Em outros países como os da Europa tem vários tipos de esquentador de agua: geralmente ficam na cozinha e distribui a agua quente para a ducha, lavatorio e cozinha. Tem esquentador de agua instantâneo elétrico como os chuveiros brasileiro, e os a gás, a lenha, a gasolina e a óleo. Os que tem reservatório de agua são chamados de caldeira.
Aqui na roça eu sempre tomava choque no registro (de ferro) do chuveiro elétrico que só tem neutro e fase. Detalhe, a fase, mesmo que eu desligue no disjuntor da casa, não desarma a energia, continua chegando. Só para a energia mesmo se eu desligar a chave no poste kkkk. Resolvi o problema do choque trocando o registro de ferro por um de plástico/borracha. E ao tomar banho, só tomo choque se eu chegar com a mão bem próximo da saída de água do chuveiro, mas tomando banho normalmente não tomo choque. Outra coisa que ajuda também é sempre tomar banho de chinelo em vez de descalço. Ou tomar banho com botas de borracha.
Ainda bem que nestes últimos 13 anos não tive problema com está conexão em minha casa, inclusive foi meu pai que me ensinou pq ele sempre usou. Agora que tenho condição vou fazer tudo direitinho, mas agradeço a Deus que nestes mais de 30 anos de vida ainda estou vivo após vários banhos em chuveiro neste tipo de conexão. 😅
Meu saudoso pai (que não era eletricista) unia o terra com o neutro. Mas na época, não havia conectores de porcelana. Era na boa e velha fita isolante. A casa velha não tinha aterramento. De vez em quando a gente levava um choque. Como foi que sobrevivemos aos anos 70/80!? Excelente aula! Parabéns 👏👏👏👏
Ligar o terra no neutro é extremamente perigoso, pois a mesma corrente que vai pela fase ela retorna pelo neutro. Tanto é que, se você medir 50A na fase, irá encontrar 50A no neutro. Já o terra não pode passar corrente em hipótese alguma, tanto é que muitos dispositivos de proteção utilizam o terra para detectar fuga de corrente e desarmar o circuito.
MEU NOBRE, VC É UM MESTRE NA ELETRICIDADE RESIDENCIAL PREDIAL E O QUE VIER ADIANTE. MUITO BOM SUAS EXPLICAÇÕES. ESTÁ DE PARABENS E TEM MEU RESPEITO. DEUS O ABENÇÔE SEMPRE JUNTO COM SUA FAMILIA E QUE SUA VIDA CONTINUE SENDO FELIZ COMO SEMPRE. GRANDE ABRAÇO.
Aos 13:12 do vídeo vc fala sobre o rompimento do neutro no conector, no caso ficara energizado se o neutro estiver ligado com o fio de aterramento do chuveiro pois haverá o retorno da fase no fio terra do chuveiro. então se não ligar o fio de aterramento do chuveiro ficara na mesma pois com o chuveiro ligado a fase fica na agua energizada
Adorei suas dicas muito favoráveis o nós orientar corretamente nunca um eletricista disse o que você nós disse com tanta autoridade gratidão volta redonda rj
ótima explicação e orientação aos leigos! eu sempre defendi essa tese e sempre me criticaram em todas as casas onde fiz manutenção desse tipo, 99% dos clientes são leigos em elétrica e defendem q o aterramento do chuveiro tem q ser ligado no neutro! bom, com esse video agora na rede social caiu por terra essa tese enfadonha desse aterramento mortífero junto ao neutro neh
Essa nova ferramenta chamada alicate grimpador permite a conexão com os bornes sem o risco de ocasionar aquecimento na conexão. Com essa ferramenta a conexão do chuveiro no borne de louça evita o super aquecimento dos condutores. Muito interessante isso.
Parabéns show Como sempre no conteúdo e na explicação Aqui na casa minha sobrinha era assim kkkkkkkkk Com o curso que eu fiz de técnico eu retirei a ligação e expliquei um pouco Agora com esse vídeo e sua explicação agora acho que vou conseguir Mudar um pouco esse costume pelo menos no ambiente familiar
Eu sou maís que básico, não tenho chuveiro eletrônico, ventilador, ar condicionado e nem máquina de lavar roupa (é opção minha). Moro em vitória ES, sou escrito no canal e o UA-cam não mim notificou, vi por acaso. Parabéns por disponibilizar esses vídeo aulas!
Interessante essa visão sobre um quasi-curto-circuito. Em áudio, saídas de amplificadores de potência trabalham de forma semelhante, com impedâncias nominais da ordem de 2 ohm, mas com espectro de frequência amplo, com ondas complexas.
Durante um banho, o neutro se rompeu no medidor. O que me salvou foi que o terra do chuveiro estava ligado ao neutro, que por sua vez estava aterrado no quadro de entrada. Se eu não tivese ligado o terra do chuveiro ao neutro, provavelmente eu já não estaria mais aqui.
É isso mesmo excelente vídeo não pode e nunca deve ligar aterramento do chuveiro no neutro na minha casa fiz um aterramento separado para tudo chuveiros e tomadas
Aqui em casa estava assim, terra do chuveiro no neutro. A fiação lá fora arrebentou e na hora de emendar inverteram a ligação e o que era neutro virou fase. Na hora do banho ficou um choquinho constante. Foi corrigido.
É um absurdo declarar: se romper o cabeamento e a Concessionária ao efetuar a manutenção iria inverter os polos de alimentação, ligar no padrão o "Fase" no lugar do "Neutro . Se fizer isto irá dar um curto no aterramento. Se não acontecer de dar o curto, além da concessionário perder dinheiro com o consumo, não tem com zerar a DDP do Neutro pois nada irá funcionar dentro da residência.
Agente tem que usar também, a inteligência, não é só fazer como alguém acha que deve ser feito. Concordo com o que vc disse. Eu tenho uma dúvida, sobre o por que ligar o neutro com o terra
Eu conheço um eletricista que sempre bate na tecla que nunca deu problema nas instalações dele, quando se refere ao terra ligado no neutro mesmo explicando o risco ele não entende, e fala que norma e besteira que ele ja fez e faz e não da problema.
Sempre tem um. Outro dia postei um vídeo sobre derivação de tomada no meu canal e, apareceram dois dizendo que sempre fizeram assim e que na casa deles é assim a cerca de 30 anos e "nunca" deu problema... Sempre vai ter um desinformado ou mal intencionado mesmo pra falar e fazer besteira. Quem preza pelo nome faz o certo e busca sempre aprender mais. Abraços. Deus os abençoe.
No caso de circuito fase e neutro mesmo sem ligar o terra ao neutro o risco é o mesmo, uma vez que o neutro é interrompido; pois o resistor estar em contato com a água. Ou seja, os riscos do chuveiro vão muito além dessa explicação...
Aqui em casa não temos aterramento nas tomadas, deve ter só o obrigatório lá próximo ao quadro geral, são 3 casas no mesmo pátio, onde uma tem relógio separado e as outras 2 dividimos a luz, nem chuveiro é 220V, depois que descobri que é perigoso, não liguei o terra em nada, corro algum risco? Só para constar, nunca tomei choque neste chuveiro, mas só tomo banho de chinelos e o registro é plástico na parte onde pega, tem cromado mas é falsete, detalhe, volta e meia tomo uns choques por descarga estática do meu copo, quando mexo com cobertor ou roupas de cama, gera estática né, mas no chuveiro graças a Deus nunca deu choque, até agora.
Mano, você foi o primeiro a deixar uma resposta clara e convincente. Já tinha procurado essa resposta até com o professor e ele não soube responder. Parabéns. Mas ainda resta uma dúvida: porque o fio terra tem que ter a mesma bitola dos outros? Ele não vai absorver cargas altas, apenas residuais, não? Até os terras dos aparelhos , como o chuveiro, são mais finos - 1,5mm!
lá fora não tem tanto chuveiro elétrico pq ele não dá conta de esquentar a água pois muitos paises neva, além tb do aquecimento a gás esquentar toda casa.
Bom a questão do mau contato pode ocorrer no seu aterramento separado também e as consequências ainda seriam piores. O mais aconselhável são as inspeções e manutenções preventivas e é o que ninguém faz, mesmo assim falha pode ocorrer.
Já fiz reparo em uma casa, o aterramento de um chuveiro 220v bifásico foi ligado ao neutro por um cabo independente de 1.5mm até o neutro mais perto pelo forro da laje, tenho vídeo até hoje do fio de "aterramento" tostado e passando na laje por cima do cano de saída da caixa d'agua de 50! Sorte que o cabo derreteu mas não chegou a furar o cano!
Quando o neutro é ligado com o terra, seja no barramento ou em qualquer lugar, nós temos exatamente a mesma situação descrita no vídeo. Para o caso de residências sem terra, o ideal é fazer um aterramento caprichado no neutro, em se tratando de casas. Naturalmente pode ser bem complicado aterrar o neutro num apartamento.
Hoje mesmo fiz esse tipo de instalação, nao uso conector de porcelana, eu faço uniao de cabos e faço solda com estanho. Nunca tinha me pensando no neutro em se soltar.
@@Luis-LuapagoConexões com estanho é infinitamente melhor que cobre a cobre no decorrer do tempo, há chuveiros eletrônicos de 7800w e dentro dos mosfets e pontos de conexões com o resistor são soldados com o que? Prata? Não, estanho comum, e é só um pontinho comum de solda na placa, imagina a área de superfície de uma emenda que por si só já tem bastante área de contato, estanhado aumentaria ainda mais a área de contato. Se sua emenda está esquentando, é porque está errada. Agora um ponto a levar em consideração é: jamais confiar a resistência mecânica do estanho pra segurar condutores ou qualquer peso, se emendar direitinho e estanhar, não da ponto quente.
Ou fazer conexões com estanho onde há muito calor nos condutores, mas uma emenda residencial não é pra haver nenhum ponto de calor significativo, se tem, tá errado.
@@jessemoura9984 Bom, a NBR5410 não recomenda (6.2.8.2), mas não proíbe. Já em 6.2.8.10 ela proíbe em circuitos terminais devido a possibilidade de corrente de curto circuito, talvez prevendo a possibilidade de falha do disjuntor ou caso esse disjuntor de curva C esteja numa distância muito longa atrasando o desarme, o que também é errado. Respeito a sua posição, mas não abro mão da praticidade dos conectores Wago 41A para conexão de chuveiro.
Da mesma forma que tu comentou que não concorda em parte com seu professor eu também em parte não concordo contigo mas concordo com seu professor. Importante é seguirmos a norma, siga ela sem dar a própria opinião, conector de porcelana é liberado pela norma e resistência blindada não dá lucro para as fábricas de chuveiro pois dura muito tempo. Bem vindo ao Brasil. Quem não tem aterramento em casa por favor não ligue o do chuveiro em nada.
Em São Paulo quase todas as casa tem duas fases neutro e terra ( 2L + N + T ) com o Neutro ligado ao Terra no quadro de força principal , os chuveiros devem ser 90% ligados em 220VAC duas fases e não fase e neutro (110VAC) se tiver só o neutro na tomada que vai ligar o chuveiro 220VAC não vejo problema de ligar no terra , você tem 3 fios duas fases e o neutro , e o neutro está aterrado no quadro de força, não é o ideal mas funciona como proteção
Eu sempre duvidei desse esquema de ligação numca confiei e também por causa da rinite alérgica numca mais tomei banho quente e minha saúde respiratória melhorou muito numca mais fiquei resfriado. Kk..mas vlw pela aula
3:12 Isso aconteceu na casa do meu tio e tomei um choque violento, mas mesmo assim fiquei curioso e fui observar que só tomei choque pq fiquei em contato com a água, após alguns cm da saída do chuveiro a água se espalha e perde o contato com chuveiro
Parabéns mestre trabalho com construção parte elétrica não meu irmão faleceu por falha de um eletricista não usou disjuntor e fez janpio numa bomba elétrica apelido sapo!!!
Na verdade essa questão de ligar o Neutro + Aterramento, já se tornou uma (lenda/mito) e obrigatoriedade, pois muitos leigos acham fácil instalar um chuveiro e como a maioria das casas não tem aterramento por motivo pessoal e econômico e não pensando em segurança, é, que já se tem o hábito de juntar os fios, eles nem pensam que é para o registro não dar aquele choque é coisa AUTOMÁTICA mesmo.......kkkkkk Mas, adorei a sua ilustração, não parece, mais fica muito mais fácil de se assimilar. Parabéns ...!!!!!!!!
Eu já sou formado como técnico eletrotécnico mas é sempre bom rever algumas coisas, essa do terra no neutro é a primeira vez que ouço falar, no curso não foi dito nada a respeito.
sobre os chuveiros á gás o problema é o preço e a estrutura necessária para tal como praticamente as residências são de alvenaria o custo e a logistica de instalação do gás é elevado e queria saber se á alguma forma de aterrar só o chuveiro podiam criar um dissipador elétrico individual né pois como você disse estragar um equipamento é uma coisa perder uma vida é outra
Não sou eletricista mas, no RJ é quase padrão ligar o terra no neutro. Ligo o chuveiro dessa forma há 40 anos e nunca tive problemas. Claro, normas existem e devem ser aplicadas mas, em casas antigas sem conduites adequados para passarem trocentos fios disso ou daquilo, o básico funciona. Como falei, há 40 anos ligo o terra do chuveiro ao neutro e nunca tivemos problemas!
@@davidgoulartfilho E nunca irá romper. Na minha residência os fios para o chuveiro são rígidos de 4mm. Nem no inverno com o chuveiro em sua potência máxima, faz o disjuntor esquentar. Fazendo uma boa emenda, não vai ter problemas. Mesmo não estando na norma técnica.
O Sr. está correto. Estão interpretando a NBR de forma incorreta. Não é só os eletricistas, mas também os que se dizem Engenheiros. A NBR não tem absolutamente nada que proíba que se faça o uso do fio verde do aterramento, ao contrário, ela especifica diversas formas de aterramento, inclusive, fazer o uso do Neutro, que nada mais é Neutro e Terra, pois é aterrado numa haste no padrão. Mais seguro é aterrar o fio verde no neutro. Se fizer o aterramento TT e instalar o DR, o camarada não conseguirá fazer o uso da água quente, pois o componente irá desarmar o tempo todo. A água é um péssimo condutor de eletricidade, se fosse boa condutora, a fase jamais passaria pela resistência, pois dois polos do "Fase e Neutro" estão dentro da água, logicamente que iria causar curto e aí as empresas iriam fabricar as resistência isoladas, as quais iriam aquecer sem contato com á água.
@@vicenterevers5374 A condutividade da resistência do chuveiro é extremamente baixa, seu animal. Água pura é isolante, com sais minerais e tratada não. Você seria mais útil sem comentar do que propagando sua ignorância.
Se a residência não possui aterramento, então deixar o aterramento do chuveiro conectado ao neutro ou desconectado não mudará em nada a segurança. Porque se o neutro romper, a fase estará em contato com a água do mesmo jeito, visto que não há aterramento.
Geralmente em shopping é assim 220V 380V, e em 220V entre fase e neutro, está no transformador que baixa a média tensão. Não importa o que a concessionária entrega na rua para atender as residências se é 127V / 220V. Transformador particular vc pode dimensionar para 220V entre fase e neutro.
Link do meu curso: www.udemy.com/course/instalacoes-eletricas-residenciais-i/?referralCode=48FB77B5FF36C1593A1D
Curso 1000%
fiz ele e super recomendo vlw!
Em outros países como os da Europa tem vários tipos de esquentador de agua: geralmente ficam na cozinha e distribui a agua quente para a ducha, lavatorio e cozinha. Tem esquentador de agua instantâneo elétrico como os chuveiros brasileiro, e os a gás, a lenha, a gasolina e a óleo. Os que tem reservatório de agua são chamados de caldeira.
Recomendo curso 1000000x
q palhaçada, o cara diz que o termo nao é resistencia e sim resistor, e no final usa o termo resistencia, faça-me um favor.
Aqui na roça eu sempre tomava choque no registro (de ferro) do chuveiro elétrico que só tem neutro e fase. Detalhe, a fase, mesmo que eu desligue no disjuntor da casa, não desarma a energia, continua chegando. Só para a energia mesmo se eu desligar a chave no poste kkkk. Resolvi o problema do choque trocando o registro de ferro por um de plástico/borracha. E ao tomar banho, só tomo choque se eu chegar com a mão bem próximo da saída de água do chuveiro, mas tomando banho normalmente não tomo choque. Outra coisa que ajuda também é sempre tomar banho de chinelo em vez de descalço. Ou tomar banho com botas de borracha.
Ainda bem que nestes últimos 13 anos não tive problema com está conexão em minha casa, inclusive foi meu pai que me ensinou pq ele sempre usou. Agora que tenho condição vou fazer tudo direitinho, mas agradeço a Deus que nestes mais de 30 anos de vida ainda estou vivo após vários banhos em chuveiro neste tipo de conexão. 😅
Linguagem clara e bons fundamentos. Parabéns pelo conteúdo.
Meu saudoso pai (que não era eletricista) unia o terra com o neutro. Mas na época, não havia conectores de porcelana. Era na boa e velha fita isolante. A casa velha não tinha aterramento. De vez em quando a gente levava um choque. Como foi que sobrevivemos aos anos 70/80!? Excelente aula! Parabéns 👏👏👏👏
Ligar o terra no neutro é extremamente perigoso, pois a mesma corrente que vai pela fase ela retorna pelo neutro. Tanto é que, se você medir 50A na fase, irá encontrar 50A no neutro.
Já o terra não pode passar corrente em hipótese alguma, tanto é que muitos dispositivos de proteção utilizam o terra para detectar fuga de corrente e desarmar o circuito.
MEU NOBRE, VC É UM MESTRE NA ELETRICIDADE RESIDENCIAL PREDIAL E O QUE VIER ADIANTE. MUITO BOM SUAS EXPLICAÇÕES. ESTÁ DE PARABENS E TEM MEU RESPEITO. DEUS O ABENÇÔE SEMPRE JUNTO COM SUA FAMILIA E QUE SUA VIDA CONTINUE SENDO FELIZ COMO SEMPRE. GRANDE ABRAÇO.
Parabéns! Explicação mais rápida e didática que eu já vi.👏
Parabéns por disseminar conhecimentos sobre elétrica e eletricidade.
Assim que eu puder vou fazer seu curso. Você explica muito bem!
Eu já fiz o curso com vc, esse cara sabe muito viu, muito didático explicando muito.
Referente ao curso, eu recomendo 100%. Compre assisti todo o curso e aprendi muito, vale muito o investimento.
Obrigado pelo reconhecimento
Meu nobre, parabéns!!!
Que super aula.
Explicações espetaculares...
Muuuito obrigado!
Nota 1000!!!
Aos 13:12 do vídeo vc fala sobre o rompimento do neutro no conector, no caso ficara energizado se o neutro estiver ligado com o fio de aterramento do chuveiro pois haverá o retorno da fase no fio terra do chuveiro. então se não ligar o fio de aterramento do chuveiro ficara na mesma pois com o chuveiro ligado a fase fica na agua energizada
Excelente aula de aviso e segurança.
A voz dessa narração é agradável, muito atencioso, parabens pelo canal
Melhor conteúdo de eletricidade no UA-cam gosto muito
Adorei suas dicas muito favoráveis o nós orientar corretamente nunca um eletricista disse o que você nós disse com tanta autoridade gratidão volta redonda rj
Muito bom vídeo. Eu sou formado em eletrotécnica, e sempre achei o chuveiro elétrico perigoso.
Parabéns, a explicação ficou excelente!
ótima explicação e orientação aos leigos! eu sempre defendi essa tese e sempre me criticaram em todas as casas onde fiz manutenção desse tipo, 99% dos clientes são leigos em elétrica e defendem q o aterramento do chuveiro tem q ser ligado no neutro! bom, com esse video agora na rede social caiu por terra essa tese enfadonha desse aterramento mortífero junto ao neutro neh
Excelente trabalho bem explicado obrigado por esse conteúdo
Que video bom cara, muito explicativo. Obrigado!
Não sabia da existencia do resistor blindado. Vou ver um pra mim.
Top explicação meu amigo
Parabéns Douglas pelo vídeo, Deus te Deus te abençoe.
Muito obrigado professor!!! Bom trabalho!!!
Ótimo conteúdo, bastante rica a informação.
7:38 falou "resistência" :D Impossível evitar. A gente só ouve assim e acaba internalizando.
Muito bom!!!! Realmente e um perigo. Tomei um choque violento por causa disso!!
Suas explicações são muito bem colocada..parabéns...
Que explicação foda!
Ganhou like e um novo inscrito!
E comprei o curso na Udemy!
Essa nova ferramenta chamada alicate grimpador permite a conexão com os bornes sem o risco de ocasionar aquecimento na conexão. Com essa ferramenta a conexão do chuveiro no borne de louça evita o super aquecimento dos condutores. Muito interessante isso.
Parabéns show
Como sempre no conteúdo e na explicação
Aqui na casa minha sobrinha era assim kkkkkkkkk
Com o curso que eu fiz de técnico eu retirei a ligação e expliquei um pouco
Agora com esse vídeo e sua explicação agora acho que vou conseguir
Mudar um pouco esse costume pelo menos no ambiente familiar
Eu sou maís que básico, não tenho chuveiro eletrônico, ventilador, ar condicionado e nem máquina de lavar roupa (é opção minha). Moro em vitória ES, sou escrito no canal e o UA-cam não mim notificou, vi por acaso.
Parabéns por disponibilizar esses vídeo aulas!
Interessante essa visão sobre um quasi-curto-circuito.
Em áudio, saídas de amplificadores de potência trabalham de forma semelhante, com impedâncias nominais da ordem de 2 ohm, mas com espectro de frequência amplo, com ondas complexas.
Durante um banho, o neutro se rompeu no medidor. O que me salvou foi que o terra do chuveiro estava ligado ao neutro, que por sua vez estava aterrado no quadro de entrada. Se eu não tivese ligado o terra do chuveiro ao neutro, provavelmente eu já não estaria mais aqui.
Interrupção de neutro queima toda a instalação da casa.
É isso mesmo excelente vídeo não pode e nunca deve ligar aterramento do chuveiro no neutro na minha casa fiz um aterramento separado para tudo chuveiros e tomadas
Uma ótima explicação
Quanto ao curso, podem fazer , é muito bom, eu fiz e recomendo.
Aqui em casa estava assim, terra do chuveiro no neutro.
A fiação lá fora arrebentou e na hora de emendar inverteram a ligação e o que era neutro virou fase. Na hora do banho ficou um choquinho constante.
Foi corrigido.
É um absurdo declarar: se romper o cabeamento e a Concessionária ao efetuar a manutenção iria inverter os polos de alimentação, ligar no padrão o "Fase" no lugar do "Neutro . Se fizer isto irá dar um curto no aterramento. Se não acontecer de dar o curto, além da concessionário perder dinheiro com o consumo, não tem com zerar a DDP do Neutro pois nada irá funcionar dentro da residência.
Muito bom. Eu fiz muito isso na região que o fechamento entre fase e Neutro é 220. Mas se entender o ciclo realmente se aplica o vídeo.
Agente tem que usar também, a inteligência, não é só fazer como alguém acha que deve ser feito. Concordo com o que vc disse. Eu tenho uma dúvida, sobre o por que ligar o neutro com o terra
Cara, sua didática é Show!!!! Tá de parabéns!!!! Sensacional!!!
Boa noite, parabéns sou CFTV, e... Como tô aprendendo com vc... Explicações bem plausíveis, shou de bola
Fico feliz em saber
Sempre tive essa preocupação de chuveiro, c resistência em contato direto c a água, pois em caso de algum rompimento do neutro, o choque é certo!
Gratidão pela informação a qual eu desconhecia.
Eu conheço um eletricista que sempre bate na tecla que nunca deu problema nas instalações dele, quando se refere ao terra ligado no neutro mesmo explicando o risco ele não entende, e fala que norma e besteira que ele ja fez e faz e não da problema.
Moro no interior e a qui já vi coisas piores 😅 é triste tô estudando elétrica, o pior é que agente perde serviço para esse tipo de serviço mal feito.
Sempre tem um. Outro dia postei um vídeo sobre derivação de tomada no meu canal e, apareceram dois dizendo que sempre fizeram assim e que na casa deles é assim a cerca de 30 anos e "nunca" deu problema... Sempre vai ter um desinformado ou mal intencionado mesmo pra falar e fazer besteira. Quem preza pelo nome faz o certo e busca sempre aprender mais. Abraços. Deus os abençoe.
Quando ele matar alguém eletrocutado, ele vai ver...
No caso de circuito fase e neutro mesmo sem ligar o terra ao neutro o risco é o mesmo, uma vez que o neutro é interrompido; pois o resistor estar em contato com a água. Ou seja, os riscos do chuveiro vão muito além dessa explicação...
Famoso Zé faísca 😂
Conectores de porcelana sao otimos !
Uso ha mais de quarenta anos e sao perfeitos !
Uma vez que tente os conectores de mola, tipo Wago, não vai querer usar outros!
Cara vc é simplesmente muito top, mais didático, impossível 🎉🎉🎉
Aprendo demais com vc! Muitos bons os videos!
Aqui em casa não temos aterramento nas tomadas, deve ter só o obrigatório lá próximo ao quadro geral, são 3 casas no mesmo pátio, onde uma tem relógio separado e as outras 2 dividimos a luz, nem chuveiro é 220V, depois que descobri que é perigoso, não liguei o terra em nada, corro algum risco? Só para constar, nunca tomei choque neste chuveiro, mas só tomo banho de chinelos e o registro é plástico na parte onde pega, tem cromado mas é falsete, detalhe, volta e meia tomo uns choques por descarga estática do meu copo, quando mexo com cobertor ou roupas de cama, gera estática né, mas no chuveiro graças a Deus nunca deu choque, até agora.
Pego muitos eletrodomésticos pra manutenção com defeito por ligarem o neutro no terra.
Mano, você foi o primeiro a deixar uma resposta clara e convincente. Já tinha procurado essa resposta até com o professor e ele não soube responder. Parabéns. Mas ainda resta uma dúvida: porque o fio terra tem que ter a mesma bitola dos outros? Ele não vai absorver cargas altas, apenas residuais, não? Até os terras dos aparelhos , como o chuveiro, são mais finos - 1,5mm!
Normas…
É cada pergunta sem nossão,essa é da queles que economiza cada mm de centavo😅😅😅
Estou com chuveiro de resistor blindado há mais de 4 anos sem problema, nunca mais compro com resistor comum, no tempo vale cada centavo investido!
Ótima aula professor parabéns pela atitude...
lá fora não tem tanto chuveiro elétrico pq ele não dá conta de esquentar a água pois muitos paises neva, além tb do aquecimento a gás esquentar toda casa.
Um verdadeiro profissional.
AULAS, só digo isso! Vídeo perfeito
Boa noite muito importante esta aula parabens
Bela explicação mestre
Parabéns pelo vídeo
Ótima explicação
Bom a questão do mau contato pode ocorrer no seu aterramento separado também e as consequências ainda seriam piores. O mais aconselhável são as inspeções e manutenções preventivas e é o que ninguém faz, mesmo assim falha pode ocorrer.
Video aula show de ⚽️ muito obrigado por compartilhar!!!
Nota 💯👍👍
Parabéns ótima explicação
Parabéns. Show. Ganhou um escritó
Já fiz reparo em uma casa, o aterramento de um chuveiro 220v bifásico foi ligado ao neutro por um cabo independente de 1.5mm até o neutro mais perto pelo forro da laje, tenho vídeo até hoje do fio de "aterramento" tostado e passando na laje por cima do cano de saída da caixa d'agua de 50! Sorte que o cabo derreteu mas não chegou a furar o cano!
Parabéns , explicação!
Boa noite aula muito top.
Muito bom professor. Super didático.
Bom dia, parabéns! Te admiro muito,muito.
7:25 eu sempre me pergunto isso, do resistir ser blindado. Tinha que ser obrigatório...
OLÁ DP ELÉTRICA.
Parabéns pelos vídeos, são muito bem explicados tecnicamente, de forma funcional e didática.
Forte abraço.
Ótima explicação parabéns nota 10
Obrigado pelas dicas
FÉ SEMPRE SEMPRE FÉ ❤️ FELICIDADES ❤️ FÉ, PAZ, AMOR, SAÚDE, ALEGRIA, CAUTELAS ❤️ FÉ ❤️
Que excelência. Parabéns
Ótima explicação!
Parabéns pelo vídeo!
Quando o neutro é ligado com o terra, seja no barramento ou em qualquer lugar, nós temos exatamente a mesma situação descrita no vídeo. Para o caso de residências sem terra, o ideal é fazer um aterramento caprichado no neutro, em se tratando de casas. Naturalmente pode ser bem complicado aterrar o neutro num apartamento.
Hoje mesmo fiz esse tipo de instalação, nao uso conector de porcelana, eu faço uniao de cabos e faço solda com estanho. Nunca tinha me pensando no neutro em se soltar.
Os conectores da wago são muito bons e práticos para instalação de chuveiros
O ponto de fusão do estanho é muito baixo. Não é recomendado em conexões elétricas onde a corrente tende a ser alta.
@@Luis-LuapagoConexões com estanho é infinitamente melhor que cobre a cobre no decorrer do tempo, há chuveiros eletrônicos de 7800w e dentro dos mosfets e pontos de conexões com o resistor são soldados com o que? Prata? Não, estanho comum, e é só um pontinho comum de solda na placa, imagina a área de superfície de uma emenda que por si só já tem bastante área de contato, estanhado aumentaria ainda mais a área de contato. Se sua emenda está esquentando, é porque está errada. Agora um ponto a levar em consideração é: jamais confiar a resistência mecânica do estanho pra segurar condutores ou qualquer peso, se emendar direitinho e estanhar, não da ponto quente.
Ou fazer conexões com estanho onde há muito calor nos condutores, mas uma emenda residencial não é pra haver nenhum ponto de calor significativo, se tem, tá errado.
@@jessemoura9984 Bom, a NBR5410 não recomenda (6.2.8.2), mas não proíbe. Já em 6.2.8.10 ela proíbe em circuitos terminais devido a possibilidade de corrente de curto circuito, talvez prevendo a possibilidade de falha do disjuntor ou caso esse disjuntor de curva C esteja numa distância muito longa atrasando o desarme, o que também é errado.
Respeito a sua posição, mas não abro mão da praticidade dos conectores Wago 41A para conexão de chuveiro.
Show! Excelente explicação.
Excelente vídeo !
Da mesma forma que tu comentou que não concorda em parte com seu professor eu também em parte não concordo contigo mas concordo com seu professor.
Importante é seguirmos a norma, siga ela sem dar a própria opinião, conector de porcelana é liberado pela norma e resistência blindada não dá lucro para as fábricas de chuveiro pois dura muito tempo.
Bem vindo ao Brasil.
Quem não tem aterramento em casa por favor não ligue o do chuveiro em nada.
Em São Paulo quase todas as casa tem duas fases neutro e terra ( 2L + N + T ) com o Neutro ligado ao Terra no quadro de força principal , os chuveiros devem ser 90% ligados em 220VAC
duas fases e não fase e neutro (110VAC) se tiver só o neutro na tomada que vai ligar o chuveiro 220VAC não vejo problema de ligar no terra , você tem 3 fios duas fases e o neutro , e o neutro está aterrado no quadro de força, não é o ideal mas funciona como proteção
Muito didático… legal
Mais uma vez muito obrigado pelo os vídeos
gostei da vossa explicação
Eu sempre duvidei desse esquema de ligação numca confiei e também por causa da rinite alérgica numca mais tomei banho quente e minha saúde respiratória melhorou muito numca mais fiquei resfriado. Kk..mas vlw pela aula
Obrigado professor nuca aceitei esse tipo de ligação aterramento tem que sair do quadro de destruição
3:12 Isso aconteceu na casa do meu tio e tomei um choque violento, mas mesmo assim fiquei curioso e fui observar que só tomei choque pq fiquei em contato com a água, após alguns cm da saída do chuveiro a água se espalha e perde o contato com chuveiro
Parabéns mestre trabalho com construção parte elétrica não meu irmão faleceu por falha de um eletricista não usou disjuntor e fez janpio numa bomba elétrica apelido sapo!!!
Na verdade essa questão de ligar o Neutro + Aterramento, já se tornou uma (lenda/mito) e obrigatoriedade, pois muitos leigos acham fácil instalar um chuveiro e como a maioria das casas não tem aterramento por motivo pessoal e econômico e não pensando em segurança, é, que já se tem o hábito de juntar os fios, eles nem pensam que é para o registro não dar aquele choque é coisa AUTOMÁTICA mesmo.......kkkkkk Mas, adorei a sua ilustração, não parece, mais fica muito mais fácil de se assimilar. Parabéns ...!!!!!!!!
Eu já sou formado como técnico eletrotécnico mas é sempre bom rever algumas coisas, essa do terra no neutro é a primeira vez que ouço falar, no curso não foi dito nada a respeito.
sobre os chuveiros á gás o problema é o preço e a estrutura necessária para tal como praticamente as residências são de alvenaria o custo e a logistica de instalação do gás é elevado e queria saber se á alguma forma de aterrar só o chuveiro podiam criar um dissipador elétrico individual né pois como você disse estragar um equipamento é uma coisa perder uma vida é outra
Excelente. Parabéns!
4:40 - mas provavelmente já está ligada dessa forma, há muito tempo, e se é tão perigoso, como é que as pessoas tomavam banho aí?
Não sou eletricista mas, no RJ é quase padrão ligar o terra no neutro.
Ligo o chuveiro dessa forma há 40 anos e nunca tive problemas.
Claro, normas existem e devem ser aplicadas mas, em casas antigas sem conduites adequados para passarem trocentos fios disso ou daquilo, o básico funciona. Como falei, há 40 anos ligo o terra do chuveiro ao neutro e nunca tivemos problemas!
Não teve porque o neutro não rompeu.
Tem gente que vive 100 anos sem ter problema de saúde e se julga saudável, mais uma hora ela morre. KKK
@@davidgoulartfilho E nunca irá romper.
Na minha residência os fios para o chuveiro são rígidos de 4mm. Nem no inverno com o chuveiro em sua potência máxima, faz o disjuntor esquentar.
Fazendo uma boa emenda, não vai ter problemas. Mesmo não estando na norma técnica.
O Sr. está correto. Estão interpretando a NBR de forma incorreta. Não é só os eletricistas, mas também os que se dizem Engenheiros. A NBR não tem absolutamente nada que proíba que se faça o uso do fio verde do aterramento, ao contrário, ela especifica diversas formas de aterramento, inclusive, fazer o uso do Neutro, que nada mais é Neutro e Terra, pois é aterrado numa haste no padrão. Mais seguro é aterrar o fio verde no neutro. Se fizer o aterramento TT e instalar o DR, o camarada não conseguirá fazer o uso da água quente, pois o componente irá desarmar o tempo todo. A água é um péssimo condutor de eletricidade, se fosse boa condutora, a fase jamais passaria pela resistência, pois dois polos do "Fase e Neutro" estão dentro da água, logicamente que iria causar curto e aí as empresas iriam fabricar as resistência isoladas, as quais iriam aquecer sem contato com á água.
@@vicenterevers5374 Disse tudo!
Perfeita explicação. 👍🏼👏🏼
@@vicenterevers5374 A condutividade da resistência do chuveiro é extremamente baixa, seu animal. Água pura é isolante, com sais minerais e tratada não. Você seria mais útil sem comentar do que propagando sua ignorância.
Se a residência não possui aterramento, então deixar o aterramento do chuveiro conectado ao neutro ou desconectado não mudará em nada a segurança. Porque se o neutro romper, a fase estará em contato com a água do mesmo jeito, visto que não há aterramento.
A diferença é que o resistor tem baixa resistência a água diferente do condutor do aterramento.
E só não pisar no chão ou encostar na parede que tá tranquilo, é muito difícil de ter um acidente elétrico por esse motivo.
Que explicação top cará
Geralmente em shopping é assim 220V 380V, e em 220V entre fase e neutro, está no transformador que baixa a média tensão. Não importa o que a concessionária entrega na rua para atender as residências se é 127V / 220V.
Transformador particular vc pode dimensionar para 220V entre fase e neutro.