@@zrIywcN8XJdHaY13K3tx uma coisa é defender o aumento da malha, outra é dizer que precisa ressucitar, ora se ressucita quem esta morto o que não é o caso do transporte ferroviario...penso que se possa aumentar sim, tanto para carga como para passageiros, e talvez um dia sejamos desenvolvidos sim, mas hoje ou mesmo daqui a algumas decadas não seremos, ate por conta das politicas publicas que se defende, e do baixo investimento publico e privado no modal de transporte neste pais, estradas , ferrovias e projetos abandonados, o que somente a privatização de alguns linhas rentataveis não é solução, fato é que estou indignado com a atitude da RUMO que teve a conceção de um modal por 26 anos e segundo consta não cumpriu seu contrato e ainda pede adiantamento de outra conceção por algo que ja devia ter feito, este é um dos fatores que nos deixa longe de ser um pais desenvolvido alem de politicas dubias a vunerabilidade dos contratos e o seu legado a Insegurança juridica.
@@UMDEDODEPROSAHORACIO É por isso que a ideia é que empresas chinesas façam essas obras. Se forem empresas brasileiras não sai nunca. As empresas chinesas entregam as obras dentro do prazo, quase nunca atrasam.
Paraguay,Bolivia renting deben dr ir a una Eton sl a Brasil y de ahi al Peru,no se para que ponen a chile,cuando el puerto de salida estara en Peru y si no desean enviarlo por Peru pueden llevarlo a Hermosillo en Mejico,je,je que esta lejisimo. Pero esa es un decision de los inversionistas.
Realmente, o norte e nordeste estão muito distantes das outras regiões. Viagem de balsa por falta de pontes, estradas sem pavimentação, falta de ferrovias... tudo isso dificulta uma maior união de todos os brasileiros.
Valeu Doutor Engenheiro ; O meu já falecido pai ; Trabalho mais de 40 anos na Estrada de Ferro Leopoldina Divisão da RFF .Eu curto MT esse assuntos relacionados a Transportes Ferroviários ( de cargas e Passageiros ) no tempo que o meu Pai trabalho na Ferrovia , o Combustível era Lenha e Carvão Mineral . Atualmente estou com 72 anos de idade ,moro em Niterói RJ Brasil .
sou natural de Campo Grande MS, a Rota (rodoviária) Bioceânica não passa por Campo Grande, ela é a BR-267 (Bataguassu - Nova Alvorada do Sul - Rio Brilhante - Maracaju - Jardim - Porto Murtinho). A Rota (ferroviária) Bioceânica SIM, inclusive terá um porto seco aqui (já tem, embora esteja abandonado). Vídeo muito bom!!
Está abandonado porque eles já sabem que não existe chance do Brasil passar uma rota tão estratégica pela Bolívia. Só pra lembrar. A Bolívia recentemente quebrou um contrato de fornecimento de gás com a Petrobras só para poder fornecer gás mais caro para Argentina. Não tem a menor chance de fazer qualquer investimento ou depender da Bolívia, não há segurança jurídica.
Todas as mercadorias que saem do centro oeste em direção ao Porto de Santos não precisariam mais usar esse trecho indo diretamente para o Chile por essa ferrovia, logo haveria realmente uma grande economia no transporte de carga.
Muito bom saber desses avanços, uma pena que tudo demora muito a ser construído, mas torcer que concluam as obras. Interessante também seria colocar trens para viagens turísticas como na Europa, quem sabe um dia!
. O corredor bioceánico está indo rápido... Começaram a falar sobre isso, lá pelo 95 ou 96, se eu não me engano... E já trocou duas vezes o percorrido, pois no começo iria passar por Bolivia, e não por Argentina... .
@@jorgeantonioromeroespinola2514 Então faz bastante tempo, eu tinha 15 anos de idade, imagina se tivessem empenhados como agora nessa obras, América do Sul estaria em outro nível... Mas vamos torcer para que tudo isso expanda, sem grandes interrupções e todos avançaremos juntos.
@@miltontavaresinfo, aqui fez muito bem este projeto, pois foi asfaltado um loooongo trecho que de outro jeito continuaria com estradas de terra, e cada ano tinha alagamentos... O Dpto de Alto Paraguay, era o único que não tinha nem um metro de asfaltado... No trecho Mcal Estigarribia até Bolivia tampouco tinha, mesmo que agora esse trecho foi tirado da bioceánica, e vai sair de Mcal ao oeste até Pozo Hondo, fronteira com Argentina (sei por experiencia propria, que alí nesse trecho tem muita onça)
@@miltontavaresinfo, aqui fez muito bem este projeto, pois foi asfaltado um loooongo trecho que de outro jeito continuaria com estradas de terra, e cada ano tinha alagamentos... O Dpto de Alto Paraguay, era o único que não tinha nem um metro de asfaltado... No trecho Mcal Estigarribia até Bolivia tampouco tinha, mesmo que agora esse trecho foi tirado da bioceánica, e vai sair de Mcal ao oeste até Pozo Hondo, fronteira com Argentina (sei por experiencia propria, que alí nesse trecho tem muita onça)
Eu também sonho o Brasil, com trens como na Europa. Essa semana, o Presidente Bolsonaro falou que ja estão fazendo estudos para usar trens de passageiros nessas vias de trasnporte de cargas. E em São Paulo já vai iniciar uma rota de trem entre São Paulo e Campinas. Se o Governador for o Tarsicio de Freitas, vai sair do papel com certeza.
A Rumo ganhou uma concessão de 30 anos, deixou a malha toda degradada e não fez um investimento de manutenção. Agora que a concessão est´[a acabando, eles estão alegando que o investimento não vale porque a concessão está acabando. Realmente é uma empresa bem confiável.
Senti falta da avaliação do programa da ferrovia bioceânica nos países vizinhos, em especial sobre a capacidade da transposição ferroviária na cordilheira dos Andes.
Tb senti falta dessa abordagem. A travessia dos andes não é tarefa simples nem de fácil realização. Talvez a parte crucial desse projeto. Lembro que as locos diesel-elétricas terão de ser especiais para trafegarem no ar rarefeito acima dos 3.000 m
Que eu conheça, existe pelo menos duas travessias ferroviárias entre Bolívia e Chile em funcionamento das cinco que já existiram nós 3 países e na Argentina tem o trem turístico Trem das Nuvens que chega ao topo na travessia ferroviária mais alta do mundo. 4000 m de altitude. Do lado do Chile também há trem turístico até o alto da serra e para duas linhas comerciais até a região mineradora no alto dos Andes.
Isso aí é projeto não é a ferrovia ainda. Não se precipite. Daí até ficar pronto vamos colocar aí 50 anos. É bom não fazer pois, nesta é poca, já estaremos usando teletransporte. Outra coisa, o impacto ambiental será enorme! Onde as hienas do Pantanal irão morar?
Com esta rota Ferroviária bioceacânica, o Brasil vai desenvolver muito e muito, gerando muitos empregos para os brasileiros!Brasil no caminho de ser uma grande nação!
@@clovesmtdasilva3463 pois é, finalmente parece que vai sair do papel este projeto que se iniciou no governo Lula e DILMA. O PROJETO eta interligar todo o Brasil de norte a sul e leste oeste. Veio o GOLPE e parou. Seria em forma de espinha de peixe. E com Temer e Bolsonaro foram privatizados o que ja havia sido feito do MA a SP....
@@marcelocostamoreira7069 tudo estava dentrp do projeto dos RECURSOS advindos do pre sal. Mas, preferimos um golpe e ENTREGAR aos gringos e aos corruptos do IMPEACHMENT.
@@technoir-1984 O problema é O tamanho das linhas ferroviárias e as leis ambientais também, porém eu acredito q a dimensão seja um fator crucial, pois seria uma obra faraônica muito custoso para O Brasil, nível trans- siberiana.
Bom dia, participei do projeto Ferroguarani que liga Ponta Porã a Porto Murtinho, que faz parte deste projeto Rota Bioceanica. Desenvolvi o trajeto , tenho os estudos das cidades e território indígenas no entorno da via.
Parabéns, eng. Wilson! Muito interessante o vídeo!!! Por favor, continue nos trazendo essas informações, elas são muito ricas!!! Ah, e quanto a questão rodoviária, vale lembrar o turismo e a geração de renda. As rodovias, certamente, trarão muita riqueza para os vários países participantes dessa rota!!!
Muito bom Wilson! é bom ver a pauta ferroviária cada vez mais comum. Vejo essa rota muito mais viável do que a faraônica EF-354 que cruzaria a América do Sul partindo do Porto de Açu no Rio de Janeiro até o Peru. Pelo o que eu já pesquisei da Malha Boliviana, além da ligação entre Santa Cruz e Cochabamba seria necessário toda a melhoria da infra e superestrutura de via, o mesmo para o trecho Chileno cuja a travessia dos andes já foi um desafio enorme. No Brasil, como você disse temos os problemas com a malha oeste na qual a concessionaria Rumo, herdou da fusão com a América Latina Logística - ALL em 2015 e atualmente não tem interesse em renovar a concessão da linha. E também o problema de saturação da Mayrink-Santos, que é construído em Bitola Mista e Concentra todo o Fluxo de Grãos do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Goiás e Futuramente da Norte-Sul rumo ao Porto de Santos. Para solucionar isso seria interessante a ligação em bitola métrica com o Porto de Paranaguá via Ferroeste ligando Cascavel a Ponta Porã com um trecho original entre Campo Grande - MS e Bauru -SP servindo de Ramal para atender principalmente o fluxo de contêineres
Este plano parece ser apenas um sonho! E o orçamento que você mencionou para a construção do que falta está enormemente sub-calculado! O custo de construção de ferrovia nova é muito, mas muito maior que isto, fora a revitalização dos trechos em mau estado!
Engraçado que lá pelos idos de 2010, 2011, quando se começou a falar em rota bio oceânica, parecia conversa de doido. Como se fossem cortar caminho pelo mato, furar os Andes. Parecia uma coisa tão distante. E ainda tem outra rota bio oceânica ligando pelo Perú. Eu acho muito bom isso. É como se vacularizassem o Brasil. São artérias, nos liga ao continente todo. Ficamos bio oceânicos, como os Estados Unidos. E só reforça os laços de amizade, pois vamos ter um movimento economico que vai nos unir. Muito bom isso aí, e o canal. Muito bom ter essas informações. Um abraço.
Desejo que seja competente no tema. Precisamos, todos os brs de informações críveis críveis para entendermos melhor o mundo em m que vivemos Obrigada!!!
E Ele disse que a construção dos trechos que faltam e a modernização de todo o trecho boliviano que está abandonado vai custar só 30 milhões de dolares! Parece piada! Claro que será muitíssimo mais! E a Bolívia falida não tem como investir um tostão furado nisso! KKKK!
Vc errou no começo do vídeo, Antefagasta no Chile para Santos BR , distância é cerca de apenas 3mil km e não 8,9mil como vc falou, mas parabéns pelo conteúdo!!!
Perfeito. Por mais corredores ligando o Brasil aos países da América do Sul. Temos um outro Brasil bem aqui do lado em questão populacional para aumentar as exportações principalmente em produtos manufaturados e de valor agregado. Deveríamos tentar expandir o Mercosul para todos os países da América do Sul facilitando o comércio entre eles e trazendo desenvolvimento, independente se tem governos de direita ou de esquerda.
Seria o primeiro passo para a o federalismo sulamericano, uma unia confederada de países. Seria o maior do mundo em territorios e recursos, o 3ro em população e o 4to em economia, nos valores atuais.
@@qqqlllbbb nenhuma potencia mundial conseguiu dominar tudo, ditar todas as regras, mandar sem ser questionado. Porq ou qual virtude tem o Brasil que te faça acreditar ser assim, tão " potente"
@@luisalbertohesselmann1286 guardadas as devidas proporções, cedendo só o q não se pode deixar de negociar, é possível fazer o jogo na maior parte ser favorável a potência. Isso requer uma cacetada de coisas, tudo embutidas em diplomacia, q infelizmente não temos em suficiência.
O Porto de Itaqui no Maranhão é um dos portos mais comerciais do Brasik, pelo simples fato de estar muito mais perto da Europa da América do Norte e pelo Canal de Panamá mais perto da Ásia e América com seu litoral Norte do Pacífico
Pelo que conheço do Brasil ! Embora não tenho conhecimento técnico para opinar sobre essa Rota Bioceanica. Ainda acredito que é preciso sim agilizar o escoamento da produção Brasileira, para todos os continentes.e Países do mundo. Sem esquecer que o Brasil, é um País de grande dimensão territorial. E precisa de Boas e Seguras Rodovias, Ferrovias e aproveitar seus Rios para o Transporte Fluvial. Mas como o mundo esta em processo contínuo de evolução teconogica. Tudo vai sair bem sendo bem administrado pelos nossos Governantes. Deus a de nos abençoar.
Duas questões: 1 - Qual será a solução de engenharia para transpor a Cordilheira dos Andes? Túneis, cremalheira ou uma combinação de ambos? 2 - Há previsão de que essa rota ferroviária também tenha trens de passageiros?
Já existiram pelo menos cinco travessias ferroviárias da cordilheira dos Andes. Vi um vídeo que mostra a ligação Cochabamba Arica permanece ativa mas não há tráfego mútuo, as cargas e passageiros são transbordados na fronteira. Há duas ligações ferroviárias alto da serra-mar em operação no lado chileno Uma em cremalheira e o outro em aderência Na Argentina há o trem turístico "Tren de Las Nubens" que vai até o alto dos Andes no trecho ferroviário mais alto do mundo, essa ferrovia ligava Santiago a Buenos Aires. O desabamento de um túnel em 1986 interrompeu o tráfego e não foi mais restabelecido.
Seria ótimo e se possível no minimo 3 linhas sendo turística e transporte de passageiros e cargas . Se juntar os países interessados não custaria tanto pelo benefício que será agregado a todos nós .
@@EngWilsonJunior seria não era a obrigação dela manter pois ela pegou uma ferrovia impecável e tinha em contrato a obrigação de investir um montante pra melhora-lá e não cumpriu o contrato mas como é privada ninguém fala nada.
A CONCESSÃO COMEÇOU EM 1997 E SERIA ATÉ 2027 COM A AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA. PORÉM A ALÔ FALIU E QUEM FICOU COM TODAS AS CONCESSÕES FOI A RUMO BEM NA GESTÃO DO LULA E DILMA E AI É QUE NADA FOI FEITO. SE NÃO FOSSE ATUAL PRESIDENTE EM SEU ATUAL MANDATO TODAS AS MALHAS FERROVIÁRIAS NÃO ESTARIAM PRONTAS OU QUASE PRONTAS. PERGUNTO : CHEGOU O EX PRESIDIÁRIO . SERÁ QUE NA GESTÃO DE 4 ANOS SERÁ FEITA AS OBRAS DA MALHA FERROVIÁRIA NO BR ?
Muito bom e esclarecedor o seu vídeo, o Brasil precisa cuidar da sua logística para ganhar mais competitividade no agronegócio. Parabéns pela explanação. 👍🇧🇷👏👏👏
Sim, mas atualmente já existem tecnologias para tal coisa, normalmente seriam grandes túneis e viadutos, pois a região é muito complicada realmente, há deslizamento de rochas, neve, terremoto etc, mas nada que não possa ser ultrapassado, a cordilheira em tese é mais fácil do que transpor os Alpes que cortam partes da Alemanha, Áustria, Suíça, França e Itália e todos esses países têm ligações ferroviárias e rodoviárias entre eles.
Gracias hermano por nuestro futuro y desarrollo , Brasil , Bolivia, Peru ya que tambien conecta via ferrea e hidrovia con Paraguay Uruguay , Argentina y Chile
Querido, pelo menos aí tem muita vaca e leite e se tem leite tem queijo. Aqui em Itapaje-Ce tem muitas vacas TB mas não se acha mais vaqueiros. Ganharam os 600 do Bolsonaro e foram passear em Fortaleza para ver o mar. Falar em queijo, me manda uma receita de queijo coalho! Pode ser? Boa noite, seja muito feliz e não acredite nestes malucos. Uma vez, tem muitos anos, fui até a casa do me sogro lá em Fortaleza, bairro da Maraponga. Ele gostava muito da revista Readers Digest, americana, traduzida. Pois bem, a revista era do ano de 1969 e tinha uma reportagem sobre como seria o mundo no ano 2000. O que mais me impressionou foi que disseram que em 2000 a lua seria cortada por ferrovias de alta velocidade ligando as cidades lunares e as viagens terra lua e lua terra seria através de catapultas gigantes arremessando pessoas e coisas nos dois sentidos. Imagina a situação!!! E se um batesse no outro? A pessoa só faria a viagem uma vez , pois se espatifaria no chão. Loucura. Acredita no que o rapaz tá falando não! Boa noite de novo!
Bom dia. Concessão? É fria!Se a RUMO/ALL não cumprem suas obrigações , chamem os CHINESES, eles tem planos para interligar Atlantico ao Pacifico na America Central(trecho curto) concorrendo com o Canal do Panamá. Como destinatarios preferenciais das nossas comodities, talvez estudem Melhor o assunto e proponham uma saudavel parceria estratégica . Eles já provaram que constroem rapido, tem cspacidade tecnica e financeira, financiam , e não são abutres. Por que não Paranaguá ao invés do Porto de Santos ?
Eu acho que fazer essas exportações através dos portos de Miritituba na Amazônia seria deixar de subir e descer a cordilheira dos Andes, os trens levarian as mercadorias até o porto de Miritituba, e aí os navios partiria para a Ásia atraves do canal do Panamá. Cruzar a cordilheira e muito dispendioso, tanto em ferrovia ou rodovia. Além de ter a influência dos países q serão cruzados, além de criarem empregos nos países vizinhos que não gostan do Brasil.
Isto é gestão verdadeira, visão de crescimento, otimização do transporte, ou seja teve 20 e tantos anos nas gestões passadas e nenhum apoio profundo e trabalho verdadeiro para sua implantação, somente ba gestão atual, recebeu o verdadeiro valor.
A história mostra que essa rota é muito antiga e viável, no entanto, após a abertura do Canal do Panamá, muita coisa mudou. Ainda existem muitos caminhões atravessando os Andes, mas nada se compara com o transporte ferroviário/ modal.
O sistema roll on roll off usa o caminhão 🚚 que é usado na maior parte do trecho embarcado no trem e embarca e desembarca nos locais mais convenientes e faz o porta a porta 🚪 que é a principal vantagem do modal rodoviário. O modal dutoviario também poderia ser usado ligando o Brasil ao 🌎 mundo
A malha oeste passou pela mão de várias empresas antes da Rumo assumir, essa que está devolvendo o trecho, pois reativará o trecho de bitola larga entre Bauru e Panorama, paralelo à NOB. Essa ferrovia não se conectará diretamente a Norte-Sul pela quebra de bitola, já que a métrica tbm é usada na Bolívia, Argentina e Chile.
A falta de planejamentos a longo prazo nos leva a caminhos incertos, corruptíveis, afinal dê contas a quem interessa essa mudança de bitolas das ferrovias??????
Acho que aí ficaria como está, pois se for assim, o BR deixa de utilizar os portos Brasileiros e só vai exportar e importar tudo pelo Chile, essa rota é basicamente para a produção dos estados do centro-oeste, o minério vem do Pará que utiliza os portos no Maranhão e de Minas que utiliza os portos no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o transporte do minério é por trem, se ficzerem um trem bioceanico isso ainda vai demorar pelo menos 5 anos para ficar pronto em relação as obras em si, sem contar o tempo para licenciamento, estudos, etc que tbm demora muito, então esse trem aí não deve sair do papel em pelo menos 15 anos, isso tbm por causa de problemas políticos e econômicos do Brasil e dos demais países da América do Sul.
Boa noite Wilson, quero parabeniza-lo pelos videos, assisti o primeiro, falando sobre a rota rodoviária bioceanica, muito esclarecedor. Agora assistindo este sobre a rota ferroviária, que também achei muito interessante, e me chamou a atenção a respeito, de quando vc fala sobre as bitola das ferrovias no MS, que o padrão por segurança é a bitola 1,60, sendo que este trecho ate Ponta Porã é a bitola métrica. Pois bem, o assunto é a rota bioceanica, entendo, mas ao abordar essa questão das bitolas, me vem a memoria, a ferrovia Norte Sul, para falar especificamente no trecho de Anápolis - GO, para São Paulo ou Minas. Do Porto de Itaqui no Maranhão ate aqui em Anápolis, é a bitola 1,60, O que me deixa perplexo, é que a ferrovia a partir de Anápolis para São Paulo ou Minas, pelo antigo ramal, é métrica. Ou seja, construíram uma nova ferrovia, por um outro ramal, quando seria mais viável a restauração do antigo ramal. Ou seja a ferrovia esta terminada, mas a partir de Anápolis, quase não tem nenhuma serventia, creio que se vc fizer uma pesquisa, somente a granol, industria esmagadora de soja aqui em Anápolis, e umas poucas industrias tem utilizado esse ramal, e sda granol, oque se sabe, é que tem mandado farelo de soja para o Maranhão. Fico me perguntando, e os grandes projetos ferroviários para esta região? Em uma breve pesquisa, a uns poucos anos atras, cerca de 60 % de todo comercio nacional de produtos industrializados, circulam em um raio de aproximada de 1.200 km em torno de Anápolis, então pq não investir nessa região, e a partir daqui seguir para se conectar à rota ferroviária bioceanica. Creio que é algo a se pensar. Essa é a minha analise, mas posso estar equivocado, portanto se tiver mais informações a esse repeito, me corrija, por favor.
No antigo contrato não havia cláusulas contratuais rigorosas quanto a manutenção da malha ferroviária (após a Redemocratização o país estava falido, vendeu como pode as ferrovias por não conseguirem mais arcar com seus custos). Felizmente (caso a Rumo se interesse em renovar seu trecho), agora ela precisará recuperar o trecho (devido a Nova Lei/Marco das Ferrovias, aprovado recentemente)
UMA REGIÃO DO PLANETA É CADA QUAL NO SEU QUADRADO MAS QUANTO AO PROGRESSO É PRECISO UNIFICAR ESFORÇOS A EUROPA CRIOU A UNIÃO EUROPEIA E FORTALECEU OS SEUS MERCADOS NAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES PORÉM NA AMERICA DO SUL SERÁ MUITO IMPORTANTE QUE CADA PAÍS GASTEM E FAÇA OS SEUS INVESTIMENTOS EM SEUS TERRITÓRIOS COM OS SEUS PRÓPRIOS RECURSOS.
Brasil cria uma boa ferrovia para melhorar tudo. Assim melhorando viagens e produções de alimentos, assim os países podem se ajudar numa unica ferrovia. Economizando tempos de trabalhadores e melhorando viagens, produzindo muita riqueza para o brasil e pessoas. Amém eu creio jesus. 2025 melhor.
Esta ferrovia seria melhor aproveitada pelo Brasil caso fosse feita ligando Rondônia aos Andes, posto que se trata da região estratégica mais próxima no Brasil ao oceano pacífico.
Existe um projeto, que teria aporte de capital chinês, que contemplaria essa região. Seria a ferrovia transcontinental, saindo do Porto Açu no Rio, passando por MG, GO, MT, RO, AC, Bolívia e saindo no Peru. Pena que não tem planos de sair do papel ainda.
Como sou leigo, gostaria de perguntar: os trinta anos de concessão não foram suficientes para pagar os custos da (boa) construção? Se não foram, parece que garantiram o desenvolvimento da empresa Rumo (minha suposição). Como agora imaginar que a mesma empresa, por mais 30 anos, vai fazer uma ferrovia maior do que sua própria necessidade (mínima que fosse para continuar se valendo com êxito da ferrovia)?
Ressuscitar as ferrovias,esse é o caminho certo !!
esperaai como asim RESSUSCITAR !?! as ferrovias estão ai , embora team falhas estão ai vivas e ativas ...
@@UMDEDODEPROSAHORACIO São poucas, quando comparadas com a proporção do Brasil. Todo país desenvolvido tem uma malha ferrovial grande.
@@zrIywcN8XJdHaY13K3tx uma coisa é defender o aumento da malha, outra é dizer que precisa ressucitar, ora se ressucita quem esta morto o que não é o caso do transporte ferroviario...penso que se possa aumentar sim, tanto para carga como para passageiros, e talvez um dia sejamos desenvolvidos sim, mas hoje ou mesmo daqui a algumas decadas não seremos, ate por conta das politicas publicas que se defende, e do baixo investimento publico e privado no modal de transporte neste pais, estradas , ferrovias e projetos abandonados, o que somente a privatização de alguns linhas rentataveis não é solução, fato é que estou indignado com a atitude da RUMO que teve a conceção de um modal por 26 anos e segundo consta não cumpriu seu contrato e ainda pede adiantamento de outra conceção por algo que ja devia ter feito, este é um dos fatores que nos deixa longe de ser um pais desenvolvido alem de politicas dubias a vunerabilidade dos contratos e o seu legado a Insegurança juridica.
@@UMDEDODEPROSAHORACIO É por isso que a ideia é que empresas chinesas façam essas obras. Se forem empresas brasileiras não sai nunca. As empresas chinesas entregam as obras dentro do prazo, quase nunca atrasam.
@@UMDEDODEPROSAHORACIOagonizantes
Gracias y bendiciones, saludos desde el Paraguay!
Paraguay,Bolivia renting deben dr ir a una Eton sl a Brasil y de ahi al Peru,no se para que ponen a chile,cuando el puerto de salida estara en Peru y si no desean
enviarlo por Peru pueden llevarlo a Hermosillo en Mejico,je,je que esta lejisimo. Pero esa es un decision de los inversionistas.
Está é uma oportunidade de criarmos nosso canal do Panamá ferroviário. Os produtores brasileiros vão ter mais oportunidades.
Esqueça isso
EUA não quer que exista essa ligação, isso não é bom para eles
Imagina vc facilitar a viagem da Colômbia para os EUA?
@@celiomarcabral1326 Colômbia tem acesso aos 2 oceano Argentina Bolívia Chile Paraguai e Brasil não
Porém por terra tem ligação direta pela via pan-americana
Brasil tem de criar uma malha ferroviaria para tudo em todos os lugares.
Realmente, o norte e nordeste estão muito distantes das outras regiões. Viagem de balsa por falta de pontes, estradas sem pavimentação, falta de ferrovias... tudo isso dificulta uma maior união de todos os brasileiros.
@@zrIywcN8XJdHaY13K3txEXATAMENTE ISSO... E isso prejudica a Unidade Nacional do Brasil!
PRECISA-SE BAIXAR OS CUSTOS DOS NOSSOS PRODUTOS EXPORTÁVEIS.
Era pra ter ferrovias ligando as capitais às principais praias 🌴..
A China faz isso fazendo uso de sua moeda soberana. O Brasil não, porque não tem coragem de fazer o mesmo.
Valeu Doutor Engenheiro ; O meu já falecido pai ; Trabalho mais de 40 anos na Estrada de Ferro Leopoldina Divisão da RFF .Eu curto MT esse assuntos relacionados a Transportes Ferroviários ( de cargas e Passageiros ) no tempo que o meu Pai trabalho na Ferrovia , o Combustível era Lenha e Carvão Mineral .
Atualmente estou com 72 anos de idade ,moro em Niterói RJ Brasil .
O Brasil tem tudo pra ser uma grande potência, o que falta é seriedade!!
Falta vergonha na elite, principalmente. Eu lite e políticos são uma desgraça nacional,!!!
sou natural de Campo Grande MS, a Rota (rodoviária) Bioceânica não passa por Campo Grande, ela é a BR-267 (Bataguassu - Nova Alvorada do Sul - Rio Brilhante - Maracaju - Jardim - Porto Murtinho). A Rota (ferroviária) Bioceânica SIM, inclusive terá um porto seco aqui (já tem, embora esteja abandonado). Vídeo muito bom!!
Existe um receio de se utilizar o trajeto Boliviano, porque é um país muito instável politicamente.
Está abandonado porque eles já sabem que não existe chance do Brasil passar uma rota tão estratégica pela Bolívia. Só pra lembrar.
A Bolívia recentemente quebrou um contrato de fornecimento de gás com a Petrobras só para poder fornecer gás mais caro para Argentina. Não tem a menor chance de fazer qualquer investimento ou depender da Bolívia, não há segurança jurídica.
Todas as mercadorias que saem do centro oeste em direção ao Porto de Santos não precisariam mais usar esse trecho indo diretamente para o Chile por essa ferrovia, logo haveria realmente uma grande economia no transporte de carga.
Sempre mostrando o progresso da engenharia no Brasil.
Muito bom saber desses avanços, uma pena que tudo demora muito a ser construído, mas torcer que concluam as obras. Interessante também seria colocar trens para viagens turísticas como na Europa, quem sabe um dia!
.
O corredor bioceánico está indo rápido...
Começaram a falar sobre isso, lá pelo 95 ou 96, se eu não me engano...
E já trocou duas vezes o percorrido, pois no começo iria passar por Bolivia, e não por Argentina...
.
@@jorgeantonioromeroespinola2514 Então faz bastante tempo, eu tinha 15 anos de idade, imagina se tivessem empenhados como agora nessa obras, América do Sul estaria em outro nível... Mas vamos torcer para que tudo isso expanda, sem grandes interrupções e todos avançaremos juntos.
@@miltontavaresinfo, aqui fez muito bem este projeto, pois foi asfaltado um loooongo trecho que de outro jeito continuaria com estradas de terra, e cada ano tinha alagamentos...
O Dpto de Alto Paraguay, era o único que não tinha nem um metro de asfaltado...
No trecho Mcal Estigarribia até Bolivia tampouco tinha, mesmo que agora esse trecho foi tirado da bioceánica, e vai sair de Mcal ao oeste até Pozo Hondo, fronteira com Argentina (sei por experiencia propria, que alí nesse trecho tem muita onça)
@@miltontavaresinfo, aqui fez muito bem este projeto, pois foi asfaltado um loooongo trecho que de outro jeito continuaria com estradas de terra, e cada ano tinha alagamentos...
O Dpto de Alto Paraguay, era o único que não tinha nem um metro de asfaltado...
No trecho Mcal Estigarribia até Bolivia tampouco tinha, mesmo que agora esse trecho foi tirado da bioceánica, e vai sair de Mcal ao oeste até Pozo Hondo, fronteira com Argentina (sei por experiencia propria, que alí nesse trecho tem muita onça)
Eu também sonho o Brasil, com trens como na Europa. Essa semana, o Presidente Bolsonaro falou que ja estão fazendo estudos para usar trens de passageiros nessas vias de trasnporte de cargas. E em São Paulo já vai iniciar uma rota de trem entre São Paulo e Campinas. Se o Governador for o Tarsicio de Freitas, vai sair do papel com certeza.
A Rumo ganhou uma concessão de 30 anos, deixou a malha toda degradada e não fez um investimento de manutenção. Agora que a concessão est´[a acabando, eles estão alegando que o investimento não vale porque a concessão está acabando. Realmente é uma empresa bem confiável.
Pensei a mesma coisa, utilizou por 30 anos e vai entregar em lixo
Iniciativa privada é piada! Usou e entregará um bagaço. Está no contrato. A justiça dará resposta.
EM ALGUNS PAÍSES É PENA CAPITAL E CONFISCO PRA CORRUPTOS E CORRUPTORES!!
@@EliasRoviello A JU$TI$$A ?
Senti falta da avaliação do programa da ferrovia bioceânica nos países vizinhos, em especial sobre a capacidade da transposição ferroviária na cordilheira dos Andes.
Caro petronio! conheço muito bem os andes argentinos/chilenos e parte sul boliviana. Acredite em mim: NÂO nai rolar!
Tb senti falta dessa abordagem. A travessia dos andes não é tarefa simples nem de fácil realização. Talvez a parte crucial desse projeto. Lembro que as locos diesel-elétricas terão de ser especiais para trafegarem no ar rarefeito acima dos 3.000 m
@@kikobarros76 e via túnel?
Que eu conheça, existe pelo menos duas travessias ferroviárias entre Bolívia e Chile em funcionamento das cinco que já existiram nós 3 países e na Argentina tem o trem turístico Trem das Nuvens que chega ao topo na travessia ferroviária mais alta do mundo. 4000 m de altitude. Do lado do Chile também há trem turístico até o alto da serra e para duas linhas comerciais até a região mineradora no alto dos Andes.
@@luisothonbastos3943 Por incrível que pareça, se para a máquina diesel a altitude é problemática, para as máquinas a vapor a altitude ajuda.
Parabéns muito top! Vejo o nosso Brasil numa expansão nunca vista antes!
Isso aí é projeto não é a ferrovia ainda. Não se precipite. Daí até ficar pronto vamos colocar aí 50 anos. É bom não fazer pois, nesta é poca, já estaremos usando teletransporte. Outra coisa, o impacto ambiental será enorme! Onde as hienas do Pantanal irão morar?
Finalmente....
Que beleza!
Com esta rota Ferroviária bioceacânica, o Brasil vai desenvolver muito e muito, gerando muitos empregos para os brasileiros!Brasil no caminho de ser uma grande nação!
Com lulu presidente vai ficar muiiiito difícil resposta só uma ele cata o dinheiro e reparte com os cumpricis não tem bioceanica é isso
Pouco ou nada resolvem investimentos se o ou os países se afundam em regimes coministas e não mais haver produção a ser transportada.
Espero que entre em operação em breve tempo !!!
Sensacional!!! Brasil caminhando p o desenvolvimento sustentável!!!!
Com esse presidente que temos....esqueceu o passado dele...
SUSTENTAVEL É SANEMANTO BÁSICO E FERROVIA E HIDROVIAS EM TODOS OS ESTADOS BRASILEIROS
@@clovesmtdasilva3463 Qual prava,, vai falar que é da joias
@@clovesmtdasilva3463 pois é, finalmente parece que vai sair do papel este projeto que se iniciou no governo Lula e DILMA.
O PROJETO eta interligar todo o Brasil de norte a sul e leste oeste. Veio o GOLPE e parou. Seria em forma de espinha de peixe.
E com Temer e Bolsonaro foram privatizados o que ja havia sido feito do MA a SP....
@@marcelocostamoreira7069 tudo estava dentrp do projeto dos RECURSOS advindos do pre sal. Mas, preferimos um golpe e ENTREGAR aos gringos e aos corruptos do IMPEACHMENT.
Top... esse é o futuro do Brasil...
OBRIGADO PELA EXPLANAÇÃO SOBRE OS PROJETOS FERROVIÁRIOS E RODOVIÁRIOS LIGAÇÃO DO ATLÃNTICO AO OCEANO PACIFICO. BELO HORIZONTE MG BRASIL
Esse video deveria ser passado nas escolas desde o primeiro grau !
Gostaria de ver também o projeto de ferrovia bioceanica norte ligando aos portos peruanos
Seria maravilhoso
@@technoir-1984 O problema é O tamanho das linhas ferroviárias e as leis ambientais também, porém eu acredito q a dimensão seja um fator crucial, pois seria uma obra faraônica muito custoso para O Brasil, nível trans- siberiana.
Beleza beleza beleza....
MAS COMO A PORRRRA DE UM TREM VAI ATRAVESSAR A CORDILHEIRA DOS ANDES???????????
CHINA PERU BRASIL
Sem intermediarios.
Parabéns por ter trago mais essa informação!
Eu quem agradeço por acompanhar meu trabalho! Abraço!
Bom dia, participei do projeto Ferroguarani que liga Ponta Porã a Porto Murtinho, que faz parte deste projeto Rota Bioceanica. Desenvolvi o trajeto , tenho os estudos das cidades e território indígenas no entorno da via.
Excelentes explicações. Obrigado.
vai ser muito bom para o brasil👏👏🤙🤙
Lembrando que o salitre do Chile é abundante e barato e seria ótimo como adubo para o agronegócio da Argentina do Paraguai e do Brasil
As reservas estão praticamente esgotadas e na verdade o nitrato não compete com o nitrogênio sintético
BOLSONARO IMPULSIONOU AS FERROVIAS EM SEU POUCO TEMPO DE BOLSONARO
Parabéns, eng. Wilson! Muito interessante o vídeo!!! Por favor, continue nos trazendo essas informações, elas são muito ricas!!! Ah, e quanto a questão rodoviária, vale lembrar o turismo e a geração de renda. As rodovias, certamente, trarão muita riqueza para os vários países participantes dessa rota!!!
Excelente vídeo e didática. Parabéns!!!
Excelente Vídeo! Muito Obrigado pelas informações e explicações! 👏👏👏👍👍👍
Nunca pensei que fosse viver para viver isso. Sensacional
Muito bom Wilson! é bom ver a pauta ferroviária cada vez mais comum. Vejo essa rota muito mais viável do que a faraônica EF-354 que cruzaria a América do Sul partindo do Porto de Açu no Rio de Janeiro até o Peru.
Pelo o que eu já pesquisei da Malha Boliviana, além da ligação entre Santa Cruz e Cochabamba seria necessário toda a melhoria da infra e superestrutura de via, o mesmo para o trecho Chileno cuja a travessia dos andes já foi um desafio enorme.
No Brasil, como você disse temos os problemas com a malha oeste na qual a concessionaria Rumo, herdou da fusão com a América Latina Logística - ALL em 2015 e atualmente não tem interesse em renovar a concessão da linha. E também o problema de saturação da Mayrink-Santos, que é construído em Bitola Mista e Concentra todo o Fluxo de Grãos do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Goiás e Futuramente da Norte-Sul rumo ao Porto de Santos.
Para solucionar isso seria interessante a ligação em bitola métrica com o Porto de Paranaguá via Ferroeste ligando Cascavel a Ponta Porã com um trecho original entre Campo Grande - MS e Bauru -SP servindo de Ramal para atender principalmente o fluxo de contêineres
Parabéns pelas belíssimas imagens Reginaldo d SP Deus é fiel 🙏🙏🙏🙏
Que trem bonito e forte com muitos vagões.
Que beleza. Que paisagens. RS
Bom dia Wilson Junior, parabéns pelo vídeo com muitas informações.
Maravilha! Devemos dar ênfase para as ferrorovias . Parabéns pelo vídeo-reportagem.
Excelente! Obrigado!
Muito bom esse projeto.
Muito bom o vídeo, assunto fascinante. O Brasil precisa correr quando se trata de logística.
Parabéns pelos vídeos!!!! Obrigado!!!!
Sensacional, a redenção do modal, obra extraordinária
Excelente matéria. Parabéns
Projeto belíssimo. Vamos torcer para que os parceiros nos respeitem. Parabéns pelo vídeo.
Obrigado!
Vai ser bom para os paises envolvidos!
Este plano parece ser apenas um sonho! E o orçamento que você mencionou para a construção do que falta está enormemente sub-calculado! O custo de construção de ferrovia nova é muito, mas muito maior que isto, fora a revitalização dos trechos em mau estado!
Engraçado que lá pelos idos de 2010, 2011, quando se começou a falar em rota bio oceânica, parecia conversa de doido. Como se fossem cortar caminho pelo mato, furar os Andes. Parecia uma coisa tão distante. E ainda tem outra rota bio oceânica ligando pelo Perú. Eu acho muito bom isso. É como se vacularizassem o Brasil. São artérias, nos liga ao continente todo. Ficamos bio oceânicos, como os Estados Unidos. E só reforça os laços de amizade, pois vamos ter um movimento economico que vai nos unir. Muito bom isso aí, e o canal. Muito bom ter essas informações. Um abraço.
Brasil no caminho certo 🇧🇷👏😎 a ordem e o progresso já ressuscitou 💚💛💙
L bebê
L
kkkkkkkkkkkkkk
Desejo que seja competente no tema. Precisamos, todos os brs de informações críveis críveis para entendermos melhor o mundo em m que vivemos
Obrigada!!!
3:56 A distância entre o porto de Santos e o porto de Antofagasta é de 3.176 km, além disso a distância de campo grande até Antofagasta é 2577 km
E Ele disse que a construção dos trechos que faltam e a modernização de todo o trecho boliviano que está abandonado vai custar só 30 milhões de dolares! Parece piada! Claro que será muitíssimo mais! E a Bolívia falida não tem como investir um tostão furado nisso! KKKK!
Vc errou no começo do vídeo, Antefagasta no Chile para Santos BR , distância é cerca de apenas 3mil km e não 8,9mil como vc falou, mas parabéns pelo conteúdo!!!
Qual a previsão de finalização total das obras?
Excepcional vídeo de conteúdo. Eu nem sabia dos fatos narrados.
Perfeito. Por mais corredores ligando o Brasil aos países da América do Sul. Temos um outro Brasil bem aqui do lado em questão populacional para aumentar as exportações principalmente em produtos manufaturados e de valor agregado. Deveríamos tentar expandir o Mercosul para todos os países da América do Sul facilitando o comércio entre eles e trazendo desenvolvimento, independente se tem governos de direita ou de esquerda.
Concordo plenamente ✌
Seria o primeiro passo para a o federalismo sulamericano, uma unia confederada de países. Seria o maior do mundo em territorios e recursos, o 3ro em população e o 4to em economia, nos valores atuais.
O Brasil tem q liderar tudo isso, pagar por tudo e dominar tudo, ditar as regras e acabou. Tem q pensar assim, se depender dos outros não sai.
@@qqqlllbbb nenhuma potencia mundial conseguiu dominar tudo, ditar todas as regras, mandar sem ser questionado. Porq ou qual virtude tem o Brasil que te faça acreditar ser assim, tão " potente"
@@luisalbertohesselmann1286 guardadas as devidas proporções, cedendo só o q não se pode deixar de negociar, é possível fazer o jogo na maior parte ser favorável a potência.
Isso requer uma cacetada de coisas, tudo embutidas em diplomacia, q infelizmente não temos em suficiência.
Boa abtecipar o renovação do CONTRATO com RUMO. PARABÉNS pelo vídeo. ABRAÇOS CAMPO GRANDE MS abraços.
O Porto de Itaqui no Maranhão é um dos portos mais comerciais do Brasik, pelo simples fato de estar muito mais perto da Europa da América do Norte e pelo Canal de Panamá mais perto da Ásia e América com seu litoral Norte do Pacífico
Pelo que conheço do Brasil ! Embora não tenho conhecimento técnico para opinar sobre essa Rota Bioceanica. Ainda acredito que é preciso sim agilizar o escoamento da produção Brasileira, para todos os continentes.e Países do mundo. Sem esquecer que o Brasil, é um País de grande dimensão territorial. E precisa de Boas e Seguras Rodovias, Ferrovias e aproveitar seus Rios para o Transporte Fluvial. Mas como o mundo esta em processo contínuo de evolução teconogica. Tudo vai sair bem sendo bem administrado pelos nossos Governantes. Deus a de nos abençoar.
Duas questões:
1 - Qual será a solução de engenharia para transpor a Cordilheira dos Andes? Túneis, cremalheira ou uma combinação de ambos?
2 - Há previsão de que essa rota ferroviária também tenha trens de passageiros?
Trens de passageiros atravessando os Andes ia ser da hora.
Cremalheira? A capacidade de carga é muito pequena.
Já existiram pelo menos cinco travessias ferroviárias da cordilheira dos Andes.
Vi um vídeo que mostra a ligação Cochabamba Arica permanece ativa mas não há tráfego mútuo, as cargas e passageiros são transbordados na fronteira.
Há duas ligações ferroviárias alto da serra-mar em operação no lado chileno
Uma em cremalheira e o outro em aderência
Na Argentina há o trem turístico "Tren de Las Nubens" que vai até o alto dos Andes no trecho ferroviário mais alto do mundo, essa ferrovia ligava Santiago a Buenos Aires. O desabamento de um túnel em 1986 interrompeu o tráfego e não foi mais restabelecido.
@@ricardobraga3400 , muitíssimo obrigado pelas informações!
Acho válida a ideia dos engenheiros sul-americanos aprenderem com a engenharia dos Suíços para a construção de ferrovias por geografia montanhosa rsrs
Sugestão: Fazer um Curso de Comunicação...
Parabéns pelo seu vídeo Laurindo Teixeira de Belo Horizonte MG Brasil Agência de Cargas Bhmg e Loneiro Laurindo abraço pra todos aí
Eitá projetos magnifico aleluiaaa
Como será possível construir a linha férrea nas cordilheiras dos Andes? Obrigado.
Realmente.e.verdade.concordo.com.voce.amigo!
Boa noite Eng. Wilson. A pronúncia correta é Arica e não Árica. Sou seu inscrito e admiro a qualidade do seu trabalho.
O desafio se faz necessário agora é tocar a obra! 🙂 Show !
Seria ótimo e se possível no minimo 3 linhas sendo turística e transporte de passageiros e cargas . Se juntar os países interessados não custaria tanto pelo benefício que será agregado a todos nós .
Gostei da sua explicação, Parabéns.....
Podia falar sobre ligar a Bacia do Rio Prata á bacia do Rio Amazonas. Hidrovias são tão ou mais importantes até que as ferrovias por ser mais barato
Está ferrovia bem feita será um passo para o futuro, a falta de linhas ferroviárias , estão encarecendo demais , o valor dos produtos 😊
O povo da RUMO tá de brincadeira ter a concessão desde 1.996 e não ter feito nada até agora !!
Seria uma boa terem feito um plano de manutenção para não chegar na situação atual.
@@EngWilsonJunior seria não era a obrigação dela manter pois ela pegou uma ferrovia impecável e tinha em contrato a obrigação de investir um montante pra melhora-lá e não cumpriu o contrato mas como é privada ninguém fala nada.
Perderam o rumo das coisas.
AS COMPANHIAS INVESTIR NO BR NÃO É FÁCIL , DIFERENTE NO EUA , EUROPA CHINA E JAPÃO.
A CONCESSÃO COMEÇOU EM 1997 E SERIA ATÉ 2027 COM A AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA.
PORÉM A ALÔ FALIU E QUEM FICOU COM TODAS AS CONCESSÕES FOI A RUMO BEM NA GESTÃO DO LULA E DILMA E AI É QUE NADA FOI FEITO.
SE NÃO FOSSE ATUAL PRESIDENTE EM SEU ATUAL MANDATO TODAS AS MALHAS FERROVIÁRIAS NÃO ESTARIAM PRONTAS OU QUASE PRONTAS.
PERGUNTO : CHEGOU O EX PRESIDIÁRIO .
SERÁ QUE NA GESTÃO DE 4 ANOS SERÁ FEITA AS OBRAS DA MALHA FERROVIÁRIA NO BR ?
Muito bom e esclarecedor o seu vídeo, o Brasil precisa cuidar da sua logística para ganhar mais competitividade no agronegócio. Parabéns pela explanação. 👍🇧🇷👏👏👏
.
Melhorou bastante, ao falar de maneira correta o nome de Antofagasta...
Parabéns...
.
Agora só falta melhorar Arica, e não Árica...
.
22
Show de matéria!
O problema e que nao se trata apenas de distancia horizontal pois temos tambem o problema da transposicao da cordilheira
Sim, mas atualmente já existem tecnologias para tal coisa, normalmente seriam grandes túneis e viadutos, pois a região é muito complicada realmente, há deslizamento de rochas, neve, terremoto etc, mas nada que não possa ser ultrapassado, a cordilheira em tese é mais fácil do que transpor os Alpes que cortam partes da Alemanha, Áustria, Suíça, França e Itália e todos esses países têm ligações ferroviárias e rodoviárias entre eles.
Boa noite, muito interessante.
Gracias hermano por nuestro futuro y desarrollo , Brasil , Bolivia, Peru ya que tambien conecta via ferrea e hidrovia con Paraguay Uruguay , Argentina y Chile
O problema é que a Bolívia não é confiável. Do nada vão querer desapropriar a ferrovia.
Obrigada pelo esclarecimento!
Quero saber a distância do porto de Santos aos países asiáticos, para termos a comparação. Obrigado.
Será que favorece ao BR ou ao resto?
JESUS TRANSFORMA. OREMOS PELOS PARTICIPANTES DESTE PROGRAMA POR SAÚDE E SALVAÇÃO EM CRISTO ÚNICO SALVADOR. VALPARAISO DE GOIÁS GO BRASIL.
AQUI EM VACARIA RS TAMBÉM ESTÁ EM PÉSSIMO ESTADO DE CONSERVAÇÃO.E É A RUMO QUE OPERA.
Querido, pelo menos aí tem muita vaca e leite e se tem leite tem queijo. Aqui em Itapaje-Ce tem muitas vacas TB mas não se acha mais vaqueiros. Ganharam os 600 do Bolsonaro e foram passear em Fortaleza para ver o mar. Falar em queijo, me manda uma receita de queijo coalho! Pode ser? Boa noite, seja muito feliz e não acredite nestes malucos. Uma vez, tem muitos anos, fui até a casa do me sogro lá em Fortaleza, bairro da Maraponga. Ele gostava muito da revista Readers Digest, americana, traduzida. Pois bem, a revista era do ano de 1969 e tinha uma reportagem sobre como seria o mundo no ano 2000. O que mais me impressionou foi que disseram que em 2000 a lua seria cortada por ferrovias de alta velocidade ligando as cidades lunares e as viagens terra lua e lua terra seria através de catapultas gigantes arremessando pessoas e coisas nos dois sentidos. Imagina a situação!!! E se um batesse no outro? A pessoa só faria a viagem uma vez , pois se espatifaria no chão. Loucura. Acredita no que o rapaz tá falando não! Boa noite de novo!
Bom dia. Concessão? É fria!Se a RUMO/ALL não cumprem suas obrigações , chamem os CHINESES, eles tem planos para interligar Atlantico ao Pacifico na America Central(trecho curto) concorrendo com o Canal do Panamá.
Como destinatarios preferenciais das nossas comodities, talvez estudem
Melhor o assunto e proponham uma saudavel parceria estratégica .
Eles já provaram que constroem rapido, tem cspacidade tecnica e financeira, financiam , e não são abutres.
Por que não Paranaguá ao invés do Porto de Santos ?
Muito bom professor Jr.
PARABÉNS pelo trabalho informações é SEMPRE bom pro crescimento 🙏💕🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Esse sim é verdadeiro transporte de escoramento
Eu acho que fazer essas exportações através dos portos de Miritituba na Amazônia seria deixar de subir e descer a cordilheira dos Andes, os trens levarian as mercadorias até o porto de Miritituba, e aí os navios partiria para a Ásia atraves do canal do Panamá. Cruzar a cordilheira e muito dispendioso, tanto em ferrovia ou rodovia. Além de ter a influência dos países q serão cruzados, além de criarem empregos nos países vizinhos que não gostan do Brasil.
Isto é gestão verdadeira, visão de crescimento, otimização do transporte, ou seja teve 20 e tantos anos nas gestões passadas e nenhum apoio profundo e trabalho verdadeiro para sua implantação, somente ba gestão atual, recebeu o verdadeiro valor.
A distância entre Santos e Antofagasta não é 8 mil kms, mas pouco mais de 3 mil kms.
Tem as curvas para aliviar a inclinação do trajeto.
Como estão as obras da ferrovia? Poderia fazer um novo vídeo para mostrar os avanços dessa obra.
A história mostra que essa rota é muito antiga e viável, no entanto, após a abertura do Canal do Panamá, muita coisa mudou. Ainda existem muitos caminhões atravessando os Andes, mas nada se compara com o transporte ferroviário/ modal.
Muito bom parabéns
Que maravilha! Meu sonho é ver o Brasil nos trilhos. Deus proteja e abençoe Bolsonaro e equipe. Agora o Brasil vai
Excelente exposição. Bons trabalhos para essa equipe maravilhosa, e bom tempo, eng. Wilson Junior.
O sistema roll on roll off usa o caminhão 🚚 que é usado na maior parte do trecho embarcado no trem e embarca e desembarca nos locais mais convenientes e faz o porta a porta 🚪 que é a principal vantagem do modal rodoviário. O modal dutoviario também poderia ser usado ligando o Brasil ao 🌎 mundo
Como está o andamento da obra hoje,estou curioso. Parabéns pelos conteúdos do canal.
A malha oeste passou pela mão de várias empresas antes da Rumo assumir, essa que está devolvendo o trecho, pois reativará o trecho de bitola larga entre Bauru e Panorama, paralelo à NOB. Essa ferrovia não se conectará diretamente a Norte-Sul pela quebra de bitola, já que a métrica tbm é usada na Bolívia, Argentina e Chile.
A falta de planejamentos a longo prazo nos leva a caminhos incertos, corruptíveis, afinal dê contas a quem interessa essa mudança de bitolas das ferrovias??????
Quem iniciou esta obra?parabéns aos criadores dessa ideia
Como ficaria a exportação do minério? Usariam essa rota ou fica como está?
Acho que aí ficaria como está, pois se for assim, o BR deixa de utilizar os portos Brasileiros e só vai exportar e importar tudo pelo Chile, essa rota é basicamente para a produção dos estados do centro-oeste, o minério vem do Pará que utiliza os portos no Maranhão e de Minas que utiliza os portos no Rio de Janeiro e Espírito Santo, o transporte do minério é por trem, se ficzerem um trem bioceanico isso ainda vai demorar pelo menos 5 anos para ficar pronto em relação as obras em si, sem contar o tempo para licenciamento, estudos, etc que tbm demora muito, então esse trem aí não deve sair do papel em pelo menos 15 anos, isso tbm por causa de problemas políticos e econômicos do Brasil e dos demais países da América do Sul.
Boa noite Wilson, quero parabeniza-lo pelos videos, assisti o primeiro, falando sobre a rota rodoviária bioceanica, muito esclarecedor. Agora assistindo este sobre a rota ferroviária, que também achei muito interessante, e me chamou a atenção a respeito, de quando vc fala sobre as bitola das ferrovias no MS, que o padrão por segurança é a bitola 1,60, sendo que este trecho ate Ponta Porã é a bitola métrica. Pois bem, o assunto é a rota bioceanica, entendo, mas ao abordar essa questão das bitolas, me vem a memoria, a ferrovia Norte Sul, para falar especificamente no trecho de Anápolis - GO, para São Paulo ou Minas. Do Porto de Itaqui no Maranhão ate aqui em Anápolis, é a bitola 1,60, O que me deixa perplexo, é que a ferrovia a partir de Anápolis para São Paulo ou Minas, pelo antigo ramal, é métrica. Ou seja, construíram uma nova ferrovia, por um outro ramal, quando seria mais viável a restauração do antigo ramal. Ou seja a ferrovia esta terminada, mas a partir de Anápolis, quase não tem nenhuma serventia, creio que se vc fizer uma pesquisa, somente a granol, industria esmagadora de soja aqui em Anápolis, e umas poucas industrias tem utilizado esse ramal, e sda granol, oque se sabe, é que tem mandado farelo de soja para o Maranhão. Fico me perguntando, e os grandes projetos ferroviários para esta região? Em uma breve pesquisa, a uns poucos anos atras, cerca de 60 % de todo comercio nacional de produtos industrializados, circulam em um raio de aproximada de 1.200 km em torno de Anápolis, então pq não investir nessa região, e a partir daqui seguir para se conectar à rota ferroviária bioceanica. Creio que é algo a se pensar. Essa é a minha analise, mas posso estar equivocado, portanto se tiver mais informações a esse repeito, me corrija, por favor.
Pergunta de um leigo: contrato de 30 anos e a empresa vencedora da licitação não fez as devidas melhorias... Porquê renovar por mais 30 anos?
No antigo contrato não havia cláusulas contratuais rigorosas quanto a manutenção da malha ferroviária (após a Redemocratização o país estava falido, vendeu como pode as ferrovias por não conseguirem mais arcar com seus custos). Felizmente (caso a Rumo se interesse em renovar seu trecho), agora ela precisará recuperar o trecho (devido a Nova Lei/Marco das Ferrovias, aprovado recentemente)
@@henriquevieiradalpoz8855 Valeu, Henrique.👊
Perfeita explicação!!
Será que poderia falar sobre a ligação Ferroeste ligando Foz do Iguaçu a Argentina logo ao oceano Pacífico ?
UMA REGIÃO DO PLANETA É CADA QUAL NO SEU QUADRADO MAS QUANTO AO PROGRESSO É PRECISO UNIFICAR ESFORÇOS A EUROPA CRIOU A UNIÃO EUROPEIA E FORTALECEU OS SEUS MERCADOS NAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES PORÉM NA AMERICA DO SUL SERÁ MUITO IMPORTANTE QUE CADA PAÍS GASTEM E FAÇA OS SEUS INVESTIMENTOS EM SEUS TERRITÓRIOS COM OS SEUS PRÓPRIOS RECURSOS.
Brasil cria uma boa ferrovia para melhorar tudo. Assim melhorando viagens e produções de alimentos, assim os países podem se ajudar numa unica ferrovia. Economizando tempos de trabalhadores e melhorando viagens, produzindo muita riqueza para o brasil e pessoas. Amém eu creio jesus. 2025 melhor.
Esta ferrovia seria melhor aproveitada pelo Brasil caso fosse feita ligando Rondônia aos Andes, posto que se trata da região estratégica mais próxima no Brasil ao oceano pacífico.
Existe um projeto, que teria aporte de capital chinês, que contemplaria essa região. Seria a ferrovia transcontinental, saindo do Porto Açu no Rio, passando por MG, GO, MT, RO, AC, Bolívia e saindo no Peru. Pena que não tem planos de sair do papel ainda.
EXELENTE explicação
Como sou leigo, gostaria de perguntar: os trinta anos de concessão não foram suficientes para pagar os custos da (boa) construção? Se não foram, parece que garantiram o desenvolvimento da empresa Rumo (minha suposição). Como agora imaginar que a mesma empresa, por mais 30 anos, vai fazer uma ferrovia maior do que sua própria necessidade (mínima que fosse para continuar se valendo com êxito da ferrovia)?