ANSIEDADE | O QUE É E COMO LIDAR | EMANUEL ARAGÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 24 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 346

  • @andersonfrancelino2637
    @andersonfrancelino2637 4 роки тому +59

    Melhor vídeo sobre ansiedade que eu vi na minha vida, com exemplos “simples” e reais, parabéns pelo o método de abordagem.

  • @luanamoretti6313
    @luanamoretti6313 4 роки тому +106

    Estou com crises extremas durante esses dias. Não durmo bem tem 1 mês e esse vídeo chegou na hora certa.

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому +11

      Luana, me perdoe se eu estiver sendo leviana ou ignorante por não entender muito de como a ansiedade funciona em termos mais extremos ou em forma de TAG mesmo, mas eu sou uma pessoa muito ansiosa e o que tem (às vezes) me ajudado a dormir são meditações aqui do UA-cam - a voz calmante e a música leve conseguem por vezes me distrair dos meus pensamentos repetitivos e da sensação terrível de não conseguir dormir pela cabeça estar fritando. Talvez você goste das meditações do canal Yoga Mudra - de tudo que já experimentei, são as que eu mais gosto. 💜

    • @luanamoretti6313
      @luanamoretti6313 4 роки тому +7

      @@marianabraga2729 Oi Mariana, tudo bem? Eu tenho o costume de praticar meditação desse modo e até indico o canal do "Poeta Terapia" que na minha opinião é um dos melhores que conheço nesse âmbito. A minha ansiedade por esses dias está tão extrema que eu não consigo ter concentração e o que piora o quadro mas dias como hoje a qual eu estou bem, passei o dia bem é sempre bom aproveitar e colocar dicas como a sua em ação. Obrigada pela indicação e eu irei acompanhar! ♡

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому +2

      @@luanamoretti6313 De nada, querida! Obrigada pela sua indicação também! Vamos ficar bem. 🥰❤️

    • @gege8992
      @gege8992 4 роки тому +8

      Esses vídeos do Manu abraçam a gente ne? Gostaria de te indicar o ho’oponopono, me ajuda bastante com a ansiedade. Te enviando energias positivas p vc conseguir lidar com isso, um abraço!

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому +1

      @@gege8992 Unindo a sua sugestão à minha, indico pra Lu esse vídeo aqui, do Yoga Mudra: ua-cam.com/video/ro_i7o3oYxk/v-deo.html 🥰❤️

  • @fabimacedo159
    @fabimacedo159 4 роки тому +44

    Ansiedade, epidemia , notícias horríveis nas midias , vizinhos fazendo aglomerações / festas e usando máscara no queixo. Para lidar com a ansiedade nesses 6 meses busquei e estou buscando viver um dia de cada vez .

  • @anapaulamellopeixoto3556
    @anapaulamellopeixoto3556 4 роки тому +29

    Com muuuuuito custo aprendi a me socializar. Cheguei a ser expulsa de uma escola de yoga, kkkkk Um grupo de narcóticos anônimos que me acolheu e me salvou a vida: "bem vinda ao clube dos enjeitados, companheira. Aqui vc será sempre bem vinda."

  • @daianealves2958
    @daianealves2958 4 роки тому +26

    Bem, eu me emocionei com o vídeo. Estou passando pela segunda grande crise de ansiedade, e de tanto somatizar, tive uma reação alérgica na pele. Mas o sentimento é esse, é uma sensação que a sua vida só pode acontecer por aquele caminho que você imaginou. Parece se não ocorrer do jeito que você quer, a vida se perde ali. E ela não pode ser perder. Obrigada pelo vídeo.

  • @valdemarferraro468
    @valdemarferraro468 4 роки тому +7

    1 inadequação
    2 rejeição
    3 solidão
    4 exposição (vergonha/timidez)
    5 sexualidade
    6 medo

  • @wliannaaraujo3360
    @wliannaaraujo3360 4 роки тому +18

    Sempre que estou muito ansiosa, sei que me afastar das redes sociais é o primeiro passo para me sentir melhor. Passei mais de um mês fora do Twitter e do Instagram, a vida segue uma merda, mas eu estou bem mais leve (emocionalmente falando).

  • @elismarra2974
    @elismarra2974 4 роки тому +17

    Dá uma paz entender que a ansiedade tem uma origem, um começo, um meio e possivelmente um fim...acho que o objetivo do vídeo foi atingido..😉

  • @nadiacruz4618
    @nadiacruz4618 4 роки тому +17

    Será que não somos um país inteiro de desamparados? Se somos, pq não nos acolhemos? Sinto esse sentimento de abandono e desamparo em todas as esferas da nossa vida brasileira.
    Tenho ansiedade desde os 9 anos, hj tenho 34. Minha família saiu da zona rural do interior do país, pra tentar a vida na capital paulista, num período que a história chama de êxodo rural.
    Desde então nunca mais consegui me sentir segura o suficiente. Nunca mais consegui dormir bem. Nunca consegui me sentir adequada, nem superar o sentimento de não pertencimento.
    Chamo minha ameaça de capitalismo periférico. Onde ninguém tem tempo pra acolher ninguém pq ta todo mundo ocupado demais competindo pela própria sobrevivência.
    Comecei a fazer terapia 7 meses atrás, quando tive uma crise de pânico.
    Tem me ajudado bastante. Mas ainda me pergunto muito onde está a saída disso tudo. Auto validação? Amor próprio?
    Onde estão os locais de acolhimento?
    Amo os vídeos do canal. Brigada por acolherem nossas angústias.🙏🏾

    • @_thecounselorisin
      @_thecounselorisin 2 роки тому

      Ola, talvez te ajudasse entender sobre intergenerational trauma ou trauma repassado entre geracoes.

  • @u.u0
    @u.u0 4 роки тому +64

    Inadequação é o que me ameaça. O curioso dessa ameaça é que eu sempre achei que deveria me expor (aos poucos) a situações que me deixavam com crise de ansiedade, consegui apresentar um seminário, consegui ter autoestima e consegui ir para balada. Mesmo depois de conseguir fazer isso tudo, bateu outro nível de ansiedade. Eu não me sinto confortável em balada alguma. Eu fico naquilo: "eu deveria ir pra balada porque socializar é bom pra depressão". E: "mas eu já sei como vai ser, mesma coisa, pessoas fazendo as mesmas coisas, só muda o lugar". Acho que preciso achar novos caminhos para escape... Agradeço Manu, você não sabe o quanto eu maratono este canal.

    • @barbaraliana2200
      @barbaraliana2200 4 роки тому +12

      Me identifiquei com o seu comentário. Na infância eu tendia a ter muita dificuldade de me expor, e as pessoas me liam como tímida (embora eu seja mesmo até hoje). Também sinto até hoje o deslocamento quando estou num grupo de pessoas, e não sinto integração. Lembro de que eu tinha muita vergonha de apresentar trabalho, hoje consigo apresentar de boa. Então com cada pequena batalha que eu enfrentei, desenvolvi a habilidade de lidar com aquilo. Também percebi que quando eu ignoro o meu narrador mental que me fala coisas para me deixar insegura, as coisas ficam mais fáceis. Achei louvável isso de você se arriscar mais e tentar superar essas dificuldades, mas realmente, não vale insistir no que não está dando certo, que é o caso da balada.

    • @u.u0
      @u.u0 4 роки тому +3

      @@barbaraliana2200 Que bonita sua jornada. Total, às vezes essa voz narrativa pega pesado.

    • @fernandomorari
      @fernandomorari 4 роки тому +3

      Tem que tentar outros caminhos e outras pessoas, não desista, vc vai conseguir encontrar um grupo com o qual se identifique e se sinta escolhido.

    • @u.u0
      @u.u0 4 роки тому +2

      @@fernandomorari Oh mestre, as pessoas são ótimas, vou me afogar nos esportes heheheh abraços.

    • @livia2380
      @livia2380 4 роки тому +6

      Não sei sua idade, mas depois de um tempo a gente percebe que há coisas/pessoas/situações com as quais simplesmente não nos identificamos. mesmo. ótimo que tenha se exposto pouco a pouco a determinadas experiências, mas não fique remoendo o fato de não ter desfrutado delas. mude o foco. a vida é grande e vc tem seu lugar nela.

  • @aidilfreitas
    @aidilfreitas 4 роки тому +3

    Engraçado (apenas maneira de falar, mas não foi de fato engraçado). Eu acabei de ver esse vídeo logo em seguida de uma crise de pânico. E me questionei (antes de ver o vídeo) o porquê de tudo, porque que eu tava sentindo que ia morrer, porque que eu tava sentindo tudo isso, e, vc respondeu EXATAMENTE o que eu precisava.
    Cheguei a conclusão de que esse pânico chegou porque eu vou entregar meu TCC hoje, e essa ruptura gerou esse gatilho.

  • @pamchaves8475
    @pamchaves8475 4 роки тому +8

    Eu fico temporadas tão bem que nem consigo lembrar do tamanho da dor e do pânico que sinto quando estou em crise.
    Quando vem, eu quase nunca consigo identificar os gatilhos, percebo que a cada crise, ela vem diferente, com sintomas diferentes que me fazem acreditar que "dessa vez eu vou morrer", já que os sintomas estão diferentes.
    Mas uma coisa nunca muda, o pânico da morte e a vontade de morrer ao mesmo tempo, para acabar com a dor.
    Sinto como se eu fosse duas pessoas diferentes, porque agora, por exemplo, estou tão bem que, se eu não tivesse vídeos documentando minhas crises, eu não acreditaria.
    O curioso é que, me perceber bem, me gera o medo de não merecer estar bem, e isso me deixa ansiosa ( em um grau muito menor) como se em algum momento, esse equilibro fosse ser quebrado, por eu não merecer a felicidade.

  • @luizabertolini
    @luizabertolini 4 роки тому +10

    Meu Deus, eu entendi tantas coisas sobre mim com esse vídeo. Demorei algumas horas para conclui-lo, porque, a cada nova informação, eu parei e pensei sobre. Seus vídeos são necessários! Obrigada!

  • @amndoada
    @amndoada 4 роки тому +9

    Nunca tinha pensado na ansiedade como "a melhor resposta" do nosso sistema, apesar de entender que ela é um mecanismo de defesa. Isso abriu o tempo na minha mente aqui! Sempre pensei nela como um mal resolvimento por si só, muitas vezes como o próprio problema isolado. Acho que olhar pra ela com mais carinho, compreender que ela também é fruto da nossa vontade de melhorar e do nosso descontentamento com as coisas como estão, pode ser um caminho mais gentil pra lidar com ela. Sei que ela é só a fumaça que nos leva ao fogo, mas não tinha reparado que ela sozinha também tá desamparada no que diz respeito à expectativa de que as coisas melhorem e mudem. Acho que me sinto mais parceira dos meus pânicos agora hahah estamos unidos no desespero em busca do alívio.
    Obrigada, Manu, pelo seu tempo e por suas palavras ❤

    • @transveromundo6
      @transveromundo6 4 роки тому +2

      Que lindo o que você escreveu. Que forma delicada de elaborar esse sentimento tão duro!

  • @terapiadoconfronto9617
    @terapiadoconfronto9617 8 місяців тому

    Mecanismo de defesa a ansiedade. Os mal estar, sintomas de uma tentativa de defesa. Perfeito 🎯

  • @mariacolares11
    @mariacolares11 4 роки тому +20

    Esse é o vídeo mais amoroso da história desse canal

  • @emanuelferreira2377
    @emanuelferreira2377 4 роки тому +11

    Tenho 21 anos e minha única interlocutora, minha mãe, ta ocupadíssima. Tenho q cultivar mais amizades íntimas pra não me faltar com quem me abrir de verdade

  • @deisemantovani1285
    @deisemantovani1285 4 роки тому +8

    No tempo de agora. Pensando em um momento presente. Mas visando o futuro. Muito barulho dentro de meu silêncio

  • @vaniamaciel8065
    @vaniamaciel8065 4 роки тому +1

    Manu parabéns ! Vc é brilhante🤩🤩🤩🤩🤩🤩

  • @DREW200ful
    @DREW200ful 4 роки тому +19

    Me vejo assim as vezes. Busquei tanto o relacionamento perfeito, que hoje me encontro sozinho. Tenho crises e mais crises de ansiedade. E sinto que a minha vida vai de mal a pior. Tenho medo de não viver experiências que eu sonho, nem de engatar algum relacionamento que de certo. É complicada demais está vida.

  • @attraversiamome
    @attraversiamome 4 роки тому +24

    Manuuu do céu!!!! Faz algumas semanas que entrei numa crise de depressão e ansiedade e tem sido uma luta tremenda todo dia. Querido, gratidão pelo seu trabalho sempre tão especial, profundo e acolhedor!

  • @marianabraga2729
    @marianabraga2729 4 роки тому +64

    Ninguém, ninguém mesmo, nenhum ser na Terra:
    Manu: Então, gente, os sete sistemas afetivos...
    HAHAHAHAHAHAHA 💜

    • @gege8992
      @gege8992 4 роки тому +11

      “os sete sistemas afetivos” IS THE NEW “não é tão simples assim”

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому

      @@gege8992 Exatamente, hahahahaha! 🙃😂

    • @andressat.
      @andressat. 4 роки тому

      hahahahahah ótima!

  • @tacianeazevedo8352
    @tacianeazevedo8352 4 роки тому +10

    Me senti na terapia. O vídeo foi todinho para mim... obrigada mesmo! Isso ajuda muita gente... cada minuto valioso! ❤️❤️❤️ gratidão por esse trabalho lindo

  • @Venus-eh6qg
    @Venus-eh6qg 4 роки тому +7

    Cada vídeo seu parece ser exclusivo pra mim

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому +4

      Considerando a quantidade de pessoas que diz isso em todos os vídeos, incluindo eu mesma, só posso concluir que os seres humanos são muito mais semelhantes entre si do que imaginamos! Passamos pelas mesmas coisas, vivemos experiências e emoções extremamente parecidas, mas temos a impressão de que só nós estamos sofrendo aquilo que nos aflige! 😂❤️

  • @ludkanderkander8505
    @ludkanderkander8505 4 роки тому +12

    Gratidão pelas reflexões e informações compartilhadas...As vezes passamos anos carregando o peso da rejeição/inadequação sem termos clareza disto...até chegarmos num diagnóstico de transtorno ansioso depressivo por exemplo...Não morremos disso mas quando achamos que não vamos aguentar podemos vislumbrar terminar com a dor de estar vivo...Consegui empurrar a depressão que vinha corroendo minha vida há anos...suas reflexões me auxiliaram muito, serviço de saúde pública!Queria que meu psiquiatra e minha psicóloga fossem sensíveis como você! Muita gratidão 💚Você é luz 💚

  • @jaqueline_flores
    @jaqueline_flores 2 роки тому

    Todas as pessoas tinham que assistir esse vídeo, deveria ser passado em sala de aula. É muito interessante e importante o que foi dito.

  • @Jonatan394
    @Jonatan394 4 роки тому +8

    Manu, tenho percebido que você mudou sua forma de colocar os termos e as ideias que quer discutir e está indo mais ao ponto. Isso tem me ajudado a entender melhor as elaborações que você propõe. Esse é o melhor vídeo que vi sobre ansiedade. Obrigado demais ❤️

  • @juliaespindola6504
    @juliaespindola6504 4 роки тому +2

    Me identifiquei demais. No meu caso é uma sensação de que eu sempre preciso me preparar constantemente para o pior que pode acontecer, senão, quando ele vier, estarei desamparada e não saberei reagir. Fazendo terapia percebo que vivi minha vida inteira (pelo menos, a parte que me lembro) assim. Quase sempre que eu entro num carro eu penso "mas se ele bater como eu vou fazer pra me salvar e salvar o maximo de pessoas", sempre que eu começava um relacionamento com alguém eu já pensava "agora quando vai ser que ele vai terminar comigo e perceber que não sou boa o bastante?", nessa pandemia o pensamento é "presumindo que eu VOU PEGAR covid e VAI SER grave, como posso fazer pra acalamar meus familiares mesmo estando num hospital". Além disso tudo eu recentemente mudei de país, saí da casa dos pais, e estou buscando cada vez mais maneiras de viver sem essa preocupação extrema sobre qualquer coisinha, mas me dá um medo absurdo só de pensar que ao "relaxar" posso estar perdendo o tempo que poderia usar pra me preparar pra problemas futuros. Enfim... esses são alguns pensamentos que me assombram, caso alguém se identifique. Geralmente não comento, mas dessa vez achei legal. Vou usar a oportunidade pra mandar um beijo pra vcs dois Flor e Manu e agradecer pelo canal que me faz tanta companhia ❤

  • @excentrichow
    @excentrichow 4 роки тому +31

    Manu, obrigado por esse vídeo!! Estou passando por um tratamento de ansiedade e pânico nesse momento, pra ser mais exato, iniciei a uma semana. Você salvou minha noite com esse vídeo!! Obrigado mesmo ❤️

    • @anapaulino5600
      @anapaulino5600 4 роки тому

      Força p vx.... vai ficar bem.e passar e inspire e expire ajuda mt

  • @hannibalamb
    @hannibalamb 4 роки тому +8

    Obrigada por esse vídeo 🙏🙏🙏 Há muitos anos, tive episódios de crise de ansiedade. Porém, não tinha consciência. Na época, era adolescente e descobri que tinha um pequeno problema cardíaco. Esse ficou sendo o diagnóstico por anos. Contudo, desde o final do ano passado, estive passando por muitos processos e mudanças drásticas em todos os setores da minha vida. Todos! Então, comecei a apresentar vários sintomas, que eclodiram numa crise de Pânico no mês de fevereiro desse ano. Aí, foi que finalmente descobri que era transtorno de ansiedade e uma depressão leve. Iniciei o tratamento medicamentoso, e no início, achava que ia ser muito simples e rápido de tratar... Ledo engano... Tudo é um processo. É um reaprender, resignificar, mudar paradigmas... Cada dia é um aprendizado. E aí... Veio a pandemia 😁 Tô rindo, mas é de nervoso rsrs

  • @Simone.Lemos.
    @Simone.Lemos. 4 роки тому +16

    Eu já tenho um pezinho na ansiedade, mas, PQP, essa pandemia tem potencializado tudo!! É muito tempo de isolamento... e isolamento pra mim significa muito tempo sozinha com meus pensamentos. Nunca a frase “mente vazia, oficina do diabo” fez tanto sentido pra mim! Às vezes eu acho que estou gastando terapia com coisas que nem precisariam estar sendo tratadas em situações normais. Por outro lado, os dragões estão vindo todos à superfície. Muitas batalhas estão sendo travadas! De toda essa situação, uma certeza: se eu não morrer (de covid?! Ai céus!) com certeza sairei mais forte!

    • @CaioStriker
      @CaioStriker 3 роки тому

      E depois de um ano, cá estamos nós ainda aqui... Se tivessem falado que daqui a um ano ainda estaríamos dentro disso, talvez a ansiedade tivesse virado pânico...

  • @marcoseugenio3746
    @marcoseugenio3746 4 роки тому +9

    Nossa!!!! Acabei de ser diagnosticado com ansiedade nesse vídeo. Estou enquadrado em quase todos os modelos.
    Só o Manu para nos dar o alento de suas analises numa noite de quarta-feira, para seguirmos refletindo sobre nós e esse mundo que nos aflige e que nos causa essa tal de ansiedade.

  • @sylvananoronha5484
    @sylvananoronha5484 4 роки тому +24

    O grande problema, no meu caso, na verdade é entender a origem/programação que dispara o meu sistema de defesa! Eu identifiquei que quando começo qualquer apresentação/aula, nos primeiros 10 minutos da apresentação meu sistema nervoso autônomo simpático fica alterado (luta/fuga) e imediatamente como resposta fisiológica, eu começo a transpirar muito, como consequência morrendo de vergonha!!! O segundo problema é que não consegui, até agora, elaborar e remodelar esse padrão de resposta, porque não lembro praticamente nada da minha infância/adolescência, tenho a sensação que não vivi naquele tempo, uma sensação de amnésia. Mas enfim, a narrativa do vídeo de hoje definitivamente aponta para algumas direções, que se desdobram, no meu caso, em alguns potenciais sítios de investigação. Obrigada Emanuel!

    • @fernandocardosopt
      @fernandocardosopt 4 роки тому +2

      Tenho este tipo de amnésia sobre partes da minha adolescência, Alguns amigos da época lembram uma série de eventos e parece que eu não estava lá. O interessante é que sempre bebi muito pouco e raramente ficava embreagado.

    • @fernandomorari
      @fernandomorari 4 роки тому +1

      A origem pode estar exatamente nessa época em que vc não lembrar (ou foge inconsciemment).

  • @nataliafdf
    @nataliafdf 4 роки тому +5

    Parabéns pelo vídeo, Manu! Veio em uma hora muito oportuna. Mudei de cidade e logo começou a quarentena, foi quando desenvolvi síndrome do pânico (já tinha ansiedade antes, claro) e houve uma época nessa quarentena onde eu tinha 2 a 3 crises por dia!!!! Foi muito ruim essa fase, eu me sentia totalmente desamparada, não estava num lugar de conforto. Demorei para voltar para a análise, me arrependo de não ter voltado logo quando elas começaram. Voltei para casa e estou indo na terapia há 3 meses toda a semana, tem me ajudado bastante, as crises estão espaçadas, porém todos os dias eu sinto como se algo ruim fosse acontecer comigo, sempre em alerta, sem entender o que está acontecendo e sem entender essa angústia que eu sinto. Não queria, mas tomo remédio há uns 2 meses também. A solidão tem sido um gatilho para mim, já tive crises só por estar sozinha em casa, porém quando há muito barulho, muita confusão, estresse, gritos, eu fico muito ansiosa também. Está bem complicado. Mas vamos em frente, os vídeos de vocês me ajudam muito!
    Abraço para você e para a Flor! 🌹❤️

  • @tataagostinho3077
    @tataagostinho3077 4 роки тому

    Sim, ESSE foi o vídeo "mais importante da história desse canal". DE VERDADE!
    Questão de utilidade pública!
    Valeu demais!
    Valeu muito!

  • @luanabueno615
    @luanabueno615 4 роки тому

    Você é maravilhosamente coerente e didático nos seus vídeos. Compartilhar conhecimento como você faz não é só um ato de empatia, é um verdadeiro ato de super herói nesses tempos estranhos em que vivemos. Obrigada!

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 4 роки тому +3

    Eu senti muita ansiedade quando fui mãe. Eu achava que não ia conseguir tratar bem daquele bebé, e ficava em pânico quando ele adoecia, por exemplo. Eu sentia-me muito desamparada, porque o meu marido trabalhava muito, chegava tarde a casa e vinha muito cansado, e por isso tinha pouca paciência para me ouvir. Ele só dizia que eu era muito exagerada e que ia correr tudo bem. Como não tinha grande suporte familiar, a única pessoa que me ajudava e ouvia os meus desabafos era uma vizinha minha, que depois se tornou uma das minhas melhores amigas. E é aqui que eu quero chegar: tal como o Manu disse, o medo surge quando achamos que não conseguimos fazer bem uma determinada coisa, e ele se duplica quando nos sentimos sozinhos a enfrentar esse mesmo medo. O facto de podermos contar com o apoio de alguém para falar sobre aquilo que nos causa ansiedade, vai ajudar muito a ultrapassá-la, e o grande problema é que nem sempre encontramos essa pessoa e esse apoio. O medo de falhar e a sensação de solidão juntos, formam a tempestade perfeita para a sensação de desespero e de pânico. É aí que o terapeuta se torna fundamental, especialmente se não conseguirmos encontrar um amigo que nos oiça, porque o grande problema de todos nós é que, quando precisamos de falar com alguém, parece que ninguém está disposto a nos ouvir.

  • @deborasturmer8950
    @deborasturmer8950 2 роки тому

    Você merece o Oscar da melhor didática! Perfeito para mim! Gratidão Manu!

  • @job604
    @job604 4 роки тому +4

    Cara, tô no meio de uma crise dessas. O vídeo fez eu soltar o choro por aqui. Cada dia que passa eu traço um risco numa folha de papel pra me dar conta da quantidade de tempo que já aguentei sem sucumbir. Não vejo a hora do pior da dor passar pra que eu possa me dedicar direito a outras coisas e lidar com a situação com mais tranquilidade. Esse vídeo foi mais uma ajuda, deixo meu muito obrigado.

  • @andressat.
    @andressat. 4 роки тому +10

    Perfeito! É difícil se mostrar para o mundo, dar a cara a tapa, de ser inadequado....Obrigada pelas explicações, perfeitas mesmo!

  • @edugarretanooficial
    @edugarretanooficial 3 роки тому

    Um dos melhores, senão o m.e.l.h.o.r. de todas da série

  • @cleciopegasus
    @cleciopegasus 4 роки тому

    Não reduzir o mundo que somos ao mundo inteiro é um bom começo. Obrigado pelo vídeo

  • @giovannanonato5927
    @giovannanonato5927 4 роки тому +18

    Muita ansiedade relacionada ao medo...
    Não vejo meu namorado desde o começo da pandemia, e ele mora a 5 minutos daqui.
    O ódio que tenho desse vírus e desse governo me mata, mas terapia me salva toda semana...

    • @DREW200ful
      @DREW200ful 4 роки тому +4

      Imagina não ter ninguém e ficar com medo de ficar sozinho para sempre. Me encontro nesta situação. E tá difícil segurar as pontas. Boa sorte com as suas dores. ♥️🙏🏻

    • @giovannanonato5927
      @giovannanonato5927 4 роки тому +3

      @@DREW200ful Poxa, muito obrigada...
      Espero que você consiga diminuir esse sofrimento também. Força

  • @d.santos1236
    @d.santos1236 2 роки тому

    Vídeo importantíssimo. Tive 2 períodos de crises de ansiedade: em 2015 uma crise de ansiedade por noite durante 6 noites, enquanto dormia (em cada uma delas a intensidade foi diminuindo). Em 2016, 2 crises, com poucos dias de distância, também com a intensidade diminuindo. Desde aí não voltei a ter. Em todas elas tive apoio de alguém, que me socorreu, me perguntou se estava bem, se precisava de alguma coisa, me ofereceu um copo de água. Mas nunca ninguém validou a experiência, ninguém sabia o que se estava a passar. O Manu proporcionou-me agora esse acolhimento. As suas palavras foram muito úteis e confortantes. Estou muito grata pela explicação e pelo acolhimento! Obrigada pela ajuda que proporciona a tanta gente.

  • @Wolneihdbr
    @Wolneihdbr 4 роки тому +16

    Estou numa fase muito difícil, ansiedade constate: iniciei em um novo emprego (empresa da família), detesto o emprego e pressão familiar para amar isto tudo. Vontade de desistir de tudo 😔

  • @mariliavieira2322
    @mariliavieira2322 2 роки тому

    Este sim é um canal que mostra a realidade.. Importantíssimo.

  • @jaquelinefigueiredo363
    @jaquelinefigueiredo363 4 роки тому

    Estou com crise de ansiedade que reflete em crises da doença de crohn desde a madrugada , ontem namorado fez teste de covid, ontem tbm me adicionar em um grupo de um churrasco de aniversário, ver quase 30 pessoas planejando uma festa , animados com se nada estivesse acontecendo + o medo do meu namorado testar positivo, foram o suficiente pra que eu entrasse em crise , coração acelerado , respiração difícil , dor intestinal , e no corpo , crises de diarréia , dia difícil ... Esse vídeo veio na HR certa. Mto bom. 👏🏼👏🏼

  • @rayanerodrigues8069
    @rayanerodrigues8069 4 роки тому

    Eu tava sem dormir há dois dias quando vi esse video, por causa de uma ansiedade que eu não sabia nem de onde vinha. Quando eu começava a sentir sono meu coração disparava, tive até crises de madrugada. Depois de ver esse video parece que alguma coisa foi "liberada" em mim e eu finalmente consegui dormir logo em seguida! Esse canal tem um impacto muito positivo na vida das pessoas

  • @brunapacheco1927
    @brunapacheco1927 4 роки тому +4

    Engraçado que minutos antes do vídeo sair, eu estava muito ansiosa pensando no dia do meu casamento. Quando vi o vídeo percebi que é meu medo de inadequações, eu me acho estranha e bem nesse dia todos os olhos estarão em mim. Grata Manu, agora preciso levar isso pra terapia. Abraços!

  • @palomamesquita2489
    @palomamesquita2489 4 роки тому

    Manu resumindo em 30 minutos 10 anos de terapia. O valor disso que cê faz pra gente é incalculável. Vida longaaaa! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @anaclaralosada3148
    @anaclaralosada3148 3 роки тому

    Pós crise de ansiedade eu assisti esse vídeo. Não tem ideia de como me fez bem. Obrigada, Manu. Já estou com saudade do canal! ❤️🙏🏼

  • @feaugust
    @feaugust 4 роки тому

    O vídeo mais importante da história do canal

  • @mariaviana7600
    @mariaviana7600 Рік тому

    Às pessoas ficam o dia todo usando internet, não fazem atividades físicas, não procuram uma aventura ou ajudar alguém e a consequência é doenças 😢

  • @anacarolinadias8434
    @anacarolinadias8434 4 роки тому +2

    Ano passado ia parar na emergência praticamente toda semana, meu coração pulava do peito, dava pra ver ele pulando, minha mão atrofiava, eu tremia, tremia tanto, minha mão e meu pé gelava... Eu só consegui melhorar depois que comecei a entender o que eu tinha, e comecei a me controlar sozinha toda vez que eu sentia que ela estava vindo... Mas agora sinto que ela está vindo cada vez mais forte 😔

  • @gabriels.5557
    @gabriels.5557 9 місяців тому

    Eu ficaria o dia todo te ouvindo. É simplesmente incrível todas as suas análises. Parabéns!

  • @JulianaCardoso-op3ju
    @JulianaCardoso-op3ju 4 роки тому +4

    #amo...vc me ajuda a entender mtas coisas...obg .vc é lindo.....

  • @hannibalamb
    @hannibalamb 4 роки тому +3

    Impressionada com a tua descrição da crise de Pânico!!! É exatamente isso 👀 Fui parar no hospital. Mas fiquei com vergonha pq achei que não era doença. Mas, graças à minha psicóloga, que me acompanha há anos, percebeu o que estava acontecendo e me encaminhou pra um psiquiatra. Hoje, estou estabilizada. Mas, desejando deixar de tomar logo os medicamentos 😁

  • @vaniamaciel8065
    @vaniamaciel8065 4 роки тому +1

    Que espetáculo essa explanação sobre ansiedade e até o pânico :👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻🥰🥰🥰🥰🥰

  • @marianabraga2729
    @marianabraga2729 4 роки тому +8

    Acabei de perceber que a universidade, o trabalho e a vida adulta como um todo se manifestam em minha mente como circunstâncias em que vou estar desamparada, e por isso é que sinto tanta ansiedade em relação a tudo isso... :(

    • @ruanfernando
      @ruanfernando 4 роки тому +2

      Eu sempre me questiono quando é que vou "virar"/se já "virei" adulto... calma, ta todo mundo perdido mesmo haha

    • @nayanafonseca8686
      @nayanafonseca8686 4 роки тому

      Sim!

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому +2

      @@ruanfernando Tenho 19 anos e me sinto criança demais pra ser adulta, mas adulta demais pra ser criança. 🙃

  • @fatimanicoli5161
    @fatimanicoli5161 4 роки тому

    Sua forma de expor e expressar o assunto é fantástica.
    Tenho sofrido com ansiedade por mim e por ver um filho que passa por isso ainda muito mais acentuado.
    Sua fala me faz sentir esperança em olhar o assunto de modo mais prático ainda que complexo.

  • @BAILARINA66
    @BAILARINA66 4 роки тому +2

    Adoro os tics de linguagem : assim, esse troço, né? hahahaha não resisti... eu assisto todos os vídeos, por isso reparei... rsrs... beijo

  • @carlacristinadossantos3549
    @carlacristinadossantos3549 4 роки тому

    Gostaria de ter ouvido tudo isso anos atrás, quando me vi neste estado que o Manú descreveu. Acabei entendendo tudo isso, mas o caminho foi longo. Hoje trabalho para aceitar e curar. De toda forma, o vídeo é muito esclarecedor, uma verdadeira pérola. Acho que já é meu vídeo preferido do canal, por todo significado que ele tem pra mim. Obrigada a vocês por este trabalho, tenho acompanhado o canal e gostado muito. Grande beijo!

  • @cristianamoura745
    @cristianamoura745 4 роки тому +11

    Vídeo necessário. Estou muito ansiosa nesses últimos tempos, acordo no meio da noite e a primeira coisa é pegar o celular pra distrair... péssima escolha!
    Ter alguém pra conversar sobre a própria ansiedade e as possíveis causas realmente ajuda. Conteúdos assim são muito importantes pra nossa busca por nos entender e, com isso, achar caminhos possíveis de equilíbrio.
    Obrigada, Manu! O canal só melhora. Parabéns e continua que tá massa!

    • @miloca18
      @miloca18 4 роки тому +2

      eu saí das redes há duas semanas pra ver se me sinto melhor, e não é que tem funcionado? quando a gente foca mais na gente, no autocuidado e menos na antecipação do futuro, parece que a ansiedade dá uma aliviada!

  • @micheleduran1980
    @micheleduran1980 4 роки тому +8

    Pô Manu, obrigada por isso! Tô em crise há 2 semanas, e tenho tido muito o sentimento de inadequação (o vídeo veio na melhor hora possível

  • @camilacaldas7047
    @camilacaldas7047 4 роки тому +1

    Acho que geralmente a gente não fala sobre isso pq se expornesse nível é mostrar fragilidade e vem o medo de ser nocauteado. Bom, eu não estou ansiosa por nada que está acontecendo, simplesmente porque não tenho esse controle macro. Mal controlo meu intestino. Faço o possível pra lidar com meu pequeno círculo de relações, num nível maior, vou falhar. Também não vim te ouvir porque me encaixo nesse "diagnóstico". Acho importante ver/ouvir coisas que não são sobre a gente pra ter mais empatia. E esse vídeo é bem especial. Pode ser usado pelos pais ao lidar com seus filhos. Acolhimento sempre que possível é a chave pra tentar não criar um adulto cagado. Vim também porque tudo que é dito nesse canal é bálsamo! Sigamos. ♥️

  • @AninhaSoueu
    @AninhaSoueu 4 роки тому

    Enquanto eu assistia o vídeo, mesmo procurando compreender. A ansiedade tava fritando aqui dentro 🤭

  • @valdemarferraro468
    @valdemarferraro468 4 роки тому

    Cara, conheci seu canal faz pouco tempo e fico indignado com a tremenda qualidade do seu conteúdo! Esses vídeos longos abordam temas complexos com uma explicação maravilhosa! Parabéns!

  • @anabeatrizbcs
    @anabeatrizbcs 4 роки тому +14

    E se a gente tiver (quase) todos os sintomas ao mesmo tempo?
    É claro que nenhum deles por si mesmo vai nos matar, mas e se as coisas parecerem tão maiores do que a gente de tal modo que a morte apareça como uma tentação - como a única saída? uma sensação de dor , medo, inadequação , desespero, desamparo, rejeição, solidão, de ser vista (e exposta) pelo erro, tão intensa que não é medo de morrer, mas vontade de morrer mesmo.

    • @humanadasgatas
      @humanadasgatas 4 роки тому +4

      Na maioria das vezes sinto simultaneamente medo e vontade de morrer.

    • @gustavoguimaraes9639
      @gustavoguimaraes9639 4 роки тому +4

      Eu sinto esse mix também, principalmente culpa, sem senso de direção e medo de ser visto pelo meu erro.

  • @thaisps9321
    @thaisps9321 4 роки тому +6

    Manu, obrigada pelo vídeo! 😍
    No ano passado eu tive crises absurdas de ansiedade (esse ano tbm tenho ,de forma esporádica em comparação as anteriores) e só agora realmente percebi o start da coisa! O qual é fruto , principalmente, da descoberta da minha sexualidade, inadequação e processo seletivo. Nesse meio, o foco principal é o medo do abandono, de não suprir as expectativas, de errar e ser julgada por minha mãe .
    Tô tentando sair do poço, mas o buraco é fundo negoh!

  • @raidosol5585
    @raidosol5585 3 роки тому

    Nossa, Manu, vc acessou um lugar em mim q n esperava e veio um choro muito forte e foi bem claro q foi quando falou de desamparo, de se sentir desemparado, abandodonado, sozinho, de perda do vínculo com a mãe, família... desaguei aqui lavando a louça de modo q n esperava de jeito nenhum....q forte isso, sei q acessei um lugar importante e agora só indo pra terapia pq é difícil entender sozinha e dói de um jeito inexplicável. .muita gratidão a ti por esse vídeo, dará tudo certo.

  • @aguasaguas9972
    @aguasaguas9972 4 роки тому +1

    Emanuel estou apaixonada pela sua sabedoria, por as suas palavras falarem de tantos e de mim , como se " eu " tivesse à sua frente e explicasse para mim porque sou de certa forma. Parece que tudo está relacionado com a neurose do abandono, esse abandono/desamparo vai gerir ansiedade por toda a vida, mesmo que não tenhamos essa consciência ela está em diversas partes diferentes da nossa vida. Vai tomando as rédeas sem nós sabermos, como se agíssemos em piloto automático. Faça um vídeo a explicar as formas de superação desse abandono/desamparo/medo/ para muitos de nós conseguirmos ver a distância do que fomos e somos. Acho que muitos dos adultos ainda estão sem saber a agir com ansiedade, medo do desamparo, medo do abandono, simplesmente o medo que o bebé tinha de ser abandonado. Hoje esse adulto já não é bebé, já não é essa criança mas age como se o fosse, sem saber. Ajude os adultos a colocar a criança que tem no seu interior no seu lugar, no lugar de acolhimento, no colo que ela tanto precisa. Um dia ainda vai ser um grande psicanalista, vai ajudar os adultos mas ouvir a criança que está dentro deles. Freud fazia isso. Obrigado por me ajudar a juntar as milhares peças de puzzle que sou feita. Somos todos sem saber.

  • @larasponchiado1800
    @larasponchiado1800 4 роки тому +1

    Estou assistindo o vídeo e impressionada com a fidelidade da descrição da ansiedade. É exatamente isso que eu sinto e é muito acolhedora identificação, porque é realmente difícil encontrar alguém que entenda todo esse turbilhão de sentimento! Obrigada!

  • @deysocahingst
    @deysocahingst 4 роки тому +3

    Adoreiii!! Parabéns. Nunca ouvi explicação melhor! Obrigada!

  • @FMonique
    @FMonique 4 роки тому +4

    Manu, o canal do Arly Cravo faz tantas abordagens interessantes sobre variados temas e todos com Foco no Afeto. Vale a pena conhecer a ótica dele.

    • @anapaulino5600
      @anapaulino5600 4 роки тому +2

      Ele e gisela Vallim ótimos

    • @FMonique
      @FMonique 4 роки тому

      @@anapaulino5600 ahhh minha vida mudou, sigo desde 2015. Eu filtro muita coisa ali, mas 90% é libertador! A gisela Vallin é maravilhosa.

  • @luuu199
    @luuu199 4 роки тому +1

    Manu, nós amamos seus vídeos!
    por mim, eles podem ter 15, 30, 50, 1h30 que vou assistir atenta até o final.
    Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e questionamentos de forma simples e agradável :)

  • @jessicat.martins9589
    @jessicat.martins9589 2 роки тому

    Seu canal é fantástico! Acompanho todos os vídeos, estou maratonando, pois conheci agora. E vc explica melhor que um professor de faculdade de Psicologia. Parabéns! Continue a partilhar seus ensinamentos para muitas pessoas que estão necessitadas de entendimento humano.
    Obrigada pelo seu canal e seus conhecimentos!

  • @belopes2124
    @belopes2124 4 роки тому +1

    Ando num estado que nem consigo descrever 😥 sabes quando não sabes para que lado te virar?! É mais ou menos isso... 😔

  • @miloca18
    @miloca18 4 роки тому +1

    Ai Manu, eu já adorava você, mas com esse vídeo vc me atingiu em cheio! Tá sendo muito difícil lidar, pra mim o pior de tudo é isso estar presente meses na minha vida, com alguns dias de trégua, mas outros que não me fazem querer botar a cara pra fora do quarto. A permanência disso esgota, mentalmente e fisicamente, e a dor parece que nunca mais vai embora. Parece tão óbvio que isso não vai matar a gente, mas as vezes tudo que precisamos é de alguém que nos abrace e diga isso.

  • @carolinedeborba6442
    @carolinedeborba6442 Рік тому

    Eu amo tanto esse vídeo... Ele já é antigo e, de tempos em tempos, em meio a uma crise ou outra, volto aqui. Obrigada, Manu ❤

  • @rubicastpod
    @rubicastpod 4 роки тому

    Utilidade pública esse vídeo!! Obrigada Manuuu

  • @darlene_ferreira
    @darlene_ferreira 4 роки тому +1

    Seu trabalho é de utilidade pública! Muito obrigada por esses vídeos tão bem embasados e esclarecedores. Eles têm me ajudado muito a me entender! Forte abraço!

  • @ruanfernando
    @ruanfernando 4 роки тому +5

    Muito bom! Eu tenho uns 4 desses gatilhos que você falou aí... Um que me incomoda muito é a impressão de que sempre serei demitido por ser ineficiente... Eu sou professor de inglês em tempo integral de um empresário, às vezes ele me libera mais cedo por estar cansado ou ter outro compromisso, e isso SEMPRE me deixa mal, pois acho que ele vai "perceber" que está gastando dinheiro demais comigo para eu trabalhar pouco. Eu entendo que é ele quem me libera e sabe o que isso significa, mas não consigo evitar... Aí eu fico tentando compensar propondo fazer algumas coisas que vão além do meu escopo de trabalho, e que no final das contas não me incomodam, tipo carregar algumas coisas, ligar na companhia de eletricidade pra resolver alguma pendência da empresa. Entretanto, também sentia essa inadequação no meu trabalho antigo, sempre achando que não fazia o suficiente, que era incompetente... Eu sei que não vou morrer se for demitido, mas existe um medo irracional dentro de mim. Alías, medo é a palavra que eu mais uso na minha terapia, para as mais diversas situações :(

    • @Luisamtbr
      @Luisamtbr 4 роки тому +1

      E o pior é que eu imagino que seu chefe deve ter muito dinheiro e o salário que ele te paga não faz diferença na vida financeira dele.

    • @marianabraga2729
      @marianabraga2729 4 роки тому +1

      Você já cogitou a possibilidade de talvez ter síndrome de impostor, Ruan?

    • @ruanfernando
      @ruanfernando 4 роки тому

      @@marianabraga2729 total

  • @nayarasanches4365
    @nayarasanches4365 4 роки тому

    Manuuuu!!!!! Muito obrigada por esse vídeo! Sou filha adotiva e sei que antes de rolar a adoção não tive lá o tanto de carinho e atenção que me eram necessários... E hoje minha ansiedade gera em torno de achar que todos ao meu redor vão morrer e assim eu ficarei sozinha. . . É uma angústia tremenda! Fico achando que tudo são sinais, quando na vdd, é só o medo de ficar só (esse medo é maior do que perder pessoas)... Gratidão pelo vídeo ❤️

  • @nayanafonseca8686
    @nayanafonseca8686 4 роки тому +3

    Justamente na hora, de ontem para hoje tive crise de gastrite nervosa, o que eu nunca tive antes, e sigo sofrendo. Melhorei as crises de ansiedade com palpitação e mta angústia, mas atacou outra coisa... Não é um ataque de pânico, mas estou deixando acontecer...

  • @niemietz100
    @niemietz100 4 роки тому

    Conheci esse canal por acaso e foi o melhor acaso que veio a acontecer, tô passando por uma fase meio chata e vc vem me ajudado muito, tenho tanta vontade de abraçar vc e a flor

  • @clararamthum
    @clararamthum 4 роки тому +1

    Às vezes meu medo nas crises de ansiedade não é que ela me mate, mas que eu me mate...sei que o coração acelerado ou a tristeza por si só não serão mortais, mas meu medo vem de que eu não consiga suportar a onda e deixar ela passar e acabe me jogando da janela ou cometa uma espécie de suicídio em doses homeopáticas, através de comportamentos compulsivos que aparecem na tentativa de 'compensar' a dor, comendo porcarias, dormindo mal, etc... Enfim, falar isso agora que estou me sentindo bem parece até estranho, falso, exagerado... Mas é que tem onda que vem com tudo e eu, ao invés de tentar pegar e seguir no fluxo dela, às vezes tento bater de frente... Mas daí levo um caldo e me machuco... Meu medo é que um dia esse caldo seja tão forte que eu não consiga mais subir pra pegar ar...
    Enfim, mas o vídeo me ajudou muito a compreender alguns processos que tem gerado tudo isso, abrindo novas possibilidades de respostas... ❤️🙏Agradecida!

  • @eloisapereira9716
    @eloisapereira9716 4 роки тому +2

    Sequer identifico o modelo que justifica a ansiedade que tenho! Necessário reflexão de fato! Obrigada Manu por ensinar tanto! ❤️

  • @lauretebolete3274
    @lauretebolete3274 3 роки тому

    Assisti esse vídeo quase morrendo de tanto chorar, quase um ano de terapia e nunca tive um panorama tão claro e exposto, era como se ele estivesse me lendo todinha

  • @sorayamarri208
    @sorayamarri208 4 роки тому +1

    Que sensacional ... abriu a minha mente para descobrir o que ativa a minha “crise “ . Grata demais

  • @anapaulamellopeixoto3556
    @anapaulamellopeixoto3556 4 роки тому +3

    Eu cheguei a ter fortes tonturas e entrei no hospital vomitando por todo o chão.. Foi horrível. Só depois me dei conta que era uma crise de pânico, diferente das que eu tinha tido no passado e aprendido a contornar. Não dá pra subestimar a doença, pois ela pode se manifestar de diferentes maneiras. Se a pessoa não sabe que é mera crise de pânico, não tem como ela deixar acontecer e esperar passar. É muito desesperador e muitas vezes a pessoa não sabe mesmo o que está acontecendo. Ajuda? Muitas vezes só xs deusxs mesmo. Mas tem tb os grupos anônimos de ajuda mútua. Mas não estão o tempo todo disponíveis.

  • @marialeticiaschneider1132
    @marialeticiaschneider1132 4 роки тому +2

    Foi excelente suas explicações Manu. E parece que vc está bem menos ansioso ; ) Grata pelo video.

  • @simonearandrade2018
    @simonearandrade2018 4 роки тому +1

    Sim complexo e possível de enfrentar...Muito obrigada Manu✌

  • @lininhamonfra
    @lininhamonfra 4 роки тому +4

    Obrigado por ajudar a colocar nome!

  • @tatianasantos870
    @tatianasantos870 4 роки тому +2

    Perfeito sua didatica e explanação
    Bjs na.Flor

  • @MariaBarbosal-p5w
    @MariaBarbosal-p5w 9 місяців тому

    Excepcional , como é esclarecedor e confortador, a mim ajudou demais. Muito obrigada Dr.Emanuel.
    Você deve ter doutorado nisso, só pode.

  • @carlagr5624
    @carlagr5624 2 роки тому

    Bom, eu já fui parar na semi UTI cardiológica...
    Estou medicada desde então... Consegui sair do casamento, morar sozinha com minha filha e dois Covids. Uma luta constante

  • @gege8992
    @gege8992 4 роки тому +7

    Ando lidando razoavelmente bem com a ansiedade, não tenho ataques há alguns meses, mas o último episódio marcante foi minha reprovação no exame de direção que coloco a culpa inteiramente nela. Fazia tempo que não sentia ela fazer meu corpo tremer e apertar meu peito, a frustração de ter que lidar com ela me sabotando em duas coisas que eu sei fazer: dirigir e lidar com “provas”. Me sinto frustrada e volto a olhar pra ansiedade com ódio. Trabalhando arduamente pra conseguir lidar com ela nessa situação específica, tem sido interessante.

    • @samarapinheirodesa6587
      @samarapinheirodesa6587 4 роки тому

      Interessante isso que vc falou. Parece mesmo que ela mexe exatamente nas coisas que vc mais sabe fazer, no meu caso a ansiedade me afetou na minha habilidade de conversar. Tem dias que chego a não conseguir formar uma frase que seja coerente a um diálogo. Muito difícil a luta é diária

  • @barbaraliana2200
    @barbaraliana2200 4 роки тому +1

    Quando eu li a definição de "inadequação" preencheu mais um pouco desse quebra-cabeças que é como eu funciono.

  • @Kellykcl
    @Kellykcl 4 роки тому

    Excelente! Compartilhei com amigas e parentes que assim como eu sofrem de ansiedade!

  • @kaizecomosarquetipos
    @kaizecomosarquetipos 2 роки тому

    Eu quero te agradecer Emanuel por me ajudar através desse canal a lidar com minhas questões, ansiedade sem duvida é a pior delas, mas através desse conhecimento os comportamentos automatizados ja estão perdendo força l, sempre para pensar porque esta doendo e elaborar uma melhor resposta que implorar por afeto, ou mesmo apelar para as saidas paleativas como as minhas compulsões. Obrigada.