Parabéns pela qualidade didática e de conteúdo de suas aulas. Sobre Benjamin ter se perdido nas pesquisas em Paris e não ter ido com o restante da escola de Frankfurt, gostaria de nuançar e problematizar uns aspectos: A família de Benjamin foi reduzida à miséria com a grande crise econômica alemã de 1920; Benjamin era bolsista na Escola de Frankfurt; há anotações suas em Paris dando conta do estado de profunda miséria em que estava, contando o dinheiro pro pão e sem poder comprar papel para escrever; (segue)
(continuação) Por outro lado, sabemos que os EUA, para conceder visto de asilo aos fugidos do nazismo, exigia a posse de um número determinado de recursos, ou seja, o visto era meio censitário e não humanitário, tinha que preencher as condições econômicas para a entrada. Em face desses aspectos, problematizo a tardança dele em ir para os EUA. Gostaria de saber a sua opinião. Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e sugiro, se possível, na descrição dos vídeos ou como comentário fixado, trazer os títulos a que a aula se refere - penso que ajudará em muito esses milhares de alunos que você vem conquistando, aqui. :) :)
Bia, que maravilha suas aulas. Me ajudou muito como professor!
Parabéns pela qualidade didática e de conteúdo de suas aulas.
Sobre Benjamin ter se perdido nas pesquisas em Paris e não ter ido com o restante da escola de Frankfurt, gostaria de nuançar e problematizar uns aspectos:
A família de Benjamin foi reduzida à miséria com a grande crise econômica alemã de 1920; Benjamin era bolsista na Escola de Frankfurt; há anotações suas em Paris dando conta do estado de profunda miséria em que estava, contando o dinheiro pro pão e sem poder comprar papel para escrever; (segue)
Muito obrigada pelas ótimas contribuições!
(continuação) Por outro lado, sabemos que os EUA, para conceder visto de asilo aos fugidos do nazismo, exigia a posse de um número determinado de recursos, ou seja, o visto era meio censitário e não humanitário, tinha que preencher as condições econômicas para a entrada.
Em face desses aspectos, problematizo a tardança dele em ir para os EUA.
Gostaria de saber a sua opinião.
Mais uma vez, parabéns pelo trabalho e sugiro, se possível, na descrição dos vídeos ou como comentário fixado, trazer os títulos a que a aula se refere - penso que ajudará em muito esses milhares de alunos que você vem conquistando, aqui. :) :)
Muito importante vc trazer essa discussão. Obrigada!