Tenho 2 autistas com hiperfoco em inglês e peixes , o maior é inglês super tranquilo aprendeu sozinho ama tudo que envolve inglês, já o caçula tá muito complicado só fala em peixes o dia todo ,pescaria , acorda de madrugada pedindo pra assistir pescarias .... se o sinal da Internet cai ele grita e chora como se tivesse uma dor ,ele tem 3 anos .
Essa "birra" pode ser justamente por querer fazer algo (no caso, assistir conteúdos relacionados a pescaria). Algumas terapias podem te ajudar a aprender a lidar com isso e instruir seu filho da melhor maneira possível. Boa sorte
E foi exatamente o que eu fiz com o Nicolas. Eu comprei esse xadrez nos Estados Unidos, em 2003. Ensinei o Nicolas e hoje ele ensina amigos e parentes a jogar. O interessante é que ele tem discalculia, mas consegui ensiná-lo a jogar, justamente contando história e trabalhando a imaginação dele com o jogo, que ele AMA
Eu tenho 14 anos e tenho o transtorno do espectro Autista, meu hiper foco é de jogos eu só falo sobre jogos como evoluir teoria e essas coisas, e to querendo falar de outra coisa com minha família, eu to fazendo terapia mas não ta funcionando muito bem, eu tento ao máximo mas é MUITO difícil parar de falar ou fazer algo sobre. O vídeo me ajudou muito vou pedir para minha mãe q ela pode me ajudar melhor, muito obrigado mesmo por esse vídeo incrível.
@@shokujinki A dificuldade de transitar entre assuntos pode ser um sintoma tanto do TDAH quanto do TEA. Talvez seja preferível você pesquisar mais afundo pra saber qual é o seu caso, ou até se são as duas coisas juntas (TEA e TDAH)
Essa questão de ter "tato", o felling, para perceber o que você deve falar, na hora que deve falar e ter que tomar cuidado para quem você vai falar,...lembro-me de ir na casa de parentes, e como sempre, como já de costume, eu entrava em hiperfoco com alguma questão, geralmente algum tema do meu interesse, me lembro de ficar falando sobre determinados assuntos(naquela época eu já estava com forte interesse em mecânica quântica e alguns temas de matemática), e, cara, eu JURO, eu não me dava conta de que aquelas pessoas não estavam interessadas, ou que não iriam conseguir acompanhar o assunto em si, e ficava sempre um "clima" estranho, por exemplo, a pessoa inventava uma desculpa de que tinha que fazer alguma coisa,... "lembrava" que tinha esquecido de fazer alguma coisa especifica, ou tentavam mudar de assunto, mudar meu foco, e só agora, no meu atual momento, é que eu estou conseguindo entender essas coisas, mas, cara, provavelmente, eu não conseguiria contar nos dedos quantas vezes eu fiz isso e quantas vezes essas situações se repetiram. É tragicômico. Resultado: em muitos grupos que eu estive, muitas dessas pessoas ficaram com uma impressão distorcida a meu respeito, eu tenho fama de ser arrogante, filósofo-chato, pedante, repetitivo, muito fechado,...enfim
Importa é você não se cobrar quanto a isso, aprendemos a nos adaptar a um mundo diferente de nós e sem manual de instruções e ninguém para nos ajudar ; sempre tive hiperfoco e ainda tenho, passei por essas situações que você citou mas hoje não me esforço tanto para estar inserida nesses grupos e conversas; entendo que o assunto do nosso hiperfoco é desinteressante para os outros da mesma forma que eles querem conversar é extremamente massante para mim e assim consigo compreende-los e agir da mesma forma, mas não me cobro por isso; são apenas pessoas diferentes com interesses diferentes.
Procure os cursos são maravilhosos. Terminei agora o de aplicador de ABA. Lucelmo e Aida são incríveis em conteúdo seguro, científicos e práticos. Fiz pelo CBI
Que vídeo! Tenho alguns alunos com hiperfoco em Pokémon (tive que voltar a caçar Pokémon, mas adoro), outro em xadrez e idade média (ele tem 6 anos) e outro em linhas férreas e metrô. Esta última criança conhece todas as estações do metrô de São Paulo(aqui estou sofrendo rsrsrs). Este ano promete!
Mulher do céu, espere até ver meu Benjamim,que ama tratores desde os três anos já sabia, modelos, fabricantes cores e funções de cada um deles, o pior era quando ele queria desenhar eles e jogava está missão para eu fazer, eu não conseguia e a guerra mundial estava arrumada, pois ele não falava a não ser:" assim, assim" e eu tentando adivinhar o que ele queria. 😂😂 Eu me acabo de rir hoje, mas na época acredite ,eu chorava de nervoso.🤦🏼♀️
Oi Anselmo! Sou professora de apoio de educação especial da rede municipal do meu estado. Desde o ano passado venho mergulhando nos seus vídeos e ensinamentos sobre autismo. Coloquei em prática suas dicas sobre hiper foco, e deu muito certo com meu aluno da educação infantil. Quando cheguei na escola ele fugia da sala pra vc ter uma ideia. Fui adaptando as atividades a partir de tubarões e monstros terríveis. Resumindo a história, no final do ano ele era outro menino. Ficava de boa na sala, interagia com o professora regente e melhor longe da minha presença. Muito obrigado por oferecer esse conteúdo gratuito de qualidade.
Então somos duas, fiz os cursos que a prefeitura mandou e aquilo parece tão fora da realidade da gente, os vídeos tbm me ajudaram muito, eu tenho uma aluna com Down que fugia da sala ano passado, esse ano ela gosta mais de ficar na sala.
Minha filha tem 5 anos, está em diagnóstico de TEA. Tem hipersensibilidade auditiva e hiper foco em dinossauro, já lê, migrei o hiper foco na leitura do nome dos dinossauros, sempre tento mudar, ela imita dinossauro o dia todo e animais também.
Professor suas orientações são valiosíssimas! Eu agradeço muito o seu empenho l, seu conhecimento e a sua inteligência compartilhada com a gente que trabalha com pessoas com autismo e as mães, pais e familiares. Sempre bem-vindo. Parabéns 🎉
Meu filho tem 4 anos e 4 meses. Ele ainda não dialoga, mas tem uma atração em aberturas e no final de novelas e jornais - como leigo acredito que pode ser um hiperfoco- aproveito pra ensinar o alfabeto ano passado e ele aprendeu e já está além. Já forma nomes que ele ver na TV, nome de carros, utilizando massinha de modelagem, um alfabeto de brinquedo e um outro que fiz de papelão pra ele. A partir daí ele já arrisca a escrita utilizando um pincel. Além dos vídeos que já vi aqui e em outros canais como esse fiz a leitura de 2 livros: Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo e o Ensino de leitura para crianças com autismo.
Olha Ainda bem que vc tem esse hiperfoco. Vc sabe muiiiito, assisto todos!!! Meu filho é nível 1 AH/SD. Como vc ajuda e explica bem professor. Parabéns.
20:00 Muito interessante, eu fazia esse tratamento comigo mesmo kkkk sem saber exatamente que era um problema. Infelizmente, nem sempre consigo identificar meus próprios hiperfocos e outros sintomas, além disso, não consigo avaliar por mim mesmo se melhorei em algo ou não. Por exemplo, conversei com uma colega por uma HORA (LITERALMENTE) sem parar sobre biologia e ela DORMIU. Alguém de fora precisou apontar o problema, para aí sim, eu entender que não é funcional esse comportamento (nem eu ou ela somos biologos ou trabalhamos em alguma área correlata kkkkk)
Se esse é seu hiperfoco, vc pode tentar tirar pelo menos o mínimo de proveito disso e usar para algo útil e produtivo, como algum tipo de pesquisa, carreira, aprendizagem, etc. Espero q esse hiperfoco lhe sirva de algo.
Fantástico! Adorei pensar no hiperfoco como possibilidade de estratégia. Tenho muita preocupação em constância nos trabalhos com ABA, muito obrigada pelo esclarecimento.
Parabéns professor! Meu filho tem fala perseverativa, este vídeo veio fazer a diferença nas nossas vidas.Não sabia como agir com meu filho autista nesta situação, agora sim.Obrigada!
Meu menino de 6 anos tem hiperfoco. Os personagens variam de tempos em tempos. Agora está no momento Sonic e Minicraft. So fala disso, só brinca disso. Vou tentar introduzir essas variações nas brincadeiras e conversas. Gratidão pelo vídeo!!!!
As orelhinhas do Mickey são como as rodinhas de uma bicicleta, usa para aprender a andar de bicicleta, mas depois são retiradas..xD Ótima video. Tenho 32 anos e né descobri autista só agora e são canais como este que estão me ajudando a montar as peças do quebra-cabeça (rs)... E alguem socorre ele, pq tem um Darth Vader saindo da parede rs... muito massa 🍕!
Eu trabalho o hiperfoco do meu filho para trabalhar às habilidades sociais, e tbm para incluir na medida do possível temas que quero que ele aprenda, o que temos que ter todo cuidado é pra não transformar o hiperfoco numa ferramenta reforçadora ao contrário, ou seja, acentua mais o comportamento que queremos mudar.
Meu filho de 4 anos adora relâmpago Mcqueen e todos os dias brinca muito com esse personagem ,tem todos os carros,ele encarna o personagem e me chama de Mate (amigo do mcqueen) e a mãe de Sale (amiga do mcqueen),o interessante é que ele sabe e verbaliza que é mcqueen de brincadeira e que de verdade é João ,e o pai e mãe são de brincadeira esses personagens e de verdade pai e mãe ,ele brinca de outras coisas ,mas adora de maneira gigante o mcqueen.
Quando minha filha fazia ABA ela estava melhorando tanto!!!! Infelizmente ela está sem terapia e por consequência regredindo muito. Totalmente focada no tablete.
Meu filho tem hiperfoco em letras e números e por muito tempo só brincava se fosse com letras e números. Depois das intervenções, as terapeutas ensinaram brincar com outros objetos, e qdo não está em terapia ele mesmo optava pelos objetos novos. Ficou claro que o hiperfoco não era opção dele sempre mas sim por não saber outros repertório! Hoje ainda continua sendo o hiperfoco, mas nao consideramos mais prejuízos por conta disso, ele usa para se regular, qdo está doente, ansioso, estressado sempre opta por brincar com letras e números. Hoje ele troca letras p estar num parquinhos com outras crianças, o que antes era aversivo, e qdo ele não quer a gente respeita por entender que naquele dia/ momento ele quer ficar mais na zona de conforto
O lucelmo é dos poucos q fala sbre o nivel 1 aspenger , e sobre adolescente, é tão difícil conteudo pra esse público, nessa faixa etária, e ainda mais quando n̈ se tem recursos ...
O meu filho tem brincadeiras repetitivas. Daí sempre precisa dar um limite, pq se não fica num looping infinito. No começo eles se frustram com o limite, mas depois vão se adequando!!!
É muito difícil lidar com o hiperfoco no dia a dia😢 Meu filho vai fazer 15 anos e há 10 anos só fala de árvore de Natal. Ele não fica feliz só em falar, quer a árvore de Natal com todos os enfeites durante o ano todo. E não só a de casa, mas a do Shopping também. Já dei por várias vezes, (é como se fosse um brinquedo pra ele) mas sempre destrói, quando se frustra com a própria árvore ou com outra situação. Não temos mais árvore, pois depois de quebrar várias, parei de comprar, pois quando se frustra com a própria árvore ou outra situação, acaba quebrando. Não para de pedir, da hora que acorda até quando vai dormir. Fica agressivo, quebra as coisas dentro de casa, ficamos todos estressados e cansados com a situação e sem saber o que fazer, pois não se interessa por mais nada. Vou tentar as dicas. Obrigada pelo vídeo! 🙏
Ensine sobre reciclege e como fazer arvores de natal reciclado e ai vc vai conseguir mudar o foco para reciclagem... até reciclagem de tercido e etcs, para costura
Excelente vídeo, bem didático! obs.: Comentei num vídeo de vocês que acabei de ver e citei Carl Sagan e percebi nesse vídeo uma caricatura do Saga no fundo! :D
Meu filho de cinco anos tem hiperfoco na monalisa, Leonardo da Vinte , Pablo Picasso mas , já teve em cidades abandonadas, histórias do Egito , dinossauros , trens ....
Mestre Lucelmo se o foco estiver repetitivo...entra no mundo deles e tenta trazer na brincadeira para ampliar o repertório...para que possamos trabalhar a demanda de acordo com as necessidades...no caso do Biel é a música...mas a música faz com que aconteça uma conexão boa...por isso acredito que seja positivo trazer a música para todas as atividades...então no caso do Biel vejo um caminho lindo..porque quem canta seus males espanta....e as sinapes acontecem....mesmo ele tendo suas dificuldades...mas o profissional precisa ampliar esse repertório..para isso requer muito trabalho porque a demanda vai acontecendo aos poucos....entendo ...mas de acordo com os casos precisa de uma intervenção mais precisa....dependendo do caso...e assim vai sendo trabalhado.
Meu filho de 15 anos esta com hiperfoco em gatos quer virar um,morrer e nascer como gato e isso esta trazendo varios problemas,nao sei o que fazer,ja conversei,expliquei e nada.😢 adorei sua explicação vou comecar a fazer com ele
Excelente explicação ! Pergunto, se em casos de TDAH , o hiper foco pode ser utilizado como estratégia para se instalar comportamentos que levem ao aumento da atenção?
É possível usar RPG (role playing games) pra autistas? É possível trabalhar habilidades sociais e outras pelos jogos? Sabe de alguma experiência assim? Grande abraço!
É possível mudar o interesse? Minha filha (7 anos, tea leve) tem 4 pontos de interesses distintos (fadas, princesas, chuva e animais) e já notei que os interesses são intercalados, quando ela está vidrada em chuva, não fala das princesas, nem dos outros assuntos, quando tá prós animais, é só animal... Agora estou conseguindo que ela faça pontes entre os assuntos e tenha um repertório maior pra interação
Lucelmo, o meu filho fica perguntando pelo picapau se comeu, se dormiu, se caiu enfim...ele nao conversa sobre, só faz perguntas sobre. Como posso tirar isso dele? Ele tb pergunta mil vezes o nome da pessoa q ta perto e diz o dele, tb como minimizo isso?
Minha filha tem hiperfoco por esitora de livroa infantil mas ja esta prejudicando nossas vidas . Em dezembro ela me derrubou por causa de um livro . Caiu w cortou a boca por causa de um livro. Ja tentei diminuir tirar os livros dela mas ela nao esquece ta muito dificil nao sei oque fazer.
Meu filho tem hiperfoco com turma da Mônica e uso para leitura, explicar comportamentos. Outro que me ajudou com comportamentos foi Charlie e Lolla. Eu ia mostrando o comportamento da Lolla e perguntava: Já pensou se vc tivesse uma irmã como a Lolla?
Oi,tudo bem ? Se puder faz um video sobre isso: qual o tratamento para alguém que precisa realizar várias coisas diferentes durante o dia , ma so hiperfoco não deixa , por exemplo: Preciso cuidar da minha vida fisica e emocional, espiritual, trabalho, coisas de casa, relacionamento e mesmo que eu divida todas essas coisas para fazer um pouco de cada durante o dia, eu não consigo, pq fico focada o dia todo em uma só, se é trabalho, passo dia focada naquilo, e espiritual passo o dia focado naquilo, não consigo fazer um pouco de cada.
E quando e adolescentes que são obcecados por desenhos de deep web como proceder ? Resetar tudo ? Na conversa não está adiantando .. autista com 11 anos aqui em casa
Pior que eu não tenho paciência para alguém falando da mesma coisa, nisso que às vezes vezes nem acredito que tenho Asperger e fora que meus interesses não são obsessivos como todos que tem asperger.
@dominique2548 eu não tenho hiperfoco, vou fazer uma análise neuropsicológica pois diagnóstico de psiquiatra não está com nada. Eu nem sei o que é isso pois eu não me foco em nada e não posso ter Tdah pois eu não tinha sintomas quando criança. E interesses restritos eu nunca tive, pelo contrário sempre fui uma criança com muitos interesses e com vontade de fazer muitas coisas. Não acredito mais no diagnóstico que tenho. Eu não aprendi nada pois nunca fui assim e acho uma chatice isso.
@Dominique não é, minhas vitaminas estão altíssimas. Eu não tenho Asperger, fui diagnosticada errada pois esse diagnóstico só fez mal para mim e não explicou nada sobre mim.
Meu filho é autista moderado, não verbal, e está com hiperfoco em vassouras 😓 é muito difícil, ele não pode ver uma vassoura que fica muito nervoso se alguém não varre para ele. Muito difícil. Na escola, em casa, temos que esconder todas. No tablet dele se deixar só vê vídeos de pessoas varrendo. Alguém já passou por algo parecido? Nao sei o que fazer mais.
Parabéns pelos esclarecimentos. Tenho um filho com autismo e por ignorância minha, chamava hiperfoco, de obsessão. Desconhecia totalmente este termo. Tentarei por em prática as dicas de como ir apresentando novas "oportunidades" para ele, e em paralelo, diminuir o hiperfoco por deteinado assunto. Regina Celi Mazeliah
O meu filho tem 2 anos também gosta de ventilador a ponto de eu parar de ir a lugares pq ele não faz outra coisa do que ficar ligando e desligando. E só fala do ventilador.
preciso de ajuda e um profissional certo, para saber sesou atista, meu filho é, mais meu hiperfoco ta cada vez mais forte. não sei mais se é TOC, Esquizofrenia ou hiperfoco.
Meu filho tem 6 anos é autista, fala bem, entende bem, mas ele tem hiperfoco em ventiladores e isso o prejudica mto, ele sai caçando os ventiladores em TD qualquer lugar, é triste, parece um vício. Ele quer assistir ventiladores, falar sobre isso...
Professor e qndo o hiper foco é na prática tipo meu filho gosta muito de chapéu e qndo eu tiro ele chora muito e fica procurando tudo qnto é objetos de formas arredondadas é tipo uma obsessão 24 horas por dia
Dr meu filho com três anos tem autismo leve porém deixar de educa_lo jamais sinão vai surgir comportamentos e eu não vou saber o que e autismo e rebeldia.sera se estou fazendo certo?????? acho que estou
Meu filho tem 11 anos só fala em dinossauro e eu não sei mais o que fazer😢 faz terapia mais, mais sua sociali é péssima se isola muito e só quer fazer o que gosta😢. Até qdo está em crise manifesta o comportamento de andar com Dino vindo ba minha direção p me encarar 😢😢😢
Meu filho tem hiperfoci em planetas, asteróides e galáxias passa o dia todo falando sobre isso...faz bolinha de papel...e só anda com bolinhas na mão. É muito cansativo
Meu filho de cinco anos é fissurado por números. Lembro-me que aos cinco anos, eu contava só até 49 e ele, com a mesma idade, conhece números de até quatro dígitos. Ultimamente, ele está apaixonado por marcas de carro.
Tenho 2 autistas com hiperfoco em inglês e peixes , o maior é inglês super tranquilo aprendeu sozinho ama tudo que envolve inglês, já o caçula tá muito complicado só fala em peixes o dia todo ,pescaria , acorda de madrugada pedindo pra assistir pescarias .... se o sinal da Internet cai ele grita e chora como se tivesse uma dor ,ele tem 3 anos .
Essa "birra" pode ser justamente por querer fazer algo (no caso, assistir conteúdos relacionados a pescaria). Algumas terapias podem te ajudar a aprender a lidar com isso e instruir seu filho da melhor maneira possível. Boa sorte
Pescar é bom.
E foi exatamente o que eu fiz com o Nicolas. Eu comprei esse xadrez nos Estados Unidos, em 2003. Ensinei o Nicolas e hoje ele ensina amigos e parentes a jogar. O interessante é que ele tem discalculia, mas consegui ensiná-lo a jogar, justamente contando história e trabalhando a imaginação dele com o jogo, que ele AMA
Eu tenho 14 anos e tenho o transtorno do espectro Autista, meu hiper foco é de jogos eu só falo sobre jogos como evoluir teoria e essas coisas, e to querendo falar de outra coisa com minha família, eu to fazendo terapia mas não ta funcionando muito bem, eu tento ao máximo mas é MUITO difícil parar de falar ou fazer algo sobre. O vídeo me ajudou muito vou pedir para minha mãe q ela pode me ajudar melhor, muito obrigado mesmo por esse vídeo incrível.
Tenso e eu sou a mesma coisa, sei que é chato, mas não consigo mudar para outros assuntos
@@shokujinki A dificuldade de transitar entre assuntos pode ser um sintoma tanto do TDAH quanto do TEA. Talvez seja preferível você pesquisar mais afundo pra saber qual é o seu caso, ou até se são as duas coisas juntas (TEA e TDAH)
É a mesma dificuldade do meu de 16
Essa questão de ter "tato", o felling, para perceber o que você deve falar, na hora que deve falar e ter que tomar cuidado para quem você vai falar,...lembro-me de ir na casa de parentes, e como sempre, como já de costume, eu entrava em hiperfoco com alguma questão, geralmente algum tema do meu interesse, me lembro de ficar falando sobre determinados assuntos(naquela época eu já estava com forte interesse em mecânica quântica e alguns temas de matemática), e, cara, eu JURO, eu não me dava conta de que aquelas pessoas não estavam interessadas, ou que não iriam conseguir acompanhar o assunto em si, e ficava sempre um "clima" estranho, por exemplo, a pessoa inventava uma desculpa de que tinha que fazer alguma coisa,... "lembrava" que tinha esquecido de fazer alguma coisa especifica, ou tentavam mudar de assunto, mudar meu foco, e só agora, no meu atual momento, é que eu estou conseguindo entender essas coisas, mas, cara, provavelmente, eu não conseguiria contar nos dedos quantas vezes eu fiz isso e quantas vezes essas situações se repetiram. É tragicômico. Resultado: em muitos grupos que eu estive, muitas dessas pessoas ficaram com uma impressão distorcida a meu respeito, eu tenho fama de ser arrogante, filósofo-chato, pedante, repetitivo, muito fechado,...enfim
Hiperfocos podem ser uma pedra no sapato ou o início de algo grandioso. Depende de como vc aprende a lidar com isso
Importa é você não se cobrar quanto a isso, aprendemos a nos adaptar a um mundo diferente de nós e sem manual de instruções e ninguém para nos ajudar ; sempre tive hiperfoco e ainda tenho, passei por essas situações que você citou mas hoje não me esforço tanto para estar inserida nesses grupos e conversas; entendo que o assunto do nosso hiperfoco é desinteressante para os outros da mesma forma que eles querem conversar é extremamente massante para mim e assim consigo compreende-los e agir da mesma forma, mas não me cobro por isso; são apenas pessoas diferentes com interesses diferentes.
Sou Fonoaudiólogo e estou com um desafio para atuar com TEA. Estou observando o autismo e suas peculiaridades. Parabéns pelo vídeo!
Procure os cursos são maravilhosos. Terminei agora o de aplicador de ABA. Lucelmo e Aida são incríveis em conteúdo seguro, científicos e práticos. Fiz pelo CBI
Parabéns pela postura Moisés.
Que vídeo! Tenho alguns alunos com hiperfoco em Pokémon (tive que voltar a caçar Pokémon, mas adoro), outro em xadrez e idade média (ele tem 6 anos) e outro em linhas férreas e metrô. Esta última criança conhece todas as estações do metrô de São Paulo(aqui estou sofrendo rsrsrs). Este ano promete!
Eu era desses
SEIS ANOS? Deus Vult!!!
Mulher do céu, espere até ver meu Benjamim,que ama tratores desde os três anos já sabia, modelos, fabricantes cores e funções de cada um deles, o pior era quando ele queria desenhar eles e jogava está missão para eu fazer, eu não conseguia e a guerra mundial estava arrumada, pois ele não falava a não ser:" assim, assim" e eu tentando adivinhar o que ele queria. 😂😂 Eu me acabo de rir hoje, mas na época acredite ,eu chorava de nervoso.🤦🏼♀️
13:16 "O dinossauro fica em extinção". Haha
Ótimo vídeo, Lucelmo!
Nem me liguei nesse meme pré-pronto kkk
Oi Anselmo! Sou professora de apoio de educação especial da rede municipal do meu estado. Desde o ano passado venho mergulhando nos seus vídeos e ensinamentos sobre autismo. Coloquei em prática suas dicas sobre hiper foco, e deu muito certo com meu aluno da educação infantil. Quando cheguei na escola ele fugia da sala pra vc ter uma ideia. Fui adaptando as atividades a partir de tubarões e monstros terríveis. Resumindo a história, no final do ano ele era outro menino. Ficava de boa na sala, interagia com o professora regente e melhor longe da minha presença. Muito obrigado por oferecer esse conteúdo gratuito de qualidade.
Que relato maravilhoso, obrigado!
Então somos duas, fiz os cursos que a prefeitura mandou e aquilo parece tão fora da realidade da gente, os vídeos tbm me ajudaram muito, eu tenho uma aluna com Down que fugia da sala ano passado, esse ano ela gosta mais de ficar na sala.
Parabéns a vcs pelo comprometimento. A educação está carente de profissionais como vcs.
Lucelmo. Quero agradecer imensamente o conhecimento compartilhado, cara. Você é incrível.. e muito divertido tambem!
Eu só quero esse tabuleiro de Xadrez
Eu também quero, ... qual o nome? Como adquirir? Qual a loja?
Minha filha tem 5 anos, está em diagnóstico de TEA. Tem hipersensibilidade auditiva e hiper foco em dinossauro, já lê, migrei o hiper foco na leitura do nome dos dinossauros, sempre tento mudar, ela imita dinossauro o dia todo e animais também.
Professor suas orientações são valiosíssimas! Eu agradeço muito o seu empenho l, seu conhecimento e a sua inteligência compartilhada com a gente que trabalha com pessoas com autismo e as mães, pais e familiares. Sempre bem-vindo. Parabéns 🎉
Na minha opinião, esse é o melhor canal de esclarecimento sobre autismo
Meu filho tem 4 anos e 4 meses. Ele ainda não dialoga, mas tem uma atração em aberturas e no final de novelas e jornais - como leigo acredito que pode ser um hiperfoco- aproveito pra ensinar o alfabeto ano passado e ele aprendeu e já está além. Já forma nomes que ele ver na TV, nome de carros, utilizando massinha de modelagem, um alfabeto de brinquedo e um outro que fiz de papelão pra ele. A partir daí ele já arrisca a escrita utilizando um pincel. Além dos vídeos que já vi aqui e em outros canais como esse fiz a leitura de 2 livros: Ensino de habilidades básicas para pessoas com autismo e o Ensino de leitura para crianças com autismo.
Adoro suas introduções "muito grandes"! Fica muito melhor o entendimento.
Olha
Ainda bem que vc tem esse hiperfoco.
Vc sabe muiiiito, assisto todos!!!
Meu filho é nível 1 AH/SD.
Como vc ajuda e explica bem professor. Parabéns.
20:00 Muito interessante, eu fazia esse tratamento comigo mesmo kkkk sem saber exatamente que era um problema. Infelizmente, nem sempre consigo identificar meus próprios hiperfocos e outros sintomas, além disso, não consigo avaliar por mim mesmo se melhorei em algo ou não. Por exemplo, conversei com uma colega por uma HORA (LITERALMENTE) sem parar sobre biologia e ela DORMIU. Alguém de fora precisou apontar o problema, para aí sim, eu entender que não é funcional esse comportamento (nem eu ou ela somos biologos ou trabalhamos em alguma área correlata kkkkk)
Se esse é seu hiperfoco, vc pode tentar tirar pelo menos o mínimo de proveito disso e usar para algo útil e produtivo, como algum tipo de pesquisa, carreira, aprendizagem, etc. Espero q esse hiperfoco lhe sirva de algo.
Aula maravilhosa. É realmente difícil ter variação de foco, de assuntos e comportamentos quando se tem dificuldade em compartilhar um assunto.
Fantástico! Adorei pensar no hiperfoco como possibilidade de estratégia. Tenho muita preocupação em constância nos trabalhos com ABA, muito obrigada pelo esclarecimento.
Parabéns professor! Meu filho tem fala perseverativa, este vídeo veio fazer a diferença nas nossas vidas.Não sabia como agir com meu filho autista nesta situação, agora sim.Obrigada!
Parabéns pelo vídeo ❤
Meu menino de 6 anos tem hiperfoco. Os personagens variam de tempos em tempos. Agora está no momento Sonic e Minicraft. So fala disso, só brinca disso. Vou tentar introduzir essas variações nas brincadeiras e conversas. Gratidão pelo vídeo!!!!
Está ótimo sua explicação
Parabéns pela abordagem do assunto.
Muito didático ! Parabéns!
Adorando seus vídeos...me ajudando muito... vc sempre ganha like merecidamente.
Parabéns!
Teu canal é incrível!
As orelhinhas do Mickey são como as rodinhas de uma bicicleta, usa para aprender a andar de bicicleta, mas depois são retiradas..xD
Ótima video. Tenho 32 anos e né descobri autista só agora e são canais como este que estão me ajudando a montar as peças do quebra-cabeça (rs)...
E alguem socorre ele, pq tem um Darth Vader saindo da parede rs... muito massa 🍕!
Somos 2
Eu trabalho o hiperfoco do meu filho para trabalhar às habilidades sociais, e tbm para incluir na medida do possível temas que quero que ele aprenda, o que temos que ter todo cuidado é pra não transformar o hiperfoco numa ferramenta reforçadora ao contrário, ou seja, acentua mais o comportamento que queremos mudar.
ola, deu resultado
?
Muito interessante este assunto!
Meu filho de 4 anos adora relâmpago Mcqueen e todos os dias brinca muito com esse personagem ,tem todos os carros,ele encarna o personagem e me chama de Mate (amigo do mcqueen) e a mãe de Sale (amiga do mcqueen),o interessante é que ele sabe e verbaliza que é mcqueen de brincadeira e que de verdade é João ,e o pai e mãe são de brincadeira esses personagens e de verdade pai e mãe ,ele brinca de outras coisas ,mas adora de maneira gigante o mcqueen.
Tente botar foco em dublagem, mostrar como se dublar e tudo mais, as vezes a voz é tão legal do personagem, que é bom rumar nisto
Ótimo vídeo, professor!💙
Obrigado 😃
Quando minha filha fazia ABA ela estava melhorando tanto!!!! Infelizmente ela está sem terapia e por consequência regredindo muito. Totalmente focada no tablete.
Perfeito!! Tem que ensinar.
Meu filho tem hiperfoco em letras e números e por muito tempo só brincava se fosse com letras e números. Depois das intervenções, as terapeutas ensinaram brincar com outros objetos, e qdo não está em terapia ele mesmo optava pelos objetos novos. Ficou claro que o hiperfoco não era opção dele sempre mas sim por não saber outros repertório! Hoje ainda continua sendo o hiperfoco, mas nao consideramos mais prejuízos por conta disso, ele usa para se regular, qdo está doente, ansioso, estressado sempre opta por brincar com letras e números. Hoje ele troca letras p estar num parquinhos com outras crianças, o que antes era aversivo, e qdo ele não quer a gente respeita por entender que naquele dia/ momento ele quer ficar mais na zona de conforto
O lucelmo é dos poucos q fala sbre o nivel 1 aspenger , e sobre adolescente, é tão difícil conteudo pra esse público, nessa faixa etária, e ainda mais quando n̈ se tem recursos ...
Gratidão por compartilhar esse rico conhecimento 🙏
Você é maravilho, amo sua explicação ❤ meu marido só fala de igreja……
Gostei mto doutor. Sou psicóloga e minha demanda são crianças autistas
Muito bom o vídeo,dicas excepcionais!!!
Obrigada pelo vídeo professor.
O meu filho tem brincadeiras repetitivas. Daí sempre precisa dar um limite, pq se não fica num looping infinito. No começo eles se frustram com o limite, mas depois vão se adequando!!!
É muito difícil lidar com o hiperfoco no dia a dia😢 Meu filho vai fazer 15 anos e há 10 anos só fala de árvore de Natal. Ele não fica feliz só em falar, quer a árvore de Natal com todos os enfeites durante o ano todo. E não só a de casa, mas a do Shopping também. Já dei por várias vezes, (é como se fosse um brinquedo pra ele) mas sempre destrói, quando se frustra com a própria árvore ou com outra situação. Não temos mais árvore, pois depois de quebrar várias, parei de comprar, pois quando se frustra com a própria árvore ou outra situação, acaba quebrando. Não para de pedir, da hora que acorda até quando vai dormir. Fica agressivo, quebra as coisas dentro de casa, ficamos todos estressados e cansados com a situação e sem saber o que fazer, pois não se interessa por mais nada. Vou tentar as dicas. Obrigada pelo vídeo! 🙏
Tente fazer ele desenhar, ou aprender a costurar, croche ou tricô de arvores de a natal...
Ensine sobre reciclege e como fazer arvores de natal reciclado e ai vc vai conseguir mudar o foco para reciclagem... até reciclagem de tercido e etcs, para costura
Excelente vídeo, bem didático!
obs.: Comentei num vídeo de vocês que acabei de ver e citei Carl Sagan e percebi nesse vídeo uma caricatura do Saga no fundo! :D
E tem gente que acha que é o Bolsonaro kkkk
@@lunaaba Coitado do Sagan! kkk
Muito obrigada .Vou usar esse a informação com meu neto de 5 anos .,,
Maravilhoso a tua explanação.
Obrigada!!!
Meu filho de cinco anos tem hiperfoco na monalisa, Leonardo da Vinte , Pablo Picasso mas , já teve em cidades abandonadas, histórias do Egito , dinossauros , trens ....
Mestre Lucelmo se o foco estiver repetitivo...entra no mundo deles e tenta trazer na brincadeira para ampliar o repertório...para que possamos trabalhar a demanda de acordo com as necessidades...no caso do Biel é a música...mas a música faz com que aconteça uma conexão boa...por isso acredito que seja positivo trazer a música para todas as atividades...então no caso do Biel vejo um caminho lindo..porque quem canta seus males espanta....e as sinapes acontecem....mesmo ele tendo suas dificuldades...mas o profissional precisa ampliar esse repertório..para isso requer muito trabalho porque a demanda vai acontecendo aos poucos....entendo ...mas de acordo com os casos precisa de uma intervenção mais precisa....dependendo do caso...e assim vai sendo trabalhado.
Meu filho de 15 anos esta com hiperfoco em gatos quer virar um,morrer e nascer como gato e isso esta trazendo varios problemas,nao sei o que fazer,ja conversei,expliquei e nada.😢 adorei sua explicação vou comecar a fazer com ele
Ensine atuação... a ser ator e a imitar bixos parecidos com gatos... crie historia de gatos etcs tipo furry
Lidar como hiper foco é cansativo, mas eu vejo que se não fosse isso, seria muito mais difícil acessar a comunicação com autistas
Infelizmente o hiperfoco do meu filho com 8 anos com TEA é o celular . Era usado como reforçador nas terapias . Agora se deixar ele fica o dia todo .
Minha filha também, agora estou com ela vendo tv e sem celular, vamos ver quanto tempo fica, estou mostrando massinha de modelar pra ela...
Olá! Você faz atendimentos?
Adorei este vídeo.
Excelente explicação ! Pergunto, se em casos de TDAH , o hiper foco pode ser utilizado como estratégia para se instalar comportamentos que levem ao aumento da atenção?
Sem dúvidas!
Há um hiperfoco social na adolescência onde os rapazes só fala de futebol ou de quem comeu ou deixou de comer.. eu sempre me vi sem assunto..
É possível usar RPG (role playing games) pra autistas?
É possível trabalhar habilidades sociais e outras pelos jogos?
Sabe de alguma experiência assim?
Grande abraço!
É possível sim e tem até um vídeo no canal sobre isso, com a galera do Grupo D20, que é fera nessa linda.
Amei o vídeo
Gratidão.
Lucelmo, e esse tabuleiro de xadrez, como adquirir?
É possível mudar o interesse? Minha filha (7 anos, tea leve) tem 4 pontos de interesses distintos (fadas, princesas, chuva e animais) e já notei que os interesses são intercalados, quando ela está vidrada em chuva, não fala das princesas, nem dos outros assuntos, quando tá prós animais, é só animal... Agora estou conseguindo que ela faça pontes entre os assuntos e tenha um repertório maior pra interação
Vou ter que fazer isso comigo mesma, não aguento mais ter hiperfoco.
Lucelmo, o meu filho fica perguntando pelo picapau se comeu, se dormiu, se caiu enfim...ele nao conversa sobre, só faz perguntas sobre. Como posso tirar isso dele? Ele tb pergunta mil vezes o nome da pessoa q ta perto e diz o dele, tb como minimizo isso?
Ele apontou ai duas formas!
Quando não posso trabalhar nos meus hiperfocos devido a obrigações de adultos eu fico mal....travo em todas as outras áreas....😢
Super felizzzzzzz
Minha filha tem hiperfoco por esitora de livroa infantil mas ja esta prejudicando nossas vidas . Em dezembro ela me derrubou por causa de um livro . Caiu w cortou a boca por causa de um livro. Ja tentei diminuir tirar os livros dela mas ela nao esquece ta muito dificil nao sei oque fazer.
Muito bom!👏👏👏🌹
Eu tenho hiperfoco em coisas distintas. Vai depender do momento.
Vc tem indicação de médico (neuro?) Em Porto Alegre? Ou outros profissionais?
Aí só conheço o Rudimar Riesgo, outros profissionais, depende da área.
Meu filho tem hiperfoco com turma da Mônica e uso para leitura, explicar comportamentos. Outro que me ajudou com comportamentos foi Charlie e Lolla. Eu ia mostrando o comportamento da Lolla e perguntava: Já pensou se vc tivesse uma irmã como a Lolla?
Oi,tudo bem ? Se puder faz um video sobre isso: qual o tratamento para alguém que precisa realizar várias coisas diferentes durante o dia , ma so hiperfoco não deixa , por exemplo: Preciso cuidar da minha vida fisica e emocional, espiritual, trabalho, coisas de casa, relacionamento e mesmo que eu divida todas essas coisas para fazer um pouco de cada durante o dia, eu não consigo, pq fico focada o dia todo em uma só, se é trabalho, passo dia focada naquilo, e espiritual passo o dia focado naquilo, não consigo fazer um pouco de cada.
E quando e adolescentes que são obcecados por desenhos de deep web como proceder ? Resetar tudo ? Na conversa não está adiantando .. autista com 11 anos aqui em casa
Muito bom!
Pior que eu não tenho paciência para alguém falando da mesma coisa, nisso que às vezes vezes nem acredito que tenho Asperger e fora que meus interesses não são obsessivos como todos que tem asperger.
@dominique2548 eu não tenho hiperfoco, vou fazer uma análise neuropsicológica pois diagnóstico de psiquiatra não está com nada.
Eu nem sei o que é isso pois eu não me foco em nada e não posso ter Tdah pois eu não tinha sintomas quando criança.
E interesses restritos eu nunca tive, pelo contrário sempre fui uma criança com muitos interesses e com vontade de fazer muitas coisas.
Não acredito mais no diagnóstico que tenho.
Eu não aprendi nada pois nunca fui assim e acho uma chatice isso.
@Dominique não é, minhas vitaminas estão altíssimas.
Eu não tenho Asperger, fui diagnosticada errada pois esse diagnóstico só fez mal para mim e não explicou nada sobre mim.
@Dominique me poupe, o que uma consulta de uma hora dá para saber de uma pessoa? Nada, especialmente de uma pessoa complexa como.
E como estão indo as articulações pra pressionar o STJ a respeito das decisões do dia 23 de fevereiro a respeito do entendimento do rol da ANS?
Meu filho é autista moderado, não verbal, e está com hiperfoco em vassouras 😓 é muito difícil, ele não pode ver uma vassoura que fica muito nervoso se alguém não varre para ele. Muito difícil. Na escola, em casa, temos que esconder todas. No tablet dele se deixar só vê vídeos de pessoas varrendo. Alguém já passou por algo parecido? Nao sei o que fazer mais.
ele tem 6 anos *
O hiperfoco atual do meu filho é nariz. Não é fácil, mas vou utilizar estratégias para ajudá-lo.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Muito bom
Mas quando esse hiperfocos causa sofrimento? Quando ele quer se livrar dele e não consegue?
Uma criança que gosta de girar o centro da máquina de lavar roupas em diversas residências e também gosta de ventiladores devemos deixar?
Depende do quanto isso o prejudica.
O ventilador de casa teve que ser colocado na parede. Ele até cobria o ventilador com cobertor.
Parabéns pelos esclarecimentos.
Tenho um filho com autismo e por ignorância minha, chamava hiperfoco, de obsessão. Desconhecia totalmente este termo.
Tentarei por em prática as dicas de como ir apresentando novas "oportunidades" para ele, e em paralelo, diminuir o hiperfoco por deteinado assunto.
Regina Celi Mazeliah
O meu filho tem 2 anos também gosta de ventilador a ponto de eu parar de ir a lugares pq ele não faz outra coisa do que ficar ligando e desligando. E só fala do ventilador.
Tem vídeos de DTT E é outras estratégias de ensino da ABA
Fico no HF até perceber que dominei o assunto.. então crio repulsa a algo que, até então, eu amava.... isso é um inferno
Gostei mesmo
preciso de ajuda e um profissional certo, para saber sesou atista, meu filho é, mais meu hiperfoco ta cada vez mais forte. não sei mais se é TOC, Esquizofrenia ou hiperfoco.
Pode ser a junção de toc com autismo... qual é o seu hiperfoco?
Meu filho tem 6 anos é autista, fala bem, entende bem, mas ele tem hiperfoco em ventiladores e isso o prejudica mto, ele sai caçando os ventiladores em TD qualquer lugar, é triste, parece um vício. Ele quer assistir ventiladores, falar sobre isso...
Nossa é a minha situação. Meu filho tem 2 anos... Me sinto assim tbm... Pq as pessoas próximas tbm não entendem.
O ruim é nesse tempo de conversa a criança irritar, entrar em crise. O que fazer??
Meu filho tem hoperfoco em Jacaré, está muito sofrido pra todos nós l, ele fala sobre jacaré o dia todo, é uma tortura
Vc pode me ajudar. Meu filho esta com hiperfoco em interruptores de.tomada ... Passa horas olhando para o.mesmo.local.
Meu filho tem 4 anos e gosta muito de numeros e letras, nao sei se é um hiper foco
Meu filho não foi diagnosticado mas ele tem 2 anos e tem muito interesse em ventiladores. Preciso de ajuda.
Professor e qndo o hiper foco é na prática tipo meu filho gosta muito de chapéu e qndo eu tiro ele chora muito e fica procurando tudo qnto é objetos de formas arredondadas é tipo uma obsessão 24 horas por dia
Parabéns pelos vídeos!! Vc tem TEA?
Tenho sim
Eu sou autista tenho 28 anos ao longo da vida tive muitos hoperfocos e agora me achei numa fase sem hiperfoco e parece q a minha vida n tem sentindo
Te entendo
Es cierto porque se aburre
Dr meu filho com três anos tem autismo leve porém deixar de educa_lo jamais sinão vai surgir comportamentos e eu não vou saber o que e autismo e rebeldia.sera se estou fazendo certo?????? acho que estou
Porque tratar? Acho do caramba
To precisando, tem 3 dias que to com um hiperfoco que não me leva a lugar nenhum
Qual é? Estou em Chopin, mais gostei tanto de estudar ele que quero ser pianista 😂
Já foi Outros, eu choro
Meu filho tem 11 anos só fala em dinossauro e eu não sei mais o que fazer😢 faz terapia mais, mais sua sociali é péssima se isola muito e só quer fazer o que gosta😢.
Até qdo está em crise manifesta o comportamento de andar com Dino vindo ba minha direção p me encarar 😢😢😢
Põem ele em atuação, teatro, ensine essas coisas... já que ele gosta de imitar
alguem conseguiu baixar os pdf s dos artigos sem pagar ou ter uma um email institucional?
Meu filho tem hiperfoci em planetas, asteróides e galáxias passa o dia todo falando sobre isso...faz bolinha de papel...e só anda com bolinhas na mão.
É muito cansativo
Meu filho de cinco anos é fissurado por números. Lembro-me que aos cinco anos, eu contava só até 49 e ele, com a mesma idade, conhece números de até quatro dígitos. Ultimamente, ele está apaixonado por marcas de carro.