Linda canção. Dá para sentir uma influência celta e ibérica no arranjo, bem típico na música do norte. Muito bom que haja coisas assim no youtube!!! Saudações brasileiras aos portuguses e aos galegos. Somos povos irmãos.
O verdadeiro país, a nação com as mais milenares tradiçoens, os laços mais singulares e mais vincados. Esqueçam Portugal e a Espanha; façam uma viagem da Corunha a Coimbra, pelo interior, a falar coas gentes. Compreenderão o sentido desta música!
Que bela descoberta. Vale mais tarde do que nunca. Era tipo de musica que portugueses deveriam exigir nos programas televisivos de domingo à tarde. Este tipo de música honra dignifica e glorifica os nossos antepassados, os nossos avós, a nossa cultura, a nossa identidade. Um povo que esquece de onde veio, não sabe para onde vai.
talvez muita merda de peideiros que nao sabem o que sao alguns ate se julgam que sao irlandeses, celtas coitadinhos chorando pra ter uma identidade , contentaivos com a que tendes de espanhois pois foi essa que os vossos antepassados morreram lutando espanholitos pequenitos
SOU GALEGO E CELTIBERO, NÃO ME DESGOSTAS, E TAMBÉM TE QUERO, LÍNGUA DOS MEUS AVÓS, TERRA DE CELTIBEROS, MARAVILHOSO VIDEO!!!!!! MEMÓRIA ACTIVA, ALMA DA NOSSA TERRA,,,,🍀🦋🌺🦋🌼🦋💚💚💚💛💛💖💖💖
Metade da minha família, a materna, é nortenha, a outra metade Lisboeta. Nasci e vivi sempre em Lisboa e apesar de admirar essa ancestralidade celta que a tantos se vem revelado ultimamente, sou incapaz de "renegar o moiro escuro". Afinal de contas sou um, e nada me enche mais os olhos que um Portugal uno de Trás-os-Montes ao Algarve e da Estremadura até à Beira.
O melhor comentário. Todos renegam a ascendência moura porque querem ser "brancos" à força. Se cá estiveram 7 séculos como é que não deixaram vestígios? A palavra oxalá deriva do inshallah, por exemplo.
Quanto mais misturada, mais rica será a cultura de um país. A beleza da cultura Ibérica está na diversidade, na diferença, na multiplicidade de identidades culturais: celtibérica, fenícia, latina, moura... no passado; portuguesa, galega, catalã, valenciana, basca, andaluz e castelhana no presente. Lusitanos e Espanhóis têm muito do que se orgulhar no seu passado e em seu presente.
Música muito bonita e interessante. Fala sobre o povo galego como sendo um só, o que realmente são, tanto os da atual Galiza como os do norte de Portugal. Um forte abraço a todos vocês, meus irmãos galegos.
Sou do Norte, orgulhoso da minha nacionalidade portuguesa e sinto-me galaico (ou galego para quem preferir). A diferença entre o resto de Espanha e resto de Portugal, é que o resto do pais foi conquistado pelo norte, entao pelos galegos ou galaico-portugueses. A cultura sul norte pode ser diferente mas de norte a sul cada português sente-se em casa. Na conquista de uma reapropriaçao cultural nao se pode por de lado a Lusitânia. Como o Norte esta ligado à Galiza também esta com o sul.
É fraco para qualquer pessoa que tenho no mínimo dois dedos de testa... Mais uma vez te agradeço por nos teres iluminado com a tua sabedoria. Não sei o que seria de nós sem ti, para nos mostrares o caminho...
Iso serve tamen para os astures e mesmo para os cántabros... A cuestión é que ate Coimbra, Portugal foi galega, e ca cultura popular do norte de Portugal e mais da Galiza é semellante, porque durante milenios fomos un mesmo pobo.
@@ricoandra3311 nao sejas parvo mano. Ceive5ever esta a falar na lingua galega. A lingua irmá no portugês. Voces nao saben que no Medievo Galiza e Portugal formaban un mesmo Reino? por iso nossa lingua é tao semelhante
@@brunoalvarez4150 quem é que esta a ser parvo? Eu sei muito bem de isso. Eu sou do Minho e a minha mulher é de Vigo. Eu não disse nada sobre o comentario do Ceive4ever. Lé melhor para quem foi o meu comentario.
@@ricoandra3311 meu deus do ceu! disculpa! interpretei dun xeito totalmente errado o teu comentario. Achei que estabas a defender o comentario do Daniel grilo. Disculpa de verdade
Eu, como galego, considero os portugueses uma nação à parte da galega. Embora isto não impede que a nossa língua seja a mesma e que haja inúmeras semelhanças entre o Norte de Portugal (a galécia bracarense) e a Galiza actual (a galécia lucense), e algumas diferenças que fazem o intercambio mais interessante. Respeito o desejo dos portugueses de ficar sendo portugueses, ainda que sejam, para mim, galegos de honra. Feitos da mesma matéria, trabalhados por diferente mão.
Pedro Montoto García Eu li o que você escreveu, eu só queria sua resposta diante do meu comentário :), alias você não fica triste pelo fato da Galiza ser um estado da Espanha e não ser uma nação indepedente!
Lucas Pereira Não fez comentario algum sobre a situação política da Galiza. No entanto, é inegável que a Galiza é uma nação seja ou não um estado independente.
Pedro Montoto García, cuidado com o esse Lucas, ele não é Português, é brasileiro, normal fazer comentários ofensivos e sem coerência, "Cultura" deles.
Excelente documentário. O revelar de verdades que o sistema educativo de unicidade centralista português que nos quis convencer que somos todos Lusitanos. Não queremos outro País, outro Estado, mas um País regionalizado, que respeite a etnicidade das suas regiões ancestrais: Gallaecia até ao Mondego; Lusitânia no centro/sul; Algarve (Al Garb). Pela verdadeira Unidade destas regiões, mais Açores e Madeira. A alma da “Naçom” está no Norte, Guimarães foi sua capital inicial. Nunca daqui devia ter saído. Os galegos não são espanhóis, no sentido de castelhanos, são os nossos irmãos da Gallaecia do Norte, nós da Gallaecia do sul ou Gallaecia Growia.
Já muito antes de Guimarães ser edificada pelos condes de Portucale, Bracara era a capital ancestral dos Bracari, maior tribo da Galécia, já depois aquando a conquista romana Bracara Augusta se tornou a capital da provincia da Gallaecia, e depois a quando a conquista dos Suevos e finalmente dado por estes o nome actual de Braga, retornou a ser Capital do Reino Suevo. Guimarães foi edificado depois na idade medieval e nunca foi bem capital de uma nação pois portugal era um condado não era independente. Pode-se dizer que Guimarães era a terra do Conde e logo a sede do poder executivo de Portucale, mas o poderio economico e populacional estava centrado no Porto. Quando se dá a declaração de independência do condado Portucalense por D.Afonso o Conquistador e a consequente incorporação do condado de Coimbra neste novo pais, a capital declarada é Coimbra, a maior cidade do novo Reino. Lisboa é declarada capital apenas no século XIII, mais de dois seculos após a formação da nação.
Galegos do norde e do sul somos irmaus separados no berzo, e cheos de ledicia imos atoparnos e choraremos polo tempo que tivemos sin mirarnos e pola nossa mai. Non somos nin castelans nin lusos!!! Braga ja foi capial da Galiza!!!
galeguia: PARABÉNS PAULO BRAGANÇA!!!!! PORTUGAL!!!comaMOR, Com HISTÓRIA e CULTURA EU , SOU PORTUGUESA!!!! porque Havia de Sentir Vergonha? Sinto Muita Vaidade!!!!! Está Boa Molho Escuro te Arrenego. Mourada lá longe ORGULHO Das TRADIÇÕES MILENARES de PORTUGAL!!! HEREANÇA de NOSSOS ANTEPASSADOS!!! BISAVÓS!! AVÓS!! e PAIS ORGULHO no NAVEGADORES!! DESCOBRIMENTOS PORUGUESES!!! da Cidade de ChavesPORTUGUESAcomORGULHOdaPÁTRIA!!! AMADA
A canção está em português, o cantor é português, o ritmo é típico de Trás-os-Montes e o tema da letra é o patrimônio comum entre o Norte de Portugal e a Galiza. Não vejo aí nada de "espanhol", se com isto queres dizer 'castelhano'.
@@danythrinbell1596 castelhanos pelo que vejo estão na Galiza e sabes as realidades do dia a dia por cá espanhois e galegos no norte a sul mouros e africanos, mas é esta rivalidade que formamos exte cantinho na Europa e existe muitos a reclamar da nossa maneira de ser do que fomos mas não se esforçam para nada só criticam,que emigrem para o paraíso deles ou sonhado por eles,este já cá estava e e dos luso-galaicos
@@DavidPereira-ot2xi nao me digas a que raca eu pertenco porque sei bem quantos milhares de anos meus antepassados habitaram essas terras nasci no norte vivi no norte mas nao sou galego quando os galegos chegaram eu ja ai estava a milhares de anos a lusitania sempre foi lusitania nao interessa quantas vezes lhe mudaram o nome suas fronteiras ou ate algum de seu povo somos sempre aqueles lusitanos
Galiza e Norte de Portugal são de facto a mesma nação! Mas pouco está a sêr feito para alicerçar essa realidade, ex. na tv. Portuguesa não ouço nenhum apresentador/a a falar à Norte e na tv. Da Galiza mais parecem castelhanos do que Galegos!
Parabéns por este vídeo e pelos restantes. Gosto muito deste tema do Paulo Bragança, grande fadista igualmente. Quanto aos Galegos, não se pode falar de Lisboa e ignorá-los; são parte da nossa tradição gastronómica e não só... Abraço fadista para a Galiza OP
@@consola1959 muchos de los apellidos gallegos fueron castellanizados, los dueños de Estrella Galicia, son hermanos Rivera procedentes de A Coruña...podría ser este uno de tantos casos
O facto de sermos galegos, QUE O SOMOS ATÉ AO DOURO, não implica independência ou qualquer atentado ao estado português. Somos galegos porque é essa a nossa herança, ninguém fala em independência.
Laços indestrutíveis, aqueles que nos ligam, como "Nação" orgânica ao povo da Galiza, com quem teremos de nos entender em matéria de desenvolvimento do Norte de Portugal ...
tem graca os galegos espanioles sao os que tem mais sangre africano no culo e chamam moiro aos outros ha ha ha quem o diz e um puro nortenho lusitano ha ha ha
@portucalae iso é certo, espero algúm día que o galego volte juntarse com o portugues, aportando também a súa variante. Ja ha algúns avanços nese aspeito. Ha pouco muitas palavras exclusivamente galegas forom incorporadas á academía portuguesa, e eu creio que com tempo tudo se ha ver, esperemos que assim seja. Saudaçoes!
Tens toda a razao e coido que é importante espalhar esta ideia no Estado Espanhol seja como seja. Eu sou galego afincado na Catalunha por mor dos estudos, estudo línguas e todos os meus companheiros acham moito interessante que o galego e o português sejam a mesma língua. Isso sim, Catalunha nao é Madri!
Henry and Sunny, a curta metragem protagonizada por Paulo Bragança, encontra-se em fase de submissão a vários festivais em Portugal. O trailer, uma entrevista com Paulo Bragança e outros materiais podem ser acedidos no site português do filme(substituir ponto e barra pelos símbolos, o youtube não permite links): bit|ponto|ly|barra|c4Awby
Moçarabes consideráveis, pelos padrões da população da época no ocidente, calcula-se que porventura em Coimbra, algumas vilas da Beira, Santarém, Lisboa, Faro, outros povoados no Algarve etc.., talvez alguns evacuados do Alentejo, que tinha sido desertificado. E num país com ainda raros povoados, que teve que ser repovoado e defendido.
@bgtaM Pois se todos os galegos tivessem clarividência e se desintoxicassem de Castela outro galo cantaria, nós portugueses cá estaremos para os apoiar nessa demanda, mas não podemos fazer o trabalho que vos compete, pois as nações independentes ganham esse direito não porque querem mas porque podem, e na Galiza vejo alguns que querem e muitos que não podem...
Seja como for, seja eu mouro por residência, por ascendência (a qual não me importaria), ou unicamente descendente de galaicos, o que interessa é que sou português. Lusitano ou não, na Lusofonia ou nem por isso, sou-o com orgulho e repito: "Nada me enche mais os olhos que Portugal uno" - E nada me apoquenta que descenda de mouros, que seja parecido com eles (que sou), ou que assim seja apelidado.
moiros sao esses galegos castelhanos pa , os callaicos sao da regiao do porto a unica tribo com esse nome era de la nao da galiza espanhola fodeivos todos esses galegos de merda
registoforuns. Pf, quem terá vergonha? eu tenho é uma vaidade e orgulho sem limite. NAÇÃO VALENTE! PORTUGAL ! que Levou a Cruz de Cristo aos sete (7) , Mares do Mundo. Grandes PORTUGUESES, que ORGULHO nos NAVEGADORES! CARAVELAS DE PORTUGAL! Hoje, o LEGADO! A HERANÇA! é grande gente ! eram poucos e bons e ganhavam batalhas sem fim. se à data, fossem milhões, como hoje, seria ainda melhor! Unidos no ORGULHO! ChavesPortugalcom AMOR
Reino Maravilhoso de Chaves a religião de Cristo não vem de Portugal, vem dos desertos de Jerusalém, Cristo e estrangeiro, a nossa fé nativa e pagã, os deuses nos assistem , esta religião de Cristo só trouxe guerras e assassinatos, estranho facto para seguidores de um homem que vivia pela paz...
Devemos manter a unidade da lingua com os portugueses, devemos apreender deles, e reconhecer o incalculable valor que tuverom os lusos para manter a lingua viva e extende-la por tudo o mundo, por iso é que se chama lusofonía. ¿Temos algúm direito nos a reclamar territorialidade quando nem sequer conseguimos manter vivo o galego na Galiza? Unamonos lingüisticamente com os portugueses, e nao falemos de estupideces. Viva Galiza e viva Portugal, ostia!
"moiro escuro t'arrenego". Tem que sêr visto no «espírito» histórico dos galegos do norte e sul do rio Minho, pois os mouros sempre foram uma ameaça e causa de muitas guerras.
Esse é que é o espírito. A verdadeira liberdade é poder exprimir e defender a sua verdadeira origem e cultura dentro do estado Português. Isso é que faz de nós um pais livre. Também é prova disso o sentimento de Portugalidade e a aceitação de qualquer origem como sendo valiosa como, de facto é. Errado é impingir a todos a treta de um Lusitanismo inventado para que a determinado momento a população olhasse para a Galiza como inimigos e poder escrever uns livros a pala de Viriato.
O Norte de Portugal e a Galiza são, juntos, o berço da língua e da cultura Portuguesas. Abaixo centralismo Lisboeta! Fora da Galiza, Castelhanos! LIBERDADE PARA A PORTUGALIZA! Abraços do Brasil
Outra curiosidade: Algumas estirpes de origem remota Galega (da parte Galiza actual, ainda Espanhola): Os Andrade espalharam-se pelo país(norte a sul) tal como os "basco-galegos Garcia e os Teles galego-"leoneses etc."; - os Souto Maior também, mas mais a norte; os famosos Castro mais numerosos na região de Lisboa e Alentejo (desde a Idade Média). Alguns ramos Portugueses de origem Galego-Portuguesa (de além Minho no que diz respeito à Galega).
Paulo Bragança faz muita falta no meio musical português ... a irreverência, a voz, tudo....espero que um dia tal como a Fénix ele apareça renascido....
Entrevista no Vimeo com Paulo Bragança, 1ª parte, acerca do filme Henry and Sunny, do qual foi protagonista. A alma continua grande: googlem paulo bragança interview
Nom, porque a colonização do Entre-Douro-e-Mondego, no processo da reconquista, foi feita com gentes galegas do norte do Douro. Isso mesmo é visível na fala, nos costumes, nas caras e nas tradições dessas mesmas gentes.
@bgtaM "e reconhecer o incalculable valor que tuverom os lusos para manter a lingua viva e extende-la por tudo o mundo" Meu caro, ainda há portugueses com memória. O chão que piso, a lingua que falo e a cultura que tenho é Galaica. Onde nasceu Portugal é território galaico. Por favor não nos chames a todos de Lusitanos, pois não o somos. Galiza e Norte de Portugal = Galaicos... A mentira lusitana não apaga a memória. Abraço
@elkidsays Gostei da tua opinião, pois de facto «Hispânia» era usado pelos romanos quando se referiam a esta península como «Ibéria», mas este último, julgo que foi herdado dos gregos.
portucalae correct, e Ibéria foi o nome trazido da Anatólia, onde se la encontra o mesmo nome, que por sua vez vieram estes do norte do Caucasus à beira do Mar Negro, a cultura Yamnaya, donde jorraram inúmeros êxodos para o Levante, Península Arábica, Indu Kush, Taurin. Mais tarde, devido a mudanças climáticas drásticas causadas pelos ciclos solares, num período de grande empreendimento urbanístico, deram-se várias grandes guerras, nomeadamente a de Mahabharata donde outros êxodos deram origem à ocupação das ilhas Pacíficas e América do Sul (os Descobridores portugueses devem ter encontrado populações com uma forte cultura diplomática devida ao trauma pós guerra, populações essas que foram quase dizimadas por povos asiáticos que chegaram a canibalizá-los quase completamente, caso dos Maori, Rapa Nui e Astecas, de quem se ainda encontra vestígios genéticos nas populações actuais.
Mas eles não são galaicos. Alentejanos são célticos e algarvios são cónios. Já os que estão entre o Mondego e Tejo são lusitanos, incluindo os estremenhos.
nao nos interessa historia escrita por estrangeiros , antes do nome de portugal nascer ja havia ai gente fodendo e morrendo a defender a cona das mulheres deles , nao sabes nada de historia por isso e que fazes referencia a braga , braga so foi braga depois de ser ocupada pelos romanos porque de resto era como qualquer outra parte onde as tribos lusitanas viviam ate porque os kallaicos eram uma tribo so no distrito do porto , as cidades deles ainda estao la , bom estava so as ruinas , porque ja nao sao cidades nenhumas
Oh iludido, Moçarabes é que eram minoria. O Alenejo, só para dar o exemplo, de apenas cerca de 3 povoados (pratic. totalmente deserto após os Almohadas sairem) ganhou centenas de vilas com o repovoamento dos primeiros reis portugueses. Olha os milhentos de sobrenmes e as casas familiares que lá se fixaram.
Galego é até ao Mondego! Sabes porque chamAM (e não chamaMOS) de Norte à parte Norte de portugal? Precisamente para pessoas como tu acreditarem que o país acaba aí, quando na realidade o Minho é a margem de uião e não de divisão!
@LobetoIG De certa forma, no mundo rural aínda persiste moitos vocábulos que se prenunciam como en Galiza, ex; auga, despois, etc. Ao norte do río Vouga cambio-se tal como en Galiza os "V` s "polos" B `s". Máis, os do Norte apelidar os do sur de Mouros e estes aos do Norte de Galegos.
@Orlandomafalda A «Galécia» foi uma divisão criada pelos romanos de acordo com as suas conveniências administrativas. O Douro é o Centro do Norte não o sul!
Linda canção. Dá para sentir uma influência celta e ibérica no arranjo, bem típico na música do norte. Muito bom que haja coisas assim no youtube!!!
Saudações brasileiras aos portuguses e aos galegos. Somos povos irmãos.
Sou galego do Minho do sul, a Galiza é a minha pátria e o galego a minha língua!
Saudos dun galego do norde aos nosos irmaus galegos do sul !!!
Braga xa foi capial da Galiza!!!!
O verdadeiro país, a nação com as mais milenares tradiçoens, os laços mais singulares e mais vincados. Esqueçam Portugal e a Espanha; façam uma viagem da Corunha a Coimbra, pelo interior, a falar coas gentes. Compreenderão o sentido desta música!
Que bela descoberta. Vale mais tarde do que nunca. Era tipo de musica que portugueses deveriam exigir nos programas televisivos de domingo à tarde. Este tipo de música honra dignifica e glorifica os nossos antepassados, os nossos avós, a nossa cultura, a nossa identidade. Um povo que esquece de onde veio, não sabe para onde vai.
Sou Nortenho, Transmontano e parte da família da minha Mãe era Galega, esta canção significa muito para mim.
talvez muita merda de peideiros que nao sabem o que sao alguns ate se julgam que sao irlandeses, celtas coitadinhos chorando pra ter uma identidade , contentaivos com a que tendes de espanhois pois foi essa que os vossos antepassados morreram lutando espanholitos pequenitos
Eu son galego surenho e esta música representa muito pra min tamein.
SOU GALEGO E CELTIBERO, NÃO ME DESGOSTAS, E TAMBÉM TE QUERO, LÍNGUA DOS MEUS AVÓS, TERRA DE CELTIBEROS,
MARAVILHOSO VIDEO!!!!!! MEMÓRIA ACTIVA, ALMA DA NOSSA TERRA,,,,🍀🦋🌺🦋🌼🦋💚💚💚💛💛💖💖💖
Metade da minha família, a materna, é nortenha, a outra metade Lisboeta. Nasci e vivi sempre em Lisboa e apesar de admirar essa ancestralidade celta que a tantos se vem revelado ultimamente, sou incapaz de "renegar o moiro escuro". Afinal de contas sou um, e nada me enche mais os olhos que um Portugal uno de Trás-os-Montes ao Algarve e da Estremadura até à Beira.
O melhor comentário. Todos renegam a ascendência moura porque querem ser "brancos" à força. Se cá estiveram 7 séculos como é que não deixaram vestígios? A palavra oxalá deriva do inshallah, por exemplo.
Ser Português é ser uma mistura de Romano, de Celta e de Mouro.
Quanto mais misturada, mais rica será a cultura de um país. A beleza da cultura Ibérica está na diversidade, na diferença, na multiplicidade de identidades culturais: celtibérica, fenícia, latina, moura... no passado; portuguesa, galega, catalã, valenciana, basca, andaluz e castelhana no presente.
Lusitanos e Espanhóis têm muito do que se orgulhar no seu passado e em seu presente.
VIVA A GALLAECIA!
Mais um galego (do Norte)
Galiza e Portugal um só pais!!! Sempre ceives!!
Sou brasileiro.
Mando um abraço aos irmãos de Portugal e Galícia!
GaliZa
Abraço colega
Linda música que viva o país Llïones Asturias Galiza e Portugal nossas culturas Llinguas e o nosso povo unidos
Viva! Llïon, Asturias, Galiza e Portucale um só povo!
Sou galego da Galiza até Faro -Couto Misto.
Sou brasileiro bisneto de galegos e netos de portugueses. Forte abraço irmãos!
Sou brasileira também, neta de português vindo de Bemposta. Abraços.
@ Olá gente boa ! Abraçinhos de Portugal
Marcos Affonseca Clem, vai um abraçinho de PORTUGAL!
Norte Portugal, terra dos meu pais e do falar Galego ate o Mondego. Que lindo.
Música muito bonita e interessante. Fala sobre o povo galego como sendo um só, o que realmente são, tanto os da atual Galiza como os do norte de Portugal.
Um forte abraço a todos vocês, meus irmãos galegos.
CDNeyra - São Paulo - Brasil
Unha canción bela, representa moi ben o sentir galaicoportugues
Sou do Norte, orgulhoso da minha nacionalidade portuguesa e sinto-me galaico (ou galego para quem preferir). A diferença entre o resto de Espanha e resto de Portugal, é que o resto do pais foi conquistado pelo norte, entao pelos galegos ou galaico-portugueses. A cultura sul norte pode ser diferente mas de norte a sul cada português sente-se em casa. Na conquista de uma reapropriaçao cultural nao se pode por de lado a Lusitânia. Como o Norte esta ligado à Galiza também esta com o sul.
13 anos se passaram e esse segue sendo o melhor comentário!
Sou galego e saudo aos irmaos da outra beira do minho...
rechono2008 chono salve!
rechono2008 chono a união faz a força!
Mande um abraço aos filhos de portugal do Brasil
Saúdos dende o couto misto a tódolos meus irmaos portugueses e galegos.
Lindo! adoro o som dessa gaita galega :-) um grande abraço a todos os galegos deste Portugal que vos ama :-)
Muito obrigado José
eu, galego, tamen amo Portugal, somos irmaos ainda que non interese lembrar a nosa historia comun
+carlos alberto Olbes A história jamais se apaga :-)
carlos alberto Olbes galegos e lusitanos são irmãos
Sodes os nosos irmaos, fillos da mesma mai e separados no berzo, mais non nos esquezemos.....
Bom saber que gosta de gaitas galegas.
Paulo Bragança está à frente do seu tempo, um génio da música portuguesa.
É fraco para qualquer pessoa que tenho no mínimo dois dedos de testa... Mais uma vez te agradeço por nos teres iluminado com a tua sabedoria. Não sei o que seria de nós sem ti, para nos mostrares o caminho...
Viva a Portugaliza!!
Avante a Reunificaçom Galego-Portuguesa!
Sou minhoto galego de Paredes de Coura !
Viva a cultura luso-galaica ou galaica-luso. Portugal e Galiza um só País.
totalmente dacordo con vostede, e un sonho pere moi fermoso galiza unida a portugal
Iso serve tamen para os astures e mesmo para os cántabros... A cuestión é que ate Coimbra, Portugal foi galega, e ca cultura popular do norte de Portugal e mais da Galiza é semellante, porque durante milenios fomos un mesmo pobo.
Que língua é essa que estás a falar ?
@@Lokoflash és pouco culto!!
@@ricoandra3311 nao sejas parvo mano. Ceive5ever esta a falar na lingua galega. A lingua irmá no portugês. Voces nao saben que no Medievo Galiza e Portugal formaban un mesmo Reino? por iso nossa lingua é tao semelhante
@@brunoalvarez4150 quem é que esta a ser parvo? Eu sei muito bem de isso. Eu sou do Minho e a minha mulher é de Vigo. Eu não disse nada sobre o comentario do Ceive4ever.
Lé melhor para quem foi o meu comentario.
@@ricoandra3311 meu deus do ceu! disculpa! interpretei dun xeito totalmente errado o teu comentario. Achei que estabas a defender o comentario do Daniel grilo.
Disculpa de verdade
Se tu o dizes, que somos nós para contrariar? Já vi que a tua sabedoria é interminável! Um grande bem-haja por nos teres mostrado a luz!
Belíssima música .
Já conheci alguns galegos e digo-te, são muito muito simpáticos :-) e um deles nunca irei esqueçer eheheh
Vamos unirmos falando escutando, descobrindo a nossa irmandade da fala, inda q o sotaq seja variado e o dicionário inovado.
Sou do Montalegre
Não me canso de ouvir e ver este vídeo com esta cantiga de Paulo Bragança! Parabéns pela obra, uma das melhores que vi no «youtube»!
@elkidsays
Este ritmo não é espanhol, mas sim e claramente, transmontano!
Eu, como galego, considero os portugueses uma nação à parte da galega. Embora isto não impede que a nossa língua seja a mesma e que haja inúmeras semelhanças entre o Norte de Portugal (a galécia bracarense) e a Galiza actual (a galécia lucense), e algumas diferenças que fazem o intercambio mais interessante. Respeito o desejo dos portugueses de ficar sendo portugueses, ainda que sejam, para mim, galegos de honra. Feitos da mesma matéria, trabalhados por diferente mão.
Tá bom, fique então com sua língua, o galego-castellano!
Acho que você não percebeu bem, volte ler faça o favor.
Pedro Montoto García Eu li o que você escreveu, eu só queria sua resposta diante do meu comentário :), alias você não fica triste pelo fato da Galiza ser um estado da Espanha e não ser uma nação indepedente!
Lucas Pereira Não fez comentario algum sobre a situação política da Galiza. No entanto, é inegável que a Galiza é uma nação seja ou não um estado independente.
Pedro Montoto García, cuidado com o esse Lucas, ele não é Português, é brasileiro, normal fazer comentários ofensivos e sem coerência, "Cultura" deles.
Povo irmão, o galego
Excelente documentário. O revelar de verdades que o sistema educativo de unicidade centralista português que nos quis convencer que somos todos Lusitanos.
Não queremos outro País, outro Estado, mas um País regionalizado, que respeite a etnicidade das suas regiões ancestrais: Gallaecia até ao Mondego; Lusitânia no centro/sul; Algarve (Al Garb). Pela verdadeira Unidade destas regiões, mais Açores e Madeira.
A alma da “Naçom” está no Norte, Guimarães foi sua capital inicial. Nunca daqui devia ter saído.
Os galegos não são espanhóis, no sentido de castelhanos, são os nossos irmãos da Gallaecia do Norte, nós da Gallaecia do sul ou Gallaecia Growia.
Luís Leão q
eu sou minhoto sou galaico nao luso,alem de ser portugues mas galaico
Saude pros nosos irmaos do sul, dun galego da outra beira do Minho...
Já muito antes de Guimarães ser edificada pelos condes de Portucale, Bracara era a capital ancestral dos Bracari, maior tribo da Galécia, já depois aquando a conquista romana Bracara Augusta se tornou a capital da provincia da Gallaecia, e depois a quando a conquista dos Suevos e finalmente dado por estes o nome actual de Braga, retornou a ser Capital do Reino Suevo.
Guimarães foi edificado depois na idade medieval e nunca foi bem capital de uma nação pois portugal era um condado não era independente. Pode-se dizer que Guimarães era a terra do Conde e logo a sede do poder executivo de Portucale, mas o poderio economico e populacional estava centrado no Porto.
Quando se dá a declaração de independência do condado Portucalense por D.Afonso o Conquistador e a consequente incorporação do condado de Coimbra neste novo pais, a capital declarada é Coimbra, a maior cidade do novo Reino.
Lisboa é declarada capital apenas no século XIII, mais de dois seculos após a formação da nação.
Obrigado pelo que acrescentou caro Ricardo Costa Santos, que julgo não conflitua com o que disse. Abraço.
De Barcelos até a Galiza ❤️😀
Uma canção maravilhosa. Obrigado por compartilhares.
Eu soui galego....
Galegos do norde e do sul somos irmaus separados no berzo, e cheos de ledicia imos atoparnos e choraremos polo tempo que tivemos sin mirarnos e pola nossa mai.
Non somos nin castelans nin lusos!!!
Braga ja foi capial da Galiza!!!
a nossa língua galaico português falada em todo mundo por 240milhôes castelan deixe nos em paz
Música Genial.
Viva a Galiza!, viva Portugal! Hostia aí!
ainda bem que voltas DEUS TE AJUDE .
Sou Transmontana. PORTUGUESA
Tá, estou a ver que não entendeste a letra... Coitada!
Muito lindo...
Galiza, unha terra, un pobo e unha fala.
Galiza libre!
galeguia: PARABÉNS PAULO BRAGANÇA!!!!! PORTUGAL!!!comaMOR, Com HISTÓRIA e CULTURA
EU , SOU PORTUGUESA!!!! porque Havia de Sentir Vergonha? Sinto Muita Vaidade!!!!!
Está Boa Molho Escuro te Arrenego. Mourada lá longe
ORGULHO Das TRADIÇÕES MILENARES de PORTUGAL!!!
HEREANÇA de NOSSOS ANTEPASSADOS!!! BISAVÓS!! AVÓS!! e PAIS
ORGULHO no NAVEGADORES!! DESCOBRIMENTOS PORUGUESES!!!
da Cidade de ChavesPORTUGUESAcomORGULHOdaPÁTRIA!!! AMADA
Grande Martinez ! Grande letra ! Abraço Amigo
Linda esta música!
Não se esqueçam que a autoria desta música é de José Cid, um ribatejano, porém está muito ligado a Mogofores, Anadia, Aveiro
A canção está em português, o cantor é português, o ritmo é típico de Trás-os-Montes e o tema da letra é o patrimônio comum entre o Norte de Portugal e a Galiza. Não vejo aí nada de "espanhol", se com isto queres dizer 'castelhano'.
por muitos esforzos de algumas persoas galiza e o norte de portugal son e serán o mesmo povo ainda con fronteiras
@@consola1959 são mas não sei se no futuro o vão ser, a norte
do rio Minho praticamente hablam castelhano a sul já é português com sotaque de mouro
@@DavidPereira-ot2xi os mouros estao todos na galiza
@@danythrinbell1596 castelhanos pelo que vejo estão na Galiza e sabes as realidades do dia a dia por cá espanhois e galegos no norte a sul mouros e africanos, mas é esta rivalidade que formamos exte cantinho na Europa e existe muitos a reclamar da nossa maneira de ser do que fomos mas não se esforçam para nada só criticam,que emigrem para o paraíso deles ou sonhado por eles,este já cá estava e e dos luso-galaicos
@@DavidPereira-ot2xi nao me digas a que raca eu pertenco porque sei bem quantos milhares de anos meus antepassados habitaram essas terras nasci no norte vivi no norte mas nao sou galego quando os galegos chegaram eu ja ai estava a milhares de anos a lusitania sempre foi lusitania nao interessa quantas vezes lhe mudaram o nome suas fronteiras ou ate algum de seu povo somos sempre aqueles lusitanos
Galiza e Norte de Portugal são de facto a mesma nação! Mas pouco está a sêr feito para alicerçar essa realidade, ex. na tv. Portuguesa não ouço nenhum apresentador/a a falar à Norte e na tv. Da Galiza mais parecem castelhanos do que Galegos!
Completamente de acordo, como estara a maioria das pessoas em
Portugal.
Parabéns por este vídeo e pelos restantes.
Gosto muito deste tema do Paulo Bragança, grande fadista igualmente.
Quanto aos Galegos, não se pode falar de Lisboa e ignorá-los; são parte da nossa tradição gastronómica e não só...
Abraço fadista para a Galiza
OP
@bgtaM 1 beijo enorme para a Galiza e para os galegos super simpáticos que eu já conheçi :-)
Banger.
SOU GALEGO DA CORUNHA AO ALGARVE.
Viva Portugal!😍🇵🇹🇵🇹🇵🇹
Como pode haver paz no mundo se um pais tao pequenino como PORTUGAL tem tanta rivalidade ? Agoro tou como diz o Pinto Da Costa"SANTA IGNORANCIA"
brasil ama portugal [2]
MOIRO ESCUTO T'ARRENEGO!!!
mis apellidos son Rivera Santiago, segun investigué provienen de Galiza, saludos desde México !
rivera no es gallego , sería riveira o riveiro, santiago es un apellido no unicamente gallego.
@@consola1959 muchos de los apellidos gallegos fueron castellanizados, los dueños de Estrella Galicia, son hermanos Rivera procedentes de A Coruña...podría ser este uno de tantos casos
O facto de sermos galegos, QUE O SOMOS ATÉ AO DOURO, não implica independência ou qualquer atentado ao estado português. Somos galegos porque é essa a nossa herança, ninguém fala em independência.
Laços indestrutíveis, aqueles que nos ligam, como "Nação" orgânica ao povo da Galiza, com quem teremos de nos entender em matéria de desenvolvimento do Norte de Portugal ...
"Sou Galego, ai, sou Galego,
sou Galego até ao Mondego,
moiro escuro t'arrenego
da Galiza até ao Mondego. "
tem graca os galegos espanioles sao os que tem mais sangre africano no culo e chamam moiro aos outros ha ha ha quem o diz e um puro nortenho lusitano ha ha ha
@portucalae iso é certo, espero algúm día que o galego volte juntarse com o portugues, aportando também a súa variante. Ja ha algúns avanços nese aspeito. Ha pouco muitas palavras exclusivamente galegas forom incorporadas á academía portuguesa, e eu creio que com tempo tudo se ha ver, esperemos que assim seja. Saudaçoes!
Tens toda a razao e coido que é importante espalhar esta ideia no Estado Espanhol seja como seja. Eu sou galego afincado na Catalunha por mor dos estudos, estudo línguas e todos os meus companheiros acham moito interessante que o galego e o português sejam a mesma língua. Isso sim, Catalunha nao é Madri!
Belooooooooo
Henry and Sunny, a curta metragem protagonizada por Paulo Bragança, encontra-se em fase de submissão a vários festivais em Portugal. O trailer, uma entrevista com Paulo Bragança e outros materiais podem ser acedidos no site português do filme(substituir ponto e barra pelos símbolos, o youtube não permite links): bit|ponto|ly|barra|c4Awby
Moçarabes consideráveis, pelos padrões da população da época no ocidente, calcula-se que porventura em Coimbra, algumas vilas da Beira, Santarém, Lisboa, Faro, outros povoados no Algarve etc.., talvez alguns evacuados do Alentejo, que tinha sido desertificado.
E num país com ainda raros povoados, que teve que ser repovoado e defendido.
A lailailaila....
contra o mundo
Baixa milagreira sube, baixa sube baixa sube, sube milagreira sube, que o mundo vai fogando,
@bgtaM Pois se todos os galegos tivessem clarividência e se desintoxicassem de Castela outro galo cantaria, nós portugueses cá estaremos para os apoiar nessa demanda, mas não podemos fazer o trabalho que vos compete, pois as nações independentes ganham esse direito não porque querem mas porque podem, e na Galiza vejo alguns que querem e muitos que não podem...
Ele está bem e ainda no activo, mas para saber mais informações é consultar o «MySpace» de Paulo Bragança,
Cps
Seja como for, seja eu mouro por residência, por ascendência (a qual não me importaria), ou unicamente descendente de galaicos, o que interessa é que sou português. Lusitano ou não, na Lusofonia ou nem por isso, sou-o com orgulho e repito:
"Nada me enche mais os olhos que Portugal uno" - E nada me apoquenta que descenda de mouros, que seja parecido com eles (que sou), ou que assim seja apelidado.
moiros sao esses galegos castelhanos pa , os callaicos sao da regiao do porto a unica tribo com esse nome era de la nao da galiza espanhola fodeivos todos esses galegos de merda
registoforuns. Pf, quem terá vergonha? eu tenho é uma vaidade e orgulho sem limite. NAÇÃO VALENTE! PORTUGAL ! que Levou a Cruz de Cristo aos sete (7) , Mares do Mundo. Grandes PORTUGUESES, que ORGULHO nos NAVEGADORES! CARAVELAS DE PORTUGAL! Hoje, o LEGADO! A HERANÇA! é grande gente ! eram poucos e bons e ganhavam batalhas sem fim. se à data, fossem milhões, como hoje, seria ainda melhor! Unidos no ORGULHO!
ChavesPortugalcom AMOR
Reino Maravilhoso de Chaves a religião de Cristo não vem de Portugal, vem dos desertos de Jerusalém, Cristo e estrangeiro, a nossa fé nativa e pagã, os deuses nos assistem , esta religião de Cristo só trouxe guerras e assassinatos, estranho facto para seguidores de um homem que vivia pela paz...
tudo verdade mais ainda Portugal sería mais grande de ter a unión coa sua irmá do norte a Galiza
Devemos manter a unidade da lingua com os portugueses, devemos apreender deles, e reconhecer o incalculable valor que tuverom os lusos para manter a lingua viva e extende-la por tudo o mundo, por iso é que se chama lusofonía. ¿Temos algúm direito nos a reclamar territorialidade quando nem sequer conseguimos manter vivo o galego na Galiza? Unamonos lingüisticamente com os portugueses, e nao falemos de estupideces. Viva Galiza e viva Portugal, ostia!
"moiro escuro t'arrenego". Tem que sêr visto no «espírito» histórico dos galegos do norte e sul do rio Minho, pois os mouros sempre foram uma ameaça e causa de muitas guerras.
Esse é que é o espírito. A verdadeira liberdade é poder exprimir e defender a sua verdadeira origem e cultura dentro do estado Português. Isso é que faz de nós um pais livre. Também é prova disso o sentimento de Portugalidade e a aceitação de qualquer origem como sendo valiosa como, de facto é. Errado é impingir a todos a treta de um Lusitanismo inventado para que a determinado momento a população olhasse para a Galiza como inimigos e poder escrever uns livros a pala de Viriato.
O Norte de Portugal e a Galiza são, juntos, o berço da língua e da cultura Portuguesas.
Abaixo centralismo Lisboeta!
Fora da Galiza, Castelhanos!
LIBERDADE PARA A PORTUGALIZA!
Abraços do Brasil
Remete-te ao teu país porque tem muito a desejar 😀
Outra curiosidade: Algumas estirpes de origem remota Galega (da parte Galiza actual, ainda Espanhola):
Os Andrade espalharam-se pelo país(norte a sul) tal como os "basco-galegos Garcia e os Teles galego-"leoneses etc."; - os Souto Maior também, mas mais a norte; os famosos Castro mais numerosos na região de Lisboa e Alentejo (desde a Idade Média).
Alguns ramos Portugueses de origem Galego-Portuguesa (de além Minho no que diz respeito à Galega).
Paulo Bragança faz muita falta no meio musical português ... a irreverência, a voz, tudo....espero que um dia tal como a Fénix ele apareça renascido....
Reapareceu 😀
Entrevista no Vimeo com Paulo Bragança, 1ª parte, acerca do filme Henry and Sunny, do qual foi protagonista.
A alma continua grande:
googlem paulo bragança interview
Nom, porque a colonização do Entre-Douro-e-Mondego, no processo da reconquista, foi feita com gentes galegas do norte do Douro. Isso mesmo é visível na fala, nos costumes, nas caras e nas tradições dessas mesmas gentes.
@bgtaM
"e reconhecer o incalculable valor que tuverom os lusos para manter a lingua viva e extende-la por tudo o mundo"
Meu caro, ainda há portugueses com memória. O chão que piso, a lingua que falo e a cultura que tenho é Galaica. Onde nasceu Portugal é território galaico. Por favor não nos chames a todos de Lusitanos, pois não o somos. Galiza e Norte de Portugal = Galaicos... A mentira lusitana não apaga a memória.
Abraço
@LobetoIG eu so do alto-minho, a lingua que eu falo e mais proxima do galego que o portugues de lisboa
amava esta musica até me parecer ouvir a voz do josé cid, espero estar enganado...
Quem criou a letra foi literalmente José Cid.
@elkidsays
Gostei da tua opinião, pois de facto «Hispânia» era usado pelos romanos quando se referiam a esta península como «Ibéria», mas este último, julgo que foi herdado dos gregos.
portucalae correct, e Ibéria foi o nome trazido da Anatólia, onde se la encontra o mesmo nome, que por sua vez vieram estes do norte do Caucasus à beira do Mar Negro, a cultura Yamnaya, donde jorraram inúmeros êxodos para o Levante, Península Arábica, Indu Kush, Taurin. Mais tarde, devido a mudanças climáticas drásticas causadas pelos ciclos solares, num período de grande empreendimento urbanístico, deram-se várias grandes guerras, nomeadamente a de Mahabharata donde outros êxodos deram origem à ocupação das ilhas Pacíficas e América do Sul (os Descobridores portugueses devem ter encontrado populações com uma forte cultura diplomática devida ao trauma pós guerra, populações essas que foram quase dizimadas por povos asiáticos que chegaram a canibalizá-los quase completamente, caso dos Maori, Rapa Nui e Astecas, de quem se ainda encontra vestígios genéticos nas populações actuais.
Acabo de recuperar mi nacionalidad dentro de mi ciudadanía universal... 😀
Muito lindo. Mas, então, esqueçam-se do Alentejo e do Algarve ;)
Porque...?
Mas eles não são galaicos. Alentejanos são célticos e algarvios são cónios. Já os que estão entre o Mondego e Tejo são lusitanos, incluindo os estremenhos.
Bixão tudo gente da mesma laia, qual é o teu problema? és romano?
Braga já foi a capital da Galiza, se souber de um pouquinho mais de história,coisa que eu duvido...
nao nos interessa historia escrita por estrangeiros , antes do nome de portugal nascer ja havia ai gente fodendo e morrendo a defender a cona das mulheres deles , nao sabes nada de historia por isso e que fazes referencia a braga , braga so foi braga depois de ser ocupada pelos romanos porque de resto era como qualquer outra parte onde as tribos lusitanas viviam ate porque os kallaicos eram uma tribo so no distrito do porto , as cidades deles ainda estao la , bom estava so as ruinas , porque ja nao sao cidades nenhumas
Oh iludido, Moçarabes é que eram minoria. O Alenejo, só para dar o exemplo, de apenas cerca de 3 povoados (pratic. totalmente deserto após os Almohadas sairem) ganhou centenas de vilas com o repovoamento dos primeiros reis portugueses. Olha os milhentos de sobrenmes e as casas familiares que lá se fixaram.
Galego é até ao Mondego! Sabes porque chamAM (e não chamaMOS) de Norte à parte Norte de portugal? Precisamente para pessoas como tu acreditarem que o país acaba aí, quando na realidade o Minho é a margem de uião e não de divisão!
@LobetoIG
De certa forma, no mundo rural aínda persiste moitos vocábulos que se prenunciam como en Galiza, ex; auga, despois, etc. Ao norte do río Vouga cambio-se tal como en Galiza os "V` s "polos" B `s". Máis, os do Norte apelidar os do sur de Mouros e estes aos do Norte de Galegos.
2:45 O que são essas fantasias?
São do entrudo de Laza, em Ourense. Se tiver interesse espreite também as de Ginzo de Límia e Verim.
un desejo de muitas persoas de alén e aquén do minho de volver a ser un mismo pobo
ainda que seja un soño a min gostariame algún dia fose real
Sabes k foi feito do Paulo Braçança??
@Orlandomafalda
A «Galécia» foi uma divisão criada pelos romanos de acordo com as suas conveniências administrativas. O Douro é o Centro do Norte não o sul!