Bacana demais cara. Só tô tentando entender esse circuito rs (talves essa seja o motivo do exercício não pedir para resolver tudo). (spoiler abaixo, se vc ainda não resolveu, não leia ainda). Mas sendo teimoso e resolvendo tudo, vê-se que, basicamente, a fonte que dita a corrente tem uma tensão de 6V, mas a tal fonte controlada (que eu ainda não entendí exatamente o que é) , tem 18V . Basicamente o resistor v1 recebe a tensão , a corrente e dissipa a potência dessa fonte (18W), e o resistor v2 (o de 6ohms) recebe a tensão, a corrente e dissipa a potência da fonte controlada (54W). Mas eu também gosto de ler os comentários, e ví que você explicou que , na verdade, essa fonte controlada não gera energia no circuito !! (Olha meu cérebro espalhado no chão denovo kkkkk). Imagino que isso se esclareça ao longo do curso (a propósito, que didática, ela faz a gente querer aprender mais, parabéns pela didática) mas se o que você explicou sobre a "verdade da fonte controlada" é o fato, então de onde vem essa tensão de 18V e essa potência de 54W ? Grato demais por compartilhar conteúdo construtivo e de qualidade. Paz.
Olá José Carlos, beleza? -5V apontando pra um sentido é igual a +5V apontando pro sentido inverso. Quando é assim, eu gosto de inverter o sentido da fonte (trocar a polaridade dela) para fazer o sinal (-) virar (+) na frente do 5V. Feito isso, basta aplicar o raciocínio utilizado no vídeo. Valeuu!!
E eu que pensei que nunca ia gostar de Circuitos... Huashuahsua... Gui, as fontes controladas podem ser fontes de tensão? se sim, se a fonte ideal for menor que a controlada a que vai gerar corrente é a controlada?
Excelente pergunta! Uma fonte controlada é convencionada como gerador ativo, porém ela NUNCA gera energia! Ela pode ser uma fonte de tensão sim, mas o valor da tensão é controlado por outro parâmetro do circuito. A fonte controlada NÃO gera energia no circuito, então nunca vamos poder comparar uma fonte controlada com uma fonte independente, sacou? Ah, e que bom que eu fiz vc gostar um pouco mais de circuitos!!! Abração e bons estudos!!
Maratonando pela segunda vez. Pena que o professor deixou de publicar vídeos. As aulas eram/são divinas.
Perefeito, porque não sabia desse canal antes, vou compartilhar com todos na minha faculdade e que eles compartilhe com outras pessoas também...
Valeu Rogério! Obrigado por compartilhar!!!!
Aula sensacional, esta me ajudando muito
É isso aí, Vinicius, a intenção é ajudar!!
vlw, obrigado pelas aulas.
Tamo junto!
Abraços
Bacana demais cara. Só tô tentando entender esse circuito rs (talves essa seja o motivo do exercício não pedir para resolver tudo).
(spoiler abaixo, se vc ainda não resolveu, não leia ainda).
Mas sendo teimoso e resolvendo tudo, vê-se que, basicamente, a fonte que dita a corrente tem uma tensão de 6V, mas a tal fonte controlada (que eu ainda não entendí exatamente o que é) , tem 18V . Basicamente o resistor v1 recebe a tensão , a corrente e dissipa a potência dessa fonte (18W), e o resistor v2 (o de 6ohms) recebe a tensão, a corrente e dissipa a potência da fonte controlada (54W). Mas eu também gosto de ler os comentários, e ví que você explicou que , na verdade, essa fonte controlada não gera energia no circuito !! (Olha meu cérebro espalhado no chão denovo kkkkk). Imagino que isso se esclareça ao longo do curso (a propósito, que didática, ela faz a gente querer aprender mais, parabéns pela didática) mas se o que você explicou sobre a "verdade da fonte controlada" é o fato, então de onde vem essa tensão de 18V e essa potência de 54W ?
Grato demais por compartilhar conteúdo construtivo e de qualidade.
Paz.
muito bom os conteudos de seus videos. ajudando muito em circuitos 1.
Isso aeeee bro!!!
Tmj
Meus parabéns! Suas aulas estão me ajudando muito na disciplina de Circuitos 1. Obrigado!
Valeuu!
Mas a ideia é essa mesmo!!!!
Sucesso aí na disciplina!!!
Estou divulgando suas aulas no curso técnico em eletrotécnica!
Valeuuu meu amigo!!! Muito obrigado por divulgar meu trabalho!!
Tamo junto!!!!
👍
Toooooooooop
entendi nada mais é isso ai, tamo junto
Eu igonrei a fonte controlada, fiz a soma + - dos resistores, deixei em equivalencia, achei o valor do v1 e multipiquei, resultado igual, confere?
Professor saudações. Tenho uma dúvida . Como fica a aplicação de LKT se uma fonte tiver valor negativo, tipo -5V.
Olá José Carlos, beleza?
-5V apontando pra um sentido é igual a +5V apontando pro sentido inverso.
Quando é assim, eu gosto de inverter o sentido da fonte (trocar a polaridade dela) para fazer o sinal (-) virar (+) na frente do 5V.
Feito isso, basta aplicar o raciocínio utilizado no vídeo.
Valeuu!!
Por que no resistor de 6 ohs fica -6i?
A corrente i esta entrando pelo negativo.
E eu que pensei que nunca ia gostar de Circuitos... Huashuahsua... Gui, as fontes controladas podem ser fontes de tensão? se sim, se a fonte ideal for menor que a controlada a que vai gerar corrente é a controlada?
Excelente pergunta!
Uma fonte controlada é convencionada como gerador ativo, porém ela NUNCA gera energia!
Ela pode ser uma fonte de tensão sim, mas o valor da tensão é controlado por outro parâmetro do circuito.
A fonte controlada NÃO gera energia no circuito, então nunca vamos poder comparar uma fonte controlada com uma fonte independente, sacou?
Ah, e que bom que eu fiz vc gostar um pouco mais de circuitos!!!
Abração e bons estudos!!
@@EngenheiroCripto E tem como não entender? Rsrsr
Faz todo sentido!
Muito obrigado!
@@daltonchivambo9212
É nóis parceiro!
Fico feliz que tenha curtido o conteúdo!
Sucesso nos estudos!
Abração