Como é que esse canal ainda não chegou a 10 milhões de inscritos? Excelente trabalho, Átila! Você tem um dos poucos canais que realmente trazem conteúdo pras nossas telas.
Impossível não se emocionar com as palavras finais. Para quem passa por essa treta, saibam que vocês possuem uma força imensurável dentro de vocês. Força guri(a), você vai conseguir se levantar, vá devagar, um passo de cada vez ^^
Cara... essa interpretação dos muitos mundos é usado em jogos como Until Dawn ou os da telltale games, isso é simplesmente incrível, e parabéns por mais um Nerdologia incrível, BOA ATILA !!
Um livro mais leve e curto (220 páginas) que saiu ano passado, chama "A história do universo para quem tem pressa", de Colin Stuart. Aborda vários temas super interessantes de maneira simples, para leigos. Muito bom, recomendo!
Nem assiti ainda e já sei que esse é o melhor episódio de Nerdologia de todos! Parabéns a toda equipe por sempre trazer conteúdo relevante, de forma clara e didática, sobre temas e referencias que amamos! Vocês são foda! Grande inspiração!
Meu deus do Céu, minha cabeça estava explodindo a semana inteira lendo diversas divulgações sobre o assunto. Vocês vieram de uma realidade alternativa que sabiam tudo o que me interessava? Parabéns NERDOLOGIA, vcs são foda! Parabéns Atila.
SENSACIONAL!!! Acabaram de me mostrar esse canal e eu já acho que é exatamente do que a internet precisa, informação de qualidade transmitida de forma descontraída e contundente. Parabéns! 🖤
Esse Ep. foi foda demais! O lance da Mecânica Quântica e a Separação dos Universos pra mim, é o mais intrigante. Pois entra numa questão filosófica. Seguindo essa teoria, entramos na questão das escolhas que fazemos em nossas vidas. Ex: Como se estivéssemos seguindo por uma estrada e chegássemos em uma bifurcação. Nesse ponto de escolha, acredito haver dois universos onde só poderíamos seguir por um deles, pois não tem como seguirmos por um caminho na vida e caso não seja o que queremos, voltarmos e seguirmos por outro caminho. Pois a vida é uma via de mão única, onde só podemos seguir em frente nesse caminho com muitas bifurcações ("O que foi feito, está feito"). Agora, como seria essa viagem, não podemos de fato saber, até escolhermos por qual universo deveremos percorrer, seguindo assim, descobrindo o que este nos reserva dia após dia. E seja qual for a escolha, pra mim, os universos paralelos existentes no PONTO de escolha, vão deixando de existir conforme vamos decidindo por qual universo devemos seguir.
Excelente vídeo! Um livro que gostei foi Realidade Oculta do Brian Greene. Sugestão: faz uma vídeo sobre o bóson de Higgs, antipartículas, o acelerador e como funcionam as pesquisas do Cern. Eu acompanho algumas coisas desde 2008, mas a mídia não divulga muito.
Felipe Gomes Cara, quem sabe depois desse vídeo você não se vê dentro de uma nova ruptura onde esse conhecimento te ajuda a seguir em frente para tentar melhorar a sua realidade nesse ramo do universo...
Equipe Nerdologia, cada novo episódio demonstra uma qualidade e esforço de todos em criar um vídeo interessante, dinâmico e didático nos proporcionando um aprendizado de uma forma divertida e genial; Sou escrito e sempre indico os videos do canal para minha roda de amigos... Parabéns e sempre continuem com essa missão de nos trazer entretenimento com conteúdo. Gostaria de sugerir alguns temas e se caso ja tenha sido abordado peço perdão pela gafe. 1° Simbionte ou simbiose; 2° Laço da verdade Mulher maravilha e tema relacionado; 3° Mares e oceanos e as possibilidades de acontecimentos de One Piece. Grande Abraço!!!
Excelente vídeo, Átila. Como sempre trazendo, de forma simplificada, o melhor do conhecimento. Aproveito, já que está relacionado à Física, para pedir um episódio especial do Stephen Hawking.
ótimo vídeo, sempre acompanho, quero pedir que façam um video sobre o filme "vida", que trata sobre a possibilidade de se dar vida a células de um outro planeta no espaço, achei o filme muito bom :D
Tem um episódio do Futurama simplesmente incrível: The Farnsworth Parabox. Onde o doutor Farnsworth desenvolve uma caixa contendo um universo paralelo inteiro! Neste outro universo, o doutor também desenvolveu a caixa! Os dois universos são parecidos, a única diferença é que o "cara ou coroa" sempre dá diferente, gerando vários acontecimentos interessantes! Impagável esse episódio. Aliás todos os episódios do Futurama são muito criativos, pena ter acabado.
Pra quem curtiu o Tema, recomendo o " Uma breve historia do tempo". Livro bem didático que apresenta alguns conceitos bem interessantes sobre o universo!
Eu estou guardando esse comentário desde o episódio sobre viagem no tempo. Uma viagem ao passado só poderia ser admitida junto com a ideia de mundos paralelos (na minha humilde opinião). já que numa volta ao passado para mudar algo, no futuro não existiria a "necessidade" de voltar ao passado para alterar o evento, então não iriam voltar no tempo. Assim sendo, não seria uma viagem no tempo, mas entre realiadades. Ta certo isso? rsrs
mundos paralelos é uma das formas de se resolver o paradoxo de bootstrap que você citou. outra possibilidade é o princípio da autoconsistência que diz que a viagem pro passado é possível, mas alterações não. Sua presença no passado não pode alterar o futuro, ou você no passado se torna a causa dos eventos do futuro.
Uau! Amo esse Desenho e agora amo também esse canal, esse vídeo falou muita coisa do meu interesse além de parecer muito complicado de montar um vídeo desse com uma explicação tão nítida,. Não É preciso ser um cientista para entender! PARABÉNS ! Provavelmente este será o primeiro de muitos vídeos que irei assistir nesse canal.
Primeira vez que isso explodiu minha cabeça foi ao ver Dragon Ball Z. O Trunks vem do futuro pra salvar o Goku de uma doença cardíaca, mas, ao dar o remédio ele avisa que, na realidade de onde ele veio, o Goku continuaria morto e que portanto agora haviam dois universos paralelos. Um onde o Goku está vivo e outro onde ele está morto.
Uma vairante da interpretação dos muitos mundos é que o universo não se divide quando uma possibilidade quântica é determinada. Em vez disso, todas as possibilidas já existem, cada uma em um universo diferente; quando uma possibilidade quântica é determinada, a gente descobre em qual desses universo a gente *não* está. Por exemplo, existe um universo pra cada possibilidade de cor de camisa do Átila. Quando eu encontro o Átila e descubro que ele está vestindo uma camisa azul, descubro que *não* estou nos universos em que o Átila veste as outras cores. Dessa forma, iríamos aos poucos eliminando quais universos não estamos e aproximando em qual estamos. O nosso passado seria então um mapa de quais universos não estamos. Vale lembrar que esta também é uma interpretação filosófica e nada científica.
O legal de um Multiverso é que passado, presente e futuro coexistiriam. Assim, com uma nave muito rápida ou com uma portal gun real, você poderia ir do nosso universo para um outro onde a Terra existe também, só que lá eles ainda estariam nos anos 80. Você poderia visitar também terras paralelas no futuros com histórias possíveis de acontecer no nosso próprio mundo. É claro que o Multiverso teria que ser infinito nesse caso.
Eu sempre imaginei que viagens no tempo na verdade eram viagens entre dimensões onde aquele tempo estava avançado ( futuro) ou um universo onde ainda não havia ocorrido eventos que no seu eram presentes ( passado). Eles seriam universos parecidos com os nossos porém em épocas da linha do tempo diferentes, logo um viajante do tempo não viajaria no tempo mas sim nas dimensões. Com isso a gente resolve os problemas com paradoxos temporais ( do avó, da predestinação etc..)
Lucas, mas nunca iriamos descobrir em qual de fato estamos, a cada vez que determinamos onde está uma partícula teoricamente significa que em outros universos esta mesma partícula não está ali, logo sempre que vamos descobrindo em qual estamos sempre abre-se espaço para qual não estamos.
Eu acho que não está devendo nenhum tema. Mas acho o vídeo "isto é só uma teoria" que vc fez deveria ser enquadrado e exibido em todos os museus como uma verdadeira obra Prima de todo seu estudo e de seu conhecimento. Parabéns.
excelente abordagem do tema atila, vcs estão de parabéns , gostaria de aproveitar a oportunidade e sugerir um tema, bem que vcs podiam falar sobre o buraco negro gigante NGC5159, que tal?
Em relação ao gato de Schrodinger, quando observarmos o gato, não era pra ser constado o fato e a opção alternativa ser descartada, ao invés de originar uma nova realidade?
Acredito que pelo colapso da função de onda, seria isso mesmo. Todas as outras possibilidades que não a que medimos, deixariam de existir. Mas como o Átila mesmo falou, a interpretação dos multi universos vai contra essa ideia, nesse caso a função de onda não colapsaria e você mediria uma das possibilidades sem que as demais deixassem de existir. Dessa forma, haveria uma consciência sua em cada uma das possibilidades. Esse argumento inclusive dá margem não só aos multi universos, bem como a imortalidade quântica.
Só que, em todo caso é a teoria atualmente aceita pela comunidade científica para justificar o funcionamento do mundo quântico, mas quanto a função de onda, ela não poderia entrar em colapso, já o que veríamos seria apenas uma dupla-face de uma provável realidade, o que não originaliza outra realidade já a teoria das cordas e dos multi universos são totalmente impossíveis de serem provados em qualquer experimento senão teóricos e metafísicos o que por um lado já dar ênfase suficiente para ser uma área de estudo.
Se um dia eu mudar de curso ou, se após eu terminar o atual e resolver fazer alguma física, a culpa vai ser do canal primata falante e do nerdologia. rsrsrs
Pesquise sobre o experimento "O amigo de Wigner", dentre outros, que nada mais são que variações derivadas do gato de Schodinger, porém, mais elaboradas. Em nenhum momento disse que a Mecânica Quântica afirma que isso existe, são só meras interpretações...
POVO, AJUDEM... POR FAVOR!!! LIKE PARA ELE VER... Átila, eu tenho uma teoria sobre viagem no tempo (para os piadistas, eu não tenho uma máquina do tempo, eu não consigo viajar no tempo e nem nada do tipo)... Por favor, dá uma olhada se faz sentido... Se eu não achasse que faz sentido, não me submeteria a passar vergonha aqui!!!?
São umas 6 páginas escritas como rascunho, mas basicamente diz que só seria possível enxergarmos o passado, voltarmos ao passado e vê-lo, não chegar lá fisicamente.
Isso que eu quero, mas ANTES, queria uma opinião de alguém que entende um pouco mais que eu para saber se o que eu estou propondo tem coerência ou se é tudo bobeira. Meu medo é chegar qualquer pessoa se oferecendo para ajudar e "roubar" meu trabalho, por isso queria que o Átila desse uma olhada por cima no rascunho para saber se tem sentido ou não.
Matheus, eu não tenho Twiter. Não sei mexer :( Se pudesse fazer esse imenso favor, lhe agradeceria muito. Eu queria saber se faz sentido o que eu estou escrevendo, aí eu mostro a quem tiver interesse, por isso queria que ele desse uma olhada. Estou com medo de ter falado alguma bobeira GRANDE... (Bobeira devo ter falado, senão alguém já teria tido essa ideia antes)...
1:26 não são os Físicos que tem o dever de explicar o Por Que, eles tem o dever de explicar o COMO que acontece algo, o responsabilidade em explicar o PQ pertence a Filosofia (mas claro que muitos físicos principalmente na física quântica levantam uma asa para a filosofia ) Muito bom, o trabalho 😘👍
Átila muito legal e bem informativo esse episódio, mas eu ainda queria saber o que diabos é a teoria das cordas que eu tanto escuto. Por favor me ajuda com isso ?
Victor Morel A teoria das cordas é uma teoria que à grosso modo tenta unir a lei da gravitação de Newton, com a relatividade geral de Einstein, e as forças nucleares...mas não é tão simples assim...é uma puta história muito interessante que é bem explicada por Hawking no livro O universo numa casca de noz
Basicamente, é uma teoria que afirma que as partículas subatômicas (prótons, nêutrons, elétrons, etc.) são feitos de uma "partícula" mais elementar, a corda. É meio que um átomo dos átomos. Além disso, esse átomo dos átomos seria a verdadeira estrutura fundamental da física conhecida hoje em dia e por isso poderíamos explicar todas as forças fundamentais da física, além de possivelmente encontrar as medidas corretas dos objetos naturais de acordo com as constantes de planck. Tem também uma teoria mais profunda sobre o funcionamento da natureza chamada de Gravidade Quântica dos laços, kkk é sério existe mesmo uma teoria dos laços! Ela diz que o espaço não é um continuum como disse Einstein mais sim que o espaço também é feito por partículas, ou seja, os átomos de espaço, que são chamados loops. Esses loops teriam "comprimentos" menores que a constante do comprimento de Planck, tornando eles de alguma forma, infinitamente pequenos ou talvez com zero de comprimento. Eles formariam a realidade como linhas se cruzando(como em um tecido mesmo, que chamam de redes de spin) formando o tecido do espaço que Einstein chamou de continuum(e que nesse caso não seria um continuum coisa nenhuma, só pareceria com um).
Quer dizer que, se eu colocar um -gato- inseto numa caixa e: >Armar uma bomba de veneno silenciosa que PODE OU NÃO explodir >Esperar o tempo da bomba explodir ou não >Será criado 2 novas linhas temporais: Uma que o gato morre e uma que o gato não morre, e, só podemos saber em qual linha temporal estamos no momento em que abrir a caixa e ver se o -gato- inseto está lá!
Não por não se trata de um mundo quântico. A experiência do gato de Schrondiger, é um exercício mental para tentar explicar o que acontece com elétrons e algumas partículas, em nosso mundo macroscópico isso não acontece.
Pensando bem, o que garante que essa interpretação da experiência de Schrondiger não acontece em escala macroscópica? Se ela ocorre ou não nunca saberíamos, pois não é possível testar essa hipótese.
O que garante é a matemática e testes (sim, já foram feitos testes), no mundo macroscópico a posição é bem definida. No mundo quântico não, é comum um elétron estar em dois lugares ao mesmo tempo, no máximo o que podemos calcular é a densidade de probabilidade pois no momento que for medido a função de onda se colapsa e o elétron é forçado a estar ou não estar. Quem ainda tem duvida pesquisa sobre o experimento de dupla fenda.
Quando disse que não é possível testar a hipótese me referia a ideia de múltiplas linhas do tempo. Sabemos que a cada "nuvem de probabilidade" ao observarmos ela assume uma das condições possíveis, usando fótons como no experimento de dupla fenda observando veríamos ele comportando-se como onda ou como partícula. Até aqui tudo que falei já foi matematicamente feito e testado. Agora imaginamos que de alguma forma, quando observamos aqui esse fóton em alguma outra linha do tempo ela assuma a uma das outras possibilidades, ou seja, ele seria uma onda. E isso não é possível testar.
Curiosamente estou lendo um livro sci-fi que aborda o memo asusto. O nome do livro é Dark Matter (Matéria Escura, em português). Tem sido uma experiência muito boa, recomendo a leitura.
então isso poderia se aplicar em uma viagem temporal???quando nos viajamos no tempo e ele pode dar outro universo paralelo ou outra singularidade diferente da quela que viajamos? e caso isso como sabemos q quando nos viajarmos não sera uma diferente???
Isso é discutido no Nercast sobre o tema (o segundo sobre o assunto na verdade), não lembro qual foi, mas foi antes do 200. Recomendo muito, é um dos meus favoritos até hoje!
Bom, quando se fala em universos paralelos na verdade está se falando de outras realidades, o que é diferente da idéia de linha temporal e viagem no tempo. Se você voltasse no tempo e alterasse a sua linha do tempo, você criaria um novo universo, enquanto que a linha do tempo de onde você veio, permaneceria intacta. Embora faça ainda mais sentido se a viagem para o passado seja impossível. E mesmo que a viagem para o passado fosse impossível, ainda assim os universos paralelos do passado continuariam existindo se no caso o comprimento do multiverso fosse suficientemente grande. No caso de um comprimento infinito, então existiriam infinitos universos paralelos no passado, no presente e no futuro.
Se eu conseguir criar uma maquina que transporte seres por essas realidades, a risco de outros seres de outras realidades também conseguirem e com isso haver uma invasão neste universo, com isso, é seguro querer visitar outras realidades?(como na serie The Flash, especificamente na segunda temporada) Se eu interagir com seres de outras dimensões(como outros "eu") eu poderia mudar essa realidade(ou a minha) de forma destrutiva e até perigosa? Eu devo esconder do governo se conseguir? E eu poderia usar o material(minérios, plantas,seres inferiores, etc.) dessas "terras" a favor da minha?(como foi inicialmente tentado no novo filme do quarteto fantástico, a proposito não gostei, prefiro o antigo) Átila por favor me responda, se não souber e/ou não conseguir estudar a respeito eu entendo.
na minha opinião... este canal do UA-cam...é o mais importante do UA-cam Brasileiro..sua qualidade e excencia são extraordinárias!!!
Será que esse episódio passa na TV a cabo interdimensional?
Daniel dos Santos provavelmente no universo dos Afagadores de bolas 😂😂😂😂
Daniel dos Santos passa entre afagadores de bolas e um filme sobre um cara que come merda
Passa logo depois do comercial do Plumbus, no canal X3%8
Acho q passa na tv aberta
Entre os afagadores de bolas e o comercial de verdadeiras portas falsas.
É lindo ver um episódio de nerdologia e já estar acostumado com todos os conceitos que o Átila fala sobre...
Como é que esse canal ainda não chegou a 10 milhões de inscritos?
Excelente trabalho, Átila! Você tem um dos poucos canais que realmente trazem conteúdo pras nossas telas.
Impossível não se emocionar com as palavras finais.
Para quem passa por essa treta, saibam que vocês possuem uma força imensurável dentro de vocês. Força guri(a), você vai conseguir se levantar, vá devagar, um passo de cada vez ^^
Cara... essa interpretação dos muitos mundos é usado em jogos como Until Dawn ou os da telltale games, isso é simplesmente incrível, e parabéns por mais um Nerdologia incrível, BOA ATILA !!
Muito legal ver que este tipo de conteúdo ganhou popularidade no UA-cam Br!!!
Parabéns a todo mundo que faz parte do Nerdologia 👏👏👏😉.
MEU DEUS Átila como eu amo seu canal. Esse nerdologia foi o mais fantástico que eu já vi, parabéns pelo ótimo trabalho
Um livro mais leve e curto (220 páginas) que saiu ano passado, chama "A história do universo para quem tem pressa", de Colin Stuart. Aborda vários temas super interessantes de maneira simples, para leigos. Muito bom, recomendo!
Nem assiti ainda e já sei que esse é o melhor episódio de Nerdologia de todos! Parabéns a toda equipe por sempre trazer conteúdo relevante, de forma clara e didática, sobre temas e referencias que amamos! Vocês são foda! Grande inspiração!
Meu deus do Céu, minha cabeça estava explodindo a semana inteira lendo diversas divulgações sobre o assunto. Vocês vieram de uma realidade alternativa que sabiam tudo o que me interessava?
Parabéns NERDOLOGIA, vcs são foda!
Parabéns Atila.
cara voces são demais meu deus eu começei acompanha nerdologia 10 no começo do canal hoje ta nos 249 e voces são demais ta de parabens
SENSACIONAL!!! Acabaram de me mostrar esse canal e eu já acho que é exatamente do que a internet precisa, informação de qualidade transmitida de forma descontraída e contundente.
Parabéns! 🖤
Esse Ep. foi foda demais!
O lance da Mecânica Quântica e a Separação dos Universos pra mim, é o mais intrigante. Pois entra numa questão filosófica. Seguindo essa teoria, entramos na questão das escolhas que fazemos em nossas vidas. Ex: Como se estivéssemos seguindo por uma estrada e chegássemos em uma bifurcação. Nesse ponto de escolha, acredito haver dois universos onde só poderíamos seguir por um deles, pois não tem como seguirmos por um caminho na vida e caso não seja o que queremos, voltarmos e seguirmos por outro caminho. Pois a vida é uma via de mão única, onde só podemos seguir em frente nesse caminho com muitas bifurcações ("O que foi feito, está feito"). Agora, como seria essa viagem, não podemos de fato saber, até escolhermos por qual universo deveremos percorrer, seguindo assim, descobrindo o que este nos reserva dia após dia. E seja qual for a escolha, pra mim, os universos paralelos existentes no PONTO de escolha, vão deixando de existir conforme vamos decidindo por qual universo devemos seguir.
Excelente vídeo! Um livro que gostei foi Realidade Oculta do Brian Greene. Sugestão: faz uma vídeo sobre o bóson de Higgs, antipartículas, o acelerador e como funcionam as pesquisas do Cern. Eu acompanho algumas coisas desde 2008, mas a mídia não divulga muito.
Nerdologia "A Teoria das Cordas" da like ai se vc quer esse nerdologia tb
FINALMENTE ESSE NERDOLOGIA!!
alguem manda o atila desligar a musica de fundo
Jordan tem o link da musica de fundo?
essa interpretação dos muitos mundos me dá um certo alívio, porque um pelo menos um dos ramos da realidade deve existir um eu que seja feliz :)
Felipe Gomes Cara, quem sabe depois desse vídeo você não se vê dentro de uma nova ruptura onde esse conhecimento te ajuda a seguir em frente para tentar melhorar a sua realidade nesse ramo do universo...
*Melhor canal de curiosidades do UA-cam brasileiro! Simplesmente perfeito, vocês são top e além de envolver ficção científica e imaginação. 👏👏👏👏*
Esperei um Nerdologia sobre Rick & Morty esse tempo todo, valeu Atila
o filme Mr nobody explora muito as diversas possibilidades da vida,
episódio fantástico explendido Átila.
obrigado. :)
muito show!!!!
aí Átila queria ver um nerdologia sobre o tornado vermelho, o poder dele é bem curioso né? Parabéns pelo ótimo canal!
Sugestão de tema para um vídeo futuro: "E se todo mundo fosse vegano?"
Aí depende, vc tá falando se todo mundo virasse vegano do nada ou se ninguém nunca comesse carne?
@@matheuscalheiros2559 ele poderia falar de 2 realidades baseadas na ciência é claro que somos herbívoros e que todo mundo virou vegano
@@megachonker4173 superpopulação de animais e raças diferentes iriam acontecer uma hora ou outra.
@@RennanCesar248 nós não somos os únicos prepadores do que comemos, e se somos, alguma espécie se aproveitaria
@@RennanCesar248 vdd mlk
Equipe Nerdologia, cada novo episódio demonstra uma qualidade e esforço de todos em criar um vídeo interessante, dinâmico e didático nos proporcionando um aprendizado de uma forma divertida e genial; Sou escrito e sempre indico os videos do canal para minha roda de amigos... Parabéns e sempre continuem com essa missão de nos trazer entretenimento com conteúdo.
Gostaria de sugerir alguns temas e se caso ja tenha sido abordado peço perdão pela gafe.
1° Simbionte ou simbiose;
2° Laço da verdade Mulher maravilha e tema relacionado;
3° Mares e oceanos e as possibilidades de acontecimentos de One Piece.
Grande Abraço!!!
Queria dar um zilhão de likes, só pelo exemplo de ética e pelo carisma do Atila!
Excelente vídeo, Átila.
Como sempre trazendo, de forma simplificada, o melhor do conhecimento.
Aproveito, já que está relacionado à Física, para pedir um episódio especial do Stephen Hawking.
Rick and Morty merecem um NERD CAST
ótimo vídeo, sempre acompanho, quero pedir que façam um video sobre o filme "vida", que trata sobre a possibilidade de se dar vida a células de um outro planeta no espaço, achei o filme muito bom :D
Atila faz um Nerdologia sobre a teoria das cordas.
adoro o seu canal parabéns
Tem um episódio do Futurama simplesmente incrível: The Farnsworth Parabox. Onde o doutor Farnsworth desenvolve uma caixa contendo um universo paralelo inteiro! Neste outro universo, o doutor também desenvolveu a caixa! Os dois universos são parecidos, a única diferença é que o "cara ou coroa" sempre dá diferente, gerando vários acontecimentos interessantes! Impagável esse episódio. Aliás todos os episódios do Futurama são muito criativos, pena ter acabado.
Pra quem curtiu o Tema, recomendo o " Uma breve historia do tempo". Livro bem didático que apresenta alguns conceitos bem interessantes sobre o universo!
Eu estou guardando esse comentário desde o episódio sobre viagem no tempo. Uma viagem ao passado só poderia ser admitida junto com a ideia de mundos paralelos (na minha humilde opinião). já que numa volta ao passado para mudar algo, no futuro não existiria a "necessidade" de voltar ao passado para alterar o evento, então não iriam voltar no tempo. Assim sendo, não seria uma viagem no tempo, mas entre realiadades. Ta certo isso? rsrs
mundos paralelos é uma das formas de se resolver o paradoxo de bootstrap que você citou.
outra possibilidade é o princípio da autoconsistência que diz que a viagem pro passado é possível, mas alterações não. Sua presença no passado não pode alterar o futuro, ou você no passado se torna a causa dos eventos do futuro.
Rick and Morty é um dos meus desenhos favoritos, valeu Atila
Cara, sinceramente... é o melhor canal do UA-cam.
Na vdd temos q agradecer por estarmos em uma realidade onde existe o Nerdologia...
Uau!
Amo esse Desenho e agora amo também esse canal, esse vídeo falou muita coisa do meu interesse além de parecer muito complicado de montar um vídeo desse com uma explicação tão nítida,. Não É preciso ser um cientista para entender!
PARABÉNS !
Provavelmente este será o primeiro de muitos vídeos que irei assistir nesse canal.
Primeira vez que isso explodiu minha cabeça foi ao ver Dragon Ball Z. O Trunks vem do futuro pra salvar o Goku de uma doença cardíaca, mas, ao dar o remédio ele avisa que, na realidade de onde ele veio, o Goku continuaria morto e que portanto agora haviam dois universos paralelos. Um onde o Goku está vivo e outro onde ele está morto.
A saga inteira do Goku Black é sobre isso '
Sim, por muito tempo achei que era um erro do roteiro.
Alexsander Ghidorsi ele criou várias linhas do tempo quando ele fez isso
Isso diverge da teoria original q e possivel viajar no tempo mas nao se muda o universo continua igual.
E essa saga foi claramente inspirada pelo Exterminador do Futuro
Quantos Meeseeks foram usados na produção desse nerdologia?
Existence is pain for Meeseks
look at me!!!!
Bom esse Nerdologia foi editado pelo Estúdio 42... ou seja 42 meeseeks!
Cassio Miguel Mas 42 não é a resposta da Vida, do universo e tudo mais?
2, com certeza foram 2.
fazia muito tempo que não havia um nerdologia realmente nerd
Não consegui prestar atenção no vídeo pq fiquei com o trecho "Good byyyyyyye moonman" na cabeça o tempo inteiro, que música perfeita.
Uma breve história do tempo é um excelente livro, que aborda essa e outras questões.
eu adoraria ver um nerdologia sobre computador quantico
"Minhas escolhas determinam em que universo eu vou parar"
Sim ,,
Átila, esse é um dos episódios mais bonitos, me emocionou!
Atila, faz um vídeo explicando as possibilidades da veracidade da Teoria da atração do livro "o segredo "
eu so quero saber onde eu encontro audiolivros!
Ah, e Atila, Deus te abençoe cara, esse canal é o melhor!
Átila, gostaria de mencionar o filme Donnie Darko. É uma interpretação cinematográfica sensacional da ideia de multiversos!
Exatamente...Que é a correta análise do filme.
Verdade, muito bom aquele filme.
Nunca vi filme mais overrated do que esse
Caraca, é verdade. Não sei como não lembrei do filme vendo esse video
Achei que teria referência tbm.
Um Nerdologia ai se quiserem (o que não falta): Como funcionaria os poderes da Giganta?
Lindo vídeo Atila, Poderia falar sobre o atirador que acertou 3,5Km de distancia
Cara foi fantástico, e as imagens finais do Maus foram bem profundas e colocadas com a explicação
Mano nerdologia é muito bom.... nao é justo só ter em portugues, esse canal deveria ser conhecido pelo mundo em muitas linguas
Estou no universo onde o atila é a loira do banheiro
O único universo que vale a pena existir.
O Átila é a loira do banheiro *e* fez a moça da biblioteca da escola dele ficar doida.
essa referencia esta acima da media
vai atrás da janela da biblioteca e grita "GIOVANAAAA"
Essa referência foi linda, formosa, perfeita!!!!
Nerdologia - Terra Plana.
Quero um nerdologia destruindo os terraplanistas
Pra que isso cara, já tem um nerdologia parecido, pra que ficar dando atenção a terraplanista
E PRECISA?
a terra é plana
eles ja se destroem sozinhos ehueheuehe
Bando de ignorantes.....
Nossa que vídeo excelente. Temas extraordinários com a simplicidade da explicsçao. Parabéns.
Nerdologia faz um excelente trabalho, me perco vendo os vídeos.
#justiceforbirdperson
Phoenix Person
Déborah Alves fuck tammy
He is dead ;-;
léosoethe he fucked tammy, tho
I'm now PHOENIX PERSON 💀😂😂
Agora vou ficar com "Gooooooodbyeeee moonmen" na cabeça o dia todo.
WE SAY GOODBYE TO MOONMAN
SHUT THE FUCK UP ABOUT MOONMEN
O dia todo? Mais facil a semana toda ;-;
goodbyyyyyyeeeeee moonmen
stupid space fart
Uma vairante da interpretação dos muitos mundos é que o universo não se divide quando uma possibilidade quântica é determinada. Em vez disso, todas as possibilidas já existem, cada uma em um universo diferente; quando uma possibilidade quântica é determinada, a gente descobre em qual desses universo a gente *não* está. Por exemplo, existe um universo pra cada possibilidade de cor de camisa do Átila. Quando eu encontro o Átila e descubro que ele está vestindo uma camisa azul, descubro que *não* estou nos universos em que o Átila veste as outras cores. Dessa forma, iríamos aos poucos eliminando quais universos não estamos e aproximando em qual estamos. O nosso passado seria então um mapa de quais universos não estamos. Vale lembrar que esta também é uma interpretação filosófica e nada científica.
Lucas Balaminut Qual é a diferença de dizer que descobri que estou no universo em que a camisa dele é azul?
O legal de um Multiverso é que passado, presente e futuro coexistiriam. Assim, com uma nave muito rápida ou com uma portal gun real, você poderia ir do nosso universo para um outro onde a Terra existe também, só que lá eles ainda estariam nos anos 80. Você poderia visitar também terras paralelas no futuros com histórias possíveis de acontecer no nosso próprio mundo. É claro que o Multiverso teria que ser infinito nesse caso.
Eu ia dizer sobre isso.
Eu sempre imaginei que viagens no tempo na verdade eram viagens entre dimensões onde aquele tempo estava avançado ( futuro) ou um universo onde ainda não havia ocorrido eventos que no seu eram presentes ( passado). Eles seriam universos parecidos com os nossos porém em épocas da linha do tempo diferentes, logo um viajante do tempo não viajaria no tempo mas sim nas dimensões. Com isso a gente resolve os problemas com paradoxos temporais ( do avó, da predestinação etc..)
Lucas, mas nunca iriamos descobrir em qual de fato estamos, a cada vez que determinamos onde está uma partícula teoricamente significa que em outros universos esta mesma partícula não está ali, logo sempre que vamos descobrindo em qual estamos sempre abre-se espaço para qual não estamos.
Amo esse canal😍
Rick And Morty + Nerdologia=Episódio Bom Confirmado
Venho do universo onde o Azaghal usa talco e não o Jovem Nerd!!!! hahahahahah
E o Azaghal começa todos os Nerdcasts falando lambda, lambda, lambda e a frase mais famosa do jovem Nerd é: "Tú é babaca cara!!"
"Ainda são as suas escolhas que dizem o universo aonde você vai parar. Boa sorte!" :')
Meu deus, eu só consegui pensar nos multiversos de Steins Gate durante as explicações do Atila.
que anime foda!
Dohko de Libra Okarin!
Dohko de Libra Kurisutina!
Dohko de Libra Supa haka!
Dohko de Libra Tu tu ru
CARAMBA! To apaixonado por esse vídeo 😍😍😍😍
Caramba, que doideira na cabeça aqui, depois do vídeo. Top. Parabéns.
*DIGA ADEEEUS LUNAAAATICOOOS*
LULATICUUUUUSSS!
Mesmo você tendo comentado isso faz bastante tempo... *ADEUUUUUSSSSSSS*
@@NCbitts LUNÁTICOOOOOS
Eu acho que não está devendo nenhum tema. Mas acho o vídeo "isto é só uma teoria" que vc fez deveria ser enquadrado e exibido em todos os museus como uma verdadeira obra Prima de todo seu estudo e de seu conhecimento. Parabéns.
Cade a porra do morty ?
Droga, odeio burocracia, vou roubar um novo morty!
Quero saber de porra de ninguém não
o seu comentário não fez sentido !
RickSanchez Porra o Morty só pensa com a cabeça de baixo
adolescentes né !
Vídeo maravilhoooooooso 😍
Parabéns a toda equipe pelo trabalho!
Mais uma vez, muito bom o canal! Cara, voce é muito inteligente e essas apresentações é de deixar a globo com inveja.
*"All the moonmen want things their way, but we make sure they see the sun". (8) :(*
Daniel Rocha de que filme e isso?
Michel Dognini - ACE Acho que essa é a música do rick e morty "goodbye moonmen"
Goodbyyyyyyyyyyuyuue mooonmeen
A versão dublada é melhor inclusive
Ranbu No Melody nome épico ^^
A ultima musica que toca lembra muito a música da abertura do programa do Beeckman! haha
Eduardo Gomes cara achei q mais ninguem iria perceber kkkk
KKKKKKK nessas horas Vejo que to ficando velho !
Nerdologia - Hologramas
Mano... Melhor episódio na moral.
Olha essa música vei, que linda ma'm
excelente abordagem do tema atila, vcs estão de parabéns , gostaria de aproveitar a oportunidade e sugerir um tema, bem que vcs podiam falar sobre o buraco negro gigante NGC5159, que tal?
Em relação ao gato de Schrodinger, quando observarmos o gato, não era pra ser constado o fato e a opção alternativa ser descartada, ao invés de originar uma nova realidade?
Acredito que pelo colapso da função de onda, seria isso mesmo. Todas as outras possibilidades que não a que medimos, deixariam de existir.
Mas como o Átila mesmo falou, a interpretação dos multi universos vai contra essa ideia, nesse caso a função de onda não colapsaria e você mediria uma das possibilidades sem que as demais deixassem de existir. Dessa forma, haveria uma consciência sua em cada uma das possibilidades. Esse argumento inclusive dá margem não só aos multi universos, bem como a imortalidade quântica.
Imortalidade quântica? hauahauahaua
Só que, em todo caso é a teoria atualmente aceita pela comunidade científica para justificar o funcionamento do mundo quântico, mas quanto a função de onda, ela não poderia entrar em colapso, já o que veríamos seria apenas uma dupla-face de uma provável realidade, o que não originaliza outra realidade já a teoria das cordas e dos multi universos são totalmente impossíveis de serem provados em qualquer experimento senão teóricos e metafísicos o que por um lado já dar ênfase suficiente para ser uma área de estudo.
Se um dia eu mudar de curso ou, se após eu terminar o atual e resolver fazer alguma física, a culpa vai ser do canal primata falante e do nerdologia. rsrsrs
Pesquise sobre o experimento "O amigo de Wigner", dentre outros, que nada mais são que variações derivadas do gato de Schodinger, porém, mais elaboradas. Em nenhum momento disse que a Mecânica Quântica afirma que isso existe, são só meras interpretações...
POVO, AJUDEM... POR FAVOR!!! LIKE PARA ELE VER...
Átila, eu tenho uma teoria sobre viagem no tempo (para os piadistas, eu não tenho uma máquina do tempo, eu não consigo viajar no tempo e nem nada do tipo)... Por favor, dá uma olhada se faz sentido... Se eu não achasse que faz sentido, não me submeteria a passar vergonha aqui!!!?
São umas 6 páginas escritas como rascunho, mas basicamente diz que só seria possível enxergarmos o passado, voltarmos ao passado e vê-lo, não chegar lá fisicamente.
Escreva um periódico cientifico, e deixe que a comunidade acadêmica julgue seu trabalho.
Isso que eu quero, mas ANTES, queria uma opinião de alguém que entende um pouco mais que eu para saber se o que eu estou propondo tem coerência ou se é tudo bobeira. Meu medo é chegar qualquer pessoa se oferecendo para ajudar e "roubar" meu trabalho, por isso queria que o Átila desse uma olhada por cima no rascunho para saber se tem sentido ou não.
Chama ele no twitter geralmente ele responde. Se quiser me mandar eu estaria interessadíssimo em ler
Matheus, eu não tenho Twiter. Não sei mexer :( Se pudesse fazer esse imenso favor, lhe agradeceria muito. Eu queria saber se faz sentido o que eu estou escrevendo, aí eu mostro a quem tiver interesse, por isso queria que ele desse uma olhada. Estou com medo de ter falado alguma bobeira GRANDE... (Bobeira devo ter falado, senão alguém já teria tido essa ideia antes)...
1:26 não são os Físicos que tem o dever de explicar o Por Que, eles tem o dever de explicar o COMO que acontece algo, o responsabilidade em explicar o PQ pertence a Filosofia (mas claro que muitos físicos principalmente na física quântica levantam uma asa para a filosofia )
Muito bom, o trabalho 😘👍
Latharann a filosofia e a religião.
@@blackbird656 A religião não pergunta Por que. Ela afirma então não faz parte
os videos sao incriveis ainda mais com musica de fundo espero que nunca parem de fazeer videos vcs sao fda
FODA, consideração demais por esse canal pqp
Átila muito legal e bem informativo esse episódio, mas eu ainda queria saber o que diabos é a teoria das cordas que eu tanto escuto. Por favor me ajuda com isso ?
Victor Morel A teoria das cordas é uma teoria que à grosso modo tenta unir a lei da gravitação de Newton, com a relatividade geral de Einstein, e as forças nucleares...mas não é tão simples assim...é uma puta história muito interessante que é bem explicada por Hawking no livro O universo numa casca de noz
Cara o Lucas MIssaka abaixo, escreveu exatamente a dica que iria lhe dá.
Basicamente, é uma teoria que afirma que as partículas subatômicas (prótons, nêutrons, elétrons, etc.) são feitos de uma "partícula" mais elementar, a corda. É meio que um átomo dos átomos. Além disso, esse átomo dos átomos seria a verdadeira estrutura fundamental da física conhecida hoje em dia e por isso poderíamos explicar todas as forças fundamentais da física, além de possivelmente encontrar as medidas corretas dos objetos naturais de acordo com as constantes de planck.
Tem também uma teoria mais profunda sobre o funcionamento da natureza chamada de Gravidade Quântica dos laços, kkk é sério existe mesmo uma teoria dos laços! Ela diz que o espaço não é um continuum como disse Einstein mais sim que o espaço também é feito por partículas, ou seja, os átomos de espaço, que são chamados loops. Esses loops teriam "comprimentos" menores que a constante do comprimento de Planck, tornando eles de alguma forma, infinitamente pequenos ou talvez com zero de comprimento. Eles formariam a realidade como linhas se cruzando(como em um tecido mesmo, que chamam de redes de spin) formando o tecido do espaço que Einstein chamou de continuum(e que nesse caso não seria um continuum coisa nenhuma, só pareceria com um).
O Schwarza fala sobre ela, é um excelente canal na temática científica: ua-cam.com/video/4LiwHOu5JFU/v-deo.html
Nerdologia 250, A Ciência de Portal?
Ponto de Ignição/Flashpoint | Nerdologia
Como eu amo esse canal!
vcs sao demais !!! atila parabens meu brother minha total gratidao e aquele like sempre
SHOW ME WHAT YOU GOT
Déborah Alves Melhor parte!
Déborah Alves I LIKE WHAT YOU GOT
I LIKE WHAT YOU GOT!
Take off your panties, shit on the floor...GETT SCHIFTY
Quer dizer que, se eu colocar um -gato- inseto numa caixa e:
>Armar uma bomba de veneno silenciosa que PODE OU NÃO explodir
>Esperar o tempo da bomba explodir ou não
>Será criado 2 novas linhas temporais: Uma que o gato morre e uma que o gato não morre, e, só podemos saber em qual linha temporal estamos no momento em que abrir a caixa e ver se o -gato- inseto está lá!
Não por não se trata de um mundo quântico. A experiência do gato de Schrondiger, é um exercício mental para tentar explicar o que acontece com elétrons e algumas partículas, em nosso mundo macroscópico isso não acontece.
Pensando bem, o que garante que essa interpretação da experiência de Schrondiger não acontece em escala macroscópica? Se ela ocorre ou não nunca saberíamos, pois não é possível testar essa hipótese.
O que garante é a matemática e testes (sim, já foram feitos testes), no mundo macroscópico a posição é bem definida. No mundo quântico não, é comum um elétron estar em dois lugares ao mesmo tempo, no máximo o que podemos calcular é a densidade de probabilidade pois no momento que for medido a função de onda se colapsa e o elétron é forçado a estar ou não estar. Quem ainda tem duvida pesquisa sobre o experimento de dupla fenda.
Quando disse que não é possível testar a hipótese me referia a ideia de múltiplas linhas do tempo. Sabemos que a cada "nuvem de probabilidade" ao observarmos ela assume uma das condições possíveis, usando fótons como no experimento de dupla fenda observando veríamos ele comportando-se como onda ou como partícula. Até aqui tudo que falei já foi matematicamente feito e testado.
Agora imaginamos que de alguma forma, quando observamos aqui esse fóton em alguma outra linha do tempo ela assuma a uma das outras possibilidades, ou seja, ele seria uma onda. E isso não é possível testar.
Sheldon ama esse experimento
"não sei não Rick, me parece falso" XD
perai, tem Rick and Morty dublado?
delamovies Sim
e ótima dublagem, por sinal rs
eu li com a voz dele
delamovies tem sim.
Uma das minhas animações favoritas!
Curiosamente estou lendo um livro sci-fi que aborda o memo asusto. O nome do livro é Dark Matter (Matéria Escura, em português). Tem sido uma experiência muito boa, recomendo a leitura.
Acho que foi o "up side down" que imitou Silent Hill Já que a série de jogos veio antes do seriado da Netflix e não o contrário como diz no vídeo.
Piada o nome
@@robertopaggi7338 muito mal feita kkkkk
@@silviafranco2257 pra quem nao entende talvez seja mal feita,tem q escrever embaixo q é uma piada pra pessoas burras entenderem
Faltou crase em "Existimos devido Às constantes" em 2:49
mudou alguma coisa na qualidade e no conteúdo que foi passado?
Em momento algum eu afirmei que a qualidade e o conteúdo mudaram pelo erro, só fiz um adendo.
Jade Báez Nazista gramatical detected
Hahahah ué, estamos aqui pra aprender, afinal de contas (:
Quem nasceu pra exatas patina em humanas kkkkkk
status: procurando um universo em que eu fico cm vc, linda !!
Lucas lucilio Boa!
kkkkknnknnn
kkkkkkkkkkkkkkk
você de novo?
Excelente como sempre. Parabéns.
Bela escolha de camiseta Átila, uma escolha bem cientifica em minha opinião. ^^
então isso poderia se aplicar em uma viagem temporal???quando nos viajamos no tempo e ele pode dar outro universo paralelo
ou outra singularidade diferente da quela que viajamos? e caso isso como sabemos q quando nos viajarmos não sera uma diferente???
Isso é discutido no Nercast sobre o tema (o segundo sobre o assunto na verdade), não lembro qual foi, mas foi antes do 200. Recomendo muito, é um dos meus favoritos até hoje!
Bom, quando se fala em universos paralelos na verdade está se falando de outras realidades, o que é diferente da idéia de linha temporal e viagem no tempo. Se você voltasse no tempo e alterasse a sua linha do tempo, você criaria um novo universo, enquanto que a linha do tempo de onde você veio, permaneceria intacta. Embora faça ainda mais sentido se a viagem para o passado seja impossível. E mesmo que a viagem para o passado fosse impossível, ainda assim os universos paralelos do passado continuariam existindo se no caso o comprimento do multiverso fosse suficientemente grande. No caso de um comprimento infinito, então existiriam infinitos universos paralelos no passado, no presente e no futuro.
Juan Pimentel Assista Donnie Darko
Então quer dizer que o Átila Loira do Banheiro é um universo paralelo ?
Rafael Kenji o atila loira do banheiro eh desse universo, o atila pesquisador q eh d outro
Se eu conseguir criar uma maquina que transporte seres por essas realidades, a risco de outros seres de outras realidades também conseguirem e com isso haver uma invasão neste universo, com isso, é seguro querer visitar outras realidades?(como na serie The Flash, especificamente na segunda temporada) Se eu interagir com seres de outras dimensões(como outros "eu") eu poderia mudar essa realidade(ou a minha) de forma destrutiva e até perigosa? Eu devo esconder do governo se conseguir? E eu poderia usar o material(minérios, plantas,seres inferiores, etc.) dessas "terras" a favor da minha?(como foi inicialmente tentado no novo filme do quarteto fantástico, a proposito não gostei, prefiro o antigo) Átila por favor me responda, se não souber e/ou não conseguir estudar a respeito eu entendo.
Conteúdo super interessante em todos os vídeos. Parabéns! Estou viciado! rsrs
Muito bom!!! Parabéns!!! Excelente trabalho, excelente vídeo!!!