POSSO ANULAR UMA AÇÃO DE USUCAPIÃO?
Вставка
- Опубліковано 7 січ 2025
- Em algumas situações e por diversos motivos existem ações judiciais que acabam por conceder a usucapião sem que o dono do imóvel tenha ciência da existência do processo e tão pouco fica sabendo que acabou perdendo a sua propriedade, vindo a saber em momento futuro.
Mas para a propositura da ação é necessário que o proprietário registral tenha ciência da existência da ação para que o processo seja válido. A ele deve ter sido oportunizado participar da ação, ser citado para contestar ou se opor.
Quando a ação é decidida sem observar a pesquisa necessária de endereços do proprietário, ela pode acarretar na nulidade da citação e consequentemente reverter a usucapião.
Este é o tema do vídeo e espero ajudá-los com os esclarecimentos.
Vocês me encontrarão também nas redes sociais:
E-mail: Isis.souzaaraujoadv@gmail.com
CanalUA-cam: / seudireitoonline
INSTAGRAM: / isissouzaaraujoadv
Página FACEBOOK: / seudireitoonline786
BLOG: seudireitoonli...
Jusbrasil: isissouzaarauj...
Em Araioses-Ma houve procrastinação por parte da Promotoria de justiça que reclamamos as vendas ilegais e invasão de terras de meu avô onde o Promotor de justiça omitiu- se em entrar com ação de reintegração de posse. Existe fraudes Processuais contra a minha pessoa e litigância de má fé de agentes do TRE Eleitoral de Araioses -Ma.
Parabéns pela explicação.
Simples, direita e efetiva.
Mais pessoas deveriam seguir o seu modo de responder perguntas sem enrrolacão.
Dr boa note gostaria de tira uma dúvida com a Dr entrei com ausocanpiao de e uma pequena terra de 21 mil metros quadrado ja moramos aqui a mais de 30 anos era uma fazenda e foi vendida maioria com 21 mil metros mesmo vendido agenti continuamos aqui nunca apareseu o dono e ninguém pediu pra genti sai encotrarao o dono porq entramos com o proceso de usucapiao ja ta com nove anos o proceso quando famos na prefeitura pra v se tinha aguma pendesia pra c paga tinha e paguemos ai nao costa mais na de debito desa propiedade mais a minha advogada veia a pergunta c timos pagado as dividas da terra dissemos pagamos ai ela pegunto do itr c agente tinha pago dise noa tinha pra paga pediu pra agenti i atras ai descobrimo q o atual dono q esa terra no tava escrito no itr agaro nao conseguimos paga o itr so cosiguimos pagar c o dono fise uma declarasao pra genti jamais ele vai da esa declarasao tem aguma forma de ta pagando ese itr sem t conta com o dono da terra
Boa tarde Dra. Muito obrigada pelo es clarecimento. Tenho um filho que mora na nossa casa desde que se casou pois apesar de estar trabalhando naquele momento não tinha condições de arcar com mais essa despesa. Agradecida.
Parabéns pelas orientações 👏
Parabéns, doutora!
Grande domínio da parte processual civil, inclusive. Não me canso de elogiar.
Excelente o vídeo! Parabéns!!!
Bom dia Dra Ísis!!! Ótimo vídeo. Parece que foi feito para mim. Tava imaginando fazer uma pergunta assim, só que talvez não soubesse como fazer.
Bom Dra Isis.
Como de costume, é sempre de grande valia assistir seus vídeos, os quais, sempre abordam temas de de interesse relevante ao público que os assiste.
Parabéns e obrigado por mais um aprendizado.
Gostei muito .estou em uma situaçao bem complicada a varios anos .quero pedir reintegracao de posse de uma casa de herança , mas tenho medo de perder por conta de ter que pagar o processo
O que houve?
@@Lucas-Justo obrigado .entao em 1994 A tia do meu pai faleceu deixando uma casa pra nos . Mas a casa foi invadida . E entramos na justiça logo no começo Essa tia nao tinha filhos so tinha 2 irmao que logo faceleram
Ficanado 2 subrinhos
1 meu pai e meu tio . Ai advogado nao onseguiu tirar o pessoal de la
E acabou arquivando depois em 2009 entramos novamente na justiça esse outro advogado falou que iria cobrar aluguel dos invasores .assim foi fazendo os inventarios paguei imposto da casa. Terminou os inventarios
O advgado nao cobrou aluguel e nao quis fazer reintegraçao de posse .e disse para gente procurar outro advogado para fazer reintegraçao de posse . E agora quero entrar na justiça novamente .mas tenho medo de perder.
É possível ajuizar a ação através da defensoria pública de sua cidade.
Muito esclarecedor. Parabéns e obrigado.
esse canal é showwww. ja me salvou com duvidas
Eu indico a leitura do livro Usucapião do autor e professor Julio César , referência em usucapião e regularização de imóveis no Brasil. Editora mizuno, obra usucapião
Parabéns pelo trabalho
Eu não fui citada como já moradora da residência.Ele Sabidamente fez de má fé
Usou a advogada
Usou a boa fé da juíza que tramitou deferimento.
Eu deixei a propriedade fechada
Sua entrada era exclusiva por uma cerca de bambum que e divisa .
Eu tenho uma escritura lavrada em cartório.
Água
Luz
Óbito
Todos os documentos necessários para dar entrada no processo de uso capiao.
Porém estava esperando os anos .
E ele na má fé
Entrou com processo sem eu saber .
like like like para Dra Isis.
Em Araioses-Ma alguns anos atrás fizemos a reclamação na Promotoria de justiça de Araioses -Ma e porém, o promotor de justiça não fez nada, foi omisso a reclamação. A Juíza de Araioses -Ma joga sujo para tirar proveito pessoal em benefício próprio ou de outrem e incriminar forjando provas. O Procrastinou em não fazer nada.
Adquiri um imóvel rural em leilão e só descobri que havia usufrutuário no momento da escrituração. Ocorre que algum tempo depois, e eu sem poder usar o imóvel, este usufrutuário veio a falecer e os filhos que receberam a doação e eram nus proprietários não deram a baixa na matrícula do imóvel e eu que não sabia do falecimento deste, só descobri quando veio o cancelamento do usufruto alguns anos após. A pergunta é: Eu passei a ser proprietário pleno com a averbação da extinção na matrícula do imóvel ou com o falecimento do usufrutuário, mesmo que na matrícula estivesse gravada com usufruto? Ainda não completou 10 anos do registro da matrícula, oque faço pra evitar um possível o usucapião destes outros condôminos?
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/YBjyWJqJNZg/v-deo.htmlsi=otIeWe5QNgII1ZbE
muito bom o tema de hoje porque a mim interessa. No meu caso doutora o meu pai deixou um imovel no meu nome e o meu irmão que eu permitir que ele ficasse ocupandoo imovel aproveitou um acdente sofridopor mim e entrou com um processo de usucapião e passou o meu movel nomnome dele. eu não sabia que eu poderia anular esse processo porque o meu irmão frequentava a minha residencia e saba do meun endereço e eu nunca recebi nenhuma comuncação
Boa tarde !! Excelente !
Quando usuário dos seus bens obrigada você a ficar doente colocando dentro do seu corpo algo que os favorece deixando você lento e doente durante 12anos e quando você vai recorrer advinha que quem te protege e exatamente o criminoso????
Parabéns Dra. Excelente explicação. No caso de usucapião de um irmão sobre um imóvel que não está com a matrícula no nome dos pais, mas há uma cessão de Direitos Herditários que não foi registrada, é póssível anular?
Excelente explicação!!! Mais detalhada impossível!!
Bom dia , gratificante assistir seus vídeos, gratidão por mas uma aula 👏👏👏👏👏👏muito importante seu trabalho
foi feito um contrato nao residencial por 2 anos com 2 sócios os quais pagariam o iptu ao término um desistiu eo outro proseguiu assumindo sozinho as normas do contrato so que agora sem contrato paga o iptu mas nao me devolve e certo eu poderia ficar com imposto e fornecer o recibo
Excelente, parabéns pelas explicações, assunto importante.
Tudo muito difícil misericórdia deveria ser segredo a usucapião
Dra , boa noite!
Por gentileza, preciso da sua explicação sobre o caso abaixo:
Em 1995 meu pai e seus irmãos receberam uma terra de herança , que foi dividida entre eles. Em 2003 , meu tio, confrontante do meu pai vendeu sua terra. Em 2015 meu pai foi fazer o CAR da terra, onde foi descoberto que faltava 1 alqueire e meio. Depois de várias tentativas de acordo ( e todas negadas) para colocar a terra no lugar, em 2016 meu pai entrou com o processo de reintegração de terra. Porém o confrontante que comprou do meu tio, entrou com o pedido de usucapiao , alegando que é proprietário da terra desde 2003 , mas meu pai só soube que tinha parte da terra dele no vizinho em 2015. A pergunta é:
Há possibilidades desse vizinho ganhar o processo de usucapiao contra meu pai?
Desde agradeço!
Existe sim essa possibilidade devido ao tempo que seu pai perdeu parte do terreno.
Boa tarde meus pais faleceu já faz 35 anos que venho fazendo enventario do terreno todo este ano pago IPTU e até agora não saiu nada porque quando minha mãe faleceu meu irmão tinha 2certidao de nascimento isto me dar maior dor de cabeça de tanta demora a senhora pode me responder?
Precisaria analisar melhor o caso.
Talvez, o motivo para a demora do inventário seja em decorrência dessa certidão de nascimento duplicada. Eu já tive um caso em que um erro na certidão de nascimento impediu a efetivação de uma sentença. Mas para saber de fato, precisaria analisar melhor esse seu caso.
Comprei um terreno que foi ganho em usucapião, fiz escritura pública, registrei em cartório de registro de imóveis e posteriormente vendi . Agora um escritório de advogados representantes de uma pessoa está me processando, não sei como fazer, tem fazer uma transação de forma mais explícita possível
Deve se informar sobre esse processo.
Mesmo que se anule a ação de usucapião, qual seria o resultado prático?
Se os requisitos estavam presentes no momento da propositura da ação, ou seja, posse mansa, pacífica e lapso temporal, o que mudaria?
Conseguindo-se anular a ação, recupera-se o imóvel.
🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑🛑Dra.
Meu pai casou com uma senhora em união parcial de bens , tiveram uma criança, se separaram a 1 ano, a casa deles valia 300mil, ele no divórcio vendeu a parte dele a ela por 50mil baixo valor, .
Tempo depois meu pai faleceu,. E não deixou nada de bens , para meus irmãos e eu, tem como pedirmos anulidade desse imóvel que ele vendeu a ela por baixo valor, . E colocar em inventário e dividir entre os herdeiros ,...por favor me responda dra.???🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Certamente que poderáo questionar judicialmente essa venda.
Dra por ser in tese, nulidade da citação - via edital - sem as tentativas e buscas anteriores, não daria pra se fazer nos próprios autos, mediante Exceção??
Pode ser suscitada em exceção de pré-executividade.
Doutora no meu bairro sobro um pedaco de bico no fundo da minha casa o dono nao que cercar o imovel e nao que vender pro vizinhos ai fica ali o pedaco parado 275 metros alguns vizinho invadiram dois desses bicos ele tem algum direito perante a lei sabendo que o dono vai processalos
Parabéns pelo vídeo,Dr a. Preciso de uma orientação,moro a 9 anos na casa que era da minha mãe porem o único documento que tem é um contrato de compra venda no nome de uma irmã solteira ela não morava na casa ,mas agora esta junto comigo e minha esposa na casa,ela entrou com pedido de usucapião porem eu minha esposa não fomos nem citados no processo eu temo que ela consiga e depois mandar mos sairmos da casa. eu tenho alguma chance se eu entrar com pedido de usucapião também ou melhor deixar ela ganhar e entrar ou pedir acordo haja visto que i terreno cabe outra casa.
É uma situação que precisa de melhor análise.
Dr. Meu pai, já falecido deixou-nos um imóvel e um terreno. Somos em seis filhos porém meu irmão caçula morava com meu pai no imóvel e com o falecimento do mesmo,ele trocou o imóvel com outra pessoa e vendeu o terreno,sem a anuência dos demais herdeiros. O que fazer para reaver os bens?
Já conseguiu resolver essa situação?
Se o imóvel estiver registrado em nome de seu pai, essa venda poderá ser anulada.
Vai ter de abrir inventário.
Bom dia Doutora! Eu já citei todos os herdeiros mas não pedi a citação dos cônjuges até porque nem sei se são casados ...ainda assim, como como vou citar os cônjuges se sequer sei os nomes deles....são 15 herdeiros em vários estados da federação. Será que posso pedir a citação por edital apenas dos cônjuges?
É possível informando ao juiz que não sabe o paradeiro deles.
Doutor, preciso obrigatoriamente citar o cônjuge dos herdeiros na ação de usucapiao judicial?
Como respondi, é obrigatório. Caso não tenha o endereço poderá pedir a citação por edital.
Dr bom dia,a senhora faleceu e a tutura está com todos documentos e sem fazer a transferência passou o imóvel para meu namorado.
Moramos lá por muitos anos mas por motivos de força maior tivemos que sair para trabalhar em outra cidade.
O vizinho era chegado do meu namorado e falou se podia usar o quintal para plantar sem ter acesso a casinha .
Meu namorado deixou
Ele com tempo entrou na casa
Pegou os iptu pagou .
Não conseguiu colocar água e luz no seu nome .
E entrou com uso capiao
Alegando morar mais de.20 no local
A senhora titular faleceu e..2004.
A tutora ficou dois anos com imóvel
Após vender para meu namorado
Moramos na casinha por alguns anos
E outras pessoas tbm.,
Fechamos a casa
E em.comun acordo o mesmo usava parte do quintal e assim inavadiu a porta da casa pegava os Iptu que o valor venal muito baixo .pagou
E disse que a casa estava abandonada desde que a senhora faleceu
Usou de má fé
Nós enganou
Invadiu a residência fechada
E alegou a advogada dele que nunca niguem morou lá
E ganhou uso capiao em cima de mentira.
Ficamos morand
Deve procurar um advogado de sua localidade para analisar melhor o caso e reivindicar os direitos.
Eu tenho um processo de Usucapião através da defensoria pública, eu tenho um documento instrumento particular de compra e e sessão de direito, registrado no 5° ofício de registro de títulos e documentos, o imóvel foi objeto de uma permuta entre o meu apartamento e a casa objeto do usucapião o processo já ocorre há 5 anos, todos os trâmites foram cumprido , acontece que eu chamei uma irmã pra morar comigo na época ela pagava aluguel, então ela se achou no direito de fazer uma contestação por reconvenção alegando que tem interesse no meu imóvel, gostaria de saber se eu posso pedir a defensoria pública se posso arquivar o processo pra não correr o risco do juiz conceder a ela também a posse do imóvel, tenho dois filhos que são os herdeiros do referindo imóvel
Boa tarde dr isis,, Dr estou entrando com usucapião de uma propriedade que esta em posso nossa a mais de 45 anos,poren a matrícula esta em nome do antigo dono falecido,pois meus avós tbm falecidos não registraram na epoca,agora so tenho endereço só de um dos filhos do antigo dono os outros 7 filhos ja faleceram e não tenho certidão de obtos dele,e nen sei onde moram.o que fazer agora ? So um endereço serve ?
Indique o endereço, se não forem encontrados peça no processo que sejam citados por edital.
Ótima explicação doutora, obrigado.
Estava realmente precisando dessa orientação.
Doutora a filha do meu marido do primeiro casamento, se aproveitou que nós não tinha condições de fazer a escritura da nossa única casa financiada pela prefeitura, ela foi escondido e fez a escritura no nome dela sendo que a casa é no meu nome e no nome do meu marido, estarmos correndo atrás de tudo com uma advogada, temos uma audiência marcada pra dia 3 de agosto com mais duas testemunhas a nosso favor, todos os documentos que temos sobre a casa des do inicio quando começamos a morar nela foi tudo entregue para nossa advogada que nos defende, já moramos na mesma casa à 27 anos temos um filho de 27 anos, a casa foi quitada faz uns 4 anos agente já estava se programando pra fazer a escritura mas aconteceu tudo isso, meu parido é viúvo da primeira mulher ele já é de idade tem 65 anos e não temos pra onde ir e nem condições de pagar aluguel, doutora será que vamos ganhar essa csusa ? Me responde por favor? estamos muito preocupados 😔
Bom tarde Doutora .
Por favor me responda...
O meu pai comprou um sítio propriedade rural e emprestou para a ex mulher do meu irmão com três filhos dela os netos legítimos do meu pai morar .
Ela está morando lá a nove anos e entrou na justiça para fazer o usucapião na primeira audiência o juiz deu a posse para ela
O meu pai recorreu à 4 meses e
agora ela esta falando que esta preste a tirar a escritura é possível isso ela conseguir tirar a escritura mesmo que meu pai recorreu.
Infelizmente o meu pai só tem o recibo do imóvel quando ele ficou sabendo da má intenção dela ele foi tirar a estrutura e ela impediu com uma ação.
Me ajude por favor o meu pai esta sofrendo muito foi parar no hospital esta doente com toda essa situação
Ele comprou esse sítio com muito
sacrifício e emprestou para ela quando ela se separou do meu para ajudá-la em um momento difícil e agora ela esta causando muito sofrimento em toda família.
Me ajuda por favor
Desde já agradeço.
Boa tarde!! Dra Mora a 18 anos na cs de minha mãe falecida ,tenho como pegar o usocapiao?
Tem mais herdeiros?
@@Coxinha391 sim!
5 irmãos,,
É possível. Contudo, outros fatores devem ser ananlisados por um advogado de sua localidade ou defensor público.
Esses 18 anos que você morou nessa casa, você morou com ela (enquanto viva) ou sozinha (após seu falecimento)?
Dra.pode uma filha que foi criada por uma família, só que não foi registrada como Filha, foi registrada pelo os pais biológicos.
Agora apois a mãe adotiva ficar viúva, que já tem 90 anos,
Essa Filha aparece com um registro no nome da mãe adotiva isso é legal?
Deve procurar um advogado ou defensor público de sua cidade para analisar esse documento.
Boa tarde Dra, tenho uma pergunta sobre uma questão que ocorreu com o imóvel comprado numa área rural não legalizada a época. Uma pessoa comprou na mesma época uma fração de terra na mesma área que nós, só que quando ela foi fechar a área da chácara dela, já havia sido fechada por outra pessoa. O que ela fez, entrou na justiça a época contra o vendedor e este simplesmente sumiu, restando ao juiz nomear advogado pra ele. O advogado nomeado na época, pediu para o juiz chamar ao processo os demais compradores, só que não foram nenhum intimados e o processo seguiu, tendo o juiz penhorado toda a área de terra que supostamente seria do vendedor, ou seja, todas as chácaras vendidas inclusive a minha, sendo que na época a compradora anexou no processo a planta das chácaras, sendo que cada uma tem o nome dos compradores. Como a área de terra não era legalizada o juiz penhorou todas e mandou a autora da ação tomar posse de tudo. Detalhe ela sabia de todos os compradores. Só ficamos sabendo dessa ação o ano passado quando a prefeitura intimou todos os donos de que não podiam fazer nada nas chácaras por ordem judicial. Essa ação tem mais de 10 anos . O que nós como donos destas chácaras podemos fazer ? Podemos entrar com alguma ação para reverter isso? Obrigada
O caso é complexo e precisaria de uma análise mais detalhada de todo o processo.
Bom dia Dra! Obrigada pela resposta. Poderia entrar com uma ação de levantamento de penhora da minha chácara ou não seria possível ? Obrigada
Bom dia Dra , dei entrada para uso campião minha propriedade , até tudo bem .
Dei entrada na prefeitura pra pedir regularisação me pediram a matrícula , mas o terreno tava em outro município .
Com emancipação hj faz parte onde estou .
Fiz pedido de transferência via cartório já faz 3 meses .
Quantos tempos leva pra que eu tenha o registro da matrícula .
Obrigado , parabéns pelo seu trabalho .
É difícil prever. Depende da complexidade de cada caso.
Meu avô morreu tá com 20 anos deixou uma propriedade e não foi partida tem 11 herdeiro só um tá usfluindo dá propriedade ele pode quando for partida ele pode pegar indenização ao outros herdeiros ?
Já postei um vídeo sobre o tema e deixo o link abaixo:
ua-cam.com/video/Z6Cb5ectPcA/v-deo.html
Por precaução, seria prudente realizar o inventário. Esse herdeiro, a depender do caso, poderá realizar usucapião desse imóvel se utilizá-lo por muitos anos.
Meu irmão fez usucapião da casa da minha mãe com ela e com
Doutorado posso entrar com uso capiao na residência do meu pai cuido dele sozinho e meus 2 irmão não me ajuda em nada cuido deles desde 2015
A ação de usucapião só poderia ser proposta se exercesse a posse do bem com exclusivdade. Uma vez que a casa é de seu pai e ele mora nela, não é possível.
Boa tarde, quando o autor tem conhecimento do endereço do réu mas coloca no processo o endereço errado propositalmente, isto pode anular o usucapião?
O proprietário do imóvel poderá contestar a ação, não anulá-la.
Uso capeao de nucleo se pode fazer engavetado ou alguem pode reverter isso sem o proprietario sabem
Boa tarde. Sei que estamos a falar de dois código diferente. O Brasileiro e o Português. Mas no meu caso aconteceu o seguinte: minha senhoria perdeu para outro inquilino uma fracção de terreno, onde eu tenho construído dois anexos e uma pequena horta. Acontece que o novo proprietário quer a horta com todos as culturas existente (árvores de fruito entre outros) e os meus anexos. Será isso possivel. Que poderei fazer nesta situação. A sua ajuda ainda que estejamos em face de códigos diferentes seria muito bem recebida Um muito e muito obrigado pela a atenção que lhe possa merecer esta minha questão.
O prazo para a invocação deste direito varia de acordo com o tipo de bem a que se refere. Infelizmente não poderei ajudá-lo uma vez que não tenho conhecimento sobre o tema na legislação Portuguesa.
Dra. Dei entrada no usucapião extraordinário, A juíza pediu documentos que comprove que não podemos pagar o processo ja entreguei, e depois dai está escrito, concluso, concluso, concluso, com datas diferente o que quer dizer isso? Dei entrada pelo forum com defensor público.
Significa que o processo está com a juíza para decisão.
@@SEUDIREITOonline obrigada por me responder.☺️❤️
amiga, até qual valor consegue gratuidade nesse processo que vc entrou, por gentileza???
@@B.E.H. Na verdade não sei, ele avalia sua condição financeira, quando a juíza pediu comprovante que não podemos paga o processo eu e meu marido estava desempregado, aí ficou gratuito.
@@B.E.H. A pessoa paga tantos por cento o valor do imóvel, mas se você prova que não tem condições de paga fica gratuita.
Meu nome é Marilene de campo grande mato grosso do Sul a gente consegue requerer um imóvel que que a outra já ganhou no uso campeão e
Depende. O caso deve ser analisado. Como esclareço no vídeo deve-se verificar se houve algum ato que acarrete a nulidade, como por exemplo falta de citação do proprietário do imóvel.
Gostaria saber usucapião
Ê válido dias de hoje???
Boa noite Dra gostaria de saber se eu posso pegar um dinheiro no banco dando como garantia um imóvel no qual eu sou meeira!
Não.
@@SEUDIREITOonline obrigada!
Tenho um terreno de 1381 mt c escritura registrado documentado uma pessoa entrou c uso capeao pode isso ta em processo pode isso dr.
Posso perde o terreno dra sera possivel registrada a escritura tudo ok não entendo a lei tem dono o imovel a pessoa entra c uso campeao e toma conta
Essa pessoa que ajuizou a ação de usucapião residia, ou utilizava, esse terreno?
@@Lucas-Justo vivo situação parecida Lucas ! 25 anos morando em um imóvel mas ele é legalizado, sogro doou para eu e meu esposo, só que meu esposo saiu de casa ah 4 anos, e a 1 ano meu sogro faleceu... Agora a família quer me tirar daqui, entraram com reintegração de posse .... Sofrido demais essa situação viu. Moro com meus dois filhos, são maiores de idade... Agradeço !!
Se a ação ainda estiver tramitando, deve contestá-la através de um advogado. Se já foi finalizada poderá pedir a anulação pelos motivos exposto no vídeo.
@@malluucardoso em uma prévia análise das informações que você passou, me parece possível, contestar a ação de reintegração de posse com a exceção de usucapião. A depender das circunstâncias e de demais informações, poderá a sentença, se favorável a você, ser utilizada para meio de registro, tornando você, a proprietária.
BOM DIA Dra isis!!! Somos 12 irmãos e uma irmã pegou todos os nossos documentos falando que ia fazer usucapião do imóvel deixado pelo meu pai há 12 anos e agora a gente estamos desconfiada que ela está colocando só no nome dela o que fazer? Pois ela se apoderou de todos os documentos e até do imóvel e não cede aos demais herdeiros me ajude me esclarecendo o que posso fazer por favor.obs meu pai é falecido há 12 anos a minha mãe tem 94 e tem documento do médicos de que ela não tem mais condições de responder por estado de doença de alzheimer e Parkinson
Quem que reside neste imóvel deixado pelo seu pai? Sua mãe, algum de seus irmãos?
@@Lucas-Justo Boa tarde hoje quem mora neste imóvel é minha mãe que tem 94 anos e uma irmã minha que cuida dela às 7 meses mas está nos criando muito problema e estamos desconfiado que ela está movendo alguma ação para requerer a casa já que meu pai morreu há 12 anos e já tentamos fazer inventário e ela não quis já tentamos fazer uso campeão e ela não aceitou E agora colocou um advogado mas ele não esclarece muita coisa para os demais irmão obrigada desde já por ler o meu pedido de ajuda
@@mariaseverina5031 havendo suspeitas de má fé por parte de algum herdeiro, o correto seria realizar o inventário, ainda que na forma litigiosa (quando não há consenso entre os herdeiros). Acho improvável que essa irmã realize uma ação de usucapião em nome próprio, pois, em uma análise prévia, ela não teria os requisitos para isso.
@@Lucas-Justo muito obrigado Sr Lucas
@@mariaseverina5031 Disponha! Caso necessite de informações mais precisas, podemos conversar no privado.
Dra, meus avós faleceram e não foi feito o inventário.
Os filhos faleceram e uma das esposas está viva e mora no imóvel.
Ao tentar acordo para ocupar parte do imóvel, minha tia e outros, colocaram todos para fora com ameaças, dizendo que seria dona do imóvel, já que sempre morou em parte dele.
Não sei se ouve a proposição de uso capiao, mas também não temos como fazer inventário.
Como começar a fazer os procedimentos?
Obrigada!
Boa noite Dr. Tudo bem ?
Estou ajuizando um usucapiao, de um imóvel que era do meu pai que faleceu e ele não tem escritura . Moro nele a mais de 12 anos sem ninguém me tirar dele. Porém tenho 1 irmão falecido que deixou 1 filho menor. Será que consigo mesmo assim ganhar a causa ? Me ajuda por favor adoro seus vídeos..
Obrigado
Faz 12 anos que você reside neste imóvel sozinha, ou seja, sem o seu pai? Caso sim, você terá direito.
Agora, se o seu pai residia com você até a pouco tempo, 50% do imóvel pertencerá a ele (espólio da herança), e os outros 50% pertencerá a você, neste caso, metade do imóvel seria objeto de herança, precisando, em tese, de inventário ou alvará judicial, a depender de cada caso.
Se exerce a posse com exclusividade, sem interrupção e pelo prazo de 12 anos, poderá conseguir a titularidade do imóvel através de usucapião.
Boa tarde Dr! Doutora Os meus pais faleceram e deixaram um imóvel e o meu irmão perdeu o contrato de compra e venda da casa e não achei o registro desse imóvel em nenhum cartório, mas estou com um grande problema um estelionatário conseguiu colocar o nome dele no imposto da casa e temo ele conseguir usucapião e automaticamente perdermos o imóvel que é uma herança que meus pais deixaram que lutaram tanto pra ter😭. Doutora vc pode me orientar de alguma forma? Desde já agradeço 🙌🏻🙌🏻
Estranha a situação de um terceiro constar no imposto da prefeitura. Contudo, caso possa comprovar o tempo de posse poderá obter a titularidade do imóvel através de usucapião.
Compre materiais de construção e mande entregar no seu endereço, quem fizer reforma então mande fazer declaração em cartório de que reformou o imóvel, compre eletrodomésticos no seu nome, coloque conta de energia, Internet, água no seu nome , peça declaração dos vizinhos do tempo que você mora e mande reconhecer a assinatura em cartório....Consulte um escritório especializado em direito imobiliário ...Eu acho quase impossível um estelionatario conseguir o usocapiao apenas porque o IPTU está no nome dele sem o mesmo ter a posse efetiva....Mas fácil o proprietário que consta na matrícula do imóvel....
Consulte um escritório especializado em direito imobiliário., pois são vários detalhes a serem analisados ...Cuidado com advogados que não tem conhecimento teórico e prático de direito imobiliário e que não são honestos...
Olá ,Dra por favor preciso de uma orientação Tem umas fazendinhas de 20 mil metros quadrados cada a venda em vitória da conquista Mais não tem escrituras só tem um documentos que o vendedor fala no áudio que me mandou Por eu não enteder gostaria por favor que me desse uma orientação! Por favor
Deve verificar a situação registral do terremo antes de adquirí-lo. Deve inclusive ir na localidade para ver o imóvel e melhor se informar.
Na teoria é bonito.
Na prática é outra coisa, juiz faz o que quer. No caso de usucapião extraordinária, que não exige nada, mas apenas a posse, é perda de tempo.
Concordo plenamente.E quando achamos pessoas de má fé como foi no meu caso a justiça da causa ganha aos safados .Lei do Brasil né.
Descobrir que meu pai, o sobrinho fez todo o sepultamento do meu pai, na hora de declarar colocou que não tinha filhos, ele não nos avisou sobre a morte do meu pai, e ficou cuidando da chácara como de nada tivesse acontecido, faz 7 anos esse acontecimento, ele mentiu no atestado de óbito, e agora o que falo ?
Como filho, deve ajuizar ação de inventário para transferir o bem ou bens para você. Enquanto isso poderá pedir a desoupação do imóvel através de ação de imissão de posse e cobrança aluguel até que saia.
Procure urgentemente um escritório especializado em direito imobiliário e família e sucessões caso contrário poderá perder o bem
E quando o imóvel está em inventário.
Quando ajuizar ação DECLARATÓRIO DE NULIDADE deve informar no processo de inventário que está sendo questionada a posse do imóvel inventariado.
@@SEUDIREITOonline Boa tarde Dr. estou em uma situação difícil , tenha uma casa , no final do meu relacionamento essa casa está sem terminar , eu fiz o acabamento sozinha ,e depois disso o meu ex entrou pra dentro , com os meus filhos as 2 menina são casadas já só o meu filho de 12 anos está na casa com ele , os meus filhos ficaram um tempo com a mãe dele até eu terminar a casa para mim ir cuidar das crianças , só que quando ele viu a casa pronta ele entrou e agora não quer nem comprar minha parte nem vender a dele o que eu faço me ajuda por favor 🙏 mas uma coisa essa casa está localizada no terreno do meu pai , já e
@@Motivacional79 Se o terreno é do seu pai, ele poderá pedir que seu companheiro desocupe o imóvel e pague a ele metade do valor gasto com a construção.
Boa tarde doutora ..morei e trabalhei 8 anos ininterruptos em um local rural tenho até cnpj .a terra estava em leilão por dividas do ex dono com as empresas que forneciam petróleo. Era um ex posto de gasolina.
Veio um fazendeiro "poderoso"que mentiu que tinha comprado e nos espulsou por medo fomos embora
Agora ele morreu e o lugar esta abandonado mas ele não chegou a apossar.isso foi em julho de 2019 teriamos algum direito ?pensamos em procurar mas queria saber primeiro por favor doutora todos dizem que sim mas só quem sabe seria um advogado.Poderia tirar essa duvida dessa possibilidade
Precisaria analisar melhor o caso para responder de forma adequada.
@@SEUDIREITOonline a senhora atende on line?com remuneração é claro!
@@brunagomesdefreitas8823 De fato, precisaria de uma melhor análise dos fatos e dos documentos que você tem em posse. Mas é possível que haja sim uma solução.
@@Lucas-Justo obrigado
@@brunagomesdefreitas8823 Disponha! Caso necessite de informações mais precisas, podemos conversar no privado.
Como faço para tirar uma dúvida com a doutora?
Um homem morava de aluguel na casa do meu falecido avô, quando ele faleceu o cara deu usucapião e tomou a casa. Tem como recuperar ainda??
Tem que consultar um escritório especializado em direito imobiliário para analisar o processo todinho para perceber senão ocorreu nenhuma falha...Se tiver falha poderá ser anulado...
Excelente explicação!
Olá boa noite, sou Daniel Gonçalves estou muito feliz pela informação quero agradecer pela informação fundamental nesse assunto muito importante, obrigado por tudo ❤❤
Doutora ! sei que não é o tema do vídeo, mais estou fazendo um acordo com meu irmão, e o valor gira em torno de 500 mil , a minha pergunta é. TEM AGUM JEITO DE EU MI LIVRAR DO IMPOSTO, EU SOU PESSOA FISICA E ASALARIADO, ESSE DINHEIRO PODE MUDAR MINHA VIDA. POR FAVOR A SENHORA PODERIA MI AJUDAR ?????
Não compreendi sua pergunta.
A Senhora é maravilhosa!muito inteligente!
Olá Dra tudo bem?
Minha sogra faleceu à 7 meses, deixou um imóvel o qual não foi feito inventário ainda
Duas filhas ficaram como herdeiras, Minha esposa e minha cunhada.
Minha cunhada mora na casa, ela pode ter direito requerer usocapião, e querer ficar com os direitos da irmã?
Seria um usucapião extraordinária. Porém creio que isso é com 15 anos depois que a mãe faleceu.
top
Bom dia Dra Ísis. Ótimo final de semana 💜💜
Explicação maravilhosa
Like 👍 👍 👍
Excelente❗
Gostaria do seu contato para que possamos conversar tenho interesse no caso em palta
Entre em contato através do e-mail que está nollink abaixo do vídeo.