Zygmunt Bauman | Ética Pós-moderna (Resumo)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 лип 2024
  • Segundo vídeo da série BASES FILOSÓFICAS CONTEMPORÂNEAS.
    Zygmunt Bauman Ética Pós-moderna. (Resumo)
    Bauman foi um militar polonês, que após estudar Sociologia, seguiu a vida acadêmica na Inglaterra, foi autor de vários livros sobre modernidade, e pós modernidade, sendo o mais famoso a Modernidade Líquida.
    ---------------------------
    Você pode ampliar seus conhecimentos adquirindo conteúdos digitais aqui. CONFIRA AGORA!
    ** CURSO DE LETRAMENTO RACIAL:
    hotmart.com/pt-br/marketplace...
    ** E-BOOK O PODER DA GENTILEZA:
    go.hotmart.com/W89627404N
    ** CURSO DE DESENHO ARTÍSTICO:
    go.hotmart.com/Y89957897A
    ---------------------------
    [Continua a descrição do vídeo]
    O texto aponta para a uma crise ética de dimensões práticas e teóricas a "crise ética da pós-modernidade", considerando que sua origem é abrangente, num passado de de duração mais longa. Dessa forma o termo apropriado para muitos seria: a crise ética dos tempos modernos.
    Reflete sobre a dimensão e os efeitos práticos das nossas ações sobre os outros, nossa incapacidade de prever tais efeitos na longa duração, inclusive sobre aqueles que nunca conheceremos. Pois entre as ações e seus efeitos existe enorme distância-tanto no tempo como no espaço - que não podemos sondar,
    tornando impotentes as normas éticas, poucas, mas testadas e confiáveis, que herdamos do passado ou que se nos ensinam a obedecer. Levanta a hipótese de que as nossas ferramentas éticas, conjunto de normas e valores que herdamos podem não serem eficientes diante dos poderes que temos hoje.
    Fala sobre o afrouxando o domínio do monopólio ético eclesiástico. No começo, a vinda do pluralismo, quebrando o molde da tradição, escapando ao controle apertado e meticuloso da paróquia e da comunidade local, foi saudado com alegria pela minoria que pensava, debatia e escrevia, tal afrouxamento era visto como emancipatório. A liberdade como o direito e a capacidade dos indivíduos a moldar-se a si mesmo.
    Os "humanistas" do Renascimento, como John Carroll frisou em seu recente estudo dos altos e baixos de seu legado, "tentaram substituir Deus pelo homem, pôr o homem no centro do universo, deificá-lo". Sua ambição não era nada menos que fundar uma ordem inteiramente humana na terra, e uma ordem que se erigisse inteiramente apenas com a ajuda das capacidades e recursos humanos. Bauman sinaliza que essa tentativa de autonomia e desencantamento não estão dando conta de acolher os dilemas da vida Pós-moderna.
    Referência:
    BAUMAN, Zygmunt. Ética pós-moderna. Trad. de João Rezende Costa. São Paulo: Paulus, 1997.
    #Zigmuntbauman #ética #filosofia #booktube #auladehistória

КОМЕНТАРІ • 5

  • @professormagno6543
    @professormagno6543  Рік тому +5

    Se este vídeo te ajudou em esclarecimentos, deixe aqui o seu comentário comentário, inscreva-se no canal e compartilhe com amigos.

  • @alessandravieira7799
    @alessandravieira7799 11 місяців тому +1

    Maravilha! Serviu muito para a minha tese

    • @professormagno6543
      @professormagno6543  11 місяців тому

      Que legal!!! Essa série de vídeos é fruto de uma disciplina que fiz no mestrado, para cada autor estou produzindo um vídeo de bases filosóficas contemporâneas. Obrigado pelo comentário! 🤗🤗🤗

  • @Marcelo-cb3bs
    @Marcelo-cb3bs Рік тому +1

    Excelente conteúdo!!!