Mestres e doutores no Brasil servem para formar mais mestres e doutores, é um ciclo que no final não fecha uma conta fundamental, a do emprego! Precisamos ver algo para mudar isso, até porque a área acadêmica não tem como absorver essa galera.
Uma opção que ajuda é o mestrado/doutorado profissional, que aproximam mais o mercado e a academia. Mestrado/doutorado acadêmico costumam ser muito teóricos e o mercado não costuma ver esses cursos como fator que agrega muito.
Falou tudo! É um sistema que se retroalimenta: professores não querem perder sua boquinha, nem políticos querem perder votos dos professores. Então o Estado continua fomentando doutores que formam doutores em coisas inúteis. E sobre os financiamentos: a geração passada conseguiu, não pagou, deu calote, e a geração atual não consegue mais para cursar sua faculdade, mas paga via impostos os atrasados dos outros estudantes.
@@justusnobrega4408ilusão..esse cursos são ministrados por quem nunca trabalhou na vida. Profissional significa que esses professores nao tem curriculo para aprovar o academico, ai fazem trabalhinhos que nao valem nada e chamam de profissional.
@@VonSchelzen concordo 100%, aqui na UFPR tem o mestrado profissional, um dos pré requisitos é ter trabalhado na área do mestrado, ué! Mas como vou fazer o mestrado profissional se não consigo me inserir no mercado??? É ilusão pura.
@@ricardonascimento9461 MENTIRA desgraçada, NÃO tem empresa desesperada atrás de engenheiros, oq vem ocorrendo é fechamento de fábricas (ñ só no Br mas na europa tbm). Pare de divulgar oq não sabe, eu sou engenheiro mecânico com pós graduação da área automotiva (desempregado) e sei bem da realidade, hj me dedico a concurso público pois é a saída pra não morrer de fome.
Tem certas vagas que eu acho *RIDÍCULA* a exigência de experiência. No fim, querem gente com experiência, mas não querem dar essa experiência. Foda tbm é quando eles te julgam pela aparência. Tantos currículos enviados por e-mail, entregues pessoalmente (que devem ter ido parar até no lixo), entrevistas feitas e mesmo assim nada. Ainda tem o mesmo papo no final das entrevistas de: "Aguarde que vamos entrar em contato", nem pra entrar em contato só pra dizer que vc não foi aceito pelo menos. Tá cada vez mais difícil ser honesto hoje em dia, mas a gente tenta seguir em frente.
Quem escolhe seguir esse caminho de mestrado e doutorado sabe muito bem que não existe mercado de trabalho para esse tipo de formação e a academia não tem como absorver nem um terço dos formados hoje que a quantidade é imensa. Faltou visão dessa gente tbm, título não não paga conta e não põe comida na mesa. Galera se prende a títulos que fora da academia não vale NADA. Galera viveu numa bolha sem visão de mundo e da realidade que lhe cerca e do mercado a sua volta. Toda bolha é maléfica e tem que ser rompida pela pessoa caso contrário corre risco de tomar decisões erradas onde o custo dessas será bem alto.
Muito bom trabalho da ótima daysa belini. Ela explicou e detalhou tudo de maneira perfeita! Ela também deu informações importantes na reportagem. A daysa belini é muito completa e perfeita!! Parabéns! Pra ela!!!👏👏👏
Se você não tiver um pai ou um parente, bastante influente, para lhe conseguir um bom trabalho, não adiantou nada ter cursado faculdade. No Brasil Bostonil, sempre funcionou a velha indicação, principalmente para os melhores cargos. Melhor investimento é juntar dinheiro, e sair do Brasil. 😉
@@Guilherme-qo9yeRealmente pode gerar mais dinheiro, mas que é frustrante, com certeza é, porque você passa muitos anos estudando e aquilo não vale nada.
Mestrado e doutorado no Brasil não gera empregos em empresas: só servem para quem quer ser professor universitário de federal. Mas essa realidade o povo não quer ver
@@DragonBallSchool nunca vi empresa contratar uma pessoa pq ela tem mestrado ou doutorado. Pelo contrário: já vi não contratarem justamente por isso. Empresas querem trabalhadores que estudem. Elas não querem estudantes que trabalham.
Para o mercado de trabalho brasileiro, só especialização é que faz a diferença. Aqui no Brasil, mestrado e doutorado é apenas para ser professor universitário, infelizmente. Isso porque as empresas veem esses profissionais como "mão de obra muito cara".
Não sei se é bem isso. O problema é que os cursos de pós-graduação strictu senso costumam ser em período integral. Por conta disso, e da dificuldade desses cursos, as pessoas demoram mais para entrar no mercado de trabalho. O perfil do recém doutor costuma ser: saiu da graduação direito para o mestrado e, depois, para o doutorado. Costumam ter pouco ou nenhuma experiência no mercado de trabalho. Além disso, o conhecimento adquirido na academia, por vezes, é muito teórico e não interessa muito ao mercado. Ainda mais o do Brasil, que investe pouco em P&D, fazendo muito mais importação de tecnologia do que criação propriamente dita.
@tradenetline faz o seguinte se consulta com o mendigo mais próximo da tua casa, já que o diploma de nível superior não é nada. Infelizmente a internet deu voz aos idiotas, nenhum tempo gasto com conhecimento será jogado fora. Todo conhecimento é válido. Se vc não é reconhecido em seu país vá pra fora. A sociedade escrota brasileira não merece seus mestres e doutores e essa classe política e nojenta que é parasita deve junto com esse povo que colocou eles lá pagar todo o preço por seu desprezo a ciência e ao conhecimento é por isso que esse país ano após ano amarga as últimas colocações em rankings educacionais e de pesquisa... Enfim lamentável.
As únicas instituições que valorizam o mestrado e doutorado são as forças armadas e as universidades. Se vc quer fazer mestrado/doutorado sem o objetivo de entrar em algumas dessas duas, está só perdendo o seu tempo.
mestrado e doutorado só serve pra plano de carreira de professor universitário, fora isso é implorar pra ficar desempregado. Só façam mestrado ou doutorado por "hobby" com emprego estável ou concursado
@@MLu-zu7nd O ideal para concursos, é "ser humilde", entrar em cargos mais simples, depois tenta passar em cargos melhores, e dependendo do lugar e formação pode acontecer de ficar em cargo comissionado ganhando mais, mesmo sendo concursado!
@@clayton1440 falou tudo meu jovem,, eu sou exemplo disso, comecei por baixo e hoje tô no topo.. graças a Deus, fui abandonado pela família por estar sem trabalho , mas hoje prosperei com ajuda do pai celestial..
Mestrado e Doutorado é para FINS acadêmicos e científicos , já na graduação o estudante DEVE procurar um estágio. A maioria das empresas vão contratar pela experiência , imagina uma pessoa com 30 anos chegando para um vaga sem nunca ter tido experiência no mercado ?
Você não tem ideia do que está falando. Quem faz mestrado e doutorado trabalham como pesquisadores, não apenas estudam. O problema é que o Brasil tem uma economia agrária e atrasada e que importa quase tudo de fora. Então não há vagas para quem trabalha com pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.
Todo mundo caga pros cursos técnicos. Agora que o mercado está inchado de gente com ensino superior o que sobram são os empregos de ensino médio ou os terríveis subemprego. Tem gente demais no mundo e a tecnologia está acabando com os postos de trabalhos.
Curso técnico de nada serve. Ganha-se um salário miserável, menos de um terço do salário do profissional de nível superior, não tem status, quem faz é motivo de piada, só faltam enfiar uma vara no cú da pessoa, e não dá certas prerrogativas, como o direito à prisão especial, em caso de processo criminal . A solução é viver de Bolsa Família e o governo ampliar este direito a mais pessoas.
O professor falou num quesito impoetante: a competência comportamental. Conheço jovens que não sabem lidar com crises, emocionalmente sao bem frágeis, indiferentes, descompromissados e não sao abertos à comunicação. Conheço jovens que não são sociáveis e eu sempre digo a amigos próximos: esses, infelizmente, nunca vão conseguir um emprego.
Eu tenho duas graduação e falo inglês fluente e fiquei parado por dois anos. Agora trabalho com mercado financeiro e que se dane-se CLT ou concurso público. Não dependa de patrão ou emprego para pagar suas contas. Invista no mercado financeiro ou sai dessa desgraça de país.
Na mosca! Os adolescentes e jovens se iludem imaginando que o importante é ter títulos e mais títulos. Na realidade, o plano deveria ser a formação em áreas com grande absorção de mão de obra. Temos mais de 1 milhão de graduados em direito, ou 1 advogado para cada 200 pessoas. Não há demanda por eles, que se sujeitam aos subempregos para sobreviver.
Sou bacharel em ciência e tecnologia, engenheiro mecânico e pós em engenharia automotiva... até pra consegui um estágio eu tive q ir atrás de um ex professor q abriu uma empresa e implorar pra estagiar lá de graça... foi assim q consegui me formar. Hj os mesmos professores da pós graduação me chamam pra fazer o mestrado, daí eu fico pensando "mas pra que??? Não consegui nada até agora, só gastei dinheiro". Hj virei concurseiro e a única saída pra um engenheiro ñ morrer de fome é agarrar algum cargo público.
Com 2 graduações e 1 pós (tudo na área da engenharia) eu percebi isso a poucos anos, até agora passei pra professor estadual e continuo tentando pra outras áreas. O plano B após juntar uma grana é me mandar daqui, país sem futuro...
EUA não aceita profissional sem experiência no mercado de trabalho...mesmo tendo mestrado e doutorado o fator experiência é em qualquer lugar do mundo.
Por + que se especializei, vai continuar sendo empregado e dependendo de salário. Nós dias de hoje, mais vale 1 empreendedor com menos estudo, mas, com criatividade e inteligência e ter seu próprio negócio, do que quem faz mestrado e doutorado. Meu pai tinha o ensino médio completo. Trabalhou muito, estudamos em boas escolas e sempre tivemos 1 bom padrão de vida.
@@gokussjblue7770 vai achando que o mercado da engenharia não está saturado também lá fora kkkkkk. No Brasil o mercado de trabalho dos bacharéis só saturou em 2010,Na Europa já está assim desde os anos 80 🤷🏻♂️
Não seria mais fácil se formar em áreas com maior absorção de mão de obra especializada? Adolescentes e jovens são iludidos a imaginarem que o importante é ter títulos e mais títulos... Para se sujeitarem aos subempregos? Temos quase 1 milhão de formados em direito, quase 1 advogado para cada 200 pessoas. Não há demanda por eles. Quem aproveitou a época dos financiamentos se deu bem, ou se deu mal por ter escolhido cursos com poucas perspectivas, e colocou a próxima geração para bancar via impostos sua inadimplência. Mas os políticos não forçam mudanças para não perderem votos dos professores: doutores precisam formar mais doutores para não perderem suas "boquinhas". Mas há realmente demanda por eles num país desindustrializado?
@@joaoalvesdasilva6209 No primeiro comentário, você disse "solução". Seria uma medida temporária ou definitiva? Não consegui entender. Concordo que é urgente a necessidade de garantir renda e subsistência aos recém-formados, mas isso não resolve o problema. Para tanto, seria necessário mexer nas estruturas do ensino público brasileiro, por meio de reformas, suspensão ou extinção de cursos "saturados", coisas que dependem de "terceiros" cujas intenções são duvidosas. Foi esse o intuito do meu comentário: deixar de acreditar que "os outros" resolverão nossas vidas.
Mestres e doutores no Brasil servem para formar mais mestres e doutores, é um ciclo que no final não fecha uma conta fundamental, a do emprego! Precisamos ver algo para mudar isso, até porque a área acadêmica não tem como absorver essa galera.
Uma opção que ajuda é o mestrado/doutorado profissional, que aproximam mais o mercado e a academia. Mestrado/doutorado acadêmico costumam ser muito teóricos e o mercado não costuma ver esses cursos como fator que agrega muito.
Falou tudo! É um sistema que se retroalimenta: professores não querem perder sua boquinha, nem políticos querem perder votos dos professores. Então o Estado continua fomentando doutores que formam doutores em coisas inúteis. E sobre os financiamentos: a geração passada conseguiu, não pagou, deu calote, e a geração atual não consegue mais para cursar sua faculdade, mas paga via impostos os atrasados dos outros estudantes.
@@justusnobrega4408ilusão..esse cursos são ministrados por quem nunca trabalhou na vida. Profissional significa que esses professores nao tem curriculo para aprovar o academico, ai fazem trabalhinhos que nao valem nada e chamam de profissional.
@@VonSchelzen concordo 100%, aqui na UFPR tem o mestrado profissional, um dos pré requisitos é ter trabalhado na área do mestrado, ué! Mas como vou fazer o mestrado profissional se não consigo me inserir no mercado??? É ilusão pura.
Que vergonha esse país, um lugar onde um cara formado em engenharia aeronáutica ter que vender bolo.
Conheço dois Doutores ( microbiologia/ eng elétrica) que um é vendedor em uma loja de móveis e outro é Uber de dia e garçom aos finais de semana.😅
A Embraer ta desesperada atras de profissionais da area, fora outras empresas menos conhecidas tambem.
A ampliação do Bolsa-Família é a solução.
@@joaoalvesdasilva6209 teu cu
@@ricardonascimento9461 MENTIRA desgraçada, NÃO tem empresa desesperada atrás de engenheiros, oq vem ocorrendo é fechamento de fábricas (ñ só no Br mas na europa tbm). Pare de divulgar oq não sabe, eu sou engenheiro mecânico com pós graduação da área automotiva (desempregado) e sei bem da realidade, hj me dedico a concurso público pois é a saída pra não morrer de fome.
Mestres e doutores sempre tiveram dificuldade para ingressar no mercado de trabalho.
E desde 2009 já apontava que iria piorar muito.
Maia pessoas tem que ser atendidas pelo Bolsa Família. Esta é a saída.
@@joaoalvesdasilva6209 😏😏😏
Tem certas vagas que eu acho *RIDÍCULA* a exigência de experiência. No fim, querem gente com experiência, mas não querem dar essa experiência. Foda tbm é quando eles te julgam pela aparência. Tantos currículos enviados por e-mail, entregues pessoalmente (que devem ter ido parar até no lixo), entrevistas feitas e mesmo assim nada. Ainda tem o mesmo papo no final das entrevistas de: "Aguarde que vamos entrar em contato", nem pra entrar em contato só pra dizer que vc não foi aceito pelo menos. Tá cada vez mais difícil ser honesto hoje em dia, mas a gente tenta seguir em frente.
vale a pena ser honesto, esse é o caminho certo.
@@gilbertoferreiraguedesmend8092 Sim.
Quem escolhe seguir esse caminho de mestrado e doutorado sabe muito bem que não existe mercado de trabalho para esse tipo de formação e a academia não tem como absorver nem um terço dos formados hoje que a quantidade é imensa.
Faltou visão dessa gente tbm, título não não paga conta e não põe comida na mesa.
Galera se prende a títulos que fora da academia não vale NADA.
Galera viveu numa bolha sem visão de mundo e da realidade que lhe cerca e do mercado a sua volta.
Toda bolha é maléfica e tem que ser rompida pela pessoa caso contrário corre risco de tomar decisões erradas onde o custo dessas será bem alto.
Verdade, nunca retornam...
Até para lavar cachorro eles pedem experiência fiz curso de banho e tosa até para isso pedem experiência
A grande verdade é você ter conexões com as pessoas pra ter uma oportunidade
Puta merda. O cara tem doutorado e não consegue emprego. Quando você acha que já viu de tudo.
Prestem atenção no que o professor falou no final do vídeo. Essa é uma das causas.
Muito bom trabalho da ótima daysa belini. Ela explicou e detalhou tudo de maneira perfeita! Ela também deu informações importantes na reportagem. A daysa belini é muito completa e perfeita!! Parabéns! Pra ela!!!👏👏👏
Um dos motivos do porquê tenho medo do Brasil. Aqui, nem engenheiro da Nasa consegue emprego mais. Só se fosse filho de empresário ou político.
Só os filhos de políticos e de artistas famosos, de ricos, é que conseguem algo.
Se você não tiver um pai ou um parente, bastante influente, para lhe conseguir um bom trabalho, não adiantou nada ter cursado faculdade. No Brasil Bostonil, sempre funcionou a velha indicação, principalmente para os melhores cargos. Melhor investimento é juntar dinheiro, e sair do Brasil. 😉
Agora trabalha com doces ... Depois de 11 anos de estudos entre graduações e pós ... Aff frustante em amigo ...
Com muita dedicação e boas táticas de mercado, vender doces pode gerar bem mais do que um graduado CLT empregado.
@@Guilherme-qo9yeRealmente pode gerar mais dinheiro, mas que é frustrante, com certeza é, porque você passa muitos anos estudando e aquilo não vale nada.
Mestrado e doutorado no Brasil não gera empregos em empresas: só servem para quem quer ser professor universitário de federal. Mas essa realidade o povo não quer ver
Verdade!
até gera, mas as oportunidades são muito escassas, é mais fácil arrumar emprego nas faculdades mesmo
@@DragonBallSchool nunca vi empresa contratar uma pessoa pq ela tem mestrado ou doutorado. Pelo contrário: já vi não contratarem justamente por isso. Empresas querem trabalhadores que estudem. Elas não querem estudantes que trabalham.
@@srkpeneloux1025 eu já vi
@@DragonBallSchool que bom. Fico feliz por haver 0,000001% de exceção❤️
Para o mercado de trabalho brasileiro, só especialização é que faz a diferença. Aqui no Brasil, mestrado e doutorado é apenas para ser professor universitário, infelizmente. Isso porque as empresas veem esses profissionais como "mão de obra muito cara".
Não sei se é bem isso. O problema é que os cursos de pós-graduação strictu senso costumam ser em período integral. Por conta disso, e da dificuldade desses cursos, as pessoas demoram mais para entrar no mercado de trabalho. O perfil do recém doutor costuma ser: saiu da graduação direito para o mestrado e, depois, para o doutorado. Costumam ter pouco ou nenhuma experiência no mercado de trabalho. Além disso, o conhecimento adquirido na academia, por vezes, é muito teórico e não interessa muito ao mercado. Ainda mais o do Brasil, que investe pouco em P&D, fazendo muito mais importação de tecnologia do que criação propriamente dita.
@tradenetline faz o seguinte se consulta com o mendigo mais próximo da tua casa, já que o diploma de nível superior não é nada. Infelizmente a internet deu voz aos idiotas, nenhum tempo gasto com conhecimento será jogado fora. Todo conhecimento é válido. Se vc não é reconhecido em seu país vá pra fora. A sociedade escrota brasileira não merece seus mestres e doutores e essa classe política e nojenta que é parasita deve junto com esse povo que colocou eles lá pagar todo o preço por seu desprezo a ciência e ao conhecimento é por isso que esse país ano após ano amarga as últimas colocações em rankings educacionais e de pesquisa... Enfim lamentável.
As únicas instituições que valorizam o mestrado e doutorado são as forças armadas e as universidades. Se vc quer fazer mestrado/doutorado sem o objetivo de entrar em algumas dessas duas, está só perdendo o seu tempo.
mestrado e doutorado só serve pra plano de carreira de professor universitário, fora isso é implorar pra ficar desempregado. Só façam mestrado ou doutorado por "hobby" com emprego estável ou concursado
Confesso que não sei o que falar.
Acredito que o melhor para eles é concurso público, pelo menos já estão acostumados a estudar.
Um concurso que eu vi, 10 mil candidatos pra preencher 2 vagas. Tá difícil. O melhor pra ele é ir embora do país.
@@MLu-zu7nd O ideal para concursos, é "ser humilde", entrar em cargos mais simples, depois tenta passar em cargos melhores, e dependendo do lugar e formação pode acontecer de ficar em cargo comissionado ganhando mais, mesmo sendo concursado!
@@clayton1440 falou tudo meu jovem,, eu sou exemplo disso, comecei por baixo e hoje tô no topo.. graças a Deus, fui abandonado pela família por estar sem trabalho , mas hoje prosperei com ajuda do pai celestial..
@@clayton1440 Problema, que até em concurso concurso, tem muita fraude e or QI também. Pobre sofre nesse país.
@tradenetlineno meu caso, o concurso mudou minha vida,, tenho duas casas própria e um excelente salário
Mestrado e Doutorado é para FINS acadêmicos e científicos , já na graduação o estudante DEVE procurar um estágio.
A maioria das empresas vão contratar pela experiência , imagina uma pessoa com 30 anos chegando para um vaga sem nunca ter tido experiência no mercado ?
Você não tem ideia do que está falando.
Quem faz mestrado e doutorado trabalham como pesquisadores, não apenas estudam.
O problema é que o Brasil tem uma economia agrária e atrasada e que importa quase tudo de fora. Então não há vagas para quem trabalha com pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico.
Todo mundo caga pros cursos técnicos. Agora que o mercado está inchado de gente com ensino superior o que sobram são os empregos de ensino médio ou os terríveis subemprego. Tem gente demais no mundo e a tecnologia está acabando com os postos de trabalhos.
Curso técnico de nada serve. Ganha-se um salário miserável, menos de um terço do salário do profissional de nível superior, não tem status, quem faz é motivo de piada, só faltam enfiar uma vara no cú da pessoa, e não dá certas prerrogativas, como o direito à prisão especial, em caso de processo criminal . A solução é viver de Bolsa Família e o governo ampliar este direito a mais pessoas.
Fujam da Engenharia sem futuro
Esse Curso é Ineficaz!
O professor falou num quesito impoetante: a competência comportamental. Conheço jovens que não sabem lidar com crises, emocionalmente sao bem frágeis, indiferentes, descompromissados e não sao abertos à comunicação. Conheço jovens que não são sociáveis e eu sempre digo a amigos próximos: esses, infelizmente, nunca vão conseguir um emprego.
E como chegam sem entrar na área? Alguém ajuda no processo, só gastar, sem retorno, porque i Brasil não valoriza, quer pessoas para alienar
Eu tenho duas graduação e falo inglês fluente e fiquei parado por dois anos. Agora trabalho com mercado financeiro e que se dane-se CLT ou concurso público. Não dependa de patrão ou emprego para pagar suas contas. Invista no mercado financeiro ou sai dessa desgraça de país.
👏👏
Como vc iniciou no mercado financeiro?
Acredito que nao tenham foguetes no pais, o rapaz teria que tentar ir pra fora, aqui nao tera emprego mesmo.
Na mosca! Os adolescentes e jovens se iludem imaginando que o importante é ter títulos e mais títulos. Na realidade, o plano deveria ser a formação em áreas com grande absorção de mão de obra. Temos mais de 1 milhão de graduados em direito, ou 1 advogado para cada 200 pessoas. Não há demanda por eles, que se sujeitam aos subempregos para sobreviver.
Eu fui professor universitário, conheço muito bem a enganação desse mundo.
Sou advogado estou fazendo 02 pos graduações nao penso em fazer mestrado e doutorado o Brasil nao valoriza , o negocio é fazer concurso ou empreender.
Sou bacharel em ciência e tecnologia, engenheiro mecânico e pós em engenharia automotiva... até pra consegui um estágio eu tive q ir atrás de um ex professor q abriu uma empresa e implorar pra estagiar lá de graça... foi assim q consegui me formar. Hj os mesmos professores da pós graduação me chamam pra fazer o mestrado, daí eu fico pensando "mas pra que??? Não consegui nada até agora, só gastei dinheiro". Hj virei concurseiro e a única saída pra um engenheiro ñ morrer de fome é agarrar algum cargo público.
Tem que direcionar o estudo para concursos públicos. Único estudo que vale a pena no Brasil.
Com 2 graduações e 1 pós (tudo na área da engenharia) eu percebi isso a poucos anos, até agora passei pra professor estadual e continuo tentando pra outras áreas. O plano B após juntar uma grana é me mandar daqui, país sem futuro...
0:40 Ou ele foi um aluno ruim? Pelo jeito de falar já diz bastante..
Faz inglês e vaza daqui. Nos Estados Unidos terão mais chances.
EUA não aceita profissional sem experiência no mercado de trabalho...mesmo tendo mestrado e doutorado o fator experiência é em qualquer lugar do mundo.
@@sejamed1443E entra no mercado de trabalho, como então?
@@brendanovaes5104 oras,empregos base como faxineiro,limpador de vidro de prédio,servente de pedreiro,serviços que nenhum americano quer fazer
Por + que se especializei, vai continuar sendo empregado e dependendo de salário. Nós dias de hoje, mais vale 1 empreendedor com menos estudo, mas, com criatividade e inteligência e ter seu próprio negócio, do que quem faz mestrado e doutorado. Meu pai tinha o ensino médio completo. Trabalhou muito, estudamos em boas escolas e sempre tivemos 1 bom padrão de vida.
Maycol deveria tá na NASA
a realidade é essa,a solução é sair do Brasil o quanto antes não adianta ficar dando murro em Ponta de Faca 😐
Esquece negocio de doutorado e mestrado...
Faz intercambio e vaza
Exatamente. É aprender bem o inglês e fazer uma especialização. Nada além disso. E ir embora desse país sem futuro.
Só saindo do Brasil msm
@@gokussjblue7770👏👏
@@gokussjblue7770 vai achando que o mercado da engenharia não está saturado também lá fora kkkkkk. No Brasil o mercado de trabalho dos bacharéis só saturou em 2010,Na Europa já está assim desde os anos 80 🤷🏻♂️
@@sejamed1443 Engenheiro sao concorridos em muitos paises.
A solução é a ampliação do Bolsa Família. Estas pessoas tem que ser atendidas e o Estado tem obrigação com elas.
Não seria mais fácil se formar em áreas com maior absorção de mão de obra especializada? Adolescentes e jovens são iludidos a imaginarem que o importante é ter títulos e mais títulos... Para se sujeitarem aos subempregos? Temos quase 1 milhão de formados em direito, quase 1 advogado para cada 200 pessoas. Não há demanda por eles. Quem aproveitou a época dos financiamentos se deu bem, ou se deu mal por ter escolhido cursos com poucas perspectivas, e colocou a próxima geração para bancar via impostos sua inadimplência. Mas os políticos não forçam mudanças para não perderem votos dos professores: doutores precisam formar mais doutores para não perderem suas "boquinhas". Mas há realmente demanda por eles num país desindustrializado?
@@andreisantin3174 Discordo. A saída é a ampliação do Bolsa-Família.
@@joaoalvesdasilva6209 No primeiro comentário, você disse "solução". Seria uma medida temporária ou definitiva? Não consegui entender. Concordo que é urgente a necessidade de garantir renda e subsistência aos recém-formados, mas isso não resolve o problema. Para tanto, seria necessário mexer nas estruturas do ensino público brasileiro, por meio de reformas, suspensão ou extinção de cursos "saturados", coisas que dependem de "terceiros" cujas intenções são duvidosas. Foi esse o intuito do meu comentário: deixar de acreditar que "os outros" resolverão nossas vidas.
@@andreisantin3174 Definitiva. Eu acho que o Bolsa Família deve ser ampliado considerando-se isso.
@@joaoalvesdasilva6209 Pode ser. Mas não vão ter qualidade de vida recebendo mensalmente somente 600 reais. Não dá nem para alimentação.
Façam medicina apenas!, o resto é resto!
Medicina também vai ficar saturado
Vai, mas por enquanto é o único curso que você tem retorno. O resto é perda de tempo. @@gabrieldasilvanogueira9308
@@gabrieldasilvanogueira9308 esta ficando já