Professor, devo aplaudir a sua iniciativa de colocar legendas. Já vi muitas pessoas pedindo isso em canais de teologia, para tornar mais acessível a outros públicos, mas você é o primeiro que eu vejo que integrou isso
@@ProfessorLucasGestaA igreja ortodoxa (Seja as Calcedonias ou não Calcedonianas) assim como a Igreja Roma são todas Católicas e Apostólicas, pare de falar a mentira e mostre a verdade, até as Igrejas ortodoxas que não estão mais com Roma tem Devoção a Virgem Maria, aos 7 Sacramentos, aos santos, tem episcopado. E todas elas estão voltando a União, mais de 17 milhões de Orientais voltaram a Roma, você está tentando tirar a unidade da Igreja de Cristo, não faça isso irmão, pois Satanás que é divisor, a igreja dos apóstolos sempre foi um e Católica, mostre a Verdade.
Livros citados: Sobre história da reforma 1. História da reforma (Carter Lindberg). 2. História da igreja cristã (W. Walker). Sobre teologia da reforma 3. Tradição cristã vol. 4 (Jaroslav Pelikan). 4. Teologia da reforma (Matthew Barrett). 5. O pensamento da reforma (Henri Strohl). 6. Origens intelectuais da reforma (Alister MacGrath). Patrologia 7. Teologia dos reformadores (Timothy George). 8. Uma história do pensamento cristão vol. 3 (Justo L. González). Para estudar autor por autor 9. Coleção Obras selecionadas de Martinho Lutero ed. Sinodal (12 volumes). 10. De Luter a Lutero uma biografia (Martin N. Dreher). 11. Melanchthon uma biografia (Heinz Scheible). 12. A vida de João Calvino (Alister MacGrath). 13. Mulheres no movimento da reforma (Claudete e Heloísa). 14. Uma voz feminina na reforma (Rute Salviano). 15. A primeira dama da reforma (Ruth Tucker). 16. A ética protestante e o espírito do capitalismo (Max Weber).
Livros de história universal são interessantes para estudar a reforma. Os volumes 6 e 7 do Will Durant trás inúmeras informações que não são citadas em obras mais especificas, como a do Carter Lindbergh. Ele chega a discorrer também sobre as reformas nos países nordicos como na Dinamarca e Suécia.
Professor, agradeço seu trabalho e ministério. Saí da famosa “jaula” ouvindo seus conteúdos e entendendo que a ação de Deus na história vai muito além da minha perspectiva soteriológica. Sou muito mais “católico” hoje em dia hahahaha, Deus o abençoe e em breve mais um aluno na netflix da história da igreja.
Nos livros que li em português (incluindo o de Lindberg, o de Justo Gonzalez e o de Roland Bainton), achei que o problema é que não se mostra a continuidade do protestantismo antes de Lutero. Considero que o primeiro movimento de relevância do protestantismo foi o movimento dos Waldenses. Depois, Wycliffe e os lollardos. Depois, Jan Huss. Somente depois, Lutero. Não sem a contribuição de Erasmo. Foi aí que o movimento teve vitória através do advento da imprensa. É uma continuidade, uma linhagem da reforma que teve como principal característica comum a tradução da Bíblia para o vernáculo, o rompimento com o confinamento do latim, a restauração da centralidade da Palavra de Deus. Inclusive Lutero era acusado pelos romanos de "apenas" repetir os "erros" de Wycliffe e Huss. Quando descobriu os escritos de Huss, Lutero se surpreendeu que ensinavam a mesma coisa. Mas os livros passam muito por cima sobre isso, e as pessoas acham que tudo começou com Lutero.
Essa de Melâncton fala sobre a teologia dele ao longo do tempo? Infelizmente não temos uma edição crítica do Loci theologici com as alterações posteriores feitas por ele. Assim como as alterações na Confissão de Ausburgo que ele fez.
Professor, gostaria de perguntar a tua opinião sobre aquela trilogia de história do cristianismo do James Dunn...São livros muito grandes, caros e difíceis de encontrar. Será que vale a pena ou na verdade são ensinos que encontramos em outras obras mais práticas?
Só tenho que agradecer ! Sou da Cidade de Sobral no Ceará ! Já algum livro do Ex- Padre Aníbal Pereira dos Réis? - tenho os 54 livros físicos e 45 ainda em PDF posso manda pra vc
Inclusive ele mesmo no Instagram dele falou que não existia essa de denominacionalismo para se referir aos ortodoxos orientais e aos católicos romanos, e até mesmo os valdenses
Nobre professor o que o senhor tem a dizer sobre: LIVRO: COLEÇÃO NOVA HISTÓRIA DA IGREJA, 4 volumes, sob a direção de D. Knowles L.-J. Roger e R. Aubert. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971 a 1974. Capa dura Volume I: Dos primórdios a São Gregório Magno,por Jean Daniélou e Henri Marrou. Traduzido por Dom Frtei Paulo Evaristo Arns. 527 páginas, Volume II: A Idade Média, por David Knowles e Dimitri Obolensky. Tradução de João Fagundes Hauck. 547 páginas. Volume III: Reforma e contra-reforma, pelo prof. Dr. Germano Tüchle (Munique); colaboração do Dr. C. A. Bouman (Utreque); tradução de Waldomiro Pires Martins. 531 páginas. Volume IV: Século das luzes, revoluções, restaurações, por L.-J. Rogier e J. de Bertier de Sauvigny; colaboração do Dr. Joseph Hajjar. 473 páginas. Além dos 4 volumes acima têm 3 tomos: Tomo 1: A igreja na sociedade liberal e no mundo Moderno (1975) Tomo 2: A igreja na sociedade liberal e no mundo moderno (1976) Tomo 3: A igreja na sociedade liberal e no mundo moderno (1976). Ps: Alguns consideram os três tomos como o quinto volume. O senhor conhece esta obra? É superior a de Daniel Rops 10 volumes? Se o senhor conhece o que me diz?
@Gabriel-uq6iq ele é posterior, porém a influência dele dentro da igreja protestante é maior que Lutero, por exemplo. Talvez seja já maior que Calvino.
@Gabriel-uq6iq se for assim então Calvino também não foi, porque quando Calvino começou a sua reforma em Genebra todos os outros reformadores já tinham suas próprias reformas.
Boa tarde Lucas. Veja um react sobre tema bíblia e sua formação. De forma educada ele demonstra que suas argumentação que se demonstra longe de princípios acadêmicos e de viés apenas. Vi muitas vezes você falar em procurar ser isento e de viés acadêmico, e o Ortodoxo André Luiz demonstra que mesmo querendo ser acadêmico, ele demonstra que nada de acadêmico tem seu vídeo. ua-cam.com/video/wbjpQJRbw44/v-deo.html&ab_channel=Andr%C3%A9LuizVBTdosReis--Consci%C3%AAnciadoEu
Não fosse Lutero, o cristianismo - digo, o paulinismo - teria acabado durante o Renascimento... Pena que não existam nem Deus nem o diabo, do contrário Lutero arderia no fogo eternamente.
@@ProfessorLucasGesta Ah prof. Lucas, em todo meio existem os intragáveis. No meio de quem gosta de cachorros, são os pitbitocas - eles acham que Pitbull vence leão, e, se algum especialista falar alguma desvantagem, eles se comportam como verdadeiros haters! No meio teológico, os ultrachatos são os calvinistas fanáticos e os católicos olavistas - eis um axioma, afirmação evidente por si mesma! 😂😂😂😂😂😂😂
Eis minha humilde e ainda em formação bibliografia de história do protestantismo e anticatolicismo: Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções: 1789-1848 Will e Ariel Durant, História da Civilização, vol. 8, A Era de Luís XIV Will e Ariel Durant, História da Civilização, vol. 10, Rousseau e a Revolução Jacques Le Goff, A Civilização do Ocidente Medieval Jacques Le Goff, A Bolsa e a Vida: Economia e Religião na Idade Média Leo Huberman, História da Riqueza do Homem Ellen White, O Grande Conflito Magno Paganelli, Os Valdenses: A história dos protestantes que antecederam a Reforma Michael Baigent e Richard Leigh, A Inquisição Nicolau Eymerich, Directorium Inquisitorum: Manual dos Inquisidores Niall Ferguson, Civilização: Ocidente X Oriente Cecile Morrisson, Cruzadas Ivan Lins, A Idade Média, a Cavalaria e as Cruzadas Jeffrey Richards, Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média Édino Melo, 100 Respostas Bíblicas para o Catolicismo Toby Green, Inquisição: O reinado do medo Jeovah Mendes, 30 Papas que Envergonharam a Humanidade Brenda Ralph Lewis, A História Negra dos Papas Heinrich Kramer e James Sprenger, O Martelo das Feiticeiras Alcides Conejeiro Peres, A Inquisição e os Instrumentos de Tortura na Idade Média Edmond Paris, História Secreta dos Jesuítas Franco Gentili, Tortura: Instrumentos Medievais Bill Hughes, Os Terroristas Secretos Benjamin G. Wilkinson, A Verdade Triunfante: A Igreja no Deserto Mrs. Tamar Davis, A General History of the Sabbatarian Churches Jacopo Fo, Sérgio Tomat e Laura Malucelli, O Livro Negro do Cristianismo: Dois mil anos de crime em nome de Deus John N. Andrews, O Sábado e o Domingo nos Três Primeiros Séculos: O testemunho completo dos pais da igreja C. Mervyn Maxwell, Uma Nova Era Segundo as Profecias de Daniel C. Mervyn Maxwell, Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse Uriah Smith, Considerações sobre Daniel e Apocalipse Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo André Biéler, A Força Oculta dos Protestantes Marcos Costa, História do Brasil para quem tem pressa William Estep, A História dos Anabatistas Merle D’ Aubigné, History of the Reformation in the Sixteenth Century James White, Controvérsia Católica: Uma análise bíblica das doutrinas do catolicismo romano James White, Maria: A diferença entre o que a Bíblia ensina e o que os romanistas defendem Frans L. Schalkwijk, Igreja e Estado no Brasil Holandes Em Defesa da Reforma: Resposta de João Calvino ao Cardeal Sadoleto John Foxe, O Livro dos Mártires Martinho Lutero: Coletânea de Escritos - Série Clássicos da Reforma Carter Lindberg, História da Reforma Andrew Atherstone, A Reforma: As transformações de um mundo em conflito Timothy George, Teologia dos Reformadores Burke Mccarthy, The Suppressed Truth About the Assassination of Abraham Lincoln Avro Manhattan, The Dollar and The Vatican Hector Macpherson, The Jesuits in History
Não digo que é o melhor sobre a Reforma. É o melhor sobre toda a nossa história. É um incrível apanhado da luta entre o bem e o mal desde a queda de Jerusalém. Só não é mais completo pois a escritora não viveu nos tempos das revoluções comunistas, do progressismo e outras coisas da atualidade, pois se fosse, ela registraria tudo isso também.
Professor, devo aplaudir a sua iniciativa de colocar legendas. Já vi muitas pessoas pedindo isso em canais de teologia, para tornar mais acessível a outros públicos, mas você é o primeiro que eu vejo que integrou isso
Obrigado 🙏☺️
@@ProfessorLucasGestaA igreja ortodoxa (Seja as Calcedonias ou não Calcedonianas) assim como a Igreja Roma são todas Católicas e Apostólicas, pare de falar a mentira e mostre a verdade, até as Igrejas ortodoxas que não estão mais com Roma tem Devoção a Virgem Maria, aos 7 Sacramentos, aos santos, tem episcopado. E todas elas estão voltando a União, mais de 17 milhões de Orientais voltaram a Roma, você está tentando tirar a unidade da Igreja de Cristo, não faça isso irmão, pois Satanás que é divisor, a igreja dos apóstolos sempre foi um e Católica, mostre a Verdade.
Livros citados:
Sobre história da reforma
1. História da reforma (Carter Lindberg).
2. História da igreja cristã (W. Walker).
Sobre teologia da reforma
3. Tradição cristã vol. 4 (Jaroslav Pelikan).
4. Teologia da reforma (Matthew Barrett).
5. O pensamento da reforma (Henri Strohl).
6. Origens intelectuais da reforma (Alister MacGrath).
Patrologia
7. Teologia dos reformadores (Timothy George).
8. Uma história do pensamento cristão vol. 3 (Justo L. González).
Para estudar autor por autor
9. Coleção Obras selecionadas de Martinho Lutero ed. Sinodal (12 volumes).
10. De Luter a Lutero uma biografia (Martin N. Dreher).
11. Melanchthon uma biografia (Heinz Scheible).
12. A vida de João Calvino (Alister MacGrath).
13. Mulheres no movimento da reforma (Claudete e Heloísa).
14. Uma voz feminina na reforma (Rute Salviano).
15. A primeira dama da reforma (Ruth Tucker).
16. A ética protestante e o espírito do capitalismo (Max Weber).
Obrigada professor por dividir seu conhecimento com a gente
Excelentes recomendações, Lucas! Tenho quase todos e li boa parte. São ótimas obras. Diria que o melhor que temos em português.
A editora contexto lançou recentemente um livro sobre Reforma e Contrarreforma. É ótima introdução.
Só conteúdo extraordinário sobre o Protestantismo
Obrigado 🙏🙂
Deus continue abençoando ricamente professor Lucas 🙏🏻
@@DrCarlosguilherme Obrigado 🙏
Livros de história universal são interessantes para estudar a reforma. Os volumes 6 e 7 do Will Durant trás inúmeras informações que não são citadas em obras mais especificas, como a do Carter Lindbergh. Ele chega a discorrer também sobre as reformas nos países nordicos como na Dinamarca e Suécia.
Boa indicação
MUITO BOM, PARABENS PROFESSOR LUCAS GESTA, PELAS INDICAÇOES DOS LIVROS.
Obrigado 🙏😊
Muito obrigado professor!!! Tenho aprendido muito com o seu canal e tenho compartilhado o seu canal na igreja
Obrigado :)
Caraca esse professor é o melhor, já católico fazendo video querendo te refutar. Parabéns Lucas aprendo muito com vc.
obrigado 🙏
Gostei muito do video, ótimas recomendações!
Obrigado :)
Professor, vc é uma referência, obrigada 👏🏽
Obrigado :)
Excelente vídeo professor Lucas!
Obrigado :)
Muito bom.
Obrigado :)
Vai ser muito bom se você gravar uma resenha do livro do Weber!
Professor, agradeço seu trabalho e ministério. Saí da famosa “jaula” ouvindo seus conteúdos e entendendo que a ação de Deus na história vai muito além da minha perspectiva soteriológica. Sou muito mais “católico” hoje em dia hahahaha, Deus o abençoe e em breve mais um aluno na netflix da história da igreja.
Obrigado :)
Muito bom! Esse do Weber é fenomenal
Obrigado :)
Pierre Chaunnu tem TB dois volumes sobre Reforma Protestante
Boa, vou procurar.
Meu mestre
Eu gosto muito do senhor, ainda bem que fui seu aluno.
Obrigado querido :)
Nos livros que li em português (incluindo o de Lindberg, o de Justo Gonzalez e o de Roland Bainton), achei que o problema é que não se mostra a continuidade do protestantismo antes de Lutero. Considero que o primeiro movimento de relevância do protestantismo foi o movimento dos Waldenses. Depois, Wycliffe e os lollardos. Depois, Jan Huss. Somente depois, Lutero. Não sem a contribuição de Erasmo. Foi aí que o movimento teve vitória através do advento da imprensa. É uma continuidade, uma linhagem da reforma que teve como principal característica comum a tradução da Bíblia para o vernáculo, o rompimento com o confinamento do latim, a restauração da centralidade da Palavra de Deus. Inclusive Lutero era acusado pelos romanos de "apenas" repetir os "erros" de Wycliffe e Huss. Quando descobriu os escritos de Huss, Lutero se surpreendeu que ensinavam a mesma coisa. Mas os livros passam muito por cima sobre isso, e as pessoas acham que tudo começou com Lutero.
🎉🎉👏👏👏👏👏
Essa de Melâncton fala sobre a teologia dele ao longo do tempo? Infelizmente não temos uma edição crítica do Loci theologici com as alterações posteriores feitas por ele. Assim como as alterações na Confissão de Ausburgo que ele fez.
Professor, conhece alguma biografia do Martin Bucer para recomendar?
Em português eu não conheço 😕
É um livro da reforma do macgrafth antigo e grosso?
Professor, gostaria de perguntar a tua opinião sobre aquela trilogia de história do cristianismo do James Dunn...São livros muito grandes, caros e difíceis de encontrar. Será que vale a pena ou na verdade são ensinos que encontramos em outras obras mais práticas?
O melhor de todos, absurdamente melhor, é Conversas à Mesa, escrito pelo notário de Lutero.
Só tenho que agradecer ! Sou da Cidade de Sobral no Ceará ! Já algum livro do Ex- Padre Aníbal Pereira dos Réis? - tenho os 54 livros físicos e 45 ainda em PDF posso manda pra vc
Obrigado, pode sim.
@@ProfessorLucasGesta Como faço para enviar os livros para o Sr. ?????????
Muito bom suas dicas de livros....já tinha alguns e os que eu não tinha a medida que vc ia falando eu ia baixando em formato PDF....muito obrigado
Professor lucas você saberia recomendar livros que dissertem de forma mais abrangente e completo a doutrina dos 5 solas, ou só de algum dos solas?
Que foque nisso, eu não tenho. Mas estou pensando em escrever.
@@ProfessorLucasGesta seria uma benção
Bota os links pra compra, professor. Abraço.
Não tenho links
O historiador é o Lucien Febvre. Lutero um destino.
Quem quer economizar muito também pode recorrer aos famosos pdfs
Lutero um destino do Febvre
esse mesmo 🙏 memória falhou no vídeo 😅
Lucas, você que falou que Agostinho de Hipona era Nestoriano ? Se sim, em qual vídeo vc fala ?
Rapaz, já ouvi falar de protestante que Santo Agostinho defendia Sola Scriptura, de protestante não duvido de nada.
@silvanschneider1288 mas defendia mesmo kkkkkk
@ Claro, um bispo/monge da Igreja Católica já no século IV defendia Sola Scriptura... Daqui a pouco vão tentar roubar até Santo Tomas de Aquino.
Não vi ele falando isso não.
Inclusive ele mesmo no Instagram dele falou que não existia essa de denominacionalismo para se referir aos ortodoxos orientais e aos católicos romanos, e até mesmo os valdenses
Nobre professor o que o senhor tem a dizer sobre:
LIVRO: COLEÇÃO NOVA HISTÓRIA DA IGREJA, 4 volumes, sob a direção de D. Knowles L.-J. Roger e R. Aubert. Petrópolis, RJ: Vozes, 1971 a 1974. Capa dura
Volume I: Dos primórdios a São Gregório Magno,por Jean Daniélou e Henri Marrou. Traduzido por Dom Frtei Paulo Evaristo Arns. 527 páginas,
Volume II: A Idade Média, por David Knowles e Dimitri Obolensky. Tradução de João Fagundes Hauck. 547 páginas.
Volume III: Reforma e contra-reforma, pelo prof. Dr. Germano Tüchle (Munique); colaboração do Dr. C. A. Bouman (Utreque); tradução de Waldomiro Pires Martins. 531 páginas.
Volume IV: Século das luzes, revoluções, restaurações, por L.-J. Rogier e J. de Bertier de Sauvigny; colaboração do Dr. Joseph Hajjar. 473 páginas.
Além dos 4 volumes acima têm 3 tomos:
Tomo 1: A igreja na sociedade liberal e no mundo Moderno (1975)
Tomo 2: A igreja na sociedade liberal e no mundo moderno (1976)
Tomo 3: A igreja na sociedade liberal e no mundo moderno (1976).
Ps: Alguns consideram os três tomos como o quinto volume.
O senhor conhece esta obra? É superior a de Daniel Rops 10 volumes? Se o senhor conhece o que me diz?
Sem Jacó Arminio?
Armínio é posterior
@Gabriel-uq6iq ele é posterior, porém a influência dele dentro da igreja protestante é maior que Lutero, por exemplo. Talvez seja já maior que Calvino.
@@MarcelinhoTheRock Pois é, mas ele não foi um dos reformadores, que é o tema do vídeo.
@Gabriel-uq6iq se for assim então Calvino também não foi, porque quando Calvino começou a sua reforma em Genebra todos os outros reformadores já tinham suas próprias reformas.
@@MarcelinhoTheRockAcademicamente, Calvino é chamado de reformador enquanto que Arminio não é. E não há mérito ou demérito nisso.
Vou ter que pedir 14° na empresa. Kkkk
Boa tarde Lucas.
Veja um react sobre tema bíblia e sua formação.
De forma educada ele demonstra que suas argumentação que se demonstra longe de princípios acadêmicos e de viés apenas.
Vi muitas vezes você falar em procurar ser isento e de viés acadêmico, e o Ortodoxo André Luiz demonstra que mesmo querendo ser acadêmico, ele demonstra que nada de acadêmico tem seu vídeo.
ua-cam.com/video/wbjpQJRbw44/v-deo.html&ab_channel=Andr%C3%A9LuizVBTdosReis--Consci%C3%AAnciadoEu
Não fosse Lutero, o cristianismo - digo, o paulinismo - teria acabado durante o Renascimento... Pena que não existam nem Deus nem o diabo, do contrário Lutero arderia no fogo eternamente.
O calvinismo é das tradições mais ricas da reforma, mas, por outro lado, produziu um monte de gente intragável!!! 😂😂😂😂😂
É o que Weber mostra no livro que Lucas recomendou.
Não tome o Brasil como referência. Aqui todos são intragáveis, seja lá o que elas crêem.
Depravação total 👍
@@ProfessorLucasGesta Prof. Você é calvinista ?
@@ProfessorLucasGesta Ah prof. Lucas, em todo meio existem os intragáveis. No meio de quem gosta de cachorros, são os pitbitocas - eles acham que Pitbull vence leão, e, se algum especialista falar alguma desvantagem, eles se comportam como verdadeiros haters! No meio teológico, os ultrachatos são os calvinistas fanáticos e os católicos olavistas - eis um axioma, afirmação evidente por si mesma! 😂😂😂😂😂😂😂
Tão pedindo 240 conto reformas na Europa
Então compre o da Thomas Nelson.
@ProfessorLucasGesta Ah sim professor
yguv
Eis minha humilde e ainda em formação bibliografia de história do protestantismo e anticatolicismo:
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções: 1789-1848
Will e Ariel Durant, História da Civilização, vol. 8, A Era de Luís XIV
Will e Ariel Durant, História da Civilização, vol. 10, Rousseau e a Revolução
Jacques Le Goff, A Civilização do Ocidente Medieval
Jacques Le Goff, A Bolsa e a Vida: Economia e Religião na Idade Média
Leo Huberman, História da Riqueza do Homem
Ellen White, O Grande Conflito
Magno Paganelli, Os Valdenses: A história dos protestantes que antecederam a Reforma
Michael Baigent e Richard Leigh, A Inquisição
Nicolau Eymerich, Directorium Inquisitorum: Manual dos Inquisidores
Niall Ferguson, Civilização: Ocidente X Oriente
Cecile Morrisson, Cruzadas
Ivan Lins, A Idade Média, a Cavalaria e as Cruzadas
Jeffrey Richards, Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média
Édino Melo, 100 Respostas Bíblicas para o Catolicismo
Toby Green, Inquisição: O reinado do medo
Jeovah Mendes, 30 Papas que Envergonharam a Humanidade
Brenda Ralph Lewis, A História Negra dos Papas
Heinrich Kramer e James Sprenger, O Martelo das Feiticeiras
Alcides Conejeiro Peres, A Inquisição e os Instrumentos de Tortura na Idade Média
Edmond Paris, História Secreta dos Jesuítas
Franco Gentili, Tortura: Instrumentos Medievais
Bill Hughes, Os Terroristas Secretos
Benjamin G. Wilkinson, A Verdade Triunfante: A Igreja no Deserto
Mrs. Tamar Davis, A General History of the Sabbatarian Churches
Jacopo Fo, Sérgio Tomat e Laura Malucelli, O Livro Negro do Cristianismo: Dois mil anos de crime em nome de Deus
John N. Andrews, O Sábado e o Domingo nos Três Primeiros Séculos: O testemunho completo dos pais da igreja
C. Mervyn Maxwell, Uma Nova Era Segundo as Profecias de Daniel
C. Mervyn Maxwell, Uma Nova Era Segundo as Profecias do Apocalipse
Uriah Smith, Considerações sobre Daniel e Apocalipse
Max Weber, A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
André Biéler, A Força Oculta dos Protestantes
Marcos Costa, História do Brasil para quem tem pressa
William Estep, A História dos Anabatistas
Merle D’ Aubigné, History of the Reformation in the Sixteenth Century
James White, Controvérsia Católica: Uma análise bíblica das doutrinas do catolicismo romano
James White, Maria: A diferença entre o que a Bíblia ensina e o que os romanistas defendem
Frans L. Schalkwijk, Igreja e Estado no Brasil Holandes
Em Defesa da Reforma: Resposta de João Calvino ao Cardeal Sadoleto
John Foxe, O Livro dos Mártires
Martinho Lutero: Coletânea de Escritos - Série Clássicos da Reforma
Carter Lindberg, História da Reforma
Andrew Atherstone, A Reforma: As transformações de um mundo em conflito
Timothy George, Teologia dos Reformadores
Burke Mccarthy, The Suppressed Truth About the Assassination of Abraham Lincoln
Avro Manhattan, The Dollar and The Vatican
Hector Macpherson, The Jesuits in History
O Grande Conflito é muito bom.
O melhor livro sobre a reforma protestante chama-se "O Grande Conflito" com uma vasta bibliografia incluso da própria igreja católica.
O Grande Conflito? A fanfic lunática da Ellen White?
@Gabriel-uq6iq Leia o livro e veja as fontes de historiadores no final do livro e notas históricas nos apêndices. Então você pode contestar.
@@silmarcristo6575 Eu posso contestar quando bem entender 😉
@@Gabriel-uq6iqQual das mais de 600 páginas dessa obra você leu?
Não digo que é o melhor sobre a Reforma. É o melhor sobre toda a nossa história. É um incrível apanhado da luta entre o bem e o mal desde a queda de Jerusalém. Só não é mais completo pois a escritora não viveu nos tempos das revoluções comunistas, do progressismo e outras coisas da atualidade, pois se fosse, ela registraria tudo isso também.