Acabei de comprar e olha que já fiz o curso online em outro lugar, mas sua didática é diferenciada e sem contar que conhecimento não ocupa espaço. É um valor irrisório para tamanho conhecimento, mas espero que te ajude.
Melhor explicação que eu já vi,bem detalhada sem achismo e o principal sem consumismo de ter que comprar DR,claro que tem que usar mais nem todo mundo pode ,tudo infelizmente tem que dá lucro então tá aí há solução simples e barata e confiável.....
@@moisesbezerra9626 Sim, porém em um caso de um possível choque elétrico ele não vai desarmar, um exemplo é se uma criança introduzir algum objeto condutor em uma tomada. E existem muitas outras infinidades de variáveis. Mas a explicação do vídeo foi top
Tinha que tirar essa duvida pq muitos engenheiros eletricista não sabem o que e correto nessa forma de ligação. Pense numa coisa complicada e enterramento. Depois dessa aula top fiquei mais consciente desse problema. Parabéns professor, a cada video que assisto fico mais atencioso com suas aulas sobre eletricidade.
Bom dia, peço desculpas, realmente você está certo! Consultei a concessionária e eles me passaram que pode se ligar neutro junto ao terra. Mas não está errado se isso não for feito. Na maioria das residências, isso não é comum. Mas realmente é melhor interligá-los!
Na verdade, você não junta o terra e o neutro no quadro principal, pois eles já estão unidos desde o padrão de entrada ou seja, na verdade, desde a rede da concessionária, se você analisar a norma, o que você tem são dois condutores PEN, num sistema de aterramento TNC. O que é feito no QDC é a criação de um BEP unindo o PEN e a malha de aterramento local e demais equipotencializações, e a SEPARAÇÃO do condutor PEN em neutro e proteção, a partir de onde se transforma o sistema TNC da concessionária em TNS para o interior da residência.
@@dpeletrica.... aqui em goiana é 220v. Neutro e fase. A gente pode ver que toda a rede de distribuição de energia é desse jeito....neutro aterrado. Nos padrões o relógio também tem o neutro aterrado O maior aterramento de neutro é o da concessionária.....não é a toa. Um abraço
O cara é fera! Já compreendia bem o aterramento TNS mas sempre notei que muitos eletricistas possuem muita dificuldade em compreende-lo e resistência em aplica-lo, mas agora, depois de uma explicação dessa é quase impossível não compreender.
@@reginaldopereiradeandrade6369 Dependendo da qualidade do aterramento não. Ela fica sem referencia do neutro mas acha o terra, se estiver em boa condição.
Muito obrigado por essas informações valiosas, eu creio que a grande maioria desses técnicos em eletricidade de empresas e tudo mais fazem isso exatamente para ganhar mais dinheiro em cima. Agora que você esclareceu essas dúvidas fica evidente que a concessionária de energia e muitos técnicos de energia induzem as pessoas ao erro para gastar mais dinheiro, colocando aterramento sem necessidade e consequentemente acarretando no maior consumo e gasto de energia é por isso que eles forçam as pessoas a seguir esses padrões muito obrigado por esclarecer. Eu reparei que a maioria dos equipamentos não precisa do aterramento, salvo exceções onde a rede elétrica é instável ou apresente fugas. Se esse video sumir, eu já saberei o motivo.
Quando o terra está ligado no terra reze para o funcionário da concessionária elétrica não inverter os polos e no lugar do neutro ele colocar a fase, eu fui resolver um caso dessa forma que relatei, o QDG havia pego, pois o eletricista fez o aterramento na estrutura metalica da alvenaria, depois que corrigi o problema do quadro elétrico a concessionária foi acionada para reestabelecer o fornecimento de energia, já que a moradora pediu o desligamento quando houve o incidente, e novamente ele ligou com os polos invertidos, eu ainda estava na residência, identifiquei o erro e pedi para ele corrigir, se eu não estivesse no local, aconteceria outra vez.
É uma explicação, de extrema importância, não só para o profissional de instalações elétricas, como é também, fundamental, para o usuário, de determinados equipamentos! Parabéns!👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
a melhor explicação quê já ouvi , bem detalhada , eu já tinha analisado esses aterramento de várias maneiras , e concluir quê a forma quê funciona é ! essa ! de todos quê já ouvi , essa explicação é a mais detalhada , a equipotenciailisação e inguinorada nas edificações , me foi ensinada essa forma no início do meu aprendizado nós anos de 1978 , e não esqueci .
Muito boa espoliação ,como eu sou eletricista e já tenho alguns cursos na área eu já sabia disso porém muitos eletricista não sabem disso e alguns ainda tem dúvidas na hora de fazer a ligação parabéns pela aula ....
Bom dia,parabéns, só uma observação sobre o tns e tnc ,o primeiro não funcionou e o segundo anula o primeiro e disperdica material e engana o cliente ,mas não.liga a. maquina,não era melhor consertar a máquina?
Eu sinceramente não sei como ainda existem eletricistas que não entendem isso. Tem realmente que fazer uma reciclagem , se atualizar. E tem que saber informar ao cliente quando é, se é necessário o uso do neutro no aterramento , e quando não é necessária essa pratica. Se pegar um quadro antigo e instalar estes recursos novos, não fica um dijuntor armado , mas o cara insiste . Prefere fazer dinheiro no quadro do que perder avisando que o circuito da casa toda tem que ser revisado antes de fazer qualquer adequação à norma técnica que, por sua vez , nem sempre facilita todas as praticas que ela indica.
Sigou muitos canais de elétrica, mas sem dúvida você é o único que me faz entender com mais facilidade, que não enrola, é didático e sem deboche. Estou pra montar um quaró desse mesmo modelo aí, não iria conectar o neutro no aterramento, sempre tive essa dúvida. Com certeza seu curso é 100% garantindo o aprendizado. Assim que folgar aqui irei fazer.
Boa explicações fiquei aqui impressionado com a sua clareza amigo porque muintos ai ficam falando e falndo mais nao mostar muinto na pratica .voce foi o melhor. Mais nao dismerecendo alguns show de bola....
Excelente explicação. Mas gostaria de fazer uma observação: no padrão de entrada a maioria das concessionárias de fornecimento de energia elétrica, pelo menos aqui em São Paulo, já exigem que seja feita a conexão da haste de aterramento no condutor neutro. Portanto, os condutores neutro e terra já entram no quadro de distribuição equipotencializados. E se esse for o caso essa conexão entre o barramento Neutro e Terra pode ser dispensada.
SE ESQUECERAM CASO O NEUTRO SE INTERROMPA....(NEUTRO INTERROMPIDO)...LEVARAM CHOQUE NA CARCAÇA DO EQUIPAMENTO....(NÃO SE JAMPEIA NEUTRO COM TERRO PRÓXIMO DO EQUIPAMENTO)
Gostei muito desse video e por uma boa parte ate concordo com esse tipo de ligação de aterramento... O problema mesmo é so se o neutro romper na entrada!!!! Infelizmente o perigo redobra pois o neutro perde a referência e tanto o aterramento como o neutro vira fase e tudo acaba sendo energizado rsrsrs!!! Eai amigo o que vc me fala sobre isso sobre essa situação?????
ótimo vídeo, mas faltou um pequeno detalhe: avisar que, se o condutor neutro JÁ foi juntado com o condutor terra antes de chegar no QDC, (exemplo: os 2 vieram do padrão de medição e lá existia um BEP) ele não pode mais ser juntado novamente no QDC. No caso do exemplo do vídeo, o cabo verde que chega ali, precisa vir DIRETAMENTE das hastes ou de outras estruturas metálicas enterradas (que é o caso mais comum de se encontrar). Explicação excelente, só pecou neste pequeno detalhe, afinal se alguém pegar um cabo que já havia sido equipotencializado e tentar equipotencializar novamente, vai causar divisão da corrente e circulação da mesma pelos 2 condutores.
@@leandros638problema seria que o condutor terra passaria a ter potencial, afinal ele vai carregar corrente de todos os circuitos. A intenção do aterramento é ter o potencial sempre Zero.
@@WagTsX cara agradeço muito seu comentário . agr entendi o problema... mais uma dúvida . depois de separados o terra e neutro depois do bep ... se tiver um cômodo mais longe por exemplo um porão ... posso complementar mais uma barra de terra com ela próximo aos últimos circuitos? teria necessidade ou problema?
@@leandros638Pode sim, se você levar os 2 condutores (terra e neutro) até o local, você pode fazer um novo aterramento nesse local e conectar ao cabo de terra já existente. Quanto mais tiver, melhor fica, isso é regra para terra. O que tu precisa cuidar é só para manter os condutores separados.
caso opte por não levar o terra até esse lugar (apenas neutro e fase) daí é obrigatório fazer um novo aterramento lá e criar um novo BEP, onde tu vai conectar a haste + o neutro que tu trouxe, e partir dali, puxar Neutro e Terra separado pros circuitos daquele local. Assim fica um TN-C-S que é permitido.
Há mais de 20 anos a própria concessionária que na ocasião me fornecia energia elétrica de BT, conectou os cabos neutro e terra (fez um BEP), dentro da caixa (padrão) de entrada de energia elétrica.
IRMÃO, qual sua Formação ?. Você é um cara NOTA 10, nasceu pra ensinar. Tem uma cadencia de ensino, perfeita. A curva de aprendizagem nos videos, é simples e de fácil entendimento. Você poderia aparecer nos videos, assim a gente te conheceria melhor. PARABÉNS. Vou ajudar comprando o curso e você poderia por seu PIX pra todos ajudarem com um pouco. Deus abençoe sempre seu trabalho e sua Familia
Obrigado pelo reconhecimento! Então, eu evito aparecer nos vídeos pois meu foco é 100% o conteúdo, mas quem sabe um dia eu faça isso. O curso é bem elogiado os alunos gostam bastante, espero q goste
@@dpeletricaOlá tudo bem?no caso da maquina de lavar tu aterrou o neutro com o terra em 127v mas se ela fosse duas fases 127v totalizando o 220v como aterrar daí?
@@jeanfranciscooliveirasilva6068amigo não importa se a máquina é alimentada com fase/neutro ou fase/fase se vc tiver conectado o neutro com o terra como ele mostra no vídeo (no barramento ou com o conector ) dará certo do mesmo jeito pois o fio do aterramento que chega na máquina está ligado no neutro dentro do quadro(no barramento) ou antes do quadro(ligado com conector) logo a corrente de fuga de uma das fases na carcaça da máquina será igual uma corrente de curto circuito pois o aterramento está ligado no neutro
Cara tu esta de parabens por esse video... tudo certo e explicado de forma didática perfeitamente. Sou eletrotécnico e trabalho com eletrica residencial e gosto muito do tema de aterramento e voce foi demais na explicação.
Aqui em casa o aterramento ficou tão bom que a corrente de fuga para terra ficou em torno de 80A, que desarma praticamente qualquer disjuntor do QDC. Usei as ferragens da fundação como eletrodo de aterramento. Mesmo assim, fiz a ligação do neutro no aterramento.
Melhor canal no assunto, parabéns! Deixei de seguir vários, pois além da diversidade de conteúdos, é muito bem explicado. Sempre atento às normas e sem polemizar...
Boa tarde.................mas se por ventura o neutro interromper (gerando interrupção de neutro)...a carcaça ficará energizada e o usuário do equipamento levará choque elétrico
Pois é cadê a explicação dessa parte tenho dúvidas sobre isso o rompimento do neutro pois já vi gente aterrando até o chuveiro com neutro eu acho um perigo, quero explicações claras sobre isso 🤷🤔😳
A explicação parece convincente! Aqui no RJ o NEUTRO geralmente é NU... fica difícil da Light errar na ligação.... mesmo quando é isolado é bem diferente ficando Fase no meio e neutro ao redor. Agora não foi falado o pino TERRA da tomada?!?! Se o Neutro estiver aterrado no medidor ou no quadro, de qualquer forma a fuga vai desarmar! Fazer suposições de choque sem os equipamentos certos é complexo né... Usa o IDR e usa tomada de 3 pinos e usa o aterramento. Tem q fazer o certo pra q aconteça o certo
@@danielvincenzo3254 Boa tarde...Quando o neutro e jampeado proximo do equipamento....vc tem que seguir o circuito....se o neutro interromper ...a fase vai seguir passar pela bobina ou resistência, vai pelo neutro que está proximo da carga...como o terra está conectado no neutro dará continuidade no cabo terra.... que está conectado na carcaça do equipamento....(espero ter conseguido explicar)
Não pode jampear, aterrando o neutro com o terra. Fazendo isso a corrente ao passar pela a resistência do chuveiro, seguirá no neutro e terra. Então com o chuveiro funcionando o seu terra ficará energizado...olha só o perigo pra pessoa!!
Então, o neutro ligado junto com. O terra do padrão é para melhorar o neutro da consecionaria,aquele aterramento é funcional,o ideal é você fazer um aterramento individual,levar ele até o quadro de distribuição e lá no quadro fechar esse aterramento com o neutro.
Minha dúvida, se o neutro está ligado no terra e o terra no neutro, os dois tem a mesma função. Por exemplo posso pegar esse fio e fazer o terra do chuveiro? Do terceiro pino da tomada? Posso fazer o 110v jum fase e o terra ou no caso neutro? Pois está tudo junto? Pra mim não caixa central, vem do poste três fios dois fases e o neutro que vem aterrado em uma asttee, assim fecha com três fios, dois fases e um neutro. Tanto posso fazer 220 como 110v. O terra eu faço separado fora da caixa central do poste. De levo para caixa de distribuição. Onde uso ele para o chuveiro, terceiro pino da tomada. Porque falou isso. Uma vez fui fazer um 110 com um terra, ou seja estava ligado no terceiro pino,vê o disjuntor desligava. Aí eu pergunto se terra e neutro junto forma a mesma coisa porque desliga o disjuntor?
Negócio que não é uma receita de bolo, como por exemplo alimentar o disjuntor por baixo ou por cima, como centenas de dezenas de tipos de aterramentos para todos os gostos ...... desde já obrigado por compartilhar conhecimento.
Muito bem professor, eu estava perguntando como resolver o problema da fuga de energia da máquina, e vc da um golpe de mestre. Gostei mesmo das suas explicações. Obrigado.👍👍👏👏👏
Muito bacana ficou excelente seu projeto LIGAÇÃO É FUGA DE CHOQUES ELÉTRICOS ELÉTRICOS foi uma ótima apresentação e muito boa à demonstração valeu obrigadao muito útil valeu obrigado VALEU
Acredito que a interligação entre o neutro e terra também pode proteger em caso de rompimento do neutro no padrao, pois nao ha retorno pelo neutro, sendo descarregado a corrente pelo terra. Obs. em circuitos com equipamentos resistivos.
Eu adoto nas instal novas ou reformas, a instalação de duas cxas. Uma para os disjuntores e outra separada para o neutro e aterramento. Facilita muito as ligações não misturando na mesma caixa pos e neg.
Amigo. Que explicação bacana viu. Adquiri o seu curso justamente pela explicação clara e objetiva. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento.
Boa tarde excelente vídeo tudo isso que vc explicou eu já sabia agora através do seu vídeo vou tentar convencer o pessoal do trabalho que fala que se aterra o neutro aumenta o consumo
Link do meu curso: www.udemy.com/course/instalacoes-eletricas-residenciais-i/?referralCode=48FB77B5FF36C1593A1D
O preço do curso aumentou deR$ 29,90 para R$ 79,90? Faz uma promoção e baixa o preço novamente
Acabei de comprar e olha que já fiz o curso online em outro lugar, mas sua didática é diferenciada e sem contar que conhecimento não ocupa espaço. É um valor irrisório para tamanho conhecimento, mas espero que te ajude.
Já fiz esse curso. Muito bom, parabéns pela forma explicativa das aulas.
Q
@@jailsonnascimento9910
Aa
AqqaaLQAAQAAQAQQAAQAQQlllalll❤❤❤
Cara já assistir vários vídeos explicativos desse tipo e como eletricista ,posso afirmar que de todos, esse vídeo é o mais top de todos.
esse aula foi muito foda mesmo tbm nunca vi uma aula assim!
Concordo plenamente, top demais 👍
@@ronaldogarcia99 ....Porém caso o neutro interromper a carcaça ficará energizada ...causando risco ao usuário
PORÉM SE O NEUTRO INTERRONPER LEVARÁ CHOQUE NA CARCAÇA....
@@reginaldopereiradeandrade6369por isso a importância de DR né, ele alerta a todo momento a importância de instalar o DR
Melhor explicação que eu já vi,bem detalhada sem achismo e o principal sem consumismo de ter que comprar DR,claro que tem que usar mais nem todo mundo pode ,tudo infelizmente tem que dá lucro então tá aí há solução simples e barata e confiável.....
Exatamente
IDR é obrigatório por norma!!! Não confunda consumismo de comprar roupa q vc não precisa com um dispositivo elétrico que pode salvar sua vida!!!
Aterramento tns também salva vida por que se der fuga o dijuntor desarma
@@moisesbezerra9626 Sim, porém em um caso de um possível choque elétrico ele não vai desarmar, um exemplo é se uma criança introduzir algum objeto condutor em uma tomada. E existem muitas outras infinidades de variáveis. Mas a explicação do vídeo foi top
Com um professor desse não tem burro que não aprende obrigado professor abraço até o próximo vídeo
A MELHOR AULA SOBRE ATERRAMENTO QUE JÁ TIVER NA MINHA VIDA!
até que enfim alguém explicou corretamente a importância do aterramento.👏👏
Ou seja se não ageitar o aterramento logo cara vai pagar mais
Aqui em Minas gerais Cemig obriga equipotencializar terra e neutro no padrão de energia.
@@marceloerkes6334 só na entrada da edificação que se permite essa junção terra e neutro (PEN). Todas as concessionárias exigem isso
@marcosnavarro5080 exatamente
Já vi situações que interligação neutro e terra evitou prejuízos enormes... de fato você tem razão
Finalmente entendi, eu sempre tive preconceito com essa ligação
Tinha que tirar essa duvida pq muitos engenheiros eletricista não sabem o que e correto nessa forma de ligação. Pense numa coisa complicada e enterramento. Depois dessa aula top fiquei mais consciente desse problema. Parabéns professor, a cada video que assisto fico mais atencioso com suas aulas sobre eletricidade.
Esses engenheiros eletricistas que mencionou com certeza não deveriam ser diplomados.
denúncia esses engenheiros para o crea, provavelmente compraram o diploma
Bom dia, peço desculpas, realmente você está certo! Consultei a concessionária e eles me passaram que pode se ligar neutro junto ao terra. Mas não está errado se isso não for feito. Na maioria das residências, isso não é comum. Mas realmente é melhor interligá-los!
Sem problemas Lucas! Minha intenção nunca foi provar que estou certo, mas mostrar que ligar o neutro no aterramento é viável, correto e muito seguro
Na verdade, você não junta o terra e o neutro no quadro principal, pois eles já estão unidos desde o padrão de entrada ou seja, na verdade, desde a rede da concessionária, se você analisar a norma, o que você tem são dois condutores PEN, num sistema de aterramento TNC.
O que é feito no QDC é a criação de um BEP unindo o PEN e a malha de aterramento local e demais equipotencializações, e a SEPARAÇÃO do condutor PEN em neutro e proteção, a partir de onde se transforma o sistema TNC da concessionária em TNS para o interior da residência.
@@togni2gmailcom Isso mesmo. Apenas copiamos o que já é feito pela concessionária no padrão de entrada.
Humildade! Características de poucos....
Quanto ao comentário abaixo já serve para mais um vídeo
Abraços!@@dpeletrica
@@dpeletrica.... aqui em goiana é 220v. Neutro e fase.
A gente pode ver que toda a rede de distribuição de energia é desse jeito....neutro aterrado.
Nos padrões o relógio também tem o neutro aterrado
O maior aterramento de neutro é o da concessionária.....não é a toa.
Um abraço
O cara é fera! Já compreendia bem o aterramento TNS mas sempre notei que muitos eletricistas possuem muita dificuldade em compreende-lo e resistência em aplica-lo, mas agora, depois de uma explicação dessa é quase impossível não compreender.
muito bom cara, simples objetivo, minimalista assim que deve ser uma explicação
@@eliasdealmeida4114 e fora de norma
Ótima aula, eu mesmo já debati com outros eletricistas a esse respeito e muitos não aceitam por falta de conhecimento ou orgulho!
OTIMA AULA......PORÉM CASO O NEUTRO INTERRONPER (CAUSA NEUTRO INTERROMPIDO)..VAI CAUSAR CHOQUE DIRETO NA CARCAÇA.....
@@reginaldopereiradeandrade6369 Dependendo da qualidade do aterramento não. Ela fica sem referencia do neutro mas acha o terra, se estiver em boa condição.
Bom dia, poderiam me informar o que seria neutro interrompido?
@@DandanDC e quando existe a falta de neutro por algum motivo ou cabo rompido na instalação ou algum problema no transformador
Vídeo simples porém, com conteúdo rico em informações técnicas!
Parabéns mano.
Muito obrigado por essas informações valiosas, eu creio que a grande maioria desses técnicos em eletricidade de empresas e tudo mais fazem isso exatamente para ganhar mais dinheiro em cima. Agora que você esclareceu essas dúvidas fica evidente que a concessionária de energia e muitos técnicos de energia induzem as pessoas ao erro para gastar mais dinheiro, colocando aterramento sem necessidade e consequentemente acarretando no maior consumo e gasto de energia é por isso que eles forçam as pessoas a seguir esses padrões muito obrigado por esclarecer.
Eu reparei que a maioria dos equipamentos não precisa do aterramento, salvo exceções onde a rede elétrica é instável ou apresente fugas.
Se esse video sumir, eu já saberei o motivo.
Quando o terra está ligado no terra reze para o funcionário da concessionária elétrica não inverter os polos e no lugar do neutro ele colocar a fase, eu fui resolver um caso dessa forma que relatei, o QDG havia pego, pois o eletricista fez o aterramento na estrutura metalica da alvenaria, depois que corrigi o problema do quadro elétrico a concessionária foi acionada para reestabelecer o fornecimento de energia, já que a moradora pediu o desligamento quando houve o incidente, e novamente ele ligou com os polos invertidos, eu ainda estava na residência, identifiquei o erro e pedi para ele corrigir, se eu não estivesse no local, aconteceria outra vez.
Estou com esse problema aqui em casa, o neutro está indo para o quadro de distribuição e quando desligar o dijuntor fica a fase
Pô, que eletricista é esse? Pelo amor kkkkk
Parabéns professor! O senhor passou a informação com maestria!
Melhor aula que já assisti, sem enrolação e direto ao ponto. Parabéns
É uma explicação, de extrema importância, não só para o profissional de instalações elétricas, como é também, fundamental, para o usuário, de determinados equipamentos! Parabéns!👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Pelo amor de Deus, finalmente alguém explicou de forma simples, didática e objetiva o aterramento. Parabéns!
a melhor explicação quê já ouvi , bem detalhada , eu já tinha analisado esses aterramento de várias maneiras , e concluir quê a forma quê funciona é ! essa ! de todos quê já ouvi , essa explicação é a mais detalhada , a equipotenciailisação e inguinorada nas edificações , me foi ensinada essa forma no início do meu aprendizado nós anos de 1978 , e não esqueci .
o curso é top pessoal e baratinho nao estou fazendo propaganda eu nem ha conheço eu comprei e gostei muito show de bola abraço
Valeu Isaque!
Muito boa espoliação ,como eu sou eletricista e já tenho alguns cursos na área eu já sabia disso porém muitos eletricista não sabem disso e alguns ainda tem dúvidas na hora de fazer a ligação parabéns pela aula ....
Excelente explicação, excelente dicção!
Parabéns!
Você explica muuuuuito bem, fora do comum!
Bom dia,parabéns, só uma observação sobre o tns e tnc ,o primeiro não funcionou e o segundo anula o primeiro e disperdica material e engana o cliente ,mas não.liga a. maquina,não era melhor consertar a máquina?
Já assisti muitos vídeos, mas esse foi o melhor e mais explicativo, muito obrigado e parabéns.
Aula de primeira,sempre tive dúvidas sobre aterramento e neutro.hoje acabou a dúvida parabens
Eu sinceramente não sei como ainda existem eletricistas que não entendem isso. Tem realmente que fazer uma reciclagem , se atualizar.
E tem que saber informar ao cliente quando é, se é necessário o uso do neutro no aterramento , e quando não é necessária essa pratica. Se pegar um quadro antigo e instalar estes recursos novos, não fica um dijuntor armado , mas o cara insiste . Prefere fazer dinheiro no quadro do que perder avisando que o circuito da casa toda tem que ser revisado antes de fazer qualquer adequação à norma técnica que, por sua vez , nem sempre facilita todas as praticas que ela indica.
Eu acredito que até agora foi o melhor vídeo que eu vi
Direto e objetivo! Deus abençoe seus conhecimentos!
Parabéns meu amigo pela aula papo reto sem enrolação
Muito objetivo essa compensa ver e compartilhar.
SHOW DE EXPLICAÇÃO, SEM ENROLAÇÃO E DIRETO AO ASSUNTO, SÃO ESSES TIPOS DE VÍDEOS QUE MERECEM TODA ATENÇÃO, PARABÉNS AMIGO E DEUS O ABENÇOE.
Como sempre se destacando como uma das melhores explicação do UA-cam. Muito bom mestre
Esse canal merece sucesso
Na minha cidade , a concessionária já adotou a muitos anos a instalação dos seus medidores com o Neutro e terra juntos
Sigou muitos canais de elétrica, mas sem dúvida você é o único que me faz entender com mais facilidade, que não enrola, é didático e sem deboche. Estou pra montar um quaró desse mesmo modelo aí, não iria conectar o neutro no aterramento, sempre tive essa dúvida. Com certeza seu curso é 100% garantindo o aprendizado. Assim que folgar aqui irei fazer.
Muitos vídeos falam da mesma coisa,mas explicar de forma segura e clara são poucos,esse video tirou minhas dúvidas.
O profesor é top nota 1000.
Melhor compra que realizei, foi seu curso. 🙏🏾
Muito bom gostei da explicação
Boa explicações fiquei aqui impressionado com a sua clareza amigo porque muintos ai ficam falando e falndo mais nao mostar muinto na pratica .voce foi o melhor. Mais nao dismerecendo alguns show de bola....
Tem vídeo no UA-cam q o cara e famoso, mas não da uma explicação como nesse canal. Parabéns mano!
Muito bom, gostei e peguei pra minha caminhada com eletricista 👍🏽
Excelente explicação. Mas gostaria de fazer uma observação: no padrão de entrada a maioria das concessionárias de fornecimento de energia elétrica, pelo menos aqui em São Paulo, já exigem que seja feita a conexão da haste de aterramento no condutor neutro. Portanto, os condutores neutro e terra já entram no quadro de distribuição equipotencializados. E se esse for o caso essa conexão entre o barramento Neutro e Terra pode ser dispensada.
Uma ótima Aula , parabéns sem enrolação pra explicar o seu conhecimento
As universidades carecem de bons professores como você! Parabéns pelo trabalho.
Foi sincero explicação que já assisti até hoje sobre aterramento o que pode e o que não pode
Parabéns pelo conteúdo
Vídeo conciso e de grande valia...! Agradecido por compartilhar seus conhecimentos...!
SE ESQUECERAM CASO O NEUTRO SE INTERROMPA....(NEUTRO INTERROMPIDO)...LEVARAM CHOQUE NA CARCAÇA DO EQUIPAMENTO....(NÃO SE JAMPEIA NEUTRO COM TERRO PRÓXIMO DO EQUIPAMENTO)
Gostei muito desse video e por uma boa parte ate concordo com esse tipo de ligação de aterramento... O problema mesmo é so se o neutro romper na entrada!!!! Infelizmente o perigo redobra pois o neutro perde a referência e tanto o aterramento como o neutro vira fase e tudo acaba sendo energizado rsrsrs!!! Eai amigo o que vc me fala sobre isso sobre essa situação?????
ótimo vídeo, mas faltou um pequeno detalhe: avisar que, se o condutor neutro JÁ foi juntado com o condutor terra antes de chegar no QDC, (exemplo: os 2 vieram do padrão de medição e lá existia um BEP) ele não pode mais ser juntado novamente no QDC.
No caso do exemplo do vídeo, o cabo verde que chega ali, precisa vir DIRETAMENTE das hastes ou de outras estruturas metálicas enterradas (que é o caso mais comum de se encontrar). Explicação excelente, só pecou neste pequeno detalhe, afinal se alguém pegar um cabo que já havia sido equipotencializado e tentar equipotencializar novamente, vai causar divisão da corrente e circulação da mesma pelos 2 condutores.
qual seria o problema prático dessa divisão de corrente se equipotencializar dnv
@@leandros638problema seria que o condutor terra passaria a ter potencial, afinal ele vai carregar corrente de todos os circuitos. A intenção do aterramento é ter o potencial sempre Zero.
@@WagTsX cara agradeço muito seu comentário . agr entendi o problema...
mais uma dúvida .
depois de separados o terra e neutro depois do bep ... se tiver um cômodo mais longe por exemplo um porão ... posso complementar mais uma barra de terra com ela próximo aos últimos circuitos?
teria necessidade ou problema?
@@leandros638Pode sim, se você levar os 2 condutores (terra e neutro) até o local, você pode fazer um novo aterramento nesse local e conectar ao cabo de terra já existente. Quanto mais tiver, melhor fica, isso é regra para terra. O que tu precisa cuidar é só para manter os condutores separados.
caso opte por não levar o terra até esse lugar (apenas neutro e fase) daí é obrigatório fazer um novo aterramento lá e criar um novo BEP, onde tu vai conectar a haste + o neutro que tu trouxe, e partir dali, puxar Neutro e Terra separado pros circuitos daquele local. Assim fica um TN-C-S que é permitido.
Isso sim é uma aula muito bem expricada parabéns
Uma aula Top! De fácil compreensão, sem rodeios, e o mais importante pauta pela norma. Parabéns e muito obrigado Mestre 👏🏾👏🏾👊🏾
Há mais de 20 anos a própria concessionária que na ocasião me fornecia energia elétrica de BT, conectou os cabos neutro e terra (fez um BEP), dentro da caixa (padrão) de entrada de energia elétrica.
Isso é norma. São obrigados a fazerem isso
Você está certíssimo cara. Parabéns pelo seu vídeo e pelas muitas pessoas salvas em todos os sentidos.
Vou me esforçar para comprar seu curso, seus vídeos ajudaram muito 😢 estou sem palavras. Deus abençoe você e sua família 🙏🏻
IRMÃO, qual sua Formação ?. Você é um cara NOTA 10, nasceu pra ensinar. Tem uma cadencia de ensino, perfeita. A curva de aprendizagem nos videos, é simples e de fácil entendimento.
Você poderia aparecer nos videos, assim a gente te conheceria melhor.
PARABÉNS. Vou ajudar comprando o curso e você poderia por seu PIX pra todos ajudarem com um pouco.
Deus abençoe sempre seu trabalho e sua Familia
Obrigado pelo reconhecimento! Então, eu evito aparecer nos vídeos pois meu foco é 100% o conteúdo, mas quem sabe um dia eu faça isso. O curso é bem elogiado os alunos gostam bastante, espero q goste
@@dpeletricaOlá tudo bem?no caso da maquina de lavar tu aterrou o neutro com o terra em 127v mas se ela fosse duas fases 127v totalizando o 220v como aterrar daí?
@@jeanfranciscooliveirasilva6068amigo não importa se a máquina é alimentada com fase/neutro ou fase/fase se vc tiver conectado o neutro com o terra como ele mostra no vídeo (no barramento ou com o conector ) dará certo do mesmo jeito pois o fio do aterramento que chega na máquina está ligado no neutro dentro do quadro(no barramento) ou antes do quadro(ligado com conector) logo a corrente de fuga de uma das fases na carcaça da máquina será igual uma corrente de curto circuito pois o aterramento está ligado no neutro
@@MauricioFerreira-dg2vp Obrigado amigo
Cara tu esta de parabens por esse video... tudo certo e explicado de forma didática perfeitamente. Sou eletrotécnico e trabalho com eletrica residencial e gosto muito do tema de aterramento e voce foi demais na explicação.
boa noite, está explicação demonstra um profissional de alto nível, parabéns.
Uma das melhores explicação, vou curso de eletricista udemy
Parabéns, bela explicação, acabou com todas as minha dúvidas, sobre o aterramento e o neutro👏👏👏👏👏
Aqui em casa o aterramento ficou tão bom que a corrente de fuga para terra ficou em torno de 80A, que desarma praticamente qualquer disjuntor do QDC. Usei as ferragens da fundação como eletrodo de aterramento.
Mesmo assim, fiz a ligação do neutro no aterramento.
Sem dúvida a melhor explicação que vi .
Rapaz, é muito bom calar a boca dos Zé faisca que simplesmente "acham" o que querem sem embazamento técnico do assunto. Ótimo vídeo, parabéns!
Comprei até o curso pra ver, muito bom!
Parabéns pela didática. Eu acompanho seus vídeos faz tempo. Vou me inscrever no seu curso. 👍
Espero que goste!
Gostei muito da didática! Acabei de comprar o curso na Udemy e estou gostando bastante! Vale muito a pena!
Top demais!
Melhor canal no assunto, parabéns! Deixei de seguir vários, pois além da diversidade de conteúdos, é muito bem explicado. Sempre atento às normas e sem polemizar...
Tu tá falando do Zé norminha né... ou então do encagaçador
Boa tarde.................mas se por ventura o neutro interromper (gerando interrupção de neutro)...a carcaça ficará energizada e o usuário do equipamento levará choque elétrico
Pois é cadê a explicação dessa parte tenho dúvidas sobre isso o rompimento do neutro pois já vi gente aterrando até o chuveiro com neutro eu acho um perigo, quero explicações claras sobre isso 🤷🤔😳
A explicação parece convincente! Aqui no RJ o NEUTRO geralmente é NU... fica difícil da Light errar na ligação.... mesmo quando é isolado é bem diferente ficando Fase no meio e neutro ao redor.
Agora não foi falado o pino TERRA da tomada?!?!
Se o Neutro estiver aterrado no medidor ou no quadro, de qualquer forma a fuga vai desarmar! Fazer suposições de choque sem os equipamentos certos é complexo né... Usa o IDR e usa tomada de 3 pinos e usa o aterramento.
Tem q fazer o certo pra q aconteça o certo
@@danielvincenzo3254 Boa tarde...Quando o neutro e jampeado proximo do equipamento....vc tem que seguir o circuito....se o neutro interromper ...a fase vai seguir passar pela bobina ou resistência, vai pelo neutro que está proximo da carga...como o terra está conectado no neutro dará continuidade no cabo terra.... que está conectado na carcaça do equipamento....(espero ter conseguido explicar)
Não pode jampear, aterrando o neutro com o terra. Fazendo isso a corrente ao passar pela a resistência do chuveiro, seguirá no neutro e terra. Então com o chuveiro funcionando o seu terra ficará energizado...olha só o perigo pra pessoa!!
Isso mesmo. O percurso da corrente é isso. O que não se pode fazer é esse jampeamento.@@reginaldopereiradeandrade6369
Explicação muito boa, sempre bom tirar dúvidas, parabéns.
Mesmo o neutro e o terra estando conectado lá no padrão precisa conectar os dois no qdc tbm?
Mesma dúvida minha, pois não ficou claro no vídeo.
Então, o neutro ligado junto com. O terra do padrão é para melhorar o neutro da consecionaria,aquele aterramento é funcional,o ideal é você fazer um aterramento individual,levar ele até o quadro de distribuição e lá no quadro fechar esse aterramento com o neutro.
Minha dúvida, se o neutro está ligado no terra e o terra no neutro, os dois tem a mesma função. Por exemplo posso pegar esse fio e fazer o terra do chuveiro? Do terceiro pino da tomada? Posso fazer o 110v jum fase e o terra ou no caso neutro? Pois está tudo junto? Pra mim não caixa central, vem do poste três fios dois fases e o neutro que vem aterrado em uma asttee, assim fecha com três fios, dois fases e um neutro. Tanto posso fazer 220 como 110v. O terra eu faço separado fora da caixa central do poste. De levo para caixa de distribuição. Onde uso ele para o chuveiro, terceiro pino da tomada. Porque falou isso. Uma vez fui fazer um 110 com um terra, ou seja estava ligado no terceiro pino,vê o disjuntor desligava. Aí eu pergunto se terra e neutro junto forma a mesma coisa porque desliga o disjuntor?
Aterramento do padrão e funcional pra evitar anomalias harmônicas etal RS...
Bem prático... sem muita enrolação, direto ao assunto.....parabéns...😊
Negócio que não é uma receita de bolo, como por exemplo alimentar o disjuntor por baixo ou por cima, como centenas de dezenas de tipos de aterramentos para todos os gostos ...... desde já obrigado por compartilhar conhecimento.
Esse Ronaldo Fenômeno é um fenômeno mesmo. Ganha a copa e ainda ensina elétrica residencial
Uma explicação excepcional, diria Digna de um Professor, Fantástico. Obrigado maetro.🤝👏👏👏
Melhor explicação que ja vi... acompanhando apartir de Moçambique ❤
Uma verdadeira aula simplesmente e de facil entendimento gostei e salvei o vídeo
Resumindo e direto sem folclore...
Vídeos desse modelo é que realmente tem conteúdo de Relevância Excelente
Muito boa as explicações. !!!!!!!!!
Ta de parabéns meu amigo venho aprendendo muito com seus vídeos 👏👏👏
Excelente, muito bem explicado serve para quem é eletricista e pra quem não também,traz entendimento sobre uma instituição de quadro elétrico.
Muito boa explicação eu sou eletricista já fiz vários cursos e ainda tinha visto uma aula sobre esse assunto
melhor explicação que assisti. muito obrigado!
Parabéns por mais este Ótimo vídeo com um conteúdo mega importante e EXCELENTE didática .
Uma aula perfeita. Obrigado pelo conteúdo 👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bem professor, eu estava perguntando como resolver o problema da fuga de energia da máquina, e vc da um golpe de mestre. Gostei mesmo das suas explicações. Obrigado.👍👍👏👏👏
Boa noite professor muito obrigado pela sua aula
Muito bacana ficou excelente seu projeto LIGAÇÃO É FUGA DE CHOQUES ELÉTRICOS ELÉTRICOS foi uma ótima apresentação e muito boa à demonstração valeu obrigadao muito útil valeu obrigado VALEU
Aprendi assim também no meu curso.
Estamos correto!
Boa explicação.
Sem enrolação e bem explicado!
Acredito que a interligação entre o neutro e terra também pode proteger em caso de rompimento do neutro no padrao, pois nao ha retorno pelo neutro, sendo descarregado a corrente pelo terra.
Obs. em circuitos com equipamentos resistivos.
Olá! Seus vídeos são bem explicativos e fácil entendimento! Aliás os terminais duplos ajudam bastante! Parabéns ao canal!
Explicação top, conhece muito, parabéns!
Eu adoto nas instal novas ou reformas, a instalação de duas cxas. Uma para os disjuntores e outra separada para o neutro e aterramento. Facilita muito as ligações não misturando na mesma caixa pos e neg.
Aula sucinta e explicativa do jeito que eu gosto, direto ao ponto. Parabéns pelo conteúdo.🎉
Você é o melhor!!!! Parabéns pela excellente explicação e obrigado por compartilhar.... . . .
Muito bem explicado, a melhor q já vi
Muito útil sua Aula Professor, ótimo aperfeiçoar o profissional, caso o proprietário não consiga investir na aquisição dos dispositivos DPS e DR.
Cara não me canso de ver seus videos, cada um e melhor que outro.
Amigo. Que explicação bacana viu. Adquiri o seu curso justamente pela explicação clara e objetiva. Parabéns e obrigado por compartilhar o conhecimento.
concordo plenamente com o amigo que fez o simples comentário e verdadeiramente proficinal, quero aprender com esse proficinal a elétrica.
Boa tarde excelente vídeo tudo isso que vc explicou eu já sabia agora através do seu vídeo vou tentar convencer o pessoal do trabalho que fala que se aterra o neutro aumenta o consumo