Meu pai (pai da minha irmã), me criou desde os 9 meses de nascida… Porém meu pai biológico me registrou na época e eu só vim conhecê-lo com meus 15 anos. Tenho um amor pelo pai que me criou e o maior sonho dele e o meu também é inserir o sobrenome dele em minha certidão de nascimento. Hoje tenho quase 27 anos e queria muito da esse presente pro homem que me criou e me amou como se fosse sangue do sangue dele ❤️🥰
@@andremenezes8060 que triste seu comentário. Provavelmente você passou a vida toda sem saber o que é amor familiar. Eu fui criado pela minha madrinha, tenho 30 anos e quero incluí-la como mãe, mesmo sem ela ter bem algum, apenas por amor e como forma de demonstrar ainda mais do que já demonstro diariamente minha gratidão. quando você souber o que é isso, mudará seu pensamento.
Olá, gostaria de tirar uma dúvida . Ao realizar o reconhecimento em cartório e o MP indefira e arquive o procedimento, embora não venha falando no provimento, existe algum meio de recurso? ou somente realizando uma nova tentativa por meio judicial?
Sou filha socioafetiva... meu padrasto me cria desde os 5 anos. Quando fiz na minha certidão constou o nome dos dois pais, o biológico e o socioafetivo. Agora precisei de uma nova via e o cartório excluiu o nome do meu pai e avós biológicos. Mas eu não solicitei e gostaria que constasse o dos dois pais.
Meu marido cria meu filho des de quando ele tinha 11 meses e agora ele vai fazer 5 anos .. o pai biológico dele liga uns 2 vezes no ano e nunca conheceu ele pessoalmente... gostaria de incluir meu marido no registro do meu filho.
Não entendo isso , se existe o reconhecimento socio afetivo , por que em muitos casos onde o homem não faz esse reconhecimento ele é obrigado a pagar a pensão mesmo assim?
Dimas você pode me aconselhar? meu filho tem um amigo de escola, ele tem nove anos, a mãe abandonou ele na casa da avó, aí a avó abandonou ele na bisavó, ele mora com a a bisavó e mais quatro adolescente, ela é muito idosa , chinga o menino e priva ele até de comer algumas coisas que é previlegio pros outros adolescentes, ele apanha, fica na rua o dia inteiro com fome, vai pra escola sujo e com frio, a professora dele até chora, bom ele começou a frequentar minha casa e nos apegamos a ele , aqui ele se alimenta , toma banho, eu cuido dele como se fosse meu filho, ele chora pra não ir embora , mais mesmo assim eu levo ele né, o que acontece é que eles estão privando o menino de vir aqui , eles disseram que não é pra mim deixar ele entrar na minha casa, é pra deixar na rua , e disseram que ele está jurado de morte na rua , ou seja, não cuidam e querem me privar de ajudar essa criança ,a bisavó dele chinga ele de lixo humano, vagabundo , fala que ele vai virar ladrão , e que é o conselho tutelar que obriga ela a ficar com ele , pois ela não gosta dele , aí eu fico como nessa história , não consigo abandonor ele 😔
Minha afilhada tem 6anos o pai biológico só fez registrar e sumiu ela só conhece o padrasto como pai ele trata e chama ela de filha e ela chama ele de pai.minha dúvida é pra ele fazer a paternidade socioafetiva precisasiva ter autorização do pai biológico?
Sou casada a 14 anos,meu esposo teve um filho,com uma pessoa,e ela o abandonou,crio até hoje,ele tem 4 anos,minha vida,e ele é registrado no nome dele e dela,posso contratar um advogado? Para fazer o reconhecimento?
Dra, boa tarde, fomos ao cartório há cerca de um ano e o Cartorário disse que precisava da anuencia do Pai Biológico. Meu filho irá completar 16 anos crio ele desde os 3 anos de idade, o Pai biologico desapareceu pouco antes de iniciar o relacionamento com a mãe, Ou seja não temos contato com ele, ainda vale este ponto da anuencia do pai biologico, mesmo que tenha todas as provas do vinculo, fotos, IRPF, boletins e matriculas escolares, plano de saude entre outros;;;;
Olá! Uma sugestão para você, já que a vida é muito dinâmica, não é mesmo?! Estamos aqui, hora podemos não estar. Pode esperas ele completar 18 anos para fazer isso, se assim preferir, porque judiciário demora bem mais que isso! Enquanto isso, para garantir os direito do seu filho como herdeiro, faça uma escritura pública de reconhecimento da filiação socioafetiva, esse documento poderá ser aproveitado quando solicitar o registro.
Olá! Quero realizar adoção sócio afetiva do meu enteado que tem 14 anos. O procedimento no cartório só pode ser realizado no cartório onde ele foi registrado quando nasceu ou pode ser em um cartório em outra cidade?
@@solangerosarioadvogada Bom dia precisa da assinatura do pai biológico, minha filha já tem 14 anos pai infelizmente tem problemas mental e os pais dele no caso avôs da minha filha concorda queria saber qual órgão procurar?
Me separei há quase dois meses e sou muito apegado a minha filha de criação, porém minha ex não quer deixar eu ver a criança... O que eu posso fazer? Tem como entrar com esse recurso?
O pai da minha filha já faleceu, hoje ela tem 17 anos , estou c a certidão de óbito dele, e vivo c meu atual marido que cria ela desde os 3 anos, ele quer o reconhecimento socioafetivo, o que fazer nesse caso?
Boa noite! Minha entiada tem mais de 12 anos, quero fazer a paternidade socioafetiva... Gostaria de saber se precisa estar presente o pai biológico? Sendo que a mãe vai estar.
No caso de uma criança de 2 anos a mãe dele deixou ele comigo e com meu esposo que é o pai desde neném que cuido queremos adicionar meu nome a mãe biológica concordou como podemos fazer?
É necessário ser padrasto? Ou se um padrinho afetivo já desenvolveu o vínculo parental mesmo sem ter vínculo com a mãe, pode efetivar o registro e auxiliar na criação junto a mãe, mesmo sem serem um casal?
No meu caso eu fui até o cartório fiz tudo certinho..mais foi negado por falta da assinatura do pai biológico..porém não sabemos aonde eles está e nem temos contato
Somente se ficar reconhecida a filiação socioafetiva, que diga se de passagem, muito difícil comprovar se o suposto pai for contra o reconhecimento da filiação
A pessoa que nunca sentiu o amor da adoção de coração realmente so pensa no lado negativo! .. espero q um dia vc ame alguém q não seja do seu sangue para entender!
Minha filha tem 9 anos e na escola ela pede pra não chamar com o sobrenome parte do pai biólogico . Ela conhece ele só lembra que tem filha quando está perto ou alguém pega no pé isso é 1 ou 2x por ano. Mais ela tem o amor de pai pois meu marido conheceu ela com 3 anos e ainda antes de eu me envolver com ele eles já tinha a ligação de pai filha não sei explicar só sei que até hj é muito lindo de ver .. e ela quase todos os dias fala que vai esperar crescer pra formalizar legalmente ela quer o sobrenome dele
Dra. Minha filha é criada com o padrasto desde que ela tinha 9 meses...agora depois de 17 anos nos separamos...eles se tratam como pai e filha paga todas as contas dela ...Mas não reconheceu com o Pai sócio efetivo...posso entrar na justiça pra pedir esse direito.
Minha enteada de 3 anos mora comigo e com o pai, a mãe biológica visita a criança uma vez ao mês, quando eu completar 5anos morando com a criança e eu for fazer o reconhecimento sócio afetivo a mãe biologica pode impedir?
Para inclusao do enteada ao plano de saude empresarial tenho que ter algum documento que prove minha responsabilidade sobre ela, sou casado no cartório, a certidão de casamento somente vale?.
eu sou a favor se o flho força a barra,exemplo um filho que larga a mae pra vivr com o pai e amadrasta,ai sim sou a favor que a madrasta pague pensao em caso de separação..
TENHO UMA DÚVIDA, CRIEI A MINHA FILHA DESDE OS 3 ANOS DE IDADE, HJ ELA ESTÁ COM 16 ANOS, TEMOS UM VÍNCULO DE MT AMOR, CARINHO, RESPEITO, UM AFETO MT GRANDE DE AMBOS, PORÉM ELA FOI REGISTRADA POR OUTRA PESSOA PORÉM O TAL PAI NUNCA PROCUROU, APENAS FEZ E SE MANDOU NÃO SABEMOS NEM SE É VIVO ELA NÃO CONHECE ELE, NUNCA VIU ELE PQ ELE ABANDONOU QND NASCEU, EU CRIEI ELA DESDE OS 3 ANOS DE IDADE, PORÉM EU GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PRA SOLICITAR A AFILIAÇÃO SÓCIO AFETIVA, POIS EU SOU PAI CRIEI, EDUQUEI HJ ELA FICA BASTANTE TEMPO CMG PRATICAMENTE MORA CMG PRECISO IR AONDE, NO CARTÓRIO? ENTRAR COM UMA AÇÃO? SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO
Como não sabe o paradeiro do pai, deverá pedir o reconhecimento pela via judicial. Mas, considerando, que a justiça demora muito, sugiro esperar ela completar 18 anos, daí não precisará da autorização dos pais biológicos. Outra sugestão que dou, porque a vida é muito dinâmica, certo?! Para garantir os direitos da sua filha como sua herdeira, faça uma escritura pública de reconhecimento de paternidade socioafetiva. Não será documento perdido, poderá usar depois no registro do reconhecimento da paternidade.
É possível num processo de multiparentalidade, se provado que não há nenhum vínculo com o pai biológico, converter o mesmo processo para a adoção unilateral?
Por favor me ajude, tenho uma filha que irá completar 16 anos em Outubro desse ano, meu marido que não é pai biológico cria ela desde pequena, ela praticamente não conhece o genitor, ele sumiu no mundo e não sabemos notícias dele a mais de 8 anos, nunca foi presente e nunca pagou pensão, ele sempre me pede para incluir o pai que cria na certidão dela, pq ela não gosta de dizer que ele é padrasto. Meu esposo é o pai que ela conhece, paga escola, convênio, declara ela no imposto de renda como dependente pois ele arca com todas as despesas. Somos casados legalmente a 6 anos no religioso e cívil. Mês passado estive no cartório e a informação que tive é que o genitor precisa autorizar a inclusão na certidão dela, ou entrar com processo, gostaria de saber se essa informação procede? Pois não sei onde encontra-lo, não sei por onde ele anda ou se está vivo.
Olha minha situação era igual a tua Contratamos um advogado Tiramos o nome do pai ausente E depois meu atual marido fez a adoção socioafetiva Boa sorte para vocês
Meu filho do meio tem pais biológicos falecidos, ele tem 28 anos eu posso ser mãe sócio afetiva dele? Basta ir ao cartório com ele? Vou precisar de um advogado para essa ação?
Boa tarde, Meu esposo vai ser pai socioafetivo de meu filho, e eles me deram uma lista de documentos para levar, mas não sei o que é muitas coisas que estão na lista do que providenciar.
Olá, uma pergunta. Tenho 27 anos,e fui criada por minha mae e meu pai adotivos. Meu sonho é ter o sobrenomes deles, e na minha certidão,ja consta meu pai adotivo como meu tutor. Mas tbm consta o nome da minha mãe biológica e nao adotiva. Será q consigo realizar esse sonho de ter o sobrenome dos meus pais adotivos? Obs: Minha mãe e minha avó biológica me dão apoio nessa decisao e se ofereceram até pra ser testemunhas.
Eles já são seus pais socioafetivos, isso quer dizer que podem ser incluídos sua certidão de nascimento como seus pais. O melhor de tudo: pode ser no cartório de registro civil. Legal, né?!🤗 Para esse procedimento precisará de um advogado.
Oi por favor gostaria de entender melhor … meu filho tem 12 anos meu esposo cuida dele desde os 9 meses de nascido com todos os deveres de um pai … nesse caso podemos ir direto ao cartório fazer esse registro?
E no caso q meu enteado não tem o nome do pai biológico na certidão de nascimento e não tem nenhum vínculo com ele oq é possível fazer...desde já obrigado
@@nataliafachini4903 oi bom dia fui no cartório eles falaram q não pode fazer só por ordem judicial não entendi.... Pois ele não tem o registro do pai biológico literalmente o pai biológico sumiu...oq posso fazer
Dra minha mãe e registrada no nome de uma mae q ela nunca viu mais foi criada com a madrasta hoje ela se encontra em como não anda nem fala existe como fazer um socioafetivo assim?
Boa tarde tenho uma filha de 13 anos , o pai biológico registrou porém sumiu nunca ajudou nem a procurou e ela também não quer saber dele. Estou em um casamento a 11 anos e meu companheiro que é o pai que ela reconhece , me tira esta dúvida por favor ele pode adotar ela como socioafetivo sem precisar do pai biológico. Porque em 2019 no mês de abril fui ao cartório e falaram que precisava de autorização do pai não entendi vi nos comentários você responder que não precisa pode me tirar está dúvida. Desde já grata .
Doutora no caso de uma separação, se for comprovado que não houve contato sociafetivo é possível tirar o nome do padrasto do registro, que registrou a criança, mas não manteve contato sociafetivo?
Se vocês mulheres querem ferrar alguém, que ferrem o pai BIOLÓGICO. Não sejam mal caráter a ponto de livrar a cara do pai verdadeiro e punir aquele que não cometeu o “crime”.
E Ridículo, uma falta de moral da parte da mulher ou filho(a) de criação querer ferrar a vida de um homem que deu amor e carinho que o pai verdadeiro não deu. o minimo que deveriam ter era gratidão por esse homem
@@darthvader1000 Negativo, não caia nessa, já houve casos que o cara descobriu que não era o pai e mesmo assim a justiça determinou que continuasse pagando pensão , essa justiça porca daqui não há segurança nenhuma.
Oi tudo bem? Me tira uma dúvida por favor, tenho 25 anos e meu padastro me criou desde os 2 anos de idade, ele é minha mãe são casados mas não tiveram filhos e meu padastro não tem outros filhos, meu pai biológico nunca me registrou, sou registrada apenas no nome da minha mãe. Gostaria de saber se é só ir no cartório com meu padastro e minha mãe que já conseguimos fazer o reconhecimento de paternidade socioafetiva??? Eu já serei registrada ou vai ter que ter alguma audiência?
@@nataliafachini4903 moça só mais uma dúvida, me disseram que se não quiser acrescentar o sobrenome do padastro não precisa, porém tem que fazer outra identidade minha porque atrás da identidade tem o nome dos pais né, ou no caso só vão emitir um novo registro e não precisa eu fazer nova identidade? Porque se precisar fazer nova identidade então é melhor aderir o sobrenome também já que vai ter que tirar outro documento mesmo. Eu pesquisei na Internet mais nao tem respostas sobre isso.
Olá! Gostaria de saber se é possível a substituição do nome do Pai na certidão . Meu filho vai completar 10 anos esse mês de Março, o Pai biológico nunca ligou pra ele, nunca o procurou, não tem nenhum vínculo afetivo , só registrou e "sumiu". Ao longo desses anos tentei uma aproximação entre eles, mas sem resultado. O Pai não respondia minhas mensagens, me bloqueou nas redes sociais, enfim... na semana passada com ajuda de alguns parentes dele, consegui o novo contato dele e mandei mensagem pedindo que ele abrisse mão da paternidade, de uma forma amigável, para o meu atual esposo registrar meu filho. Pois meu filho chama ele de Pai, tem uma ligação muito forte entre eles. O Pai do meu filho aceitou numa boa, só quer saber o que ele precisa fazer mediante a isso, pois ele mora em Belém/Pa e eu em Campos/RJ. Quero saber também se com a autorização do Pai, ppodemos ir direto no cartório ou preciso recorrer a justiça, advogado ? Desde já agradeço pela atenção !😘
Natalia eu e minha companheira nao conseguimos registar nossa filha com meu nome apenas da minha companheira no caso mae biológica,pq os cartórios colocaram dificuldades hoje ela tem 4 anos e gostaria muito dela ter meu sobrenome ser reconhecida como sua mae também e isso doi muito ja por nao termos conseguido.ja dei entrado em um pedido de reconhecimento mais ainda nao deu certo posso tentar em outro cartório ?
Uma dúvida tenho 19 anos e vivo com meu padrasto desde os meus 3 anos, posso ir no cartório para incluir ele como socioafetivo? Ou teria que ser ele. E preciso alterar meu nome? E meu padrasto e minha mãe precisam ser casados? Pois ele só moram juntos
@@nataliafachini4903 precisa fazer um novo documento de identidade né? E se precisa fazer um novo documento então se quiser pode acrescentar o sobrenome? Eu achei que só emitia uma nova certidão de nascimento e pronto. Mas no caso vai ter que fazer nova identidade ne , porque atrás da identidade fica o nome dos pais. Também quero saber se é necessário acrescentar, e se precisa fazer uma nova identidade
Olá, tudo bem?? Precisamos tirar uma dúvida. Meu esposo,na qual sou casada a 11 anos,fez em 2018 ao meu filho que hoje tem 16 anos,pai sócio afetivo. Porém meu filho,ja tem todos seus documentos com a inclusão do pai sócio afetivo. A nossa dúvida é! Como meu esposo,recebeu a cidadania Italiana,ele gostaria de estar passando ao meu filho,porém, somente adoção judicial. Seria possível, fazer isso perante juíz, já que o pai biológico não mora mais no Brasil. Poderia nos ajudar??
Para fazer a adoção, precisará entar com ação de adoção. Pelo tempo seu filho deve estar com 18 anos. Então o processo de adoção fica menos complexo. Claro que tem aí vários detalhes Sugiro consultar um advogado para saber o procedimento direitinho, tá bom?!
Oie tudo bem? Gostaria de saber Meu filho nunca foi reconhecido pelo pai Biológico E registrado apenas no meu nome Eu estou na união estável com um homem ele pode reconhecer meu filho de 4 anos ?
Mas por que os país que criam, dão amor, ,casa para a criança que o pai biológico não fez isso para o seu filho de sangue,para está sociedade está pessoa quem cria é um otário,trouxa???
Meu pai (pai da minha irmã), me criou desde os 9 meses de nascida… Porém meu pai biológico me registrou na época e eu só vim conhecê-lo com meus 15 anos. Tenho um amor pelo pai que me criou e o maior sonho dele e o meu também é inserir o sobrenome dele em minha certidão de nascimento. Hoje tenho quase 27 anos e queria muito da esse presente pro homem que me criou e me amou como se fosse sangue do sangue dele ❤️🥰
Muito linda sua atitude ❤️ o amor vale muito mais do que qualquer coisa neste mundo 🥰🥰
Amor $$$
@@andremenezes8060 que triste seu comentário. Provavelmente você passou a vida toda sem saber o que é amor familiar. Eu fui criado pela minha madrinha, tenho 30 anos e quero incluí-la como mãe, mesmo sem ela ter bem algum, apenas por amor e como forma de demonstrar ainda mais do que já demonstro diariamente minha gratidão. quando você souber o que é isso, mudará seu pensamento.
@@MrBiano21 🥰🥰🥰
@@MrBiano21 ❤👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, muito bem explicado
Olá, gostaria de tirar uma dúvida .
Ao realizar o reconhecimento em cartório e o MP indefira e arquive o procedimento, embora não venha falando no provimento, existe algum meio de recurso? ou somente realizando uma nova tentativa por meio judicial?
Sou filha socioafetiva... meu padrasto me cria desde os 5 anos. Quando fiz na minha certidão constou o nome dos dois pais, o biológico e o socioafetivo. Agora precisei de uma nova via e o cartório excluiu o nome do meu pai e avós biológicos. Mas eu não solicitei e gostaria que constasse o dos dois pais.
Olá Milena... estranho ter acontecido isto, você deve pedir para o cartório ratificar ou entrar com ação judicial em último caso
Oi Milena gostaria de saber de vc se o registro socioafetivo inclui o sobre nome do pai socioafetivo no seu nome?
Muito obrigado. Me ajudou muito
Meu marido cria meu filho des de quando ele tinha 11 meses e agora ele vai fazer 5 anos .. o pai biológico dele liga uns 2 vezes no ano e nunca conheceu ele pessoalmente... gostaria de incluir meu marido no registro do meu filho.
Show.
Não entendo isso , se existe o reconhecimento socio afetivo , por que em muitos casos onde o homem não faz esse reconhecimento ele é obrigado a pagar a pensão mesmo assim?
Quais os documentos são necessários para levar ao cartório ❓
Estou escrevendo sobre o Direito sucessório dos filhos na multiparentalidade. E estou falando também sobre a filiação socioafetiva.
Que legal! Otimo tema, parabéns 👏🏻
Dimas você pode me aconselhar? meu filho tem um amigo de escola, ele tem nove anos, a mãe abandonou ele na casa da avó, aí a avó abandonou ele na bisavó, ele mora com a a bisavó e mais quatro adolescente, ela é muito idosa , chinga o menino e priva ele até de comer algumas coisas que é previlegio pros outros adolescentes, ele apanha, fica na rua o dia inteiro com fome, vai pra escola sujo e com frio, a professora dele até chora, bom ele começou a frequentar minha casa e nos apegamos a ele , aqui ele se alimenta , toma banho, eu cuido dele como se fosse meu filho, ele chora pra não ir embora , mais mesmo assim eu levo ele né, o que acontece é que eles estão privando o menino de vir aqui , eles disseram que não é pra mim deixar ele entrar na minha casa, é pra deixar na rua , e disseram que ele está jurado de morte na rua , ou seja, não cuidam e querem me privar de ajudar essa criança ,a bisavó dele chinga ele de lixo humano, vagabundo , fala que ele vai virar ladrão , e que é o conselho tutelar que obriga ela a ficar com ele , pois ela não gosta dele , aí eu fico como nessa história , não consigo abandonor ele 😔
Que documentos precisa pra registrar o bebê no caso de socioafetiva junto com a mae biologica ?
Minha afilhada tem 6anos o pai biológico só fez registrar e sumiu ela só conhece o padrasto como pai ele trata e chama ela de filha e ela chama ele de pai.minha dúvida é pra ele fazer a paternidade socioafetiva precisasiva ter autorização do pai biológico?
ola! não precisa de autorização do pai biológico para o reconhecimento da filiação socioafetiva.
@@nataliafachini4903 mesmo entrando na justiça eles não vão atrás?
@@fernandasa6573 não precisa de autorização do pai biológico
@@nataliafachini4903 nosso maior medo é trazer de volta pra vida dela quem a regeito desde a concepção.
Muito obrigada por responder
Sou casada a 14 anos,meu esposo teve um filho,com uma pessoa,e ela o abandonou,crio até hoje,ele tem 4 anos,minha vida,e ele é registrado no nome dele e dela,posso contratar um advogado?
Para fazer o reconhecimento?
Sim
Dra, boa tarde, fomos ao cartório há cerca de um ano e o Cartorário disse que precisava da anuencia do Pai Biológico. Meu filho irá completar 16 anos crio ele desde os 3 anos de idade, o Pai biologico desapareceu pouco antes de iniciar o relacionamento com a mãe, Ou seja não temos contato com ele, ainda vale este ponto da anuencia do pai biologico, mesmo que tenha todas as provas do vinculo, fotos, IRPF, boletins e matriculas escolares, plano de saude entre outros;;;;
Neste caso deve entrar com ação judicial
Olá! Uma sugestão para você, já que a vida é muito dinâmica, não é mesmo?! Estamos aqui, hora podemos não estar. Pode esperas ele completar 18 anos para fazer isso, se assim preferir, porque judiciário demora bem mais que isso!
Enquanto isso, para garantir os direito do seu filho como herdeiro, faça uma escritura pública de reconhecimento da filiação socioafetiva, esse documento poderá ser aproveitado quando solicitar o registro.
Olá!
Quero realizar adoção sócio afetiva do meu enteado que tem 14 anos.
O procedimento no cartório só pode ser realizado no cartório onde ele foi registrado quando nasceu ou pode ser em um cartório em outra cidade?
Olá! Poderá ser em qualquer cartório.😉
Para o ato precisará de advogado, ok?!
@@solangerosarioadvogada Bom dia precisa da assinatura do pai biológico, minha filha já tem 14 anos pai infelizmente tem problemas mental e os pais dele no caso avôs da minha filha concorda queria saber qual órgão procurar?
Me separei há quase dois meses e sou muito apegado a minha filha de criação, porém minha ex não quer deixar eu ver a criança... O que eu posso fazer? Tem como entrar com esse recurso?
É necessário a autorização da mãe biológica? E se ela não aceitar mesmo entrando com uma ação?
Se tiver menos de 18 anos é necessário autorização fosse pais, caso contrário, somente judialmente mesmo.
O pai da minha filha já faleceu, hoje ela tem 17 anos , estou c a certidão de óbito dele, e vivo c meu atual marido que cria ela desde os 3 anos, ele quer o reconhecimento socioafetivo, o que fazer nesse caso?
Boa noite! Minha entiada tem mais de 12 anos, quero fazer a paternidade socioafetiva... Gostaria de saber se precisa estar presente o pai biológico? Sendo que a mãe vai estar.
Ola! No cartório precisa sim!
No caso de uma criança de 2 anos a mãe dele deixou ele comigo e com meu esposo que é o pai desde neném que cuido queremos adicionar meu nome a mãe biológica concordou como podemos fazer?
Precisa ter anuência do pai biológico ? Ele não registrou a criança … ( quero reconhecer a socioafetiva de outra mãe junto comigo )
É necessário ser padrasto? Ou se um padrinho afetivo já desenvolveu o vínculo parental mesmo sem ter vínculo com a mãe, pode efetivar o registro e auxiliar na criação junto a mãe, mesmo sem serem um casal?
Pode sim
No meu caso eu fui até o cartório fiz tudo certinho..mais foi negado por falta da assinatura do pai biológico..porém não sabemos aonde eles está e nem temos contato
@@wesleyoliveira7235 neste caso vc precisa entrar com o pedido judicial
@@nataliafachini4903 no caso com auxílio de um advogado
Boa tarde crio meu sobrinho desde 9 meses posso juntamente com meu nhã esposa ir ao cartório fazer o reconhecimento de paternidadd
Que vergonha. O cara pode ser preso por não pagar pensão de filho dos outros kkkkkk
Somente se ficar reconhecida a filiação socioafetiva, que diga se de passagem, muito difícil comprovar se o suposto pai for contra o reconhecimento da filiação
Se for contra a vontade do padrasto, como pode ser afetiva? É filiação sócioforçada. Coisas do Brasil.
Crime por usucapião. Alguém comete, outro vai pra cadeia no lugar. Enquanto o pai biológico tá foragido.
Lembrando que o pai sócio afetivo não é obrigado a fazer esse trâmite. Se só pensa na questão da pensão não tenha filhos...
A pessoa que nunca sentiu o amor da adoção de coração realmente so pensa no lado negativo! .. espero q um dia vc ame alguém q não seja do seu sangue para entender!
Minha filha tem 9 anos e na escola ela pede pra não chamar com o sobrenome parte do pai biólogico . Ela conhece ele só lembra que tem filha quando está perto ou alguém pega no pé isso é 1 ou 2x por ano. Mais ela tem o amor de pai pois meu marido conheceu ela com 3 anos e ainda antes de eu me envolver com ele eles já tinha a ligação de pai filha não sei explicar só sei que até hj é muito lindo de ver .. e ela quase todos os dias fala que vai esperar crescer pra formalizar legalmente ela quer o sobrenome dele
O pai biológico está na justiça , mais eu queria muito pedir o juiz pra reconhecer abrir mão da pensão e provar abandono afetivo
Alguém sabe me responder se o pai socioafetivo pode dar a altorizar o menor a sair do país???
Sim, pode
Eu tenho 22 anos e não sou registrada no nome do meu pai biologico eu passo pedir ?
Dra. Minha filha é criada com o padrasto desde que ela tinha 9 meses...agora depois de 17 anos nos separamos...eles se tratam como pai e filha paga todas as contas dela ...Mas não reconheceu com o Pai sócio efetivo...posso entrar na justiça pra pedir esse direito.
Ola!! Sim, pode ☺️
@@nataliafachini4903 Muito obrigada
Minha enteada de 3 anos mora comigo e com o pai, a mãe biológica visita a criança uma vez ao mês, quando eu completar 5anos morando com a criança e eu for fazer o reconhecimento sócio afetivo a mãe biologica pode impedir?
Ola! A mãe biológica nao pode impedir, mas é necessário um processo judicial
E quando e maior de 18?
Caso seja menor, é só via judicial... Ok precisa o pai biológico assinar?
Menor de 12 anos somente via judicial… precisa intimar o pai biológico sim
Para inclusao do enteada ao plano de saude empresarial tenho que ter algum documento que prove minha responsabilidade sobre ela, sou casado no cartório, a certidão de casamento somente vale?.
Olá!
Além da certidão de casamento, apresente comprovante de endereço comum, como por exemplo, cadastro da escola e posto de saúde.
Ola bom dia pode incluir os avós da mae socioafetiva tbm na certidao ?? E posso incluir meu sobrenome tbm ?
Os avós são inclusos sim
@@nataliafachini4903 muito obrigada 🙏🏼
Dra. O pai biológico da minha filha faleceu, e ela recebe a pensao de morte, com a filiacao socioafetivo ela vem a perder a pensão????????
Não perde
Pode ser pai e mae socioafetivos e a pessoa passar a ter dois pais e duas maes no registro?
sim, pode
Cada homem tem que criar seu filho Não e justo o cará não ser o pai e pagã pensão pró filho que não e dele
eu sou a favor se o flho força a barra,exemplo um filho que larga a mae pra vivr com o pai e amadrasta,ai sim sou a favor que a madrasta pague pensao em caso de separação..
O que não é justo é a criança ser prejudicada pela separação. Tem que pagar sim.
TENHO UMA DÚVIDA, CRIEI A MINHA FILHA DESDE OS 3 ANOS DE IDADE, HJ ELA ESTÁ COM 16 ANOS, TEMOS UM VÍNCULO DE MT AMOR, CARINHO, RESPEITO, UM AFETO MT GRANDE DE AMBOS, PORÉM ELA FOI REGISTRADA POR OUTRA PESSOA PORÉM O TAL PAI NUNCA PROCUROU, APENAS FEZ E SE MANDOU NÃO SABEMOS NEM SE É VIVO ELA NÃO CONHECE ELE, NUNCA VIU ELE PQ ELE ABANDONOU QND NASCEU, EU CRIEI ELA DESDE OS 3 ANOS DE IDADE, PORÉM EU GOSTARIA DE SABER COMO EU FAÇO PRA SOLICITAR A AFILIAÇÃO SÓCIO AFETIVA, POIS EU SOU PAI CRIEI, EDUQUEI HJ ELA FICA BASTANTE TEMPO CMG PRATICAMENTE MORA CMG PRECISO IR AONDE, NO CARTÓRIO? ENTRAR COM UMA AÇÃO? SE PUDER ME AJUDAR EU AGRADEÇO
Ola! No cartorio somente a partir dos 12 anos, menores somente via judicial
Como não sabe o paradeiro do pai, deverá pedir o reconhecimento pela via judicial. Mas, considerando, que a justiça demora muito, sugiro esperar ela completar 18 anos, daí não precisará da autorização dos pais biológicos.
Outra sugestão que dou, porque a vida é muito dinâmica, certo?! Para garantir os direitos da sua filha como sua herdeira, faça uma escritura pública de reconhecimento de paternidade socioafetiva. Não será documento perdido, poderá usar depois no registro do reconhecimento da paternidade.
Boa tarde! Se eu e meu atual marido que é o pai socioafetivo formos viajar pro exterior, o pai biológico precisa autorizar?
Sim, precisa
É possível num processo de multiparentalidade, se provado que não há nenhum vínculo com o pai biológico, converter o mesmo processo para a adoção unilateral?
não vejo esta possibilidade...
Por favor me ajude, tenho uma filha que irá completar 16 anos em Outubro desse ano, meu marido que não é pai biológico cria ela desde pequena, ela praticamente não conhece o genitor, ele sumiu no mundo e não sabemos notícias dele a mais de 8 anos, nunca foi presente e nunca pagou pensão, ele sempre me pede para incluir o pai que cria na certidão dela, pq ela não gosta de dizer que ele é padrasto.
Meu esposo é o pai que ela conhece, paga escola, convênio, declara ela no imposto de renda como dependente pois ele arca com todas as despesas.
Somos casados legalmente a 6 anos no religioso e cívil.
Mês passado estive no cartório e a informação que tive é que o genitor precisa autorizar a inclusão na certidão dela, ou entrar com processo, gostaria de saber se essa informação procede?
Pois não sei onde encontra-lo, não sei por onde ele anda ou se está vivo.
Neste caso vc precisa de um advogado para analisar a situação!
Oi mesma situação, você já conseguiu alguma informação se precisa do pai biologico .
Olha minha situação era igual a tua
Contratamos um advogado
Tiramos o nome do pai ausente
E depois meu atual marido fez a adoção socioafetiva
Boa sorte para vocês
Meu filho do meio tem pais biológicos falecidos, ele tem 28 anos eu posso ser mãe sócio afetiva dele? Basta ir ao cartório com ele? Vou precisar de um advogado para essa ação?
pode fazer diretamente no cartório
E se a criança tiver sido registrada somente no nome da mãe
O padrasto pode registrar a criança como se fosse o próprio pai?
Há algum problema nisso?
Tera que ser feita uma ação de adoção ou reconhecimento de paternidade socioafetiva
Boa tarde, Meu esposo vai ser pai socioafetivo de meu filho, e eles me deram uma lista de documentos para levar, mas não sei o que é muitas coisas que estão na lista do que providenciar.
Ola!! Sim, o cartorio exige uma série de documentos para reconhecer a filiação socioafetiva, vc deve se informar no cartório se tiver dúvidas
Uma tia pode adotar a sobrinha q sempre criou desde pqna.. hj a sobrinha tem 45 anos e morarm juntas
Sim, pode
Olá, uma pergunta. Tenho 27 anos,e fui criada por minha mae e meu pai adotivos. Meu sonho é ter o sobrenomes deles, e na minha certidão,ja consta meu pai adotivo como meu tutor. Mas tbm consta o nome da minha mãe biológica e nao adotiva. Será q consigo realizar esse sonho de ter o sobrenome dos meus pais adotivos? Obs: Minha mãe e minha avó biológica me dão apoio nessa decisao e se ofereceram até pra ser testemunhas.
Eles já são seus pais socioafetivos, isso quer dizer que podem ser incluídos sua certidão de nascimento como seus pais. O melhor de tudo: pode ser no cartório de registro civil. Legal, né?!🤗
Para esse procedimento precisará de um advogado.
Caso os pais que constam na certidão sejam falecidos, como fica a "autorização" para a maternidade socioafetiva de alguém maior que 18 anos
Maior de 18 pode ser feito diretamente no cartório
Olá!
Maior de 18 anos anos precisa de autorização.
Oi por favor gostaria de entender melhor … meu filho tem 12 anos meu esposo cuida dele desde os 9 meses de nascido com todos os deveres de um pai … nesse caso podemos ir direto ao cartório fazer esse registro?
Sim
E no caso q meu enteado não tem o nome do pai biológico na certidão de nascimento e não tem nenhum vínculo com ele oq é possível fazer...desde já obrigado
Pode reconhecer a sua paternidade! Judicial ou em cartório, assista os demais vídeos no canal sobre o tema!
@@nataliafachini4903 oi bom dia fui no cartório eles falaram q não pode fazer só por ordem judicial não entendi.... Pois ele não tem o registro do pai biológico literalmente o pai biológico sumiu...oq posso fazer
@@fladimirmoura5365 procure um escritorio de advogacia pra lhe auxiliar e entrar com pedido judicial, no cartorio so quando a criança tiver 2 anos
Dra minha mãe e registrada no nome de uma mae q ela nunca viu mais foi criada com a madrasta hoje ela se encontra em como não anda nem fala existe como fazer um socioafetivo assim?
Sim, você deve propor uma ação de reconhecimento de filiação sociaofetiva
Oiê pode me ajudar, já recebi as explicação no próprio cartório. E agora preciso ir fazer o pedido?!! Sou maior.
Sim! ☺️
Boa tarde tenho uma filha de 13 anos , o pai biológico registrou porém sumiu nunca ajudou nem a procurou e ela também não quer saber dele. Estou em um casamento a 11 anos e meu companheiro que é o pai que ela reconhece , me tira esta dúvida por favor ele pode adotar ela como socioafetivo sem precisar do pai biológico. Porque em 2019 no mês de abril fui ao cartório e falaram que precisava de autorização do pai não entendi vi nos comentários você responder que não precisa pode me tirar está dúvida. Desde já grata .
Ola! Se o cartório não aceitar vc pode entrar com uma ação judicial
Doutora no caso de uma separação, se for comprovado que não houve contato sociafetivo é possível tirar o nome do padrasto do registro, que registrou a criança, mas não manteve contato sociafetivo?
É difícil… via de regra o reconhecimento da filiação socioafetiva é irrevogável
Não sou extremista, mas ,mesmo bem intencionado, um cara bacana pode ser julgar um babaca no futuro.
Ridículo isso!!! Mães com filho sozinhas para sempre!!!
Se vocês mulheres querem ferrar alguém, que ferrem o pai BIOLÓGICO. Não sejam mal caráter a ponto de livrar a cara do pai verdadeiro e punir aquele que não cometeu o “crime”.
O padrasto não é obrigado a ser pai socioafetivo, só se ele quiser... Logo não tem obrigação alguma com o enteado.
E Ridículo, uma falta de moral da parte da mulher ou filho(a) de criação querer ferrar a vida de um homem que deu amor e carinho que o pai verdadeiro não deu. o minimo que deveriam ter era gratidão por esse homem
@@darthvader1000 sim mas tem muita mulher que faz isso pra dar golpe. É mal caráter mesmo
@@deusdaseducao Mas o homem precisa querer. Sem seu aval é impossível
@@darthvader1000 Negativo, não caia nessa, já houve casos que o cara descobriu que não era o pai e mesmo assim a justiça determinou que continuasse pagando pensão , essa justiça porca daqui não há segurança nenhuma.
Oi tudo bem? Me tira uma dúvida por favor, tenho 25 anos e meu padastro me criou desde os 2 anos de idade, ele é minha mãe são casados mas não tiveram filhos e meu padastro não tem outros filhos, meu pai biológico nunca me registrou, sou registrada apenas no nome da minha mãe. Gostaria de saber se é só ir no cartório com meu padastro e minha mãe que já conseguimos fazer o reconhecimento de paternidade socioafetiva??? Eu já serei registrada ou vai ter que ter alguma audiência?
Ola! O cartório possui um procedimento para realizar o reconhecimento da filiação socioafetiva!
@@nataliafachini4903 muito obrigada pela resposta🙏
@@nataliafachini4903 moça só mais uma dúvida, me disseram que se não quiser acrescentar o sobrenome do padastro não precisa, porém tem que fazer outra identidade minha porque atrás da identidade tem o nome dos pais né, ou no caso só vão emitir um novo registro e não precisa eu fazer nova identidade? Porque se precisar fazer nova identidade então é melhor aderir o sobrenome também já que vai ter que tirar outro documento mesmo. Eu pesquisei na Internet mais nao tem respostas sobre isso.
Olá! Gostaria de saber se é possível a substituição do nome do Pai na certidão . Meu filho vai completar 10 anos esse mês de Março, o Pai biológico nunca ligou pra ele, nunca o procurou, não tem nenhum vínculo afetivo , só registrou e "sumiu". Ao longo desses anos tentei uma aproximação entre eles, mas sem resultado. O Pai não respondia minhas mensagens, me bloqueou nas redes sociais, enfim... na semana passada com ajuda de alguns parentes dele, consegui o novo contato dele e mandei mensagem pedindo que ele abrisse mão da paternidade, de uma forma amigável, para o meu atual esposo registrar meu filho. Pois meu filho chama ele de Pai, tem uma ligação muito forte entre eles. O Pai do meu filho aceitou numa boa, só quer saber o que ele precisa fazer mediante a isso, pois ele mora em Belém/Pa e eu em Campos/RJ. Quero saber também se com a autorização do Pai, ppodemos ir direto no cartório ou preciso recorrer a justiça, advogado ? Desde já agradeço pela atenção !😘
Boa tarde, nesta situação é necessário contratar um advogado.
@@nataliafachini4903 obrigada !
@@cliciamartins498 olha o golpe ai
@@cliciamartins498 🤑🤑🤑
@@cliciamartins498 🤣🤣🤣
Com 18 anos precisa da autorização do pai biológico?
Oi Vanusa!! Não precisa
Posso tirar uma dupla cidadania, com nome da mãe socioafetiva?
acredito que não é possível...
Natalia eu e minha companheira nao conseguimos registar nossa filha com meu nome apenas da minha companheira no caso mae biológica,pq os cartórios colocaram dificuldades hoje ela tem 4 anos e gostaria muito dela ter meu sobrenome ser reconhecida como sua mae também e isso doi muito ja por nao termos conseguido.ja dei entrado em um pedido de reconhecimento mais ainda nao deu certo posso tentar em outro cartório ?
Ola! Neste caso necessário entrar com pedido judicial
Olaaa minha filha tem 8 anos. Preciso da autorização do pai biológico para incluir o pai socioafetivo na certidão dela??????????
Queria saber isso também Gabi.
@@vitoriarubim4832 me informei q não. Mas se o filho tiver menos que 12 anos vc precisa requerer isso judicialmente. Precisa de advogado.
@@gabrielajardim1779 ah entendi.. obrigada querida!
Nao precisa
Uma dúvida tenho 19 anos e vivo com meu padrasto desde os meus 3 anos, posso ir no cartório para incluir ele como socioafetivo? Ou teria que ser ele. E preciso alterar meu nome?
E meu padrasto e minha mãe precisam ser casados? Pois ele só moram juntos
Sim, podem pedir conjuntamente o reconhecimento da filiação socioafetiva!
@@nataliafachini4903 precisa fazer um novo documento de identidade né? E se precisa fazer um novo documento então se quiser pode acrescentar o sobrenome? Eu achei que só emitia uma nova certidão de nascimento e pronto. Mas no caso vai ter que fazer nova identidade ne , porque atrás da identidade fica o nome dos pais. Também quero saber se é necessário acrescentar, e se precisa fazer uma nova identidade
Olá, tudo bem?? Precisamos tirar uma dúvida. Meu esposo,na qual sou casada a 11 anos,fez em 2018 ao meu filho que hoje tem 16 anos,pai sócio afetivo. Porém meu filho,ja tem todos seus documentos com a inclusão do pai sócio afetivo. A nossa dúvida é! Como meu esposo,recebeu a cidadania Italiana,ele gostaria de estar passando ao meu filho,porém, somente adoção judicial. Seria possível, fazer isso perante juíz, já que o pai biológico não mora mais no Brasil. Poderia nos ajudar??
Podia responder essa !! kkk
Para fazer a adoção, precisará entar com ação de adoção. Pelo tempo seu filho deve estar com 18 anos. Então o processo de adoção fica menos complexo.
Claro que tem aí vários detalhes
Sugiro consultar um advogado para saber o procedimento direitinho, tá bom?!
Oie tudo bem?
Gostaria de saber Meu filho nunca foi reconhecido pelo pai Biológico E registrado apenas no meu nome Eu estou na união estável com um homem ele pode reconhecer meu filho de 4 anos ?
Sim, pode, mediante uma ação judicial
Muito top! Qual é o prazo para entrar com uma ação para o reconhecimento pós morten, ou seja depois que o pai veio a falecer?
É imprescritível
@@nataliafachini4903 obrigado
Sou filha sócio afetivo fui criada desde 1 anos de idade hoje tenho 42 anos tive todas as provas mesmo assim o juiz deu a causa ganha pros herdeiros e
Que triste esta situação, mas a socioafetividade depende de provas mesmo...
Kkkk si fu
Mas por que os país que criam, dão amor, ,casa para a criança que o pai biológico não fez isso para o seu filho de sangue,para está sociedade está pessoa quem cria é um otário,trouxa???
Falou Nada
Kkkkk😂 piada
Gostei muito.
Obrigada.