Muitíssimo obrigado. Sou da área de mecânica mas tava com essa dúvida sobre monofásico e bifásico. Estava até pensando em fazer o cálculo vetorial para entender por que o bifásico não tinha neutro (como no sistema trifásico onde o neutro é fictício). Não sei por que só consegui visualizar que a tensão bifásica 127 + 127 era igual a tensão monofásica 220 com o mito das fases comentadas pelo seu vídeo e o esquema.
Tua explicação foi boa, mas num próximo video, se puderes passar a visão do custo do trifasico, se uso duas fases e a outra fica sobrando, como que fica o calculo da conta, como fazer para ter maior custo beneficio
Na loja onde trabalho nos deparamos com a seguinte situação: foi identificado que algumas tomadas que deveriam ser de 110v estavam aptesentando 208v. No mesmo espelho tinha uma tomada 220v, fiz um teste medindo a voltagem desse fio neutro com outra fase e deu o correto 110v. Resumindo: nessa mesma caixa temos 3 fases e 1 neutro, uma das fases quando juntas com o neutro está acusando misteriosamente 208v, as outras duas fases quando somadas ao neutro aponta os 119v. Sou leigo, achava que poderia ser neutro partido mas acredito que nesse caso não é.
Existe o básico dois fios (F/F) e três fios (F/F/N). Devo considerar sempre bifasico independente se existe o neutro? Monofásico é uma fase e neutro. Sempre esbarro nesse "Bug", rs. Essa explicação da tensão AC e DC, de qual é a melhor, foi muito boa. Cada uma tem sua vantagem.
No calculo por queda de tensão ficou definito que o cabo deveria ser 2 x 120 mm², mas o eletricista insiste em utilizar 3 cabos. Será alimentado lampadas de quadra. Ta certo?
Muito boa a aula, uma pergunta: Tenho um motor trifásico 220V, a rede de um galpão é 220V ( bifasico) e a do galpão ao lado 220V ( bifasico). Para ligar esse motor eu poderia pegar do padrão do primeiro galpão as duas fases e pegar só uma fase do padrão do segundo galpão?
Entre duas fazes a potência é sempre o dobro para a mesma carga, por isso é que a tensão dobra sendo a corrente a mesma!!! Há aqui qualquer coisa que não está certo.
Olá, obrigado pelos videos. Porém surgiram-me umas dúvidas que gostaria de entender consigo. Entendido a CA, qual a bobine produz o acto alternado, a corrente faz um "vai e vem", certo? Aquilo que difere de contínuo. E surge-me a questão visual da noção de tudo isso. Portanto, um cabo de fase... em-si... tem uma corrente alternada? Se tem... qual é o sentido do neutro? Porque essa ideia em-si já é um circuito fechado, ou não? Isto porque entendi na explicação do video do monofásico que seria a introdução do neutro para fechar o circuito. Nessa explicação entendi como noção vectorial. Da rua entra em casa e de casa devolve à rua. Geral e particular. Certo? Mas no diagrama deste video a noção é diferente. Contudo, repare, e consumo? Surge essa questão. Portanto, se a central produz energia... ela não desaparece? Porque, se entra em casa para que é que devolvemos á rua? Porque nessa ideia, ainda que a central produza X, fica a sensação de que o X que a central produz é único e continuo de longevidade. Não se perde energia. Por outras palavras, fica a questão qual se aquilo que chamamos de consumo é verdadeiro desaparecimento de energia ou apenas uma alimentação por estimulo na passagem. Porque se for... a conversa da produção de energia é totalmente diferente, entende? Gostaria imenso que me pudesse responder a esta questão. Obrigado. T
Com ums fase somente não se tem um circuito fechado. a noção vetorial precisa de um referêncial de zero. entr e fase e neutro o referêncial é adotado como sendo o neutro e entre fase e fase o referencial e uma das fases. Desenhando em diagrama de fasores essa observação fica bem clara (talvez seria interessante ler um livro de circuitos em corrente alternada e entender como funciona a soma de fasores). A corrente elétrica para fluir precisa de um caminho fechado e portanto precisa ir de uma fase para o seu referêncial e por isso que o cabo retorna para o quadro medidor ou para a cocessionária. Entretanto, considerando que o neutro de uma cocessionária pode ser aterrado (condição funcional), aterrar uma haste e usá-la como o referêncial teria o mesmo efeito (por algumas questões não deve ser feito). A energia que entra pelo seu aparelho não si de forma integral, pois ela é convertida em outras formas de energia como calor, luminosidade, som, movimento, etc. Talvez você tenha dúvida com relação a isso por não enxergar flutuação na rede pelo fato de o barramento ser considerado infinito, ou seja, robusto a afundamento de tensão por uma barra de carga. Isso tende a ser garantido pelo sistema elétrico de potência. Resumindo chega dois cabos para garantir que o circuito elétrico de sua casa feche com o circuito do sistema elétrico e poderá converter a energia elétrica desse sistema para a que você precisa.
@@mariosergioborges3851 Ok, fiquei a entender vagamente, no fundo a fase será um fio com duas pontas, uma a de entrada de energia, que irá encontrar esse resistor na outra ponta, e esse resistor precisa de ter outro fio, que será o neutro, para dar continuidade ao circuito e fechar na origem, portanto, a origem da fase. Qual por virtude da bobine e magneto criará a corrente alternada. No fundo tudo por causa desse barramento qual poderiamos chamar resistor. Certo? Muito obrigado Mário.
@@tiagoduarte82 vou tentar elucidar um pouco melhor! Na geração, vamos considerar um circuito monofásico, o que se tem hoje é que a energia é gerada por ação de movimento de uma bobina em um campo magnético e com isso há uma variação de fluxo magnético que resulta em uma diferença de potencial elétrico entre os terminais dessa bobina (a bobina possui duas pontas e chamaremos uma ponta de entrada e a outra ponta de saída). A tensão induzida nessa bobina pode provocar o movimento de elétrons dentro do condutor que caracteriza a corrente elétrica. Entretanto, para a corrente elétrica circular é preciso um caminho fechado. Enquanto a bobina está com as pontas sem ligar a qualquer aparelho não há circulação de energia. Entretanto ao conectar, vamos supor um resistor, uma ponta do resistor com uma ponta da bobina e o mesmo para a outra ponta irá circular uma corrente por esse resistor. Agora imagine que abra uma ponta. Assim não há caminho para os elétrons circularem, ou melhor, não há um referencial de menor potencial para que uma grande quantidade de elétrons circulem ordenadamente estabelecendo uma corrente elétrica. Ao se abrir o circuito, o movimento dos elétrons é aleatório e não resulta em corrente elétrica. O que pode se pensar é que se ligar um dos terminais ao terra (de forma adequada) você poderá economizar com uma via do cabo elétrico a longas distâncias visto que a terra permitirá a formação do circuito fechado pela circulação dos elétrons pela terra. Lembrando que uma ponta do resistor também deve ser aterrado. Essa questão que falei de barra já é mais técnica de sep, mas me referi a uma barra que absorve potência ativa. Espero que eu tenha conseguido esclarecer agora que não se consegue fazer circular corrente sem uma diferença de potencial pois os elétrons precisam de um referencial "mais baixo" de tensão para seguir e assim é necessário duas fases, ou pelo menos uma fase e neutro.
Muito obrigado! Muito didático. Uma dúvida: Em cada posição da extensão do condutor tem elétrons oscilando o sentido, certo? Então no caso, o fato de em corrente alternada possibilitar, por exemplo, o aumento e diminuição da tensão, esta variação é explorada para aplicar num transformador, baseada no comportamento da corrente na senoide chegar num valor maior (máximo) e menor( mínimo)? Ou seja, o fato desse aumento e diminuição da corrente, representado pela senoide, foi aproveitado para ter-se a idéia de aumentar e reduzir a tensão num transformador, por causa dessa oscilação na senoide, certo?
Boa noite, o aumento e diminuição no transformador, são dados pelo número de espiras no primário e no secundário. A senóide nesse caso não interferiria em nada.
@@eletricidadeonline, obrigado! Aproveitando o gancho, eu tinha a equivocada percepção de que aumentando o número de espiras aumentava-se a corrente, pois haveria uma soma dos campos magnéticos e, por consequência, aumentava-se a corrente. Assim sendo, por que a corrente diminui com o aumento do número de espiras?
Quando vc aumenta o número de espiras, você aumenta a força do campo magnético, aumentando assim a tensão na saída do transformador. Na verdade não há uma redução na corrente devido a isso e sim por outro fator. vou deixar um vídeo aqui explicativo sobre o assunto. ua-cam.com/video/PDxLADWwxqc/v-deo.html
Eu tenho uma dúvida: numa rede Trifásica 220V/127V, se eu uso uma F e um N eu tenho 127V monofásico e ligo uma tv com essa tensão nominal, se eu uso duas fases tenho 220V e ligo um aparelho com essa tensão nominal, e se eu uso as três fases tenho os mesmos 220V pra ligar um motor trifásico. Pq em duas fases eu tenho 220V e em três fases eu tenho essa mesma tensão ? Eu sei que tem a raiz de três, mas eu quero saber é qual a tensão que circula "EM CADA" condutor, utilizando duas fases ou três fases, já que em ambas as situações eu tenho os mesmos 220V.
Boa noite. Tenho esta dúvida: eu vi na internet, desenhos/figuras de tomadas/circuitos com só 2 fases e sem neutro. Se as 2 fases têm 127v, como é possível haver ddp e a corrente circular?. Obrigado.
A pergunta é: se eu ligar um aparelho 220 V monofásico em uma tomada 220 V bifásica....terá problemas no aparelho?? Irá queimar??? Reduzir a vida útil?? Qual a complicação ou nenhuma??
É a mesma coisa! Não há nenhuma complicação. Se você observar por um oscilóscópio a forma de onda entre uma fase e neutro ou entre fase e fase o aspecto é o mesmo e como são senoidais só importará o valor rms!
Mano se vc ligar uma furadeira 220 volts em uma tomada 127 Volts Com certeza vai ficar fraca. Agora se você ligar uma furadeira 127 volts em uma tomada 220 volts você vai queimar seu equipamento
Bom dia. Estou tendo alguns problemas com a energia aqui em casa e cheguei ao seu video. Minha duvida é a seguinte, estamos instalando paineis solares e trocando o disjuntor e o relógio de mono para trifásico. Toda a instalação dos paineis foi finalizada e o disjuntor tambem porem a companhia eletrica ainda não trocou o relogio de mono para tri. O que acontece, tenho dois PC gamers em casa que quando rodando jogos estão desligando. Ja tive ate tela azul no Windows. Pergunto; o defeito esta relacionado ao relogio velho que ainda nao foi instalado ou as duas maquinas desligando é apenas coincidência? (apenas as duas maquinas desligam na casa toda) Ao instalar o relogio novo, o problema será sanado? A instalação da casa é velha, trifásico poderá dar aquecimento nos fios de bitola pequena?
@@jefreimedina9791 Em dias mais quentes, estava chegando quase 300 volts na tomada do PC. Mandei aterrar a tomada do PC e ja tem uns 3 meses que nao dá tela azul.
ao fechar o circuito ele se torna um circuito fechado e em observação à lei de Kirchoff das correntes: toda a corrente que entra em um nó deve sair por este nó. E portanto, se a corrente entra por um cabo ela deve sair por outro. Normalmente um dá choque com referêncial ao terra pois este apresenta uma diferença de potencial com este referêncial. Já o neutro não apresenta, em condições normais, essa diferença de potencial elétrico com o terra, até pelo fato do esquema de aterramento da cocessionária (que suponho ser a cemig) e por isso não tem capacidade de conduzir corrente entre os eletrodos.
bom dia professor estou com uma duvida.na minha região é 220v mas esta com( 215v ) tenho uma rede de 380v só que 01fase+01neutro desta rede está com 230v,tem perigo de ligar um ar condicionador que funciona em 220v?grato professor!
Sendo o ar condicionado a dois fios de alimentação não há problema algum utilizar uma fase e um neutro da rede 380 volts, que sendo equilibrada deveria fornecer em torno de 220 volts entre esses cabos.
Meu amigo, vc tem que entender que vc está falando com alguém que está buscando conhecer a parte elétrica. Ficar falando bonito nome técnico fica complicado.
Sim! é possível! Usando inversor de frequência e também há quem use capacitores para criar uma terceira fase fictícia. Entretanto esse último é considerado um "recurso técnico" pelo fato de se precisar de um sitema trifásico balanceado em amplitude e fase que não se consegue com esse sistema e pode vir a diminuir a vida útil do motor cuja possível queima é semelhante a queima por falta de fase.
@@mariosergioborges3851 esse do capacitor ja liguei motores menores na rede monofasica mas tenho outros motores maiores e tenho padrão bifasico ai na bifasica nao encontrei nenhum video ensinando
Se for numa residência, isso permite a fazer uma melhor distribuição de circuitos e evita a sobrecarga de fase, por exemplo: Fase 1 cozinha Fase 2 iluminação Fase 3 tomadas Ou pode ser feito uma distribuição por comportamentos.
Muitíssimo obrigado. Sou da área de mecânica mas tava com essa dúvida sobre monofásico e bifásico. Estava até pensando em fazer o cálculo vetorial para entender por que o bifásico não tinha neutro (como no sistema trifásico onde o neutro é fictício). Não sei por que só consegui visualizar que a tensão bifásica 127 + 127 era igual a tensão monofásica 220 com o mito das fases comentadas pelo seu vídeo e o esquema.
Que facilidade em compartilhar o conhecimento.
Que bom que gostou
A coisa é mais complicada do que se imagina. Botei meu joinha.
Muito obrigado mestre!
Parabéns pelo grande conhecimento, excelente aula como sempre!
Professor parabéns pela aula ,excelente explicação, aprendo muito com suas aula obg.
Tua explicação foi boa, mas num próximo video, se puderes passar a visão do custo do trifasico, se uso duas fases e a outra fica sobrando, como que fica o calculo da conta, como fazer para ter maior custo beneficio
Na casa que eu alugo e assim, duas fases e uma sobrando.
Legal !Conteúdo de qualidade !Obrigado pela excelente aula !
Obrigado.
Excelente explicação, sucesso sempre.
Na loja onde trabalho nos deparamos com a seguinte situação: foi identificado que algumas tomadas que deveriam ser de 110v estavam aptesentando 208v. No mesmo espelho tinha uma tomada 220v, fiz um teste medindo a voltagem desse fio neutro com outra fase e deu o correto 110v. Resumindo: nessa mesma caixa temos 3 fases e 1 neutro, uma das fases quando juntas com o neutro está acusando misteriosamente 208v, as outras duas fases quando somadas ao neutro aponta os 119v.
Sou leigo, achava que poderia ser neutro partido mas acredito que nesse caso não é.
Descobriu o que era?
Talvez uma fase seja 220 pura, e as outras duas seja 127
Parabéns ótima explicação
Excelente aula!
Parabéns pelo canal! Quem está afim de estudar e descobre teu canal consegue aprender!
não esquecer que foi o Tesla que melhorou a corrente continua do Edson !!!.
Existe o básico dois fios (F/F) e três fios (F/F/N). Devo considerar sempre bifasico independente se existe o neutro? Monofásico é uma fase e neutro. Sempre esbarro nesse "Bug", rs.
Essa explicação da tensão AC e DC, de qual é a melhor, foi muito boa. Cada uma tem sua vantagem.
Quando vc recebe na sua casa 2 fases e o neutro, as duas fases vai fechar um circuito, e fase e neutro vão fechar outro circuito.
Muito bom mesmo!!! Bem explicado.
amei a aula
excelente explicação! 👏🏼👏🏼👏🏼
Obrigado, muito boa explicação
Legal.
Campinas -- SP 17/02/22
No calculo por queda de tensão ficou definito que o cabo deveria ser 2 x 120 mm², mas o eletricista insiste em utilizar 3 cabos. Será alimentado lampadas de quadra. Ta certo?
Muito boa a aula, uma pergunta:
Tenho um motor trifásico 220V, a rede de um galpão é 220V ( bifasico) e a do galpão ao lado 220V ( bifasico).
Para ligar esse motor eu poderia pegar do padrão do primeiro galpão as duas fases e pegar só uma fase do padrão do segundo galpão?
Entre duas fazes a potência é sempre o dobro para a mesma carga, por isso é que a tensão dobra sendo a corrente a mesma!!! Há aqui qualquer coisa que não está certo.
Então, a tensão não dobra quando tem 2 fases....
Resumindo, se tem um quadro trifásico, e eu quero ligar uma tomada, com 220v. Então eu pego dois fios desses três correto?
Grato mestre!
Começando agora as aulas
chegando agora no canal , pirando nos conteúdos muito bom de verdade
Me informa como eu faço para instalar padrão de entrada trifásico tem que ser caixa embutido por que
Olá, obrigado pelos videos.
Porém surgiram-me umas dúvidas que gostaria de entender consigo.
Entendido a CA, qual a bobine produz o acto alternado, a corrente faz um "vai e vem", certo? Aquilo que difere de contínuo. E surge-me a questão visual da noção de tudo isso.
Portanto, um cabo de fase... em-si... tem uma corrente alternada? Se tem... qual é o sentido do neutro? Porque essa ideia em-si já é um circuito fechado, ou não?
Isto porque entendi na explicação do video do monofásico que seria a introdução do neutro para fechar o circuito.
Nessa explicação entendi como noção vectorial. Da rua entra em casa e de casa devolve à rua. Geral e particular. Certo? Mas no diagrama deste video a noção é diferente.
Contudo, repare, e consumo? Surge essa questão.
Portanto, se a central produz energia... ela não desaparece? Porque, se entra em casa para que é que devolvemos á rua?
Porque nessa ideia, ainda que a central produza X, fica a sensação de que o X que a central produz é único e continuo de longevidade. Não se perde energia.
Por outras palavras, fica a questão qual se aquilo que chamamos de consumo é verdadeiro desaparecimento de energia ou apenas uma alimentação por estimulo na passagem.
Porque se for... a conversa da produção de energia é totalmente diferente, entende?
Gostaria imenso que me pudesse responder a esta questão.
Obrigado.
T
Com ums fase somente não se tem um circuito fechado. a noção vetorial precisa de um referêncial de zero. entr e fase e neutro o referêncial é adotado como sendo o neutro e entre fase e fase o referencial e uma das fases. Desenhando em diagrama de fasores essa observação fica bem clara (talvez seria interessante ler um livro de circuitos em corrente alternada e entender como funciona a soma de fasores). A corrente elétrica para fluir precisa de um caminho fechado e portanto precisa ir de uma fase para o seu referêncial e por isso que o cabo retorna para o quadro medidor ou para a cocessionária. Entretanto, considerando que o neutro de uma cocessionária pode ser aterrado (condição funcional), aterrar uma haste e usá-la como o referêncial teria o mesmo efeito (por algumas questões não deve ser feito). A energia que entra pelo seu aparelho não si de forma integral, pois ela é convertida em outras formas de energia como calor, luminosidade, som, movimento, etc. Talvez você tenha dúvida com relação a isso por não enxergar flutuação na rede pelo fato de o barramento ser considerado infinito, ou seja, robusto a afundamento de tensão por uma barra de carga. Isso tende a ser garantido pelo sistema elétrico de potência. Resumindo chega dois cabos para garantir que o circuito elétrico de sua casa feche com o circuito do sistema elétrico e poderá converter a energia elétrica desse sistema para a que você precisa.
@@mariosergioborges3851 Ok, fiquei a entender vagamente, no fundo a fase será um fio com duas pontas, uma a de entrada de energia, que irá encontrar esse resistor na outra ponta, e esse resistor precisa de ter outro fio, que será o neutro, para dar continuidade ao circuito e fechar na origem, portanto, a origem da fase. Qual por virtude da bobine e magneto criará a corrente alternada. No fundo tudo por causa desse barramento qual poderiamos chamar resistor. Certo? Muito obrigado Mário.
@@tiagoduarte82 vou tentar elucidar um pouco melhor! Na geração, vamos considerar um circuito monofásico, o que se tem hoje é que a energia é gerada por ação de movimento de uma bobina em um campo magnético e com isso há uma variação de fluxo magnético que resulta em uma diferença de potencial elétrico entre os terminais dessa bobina (a bobina possui duas pontas e chamaremos uma ponta de entrada e a outra ponta de saída). A tensão induzida nessa bobina pode provocar o movimento de elétrons dentro do condutor que caracteriza a corrente elétrica. Entretanto, para a corrente elétrica circular é preciso um caminho fechado. Enquanto a bobina está com as pontas sem ligar a qualquer aparelho não há circulação de energia. Entretanto ao conectar, vamos supor um resistor, uma ponta do resistor com uma ponta da bobina e o mesmo para a outra ponta irá circular uma corrente por esse resistor. Agora imagine que abra uma ponta. Assim não há caminho para os elétrons circularem, ou melhor, não há um referencial de menor potencial para que uma grande quantidade de elétrons circulem ordenadamente estabelecendo uma corrente elétrica. Ao se abrir o circuito, o movimento dos elétrons é aleatório e não resulta em corrente elétrica. O que pode se pensar é que se ligar um dos terminais ao terra (de forma adequada) você poderá economizar com uma via do cabo elétrico a longas distâncias visto que a terra permitirá a formação do circuito fechado pela circulação dos elétrons pela terra. Lembrando que uma ponta do resistor também deve ser aterrado. Essa questão que falei de barra já é mais técnica de sep, mas me referi a uma barra que absorve potência ativa. Espero que eu tenha conseguido esclarecer agora que não se consegue fazer circular corrente sem uma diferença de potencial pois os elétrons precisam de um referencial "mais baixo" de tensão para seguir e assim é necessário duas fases, ou pelo menos uma fase e neutro.
@@mexatas1002 Obrigado, Mexatas. Foi isso que deduzi.
Muito obrigado! Muito didático. Uma dúvida: Em cada posição da extensão do condutor tem elétrons oscilando o sentido, certo? Então no caso, o fato de em corrente alternada possibilitar, por exemplo, o aumento e diminuição da tensão, esta variação é explorada para aplicar num transformador, baseada no comportamento da corrente na senoide chegar num valor maior (máximo) e menor( mínimo)? Ou seja, o fato desse aumento e diminuição da corrente, representado pela senoide, foi aproveitado para ter-se a idéia de aumentar e reduzir a tensão num transformador, por causa dessa oscilação na senoide, certo?
Boa noite, o aumento e diminuição no transformador, são dados pelo número de espiras no primário e no secundário. A senóide nesse caso não interferiria em nada.
@@eletricidadeonline, obrigado! Aproveitando o gancho, eu tinha a equivocada percepção de que aumentando o número de espiras aumentava-se a corrente, pois haveria uma soma dos campos magnéticos e, por consequência, aumentava-se a corrente. Assim sendo, por que a corrente diminui com o aumento do número de espiras?
Quando vc aumenta o número de espiras, você aumenta a força do campo magnético, aumentando assim a tensão na saída do transformador. Na verdade não há uma redução na corrente devido a isso e sim por outro fator.
vou deixar um vídeo aqui explicativo sobre o assunto.
ua-cam.com/video/PDxLADWwxqc/v-deo.html
@@eletricidadeonline, agradeço!👍
Amigo parabéns pela aula; Bem didática. Uma dúvida: É possível gerar um ponto de alimentação 380V em uma rede trifáica 220V?
Sim, mas você irá precisar de um transformador 220/380V
Eu tenho uma dúvida: numa rede Trifásica 220V/127V, se eu uso uma F e um N eu tenho 127V monofásico e ligo uma tv com essa tensão nominal, se eu uso duas fases tenho 220V e ligo um aparelho com essa tensão nominal, e se eu uso as três fases tenho os mesmos 220V pra ligar um motor trifásico. Pq em duas fases eu tenho 220V e em três fases eu tenho essa mesma tensão ? Eu sei que tem a raiz de três, mas eu quero saber é qual a tensão que circula "EM CADA" condutor, utilizando duas fases ou três fases, já que em ambas as situações eu tenho os mesmos 220V.
Bem legal parabéns em uma residência um freezer gastaria méis em uma rede trifásica. Porém ligado em 110 volts dessa rede?
Tenho uma máquina de solda que é 220v trifásico, posso ligar na rede 220v normal bifasico?
Olá, tenho uma motobomba trifásico de 3cv, posso usar cabos de 2.5mm em 130 metros de distância
Excelente meu irmão
Obrigado.
Em um sistema bifásico 220v professor dá para puxar tomadas 110v??
Aqui em casa é trifase, a conta é mais alta. Gostaria de reduzir para bifásica. É possível?
Para uso residencial, o bifásico atende?
Boa noite. Tenho esta dúvida: eu vi na internet, desenhos/figuras de tomadas/circuitos com só 2 fases e sem neutro. Se as 2 fases têm 127v, como é possível haver ddp e a corrente circular?. Obrigado.
Alguém pode me responder se pode por uma casa mais 3 kitnets pekenas em um padrão bifásico?
Muito bom
Mano, muito bom !
A pergunta é: se eu ligar um aparelho 220 V monofásico em uma tomada 220 V bifásica....terá problemas no aparelho?? Irá queimar??? Reduzir a vida útil?? Qual a complicação ou nenhuma??
É a mesma coisa! Não há nenhuma complicação. Se você observar por um oscilóscópio a forma de onda entre uma fase e neutro ou entre fase e fase o aspecto é o mesmo e como são senoidais só importará o valor rms!
Com relação ao custo de energia qual é o mais econômico?
Com relação ao consumo, é indiferente, pois você não está aumentando a potência dos equipamentos
Trifásico precisa ter 2 relógios?
Não. Apenas 1 relógio trifásico
Eu comprei duas furadeira novas uma 127v outra 220v a impressão que tenho que a furadeira 220v tem mais potencia ! Isso é uma sensação falsa ????
A de 220v se estiver ligada em um circuito com 2 fases, sim, haverá uma eficiência maior. Agora se for o 220v monofásico não.
Mano se vc ligar uma furadeira 220 volts em uma tomada 127 Volts Com certeza vai ficar fraca. Agora se você ligar uma furadeira 127 volts em uma tomada 220 volts você vai queimar seu equipamento
@@JardielSouza Pelo visto vc não conseguiu entender o meu questionamento. Dá uma lida novamente!
Bom dia. Estou tendo alguns problemas com a energia aqui em casa e cheguei ao seu video. Minha duvida é a seguinte, estamos instalando paineis solares e trocando o disjuntor e o relógio de mono para trifásico. Toda a instalação dos paineis foi finalizada e o disjuntor tambem porem a companhia eletrica ainda não trocou o relogio de mono para tri. O que acontece, tenho dois PC gamers em casa que quando rodando jogos estão desligando. Ja tive ate tela azul no Windows. Pergunto; o defeito esta relacionado ao relogio velho que ainda nao foi instalado ou as duas maquinas desligando é apenas coincidência? (apenas as duas maquinas desligam na casa toda) Ao instalar o relogio novo, o problema será sanado? A instalação da casa é velha, trifásico poderá dar aquecimento nos fios de bitola pequena?
Olá, tenho um problema parecido, meu PC ocorre o mesmo problema
Sabe me dizer se o seu problema foi resolvido?
@@jefreimedina9791 Em dias mais quentes, estava chegando quase 300 volts na tomada do PC.
Mandei aterrar a tomada do PC e ja tem uns 3 meses que nao dá tela azul.
numa padário quale e o número de dejector k entra na caixa de culuna
Mt bom
Se passa corrente nós dois pq uma perna do fio da choque e a outra não ?! Nesses circuitos residenciais ?
ao fechar o circuito ele se torna um circuito fechado e em observação à lei de Kirchoff das correntes: toda a corrente que entra em um nó deve sair por este nó. E portanto, se a corrente entra por um cabo ela deve sair por outro. Normalmente um dá choque com referêncial ao terra pois este apresenta uma diferença de potencial com este referêncial. Já o neutro não apresenta, em condições normais, essa diferença de potencial elétrico com o terra, até pelo fato do esquema de aterramento da cocessionária (que suponho ser a cemig) e por isso não tem capacidade de conduzir corrente entre os eletrodos.
E onde que fica o neutro no sistema bifasico e trifasico?
Show
bom dia professor estou com uma duvida.na minha região é 220v mas esta com( 215v ) tenho uma rede de 380v só que 01fase+01neutro desta rede está com 230v,tem perigo de ligar um ar condicionador que funciona em 220v?grato professor!
Sendo o ar condicionado a dois fios de alimentação não há problema algum utilizar uma fase e um neutro da rede 380 volts, que sendo equilibrada deveria fornecer em torno de 220 volts entre esses cabos.
@@mariosergioborges3851 obrigado professor, saúde!
Um exaustor ou uma mig não funciona com 2fio tem que ter 3fios positivo
Se eu tiver 220 em casa e usar uma fase do gerador da certo para um motor trifásico?
não dará certo na medida em que a rede e o gerador não possua o mesmo referêncial!
como inverter do do 220 para 320
Tenho rede trifásico e quero fazer monofásico, posso fazer isso?
com trifásico a 4 ou 5 fios pode-se obter o monofásico entre fase e neutro!
Meu amigo, vc tem que entender que vc está falando com alguém que está buscando conhecer a parte elétrica. Ficar falando bonito nome técnico fica complicado.
Seria possivel ligar um motor trifásico na rede bifasica 220 v
Sim! é possível! Usando inversor de frequência e também há quem use capacitores para criar uma terceira fase fictícia. Entretanto esse último é considerado um "recurso técnico" pelo fato de se precisar de um sitema trifásico balanceado em amplitude e fase que não se consegue com esse sistema e pode vir a diminuir a vida útil do motor cuja possível queima é semelhante a queima por falta de fase.
@@mariosergioborges3851 esse do capacitor ja liguei motores menores na rede monofasica mas tenho outros motores maiores e tenho padrão bifasico ai na bifasica nao encontrei nenhum video ensinando
Estou em Portugal aqui é tudo 220 em uma residência encontrei tri faze 3 faze de 220 é muita coisa parece
Se for numa residência, isso permite a fazer uma melhor distribuição de circuitos e evita a sobrecarga de fase, por exemplo:
Fase 1 cozinha
Fase 2 iluminação
Fase 3 tomadas
Ou pode ser feito uma distribuição por comportamentos.
A diferença tá na intensidade do shoke elétrico, se é fraco é bi e se o shoke te mata então era trifásico q te te matou
Na verdade a instensidade do choque varia da tensão, o fato de ser mono, bi ou trifásico não faz diferença.
@@eletricidadeonline Né
Azul é neutro e os outros são fases ⁉️
Isso é um padrão de cores que é convencionado, entretanto é sempre bom conferir. Melhor não contar com a sorte!
Não entendi nada
Ótima aula, porém não entendi porra nenhuma. Grato.
Muito bom
Não entendi nada
Não entendi nada
Kkkkkk
.
Eu entendo.
Não entendi nada