Pois é...mas analisando o contexto à época, temos que admitir que essa formalidade excessiva existia como parte da política operacional da companhia, que, de resto, deve ser obedecida pelos empregados de uma empresa. Caso contrário, o sujeito é livre para pedir demissão. Ninguém é obrigado a trabalhar num determinado local com suas rígidas regras. Quem precisa mesmo trabalhar e ganhar a vida, seja em qual empresa for, precisa se conscientizar a cumprir as regras daquela empresa. Eu chamava os comandantes de "senhor" sem problema nenhum neste sentido. Jamais questionei se isso era certo ou errado, posto que isso não era importante ante minhas responsabilidades como piloto na companhia.
@@rodrigosilva9006 Sim. Tbm achei. Tanto que cheguei aqui por causa da entrevista com o Lito. Porém, ASA e A&M são canais com propostas distintas, no meu entender, e isso fez com que a dinâmica das entrevistas fosse diferente.
EXATAMENTE Fabio, isso foi um item EXTREMAMENTE IMPORTANTE que eu também notei e que fez TODA A DIFERENÇA neste EMOCIONANTE e HISTÓRICO depoimento, o Robert foi IMPECÁVEL e o ZILI PERFEITO, PARABÉNS A AMBOS.
Comentei no video do Lito, mas aqui o relato foi mais profundo. A VARIG não merecia esse piloto. Grande ser humano. Pagou um preço alto por uma infelicidade do destino. Mas Deus é maior! Felicidades e vida longa!!!
Sempre tive a certeza que você sempre falou a verdade Zille, acompanhei todas as reportagens e documentários sobre este acidente e você srmpre falou a mesma versão.
Inequívoco e verídico o depoimento do Co-Piloto Zille! Pena que o Piloto, Cmt, era muito prepotente, e não deu ouvidos ao Co-piloto! Triste e lamentável decisão que levou a queda do Varig!
ah mais vocês tem que perceber a Historia da rota 270, dois dois, quem copiou quem??? hum, os dois erraram mesmo, logico que o Comandante doi prepotente, mais quem colocou a rota antes e o outro copioi hein, porque o copiloto esta para fazer o contraponto que não existiu por isso, por isso os dois foram condenados, penso que a historia do jogo ou alguma outra distracao aconteceu mas so Deus para saber de tudo só eles sabem
Fui controlador desse voo naquele fatídico domingo de 1989 durante sua escala em Goiânia, onde eu operava na época. Mais tarde, em casa assistindo ao jogo Brasil x Chile pelas eliminatórias da Copa de 90, soube pela TV que a aeronave estava desaparecida. Muito triste esse dia ímpar na minha carreira como controlador de voo.
@@dreneas1263não houve erro dos controladores, uma vez que os pilotos voavam por instrução, e os controladores davam prefixos, para que o vôo 254 pudesse achar Marabá, e pousar. Já foi constatado que o que fez o avião cair foram duas causas: rota errada e arrogância do comandante, em não atender ao pedido do copiloto para voltar. Nilson Zille não teve culpa nenhuma (porque, quando ele identificou o erro, quis concertar), e foi muito prejudicado por isso.
E que ele devolva as transcrições da caixa preta também, já vi em um outro Podcast o Zille falando que o cabrini ficou com a fita do Zille com as transcrições da caixa preta!
Acompanhei todas as reportagens e documentários sobre esse acidente e sempre acreditei na sua versão,Zille. Você merecia,com certeza,uma segunda chance na aviação.Mas Deus sabe o que faz.Toda a sorte do mundo na sua vida.Beijossssss do Rio de Janeiro.
@Lucas F. Amigo,como nem eu e nem você estávamos lá no cockpit junto com o comandante e o copiloto, não será você que irá me dizer quem errou ou acertou. Continuo com a minha opinião e respeito a sua.Respeite as pessoas que pensam diferente de você,meu querido.O mundo seria um lugar bem melhor se todos se respeitassem mais. Inocente é quem se considera o dono da verdade. Uma ótima noite para você !!!!!
Choro sempre que vejo as palavras do Sr. Zille. Lição de humildade, de Fé, de vida... merecia reconhecimento humano... mas acredito que tem o reconhecimento de Deus...
Zille parabéns. Você já parou para pensar o porquê você foi escolhido para este voo? Já Caiu a ficha que você foi colocado naquele avião para salvar aquelas pessoas. Parabéns.
Oi Zille, bom ver vc. Já voamos juntos e sempre senti a sua humildade. Sou a Cristina Dantas, ex comissária de bordo da nossa Varig.Particularmente o Garcez sempre foi um a pessoa intragável e arrogante. Abs Querido!!!
Pausa pra fazer pipoca, tem 3 semanas assistindo vídeos do 254... Confesso que não tinha vindo aqui nesse ainda e em 3 minutos já vi que esse vai ser um dos melhores...
Essa história é extraordinária!!! Ouvir relatos de pessoas que sobreviveram a uma queda de avião no meio da selva Amazônica a noite???!!?? Isso é divino. Infelizmente sinto muito mesmo pelas pessoas que morreram, se tinha uma pessoa que merecia morrer nessa história era o comandante. Por ter colocado a vida de todo mundo em risco pela sua prepotência e arrogância. Ele não estava nem aí pra ninguém, estava disposto a morrer e a matar todo mundo pra proteger o seu orgulho e falta de humildade. Fico muito feliz pelos sobreviventes, dentre eles um verdadeiro herói chamado Afonso, pois se não fosse ele, infelizmente mais pessoas teriam morrido!!!
@@marcosmarcelino3537 Sem as ações do copiloto a tragédia poderia ter sido muito maior. O erro foi do cmte, então sim, Zille pode ser considerado herói.
Que entrevista meus amigos!! Que exemplo de ser humano!!!! Fiz o curso de comissária em 98 e lembro de usarem esse vôo como exemplo da importância do trabalho em equipe!!! Esse Zille é demais!!!
@@herculesmatheusderwisz7486 Filme de bandido é o que mais tem nos Estados Unidos e todo mundo paga ingresso para assistir. O problema é que no Brasil não tem ajuda do governo para o Cinema independente. Só tem ajuda para filmes com atores famosos. Lá nos EUA existe fomento para o cinema, isenção fiscal para filmagens, etc. O Brasil tem muita história, folclore que poderiam render ótimas obras.
Geral viu o vídeo do Lito e veio voando pra cá. Ambos espetaculares, aqui conta um pouco mais do que aconteceu mas ainda fica um gostinho de quero mais. Daria um ótimo filme, pena que ninguém se interessa a fazer.
Excelente depoimento, na época este acidente meu deixou sem dormir por 4 dias, eu fui o último mecânico a realizar a inspeção diária, e qualquer profissional da área sabe o que causa um acidente a estas pessoas, e mais ainda quando esta diretamente envolvido na operação, e me lembro muito bem do dia em que isso ocorreu, pois eu fiquei sabendo que o avião não tinha pousado, e após passado o tempo de combustível, eu chorei ao receber a noticia que o avião foi considerado caído,.
Aqui perto de casa em Imperatriz MA tem uma cara que ele tava nesse dia do acidente e ajudou o pessoal a sobreviver sei que vcs conhecem o nome dele é Alfonso . Ele ajudou as pessoas a achar água e ajuda na localização deles para o exército.
QUE VÍDEO MARAVILHOSO!!!!! Em nennhum momento o Robert interrompe o Zile como acontece na Tv com apresentadores que LITERALMENTE Estragam a reportagem inteira Parabéns que aula!! 👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Nilson Zille, muito mais do que um piloto, um grande ser humano..que nos trouxe grande esclarecimentos sobre o acidente. Me pergunto porque a mídia na época não deu o merecido espaço a ele para nos esclarecer sobre o acidente....Mas Deus é justo e o cananal ASA deu o espaço merecido a Nilson Zille para nos contar em detalhes sobre este acidente. Um verdadeiro privilégio em te ouvir Zille!
@@GUILLERMO5912 nem me fale, é o que eu digo antes de publicar a notícia deve-se ver todos os lados, o que pela reportagens que vi não fizeram isso....simplesmente se preocuparam em condenar detesto reportagens sensacionalistas e tendenciosas
A mídia é muito. Sem vergonha se for parar para pensar bem.! Se tem um incêndio de 10m ela pega. E fala que foi de 20 metros., Até tem um momento do vídeo que o Nilson. Comenta que Lia e assistir o jornal mas depois do que aconteceu. Ele interrompeu esse hábito.
Tenho um parente que trabalhou na Varig nesse tempo e conheceu bem os pilotos desse voo, existem outros fatos de bastidores que envolvem esse acidente, mas o Zille foi muito cortez ao nao contar. Na epoca a Varig era uma companhia TOP no mundo e as coisas la dentro eram bem ditatoriais pois ninguem queria correr o risco de sair da empresa. O nivel dos funcionarios era extremamente alto e muitas vezes a dieecao da empresa nao ouvia ninguem, resumindo o clima era de MEDO. Talvez um dia essa historia seja contada em maiores detalhes, o que pode surpreender muito, principalmebte os mais jovens. Nos anos 80 o lema era: manda quem pode obedece quen tem juizo. Parabens ao canal pelo otino video.
Parabéns pelo episódio 22 emocionante e verdadeiro, entrei na VARIG em 1970, como macânico de vôo, fui copiloto, e comandante, sei muito bem o que o Zille passou, felizmente surgiram iniciativas como o CRM para amenizar e conscientizar situações como a descrita neste infeliz acidente. Apesar de na época ter participado na busca do VMK, nunca tive a oportunidade para ouvir o relato do Zille na íntegra.Luiz Martins.
Na minha opinião melhor e mais completo e honesto depoimento de um sobrevivente de um tripulante... Varig acabou... mas vc Zile ficou pra história da aviação ! Sensacional espetacular!
Vdd mano...concordo !! Excepcional entrevista, mas se tratando depoimento de um sobrevivente de acidente aéreo o do neto jogador da chapecoense tbem é mto bom mto emocionante...
Não sou da aviação mas gosto muito do assunto e fiquei muito feliz em ter visto essa entrevista, mesmo que só agora, em 2021. Sem dúvidas, o sr Zille passa grandes ensinamentos que apenas o tempo e a sabedoria podem fornecer. Obrigada!
Certamente, o aviador que assistiu esse vídeo levou lições importantes. A relação entre Cmte e Co-piloto custou muito para evoluir de uma simples dupla para equipe. Parabéns ao Nelson, um testemunho como o seu fala muito do ser humano que você é, e ensina aos novos e velhos pilotos.
Comprei há um mês o livro do Zille, que livro hein meus amigos, recomendo dms, ele conta a história desde o seu sonho de voar, até seus primeiros contatos com aviões no aeroclube e finalmente os primeiros dias na Varig, simplesmente incrível, cheio de detalhes, e detalhes que eu sinceramente não esperava, só lendo pra entender mesmo. Abraço a todos
@@luanavalerio2702 ele descreve no prefácio que alguns nomes do livro foram alterados por questões de privacidade e direitos dos envolvidos, o mesmo com o comandante Garcez, chamando-o de comandante X
Entrevista sensacional, deixou o Zille a vontade pra falar, muitos ensinamentos nos trouxe. E melhor ainda saber que ele mora na minha cidade, seria um prazer encontrar com ele aqui.
Oportunidade unica! poder assistir o relato do acidente Varig 254 pela pessoa que vivenciou tudo, é sensacional!! Cmte Zille, espero um dia ter a oportunidade de conhece-lo!! Robert, Parabéns pela entrevista, mto rica e com certeza nos faz refletir e comprovar a importância do CRM e do trabalho em equipe.
Zili conpanheiro sua estoria enpresiona pela sua cinseridade voce nao ten culpa de nada vc foi vitima mais um conselho pra vc aceita Jesus cara Jesus th ama ele e seu amigo fiel vou conprar seu livro mais quero entrar en contato con vc vou thi dar uma Biblia sagrada vc everdadeiro Jesus th abencoi lrmao
Em 1991 , durante um voo , conversei com um piloto da Varig que viajava como passageiro. Tantas estórias relativas aos Lockheed L-188 Elektra , aos 727 , 737 , etc. Aliás sugiro que seja feito no ASA um video dedicado ao Elektra , aeronave que com frequência me conduziu de modo impecável nos anos 1980, no eixo SP-RJ . Na conversa foi Inevitável deixar de tocar no assunto do voo 254 : então ele diminuiu o volume de voz ainda mais , me disse "aqui entre nós dois" e contou-me fatos bem desagradáveis sobre o Comandante Garcês. Naquela época eu trabalhava em uma multinacional , voava muito e a piada favorita dos meus colegas era "hoje você vai voar com o Comandante Cesar Garcês". A cultura do "Garcês" , como sinônimo de perigo no céu , perdurou em alguns meios que eu frequentava até a primeira metade dos anos 1990 , quando finalmente as más linguas o deixaram em paz.
o que eu fico triste é que ele não conseguiu realizar o sonho dele de ter uma carreira gigante na aviação, mas para mim vc é um fenômeno de pessoa e um ótimo aviador
Assisti duas vezes essa entrevista, no ano passado e agora. Robert mágico, deixou o Zille contar tudo, sem atrapalhar, e sempre perspicaz. Parabéns, aprecio muito o canal ASA.
Zille um dos maiores oradores que já ouvi. Além de parecer ser um cara do bem. Não canso de ouvir seus vídeos...essa história do 254 sendo narrada por ele e um misto de vários aprendizados 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Existem "Pilotos" e existem "Aviadores", pra mim independente da pronúncia, vc foi profissional e herói..acompanhei inúmeras entrevistas do Zille, sempre a mesma versão dos fatos e aumento da minha admiração Parabéns 🤙🏾👏🏽👏🏽
Espetacular entrevista. Com esta mídia medíocre é incrível saber que existe coisa boa pra ser vista. E esta reportagem é um belo exemplo. Parabéns Zili. Ser honesto é maravilhoso e enche de orgulho quem nos cerca.
Que irónico! Num acidente aéreo não sobra ninguém pra contar história. Esse é um caso raro. Acidente de avião é algo instigante e o caso do voo 254 marcou demais. admirado c esse relato
Tá aí a prova de que a impatia e a humildade de escutar o próximo, salva sim, vidas. É um relato forte, tenso e ao mesmo tempo emocionante. Cmte zille demostra nas suas palavras seguras e sinceras, a certeza de que a importância do trabalho em equipe, é essencial para a execução correta e acertiva de determinado ação. Muito legal e gratificante esse vídeo. 👏👏👏👏
Sempre que posso revejo este relato. Na época estava na faculdade. Sobre as inverdades foi isso mesmo que o senhor relatou. Capitão Zille, parabéns! Seu depoimento é sempre encorajador. A energia do Senhor Jesus, Fé!
Assistindo pela segunda vez, ja que ontem fez 30 anos do acidente. Vi vários documentários e entrevistas sobre o evento e este aqui é o mais completo e esclarecedor. Parabéns ao Zilli e ao Canal.
Parabéns para o canal... ( e muito obrigado!) Sem dúvida, essa uma das histórias mais impressionantes (no momento não me lembro de outra...) que conheci na vida. Tão bem exposta pelo piloto sr. Nilson Zile...(que "conheci através do "Lito" .Me faz acreditar ainda mais sobre a existência de um ÚNICO PERFEITO, engenheiro, construtor, instrutor, cuidador.... e Pai!... Se, depois de saber desse episódio... alguém ainda tiver dúvida sobre a existência de “alguém superior”...(..n comento mais nada...rs) Abraços...
Vi várias entrevistas do Zile, mas nenhuma com um entrevistador tão bom! Parabéns Robert! Você teve muita sensibilidade na condução da entrevista. Extraiu o melhor do entrevistado.
Simplesmente fantástico! Parabéns ao “Comandante” Zille...sim, não fosse a politicagem ele hoje seria oficialmente um comandante, mas moralmente ele é um Comandante !!!
Boa noite comandante Robert! Antes de tudo quero dizer que não sou do meio da aviação. Cheguei aqui no canal e já me inscrevi. Parabéns pelo excelente trabalho! Terminei de assistir agora. Já vi alguns documentários sobre o acidente com o VARIG 254, mas posso dizer c certeza que nenhum com essa qualidade e principalmente pela participação do Zille. Que Deus abençoe ao Zille e sua família, bem como a de todos aqui do canal. Forte abraço!
Zille sou teu fã, não sou da sua época mas também acho o DC-10 muito bonito, fico triste em saber que você não voltou a voar em aviões comerciais, mas fico feliz por você ter superado, obrigado por nos compartilhar o que aconteceu naquela cabine.aquele abraço.
@@lyukan8492 Nem poderia. Depois de um erro terrível desses. Mesmo que a licença não fosse cassada, nenhuma empresa de aviação o contrataria novamente. Apesar de que o erro maior foi causado pelo comandante, ele mesmo admite a parcela de culpa.
Só corrigindo uma coisa. Com a proa 270 o sol estaria se pondo na frente da cabine na cara dos pilotos. Já com a proa correta de 027^, usada todos os dias, o sol se põe à esquerda dos pilotos e não à frente deles. Ou seja, para ver o sol teriam de olhar para o lado. Imagino que esse voo em questão deve ter sido muito incomum para o Zille pois ele disse que foi chamado para esse voo de ultima hora. Ele não costumava fazer esse pinga pinga. Enfim, o posicionamento do sol já era um grande indicador de um direcionamento errado. Mas somente o comandante poderia perceber isso logo de cara visto que estava acostumado com essa rota.
Amei esse esclarecimento foi uma aula e tanta. Sou apaixonado por avião mas nunca vooei, esse é meu sonho, assisto vídeos de aviões durante horas. No meu coração é como se eu estivesse lá. Gratidão pela entrevista e pela vida dos que sobreviveram...
Fui Controlador de Vôo nesta época, no ACC BS... A gente ficou focado naquela tarde de domingo nas telas de radar... Em determinado momento, controladores da Região Norte do ACC BS observaram um retorno primário de sinal radar, possivelmente proveniente do vôo 254... Mas, como não havia a menor possibilidade de ser esse vôo, foi desprezado... De fato, se o CMT da aeronave tivesse relatado o equívoco, de certo, poderiam ter sido identificados e reorientados... Mas isso é história... Pode até não ter sido um sinal verdadeiro... Fato é que todos os controladores ficaram alertas para qualquer sinal na região amazônica, na qual somente em alguns locais tínhamos cobertura radar...
eu ainda não consigo tirar da cabeça como o be a ba de aviação, de qualquer piloto em instrução para tirar seu brevê, sabe que proa 270 é oeste, 090 leste, 360 norte e 180 sul. Belem estava ao norte (praticamente), 270 indo pra oeste com o sol na cara.
@@steliosoctavios Eles leram 270 na navegação, logo, não havia nada de errado na percepção da tripulação, estavam certos de que estavam no rumo correto.
Comandante Zille, o senhor provavelmente nunca vai ler isso, mas saiba que eu só voaria tranquilo de avião se fosse sob seu comando. Que aula de honestidade, humanidade e vida! Pode parecer estranho, mas estou passando por a fase difícil, nem se compara ao que o senhor passou, mas sua história me deu ânimo para mais um dia. Obrigado, do fundo do meu coração.
Voaria tranquilo?! Mesmo sabendo que as cartas de navegação, subida e descida devem ser separadas e estudadas pelos pilotos antes da decolagem?! Durante a subida inicial, o copiloto revisa as cartas de descida no destino e alternativa, estudando-as para depois cotejar ao piloto em comando. Duvido muito que você voasse tranquilo…
@@alexandrealexandre1526ma coisa é quando o comandante escuta o copiloto, outra coisa é quando o comandante é arrogante. Zille fez a revisão (e olha que as cartas estavam com o erro no dígito), cotejou, e quando identificou o erro, o comandante "cagou" para o pedido de retorno do Zille.
@@alexandrealexandre1526a situação na Varig com as cartas de vôo estava tão complicada, que teve um vôo de mesma rota para o Pará, que o copiloto identificou um erro (rota 006, e foi colocado na carta 0060), e avisou a Varig sobre o problema, ou seja, ia cair outro avião da Varig por causa de erro de digitação.
A narrativa do Zille é impressionante. Vale como lição para todas as atividades humanas. Eu fui testemunha de casos semelhantes (prepotência e arrogância de chefes) que causaram erros terríveis, jamais mortes. No caso do voo 254, no entanto, a prepotência e arrogância do chefe causou mortes, luto de famílias. Felizmente o "comandante" escapou para ver a insignificância dele. Um anão moral recolhido ao lixo da aviação.
Eu me lembro perfeitamente, como se fosse hoje, do dia em que este acidente ocorreu. Eu tinha 13 anos de idade. Lembro-me de estar conversando com meu avô (já falecido) em uma manhã fria, tomando Sol no quintal de casa, e lembro-me perfeitamente dele me falando sobre o acidente... que havia um Boeing da Varig desaparecido. Pois é... já se foram 30 anos. Outro acidente que também me recordo perfeitamente do dia foi o vôo 402 da TAM. Eu estava no meu carro, ouvindo o rádio, na Rodovia D. Pedro II (próximo a Campinas, SP) quando teve um boletim urgente informando do acidente. Eu estava exatamente sobre a rotatória de acesso ao bairro de Barão Geraldo (em frente à polícia rodoviária) quando escutei a notícia no rádio. Me lembro do acidente toda vez que passo pelo local (hoje não existe mais o acesso, mas uma base da polícia rodoviária ainda existe no mesmo local).
Meu nobre Zille, também sou piloto PLA, jamais gostei...hoje sou Enc. de Almoxarifado...trabalhei na VARIG... Vc é show de bola... essas máquinas não voam, quem voa somos nós 👍. Proa errada, temos que voltar, isso aprendemos no aeroclube... Eu chequei PP em Votuporanga-SP... Cara, vc é o cara, à você meus singelos agradecimentos e meu muito obrigado... Por ter voado VARIG, sei bem o que fala...Salve meus amigos da aviação: Comte. Buarque/ Comte. Calmon ( Este último, vulgo risadinha)...Saudades proa 36:4:30amGyn
Parabéns Zille pela sua coragem em abafar seus sentimentos e expressar nesse vídeo a cruel verdade do que é capaz de fazer um superior hierárquico , que se acha um semi Deus e senhor da razão, mas que na "reta final" cristaliza e fica sem essa atitude de Semi Deus. Vc com sua simplicidade e humildade tomou o comando, evitou o stoll e assim salvou mtas vidas. Se tinha alguém errado naquela cabine, com ctza não era vc.
Parabéns Zile você faz parte dos heróis da aviação,vi todas as reportagens possíveis deste acidente e tenho certeza de sua versão verdadeira e pela coragem de falar e esclarecer as dúvidas principalmente dos familiares dos que morreram e também dos sobreviventes...Parabéns um grande abraço você é um ser humano e tanto NOSSO Senhor Jesus Cristo o abençoe sempre. ..grande abraço...
Comprei o livro; li e emprestei para minha irmã que se emocionou muito! Mantenho contato com o Zille e pretendo encontrá-lo na próxima viagem à João Pessoa para trocarmos umas ideias!
Excelente entrevista Zille. Agora eu sei da história toda do Voo 254.Gostaria que fosse tudo diferente. Eu conheci você através do Guilherme Bloomfield em Jacarepaguá. Acompanhei sua carreira na Varig.Foi uma pena tudo isso ter acontecido. Mando um grande abraço e desejo muito sucesso em João Pessoa.
Trabalhei 17 anos na Varig,existia muito estrelismo entre os comandantes,,hoje são estrelas desempregadas!
Pois é...mas analisando o contexto à época, temos que admitir que essa formalidade excessiva existia como parte da política operacional da companhia, que, de resto, deve ser obedecida pelos empregados de uma empresa. Caso contrário, o sujeito é livre para pedir demissão. Ninguém é obrigado a trabalhar num determinado local com suas rígidas regras. Quem precisa mesmo trabalhar e ganhar a vida, seja em qual empresa for, precisa se conscientizar a cumprir as regras daquela empresa. Eu chamava os comandantes de "senhor" sem problema nenhum neste sentido. Jamais questionei se isso era certo ou errado, posto que isso não era importante ante minhas responsabilidades como piloto na companhia.
Esse passageiro Afonso tem que ser condecorado ele foi um herói!!
Verdade
🤝
Por que?
@@aahr2034 você precisa saber do papel de Afonso. Leia 'Caixa Preta'
@@aahr2034 ele era o único que conhecia a mata e sabia andar na mata sem se perder e foi buscar ajuda
essa historia merecia um filme :)
Verdade irmão séria u filmaso
com certeza!
José Padilha seria um ótimo diretor.
Serve documentário?
ua-cam.com/video/S-MkVGF3yXc/v-deo.html
Com certeza!
Narrativa impressionante. Tem um pouco de tudo: drama, conhecimento técnico, filosofia, humor. História incrível!
Um roteiro de filme já pronto. Espero que um dia essa história vá para as telas do cinema.
O Robert ter deixado o Zille falar, sem interrupções, foi importantíssimo!! A história não ficou sendo cortada e nos deu a real dimensão dos fatos.
em outro canal ficaram cortando o cara... parecia que queria ser o protagonista da história
Verdade! Não houve uma interrupção, a não ser quando questionado. Parabéns a ambos.
Cara, a entrevista no Lito foi top tbm...
@@rodrigosilva9006 Sim. Tbm achei. Tanto que cheguei aqui por causa da entrevista com o Lito. Porém, ASA e A&M são canais com propostas distintas, no meu entender, e isso fez com que a dinâmica das entrevistas fosse diferente.
EXATAMENTE Fabio, isso foi um item EXTREMAMENTE IMPORTANTE que eu também notei e que fez TODA A DIFERENÇA neste EMOCIONANTE e HISTÓRICO depoimento, o Robert foi IMPECÁVEL e o ZILI PERFEITO, PARABÉNS A AMBOS.
Comentei no video do Lito, mas aqui o relato foi mais profundo. A VARIG não merecia esse piloto. Grande ser humano. Pagou um preço alto por uma infelicidade do destino. Mas Deus é maior! Felicidades e vida longa!!!
Vc erro também
Carlos Camacho falou que a maioria dessa história é mentira do Nelson Zille
Infelicidade do destino é a existência do Garcez. Infelicidade do destino era a Varig não ter demitido o Garcez.
Zille é um fanfarrão não fez check list e também sintonizou 270 na rota de navegação
O grande erro primário foi a cultura da Varig em pôr os comandantes numa posição de total superioridade aos co-pilotos.
É um dos poucos vídeos com mais de 40 minutos que dá pra ir até o final. Parabéns.
Valeu! Abraços!
Estudei com o Zille no segundo grau (Colégio Souza Marques) e conheço muito bem o seu bom caráter.
muito interessante
Conheci-o naquela época... realmente ele é umc cara legal, gente boa.
Sempre tive a certeza que você sempre falou a verdade Zille, acompanhei todas as reportagens e documentários sobre este acidente e você srmpre falou a mesma versão.
verdade!
Inequívoco e verídico o depoimento do Co-Piloto Zille! Pena que o Piloto, Cmt, era muito prepotente, e não deu ouvidos ao Co-piloto! Triste e lamentável decisão que levou a queda do Varig!
Belo depoimento! Parabéns!
Tbm tive essa sensação. Depoimento dele é coerente e compatível , seja o depoimento tomado há muitos anos ou os mais recentes.
ah mais vocês tem que perceber a Historia da rota 270, dois dois, quem copiou quem??? hum, os dois erraram mesmo, logico que o Comandante doi prepotente, mais quem colocou a rota antes e o outro copioi hein, porque o copiloto esta para fazer o contraponto que não existiu por isso, por isso os dois foram condenados, penso que a historia do jogo ou alguma outra distracao aconteceu mas so Deus para saber de tudo só eles sabem
Fui controlador desse voo naquele fatídico domingo de 1989 durante sua escala em Goiânia, onde eu operava na época. Mais tarde, em casa assistindo ao jogo Brasil x Chile pelas eliminatórias da Copa de 90, soube pela TV que a aeronave estava desaparecida. Muito triste esse dia ímpar na minha carreira como controlador de voo.
os controladores não erraram tbm ?
@@dreneas1263 , não, abestado! Só no Gol 1907!
@@MrVirdon os controladores erraram em
@@dreneas1263não houve erro dos controladores, uma vez que os pilotos voavam por instrução, e os controladores davam prefixos, para que o vôo 254 pudesse achar Marabá, e pousar. Já foi constatado que o que fez o avião cair foram duas causas: rota errada e arrogância do comandante, em não atender ao pedido do copiloto para voltar. Nilson Zille não teve culpa nenhuma (porque, quando ele identificou o erro, quis concertar), e foi muito prejudicado por isso.
Quem quer que o Cabrini entreviste o Zille novamente deixa o up.
US
😊
E que ele devolva as transcrições da caixa preta também, já vi em um outro Podcast o Zille falando que o cabrini ficou com a fita do Zille com as transcrições da caixa preta!
Esse depoimento foi tão impressionante que, na minha opinião, é um pré roteiro para um filme!
Arrisco a dizer que esse é um dos melhores videos que já vi no youtube. Meus parabéns!
Daniel Silverio Valeu Daniel! Obrigado pelo feedback! Grande abraço!
Assisti duas vezes. Realmente emocionante. Um dos melhores do UA-cam.
Acompanhei todas as reportagens e documentários sobre esse acidente e sempre acreditei na sua versão,Zille. Você merecia,com certeza,uma segunda chance na aviação.Mas Deus sabe o que faz.Toda a sorte do mundo na sua vida.Beijossssss do Rio de Janeiro.
Verdade eu também.. Tem várias versões aí.. No natgeo o Garces virou herói nacional.
Depois do acidente ele nao voou mais?
@Lucas F. Amigo,como nem eu e nem você estávamos lá no cockpit junto com o comandante e o copiloto, não será você que irá me dizer quem errou ou acertou. Continuo com a minha opinião e respeito a sua.Respeite as pessoas que pensam diferente de você,meu querido.O mundo seria um lugar bem melhor se todos se respeitassem mais. Inocente é quem se considera o dono da verdade. Uma ótima noite para você !!!!!
Lógico quê não né por ele ser passivo é a arrogância do comandante matou 12 pessoas
ótima reportagem
Nunca vi um vídeo tão longo sem pular , grande zille!
igualmente
mas resume ai ele voltou a voar ou não?????
Também fiquei grudado na entrevista/depoimento.
@@acvini8 Ele responde aos 1:27:45
@@acvini8 não voltou
Choro sempre que vejo as palavras do Sr. Zille. Lição de humildade, de Fé, de vida... merecia reconhecimento humano... mas acredito que tem o reconhecimento de Deus...
Já vi esse vídeo umas 10 vezes. O Zilli conta tudo com riquezas de detalhes. Zilli e Afonso são os verdadeiros heróis desse vôo.
Muito interessante. Parabéns ao entrevistador por deixar o entrevistado à vontade para falar.
Valeu! Abraço!
Zille parabéns. Você já parou para pensar o porquê você foi escolhido para este voo? Já Caiu a ficha que você foi colocado naquele avião para salvar aquelas pessoas. Parabéns.
Certo, mas Se não fosse Afonso maioria estava morto ou todos.
Foi exatamente isso o que eu imaginei
@Varlei Franco Ambos foram escolhidos por Deus para serem instrumentos dele para evitar uma tragédia ainda maior.
Cada pessoa teve seu papel importante de acordo qno tempo passava e as necessidades iam aparecendo , se esqueceram da a aeromoça q retirou o Zili ?
Com certeza o herói do pouso forçado na selva. O herói na selva foi o Afonso.
Vim pelo Aviões e Musicas. Bela reportagem tbm!
Oi Zille, bom ver vc. Já voamos juntos e sempre senti a sua humildade. Sou a Cristina Dantas, ex comissária de bordo da nossa Varig.Particularmente o Garcez sempre foi um a pessoa intragável e arrogante. Abs Querido!!!
Tive acesso às informações desse evento 254 Varig - mas no Canal ASA, simplesmente estupenda a fala do inominável N Zille. Parabéns
Estive jantando com o Zille durante a semana. Pessoa incrível! Abraço!
O Robert é o melhor entrevistador: deixa o entrevistado falar; só abre a boca quando realmente precisa; parabens!
Ao contrário de uns canais famosos por aí.
Pausa pra fazer pipoca, tem 3 semanas assistindo vídeos do 254...
Confesso que não tinha vindo aqui nesse ainda e em 3 minutos já vi que esse vai ser um dos melhores...
Rapaizzz assisti inteiro o vídeo sem desviar a atenção, que relato!
Essa história é extraordinária!!! Ouvir relatos de pessoas que sobreviveram a uma queda de avião no meio da selva Amazônica a noite???!!?? Isso é divino. Infelizmente sinto muito mesmo pelas pessoas que morreram, se tinha uma pessoa que merecia morrer nessa história era o comandante. Por ter colocado a vida de todo mundo em risco pela sua prepotência e arrogância. Ele não estava nem aí pra ninguém, estava disposto a morrer e a matar todo mundo pra proteger o seu orgulho e falta de humildade. Fico muito feliz pelos sobreviventes, dentre eles um verdadeiro herói chamado Afonso, pois se não fosse ele, infelizmente mais pessoas teriam morrido!!!
Adoraria tomar um café com o Zille.Você é um verdadeiro herói.
Deve ser bom mesmo, o cara é cheio de historia pra contar!
Pergunta pros parentes quê perderam entes queridos aonde ele foi herói???
@@marcosmarcelino3537 Sem as ações do copiloto a tragédia poderia ter sido muito maior. O erro foi do cmte, então sim, Zille pode ser considerado herói.
@@marcosmarcelino3537 Ele não estava no comando. Informe-se sobre "hierarquia".
Como faço para adquirir o livro?
Que entrevista meus amigos!! Que exemplo de ser humano!!!! Fiz o curso de comissária em 98 e lembro de usarem esse vôo como exemplo da importância do trabalho em equipe!!! Esse Zille é demais!!!
Me conta e em 98 já tinha esse sorriso lindo?
Para mim o exemplo maior diz mais sobre como uma empresa deve se comunicar com os pilotos.
Pela quinta vez! Pqp que história! Porque ninguém nunca fez um filme dessa história?
Preferem fazer filme sobre bandidos, como marighela e outros bandidos.
Porque estão esperando Hollywood fazer.
porque teve sobreviventes. a mídia só gosta de desgraça.
@@herculesmatheusderwisz7486 Filme de bandido é o que mais tem nos Estados Unidos e todo mundo paga ingresso para assistir. O problema é que no Brasil não tem ajuda do governo para o Cinema independente. Só tem ajuda para filmes com atores famosos. Lá nos EUA existe fomento para o cinema, isenção fiscal para filmagens, etc. O Brasil tem muita história, folclore que poderiam render ótimas obras.
Geral viu o vídeo do Lito e veio voando pra cá. Ambos espetaculares, aqui conta um pouco mais do que aconteceu mas ainda fica um gostinho de quero mais. Daria um ótimo filme, pena que ninguém se interessa a fazer.
Quem aí já voltou olhar este vídeo pela enésima vez? Kkkkkk
Eu ahahhaahha toda hora estou vendo esse e ainda a do Lito tb ahahahahahahahah
pra mim, a melhor entrevista sobre esse acidente.
Kkk euuu
Eu e assistindo em2021
Achei linda a história do pássaro e do Afonso, sempre a esperança nos salva!
Excelente depoimento, na época este acidente meu deixou sem dormir por 4 dias, eu fui o último mecânico a realizar a inspeção diária, e qualquer profissional da área sabe o que causa um acidente a estas pessoas, e mais ainda quando esta diretamente envolvido na operação, e me lembro muito bem do dia em que isso ocorreu, pois eu fiquei sabendo que o avião não tinha pousado, e após passado o tempo de combustível, eu chorei ao receber a noticia que o avião foi considerado caído,.
Aqui perto de casa em Imperatriz MA tem uma cara que ele tava nesse dia do acidente e ajudou o pessoal a sobreviver sei que vcs conhecem o nome dele é Alfonso .
Ele ajudou as pessoas a achar água e ajuda na localização deles para o exército.
ZOANDOBRS Olá! Tudo bom? Passe, por gentileza, meu contato a ele. robert.zwerdling@uol.com.br Quero falar com ele. Abraços! Obrigado!
AFONSO SARAIVA?
Cara de vez vou no maranhao queria conhecer o Afonso esse cara tem muita história p contar eu fico impressionado com tudo isso
Como falar cm ele?
Meu contato: alexx.salles88@gmail.com
Passe a ele por favor.
Obrigado!!
Este acidente foi um milagre e afonso o anjo que salvou a todos.
O zille sofreu muito. Ele está certíssimo, este acidente ensinou muito para toda a aviação mundial.
QUE VÍDEO MARAVILHOSO!!!!!
Em nennhum momento o Robert interrompe o Zile como acontece na Tv com apresentadores que LITERALMENTE Estragam a reportagem inteira
Parabéns que aula!!
👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Nilson Zille, muito mais do que um piloto, um grande ser humano..que nos trouxe grande esclarecimentos sobre o acidente. Me pergunto porque a mídia na época não deu o merecido espaço a ele para nos esclarecer sobre o acidente....Mas Deus é justo e o cananal ASA deu o espaço merecido a Nilson Zille para nos contar em detalhes sobre este acidente. Um verdadeiro privilégio em te ouvir Zille!
Meu caro Franco, a mídia só sabe condenar, você já imaginou se em essa época tivesse o Datena ?
@@GUILLERMO5912 nem me fale, é o que eu digo antes de publicar a notícia deve-se ver todos os lados, o que pela reportagens que vi não fizeram isso....simplesmente se preocuparam em condenar detesto reportagens sensacionalistas e tendenciosas
@Izabella Brito verdade ainda mais as que são tendenciosas...
A mídia é muito. Sem vergonha se for parar para pensar bem.! Se tem um incêndio de 10m ela pega. E fala que foi de 20 metros., Até tem um momento do vídeo que o Nilson. Comenta que Lia e assistir o jornal mas depois do que aconteceu. Ele interrompeu esse hábito.
@Izabella Brito infelizmente, há poucos jornalistas que trabalham de maneira séria
Adorei que o Zille não foi interrompido.
Tenho um parente que trabalhou na Varig nesse tempo e conheceu bem os pilotos desse voo, existem outros fatos de bastidores que envolvem esse acidente, mas o Zille foi muito cortez ao nao contar. Na epoca a Varig era uma companhia TOP no mundo e as coisas la dentro eram bem ditatoriais pois ninguem queria correr o risco de sair da empresa. O nivel dos funcionarios era extremamente alto e muitas vezes a dieecao da empresa nao ouvia ninguem, resumindo o clima era de MEDO. Talvez um dia essa historia seja contada em maiores detalhes, o que pode surpreender muito, principalmebte os mais jovens. Nos anos 80 o lema era: manda quem pode obedece quen tem juizo. Parabens ao canal pelo otino video.
Contato feito com o comandante Garcez. Aguardando o retorno positivo para um episódio. Abraços!
"Pra que fui aceitar esse vôo?!"
AINDA BEM QUE VOCÊ ACEITOU ESSE VÔO!
Zilly e Afonso, anjos de Deus.
Emocionante.
Li livros, assisti reportagens, tudo que pode sobre esse caso.
Em um acontecimento tão triste como esse, nós aprendemos muito.
Obrigado.
Thiago Amorim Abraços!
Isso é um baita documentário. Muito bom!
Parabéns pelo episódio 22 emocionante e verdadeiro, entrei na VARIG em 1970, como macânico de vôo, fui copiloto, e comandante, sei muito bem o que o Zille passou, felizmente surgiram iniciativas como o CRM para amenizar e conscientizar situações como a descrita neste infeliz acidente. Apesar de na época ter participado na busca do VMK, nunca tive a oportunidade para ouvir o relato do Zille na íntegra.Luiz Martins.
Muito obrigado pelo seu feedback. Comandante, se possível deixe seus contatos em nosso e-mail canalasabrasil@hotmail.com. Abraços!
Que honra ouvir um relato tão completo e minucioso de um acidente aéreo. E feito por uma pessoa tão especial... Deus o abençoou Zille.
Na minha opinião melhor e mais completo e honesto depoimento de um sobrevivente de um tripulante... Varig acabou... mas vc Zile ficou pra história da aviação ! Sensacional espetacular!
Vdd mano...concordo !! Excepcional entrevista, mas se tratando depoimento de um sobrevivente de acidente aéreo o do neto jogador da chapecoense tbem é mto bom mto emocionante...
Não sou da aviação mas gosto muito do assunto e fiquei muito feliz em ter visto essa entrevista, mesmo que só agora, em 2021. Sem dúvidas, o sr Zille passa grandes ensinamentos que apenas o tempo e a sabedoria podem fornecer. Obrigada!
Certamente, o aviador que assistiu esse vídeo levou lições importantes. A relação entre Cmte e Co-piloto custou muito para evoluir de uma simples dupla para equipe. Parabéns ao Nelson, um testemunho como o seu fala muito do ser humano que você é, e ensina aos novos e velhos pilotos.
Comprei há um mês o livro do Zille, que livro hein meus amigos, recomendo dms, ele conta a história desde o seu sonho de voar, até seus primeiros contatos com aviões no aeroclube e finalmente os primeiros dias na Varig, simplesmente incrível, cheio de detalhes, e detalhes que eu sinceramente não esperava, só lendo pra entender mesmo. Abraço a todos
Abraços!
Qual a menção que ele diz que faz no livro sobre o Garcez?
@@luanavalerio2702 ele descreve no prefácio que alguns nomes do livro foram alterados por questões de privacidade e direitos dos envolvidos, o mesmo com o comandante Garcez, chamando-o de comandante X
@@PedroHenrique-gw9zs obrigado por me responder. Mas foi veridico que ele cita no livro que o ex comandante Garcez teve um caso com uma comissária?
@@luanavalerio2702 Procede, o safado do Garcez no meio da mata em situação de desespero e calamidade ainda faz uma presepada dessas
Entrevista sensacional, deixou o Zille a vontade pra falar, muitos ensinamentos nos trouxe. E melhor ainda saber que ele mora na minha cidade, seria um prazer encontrar com ele aqui.
Já perdi a conta das vezes que voltei aqui para ouvir a história do Zille. É um herói.
Oportunidade unica! poder assistir o relato do acidente Varig 254 pela pessoa que vivenciou tudo, é sensacional!! Cmte Zille, espero um dia ter a oportunidade de conhece-lo!! Robert, Parabéns pela entrevista, mto rica e com certeza nos faz refletir e comprovar a importância do CRM e do trabalho em equipe.
Pedro Costa Obrigado pelo feedback! Realmente, o voo torna-se muito mais seguro com um bom CRM. Abraços!
Zili conpanheiro sua estoria enpresiona pela sua cinseridade voce nao ten culpa de nada vc foi vitima mais um conselho pra vc aceita Jesus cara Jesus th ama ele e seu amigo fiel vou conprar seu livro mais quero entrar en contato con vc vou thi dar uma Biblia sagrada vc everdadeiro Jesus th abencoi lrmao
פ
Em 1991 , durante um voo , conversei com um piloto da Varig que viajava como passageiro. Tantas estórias relativas aos Lockheed L-188 Elektra , aos 727 , 737 , etc. Aliás sugiro que seja feito no ASA um video dedicado ao Elektra , aeronave que com frequência me conduziu de modo impecável nos anos 1980, no eixo SP-RJ . Na conversa foi Inevitável deixar de tocar no assunto do voo 254 : então ele diminuiu o volume de voz ainda mais , me disse "aqui entre nós dois" e contou-me fatos bem desagradáveis sobre o Comandante Garcês. Naquela época eu trabalhava em uma multinacional , voava muito e a piada favorita dos meus colegas era "hoje você vai voar com o Comandante Cesar Garcês". A cultura do "Garcês" , como sinônimo de perigo no céu , perdurou em alguns meios que eu frequentava até a primeira metade dos anos 1990 , quando finalmente as más linguas o deixaram em paz.
Obrigado pela mensagem e relato. Segue o link para a nossa matéria sobre o Electra. Abraço!
ua-cam.com/video/aoZA5Ch3Rh4/v-deo.html
Fantástico. Melhor vídeo do 254 do UA-cam!
Esse é o melhor e mais especialista dos canais sobre aviação. Parabéns
Obrigado! Abraços!
o que eu fico triste é que ele não conseguiu realizar o sonho dele de ter uma carreira gigante na aviação, mas para mim vc é um fenômeno de pessoa e um ótimo aviador
Um dos melhores vídeos que vi no UA-cam BR!
@@asdxhj Valeu! Abraço!
Assisti duas vezes essa entrevista, no ano passado e agora. Robert mágico, deixou o Zille contar tudo, sem atrapalhar, e sempre perspicaz. Parabéns, aprecio muito o canal ASA.
Zille um dos maiores oradores que já ouvi. Além de parecer ser um cara do bem. Não canso de ouvir seus vídeos...essa história do 254 sendo narrada por ele e um misto de vários aprendizados 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Existem "Pilotos" e existem "Aviadores", pra mim independente da pronúncia, vc foi profissional e herói..acompanhei inúmeras entrevistas do Zille, sempre a mesma versão dos fatos e aumento da minha admiração Parabéns 🤙🏾👏🏽👏🏽
Espetacular entrevista. Com esta mídia medíocre é incrível saber que existe coisa boa pra ser vista. E esta reportagem é um belo exemplo. Parabéns Zili. Ser honesto é maravilhoso e enche de orgulho quem nos cerca.
2h que passaram rapidamente.
Que relato espetacular.
Parabéns Zille.
Como ainda não fizeram um filme sobre isso!!!!????
Que irónico! Num acidente aéreo não sobra ninguém pra contar história. Esse é um caso raro. Acidente de avião é algo instigante e o caso do voo 254 marcou demais. admirado c esse relato
nao morreram pois nao havia mais combustivel pra explodir. Fazendo o pouso forçado naquelas condições, a chance de sobrevivencia é bem maior
Zille é um exemplo de ser humano, muito bom, parabéns Robert, que belo vídeo e que história incrível.
Alguem veio aqui pq nao aguentou esperar o Lito soltar a outra parte..kkkkk
Bruno Miranda eu
Eu vim aqui dei uma espiada na versão mentirosa da NATIONAL GEOGRAFIC ... MAS NADA MELHOR QUE VER O HOMEM CONTANDO A VERSÃO DELE
eu
Kkkk
Só vim pq esse video tá mais conpleto,o do lito foi excelente,esse é só pra complementar mesmo kk
Tá aí a prova de que a impatia e a humildade de escutar o próximo, salva sim, vidas. É um relato forte, tenso e ao mesmo tempo emocionante. Cmte zille demostra nas suas palavras seguras e sinceras, a certeza de que a importância do trabalho em equipe, é essencial para a execução correta e acertiva de determinado ação.
Muito legal e gratificante esse vídeo. 👏👏👏👏
Zille é um grande ser humano. Fiquei emocionado com esse depoimento. "A maior virtude do ser humano é aceitar que a gente erra".
Sempre que posso revejo este relato. Na época estava na faculdade. Sobre as inverdades foi isso mesmo que o senhor relatou. Capitão Zille, parabéns! Seu depoimento é sempre encorajador. A energia do Senhor Jesus, Fé!
Assistindo pela segunda vez, ja que ontem fez 30 anos do acidente. Vi vários documentários e entrevistas sobre o evento e este aqui é o mais completo e esclarecedor. Parabéns ao Zilli e ao Canal.
Parabéns para o canal... ( e muito obrigado!)
Sem dúvida, essa uma das histórias mais impressionantes (no momento não me lembro de outra...) que conheci na vida. Tão bem exposta pelo piloto sr. Nilson Zile...(que "conheci através do "Lito" .Me faz acreditar ainda mais sobre a existência de um ÚNICO PERFEITO, engenheiro, construtor, instrutor, cuidador.... e Pai!... Se, depois de saber desse episódio... alguém ainda tiver dúvida sobre a existência de “alguém superior”...(..n comento mais nada...rs) Abraços...
O Zille é sensacional! A melhor entrevista que já vi na vida! Show de bola
Sensacional! 👏🏻👏🏻👏🏻 Like dado e mais um inscrito (5/7/22). Comprarei o livro. Meus parabéns pelo conteúdo. Zille, você foi espetacular.
Seja bem-vindo! Forte abraço!
O fato ocorrido foi muito triste, mas a história é fantástica, parabéns pelo canal vamos divulgar esse trabalho maravilhoso. Obrigado!
Vi várias entrevistas do Zile, mas nenhuma com um entrevistador tão bom! Parabéns Robert! Você teve muita sensibilidade na condução da entrevista. Extraiu o melhor do entrevistado.
Simplesmente fantástico! Parabéns ao “Comandante” Zille...sim, não fosse a politicagem ele hoje seria oficialmente um comandante, mas moralmente ele é um Comandante !!!
Sensacional Aula de Vida.Sou desta ÉPOCA na VARIG........Era bem assim MESMO.....
Boa noite comandante Robert!
Antes de tudo quero dizer que não sou do meio da aviação.
Cheguei aqui no canal e já me inscrevi. Parabéns pelo excelente trabalho!
Terminei de assistir agora. Já vi alguns documentários sobre o acidente com o VARIG 254, mas posso dizer c certeza que nenhum com essa qualidade e principalmente pela participação do Zille.
Que Deus abençoe ao Zille e sua família, bem como a de todos aqui do canal.
Forte abraço!
Hassan Bass Boa noite! Obrigado pela mensagem. Grande abraço!
@@ASAAviationSpaceATC Boa noite comandante, satisfação pela acolhida, forte abraço!!!
@@hassanbass1480 Bom final de semana!
Merece um filme . Sempre me impressiono
Zille sou teu fã, não sou da sua época mas também acho o DC-10 muito bonito, fico triste em saber que você não voltou a voar em aviões comerciais, mas fico feliz por você ter superado, obrigado por nos compartilhar o que aconteceu naquela cabine.aquele abraço.
Depois do acidente ele não pilotou mais?
@@lyukan8492 Nem poderia. Depois de um erro terrível desses. Mesmo que a licença não fosse cassada, nenhuma empresa de aviação o contrataria novamente. Apesar de que o erro maior foi causado pelo comandante, ele mesmo admite a parcela de culpa.
DC-10 e DC-11 são lindos demais
@@FelipeVieira-yh3bs MD-11
@@lyukan8492 depois do acidente, ele continuou voando 20 anos depois.
Melhor vídeo com mais de 100 minutos da internet. Fluidez fantástica do Zille em narrar a história.
Só corrigindo uma coisa.
Com a proa 270 o sol estaria se pondo na frente da cabine na cara dos pilotos.
Já com a proa correta de 027^, usada todos os dias, o sol se põe à esquerda dos pilotos e não à frente deles.
Ou seja, para ver o sol teriam de olhar para o lado.
Imagino que esse voo em questão deve ter sido muito incomum para o Zille pois ele disse que foi chamado para esse voo de ultima hora. Ele não costumava fazer esse pinga pinga.
Enfim, o posicionamento do sol já era um grande indicador de um direcionamento errado. Mas somente o comandante poderia perceber isso logo de cara visto que estava acostumado com essa rota.
É um questão básica de Geografia.
Vc não entendeu o que ele disse? Se eles tinham como correta a proa 270, o sol estava exatamente onde deveria estar!
Ambos eram péssimos em geografia então.
E o imbecil do Garcez ignorou, mesmo sabendo que estava errado, segundo seu relato naquela época já não se fazia mais vôos por geografia...
" ° "
Amei esse esclarecimento foi uma aula e tanta. Sou apaixonado por avião mas nunca vooei, esse é meu sonho, assisto vídeos de aviões durante horas. No meu coração é como se eu estivesse lá. Gratidão pela entrevista e pela vida dos que sobreviveram...
Comandante Zille uma pessoa de alma superior e de tamanha humildade, pra mim foi mais uma vítima do Garcez. Sucesso e paz ao Cmte. Zille.
Zille... meu exemplo, a cada dia mais minha admiração aumenta tanto como piloto como ser humano... parabéns!
Fui Controlador de Vôo nesta época, no ACC BS... A gente ficou focado naquela tarde de domingo nas telas de radar... Em determinado momento, controladores da Região Norte do ACC BS observaram um retorno primário de sinal radar, possivelmente proveniente do vôo 254... Mas, como não havia a menor possibilidade de ser esse vôo, foi desprezado... De fato, se o CMT da aeronave tivesse relatado o equívoco, de certo, poderiam ter sido identificados e reorientados... Mas isso é história... Pode até não ter sido um sinal verdadeiro... Fato é que todos os controladores ficaram alertas para qualquer sinal na região amazônica, na qual somente em alguns locais tínhamos cobertura radar...
Não dá pra analisar o que aconteceu transportando tudo para as normas de 2019. O erro foi sim da Varig, não há mais dúvida.
eu ainda não consigo tirar da cabeça como o be a ba de aviação, de qualquer piloto em instrução para tirar seu brevê, sabe que proa 270 é oeste, 090 leste, 360 norte e 180 sul. Belem estava ao norte (praticamente), 270 indo pra oeste com o sol na cara.
@@steliosoctavios Eles leram 270 na navegação, logo, não havia nada de errado na percepção da tripulação, estavam certos de que estavam no rumo correto.
@@isaacvcp eles sabiam que Belém era ao Norte. Pq não desconfiaram indo em direção oeste.?
@@srvitoralves tb fiquei com essa dúvida.
Comandante Zille, o senhor provavelmente nunca vai ler isso, mas saiba que eu só voaria tranquilo de avião se fosse sob seu comando. Que aula de honestidade, humanidade e vida! Pode parecer estranho, mas estou passando por a fase difícil, nem se compara ao que o senhor passou, mas sua história me deu ânimo para mais um dia. Obrigado, do fundo do meu coração.
Voaria tranquilo?! Mesmo sabendo que as cartas de navegação, subida e descida devem ser separadas e estudadas pelos pilotos antes da decolagem?! Durante a subida inicial, o copiloto revisa as cartas de descida no destino e alternativa, estudando-as para depois cotejar ao piloto em comando. Duvido muito que você voasse tranquilo…
@@alexandrealexandre1526ma coisa é quando o comandante escuta o copiloto, outra coisa é quando o comandante é arrogante. Zille fez a revisão (e olha que as cartas estavam com o erro no dígito), cotejou, e quando identificou o erro, o comandante "cagou" para o pedido de retorno do Zille.
@@alexandrealexandre1526a situação na Varig com as cartas de vôo estava tão complicada, que teve um vôo de mesma rota para o Pará, que o copiloto identificou um erro (rota 006, e foi colocado na carta 0060), e avisou a Varig sobre o problema, ou seja, ia cair outro avião da Varig por causa de erro de digitação.
Que história
Deve escrever um livro
Deus está sempre
Ao seu lado
Deus abençoe
Boa noite
A narrativa do Zille é impressionante. Vale como lição para todas as atividades humanas. Eu fui testemunha de casos semelhantes (prepotência e arrogância de chefes) que causaram erros terríveis, jamais mortes. No caso do voo 254, no entanto, a prepotência e arrogância do chefe causou mortes, luto de famílias. Felizmente o "comandante" escapou para ver a insignificância dele. Um anão moral recolhido ao lixo da aviação.
Eu me lembro perfeitamente, como se fosse hoje, do dia em que este acidente ocorreu. Eu tinha 13 anos de idade. Lembro-me de estar conversando com meu avô (já falecido) em uma manhã fria, tomando Sol no quintal de casa, e lembro-me perfeitamente dele me falando sobre o acidente... que havia um Boeing da Varig desaparecido. Pois é... já se foram 30 anos.
Outro acidente que também me recordo perfeitamente do dia foi o vôo 402 da TAM. Eu estava no meu carro, ouvindo o rádio, na Rodovia D. Pedro II (próximo a Campinas, SP) quando teve um boletim urgente informando do acidente. Eu estava exatamente sobre a rotatória de acesso ao bairro de Barão Geraldo (em frente à polícia rodoviária) quando escutei a notícia no rádio. Me lembro do acidente toda vez que passo pelo local (hoje não existe mais o acesso, mas uma base da polícia rodoviária ainda existe no mesmo local).
A rodovia é Dom Pedro I
Meu nobre Zille, também sou piloto PLA, jamais gostei...hoje sou Enc. de Almoxarifado...trabalhei na VARIG... Vc é show de bola... essas máquinas não voam, quem voa somos nós 👍. Proa errada, temos que voltar, isso aprendemos no aeroclube... Eu chequei PP em Votuporanga-SP... Cara, vc é o cara, à você meus singelos agradecimentos e meu muito obrigado... Por ter voado VARIG, sei bem o que fala...Salve meus amigos da aviação: Comte. Buarque/ Comte. Calmon ( Este último, vulgo risadinha)...Saudades proa 36:4:30amGyn
O Zille é um cara incrível, essa história nos faz pensar sobre psicologia humana e superação.🙏
EXCELENTE REPORTAGEM COMANDANTE ROBERT, NILSON ZILLE RESPEITÁVEL CIDADÂO.
Essa pra mim é a melhor versão no ytb... em respeito a do lito e as outras.. mais essa ficou mais rica em detalhes etc.. ja assisti umas 20x
Parabéns Zille pela sua coragem em abafar seus sentimentos e expressar nesse vídeo a cruel verdade do que é capaz de fazer um superior hierárquico , que se acha um semi Deus e senhor da razão, mas que na "reta final" cristaliza e fica sem essa atitude de Semi Deus. Vc com sua simplicidade e humildade tomou o comando, evitou o stoll e assim salvou mtas vidas. Se tinha alguém errado naquela cabine, com ctza não era vc.
Parabéns pelo excelente Canal "ASA"
GOSTEI DEMAIS. CONTINUE ASSIM
Jose Marco Maggioni Valeu! Abraços! Boa Páscoa!
Zille, você é um homem de deus soube superar as injustiças que sofreu, merece todo meu respeito e consideração. Ģ
Parabéns Zile você faz parte dos heróis da aviação,vi todas as reportagens possíveis deste acidente e tenho certeza de sua versão verdadeira e pela coragem de falar e esclarecer as dúvidas principalmente dos familiares dos que morreram e também dos sobreviventes...Parabéns um grande abraço você é um ser humano e tanto NOSSO Senhor Jesus Cristo o abençoe sempre.
..grande abraço...
um dos melhores videos amigo ja estou 3 dias vendo parte por parte kkk
Valeu Leo! Abraços!
Comprei o livro; li e emprestei para minha irmã que se emocionou muito! Mantenho contato com o Zille e pretendo encontrá-lo na próxima viagem à João Pessoa para trocarmos umas ideias!
Excelente entrevista Zille. Agora eu sei da história toda do Voo 254.Gostaria que fosse tudo diferente. Eu conheci você através do Guilherme Bloomfield em Jacarepaguá. Acompanhei sua carreira na Varig.Foi uma pena tudo isso ter acontecido. Mando um grande abraço e desejo muito sucesso em João Pessoa.