Série da She-Hulk : efeitos ruins, roteiro ruim, protagonista ruim, coadjuvantes ruins, desenvolvimento ruim e a nota da crítica foi alta 😂, aquilo ali foi "UAU" e quando a crítica falava "é a melhor série da Marvel, pois destroem os homens" ali você já entendia a razão da aclamação
caralho a galera falta aula de semiótica de filosofia e de estética pra ficar fumando e namorando da nisso... profissionais formados dizendo a grosélia de que arte tem sentido prático... isso é mais que básico.. os "formados" ignorantes não sabendo discernir ARTE de DESIGN. caralho o que tem sentido pratico é design... e design não é arte por isso existe outra palavra pra nomear...aff design é projeto é intensão é soma de conseitos e por tanto cabe engajamento publicidade discurso focado etc, mas arte não.. a arte não é norteada pela função e sim pela prática. ha design na arte ha, ha arte no design ha, mas as essências de um projeto de arte e de design são absolutamente distintas...
O crítico tem que contribuir para reforçar as narrativas do grupo económico que detem o " jornal", ou quem o financia, leia-se Blackrock ou outros que querem impor DEI e outra comunistagem favorável ao povo eleito.
Para muitos críticos, a mensagem política, a função social representativa e sobretudo a sinalização de virtudes está acima de tudo em detrimento da arte. Logo eles querem ver nas obras um reflexo narcisista deles mesmos e de seus ideais... Quem perde com tudo isso é a criatividade 😢.
@@nandacastro1984 e sim aquilo que precisa antes mesmo de saber do que precisava ... A arte é o belo nos desafiando e nos convidando a ver o mundo por outra perspectiva.
Sim, e o pior que se ver isso de ambos os lados. Também se ver críticos não gostar de uma obra justamente por causa de um veis político ou pq tem alguma representatividade que o critério não concorda. Apesar que quando olho para o passado essas coisas sempre existiu, a Internet parece dar uma dimensão maior, mas dar para ver isso presentes em criticar antes como nos próprios filmes também.
Vários canais por aqui ,que costumavam tratar de cinema com criticidade, analisando o filme sob os aspectos que ele se propõem, passaram analisar filmes como se estivessem rebatendo postagem do twitter e não o filme pelo que ele é. Um filme pode ter todos os elementos que vc falou e ainda assim ser bom , basta ser bem executado. O erro é o critico esquecer que esta analisando um filme e não uma campanha de governo.
Se vcs pegam a lista de projetos audiovisuais aqui da Bahia... Da tristeza. Os projetos são escolhidos pela suposta importância política, pq na qualidade artística é que não é.
O Brasil inteiro é assim Parceiro, aqui em SP também, os projetos de Editais que são aceitos para receberem uma fortuna para serem produzidos, são só sobre temas lacradores.
@@vi_egb Mas em SP está um pouco menos ruim, acredite. Sou nascido na Bahia. Sou roteirista e me formei em cinema e tive dois roteiros de curta-metragem homenageados em SP. Trabalho com fantasia e terror, gêneros desprezados por aqui por serem americanos demais. Meu primeiro curta produzido foi pelo Itaú Rumos. Eu costumo dizer que, não fosse por SP, não teria um único trabalho reconhecido.
@@jeanlima2674 Nossa que bacana, eu tenho um roteiro pronto de Ficção Cientifica, mas não me senti confortável em expor para a galera daqui que tem na cidade, interior de SP.
@RickLegionario333 eu até tenho vontade de escrever um roteiro com tema histórico, mas esse tipo de projeto é muiti difícil de conseguir dinheiro pra produzir. Filmes de época são caríssimos. Com os streamings ficou mais fácil hoje em dia. Quem sabe um dia eu faça.
Na questão do ego, acho que o problema é um pouco pior do que você abordou. Em alguns casos, alem de "o que eu não gosto não deveria ser assistido", tem o "que eu não gosto não deveria ser produzido".
Gostei da sua honestidade em citar a Broey Deschanel e de deixar claro que você não é um crítico especializado. Parece simples, mas boa parte dos youtubers brasileiros escondem suas referências. Uma pena o crítico ser considerado só um chato por fãs de cultura pop. Vários críticos me levaram a ver filmes muito interessantes fora do mainstream.
Excelente, Juras. Ótimo vídeo e necessário. Eu acho que um ponto sobre críticos e influencers que ficou faltando é que muitas vezes há uma seleção enviesada. Tipo vai sair um filme da Marvel e influenciadores e críticos que são claramente fãs da marca e têm um histórico de criticas positivas são convidados para sessões antecipadas. O que também acontece na seleção de veículos que as estrelas dos filmes vão participar, como podcasts mais brandos em termos de crítica e tals.
"Minha filha de 2 anos deixa minhas paredes parecendo uma exposição de arte moderna." Numa só definiu toda a arte moderna recente... O miserávi do Jurandir é um gênio!
Reflexão absolutamente simplória e superficial. Vocês acham super inovador pq não entendem nada de cinema ou de crítica. Se tivessem o mínimo de noção, saberiam o quanto esse cara tá falando merda.
Verdade, a maioria dos críticas estão mais preocupados com a mensagem dos filmes, e principalmente se concordam essa mensagem, e isso pouco importa para maioria do público que só quer se divertir.
lei rouanet é isso ai, só q vai pra artistas ou pseudo artistas, o q pra mim já errado, a economia já não esta boa das pernas, e provavelmente o dinheiro da lei rouanet só vai pra quem é ou compartilha da msm bolha politica.
A mina vai com o mesmo papo no Festival de Canela se hospeda num hotel de luxo curte a região mais rica do RS e depois fala mal do estado ignorando o fato que os filmes sequer passam nos outros 400 municípios gaúchos. Depois ela vai no Festival do Rio e é a mesma ladainha, tu acha que ela se hospeda numa favela ou em Copacabana? Depois vai no Festival de Recife e assim por diante com o mesmo papinho e o cinema nacional continua atrás do argentino.
O caso de Anéis do Poder é emblemático. Vimos páginas e canais dedicados a Tolkien defendendo a série com unhas e dentes, mesmo com as red flags que se apresentavam. Descobrimos o porque ao ver esses canais recebendo convites pra premiere. PS. Pior que eu gosto de Solaris, bem como todos os filmes do Tarkovsky, rsrsrs
Essa série é basicamente uma novela da Record com uma CGI milionário. Se não agradar nesse segunda temporada, certamente vai ser cancelado, e não tem critico do mundo que impeça isso.
O caso Anéis do Poder vai até mais longe. Por exemplo o fato da Amazon ter pago "influencers" pra falar bem da série, e depois o povo descobrir que alguns desses "influencers" nem sequer gostavam de Senhor dos Anéis, nem sequer tinham lido os livros ou assistido os filmes. Foi patético. Fora toda a utilização da série, que é fantasia pura, pra propagar e forçar narrativas políticas, e atacar os críticos com termos como racismo e machismo, deletando comentários e manipulando likes e notas no IMDB. Anéis do Poder é uma aula do que não fazer na produção de uma série de grande apelo popular.
Eu sempre penso na minha mãe quando o assunto é crítica de filme, ela é uma pessoa que ama o filme da mulher-gato por simplesmente ser divertido, detestou maze running por não ter um final “feliz”, adora Rambo pelo sangue e ama filmes lésbicos estilo sessão da tarde. E não importa o quão eu diga “mãe vamos assistir esse filme, dizem que é bom” ela sempre responde “isso é o que eu vou definir” 😅
correção a jurandir.. gosto é objetivo existe bom e mau gosto.. o que não é objetivo é a preferência.. isso é de bom gosto, bem feito etc.. , mas eu prefiro isso .. preferência não é objetiva e é pessoal.
22:00 Peter Jordan é o exemplo perfeito, ele foi chamado de "lacrador" por gostar do Samurai negro, mas 24 horas depois o personagem Sentinela, que ele é fã, da Marvel foi totalmente desconstruido e aí o novo sentinela era malvado e um hétero branco e como ele odiou ele foi chamado de coisa muito pior que "lacrador" ele foi chamado de muitos "istas" e também de "extrema-direita" por isso
@@Charles_200 o dublador Guilherme Briggs foi chamado de extrema direita porque deu uma entrevista pra um youtuber considerado de direita, um mês depois foi chamado de lacrador porque um personagem dele fez uma fala lacradora
@@PlayDDD Acho que vc está equivocado.... Oda Nobunaga promoveu o cara a samurai.... agora ele ter a importância que ele teve no jogo é questionável como eu disso sem falar que é uma escolha de quem fez o jogo....
@@alexvieira2459 Fonte? Não me leve a mal, mas pelo que eu sei não tem material de estudo em fontes confiáveis da época que comprovem de forma incontestável essa informação, na verdade oq que se vê são probabilidades do completo oposto ter ocorrido, então fica meio difícil levar uma informação assim como verdade logo de cara, ainda mais com 60% da Wiki do Yasuke tendo fontes de uma única pessoa, colocadas lá por ela mesma ao logo de quase uma década com o intuito(aparentemente) de vender os próprios livros, que por sinal não são historicamente acurados. Desculpe o textão, só estou me explicando para não parecer ignorante
Oi, Jurandir. Eu sou totalmente de esquerda, mas só discordo de quando você fala que não é crítico. Peraí como assim? Escreve bem, fala bem, se expressa bem, analisa bem. Já vi muita gente reivindicar o estatus de crítico sabendo muito menos. Essa polarização está baixando, não sei se vai continuar assim. Independente disso, você é um dos melhores críticos da atualidade. E cuidado que você tem para fazer determinadas colocações de maneira prudente, sem ser covarde, é o que muitos chamariam de uma atitude política, nos tempos em que ser político não era ofensa. Sobretudo é um grande ser humano. Deixo aqui minha admiração.
@@vi_egb Ali é só um recorte. Difícil opinar só por este trecho. Vou falar de mim, eu sou crítico de cinema desde 2000, em rádio, jornal, tv, nunca tive dificuldade de arrumar dinheiro para fazer crítica da cinema e literatura. Parei em 2014 porque ser crítico literário quase acabou com minha carreira de escritor. Fiquei dez anos sem lançar livro porque escrevi uma crítica literária desfavorável a uma celebridade e a vingança veio a cavalo. Então parei.
@@skwlder14 Nossa que asburdo o que fizeram. Mas infelizmente esse recorte é a grande maioria, principalmente no viés politico que você se declarou, onde acham que é dever do Estado bancarem tudo..
@@vi_egb Mas critica é um troço tão subjetivo. Hoje temos críticos de diversas opiniões na Internet. Tanto de viés político quanto os que evitam. Tem muitas opções. Na minha época, só tinha o Rubens Ewald Filho para servir de modelo.
Quando eu quero assistir um filme e ver as críticas eu comparo os críticos e do povo, se eu perceber que ocorre um diferença alta, como o crítico dá um 7 e o público dá um 2 eu já percebo que há algo se suspeitar, ano passado Peter Pan Live-Action foi aprovado pela crítica e o público detestou absolutamente
Tbm sou assim. Principalmente hoje com essa onde de afrescalhados que vivem procurando "lacração" em tudo. Aí o filme é bom, mas a crítica de público tá ruim pq os mimizentos fizeram uma onde de hate. Um ataque em massa ao Rotten, por exemplo. Enfim. Os caras ficaram mais chatos que feminista reclamando de machismo em tudo. Se kill Bill fosse lançado hoje, seria taxado de lacração e seria detonado. Não leio absolutamente mais nada antes de ver os filmes. Só depois.
@@nopaivaLacre gera ódio nas pessoas inevitavelmente querendo ou não, ex : Velma e Acolyte, antes do lançamento já tinha revolta, quando lançar o Live-Action Branca de Neve haverá a mesma coisa, já vem odiada
Jurandir, muito provavelmente você não vai ler esse comentário, mas seu vídeo me lembrou de um outro vídeo que eu assisti uns anos atrás, de um canal conhecido, cujo o nome é melhor não citar. Nesse vídeo ele fez uma lista de filmes e expôs uma opinião sobre os aspectos técnicos, digamos assim, de cada um dos filmes. Mas, teve um em particular que o autor do vídeo criticou fortemente, mas em nenhum momento pelos aspectos técnicos. Pra ele, somente por ser um filme com tema religioso automaticamente era ruim e merecia a menor nota. O filme realmente nem era lá essas coisas, mas o dono do canal deixou claro que, se é um filme religioso, não vale a pena assistir. Muitas pessoas perguntaram por qual motivo ele deixou de classificar esse filme com os mesmos parâmetros que os outros citados e uma das respostas dizia que o filme era fantasioso, pois falava de um Deus que não existe. Eu fiquei pensando, como alguém ama e aplaude filmes em que homens voam com facilidade e correm na velocidade da luz, mas condena filmes religiosos por, na opinião dele, serem fantasiosos? Sei que tem a ver com o ateísmo dele, mas eu pensei e repensei sobre isso por muito tempo. Hoje, seu vídeo me fez lembrar dessa ocasião e voltar a pensar sobre isso.
O melhor crítico de cinema hoje é o Dalenogare. Ele sempre analisa os filmes através de critérios técnicos. Passa longe de qualquer discussão ideológica, e mesmo quando se apoia em algum critério subjetivo, ele explica seu posicionamento. Posso não concordar com a crítica, mas entendo perfeitamente o posicionamento dele e enxergo claramente os aspectos levantados por ele no filme que ele fez a resenha. Alguns dos melhores filmes que vi nos últimos meses foram indicações dele: Godzilla Minus One e The First Slam Dunk. Dois filmaços. P.s.: o que vai ter de gente (ou não) esculhambando o Jurandir por cometer a "heresia" de detonar Solaris... 😂😂😂
correção a jurandir.. gosto é objetivo existe bom e mau gosto.. o que não é objetivo é a preferência.. isso é de bom gosto, bem feito etc.. , mas eu prefiro isso .. preferência não é objetiva e é pessoal. tem que ler walter beijamin.. assunto velho já superado a muito tempo
Quando eu comecei como crítico de cinema, na época dos blogs, eu já sabia q havia crítcios vendidos ou q não sabiam nada, e isso foi um dos motivos pelos quais deixei de me focar nisso, pois não adiantava eu estudar e ter mais conhecimento sendo q outros se vendiam e conseguiam ficar conhecidos e eu não conseguiria me vender. Com UA-cam isso só piorou, o q mais tem é gente q acha q entende e ganha vários inscritos e se vendem descaradamente ou são politicamente inviesados, e sempre à esquerda, ou seja, colocam seu viés político em muitas de suas críticas.
"sempre a esquerda" Deixa de ser cego rapaz. Os canais com viés conservador pintaram aquele filme O Som da Liberdade como se fosse uma obra-prima do cinema, enquanto não passa de um filmezinho nota 5. E aquele tal de Nefarious então? Uma bela b0sta.
Que vídeo bom. Nossa que reflexão fantástica. Jurandir minha definição pessoal de arte segue aquela que eu li no livro do Jorge Coli "O que é arte". Logo arte pra mim é vc usar de algo para falar de outra coisa. Arte tem que ter subtexto. Nem por isso eu acredito que todo filme tem que ser "uma obra de arte". Uma comida feita por um chefe francês em Paris é uma experiência ímpar. Mas as vezes a gente só quer o "podrão" da esquina. E a vida é assim mesmo.
Jurandir se tornou uma das poucas pessoas no youtube que falam sobre cinema e não fica enviesado para nenhuma questão política, trata apenas do que lhe cabe que são as questões técnicas, aparentemente não busca engajamento de nenhuma patota política, apenas de pessoas interessadas na 7ª arte. Que assim continue.
Oi! Jurandir! Eu gosto muito dos seus vídeos! Gosto da sua forma de narrar, como se fosse uma conversa, e gosto do conteúdo geral. Parabéns pelo canal! Eu assisto desde o México. Eu não aprendo só sobre o cinema mas também pratico meu português! Muito obrigado!
Vários profissionais hoje enfrentam a frustração de não conseguir um bom pagamento para fazer aquilo que assumiram como profissão principal. O que muitos fazem é ter um emprego paralelo para complementar renda enquanto melhoram em sua carreira. Problemático é se todos acreditarem que só por ter um diploma e não conseguir salário idealizado, seria papel do governo pagar para que aquela pessoa se sinta valorizada.
Se continuarem a agir da forma como essa moça disse, prefiro que ninguém pague os críticos mesmo. É até uma forma de desincentivar que mais deles surjam.
Também assisto os dois e Também o Ph Santos, só que eu tenho minhas duvidas sobre algumas criticas dela, essa do Twisters que ela fez, me pareceu muito foçado..suspeito de compra, o que vc achou?
Assisti Solaris com minha filha de 16 anos. Nós dois gostamos! E ela nem viu 2001 ainda rs É a primeira pessoa que conheço que assistiu Tarkowski antes de Kubrick!
"o que torna um filme bom?". Creiocque a resposta mais adequada a esta questão é "nada" (objetivamente falando, claro), uma vez que mesmo aspetos como a beleza da fotografia ou a complexidade dz composição são subjetivos, uma vez que dependem, em grande parte, do gosto pessoal de cada um. Procurar uma resposta a esta pergunta seria como tentar deduzir qual o aspeto que faz de uma pintura "boa", por exemplo (na minha humilde opinião). Cumprimentos de Portugal.
Eu acho que um filme ou uma série deve sim ter um objetivo passar uma mensagem positiva obviamente,eu geralmente sempre procuro assistir filmes e séries que tragam uma boa mensagem além do entretenimento,recentemente eu assisti uma série de aliens chamada falling skies a crítica meio que deu notas bem baixas pra série e eu entendo em partes,porque de fato ela tem muito defeitos como muitas conveniências de roteiro etc,mas e uma série extremamente divertida e tem uma mensagem muito bacana a de nunca desistir dos seus objetivos.
Excelente. E ri me lembrando do meu desespero em Solaris. Tédio. Enquanto "Gritos e Sussurros" do Bergman, monótono para muitos, está na minha lista dos top 10.
A maioria dos críticos são desonestos. E a prova maior foi em 2023, com as críticas extremamente desonestas em O Som da Liberdade e o escândalo da Rotten Tomatoes. Por isso, nada melhor do que a pessoa assistir e fazer sua própria avaliação. Premiações como o Oscar, na maioria das vezes, não são justas, filmes e atores que ganharam premios não mereceram, de fato, o prêmio. É politicagem. Não dá pra confiar em opinião de crítico de cinema, assim como na mídia no geral. Penso que a maioria das pessoas já acordou pra isso. Então, isso explica atores como Tom Cruise, Adam Sandler e Jim Carrey serem adorados e darem audiência até hoje, pq o maior medidor de sucesso de um filme, ator ou atriz, é o público. Se o público gosta, é sucesso! Sempre foi assim, E SEMPRE SERÁ!
o Filme que se diz baseado em historia real, mas que é falsa? e que tem varios pontos contestado justamente por historiadores? Voces falam muito de lacração, mas defende a lacração quando é o que defendem como o Som da Liberdade
@@gustavohenrique-ee3fv 1- Isso de "não é baseado em história real" foi divulgado justamente no auge do filme das bilheterias, o que já descredita um pouco a mídia. Até hoje não tá provado nenhuma das duas versões. Ou seja, nem um nem outro. Se vc mostrar pra mim que HÁ PROVAS de que o filme NÃO FOI baseado em fato real, só mandar aqui pra gente. O fato é que as cenas apresentadas no filme são REAIS! 2- Mas vamos lá! Mesmo supondo que seja uma ficção e que a qualidade do filme não tenha passado de nota 6 ou 7, foi justo apontarem o filme, que trata de um problema REAL e MUNDIAL, e que tem sua qualidade, apesar de que poderia ter sido melhor, como UNICAMENTE uma ação de marketing e propaganda política e ideológica, como a maioria da mídia (que todos nós sabemos o que defendem) fez? Falando por mim, honestamente, eu nunca um filme mobilizar tanto a mídia ao ponto dela se esforçar pra LITERALMENTE pedir para as pessoas não irem ao cinema, vendendo o filme como uma completa porcaria sem qualidade alguma. E quem assistiu ao filme sabe que isso não é verdade.
Pra mim é assim. Se um filme tem algum objetivo, e ele compre esse objetivo DE FORMA BEM FEITA É CLARO, ele já é um filme bom. Esse foi o seu vídeo mais importante pra mim Jurandir.
Na minha visão, o maior câncer do mundo contemporâneo é a ideia verdade subjetiva. Se o que é bom e belo depende da opinião individual e das percepções - que são falhas - das pessoas, então nada é bom e nem belo de fato. Eu prefiro a definição de Platão, que define o bom e o belo como aquilo que é benéfico, aquilo do qual se tira algum proveito.
Não tem jeito, crítico de cinema só liga pra assuntos que a população não quer ver em um filme... Recentemente no Oscar 2024 eu achei um absurdo o chatíssimo "Zona de interesse" estar concorrendo a melhor filme e o maravilhoso "Sociedade da neve" não. E qual é a diferença dos 2? Um é um filme histórico sobre um pequeno grupo de pessoas superficiais vivendo em um local na Alemanha nazista e como eles viviam tranquilos enquanto a chacina(que não é mostrada) acontecia, já o outro é sobre uns caras que caíram de avião e estão tentando sobreviver e é muito mais emocionante e impactante. Em um vc tem que se atentar as nuances de tudo que acontece, já no outro está tudo jogado na sua cara de forma crua, do jeito que o povo gosta
Muito equilibrado.... Gostei do seu vídeo... E confirma onde vai uma parte da grana da divulgação dos filmes que não está dando certo e ainda não se tocaram!!!
Os críticos cavaram a própria cova. Primeiro: Filme do Mamonas une publico e criticos. Segundo: os caras reclamaram de violência num filme do Rambo, po… quem quer ver Rambo quer ver um maluco de idade já com uma faca fazendo armadilha e uma M16 em cada braço Edit: se minha filha de dois anos toma susto as vezes com minha voz de Mickey Mouse, imagina esse cara com a voz de locutor brigando contigo para juntar brinquedos 😢😂
Fico sempre feliz com seus vídeos e me dá esperança que nem tudo está perdido. Hoje em dia é cada vez mais difícil achar alguém com críticas como as suas que realmente mostram que o status quo é só uma tirania do pensamento. Todos devem seguir a conformidade que alguns impõe sem questionar nada. Espero que cada vez mais nós críticos e que não se conformam em apenas seguir cegamente aumente para conseguirmos um mundo mais livre.
Bem lembrado, Solaris de Andrei Tarkovski, assim como O Sacrifício, são filmes bem feitos, a estética é linda, ao meu ver Andrei Tarkovski representa a melhor fotografia do cinema moderno, sem dúvidas. Mas é cinema difícil, são filmes longos, arrastados, lentos e cansam.
Certa vez um artista desses que se julga critico de Cinema, foi discutir com um internauta, sobre a qualidade de determinado filme que ele discordava veementemente ser Bom, o cidadão quis se elevar da sua opinião como verdade e questionou o internauta se ele era critico de cinema por acaso, eis a resposta: - Sim, eu paguei o Ingresso, então eu posso criticar. Fim da história, o Artista global, digo, esquerdista, digo, cidadão,,,foi embora da conversa chateado
Os ganhos financeiros de um crítico de arte devem ser consequência natural da sua honestidade intelectual. Um crítico honesto e competente, pode não ter o alcance e os resultados financeiros que deseja, mas, se persistir com um bom trabalho, será, sim, notado e obterá bons resultados com o tempo.
Já faz alguns anos que meu gosto por Cinema se tornou mais requintado; sempre que vou assistir algo vejo alguma crítica ou o que algum influencer, claro que eu goste e já siga, falou sobre aquele filme. Eu diria, até um tempo atrás, que não era tão difícil gostar de algo mas, com meu gosto se refinando se tornou; todavia, não considero isso algo negativo, até porque aprendi, muita das vezes simplesmente "desligar" meu cérebro e curtir o filme mais pela companhia e pelo momento. Na tangente desse assunto: o que diz pra mim se um longa-metragem é bom ou não é se eu vou rever ou, ao menos tenho vontade de reassistir em casa, ou no cinema. Nota: sobre "Anéis de Poder", é triste ver uma série com tanto potencial ter sido desperdiçada desse jeito. Pra mim a fórmula era tão simples: chamar de volta Peter Jackson e Cia, inclusive os atores; fato é que, seria incrível expandir a mitologia e, ao mesmo tempo contar a mesma história, só que agora para antigos fãs e, também para uma nova geração.
Essa questão de que "a arte tem que ensinar" me lembrou um vídeo que eu vi no Twitter que era uma conversa entre Martin Scorsese e Timothée Chalamet sobre "O Lobo de Wall Street". Uma galera tava falando que o Scorsese meio que glorificou o Jordan Belfort sendo que tudo o que ele fez foi errado, e aí ele falou uma frase certeira: "você realmente precisa que o MARTIN SCORSESE te diga se aquilo que ele faz é errado ou não?". Aqui ele matou a pau. E adoraria ver Chalamet e Scorsese trabalhando juntos.
Eu acho que toda obra terá as ideias de seu criador, filme, jogo, série, livro, o autor sempre colocará inconscientemente o que ele acha certo nos heróis e o que ele acha errado nos vilões. Toda obra vai passar uma mensagem mesmo que não seja a intenção dela, ela não precisa ficar "martelando" a mensagem e querendo ter uma função política e social como esses críticos querem. Inclusive já tirei mensagens de filme puramente escapistas como Click.
Se a estrutura de marketing sobre o lançamento dos filmes for de fato esta que você mencionou, em que os críticos só podem falar bem e que os influencers são comprados... fica claro perceber que atualmente a intenção dos estúdios se divide em dois objetivos: fazer dinheiro rápido e influenciar as pessoas politicamente. As artes de massa estão em queda há um bom tempo. Assim como ocorreu na música... o cinema perdeu sua relevância e continua em queda. Existem os blockbuster ainda... mas de um modo geral, a adesão ao cinema está desaparecendo... graças ao UA-cam.
A política estraga tudo. Inclusive as pessoas. Atualmente, com a polarização que vivemos, até familiares e amigos se digladiam por estarem em espectros políticos opostos. Deixemos a arte de fora disso, e a relação das pessoas também. Excelente seu vídeo. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Lembro do vídeo filtro solar. “Não leia revistas de beleza, pois ela só vai deixar você feio” Não leia as críticas ela só vai estragar um filme. Assista o filme que tá afim, se não gostar apenas arranca a página da vida e siga pra próxima.
Cada vez mais se tem filmes com função social, com críticas sociais e cada vez mais chatos, ruins, porque o foco só está nisso. Alguns até ganham Oscar, mas ficam esquecidos para o público, acabam virando filmes para cineastas, como o Spotlight e o Birdman. Filmes que o público em geral sequer se lembra de sua existência. Filmes estão virando arte para especialistas.
Eu gosto de assistir vídeos de alguns críticos para perceber detalhes de um filme que eu não tinha percebido. Porém, para escolher que filme vou assistir, raramente recorro a eles. Eu uso o IMDB para escolher que filme vou ver.
Jurandir, veja o filme: Tráffic - Com Michael Douglas,Benicio Del Toro e Catherine Zeta Jones. Ganhou o Oscar de Melhor Filme. Esse filme merece uma análise. É muito menosprezado e ninguém comenta sobre ele. Acho interessante os efeitos sonoros praticamente ausentes e a forma que as classes sociais são retratadas.
Onde foi a última vez que a gente viu um "crítico de cinema" contratado pelo Estado para promover ou desacreditar uma obra de cinema da iniciativa privada? É "remake" que chama? "Para os amigos do Estado tudo, aos inimigos nada!" - as pessoas ficam repetindo isso até dar certo.
Sempre me senti mal por não conseguir gostar de Cidadão Kane, “o melhor filme de todos os tempos”. Pra ser sincero, eu acho chato, nunca consegui chegar ao final e olha que já tentei assistir mais de uma vez. Isso não quer dizer que eu não reconheça a importância do filme e suas qualidades, como a direção segura de Orson Welles, a fotografia, os cenários… Seu video me absolveu dessa culpa 😊
Tenho preguiça da maioria desses influencers de cinema. Trailers de filme vídeo de 1 hora, critica do filme quando lançado vídeo com menos de 10 minutos, como levar a serio? esse povo.
Acho que o crítico deveria nos dar argumentos justos e sólidos que nos ajudam a avaliar o que se deve levar em conta se devemos pagar 50 reais num cinema ou não, mas como o mundo não é perfeito, e sabendo do viés do influenciador e agregadores de críticas, acabo sabendo o que devo fazer ao contrário quando sai um filme.
Jurandir, tem um ponto que você não entendeu: ninguém diz que uma obra de arte DEVE TER uma função política. A questão é que uma obra SEMPRE TEM uma posição política. Mesmo quando ela tenta (ou emula) não ter uma posição política, isso é uma posição política.
Um doa principais problemas que eu vejo hoje, e que afetam todas as áreas da vida comum (inclusive a crítica de cinema) é essa politização de varejo. Esse dualismo tosco que obriga o cidadão a escolher X ou Y, ambos no pacote completo, com as inseparáveis contradições. Não é só aqui, é no mundo todo, e só provoca conflito.
Jurandir.. nem precisa esclarecer que vc não é crítico de cinema, vc está mto, mto acima deles. Primeiro, vc é intelectualmente honesto. Além disso, vc não subestima a inteligêcia do seu publico, vc não tem a mente consumida por essas doenças tais como identitarismo, lacração, etc..
O método científico é extremamente importante para garantir a imparcialidade e a integridade das pesquisas e mesmo assim possui algumas falhas. Agora imagina só as críticas de cinema, em que as poucas regras que existem são decididas pelos próprios produtores dos filmes! 🤷🏼♂
Vejo algo similar acontecendo nos games também, os jogos tem gráficos lindos, desempenho, jogabilidades extremamente complexas, alguns são até "livros jogáveis", mas na minha opinião a maioria esquece que um jogo precisa ser antes de tudo divertido, gostoso de jogar
Se tem uma coisa que aprendi há muito tempo, é que se a crítica tá falando bem, a obra é ruim, e vice versa. E isso serve pra qualquer coisa. Filmes, séries, jogos...
Gostei dessa moça dizendo: “ acho que *** deveria pagar a gente ou ### deveria pagar a gente “ , mas, será que ela conquistar seu salário como toda população brasileira faz está fora de questão??
Jurandir, eu sou de uma época analógica, onde se lia crítica de cinema nos jornais e na Veja, mesmo assim sempre fui pelo meu gosto, era uma época que um filme ficava no mínimo 4 meses no Cine Belas Artes, e a propaganda era no boca a boca. Não acompanho nenhum influenciador, gosto muito de boas análises de filmes, o grande problema me parece de hoje em dia, são as "narrativas", cada um tem a sua, mas...quem sou eu para lacrar alguém?
Eu sempre aguardo a reação do público e alguns críticos selecionados para eu poder ir ao cinema gastar meu dinheirinho suado 😂😂😂 😂 hoje em dia está complicado 😥 Valeu pelo vídeo Jurandir 😊
Existe tbm o critico reverso, que no meu caso é o omelete. Se eles falam bem, eu nem perco meu tempo, se eles falam mal, aí eu sei que devo assistir ( e eu não tô sendo irônico, o novo top gun foi um exemplo pra mim, só vi pq elea falaram mal)
correção a jurandir.. gosto é objetivo existe bom e mau gosto.. o que não é objetivo é a preferência.. isso é de bom gosto, bem feito etc.. , mas eu prefiro isso .. preferência não é objetiva e é pessoal.
Série da She-Hulk : efeitos ruins, roteiro ruim, protagonista ruim, coadjuvantes ruins, desenvolvimento ruim e a nota da crítica foi alta 😂, aquilo ali foi "UAU" e quando a crítica falava "é a melhor série da Marvel, pois destroem os homens" ali você já entendia a razão da aclamação
Certamente esses críticos receberam uma grana pra falar bem. Pouco tempo atrás o Rotten Tomates teve alguns casos desse
Exemplo perfeito!
Quase toda obra lacradora recebe uma nota alta da crítica. Se tiver mais de 90% de aprovação da crítica e 30% do público, a obra é super lacradora.
A SUA CRÍTICA JÁ VALE MUITO MAIS DO QUE AS OFFICIAIS
"The Flash é o melhor filme da DC depois de Cavaleiro das Trevas" - Thiago Romariz
O “critico” que quer ser pago pelo seu trabalho, tem que conquistar o respeito do seu público, como qualquer influenciador.
caralho a galera falta aula de semiótica de filosofia e de estética pra ficar fumando e namorando da nisso... profissionais formados dizendo a grosélia de que arte tem sentido prático...
isso é mais que básico.. os "formados" ignorantes não sabendo discernir ARTE de DESIGN. caralho o que tem sentido pratico é design... e design não é arte por isso existe outra palavra pra nomear...aff design é projeto é intensão é soma de conseitos e por tanto cabe engajamento publicidade discurso focado etc, mas arte não.. a arte não é norteada pela função e sim pela prática. ha design na arte ha, ha arte no design ha, mas as essências de um projeto de arte e de design são absolutamente distintas...
O crítico tem que contribuir para reforçar as narrativas do grupo económico que detem o " jornal", ou quem o financia, leia-se Blackrock ou outros que querem impor DEI e outra comunistagem favorável ao povo eleito.
@@Luso308 Politicagem em tudo 😂
Para muitos críticos, a mensagem política, a função social representativa e sobretudo a sinalização de virtudes está acima de tudo em detrimento da arte. Logo eles querem ver nas obras um reflexo narcisista deles mesmos e de seus ideais... Quem perde com tudo isso é a criatividade 😢.
vdd, e a arte não é sobre dar necessariamente o que vc quer
@@nandacastro1984 e sim aquilo que precisa antes mesmo de saber do que precisava ... A arte é o belo nos desafiando e nos convidando a ver o mundo por outra perspectiva.
Sim, e o pior que se ver isso de ambos os lados. Também se ver críticos não gostar de uma obra justamente por causa de um veis político ou pq tem alguma representatividade que o critério não concorda. Apesar que quando olho para o passado essas coisas sempre existiu, a Internet parece dar uma dimensão maior, mas dar para ver isso presentes em criticar antes como nos próprios filmes também.
Vários canais por aqui ,que costumavam tratar de cinema com criticidade, analisando o filme sob os aspectos que ele se propõem, passaram analisar filmes como se estivessem rebatendo postagem do twitter e não o filme pelo que ele é. Um filme pode ter todos os elementos que vc falou e ainda assim ser bom , basta ser bem executado. O erro é o critico esquecer que esta analisando um filme e não uma campanha de governo.
@@Jorgefla-15 exatamente, existem vários filmes cheios de mensagens e vieses e mesmo assim são excelentes.
Se vcs pegam a lista de projetos audiovisuais aqui da Bahia... Da tristeza. Os projetos são escolhidos pela suposta importância política, pq na qualidade artística é que não é.
O Brasil inteiro é assim Parceiro, aqui em SP também, os projetos de Editais que são aceitos para receberem uma fortuna para serem produzidos, são só sobre temas lacradores.
@@vi_egb Mas em SP está um pouco menos ruim, acredite. Sou nascido na Bahia. Sou roteirista e me formei em cinema e tive dois roteiros de curta-metragem homenageados em SP. Trabalho com fantasia e terror, gêneros desprezados por aqui por serem americanos demais. Meu primeiro curta produzido foi pelo Itaú Rumos. Eu costumo dizer que, não fosse por SP, não teria um único trabalho reconhecido.
@@jeanlima2674 Nossa que bacana, eu tenho um roteiro pronto de Ficção Cientifica, mas não me senti confortável em expor para a galera daqui que tem na cidade, interior de SP.
@RickLegionario333 eu até tenho vontade de escrever um roteiro com tema histórico, mas esse tipo de projeto é muiti difícil de conseguir dinheiro pra produzir. Filmes de época são caríssimos. Com os streamings ficou mais fácil hoje em dia. Quem sabe um dia eu faça.
Na questão do ego, acho que o problema é um pouco pior do que você abordou. Em alguns casos, alem de "o que eu não gosto não deveria ser assistido", tem o "que eu não gosto não deveria ser produzido".
Gostei da sua honestidade em citar a Broey Deschanel e de deixar claro que você não é um crítico especializado. Parece simples, mas boa parte dos youtubers brasileiros escondem suas referências. Uma pena o crítico ser considerado só um chato por fãs de cultura pop. Vários críticos me levaram a ver filmes muito interessantes fora do mainstream.
Excelente, Juras. Ótimo vídeo e necessário. Eu acho que um ponto sobre críticos e influencers que ficou faltando é que muitas vezes há uma seleção enviesada. Tipo vai sair um filme da Marvel e influenciadores e críticos que são claramente fãs da marca e têm um histórico de criticas positivas são convidados para sessões antecipadas.
O que também acontece na seleção de veículos que as estrelas dos filmes vão participar, como podcasts mais brandos em termos de crítica e tals.
"Minha filha de 2 anos deixa minhas paredes parecendo uma exposição de arte moderna."
Numa só definiu toda a arte moderna recente... O miserávi do Jurandir é um gênio!
E os meus filhos quando eram pequenos ligavam o celular e faziam crítica de cinema.
Caramba...qual será a formação desse cara? Se formou em cinema? Filosofia? História? Que reflexão emh!! Show de bola!!
Filosofia/Teologia
Eu adoro este canal: você clica para assistir sobre cinema e sai com pelo menos uma reflexão inédita.
Exatamente. O problema deles é que foram pra faculdade. O curso superior serve apenas para formar militantes.
Reflexão absolutamente simplória e superficial. Vocês acham super inovador pq não entendem nada de cinema ou de crítica. Se tivessem o mínimo de noção, saberiam o quanto esse cara tá falando merda.
@@PedroMartins-lv1um É mesmo? Então explica pra nós o seu ponto por gentileza.
Verdade, a maioria dos críticas estão mais preocupados com a mensagem dos filmes, e principalmente se concordam essa mensagem, e isso pouco importa para maioria do público que só quer se divertir.
Sei quem não deve pagar críticos de cinema: O contribuinte. Só faltava essa. Criar uma BRASCRÍTICA ou CRITICOBRAS.
lei rouanet é isso ai, só q vai pra artistas ou pseudo artistas, o q pra mim já errado, a economia já não esta boa das pernas, e provavelmente o dinheiro da lei rouanet só vai pra quem é ou compartilha da msm bolha politica.
A guria louca pra ganhar dinheiro público assistindo filme e fazendo análise "lacrásticas" deles 😂😂😂😂😂😂
Pow, se me der uma vaga
Eu TB apoio 😂
Pera ai, perdi alguma coisa??
A mina vai com o mesmo papo no Festival de Canela se hospeda num hotel de luxo curte a região mais rica do RS e depois fala mal do estado ignorando o fato que os filmes sequer passam nos outros 400 municípios gaúchos. Depois ela vai no Festival do Rio e é a mesma ladainha, tu acha que ela se hospeda numa favela ou em Copacabana? Depois vai no Festival de Recife e assim por diante com o mesmo papinho e o cinema nacional continua atrás do argentino.
O caso de Anéis do Poder é emblemático. Vimos páginas e canais dedicados a Tolkien defendendo a série com unhas e dentes, mesmo com as red flags que se apresentavam. Descobrimos o porque ao ver esses canais recebendo convites pra premiere.
PS. Pior que eu gosto de Solaris, bem como todos os filmes do Tarkovsky, rsrsrs
Essa série é basicamente uma novela da Record com uma CGI milionário. Se não agradar nesse segunda temporada, certamente vai ser cancelado, e não tem critico do mundo que impeça isso.
Gastando 1 bilhão em uma FanFiction 😂😂😂
O caso Anéis do Poder vai até mais longe. Por exemplo o fato da Amazon ter pago "influencers" pra falar bem da série, e depois o povo descobrir que alguns desses "influencers" nem sequer gostavam de Senhor dos Anéis, nem sequer tinham lido os livros ou assistido os filmes. Foi patético.
Fora toda a utilização da série, que é fantasia pura, pra propagar e forçar narrativas políticas, e atacar os críticos com termos como racismo e machismo, deletando comentários e manipulando likes e notas no IMDB.
Anéis do Poder é uma aula do que não fazer na produção de uma série de grande apelo popular.
@@LucasSilva-m7r7m fanfic MAL FEITA AINDA, não esqueça dessa parte 🤣
Solaris é um filme incrível. Um dos melhores que já assisti. Diferente em tudo o que foi apresentado.
Eu sempre penso na minha mãe quando o assunto é crítica de filme, ela é uma pessoa que ama o filme da mulher-gato por simplesmente ser divertido, detestou maze running por não ter um final “feliz”, adora Rambo pelo sangue e ama filmes lésbicos estilo sessão da tarde. E não importa o quão eu diga “mãe vamos assistir esse filme, dizem que é bom” ela sempre responde “isso é o que eu vou definir” 😅
Sua mãe é foda ahaha
“Filmes lésbicos estilo sessão da tarde”. Quais são esses filmes?
@@danillofrederice2300tem um filme de Natal da Kirsten Stewart que poderia passar na Sessão da Tarde na época do natal :)
@@danillofrederice2300quero saber também
Pior q o filme da mulher gato é um bom filme ruim ksksksksk eu já vi umas 4x
"Filme ruim é que nem Fast-food, a gente sabe que não é bom mas as vezes é gostoso" 😂😂😂😂
correção a jurandir.. gosto é objetivo existe bom e mau gosto.. o que não é objetivo é a preferência.. isso é de bom gosto, bem feito etc.. , mas eu prefiro isso .. preferência não é objetiva e é pessoal.
@@histamincereja Não é bom pra saúde, comer demais, todo tempo, comer as vzs somente. Não substituir pelas refeições. Sacou?
Bom gosto só o nosso próprio, não é? Concordo
. Rss@@histamincereja
Eu mentalizei o "sabe" pra ficar top KKKKK
22:00 Peter Jordan é o exemplo perfeito, ele foi chamado de "lacrador" por gostar do Samurai negro, mas 24 horas depois o personagem Sentinela, que ele é fã, da Marvel foi totalmente desconstruido e aí o novo sentinela era malvado e um hétero branco e como ele odiou ele foi chamado de coisa muito pior que "lacrador" ele foi chamado de muitos "istas" e também de "extrema-direita" por isso
@@Charles_200 o dublador Guilherme Briggs foi chamado de extrema direita porque deu uma entrevista pra um youtuber considerado de direita, um mês depois foi chamado de lacrador porque um personagem dele fez uma fala lacradora
A questão é que o samurai negro existiu o que eu achei estranho foi a sua importância no jogo de destoa do que realmente ocorreu na vida real...
@@alexvieira2459 na real nem samurai negro existiu, ele em si já existiu mas samurai negro nunca existiu
@@PlayDDD Acho que vc está equivocado.... Oda Nobunaga promoveu o cara a samurai.... agora ele ter a importância que ele teve no jogo é questionável como eu disso sem falar que é uma escolha de quem fez o jogo....
@@alexvieira2459 Fonte? Não me leve a mal, mas pelo que eu sei não tem material de estudo em fontes confiáveis da época que comprovem de forma incontestável essa informação, na verdade oq que se vê são probabilidades do completo oposto ter ocorrido, então fica meio difícil levar uma informação assim como verdade logo de cara, ainda mais com 60% da Wiki do Yasuke tendo fontes de uma única pessoa, colocadas lá por ela mesma ao logo de quase uma década com o intuito(aparentemente) de vender os próprios livros, que por sinal não são historicamente acurados. Desculpe o textão, só estou me explicando para não parecer ignorante
Oi, Jurandir. Eu sou totalmente de esquerda, mas só discordo de quando você fala que não é crítico. Peraí como assim? Escreve bem, fala bem, se expressa bem, analisa bem. Já vi muita gente reivindicar o estatus de crítico sabendo muito menos. Essa polarização está baixando, não sei se vai continuar assim. Independente disso, você é um dos melhores críticos da atualidade. E cuidado que você tem para fazer determinadas colocações de maneira prudente, sem ser covarde, é o que muitos chamariam de uma atitude política, nos tempos em que ser político não era ofensa. Sobretudo é um grande ser humano. Deixo aqui minha admiração.
O que você achou desse debate apresentado 18:56?
@@vi_egb Ali é só um recorte. Difícil opinar só por este trecho. Vou falar de mim, eu sou crítico de cinema desde 2000, em rádio, jornal, tv, nunca tive dificuldade de arrumar dinheiro para fazer crítica da cinema e literatura. Parei em 2014 porque ser crítico literário quase acabou com minha carreira de escritor. Fiquei dez anos sem lançar livro porque escrevi uma crítica literária desfavorável a uma celebridade e a vingança veio a cavalo. Então parei.
@@skwlder14 Nossa que asburdo o que fizeram. Mas infelizmente esse recorte é a grande maioria, principalmente no viés politico que você se declarou, onde acham que é dever do Estado bancarem tudo..
@@vi_egb Mas critica é um troço tão subjetivo. Hoje temos críticos de diversas opiniões na Internet. Tanto de viés político quanto os que evitam. Tem muitas opções. Na minha época, só tinha o Rubens Ewald Filho para servir de modelo.
Quando eu quero assistir um filme e ver as críticas eu comparo os críticos e do povo, se eu perceber que ocorre um diferença alta, como o crítico dá um 7 e o público dá um 2 eu já percebo que há algo se suspeitar, ano passado Peter Pan Live-Action foi aprovado pela crítica e o público detestou absolutamente
A mesma coisa com a série The Acolyte os críticos deram 80% e o público deu 12%, eles são pagos pra falar bem só pode ser
Tbm sou assim.
Principalmente hoje com essa onde de afrescalhados que vivem procurando "lacração" em tudo.
Aí o filme é bom, mas a crítica de público tá ruim pq os mimizentos fizeram uma onde de hate. Um ataque em massa ao Rotten, por exemplo. Enfim.
Os caras ficaram mais chatos que feminista reclamando de machismo em tudo. Se kill Bill fosse lançado hoje, seria taxado de lacração e seria detonado.
Não leio absolutamente mais nada antes de ver os filmes. Só depois.
@@nopaivaLacre gera ódio nas pessoas inevitavelmente querendo ou não, ex : Velma e Acolyte, antes do lançamento já tinha revolta, quando lançar o Live-Action Branca de Neve haverá a mesma coisa, já vem odiada
@@Charles_200 você há de convir que os responsáveis por essas produções atacando uma parte do público não ajuda.
She Hulk, viúva Negra, Peter pan e Wendy, pequena sereia etc...
Crítico não deve ser pago com dinheiro público.
E quem falou isso? Pqp
@@thiagolehn a menina negra do video q se diz critica
Que eu saiba critico não tem nada a ver com dinheiro publico... a questão é manipulação midiatica mano
@@esthermara exato, foi o argumento dela.
Críticos geralmente tem canais no UA-cam e são monetizados pela plataforma.
Jurandir, muito provavelmente você não vai ler esse comentário, mas seu vídeo me lembrou de um outro vídeo que eu assisti uns anos atrás, de um canal conhecido, cujo o nome é melhor não citar. Nesse vídeo ele fez uma lista de filmes e expôs uma opinião sobre os aspectos técnicos, digamos assim, de cada um dos filmes. Mas, teve um em particular que o autor do vídeo criticou fortemente, mas em nenhum momento pelos aspectos técnicos. Pra ele, somente por ser um filme com tema religioso automaticamente era ruim e merecia a menor nota. O filme realmente nem era lá essas coisas, mas o dono do canal deixou claro que, se é um filme religioso, não vale a pena assistir. Muitas pessoas perguntaram por qual motivo ele deixou de classificar esse filme com os mesmos parâmetros que os outros citados e uma das respostas dizia que o filme era fantasioso, pois falava de um Deus que não existe. Eu fiquei pensando, como alguém ama e aplaude filmes em que homens voam com facilidade e correm na velocidade da luz, mas condena filmes religiosos por, na opinião dele, serem fantasiosos? Sei que tem a ver com o ateísmo dele, mas eu pensei e repensei sobre isso por muito tempo. Hoje, seu vídeo me fez lembrar dessa ocasião e voltar a pensar sobre isso.
Qual vídeo é esse?
O melhor crítico de cinema hoje é o Dalenogare. Ele sempre analisa os filmes através de critérios técnicos. Passa longe de qualquer discussão ideológica, e mesmo quando se apoia em algum critério subjetivo, ele explica seu posicionamento. Posso não concordar com a crítica, mas entendo perfeitamente o posicionamento dele e enxergo claramente os aspectos levantados por ele no filme que ele fez a resenha. Alguns dos melhores filmes que vi nos últimos meses foram indicações dele: Godzilla Minus One e The First Slam Dunk. Dois filmaços.
P.s.: o que vai ter de gente (ou não) esculhambando o Jurandir por cometer a "heresia" de detonar Solaris... 😂😂😂
O Dale eh amor demaaaiiss ❤❤❤❤❤
O Dalenogare é gigantesco
correção a jurandir.. gosto é objetivo existe bom e mau gosto.. o que não é objetivo é a preferência.. isso é de bom gosto, bem feito etc.. , mas eu prefiro isso .. preferência não é objetiva e é pessoal. tem que ler walter beijamin.. assunto velho já superado a muito tempo
Quando eu comecei como crítico de cinema, na época dos blogs, eu já sabia q havia crítcios vendidos ou q não sabiam nada, e isso foi um dos motivos pelos quais deixei de me focar nisso, pois não adiantava eu estudar e ter mais conhecimento sendo q outros se vendiam e conseguiam ficar conhecidos e eu não conseguiria me vender.
Com UA-cam isso só piorou, o q mais tem é gente q acha q entende e ganha vários inscritos e se vendem descaradamente ou são politicamente inviesados, e sempre à esquerda, ou seja, colocam seu viés político em muitas de suas críticas.
"sempre a esquerda" Deixa de ser cego rapaz. Os canais com viés conservador pintaram aquele filme O Som da Liberdade como se fosse uma obra-prima do cinema, enquanto não passa de um filmezinho nota 5. E aquele tal de Nefarious então? Uma bela b0sta.
Descobri recentemente esse canal. Já se tornou um dos meus favoritos! Parabéns!
Que vídeo bom.
Nossa que reflexão fantástica.
Jurandir minha definição pessoal de arte segue aquela que eu li no livro do Jorge Coli "O que é arte".
Logo arte pra mim é vc usar de algo para falar de outra coisa. Arte tem que ter subtexto.
Nem por isso eu acredito que todo filme tem que ser "uma obra de arte". Uma comida feita por um chefe francês em Paris é uma experiência ímpar. Mas as vezes a gente só quer o "podrão" da esquina.
E a vida é assim mesmo.
Jurandir se tornou uma das poucas pessoas no youtube que falam sobre cinema e não fica enviesado para nenhuma questão política, trata apenas do que lhe cabe que são as questões técnicas, aparentemente não busca engajamento de nenhuma patota política, apenas de pessoas interessadas na 7ª arte. Que assim continue.
Esse foi o comentário mais neoliberal que eu vi até agora
Oi! Jurandir! Eu gosto muito dos seus vídeos! Gosto da sua forma de narrar, como se fosse uma conversa, e gosto do conteúdo geral. Parabéns pelo canal! Eu assisto desde o México. Eu não aprendo só sobre o cinema mas também pratico meu português! Muito obrigado!
Vários profissionais hoje enfrentam a frustração de não conseguir um bom pagamento para fazer aquilo que assumiram como profissão principal. O que muitos fazem é ter um emprego paralelo para complementar renda enquanto melhoram em sua carreira. Problemático é se todos acreditarem que só por ter um diploma e não conseguir salário idealizado, seria papel do governo pagar para que aquela pessoa se sinta valorizada.
Exatamente, isso me revolta de mais...
Se continuarem a agir da forma como essa moça disse, prefiro que ninguém pague os críticos mesmo. É até uma forma de desincentivar que mais deles surjam.
Fiquei mto feliz qnd mencionou a Isabela Boscov. Sou grande fã de vocês dois
Também assisto os dois e Também o Ph Santos, só que eu tenho minhas duvidas sobre algumas criticas dela, essa do Twisters que ela fez, me pareceu muito foçado..suspeito de compra, o que vc achou?
Assisti Solaris com minha filha de 16 anos. Nós dois gostamos! E ela nem viu 2001 ainda rs É a primeira pessoa que conheço que assistiu Tarkowski antes de Kubrick!
"o que torna um filme bom?". Creiocque a resposta mais adequada a esta questão é "nada" (objetivamente falando, claro), uma vez que mesmo aspetos como a beleza da fotografia ou a complexidade dz composição são subjetivos, uma vez que dependem, em grande parte, do gosto pessoal de cada um. Procurar uma resposta a esta pergunta seria como tentar deduzir qual o aspeto que faz de uma pintura "boa", por exemplo (na minha humilde opinião). Cumprimentos de Portugal.
A cada vídeo teu, Jurandir, sou mais grato por ter encontrado este canal.
Eu acho que um filme ou uma série deve sim ter um objetivo passar uma mensagem positiva obviamente,eu geralmente sempre procuro assistir filmes e séries que tragam uma boa mensagem além do entretenimento,recentemente eu assisti uma série de aliens chamada falling skies a crítica meio que deu notas bem baixas pra série e eu entendo em partes,porque de fato ela tem muito defeitos como muitas conveniências de roteiro etc,mas e uma série extremamente divertida e tem uma mensagem muito bacana a de nunca desistir dos seus objetivos.
Perfeita a analogia que vc fez do bebê (no caso sua filha) com utilitarismo e importância. Excelente ! 👏🏽👏🏽👏🏽
Excelente. E ri me lembrando do meu desespero em Solaris. Tédio. Enquanto "Gritos e Sussurros" do Bergman, monótono para muitos, está na minha lista dos top 10.
"...risca as paredes dessa casa. Que inclusive está parecendo uma exposição de arte moderna." Por favor, alguém trás um Oscar. kkkkkkkkkkkkkkkk
A maioria dos críticos são desonestos. E a prova maior foi em 2023, com as críticas extremamente desonestas em O Som da Liberdade e o escândalo da Rotten Tomatoes. Por isso, nada melhor do que a pessoa assistir e fazer sua própria avaliação. Premiações como o Oscar, na maioria das vezes, não são justas, filmes e atores que ganharam premios não mereceram, de fato, o prêmio. É politicagem. Não dá pra confiar em opinião de crítico de cinema, assim como na mídia no geral. Penso que a maioria das pessoas já acordou pra isso. Então, isso explica atores como Tom Cruise, Adam Sandler e Jim Carrey serem adorados e darem audiência até hoje, pq o maior medidor de sucesso de um filme, ator ou atriz, é o público. Se o público gosta, é sucesso! Sempre foi assim, E SEMPRE SERÁ!
Cara pra um filme entrar nos concorridos do oscar tem uma agenda de cotas racias lgbt e um monte de outras porra se nao fazer nao entra
@@Gustavo.A.schweigertpolítica ESG e DEI... Seguida à risca pela Disney
o Filme que se diz baseado em historia real, mas que é falsa? e que tem varios pontos contestado justamente por historiadores?
Voces falam muito de lacração, mas defende a lacração quando é o que defendem como o Som da Liberdade
@@gustavohenrique-ee3fv 1- Isso de "não é baseado em história real" foi divulgado justamente no auge do filme das bilheterias, o que já descredita um pouco a mídia. Até hoje não tá provado nenhuma das duas versões. Ou seja, nem um nem outro. Se vc mostrar pra mim que HÁ PROVAS de que o filme NÃO FOI baseado em fato real, só mandar aqui pra gente. O fato é que as cenas apresentadas no filme são REAIS!
2- Mas vamos lá! Mesmo supondo que seja uma ficção e que a qualidade do filme não tenha passado de nota 6 ou 7, foi justo apontarem o filme, que trata de um problema REAL e MUNDIAL, e que tem sua qualidade, apesar de que poderia ter sido melhor, como UNICAMENTE uma ação de marketing e propaganda política e ideológica, como a maioria da mídia (que todos nós sabemos o que defendem) fez?
Falando por mim, honestamente, eu nunca um filme mobilizar tanto a mídia ao ponto dela se esforçar pra LITERALMENTE pedir para as pessoas não irem ao cinema, vendendo o filme como uma completa porcaria sem qualidade alguma. E quem assistiu ao filme sabe que isso não é verdade.
A maioria das pessoas que votam no Oscar são profissionais da indústria, não necessariamente críticos de cinema.
alguns críticos precisam entender que os filmes não são TCCs de universidades públicas, que precisam ter finalidade social.
Pessoal mais sem noção: OMELETE
SIMPLESMENTE RIDÍCULO
Pra mim é assim. Se um filme tem algum objetivo, e ele compre esse objetivo DE FORMA BEM FEITA É CLARO, ele já é um filme bom.
Esse foi o seu vídeo mais importante pra mim Jurandir.
O paradoxo do critico hipotético
Na minha visão, o maior câncer do mundo contemporâneo é a ideia verdade subjetiva. Se o que é bom e belo depende da opinião individual e das percepções - que são falhas - das pessoas, então nada é bom e nem belo de fato. Eu prefiro a definição de Platão, que define o bom e o belo como aquilo que é benéfico, aquilo do qual se tira algum proveito.
Não tem jeito, crítico de cinema só liga pra assuntos que a população não quer ver em um filme...
Recentemente no Oscar 2024 eu achei um absurdo o chatíssimo "Zona de interesse" estar concorrendo a melhor filme e o maravilhoso "Sociedade da neve" não.
E qual é a diferença dos 2?
Um é um filme histórico sobre um pequeno grupo de pessoas superficiais vivendo em um local na Alemanha nazista e como eles viviam tranquilos enquanto a chacina(que não é mostrada) acontecia, já o outro é sobre uns caras que caíram de avião e estão tentando sobreviver e é muito mais emocionante e impactante.
Em um vc tem que se atentar as nuances de tudo que acontece, já no outro está tudo jogado na sua cara de forma crua, do jeito que o povo gosta
23:29 Jurandir você é um cara realmente muito foda você consegue me fazer pensar em todos os vídeos que eu saio aprendendo alguma coisa Valeu aí❤
Muito equilibrado.... Gostei do seu vídeo... E confirma onde vai uma parte da grana da divulgação dos filmes que não está dando certo e ainda não se tocaram!!!
Os críticos cavaram a própria cova.
Primeiro: Filme do Mamonas une publico e criticos.
Segundo: os caras reclamaram de violência num filme do Rambo, po… quem quer ver Rambo quer ver um maluco de idade já com uma faca fazendo armadilha e uma M16 em cada braço
Edit: se minha filha de dois anos toma susto as vezes com minha voz de Mickey Mouse, imagina esse cara com a voz de locutor brigando contigo para juntar brinquedos 😢😂
Fico sempre feliz com seus vídeos e me dá esperança que nem tudo está perdido.
Hoje em dia é cada vez mais difícil achar alguém com críticas como as suas que realmente mostram que o status quo é só uma tirania do pensamento. Todos devem seguir a conformidade que alguns impõe sem questionar nada.
Espero que cada vez mais nós críticos e que não se conformam em apenas seguir cegamente aumente para conseguirmos um mundo mais livre.
Bem lembrado, Solaris de Andrei Tarkovski, assim como O Sacrifício, são filmes bem feitos, a estética é linda, ao meu ver Andrei Tarkovski representa a melhor fotografia do cinema moderno, sem dúvidas. Mas é cinema difícil, são filmes longos, arrastados, lentos e cansam.
eu também achei chato ,,kkkkk
Certa vez um artista desses que se julga critico de Cinema, foi discutir com um internauta, sobre a qualidade de determinado filme que ele discordava veementemente ser Bom, o cidadão quis se elevar da sua opinião como verdade e questionou o internauta se ele era critico de cinema por acaso, eis a resposta:
- Sim, eu paguei o Ingresso, então eu posso criticar.
Fim da história, o Artista global, digo, esquerdista, digo, cidadão,,,foi embora da conversa chateado
Jurandir, cada vídeo seu eu acabo gostando mais do canal! Bom trabalho!
Mais um vídeo excelente!
Há uma excelente queda de braço acontecendo e a indústria segue tentando capitalizar como melhor a convém.
Cara, essa foi a análise mais precisa e realista sobre o tema. Meus parabéns, Jurandir. Seu trabalho é sempre sensacional.
Os ganhos financeiros de um crítico de arte devem ser consequência natural da sua honestidade intelectual. Um crítico honesto e competente, pode não ter o alcance e os resultados financeiros que deseja, mas, se persistir com um bom trabalho, será, sim, notado e obterá bons resultados com o tempo.
Já faz alguns anos que meu gosto por Cinema se tornou mais requintado; sempre que vou assistir algo vejo alguma crítica ou o que algum influencer, claro que eu goste e já siga, falou sobre aquele filme. Eu diria, até um tempo atrás, que não era tão difícil gostar de algo mas, com meu gosto se refinando se tornou; todavia, não considero isso algo negativo, até porque aprendi, muita das vezes simplesmente "desligar" meu cérebro e curtir o filme mais pela companhia e pelo momento.
Na tangente desse assunto: o que diz pra mim se um longa-metragem é bom ou não é se eu vou rever ou, ao menos tenho vontade de reassistir em casa, ou no cinema.
Nota: sobre "Anéis de Poder", é triste ver uma série com tanto potencial ter sido desperdiçada desse jeito. Pra mim a fórmula era tão simples: chamar de volta Peter Jackson e Cia, inclusive os atores; fato é que, seria incrível expandir a mitologia e, ao mesmo tempo contar a mesma história, só que agora para antigos fãs e, também para uma nova geração.
Essa questão de que "a arte tem que ensinar" me lembrou um vídeo que eu vi no Twitter que era uma conversa entre Martin Scorsese e Timothée Chalamet sobre "O Lobo de Wall Street". Uma galera tava falando que o Scorsese meio que glorificou o Jordan Belfort sendo que tudo o que ele fez foi errado, e aí ele falou uma frase certeira: "você realmente precisa que o MARTIN SCORSESE te diga se aquilo que ele faz é errado ou não?". Aqui ele matou a pau.
E adoraria ver Chalamet e Scorsese trabalhando juntos.
Eu acho que toda obra terá as ideias de seu criador, filme, jogo, série, livro, o autor sempre colocará inconscientemente o que ele acha certo nos heróis e o que ele acha errado nos vilões. Toda obra vai passar uma mensagem mesmo que não seja a intenção dela, ela não precisa ficar "martelando" a mensagem e querendo ter uma função política e social como esses críticos querem. Inclusive já tirei mensagens de filme puramente escapistas como Click.
E quem diria que eu iria chorar kkkk
Se a estrutura de marketing sobre o lançamento dos filmes for de fato esta que você mencionou, em que os críticos só podem falar bem e que os influencers são comprados... fica claro perceber que atualmente a intenção dos estúdios se divide em dois objetivos: fazer dinheiro rápido e influenciar as pessoas politicamente. As artes de massa estão em queda há um bom tempo. Assim como ocorreu na música... o cinema perdeu sua relevância e continua em queda. Existem os blockbuster ainda... mas de um modo geral, a adesão ao cinema está desaparecendo... graças ao UA-cam.
O seu exemplo com sua filha foi sensacional, me identifiquei demais kkkkk
A política estraga tudo. Inclusive as pessoas. Atualmente, com a polarização que vivemos, até familiares e amigos se digladiam por estarem em espectros políticos opostos. Deixemos a arte de fora disso, e a relação das pessoas também. Excelente seu vídeo. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻
Como respeitar críticas como a do omelete dizendo que madame teia é melhor que capitão América soldado invernal 🤡
Feliz em conhecer seu canal nesta semana, simplesmente espetacular.
Lembro do vídeo filtro solar.
“Não leia revistas de beleza, pois ela só vai deixar você feio”
Não leia as críticas ela só vai estragar um filme. Assista o filme que tá afim, se não gostar apenas arranca a página da vida e siga pra próxima.
Coloca esse ai numa playlist pra mostra pra sua filha quando ela crescer que eu tenho certeza que vai deixar ela feliz no futuro
gosto muito dos seus vídeos e seus pontos de vistas são sempre interessantes. Queria muito ver um vídeo seu sobre laranja mecanica
Cada vez mais se tem filmes com função social, com críticas sociais e cada vez mais chatos, ruins, porque o foco só está nisso. Alguns até ganham Oscar, mas ficam esquecidos para o público, acabam virando filmes para cineastas, como o Spotlight e o Birdman. Filmes que o público em geral sequer se lembra de sua existência. Filmes estão virando arte para especialistas.
Sempre um bate papo incrível nesse canal!
Eu gosto de assistir vídeos de alguns críticos para perceber detalhes de um filme que eu não tinha percebido. Porém, para escolher que filme vou assistir, raramente recorro a eles. Eu uso o IMDB para escolher que filme vou ver.
um vídeo sobre "o crítico" metafórico q o Jurandir criou na cabeça dele pq nunca leu um texto de crítica de verdade na vida.
Jurandir, veja o filme: Tráffic - Com Michael Douglas,Benicio Del Toro e Catherine Zeta Jones. Ganhou o Oscar de Melhor Filme. Esse filme merece uma análise. É muito menosprezado e ninguém comenta sobre ele. Acho interessante os efeitos sonoros praticamente ausentes e a forma que as classes sociais são retratadas.
Onde foi a última vez que a gente viu um "crítico de cinema" contratado pelo Estado para promover ou desacreditar uma obra de cinema da iniciativa privada? É "remake" que chama?
"Para os amigos do Estado tudo, aos inimigos nada!" - as pessoas ficam repetindo isso até dar certo.
Sempre me senti mal por não conseguir gostar de Cidadão Kane, “o melhor filme de todos os tempos”. Pra ser sincero, eu acho chato, nunca consegui chegar ao final e olha que já tentei assistir mais de uma vez. Isso não quer dizer que eu não reconheça a importância do filme e suas qualidades, como a direção segura de Orson Welles, a fotografia, os cenários… Seu video me absolveu dessa culpa 😊
Sobre a explicação de "arte pela arte", comparando-a com uma criança: UAU! Guardado na memória 🥰
Adoro sua vídeos!!! Parabéns!!!
Tenho preguiça da maioria desses influencers de cinema.
Trailers de filme vídeo de 1 hora, critica do filme quando lançado vídeo com menos de 10 minutos, como levar a serio? esse povo.
Acho que o crítico deveria nos dar argumentos justos e sólidos que nos ajudam a avaliar o que se deve levar em conta se devemos pagar 50 reais num cinema ou não, mas como o mundo não é perfeito, e sabendo do viés do influenciador e agregadores de críticas, acabo sabendo o que devo fazer ao contrário quando sai um filme.
Jurandir, tem um ponto que você não entendeu: ninguém diz que uma obra de arte DEVE TER uma função política. A questão é que uma obra SEMPRE TEM uma posição política. Mesmo quando ela tenta (ou emula) não ter uma posição política, isso é uma posição política.
Oh, Jurandir. Tu bem que podia trazer um video de análise de BoJack Horseman e os dois últimos eps dele. ❤
Seus gostos são muito parecidos com os meus, acho que por isso, aceito muito mais suas "críticas/análise" dos filmes. Adoro seu trabalho.
Jurandir!!!! A sua comparação de uma obra de arte com uma criança pequena foi perfeita!!!….Parabéns!!!
Um doa principais problemas que eu vejo hoje, e que afetam todas as áreas da vida comum (inclusive a crítica de cinema) é essa politização de varejo.
Esse dualismo tosco que obriga o cidadão a escolher X ou Y, ambos no pacote completo, com as inseparáveis contradições.
Não é só aqui, é no mundo todo, e só provoca conflito.
Jurandir.. nem precisa esclarecer que vc não é crítico de cinema, vc está mto, mto acima deles. Primeiro, vc é intelectualmente honesto. Além disso, vc não subestima a inteligêcia do seu publico, vc não tem a mente consumida por essas doenças tais como identitarismo, lacração, etc..
Perfeito!
Pior é ver gente para dizer que lactação não existe. Sendo que ele viveram dizendo que foram lacradores durante anos.
@@LucasSilva-m7r7m só corrige a lactação aí brother rs
@@caioaze lacração***** pronto? 🙂
@@LucasSilva-m7r7m o que é lacração?
O método científico é extremamente importante para garantir a imparcialidade e a integridade das pesquisas e mesmo assim possui algumas falhas. Agora imagina só as críticas de cinema, em que as poucas regras que existem são decididas pelos próprios produtores dos filmes! 🤷🏼♂
E eu fico me perguntando... Onde você esteve esse tempo todo, Jurandir? Concordo muito com você e daria 1000 likes se fosse possível...
Muito bom o seu conteúdo! 👏🏻👏🏻👏🏻
11:45 O poeta Bruno Tolentino disse algo parecido - quando perguntado "pra que serve a poesia" ele respondeu : "espero que pra nada".
Sempre acertivo Jurandir! Parabéns!
Hj em dia querem nos empurrar um panfleto político, ao invés de um roteiro de cinema.
Vejo algo similar acontecendo nos games também, os jogos tem gráficos lindos, desempenho, jogabilidades extremamente complexas, alguns são até "livros jogáveis", mas na minha opinião a maioria esquece que um jogo precisa ser antes de tudo divertido, gostoso de jogar
Se tem uma coisa que aprendi há muito tempo, é que se a crítica tá falando bem, a obra é ruim, e vice versa. E isso serve pra qualquer coisa. Filmes, séries, jogos...
Não é que as pessoas se politizaram. Elas apenas entenderam que seu lado político é definido pelas suas opiniões...
Eu amei Solaris(1972). O tempo voou quando eu assisti ao filme.
Gostei dessa moça dizendo: “ acho que *** deveria pagar a gente ou ### deveria pagar a gente “ , mas, será que ela conquistar seu salário como toda população brasileira faz está fora de questão??
Primeira vez que escuto alguém citar Roger Scruton. Gosto dele, acho ele um cara muito inteligente. Já leu o livro a Alma do Mundo dele?
Jurandir, eu sou de uma época analógica, onde se lia crítica de cinema nos jornais e na Veja, mesmo assim sempre fui pelo meu gosto, era uma época que um filme ficava no mínimo 4 meses no Cine Belas Artes, e a propaganda era no boca a boca. Não acompanho nenhum influenciador, gosto muito de boas análises de filmes, o grande problema me parece de hoje em dia, são as "narrativas", cada um tem a sua, mas...quem sou eu para lacrar alguém?
Faz um vídeo explicando a diferença entre estúdio, produtora, distribuidora. Essa parte mais comercial.
Eu sempre aguardo a reação do público e alguns críticos selecionados para eu poder ir ao cinema gastar meu dinheirinho suado 😂😂😂 😂 hoje em dia está complicado 😥 Valeu pelo vídeo Jurandir 😊
Parabéns, Jurandir! Vídeo perfeito!
E obrigado por dizer que acha Tarkovski chato. Também sofri pra terminar Solaris e Stalker.
Existe tbm o critico reverso, que no meu caso é o omelete.
Se eles falam bem, eu nem perco meu tempo, se eles falam mal, aí eu sei que devo assistir ( e eu não tô sendo irônico, o novo top gun foi um exemplo pra mim, só vi pq elea falaram mal)
No meu caso quando eram influencer que estavam dando opinião positiva sobre Anéis de Poder eu tive certeza que seria uma bomba
O único problema em todo vídeo do Jurandir é que eles acabam kkkkk ótimo trabalho.
correção a jurandir.. gosto é objetivo existe bom e mau gosto.. o que não é objetivo é a preferência.. isso é de bom gosto, bem feito etc.. , mas eu prefiro isso .. preferência não é objetiva e é pessoal.