Não é por ai não... Os políticos não são os mais ricos do Brasil. Eles não mudam por uma ameaça de "fuga de capital externo". Não pode tributar grandes fortunas, não pode tributar herança, não pode tributar rico porque se o fizer, eles "vão embora". Como diria o Fernando Collor "Um sonho de uma noite de verão"
O Estado de bem Estar Social Socialista alemao na decada de 30 conseguiu diminuir desigualdades sem taxar ninguem, nao havia impostos, e sim retiraram os juros abusivos na mao da burguesia
Acho que poucas pessoas, efetivamente, "torcem por políticos". É mais comum torcer contra políticos. Por exemplo, o Lula foi o primeiro líder brasileiro de origem humilde e tem um histórico de ativismo pela democracia e contra a pobreza; mas muitos dos que votaram nele foram motivados pelo antibolsonarismo. O Bolsonaro, por sua vez, teve quase 100% dos votos dele vindos do antipetismo (afinal, por que alguém iria admirar um sujeito que, além de comprovadamente corrupto, só se destaca dos outros por ser preconceituoso, grosseiro e desagradável? ). Somado a isso, há uns 30% do eleitorado que não gosta de nenhum dos dois e nunca torce por nenhum político. Conclusão: deve haver uns 10-20% da população que realmente "têm um político de estimação" 🤔
@@phoque121pois é esse é o problema, daí pra fazer uma mudança significativa nesse país se faz necessário que mais pessoas deixem de lado esse fanatismo político pra pensar no melhor do país. Esse é um dos pontos negativos da democracia, se só uma ou duas pessoas tiverem um plano para melhorar as coisas (e se não tiverem poder financeiro e de influências para por em prática) não vai adiantar de nada
E no artigo terceiro da constituição federal o Brasil tem como objetivo fundamental erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir a desigualdade social. Fico imaginando se não existisse esse objetivo.
Chavão das politicas coletivistas, resquícios do socialismo raiz. Hoje com outras denominações, que dependem do sistema de livre mercado para promoverem suas utópicas mudanças. E sabemos como essas "boas intenções" terminam, por exemplo: Argentina, Venezuela, dentre outros.
A minha avó ela é de 1928 , ela sempre disse que o Brasil sempre foi assim . É desigualdade social não tem nada haver com a pandemias . São as políticas públicas no Brasil .
BBC deveria mostrar quem são as famílias desse 1%, Família Moreira Salles(Itaú), donos de grandes terras e que receberam subsídios do governo por anos, esses que mandam no Brasil.
@@Uberfood-es8tz Porque não mostrar? Aumentar angustia? A pessoa já é pobre, tem maior angustia do que isso, e saber quem é um dos causadores disso não é bom? tem que mostrar para ver aonde "frequentar".
Isso de cobrar impostos do mais ricos nunca irá acontecer aqui no Brasil, porque afinal quem manda na política aqui são os ricos. O governo brasileiro é um aparato para manter os mais ricos sempre ricos e os pobres que somos a maioria sempre na penúria pagando impostos absurdos!
@@Snow-ue9lm Como tu sabe, uma reforma tributária, alicerçada de estudos e estratégica, se faz imprescindívei, e na minha visão, cobrar impostos dos mais ricos, é um dos caminhos. Óbvio, não é salvação, e para além do "o quê?", o "como?" deve ser bem pensado.
O Ciro Gomes tem um projeto escrito em livro para começarmos a mudança desta triste realidade. Pesquise sobre o PND. Ele é o único candidato que fala sobre taxar grandes fortunas.
Comecei trabalhar em uma região no aqui de Campinas/SP e fiquei “assustado” por ver a quantidade de apartamentos e condomínios de luxo que estão sendo construídos aqui, antes eu não tinha a noção real dessa desigualdade.
Como assim?o parlamento não é submisso a nada, é simplesmente uma quadrilha que está sempre votando em benefício próprio,basta ver o fundo eleitoral,onde não existe capital não existe oportunidade...
0:42 tão óbvio! Arrisco dizer que pandemia foi o maior fenômeno de transferência de renda para os ricos nos últimos 50 anos. Não sei se historicamente tivemos um evento que concentrasse tanto dinheiro assim na mão de tão pouca gente.
As reformas trabalhistas e previdenciárias também tiraram muita renda da sociedade. Só beneficiou as grandes corporações, porque pequenas e médias empresas locais ficaram sem clientes.
lógico meu amigo, os governos imprimiram trilhões de dólares, você esperava que esse dinheiro fosse pra quem? nós pessoas normais ou para quem tem um empresa e pode vender mais enquanto o consumo aumenta devido ao ócio geral causado pelo isolamento? o Governo através de atitudes desmedidas é quem gera tudo isso....
Com certeza! Só lembrar que no começo da pandemia Bolsonaro e Paulo Guedes tiraram 1,2 trilhão do povo brasileiro e doou essa quantia de graça aos banqueiros. (1,200,000,000,000,00.00 R$)
O avô da minha esposa, veio para o Brasil com 11 anos de idade, com os pais,fugindo da segunda guerra mundial, agora estamos também saindo do país, para que nossas futuras gerações tenham uma qualidade de vida melhor.
E tem pessoas que ainda tem coragem de dizer que pobre leva essa vida porque quer por não trabalhar o suficiente o ser humano em geral é muito hipócrita.
@@biancacamargo1615 meu amigo, salário é consequência da sua produtividade. Se vc for um profissional bem qualificado com alta produtividade vc vai receber muito. Agora vc querer trabalhar como caixa de supermercado e receber 3.000 pq sim fica difícil.
Falam isso como se fosse fácil arrumar emprego. Inclusive, muitos recém formados não conseguem entrar no mercado de trabalho. Sem falar em muitos desempregados que não conseguem voltar ao mercado de trabalho, pois as empresas fazem seleção minuciosa. Então pessoas que falam que ´´só não trabalha quem não quer`` deveria apanhar bastante para ser mais humilde.
Depois de ter vivido 10 anos nos EUA e 5 anos no Canadá, voltei para o Brasil, e me arrependi muito. Na minha nostalgia, pensava que o país que tinha deixado 15 anos atrás tinha melhorado. Mas eu não poderia estar mais errado. Tudo que poderia dar errado, deu. Eu e meu marido acabamos presos por um crime que não cometemos. Meu marido até escreveu um livro sobre o que aconteceu, intitulado "O Kiwi Podre, Avenida Esperança e Falsos Escravos", publicado pela editora Viseu. Ele relata as coisas absurdas que estamos vivendo aqui no Brasil, as nossas experiências na prisão, no interior da Bahia, e os excessos e abusos do sistema de "justiça" brasileiro. É um relato de primeira mão sobre o assustador poder de um sistema arbitrário, preconceituoso e inquisidor no Brasil, que pode destruir a vida de qualquer pessoa inocente (e de fato está destruindo). Recomendo a leitura do livro, principalmente como advertência, porque o que aconteceu conosco, poderia facilmente acontecer com qualquer pessoa.
Nossa concordo com tudo que vc disse , penso assim também mas cuidado Jajá aparece aqueles nacionalistas adolescentes frustradinhos com raiva de quem mora fora....
O Brasil precisa urgentemente de uma reconstrução. Essa discussão é para ontem. Necessitamos dar uma guinada de 180º na direção a nível governamental. Nosso País não deve ficar a reboque das grandes potências mundial.
Tenho uma triste notícia pra te dar.NÃO vai rolar.pq os políticos que lá estão muitos fazem parte desses ricos,ou são financiados por eles,para que o sistema continue exatamente como está. Ou pior.
La vem as mentalidades revolucionarias. Tudo que as potencias mundiais desejam. Desordem generalizada, guerra hibrida, guerra etnica. Tudo para facilitar o trabalho de dominação do país. E claro, o jovenzinho sempre cai. Problemas existem, mas é bom ter cautela na hora de solucionar os problemas antes de arrumar piores. Tudo que potencias mais desejam é desinstabilizar a regiao, enfraquece-la e toma-la de vez. Mais do que nunca.
ÉEee, não é. No início do vídeo 0:31 eles apresentaram o economista francês Thomas Piketty, esse nome é muito falado entre políticos e movimentos sócias. Para economistas de verdade, Thomas Piketty não passa de um lunático que quer controlar a economia com políticas econômicas que NÃO terá certo.
O Brasil não é um país, é simplesmente uma multidão de gente que vive num território no meio de uma BAGUNÇA completa. É o estado brasileiro que gera toda a desigualdade que existe aqui, porque ele suga os impostos e destribui muito mal e porcamente. A média do salário do judiciário, por exemplo, é 51 mil por mês e tem ainda auxílio moradia, combustível, palit`o, férias de 60 dias, licença prêmio de 90 dias, etc... 950 bilhões gastos com servidores no país, 850 bilhões com aposentados e pensionistas (14%do PIB), no interior de São Paulo tem servidor municipal que ganha 1300 reais para realizar uma função e na cidade visinha outro que ganha 5 mil para realizar a mesma função e contratados muitas vezes em concursos pra lá de suspeitos, etc...
Impostos mal utilizados sim, mas que são cobrados de forma errada. Tributa demais os pobres via consumo e pega na fonte todos os meses do salário dos trabalhadores. Enquanto isso deixa livre as heranças, lucros e dividendos, altas rendas e patrimônio. Distribuição de renda também se faz pela via Tributária.
Quanto aos servidores, não se pode generalizar. Servidores da ponta que atendem de frente o cidadão não são marajás. Professores, Policiais e Médicos, representando Educação, Segurança e Saúde são mal remunerados. Já as elites de cada poder, principalmente como você apontou, no Judiciário, reproduzem a desigualdade. Independentemente disso, a quantidade de Servidores Públicos no Brasil já está inferior a média da OCDE e é insuficiente para atender a população.
Em relação aos gastos com Previdência, os Militares são de longe o setor com maior rombo per capta, seguidos pelo Judiciário, Legislativo e por último os servidores Poder Executivo. Entretanto esse Governo aprovou uma reforma da Previdência que colocou todos esses 4 fardos pesadíssimos nas costas dos trabalhadores do setor Privado, que possuíam o menor rombo per capta. Graças a essa maldade os trabalhadores do setor privado pagaram a conta, tendo que contribuir mais, por mais tempo e recebendo 30% a menos nos benefícios. Isso também contribuirá e muito para o aumento da Desigualdade.
Sim. O mito da caverna de Platão. Acredito que a esmagadora parte da população daqui encontra-se dentro dessa caverna. Não conseguem abrir os olhos para o problemas. E se você tentar convencê-los estará colocando sua segurança em risco! No final a questão nem deve ser se o país é bom ou ruim. O mais importante é se perguntar: "Eu estou lúcido diante deste caos e inferno todo?"
Desde 2016 está cada vez mais desigual. E com o agravamento da pandemia que possibilitou os ricos ficarem ainda mais ricos e os pobres ficarem ainda mais pobres e um governo que não se importa com seu povo, não sairemos dessa situação tão cedo.
Eu acho que , o governo nao vai salvar ninguém!! Tem canais de economia que falam que o governo que cria desigualdades pelo no Brasil!! Pobre paga mais imposto!! O estado trava a Economia e pouco desenvolvida!! A solução e melhorar a economia!! A esquerda e mais estado pt aumento muito impostos chegou quase 40% antes era 20% !!a gente paga muito impostos e nao tem retorno !! Continua nesse caminho vai so aumentar imposto. Esse ano de eleição depois nao adianta ficar reclamando
@Carla Isidoro acho que temos que nos desvencilhar dessas amarras. Nascemos já em desvantagem, por sermos pobres, e em muitos casos negros, mas não temos que morrer assim. Consegui com muito esforço, reverter este ciclo, mesmo sendo filho de metalúrgico e uma dona de casa. Não posso afirmar que alguém se tornará rico, mas temos como alcançar um patamar mais elevado, a educação está ai para provar isso.
Esta é a triste realidade do Brasil, os mais ricos sugam e consomem em exaustão os recursos naturais e na hora de pagar os devidos impostos vão morar na Europa e EUA. Destes é que tem que cobrar o dobro. E a tendência é somente piorar com a concentração de renda, automatização da mão de obra e capitalismo tardio. Meu país, por favor, acorda.
@@MrManoelborland já ouviu falar do termo lobby, seu desinformado. Não adianta votar direto se o sistema está podre. Eu voto direito, mas tem a bancada da bala, do boi e da bíblia. Eu sozinho não consigo mudar nada.
@@bumble.bee22 Errado eles estão sim. Porque não hora de arrecadar dinheiro se proclamam patriotas, na hora de curtir gasta nosso dinheiro lá fora. Pelo menos tenham a honestidade de assumirem os parasitas que são e de que não são nenhum pouco patriotas.
Vcs sabem q nem todo rico é assim né?? Principalmente aqueles q trabalharam duro pra chegar onde estão agora, q nasceram pobres ou de classe média e estudaram e trabalharam muito pra ter oq tem. Agora os q já nasceram em berço de ouro e não foram educados de como o mundo funciona q ele não gira entorno do umbigo deles, q a vida não é só festa q vc tem q batalhar pra encontrar o seu lugar e sua própria renda, esses aí são uns tolos q estão se lixando pros outros
@@rubensr.desousaoliveira2149 só não podemos esquecer que a alta cúpula do estado é formado pela elite econômica, maior parte dos deputados e senadores são donos de terras e industriários e quem tem dinheiro para fazer lobby tbm são os ricos principalmente do setor financeiro, em partes é uma falácia acusar o Estado por si só e esquecer de seus atores principais...
@@luccasfortuna5753 releia minha fala (maior parte...). Se vc fosse rico através do setor financeiro provavelmente vc não diria isto. Pesquisa: Luiz Barsi. E aprende com esse senhor investidor.
O vídeo foi muito claro, talvez mais desenhos ate ajudasse a ilustrar melhor o cenário do nosso país. Esse conteúdo é que tinha que ser alvo de debate constante, todo o resto que está nos jornais, na boca do povo, dos políticos e redes sociais é perfumaria/cortina de fumaça.
Não tem nada o que debater. O maior causador de desigualdade do planeta é o estado. Quanto menor o estado, menos desigual. Aliás, desigualdade não é o problema. Qual o problema do milionário se tornar bilionário? Nenhum. O problema é o pobre não ter o suficiente para ter uma vida digna. Na verdade, isso nem é um problema em si, apenas uma consequência da atuação do estado.
@@thalesvictor3212 Isso é uma ideia idiota, me desculpe mas é. Sem Estado, nao é nem garantia e proprieade privada. O problema de bilionario se tornar bilionario é gigante, se ele está lucrando tanto é porque alguem está trabalhando muito e recebendo menos do que poderia, e é dai que vem o lucro deles. Bilionarios nao produzem nada e nem agregam valor nenhum a produtos, é a classe trabalhadora que o faz. O video mostrou diversos exemplos de lugares com menor desigualdade e em todos eles o Estado é MUITO presente, taxando grandes fortunas, e conduzindo programas de transporte, saude e alimentação para população.
@Matheus Souza para o rico ser rico, não precisa do pobre ser pobre. Não é uma soma cujo resultado é zero. Nunca no mundo a pobre esteve tão baixa, mesmo num contexto de alta desigualdade econômica. Poder, armas, são garantias de propriedade privada. Quem é doido de roubar traficante, mesmo apesar de estarem indo contra a lei? Bilionários são ricos pq apresentam alguma solução para a sociedade. Daí a sociedade compra sua solução, seja um produto ou serviço, e em troca o bilionário recebe seu dinheiro. Um exemplo: existia um problema nas entregas de mercadorias. Veio então o fundador da Amazon e resolveu este problema. Ele solucionou um problema, gerou riquezas e contratou pessoas para fazer parte de sua resolução de problemas. Se ele não tivesse esta ideia, de resolver tal problema, e assumido um risco, ele nunca teria ficado bilionário, milhões de pessoas ainda teriam um problema que NGM se propôs a resolver, e de quebra milhares de pessoas não estariam trabalhando com este cara.
@@matttt60 BBC, como qualquer outro meio de comunicação grande, é totalmente estatista, então faz sentido ser simpatizante de ideias de que estado bom é estado agigantado. Estado não gera riqueza. Pessoas com ideias de resolver algum problema, e que queiram arriscar seu capital criando uma solução, que geram riquezas. Se vc reparar bem, todos os países mais ricos tem, ou em algum momento se tiveram, grande liberdade, sobretudo, econômica. E para se ter muita liberdade, tem de ter menos estado. Isso pq o estado não resolve problemas, mas cria prpblemas ao tentar resolver elas.
@@matttt60 o estado nos "auxilia" com transporte, saúde, educação, etc, pq antes nos rouba via imposto. É como um ladrão que rouba seu dinheiro e compra um presente para vc. Acha que o ladrão vai se preocupar em comprar um bom presente? Não seria melhor se o governo não nos roubasse via imposto e deixasse o dinheiro em nosso bolso para que nós mesmos pudéssemos decidir como gastar? Sobre a taxação de fortunas, é um tiro no pé. Se taxar demais os ricos, em qualquer circunstância, eles procuraram um lugar/país que cobre menos impostos. Haverá uma fuga de capital, como resultado. E vamos imaginar que o rico fique, acha que ele não iria repassar os impostos para os consumidores finais? Por isso que em países com grande presença do estado, os pobres são os que mais pagam impostos proporcionalmente.
Eu vi que nos comentários tem algumas pessoas que interpretaram mal o que o nosso amigo falou Quando ele diz que a renda média da população adulta brasileira é 43.7k de reais Ele se refere a média anual total, incluindo os muito ricos(que jogam esse valor pra cima)
@@fhannycopia9095 14/18 mil é a renda mediana (de um brasileiro comum). A renda média é calculada somando toda a renda gerada e dividindo pela quantidade de pessoas. Nesse caso, o super ricos puxam esse número para cima.
Conheci uma moça que mora no Japão e trabalhou meio período no Mac do Japão e ganhava traquilo para pagar alugar, comer e lazer. Se você trabalha num Mac aqui no Brasil. Você morre de fome e ainda trabalha o tripo do tempo e ganha nem meio salário mínimo no fim do mês. Até em países vizinhos ao Brasil, tem melhor distribuição de renda. Nós perdemos até para países africanos, famosos por sua fome e miséria, as pessoas tem renda maior que os brasileiros. Aqui nunca saímos da casa grande e senzala. A escravidão só foi dita extinta, após 350, quase chegando no século 20 e simplesmente jogaram as pessoas na rua pra dizer que estavam livres e não terem embargos econômicos que travariam as exportações. Depois trouxeram os imigrantes de outros países, com italianos, alemães, japoneses, entre outros, para serem escravos nas fazendas de café, cana em outras, porque já chegavam devendo e nunca conseguiam pagar a dívida, por mais que trabalhassem e dessem dinheiro. O dono das terras não deixavam eles saírem para as cidades e tinham vendas dentro das fazendas, aonde se cobravam por tudo e tinha forte vigilância armada. Se tentassem fugir morriam e muitos acabaram fugindo morrendo ou encontrando terras em outras localidades para começar vida nova. Enquanto a tal elite achar que tem viver encostada e sugar todo o dinheiro dos governos, nunca sairemos da miséria. A educação já é direcionada para desestimular as pessoas a tentar uma melhor condição de vida. Pobre tem que trabalhar desde que nasce senão chamam de vagabundo. "Estudar só até o ensino médio tá ótimo ! Vai ser balconista, caixa de supermercado ou repositor mesmo. Pra que estudar né ? " Ficam num status quo eterno de miséria e pobreza e ainda incentivam os jovens a gastar toda grana que tem com bebidas alcoólicas e festinhas de fim de semana, já que a vida é sofrida, tem mais é que gastar tudo em churrasco e cerveja ou bebidas destiladas como wisk ou vódika ou vai de corete mesmo.
Eu queria que todas as pessoas tivessem este tipo de informação, por exemplo, quando o jornalista diz que o bolsa família ou renda Brasil são pagos pelos próprios pobres aos pobres, e não que esse auxílio vem dos ricos. Diante disso, agradeço a informação dada pelo estudos econômicos tanto pelos pesquisadores como ao destaque trazido pela BBC BRASIL. Para concluir peço a todos que participem em divulgar o noticiários. Obrigado! 😊👍💕
Não existe um sistema econômico soma-zero. O ganho de uns não implica em perda a outros. O que gera renda é o aumento da produtividade de bens e serviços. A liberdade econômica resulta em produção de riquezas e aumento do padrão de vida das pessoas. Os mais pobres que ele menciona no vídeo vivem muito melhor que os mais afortunados no início do século passado. Isso é economia básica. Em resumo, o que ele traz não é informação, é apelo dramático que desinforma, a fim de criar um conflito entre setores da sociedade.
@@sergiomartins2306 infelizmente a maioria não conseguem perceber que o vídeo está cheio de dados jogados aleatórios e que não se correlaciona, o vídeo só desinformar, uma colega passou no grupo e felizmente pude fazer as observações sobre todos os absurdos apontando nesse vídeo.
@@dopesantos Lamentável que a maioria das pessoas não tenha condições de compreender que esse conteúdo nada mais é que a manipulação de dados para defender uma visão de mundo, que não representa o mundo real. É triste porque a maioria das pessoas não tem tempo/dedicação pra entender o que há por trás de um vídeo como esse. Muito provavelmente o próprio editor não entende o que o Piketty, citado por ele, quer dizer. No final das contas, o resultado é um vídeo com alcance a muitas pessoas que assistem acabam achando que estão se informando e ainda repetem as baboseiras e culpas pessos abstratas chamadas de ricos ou muito ricos, num mundo abstrato que catergoriza um grupo de pessoas imaginário como malvados, sem compaixão e que querem a manutenção da pobreza à outro grupo de pessoas imaginárias. Mas não olham para o mundo real que está aí, e a experiência empirico-fomal somente demonstra que a liberdade é o caminho que mais trouxe prosperidade e bem-estar a um número cada vez maior de pessoas reais.
@@sergiomartins2306 concordo com você no que diz respeito aos ricos abstrato, porém dizer que a liberdade econômica faz um bem estar a número cada vez maior de pessoas é um pouco exagero, já que a liberdade econômica é positiva para aqueles que detém informação e não simplesmente aquele mágico que sabe fazer dinheiro e empreendimento. Sabes me dizer na história quantos empreendimentos falharam independente da posição governamental ? Não tem como presumir ja que não tem dados sobre. Acho que me alonguei demais, sou jovem, sei que a liberdade econômica tem seus benefícios, porém dizer que ela por si só resolve o problema de muita gente é testemunhar uma ignorância absurda.
@@tiocorey3820 a liberdade econômica e bom para todos e inclusive para os mais pobres é só fazer uma reflexão, a muitos exemplos, agora o que deixar as pessoas pobres é o estado que drena recursos do seu povo, disperdisa e distribui para um pequeno grupo de privilegiados.
@@guilhermesantos-bv5nl burro! a desigualdade no Brasil foi feita para os mestiços e negros serem escravos dos brancos, nos bairros ricos só tem brancos. e nas favelas só tem negros e pardos que trabalha de faxineiro nas casas dos ricos.
@@guilhermesantos-bv5nl quem construiu Brasília foi os nordestinos, quem construiu São Paulo foi os nordestinos, hj em dia os descendentes de nordestinos a maioria mora nas favelas de São Paulo e de Brasília e são chamados de preguiçosos
@@guilhermesantos-bv5nl lembrando que eu não quero geral o ódio de negros contra brancos até pq eu sou branco, mas o pobre merece a mesma infraestrutura e educação que os ricos tem
Me entristece lembrar que o único candidato notável à presidência de 2018 que falou sobre aumento gradual de impostos dos mais ricos e colocar isso em seu plano de governo foi o Ciro Gomes e que praticamente nenhum candidato a deputado federal e senador do meu Estado sequer comenta sobre o assunto.
Ciro Gomes é uma cobra, ele irá persuadir-te e quando você menos esperar, a picada vai ser tão forte que o remorso por caires na tentação desse homem como resultado final será mais doloroso.
Reforma agrária não é só importante, é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO. As pessoas não fazem ideia do tanto de hectares que uma só pessoa possui no Brasil. Senhor, a desigualdade é ABSURDA. E tudo começou lá atrás, com as capitanias hereditárias. Durante toda nossa fase política, nem mesmo os partidos de esquerda mais favoráveis conseguiram esse feito. João Goulart foi um dos que chegou mais próximo, e claro, não ficou muito tempo. Os outros que apenas citaram foram amedrontados pelos liberais. Tentar passar essa reforma é quase impossível, ainda mais com governos como o atual. Essa classe média e alta são um câncer pra esse país. Classe burra que ao invés de contribuírem para o crescimento geral do país, o que no futuro beneficiaria a todos, fazem questão de jogar o Brasil contra todo o tipo de evolução. No final, quando parte dessa gente sofre as consequências devido as próprias ações, simplesmente abandonam o barco. Sair do país? Quem dera. Sair do país tá fora de cogitação para as pessoas que mal tão conseguindo sobreviver, e que por acaso são a maioria.
Não entendo porque tem um "grupo" que fica sempre culpando a classe média pelos problemas nacionais, é até engraçado, sempre que tem um problema jogam para o lado errado, o culpado de tudo é o estado que pisa no pobre, não adianta quebrar a perna do pobre e depois oferecer a muleta. Nossa carga tributária é feita para matar pobre, é claro também, não da voto falar em reformas, dar migalhas que dá.
João Goulart é tão injustiçado. Só queria trazer o Brasil para o século XIX. Sim, em 1960 ele queria que o Brasil tivesse feito o que os países industrializados tinham feito no século anterior. Finalmente acabar com a oligarquia semi feudal que era o Brasil e desenvolver o país. E nada tinha de comunismo isso, estava muito mais para uma doutrina social cristã do que uma coletivização forçada ao estilo soviético. Era mais parecida com a reforma agrária que os EUA, Japão e tantos outros países tinham feito décadas antes.
O grande problema do Brasil é que o estado brasileiro causa a desigualdade. Somos um dos países que mais arrecadam impostos que vão para elite do funcionalismo público (deputados, senadores, juízes, promotores, etc).
A "elite do funcionalismo" que ganha 300 mil por mês cada juiz? O que é 300 mil por mês em comparação aos ganhos dos donos das grandes empresas nacionais? Se com esses grandes salários "300 mil por mês" os servidores públicos não possuem autonomia e são vítimas dos grandes empresários e grandes políticos, imagina com menores salários. Os ministros do STF, os presidentes do legislativo e executivo deviam ser comparados aos donos das grandes empresas, na comparação iniciativa privada x iniciativa pública. Mas comparam um peão do setor privado com o master do setor público, palhaçada, isso é tentativa de desqualificar o Estado numa politicagem neoliberal.
Tem q diminuir o salário da elite do funcionalismo público. Mas mais importante q isso é a elite no geral , maioria do privado, começar a pagar imposto de verdade e não os pobres
Concordo que há elites do funcionalismo público mamando muito. Só não esqueça de incluir as forças armadas aí, que são provavelmente a pior relação custo/ benefício do dinheiro público. Só discordo mesmo quando você aponta que essa é a grande chave do problema quando na verdade não é. Veja a tabela de imposto de renda por exemplo. A pessoa ganha um salário que não dá pra viver dignamente em nenhuma grande cidade do nosso país mas já tem que pagar imposto. São funcionários públicos os que ganham nessa faixa (como professores, enfermeiros etc) e já tem o IR descontado na fonte. Enquanto que na outra ponta a alíquota máxima é de 27%, enquanto países desenvolvidos estão mais próximos de 50% em alíquota máxima. Aqui, gente rica do setor privado é contratada como PJ e paga no máximo 15% em salários muito maiores do que os que já deveriam pagar 27%. Uma clara prova de sonegação permitida e aplaudida pelo povo.
Vivo no subúrbio de Salvador há 47 anos e tem sempre a mesma pobreza. Isso só mudará quando os pobres lutarem por uma vida mais digna. A pirâmide precisa ser invertida, nem que seja no bombom.
E adivinha quem realmente com as mãos, faz surgir toda essa grana?!?! Os mais pobres, constroem pontes, computadores, celulares, recolhem o lixo, convence o cliente a comprar produtos... enfim... e no fim oq sobra a eles é a miséria e principalmente o preconceito!
O Estado de bem Estar Social Socialista alemao na decada de 30 conseguiu diminuir desigualdades sem taxar ninguem, nao havia impostos, e sim retiraram os juros abusivos na mao da burguesia
O Brasil tem uma chance de argumentar fortemente a taxação dos super ricos usando a questão ambiental. Compare quanto emitem em carbono um cara que tem jatinho versus um cara que anda de ônibus porque não consegue comprar um carro. É assustadora a diferença! Vá ver quanto foi emitido em carbono pra levar o Neymar pra Arábia no jato do Sheik! Tem que taxar com base na emissão de carbono, destinar esse dinheiro para políticas ambientais e liberar o orçamento pra demais políticas de educação e saneamento. Leve essa mensagem ao seu congressista. O e-mail dele está na página da câmara e do senado.
A desigualdade em si, como dizem os liberais, não é um problema. Mas a desigualdade à brasileira é um escândalo! E o pior é que desde a CF/88, o Estado brasileiro cresceu muito em orçamento e partipação na vida do povo, mas continua jogando dinheiro para os mais ricos. Eu não entendo como a esquerda continua focada em aumentar desmedidamente o Estado sem querer uma profunda reforma tributária. As funções do Estado brasileiro precisam ser repensadas para que ajude os mais pobres e não seja aparelhado pelos ricos.
bem que Dilma tentou fazer um reforma tributária adequada mas foi barrada ainda na câmara dos deputados por Eduardo Cunha. É claro que nada será resolvido de uma hora para outra com um estalar de dedos ainda mais com o nivel de corrupção que tem no Brasil
E realmente a desigualdade não é um problema, pois é impossível acabar com a desigualdade, o problema é uma desigualdade como é no Brasil. O estado não joga dinheiro para ricos, só não pega como pega dos pobres, estrangulando eles com um sistema tributário abusivo. Enquanto não tirar essa elite que há décadas controla os políticos não vamos mudar.
Curiosamente de banqueiros a mega empresários do comércio e da grande midia, e super artistas, que ganham milhões em uma única apresentação, uma grande turma de mega ricos está fazendo força para Lula e toda esquerda voltar.
A desigualdade não é um problema, pois até nos EUA há muita desigualdade. O problema é a disparidade entre a vida do mais pobre e a do mais rico. No EUA, mesmo sendo pobre, é possível viver bem, ter um carro e uma casa. Na Venezuela, onde todo mundo é igualmente miserável, não há desigualdade. Valeu a pena?
a esquerda não tem nada haver com isso quem controla o estados são os partidos de direita que são maioria foram eles que aumentaram o proprio salario na verdade o que liberal quer e estado maximo para ele e mínimo para população o que precisa mudar no estado e esse salario altos dos politicos a maioria que trabalha no estado ganha salario minimo.
Os políticos tem vários privilégios exemplo auxilio paletó 🤦🏿♀️ Enquanto pessoas desfavorecidas precisa sobreviver com um salário mínimo pra ajudar a pagar água, luz e aluguel 🤷🏿♀️
Maravilhoso....muita informação e dados para ajudar a planejar um país melhor. Ter a Europa como exemplo. Triste ver como apesar da nossa riqueza a população é tão abandonada... se tivéssemos algum político honesto, nossa realidade seria outra....
@@alexandreloureiro6516ajuda do Sul?? Kkkk O RS está quebrado, meu amigo. O Nordeste concentra o 3 maior PIB do país. Sério que vc acha que o Nordeste só sobrevive por causa do sudeste? O Nordeste concentra boa parte do que é produzido no sudeste. É uma via de mão dupla. Achar que o Nordeste depende totalmente do Sul chega ser risível. Com todo respeito, todos Estados do Brasil tem desigualdades - que é o assunto que o rapaz comentou acima- inclusive no sudeste. Dizer que o Nordeste precisa evoluir é de uma bobagem sem tamanho. Coloca uma coisa no tua cabeça: Fora o Estado de SP, todos os demais Estados do Brasil estão praticamente na mesma média. Alguns com mais concentração de renda, outros com menos concentração
Porque será que no maior "Sacolão" do mundo ainda tem gente passando fome? Estão pegando a sua fatia meu amigo. Não é a toa. Isso é sistematicamente orquestrado. O Brasil não mudou nada. Os mesmos continuam nos roubando. Europa & Americanos: Unidos pela decadência do mundo, estão sempre em prol o retrocesso da civilização. Os Autointitulados civilizados, são os mesmo que degradam e destroem o mundo
@@leoriobr se o Estado fosse o culpado, Chile não seria um dos países mais desiguais da América, já que lá é o menor estado de todos. É uma falácia, nada é tão simples assim, isso vem de fatores históricos da escravidão, além do Governo Militar que arrochou salários por anos, fazendo o bolo crescer sem dividir.
@@arthurhugo385 cara vc acabou de falar uma grandíssima mentira, Chile o país mais liberal é exatamente o com menos desigualdades e com melhores índices econômicos e Sociais da América do Sul
O problema não é ser rico, o problema é ser pobre. Não é culpa dos ricos que existe pobres. O dinheiro não é uma porção fixa, um bolo para que eu ter muito automaticamente alguém tem que ter menos, uma aula de economia básica ajudaria a entender.
@@estudobiblico o bolo é finito pois os recursos naturais e meios/formas de produção são finitos meu caro, recursos tanto humanos quanto primários são finitos... Então a questão é redistribuição sim, o problema não é o bilionário em si (pessoa) mais que ele mostra uma anomalia sistêmica que precisa ser tratada com seriedade, não atacando a pessoa tirando seu dinheiro mais criando ferramentas de distribuição para que outras pessoa trânsitem socialmente...
@@luccasfortuna5753 Você fala como se capital só pudesse ser gerado a partir de "extrativismo". Os recursos serem finitos hoje não significa que sua oferta não possa aumentar amanhã, que novos recursos não possam ser criados ou que seu uso passe a ser mais eficiente. O rapaz ali está certo, a anomalia a ser combatida é a pobreza, não o bilionário.
@@Robson-do8gg e não seria tão desigual ao se nascer pobre e optar por ter 7 filhos. Não queira culpar os outros pela pobreza. O pobre tem sua parcela de culpa.
Por isso, aconselho todo mundo a aprender inglês e dar no pé daqui. Tem vários países que no futuro irão sofrer com a falta de cidadãos, pois a população está envelhecendo e eles irão precisar de mão de obra qualificada para alguns tipos de trabalho.
Esses países europeus só estão aceitando estrangeiros, pois isso os beneficia. Com poucos jovens e muitos idosos tá ficando casa vez mais desproporcional, e isso não é algo bom. Países bons para se viver enfrentam esse problema, enquanto atraem justamente as pessoas que não vivem essa realidade. O ideal seria que o Brasil fosse bom de se viver a ponto de ser desnecessário migrar. O Brasil é rico e lindo, nossos problemas são outros.
Lembrando que desigualdade não é um problema, o problema é o nível de desigualdade. Nos países de primeiro mundo existe desigualdade, mas o pobre não vive numa miséria desgraçada como o nossa.
Desigualdade não é problema, o problema é o próprio povo que é corrupto, acomodado, só pensa em futebol, cerveja, samba, funk, memes, romântiza favela e bandidos, não abrem mão do jeitinho brasileiro, os políticos são apenas um reflexo do povo.
Existe desigualdade em todo lado. O canal alemão DW, mostrou que na Alemanha, há um abismo intransponível entre a classe média e os mais ricos. Eles não conseguem comprar um imóvel, mesmo com ganhos acima da média. Já os pobres, estão quase na miséria total. A América Latina não está sozinha, só aparece mais nos noticiários.
@@thiagocto esse é o problema meu nobre, eu viajo. E vi com meus olhos, as pessoas dormindo no metro e morrendo de frio na neve, e com fome. Você precisa sair desse seu mundo, e deixar de prepotência. Deixe de ser limitado. Acha mesmo que só o Brasil tem problemas?
Aqui no Brasil se vc falar de taxar rico vai ter mto classe média se doendo e chamando de esquerdalha . Mas a realidade é q a riqueza dos muito ricos é imoral , fruto de anos de exploração . E é uma indecência termos superbilionarios num país q tem pessoas sem comer ( e não são poucas )
A riqueza deles não é imoral. O estado é que não faz o dever de casa, não faz reforma e suga igualmente do pobre e do rico sem considerar a dificuldade de um em relação ao outro. Pagamos todos trilhões de impostos, pobres e empresários são sufocados pela máquina pública, e no fim a mesma classe política procura alguém para culpar.
@King Soccer a maioria não taxa de forma incompetente como o Brasil. Esses países oferecem vários benefícios a empreendedores e a carga tributária para empresas não é um absurdo. E o principal, esses países têm um Estado decente, que usa bem os impostos. No Brasil se copiassem, isso seria apenas mais dinheiro para a classe política
@King Soccer argumento tosco e ingenuidade sua é acreditar que aumento de impostos resolve alguma coisa com o sistema atual que já é conhecido como um dos piores do mundo em retorno. Não ia melhor nada.
@@gustavol2977 não é imoral ? , além da questão ética de termos ricos enquanto tem muitas pessoas com fome e passando dificuldades. Ainda por cima temos os supericos que fizeram grana no passado em cima de mão de obra escrava (seja por trafico , seja por monocultura) e nunca ressarcirão os escravos libertos. E mais ainda , hoje em dia todos esses bilionarios usando a maquina publica a seu favor , não adianta culpar a classe politica de ser corrupta só , de onde vem essa grana ai que os politicos usam ? grandes empresas molhando a mão de politicos para eliminar concorrentes e beneficiar eles mesmos . Olha o caso exposto na CPI onde o transporte de vacinas foi privatizado , ficou pior e foi só pra beneficiar um bilionario amigo de um politico. É imoral porque além de ja ser errado a desigualdade , eles também são imorais em muiots casos usando a maquina publica seu favor
@@gustavol2977 outro funil por exemplo , é a sonegação fiscal , o brasil perde 600 Bi por ano (pesquisa google).comparado a corrupção (76 Bi) é bem maior. Vc diz igualmente , mas superico sonega , grandes empresas sonegam ,ai quem paga a conta é o pobre e a classe média, como já disseram no video . Concordo que tem que ter incetivos e regras na implementação , mas taxar os supericos seria usado pra muita coisa boa sim , como o SUS , as universidades e segurança pública .
Excelente matéria! Enquanto a ganância continuar sendo o motor que guia o nosso projeto de vida, tendo por referência sempre quem tem mais riquezas que nós e nunca os mais carentes, a desigualdade só vai aumentar e sensibilizar cada vez menos cada um de nós.
As soluções propostas são inadequadas, pois atacam os sintomas e não a causa do problema, focam apenas no passado recente e não consideram a trajetória humana desde 300 mil anos atrás, conforme este vídeo: População Humana ao longo do tempo (dublado) - American Museum of Natural History A epidemia humana dura há 6000 anos em detrimento da biodiversidade e da riqueza. Para a população aumentar, a média de filhos precisa ser maior que dois, ou seja, o país precisa ser de jovens que não produzem economicamente. Por isso todo país de jovens é pobre. Primeira solução, reduzir a população para níveis semelhantes aos de 4.000 a.C. ou da Revolução Industrial. Embora essa solução seja trivial e ecológica, ela requer uma mudança cultural significativa, especialmente entre as classes mais pobres, que têm maiores taxas de crescimento populacional. As classes mais ricas já adotam o controle populacional de forma natural e, consequentemente, continuam ricas. Também seria necessário revisar políticas pró-natalistas, como o salário-família, as proteções à gestante no trabalho, o salário-maternidade, entre outras. Além de revisar a cultura “sede fecundos e multiplicai-vos”. Segunda solução, investir em fontes de energia de alta densidade, como a energia nuclear. No entanto, essa solução sozinha viabiliza um crescimento populacional ainda maior que o viabilizado pelo petróleo.
Muito pelo contrário, serve apenas para fazer pessoas como a gente, pobres e classe média, destilar ódio contra as pessoas que prozudem muita riqueza e fazem a humanidade evoluir! O video faria sentido se riqueza fosse um "numero" constante! Quando uma pessoa produz riqueza, ela não tira de outra de pessoa, isso que as pessoas tem que entender!
É chocante como o sistema político brasileiro não trabalha em prol do povo e sim em favor da manutenção dos privilégios de elites economicas. É revoltante perceber que somos tratados como os primeiros escravos, ainda...
Impressionante como todavia que se toca nesse assunto os candidatos tomam sumiço e não fazem nada. Vemos diversos assuntos votados na Câmara e senado absolutamente supérfluos; considerando a real necessidade em atribuir uma melhor distribuição de renda neste país. Deve passar por uma grande reforma política, tributária e econômica para trazer efeitos significativos. O povo é culpado e cúmplice ao mesmo tempo, ao ver a classe política que lucra e pratica absurdos com o dinheiro público. Brasil tem pleno potencial para ser uma nação proporcional ao seu tamanho geográfico, entretanto esbarra na mácula, ou chaga que é vista na classe desfavorecida. Já dizia Paulo Freire: "Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica". Como brasileiro ainda tenho esperança, ou ainda é o que nos resta: esperança por dias melhores
Ciro Gomes toca em todos os pontos abordados e propõe as medidas apresentadas, mas não consegue chegar no segundo turno... A mudança tem que partir também dos Brasileiros.
@@bellathor22 vou votar no Ciro... Intelectual que tem soluções para tudo que for proposto. Infelizmente ele não deve chegar no segundo turno. Mas merecia a governabilidade
O brasileiro é culpado sim, mas o empecilho está no fato de muitos não saberem como resolver, o que fazer. Parece chocante o que eu vou dizer, mas o Brasileiro em geral não sabe o que fazer, não sabe como denunciar, quais são seus direitos... Ele sabe que tem deveres, mas não conhece os que interessam e muito menos entende os direitos que tem para usá-los a seu favor. Isso é triste de dizer, mas infelizmente é a verdade, a pura verdade. E fomos sendo afastados (prefiro utilizar essa expressão) cada vez mais. O que os políticos que são reflexo do povo fazem é deixar a população na ignorância, para que continuemos sem saber o que fazer. Assim a máquina podre se mantém intacta. Por isso a necessidade de se investir em educação. Não se enganem, não adianta investir em segurança, saúde, transporte... Se a educação não é valorizada. É a educação que desenvolve todas as outras áreas. Nunca votem em quem não fala, ou despreza educação.
Infelizmente neste país desonesto, aumentar impostos mesmo que seja somente do 1 % mais rico , só aumentará verba pública para roubalheira. Mais dinheiro para emendas secretas, para fundo eleitoral, para desvios, propinas etc. Nosso problema maior é moral .
Fora que tributar o 1% mais rico a arrecadação não vai ser grande como esperam, se eu não me engano muita das alíquotas aplicadas na taxação de grandes fortunas vai de 1% até no máximo 3%, isso em arrecadação é bem baixos, e ainda se for mais alto tem o perigoso de fuga de capital. Acho que o caminho mesmo é uma reformas para diminuir os gastos desnecessário do estado, provavelmente teria que demitir algumas pessoas (que é pouco popular e provavelmente não aconteceria), também tem ou outro caminho, o aeroporto!! Kkkkkkkkkk
No Brasil, quem paga impostos é o pobre, com desconto direto na fonte. A classe média alta e os ricos, burlam, não pagam e tem suas dúvidas perdoadas.O maior erro do PT no governo, além dos desvios, foi a não implementação de políticas de mudanças nas bases da economia, apenas fez paternalismo com o próprio dinheiro do povo. Perdemos uma grande oportunidade de mudancas profundas no país!
@@mariatereza4076 e pobre não paga sobre consumo, aluguel, água, luz, transporte? Te asseguro que é melhor pagar IPTU do que pagar aluguel mensalmente.
Desigualdade não é algo ruim, ruim é pobreza, se tiver um bilionário e uma pessoa que ganha 8 mil por mês em um país vai ser desigual, mas não vai ter pobreza
Nao tem como haver bilionarios e pessoas que ganham 10 mil por mês porque a renda do bilionario vem exatamente de quão mal ele paga os funcionarios dele. Existem pouquissimos bilionarios no mundo que nao ficaram ricos dessa forma ou com exploração de recursos naturais. Um dos poucos casos foi a autora de Harry Potter porque ela fez um acordo que ela pagava pelos livros e a maior parte do lucro seria dela, ai bombou e ficou bilionaria, mas mesmo assim ela tá longe de gente das grandes empresas como Musk, Jeff Bezos, Gates etc
@@matttt60 pode perguntar pra qualquer empresário médio/grande, a folha de pagamento não é um gasto significativo. Economizar com funcionário não deixa/mantém alguém bilionário. Folha de pagamento só tem peso em microempresa...
Vou falar uma coisa onde eu moro não é melhor lugar mas eu moro no Paraguai e desde que vim morar aqui sendo pobre tive muito mais oportunidade de crescimento que no meu país!
a situação do brasil está tão precária que até a BBC, um canal que segue uma economia liberal, tá fazendo um vídeo que vai ser classificado pelas pessoas aqui como comunista
E infelizmente tem quem esteja entre os 50% mais pobres e defenda os interesses do 1% mais rico, repetindo o que dizem certos grupos, que taxação de lucros e dividendos, heranças e grandes fortunas vai gerar "fulga de capital", quando na maior parte do mundo já se faz. É uma triste loucura a que vivemos no Brasil.
Quer acabar com a desigualdade? Simples! É só parar de cobrar imposto de pobre, são eles que mais sofrem com imposto, que vai pra pagar lagosta de político milionário
@@everton180879 sim, arrancando dinheiro de pobre! Vc acha que vale apena? Quer uma solução para inflação? Era só o governo parar de imprimir dinheiro pra gastar com interesse de políticos "exemplo: bilhões do fundo partidario", se a ideia é ajudar os pobres, é só deixar o dinheiro na mão deles mesmos, pra que tem que passar na mão de político primeiro? Será que vc sabe? Só juntar os pontos.
@@robsonfernandes1994 Comentário inteligente. Só o bitcoin é capaz de acabar com os funças publicos parasitas de alto escalão. O bitcoin é a unica coisa q tem força suficiente pra quebrar essa exploração via impostos e via inflação.
Você acabou de lançar um mantra liberal (imagino que sem querer). O problema não é a desigualdade em si, e sim a pobreza. Se você tem uma casa segura e confortável, acesso a saúde e educação de qualidade e uma remuneração justa, pouco lhe importa se seu vizinho tem um helicóptero de ouro ou uma ilha no Caribe.
Então confesso que não sabia que estava lançando um mantra liberal mas me considero uma pessoa muito liberal pois só favor do aborto da legalização da maconha como um novo mercado de trabalho como nos países desenvolvidos, também só a favor de uma Democracia mais justa;algo que não temos Brasil, somos o tempo todo controlado pelo Estado algo que não acho muito democrático. A questão sobre desigualdade, é o que você colocou no seu comentário para que sejamos menos desigualdade precisamos de um bem estar social que benefiem toda à sociedade. Eu mesmo só consegui terminar o ensino médio aos quarenta e dois anos pois sempre tive que trabalhar pois venho de uma família numerosa, e pobre. Então continuando falando do Estado tiver um acidente de trabalho fui parar em um hospital pública tive que fazer uma cirurgia fui muito bem novinho tudo correu bem;foi um atendimento de 🏥 particular mais isso não acontece para todos que precisam, eu acho que precisamos ver onde o Estado falha para corrigir os erros;
O Brasil tem uma chance de argumentar fortemente a taxação dos super ricos usando a questão ambiental. Compare quanto emitem em carbono um cara que tem jatinho versus um cara que anda de ônibus porque não consegue comprar um carro. É assustadora a diferença! Vá ver quanto foi emitido em carbono pra levar o Neymar pra Arábia no jato do Sheik! Tem que taxar com base na emissão de carbono, destinar esse dinheiro para políticas ambientais e liberar o orçamento pra demais políticas de educação e saneamento. Leve essa mensagem ao seu congressista. O e-mail dele está na página da câmara e do senado.
Estou fora do Brasil a 15 anos, hoje tenho 30 anos, e estou me organizando pra voltar ao Brasil. É preciso que muita gente se engaje muitas horas por dia para um Brasil melhor.
Essas pessoas que falam pra você não voltar provavelmente nunca nem saíram de seus próprios municípios, acham que qualquer outro lugar é um paraíso e que o Brasil é um inferno. Verdade seja dita, nós temos um país com inúmeros problemas graves mas nada diferentes de outros grandes países. Seria ótimo que mais brasileiros conhecessem a realidade de outros povos para caírem na real que a auto percepção e a hiper-realidade sejam o real entrave para termos um país melhor.
Pense muito antes de decidir. Aqui piorou muito nos últimos 15 anos. A violência é quase uma guerra, fora o poder de compra, que é ridícula. Cheguei a uma semana da Espanha, onde passei 40 dias. Acredite, na chegada ao aeroporto de Guarulhos (SP) já estressei porque não havia agentes da PF na aduana. Uma bagunça total, na porta de entrada do país. Enfim, veja se vale mesmo a pena. Eu não queria ter vindo embora. Se pudesse, ficaria por lá. Boa sorte!
Com explicações tão claras e simples, é impressionante ler aqui nos comentários, que muitos ainda resistem às mudanças, baseados nas frases feitas que costumam ler e escutar na grande mídia...
O importante é que o Brasil chegou a décima posição no ranking mundial dos paises mais ricos, seu PIP foi de 2,4 trilhões de dólares em março de 2022 e que o Brasil foi destaque na feira internacional na APAS SHOW 2022, mesmo que 33,1 milhões de brasileiros passam fome no país !
Diminuir a desigualdade diminui a pobreza, é simples questão de matemática. O que você falou é pura incoerência. É como dizer não temos que encher o copo, temos que colocar água nele kkkk
@@MrVitorao não exetamente, paises ditatoriais nao existe desigualdade entre a populaçao, porém todos são pobres. E nesse caso tem que diminuir a desigualde pra diminuir a pobreza ?
De onde você acha que vem a riqueza acumulada? Foi arrancada dos mais pobres. Terras, trabalho, bens... Se dinheiro e capital são finitos, o aumento da riqueza dos bilionários saiu de algum lugar, né
O mais triste é saber que o povo que mais sofre, não tem a menor ideia de como lutar por direitos para uma mudança, só quando o debate político deixar de ser um tabu, vamos melhorar como sociedade.
Essa é a questão, nós não sabemos o que fazer. Não somos um país altamente engajado sobre esses assuntos, e o governo faz questão que permanecamos assim. Referendos, plebiscitos, manifestações gerais... Não conhecemos estas coisas. Por isso, valorizem a educação. Dêem palco para quem tem planos nessa área.
e é por isso que deveríamos começar com uma reforma politica, essa que foi feita nas coxas não serve para nada. E verdadeiro espetáculo para classe média ver.
Esses "canais de informação" são piadas prontas. Imagina só, a ideia de taxar mais quem empreende e gera empregos. Pq o cara continuaria investindo em um país desses?
Exatamente. Querem taxar os ricos, criar mais impostos, mas o que esse pessoal acha que o governo fará com esse dinheiro? Melhorar a qualidade de vida da população mais pobre? Não, esse dinheiro vai sumir nas mãos do governo. Vai virar aumento de salário para os altos cargos públicos, aumento de salário deles, mais corrupção, etc
@@498cleverson Simplesmente porque aqui os políticos fazem o que querem e não são punidos. Os vereadores de Manaus não aumentaram seus salários de 15.000 para 18.000 e suas verbas de gabinete de 18.000 para 33.000, faz umas 2 semanas, (eu arredondei os valores, mas estão perto) e o judiciário não fez nada para impedir ou retroagir. E ainda aumentaram o número de assessores de 30 para 45 para cada. Cadê a punição pra isso? Se alguém tiver notícias atualizadas, favor mostrar aqui.
E os ricos sabem? Colocam tudo em offshore e quando gastam, é em Miami. Existem vários estudos que mostram que em países como o Brasil, a diminuição da desigualdade em certa quantia leva a um crescimento do PIB em quantia bem maior
- Nunca imaginei que no Brasil (apenas um exemplo) os dividendos distribuídos entre accionistas de uma empresa, não eram taxados !!... Assim não dá para reduzir pobreza nenhuma. - A população tem mesmo que sair à rua (tal como o faz no carnaval, no futebol, nos bailes funks, a apoiar "mitos" e "salvadores da pátria" e outras "folcroradas") MAS por assuntos importantes para eles mesmos !!! Senão... Não vão a "lado nenhum"!...
Ele esqueceu de falar que esse dinheiro é investido em produção que gera riqueza e emprego, por isso não é taxado, pois se fosse o investidor ia procurar outro produto para aplicar seu capital.
@@vlr31lacerda70 Não esse dinheiro é injetado na bolsa de valores o capitalismo rentista é nova ordem, capitalismo de produção foi abandonado faz tempo.
@@vlr31lacerda70 o Brasil e a Estônia são os únicos países que não taxam. Mas no caso do Brasil, isso é porque mesmo taxando, o Estado não faz o dever de casa.
@@vlr31lacerda70 - Em todas as empresas que conheço, esse valor (entre muitos outros) é sempre calculado e retido préviamente. Os dividendos quando são distribuídos, são sempre valores finais (São lucros líquidos. Nunca nenhuma margem (percentagem) é devolvida). - Nenhum accionista iria querer ser taxado sobre dividendos (lucros brutos), e que depois teria que "enviar" uma parte de volta para investimentos da empresa. - Mas se a contabilidade da empresa assim o quiser fazer, é livre, claro. - Mas ou a empresa não vai durar muito, ou o contabilista vai ficar sem emprego, e bem rápidamente... ;)
Adianta nada ter imposto sobre dividentos e sobre ricos e não retirar os outros impostos, ou esqueceu que o brasil é um dos paises com impostos mais altos do mundo ? o que não falta é imposto, pode escolher detalhadamente que vai ter imposto sobre. Até quando a sua e a solução de várias pessoas vai ser "Mais imposto" ? nossos impostos já deveriam pagar, saúde, educação e segurança e não temos nem um desses 3 um serviço de qualidade... e a solução é mais imposto ? a culpa não é do estado que gasta até o talo, a culpa não foi do lula e de 90% dos partidos políticos de assaltarem o brasil, a culpa não é do centrão ou do STF ou do bolsonaro... nunca são culpa deles, a solução é mais imposto ? a solução não seria reforma política e tributária ? a desigualdade permanece alta, pq um dos impostos mais cruéis do planeta, o brasil tem... que é o imposto sobre alimentos... isso não fode o rico, ele não sofre se vai ter que pagar mil reais a mais ou a menos no final do mês, mas isso muda tudo para o pobre... eu não vi nem uma proposta sobre colocar imposto sobre dividendos e ricos mas retirar esse imposto assassino que temos no brasil, você já viu ?
Única maneira de distribuir a riqueza é a Educação Básica e Ensino Técnico de qualidade. Vai levar mais de uma geração mas nenhum político vai fazer por isso mesmo e porque não se vê o resultado até a próxima eleição
@@numaondanoa Acho que voce nao entendeu que a concentracao de renda nao muda a curto prazo. Só se taxar as igrejas, que nem iptu pagam neste país cristao só da boca para fora
Argumentos dos liberais e da direita, " se taxar os mais ricos eles vão embora", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Acho que se deve taxar também, mas se exagerar, eles metem o pé mesmo. Há vídeos falando mostrando que os franceses fizeram isso de maneira abrupta e houve evasão de bilionários.
Bom que diminui a desigualdade srsrs, mas vão não, isso é balela, um bilionário no Brasil é milionário nos EUA. Eles precisam da miséria do país para se enricar ainda mais
A Receita Federal do Brasil costuma publicar as profissões com maior renda do país. Lembro de ver donos de cartório em primeiro, juízes, promotores, procuradores, e só depois banqueiros e empresários. Acho que temos muita distorção que as conclusões desses economistas não estão vendo.
Maior verdade... esse povo é muito TONTO... quer taxar a grana dos outros e não se dá conta q o maior problema é JUSTAMENTE ISSO.... roubar das pessoas comuns e produtivas pra dar pra funças inuteis, principalmente do judiciario, ministério publico e politicos. Somente o bitcoin pode barrar esse ciclo.
Isso se deve a uma reforma na educação, saúde e segurança. Direitos fundamentais ignorados governo após governo. Pensem Brasileiros, qdo for votar. Só nós podemos mudar nosso futuro.
você não entendeu os dados. Nada que fizemos individualmente vai fazer diferença na concentração de renda apenas reformas na taxação das grandes fortunas mudará o panorama brasileiro pq no atual modelo os pobres pagam pela maquina estatal e os ricos tiram proveito das brechas criadas
Assim como em quase todo e qualquer ranking negativo, se deixar como está, o Brasil fica nos primeiros lugares, rsrs. Consegue se dar mal em todas as circunstâncias.
Coisa louca de se pensar é que segundo gráficos, há menos liberdade enonomica no Brasil do que na China, controlada com mãos de ferro pelos comunista. 😂
1. Michel Temer aprova lei da política de preços que obriga a estatal Petrobrás cujo detém o monopólio a atrelar os preços das commodities ao dólar e ao preço internacional, fazendo assim o consumidor final receber uma grande vara no brioche
@@ramon12952 Se for listar todos os problemas como o monopólio da Petrobrás, um grande regime tributário com alíquotas abusivas como o imposto estadual do ICMS e o federal PIS/Pisep, COFINS para as distribuidoras estatais e subsidiárias da Petrobrás, o mercado internacional e mais outros problemas, seria mais fácil recapitular toda a bíblia.
Boa noite! As informações são importantes, porém infelizmente a política de distribuição de renda no Brasil vai continuar assim, pois os muito poderosos e abastados querem manter seus lucros e riquezas com a exploração dos mais pobres que servem como mão de obra barata. Essa é a dura, triste e injusta realidade desse país e de muitos do planeta.
Se a mão de obra fosse barata no Brasil as grandes empresas do mundo estabeleciriam suas indústrias aqui no Brasil e não na China, para usufruir desta suposta mão de obra barata, vc fala do que não sabe, o Brasil é um dos países com um dos custos de produção da indústria mais caro do mundo, vide valor de carros fabricados aqui, com os fabricados no México, que é um país do mesmo padrão de atraso que o Brasil. Um funcionário custa em impostos mais do que a empresa para de salário para ele, vc deve ser do tipo que adora estado assistencialista, é graças a nosso estado grande que o povão trabalha cerca de 6 meses só para pagar impostos, principalmente os embutidos nós bens de consumo.
3 роки тому+2
Isso é verdade, mas... Temos problemas maiores do q o LUCRO. O lucro é o resultado de quem produziu algo. O Maior Problema é quem ganha mto sem fazer nda ( herança, elite do funcionarismo, políticos)
@@leonhardheiliger2605 Salário mínimo na China é maior que no Brasil, a renda média também. Nosso problema não é o preço, é a produtividade e o "custo Brasil".
Se vc aumentar os impostos dos que têm meios de produção é serviços esse custo será transferidos para seus produtos e serviços, logo o custo de vida que já é alto vai aumentar ainda mais e vai gerar mais pobreza. Mas NINGUÉM conta que para cada 1 salário mínimo que o empresário paga ao trabalhador quase OUTRO salário mínimo vai para o ESTADO, só retirando essas taxas e impostos o salário do trabalhador aumentaria muito mais. Mas esquerdista é assim, o culpado pela desigualdade é o estado é qual a solução dele? Mais estado.
Sofro com depressão, Borderline e alcoolismo, estava preste a tirar minha vida e decidi volta a gravar vídeos reflexivos esperando dar certo como meu último ato, então quem puder me dá uma chance pra eu ver se sou louco ou se alguém pode se identificar, eu ficaria muito grato, Abraços 🙇✊😊
Daí vc se pergunta: quem tem o poder de fazer essas mudanças?
Resposta: justamente quem se beneficia com as desigualdades.
Sim, os políticos!
Quem criam os problemas para oferecer tentativas de soluções as custas de quem produz.
Não é por ai não... Os políticos não são os mais ricos do Brasil. Eles não mudam por uma ameaça de "fuga de capital externo". Não pode tributar grandes fortunas, não pode tributar herança, não pode tributar rico porque se o fizer, eles "vão embora". Como diria o Fernando Collor "Um sonho de uma noite de verão"
E ainda tem gente pra defender Lula, Bolsonaro, Sergio Cabrale etc
Desigualdade social NÃO é um problema.
O Estado de bem Estar Social Socialista alemao na decada de 30 conseguiu diminuir desigualdades sem taxar ninguem, nao havia impostos, e sim retiraram os juros abusivos na mao da burguesia
Enquanto as pessoas ficarem mais preocupada com BBB e "torcer" por político ao invés de cobrá-los nós nunca iremos mudar.
Relevante 🤝
Acho que poucas pessoas, efetivamente, "torcem por políticos". É mais comum torcer contra políticos. Por exemplo, o Lula foi o primeiro líder brasileiro de origem humilde e tem um histórico de ativismo pela democracia e contra a pobreza; mas muitos dos que votaram nele foram motivados pelo antibolsonarismo. O Bolsonaro, por sua vez, teve quase 100% dos votos dele vindos do antipetismo (afinal, por que alguém iria admirar um sujeito que, além de comprovadamente corrupto, só se destaca dos outros por ser preconceituoso, grosseiro e desagradável? ). Somado a isso, há uns 30% do eleitorado que não gosta de nenhum dos dois e nunca torce por nenhum político. Conclusão: deve haver uns 10-20% da população que realmente "têm um político de estimação" 🤔
@@phoque121pois é esse é o problema, daí pra fazer uma mudança significativa nesse país se faz necessário que mais pessoas deixem de lado esse fanatismo político pra pensar no melhor do país. Esse é um dos pontos negativos da democracia, se só uma ou duas pessoas tiverem um plano para melhorar as coisas (e se não tiverem poder financeiro e de influências para por em prática) não vai adiantar de nada
Eles preferem ficar acompanhando blogueiros fúteis igual Virgínia mostrando que comprou uma meia de 500 reais pra filha dela.
Kkkkkkkkkkkkkkk é assustador@@douglasribeiro8156
"A maneira como os bancos ganham dinheiro é tão simples que é repugnante." - John Galbraith
E no artigo terceiro da constituição federal o Brasil tem como objetivo fundamental erradicar a pobreza, a marginalização e reduzir a desigualdade social. Fico imaginando se não existisse esse objetivo.
Kkkkkkj
É LINDO NO PAPEL
Chavão das politicas coletivistas, resquícios do socialismo raiz. Hoje com outras denominações, que dependem do sistema de livre mercado para promoverem suas utópicas mudanças. E sabemos como essas "boas intenções" terminam, por exemplo: Argentina, Venezuela, dentre outros.
Pois como diria o ditado antigo : Era pra inglês ver.
Só que nesse caso é só Constar Mesmo.
A culpa da pobreza sao dos mesmo q escreveram isso, seria melhor se naoe xistisse Brasil e os estados fossem independentes, menos maraja pra bancar.
A minha avó ela é de 1928 , ela sempre disse que o Brasil sempre foi assim . É desigualdade social não tem nada haver com a pandemias . São as políticas públicas no Brasil .
Ninguém disse q tinha, apenas agravou.
Ele disse "piorou" e não que começou com a pandemia, significa que já era um problema anterior
Agravou na pandemia
a pandemia fez piorar por conta das decisões do fica em casa by Governadores e STF
Igualdade gera riqueza? Tanto é que a Venezuela é mais igual do que o Brasil
BBC deveria mostrar quem são as famílias desse 1%, Família Moreira Salles(Itaú), donos de grandes terras e que receberam subsídios do governo por anos, esses que mandam no Brasil.
@C.S Oliveira com que finalidade? aumentar a angustia dos pobres? precisa mostrar cominhos para revertermos esta situação.
@@Uberfood-es8tz Porque não mostrar? Aumentar angustia? A pessoa já é pobre, tem maior angustia do que isso, e saber quem é um dos causadores disso não é bom? tem que mostrar para ver aonde "frequentar".
@@Uberfood-es8tz
Taxar os ricos é o caminho que mostram no vídeo.
@@laisf.fernandes9890 exatamente
Temos que nos unir e levar essa mensagem a diante!
Isso de cobrar impostos do mais ricos nunca irá acontecer aqui no Brasil, porque afinal quem manda na política aqui são os ricos. O governo brasileiro é um aparato para manter os mais ricos sempre ricos e os pobres que somos a maioria sempre na penúria pagando impostos absurdos!
A questão não é taxar mais os ricos, e sim reformar o sistema tributário que é muito complexo e cortar impostos para a classe baixa e média.
A solução e diminuir ou acabar com os impostos para os mais pobres.
@@Snow-ue9lm Como tu sabe, uma reforma tributária, alicerçada de estudos e estratégica, se faz imprescindívei, e na minha visão, cobrar impostos dos mais ricos, é um dos caminhos. Óbvio, não é salvação, e para além do "o quê?", o "como?" deve ser bem pensado.
O imposto atua sobre cadeia, voce pode cobrar sobre quem ganha mais, mas quem paga é sempre quem ganha menos
O Ciro Gomes tem um projeto escrito em livro para começarmos a mudança desta triste realidade. Pesquise sobre o PND. Ele é o único candidato que fala sobre taxar grandes fortunas.
Michael Jackson já cantou: "eles não ligam pra gente..."
É mesmo é..
Conte mais
Outro Rico
Olhando as redes sociais parece que todo mundo no Brasil é rico
Comecei trabalhar em uma região no aqui de Campinas/SP e fiquei “assustado” por ver a quantidade de apartamentos e condomínios de luxo que estão sendo construídos aqui, antes eu não tinha a noção real dessa desigualdade.
A questão é: como implantar um política tributária justa com um parlamento submisso ao grande capital?
Educação
Revolução😅
Os mais ricos estão junto com estado, por isso continuam rico e por isso temem o livre mercado.
Guerra😤
Como assim?o parlamento não é submisso a nada, é simplesmente uma quadrilha que está sempre votando em benefício próprio,basta ver o fundo eleitoral,onde não existe capital não existe oportunidade...
0:42 tão óbvio! Arrisco dizer que pandemia foi o maior fenômeno de transferência de renda para os ricos nos últimos 50 anos. Não sei se historicamente tivemos um evento que concentrasse tanto dinheiro assim na mão de tão pouca gente.
As reformas trabalhistas e previdenciárias também tiraram muita renda da sociedade. Só beneficiou as grandes corporações, porque pequenas e médias empresas locais ficaram sem clientes.
lógico meu amigo, os governos imprimiram trilhões de dólares, você esperava que esse dinheiro fosse pra quem? nós pessoas normais ou para quem tem um empresa e pode vender mais enquanto o consumo aumenta devido ao ócio geral causado pelo isolamento? o Governo através de atitudes desmedidas é quem gera tudo isso....
A pior corrupção sempre está nos mais ricos
Acho que na época do golpe dos anos 60-80
A desigualdade disparou nesse período. Da nojo, corrupção escondida até hoje
Com certeza! Só lembrar que no começo da pandemia Bolsonaro e Paulo Guedes tiraram 1,2 trilhão do povo brasileiro e doou essa quantia de graça aos banqueiros. (1,200,000,000,000,00.00 R$)
O avô da minha esposa, veio para o Brasil com 11 anos de idade, com os pais,fugindo da segunda guerra mundial, agora estamos também saindo do país, para que nossas futuras gerações tenham uma qualidade de vida melhor.
Muito interessante, obrigada pela qualidade do conteúdo.
E tem pessoas que ainda tem coragem de dizer que pobre leva essa vida porque quer por não trabalhar o suficiente o ser humano em geral é muito hipócrita.
porque quer pode nao ser, mas na favela aqui todo mundo tem acesso a internet mas cade que usa pra algo util? Mas besteirol todo mundo tem tempo.
@@lucasmate1582 meu querido não estamos falando de Internet estamos falando sobre ter empregos e salários que valorizam o trabalhador.
@@biancacamargo1615 meu amigo, salário é consequência da sua produtividade. Se vc for um profissional bem qualificado com alta produtividade vc vai receber muito. Agora vc querer trabalhar como caixa de supermercado e receber 3.000 pq sim fica difícil.
Com vinda do covid , governo e laboratórios aproveitaram pra enriquecer mais ainda . A negociata vai continuar k
Falam isso como se fosse fácil arrumar emprego. Inclusive, muitos recém formados não conseguem entrar no mercado de trabalho. Sem falar em muitos desempregados que não conseguem voltar ao mercado de trabalho, pois as empresas fazem seleção minuciosa. Então pessoas que falam que ´´só não trabalha quem não quer`` deveria apanhar bastante para ser mais humilde.
Depois de ter vivido 10 anos nos EUA e 5 anos no Canadá, voltei para o Brasil, e me arrependi muito. Na minha nostalgia, pensava que o país que tinha deixado 15 anos atrás tinha melhorado. Mas eu não poderia estar mais errado. Tudo que poderia dar errado, deu. Eu e meu marido acabamos presos por um crime que não cometemos. Meu marido até escreveu um livro sobre o que aconteceu, intitulado "O Kiwi Podre, Avenida Esperança e Falsos Escravos", publicado pela editora Viseu. Ele relata as coisas absurdas que estamos vivendo aqui no Brasil, as nossas experiências na prisão, no interior da Bahia, e os excessos e abusos do sistema de "justiça" brasileiro. É um relato de primeira mão sobre o assustador poder de um sistema arbitrário, preconceituoso e inquisidor no Brasil, que pode destruir a vida de qualquer pessoa inocente (e de fato está destruindo). Recomendo a leitura do livro, principalmente como advertência, porque o que aconteceu conosco, poderia facilmente acontecer com qualquer pessoa.
É verdade eu sou o marido.
Como vender ideias neoliberais... 😁
É verdade eu era o colega de sela q fap fap no marido quando o sabonete dele caiu
@@filcasan kkkkkkkkkkkkkk a não vei kkkkkkkk
Nossa concordo com tudo que vc disse , penso assim também mas cuidado Jajá aparece aqueles nacionalistas adolescentes frustradinhos com raiva de quem mora fora....
O Brasil precisa urgentemente de uma reconstrução. Essa discussão é para ontem. Necessitamos dar uma guinada de 180º na direção a nível governamental. Nosso País não deve ficar a reboque das grandes potências mundial.
Ou seja, um golpe de estado?
Bela proposta vazia
Tenho uma triste notícia pra te dar.NÃO vai rolar.pq os políticos que lá estão muitos fazem parte desses ricos,ou são financiados por eles,para que o sistema continue exatamente como está. Ou pior.
@@nuferusi pra afundar de vez? O governo é militar meu chapa é olha a tragédia.
La vem as mentalidades revolucionarias. Tudo que as potencias mundiais desejam. Desordem generalizada, guerra hibrida, guerra etnica. Tudo para facilitar o trabalho de dominação do país. E claro, o jovenzinho sempre cai.
Problemas existem, mas é bom ter cautela na hora de solucionar os problemas antes de arrumar piores. Tudo que potencias mais desejam é desinstabilizar a regiao, enfraquece-la e toma-la de vez. Mais do que nunca.
BBC é uma reserva de conhecimento incrível. Sempre com dados, fatos e fontes contundentes.
ÉEee, não é.
No início do vídeo 0:31 eles apresentaram o economista francês Thomas Piketty, esse nome é muito falado entre políticos e movimentos sócias.
Para economistas de verdade, Thomas Piketty não passa de um lunático que quer controlar a economia com políticas econômicas que NÃO terá certo.
@@hoorobg Piketty lunático? Parabéns pela ousadia.
@@hoorobg As análises dele são bem válidas. A divergência de opinião vem nas soluções que ele propõe.
O problema não é a falta de dinheiro, é falta de empatia, valores e interesse em ajudar as pessoas.
O Brasil não é um país, é simplesmente uma multidão de gente que vive num território no meio de uma BAGUNÇA completa. É o estado brasileiro que gera toda a desigualdade que existe aqui, porque ele suga os impostos e destribui muito mal e porcamente. A média do salário do judiciário, por exemplo, é 51 mil por mês e tem ainda auxílio moradia, combustível, palit`o, férias de 60 dias, licença prêmio de 90 dias, etc... 950 bilhões gastos com servidores no país, 850 bilhões com aposentados e pensionistas (14%do PIB), no interior de São Paulo tem servidor municipal que ganha 1300 reais para realizar uma função e na cidade visinha outro que ganha 5 mil para realizar a mesma função e contratados muitas vezes em concursos pra lá de suspeitos, etc...
Impostos mal utilizados sim, mas que são cobrados de forma errada. Tributa demais os pobres via consumo e pega na fonte todos os meses do salário dos trabalhadores. Enquanto isso deixa livre as heranças, lucros e dividendos, altas rendas e patrimônio. Distribuição de renda também se faz pela via Tributária.
Quanto aos servidores, não se pode generalizar. Servidores da ponta que atendem de frente o cidadão não são marajás. Professores, Policiais e Médicos, representando Educação, Segurança e Saúde são mal remunerados. Já as elites de cada poder, principalmente como você apontou, no Judiciário, reproduzem a desigualdade. Independentemente disso, a quantidade de Servidores Públicos no Brasil já está inferior a média da OCDE e é insuficiente para atender a população.
Em relação aos gastos com Previdência, os Militares são de longe o setor com maior rombo per capta, seguidos pelo Judiciário, Legislativo e por último os servidores Poder Executivo. Entretanto esse Governo aprovou uma reforma da Previdência que colocou todos esses 4 fardos pesadíssimos nas costas dos trabalhadores do setor Privado, que possuíam o menor rombo per capta. Graças a essa maldade os trabalhadores do setor privado pagaram a conta, tendo que contribuir mais, por mais tempo e recebendo 30% a menos nos benefícios. Isso também contribuirá e muito para o aumento da Desigualdade.
Sim. O mito da caverna de Platão. Acredito que a esmagadora parte da população daqui encontra-se dentro dessa caverna. Não conseguem abrir os olhos para o problemas. E se você tentar convencê-los estará colocando sua segurança em risco! No final a questão nem deve ser se o país é bom ou ruim. O mais importante é se perguntar: "Eu estou lúcido diante deste caos e inferno todo?"
Desde 2016 está cada vez mais desigual. E com o agravamento da pandemia que possibilitou os ricos ficarem ainda mais ricos e os pobres ficarem ainda mais pobres e um governo que não se importa com seu povo, não sairemos dessa situação tão cedo.
2016??? Noossa, o que será que aconteceu naquele ano mesmo??? O gigante não tava acordando???
@@RafaelSouza-oo2uq , pois é!
Eu acho que , o governo nao vai salvar ninguém!! Tem canais de economia que falam que o governo que cria desigualdades pelo no Brasil!! Pobre paga mais imposto!! O estado trava a Economia e pouco desenvolvida!! A solução e melhorar a economia!! A esquerda e mais estado pt aumento muito impostos chegou quase 40% antes era 20% !!a gente paga muito impostos e nao tem retorno !! Continua nesse caminho vai so aumentar imposto. Esse ano de eleição depois nao adianta ficar reclamando
@@caarloshenrique26 , Sonegadores tem que ir para cadeia igual em outros países.
@Carla Isidoro acho que temos que nos desvencilhar dessas amarras. Nascemos já em desvantagem, por sermos pobres, e em muitos casos negros, mas não temos que morrer assim. Consegui com muito esforço, reverter este ciclo, mesmo sendo filho de metalúrgico e uma dona de casa. Não posso afirmar que alguém se tornará rico, mas temos como alcançar um patamar mais elevado, a educação está ai para provar isso.
Sou aposentada e trabalho pago muito imposto e os milionários menos, desigualdade que financia o Centrão.
Não apenas o Centrão, banca os partidos de esquerda e os partidos de direita. Todas as mordomias de TODOS os políticos.
Como podemos acabar com isso?
Esta é a triste realidade do Brasil, os mais ricos sugam e consomem em exaustão os recursos naturais e na hora de pagar os devidos impostos vão morar na Europa e EUA. Destes é que tem que cobrar o dobro. E a tendência é somente piorar com a concentração de renda, automatização da mão de obra e capitalismo tardio. Meu país, por favor, acorda.
Errado eles não tão
Ué, quem permite que façam isso? Os representantes ricos? Vota direito Ué
@@MrManoelborland já ouviu falar do termo lobby, seu desinformado. Não adianta votar direto se o sistema está podre. Eu voto direito, mas tem a bancada da bala, do boi e da bíblia. Eu sozinho não consigo mudar nada.
@@bumble.bee22 Errado eles estão sim. Porque não hora de arrecadar dinheiro se proclamam patriotas, na hora de curtir gasta nosso dinheiro lá fora. Pelo menos tenham a honestidade de assumirem os parasitas que são e de que não são nenhum pouco patriotas.
Vcs sabem q nem todo rico é assim né?? Principalmente aqueles q trabalharam duro pra chegar onde estão agora, q nasceram pobres ou de classe média e estudaram e trabalharam muito pra ter oq tem.
Agora os q já nasceram em berço de ouro e não foram educados de como o mundo funciona q ele não gira entorno do umbigo deles, q a vida não é só festa q vc tem q batalhar pra encontrar o seu lugar e sua própria renda, esses aí são uns tolos q estão se lixando pros outros
Casa Grande e Senzala: A realidade brasileira que nunca deixou de existir e, infelizmente, está longe de acabar.
Maior parte culpa do governo (corrupção, impunidade,....)
A casa grande hoje é o estado. O estado é o maior criador de desigualdade
@@estudobiblico Ei pow, minha fala kkk
@@rubensr.desousaoliveira2149 só não podemos esquecer que a alta cúpula do estado é formado pela elite econômica, maior parte dos deputados e senadores são donos de terras e industriários e quem tem dinheiro para fazer lobby tbm são os ricos principalmente do setor financeiro, em partes é uma falácia acusar o Estado por si só e esquecer de seus atores principais...
@@luccasfortuna5753 releia minha fala (maior parte...). Se vc fosse rico através do setor financeiro provavelmente vc não diria isto. Pesquisa: Luiz Barsi. E aprende com esse senhor investidor.
O vídeo foi muito claro, talvez mais desenhos ate ajudasse a ilustrar melhor o cenário do nosso país. Esse conteúdo é que tinha que ser alvo de debate constante, todo o resto que está nos jornais, na boca do povo, dos políticos e redes sociais é perfumaria/cortina de fumaça.
Não tem nada o que debater. O maior causador de desigualdade do planeta é o estado. Quanto menor o estado, menos desigual. Aliás, desigualdade não é o problema. Qual o problema do milionário se tornar bilionário? Nenhum. O problema é o pobre não ter o suficiente para ter uma vida digna. Na verdade, isso nem é um problema em si, apenas uma consequência da atuação do estado.
@@thalesvictor3212 Isso é uma ideia idiota, me desculpe mas é. Sem Estado, nao é nem garantia e proprieade privada. O problema de bilionario se tornar bilionario é gigante, se ele está lucrando tanto é porque alguem está trabalhando muito e recebendo menos do que poderia, e é dai que vem o lucro deles. Bilionarios nao produzem nada e nem agregam valor nenhum a produtos, é a classe trabalhadora que o faz.
O video mostrou diversos exemplos de lugares com menor desigualdade e em todos eles o Estado é MUITO presente, taxando grandes fortunas, e conduzindo programas de transporte, saude e alimentação para população.
@Matheus Souza para o rico ser rico, não precisa do pobre ser pobre. Não é uma soma cujo resultado é zero. Nunca no mundo a pobre esteve tão baixa, mesmo num contexto de alta desigualdade econômica. Poder, armas, são garantias de propriedade privada. Quem é doido de roubar traficante, mesmo apesar de estarem indo contra a lei? Bilionários são ricos pq apresentam alguma solução para a sociedade. Daí a sociedade compra sua solução, seja um produto ou serviço, e em troca o bilionário recebe seu dinheiro. Um exemplo: existia um problema nas entregas de mercadorias. Veio então o fundador da Amazon e resolveu este problema. Ele solucionou um problema, gerou riquezas e contratou pessoas para fazer parte de sua resolução de problemas. Se ele não tivesse esta ideia, de resolver tal problema, e assumido um risco, ele nunca teria ficado bilionário, milhões de pessoas ainda teriam um problema que NGM se propôs a resolver, e de quebra milhares de pessoas não estariam trabalhando com este cara.
@@matttt60 BBC, como qualquer outro meio de comunicação grande, é totalmente estatista, então faz sentido ser simpatizante de ideias de que estado bom é estado agigantado. Estado não gera riqueza. Pessoas com ideias de resolver algum problema, e que queiram arriscar seu capital criando uma solução, que geram riquezas. Se vc reparar bem, todos os países mais ricos tem, ou em algum momento se tiveram, grande liberdade, sobretudo, econômica. E para se ter muita liberdade, tem de ter menos estado. Isso pq o estado não resolve problemas, mas cria prpblemas ao tentar resolver elas.
@@matttt60 o estado nos "auxilia" com transporte, saúde, educação, etc, pq antes nos rouba via imposto. É como um ladrão que rouba seu dinheiro e compra um presente para vc. Acha que o ladrão vai se preocupar em comprar um bom presente? Não seria melhor se o governo não nos roubasse via imposto e deixasse o dinheiro em nosso bolso para que nós mesmos pudéssemos decidir como gastar?
Sobre a taxação de fortunas, é um tiro no pé. Se taxar demais os ricos, em qualquer circunstância, eles procuraram um lugar/país que cobre menos impostos. Haverá uma fuga de capital, como resultado. E vamos imaginar que o rico fique, acha que ele não iria repassar os impostos para os consumidores finais? Por isso que em países com grande presença do estado, os pobres são os que mais pagam impostos proporcionalmente.
Eu vi que nos comentários tem algumas pessoas que interpretaram mal o que o nosso amigo falou
Quando ele diz que a renda média da população adulta brasileira é 43.7k de reais
Ele se refere a média anual total, incluindo os muito ricos(que jogam esse valor pra cima)
Errado no vídeo ele separou a renda média dos mais ricos e dos mais pobres,dos ricos segundo eles a média é 530 mil por ano.
Mas a média anual total do brasileiro é de 14/18 mil reais ;-;
@@fhannycopia9095 14/18 mil é a renda mediana (de um brasileiro comum).
A renda média é calculada somando toda a renda gerada e dividindo pela quantidade de pessoas. Nesse caso, o super ricos puxam esse número para cima.
@@Mvobrito
Mas o brasileiro comum é 99% da população, ou seja, esses dados não são lá muito confiáveis.
Isso mesmo.
Conheci uma moça que mora no Japão e trabalhou meio período no Mac do Japão e ganhava traquilo para pagar alugar, comer e lazer. Se você trabalha num Mac aqui no Brasil. Você morre de fome e ainda trabalha o tripo do tempo e ganha nem meio salário mínimo no fim do mês. Até em países vizinhos ao Brasil, tem melhor distribuição de renda. Nós perdemos até para países africanos, famosos por sua fome e miséria, as pessoas tem renda maior que os brasileiros. Aqui nunca saímos da casa grande e senzala. A escravidão só foi dita extinta, após 350, quase chegando no século 20 e simplesmente jogaram as pessoas na rua pra dizer que estavam livres e não terem embargos econômicos que travariam as exportações. Depois trouxeram os imigrantes de outros países, com italianos, alemães, japoneses, entre outros, para serem escravos nas fazendas de café, cana em outras, porque já chegavam devendo e nunca conseguiam pagar a dívida, por mais que trabalhassem e dessem dinheiro. O dono das terras não deixavam eles saírem para as cidades e tinham vendas dentro das fazendas, aonde se cobravam por tudo e tinha forte vigilância armada. Se tentassem fugir morriam e muitos acabaram fugindo morrendo ou encontrando terras em outras localidades para começar vida nova. Enquanto a tal elite achar que tem viver encostada e sugar todo o dinheiro dos governos, nunca sairemos da miséria. A educação já é direcionada para desestimular as pessoas a tentar uma melhor condição de vida. Pobre tem que trabalhar desde que nasce senão chamam de vagabundo. "Estudar só até o ensino médio tá ótimo ! Vai ser balconista, caixa de supermercado ou repositor mesmo. Pra que estudar né ? " Ficam num status quo eterno de miséria e pobreza e ainda incentivam os jovens a gastar toda grana que tem com bebidas alcoólicas e festinhas de fim de semana, já que a vida é sofrida, tem mais é que gastar tudo em churrasco e cerveja ou bebidas destiladas como wisk ou vódika ou vai de corete mesmo.
Eu queria que todas as pessoas tivessem este tipo de informação, por exemplo, quando o jornalista diz que o bolsa família ou renda Brasil são pagos pelos próprios pobres aos pobres, e não que esse auxílio vem dos ricos. Diante disso, agradeço a informação dada pelo estudos econômicos tanto pelos pesquisadores como ao destaque trazido pela BBC BRASIL. Para concluir peço a todos que participem em divulgar o noticiários. Obrigado! 😊👍💕
Não existe um sistema econômico soma-zero. O ganho de uns não implica em perda a outros. O que gera renda é o aumento da produtividade de bens e serviços. A liberdade econômica resulta em produção de riquezas e aumento do padrão de vida das pessoas. Os mais pobres que ele menciona no vídeo vivem muito melhor que os mais afortunados no início do século passado. Isso é economia básica. Em resumo, o que ele traz não é informação, é apelo dramático que desinforma, a fim de criar um conflito entre setores da sociedade.
@@sergiomartins2306 infelizmente a maioria não conseguem perceber que o vídeo está cheio de dados jogados aleatórios e que não se correlaciona, o vídeo só desinformar, uma colega passou no grupo e felizmente pude fazer as observações sobre todos os absurdos apontando nesse vídeo.
@@dopesantos Lamentável que a maioria das pessoas não tenha condições de compreender que esse conteúdo nada mais é que a manipulação de dados para defender uma visão de mundo, que não representa o mundo real. É triste porque a maioria das pessoas não tem tempo/dedicação pra entender o que há por trás de um vídeo como esse. Muito provavelmente o próprio editor não entende o que o Piketty, citado por ele, quer dizer. No final das contas, o resultado é um vídeo com alcance a muitas pessoas que assistem acabam achando que estão se informando e ainda repetem as baboseiras e culpas pessos abstratas chamadas de ricos ou muito ricos, num mundo abstrato que catergoriza um grupo de pessoas imaginário como malvados, sem compaixão e que querem a manutenção da pobreza à outro grupo de pessoas imaginárias. Mas não olham para o mundo real que está aí, e a experiência empirico-fomal somente demonstra que a liberdade é o caminho que mais trouxe prosperidade e bem-estar a um número cada vez maior de pessoas reais.
@@sergiomartins2306 concordo com você no que diz respeito aos ricos abstrato, porém dizer que a liberdade econômica faz um bem estar a número cada vez maior de pessoas é um pouco exagero, já que a liberdade econômica é positiva para aqueles que detém informação e não simplesmente aquele mágico que sabe fazer dinheiro e empreendimento. Sabes me dizer na história quantos empreendimentos falharam independente da posição governamental ? Não tem como presumir ja que não tem dados sobre. Acho que me alonguei demais, sou jovem, sei que a liberdade econômica tem seus benefícios, porém dizer que ela por si só resolve o problema de muita gente é testemunhar uma ignorância absurda.
@@tiocorey3820 a liberdade econômica e bom para todos e inclusive para os mais pobres é só fazer uma reflexão, a muitos exemplos, agora o que deixar as pessoas pobres é o estado que drena recursos do seu povo, disperdisa e distribui para um pequeno grupo de privilegiados.
Parabéns pela produção do vídeo! Esse vídeo é extremamente importante e necessário para o entendimento da realidade brasileira.
Uma tristeza ver que nós brasileiros estamos longe de ter uma vida decente, com pelo menos um mínimo de conforto!
vai trabalhar
@@guilhermesantos-bv5nl burro! a desigualdade no Brasil foi feita para os mestiços e negros serem escravos dos brancos, nos bairros ricos só tem brancos. e nas favelas só tem negros e pardos que trabalha de faxineiro nas casas dos ricos.
@@guilhermesantos-bv5nl quem construiu Brasília foi os nordestinos, quem construiu São Paulo foi os nordestinos, hj em dia os descendentes de nordestinos a maioria mora nas favelas de São Paulo e de Brasília e são chamados de preguiçosos
@@guilhermesantos-bv5nl lembrando que eu não quero geral o ódio de negros contra brancos até pq eu sou branco, mas o pobre merece a mesma infraestrutura e educação que os ricos tem
@@hugo6560 haiiii! mai fuhrer sou seu fã
Enquanto o pobre não entender que o rico não vive sem ele, nada vai mudar! Estudem, se desenvolvam, e parem de enriquecer quem quer te manter na vala!
Me entristece lembrar que o único candidato notável à presidência de 2018 que falou sobre aumento gradual de impostos dos mais ricos e colocar isso em seu plano de governo foi o Ciro Gomes e que praticamente nenhum candidato a deputado federal e senador do meu Estado sequer comenta sobre o assunto.
E novamente ele está lá embaixo nas pesquisas :/
@@isamiranda3842 Não concordo com Ciro Gomes em muitos aspectos, mas entre ele e os outros dois insetos, votaria nele.
Claro.eles não falam porque muitos são apoiados justamente por esses ricos.
Ciro Gomes é uma cobra, ele irá persuadir-te e quando você menos esperar, a picada vai ser tão forte que o remorso por caires na tentação desse homem como resultado final será mais doloroso.
Ciro gomes é galinha velha na politica, nunca vencerá uma disputa presidencial, sua chance já se foi á muito tempo.
Reforma agrária não é só importante, é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO. As pessoas não fazem ideia do tanto de hectares que uma só pessoa possui no Brasil. Senhor, a desigualdade é ABSURDA. E tudo começou lá atrás, com as capitanias hereditárias.
Durante toda nossa fase política, nem mesmo os partidos de esquerda mais favoráveis conseguiram esse feito.
João Goulart foi um dos que chegou mais próximo, e claro, não ficou muito tempo. Os outros que apenas citaram foram amedrontados pelos liberais.
Tentar passar essa reforma é quase impossível, ainda mais com governos como o atual.
Essa classe média e alta são um câncer pra esse país. Classe burra que ao invés de contribuírem para o crescimento geral do país, o que no futuro beneficiaria a todos, fazem questão de jogar o Brasil contra todo o tipo de evolução. No final, quando parte dessa gente sofre as consequências devido as próprias ações, simplesmente abandonam o barco.
Sair do país? Quem dera. Sair do país tá fora de cogitação para as pessoas que mal tão conseguindo sobreviver, e que por acaso são a maioria.
Não entendo porque tem um "grupo" que fica sempre culpando a classe média pelos problemas nacionais, é até engraçado, sempre que tem um problema jogam para o lado errado, o culpado de tudo é o estado que pisa no pobre, não adianta quebrar a perna do pobre e depois oferecer a muleta. Nossa carga tributária é feita para matar pobre, é claro também, não da voto falar em reformas, dar migalhas que dá.
João Goulart é tão injustiçado.
Só queria trazer o Brasil para o século XIX. Sim, em 1960 ele queria que o Brasil tivesse feito o que os países industrializados tinham feito no século anterior. Finalmente acabar com a oligarquia semi feudal que era o Brasil e desenvolver o país. E nada tinha de comunismo isso, estava muito mais para uma doutrina social cristã do que uma coletivização forçada ao estilo soviético.
Era mais parecida com a reforma agrária que os EUA, Japão e tantos outros países tinham feito décadas antes.
@@thiagocto p0bre só serve p pr0criar e são pobres pq não se esforçam
@@c.soliveira93 são pobres q tem raiva de quem progride na vida amigo, sao pessoas extremamente amarguradas com a vida
@@bumble.bee22 falou o cara q nunca passou dificuldade na vida!
O grande problema do Brasil é que o estado brasileiro causa a desigualdade.
Somos um dos países que mais arrecadam impostos que vão para elite do funcionalismo público (deputados, senadores, juízes, promotores, etc).
A "elite do funcionalismo" que ganha 300 mil por mês cada juiz? O que é 300 mil por mês em comparação aos ganhos dos donos das grandes empresas nacionais? Se com esses grandes salários "300 mil por mês" os servidores públicos não possuem autonomia e são vítimas dos grandes empresários e grandes políticos, imagina com menores salários. Os ministros do STF, os presidentes do legislativo e executivo deviam ser comparados aos donos das grandes empresas, na comparação iniciativa privada x iniciativa pública. Mas comparam um peão do setor privado com o master do setor público, palhaçada, isso é tentativa de desqualificar o Estado numa politicagem neoliberal.
Tem q diminuir o salário da elite do funcionalismo público. Mas mais importante q isso é a elite no geral , maioria do privado, começar a pagar imposto de verdade e não os pobres
Muito mais ganha o grande empresariado, e não pagam nada de imposto
E o Brasil tá longe de ter uma das maiores cargas tributárias do Mundo, a maioria dos países europeus tem uma carga bem maior
Concordo que há elites do funcionalismo público mamando muito. Só não esqueça de incluir as forças armadas aí, que são provavelmente a pior relação custo/ benefício do dinheiro público.
Só discordo mesmo quando você aponta que essa é a grande chave do problema quando na verdade não é.
Veja a tabela de imposto de renda por exemplo. A pessoa ganha um salário que não dá pra viver dignamente em nenhuma grande cidade do nosso país mas já tem que pagar imposto. São funcionários públicos os que ganham nessa faixa (como professores, enfermeiros etc) e já tem o IR descontado na fonte. Enquanto que na outra ponta a alíquota máxima é de 27%, enquanto países desenvolvidos estão mais próximos de 50% em alíquota máxima.
Aqui, gente rica do setor privado é contratada como PJ e paga no máximo 15% em salários muito maiores do que os que já deveriam pagar 27%. Uma clara prova de sonegação permitida e aplaudida pelo povo.
Vivo no subúrbio de Salvador há 47 anos e tem sempre a mesma pobreza. Isso só mudará quando os pobres lutarem por uma vida mais digna. A pirâmide precisa ser invertida, nem que seja no bombom.
E adivinha quem realmente com as mãos, faz surgir toda essa grana?!?! Os mais pobres, constroem pontes, computadores, celulares, recolhem o lixo, convence o cliente a comprar produtos... enfim... e no fim oq sobra a eles é a miséria e principalmente o preconceito!
O Estado de bem Estar Social Socialista alemao na decada de 30 conseguiu diminuir desigualdades sem taxar ninguem, nao havia impostos, e sim retiraram os juros abusivos na mao da burguesia
O Brasil tem uma chance de argumentar fortemente a taxação dos super ricos usando a questão ambiental. Compare quanto emitem em carbono um cara que tem jatinho versus um cara que anda de ônibus porque não consegue comprar um carro. É assustadora a diferença! Vá ver quanto foi emitido em carbono pra levar o Neymar pra Arábia no jato do Sheik! Tem que taxar com base na emissão de carbono, destinar esse dinheiro para políticas ambientais e liberar o orçamento pra demais políticas de educação e saneamento. Leve essa mensagem ao seu congressista. O e-mail dele está na página da câmara e do senado.
A desigualdade em si, como dizem os liberais, não é um problema. Mas a desigualdade à brasileira é um escândalo!
E o pior é que desde a CF/88, o Estado brasileiro cresceu muito em orçamento e partipação na vida do povo, mas continua jogando dinheiro para os mais ricos. Eu não entendo como a esquerda continua focada em aumentar desmedidamente o Estado sem querer uma profunda reforma tributária. As funções do Estado brasileiro precisam ser repensadas para que ajude os mais pobres e não seja aparelhado pelos ricos.
bem que Dilma tentou fazer um reforma tributária adequada mas foi barrada ainda na câmara dos deputados por Eduardo Cunha. É claro que nada será resolvido de uma hora para outra com um estalar de dedos ainda mais com o nivel de corrupção que tem no Brasil
E realmente a desigualdade não é um problema, pois é impossível acabar com a desigualdade, o problema é uma desigualdade como é no Brasil. O estado não joga dinheiro para ricos, só não pega como pega dos pobres, estrangulando eles com um sistema tributário abusivo. Enquanto não tirar essa elite que há décadas controla os políticos não vamos mudar.
Curiosamente de banqueiros a mega empresários do comércio e da grande midia, e super artistas, que ganham milhões em uma única apresentação, uma grande turma de mega ricos está fazendo força para Lula e toda esquerda voltar.
A desigualdade não é um problema, pois até nos EUA há muita desigualdade. O problema é a disparidade entre a vida do mais pobre e a do mais rico. No EUA, mesmo sendo pobre, é possível viver bem, ter um carro e uma casa. Na Venezuela, onde todo mundo é igualmente miserável, não há desigualdade. Valeu a pena?
a esquerda não tem nada haver com isso quem controla o estados são os partidos de direita que são maioria foram eles que aumentaram o proprio salario na verdade o que liberal quer e estado maximo para ele e mínimo para população o que precisa mudar no estado e esse salario altos dos politicos a maioria que trabalha no estado ganha salario minimo.
Os políticos tem vários privilégios exemplo auxilio paletó 🤦🏿♀️
Enquanto pessoas desfavorecidas precisa sobreviver com um salário mínimo pra ajudar a pagar água, luz e aluguel 🤷🏿♀️
JÁ VIU O PARLAMENTO EUROPEU Q LUXO E MORDOMIAS?
Veja o vídeo: A vida louca dos eurodeputados...
Realmente, a família Bolsonaro é um exemplo
Verdade, e esses privilégios são pagos pelos impostos.
Se quer ganhar, seja política.
Alem tem yarifas como taxa de iluminação publica e hídrica. Depois chega epoca de eleição e o pessoal vende o voto por 50 reais
Maravilhoso....muita informação e dados para ajudar a planejar um país melhor. Ter a Europa como exemplo. Triste ver como apesar da nossa riqueza a população é tão abandonada... se tivéssemos algum político honesto, nossa realidade seria outra....
Sou nordestino e aqui meu vei, a desigualdade é exorbitante e elevada ao cubo. Aqui no nordeste é sinistro.
Tentem evoluir. O problema é que se contentaram em obter ajuda do Sul do Brasil.
@@alexandreloureiro6516ajuda do Sul?? Kkkk O RS está quebrado, meu amigo. O Nordeste concentra o 3 maior PIB do país. Sério que vc acha que o Nordeste só sobrevive por causa do sudeste? O Nordeste concentra boa parte do que é produzido no sudeste. É uma via de mão dupla. Achar que o Nordeste depende totalmente do Sul chega ser risível. Com todo respeito, todos Estados do Brasil tem desigualdades - que é o assunto que o rapaz comentou acima- inclusive no sudeste. Dizer que o Nordeste precisa evoluir é de uma bobagem sem tamanho. Coloca uma coisa no tua cabeça: Fora o Estado de SP, todos os demais Estados do Brasil estão praticamente na mesma média. Alguns com mais concentração de renda, outros com menos concentração
@@odisseu5082que maconha é essa ? Nordeste é muito pobre , Rs é industrializada
Porque será que no maior "Sacolão" do mundo ainda tem gente passando fome? Estão pegando a sua fatia meu amigo. Não é a toa. Isso é sistematicamente orquestrado. O Brasil não mudou nada. Os mesmos continuam nos roubando. Europa & Americanos: Unidos pela decadência do mundo, estão sempre em prol o retrocesso da civilização. Os Autointitulados civilizados, são os mesmo que degradam e destroem o mundo
Eu sempre soube disso!
No entanto, quando comento isso, sou taxado de comunista, e são exatamente pessoas pobres que me denominam assim.
É por isso que o Brasil nunca vai,pobre adora babar ovo de rico.país de capacho.
@@eloperdido3260 ser contra estado grande não é babar ovo de rico, é apenas reconhecer que o Estado é quem torna as pessoas pobres
@@leoriobr a elite é o estado.
@@leoriobr se o Estado fosse o culpado, Chile não seria um dos países mais desiguais da América, já que lá é o menor estado de todos. É uma falácia, nada é tão simples assim, isso vem de fatores históricos da escravidão, além do Governo Militar que arrochou salários por anos, fazendo o bolo crescer sem dividir.
@@arthurhugo385 cara vc acabou de falar uma grandíssima mentira, Chile o país mais liberal é exatamente o com menos desigualdades e com melhores índices econômicos e Sociais da América do Sul
As mesmas famílias ricas em Verona na Itália 🇮🇹 são as mesmas do século XIV. No Brasil 🇧🇷 é assim também.
Eu vi isso em algum lugar
Isso é bem falso, as maiores fortunas do país de hoje todas surgiram pós-proclamação da República.
O problema não é ser rico, o problema é ser pobre. Não é culpa dos ricos que existe pobres. O dinheiro não é uma porção fixa, um bolo para que eu ter muito automaticamente alguém tem que ter menos, uma aula de economia básica ajudaria a entender.
@@estudobiblico o bolo é finito pois os recursos naturais e meios/formas de produção são finitos meu caro, recursos tanto humanos quanto primários são finitos...
Então a questão é redistribuição sim, o problema não é o bilionário em si (pessoa) mais que ele mostra uma anomalia sistêmica que precisa ser tratada com seriedade, não atacando a pessoa tirando seu dinheiro mais criando ferramentas de distribuição para que outras pessoa trânsitem socialmente...
@@luccasfortuna5753 Você fala como se capital só pudesse ser gerado a partir de "extrativismo".
Os recursos serem finitos hoje não significa que sua oferta não possa aumentar amanhã, que novos recursos não possam ser criados ou que seu uso passe a ser mais eficiente.
O rapaz ali está certo, a anomalia a ser combatida é a pobreza, não o bilionário.
Aqui no Brasil os pobres e a classe média defendem a riqueza da parcela mais abastada. Como pode?
O que vamos fazer, roubar deles? Quem rouba os pobres diz que ajuda eles!
Pior. A gente adora chamar um ze ninguem de doto ou dotora.
O Brasil não seria tão desigual se os pobres não fossem verdadeiros cordeirinhos, que adoram um coturno e um sinhô
@@dalsonoliveira1551 melhor comentário impossível. Parabéns!
@@Robson-do8gg e não seria tão desigual ao se nascer pobre e optar por ter 7 filhos. Não queira culpar os outros pela pobreza. O pobre tem sua parcela de culpa.
Era muito bom se as pessoas tivesse acesso á essas informações.
Por isso, aconselho todo mundo a aprender inglês e dar no pé daqui.
Tem vários países que no futuro irão sofrer com a falta de cidadãos, pois a população está envelhecendo e eles irão precisar de mão de obra qualificada para alguns tipos de trabalho.
Reivindicar valorização do salário mínimo, reforma agrária e urbana é muito difícil, né
Não é só aprender inglês, tem muitas profissões q tendem a desaparecer. Os países só vão aceitar os q estão nas profissões com mais déficit
Esses países europeus só estão aceitando estrangeiros, pois isso os beneficia. Com poucos jovens e muitos idosos tá ficando casa vez mais desproporcional, e isso não é algo bom. Países bons para se viver enfrentam esse problema, enquanto atraem justamente as pessoas que não vivem essa realidade.
O ideal seria que o Brasil fosse bom de se viver a ponto de ser desnecessário migrar.
O Brasil é rico e lindo, nossos problemas são outros.
@@jessicao955 o Brasil é uma colônia infecta
Em terra de cego quem tem um olho imigra. Prefiro ser pobre na Europa que "classe média" que votou em sua maior parte no genocida
Lembrando que desigualdade não é um problema, o problema é o nível de desigualdade.
Nos países de primeiro mundo existe desigualdade, mas o pobre não vive numa miséria desgraçada como o nossa.
Problema na verdade é a miséria né kkkkkk
Desigualdade não é problema, o problema é o próprio povo que é corrupto, acomodado, só pensa em futebol, cerveja, samba, funk, memes, romântiza favela e bandidos, não abrem mão do jeitinho brasileiro, os políticos são apenas um reflexo do povo.
O problema é os governantes não equilibrarem a maquina pública, ela sim é a fábrica de fazer miséria.
@@juliocesarsantosazevedo6749 o que ajuda nisso também é o complexo de viralata pra piorar tudo
@@PedroPaixao186 sim
Existe desigualdade em todo lado. O canal alemão DW, mostrou que na Alemanha, há um abismo intransponível entre a classe média e os mais ricos. Eles não conseguem comprar um imóvel, mesmo com ganhos acima da média. Já os pobres, estão quase na miséria total. A América Latina não está sozinha, só aparece mais nos noticiários.
@@thiagocto esse é o problema meu nobre, eu viajo. E vi com meus olhos, as pessoas dormindo no metro e morrendo de frio na neve, e com fome. Você precisa sair desse seu mundo, e deixar de prepotência. Deixe de ser limitado. Acha mesmo que só o Brasil tem problemas?
Aqui no Brasil se vc falar de taxar rico vai ter mto classe média se doendo e chamando de esquerdalha . Mas a realidade é q a riqueza dos muito ricos é imoral , fruto de anos de exploração . E é uma indecência termos superbilionarios num país q tem pessoas sem comer ( e não são poucas )
A riqueza deles não é imoral. O estado é que não faz o dever de casa, não faz reforma e suga igualmente do pobre e do rico sem considerar a dificuldade de um em relação ao outro. Pagamos todos trilhões de impostos, pobres e empresários são sufocados pela máquina pública, e no fim a mesma classe política procura alguém para culpar.
@King Soccer a maioria não taxa de forma incompetente como o Brasil. Esses países oferecem vários benefícios a empreendedores e a carga tributária para empresas não é um absurdo. E o principal, esses países têm um Estado decente, que usa bem os impostos. No Brasil se copiassem, isso seria apenas mais dinheiro para a classe política
@King Soccer argumento tosco e ingenuidade sua é acreditar que aumento de impostos resolve alguma coisa com o sistema atual que já é conhecido como um dos piores do mundo em retorno. Não ia melhor nada.
@@gustavol2977 não é imoral ? , além da questão ética de termos ricos enquanto tem muitas pessoas com fome e passando dificuldades. Ainda por cima temos os supericos que fizeram grana no passado em cima de mão de obra escrava (seja por trafico , seja por monocultura) e nunca ressarcirão os escravos libertos. E mais ainda , hoje em dia todos esses bilionarios usando a maquina publica a seu favor , não adianta culpar a classe politica de ser corrupta só , de onde vem essa grana ai que os politicos usam ? grandes empresas molhando a mão de politicos para eliminar concorrentes e beneficiar eles mesmos . Olha o caso exposto na CPI onde o transporte de vacinas foi privatizado , ficou pior e foi só pra beneficiar um bilionario amigo de um politico. É imoral porque além de ja ser errado a desigualdade , eles também são imorais em muiots casos usando a maquina publica seu favor
@@gustavol2977 outro funil por exemplo , é a sonegação fiscal , o brasil perde 600 Bi por ano (pesquisa google).comparado a corrupção (76 Bi) é bem maior. Vc diz igualmente , mas superico sonega , grandes empresas sonegam ,ai quem paga a conta é o pobre e a classe média, como já disseram no video . Concordo que tem que ter incetivos e regras na implementação , mas taxar os supericos seria usado pra muita coisa boa sim , como o SUS , as universidades e segurança pública .
Excelente matéria! Enquanto a ganância continuar sendo o motor que guia o nosso projeto de vida, tendo por referência sempre quem tem mais riquezas que nós e nunca os mais carentes, a desigualdade só vai aumentar e sensibilizar cada vez menos cada um de nós.
As soluções propostas são inadequadas, pois atacam os sintomas e não a causa do problema, focam apenas no passado recente e não consideram a trajetória humana desde 300 mil anos atrás, conforme este vídeo: População Humana ao longo do tempo (dublado) - American Museum of Natural History
A epidemia humana dura há 6000 anos em detrimento da biodiversidade e da riqueza.
Para a população aumentar, a média de filhos precisa ser maior que dois, ou seja, o país precisa ser de jovens que não produzem economicamente. Por isso todo país de jovens é pobre.
Primeira solução, reduzir a população para níveis semelhantes aos de 4.000 a.C. ou da Revolução Industrial. Embora essa solução seja trivial e ecológica, ela requer uma mudança cultural significativa, especialmente entre as classes mais pobres, que têm maiores taxas de crescimento populacional. As classes mais ricas já adotam o controle populacional de forma natural e, consequentemente, continuam ricas. Também seria necessário revisar políticas pró-natalistas, como o salário-família, as proteções à gestante no trabalho, o salário-maternidade, entre outras. Além de revisar a cultura “sede fecundos e multiplicai-vos”.
Segunda solução, investir em fontes de energia de alta densidade, como a energia nuclear. No entanto, essa solução sozinha viabiliza um crescimento populacional ainda maior que o viabilizado pelo petróleo.
Esse vídeo e simplesmente uma utilidade pública né gente...
Muito pelo contrário, serve apenas para fazer pessoas como a gente, pobres e classe média, destilar ódio contra as pessoas que prozudem muita riqueza e fazem a humanidade evoluir! O video faria sentido se riqueza fosse um "numero" constante! Quando uma pessoa produz riqueza, ela não tira de outra de pessoa, isso que as pessoas tem que entender!
@@rafaelpetrob9205 KKKKKKKKKKKKKKK "pessoas como a gente, pobres e classe média", se você fosse pobre não estaria afirmando isso, chapa
@@mariamar56 o que é ser pobre pra vc?
@@rafaelpetrob9205 as pessoas têm que entender que a culpa não é de quem tem dinheiro e é rico, e sim do estado que não sabe governar.
@@gustavol2977 a alta cúpula do estado é formada por quem cara pálida, por mendigos e garis?
3:30 “ou seja, houve uma aproximação das camadas mais pobres da população com a classe média” faltou complementar com “e isso irritou muita gente”
Mas isso está mudando, hj é a classe média que se aproxima da pobreza
@@davidornasp Infelizmente, e os ricos amam ver "pobres sendo pobres"... 😑
O clássico "os aeroportos tão parecendo rodoviária" chegou ao poder dizendo que "tinha até empregada doméstica indo pra Disney"
Acho que empurram a classe média para a pobreza isso é nítido e extremamente comentado
Vídeo SUPER importante e relevante!
Agradecemos, BBC Brasil!
É chocante como o sistema político brasileiro não trabalha em prol do povo e sim em favor da manutenção dos privilégios de elites economicas. É revoltante perceber que somos tratados como os primeiros escravos, ainda...
Aqui, os nomes deles: 1. Marinho - 3 irmãos, todos bilionários (Roberto Irineu Marinho, João Robero Marinho, José Roberto Marinho). Patrimônio líquido combinado: US$ 28,9 bilhões. Fonte de riqueza: mídia.
2. Safra - 3 parentes, todos bilionários (Joseph Safra, Moise Safra, Lily Safra). Patrimônio líquido combinado: US$ 20,1 bilhões. Fonte de riqueza: bancário.
3. Ermirio de Moraes - 6 parentes, todos bilionários (Antonio Ermirio de Moraes, Ermirio Pereira de Moraes, Maria Helena Moraes Scripilliti, José Roberto Ermirio de Moraes, José Ermirio de Moraes Neto e Neide Helena de Moraes). Patrimônio líquido combinado: US$ 15,4 bilhões. Fonte de riqueza: conglomerado Votorantim.
4. Moreira Salles - 4 irmãos, todos bilionários (Fernando Roberto Moreira Salles, João Moreira Salles, Pedro Moreira Salles e Walther Moreira Salles Junior). Patrimônio líquido combinado: US$ 12,4 bilhões. Fonte de riqueza: bancário.
5. Camargo - 3 irmãs, todas bilionárias (Rossana Camargo de Arruda Botelho, Renata de Camargo Nascimento e Regina de Camargo Pires Oliveira Dias). Patrimônio líquido combinado: US$ 8 bilhões. Fonte de riqueza: conglomerado Camargo Correa.
6. Villela - 5 parentes, 2 bilionários (Alfredo Egydio de Arruda Villela Filho e Ana Lucia de Mattos Barretto Villela). Patrimônio líquido combinado: US$ 5 bilhões. Fonte de riqueza: Itaúsa.
7. Maggi - 5 parentes, 4 bilionários (Lucia Borges Maggi, Blairo Borges Maggi, Marli Maggi Pissollo, Itamar Locks e Hugo de Carvalho Ribeiro). Patrimônio líquido combinado: US$ 4,9 bilhões. Fonte de riqueza: soja.
8. Aguiar - 3 irmãs, todas bilionárias (Lina Maria Aguiar, Lia Maria Aguiarand Maria Angela Aguiar Bellizia). Patrimônio líquido combinado: US$ 4,5 bilhões. Fonte de riqueza: bancário.
9. Batista - 10 parentes, nenhum bilionário individual. Patrimônio líquido combinado: US$ 4,3 bilhões. Fonte: processamento de carne bovina.
10. Odebrecht - 15 parentes, nenhum bilionário individual. Patrimônio líquido combinado: US$ 3,9 bilhões. Fonte: diversificada.
11. Civita - 3 irmãos, todos bilionários (Giancarlo Francesco Civita, Anamaria Roberta Civita e Victor Civita Neto). Patrimônio líquido combinado: US$ 3,3 bilhões. Fonte de riqueza: mídia.
12. Setúbal - 25 parentes, nenhum bilionário individual. Patrimônio líquido combinado: US$ 3,3 bilhões. Fonte de riqueza: bancário.
13. Igel - 7 parentes, um bilionário (Daisy Igel). Patrimônio líquido combinado: US$ 3,2 bilhões. Fonte de riqueza: gás, petroquímica.
14. Marcondes Penido - 2 irmãs, 1 bilionário (Ana Maria Marcondes Penido SantAnna). Patrimônio líquido combinado: US$ 2,8 bilhões. Fonte de riqueza: estradas com pedágio.
15. Feffer - 5 irmãos, nenhum bilionário individual. Patrimônio líquido combinado: US$ 2,3 bilhões. Fonte de riqueza: celulose e papel.
Impressionante como todavia que se toca nesse assunto os candidatos tomam sumiço e não fazem nada.
Vemos diversos assuntos votados na Câmara e senado absolutamente supérfluos; considerando a real necessidade em atribuir uma melhor distribuição de renda neste país. Deve passar por uma grande reforma política, tributária e econômica para trazer efeitos significativos.
O povo é culpado e cúmplice ao mesmo tempo, ao ver a classe política que lucra e pratica absurdos com o dinheiro público.
Brasil tem pleno potencial para ser uma nação proporcional ao seu tamanho geográfico, entretanto esbarra na mácula, ou chaga que é vista na classe desfavorecida. Já dizia Paulo Freire:
"Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica".
Como brasileiro ainda tenho esperança, ou ainda é o que nos resta: esperança por dias melhores
Ciro Gomes toca em todos os pontos abordados e propõe as medidas apresentadas, mas não consegue chegar no segundo turno... A mudança tem que partir também dos Brasileiros.
@@bellathor22 vou votar no Ciro...
Intelectual que tem soluções para tudo que for proposto. Infelizmente ele não deve chegar no segundo turno. Mas merecia a governabilidade
O brasileiro é culpado sim, mas o empecilho está no fato de muitos não saberem como resolver, o que fazer.
Parece chocante o que eu vou dizer, mas o Brasileiro em geral não sabe o que fazer, não sabe como denunciar, quais são seus direitos... Ele sabe que tem deveres, mas não conhece os que interessam e muito menos entende os direitos que tem para usá-los a seu favor. Isso é triste de dizer, mas infelizmente é a verdade, a pura verdade. E fomos sendo afastados (prefiro utilizar essa expressão) cada vez mais.
O que os políticos que são reflexo do povo fazem é deixar a população na ignorância, para que continuemos sem saber o que fazer. Assim a máquina podre se mantém intacta.
Por isso a necessidade de se investir em educação.
Não se enganem, não adianta investir em segurança, saúde, transporte... Se a educação não é valorizada. É a educação que desenvolve todas as outras áreas.
Nunca votem em quem não fala, ou despreza educação.
@@gessicasilva3143 como eu disse: nos resta a esperança
@@freedvasconcelos não merece ,a família dele e ele não estão sugando o Ceará a anos
Infelizmente neste país desonesto, aumentar impostos mesmo que seja somente do 1 % mais rico , só aumentará verba pública para roubalheira. Mais dinheiro para emendas secretas, para fundo eleitoral, para desvios, propinas etc. Nosso problema maior é moral .
tbm, além de que nosso problema é a máquina estatal inchada
Fora que tributar o 1% mais rico a arrecadação não vai ser grande como esperam, se eu não me engano muita das alíquotas aplicadas na taxação de grandes fortunas vai de 1% até no máximo 3%, isso em arrecadação é bem baixos, e ainda se for mais alto tem o perigoso de fuga de capital.
Acho que o caminho mesmo é uma reformas para diminuir os gastos desnecessário do estado, provavelmente teria que demitir algumas pessoas (que é pouco popular e provavelmente não aconteceria), também tem ou outro caminho, o aeroporto!! Kkkkkkkkkk
Vcs são ótimos, persistam. Muito obrigado por tudo!
Muito boa reportagem!!
Show de bola. Precisamos falar mais sobre isso.
No Brasil, quem paga impostos é o pobre, com desconto direto na fonte. A classe média alta e os ricos, burlam, não pagam e tem suas dúvidas perdoadas.O maior erro do PT no governo, além dos desvios, foi a não implementação de políticas de mudanças nas bases da economia, apenas fez paternalismo com o próprio dinheiro do povo. Perdemos uma grande oportunidade de mudancas profundas no país!
Ficaram tantos anos no poder, não provideciaram mudanças efetivas e ainda demonizaram a "esquerda".
pelo nível 💩 desse discursinho você entende muito do assunto...pqp
@@mariatereza4076 e pobre não paga sobre consumo, aluguel, água, luz, transporte? Te asseguro que é melhor pagar IPTU do que pagar aluguel mensalmente.
PT não fez, e nunca fará nada a favor do povo.
Desigualdade não é algo ruim, ruim é pobreza, se tiver um bilionário e uma pessoa que ganha 8 mil por mês em um país vai ser desigual, mas não vai ter pobreza
Nao tem como haver bilionarios e pessoas que ganham 10 mil por mês porque a renda do bilionario vem exatamente de quão mal ele paga os funcionarios dele. Existem pouquissimos bilionarios no mundo que nao ficaram ricos dessa forma ou com exploração de recursos naturais. Um dos poucos casos foi a autora de Harry Potter porque ela fez um acordo que ela pagava pelos livros e a maior parte do lucro seria dela, ai bombou e ficou bilionaria, mas mesmo assim ela tá longe de gente das grandes empresas como Musk, Jeff Bezos, Gates etc
@@matttt60 pode perguntar pra qualquer empresário médio/grande, a folha de pagamento não é um gasto significativo. Economizar com funcionário não deixa/mantém alguém bilionário. Folha de pagamento só tem peso em microempresa...
O Google por exemplo, é uma empresa em que maioria dos funcionários ganha mais de 10 mil por mês
Mas as duas estão associadas de certa forma. Um país com tanta desigualdade acaba sendo extremamente horrível de maneira geral.
" Eu vejo o futuro repetir o passado". Pensem qdo for votar.
O Brasil não é desigual e sim pobre, desigualdade não significa pobreza.
Excelente video.
Vou falar uma coisa onde eu moro não é melhor lugar mas eu moro no Paraguai e desde que vim morar aqui sendo pobre tive muito mais oportunidade de crescimento que no meu país!
Excelente informativo, parabéns 👏👏👏
a situação do brasil está tão precária que até a BBC, um canal que segue uma economia liberal, tá fazendo um vídeo que vai ser classificado pelas pessoas aqui como comunista
Top reportagem Parabéns
E infelizmente tem quem esteja entre os 50% mais pobres e defenda os interesses do 1% mais rico, repetindo o que dizem certos grupos, que taxação de lucros e dividendos, heranças e grandes fortunas vai gerar "fulga de capital", quando na maior parte do mundo já se faz. É uma triste loucura a que vivemos no Brasil.
Quer acabar com a desigualdade? Simples! É só parar de cobrar imposto de pobre, são eles que mais sofrem com imposto, que vai pra pagar lagosta de político milionário
Um das medidas pra controlar a inflacao é o imposto! Foi aumentado bastante os impostos pra implantar o plano real no brasil em 94
@@everton180879 sim, arrancando dinheiro de pobre! Vc acha que vale apena? Quer uma solução para inflação? Era só o governo parar de imprimir dinheiro pra gastar com interesse de políticos "exemplo: bilhões do fundo partidario", se a ideia é ajudar os pobres, é só deixar o dinheiro na mão deles mesmos, pra que tem que passar na mão de político primeiro? Será que vc sabe? Só juntar os pontos.
@@robsonfernandes1994 Comentário inteligente. Só o bitcoin é capaz de acabar com os funças publicos parasitas de alto escalão. O bitcoin é a unica coisa q tem força suficiente pra quebrar essa exploração via impostos e via inflação.
Desigualdade é um fato no Brasil o que eu gostaria de ver propostas de soluções para toda essa miséria.
Você acabou de lançar um mantra liberal (imagino que sem querer).
O problema não é a desigualdade em si, e sim a pobreza.
Se você tem uma casa segura e confortável, acesso a saúde e educação de qualidade e uma remuneração justa, pouco lhe importa se seu vizinho tem um helicóptero de ouro ou uma ilha no Caribe.
Então confesso que não sabia que estava lançando um mantra liberal mas me considero uma pessoa muito liberal pois só favor do aborto da legalização da maconha como um novo mercado de trabalho como nos países desenvolvidos, também só a favor de uma Democracia mais justa;algo que não temos Brasil, somos o tempo todo controlado pelo Estado algo que não acho muito democrático. A questão sobre desigualdade, é o que você colocou no seu comentário para que sejamos menos desigualdade precisamos de um bem estar social que benefiem toda à sociedade. Eu mesmo só consegui terminar o ensino médio aos quarenta e dois anos pois sempre tive que trabalhar pois venho de uma família numerosa, e pobre. Então continuando falando do Estado tiver um acidente de trabalho fui parar em um hospital pública tive que fazer uma cirurgia fui muito bem novinho tudo correu bem;foi um atendimento de 🏥 particular mais isso não acontece para todos que precisam, eu acho que precisamos ver onde o Estado falha para corrigir os erros;
O Brasil tem uma chance de argumentar fortemente a taxação dos super ricos usando a questão ambiental. Compare quanto emitem em carbono um cara que tem jatinho versus um cara que anda de ônibus porque não consegue comprar um carro. É assustadora a diferença! Vá ver quanto foi emitido em carbono pra levar o Neymar pra Arábia no jato do Sheik! Tem que taxar com base na emissão de carbono, destinar esse dinheiro para políticas ambientais e liberar o orçamento pra demais políticas de educação e saneamento. Leve essa mensagem ao seu congressista. O e-mail dele está na página da câmara e do senado.
Estou fora do Brasil a 15 anos, hoje tenho 30 anos, e estou me organizando pra voltar ao Brasil. É preciso que muita gente se engaje muitas horas por dia para um Brasil melhor.
Dependendo da onde vc está vai ser um erro voltar!! Acredite, tá todo mundo é querendo fugir daqui.
Essas pessoas que falam pra você não voltar provavelmente nunca nem saíram de seus próprios municípios, acham que qualquer outro lugar é um paraíso e que o Brasil é um inferno. Verdade seja dita, nós temos um país com inúmeros problemas graves mas nada diferentes de outros grandes países. Seria ótimo que mais brasileiros conhecessem a realidade de outros povos para caírem na real que a auto percepção e a hiper-realidade sejam o real entrave para termos um país melhor.
Quando você voltar me dá uma passagem pra fora daqui?
Pense muito antes de decidir.
Aqui piorou muito nos últimos 15 anos. A violência é quase uma guerra, fora o poder de compra, que é ridícula. Cheguei a uma semana da Espanha, onde passei 40 dias. Acredite, na chegada ao aeroporto de Guarulhos (SP) já estressei porque não havia agentes da PF na aduana. Uma bagunça total, na porta de entrada do país.
Enfim, veja se vale mesmo a pena.
Eu não queria ter vindo embora. Se pudesse, ficaria por lá.
Boa sorte!
Pode me indicar no seu emprego para eu poder ir embora?
Com explicações tão claras e simples, é impressionante ler aqui nos comentários, que muitos ainda resistem às mudanças, baseados nas frases feitas que costumam ler e escutar na grande mídia...
Esclarecedor.
" A terra da ignorância," não acordou pra realidade do presente! Sabemos os pontos a serem discutidos e implementados más...
O importante é que o Brasil chegou a décima posição no ranking mundial dos paises mais ricos, seu PIP foi de 2,4 trilhões de dólares em março de 2022 e que o Brasil foi destaque na feira internacional na APAS SHOW 2022, mesmo que 33,1 milhões de brasileiros passam fome no país !
Não temos que diminuir a desigualdade, temos que diminuir a pobreza. São duas coisas bem distintas.
Diminuir a desigualdade diminui a pobreza, é simples questão de matemática. O que você falou é pura incoerência. É como dizer não temos que encher o copo, temos que colocar água nele kkkk
Acho que vc entende o que o vídeo quis dizer né
@@MrVitorao não exetamente, paises ditatoriais nao existe desigualdade entre a populaçao, porém todos são pobres. E nesse caso tem que diminuir a desigualde pra diminuir a pobreza ?
De onde você acha que vem a riqueza acumulada? Foi arrancada dos mais pobres. Terras, trabalho, bens... Se dinheiro e capital são finitos, o aumento da riqueza dos bilionários saiu de algum lugar, né
@@higor7662 que países são esses?
E pelo visto nenhuma previsão de mudança né? Os mais ricos jamais vão querer perder seus privilégios desde que o mundo é mundo, uma cachorrada!
Show de bola essa matéria! Parabébs!
O mais triste é saber que o povo que mais sofre, não tem a menor ideia de como lutar por direitos para uma mudança, só quando o debate político deixar de ser um tabu, vamos melhorar como sociedade.
Povo mantido na ignorância, sem educação que presta, alienado , para votar sempre no populista da vez !
Debate político deixou de ser tabu faz muito tempo. Na verdade, nunca foi tão popularizado.
por isso não investem em educação.
Essa é a questão, nós não sabemos o que fazer.
Não somos um país altamente engajado sobre esses assuntos, e o governo faz questão que permanecamos assim.
Referendos, plebiscitos, manifestações gerais... Não conhecemos estas coisas. Por isso, valorizem a educação.
Dêem palco para quem tem planos nessa área.
@@laemcasatemumpocomasaaguae6021 Plebiscito não serve para nada..Principalmente em um país do tamanho do nosso.
Ótima ideia taxar os ricos, afinal o governo sabe muito bem o que fazer com os impostos né?
e é por isso que deveríamos começar com uma reforma politica, essa que foi feita nas coxas não serve para nada. E verdadeiro espetáculo para classe média ver.
Esses "canais de informação" são piadas prontas. Imagina só, a ideia de taxar mais quem empreende e gera empregos. Pq o cara continuaria investindo em um país desses?
Exatamente. Querem taxar os ricos, criar mais impostos, mas o que esse pessoal acha que o governo fará com esse dinheiro? Melhorar a qualidade de vida da população mais pobre? Não, esse dinheiro vai sumir nas mãos do governo. Vai virar aumento de salário para os altos cargos públicos, aumento de salário deles, mais corrupção, etc
@@498cleverson Simplesmente porque aqui os políticos fazem o que querem e não são punidos. Os vereadores de Manaus não aumentaram seus salários de 15.000 para 18.000 e suas verbas de gabinete de 18.000 para 33.000, faz umas 2 semanas, (eu arredondei os valores, mas estão perto) e o judiciário não fez nada para impedir ou retroagir. E ainda aumentaram o número de assessores de 30 para 45 para cada. Cadê a punição pra isso? Se alguém tiver notícias atualizadas, favor mostrar aqui.
E os ricos sabem? Colocam tudo em offshore e quando gastam, é em Miami. Existem vários estudos que mostram que em países como o Brasil, a diminuição da desigualdade em certa quantia leva a um crescimento do PIB em quantia bem maior
- Nunca imaginei que no Brasil (apenas um exemplo) os dividendos distribuídos entre accionistas de uma empresa, não eram taxados !!... Assim não dá para reduzir pobreza nenhuma.
- A população tem mesmo que sair à rua (tal como o faz no carnaval, no futebol, nos bailes funks, a apoiar "mitos" e "salvadores da pátria" e outras "folcroradas") MAS por assuntos importantes para eles mesmos !!! Senão... Não vão a "lado nenhum"!...
Ele esqueceu de falar que esse dinheiro é investido em produção que gera riqueza e emprego, por isso não é taxado, pois se fosse o investidor ia procurar outro produto para aplicar seu capital.
@@vlr31lacerda70 Não esse dinheiro é injetado na bolsa de valores o capitalismo rentista é nova ordem, capitalismo de produção foi abandonado faz tempo.
@@vlr31lacerda70 o Brasil e a Estônia são os únicos países que não taxam. Mas no caso do Brasil, isso é porque mesmo taxando, o Estado não faz o dever de casa.
@@vlr31lacerda70 - Em todas as empresas que conheço, esse valor (entre muitos outros) é sempre calculado e retido préviamente. Os dividendos quando são distribuídos, são sempre valores finais (São lucros líquidos. Nunca nenhuma margem (percentagem) é devolvida).
- Nenhum accionista iria querer ser taxado sobre dividendos (lucros brutos), e que depois teria que "enviar" uma parte de volta para investimentos da empresa. - Mas se a contabilidade da empresa assim o quiser fazer, é livre, claro. - Mas ou a empresa não vai durar muito, ou o contabilista vai ficar sem emprego, e bem rápidamente... ;)
Adianta nada ter imposto sobre dividentos e sobre ricos e não retirar os outros impostos, ou esqueceu que o brasil é um dos paises com impostos mais altos do mundo ? o que não falta é imposto, pode escolher detalhadamente que vai ter imposto sobre. Até quando a sua e a solução de várias pessoas vai ser "Mais imposto" ? nossos impostos já deveriam pagar, saúde, educação e segurança e não temos nem um desses 3 um serviço de qualidade... e a solução é mais imposto ? a culpa não é do estado que gasta até o talo, a culpa não foi do lula e de 90% dos partidos políticos de assaltarem o brasil, a culpa não é do centrão ou do STF ou do bolsonaro... nunca são culpa deles, a solução é mais imposto ? a solução não seria reforma política e tributária ? a desigualdade permanece alta, pq um dos impostos mais cruéis do planeta, o brasil tem... que é o imposto sobre alimentos... isso não fode o rico, ele não sofre se vai ter que pagar mil reais a mais ou a menos no final do mês, mas isso muda tudo para o pobre... eu não vi nem uma proposta sobre colocar imposto sobre dividendos e ricos mas retirar esse imposto assassino que temos no brasil, você já viu ?
E pensar que tem gente que ataca a mídia. Obrigado por essa reportagem sensacional.
O importante é que o Brasil é um pais cristão e com pastores e padres milionários!!!
Única maneira de distribuir a riqueza é a Educação Básica e Ensino Técnico de qualidade. Vai levar mais de uma geração mas nenhum político vai fazer por isso mesmo e porque não se vê o resultado até a próxima eleição
você não entendeu os dados. Nada que fizemos individualmente vai fazer diferença na concentração de renda.
@@numaondanoa Acho que voce nao entendeu que a concentracao de renda nao muda a curto prazo. Só se taxar as igrejas, que nem iptu pagam neste país cristao só da boca para fora
@@maurogalch2098 acabaram de abrir mais uma igreja envagelica no meu bairro; novos empresários!🤔👀
@@shirleydinizsantana1492 Ser empresario sem pagar imposto é fácil e ainda ter bancada de politicos a favor, num Estado que deveria ser laico
@@maurogalch2098 Também acho que igrejas deveriam pagar impostos, mas eles não são nem de perto o problema, está atacando as pessoas erradas.
O povo precisa acordar do sono inebriante da miséria. "Paz entre nós! Guerra aos senhores!"
Argumentos dos liberais e da direita, " se taxar os mais ricos eles vão embora", kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Acho que se deve taxar também, mas se exagerar, eles metem o pé mesmo. Há vídeos falando mostrando que os franceses fizeram isso de maneira abrupta e houve evasão de bilionários.
E vão, como fizeram na Argentina, e hoje ela amarga junto à Venezuela a hiper inflação.
@Rogério Vão para Estonia? pq é o único pais que vai sobrar kkkkk.
Bom que diminui a desigualdade srsrs, mas vão não, isso é balela, um bilionário no Brasil é milionário nos EUA. Eles precisam da miséria do país para se enricar ainda mais
Eles não taxam os mais ricos, porque eles podem movimentar o seu dinheiro para outro país. Tenta taxar eles pra ver como fica.
Amo os vídeos desse perfil, amo muito
A Receita Federal do Brasil costuma publicar as profissões com maior renda do país. Lembro de ver donos de cartório em primeiro, juízes, promotores, procuradores, e só depois banqueiros e empresários. Acho que temos muita distorção que as conclusões desses economistas não estão vendo.
A RF só consegue publicar os q descontam na folha. Um doleiro ou lobista vão declarar ?
Sou contra os megas salários do serviço público, agora banqueiros ganham muito mais q juizes e promotores
@@carlosaraujo6111 funcionários públicos de alto escalão ganhar muito mesmo, todos os tipos de auxílios quê existe e não existe para mais ninguém.
Maior verdade... esse povo é muito TONTO... quer taxar a grana dos outros e não se dá conta q o maior problema é JUSTAMENTE ISSO.... roubar das pessoas comuns e produtivas pra dar pra funças inuteis, principalmente do judiciario, ministério publico e politicos. Somente o bitcoin pode barrar esse ciclo.
Isso se deve a uma reforma na educação, saúde e segurança. Direitos fundamentais ignorados governo após governo. Pensem Brasileiros, qdo for votar. Só nós podemos mudar nosso futuro.
Qual é o candidato menos pior para 2022?
você não entendeu os dados. Nada que fizemos individualmente vai fazer diferença na concentração de renda apenas reformas na taxação das grandes fortunas mudará o panorama brasileiro pq no atual modelo os pobres pagam pela maquina estatal e os ricos tiram proveito das brechas criadas
@@Snow-ue9lm estamos lascados!!
@@shirleydinizsantana1492 Infelizmente...
Basicamente, todo e qualquer ranking positivo se virar de ponta cabeça, o Brasil é líder...em suma, a verdadeira "terra do nunca"!
Assim como em quase todo e qualquer ranking negativo, se deixar como está, o Brasil fica nos primeiros lugares, rsrs. Consegue se dar mal em todas as circunstâncias.
Coisa louca de se pensar é que segundo gráficos, há menos liberdade enonomica no Brasil do que na China, controlada com mãos de ferro pelos comunista. 😂
Muito bom, parabéns!!!
Parabéns !!!
Um forte abraço
1. Michel Temer aprova lei da política de preços que obriga a estatal Petrobrás cujo detém o monopólio a atrelar os preços das commodities ao dólar e ao preço internacional, fazendo assim o consumidor final receber uma grande vara no brioche
E bozolarápio endossou !
O cidadão, se fosse só esse problema, isso e só uma cosquinha, pq o negócio e ta pior muito tempo já
sua moeda deixa de ser relevante e a culpa é do calculo do combustível que é igual ao de qualquer país sério no mundo? kkkkkkkkkkk ok
@@ramon12952 Se for listar todos os problemas como o monopólio da Petrobrás, um grande regime tributário com alíquotas abusivas como o imposto estadual do ICMS e o federal PIS/Pisep, COFINS para as distribuidoras estatais e subsidiárias da Petrobrás, o mercado internacional e mais outros problemas, seria mais fácil recapitular toda a bíblia.
@@KumonoIseki , Shell, Texaco !
Boa noite! As informações são importantes, porém infelizmente a política de distribuição de renda no Brasil vai continuar assim, pois os muito poderosos e abastados querem manter seus lucros e riquezas com a exploração dos mais pobres que servem como mão de obra barata. Essa é a dura, triste e injusta realidade desse país e de muitos do planeta.
Se a mão de obra fosse barata no Brasil as grandes empresas do mundo estabeleciriam suas indústrias aqui no Brasil e não na China, para usufruir desta suposta mão de obra barata, vc fala do que não sabe, o Brasil é um dos países com um dos custos de produção da indústria mais caro do mundo, vide valor de carros fabricados aqui, com os fabricados no México, que é um país do mesmo padrão de atraso que o Brasil. Um funcionário custa em impostos mais do que a empresa para de salário para ele, vc deve ser do tipo que adora estado assistencialista, é graças a nosso estado grande que o povão trabalha cerca de 6 meses só para pagar impostos, principalmente os embutidos nós bens de consumo.
Isso é verdade, mas... Temos problemas maiores do q o LUCRO. O lucro é o resultado de quem produziu algo. O Maior Problema é quem ganha mto sem fazer nda ( herança, elite do funcionarismo, políticos)
Eu te garanto que 99% dos 1% não concorda com a tributação brasileira.
@@leonhardheiliger2605 Salário mínimo na China é maior que no Brasil, a renda média também.
Nosso problema não é o preço, é a produtividade e o "custo Brasil".
Se vc aumentar os impostos dos que têm meios de produção é serviços esse custo será transferidos para seus produtos e serviços, logo o custo de vida que já é alto vai aumentar ainda mais e vai gerar mais pobreza. Mas NINGUÉM conta que para cada 1 salário mínimo que o empresário paga ao trabalhador quase OUTRO salário mínimo vai para o ESTADO, só retirando essas taxas e impostos o salário do trabalhador aumentaria muito mais. Mas esquerdista é assim, o culpado pela desigualdade é o estado é qual a solução dele? Mais estado.
Sofro com depressão, Borderline e alcoolismo, estava preste a tirar minha vida e decidi volta a gravar vídeos reflexivos esperando dar certo como meu último ato, então quem puder me dá uma chance pra eu ver se sou louco ou se alguém pode se identificar, eu ficaria muito grato, Abraços 🙇✊😊
Dêem uma chance depois pode ofender kk
28"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.
MATEUS 11-28
Sai da internet e vai procurar um médico.
@@Psych1 poxa kkk vou ver seus vídeos. Minha sobrinha tem borderline
@@jhonatansantos9551 um bom psiquiatra é importante
Excelente! Muito obrigado. Este vídeo deve ser muito compartilhado.
Nossa, ele melhorou exponencialmente o jeito de apresentar!!!!!! Parabéns!!!