Como recomendação acho muito importante acrescentar maiores informações, pois já avaliei muitos acidentes em Sistemas Industriais (De grande porte), já ocorreu vários acidentes, inclusive com morte,... pois caso o eletricista ou técnico fique em série com a carga (neutro ou retorno haverá o choque...).. É terrível... fiquem atentos... Eng. Silvio Inácio Jr, Instrutor NR10... abraço...E você esta de parabéns...continue compartilhando conhecimentos....
Para o eletricista ficar em série com a carga na hora do acidente ele rompeu o cabo neutro e pegou em um ponta e na outra, isso é série com a carga. Nesse caso será condutor de corrente, e claro levará descarga com certeza. Trabalhei em rede de distribuição e já levei choque ao emendar cabo neutro da rede com trafo desligado, como o neutro é interligado e em bairro as vezes tem clandestino já levei choque dessa forma ao pegar em uma ponta e outra do neutro.
Isso mesmo caro Eletricista Manaus. Também sou eletricista e tenho observado, "falhas" em instalações eletricas, onde, "disjuntor instalado no fio neutro, e não no fase", e pasme, em um prédio recém construído, uma cliente me contratou para "checar" a instalação, e observei que fio do DR "estava conectado errado", fiz a correção, e tudo funcionou normal. Ouvi dessa cliente, que pessoas vizinhas "observou"esse problema", e o eletricista que contratou, "disse que o defeito era o DR", e a "solução" que esse eletricista optou "foi a retirada do DR", e o pior, foi em mais de um apto.
Silvio, eu também já tive a infelicidade de presenciar dois acidentes com neutro, o primeiro o eletricista soltou o cabo neutro do barramento, se queimou todo, saiu de ambulância! O segundo na rede de distribuição, cortou o neutro sem jumpear, ficou grudado, se queimou também, por pouco não foi a óbito. Uma coisa e teoria outra coisa é a realidade!
@@EletricistaManaus Já vi também, o neutro, diferente do que muitos pensam, ele é muito perigoso, mais ainda para aqueles que pensam que neutro não dá choque. Vou até fazer um conteúdo mostrando na prática!
Boa explicação. Resumindo: Nós estamos no potencial do terra (0 v) e como o Neutro é aterrado não há diferença de potencial e a corrente não circula por nós, mas mesmo assim não dá pra confiar, só medindo a tensão entre Neutro e Terra e vendo que é 0 v pra ter certeza.
A fase só não dá choque se você estiver isolado Por outro lado, o neutro só não dá choque em condições normais de funcionamento; mas existem situações de anomalia em que o neutro dá choque, sim@@mariodebritto7275
Qdo era pequeno, assisti o programa do Goulard de Andrade na manutenção do metrô, ele perguntou como eles faziam para saber se o 3°trilho (energizado), estava ligado ou não, a resposta foi, não importa a situação, sempre o considerarmos energizado, assim se evita acidente! Tomei isso para a vida.
O neutro em um sistema elétrico é uma conexão de retorno para a corrente elétrica. Não causa choque porque está ligado à terra, proporcionando um caminho de menor resistência para a corrente elétrica fluir em caso de falha ou curto-circuito, o que evita que a eletricidade flua através de uma pessoa ou equipamento conectado à terra.
Trabalhei 20 anos no metro de lisboa, 16 dos quais como maquinista, o conceito em relação ao terceiro carril (ou carril de energia) era esse mesmo, sempre o considere como ligado, jamais pisei em um, mesmo quando era anunciado o comunicado telegrama de que a corrente do carril havia sido desligada.
Show! Eu curiosamente comecei a pesquisar sobre eletrostática, depois elétrons, eletricidade e acabei aqui. Consegui entender completamente, continue o bom trabalho!
Vc esqueceu de comentar algo que considero essencial, que o "dar choque" é geralmente qdo vc toca em um fio, tipo com o dedo. E já toma (e estou comentando isso pq amigo assistiu e veio me perguntar, pq ele toma choque enconstando só o dedo na fase... então pra leigo não está claro). Vc até comenta em 2:35 que pra ar choque é preciso passar corrente elétrica entre 2 pontos do corpo. Qdo metemos o dedo numa fase, tomamos choque pq nosso corpo não está perfeitamente isolado do terra... está de meia ou descalço, vai tomar um baita choque pq há diferença de potencial entre a fase no seu dedo e o terra lá no seu pé. No neutro, como vc disse, passa corrente mais a diferença de potencial entre seu dedo na fase e seu pé no chão, é bemm perto de zero, então a corrente que fluirá no corpo é mínima e tbm próxima de zero e não sente choque nenhum. Outra coisa legal pro pessoal entender pq no neutro tem corrente e não tem tensão... é pq a fase injeta a potência no equipamento (um motor, uma lâmpada) e a corrente retorna depois dele, pois é um circuito fechado, mas a tensão ficou toda no dispositivo, nesse "divisor", ele que consumiu aquela potência. temos uma tensão beeem pequena na fase pq o consutor tem ainda uma pequena resistência, não é um super-condutor, então ele esquenta e age como um enorme resistor de resistência muito baixa (pra isso tem a bitola larga). Ao contário da resistência alta do equipamento que consumiu a potência toda do circuito, e não deixou tensão sobrando pro fio neutro.
Eu até desisti de acabar de ver o vídeo e vim ver os comentários. Sou totalmente leiga, mas estava procurando vídeo para instalar corretamente o chuveiro elétrico, pois não tem aterramento e não sabia o que fazer com o fio terra do chuveiro.
Experiência que tive antes de estudar eletricidade. A muito tempo atrás um eletricista instalou um chuveiro em casa usando o neutro como aterramento, visto que é ligado ao aterramento desde a entrada. Acontece que o chuveiro na época éra metálico e ao queimar a resistência, ela encostou na carcaça. Aí uma das fases entrou pelo neutro e queimou aparelhos ligados às tomadas de 127v. Houve desarme no disjuntor más já éra tarde. Por isso lição aprendida. O aterramento deve ser feito na entrada com neutro, e além disso o aterramento da caixa de distribuição deve ser individual. Nesse acidente o neutro teve diferença de potencial.
Já perguntou faz tempo mas vou responder, pois pode ser a dúvida de outras pessoas. O potencial elétrico V é uma grandeza física sem significado no seu valor absoluto, tudo o que importa são as diferenças de potencial. Desse modo, dado um potencial qualquer, poderíamos trocalo por outro qualquer que é o primeiro mais uma constante. V' = V + V₀ Desse modo, as diferenças se mantem. ΔV' = V'₂ - V'₁ = (V₂ + V₀ ) - (V₁ + V₀) = (V₂ - V₁ ) + (V₀ - V₀) = ΔV + 0 Isso acontece pois as forças eletricas são obtidas por uma derivada da função V. E no processo de derivação qualquer constante some. Moral da história, você pode escolher o zero Volt, desde que seja consistente nessa escolha. Para haver corrente é nescessário haver diferença de potencial (ddp) e não um potencial não nulo (já que qualquer um poderia ser tratado como o nulo sem que a física mude).
Excelente a explicação , apesar de não ter conhecimento muito conhecimento sobre a matéria , mas a explicação foi excelente , gostei muito.Obrigado pela explicação.
Obrigado Professor. Excelentes explicações. Resumindo: Com eletricidade não se brinca! Montar circuitos elétricos sem a máxima atenção aos fundamentos é colher situações perigosas mais a frente! Deixemos a condução da corrente para os cabos e jamais para o nosso corpo.
Tenho um certo conhecimento, mas gostaria de fazer um curso de eletricista, na prática. Não quero nada virtual. Não trabalho com isso, mas sempre gostei. É um hobe
Parabéns pelo canal, seus videos são os mais esclarecedores da Internet. Porque tenho tensão de 135V medindo neutro e terra? Isso está acontecendo em uma UFV que fizemos.
Grato pela sua boa explicação... Todavia tenho sempre a mesma dúvida: se a fase alterna com o neutro 50 (ou 60) vezes por segundo (ciclo 'positivo vs 'negativo'), porque é que só um dos condutores dá choque? Numa visão linear, ambos os condutores não deveriam dar choque "alternadamente" (x vezes por segundo)? Espero vir a saber e volto a agradecer-lhe aexplanação, pacintee trabalho dispensado em preparar este vídeo. De Portugal. muito obrigado. Rogério de Sousa
Bom dia, Tudo bem? Espero que sim. Tenho uma duvida que a maioria dos profissionais não consegue me responder. E o seguinte: Esta acompanhando a instalação de um chuveiro eléctrico numa residência que acabou correndo mal, tudo porque o tubo de agua encostou com o fio fase inergizado entrando em curto circuito. No final percebeu se que o tubo que trazia a agua do chuveiro alem de ser galvanizado, também continha o aterramento, pois ao ligar uma lâmpada no fio fase e no tubo, esta acendia por completo. Agradeço humildemente uma explicação detalhada e esquematizada de como era feito este tipo de aterramento, fases e como resolver o problema uma vez que esta se projectando trocar toda tubulação metálica por tubos plásticos usados atualmente. Antecipadamente os meus agradecimentos.
Boa noite! Hoje mesmo, fiz uma troca de cabos (2 fases e 1 neutro), direto no quadro geral. Porém, as fases estavam desconectadas do disjuntores do quadro geral no momento em que estava mechendo no cabo de neutro, fiz a emenda do neutro do QDC com o Neutro do quadro geral com Split bolt, no caso, tive que pegar as duas pontas com a mão, para inserir no Split bolt e não tomei choque. Não cheguei a medir os cabos (Terra e neutro) pra saber se tinha alguma medição. Outra coisa, é que o neutro que vem da rua, ele vai para uma barra de cobre que tem no quadro geral e dessa barra, sai o fio terra que vai direto para uma haste e da haste, sai um outro cabo terra que vai para uma caixinha 15x15, onde ali, acontece as distribuições dos terras para as casas. Resumindo: Não levei choque por sorte ou conforme mencionei o tipo de instalação, realmente não iria levar choque?
Um dja desse peguei um serviço que vários eletrecistas já timha pegam e não tinha resolvido, p ar da mulher não tava funcionando, os eletrecistas já tinha pedido para comprar fio, puxado um circuito independente e nada, aí eu abrir o fio e medir no padrão e estava com uma grande queda de energia, era 127 e estava dando 114, eu falei pra ela ligar pra concessionária para ajeitar o neutro dela que estava com problema
Muito obrigado pela explicação. Há uma coisa que nunca percebi, por que é que o fio terra dos chuveiros elétricos (só alguns?) é mais fino do que o fio neutro? Obrigado.😀
Boa explicação. Todos eletricista deveria saber q somente a corrente alternada conduz pela pela terra e ñ a contínua e por isso devemos aterrar o neutro.
Vendo esse vídeo percebo que muitos profissionais da área não sabe o que estão fazendo... Fiz uma reforma no meu AP e pedi pra incluir tomadas 220v entre outras coisas, porém, a construtora só tinha tomadas 110v, apesar de ter as duas fases, sendo assim tinha um DR apenas monofásico. Moral da história, ele simplesmente ligou tudo e não trocou o DR, e nas tomadas 220v se ligasse algo o dr caia, obvio né. E o pior, algumas tomadas estavam com neutro e terra invertido, só consegui notar isso depois que o meu micro-ondas começou a perder potência... Tive que eu mesmo refazer as tomadas e refazer o quadro colocando um DR para duas fases, e aproveitei e coloquei DPS em tudo.
Boa noite,eu sempre conecto os fios de aterramento (proteção) separadamente do neutro,no caso o neutro é aterrado na haste que vem no poste,então até o quadro dentro da casa eu levo o cabo 16 azul e 2 preto e um cabo 10 verde que está conectado a uma haste individual,assim os Borne central das tomadas não tem corrente,e o neutro tbm fica aterrado,já na sua ilustração o fio verde+azul está dando 127v,no meu caso fio verde+azul é 0v
Muito bom vídeo, parabéns, mas ainda fiquei com uma duvida, na minha casa eu fiz aterramento próprio, isolado do aterramento da companhia de energia, se eu encostar no neutro da rede e no meu aterramento então levo choque? Obrigado
Na prática sempre encontramos uma diferença de potencial muitas vezes elevada entre neutro e terra. Esquemas TT, aterramentos antigos como conexões já enferrujadas geralmente apresentam isso! Então nunca dá pra confiar e sair encostando no neutro!
Olá, ótimo conteúdo! Pelo que entendi, em uma alimentação fase- neutro, a corrente trafega pela fase, passa pelo circuito, que pode ser uma lâmpada, por exemplo, e "retorna" pelo neutro, que tem potencial 0V. Mas quando a alimentação é fase - fase? Sabemos que existe uma diferença de potencial entra as fases, mas de maneira clara, como fica esse "retorno" da corrente, tendo em vista que, as fases estão "empurrando" os elétrons? Abraço!
Ola, parabens pelo conteúdo, uma duvida, comprei um interruptor smart q precisa do neutro, mas em minha casa so tem 2 fios, tem alguma maneira de fazer funcionar sem o cabo neutro? mto obrigado,
Da mesma forma que entre fase e neutro amigo, a diferença e apenas os pontos da diferença de potencial, que se dá entre uma fase e outra. Pesquise sobre FECHAMENTO EM ESTRELA, que é como a maioria dos transformadores são, aí vc vai entender de onde vem o neutro.
No sistema fase-fase NÃO HÁ CORRENTE DE RETORNO, toda corrente flui em ambos os condutores para a carga. A explicação está errada no vídeo quando ele fala que se tiver 10A no fase vai ter os mesmos 10A no neutro, TÁ ERRADO, pois aonde está o consumo da carga? Se o consumo é 10A no fase, no neutro será bem menos pois é o que sobra do consumo da carga. Um experimento simples é ver qual fio do chuveiro elétrico esquenta mais, este será o fase.
otimo video, mas ainda fiquei com duvida, me perdoe sou leigo, no seu exemplo da maquina de solda onde tem 10A passando pela fase e 10A saindo no neutro, se eu enconstar em uma parte desencapada no neutro nao vou tomar choque? parte desses desses 10A no neutro nao ira circular pelo meu corpo e a terra?
Por exemplo: Se sua rede for 1 fase, 2 fases ou 3 fases e vc quer tomada de 110 vols, será necessário usar o Neutro e 1 Fase! Pois Fase e Fase da 220volts. Nesse exemplo, pois existem redes q já sai F 220v.
O neutro em um sistema elétrico é uma conexão de retorno para a corrente elétrica. Não causa choque porque está ligado à terra, proporcionando um caminho de menor resistência para a corrente elétrica fluir em caso de falha ou curto-circuito, o que evita que a eletricidade flua através de uma pessoa ou equipamento conectado à terra.
1:45 Tem sim, cancei de medir e fica em torno de 10% da tensão fase neutro, quanto a não dar choque quem disse? Já vi colega levar cheque violento pelo neutro, só quem não trabalha no campo para tem umas ideias dessas, para quem duvida vá para o campo com ferramenta não e descubra por conta propria.
Eu comecei a trabalhar aqui nos Estados Unidos, montando armário de cozinha nas casas e sempre tinha tomada pra instalar e eu sempre ficava na dúvida qual era o padrão da cor do fios neutro e fase pois sempre tinham a mesmo padrão nas casas, e um senhor meu ex patrão me ensinou o seguinte observe sempre o fio neutro, eh sempre na cor branca pra guardar na cabeça, lembre da bandeira da paz, eh sempre branca. Hoje tenho minha empresa e eu sempre monto painéis e nunca esqueci a dica da bandeira da paz branca= neutro
em caso de gerador de energia, onde ele tem duas fases 127v + neutro. O neutro do gerador não é conectado com o neutro da concessionária, portanto, o neutro do gerador não está aterrado. Isso da problema ? Ou o gerador já tem algo dentro dele que absorve o neutro corretamente ?
Verdade, pois já presenciei chave detectora de tensão alertar tensão em neutro e não entendia. Só não consegui ver naquele momento quanto tava passando em tensão e corrente, só achei estranho.
Se vc for no cabo Neutro onde estiver com carga (algo ligado sendo utilizado nesse circuito onde esse cabo de neutro passa) e encostar numa parte viva dele, sem capa, em relação ao terra ou uma estrutura aterrada, não irá dar choque, devido estarem no mesmo potencial (conectados um ao outro em algum ponto). MAS... Se vc "abrir" (cortar, interromper) esse mesmo cabo Neutro com carga, onde passa uma corrente, e se vc ficar entre uma ponta e outra (em série), aí Vc ficará preso ali, grudado, tomando choque até a morte, ou alguém desenergizar esse circuito a tempo de vc se soltar dali, pois vc esria fazendo um elo, uma ponte ali nesse circuito. Neutro tbm é mto perigoso sim, se vc ficar em série com um cabo retorno, vc morre.
Como recomendação acho muito importante acrescentar maiores informações, pois já avaliei muitos acidentes em Sistemas Industriais (De grande porte), já ocorreu vários acidentes, inclusive com morte,... pois caso o eletricista ou técnico fique em série com a carga (neutro ou retorno haverá o choque...).. É terrível... fiquem atentos... Eng. Silvio Inácio Jr, Instrutor NR10... abraço...E você esta de parabéns...continue compartilhando conhecimentos....
3:25 ele explicou que se o neutro tiver alguma falha de conexão em relação ao terra, a pessoa pode tomar choque sim.
Para o eletricista ficar em série com a carga na hora do acidente ele rompeu o cabo neutro e pegou em um ponta e na outra, isso é série com a carga. Nesse caso será condutor de corrente, e claro levará descarga com certeza. Trabalhei em rede de distribuição e já levei choque ao emendar cabo neutro da rede com trafo desligado, como o neutro é interligado e em bairro as vezes tem clandestino já levei choque dessa forma ao pegar em uma ponta e outra do neutro.
Isso mesmo caro Eletricista Manaus.
Também sou eletricista e tenho observado, "falhas" em instalações eletricas, onde, "disjuntor instalado no fio neutro, e não no fase", e pasme, em um prédio recém construído, uma cliente me contratou para "checar" a instalação, e observei que fio do DR "estava conectado errado", fiz a correção, e tudo funcionou normal.
Ouvi dessa cliente, que pessoas vizinhas "observou"esse problema", e o eletricista que contratou, "disse que o defeito era o DR", e a "solução" que esse eletricista optou "foi a retirada do DR", e o pior, foi em mais de um apto.
Silvio, eu também já tive a infelicidade de presenciar dois acidentes com neutro, o primeiro o eletricista soltou o cabo neutro do barramento, se queimou todo, saiu de ambulância!
O segundo na rede de distribuição, cortou o neutro sem jumpear, ficou grudado, se queimou também, por pouco não foi a óbito.
Uma coisa e teoria outra coisa é a realidade!
@@EletricistaManaus Já vi também, o neutro, diferente do que muitos pensam, ele é muito perigoso, mais ainda para aqueles que pensam que neutro não dá choque.
Vou até fazer um conteúdo mostrando na prática!
Boa explicação. Resumindo: Nós estamos no potencial do terra (0 v) e como o Neutro é aterrado não há diferença de potencial e a corrente não circula por nós, mas mesmo assim não dá pra confiar, só medindo a tensão entre Neutro e Terra e vendo que é 0 v pra ter certeza.
Eu não tinha entendido nada, aí vem vc, e complica mais ainda 😂😂😂
A fase também não dá choque se você pegar somente nela
Não dá choque se vc tiver isolado sem tocar na parede ou no chão neh 😂🤣😂🤣
A fase só não dá choque se você estiver isolado
Por outro lado, o neutro só não dá choque em condições normais de funcionamento; mas existem situações de anomalia em que o neutro dá choque, sim@@mariodebritto7275
Obrigado por explicar
Simples e pratico
Qdo era pequeno, assisti o programa do Goulard de Andrade na manutenção do metrô, ele perguntou como eles faziam para saber se o 3°trilho (energizado), estava ligado ou não, a resposta foi, não importa a situação, sempre o considerarmos energizado, assim se evita acidente! Tomei isso para a vida.
O neutro em um sistema elétrico é uma conexão de retorno para a corrente elétrica. Não causa choque porque está ligado à terra, proporcionando um caminho de menor resistência para a corrente elétrica fluir em caso de falha ou curto-circuito, o que evita que a eletricidade flua através de uma pessoa ou equipamento conectado à terra.
pensei que foular de andrade era coisa da minga cabeça rs . o cara dazia coisas boa . dessa escola acho que só tem otavio mesquita
Trabalhei 20 anos no metro de lisboa, 16 dos quais como maquinista, o conceito em relação ao terceiro carril (ou carril de energia) era esse mesmo, sempre o considere como ligado, jamais pisei em um, mesmo quando era anunciado o comunicado telegrama de que a corrente do carril havia sido desligada.
@@EstilioNATOmas nesse caso o positivo também está ligado á terra, a diferença é que está antes de um aparelho eléctrico e o neutro está depois!?
Nossa vc resolveu minha pergunta obrigado
Deu pra entender perfeitamente 😃
Show! Eu curiosamente comecei a pesquisar sobre eletrostática, depois elétrons, eletricidade e acabei aqui. Consegui entender completamente, continue o bom trabalho!
Muito boa à explicações sobre o CABO NEUTRO foi uma ótima apresentação e muito boa à demonstração valeu obrigadao
Vc esqueceu de comentar algo que considero essencial, que o "dar choque" é geralmente qdo vc toca em um fio, tipo com o dedo. E já toma (e estou comentando isso pq amigo assistiu e veio me perguntar, pq ele toma choque enconstando só o dedo na fase... então pra leigo não está claro).
Vc até comenta em 2:35 que pra ar choque é preciso passar corrente elétrica entre 2 pontos do corpo.
Qdo metemos o dedo numa fase, tomamos choque pq nosso corpo não está perfeitamente isolado do terra... está de meia ou descalço, vai tomar um baita choque pq há diferença de potencial entre a fase no seu dedo e o terra lá no seu pé.
No neutro, como vc disse, passa corrente mais a diferença de potencial entre seu dedo na fase e seu pé no chão, é bemm perto de zero, então a corrente que fluirá no corpo é mínima e tbm próxima de zero e não sente choque nenhum.
Outra coisa legal pro pessoal entender pq no neutro tem corrente e não tem tensão... é pq a fase injeta a potência no equipamento (um motor, uma lâmpada) e a corrente retorna depois dele, pois é um circuito fechado, mas a tensão ficou toda no dispositivo, nesse "divisor", ele que consumiu aquela potência. temos uma tensão beeem pequena na fase pq o consutor tem ainda uma pequena resistência, não é um super-condutor, então ele esquenta e age como um enorme resistor de resistência muito baixa (pra isso tem a bitola larga). Ao contário da resistência alta do equipamento que consumiu a potência toda do circuito, e não deixou tensão sobrando pro fio neutro.
Cara, parabéns 👏
Sua explicação foi melhor que o vídeo
Eu até desisti de acabar de ver o vídeo e vim ver os comentários. Sou totalmente leiga, mas estava procurando vídeo para instalar corretamente o chuveiro elétrico, pois não tem aterramento e não sabia o que fazer com o fio terra do chuveiro.
Hei cara eu entendi muito bem, ficou claro para mim. O corpo humano tem menos resistência que um cabo elétrico ❤ porém é condutor de eletricidade 😊
Experiência que tive antes de estudar eletricidade. A muito tempo atrás um eletricista instalou um chuveiro em casa usando o neutro como aterramento, visto que é ligado ao aterramento desde a entrada. Acontece que o chuveiro na época éra metálico e ao queimar a resistência, ela encostou na carcaça. Aí uma das fases entrou pelo neutro e queimou aparelhos ligados às tomadas de 127v. Houve desarme no disjuntor más já éra tarde. Por isso lição aprendida. O aterramento deve ser feito na entrada com neutro, e além disso o aterramento da caixa de distribuição deve ser individual. Nesse acidente o neutro teve diferença de potencial.
Professor essa video aula com ilustrações ficou tooooop show de ⚽️ Parabéns 👏 precisamos de + aulas com ilustrações.
Muito obrigadoooo!!!!!😃👍👍
Obrigado amigo, ótimo explicação show de bola mesmo
Parabéns pela bela explicação! Só temos a agradecer.
Bom dia,continue com estas informações,seu video ficou nota 10....minha intenção é sempre somar....show
Foi exatamente que aconteceu comigo essa semana.
Muito bem explicado. Quem reclama tem que estudar eletricidade. Nota 10 na aula.
Existem pessoas que não se contentam com qualquer coisa, e existem os bitolados que aplaudem qualquer coisa!!!
@@regisaraujo1964 e esse cara é o bitolado kkk
MUITO BOA SUA AULA PARABÉNS FICA COM DEUS E QUE N.S.JESUS CRISTO TE PROTEJA SEMPRE
Eu tava pensando justamente nisso hoje. Parece que leram minha mente😂😂😂
Gostei da explicação, mas ainda me restou uma dúvida!!! Aprendi que nunca existira corrente sem tensão, mas pode haver tensão sem corrente.
Já perguntou faz tempo mas vou responder, pois pode ser a dúvida de outras pessoas. O potencial elétrico V é uma grandeza física sem significado no seu valor absoluto, tudo o que importa são as diferenças de potencial.
Desse modo, dado um potencial qualquer, poderíamos trocalo por outro qualquer que é o primeiro mais uma constante.
V' = V + V₀
Desse modo, as diferenças se mantem.
ΔV' = V'₂ - V'₁ = (V₂ + V₀ ) - (V₁ + V₀) = (V₂ - V₁ ) + (V₀ - V₀) = ΔV + 0
Isso acontece pois as forças eletricas são obtidas por uma derivada da função V. E no processo de derivação qualquer constante some.
Moral da história, você pode escolher o zero Volt, desde que seja consistente nessa escolha. Para haver corrente é nescessário haver diferença de potencial (ddp) e não um potencial não nulo (já que qualquer um poderia ser tratado como o nulo sem que a física mude).
Show de bola professor suas aula são perfeitas muito obrigado tô aprendendo muito
Excelente Explicação!
Muito boa explicação fui muito útil obrigado.
Excelente a explicação , apesar de não ter conhecimento muito conhecimento sobre a matéria , mas a explicação foi excelente , gostei muito.Obrigado pela explicação.
Valeu demais da conta Senhor, muito obrigado pelas explicações .
Excelente didática; parabéns.
Explicação excelente, parabéns!
Muito bom o vídeo, plano de fundo ótimo
melhor explicação que já vi. parabéns
Poderia dar uma explicação fisica de como o potencial do solo é considerado zero ?
Obrigado Professor. Excelentes explicações. Resumindo: Com eletricidade não se brinca! Montar circuitos elétricos sem a máxima atenção aos fundamentos é colher situações perigosas mais a frente! Deixemos a condução da corrente para os cabos e jamais para o nosso corpo.
Super aula, parabéns
Tenho um certo conhecimento, mas gostaria de fazer um curso de eletricista, na prática. Não quero nada virtual. Não trabalho com isso, mas sempre gostei. É um hobe
Como fica o fluxo de corrente no circuito onde o aparelho 220v está ligado em duas fases de 110v ?
Muito bom ! Boa explicação 👏🏼
Sou leigo mas interessado ótima explicação , clareou meu entendimento.
Eu também, agora entendi.
GOSTEI MUITO BOA SUA EXPLICAÇÃO
Eu sempre tive esse dúvida!
Muito bom esse canal que achei no UA-cam
Explicação muito técnica com ilustrações facilitando o entendimento
Parabéns pelo vídeo, primeira vez que vejo vídeo do canal, boa didática e qualidade da apresentação. Ganhou +1 inscrito!
A explicação foi bastante coerente, mas nunca confie piamente na ausência de tensão no neutro.
Parabéns pelo canal, seus videos são os mais esclarecedores da Internet. Porque tenho tensão de 135V medindo neutro e terra?
Isso está acontecendo em uma UFV que fizemos.
Boa noite a minha dúvida em consernente a manutenção de uma iluminação
Cara que simplicidade em ensinar, parabéns meu amigo, continue, continue!!!!
Grato pela sua boa explicação...
Todavia tenho sempre a mesma dúvida: se a fase alterna com o neutro 50 (ou 60) vezes por segundo (ciclo 'positivo vs 'negativo'), porque é que só um dos condutores dá choque?
Numa visão linear, ambos os condutores não deveriam dar choque "alternadamente" (x vezes por segundo)?
Espero vir a saber e volto a agradecer-lhe aexplanação, pacintee trabalho dispensado em preparar este vídeo.
De Portugal. muito obrigado.
Rogério de Sousa
GRATIDAO pelo vídeo. Me ajudou bastante 👍
Show de explicação.
Bom dia, Tudo bem? Espero que sim. Tenho uma duvida que a maioria dos profissionais não consegue me responder. E o seguinte: Esta acompanhando a instalação de um chuveiro eléctrico numa residência que acabou correndo mal, tudo porque o tubo de agua encostou com o fio fase inergizado entrando em curto circuito. No final percebeu se que o tubo que trazia a agua do chuveiro alem de ser galvanizado, também continha o aterramento, pois ao ligar uma lâmpada no fio fase e no tubo, esta acendia por completo. Agradeço humildemente uma explicação detalhada e esquematizada de como era feito este tipo de aterramento, fases e como resolver o problema uma vez que esta se projectando trocar toda tubulação metálica por tubos plásticos usados atualmente. Antecipadamente os meus agradecimentos.
Legal boa explicação
Boa noite! Hoje mesmo, fiz uma troca de cabos (2 fases e 1 neutro), direto no quadro geral. Porém, as fases estavam desconectadas do disjuntores do quadro geral no momento em que estava mechendo no cabo de neutro, fiz a emenda do neutro do QDC com o Neutro do quadro geral com Split bolt, no caso, tive que pegar as duas pontas com a mão, para inserir no Split bolt e não tomei choque. Não cheguei a medir os cabos (Terra e neutro) pra saber se tinha alguma medição. Outra coisa, é que o neutro que vem da rua, ele vai para uma barra de cobre que tem no quadro geral e dessa barra, sai o fio terra que vai direto para uma haste e da haste, sai um outro cabo terra que vai para uma caixinha 15x15, onde ali, acontece as distribuições dos terras para as casas. Resumindo: Não levei choque por sorte ou conforme mencionei o tipo de instalação, realmente não iria levar choque?
Boa noite tudo de bom ❤
Um dja desse peguei um serviço que vários eletrecistas já timha pegam e não tinha resolvido, p ar da mulher não tava funcionando, os eletrecistas já tinha pedido para comprar fio, puxado um circuito independente e nada, aí eu abrir o fio e medir no padrão e estava com uma grande queda de energia, era 127 e estava dando 114, eu falei pra ela ligar pra concessionária para ajeitar o neutro dela que estava com problema
Muito obrigado pela explicação. Há uma coisa que nunca percebi, por que é que o fio terra dos chuveiros elétricos (só alguns?) é mais fino do que o fio neutro? Obrigado.😀
Boa explicação. Todos eletricista deveria saber q somente a corrente alternada conduz pela pela terra e ñ a contínua e por isso devemos aterrar o neutro.
Isso nao é verdade, vai depender da tensao
Aula excelente!
Ótima explicação 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Com base nisso, por quê fase e fase dá choque?
Ótima explicação
Vendo esse vídeo percebo que muitos profissionais da área não sabe o que estão fazendo... Fiz uma reforma no meu AP e pedi pra incluir tomadas 220v entre outras coisas, porém, a construtora só tinha tomadas 110v, apesar de ter as duas fases, sendo assim tinha um DR apenas monofásico. Moral da história, ele simplesmente ligou tudo e não trocou o DR, e nas tomadas 220v se ligasse algo o dr caia, obvio né. E o pior, algumas tomadas estavam com neutro e terra invertido, só consegui notar isso depois que o meu micro-ondas começou a perder potência... Tive que eu mesmo refazer as tomadas e refazer o quadro colocando um DR para duas fases, e aproveitei e coloquei DPS em tudo.
Ainda não assisti mas já pus like.
É sempre um aprendizado !
Um algo a mais .
Vídeo bacana me esclareu várias dúvidas
Professor parabéns você é o cara
Boa noite,eu sempre conecto os fios de aterramento (proteção) separadamente do neutro,no caso o neutro é aterrado na haste que vem no poste,então até o quadro dentro da casa eu levo o cabo 16 azul e 2 preto e um cabo 10 verde que está conectado a uma haste individual,assim os Borne central das tomadas não tem corrente,e o neutro tbm fica aterrado,já na sua ilustração o fio verde+azul está dando 127v,no meu caso fio verde+azul é 0v
Bem explicado. Tomei muito choque no neutro. Mas aí tá explicado que é a equipotencialização.
Obrigado
Muito bom vídeo, parabéns, mas ainda fiquei com uma duvida, na minha casa eu fiz aterramento próprio, isolado do aterramento da companhia de energia, se eu encostar no neutro da rede e no meu aterramento então levo choque? Obrigado
boa a explicação
Legal boa explicação 👍
Na prática sempre encontramos uma diferença de potencial muitas vezes elevada entre neutro e terra. Esquemas TT, aterramentos antigos como conexões já enferrujadas geralmente apresentam isso! Então nunca dá pra confiar e sair encostando no neutro!
Importante explicação
bom dia, parabéns pelo vídeo aula, eu não tenho esse conhecimento todo mais, eu quero fazer um curso de, eletricista iniciante,
Explicação top
Ótima explicação!! Professor, você tem um curso sobre Comandos Elétricos?
Sim, chama no whatsapp 11984345151
Olá, ótimo conteúdo! Pelo que entendi, em uma alimentação fase- neutro, a corrente trafega pela fase, passa pelo circuito, que pode ser uma lâmpada, por exemplo, e "retorna" pelo neutro, que tem potencial 0V. Mas quando a alimentação é fase - fase? Sabemos que existe uma diferença de potencial entra as fases, mas de maneira clara, como fica esse "retorno" da corrente, tendo em vista que, as fases estão "empurrando" os elétrons? Abraço!
Ola, parabens pelo conteúdo, uma duvida, comprei um interruptor smart q precisa do neutro, mas em minha casa so tem 2 fios, tem alguma maneira de fazer funcionar sem o cabo neutro? mto obrigado,
? ? ? PERGUNTA ? ? ? : No circuito 220v fase/fase. Como funciona o fluxo de corrente? Explique.
Parabéns pelo conteúdo. 👏👏👏👏
Da mesma forma que entre fase e neutro amigo, a diferença e apenas os pontos da diferença de potencial, que se dá entre uma fase e outra. Pesquise sobre FECHAMENTO EM ESTRELA, que é como a maioria dos transformadores são, aí vc vai entender de onde vem o neutro.
No sistema fase-fase NÃO HÁ CORRENTE DE RETORNO, toda corrente flui em ambos os condutores para a carga. A explicação está errada no vídeo quando ele fala que se tiver 10A no fase vai ter os mesmos 10A no neutro, TÁ ERRADO, pois aonde está o consumo da carga? Se o consumo é 10A no fase, no neutro será bem menos pois é o que sobra do consumo da carga. Um experimento simples é ver qual fio do chuveiro elétrico esquenta mais, este será o fase.
Muito bem explicado. Parabéns
Parabéns pelo excelente trabalho 👏👏👏👏👏
Obrigado pela força ⚡️👏👏👏👏
Professor mim tira uma dúvida,na região que são 380w onde o nuutro passar dá choque.
otimo video, mas ainda fiquei com duvida, me perdoe sou leigo, no seu exemplo da maquina de solda onde tem 10A passando pela fase e 10A saindo no neutro, se eu enconstar em uma parte desencapada no neutro nao vou tomar choque? parte desses desses 10A no neutro nao ira circular pelo meu corpo e a terra?
E quando ligam o terra dos equipamentos no neutro? Pode ser este o motivo de choque no neutro ou luzes piscando quando desligadas?
quero usar um arame de aço enterrado ligado ao negativo e o positivo por cima pra ligar uma bomba será que da problema na bomba?
Que aula 😮
Qua a necessidade do neutro se podemos usar só as fases ?
Por exemplo: Se sua rede for 1 fase, 2 fases ou 3 fases e vc quer tomada de 110 vols, será necessário usar o Neutro e 1 Fase! Pois Fase e Fase da 220volts. Nesse exemplo, pois existem redes q já sai F 220v.
O neutro em um sistema elétrico é uma conexão de retorno para a corrente elétrica. Não causa choque porque está ligado à terra, proporcionando um caminho de menor resistência para a corrente elétrica fluir em caso de falha ou curto-circuito, o que evita que a eletricidade flua através de uma pessoa ou equipamento conectado à terra.
Na região nordeste o 220 é com fase e neutro,
Em SP por exemplo o 220 é 2 fases.
Em SP a Enel coloca como monofásico na conta de energia, mas tem 2 fases de 110v e um neutro. Não seria bifásico? Obrigado.
SHOW de bola professor
Pq se vc encostar o + com negativo da curto??
O aterramento do chuveiro pode ser feito no neutro da rede? Raulindo/Irabuna -,Ba
se n tiver outro jeito, sim.
mas não é recomendado
1:45
Tem sim, cancei de medir e fica em torno de 10% da tensão fase neutro, quanto a não dar choque quem disse? Já vi colega levar cheque violento pelo neutro, só quem não trabalha no campo para tem umas ideias dessas, para quem duvida vá para o campo com ferramenta não e descubra por conta propria.
Melhor vídeo, parabém. 👏👏👏
Eu comecei a trabalhar aqui nos Estados Unidos, montando armário de cozinha nas casas e sempre tinha tomada pra instalar e eu sempre ficava na dúvida qual era o padrão da cor do fios neutro e fase pois sempre tinham a mesmo padrão nas casas, e um senhor meu ex patrão me ensinou o seguinte observe sempre o fio neutro, eh sempre na cor branca pra guardar na cabeça, lembre da bandeira da paz, eh sempre branca. Hoje tenho minha empresa e eu sempre monto painéis e nunca esqueci a dica da bandeira da paz branca= neutro
Ou azul
Minha bandeira da paz internacional é VERDE.
@@miltonderezende7906 💵💵👍👍
@@miltonderezende7906 Verde é o terra aqui no brasil.
Boa irmão, parabéns
Se eu segurar um fio neutro, a corrente não vai passar pelo meu corpo até o solo por este ser o caminho mais curto?
AMEM GLORIA A DEUS NAS ALTURAS
Show de bola cara
Eu quero aprender mais sobre comandos elétricos estou em Angola Luanda
em caso de gerador de energia, onde ele tem duas fases 127v + neutro. O neutro do gerador não é conectado com o neutro da concessionária, portanto, o neutro do gerador não está aterrado. Isso da problema ? Ou o gerador já tem algo dentro dele que absorve o neutro corretamente ?
Lembrando se romper um neutro, de um circuito em consumo e segurar nas pontas rompidas, a corrente vai passar pelo corpo podendo até matar.
Verdade, pois já presenciei chave detectora de tensão alertar tensão em neutro e não entendia. Só não consegui ver naquele momento quanto tava passando em tensão e corrente, só achei estranho.
Lógico, estará fechando o circuito com o corpo! Melhor usar um pedaço de fio pra fazer a emenda 🤣🤣🤣
Explicação ótima.
Se vc for no cabo Neutro onde estiver com carga (algo ligado sendo utilizado nesse circuito onde esse cabo de neutro passa) e encostar numa parte viva dele, sem capa, em relação ao terra ou uma estrutura aterrada, não irá dar choque, devido estarem no mesmo potencial (conectados um ao outro em algum ponto). MAS... Se vc "abrir" (cortar, interromper) esse mesmo cabo Neutro com carga, onde passa uma corrente, e se vc ficar entre uma ponta e outra (em série), aí Vc ficará preso ali, grudado, tomando choque até a morte, ou alguém desenergizar esse circuito a tempo de vc se soltar dali, pois vc esria fazendo um elo, uma ponte ali nesse circuito. Neutro tbm é mto perigoso sim, se vc ficar em série com um cabo retorno, vc morre.
No fechamento estrela, se aterramos o ponto central (neutro) podemos ter consumos diferentes nas fases sem alterar o potencial do ponto central.
Sou Eletrônico, otima explicação