"Para ser feliz há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis [...] um é segurança e o outro é liberdade, você não consegue ser feliz e ter uma vida digna na ausência de um deles. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um completo caos. Você precisa dos dois. [...] Cada vez que você tem mais segurança você entrega um pouco da sua liberdade. Cada vez que você tem mais liberdade você entrega parte da segurança. Então, você ganha algo e você perde algo".
Só passando para expressar minha gratidão por essa entrevista. Parabéns aos produtores. Adimiro muito o Bauman, ele é muito, mas muito mesmo, inteligente!
Excelente!!! O que me deixa mais alegre é sentir que não estamos sós em busca da reflexão . Adorei a entrevista, mas também gostei muito dos comentários. Grato a todos que participaram de forma direta nessa divulgação e aos demais que contribuíram com suas valiosas opiniões. Parabéns a todos nós.
Bauman é o melhor intelectual que pode passar, de forma verdadeira e fria, esse mundo doente e covarde que vivemos. E precisamos ver a realidade como ela é, sem uma lente cor de rosa. Estudo a 2 anos as literaturas para ter uma chance que sobreviver nesse mundo podre. Agradeço a esse autor incrível, está me fazendo ter uma saúde mental estável!
O mais surpreendente que ale parte de um conceito totalmente abstrato, a democracia, e monta seu raciocínio como fosse algo universal e presente em todos os países.
Como um Historiador,creio que foi muito útil este vídeo,pois mostra que estamos nas mãos de potencias que veem o mundo como exclusivamente seu fazendo a sua segurança e a justiça com as próprias forças bélicas como se fosse a solução para os problemas mundial !! Quando olhamos a história, vemos vários impérios que se passaram e este a qual vivemos acha que nunca vai cair !!! Qual será o próximo império ? Acho eu que será Oriental...E a história da Biogeocentrismo.
el futuro está más que visto, estoy totalmente de acuerdo con ese genio del pensamiento. Todo nuestro sistema político y económico, está más que visto que no tiene más salida. La única es un cambio de actitud general, de la población, de los políticos y de los que mantienen el poder económico. Hace tiempo que comparto mucho de lo que dice, todos los sistemas políticos están superados, no resultarán mucho más tiempo. Hay que haber un cambio muy pronto, antes que se derrumbe todo de una vez....
Estou impressionado com esse conteúdo! Ainda estou arranhando a superfície desse mundo, porém me considerem grato por tal conteúdo! Parabéns pelo trabalho!
Por comentários como o teu, Lidiany, que mantemos o canal. Agradecemos muito e convidamos que prossiga assistindo aos vídeos que mais gostar... E comentando sempre, claro, mesmo que sejam críticas, serão muito bem-vindas!
O mundo em transformação,é um fenômeno enorme que não cabe apenas no imaginário de mentes e de livros de histórias e revoluções...é muito mais, como a verdade frente aos fatos de uma sociedade que deixa marcas e modos é realmente uma rede global.
Que senhor lindo e muito inteligente. Muito claras e precisas suas ideias, de como ele ver o mundo moderno . Encontrar um meio termo entre Seguranca e liberdade e o caminho para o equilibrio da humanidade e da democracia. pos moderna...
COMO É BOM PODE ASSISTIR A TV CULTURA. Canais como este merecem mais espaço no sinal público de televisão, pois só assim conseguires ir além dessa fronteira do pensamento, como o próprio quadro diz, de conteúdos em massa , comuns , ditados por uma mídia elitista. OBRIGADO AO PESSOAL DO CAFÉ FILOSÓFICO POR ESSA ÓTIMA ENTREVISTA.
Amado homem. Belas palavras,cheias de conhecimentos seguidas por sua leitura profundas da marca do seus conhecimentos. Queria ter o conhecido. Houvir algumas de suas palavras. Mais agora o descanso foi necessário e se divessd nascido em seu épico minha gama seria outra,então, está tudo certo,hoje mesmo. Visualizou por pouco tempo,e já.... Criei um laço por suas palavras(história).
Excelente iniciativa de compartilhar as ideias deste grande pensador da pós-modernidade!! Oportunidade para refletir - principalmente - sobre a construção das identidades a partir da perspectiva de que somos "a solitary person in a crowd of solitaries. We are all in solitude!". E, também, sem perder de vista que "security without freedom is slavery" e que "freedom without security is complete chaos".
Muito bom, adorei e é tão tranquilizante e tão bom ,ouvir estas palavras sábias de mestres como Zygmunt Bauman, com uma sabedoria do tamanho do Mundo. Obrigada
Que lindo! A sensibilidade e inteligência dele o tornou uma pessoa muito excêntrica,de extrema perspicácia perante diversos assuntos,Tudo isso com prováveis anos se construindo,como o próprio Sócrates. É um exemplo de Ser humano!
Palavras sábias para nossos dias em sociedade... Muito obrigado aos professores/organizadores do Fronteiras do Pensamento, pela partilha desses vídeos!!! Parabéns!!!
Engraçado é que é fácil achar uma receita para a infelicidade. É ou não é? Muitos infelizes se dizem felizes, quando na verdade vivem em desgraça e o pior, desgraça a vida alheia. Pense nas péssimas atitudes, nos vícios, na infidelidade, na ilusão, no excesso de estresse, na guerra, etc, e já dá pra entender o que eu estou querendo dizer. É fácil uma receita para tornar nossa sociedade infeliz. A DEPRESSÃO por exemplo, ao meu ver, quase sempre é uma consequência de uma receita assim, criada pela sociedade. Você faz a sua parte, mas querendo ou não, depende dos outros. Me surpreendi ao saber que tem conclusão que eu ando escrevendo que se assemelha com o que Sigmund Freud escreveu no livro "o mal-estar na civilização". Fiquei feliz de saber que tem um autor de renome para citar e defender meu ponto de vista. Diferente do q alguns estavam pensando, eu não estava tendo pensamentos alucinados. Talvez tive alguns, mas andei anotando muita coisa interessante. Mas quando ouço alguém falando que não se pode ser feliz imitando a forma de vida de outra pessoa, eu estranho bastante, pois já vi vários casos de pessoas felizes e bem sucedidas que fizeram exatamente isto. Todos temos pessoas por aí que nos servem de exemplo. Eu não acredito que todo ser humano tem uma receita completamente diferente para sua felicidade. Não! Basta pegar como exemplo a vida das pessoas certas, que podem ser boas referências para você. Será que não existe um PADRÃO (ideia-esqueleto) para a felicidade? Eu particularmente acho que no mundo moderno de hoje pode levar cada ser humano mais longe um do outro exatamente por falta de ensinamentos e princípios que promovem concórdia e semelhança de caráter. Será que mais alguém conseguiu prever o que eu previ? Eu prevejo que, se cada ser humano for acreditar que deve mesmo haver um mundo completamente diferente e perfeito para ele descobrir sua felicidade, q então a tendência será um aumento dos conflitos que criamos em nossos relacionamentos.
Quero agradecer aqui ao Fronteiras do Pensamento por esse tipo de oportunidade. Não são muitas as formas do grande público ter contato com um grande pensador, acredito que iniciativas como a de vcs engrossam a humanidade na trilha de uma reflexão necessária. Obrigado. Att Rodrigo
Eu também ficaria ouvindo ele por muito tempo , hoje sinto uma enorme vontade de estudar e entender os conceitos de Bauman e demais sociólogos e filósofos q considero ! , Bem diferente de quando eu tinha 20 anos , hoje com mais maturidade posso compreender melhor !
Meus agradecimentos a quem criou esta entrevista e publicou neste espaço de partilha ao conhecimento. Uma obra de valor inestimável para quem busca conhecer o perfil da sua inspiração, foi uma pequena prova do acumulado de definições tão complexas para quem ainda está em início de jornada terrestre
Esta entrevista de Bauman nos faz refletir acerca das questões da contemporaneidade que observamos e vivemos na pele. Ajuda-nos a situar-nos num mundo em constante mudança. Gostei de ter visto e ouvido um dos grandes pensadores da atualidade. Obrigado por terem postado este valoroso material.
Uau...... não me lembro de ter assistido a uma entrevista tão esclarecedora e emocicianante ao mesmo tempo... como se passado, presente e futuro estivessem se misturando ao longo da mesma... magnífica... Realmente um belo material de estudo...
interessante que Bauman não cai em circunlóquios demasiado racionais comuns a pensadores dessa magnitude, suas colocações são acessíveis não pelo fato de serem simples, este não é o caso, mas por serem cheia de vida, sentimentos, emoções. Confesso que não conhecia seus posicionamentos, porém a partir de agora pretendo acompanha-lós mais de perto. Gleyson Melo ( Irmão de gata da foto)
Cada ser humano tem o seu mundo perfeito, a criação nasceu e é nata a ser perfeito. deve-se cultivar, espalhar, ou ser por si a felicidade , não um egoísmo ou narcisismo mas se levar em soma disto, pode sim a uma plenitude do bem estar, pois dizer felicidade é conceituar cada tempo e épocas vividas, mas bem estar é um estado pleno que é.
Na essência, Bauman é um pensador de primeira linha. Agora, deixa claro que mudança é uma constante em tudo em função de que os humanos tem de se adaptar a natureza e os desafios que surgem na civilização atual. Agora a natureza é indomável porque não depende só de humanos, mas do universo que está em constante mudança. A lua satélite, e o Sol estrela trabalham um ciclo de tempo, bem maior que a história da civilização, para manter a natureza constante e paulatinamente influenciando as mudanças no clima em todas as sua nuances. Não há dúvida que via láctea está em movimento e com certeza a terra está nesse "trem". Saberemos em breve, que não estamos sozinhos nessa jornada, com certeza outras inteligências estão nesse barco.
Doem livros. Ajudem nossa Biblioteca Comunitária. Segue o endereço: Cidade: Marcelino Vieira UF: Rio Grande do Norte RUA: Tião Vieira, 01 BAIRRO: Centro CEP: 59970-000 NOME: Biblioteca Comunitária E Agora, José? Efetuamos empréstimos para toda a comunidade da cidade 😍❤ Precisamos de mais livros para novos leitores ❤😍 Instagram: biblioteca_eagorajcomunitaria
Adoro o Bauman, principalmente sua obra "Amor Líquido", tese que em parte consta na fala dele nesse vídeo. Por isso que me sinto à vontade aqui para discordar dele; especificamente na proposição de que redes sociais artificializam sociabilidades. Esses argumentos contam no minuto 17 em diante do vídeo. Para me apoiar nessa empreitada chamo aqui o famoso filósofo Pierre Lévy para conversar com o Bauman. Para Lévy a tecnologia, inclusive redes sociais, são nada mais nada menos que o desejo genuíno de estender nossas capacidades humanas. Então a tecnologia é de dentro para fora, está em nossa condição humana. É ontológico, funda o Ser Humano. No vídeo que trago aqui (link abaixo) o Lévy diz que vivemos uma mutação das comunicações, com o mesmo impacto que à época do surgimento da escrita. A forma de comunicar muda, mas principalmente a cognição é alterada. Alguns serão migrantes, outros nativos; e eles não vão se entender... Portanto, como todo grande paradigma, o ciberespaço (novas sociabilidades mediadas pelas tecnologias) ganha adeptos e céticos. Entre os céticos está o Bauman, preso em sua magnífica intelectualidade ancorada em outra ordem cognitiva. Ele não tem culpa. Vídeo do Pierre Lévy: "A comunicação mutante" ua-cam.com/video/VH5BPc2p3dc/v-deo.html
+Andre Toledo Nao sei se realmente há uma mutação das comunicações e se comparar a invenção da escrita com a criação da internet é correta. Temos que tomar muito cuidado porque há muitas empresas de tecnologia que bancam grandes "doutores" do conhecimento para divulgarem estudos e filosofias pró-empresas. O Zygmunt Bauman aparentemente não teria motivos para receber patrocínio, logo, o pensamento dele parece ser mais "verdadeiro".
+Andre Toledo Entendo o que diz quando refere-se à razão que nos impulsiona nas redes sociais. Ainda que concorde contigo, acredito que os pensamentos de Bauman e Lévy se complementam de alguma forma. Veja bem, decidi interpretar assim: Nosso desejo genuíno se manifesta através das redes e nos insere em um ambiente pluralizado e conectado >> Dentro desse ambiente, embora tenhamos nossas amizades reais, o âmbito sociológico mudou. Vê-se que os relacionamentos, hoje, são divididos e, por ocuparem o mesmo indivíduo, estão fadados a ter o mesmo valor de maneira geral. Vejo isso como uma fragilização do vínculo social, embora não saibamos a primeira vista se é benéfico ou não. Com a relação social fragilizada pela maneira como nos conectamos a ela e, rapidamente nos desprendemos, Bauman disse que estamos cada vez mais nos saciando de segurança para consumir um pouco de felicidade. Um adendo fútil: meu pai dizia que na época dele (anos 80), as pessoas sentiam mais falta umas das outras, pois não mantinham contato constante. Da mesma forma que acontece quando saímos de casa, pois quando retornamos para uma visita, pequenos problemas e desgastes, antes comuns, agora não existem ou são insignificantes. (Por favor, foi só um raciocínio que segui. Já está tarde por aqui xD)
+rafaelfp15 De fato a comparação do Lévy que você cita não foi feliz. Quanto ao "patrocínio" velado para impulsionar discursos, novamente você tem razão; vejo muito isso no campo da sustentabilidade socioambiental. Agradeço pelo alerta.
+Willian Vailant Puxa!... Que ótima reflexão a sua, obrigado por enviá-la. Empolgante ver que o conhecimento se faz na tecitura, ou seja, na amarração de um "nó" (ideia) com outra, com outra e com outra. Essa foi a dinâmica que vi quando recebi seu post. Você tem razão, não há uma ruptura entre pensamentos de Bauman e Lévy, podemos ver a complementariedade. O bom serviço que o Bauman faz é chamar para o alerta, dizendo que até que uma nova ética e estética de sociabilidades esteja consolidada (na forma que Lévy vê com entusiasmo), efeitos constrangedores e doloridos podem ocorrer (entre eles o que você mencionou acerta dos laços [líquidos] afetivos).
Não sou filósofo e nem estudante dessa mangnifica arte! Porém acredito ( meu empirismo) que o ciclo da vida se completa nessa visão de Baumam! Como assim a gente cresce tem um sentido pra vida na fase madura outro sentido e na fase final do ciclo temos um sentido que talvez seja a soma dos erros e acertos e o resultado pra quem tem sensibilidade são às lições apreendidas e possíveis orientações que ficam para terceiros que podem ou não aproveita-las na fase que possam compreende-las!
Parabéns pela excelência desta produção e muito obrigada pela possibilidade de acesso direto ao pensamento de Bauman, de forma tão agradável. É mais uma importante contribuição do Fronteiras do Pensamento, que joga luz sobre temas fundamentais para a compreensão da humanidade.
Olá. Hoje publicamos um vídeo com esta parte final. Veja também a visão de Mohamed ElBaradei, que é contrária a visão de Bauman sobre o tema em outro vídeo publicado ontem em nosso canal.
Saímos a largos passos da época dos relacionamentos emocionalmente sustentáveis e migramos em direção a época dos relacionamentos economicamente sustentáveis. (Antonio Gustavo)
É difícil fazê-los andar de mãos dadas. Hoje, o emocional não é mais levado em consideração; se o é, considere-se com sorte. A vida está mecanizada. Liquidada.
DESCOBRI COM QUASE 50ANOS ;QUE NASCI VELHO COM SAUDADE DO PASSADO!
"Para ser feliz há dois valores essenciais que são absolutamente indispensáveis [...] um é segurança e o outro é liberdade, você não consegue ser feliz e ter uma vida digna na ausência de um deles. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um completo caos. Você precisa dos dois. [...] Cada vez que você tem mais segurança você entrega um pouco da sua liberdade. Cada vez que você tem mais liberdade você entrega parte da segurança. Então, você ganha algo e você perde algo".
❤
😍💝
Salvou 😊
Material de altíssima qualidade. Minhas sinceras congratulações aos produtores e organizadores.
+Santana de Heródoto Muito obrigado!
Obrigado!
O cerebro desse cara é muito musculoso! Quase 90 anos e falando desse jeito, com clareza, coesão e sentido
Eu poderia passar horas escutando as palavras deste grande mestre. Excelente!
Eu também!
Para assistir mais de uma vez!
Verdade grande filósofo!
Foi minha primeira vez e estou maravilhada
'' Para cada ser humano há um mundo perfeito, feito especialmente para ele ou para ela ''
Incrível entrevista !
O lugar que vc nasce não define seu carater, quem o define são as suas escolhas, espetacular!
Só passando para expressar minha gratidão por essa entrevista. Parabéns aos produtores. Adimiro muito o Bauman, ele é muito, mas muito mesmo, inteligente!
Obrigada Jadson!!! ;-)
Excelente!!! O que me deixa mais alegre é sentir que não estamos sós em busca da reflexão .
Adorei a entrevista, mas também gostei muito dos comentários.
Grato a todos que participaram de forma direta nessa divulgação e aos demais que contribuíram com suas valiosas opiniões.
Parabéns a todos nós.
eminente filósofo sr. bauman.
grato por veicular, fronteiras do pensamento.
oportunas e relevantes observações!
Mr Bauman, with a lot of knowledge, and experiênce , you say a lot of a completely wise reflecttionsfor 2022!! Tks a lot. Congrats Master!
Simplesmente magnífico, ele é brilhante. Com certeza é um grande pensador contemporâneo!!
Bauman é o melhor intelectual que pode passar, de forma verdadeira e fria, esse mundo doente e covarde que vivemos. E precisamos ver a realidade como ela é, sem uma lente cor de rosa.
Estudo a 2 anos as literaturas para ter uma chance que sobreviver nesse mundo podre. Agradeço a esse autor incrível, está me fazendo ter uma saúde mental estável!
Nossa, indescritível. De fato, um sociólogo. Parece que ele desvela a vida, as relações de uma maneira à parte. Com um olhar sensível e preciso.
He killedmany people ;'(
@@urielhilzer4547 Or had given them divine lifes?
@@urielhilzer4547 Ok, so I know this is an old ass comment, but wtf ?
Who tf were you talking about
Infinitos votos de gratidão ao canal pela disponibilidade desse material riquíssimo.
O mais surpreendente que ale parte de um conceito totalmente abstrato, a democracia, e monta seu raciocínio como fosse algo universal e presente em todos os países.
'' Para cada ser humano há um mundo perfeito, feito especialmente para ele ou para ela ''
maravilhoso! conhecimento riquíssimo
Uma mente BRILHANTE, é uma honra cada minuto na presença do Sr. Bauman. Parabéns a todos por esta iniciativa.
Hahaha ,why? why yu are idiot?
bauman is comunist mourder !!!!!
Como um Historiador,creio que foi muito útil este vídeo,pois mostra que estamos nas mãos de potencias que veem o mundo como exclusivamente seu fazendo a sua segurança e a justiça com as próprias forças bélicas como se fosse a solução para os problemas mundial !! Quando olhamos a história, vemos vários impérios que se passaram e este a qual vivemos acha que nunca vai cair !!! Qual será o próximo império ? Acho eu que será Oriental...E a história da Biogeocentrismo.
Obrigadoo Fronteiras do Pensamento pela oportunidade de ver uns dos maiores Filósofos Modernos, um enorme pensador!
Zygmunt Bauman!
el futuro está más que visto, estoy totalmente de acuerdo con ese genio del pensamiento. Todo nuestro sistema político y económico, está más que visto que no tiene más salida. La única es un cambio de actitud general, de la población, de los políticos y de los que mantienen el poder económico. Hace tiempo que comparto mucho de lo que dice, todos los sistemas políticos están superados, no resultarán mucho más tiempo. Hay que haber un cambio muy pronto, antes que se derrumbe todo de una vez....
Estou impressionado com esse conteúdo! Ainda estou arranhando a superfície desse mundo, porém me considerem grato por tal conteúdo! Parabéns pelo trabalho!
Tão sábio, e de uma humildade invejável.
Algumas coisas nos tocam a alma profundamente. Esta entrevista é uma dessas coisas. Obrigada por torná-la pública!
Por comentários como o teu, Lidiany, que mantemos o canal. Agradecemos muito e convidamos que prossiga assistindo aos vídeos que mais gostar... E comentando sempre, claro, mesmo que sejam críticas, serão muito bem-vindas!
O mundo em transformação,é um fenômeno enorme que não cabe apenas no imaginário de mentes e de livros de histórias e revoluções...é muito mais, como a verdade frente aos fatos de uma sociedade que deixa marcas e modos é realmente uma rede global.
Sem palavras!!!!!!!!!!!!
Esse vídeo é riquíssimo! Ótima reflexão, e eu admiro bastante Bauman!
Que senhor lindo e muito inteligente. Muito claras e precisas suas ideias, de como ele ver o mundo moderno . Encontrar um meio termo entre Seguranca e liberdade e o caminho para o equilibrio da humanidade e da democracia. pos moderna...
Um dos melhores vídeos que assisti na vida.
COMO É BOM PODE ASSISTIR A TV CULTURA. Canais como este merecem mais espaço no sinal público de televisão, pois só assim conseguires ir além dessa fronteira do pensamento, como o próprio quadro diz, de conteúdos em massa , comuns , ditados por uma mídia elitista.
OBRIGADO AO PESSOAL DO CAFÉ FILOSÓFICO POR ESSA ÓTIMA ENTREVISTA.
Amado homem. Belas palavras,cheias de conhecimentos seguidas por sua leitura profundas da marca do seus conhecimentos. Queria ter o conhecido. Houvir algumas de suas palavras. Mais agora o descanso foi necessário e se divessd nascido em seu épico minha gama seria outra,então, está tudo certo,hoje mesmo. Visualizou por pouco tempo,e já.... Criei um laço por suas palavras(história).
Onde eu estava que não assistir antes? Poderia, sem problema nenhum, ficar ouvindo por inúmeras horas.
Ele é muito claro , simples e direto ao transmitir suas idéias, gostei muito!
Como eu queria estar lá! Meus olhos estariam brilhando!
Meu professor de sociologia me indicou esse video e estou encantada com a riqueza de ideias. Muito bom mesmo!
Zygmunt Bauman é INSPIRADOR! Aos 86 anos de idade ele é INSPIRADOR!
Excelente iniciativa de compartilhar as ideias deste grande pensador da pós-modernidade!! Oportunidade para refletir - principalmente - sobre a construção das identidades a partir da perspectiva de que somos "a solitary person in a crowd of solitaries. We are all in solitude!". E, também, sem perder de vista que "security without freedom is slavery" e que "freedom without security is complete chaos".
Obrigada pela contribuição.
Zygmun Bauman, um homem de gênio.
Ótima entrevista para refletir sobre as relações humanas
Também agradeço aos produtores deste vídeo. Um filósofo inteligentíssimo...Amo ler seus trabalhos... Grata!
Agradecemos! Grande abraço, Jaina!
Maravilhosa essa entrevista. Agradeço a disponibilização desse material fundamental para reexaminarmos esse momento em que vivemos. Gratidão, mesmo!
Muito bom, adorei e é tão tranquilizante e tão bom ,ouvir estas palavras sábias de mestres como Zygmunt Bauman, com uma sabedoria do tamanho do Mundo. Obrigada
Que lindo!
A sensibilidade e inteligência dele o tornou uma pessoa muito excêntrica,de extrema perspicácia perante diversos assuntos,Tudo isso com prováveis anos se construindo,como o próprio Sócrates. É um exemplo de Ser humano!
Maravilhoso!!! obrigada pela oportunidade de refletir, entender a forma efêmera de nos relacionar hoje. Parabéns pela iniciativa.
Sempre vale iniciar a semana com Bauman. Um presente de VIDA!
Palavras sábias para nossos dias em sociedade... Muito obrigado aos professores/organizadores do Fronteiras do Pensamento, pela partilha desses vídeos!!! Parabéns!!!
Sua sabedoria deixou-me de "queixo caído". Deixou um extraordinário legado. Temos dele uma vasto material de pesquisa para aproveitar.
Engraçado é que é fácil achar uma receita para a infelicidade. É ou não é? Muitos infelizes se dizem felizes, quando na verdade vivem em desgraça e o pior, desgraça a vida alheia. Pense nas péssimas atitudes, nos vícios, na infidelidade, na ilusão, no excesso de estresse, na guerra, etc, e já dá pra entender o que eu estou querendo dizer. É fácil uma receita para tornar nossa sociedade infeliz. A DEPRESSÃO por exemplo, ao meu ver, quase sempre é uma consequência de uma receita assim, criada pela sociedade. Você faz a sua parte, mas querendo ou não, depende dos outros.
Me surpreendi ao saber que tem conclusão que eu ando escrevendo que se assemelha com o que Sigmund Freud escreveu no livro "o mal-estar na civilização". Fiquei feliz de saber que tem um autor de renome para citar e defender meu ponto de vista. Diferente do q alguns estavam pensando, eu não estava tendo pensamentos alucinados. Talvez tive alguns, mas andei anotando muita coisa interessante.
Mas quando ouço alguém falando que não se pode ser feliz imitando a forma de vida de outra pessoa, eu estranho bastante, pois já vi vários casos de pessoas felizes e bem sucedidas que fizeram exatamente isto. Todos temos pessoas por aí que nos servem de exemplo. Eu não acredito que todo ser humano tem uma receita completamente diferente para sua felicidade. Não! Basta pegar como exemplo a vida das pessoas certas, que podem ser boas referências para você.
Será que não existe um PADRÃO (ideia-esqueleto) para a felicidade? Eu particularmente acho que no mundo moderno de hoje pode levar cada ser humano mais longe um do outro exatamente por falta de ensinamentos e princípios que promovem concórdia e semelhança de caráter. Será que mais alguém conseguiu prever o que eu previ? Eu prevejo que, se cada ser humano for acreditar que deve mesmo haver um mundo completamente diferente e perfeito para ele descobrir sua felicidade, q então a tendência será um aumento dos conflitos que criamos em nossos relacionamentos.
Essa entrevista é incrível !
Essa entrevista foi uma das coisas mais esclarecedoras que eu vi na vida
Quero agradecer aqui ao Fronteiras do Pensamento por esse tipo de oportunidade. Não são muitas as formas do grande público ter contato com um grande pensador, acredito que iniciativas como a de vcs engrossam a humanidade na trilha de uma reflexão necessária.
Obrigado.
Att Rodrigo
Que vídeo riquíssimo !Meus parabéns aos desenvolvedores 👏👏👏
Eu também ficaria ouvindo ele por muito tempo , hoje sinto uma enorme vontade de estudar e entender os conceitos de Bauman e demais sociólogos e filósofos q considero ! , Bem diferente de quando eu tinha 20 anos , hoje com mais maturidade posso compreender melhor !
Bauman é inspirador. Excelente o material ofertado
Excelente contribuição de Bauman !Nos inspira a refletir sobre a nossa realidade social em diversas instâncias.Gratidão por compartilhar!
Meus agradecimentos a quem criou esta entrevista e publicou neste espaço de partilha ao conhecimento.
Uma obra de valor inestimável para quem busca conhecer o perfil da sua inspiração, foi uma pequena prova do acumulado de definições tão complexas para quem ainda está em início de jornada terrestre
É bem a quarta ou quinta vez que estou por aqui, vendo e revendo esse vídeo. Obrigado, Fronteiras do Pensamento!
Cada segundo vale a pena, sabe muito !
Obrigada por compartilhar toda essa sabedoria, com certeza adquirida com muitos estudos e uma visão espetacular sobre a vida.
Esta entrevista de Bauman nos faz refletir acerca das questões da contemporaneidade que observamos e vivemos na pele. Ajuda-nos a situar-nos num mundo em constante mudança. Gostei de ter visto e ouvido um dos grandes pensadores da atualidade. Obrigado por terem postado este valoroso material.
Muito sensacional... espetacular mesmo.
Meu sonho é chegar nesta idade, com esta lucidez e sabedoria.
Uau...... não me lembro de ter assistido a uma entrevista tão esclarecedora e emocicianante ao mesmo tempo... como se passado, presente e futuro estivessem se misturando ao longo da mesma... magnífica... Realmente um belo material de estudo...
interessante que Bauman não cai em circunlóquios demasiado racionais comuns a pensadores dessa magnitude, suas colocações são acessíveis não pelo fato de serem simples, este não é o caso, mas por serem cheia de vida, sentimentos, emoções. Confesso que não conhecia seus posicionamentos, porém a partir de agora pretendo acompanha-lós mais de perto. Gleyson Melo ( Irmão de gata da foto)
Cada ser humano tem o seu mundo perfeito, a criação nasceu e é nata a ser perfeito. deve-se cultivar, espalhar, ou ser por si a felicidade , não um egoísmo ou narcisismo mas se levar em soma disto, pode sim a uma plenitude do bem estar, pois dizer felicidade é conceituar cada tempo e épocas vividas, mas bem estar é um estado pleno que é.
ja o vi de fato muito bom comentários dele
Que lucidez! Muito obrigada.
I love Zygmunt 💙
Muito bom! Cultura para um mundo que esta esquecendo o que é!
Na essência, Bauman é um pensador de primeira linha. Agora, deixa claro que mudança é uma constante em tudo em função de que os humanos tem de se adaptar a natureza e os desafios que surgem na civilização atual. Agora a natureza é indomável porque não depende só de humanos, mas do universo que está em constante mudança. A lua satélite, e o Sol estrela trabalham um ciclo de tempo, bem maior que a história da civilização, para manter a natureza constante e paulatinamente influenciando as mudanças no clima em todas as sua nuances. Não há dúvida que via láctea está em movimento e com certeza a terra está nesse "trem". Saberemos em breve, que não estamos sozinhos nessa jornada, com certeza outras inteligências estão nesse barco.
A arte em pessoa , obrigado por postarem este video.
perfeito, sem defeitos!
Doem livros. Ajudem nossa Biblioteca Comunitária.
Segue o endereço:
Cidade: Marcelino Vieira
UF: Rio Grande do Norte
RUA: Tião Vieira, 01
BAIRRO: Centro
CEP: 59970-000
NOME: Biblioteca Comunitária E Agora, José?
Efetuamos empréstimos para toda a comunidade da cidade 😍❤
Precisamos de mais livros para novos leitores ❤😍
Instagram: biblioteca_eagorajcomunitaria
Excelentes entrevistas con intelectuales que ilustran desde distintas posturas la reflexión sobre el mundo contemporáneo.
Maravilhoso esse vídeo, maravilhosas palavras do Bauman. Agradeço a oportunidade que o programa nos ofereceu!!
Sempre bom escutar este grande pensador do nosso tempo!
sábio dimais, e tudo que ele falou é a mais pura verdade
Fantástico. Parabéns a toda equipe e aos patrocinadores.
Incrível 👏👏 Não me canso de ouvi-lo
Adoro o Bauman, principalmente sua obra "Amor Líquido", tese que em parte consta na fala dele nesse vídeo.
Por isso que me sinto à vontade aqui para discordar dele; especificamente na proposição de que redes sociais artificializam sociabilidades. Esses argumentos contam no minuto 17 em diante do vídeo.
Para me apoiar nessa empreitada chamo aqui o famoso filósofo Pierre Lévy para conversar com o Bauman. Para Lévy a tecnologia, inclusive redes sociais, são nada mais nada menos que o desejo genuíno de estender nossas capacidades humanas. Então a tecnologia é de dentro para fora, está em nossa condição humana. É ontológico, funda o Ser Humano.
No vídeo que trago aqui (link abaixo) o Lévy diz que vivemos uma mutação das comunicações, com o mesmo impacto que à época do surgimento da escrita. A forma de comunicar muda, mas principalmente a cognição é alterada. Alguns serão migrantes, outros nativos; e eles não vão se entender...
Portanto, como todo grande paradigma, o ciberespaço (novas sociabilidades mediadas pelas tecnologias) ganha adeptos e céticos. Entre os céticos está o Bauman, preso em sua magnífica intelectualidade ancorada em outra ordem cognitiva. Ele não tem culpa.
Vídeo do Pierre Lévy: "A comunicação mutante"
ua-cam.com/video/VH5BPc2p3dc/v-deo.html
+Andre Toledo Nao sei se realmente há uma mutação das comunicações e se comparar a invenção da escrita com a criação da internet é correta.
Temos que tomar muito cuidado porque há muitas empresas de tecnologia que bancam grandes "doutores" do conhecimento para divulgarem estudos e filosofias pró-empresas.
O Zygmunt Bauman aparentemente não teria motivos para receber patrocínio, logo, o pensamento dele parece ser mais "verdadeiro".
+Andre Toledo Entendo o que diz quando refere-se à razão que nos impulsiona nas redes sociais. Ainda que concorde contigo, acredito que os pensamentos de Bauman e Lévy se complementam de alguma forma. Veja bem, decidi interpretar assim:
Nosso desejo genuíno se manifesta através das redes e nos insere em um ambiente pluralizado e conectado >> Dentro desse ambiente, embora tenhamos nossas amizades reais, o âmbito sociológico mudou. Vê-se que os relacionamentos, hoje, são divididos e, por ocuparem o mesmo indivíduo, estão fadados a ter o mesmo valor de maneira geral. Vejo isso como uma fragilização do vínculo social, embora não saibamos a primeira vista se é benéfico ou não.
Com a relação social fragilizada pela maneira como nos conectamos a ela e, rapidamente nos desprendemos, Bauman disse que estamos cada vez mais nos saciando de segurança para consumir um pouco de felicidade.
Um adendo fútil: meu pai dizia que na época dele (anos 80), as pessoas sentiam mais falta umas das outras, pois não mantinham contato constante. Da mesma forma que acontece quando saímos de casa, pois quando retornamos para uma visita, pequenos problemas e desgastes, antes comuns, agora não existem ou são insignificantes.
(Por favor, foi só um raciocínio que segui. Já está tarde por aqui xD)
+rafaelfp15 De fato a comparação do Lévy que você cita não foi feliz. Quanto ao "patrocínio" velado para impulsionar discursos, novamente você tem razão; vejo muito isso no campo da sustentabilidade socioambiental. Agradeço pelo alerta.
+Willian Vailant Puxa!... Que ótima reflexão a sua, obrigado por enviá-la. Empolgante ver que o conhecimento se faz na tecitura, ou seja, na amarração de um "nó" (ideia) com outra, com outra e com outra. Essa foi a dinâmica que vi quando recebi seu post. Você tem razão, não há uma ruptura entre pensamentos de Bauman e Lévy, podemos ver a complementariedade. O bom serviço que o Bauman faz é chamar para o alerta, dizendo que até que uma nova ética e estética de sociabilidades esteja consolidada (na forma que Lévy vê com entusiasmo), efeitos constrangedores e doloridos podem ocorrer (entre eles o que você mencionou acerta dos laços [líquidos] afetivos).
Não sou filósofo e nem estudante dessa mangnifica arte! Porém acredito ( meu empirismo) que o ciclo da vida se completa nessa visão de Baumam! Como assim a gente cresce tem um sentido pra vida na fase madura outro sentido e na fase final do ciclo temos um sentido que talvez seja a soma dos erros e acertos e o resultado pra quem tem sensibilidade são às lições apreendidas e possíveis orientações que ficam para terceiros que podem ou não aproveita-las na fase que possam compreende-las!
Incrível, não há muitas palavras para descrever o quão lúcido e sábio é esse brilhante filósofo :)
Sensacional! Sem palavras pra descrever uma entrevista desse nível.
Conteúdo importantíssimo para qualquer pessoa. Gostaria de saber que muitas terão acesso a esse vídeo.
Parabéns pela excelência desta produção e muito obrigada pela possibilidade de acesso direto ao pensamento de Bauman, de forma tão agradável. É mais uma importante contribuição do Fronteiras do Pensamento, que joga luz sobre temas fundamentais para a compreensão da humanidade.
Magnífico
Mente brilhante !!!!🙌🏼 🙌🏼 🙌🏼
Morder !
muito abrigada!
Muito bom! Gostei muito, o conceito de felicidade, destino e caráter caíram como uma luva em meus devaneios atuais!
muito obrigada proporcionar conhecimento e divulgar as incríveis ideias desse homem genial. esse video merecia muito mais likes
Excelente!!! Cada ser humano tem para si um mundo perfeito!
Perfeito ! parabéns aos organizadores ! e ao Bauman, beijos e abracos de eterna gratidão.
Maravilhoso.... o livro tb é muito bom, mas vê-lo compartilhando suas idéias é simplesmente divino..obrigada
Excelente crítica à cultura. De uma incrível percepção sobre os fatos e acontecimentos da sociedade. O vídeo é uma excelente contribuição!
Espetacular. Muito obrigado por compartilhar uma entrevista tão fascinante e enriquecedora.
GENIAL, GENIAL, GENIAL.....
Apaixonada
Excelente entrevista. Gosto muito do trabalho do Bauman
Olá. Hoje publicamos um vídeo com esta parte final. Veja também a visão de Mohamed ElBaradei, que é contrária a visão de Bauman sobre o tema em outro vídeo publicado ontem em nosso canal.
Saímos a largos passos da época dos relacionamentos emocionalmente sustentáveis e migramos em direção a época dos relacionamentos economicamente sustentáveis. (Antonio Gustavo)
É difícil fazê-los andar de mãos dadas. Hoje, o emocional não é mais levado em consideração; se o é, considere-se com sorte. A vida está mecanizada. Liquidada.
Grata!
Esse homem é genial. Fantástico.
Muita sabedoria e reflexão!! 👏🏻👏🏻
Não conhecia esse canal. Parabéns, entrevista esclarecedora desse grande sociólogo!