo se quebra mas não se reconstroi. Por favor tenho uma DUVIDA, como um átomo pode se unir com outro para formar naturalmente um aminoácido (umas das formas mais complexas biologicas) e respeitado as leis da termodinamica? Me da a impressão de "leite se desderramando". Seria possivel fazer um video para explicar? Agradeço bastante!

    •  2 роки тому +2

      Lolcovis, excelente pergunta. Isso tem a ver com a estabilidade termodinâmica da matéria. Essa estabilidade não é regida exclusivamente pela entropia, mas sim por um potencial termodinâmico, chamado energia livre. A energia livre é uma combinação de dois termos: um termo entrópico que leva em conta as combinações espaciais dos átomos e um termo entálpico, que trata das interações (energia) entre eles. Sistemas organizados como biossistemas e cristais eles são regidos pela parte entálpica, e não pela parte entrópica (a entalpia é maior do que a parte entrópica). Isso será tema da nossa série sobre a estrutura da matéria, que virá mais adiante mas pode ser encontrado em livros básicos de físico-química. Grande abraço, Eudes.

  • @Bruno-bert
    @Bruno-bert Місяць тому

    Envelhecemos por uma questão de evolução determinada nos nossos genes.
    Pq vincular envelhecimento com entropia?
    Se no futuro desativarmos estes genes isso significaria que paramos de aumentar a entropia?

    •  Місяць тому

      Não é a evolução que rege o envelhecimento, mas sim a termodinâmica. Digo, a termo é mais fundamental que a evolução. A engenharia genética pode se desenvolver ao máximo que mesmo assim não será capaz de evitar os implacáveis efeitos da Lei da Entropia. Sempre haverá degradação. Abraço, Eudes.

    • @Bruno-bert
      @Bruno-bert Місяць тому

      Entendo, mas a vida parece retardar a entropia, ou até diminuí-la ainda que por um período curto ou numa área muito pequena.
      Mas entendo que um cometa pode cair e acabar com a vida . Então a entropia venceu.

  • @sabrinavelloso6168
    @sabrinavelloso6168 Рік тому

    A teoria da entropia não é compatível com a vida porque os sistemas em algum momento na linha do tempo (há bilhões e bilhões de anos) ,antes da vida existir , tornaria impossível a gênese dos próprios sistemas