CAN I INCREASE THE OIL CHANGE INTERVAL IF I CHANGE MINERAL OIL FOR SYNTHETIC OIL?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • Does changing mineral oil to synthetic oil allow you to increase the oil change interval by mileage?

КОМЕНТАРІ • 216

  • @LeoPriester
    @LeoPriester Місяць тому +2

    Esse é o melhor canal de moto do UA-cam brasileiro!!!

  • @chatack6246
    @chatack6246 Місяць тому +6

    Parabéns por seus esclarecimentos!
    Ainda hoje, eu escuto mecânicos e vendedores de óleo AFIRMANDO que pode rodar muito mais (até o dobro) da quilometragem usando óleos supostamente de alta qualidade.
    Doce ilusão dos iniciantes.
    Abraços, sucesso e prosperidade meu amigo!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +4

      Informação completamente equivocada e arriscada. Eles falam isso porque não entendem algo que se chama margem de tolerância. A verdade é que troca de óleo tem uma boa margem de tolerancia. Se eu pegar uma moto como a minha que recomenda a troca a cada 6.000Km com óleo semissintético, se o nível estiver bom e eu resolver levar até os 12.000Km, não implica que meu motor vá travar. Provavelmente vai funcionar aparentemente bem até 12.000km com esse óleo. Se for com sintético o risco será ainda menor. Mas....se está entrando perigosamente num limite de tolerancia que uma vez ou outra pode até não detonar a moto, mas se vira um habito certamente vai prejudicar tremendamente o motor. Sem descartar a possibilidade de detonar o motor já na primeira vez que fizer isso. Meu Deus...porque a mania negacionista de ir contra o que fala o manual ?

  • @Huedgomis
    @Huedgomis Місяць тому +3

    Bucão, este é mais um vídeo cujas instruções são de grande valia.
    Você sempre trás informações com muita responsábilidade.
    Parabéns!
    Hued

  • @wesller1231
    @wesller1231 Місяць тому +5

    Exatamente chefe, o que determina o intervalo é o projeto do motor, levando em consideração taxa de compressão, potência, arrefecimento etc...e não o lubrificante.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Exatamente...embora isso seja muito óbvio, muita gente ainda acha que pode aumentar o intervalo de troca porque colocou óleo melhor.

  • @bettodedeus7102
    @bettodedeus7102 Місяць тому +2

    Obrigado pelo vídeo professor! Nada melhor do que seguir as recomendações do manual e de quem projetou e fabricou o veículo! Grande e sucesso! 🤝🏻😀🏍

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Obrigado....E assim como pra vc, pra mim é incompreensível a rebeldia que tanta gente tem contra o manual. Preferem achar que a opinião de um curioso de internet sem formação nenhuma é mais correta que a dos projetistas que fizeram e testaram exaustivamente o motor

    • @adailtonferreira1024
      @adailtonferreira1024 Місяць тому

      Mas na época da fabricaçao de alguns veículos nao existia o óleo sintético

    • @BettoSR
      @BettoSR Місяць тому

      @GaragemVStrom sim concordo plenamente com você. Eu sempre fui uma pessoa que gosta de seguir os manuais, sejam eles de qualquer máquina, e sim nem tudo é perfeito e tem alguns manuais que deixam um pouco a desejar, mas os da maioria das motos são extremamente detalhados e com certeza foram feitos com um bom planejamento e cuidado, por isso sempre digo, "siga o manual e não vai ter erro"! Abraço e sucesso professor! 🤝🏼😀

  • @andersonrafaelgiacullo5441
    @andersonrafaelgiacullo5441 Місяць тому +2

    Excelente explicação, assim como e importante respeitar os intervalos de troca o mesmo vale para viscosidade, também questiono a viscosidade do oleo recomendado pelo fabricante, mais quem sou eu na fila do pão para questionar a engenharia.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Olá . Eu apostaria que o seu questionamento sobre a viscosidade é que o óleo recomendado deveria ser mais viscoso, estou certo ? Se for isso, é uma percepção perfeitamente normal e sabida por todo engenheiro químico e mecânico envolvido em projeto de lubrificação. A percepção de quem coloca um óleo mais viscoso sempre é de que a lubrificação é melhor, pois se deixa levar pelo barulho menor e mais suave do motor assim como no caso de moto , de engates mais suaves e até de baixa menor do nível.Mas é uma percepção falsa no sentido de achar que a moto está melhor lubrificada . Não está . A moto simplesmente está funcionando mais " abafada " por um óleo mais viscoso que o que seria necessário. Por outro lado esse óleo mais viscoso oferece mais resistência a todos movimentos internos, flui com mais dificuldade, demora mais pra subir, força mais a bomba de óleo e é pior para dissipar calor. Por isso que a tendência mundial é se fazer motores que permitam a utilização de óleos cada ver mais finos. DESDE QUE a lubrificação seja eficiente, quanto mais fino o óleo melhor.

    • @andersonrafaelgiacullo5441
      @andersonrafaelgiacullo5441 Місяць тому

      @@GaragemVStrom Bem isso mesmo.

  • @ivantaveira
    @ivantaveira Місяць тому +2

    Sou fanzaço desse canal!!! Conselhos sabios!!!

  • @wallasrezende
    @wallasrezende Місяць тому +1

    Estou usando a alguns meses o shell advance 10w30 API SM MA2,
    Minha moto XRE, oleo me surpreendeu na qualidade bom custo e benefício.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      @@wallasrezende Sim... é bom ..atingir um API SM é a prova que é bom

  • @JoaoVictorMiranda5
    @JoaoVictorMiranda5 Місяць тому +6

    Na minha moto utilizo Yamalube 10w40 semi sintético, pelo manual as trocas são de 5 em 5 mil km... Porém troco a cada 2.5km.. posso estar sendo precavido até demais... Pretendo futuramente utilizar óleo sintético com API superior ao SL como por exemplo Motul 7100 ou Castrol Power1. Quando fazer essa migração aí sim me sinto seguro em trocar o óleo cada 5 mil km como o manual da moto pede.

    • @andersonrafaelgiacullo5441
      @andersonrafaelgiacullo5441 Місяць тому +4

      Eu manteria o oleo recomendado, já que você antecipa sua troca eu manteria .

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +6

      Tudo depende do seu uso. Se sua moto não é usada em condição severa, relaxa....o óleo recomendado, no intervalo recomendado já tem uma imensa margem de segurança. O único cuidado é verificar sempre o nível. Trocar antes é jogar dinheiro fora. Colocar um sintético de API superior numa moto que tem troca de óleo a cada 5 ou 6 mil Km também não faz muito sentido. A diferença de eficiência por exemplo entre um 5100 e um 7100 numa troca aos 5.000km é praticamente zero. o 7100 é melhor, sim , mas a moto não chega a usufruir disso. Se vc olhar o API do 5100 é exatamente o mesmo do 7100. O 7100 é realmente necessário em motores projetados para trabalhar com óleo sintético e que normalmente a troca é a cada 10.000 ou mais.

    • @JoaoVictorMiranda5
      @JoaoVictorMiranda5 Місяць тому

      Obrigado pelo comentário, realmente você tem razão ​@@GaragemVStrom

    • @2wadvbr724
      @2wadvbr724 4 дні тому

      ​@@GaragemVStrom faço exatamente a mesma coisa que ele (mesmo óleo, intervalos e checo o nível), mas sou motoboy e rodo em média de 700 a 1000km por semana. De acordo com a sua experiência e conhecimento, alterando para um óleo superior (5100, Mobil ou Petronas 100% sintético) eu poderia aumentar esse intervalo 4000 ou até 5000 como indica no manual ? Lembrando que meu uso é severo.
      Caso positivo, qual desses lubrificantes que citei vc me recomendaria?

  • @jorgesenna1304
    @jorgesenna1304 Місяць тому +1

    Excelente explanação meu nobre !
    Saudações do Rj
    Abs

  • @carreirasolo-duasrodas6083
    @carreirasolo-duasrodas6083 Місяць тому +2

    Opa Bucão, satisfação de ver e repensar sobre o assunto. Bacana DEMAIS ter voltado!
    ABSSSSS E ÓTIMO NATAL E INICIO DE ANO!!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Muito obrigado e um ótimo Natal a vc e toda sua família também

  • @cgsilva6903
    @cgsilva6903 Місяць тому +2

    Vídeo importantíssimo, Marcos! Parabéns. Embora eu já soubesse disso, essa informação é muito pouco difundida. Já tive que ouvir até dentro de "boas oficinas", o reparador afirmar que "um óleo sintético poderia ser trocado em intervalos maiores"!!! É de arranhar os ouvidos!😅

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Verdade... é impressionante como uma coisa tão óbvia como essa ainda é contestada por tanta gente.

  • @guilhermemendes1711
    @guilhermemendes1711 Місяць тому +1

    Marcus, bom dia, e meus parabéns pelo excelente vídeo. Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso.
    Tenho uma CB300F Twister, utilizo desde 0km Podium (não pela taxa de compressão maior ou economia de combustível, mas por saber q eh uma gasolina muito boa em questão de não juntar depositos nas válvulas e pistão) e Motul 7100. Meu planejamento inicial eh trocar o óleo a cada 5mil km (manual manda 6mil em condições normais de uso), porem eu faço uso severo (trechos muito curtos, "casa-trabalho", 10km apenas), lembro de vc ter comentado em algum vídeo q esse tipo de uso severo atinge muito o óleo pela contaminação com combustível por não estar operando na temperatura correta e não haver a dilatação perfeita das peças internas. Porém neste mesmo vídeo o senhor explica q essa contaminação prejudica muito mais o nivel do óleo. Eu confiro o nivel toda semana, esta atualmente com 3mil km com o óleo e não abaixou 1ml sequer (meu perfil de pilotagem eh modo vovô supremo, ando no maximo a 70km/hr, msm tendo uma 300 kkkk), oq o senhor me diz se baseando no meu tipo de uso, posso trocar com 5mil, ou melhor trocar com 3mil ?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Olá...Primeiramente parabéns pelo cuidado que está tendo com sua moto. Usar Podium e Motul 7100 já é algo que supera em muito as necessidades de sua moto. Não vou entrar no mérito do custo/benefício. Se isso não está pesando em seu orçamento, ótimo, siga assim. Mas se está sentindo no bolso, mas está fazendo esse sacrifício pela saúde do motor da sua moto, eu particularmente acho exagero. Não entendi bem uma coisa...esses 10Km é o percurso de ida e volta ou só de ida. Vc todo dia liga, anda 5km , desliga e depois do trabalho anda os 5 de volta completando 10Km ? Ou o trajeto da sua casa até o trabalho tem 10Km e na verdade vc roda 20Km todo dia no ida e volta ? Se for o primeiro caso, sim....é uso severo. Nada muito acentuado porque vc compensa pela direção tranquila. Eu te aconselho a perder um tempinho todo dia e em marcha lenta, ponto morto, deixa um minuto ou dois ela esquentar antes de sair de manhã e na hora de voltar. Isso já vai diminuir muito o quanto a moto ainda vai rodar fria. Nesse caso, se o manual pede troca a cada 6.000Km , se vc trocar com uns 4.000Km está pra lá de seguro. E nesse caso nem precisaria o 7.100 . O 5.100 seria o mesmo, pois ambos são API SP e em 4.000Km a diferença de estabilidade do 7100 nem é sentida. Mas...se pro bolso for indiferente siga com o 7100. Agora....se vc anda 10Km pra ir e 10Km pra voltar e com direção tranquila e deixar ela aquecer um pouquinho aí jpa deixa de ser uso severo e passa a ser uso de sonho pra qualquer moto. Pode trocar com os 6.000Km recomendados rindo. Seu motor vai viver mais que o Keith Richards.

    • @guilhermemendes1711
      @guilhermemendes1711 Місяць тому

      @GaragemVStrom Primeiramente gostaria de agradecer por responder tão cuidadosamente minha dúvida. Respondendo as dúvidas q o senhor levantou a respeito de meu questionamento
      1. A distância de minha casa ate meu trabalho são de 5.5km, totalizando ida de volta 11km por dia.
      2. Com relação a pesar no bolso, acaba q não pesa pois levo muito tempo para atingir a marca de 5mil km, acaba q o tempo dilui o gasto e não me pesa nada no bolso.
      3. Com relação a sua dica de deixar a moto "aquecer" antes de rodar, eu ja faço isso (por recomendação sua tbm nos seus vídeos), ligo a moto e começo a me equipar, so saio com a moto quando a marcha lenta estabiliza nos 1400rpm, que eh a rpm de marcha lenta quando ela esta quente ( quando ligo a moto fria ela inicia em 2000rpm)
      Então com estas questões sanadas, o senhor acha seguro eu trocar seguindo uma quilometragem próxima dos 6mil km ?
      ps: com relação ao 5100, eh metade do valor do 7100, considerado meu tipo de uso, séria uma opção valida ? como falei não me faz falta o valor do 7100, o que me importa eh cuidar para nunca ter dor de cabeça com o motor da moto... mas 150 reais economizado a cada troca não deixa de ser um valor atrativo, se o 5100 proteger da mesma forma do 7100 ai eu mudo sem problemas.

  • @paulofelix3586
    @paulofelix3586 Місяць тому +2

    Que satisfação voltar a assistir e comentar seus vídeos.
    Excelente vídeo, como é praxe no canal.
    Parabéns!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Muito obrigado. Tô de volta aos poucos. Já tenho alguns outros engatilhados. Abraço e Feliz Natal a vc e sua família

    • @paulofelix3586
      @paulofelix3586 Місяць тому

      ​@@GaragemVStrom Seus vídeos são fontes de conhecimento de alta qualidade. São sempre bem-vindos.
      Desejo a você e aos seus, um Natal de Paz, Harmonia e Fartura.
      Obrigado.

  • @brenaldocalheiros7350
    @brenaldocalheiros7350 Місяць тому +1

    Estávamos seu retorno amigo. Parabéns pelo vídeo

  • @rodrigocabral6967
    @rodrigocabral6967 Місяць тому +3

    Usando o Motul 7100 10w30 na minha Titan 150 2013 eu tenho tranquilidade para rodar os 4000 quilômetros indicados pelo fabricante.
    Não vejo o óleo baixar e nem mudanças no barulho do motor, etc.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +4

      Exatamente....Vc colocar um óleo de qualidade excepcional, vc não deve alterar o intervalo de troca, mas terá uma margem de segurança e uma tranquilidade muito maior. Posso te dar um conselho ? Nem precisa gastar tanto no 7100. O 5100 semi sintético também é excepcional , o mesmo API do 7100. O 7100 é melhor em termos do tempo em que mantém as características . Para motos com intervalos de trocas muito maiores. E o motor da Tital é um motor que nem vai perceber o usufruir as diferenças de um 7100 para um 5100. Lógico que se para o seu bolso não faz diferença, o 7100 é melhor. Mas se é meio dolorido pagar o preço do 7100 , experimente o 5100. Sua Titan vai estar com um óleo anos luz a frente do que ela precisa. Eu uso o 5100 na minha VStrom e troco a cada 6.000

  • @brunowilsonrb3709
    @brunowilsonrb3709 Місяць тому +1

    Tenho uma Triumph Speed 400 e as trocas de óleo é a cada 16.000km, o oleo original é oleo 100% sintético, creio que esse intervalo vem sim da qualidade do oleo, da refrigeração liquida e das especificações tecnicas da moto

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Exatamente isso. Sua moto permire uma troca aos 16.000Km com um óleo 100% sintético, não por causa apenas do óleo, e sim porque um motor com as características do seu permite isso com um óleo 100% sintético

  • @saldanha47
    @saldanha47 Місяць тому

    esse canal é muito bom, parabens sempre

  • @jailtonimpacto
    @jailtonimpacto Місяць тому

    Valeu pela explicação

  • @marlonmarques3397
    @marlonmarques3397 Місяць тому

    Excelente explicação!
    Eu tinha essa dúvida... Não tenho mais !

  • @aftserradetranpa1174
    @aftserradetranpa1174 Місяць тому

    Essa margem de segurança maior é bem interessante para para quem viaja com a motocicleta. Muitas vezes a quilometragem de troca ocorre em uma cidade pequena sem infraestrutura. Essa margem garante você chagar em uma cidade mais estrutura onde vai encontrar o óleo e uma oficina especializada.
    Você pode levar os 3 litros de óleo e as ferramentas pra essa troca, mas vai um consumir um espaco legal na bagagem.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Exatamente....eu várias vezes já fiz isso....Quando vou fazer viagem que sei que vou exceder um pouco a km de troca coloco o sintético. Na verdade até o semi sintético não teria problemas, pois i intervalo de manual já carrega uma margem de segurança grande, mas com sintético fica mais seguro. E sempre olho no nível. É muito, muito raro , quase impossível de acontecer de motor travar por óleo vencido a não ser que seja algo absurdamente exagerado. Mas um pequeno vacilo com moto trabalhando com nível insuficiente já dá pra detonar o motor.

  • @B..B.
    @B..B. Місяць тому +2

    Sempre usei mineral ou semi sintético trocando com 5mil igual pede o manual e completando se necessário. Vou testar um sintético pra ver se fica melhor as trocas de marcha e tal. Mas manter o nível é o mais importante

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Tudo corretíssimo. Mesmo trocando por óleo superior vc sempre deve manter a viscosidade e o intervalo de troca do seu manual. E como disse...verificar o nível é super importante. Se trocar o semissintético pelo sintético poderá ter as vantagens de um óleo superior. Mas lembra que não basta ser sintético. Verifique o API do sintético que for colocar. Rem sintético no mercado com API inferior a semissintético bom

    • @B..B.
      @B..B. Місяць тому

      @GaragemVStrom eu vou olhar isso, to aprendendo recentemente essas diferenças, se eu tivesse grana usaria o motul 7100 mas pra botar na moto agora não vale a pena o custo benefício no intervalo que vou precisar trocar

  • @fernandocesardiasmorgado2611
    @fernandocesardiasmorgado2611 Місяць тому

    Parabéns Bucão. Os manuais parecem que não explicam bem o uso severo ou não do motor, e mantém a mesma quilometragem para os dois perfis de utilização. Tem gente por aí que ainda não sabe a diferença e trabalha com o motor ligado por muitas horas em trânsito, fazendo a troca somente pela quilometragem. Não seria importante dentro do que você explicou muito bem, passar esta informação complementar, sobre uso severo do motor e se possível quais motores, em cilindros, deveriam obrigatoriamente usar óleo 100% sintético preventivamente? Forte abraço.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Eu tenho um vídeo aqui no canal falando exatamente sobre isso. Tem muita idéia equivocada sobre o que é "uso severo". Não tenho o link aqui, mas se vc digitar " Garagem VStrom Uso Severo " na busca do Ytube vc vai encontrar o vídeo.

  • @scotchfiu
    @scotchfiu Місяць тому

    Salve Bukão. A minha Strom é 2013, segunda geração. O manual dela, versão revisada de janeiro de 2013/COPYRIGHT 2012 J TOLEDO, recomenda o 20w50 com troca a cada 3K km.
    Baixei na Internet o manual do proprietário versão revisada de janeiro de 2013/COPYRIGHT 2013 J TOLEDO e essa edição recomenda o 10w40 a cada 6K km. Baixei o manual de serviço gringo, que pega as versões 2012, 13, 14, 15 e 16, e nesse manual a recomendação é o 10w40 a cada 6K km. Uso então o 10w40 e troco a cada 5Kkm, aos 000 e 500ks, só pra facilitar o controle e não esquecer de trocar. Saudações, mais um ótimo vídeo.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Só um engenheiro da Suzuki que viveu esse momento de troca poderia falar com 100% de autoridade o que aconteceu. Eu apostaria com 90% de certeza de que foi uma simples adequação da JToledo a uma nova recomendação, já com testes desse motor com 10W40 semissintético ( anter era com mineral ) que mostraram a segurança de se fazer isso e portanto atualizaram a recomendação. Mas também existe uma pequena chance de embora os motores produzidos a partir de um determinado momento em 2012/13 serem exatamente os mesmos, tenham sofrido melhoras em revestimentos internos, folgas e processos de usinagem e isso que permitiu que juntamente com a mudança para semissintético se pudesse dobrar o intervalo. Mas creio eu , com boa convicçaõ que na sua 2013 vc trocar a cada 5.000 usando um 10W40 semissintético de ótima qualidade, API SL pra cima e sempre ligado no nível do óleo vc não terá problema nenhum.

    • @scotchfiu
      @scotchfiu Місяць тому

      Não pesquisei mas talvez na época das 1as Strom 2a geração montadas aqui, o óleo 10w40 não estivesse disponível no mercado, vindo a estar logo depois, fazendo a JToledo atualizar a recomendação no manual logo após o lançamento da 2a geração. Recomendação que eu imagino ser a correta para a 2a geração, a do manual de serviço gringo que pega todas as versões e atualizações da 2a geração dela e indica o 10w40 / 6K km.

  • @dylantosta4218
    @dylantosta4218 Місяць тому +2

    Exemplos : No meu fusquinha 71 uso óleo mineral dentro das especificações de viscosidade já que o motor é 1300 original, já na minha moto uso o sintético também dentro das especificações de viscosidade. Em relação ao tempo de troca eu troco no máximo em 4 mil km. Minha moto é uma speed triple 1050. Tento ser preventivo pra evitar ser corretivo.

    • @Nomad_91
      @Nomad_91 Місяць тому +2

      Concordo, mandar um óleo ainda novo para a reciclagem é muito melhor do que mandar um motor ainda novo para reciclagem.

    • @bettodedeus7102
      @bettodedeus7102 Місяць тому +1

      ​@@Nomad_91excelente observação! 🤝🏻

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Vc está completamente correto em manter na sua fusca 71 o óleo mineral com a viscosidade recomendada. Mas não seria um erro vc colocar um 100% sintético na mesma viscosidade recomendada. Seria apenas jogar dinheiro fora, pois o motor 1300 de uma fusca 1971 simplesmente não iria tirar proveito significativo das melhores qualidades do sintético, uma vez que já foi projetado para funcionar com o mineral. É o mesmo que colocar gasolina pódium em motor de baixa taxa de compressão. Não muda nada em termos de potência.

  • @lucastognon1
    @lucastognon1 Місяць тому

    Top !

  • @ymendes
    @ymendes Місяць тому

    Bucão...Demorou mas apareceu !! Que bom assistir suas "aulas" ! Esse video quase caiu do céu ... eu to num dilema e infelizmente o video nao esclareceu . Uso oleo mineral na moto e por rodar pouco, geralmente troco o oleo a cada 6 meses . Varios colegas ja me disseram que se eu usasse o sintetico , poderia fazer a troca anualmente , desde que nao atingisse os 3 mil KM. Essa informação procede ? Aproveito o momento pra desejar a vc e TODOS OS inscritos ... Feliz Natal !

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      É uma boa pergunta...A troca por km é definida pelo fabricante da moto. Não interessa se é mineral, semissintético ou sintético. Troca sempre na Km definida no manual. Já a troca por tempo é pela deterioração própria do óleo, por reações internas que não dependem do motor, e sim do tipo do óleo. Normalmente os fabricantes da moto falam em 6 meses como algo genérico por garantia, até porque o consumidor vai usar os mais variados tipos de óleo, do mais básico ao mais sofisticado, e lógico eles consideram quando se usa um básico. Mas vc usando um sintético, desde que de óleo de qualidade, marca consagrada e com procedência, se vc não atingir a kilometregem de troca da sua moto e o nível estiver OK , vc pode sim trocar a cana ano tranquilamente.

    • @ymendes
      @ymendes Місяць тому

      @@GaragemVStrom Obrigadao pela atenção !! A cada seis meses rodo em medio uns 1200 /1500 Km . entao, se eu continuar nesse ritmo, eu rodaria os 3000 ou menos Km em um ano . Nao pretendo usar o top dos top do oleo sintetico mas tenho lido so pontos positivos pra ele.. eh o F900 da Petronas. Bucão ... posso sugerir um tema interessante : Analise de de filtro de oleo, em particular um Tal Tec Fil. O elemento central , que eh de metal, tem uns furos que mal passa uma ponta de grampo de grampeador. Tudo indica que restringe muito a passagem de oleo . Poderia fazer uma analise disso ? Afetaria algo na lubrificação ? Comparar com um Hiflo que sei que vc usa na sua moto .Inclusive vc ja abriu um , em um de seus videos.

  • @adminmeusite7735
    @adminmeusite7735 Місяць тому

    @Garagem VStrom podia falar sobre trasmissao de correia em cg 150

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Eu tenho um vídeo sobre corrente/correia . Correia tem várias vantagens assim como vérias desvantagens. No caso de uma CG , a não ser que vc odeie muito lubrificar e regular corrente as desvantagens são maiores. Principalmente a perda de potência que a correia causa. Numa moto grande não se sente, mas numa CG poderá ser sentida.

  • @_davialves_
    @_davialves_ Місяць тому

    Concordo com vc, as vezes vc pode passar o prazo de troca por N motivos, mas "um pouco" , 500/1000 km mas se deve trocar no prazo estipulado, isso é uma exceção.
    Mas minha dúvida, agora que vc citou isso....
    Há motos que no exterior vem com prazo de manutenção e troca de óleo superior, aí chegam no Brasil e isso é cortado diminuindo o intervalo. Isso aconteceu na Kawasaki com a Versys 300, por exemplo, lá fora a troca e revisão era de 6 mil km, aqui ficou 3mil km, após muita reclamação sobre isso a troca foi padronizada em 6 mil km como é fora. Como disse esse é um exemplo, existem outros modelos de outras marcas que são assim tbm.
    Sendo assim, se eu compro um modelo de moto e no seu manual brasileiro diz, por exemplo, que devo trocar a cada 3.000km mas no manual internacional diz 6.000km, se eu trocar a cada 6.000km, seguindo o manual internacional, eu estarei certo ou não?
    Abraço

    • @fernandocosta3995
      @fernandocosta3995 Місяць тому

      Caro colega, as condições de climáticas e rodoviárias do nosso país são diferentes da Europa e USA, por exemplo. Por isso a diferença de km para trocas.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Verdade...isso acontece bastante. Nas VStrom também aconteceu por um tempo. Tem várias razões. A principal é o combustível. Sempre gases de combustível contaminam o óleo e de acordo com o combustível de cada país essa contaminação pode ser mais danosa ao óleo. Ao contrário do que muitos pensam clima não é razão para isso. Poderiam mudar viscosidade, mas não intervalo em função disso. Condição de estradas em geral também influencia, principalmente países com muita estrada não pavimentada e poeirenta. E também um componente cultural do consumidor. Tem país que é normal e faz parte do comportamento a verificação frequente do nível do óleo e compretar caso necessário. Outros , caso do Brasil isso não é algo presente em muitos motociclistas. É muito frequente casos de motos com danos ao motor simplesmente porque o cara andou com nível baixo e nem sabia. Portanto reduzem a recomendação para evitar isso.

  • @lourencoantoniotalarico8710
    @lourencoantoniotalarico8710 Місяць тому

    Parabéns pela qualidade dos seus vídeos. Tenho um f850 adv da bmw. O manual manda trocar a cada 10k. Mas fico com o pé atrás kkkk eu rodo 20k por ano então sempre troco por quilometragem. A cada 10k eu troco pelo óleo especificado do fabricante. Será que não vai trazer problemas futuros no motor, fazer essa troca tão longa, de 10 em 10?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Pode ficar tranquilo. Se o seu uso não é enquadrado em uso severo, Vc pode TRANQUILAMENTE, no intervalo recomendado pelo manual, desde que sempre esteja ligado no nível e use o óleo correto recomendado no manual. Nessa troca recomendada já existe uma enorme margem de segurança. Esses intervalos maiores são fruto da natural evolução de motores e óleos. Já temos motos com intervalo de 10.000 milhas ( 16.000Km ) .

  • @Mozartmzrt28
    @Mozartmzrt28 Місяць тому

    Intervalo de troca de oleo é seguir o manual e se usar em uso severo (periodos em que o motor nao fica na temperatura "ideal" ou uso somente no fim de semana em trecho curto : ex comprar pao na padaria que fica a 3 km de casa ou uso em track day ou acelerar "forte " dentre outros ) a maioria dos mecanicos recomenda diminuir o intervalo de troca .

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Muito bom comentário. E parabéns por definir bem o uso severo. Muita gente acha que uso severo é usar muito a moto por muito tempo, o que não é verdade.

    • @Mozartmzrt28
      @Mozartmzrt28 Місяць тому

      @GaragemVStrom verdade ! Rsrs ,obrigado pelos conteúdos que vc coloca , o vídeo sobre os mitos ficou muito bom , parabéns! Abs.

  • @guilhermeaguiar3892
    @guilhermeaguiar3892 Місяць тому

    Segue a adequação à norma culta da língua portuguesa:
    Olá, Marcos, como vai?
    Como sempre, excelente vídeo.
    Percebi que você mencionou apenas a quilometragem. Porém, como fica no caso da troca por tempo? Por exemplo, tenho uma moto de alta cilindrada e rodo entre 1.000 e 2.000 km em um ano. A fabricante recomenda o uso de óleo semissintético, com intervalos de troca a cada 6 meses ou 6.000 km. Se eu não atingir a quilometragem recomendada, pois a moto permanece mais tempo parada, ainda assim preciso trocar o óleo a cada 6 meses, mesmo utilizando um óleo sintético?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Verdade...eu até ressaltei que me referia a troca por kilometragem que é onde as maiores duvidas ocorrem e a a maior parte dos casos. Troca por tempo é um tanto subjetivo. Normalmente os fabricantes de motor falam em um intervalo de tempo , mas aí é um tanto a grosso modo, pois nesse caso é diferente. A deterioração é em função das características do óleo, suas reações internas e não tem nada a ver com o motor. E poucos fabricantes de óleo tem um prazo específico ou preciso de tempo de troca por tempo em cada tipo de óleo que fabricam. Mas na real isso nem é um tema para preocupação porque existe uma margem enorme de segurança nisso. 6 meses definitivamente é um exagero. SE trocar por tempo em um ano, seja semi , seja sintético já está 100% seguro . No meu carro é 5W30 sintético. Não ando quase nada com ele. 2.000Km por ano no máximo. Quase sempre esqueço e acabo trocando depois de mais de um ano e meio depois. Óleo perfeito . Dá até dó

  • @leandrolorenzoni9147
    @leandrolorenzoni9147 Місяць тому

    Tenho uma virago 250 a 27 anos peguei 0km esta com 160 mil km nunca deu problemas no motor troquei em brea gem uma vez aos 96 mil troco o óleo e filtro a cada mil é a vida do motor

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Não se mexe no que está dando certo

  • @RogerioSilva-wd8us
    @RogerioSilva-wd8us Місяць тому +1

    Eu pesquisei muito para responder aqui a recomendação do fabricante geralmente é feito por testes com óleo recomendado pela montadora geralmente em motos mais antigas que usam óleo mineral a recomendação é que sejam feitas as trocas de três em 3.000 km Por que o óleo mineral ele se deteriora muito rápido sendo que aos 3000 km já está no limite da sua efetividade em comparação com oleo 100% sintético quê aos 3000 km estará em pleno vigor de sua eficiência para chegar a essa conclusão eu assisti muitos vídeos de testes de óleo eu cheguei à conclusão que pela eficiência do óleo 100% sintético Pode sim ultrapassar o intervalo de trocas recomendado pelo fabricante.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Desculpa...não é exatamente isso. Procede em partes mas não é uma afirmação 100% correta. Sim....uma moto mais antiga, naturalmente foi testada com o óleo da época. E se estabeleceu um intervalo de troca com esse óleo. A Vstrom é o caso...Até 2013 pedia troca a cada 3000 com mineral e depois de 2014 passaram a pedir a cada 6.000 com semissintético. PORÉM....o motor embora sendo o mesmo, recebeu mudanças internas em termos de folgas, revestimentos, processo de usinagem e tratamentos e foi devidamente testado com o semi sintético e aí sim, a recomendação passou de 3.000 pra 6.000. Vc também está correto quando fala que o 100% sintético tem uma maior eficiencia. OK. Mas a eficiência se traduz em performance na lubrificação e estabilidade em termos de demorar para oxidar. Mas NÃO em capacidade de ser deteriorado por contaminação. Uma moto mais antiga, feita para trocar de 3 em 3 mil com mineral tem ajustes muito menos precisos que uma moderna para trocar um sintético de 15.000 em 15.000. O blowby ( pasagem de vapor de gasolina para o óleo ) numa moto mais antiga é muito maior, e essa contaminação do óleo numa moto feita pra trocar óleo a cada 3.000Km é o mesmo, seja com mineral, seja com sintético. Uma moto hoje tem ajustes infinitamente mais finos que uma de 15 oui 20 anos atrás. Tanto que usam óleos mais finos também. É muito simplista falar que como o óleo é melhor ele pode durar mais. Ele dura mais em moto projetada para isso. E finalmente....Eu concordo com vc , e digo isso no vídeo, a margem de segurança para se exceder um pouco o intervalo recomendado com um sintético é maior que com um mineral, lógico. Mas quanto ? 10% ? 20% ? 50 % ? Pode dobrar ? Simplesmente não existe teste a respeito disso. Os motores que foram testados com óleo mais recente atualizaram o intervalo em seus manuais, mas nas mais antigas que não existem esses testes, é pura especulação..tiro no escuro

    • @RogerioSilva-wd8us
      @RogerioSilva-wd8us Місяць тому

      Eu concordo com você em partes por exemplo A V Strom e outras motos que contém refrigeração líquida proporciona uma temperatura de trabalho mais estável isso causa menor desgaste das própriedades do óleo podendo elevar o período de troca no caso das folgas do motor e vazão dos dutos de óleo isso é respeitado usando a viscosidade correta e no caso do revestimento das peças internas do motor isso só muda em algumas motocicletas e tudo disso que você escreveu não mudou em nada no caso do tempo superior que o óleo 100% sintético demora para perder a eficácia.
      Resumindo sendo caso das motos antigas elas foram testadas com óleo mineral e definido o tempo de troca por se tratar de óleo mineral isso não é regra para o 100% sintético.

    • @Psicluc
      @Psicluc Місяць тому

      Então vc viu vídeos de testes? Não é mais barato trocar no tempo recomendado?

    • @RogerioSilva-wd8us
      @RogerioSilva-wd8us Місяць тому

      @Psicluc pelo contrário!
      O óleo 100%sintético no teste feito pelo canal de olho no óleo chegou aos 3.000 km sem perder nenhuma característica enquanto o mineral já estava sem condições de uso na minha sahara Antiga eu uso motul 7100 20w50 e troco com 5.000 km uso ela em viagens longas até hoje só alegria lembrando que ela está chegando aos 70.000km funcionando como zero.
      Pra min é vantagem por ter que fazer menos trocas na estrada e a pouco tempo resolvi abrir a tampa da embreagem pra ver se a peneira do óleo estava limpa e fiquei surpreso estava limpíssimo .

  • @edsonvander6320
    @edsonvander6320 Місяць тому

    O manual da minha moto manda trocar a cada 5000 kms, contudo minha moto ja ta com 14 anos, as folgas do motor estão grandes, a minha moto a cada 1000kms baixa de 50 a 100ml dependendo da estaçãodo ano, eu sempre dou uma completada no oleo, cerca de 100ml a cada 1000kms, e faço a troca de oleo nos 3000kms junto com o filtro.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Está fazendo o certo. Só lembre de completar sempre com o mesmo óleo que está no carter.

  • @jiugersondasilvia
    @jiugersondasilvia Місяць тому

    Grande Bucão, já ouviu falar do FQ4 moto? Fica a dica pra um vídeo, obrigado, Feliz Natal e um excelente 2025 pra vc e família.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Só ouvi falar, mas não tenho maiores informações sobre o produto. Eu particularmente não vejo com muito entusiasmo aditivos em geral, mas precisaria pesquisar mais ou testar para dar uma opinião melhor . Um ótimo Natal e feliz 2025 pra vc e sua família também

  • @RicardoRibeirodeSouza
    @RicardoRibeirodeSouza Місяць тому

    Marcos,
    Muito obrigado por compartilhar conhecimento. Esse post me ajudou muito, pois pretendo trocar o semi pelo sintético.
    Tenho uma XT66 2012 e o manual diz óleo mineral 20W50. Troquei por 15W50 semi-sintético 5100 e vou mudar para o 20W50 sintético 7100 Motul.
    Não tenho uso severo e troco de 6 em 6 meses, pois não alcanço os 5 mil km.
    Na troca do óleo de mineral para semi-sintético, senti uma melhora considerável no desempenho da moto, acredito que também devido a revisão que teve também limpeza do corpo de injeção, lavagem radiador, etc.
    O que você acha da troca do semi pelo sintético, valerá a pena?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      A troca do mineral 20W50 pelo Motul 5100 foi excelente. Certamente a grande melhora que vc sentiu na sua moto foi mais por causa da revisão, mas o óleo também tem parcela nisso, mas mais que desempenho, vc vai ganhar a longo prazo, na vida útil e saúde do motor. Eu particularmente acho um exagero trocar um óleo do nível do 5100 por tempo a cada 6 meses. Eu sei que existe essa recomendação mas eu acho extremamente exagerada. No caso do Motul estamos falando de um óleo API SP....absurdamente bom. Esse óleo não vai deteriorar emseis meses NUNCA ! Eu trocaria por tempo a cada ano com 100% de tranquilidade. Com relação entre trocar o 5100 pelo 7100, principalmente considerando que vc usa a moto pouco, e não é uso severo eu acho jogar dinheiro fora. O 7100 realmente é superior, mas é o mesmo API do 5100 . Onde ele iria mostrar a superioridade, um motor robusto do como o da XT660 e sendo pouco usado não vai usufruir. Eu no seu lugar seguiria com o 5100 ( é o que eu uso na minha também ) e caso não atingisse a kilometragem de troca do manual, trocaria por tempo com um ano. A minha atinge, mas sempre com quase um ano. As vezes até passa um pouco e eu espero a kolometragem para manter a marcação de intervalos. Abraço ( Eu tive uma XT660 2006....uma das motos que mais me deixou saudades )

    • @RicardoRibeirodeSouza
      @RicardoRibeirodeSouza Місяць тому

      @GaragemVStrom Estou rodando a cada 6 meses, 2500 km. Se eu mudasse de semi para sintético, aumentaria 70 reais.

  • @gerson6820
    @gerson6820 Місяць тому

    Eu particularmente to usando óleo lubrificante sintético com Bardahl B12 nas minhas motos e é só alegria

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Sim...é sua opção e se está gostando, show. Na minha opinião é completamente desnecessário. Bardahl B12 é aditivação para melhorar performance de óleo. Um sintético de boa qualidade, tudo API SN , SP já tem aditivos top, excelentes. Não há necessidade de aditivação. O risco de qualquer alteração nos coeficientes de atrito com essa mistura ou o B12 tornar o atrito proximo ao limite da embreagem é maior que eventuais benefícios. Só minha opinião. O que a gente precisa saber é que carro, quanto menor o atrito que o óleo proporcionar, melhor. Moto nem tanto...o X da questão numa moto é o equilíbrio perfeito entre o menor atrito possível no motor mas mantendo o atrito correto para o funciionamento da embreagem. E os bons sintéticos JASO MA2 são os que nos dias de hoje tem esse melhor equilíbrio.

    • @gerson6820
      @gerson6820 Місяць тому

      @GaragemVStrom uso Bardahl B12 na proporção de 10% e não patina a embreagem, apesar que ando sozinho e também não forço a embreagem

  • @elieserd
    @elieserd Місяць тому

    Motor endura usa óleo mineral 20w 50 e o manual recomenda troca com 15 mil km

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Tudo depende das características de cada motor. Um motor que use mineral 20W50 com troca a cada 15.000 é algo que me surpreende e não conhecia, mas se o fabricante do motor recomenda isso, eles fabem o motor que projetaram e sabem o que estão falando. Poderia me passar exatamente qual motor, de qual moto especificamente é ? Gostaria de aprender mais sobre esse caso.

    • @elieserd
      @elieserd Місяць тому

      @GaragemVStrom motor Endura equiparam carros da Ford até 1999, no meu caso um fiesta.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      @elieserd Ah.... perfeito. Vacilei . Li como " moto enduro " e não " motor Endura " . Preciso trocar os óculos....rsrs

  • @Fumacenta2tempos
    @Fumacenta2tempos Місяць тому

    E motores muito antigos? Faz sentido prolongar a troca considerando que o óleo da época era uma carniça? Não consideram a perda das propriedades da época?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Não...não se deve arriscar. Um motor antigo tem folgas, e revestimentos piores e que permitem um blowby ( passagem de vapores de combustível da camara de combustão para o carter ) que vai contaminar e comprometer as propriedades de um sintético do mesmo jeito. Como eu disse no vídeo, se colocar um sintético num motor mais antigo que recomendava mineral, a margem de segurança no caso de passar um pouco a hora da troca até aumenta, mas não é algo que permite aumentar muito esse intervalo ou fazer disso um hábito.

  • @meroveuabreupereirajunior8536
    @meroveuabreupereirajunior8536 3 дні тому

    Tenho uma V-Stron 650XT ano 2024 e uma Bros150 ano 2010.
    Pelo manual o óleo da Bros150 é mineral 20w50. Sempre troquei o óleo na concessionária Honda. Um belo dia na própria Honda, o gerente da oficina disse que poderia usar o óleo semi-sintético o 10W30 utilizado nas Bros 160.
    E ai, será que isso está correto dado que as viscosidades são diferentes e os materiais internos do motor da Bros150 ano 2010 e da Bros160 são diferentes, sendo que a Bros160 passou a usar o óleo semi-sintetico, salve engano a partir de 2014?
    Em resumo, a Bros150 pelo manual o óleo é 20w50 mineral. E a Bros160 o óleo é 10w30 semi-sintetico.
    Será que posso fazer o que o gerente da oficina da Honda disse?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 дні тому +1

      Então...motores mais simples e robustos como da Bros tem uma margem de tolerancia muito grande. Como o gerente da concessionária falou, eu também não creio que trocar o 20W50 mineral da 150 / 2010 pelo 10W30 semissintético da 160 / 2014 vá causar danos imediatos ou a medio prazo. Mas sinceramente ? Eu acho meio arriscado. Diferença muito grande. O fato de um ser mineral e outro semisintético não tem nada a ver com viscosidade que a moto requer. Não posso afirmar com certeza absoluta que as folgas, usinagem e revestimentos de uma 150/2010 sejam as mesmas que as de uma 160/2014 . Passar do mineral para o semi sintético é interessante, mas se a moto fosse minha eu ficaria num semisintético 15W50 , muito mais próximo ao recomendado pelo fabricante.

    • @meroveuabreupereirajunior8536
      @meroveuabreupereirajunior8536 2 дні тому

      @GaragemVStrom Perfeito, também achei estranho o posicionamento do gerente da Honda. O motor da 160 não é o mesmo de uma 150 com ganho de alguma potência, eles são parecidos, mas são motores diferentes. Pegando o gancho, quando fiz a 1° revisão na V-Stron 650XT o consultor técnico disse que a Suzuki usa óleo semi-sintetico 10W30, e se fosse usar o 100% sintético não poderia voltar a usar o semi-sintetico. Tem sentido isso?

  • @brunobifous
    @brunobifous Місяць тому +1

    Eu já vi moto que dependendo do país muda a km da troca de óleo

    • @MorescoMarcelo
      @MorescoMarcelo Місяць тому

      Pois é. Lembro de ter visto isso tbm.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Sim...a Vstrom era esse caso. Muitas vezes até corrigem depois. Tem duas razões. Alguns países tem combustível que compromete o óleo mais que outros. E também é cultural. Tem país onde verificar nível e completar é uma cultura normal. Outros ninguém olha nível. Então jap falam pra trocar antes pra garantir.

    • @MorescoMarcelo
      @MorescoMarcelo Місяць тому

      @@GaragemVStrom entendi. Perfeito! Feliz natal a ti e sua família. Obrigado pelo canal recheado de assuntos pertinentes! Sr. E seu canal enriquecem muito o UA-cam.

  • @marcielsiqueira6492
    @marcielsiqueira6492 Місяць тому

    Eu tenho uma fan 125 2007,, passei a usar semi sintético nela e dobrei o tempo para troca só óleo. Observo a qualidade do óleo semanalmente (rodo pouco). Troco com 2 mil km, e raramente sai escuro,,, sempre caramelo.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Essa eu juro que não entendi...Como assim vc dobrou o intervalo ? O intervalo da FAN 125 é 4.000Km. Vc ainda está trocando na metade do tempo que poderia. Tudo bem....é legal, bom para sua moto e se para o bolso não está sendo problema siga assim. Por isso que está saindo limpo.

  • @aftserradetranpa1174
    @aftserradetranpa1174 Місяць тому

    Sabe me dizer qual a diferença entre as pastilhas de freio sintética ou cerâmica.
    Qual agride menos o disco de freio?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Não sei exatamente o que seria pastilha sintética. Vc não quis dizer sinterizada ? Essa pergunta não dá pra responder, pois sinterização é a prensagem de um pó com resina. Dependendo da composição desses elementos se tem vários níveis de sinterizadas. Pastilha de cerâmica mesma coisa...é um composto cerâmico onde a composição do quanto realmente é cerâmica varia muito. Mas se for considerar uma pastilha de cerâmica normal do mercado, tipo a Cobrec Cerâmica, ela não agride nada o disco. Mas também gasta super rápido. Uma sinterizada de excelente qualidade como EBC, Nissin, Brenta, Vesrah por exemplo é o melhor que se pode comprar. É o melhor balanço entre frenagem, durabilidade e não agressão ao disco. Evite metálicas e também semi metálicas. Orgânicas e de Kevlar normalmente são boas mas duram pouco.

    • @aftserradetranpa1174
      @aftserradetranpa1174 Місяць тому

      @GaragemVStrom "sintética" foi pesado kkkkk

  • @otaviocosta1198
    @otaviocosta1198 Місяць тому

    Na verdade o motor da V-Strom foi projetado para usar o óleo 10w40 semissintético e trocas de óleo com 10.000 kms em quase todos os países ou 6.000 kms em uso severo.
    Aqui no Brasil a Suzuki recomendava o óleo 20w50 mineral (não sei porque raios de motivos), e por ser um óleo inferior mudaram o manual para 3.000 kms, depois nas Suzukis mais novas, mudaram essa recomendação para a mesma recomendação dos outros países, 10w40 semissintético recomendando a troca a cada 6.000.
    O projeto da V-Strom foi feito para usar 10w40 e para trocas de óleo com no mínimo 6.000 kms, toda essa loucura de óleo mineral com trocas de 3.000 foi a J-toledo que fez.
    Quem tiver uma V-Strom e quiser, pode sim colocar um sintético e rodar uns 6.000 sem erro nenhum, pois o motor é o mesmo.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      De qual modelo vc está falando ? 1050 ou 800 no caso de troca com 10.000Km ? Nas 650 sim, vc está certo.As mais antigas pediam troca aos 3.000 aqui, quando lá fora já era 6.000. Isso se deu por dois motivos, um porque o óleo mudou de mineral para semissintético, e outro porque a JToledo quis uma margem de segurança maior em relação ao tipo de combustível usado aqui, e sem contar a possibilidade dos motores embora não tendo mudado, possam ter recebidos tratamentos, ajustes ou revestimentos que permitiram o intervalo passar de 3000 para 6000. Com um motor sem folgas excessivas e verificando o nível sempre , com um semissintético 10W40 , com um API de SL pra cima, vc pode tranquilamente trocar a cada 6.000. A minha eu sempre troco a cada 6.000

    • @otaviocosta1198
      @otaviocosta1198 Місяць тому

      @GaragemVStrom estou falando das 650 antigas. Quando baixei o manual de serviço eu lembro que lá fora em uso severo a recomendação é com 6.000 kms e em uso favorável era beirando os 10.000, sempre usando somente o 10w40 desde as primeiras Vstrom fabricadas. O ponto é que eu digo é que se usar óleo semissintético ao invés do mineral, por quê não trocar com 6.000 km? Tanto que nas novas a própria J-toledo recomenda isso, e o motor ainda era o mesmo. A verdade que a J-toledo PIOROU o óleo dessa moto quando ela chegou no Brasil e depois consertaram a m#.

  • @edimilsonscherrer3110
    @edimilsonscherrer3110 Місяць тому

    isso

  • @ROMACH1
    @ROMACH1 27 днів тому

    Nobre amigo, fugindo do assunto principal, ,MOTO... Tenho uma chevrolet Blazer ano 2.000 4.3 v6 a qual sou proprietrário desde 2009. Veiculo tem apenas 118.000 km rodados original. No manual vem indicando no manual oleos com a seguinte viscosidade: Óleo 10W40, 15W40, 20W40 ou 20W50 No entanto, o motor vortec vem com uma informação na tampa de oleo que seria para usar oleo 10w30 (Motor canadense). Hoje uso 10w40 semi sintético e troco a cada 6 a 7 meses porque rodo menos de 2.000 km por ano com esse veiculo. Estava pensando em usar oleo 100% sintético 5w40 que está pouca coisa mais caro que o oleo semi-sintético. Minha intenção seria dar maior proteção ao motor. Trocas manteria a o mesmo tempo entre 6 e 7 meses. O que vc me diz? Teria ganhos, maior proteção do motor com essa mudança? No meu pensamento eu estaria colocando um oleo superior ao atual, mas fico na duvida se isso faria bem, ou não, ao motor. Sua opinião seria muito importanta para mim, apenas como informativa sem vincular responsabilidades caso eu decida optar pelo oleo sintetico 5w40. Desde já agradeço!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  27 днів тому +1

      Olá...Primeiramente, uma base sintética não vai alterar o tipo de viscosidade que seu motor recomenda. Vc rodando tão pouco, terá que se preocupar muito mais com a troca por tempo do que por kilometragem, mesmo estando na condição de uso severo, pois deve andar frequentemente percursos curtos. Eu não colocaria um 5W num motor ano 2.000 nem que fosse zero. Não tem folgas e ajustes que permitam um óleo tão fino na hora da partida e enquanto está frio e que é um momento crítico num veículo que anda pouco. Em termos de proteção, rodando 2.000Km por ano , o API do óleo vai ser algo muito mais importante do que se vc vai colocar sintético ou semi sintético. Eu particularmente no seu lugar continuaria no 10W40 , 100% sintético , alta qualidade, com um API SP por exemplo e trocaria uma vez por ano. Está muito mais que suficiente. Trocar por tempo a casa 6 ou 7 um sintético é jogar dinheiro fora. Meu caso é semelhante. Tenho um Fiat Linea 2011 que comprei zero. O carro tem apenas 46.000Km. Está feito novo. Também rodo 2 ou 3 mil por ano. Troco a cada 18 meses . Deveria ser uma vez por ano, mas não tem necessidade nenhuma . Uso 5W30 sintético com API SP.

    • @ROMACH1
      @ROMACH1 26 днів тому

      @@GaragemVStrom Muito grato pela preciosa informação!

  • @marcoscanalguardeiafe444
    @marcoscanalguardeiafe444 Місяць тому +1

    Sempre usei 20w50 semi sintético na minha moto (recomendado pelo fabricante). Gostaria de saber se Posso usar 10w50 ou 15 w50 100%sintético. Quero saber tambem se precisa lavar o motor como o pessoal diz ai..

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      o primeiro número só se refere ao momentos de partida com a moto fria, mas não é bom se afastar muito do recomendado pelo manual. Não acredito que um 10W50 possa dar problema, mas por segurança eu preferiria colocar o 15W50 se for trocar para sintético. Pode usar o sintético sim, mas comom eu disse no vídeo, o intervalo segue o mesmo. E verifique o API do sintético que vai comprar...tem muito sintético no mercado com API inferior aos bons semi sintéticos. Aí não vale a pena.

  • @andrebilu75
    @andrebilu75 Місяць тому

    Ola amigão, quando puder, faz um video sobre a ultilização de oleo 2 tempo em motos 4 tempo, pessoal ta misturando na gasolina, uma concentração baixa, dizem que protege o carburador, e da uma lubrificada extra na admissão. Eu estou usando, 8 litros de gasolina, é a capacidade do meu tanque, coloquei 5ml de óelo 2 tempo, não vi diferença, não fumaçou, nao alterou nada, mas internamente e a longo prazo, talvez faz diferença. Minha moto é uma Suzuki Intruder 250cc ano 1998, carburada.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Eu não tenho muita experiência em moto carburada, e não saberia te dizer exatamente até que ponto o óleo 2T na gasolina vai proteger o carburador de oxidações e formação de resíduos. Se o combustível é bom e principalmente a moto é usada frequentemente e o combustível não chega a ficar velho eu não vejo vantagem nisso. Fora o fato de que quando vc mistura óleo 2T na gasolina, vc derruba a octanagem da gasolina. Com isso aumenta o risco de pré ignição, pode fazer a moto trabalhar mais quente e pode consumir mais. Repetindo, não posso falar por experiencia, mas pela lógica não me parece uma boa idéia.

  • @coelhomanco5990
    @coelhomanco5990 Місяць тому

    Bukao,vi no canal Motos&Tal, que oleos com API superior ao SL ( SM,SN,SP) estao com menos aditivos essenciais por causa do promot 5, procede? Se puder esclatecer agrafeco. Feliz Natal!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Eu já ouvi falar nisso também. Eu nunca vi nenhum estudo mais sério ou aprofundado sobre isso. Eu particularmente não acredito MEEEEESMO. Até por razões lógicas...O promot5 visa redução de poluentes.As legistações ambientais de vários países que usam esses mesmos óleos são bem mais rigososas que as brasileiras e nunca ouvi falar de óleo de qualidade superior reduzindo aditivo essencial pra se adaptar a legislação ambiental. De qualquer pra mim isso não faz sentido, pois o API é uma certificação muito séria e rigorosa. Se por exemplo um óleo era API SP, e por questões ambientais foi forçado a retirar um aditivo que era essencial para ele, certamente ele não iria mais atender esse padrão APISP. E passaria a ser vendido como API SN ou SM sob a nova legislação.

  • @adminmeusite7735
    @adminmeusite7735 Місяць тому

    eu tenho cg 150 mix 2009 titan, no manual pede oleo mineral 20w50 a cada 4 mil km. eu como uso severo na moto eu coloquei um oleo 10w50 e troco 1500, fui troocar com 2000, o oleo nao tava bom, entao diminuir pra 1500.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Vamos lá...se o manual pede 20W50 com troca a cada 4.000 e vc está certo que o uso é severo ( andar só na cidade não é uso severo ) , vc deve trocar com 2.000. Colocar 10W50 em termos de intervalo de troca não muda nada. Vc só mudou a viscosidade quando o motor está frio. Se esse 10W50 que vc colocou é semi sintético, beleza...vc está com um óleo melhor. É dificil sem equipamento certo falar que " o óleo está ruim " . Porque ? Escuro ? Normal...é bom que fique escuro...sinal que está cumprindo bem sua função de limpar o motor. Óleo que na hora da troca sai parecendo limpo, das duas uma: Ou é óleo porcaria que não está limpando a parte interna do motor ou está sendo trocado muito antes do tempo. Achar que o óleo está saindo muito fino também não dá pra saber sem viscosímetro. Naturalmente qualquer óleo já usado vai sair mais fino que o novo, mas é impossível determinar se está ruim para o motor ou não sem instrumento próprio. Amigo....o mais importante disso tudo é o nível. Se sua moto recomenda 20W50 mineral com troca a cada 4.000Km, vc tem uso severo, usa 15W50 semissintético, usa um óleo de marca boa, pelo menos APISL e o nível está correto, relaxa....pode trocar com 2.000 Fácil

  • @akinheinar5316
    @akinheinar5316 Місяць тому

    Acho errado seguir o manual também por exemplo : minha moto pede pra rodar 6 mil km mas eu troco com 4 mil km por conta da mistura da gasolina com o óleo principalmente se a pessoa anda poucos km 5 a 10 km então o óleo acabaa perdendo alguns aditivos por causa da mistura da gasolina.
    Eu uso o motul 7100 15w50 sintético.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Vamos por partes... Se sua moto pede troca a cada 6.000 e vc troca a cada 4 mil e seu uso não é severo, tudo bem, vc não tem nada a perder fazendo isso. Mas é completamente desnecessário. A mistura de gasolina no óleo é completamente normal, todo motor do mundo contamina o óleo com gasolina ( dentro de um limite normal, óbvio ) . Os testes da fábrica que definiram troca aos 6.000 já consideram essa contaminação e ainda colocam uma enorme margem de segurança em cima. Agora....se a pessoa anda só percursos curtos, aí sim precisa trocar antes. Até com 3.000. Mas isso é por causa de cizalhamentos maiores no óleo porque a moto não chega a trabalhar om tempo todo na temperatura de operação. O problema aí nem é a gasolina e sim temperatura normal de operação. Motor e óleo " odeiam " trabalhas com motor abaixo da temperatura correta. Motul 7100 sintético. No mercado brasileiro na minha opinião o melhor óleo que se pode comprar. On novos são API SP. O mais alto do mercado. Excelente. Mas de novo...não é uma necessidade ( caso estejamos falando de VStrom ou similares ) A grande vantagem de um sintético é manter suas características inalteradas por muito tempo ( fora naturalmente a qualidade dos aditivos ) . Mas trocar um 7100 API SN a 4.000Km ou a 6.000Km não faz nenhuma diferença que trocar um 5100 também API SN com 4 ou 6 k. Nenhum dos dois perdeun qualidade em troca tão curta. Óleo sintético realmente é necesário em motores projetados para óleo sintético e trocas com 10.000Km pra cima. Mas como disse....um 7100 trocado a cada 4.000Km é ótimo, não está de maneira nenhuma errado, mas na minha opinião é um cuidado exagerado. Mas se para o bolso é indiferente, nada a objetar.

    • @akinheinar5316
      @akinheinar5316 22 дні тому

      @GaragemVStrom ótimo explicação! Minha moto é uma Kawasaki ER-5 1999 mesmo motor da vulcan 500
      Valeu!!

  • @misioneromorais
    @misioneromorais Місяць тому

    Ontem levei minha XRE 190 pra fazer a revisão dos 1000 km e fui informado pelo mecânico que o intervalo de troca é de 1000 km, sendo que no manual fala que após a primeira troca, as demais devem ser a cada 6000 km. Não sei se sigo a orientação do manual ou da concessionária.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Olá amigo...quando leio isso chego a ficar revoltado. Se vc fez a revisão dos 1000 numa concessionária, parto do princípio de que o mecânico que falou isso, é mecânico da própria concessionária. É impressionante...Os engenheiros quimicos e mecânicos ficam milhares de horas, ano após ano para desenvolverem motores e óleos cada vez melhores para se obter uma lubrificação eficiente durante períodos cada vez maiores e um mecânico vem aconselhar procedimentos de 1970 ? Ou então querer empurrar troca completamente desnecessária a cada 1.000 Km ? Amigo...a primeira troca é aos 1000 porque é período de amaciamento, o motor tende a se acomodar, pode ter uma quantidade de particulas soltas no óleo maior e o próprio óleo que vc de fábrica é um óleo diferente, próprio para esse período. Depois disso vc troca com 6.000Km e daí pra frente de 6.000 em 6.000. Podemos até considerar ( desnecessáriamente ) que no caso especial da XRE 190 que seja um modelo onde o dia a dia de oficina relata casos de motores que sofreram danos por troca a cada 6.000 ( o que definitivamente não é verdade....isso se aconteceu foi por desleixo em não acompanhar nível ) . Se vc se sentir mais seguro, troque a cada 5.000Km para dar uma maior margem de segurança, e é inclusive mais fácil lembrar hora de troca. Esquece esse absurdo de em pleno 2025, numa moto nova que o fabricante recomenda troca a cada 6.000km trocar óleo a cada 1000Km . Use um óleo semissintético de ótima qualidade, de acordo com seu manual ( creio que na XRE 190 é o 10W30 ) , cuidado para que o óleo seja JASO MA2 e um API NO MÍNIMO SL , se pegar superior melhor ainda e FIQUE DE OLHO NO NÍVEL . Apenas reduza esse intervalo para 3.000Km se seu uso for severo, ou seja....só usar a moto em percursos pequenos, rodar em ambiente extremamante poeirento, usar a moto ligando e desligando toda hora com variação frequente da temperatura do motor, usar a moto só em transito pesado, em marchas reduzidas o tempo todo ou usar a moto sempre com uma carga muito pesada. No mais, se for uso normal....relaxa. Desculpa se escrevi um textão, mas fico muito incomodado com esses " conselhos " absurdos de mecânicos que não respeitam o recomendado pela própria empresa em que trabalham.

    • @granamir9685
      @granamir9685 Місяць тому +1

      Se tú verificar e completar o nível se necessário for siga o manual , se não sabe fazer ou não tem paciência troque cada 1000 km..assim não corre o risco de funcionar um motor com baixo nível de óleo .. aliás as motos estragam geralmente por nível abaixo do determinado e não por kilometragem a mais..

    • @misioneromorais
      @misioneromorais Місяць тому

      @@GaragemVStrom Meu amigo,.mais uma vez muito obrigado por seus esclarecimentos! Você tem toda razão, vou seguir o que está no manual, sempre se atentando para o nível do óleo.

  • @HACK_1971
    @HACK_1971 Місяць тому +1

    Segundo o china do ibmm o que causa detereorizacao do óleo é o sizalhamento do esquenta esfria. Mas se usar esse óleo e rodando direto em viagem o óleo deteriora menos. Tá certo?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Sim...correto. Por isso que o uso em curtas distâncias é a principal definição de " uso severo " . Quanto mais um motor funciona numa temperatura correta e constante de operação melhor . Mas o uso no esquenta/esfria age REDUZINDO o intervalo de troca . As vezes até tem que trocar na metade do tempo. Por outro lado um uso em estrada não quer dizer que se possa aumentar o intervalo. Na vida real, a margem de segurança, pra passar um pouco da troca até existe, mas não deve ser uma regra ou hábito, pois vários outros fatores contribuem para a deterioração do óleo além do cizalhamento. Cizalhamento é apenas uma delas.

  • @alansavi715
    @alansavi715 Місяць тому +3

    Pondo um óleo sintético mais caro N significa que pode rodar mais kilometragem, vc já está ganhando na proteção e não mais kilometragem. Pq quem recomenda a troca de óleo de motor é o fabricante do Motor e não o fabricante de óleo 👊👊👊👊👊👊.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +4

      Exatamente ! É bem nessa tecla que eu estou batendo no vídeo.

  • @rinaldoluizalmeida213
    @rinaldoluizalmeida213 Місяць тому

    Não se pode misturar óleo mineral com óleo sintético, forma borra, antes de trocar mineral por sintético, deve-se usar o semissintético, o inverso é verdadeiro

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Sim....na teoria pode haver formação de borra. Mas a regra de não misturar diz respeito muito mais a se completar o óleo misturando as duas bases. Aí realmente PODE ( nem é uma certeza que vai acontecer ) haver reaçâo entre as duas bases e a formação de borra ou mesmo um comprometimento da qualidade da lubrificação pode ocorrer. Mas em trocas de óleo, principalmente em motos maiores, com perto de 3 litros, se apenas trocar, drenar bem todo o óleo com ele quente, der um toque na partida por um segundo para o pequeno giro ainda expulsar mais resíduos de óleo antigo nos dutos deixar escorrer com a moto no descanso lateral até não pingar mais e trocar o filtro, não existe o risco dessa contaminação. Lógico que uma quantidade do óleo antigo ainda fica retito, mas é uma quantidade tão irrelevante que não tem como causar borra. Mas....eu concordo com vc que se alguém for passar de mineral pra sintético, se passar pelo semi antes será uma precaução a mais.

  • @JoaoVictor-lc9rk
    @JoaoVictor-lc9rk 2 дні тому

    Fala Bucão! E no caso de um CB 500x, onde o manual recomenda óleo semi sintético e troca a cada 12 mil km e vamos dar o exemplo de eu usar o Motul ou 5100 ou 7100, esse número quer dizer quantos KM ele aguenta (o óleo), ou eu poderia manter esse óleo pelos 12 mil km recomendados no manual?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  2 дні тому

      Oi João Victor. O batismo 5100 ou 7100 não tem a ver com kilometragem. É apenas um número que a Motul usou para definir os dois tipos de óleo. Não sei qual critério foi utilizado por eles. Se vc está certo que o manual da CB500x recomenda um semi sintético com troca a cada 12.000Km em uso não severo, vc pode usar tanto o 5100 quanto o 7100 por 12.000Km. Só não deve aumentar esse intervalo se optar pelo 7100. Vale sempre a regra...o que define intervalo de troca de óleo por Km é o fabricante do motor, não o do óleo.

    • @JoaoVictor-lc9rk
      @JoaoVictor-lc9rk 2 дні тому

      @GaragemVStrom Pior que está no manual, também achei muito grande o intervalo, vou acabar optando por trocar um pouco antes, com 10 mil quem sabe... Obrigado pelo retorno!

  • @GolfmkAKLEASR
    @GolfmkAKLEASR Місяць тому

    Na minha ys 250 fazer 2006 recomenda óleo 20w50 mineral API SH eu mudei para o 15w50 sintético API SN, e eu respeito o manual com intervalo de troca com 5 mil km

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Tranquilo. o 15 é só na partida, não vai te trazer problema, o semissintético é melhor e vc está correto em manter os 5.000 de intervalo

    • @GolfmkAKLEASR
      @GolfmkAKLEASR Місяць тому

      @GaragemVStrom uso o 100% sintético Shell Advance 15W-50 Ultra

  • @marcielsiqueira6492
    @marcielsiqueira6492 Місяць тому +2

    O cara precisa tirar essa paranóia que troca de óleo é caro. Caro é gasolina. Caro é cerveja. Caro é cigarro. Confesso que me dá náuseas ver vídeos com alguns caras reclamando que óleo de moto é caro. Aí cê vê o maluco na esquina fumando maconha.

    • @Psicluc
      @Psicluc Місяць тому +1

      E o que dizer do pessoal que mistura óleo pra caminhão com aditivos??
      É das mais burras das "economias"...

    • @marcielsiqueira6492
      @marcielsiqueira6492 Місяць тому

      @@Psicluc os americanos usam essa mistura em moto de competição. Salve engano tem um vídeo falando sobre isso no canal.

    • @Psicluc
      @Psicluc Місяць тому

      @@marcielsiqueira6492 não dá pra copiar tudo que eles fazem né...

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +2

      Tentar convencer alguém que Lubrax de caminhão com B12 é sem sentido é perda de tempo.Nem vale a pena comprar essa briga de tão longe que isso passa de qualquer explicação técnica. É tentar convencer terraplanista que a terra é redonda.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Nos EUA muita gente usa óleo de caminhão em moto. Mas tem um porém aí.....Não é qualquer óleo de caminhão. São óleos , tipo por exemplo o Rotella da Shell que atendem a TODAS as especificações e certificações que são necessárias para um motor de moto. É diferente. Se um óleo está dentro e atendendo as especificações e padrões exigidos pela moto, tanto faz se é óleo de caminhão, trator ou disco voador. Pode usar. Mas não é o caso dos óleos de caminhão que a galera coloca por aqui.

  • @rick_cris
    @rick_cris Місяць тому

    O que você acha da recomendação da Triumph de intervalo a cada 16 mil km? Estou receoso e pretendendo trocar antes!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      O que acontece na realidade é que a gente não está conseguindo se adaptar as evoluções de motores e óleos tão rapido como elas estão acontecendo. Então mudanças que na verdade são ótimas e são uma evolução, nos assustam um pouco. Isso é tendencia irreversível. Cada vez mais e mais motores utilizarão óleos sintéticos cada vez mais elaborados, mais finos, os motores cada vez terão folgas menores, ajustes mais precisos, métodos de usinagem e revestimentos melhores e as trocas serão cada vez mais espaçadas. Se seu uso não é severo, se vc está usando um óleo com as características recomendadas pelo fabricante e principalmente está atento sempre ao nível, pode seguir o intervalo do manual tranquilamente, até porque esse intervalo foi exaustivamente estudado pelos projetistas da moto e já carrega dentro dele uma grande margem de segurança.

  • @chrystianriopreto
    @chrystianriopreto Місяць тому

    Tenho uma gsx 750 f 2006 (monica) é recomendado o 20w50 mineral, posso passar a usar um sintetico respeitando troca de 3000 km? E qual colocaria no lugar, o 10w40?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      1) Sim..pode trocar tanto por um semissintético quanto um sintético.
      2) Mudar a viscosidade é meio arriscado. 90% de chance de que se vc trocar pelo sintético 10W40 vc não terá problemas, mas para estar 100% seguro seria melhor manter a viscosidade recomendada em manual. Talvez um 15W50 se não achar fácil o 20W50.

  • @alexandresantos6554
    @alexandresantos6554 Місяць тому

    Uma dúvida que pode ser não só minha como de muita gente.. Eu tenho a Yamaha Fazer 250cc e no manual é recomendado tanto o óleo mineral 20w50 como o semissintetico 10w40. Isso pra mim já é confuso, mas enfim, a dúvida é...e se eu quiser usar o óleo semissintetico 10w50 posso considerar que estou usando óleo nos intervalos de viscosidade recomendado pela fabricante? Na sua opinião como engenheiro, se a marca recomenda tanto a 20w50 como a 10w40 e eu usar a 10w50 estou dentro da viscosidade q a fabricante indica né?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Vamos por partes. Primeiro viscosidade. Se o fabricante recomenda 20W50 ou 10W40, sim....vc pode usar o 10W50 sem problemas.
      No manual fala alguma coisa sobre temperatura onde anda com a moto ? Tipo em lugares mais quentes usar o 20W50- e lugares não tão quentes usar o 10W40 ?

    • @alexandresantos6554
      @alexandresantos6554 Місяць тому

      @GaragemVStrom não menciona sobre temperatura. O manual senhor pode comprovar pela internet, mas apenas menciona as viscosidades 20w50 ou 10w40 api SL ou superior Jaso MA e no caso eles indicam a marca Yamalube claro, mas sem mencionar sobre temperatura ambiente.

  • @Mateus.Cardoso
    @Mateus.Cardoso Місяць тому

    Yamaha linha nova com canister será que vai mudar as informações do manual?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Ótima pergunta...Sinceramente com relação a intervalo de troca não saberia dizer até que ponto o canister poderia justificar alteração. Em teoria até poderia, uma vez que o canister mexe com os gases no tanque de gasolina, portanto tem atuação antes da combustão, e tudo que acontece durante a combustão tem ligação com o que acontece com o óleo. Mas se a intensidade disso vai fazer alterar informação sobre troca ou tipo de óleo não saberia dizer.

    • @B..B.
      @B..B. Місяць тому

      Provavelmente nao

  • @lucassicchieri
    @lucassicchieri Місяць тому

    👏🏼👏🏼

  • @nasser.1k861
    @nasser.1k861 Місяць тому

    independente do oleo eu troco com 3 mil km , mesmo fabricante indicando a troca com 5 mil km.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +1

      Mal não faz, é bom e se isso não faz diferença no seu orçamento siga com esse procedimento. Mas se seu uso não é severo e o nível está correto é algo desnecessário. Poderia fazer tranquilamente no intervalo recomendado que já tem uma margem de segurança enorme. Lógico que me refiro a óleo correto e de qualidade.

  • @Cristopharus
    @Cristopharus Місяць тому

    Salve mestre!
    Tudo blz Bukão?!
    Estou com uma dúvida relacionada a óleo de motor.
    O manual de serviço da minha Ténéré 250 diz o seguinte:
    Quantidade
    Total 1,55L
    Troca de óleo periódica 1,35L
    Com substituição do filtro de óleo 1,45L
    Troquei o óleo e filtro de óleo, mas cometi um erro. Não tenho recipiente graduado, fiz uma marca no frasco do óleo entre a o nível de 500 e 400ml e então coloquei no carter até atingir essa marcação e depois adicionei um frasco completo de 1000ml.
    Óbvio que o total excedeu o recomendado (1000 - 450 = 550
    + 1000 = 1550mL)
    Retirei com uma seringa 100mL do cárter, porém na vareta o nível continuou acima do máximo.
    Retirei mais 50mL e AINDA ASSIM o nível permanece acima do máximo!
    Fiquei sem entender, mas preferi não retirar mais... Não deveria, pois 1550 - 150 = 1400mL que é abaixo dos 1450mL especificado no manual!
    Consegue me explicar que "bruxaria" é essa?!
    Usei até um nível para verificar se a moto estava perfeitamente nivelada para correta aferição (já que ela não tem cavelte central)...
    Desculpe o texto longo...
    Forte abraço!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Entendi a situação. Vamos primeiro partir de alguns pre supostos :
      1) Vc drenou bem todo o óleo velho, com a moto no plano e apoiada no descanso lateral e deixou escorrer até parar.
      2) Trocou o filtro .
      Portanto a quantidade de óleo correta é 1.450 ml de acordo com o que vc viu no seu manual.
      Se vc colocou um frasco de um litro , e depois esvaziou o segundo frasco até a marca dos 450 ml, sim...vc colocou 1.550ml na moto. 100ml a mais.
      Se vc retirou 100ml com a seringa estava no volume correto.
      Aí vem o X da questão....Como é o padrão para verificação da vareta da Te250 ?
      Na VStrom por exemplo a gente tem que ligar a moto, esperar esquentar um pouco, desliga , espera 2 minutos e faz a verificação do nível entre 2 e 3 minutos depois de desligar.
      Se fizer antes parece que não tem óleo. Se fizer depois parece que tem óleo demais, pois o óleo sobe enquanto a moto está ligada e depois que desliga vai descendo.
      Certamente a Te 250 deve ter um critério de verificação de vareta...se é roscada ou encostada, moto totalmente no plano e na vertical, se é com a moto fria, se é com a moto ainda quente...Medição de vareta é muito variável e não muito acurada.
      Confie mais no volume que o manual pede e no volume que vc está certo que colocou. Me parece que sua moto está com 50ml a menos, mas isso também nem é um problema real.

    • @Cristopharus
      @Cristopharus Місяць тому

      Vou confirmar no manual do proprietário sobre a leitura, pois não me lembro se tem essa informação no manual de serviço.
      Eu fiz a medição com o motor quente, após desligar e aguardar uns minutos, como de praxe.
      Eu fiquei sem entender como, após retirar essa quantidade, ainda estava acima do nível máximo.
      Sempre aferi da mesma forma, e sempre esteve tudo certo. Por anos só trocava óleo nas revisões, agora passei a trocar em casa.
      Agradeço demais a tua atenção e o teu tempo, e todo o teu esforço em compartilhar conteúdos riquíssimos conosco que somos apaixonados por motos!
      Excelente ano novo e muito sucesso!
      Abraços!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      @Cristopharus Obrigado e igualmente a vc e sua família

  • @WheligtonDias
    @WheligtonDias Місяць тому

    Manual e feito para um determinado óleo mineral ou sintético e aí não vai dar mais de uma opção de km!!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Sim...o manual dá um intervalo recomendado a partir de testes feitos com um determinado tipo de óleo que os projetistas consideraram eficiente e apropriado para a moto. Por isso falam que é aquele óleo ou superior. Não testaram até que ponto iria a troca com um óleo superior, portanto qualquer chute de falar que com óleo superior pode trocar com 10%, 20% , 50% 0u 100% mais tempo é pura especulação e um risco enorme. A única certeza é que com um óleo superior se tem uma performance melhor do óleo e que se tem uma maior segurança e um risco menor se o intervalo for excedido um pouco por qualquer razão. Mas definitivamente não se pode falar com certeza que o mesmo óleo sintético que se troca a cada 15.000 numa moto projetada para trocar com 15.000 possa ser trocado com 7.500 em uma moto projetada para trocar a cada 6.000 com óleo semisintético por exemplo.

  • @tiagosilva4739
    @tiagosilva4739 Місяць тому

    Em viagens longas eu uso sintético e pau na mula. Minha moto é recomendado usar o yamalube a cada 5.000 km, normalmente Eu uso o motul semi sintético que já é muito melhor do que o yamalube, mas por exemplo se vou fazer uma viagem e vou rodar até 10.000 Km em um curto espaço de tempo e usando sempre na rodovia em velocidades moderadas, não vejo que teria problema deixar passar um pouco e não se preocupar em trocar óleo durante a viagem.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Dois pontos...sim...um semissintético em princípio é melhor que o Yamalube, mas o Yamalube mesmo sendo mineral é um excelente óleo, com API SL que muito semissintético não tem. Se coloca semissintético, show , mas se certifica que o semissintético que vc está colocando também tenha um API SL ou superior. Senão é melhor ficar no Yamalube. E sobre ficar mais seguro de passar um pouco da hora da troca, também sim...vc pode fazer isso com mais segurança com o sintético que com o mineral. Mas passar um pouco...Vc está dobrando ! Trocar a cada 10.000 em moto que pede troca com 5.000 é um risco muito grande e que talvez vc só vá perceber a longo prazo. Não está te dando problema porque com o nível correto, um travamento é muito raro, mas o problema não é o óleo ser melhor como o sintético. A contaminação do óleo pelos vaporfes de gasolina depende de cada motor, e sua moto contamina o óleo com gasolina igulamente seja mineral quanto sintético. Na minha opinião vc está forçando o limite e daqui a uns 40.000, 50.0000Km sua moto poderá não estar com o motor tão bom como numa moto que o óleo foi trocado no prazo correto. Só uma opinião...

    • @tiagosilva4739
      @tiagosilva4739 Місяць тому

      @GaragemVStrom sim, meu amigo, eu entendo isso, mas como disse, é esporádico, somente em viagens longas em que não é fácil achar o óleo pra trocar, estou indo pro Peru, então não faço isso sempre

    • @tiagosilva4739
      @tiagosilva4739 Місяць тому

      @GaragemVStrom acabei de ver aqui, na verdade vai dar menos de 8 mil, então suave, melhor que perder um dia procurando oficina

  • @RogerioSilva-wd8us
    @RogerioSilva-wd8us Місяць тому +12

    A vantagem do óleo sintético e que você pode seguir a recomendação do fabricante tranquilamente sem precisar diminuir o intervalo de troca em uso severo como é feito com o óleo mineral.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +5

      Na verdade, a gente sempre deve seguir o intervalo recomendado, seja com mineral ou sintético , seja para uso normal ou severo. Mas como vc disse corretamente, com o sintético a margem de segurança é bem maior assim comol a proteção durante esse período é maior

    • @granamir9685
      @granamir9685 Місяць тому +2

      A quilometragem é definida de acordo com o lubrificante recomendado pelo manual do veículo , não interessa se é mineral , semi- sintético ou sintético

    • @RogerioSilva-wd8us
      @RogerioSilva-wd8us Місяць тому

      Não seja ingênuo o intervalo de troca definido pelo fabricante é baseado em testes feitos com o óleo recomendado pelo fabricante se o fabricante recomendado óleo mineral e você passa a usar100% sintético é lógico que a resistência do óleo é maior podendo aumentar o intervalo de troca mais se você assim como eu respeita o manual está ótimo. ​@@granamir9685

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      @granamir9685 Exatamente

    • @xelfgamegame1949
      @xelfgamegame1949 Місяць тому

      Exatamente basta verificar nível diariamente e completar se necessário,uso semi sintético no lugar do mineral e é muito superior.

  • @Loks001
    @Loks001 Місяць тому

    Muito bom amigo,
    Tenho uma vstrom 650 2021, acha perigoso ao motor se eu rodar 7000km (viagem ao atacama) usando um Motul 7100 ?
    Sei que estou excedendo o limite do manual, mais será que o risco é alto para danificar o motor?
    Não gostaria de parar no meio da viagem para trocar o oleo kkkkk, mais se for o caso, paro e troco!
    Desde já, muito obrigado!!!

    • @andregabriel3856
      @andregabriel3856 Місяць тому +2

      Em trecho rodoviario o óleo sofre bem menos . Eu acompanharia o nível com atenção e trocaria assim que chegasse.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +4

      Tudo é questão de análise de risco. Se sua moto está em perfeitas condições, uso em estrada e vc não exagerar nas rotações, a chance de qualquer dano ao motor rodando 7.000Km com um 7100 é minima. Praticamente zero. Fica totalmente dentro da margem de segurança. MAS....o mais importante te tudo, mais impostante que rodar os 7.000. O NÍVEL do oleo. Se vc fraquentemente durante a viagem verificar sempre o nível e ele se mantiver dentro dos limites, certamente não haverá problemas. Mas leva um pouco de óleo , do mesmo óleo para qualquer eventualidade de precisar completar. Lembrando que as vezes o pesoal tem preconceito com completar nível de óleo, mas isso é uma operação completamente normal.

    • @Loks001
      @Loks001 Місяць тому

      @@GaragemVStrom Muito obrigado pela ajuda amigo, vou seguir sua recomendação e levar um pouco do óleo junto.
      Forte abraço e um feliz Natal para você e toda sua família

    • @Loks001
      @Loks001 Місяць тому

      @@andregabriel3856 Valeu pela dica amigo, vou fazer isso também! 👍

  • @douglashol_
    @douglashol_ 20 днів тому

    Acha que vale a pena usar o motul 7100 na xre 300 2024 ?
    ( falando em relação ao custo do motor )
    Atualmente uso o classico mobil 10w30 semi

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  19 днів тому

      Usar um óleo da qualidade do Motul 7100 SEMPRE será bom. A questão é se a diferença de preço dele, vai refletir na mesma proporção numa XRE a diferença de performance. Na minha opinião não. O intervalo de troca de óleo de uma XRE300 não é tão grande que justifique em termos de custo/benefício. Se vc gosta do Motul, e quer um óleo excelente, o 5100 vai dar exatamente no mesmo que o 7100. Ambos tem o mesmo API e antes que o 7100 possa mostrat alguma superioridade sobre o 5100 já chegou a hora da troca. O Mobil 10W30 semissintético também é um otimo óleo embora um pouco abaixo do nível do 5100. Mas pode apostar...se vc mantiver o Mobil, trocando na hora certa, viscosidade certa e sempre de olho no nível já é mais que suficiente para a saúde da sua moto. Pequenos cuidados na maneira de dirigir e de ligar a moto, na vida real vão fazer mais diferença para a saúde da moto que usar o Mobil ou o Motul.

    • @douglashol_
      @douglashol_ 14 днів тому

      você acha que o óleo SEMI SINTÉTICO, tem alguma relação a borra no motor ?
      Caso seja trocado corretamente ?
      Desde já, agradeço seu empenho aqui no YT !

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  13 днів тому +1

      @@douglashol_ Não. Não vejo nenhuma relação entre se usar um óleo semisintético, no API recomendado, na viscosidade recomendada e trocado no intervalo recomendado com a formação de borra. Eu apostaria muito mais na qualidade de um combustível ruim que se colocou do que em óleo se fosse buscar um culpado por formação de borra. Ou infiltração de água no óleo.

    • @douglashol_
      @douglashol_ 13 днів тому

      Obrigado pela atenção !
      Sendo assim continuarei usando o mobil 10w30 semi
      ( sempre tomo os cuidados necessários )

  • @aftserradetranpa1174
    @aftserradetranpa1174 Місяць тому

    Eu gasto de gastar com manutenção preventiva, peças que envolvem a segurança a segurança como pneus, pastilha de freio, kit transmissão, fluido de freio. Procuro usar o que o mercado oferece de melhor.
    Você que economiza com óleo de motor vai gastar com com Mecânico, Retifica, peças ...
    Seja inteligente.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Sim...concordo. Mas existem produtos superiores cuja vantagem não é percebida em motos que não foram projetadas para usufruir dessa vantagem. Como por exemplo colocar Podium numa 125 com taxa de compressão de 8:1 . Como colocar um Motul 7100 numa moto que foi projetada para óleo mineral e pede troca a cada 3.000Km . Colocar vela de irídium numa monocilíndrica que se troca uma vela em 2 minutos. Tem coisas cuja diferença prática é a mesma que lavar a moto com água comum de torneira ou água mineral. Outras não...como vc disse...Pastilhas, relação, pneu, retentor de bengala, bateria...isso já é bem diferente, Colocar do bom e do melhor é sempre melhor e a diferença aparece e justifica o gasto maior.

  • @brenaldocalheiros7350
    @brenaldocalheiros7350 27 днів тому

    Outra coisa idiota que alguns proprietários fazem é trocar óleo de 1mil e 1mil km. Eu sou do tipo que confia no fabricante da moto,se um dia existir uma recomendação de trocar a cada 20mil eu assim o farei sem medo😊

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  27 днів тому +1

      @@brenaldocalheiros7350 Exatamente.... engenheiros mecânicos se matam pra fazer motores com ajustes e revestimentos melhores , engenheiros químicos se matam pra fazer óleo cada vez melhores .
      Aí quando o resultado disso é uma troca em intervalo maior , que é ótimo para o consumidor o camarada se recusa a entender que isso é evolução e fica com mentalidade de 1980 trocando óleo a cada 1000 quando poderia trocar a cada 6.000.

  • @WheligtonDias
    @WheligtonDias Місяць тому

    O óleo sintético guarda as suas características por maior tempo, pois é menos afetado pela degradação térmica, ou seja, o óleo sintético garante as condições de uso por maior quantidade de uso!!

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Sim...a estabilidade é maior. Por isso que existe uma maior segurança em se cumprir o prazo e troca ou até correr um risco menor em exceder. Mas aumentar significativamente nunca. Primeiro que não se sabe o quanto essa maior estabilidade vai durar em um motor que não previa a utilização de sintético. 10% a mais ? 20% a mais ? Segundo que realmente a degradação térmica e por reações internas é menor. Mas não é só isso que define a degradação. Esforços de cizalhamento também, e um óleo que pode durar 15.000Km sob uma condição de cizalhamento pode durar muito menos em outra. Contaminação por combustível por blowby é outra. Quando um sintético é feito pra durar 15.000Km numa moto projetada para isso, os ajustes, folgas e revestimentos é uma coisa. Blowby mínimo. Já numa moto com maiores folgas, ajustes não tão aprimorados que pedem troca muito mais cedo muito por conta dessa contaminação do óleo por vapores de combustível , a contaminação vai acontecer independente do óleo que esteja sendo usado. Não tem como escapar disso. Intervalo de troca quem define é quem fabrica o motor. Colocar óleo superior, sim , vai aumentar a segurança durante esse período e reduzir riscos de uma eventual ultrapassada de leve desse intervalo. Mas jamais duplicar ou aumentar significativamente esse intervalo

  • @Bikegreygoose
    @Bikegreygoose Місяць тому

    Eu nunca troquei o óleo da minha RD 135 kkkkk, somente o do cambio😅.

  • @moisestinoco2368
    @moisestinoco2368 Місяць тому

    🏍️💨

  • @deivid.sc79
    @deivid.sc79 Місяць тому

    🤟🇮🇹💚🐽🛵

  • @razeredek
    @razeredek Місяць тому

    Agoooraaaaaa siimmmmmm vou colocar apenas oleo de cozinha , brinks quero muito trocar do mineral para o sintetico a obvio realizando a troca gradativamente para semi e posteriormente a limpeza do motor passar totalmente para o sintetico.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Não...não faça isso. Não existe isso de troca gradativa. Vc não deve misturar dois tipos de óleo porque eles podem reagir entre si. Não tem a menor necessidade de limpar o motor também porque a quantidade que fica é irrelevante. A própria operação de lavar pode ser mais nociva que esse resíduo que fica dentro. Se vai querer trocar mineral por sintético, respeite a viscosidade recomendada no manual, respeite o intervalo de troca do manual e pode trocar de vez. Apenas tire o óleo velho, deixa escoar tudo, aí dá um rápido giro de 1 ou 2 segundos na moto só pra escorrer um finalzinho que fica retido, troca o filtro de óleo se for o caso da sua moto e pode colocar o sintético direto.

    • @razeredek
      @razeredek Місяць тому

      @GaragemVStrom Ah sim obrigado, é que em vários canais vi essa situação de realizar primeiro a troca para o semi andar uns 300 a 500 kms pra limpar e só depois realizar uma troca novamente para o sintético, segundo eles para não entupir os dutos com o sintético de uma vez só pela limpeza pesada.
      Agradeço pela dica

  • @olafewaldozsoldos4672
    @olafewaldozsoldos4672 Місяць тому

    Coisas simples de seguir e ficam inventando, depois não adianta reclamar pelo leite derramado e o motor estragado.
    Seguir o manual, simples assim, mas o "ouvi dizer" parece ser o melhor a seguir.

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      Verdade...eu até brinco que quando alguém comprasse uma moto deveria assinar um documento que iria seguir o manual...rsrsrs

  • @nairoluiz3937
    @nairoluiz3937 Місяць тому

    Troquei hoje o óleo da minha fan 150 2010. Completou 1000 km, então Troquei. Óleo 20w50 da shell. E você acha que o sintético é melhor que o mineral? Que óleo mineral eu posso colocar no lugar do 20w50 que uso na minha?

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому +3

      Oi Amigo. Sim , o óleo sintético é melhor que o mineral. Quanto a isso não há dúvida. Mas existem motores mais sofisticados que aproveitam e precisam das qualidades do óleo sintético. Já num motor simples e robusto como da FAN 2010, mesmo o sintético sendo melhor, seu motor não vai aproveitar, necessitar ou sentir tanto essa diferença. É muita diferença de preço para uma vantagem não tão grande. Se vc não tiver problemas em pagar mais caro num sintético, lógico que será melhor que o mineral, mas não é nada que vá fazer uma diferença muito grande. Se vc for continuar com o mineral siga as seguintes regras para seu motor estar sempre em ótimas condioções de lubrificação:
      1) Siga a viscosidade ( SAE ) recomendada no manual
      2) Tenha certeza de que o óleo é JASO MA2
      3) Só compre óleo com API SL pra cima. Evita SJ
      4) Troque na hora correta que fala o manual
      5) Verifique sempre o nível e se estiver baixo, completa COM O MESMO ÓLEO
      Isso é mais que suficiente pra sua moto

    • @nairoluiz3937
      @nairoluiz3937 Місяць тому

      @GaragemVStrom em se tratando de valores, devo continuar com o mesmo. Muito obrigado pelas informações e pela atenção e resposta!

    • @Tony_Rafael
      @Tony_Rafael Місяць тому +1

      ​@@nairoluiz3937, se vc procura custo benefício, continua no mineral. Oleo sintético nessa viscosidade tem o motul 7100 20w50. É mais caro, mas dá pra rodar uns 3 a 4 mil de boa, verificando o nível.

    • @nairoluiz3937
      @nairoluiz3937 Місяць тому

      @Tony_Rafael obrigado pela atenção e resposta!

    • @pedrovitorcorreiaparente6852
      @pedrovitorcorreiaparente6852 Місяць тому +2

      Boa noite, amigo. Eu sou entregador (motoboy) uso minha moto 6 dias por semana e rodo aproximadamente 200km por dia nela.
      É uma Yamaha 150cc
      Eu já tive carros e motos diferentes, quero deixar aqui minha experiência que talvez lhe ajude.
      Quando eu uso oleo mineral, sinto a perca de eficácia do mesmo por volta dos 1500km rodados.
      Já com semisintetico da Shell ou Motul, sinto essa perca de eficácia por volta dos 2700km
      E usando o Shell Ultra Advance 100% sintético, essa perca de eficácia praticamente não aparece antes dos 4000 mil km
      Minha moto recomenda troca com 5000km, porém meu uso é severo.
      Pra mim compensa usar o 100% sintético da Shell.
      O castrol one é muito caro, e o Petronas F900 é ruim.
      Experimentei muitos, como disse anteriormente.
      Caso vc não exija muito da moto, eu recomendo o óleo Ax6 da Shell, tem na viscosidade 10w 30 e 10w 40
      Caso exija muito da moto, recomendo o que eu uso (ultra advance 15w 50)
      Mineral não consigo recomendar pra ninguém, pois cria muita borra e perde a eficácia muito rapidamente, a não ser que você vá pegar a estrada e fazer uma viagem longa, daí ele suporta bem, pois não vai esquentar e esfriar muitas vezes durante o ciclo de uso.

  • @stone1562
    @stone1562 Місяць тому

    Discordo completamente,o fabricante não vai colocar no manual de uma CG um óleo sintético e especificar trocas mais longas,me desculpe mas manuais existem erros absurdos que são corrigidos durante o tempo

    • @GaragemVStrom
      @GaragemVStrom  Місяць тому

      @@stone1562 Mas isso não acontece isoladamente num caso como o exemplo que vc deu como da CG. Nenhuma moto ou carro do mundo faz distinção de intervalo de troca de óleo por km em função do óleo utilizado. Se isso fosse algo a ser considerado vc não acha que pelo menos UM manual no mundo todo iria mencionar isso ?
      Eu concordo com vc que acontece direto de manuais saírem com erros e depois corrigirem pela experiência. Mas nesse caso não é um erro a ser corrigido porque é consenso já estabelecido. As únicas correções que acontecem são quando um motor é aprimorando internamente, projetado e testado para um óleo superior e aí sim o manual desse novo motor estabelece um novo intervalo de troca.
      Mas falar que um mesmo motor com óleo tipo A troca de X em X e um óleo tipo B troca de Y em Y não existe.