Jana, estou bem interessada no curso mas nos dias propostos eu faço outro curso. Há a possibilidade de deixar as aulas gravadas? Beijos e parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Discuta sobre a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos e reflita sobre interferências induzidas ou forçadas sob quaisquer pretexto ser inadimíssiveis!
O famoso "respondendo haters" mais elegante que já vi. Haushuahshaha Como habitual, seu conteúdo contribuindo e agregando ao meu pensar e repensar. Obrigada pelo material aqui no YT, Jana! 💛
Jana trazendo mais uma vez à tona que Língua Portuguesa não é só sobre regras gramaticais a serem decoradas, e , sim, uma ciência! E, por sê-la, também torna-se um local de disputa.
@@Ludmila473 não é complexo, é ridículo, é sem sentido. É fruto de uma militância estúpida que acha que seus interesses pífios têm que ser impostos a qualquer custo. Simples assim.
Jana, Este vídeo caiu como uma luva! Semana passada teve uma discussão no grupo da faculdade sobre gênero neutro. A maioria dos alunos reclamaram e fizeram chacotas com "todes" e o perfil foi exatamente esse que vc descreveu: homens jovens. Fiquei surpreso e triste de ver uma intolerância tão grande por parte destes jovens. O que vou fazer? Encaminhar agora o seu vídeo para o grupo da faculdade. Parabéns pelo conteúdo!
Vc vai no ponto, Jana! Li alguns comentários em seu vídeo passado (tenho doses cavalares de masoquismo, eu sei... mas não consigo deixar de ler...) e me incomodaram MUITO pela razão que vc expõe. Não entender a língua como construída pelos falantes, como algo que muda porque a sociedade também muda, é de uma vontade atroz de permanecer no desconhecimento. Pois eu quero é mais todes, todas e todos juntos, juntas, juntes e misturadas, misturados e misturades! De preferência com mais e mais produtores de conteúdo trazendo o neutro pro baile! Vc ARRRRRAAAASA demais, querida!
@@Fernanda-te1uv Não entendi seu comentário! ;) As línguas mudam porque falantes mudam. Mudar de forma espontânea? Como assim? Pressão ideológica? Pressão ideológica é querer refletir sobre pensamentos preconceituosos sobre língua e sua relação com a sociedade e ampliar os espaços para que outras identidades apareçam e tenham voz e vez? A língua muda porque falantes mudam, a sociedade muda. Isso está longe de ser pressão ideológica. É como as sociedades se configuram, se constroem e se identificam ao longo do tempo. E isso passa pela língua e pela maneira como escolhemos nos comunicar! Eu escolho todas as pessoas, porque "gente é pra brilhar"! E gostaria que mais pessoas escolhessem...sem pressão ideológica alguma! Só desejo mesmo de uma sociedade mais plural! Não seria bom pluralidade de vozes, de pronomes, de identidades? :)
Jana tu és muito massa! Obrigada pela tua abordagem e pela clareza nas tuas explanações 💜 todes que estão dispostos a se atualizar deveriam te acompanhar 🥰
Perfeito, as pessoas mal lêem o que escrevem, não aceitam que tem dificuldade com a própria língua, e ainda gasta o que eles mesmo dizem ser precioso tempo expressando seu pré - conceito. Muito obrigado por produzir conteúdo e ensinar (ou tentar na maioria das vez, infelizmente) levando uma iluminação em situações sombrias.
Quando alguém reclama de 'todes' eu pergunto se a pessoa ainda fala 'vosmecê', e explico que a linguagem acompanha a sociedade e o tempo que ela vive, a língua muda e se adapta. Afinal, se não mudasse, haja caverna pra gente escrever.
Eu uso outra abordagem "menos agressiva" eu sempre pergunto tu é contra o gaúcho falar tchê? Tu é contra o Pernambuco falar oxe? Tu é contra o baiano falar oxente? Pq isso são sotaques diferentes formas de falar a língua portuguesa se vc não é contra diferentes sotaques não deveria ser contra o pronome neutro.
Eu penso que não dá para obrigar ninguém a usar pronome neutro porém eu sempre peço respeito do mesmo jeito que devemos respeitar o jeito nordestinos de falar o jeito sulista de falar etc devemos também respeitar outra formas de falar.
Como jornalista forjada por manuais de redação e revisora vencida pelo “novo” acordo ortográfico, confesso que torci o nariz ao gênero neutro. Mas seus vídeos me mostraram a importância da linguagem como ferramenta (mais uma) em prol da causa LGBTQIA+ e, se a gente briga por um mundo para todes (meu primeiro “todes”!), não há como contra-argumentar, né?
Achei ótima a sua contribuição. As pessoas esquecem, ou preferem ignorar, que as línguas são vivas e em constante mudança. Além disso os aspectos sociológicos, as relações humanas, as reivindicações de grupos e etnias, sempre estão presentes. O novo sempre vem.
Basta ela ser também descendente dos tais que sempre tentaram destruir as raízes portuguesas, indígenas e africanas do Brasil desde o dia que colocaram os pés na "terra benedetta de Brasile", e agora querem destruir a Língua Portuguesa. Os tais que não têm nem nunca tiveram nada a ver com a colonização do Brasil, porque começaram a chegar ao Brasil 58 anos depois deste se ter tornado um país "independente", 380 anos depois dos portugueses para grande desgosto deles, mas que acham que foram colonizados pelos portugueses. São indígenas, por acaso? Que tal começarem a "parlare italiano"? Capisce?
Não existe "masculinidade frágil", caro Angelo Di Stefano. Esse termo foi cunhado para denegrir qualquer manifestação masculina que discorde de uma opinião/colocação tosca e/ou misandrica.
@@ayrwnnvto, eu não me "ofendi" e nem ficarei aqui tentando convencê-lo disso. Existem muitas falácias a respeito da masculinidade, sendo a "masculinidade frágil" uma delas. O termo "masculinidade frágil" é usado como uma tática esdrúxula de "shame" visado a intimidação, a diminuição e o menosprezo das opiniões masculinas.
Eu tbm tinha um pé atrás com a linguagem neutra até ver um video seu sobre tema. Foi onde eu percebi que era muito ignorante em relação a língua, que minha cabeça estava muito presa na noção da norma culta da linguagem.
3 роки тому+18
Queridíssima Jana, maravilhosa como sempre!!! Obrigada por esse vídeo!!! Ontem mesmo, vendo uma live na tv 247, canal que respeito muito, quatro homens cis brancos héteros minimizaram e desdenharam da discussão sobre pronome neutro... nossa, que surpresa!!! O argumento é sempre de que essa é uma questão menos relevante e importante face a luta de classes, e que "divide" a esquerda...Ora, quem divide na real??? Me fez pensar no acalorado debate sobre "presidenta" no primeiro governo Dilma, a turma da testosterona ficou louca dizendo que era um absurdo, estavam matando a língua portuguesa... A luta dos outros é sempre menos importante, não é mesmo? Fico muito triste em ver esse comportamento vindo de pessoas do campo progressista, que se dizem "sem preconceitos" e têm tanta dificuldade em adaptar uma reles letra como terminação... tentei debater o tema na live, fui silenciada... Por isso, assistir o teu vídeo agora foi um bálsamo na alma!!! Beijos mil, estamos juntEs!!!
Tb fico triste com isdo. Se eles dedicassem metade do tempo que gastam pra atacar o que chamam de identitarismo pra atacar o que realmente é nocivo, como as religiões por exemplo, estaríamos muito melhor.
@@Blossom.67 já começou o mimimi de vcs? Sei q vc não sabe, mas a língua portuguesa está sempre mudando, a última reforma ortográfica ocorreu em 2014, as línguas passam por transformações pq a sociedade tb muda, caso não mudasse ainda estaríamos usando o "vosmecê" ao invés do "você", por exemplo. Esses acordos são assinados por vários países pra unificar a linguagem q se modificam com tempo, isso é um processo natural.
@@Blossom.67 mudança de língua é processo natural e paulatino. E sobre "falta de surra" tenho q te informar q bater nos filhos, mulher ou marido ou em qualquer indivíduo nos dias atuais é crime. Vc sabia? Bater é violar o corpo do outro. Em qual século vc vive? Tá ultrapassado heim amigo. Se alguém te der uma surra mesmo q vc "mereça' esse alguém é criminoso. Se vc apoia um crime então vc é cúmplice dele.
Eita! Seu argumento foi simplesmente lindo. Recentemente tive uma discussão sobre isto com meu filho de 17 anos e que traz questões de sua relação com amigos internaltas e que tem uma visão tacanha da vida, da sociedade. Mas estamos aí na luta!
Estou mais que satisfeita com teus vídeos, séries e cursos. Teu curso sobre o gênero na língua é primoroso e quero até repetir para aprender mais. Parabéns por incomodar, Jana.
Nossa Jana Viscardi! Que sua paciência e poder argumentação, me inspire a superar minhas limitações, lendo muito mais! E consequentemente, seguir seu canal. Obrigado pelo puxão de orelha!
Quando o português veio do latim juntaram o feminino e o masculino, ou seja vc está diante do neutro já, agora adicionar todes é errado. Aliás kkkkkkk vc tá querendo mídia, já que gíria n é bem vinda por vc(gírias existem em todas as línguas, agora todes n kkkkkk). Ela disse no vídeo que sou praticamente homofóbico por não gostar de todes, não sou homofóbico, sou consciente
@@lucasliradesouza5902 mas sua necessidade em expor esse tipo de coisa, atacando alguém sendo que não tem absolutamente nada demais ela usar todes, e está entrando na fala coloquial ( ela fala do jeito q quiser e pronto). Mostra sim q vc tem sim seus preconceitos, se não homofobia é preconceito linguístico
@Lana Talita Olha não estou atacando ninguém, só disse que é errado. Realmente , se ela quer ficar falando errado o problema é dela, por isso que a educação do Brasil deixa a desejar, aliás não adianta lacrar p meu lado não, existe o português verdadeiro e essas comédias que vcs falam.
@@lucasliradesouza5902 Primeiramente, quer se aparecer como "o" inteligentão, usa letra maiúscula nesse @. Substantivo próprio: letra maiúscula no início do nome e sobrenomes. Esse seu amplo conhecimento em Língua Portugesa é "free style"? A 5a série q habita em mim, discute com a 5a série que habita em você!
Gente... GEEEEENTE! Como eu AAAAAAAAAMEI esse video! Me deu muitas novas ideias para responder pessoas que se incomodam quando defendo a linguagem não binária. Alias, me inspiro demais com seus videos. Agradeço
Homofobia? Sou gay, tenho inúmeros amigos gays como eu e lésbicas, até mais que héteros na verdade. Todos detestamos gênero neutro. Coisa de adolescente mimado.
@@arielcardoso4694 Vixi, tenho vários amigos transexuais que são contra linguagem neutra também (rs). Dos famosos posso me lembrar de Nanny People, por exemplo. Também uma tiktoker trans que foi cancelada e até ameaçada de morte por ir contra, infelizmente não me lembro seu nome no momento. Ou a Ágata Cahill que trabalha com o biólogo gay Eli Vieira. E com razão, não binários nada mais são que cisgêneros tentando roubar lugar de pessoas que realmente são trans.
Pois vos digo que acabas de ganhar meu like, minha inscrição e ainda vou compartilhar para todas, todos e todes, tá ligado, mana? É nois! Parabéns pelo vídeo.
Querida Jana , quando falo de você e do seu canal e alguém me pergunta " Quem é essa ? " , Prontamente respondo " Lucidez ... Ela é lúcida". Todo meu carinho p você 😍😘😘
Abri o vídeo e quando ouvi "sejam todas, todes, todos muito bem vindos!", ai... já fui logo dando o like e prestando bem atenção ao vídeo até o final! Mais uma vez, uma aula maravilhosa! Muito obrigade!
Jana, você é inspiradora, necessária, autêntica. Amei o vídeo, como sempre amo, pela consistência, clareza e fundamentação. Obrigada por seu trabalho hoje e sempre.
Eu não tenho familiaridade com linguagem neutra, mas quem sou eu na fila do pão pra discutir com uma pessoa com conhecimento imenso da língua portuguesa como a Jana Viscardi. Se a pessoa me pedir pra tratá-la usando o gênero neutro e me indicar como fazê-lo pra mim não tem problema - prefiro evitar desgaste e indisposição. O importante pra mim é saber transitar entre diferentes formas de linguagem e saber como me portar de acordo com cada situação. Eu quero é paz. Um Bibliotecário recém formado não quer guerra com ninguém.
@@Blossom.67 Não entendi o pq de ele não estar pensando direito. Pelo que entendi, ele apenas disse que usaria o pronome neutro com quem assim o desejasse. A pessoa não é (e nem deveria ser) obrigada a trazer um aspecto relativamente novo da língua para o vocabulário pessoal dela, quando este ainda não faz parte da linguagem formal.
@@gloomysunday8242 Mas eu me sinto um rei, além disso, não me sinto confortável quando se referem a mim por "Você/Ele". Prefiro que me chamem "Vossa Majestade". Não devo ser respeitado?
No primeiro vídeo seu que eu assisti, comentei sobre essa questão. Especialmente falei sobre uma colega de formação que está na rede social chamando isso de "aberração". Só neste termo que ela usou já percebi que o incômodo dela, e daqueles que a seguem, não era com a língua, tampouco com a norma padrão. O resto, tu já completaste neste vídeo maravilhoso. Eu agradeço sempre que vejo que não estou sozinho. 💛✨
A cada dia gosto mais de assisti-la, já ficou sendo aquela companhia para o café da noite :) apesar do vídeo ter sido mais focado no público masculino, tenho me surpreendido (negativamente) com comentários que vejo no Instagram, e lá, na minha percepção, a maioria foi de mulheres, chegam a ser muito maldosos, e no caso delas pelo menos metade é justificado por religião ou terminam com "se deus quiser...". A gente é criado com a ideia de a presença feminina ser sempre compreensiva e acolhedora, mas no mundo virtual essa ideia anda bastante desagregada do carinho atribuído.
"Quando eu falo a palavra todes, eu estou expressando o entendimento meu de sociedade e é esse meu entedimento de sociedade que te incomoda. E é ele que faz com que você saia do meu vídeo". Obrigada por esse vídeo, Jana. Vou levar essa frase pra cabeceira. Eles querem que a gente desista de lutar pelas mudanças, mas isso eles não vão conseguir. Ameeeeei o final do vídeo! Um bj!
Não sei se minha posição forma um grupo, mas ao mesmo tempo em que discordo de uma mudança não espontânea da língua como a introdução do ''todx'' eu continuo vendo os vídeos do canal. Creio que a resistência a essa mudança não é simplesmente um caso de reacionarismo, pelo menos não por parte de todos que discordam dela. Se ela vier, a mudança não deveria ser imposta.
Concordo , para mim tá ótimo uma pessoa usar o seus pronomes neutros em momentos onde a norma padrão não é necessária , mas a partir do momento em que precisamos padronizar devemos agir com a norma culta . Se cada variação ou dialeto fosse oficializado pela norma padrão seria um verdadeiro caos , se escreveria curação ou coração ? Tem lugares que as pessoas falam curação e tá tudo bem , eu não controlo a fala , agora a partir do momento que eu uso curação na forma escrita em meios onde a norma culta é cobrada isso normalmente dará problema sobre quem é legítima e nesse caso a norma da legitimidade a palavra coração , será que seria justo uma minoria de 1% da sociedade impor uma mudança sem o apoio dos 99% restante ? A línguagem neutra ela é polêmica e não é só por direita ou esquerda , mas por um briga de espaço e domínio.
Amei, parabéns Jana, sempre quis dizer isso, mas não tinha as palavras. Vc é demais. Parabéns por compartilhar tanto conhecimento. Na verdade são pessoas cheias de preconceitos. Tomara que façam seu curso.
Gostei do canal! Me inscrevi. Seu conteúdo me fez repensar os vídeos que consumo no UA-cam. Você, com seus vídeos, propõe o pensamento e me incentiva a questionar o status quo, algo muito diferente dos vídeos que assisto atualmente. É claro que não vou parar de assistir conteúdo direcionado puramente ao entretenimento porém vou expandir meu consumo de conteúdo que expanda meu conhecimento.
Adoro você e seu conteúdo, todes nós sentimos falta de alguém que fale desses assuntos sabendo exatamente onde tocar, e com uma consciência incrível. OBS: é muito prazeroso te ouvir falar com essa coerência.
Agora que vi que o último vídeo bombou 👏🏻👏🏻👏🏻 Jana, pq vc não faz uma collab com a Tati (do mundo segundo Ana Roxo) para discutir esse tema? Seria mt legal ❣❣
Assisti, atrasada, este excelente vídeo, meses depois de postado, mas absolutamente atual e necessário. Parabéns! Vou procurar vídeos do curso para enviar a alguns dos tais "defensores da língua", que quase nunca sabem usá-la!
Quando eu escuto os youtubers falarem "bem vindas e bem vindos", "senhoras e senhores" etc, eu nem ligo, sei que tem gente que não entende ou não sabe sobre linguagem neutra. Mas quando alguém usa o termo neutro assim como a Jana faz em todos os videos, dá um calorzinho no coração.
Ai Jana, demorei quatro dias e mais uns para assistir os dois últimos vídeos. Tô aqui me pedindo desculpas pelo atraso. Reflexões maravilhosas, só pra variar, obrigada. 🤗
Ah, Jana... Simplesmente te adooooro! Você é tão necessária nesses tempos estranhos e sombrios em que vivemos nos dias atuais. Muito obrigada por postar reflexões urgentes e profundas sobre nossa sociedade tão carregada de preconceitos. Beijo 😘🙏🏻🤗
Sua posição em relação a normal e sociedade, do problema de, boa parte, não ser em relação a língua e sim sobre as mudanças sociais foi bem colocada. Porém há um movimento identitário com elementos fascistoides que quer, simplesmente, empurrar goela abaixo tais mudanças, se alguém não utilizar, pode ser cancelado. Fazem isso sem procurar estudar e entender qual o real impacto que um "todes" possui nas lutas dessas minorias. É um "todes" que vai gerar mais respeito, dignidade e reduzir o preconceito? Nesse caso, a crítica ao uso do "neutro" vai além da relação entre idioma e sociedade. Se ficar patrulhando elementos históricos relacionados a etimologia das palavras, iremos encontrar diversos elementos de opressão no passado, mas que hoje não possui o mesmo sentido, houve uma mudança semântica ou de percepção das pessoas sobre as palavras e expressões. Um outro ponto em questão é sobre sua formação para falar sobre o assunto. É muito diferente um fulano nos comentários não usar a norma da língua de vc, já que tende a ser uma formadora de opinião, com certa visibilidade. Há muita gente com má formação escolar por aqui com desejo de fazer militância, que pode ser pra lá de capenga. Vc trouxe algum conteúdo mais 'técnico' feito por pessoas com melhor formação e mais capacitadas pra falar a respeito nesse vídeo? Quais? Hoje em dia qualquer um com uma conta no google é especialista em tudo, e isso é um problema sério. Médico clínico, inclusive, virou pesquisador renomado empurrando supositório de ozônio por aí.
Cara, tens toda a razão. Essa criatura pode até ter algum diploma, o que não é difícil numa sociedade como a nossa, mas especialista que já chega dizendo "todos, todas e todes",.na minha opinião é especialista em merda nenhuma.
@@tomlopes5511 não sabia que uma palavra define se alguém é especialista em algo ou não. Obrigado pela sua explicação. Lembrarei disso quando disserem que a arte POPULAR não é arte porque não é erudita.
Tem pessoas que são formadas em letras que criticam a linguagem neutra aqui no UA-cam, acho que vc poderia fazer um react comentando esses vídeos, assim ia atingir mais pessoas, porque esse assunto ultimamente tem sido muito falando, mas pouco refletido infelizmente.
@@JanaViscardi , olhe do Pablo Jamilk, ele tem um livro sobre e explica de forma detalhada nos vídeos sem ser preconceituoso. Inclusive, o último vídeo, foi o melhor.
Tem o vídeo do Noslen no Inteligência LTDA. que é absurdo demais. Dois homens brancos querendo manter seus privilégios. O professor cita as colonizações que ocorreram durante a história e ainda teve a coragem de dizer que a linguagem foi feita de maneira natural. Absurdo demais
Por uma edição do vídeo onde todas as vezes que a Jana fale TODES a palavra apareça enorme na tela kkk te amo Jana, amo seu trabalho, parabéns por tudo 🥰🏹
Elegante como sempre, Jana! É muito interessante perceber que as pessoas escondem os próprios preconceitos linguísticos (e extralinguísticos) atrás da "máscara" da gramática normativa, pois afirmam que qualquer variante linguística fora do modelo padrão, não deve ser reconhecida como parte da língua portuguesa. Porém, como você mesma pontuou em seu vídeo, todos os falantes utilizam inúmeras variedades linguísticas que fogem das normas e das regras impostas pela gramática normativa. Além disso, essas pessoas também se esquecem que é muito equivocado correlacionar a língua escrita (artificial) com a língua falada (natural), pois são meios de comunicação completamente distintos. Para finalizar, só mais uma coisa: não há nada e nem ninguém que possa impedir as mudanças linguísticas (naturais) de acontecerem.
Kkkkkkkkkkkk Amei o final. Jana, você é a melhor pra falar desse assunto. Te admiro muito e quero fazer o seu curso, sei que em dezembro não vou poder mas na próxima vez estarei lá. Grande abraço!!
Meu canal é bem pequeno e já usei sejam todes bem vindes e tomei uma enxurrada de hatters, homens né... Então é bem complicado... Fico tropeçando no início do vídeo se uso ou não o todes e vou persistir mais vezes, pq confesso que depois dos hatters me desencorajei de usar o sejam todes bem vindes
Jana, fiz a inscrição no seu canal justamente por expressar respeito a todes usando o gênero neutro. Valeu por nos ensinar tanto sobre comunicação, língua e linguagem. Que bom que os haters deixam mensagem, ajuda a engajar o canal
Amiga. Eu não assisti essa senhora. Mas a partir do momento em que ela fala bem dessa linguagem eu não vou nem ver outros vídeos. E vou te dizer o por quê. Eu sou disléxica, e essa linguagem me prejudica muito. Eu leio com dificuldade. E quando me colocam alguma coisa completamente diferente do que eu aprendi, é extremamente difícil de ler. Por que eu não leio da mesma forma que as outras pessoas. Ao longo da vida gravei palavras e letras trocadas. Me desculpe, mas defender linguagem neutra é quebrar uma perna de um disléxico. É tirar os meio de um surdo se comunicar. É ferrar com a cabeça de um autista que não entende alem da logística. Linguagem neutra é um desrespeito a mim e pessoas como eu.
@@anaclarasantosduarte3335 Muito importante seu relato. Às vezes é dificil conciliar necessidades de grupos distintos, por isso é fundamental o debate.
Primeiramente ótimo vídeo! Jana, seria bom deixar um link para o vídeo mencionado (na descrição ou no vídeo) que pode motivar pessoas que não conheciam teu canal antes assistam a ele. Beijo e uma ótima semana a todas e todes
Incrível como sempre, Jana! Ainda há uma perspectiva muito fechada sobre a língua e as mudanças que envolvem a sociedade. Há a crença, por parte de muitos, de que a língua é imutável... Para esses, quem dera ela fosse de fato imutável.
Quando isso mudar no portugues de forma oficial, continuarei nao usando pois nossos idioma ja abrange ambos os gêneros utilizando o masculino. Libera o não gostei aí pra gente ver como ta a avaliação do publico.
Um dos melhores vídeos que você publicou nos últimos tempos. Serviu muito para mim! Eu consegui entender a profundidade ideológica da linguagem. Obrigada!! Obrigade!!
O problema é sempre o preconceito, aqui em Portugal por exemplo no tempo da ditadura não se podia dizer VERMELHO , dizia se ENCARNADO, como perceberá os vermelhos eram comunistas.... tTODES ESSES QUE CRITICARAM VÃO TRATAR O PRECONCEITO. Para além disso na lingua portuguesa existe uma coisa chamada de masculino feminino e neutro.... GOSTEI DO VAI ESTUDAR RAPAZINHO....
Sim, vai estudar, sue merda. A parte neutra do latim desceu ao masculino do português. Embora seja descendente de latim, o português não é igual ao mesmo. Parem de envergonhar os idiomas e suas origens os modificando para retardados se sentirem confortáveis. Querem aplicar novas regras que nem são VERÍDICAS POR LEI em uma língua que vocês fazem questão de desrespeitar por conforto próprio.
@@Blossom.67 A língua é viva, ela se adapta as pessoas, lugares e tempos. O problema claramente não é A LÍNGUA nessa questão. “Você” também é um termo, que na norma-padrão, não seria aceito. Claramente, o seu ponto não é a favor da língua portuguesa, e, sim, sobre o que palavras como “todes”representam.
@@biaaf8 "Você" foi uma adaptação natural da língua. As pessoas começaram a falar assim ao longo do tempo para facilitar a vocação. Falar "todes" não é evoluir, é desrespeitar totalmente a língua. Em nenhum momento da história isso foi feito. Ninguém muda uma língua por frescura, mudam por facilidade.
@@biaaf8 " 'Você' também é um termo que na norma padrão não seria aceito". Como não? Tirou isso donde? "Você" faz parte da língua portuguesa assim como "tu". São pronomes pessoais da segunda pessoa. A diferença entre "você" e "tu" é que "você", e suas respectivas conjugações verbais, é usado de maneira formal e "tu" é o pronome informal. Isso não acontece somente com a língua portuguesa. Em espanhol temos: "tu" e "usted", em francês temos: "tu" e "vous"...
As pessoas querem criticar o uso da linguagem neutra mas não sabem usar uma vírgula ou conjugar um verbo. Não entendem sobre o que estão falando e se acham os donos da L. Portuguesa.
Jana, boa noite. Não sou um inscrito... mas já assisti a uma boa quantidade de vídeos do seu canal. O primeiro vídeo que eu vi no seu canal foi justamente uma reflexão sobre o uso do pronome neutro. Eu particularmente não sou um "simpatizante" desse novo pronome, mas achei muito interessante a forma com que você trouxe o debate em questão. Acho que concordando com o uso do pronome ou não, mais importante, é justamente o espaço estar aberto para discussão de forma democrática e honesta. Mesmo eu tendo várias opiniões divergentes sobre o assunto, seria leviano da minha parte não deixar aqui minhas palavras sinceras: acho realmente incrível a forma com que você usa o espaço do youtube pra debater sobre linguagem e seus temas correlatos. A sua forma de explicar seu ponto de vista e a abertura para a reflexão são realmente admiráveis. Parabéns pelo excelente trabalho apresentado no seu canal. Agora sim, vou me inscrever.
Professora Jana, desde que eu vejo seus vídeos eu já me acostumei a te ouvir dizendo "Sejam todes bem vindes". Eu creio que quando você fala "Todes" ou "Bem vindes", é para dizer que todos e todas são bem vindos e bem vindas. Acredito que Todes e Vindes, são termos neutros. Isto é, todas as mulheres e todos os homens juntos. Sem problema nenhum. Vou continuar prestigiando seus vídeos Professora Jana.
Vim apenas manifestar meu contentamento e que assisti o vídeo até o final. Como uma resposta aos que sentem necessidade de anunciar seus descontentamentos. Até sua resposta aos haters foi educativa, reflexiva, necessária. E ainda meteu a publi no final, finíssima. Obrigado por nos proporcionar isso. Todes somos agradecides.
Rapaz, isso nem valeria discussão. Porque tem tanta coisa maior pra ser pautada. Aqui na minha cidade tem um monte de pessoas pedindo comida, colocando crianças para pedir dinheiro no sinal... PESSOAS DESEMPREGADAS, de outros países, sem nenhum amparo. E nós estamos discutindo se devemos ou não tirar o masculino e o feminino das palavras. Não sei, cara! Acho que estamos DESEVOLUINDO como ser humano com empatia para dar lugar ao "EU ESTOU MAIS CERTO", chamado vulgarmente de EGO.
Pra começar ninguém está querendo tirar o feminino ou masculino e sim colocar o gênero neutro. Então nem da discussão em questão vc sabe pra tentar dar sermão sobre o que as pessoas deveriam estar falando.
Filho somos o país que mais mata LGBTQ no mundo e questões que parecem idiotas como nome social ou ser visto com o gênero que vc se sente confortável é uma questão de vida ou morte real pra muitas pessoas. Então sim essa é uma questão de vida e morte pra muitas pessoas, que deve ser discutida. Sem desconsiderar que muitas pessoas trans estão desempregadas e recorrendo a prostituição e outras fontes de renda precárias.
E quanto as crianças, fome e desemprego. Pra que discutir se já sabemos quem devia estar fazendo o possível pra resolver isso pq vc não cobra o Presidente que tem a obrigação de resolver isso ao invés de falar que as pessoas discutindo linguagem neutra estão involuindo. E tipo se eu e nem ninguém aqui consegue resolver os problemas do nosso país como vc espera que eu discuta sobre outros países
@@diogonadir7535 Não estou dando sermão. Estou expressando minha forma de pensar. Se nós nos preocuparmos com o social, não teríamos que discutir crimes, muitos menos contra homossexuais e idem. Respeito todas as formas de pensar. Mas não acho que mudando todos os gêneros para o neutro vai diminuir a violência contra os homossexuais. Com todo respeito, a conta não bate.
Maravilhosa, como sempre . Amo seu jeito suave de passar por cima da ignorância/intolerância alheia . O medo que esses machos têm de perder seus privilégios é muito grande. Mas o mundo avança, a sociedade idem, e não há nada que eles possam fazer além de espernear.
@@JanaViscardi , infelizmente. Tb vejo muita gente da esquerda na guerra contra o que eles chamam de "identitarismo". Acho que precisamos falar mais e esclarecer mais a respeito.
Inscreva-se no curso Gênero nas línguas: www.sympla.com.br/genero-nas-linguas-para-entender-de-uma-vez-por-todas__1411997
Jana, estou bem interessada no curso mas nos dias propostos eu faço outro curso. Há a possibilidade de deixar as aulas gravadas? Beijos e parabéns pelo trabalho desenvolvido!
Discuta sobre a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos e reflita sobre interferências induzidas ou forçadas sob quaisquer pretexto ser inadimíssiveis!
O famoso "respondendo haters" mais elegante que já vi. Haushuahshaha
Como habitual, seu conteúdo contribuindo e agregando ao meu pensar e repensar.
Obrigada pelo material aqui no YT, Jana! 💛
Jana trazendo mais uma vez à tona que Língua Portuguesa não é só sobre regras gramaticais a serem decoradas, e , sim, uma ciência! E, por sê-la, também torna-se um local de disputa.
eu morri com o final. "não sei de nada... tá bom."
me preocupo é com aqueles que acham que sabem demais...
linda como sempre, Jana!
Comecei a assistir, aí você usou "todes" de novo e pensei, como sempre: "minha veterana é muito phoda". Boa, Jana!
Quando os bots atacam, é sinal de que um canal está fazendo sucesso. Que venham aos milhões pra aumentar o engajamento!
Fica nítido que esse é o propósito, Pq lógica mesmo ZERO !
@@vagnerdesales9889 beijos, beijas e beijes
"Professora" de linguística falando "todes" é o fim dos tempos mesmo. Mas não te preocupes, a linguagem não binária não vai rolar.
@@tomlopes5511 é tudo muito "complexo" pra vocês, né?
@@Ludmila473 não é complexo, é ridículo, é sem sentido. É fruto de uma militância estúpida que acha que seus interesses pífios têm que ser impostos a qualquer custo. Simples assim.
Jana,
Este vídeo caiu como uma luva!
Semana passada teve uma discussão no grupo da faculdade sobre gênero neutro.
A maioria dos alunos reclamaram e fizeram chacotas com "todes" e o perfil foi exatamente esse que vc descreveu: homens jovens. Fiquei surpreso e triste de ver uma intolerância tão grande por parte destes jovens.
O que vou fazer? Encaminhar agora o seu vídeo para o grupo da faculdade.
Parabéns pelo conteúdo!
Vc vai no ponto, Jana! Li alguns comentários em seu vídeo passado (tenho doses cavalares de masoquismo, eu sei... mas não consigo deixar de ler...) e me incomodaram MUITO pela razão que vc expõe. Não entender a língua como construída pelos falantes, como algo que muda porque a sociedade também muda, é de uma vontade atroz de permanecer no desconhecimento.
Pois eu quero é mais todes, todas e todos juntos, juntas, juntes e misturadas, misturados e misturades! De preferência com mais e mais produtores de conteúdo trazendo o neutro pro baile! Vc ARRRRRAAAASA demais, querida!
Amiga
As línguas costumam mudar de forma espontânea, não por pressão ideológica.
@@Fernanda-te1uv Não entendi seu comentário! ;) As línguas mudam porque falantes mudam. Mudar de forma espontânea? Como assim? Pressão ideológica? Pressão ideológica é querer refletir sobre pensamentos preconceituosos sobre língua e sua relação com a sociedade e ampliar os espaços para que outras identidades apareçam e tenham voz e vez? A língua muda porque falantes mudam, a sociedade muda. Isso está longe de ser pressão ideológica. É como as sociedades se configuram, se constroem e se identificam ao longo do tempo. E isso passa pela língua e pela maneira como escolhemos nos comunicar! Eu escolho todas as pessoas, porque "gente é pra brilhar"! E gostaria que mais pessoas escolhessem...sem pressão ideológica alguma! Só desejo mesmo de uma sociedade mais plural! Não seria bom pluralidade de vozes, de pronomes, de identidades? :)
@@JanaViscardi ARRASANDO sempre, lindeza!!!
@@thaisalbieri4428 Não entendeu porque não esperou a explicação já despejou um monte de "certezas". Com gente doutrinada não há discussão produtiva.
Jana tu és muito massa! Obrigada pela tua abordagem e pela clareza nas tuas explanações 💜 todes que estão dispostos a se atualizar deveriam te acompanhar 🥰
Perfeito, as pessoas mal lêem o que escrevem, não aceitam que tem dificuldade com a própria língua, e ainda gasta o que eles mesmo dizem ser precioso tempo expressando seu pré - conceito. Muito obrigado por produzir conteúdo e ensinar (ou tentar na maioria das vez, infelizmente) levando uma iluminação em situações sombrias.
Quando alguém reclama de 'todes' eu pergunto se a pessoa ainda fala 'vosmecê', e explico que a linguagem acompanha a sociedade e o tempo que ela vive, a língua muda e se adapta. Afinal, se não mudasse, haja caverna pra gente escrever.
Eu uso outra abordagem "menos agressiva" eu sempre pergunto tu é contra o gaúcho falar tchê? Tu é contra o Pernambuco falar oxe? Tu é contra o baiano falar oxente? Pq isso são sotaques diferentes formas de falar a língua portuguesa se vc não é contra diferentes sotaques não deveria ser contra o pronome neutro.
Eu penso que não dá para obrigar ninguém a usar pronome neutro porém eu sempre peço respeito do mesmo jeito que devemos respeitar o jeito nordestinos de falar o jeito sulista de falar etc devemos também respeitar outra formas de falar.
@@luizgarcialuizgarcia3386 uma boa ideia de abordagem. Vou utilizar.
@@luizgarcialuizgarcia3386 concordo contigo. Faço por respeito, por que considero o bem estar do próximo, por que acho isso básico do convívio social
Como jornalista forjada por manuais de redação e revisora vencida pelo “novo” acordo ortográfico, confesso que torci o nariz ao gênero neutro. Mas seus vídeos me mostraram a importância da linguagem como ferramenta (mais uma) em prol da causa LGBTQIA+ e, se a gente briga por um mundo para todes (meu primeiro “todes”!), não há como contra-argumentar, né?
Fala isso para dislexia , surdos e mudos
Lgbtvwxyz dragão catapulta canhão
*"para todos, todas e todes", se assim for o caso. Mas é um exercício pouco prático de fala e escrita, não vinga, não se produz.
Achei ótima a sua contribuição. As pessoas esquecem, ou preferem ignorar, que as línguas são vivas e em constante mudança. Além disso os aspectos sociológicos, as relações humanas, as reivindicações de grupos e etnias, sempre estão presentes. O novo sempre vem.
Todes é meu 🥚
Essa mulher é perfeita: responde á masculinidade frágil e ainda dá uma baita aula dessas. Obrigado sempre, Jana. Aprendo muito contigo. ❤️👏👏
❤️❤️❤️
Basta ela ser também descendente dos tais que sempre tentaram destruir as raízes portuguesas, indígenas e africanas do Brasil desde o dia que colocaram os pés na "terra benedetta de Brasile", e agora querem destruir a Língua Portuguesa. Os tais que não têm nem nunca tiveram nada a ver com a colonização do Brasil, porque começaram a chegar ao Brasil 58 anos depois deste se ter tornado um país "independente", 380 anos depois dos portugueses para grande desgosto deles, mas que acham que foram colonizados pelos portugueses.
São indígenas, por acaso?
Que tal começarem a "parlare italiano"? Capisce?
Não existe "masculinidade frágil", caro Angelo Di Stefano. Esse termo foi cunhado para denegrir qualquer manifestação masculina que discorde de uma opinião/colocação tosca e/ou misandrica.
@@MarcioIME2 Só de você se ofender já prova que existe sim masculinidade frágil. kkkkkk
@@ayrwnnvto, eu não me "ofendi" e nem ficarei aqui tentando convencê-lo disso. Existem muitas falácias a respeito da masculinidade, sendo a "masculinidade frágil" uma delas.
O termo "masculinidade frágil" é usado como uma tática esdrúxula de "shame" visado a intimidação, a diminuição e o menosprezo das opiniões masculinas.
Eu tbm tinha um pé atrás com a linguagem neutra até ver um video seu sobre tema. Foi onde eu percebi que era muito ignorante em relação a língua, que minha cabeça estava muito presa na noção da norma culta da linguagem.
Queridíssima Jana, maravilhosa como sempre!!! Obrigada por esse vídeo!!! Ontem mesmo, vendo uma live na tv 247, canal que respeito muito, quatro homens cis brancos héteros minimizaram e desdenharam da discussão sobre pronome neutro... nossa, que surpresa!!! O argumento é sempre de que essa é uma questão menos relevante e importante face a luta de classes, e que "divide" a esquerda...Ora, quem divide na real??? Me fez pensar no acalorado debate sobre "presidenta" no primeiro governo Dilma, a turma da testosterona ficou louca dizendo que era um absurdo, estavam matando a língua portuguesa... A luta dos outros é sempre menos importante, não é mesmo? Fico muito triste em ver esse comportamento vindo de pessoas do campo progressista, que se dizem "sem preconceitos" e têm tanta dificuldade em adaptar uma reles letra como terminação... tentei debater o tema na live, fui silenciada... Por isso, assistir o teu vídeo agora foi um bálsamo na alma!!! Beijos mil, estamos juntEs!!!
Tb fico triste com isdo. Se eles dedicassem metade do tempo que gastam pra atacar o que chamam de identitarismo pra atacar o que realmente é nocivo, como as religiões por exemplo, estaríamos muito melhor.
Excelente comentário.
"Não pode" hahaha, tantas coisas que deveriam "não poder" de verdade, mas aparentemente "todes" é o inimigo número 1 do país 🤣
Um país com milhões de analfabetos e vocês, por frescura de uma língua de mais de 800 anos, querem impor pronome neutro.
@@Blossom.67 já começou o mimimi de vcs? Sei q vc não sabe, mas a língua portuguesa está sempre mudando, a última reforma ortográfica ocorreu em 2014, as línguas passam por transformações pq a sociedade tb muda, caso não mudasse ainda estaríamos usando o "vosmecê" ao invés do "você", por exemplo. Esses acordos são assinados por vários países pra unificar a linguagem q se modificam com tempo, isso é um processo natural.
@@barbarasl6825 Não compare processo natural com falta de surra em casa.
@@Blossom.67 mudança de língua é processo natural e paulatino. E sobre "falta de surra" tenho q te informar q bater nos filhos, mulher ou marido ou em qualquer indivíduo nos dias atuais é crime. Vc sabia? Bater é violar o corpo do outro. Em qual século vc vive? Tá ultrapassado heim amigo. Se alguém te der uma surra mesmo q vc "mereça' esse alguém é criminoso. Se vc apoia um crime então vc é cúmplice dele.
@@barbarasl6825 Não me interessa.
Vocês desrespeitam a nossa cultura e moral.
Não valem nem o que o mendigo da esquina come.
Parabéns pelo vídeo!! Foi excelente, inteligente, educada, didática! Sucesso!
Obrigada ❤️
Estou sempre compartilhando seus vídeos com outras pessoas, pois seu conteúdo é muito relevante e necessário. Parabéns pelo seu trabalho.😘
Eita! Seu argumento foi simplesmente lindo. Recentemente tive uma discussão sobre isto com meu filho de 17 anos e que traz questões de sua relação com amigos internaltas e que tem uma visão tacanha da vida, da sociedade. Mas estamos aí na luta!
Estou mais que satisfeita com teus vídeos, séries e cursos. Teu curso sobre o gênero na língua é primoroso e quero até repetir para aprender mais. Parabéns por incomodar, Jana.
Márcia, querida!
Nossa Jana Viscardi! Que sua paciência e poder argumentação, me inspire a superar minhas limitações, lendo muito mais! E consequentemente, seguir seu canal. Obrigado pelo puxão de orelha!
Falam coisas como: "O pai tá on"
"Essa tá braba" "ficou midia", e mais coisas que os hetero(cis) top, falam
Mas se incomodam com TODES....
hahaha pois é
Quando o português veio do latim juntaram o feminino e o masculino, ou seja vc está diante do neutro já, agora adicionar todes é errado. Aliás kkkkkkk vc tá querendo mídia, já que gíria n é bem vinda por vc(gírias existem em todas as línguas, agora todes n kkkkkk). Ela disse no vídeo que sou praticamente homofóbico por não gostar de todes, não sou homofóbico, sou consciente
@@lucasliradesouza5902 mas sua necessidade em expor esse tipo de coisa, atacando alguém sendo que não tem absolutamente nada demais ela usar todes, e está entrando na fala coloquial ( ela fala do jeito q quiser e pronto). Mostra sim q vc tem sim seus preconceitos, se não homofobia é preconceito linguístico
@Lana Talita Olha não estou atacando ninguém, só disse que é errado. Realmente , se ela quer ficar falando errado o problema é dela, por isso que a educação do Brasil deixa a desejar, aliás não adianta lacrar p meu lado não, existe o português verdadeiro e essas comédias que vcs falam.
@@lucasliradesouza5902 Primeiramente, quer se aparecer como "o" inteligentão, usa letra maiúscula nesse @. Substantivo próprio: letra maiúscula no início do nome e sobrenomes. Esse seu amplo conhecimento em Língua Portugesa é "free style"?
A 5a série q habita em mim, discute com a 5a série que habita em você!
De 1.500 pra cá, quantas mudanças já não ocorreram na linguagem, reflexo do tempo e cultura ?! Como disse a Jana, isso é expressão de intolerância.
Vc é maravilhosa, polida, lúcida e necessária. Muitíssimo obrigade
Povo estranho esse negócio de todes, aff que saco isso
Gente... GEEEEENTE! Como eu AAAAAAAAAMEI esse video! Me deu muitas novas ideias para responder pessoas que se incomodam quando defendo a linguagem não binária. Alias, me inspiro demais com seus videos. Agradeço
É isso: não tem a ver com a Língua Portuguesa mas com homofobia e a sensação de que a brutalidade vinda do abjeto do presidente pode ser normalizada!
Homofobia? Sou gay, tenho inúmeros amigos gays como eu e lésbicas, até mais que héteros na verdade. Todos detestamos gênero neutro. Coisa de adolescente mimado.
@@luksavat7750 Ela usou um termo errado. O termo seria transfobia. Você como um homem cis jamais conseguirá entender isso.
@@arielcardoso4694 Vixi, tenho vários amigos transexuais que são contra linguagem neutra também (rs).
Dos famosos posso me lembrar de Nanny People, por exemplo. Também uma tiktoker trans que foi cancelada e até ameaçada de morte por ir contra, infelizmente não me lembro seu nome no momento. Ou a Ágata Cahill que trabalha com o biólogo gay Eli Vieira.
E com razão, não binários nada mais são que cisgêneros tentando roubar lugar de pessoas que realmente são trans.
@@luksavat7750 Não sei porque fazem isto, pois não há nenhum privilegio ou vantagem em ser trans
@@luksavat7750 Mas eu não odeio o pronome neutro, sou indiferente
Pois vos digo que acabas de ganhar meu like, minha inscrição e ainda vou compartilhar para todas, todos e todes, tá ligado, mana? É nois! Parabéns pelo vídeo.
Querida Jana , quando falo de você e do seu canal e alguém me pergunta " Quem é essa ? " , Prontamente respondo " Lucidez ... Ela é lúcida".
Todo meu carinho p você 😍😘😘
oooowwwwnnn obrigada, Fagner!
Eu vim pelo título e fiquei justamente por sua premissa sobre o discurso e posicionamento por trás da língua. Gostei demais. Ganhou um inscrito!
Abri o vídeo e quando ouvi "sejam todas, todes, todos muito bem vindos!", ai... já fui logo dando o like e prestando bem atenção ao vídeo até o final! Mais uma vez, uma aula maravilhosa! Muito obrigade!
As vezes de fato parece que essa questão toda vai além somente da palavra todes.
Você foi simplesmente maravilhosa! 😂😂👏🏾👏🏾👏🏾
Jana, você é inspiradora, necessária, autêntica. Amei o vídeo, como sempre amo, pela consistência, clareza e fundamentação. Obrigada por seu trabalho hoje e sempre.
Eu não tenho familiaridade com linguagem neutra, mas quem sou eu na fila do pão pra discutir com uma pessoa com conhecimento imenso da língua portuguesa como a Jana Viscardi. Se a pessoa me pedir pra tratá-la usando o gênero neutro e me indicar como fazê-lo pra mim não tem problema - prefiro evitar desgaste e indisposição. O importante pra mim é saber transitar entre diferentes formas de linguagem e saber como me portar de acordo com cada situação. Eu quero é paz. Um Bibliotecário recém formado não quer guerra com ninguém.
Você tem boas intenções, só não está pensando direito.
@@Blossom.67 Não entendi o pq de ele não estar pensando direito. Pelo que entendi, ele apenas disse que usaria o pronome neutro com quem assim o desejasse. A pessoa não é (e nem deveria ser) obrigada a trazer um aspecto relativamente novo da língua para o vocabulário pessoal dela, quando este ainda não faz parte da linguagem formal.
Se eu lhe pedir para se referir a mim por "Vossa/Sua majestade", você aceitaria calado?
@@luksavat7750 Se vc fosse uma majestade, sim
@@gloomysunday8242 Mas eu me sinto um rei, além disso, não me sinto confortável quando se referem a mim por "Você/Ele". Prefiro que me chamem "Vossa Majestade".
Não devo ser respeitado?
No primeiro vídeo seu que eu assisti, comentei sobre essa questão. Especialmente falei sobre uma colega de formação que está na rede social chamando isso de "aberração". Só neste termo que ela usou já percebi que o incômodo dela, e daqueles que a seguem, não era com a língua, tampouco com a norma padrão. O resto, tu já completaste neste vídeo maravilhoso. Eu agradeço sempre que vejo que não estou sozinho. 💛✨
A cada dia gosto mais de assisti-la, já ficou sendo aquela companhia para o café da noite :) apesar do vídeo ter sido mais focado no público masculino, tenho me surpreendido (negativamente) com comentários que vejo no Instagram, e lá, na minha percepção, a maioria foi de mulheres, chegam a ser muito maldosos, e no caso delas pelo menos metade é justificado por religião ou terminam com "se deus quiser...". A gente é criado com a ideia de a presença feminina ser sempre compreensiva e acolhedora, mas no mundo virtual essa ideia anda bastante desagregada do carinho atribuído.
"Quando eu falo a palavra todes, eu estou expressando o entendimento meu de sociedade e é esse meu entedimento de sociedade que te incomoda. E é ele que faz com que você saia do meu vídeo". Obrigada por esse vídeo, Jana. Vou levar essa frase pra cabeceira. Eles querem que a gente desista de lutar pelas mudanças, mas isso eles não vão conseguir. Ameeeeei o final do vídeo! Um bj!
Não sei se minha posição forma um grupo, mas ao mesmo tempo em que discordo de uma mudança não espontânea da língua como a introdução do ''todx'' eu continuo vendo os vídeos do canal. Creio que a resistência a essa mudança não é simplesmente um caso de reacionarismo, pelo menos não por parte de todos que discordam dela. Se ela vier, a mudança não deveria ser imposta.
Concordo
Concordo , para mim tá ótimo uma pessoa usar o seus pronomes neutros em momentos onde a norma padrão não é necessária , mas a partir do momento em que precisamos padronizar devemos agir com a norma culta . Se cada variação ou dialeto fosse oficializado pela norma padrão seria um verdadeiro caos , se escreveria curação ou coração ? Tem lugares que as pessoas falam curação e tá tudo bem , eu não controlo a fala , agora a partir do momento que eu uso curação na forma escrita em meios onde a norma culta é cobrada isso normalmente dará problema sobre quem é legítima e nesse caso a norma da legitimidade a palavra coração , será que seria justo uma minoria de 1% da sociedade impor uma mudança sem o apoio dos 99% restante ? A línguagem neutra ela é polêmica e não é só por direita ou esquerda , mas por um briga de espaço e domínio.
Amei, parabéns Jana, sempre quis dizer isso, mas não tinha as palavras. Vc é demais. Parabéns por compartilhar tanto conhecimento. Na verdade são pessoas cheias de preconceitos. Tomara que façam seu curso.
Amei! Vc é maravilhosa!
Gostei do canal! Me inscrevi.
Seu conteúdo me fez repensar os vídeos que consumo no UA-cam. Você, com seus vídeos, propõe o pensamento e me incentiva a questionar o status quo, algo muito diferente dos vídeos que assisto atualmente.
É claro que não vou parar de assistir conteúdo direcionado puramente ao entretenimento porém vou expandir meu consumo de conteúdo que expanda meu conhecimento.
Que discussão maravilhosa! A síntese dessa arguição, de forma simples e ao mesmo tempo robusta!
Show!!!... não tenho dinheiro para o curso, mas estou aproveitando os vídeos do canal.
Incrível o vídeo, uma aula. Obrigado e parabéns.
Adoro você e seu conteúdo, todes nós sentimos falta de alguém que fale desses assuntos sabendo exatamente onde tocar, e com uma consciência incrível.
OBS: é muito prazeroso te ouvir falar com essa coerência.
Muito obrigada 😊
O que posso dizer dos teus comentários nesse vídeo a não ser: amei do início ao fim 👏👏👏
Bom demais! As risadas são uma pontuação maravilhosa! Obrigade, Jana! Parabéns pelx trabalhx!
Agora que vi que o último vídeo bombou 👏🏻👏🏻👏🏻 Jana, pq vc não faz uma collab com a Tati (do mundo segundo Ana Roxo) para discutir esse tema? Seria mt legal ❣❣
Assisti, atrasada, este excelente vídeo, meses depois de postado, mas absolutamente atual e necessário. Parabéns! Vou procurar vídeos do curso para enviar a alguns dos tais "defensores da língua", que quase nunca sabem usá-la!
Quando eu escuto os youtubers falarem "bem vindas e bem vindos", "senhoras e senhores" etc, eu nem ligo, sei que tem gente que não entende ou não sabe sobre linguagem neutra. Mas quando alguém usa o termo neutro assim como a Jana faz em todos os videos, dá um calorzinho no coração.
Ai Jana, demorei quatro dias e mais uns para assistir os dois últimos vídeos. Tô aqui me pedindo desculpas pelo atraso. Reflexões maravilhosas, só pra variar, obrigada. 🤗
Perfeita! Ouço muito esses machinhos por aí e esse vídeo me ajudará a ter mais argumentos pra refutá-los. Obrigada, Jana! 😘
Thanks!
❤️❤️ obrigada
Senhora, eu não sou MACHINHO, a SABEDORIA está para todos e a todas, como para homens e também para mulheres. 📚
Você é maravilhosa! Obrigada por todos os vídeos. Seu conteúdo sempre agrega muito para a minha vida
Ah, Jana... Simplesmente te adooooro! Você é tão necessária nesses tempos estranhos e sombrios em que vivemos nos dias atuais. Muito obrigada por postar reflexões urgentes e profundas sobre nossa sociedade tão carregada de preconceitos. Beijo 😘🙏🏻🤗
Concordo viu amore, Ninguém merece esse negócio de todes. Já reparou que tédio essa ladainha
Cheguei agora. Maratonei a playlist. E já sou seu fã.
Continue brilhante! Bjus e abraço 🤗
Seja bem-vindo, Jomar! ❤️
Eu sou uma pessoa não binária e fico mto feliz com seu conteúdo
❤️
Eu amo seus vídeos! Vejo todos, há quase dois anos. Lindo e muito elegante tua resposta. Iluminnadah!!!
Sua posição em relação a normal e sociedade, do problema de, boa parte, não ser em relação a língua e sim sobre as mudanças sociais foi bem colocada. Porém há um movimento identitário com elementos fascistoides que quer, simplesmente, empurrar goela abaixo tais mudanças, se alguém não utilizar, pode ser cancelado. Fazem isso sem procurar estudar e entender qual o real impacto que um "todes" possui nas lutas dessas minorias. É um "todes" que vai gerar mais respeito, dignidade e reduzir o preconceito? Nesse caso, a crítica ao uso do "neutro" vai além da relação entre idioma e sociedade. Se ficar patrulhando elementos históricos relacionados a etimologia das palavras, iremos encontrar diversos elementos de opressão no passado, mas que hoje não possui o mesmo sentido, houve uma mudança semântica ou de percepção das pessoas sobre as palavras e expressões.
Um outro ponto em questão é sobre sua formação para falar sobre o assunto. É muito diferente um fulano nos comentários não usar a norma da língua de vc, já que tende a ser uma formadora de opinião, com certa visibilidade. Há muita gente com má formação escolar por aqui com desejo de fazer militância, que pode ser pra lá de capenga.
Vc trouxe algum conteúdo mais 'técnico' feito por pessoas com melhor formação e mais capacitadas pra falar a respeito nesse vídeo? Quais? Hoje em dia qualquer um com uma conta no google é especialista em tudo, e isso é um problema sério. Médico clínico, inclusive, virou pesquisador renomado empurrando supositório de ozônio por aí.
Cara, tens toda a razão. Essa criatura pode até ter algum diploma, o que não é difícil numa sociedade como a nossa, mas especialista que já chega dizendo "todos, todas e todes",.na minha opinião é especialista em merda nenhuma.
@@tomlopes5511 não sabia que uma palavra define se alguém é especialista em algo ou não. Obrigado pela sua explicação. Lembrarei disso quando disserem que a arte POPULAR não é arte porque não é erudita.
Como você é certeira, Jana. 🎯 Sempre que venho aqui aprendo um pouco mais. 💋
Tem pessoas que são formadas em letras que criticam a linguagem neutra aqui no UA-cam, acho que vc poderia fazer um react comentando esses vídeos, assim ia atingir mais pessoas, porque esse assunto ultimamente tem sido muito falando, mas pouco refletido infelizmente.
Vou dar uma olhada! Obrigada
@@JanaViscardi , olhe do Pablo Jamilk, ele tem um livro sobre e explica de forma detalhada nos vídeos sem ser preconceituoso. Inclusive, o último vídeo, foi o melhor.
Tem o vídeo do Noslen no Inteligência LTDA. que é absurdo demais. Dois homens brancos querendo manter seus privilégios. O professor cita as colonizações que ocorreram durante a história e ainda teve a coragem de dizer que a linguagem foi feita de maneira natural. Absurdo demais
Por uma edição do vídeo onde todas as vezes que a Jana fale TODES a palavra apareça enorme na tela kkk te amo Jana, amo seu trabalho, parabéns por tudo 🥰🏹
"Procedência malignina", meodeossss! Eu ri... Jana, apenas obrigada e siga :) seu canal é óoooootimoooo!
Elegante como sempre, Jana! É muito interessante perceber que as pessoas escondem os próprios preconceitos linguísticos (e extralinguísticos) atrás da "máscara" da gramática normativa, pois afirmam que qualquer variante linguística fora do modelo padrão, não deve ser reconhecida como parte da língua portuguesa. Porém, como você mesma pontuou em seu vídeo, todos os falantes utilizam inúmeras variedades linguísticas que fogem das normas e das regras impostas pela gramática normativa.
Além disso, essas pessoas também se esquecem que é muito equivocado correlacionar a língua escrita (artificial) com a língua falada (natural), pois são meios de comunicação completamente distintos.
Para finalizar, só mais uma coisa: não há nada e nem ninguém que possa impedir as mudanças linguísticas (naturais) de acontecerem.
Mas que mulher PHOD@STYK@, braaaseeelll !!!... Cada vez mais necessária, fundamental, absoluta!!!... Você arrasaaaaa, Jana!!!...
Kkkkkkkkkkkk
Amei o final.
Jana, você é a melhor pra falar desse assunto.
Te admiro muito e quero fazer o seu curso, sei que em dezembro não vou poder mas na próxima vez estarei lá.
Grande abraço!!
A cachorrada late e a caravana passa. Ótimas respostas, Jana! Seu canal é incrível
Meu canal é bem pequeno e já usei sejam todes bem vindes e tomei uma enxurrada de hatters, homens né... Então é bem complicado... Fico tropeçando no início do vídeo se uso ou não o todes e vou persistir mais vezes, pq confesso que depois dos hatters me desencorajei de usar o sejam todes bem vindes
Já espalharam a palavra de Jana hoje, galera? Vamos trazer novos inscritos
Comecei a assistir, aí você falou todes ...continuei, assisti outra vez e compartilhei 😘
Jana, minha rainha! Cada vez melhor os seus vídeos!!!! BEIJAS💙❤💚💜💛💋💋
Janaina, esse seu vídeo é incrível. Os bastidores então, hahahhaha, simplesmente ma ra vi lho so!
O final kkkkk amei, obrigada por isso! Jana, vc é incrível. Uma de minhas referências como estudiosa da linguística.
Que honra!
Jana, fiz a inscrição no seu canal justamente por expressar respeito a todes usando o gênero neutro. Valeu por nos ensinar tanto sobre comunicação, língua e linguagem. Que bom que os haters deixam mensagem, ajuda a engajar o canal
Ah, os patrulheiros da norma curta... siga, Jana! Obrigada pela sua disponibilidade em explicar! 😘
Amiga. Eu não assisti essa senhora. Mas a partir do momento em que ela fala bem dessa linguagem eu não vou nem ver outros vídeos. E vou te dizer o por quê. Eu sou disléxica, e essa linguagem me prejudica muito. Eu leio com dificuldade. E quando me colocam alguma coisa completamente diferente do que eu aprendi, é extremamente difícil de ler. Por que eu não leio da mesma forma que as outras pessoas. Ao longo da vida gravei palavras e letras trocadas. Me desculpe, mas defender linguagem neutra é quebrar uma perna de um disléxico. É tirar os meio de um surdo se comunicar. É ferrar com a cabeça de um autista que não entende alem da logística. Linguagem neutra é um desrespeito a mim e pessoas como eu.
@@anaclarasantosduarte3335 Muito importante seu relato. Às vezes é dificil conciliar necessidades de grupos distintos, por isso é fundamental o debate.
Nossa, que vídeo maravilhoso
Muito obrigada por disponibilizar seu trabalho para todos nós
Jana, gratidão por disponibilizar tanto conteúdo necessário ❤️ Seu trabalho é incrível, querida!
Primeiramente ótimo vídeo!
Jana, seria bom deixar um link para o vídeo mencionado (na descrição ou no vídeo) que pode motivar pessoas que não conheciam teu canal antes assistam a ele. Beijo e uma ótima semana a todas e todes
Jana, tu és maravilhosa! Muito obrigada pelo conteúdo, pelo teu trabalho!
Obrigada pelo elogio
Incrível como sempre, Jana! Ainda há uma perspectiva muito fechada sobre a língua e as mudanças que envolvem a sociedade. Há a crença, por parte de muitos, de que a língua é imutável... Para esses, quem dera ela fosse de fato imutável.
Quando isso mudar no portugues de forma oficial, continuarei nao usando pois nossos idioma ja abrange ambos os gêneros utilizando o masculino.
Libera o não gostei aí pra gente ver como ta a avaliação do publico.
Niguém liga
Não há pronome singular neutro.
Um dos melhores vídeos que você publicou nos últimos tempos. Serviu muito para mim! Eu consegui entender a profundidade ideológica da linguagem. Obrigada!! Obrigade!!
❤️
O problema é sempre o preconceito, aqui em Portugal por exemplo no tempo da ditadura não se podia dizer VERMELHO , dizia se ENCARNADO, como perceberá os vermelhos eram comunistas.... tTODES ESSES QUE CRITICARAM VÃO TRATAR O PRECONCEITO.
Para além disso na lingua portuguesa existe uma coisa chamada de masculino feminino e neutro.... GOSTEI DO VAI ESTUDAR RAPAZINHO....
Sim, vai estudar, sue merda.
A parte neutra do latim desceu ao masculino do português.
Embora seja descendente de latim, o português não é igual ao mesmo.
Parem de envergonhar os idiomas e suas origens os modificando para retardados se sentirem confortáveis.
Querem aplicar novas regras que nem são VERÍDICAS POR LEI em uma língua que vocês fazem questão de desrespeitar por conforto próprio.
@@Blossom.67 A língua é viva, ela se adapta as pessoas, lugares e tempos. O problema claramente não é A LÍNGUA nessa questão. “Você” também é um termo, que na norma-padrão, não seria aceito. Claramente, o seu ponto não é a favor da língua portuguesa, e, sim, sobre o que palavras como “todes”representam.
@@biaaf8 "Você" foi uma adaptação natural da língua. As pessoas começaram a falar assim ao longo do tempo para facilitar a vocação.
Falar "todes" não é evoluir, é desrespeitar totalmente a língua. Em nenhum momento da história isso foi feito. Ninguém muda uma língua por frescura, mudam por facilidade.
@@biaaf8 " 'Você' também é um termo que na norma padrão não seria aceito". Como não? Tirou isso donde? "Você" faz parte da língua portuguesa assim como "tu". São pronomes pessoais da segunda pessoa. A diferença entre "você" e "tu" é que "você", e suas respectivas conjugações verbais, é usado de maneira formal e "tu" é o pronome informal. Isso não acontece somente com a língua portuguesa. Em espanhol temos: "tu" e "usted", em francês temos: "tu" e "vous"...
As pessoas querem criticar o uso da linguagem neutra mas não sabem usar uma vírgula ou conjugar um verbo. Não entendem sobre o que estão falando e se acham os donos da L. Portuguesa.
Falou tudo com muita clareza!
Obrigada
Jana, boa noite. Não sou um inscrito... mas já assisti a uma boa quantidade de vídeos do seu canal. O primeiro vídeo que eu vi no seu canal foi justamente uma reflexão sobre o uso do pronome neutro. Eu particularmente não sou um "simpatizante" desse novo pronome, mas achei muito interessante a forma com que você trouxe o debate em questão. Acho que concordando com o uso do pronome ou não, mais importante, é justamente o espaço estar aberto para discussão de forma democrática e honesta. Mesmo eu tendo várias opiniões divergentes sobre o assunto, seria leviano da minha parte não deixar aqui minhas palavras sinceras: acho realmente incrível a forma com que você usa o espaço do youtube pra debater sobre linguagem e seus temas correlatos. A sua forma de explicar seu ponto de vista e a abertura para a reflexão são realmente admiráveis. Parabéns pelo excelente trabalho apresentado no seu canal.
Agora sim, vou me inscrever.
Professora Jana, desde que eu vejo seus vídeos eu já me acostumei a te ouvir dizendo "Sejam todes bem vindes". Eu creio que quando você fala "Todes" ou "Bem vindes", é para dizer que todos e todas são bem vindos e bem vindas. Acredito que Todes e Vindes, são termos neutros. Isto é, todas as mulheres e todos os homens juntos. Sem problema nenhum. Vou continuar prestigiando seus vídeos Professora Jana.
Vim apenas manifestar meu contentamento e que assisti o vídeo até o final. Como uma resposta aos que sentem necessidade de anunciar seus descontentamentos.
Até sua resposta aos haters foi educativa, reflexiva, necessária. E ainda meteu a publi no final, finíssima.
Obrigado por nos proporcionar isso. Todes somos agradecides.
Crie um país pra vocês, um idioma pra vocês, e deixe a língua portuguesa em paz. Simples assim!!!
Maravilhosa, professora. Que conversa mais necessária. Apenas continue!
Onde você fez o seu curso de paciência? Tô precisando muito chegar nesse nível
Diante tamanha escuridão de ignorância, tem uma luz de sabedoria nesse UA-cam, obrigado Jana!
❤️❤️❤️
Rapaz, isso nem valeria discussão. Porque tem tanta coisa maior pra ser pautada. Aqui na minha cidade tem um monte de pessoas pedindo comida, colocando crianças para pedir dinheiro no sinal... PESSOAS DESEMPREGADAS, de outros países, sem nenhum amparo. E nós estamos discutindo se devemos ou não tirar o masculino e o feminino das palavras.
Não sei, cara! Acho que estamos DESEVOLUINDO como ser humano com empatia para dar lugar ao "EU ESTOU MAIS CERTO", chamado vulgarmente de EGO.
Pois é. Me faço a mesma pergunta. Se tais movimentos ficassem na fome o mundo tava muito melhor.
Pra começar ninguém está querendo tirar o feminino ou masculino e sim colocar o gênero neutro.
Então nem da discussão em questão vc sabe pra tentar dar sermão sobre o que as pessoas deveriam estar falando.
Filho somos o país que mais mata LGBTQ no mundo e questões que parecem idiotas como nome social ou ser visto com o gênero que vc se sente confortável é uma questão de vida ou morte real pra muitas pessoas.
Então sim essa é uma questão de vida e morte pra muitas pessoas, que deve ser discutida. Sem desconsiderar que muitas pessoas trans estão desempregadas e recorrendo a prostituição e outras fontes de renda precárias.
E quanto as crianças, fome e desemprego.
Pra que discutir se já sabemos quem devia estar fazendo o possível pra resolver isso pq vc não cobra o Presidente que tem a obrigação de resolver isso ao invés de falar que as pessoas discutindo linguagem neutra estão involuindo.
E tipo se eu e nem ninguém aqui consegue resolver os problemas do nosso país como vc espera que eu discuta sobre outros países
@@diogonadir7535 Não estou dando sermão. Estou expressando minha forma de pensar. Se nós nos preocuparmos com o social, não teríamos que discutir crimes, muitos menos contra homossexuais e idem. Respeito todas as formas de pensar. Mas não acho que mudando todos os gêneros para o neutro vai diminuir a violência contra os homossexuais. Com todo respeito, a conta não bate.
Que vídeo maravilhoso. E esse final - 12:10 - incrível. 👏👏👏👏👏👏
"Além de ser impossível agradar a todos, também é absolutamente desnecessário".
sem dúvida. neste caso aqui, não se trata de "agradar" ou não alguém.
Maravilhosa, como sempre . Amo seu jeito suave de passar por cima da ignorância/intolerância alheia . O medo que esses machos têm de perder seus privilégios é muito grande. Mas o mundo avança, a sociedade idem, e não há nada que eles possam fazer além de espernear.
Você arrasa! Por que não aprender algo novo? Bolsominions são foda!
Tenho uma triste notícia pra vc: não se restringe aos "bolsominions" a resistência à neolinguagem.
Tem muita gente da esquerda que discorda da linguem neutro.acho meio complicado aplicar tudo ao bosonarismo, as coisas tem nuances
@@JanaViscardi , infelizmente. Tb vejo muita gente da esquerda na guerra contra o que eles chamam de "identitarismo". Acho que precisamos falar mais e esclarecer mais a respeito.
Excelente! Obrigada.
@@JanaViscardi
Por que não faz um debate com a Cíntia Chagas?
Sensacional, Jana! Teu canal é sempre sensacional, mas fica a cada video mais!
o conteúdo do seu canal é muito bom 👏👏👏👏👏👏 parabéns espere q continue 😊😊
Muito obrigada 😊
Vídeo maravilhoso. Discussão pertinente. Parabéns pelo trabalho