Leiam Persépolis!! Além de ser uma ótima hq, tem todo um relato muito fidedigno (do ponto de vista de uma jovem, na época) sobre a revolução islâmica no Irã e todas as mudanças ocorridas lá, inclusive o uso da burka.
+Aline Rastelli Um dos melhorel livros que já vi! Recomendo muito, de juvenis para cima! Eficiente para mostrar a vida de uma mulher mulçumana, aos olhos de Marjane Satrapi. Excelente.
Esse trecho da bíblia parece meu amigo quando fuma maconha demais. A mulher veio do homem, mas o homem também é nascido da mulher, mas tudo vem de Deus? Cara, que confusão!
A mulher veio do homem (da costela de adão), mas o homem também é nascido da mulher (ele nasce de uma mulher/tem mãe), mas tudo vem de Deus (pq sem Deus não haveria nem homem e nem mulher). Seria essa a lógica do ponto de vista da bíblia, é claro.
A mulher vem do homem e o homem da mulher mas no fim a mulher é que tem de se submeter ao homem. Ao ponto de se sujeitar ao homem como um Deus: Efésios 5 22 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Sobre o véu, já conheci duas meninas do mesmo país e mesma religião. Uma usava véu, a outra não. Elas diziam que é opção e tal, mas nem sempre é. Há pouco tempo no chile, um pai refugiado da síria espancou a filha porque ela mostrou parte do corpo na praia (se nao me engano para limpar os pés). Que liberdade é essa? Eu tive amigos muçulmanos bem normais, e outros malucos. Um vizinho (do Oman) me dizia que a gente deve matar as mulheres adulteras e coisas do tipo. Ele achava completamente normal. Como se vive em comunidade com pessoas assim. Enfim, acho que uma alternativa para lidar com o assunto seria tratando nas escolas. A burka/veu poderia ser facilmente probida porque não faz parte do uniforme escolar, e ali se aprenderia que são todos iguais. (infelizmente os muçulmanos em grande maioria não enxergam dessa maneira)
Esse versiculo (Corinti..) foi um dos motivos que me fez abandonar a igreja, logo em seguida raspei o cabelo e sai de casa. Deus nos ama, exceto quando não fazemos aquilo que ele quer kkk
péra, vamos esclarecer alguns pontos, eu leio 5 traduções diferentes do Alcorão e a palavra hijab nunca foi utilizada referindo-se a algum código de vestimenta ou véu ... A palavra que o Alcorão usa é khimar, que era um pano que tanto o homem quanto a mulher usava para se cobrir ... Hijab no Alcorão significa literalmente cortina, uma divisória, que era usada na casa do Profeta para que suas esposas, ao serem procuradas por outros homens, ficassem atrás dela, para simplesmente não atrapalhar a intimidade delas. O que Deus pede de nos é a cobertura das partes íntimas e a modéstia, tanto que as palavras colo e nudez estão bem especificadas no versículo que trata sobre o >>khimar .... o hijab como visto hoje é apenas uma distorçao do clero islâmico, que acham que os corpos das mulheres, e não os homens, são responsáveis pelo abuso e assédio que sofrem ... Existe muito material no blog e página ... Aliás, acho errada a proibição, mas penso que as muçulmanas deveriam ter consciência da "cultura do hijab" que carregam ... muitas feministas muçulmanas lutam contra o uso do véu, e no Irã existe muita campanha contra o uso do véu. abs
Concordo com vc em tudo que disse. Mas deixo aqui que a proibição de usar ou deixar de usar o hijab é o verdadeiro problema. Em ambos nós mulheres temos os direitos tirado de nós. Em muitos lugares o hijab e a burca serve como instrumentos de opressão mesmo assim outras mulheres resolve usa-la porque se sentem mais confortáveis e perto de sua fé ( pois o simbolismo do véu é o mesmo do cristianismo a de submissão e respeito a Deus), sem falar que na hora das orações o hijab facilita muito a vida (experiência própria). Enfim o que quero dizer é que o problema não é o Islam e sim os homens que usam diariamente o meio relogioso para instrumentos políticos e sociais de opressão. Obs: O uso do lenço não se enquadra na categoria obrigatória na jurisprudência do Islam!
Difícil Pirula, não é uma questão fácil. Eu já morei fora ( na Alemanha ) e já conviv com Muçulmanos e vi que eles podem ser piores que evangélicos para certos dogmas e temas. Eu sou a favor do Burkini em geral, mas tem bastante ressalvas, porque quando você vai em um país que tenha o Islã como um religião oficial, as mulheres são obrigadas a usar o Véu ( minha amiga mesmo usou quando foi para Marrocos e um homem rico ofereceu vários camelos para casar com ela hahaha ) E a entra no conceito da reciprocidade, se nós somos obrigados a usar algo que eles determinam lá, em outros países tem que respeitar a cultura de um povo. Morar em outro País é como morar fora da sua casa, não são as mesmas regras. Fora isso, eu creio que não seja tão higiênico usar aquilo em praias ou em casa de banho, tem o argumento que a mulher pode vir a ser terrorista, mas é muito difícil.
Mas você está fazendo uma falsa equivalência. Os países que obrigam o uso do véu ou da burca, não são países seculares. A França é um país secular, então eles não podem forçar ou proibir o exercício de uma religião.
1: Esses países que obrigam certas vestimentas de seus habitantes ou turistas não são exemplo. Não devemos tentar ser mais como eles. Decidir algo sobre nossos países com o argumento de "reciprocidade" equivale a tentar ser mais como eles. 2: Em casas de banho sim, mas em praia não existe muito "anti-higiênico", tanto ate que ninguém nunca reclama das roupas de surfista, que cobrem o corpo todo, como o burkini (menos o cabelo). 3: Apesar de teoricamente possível, não é fácil esconder uma bomba num burkini. E mesmo se for proibido, nada a impede de simplesmente chegar ali na praia com outra roupa e explodir uma bomba, com ou sem burkini. 4: Sempre bom lembrar que proibir o burkini é contra-producente. Os muçulmanos vão ver como uma perseguição à religião deles e liberdade deles, o que só vai aumentar a radicalização. Ou seja, mesmo se você ignorar todos os outros argumentos, o argumento pragmático em termos de combate ao extremismo ainda seria contrário ao banimento do burkini.
Vou ser obrigado a discordar do seu comentário, amigo. Moro na Dinamarca e conheço muitos mulçumanos aqui. Não vejo nenhuma diferença do islam pra qualquer outra religião, muito menos os protestantes no Brasil. Não acho que os mulçumanos da Alemanha sejam diferentes dos daqui. Esse tipo de generalização é que traz discriminação e tem gente que não tem senso crítico pra pensar no vêem por aí. Não existe absolutismo sobre nada, muito menos religião. Quando você diz que "muçulmanos" são X, implica que todos são assim, e isso não acho correto. Brasileiro vive se matando, seja por assalto ou por crueldade mesmo e nem por isso somos taxados de bandidos. Por que seria diferente com a gente?
Muito bom! Isso que você falou a gente pode tirar até pelo que acontece no próprio Brasil, com uma bancada religiosa tão forte na política e, queira ou não, interferindo na vida de quem nada tem a ver com isso!
Deveria ser assim: Se um cidadão ocidental vai ao Oriente Médio e tem todos os seus direitos garantidos lá, os cidadãos desse país quando estivessem no Ocidente deveriam ser tratados da mesma forma. Mas, agora, se um cidadão ocidental que vai ao Oriente Médio e tem a sua liberdade individual tolhida pela religião local, os cidadãos desse país também deveriam ter sua liberdade tolhidas quando esses estivessem em algum país do ocidente. Não é justo os muçulmanos fazerem tudo o que querem no Ocidente, e o mesmo não acontecer quando os ocidentais estão naquelas terras.
olho por olho só cega o mundo todo, não vamos nos rebaixar aos muçulmanos, pfvr, que eles tenham sua liberdade religiosa contanto que não interfiram na vida cotidiana da população
Juliana Conhece algum país muçulmanos onde eles não fazem uso da religião para interferir na vida dos cidadão? Eu quero que você me responda com sinceridade: assim que eles se tornarem maioria na França, você acha que os costumes locais irão ser respeitados? A Turquia é um país "laico", dá uma pesquisadinha sobre o modo de vida deles, e veja por si só a pluralidade religiosa e política que "existe" naquele país.
Concordo. Quando a gente menos esperar, o ocidente vai virar "feira" e permitir que os muçulmanos adentrarem e faça modificações por aqui com base na religião deles. Apenas vide a Alemanha. Abriu as pernas para o Islã, agora alguns lugares já proibiram a mostra total dos braços em clubes que tem piscina para não "ofender" os muçulmanos. Vivi pra ver isso na ALEMANHA. Jamais imaginava Pra mim, isso é só a ponta do iceberg. De continuar nesse ritmo, logo mais já não será permitido usar blusa de alça, depois short, depois será proibido mostrar até os pés.
Acontece que o Islã NÃO é uma religião de paz, Juliana. Aonde eles vão, eles querem impor o seu autoritarismo, e quem não faz isso não é um seguidor verdadeiro de Maomé. Você sabia que os cristãos são mortos caso se neguem a se converterem ao Islã?? Isso está no próprio Alcorão. E outra, se uma mulher vai à praia, não é obrigado ela usar biquini, pode-se usar uma tanga por exemplo. Porquê que as muçulmanas não fazem isso aqui no Ocidente?? Tenho absoluta certeza de que nenhum cristão ou budista vai em algum país muçulmano querer usar biquini nas praias de lá. Até porque né..
Gostei bastante do vídeo! No final quando você diz "óóó sua religião é você que escolhe... você quer seguir sua religião, segue na tua casa no teu templo, ou na rua quetinho, sua religião não vai interferir na vida dos outros" tem uns senhores no nosso país que precisam entender isso...
Pirula tu é minha inspiração pra fazer vídeos falando sobre a sociedade do mundo atual cara, você é gênio demais e o seu público aqui no canal é um público em que um dia eu sonho ter, espero que seu canal fique crescendo sem parar! Abraço!
Moro em Paris, posso dizer que aqui tá foda! É comum ouvir notícias de garotas que foram agredidas por muçulmanos pq estavam tomando sol de bikini nos parques.
+Luciano Pereira se percebes bem inglês aconselho o canal "The Young Turks" é um canal de notícias americano e eles mostram muito claramente o movimento anti-Trump e pró-Trump.
Tem que ser gado muito ignorante pra comprar essa historia de que Trump é homofobico, racista, sexista etc, a midia em geral é de esquerda e só fala mal de qualquer candidato republicano. O engraçado mesmo é o cidadão recomendar o canal "The Young Turks" sendo que eles são um completo lixo que estão do lado e defendem os "Social Justice Warriors", a maioria dos videos deles tem uma quantidade esmagadora de deslikes em relação a likes só pra se ter uma idéia.
Parabéns, Pirula. Tenho estudado o tema por anos. Minha dissertação de mestrado foi sobre a expansão de redes islamistas na Europa e atualmente estou tentando desenvolver um projeto de doutorado voltado pra radicalização no Oriente Médio. Posso garantir que as suas explicações são bastante elucidativas mesmo você não sendo da área de Ciências Humanas, vejo que você fala com propriedade sobre o tema. Parabéns novamente pelo esforço em procurar saber os diversos lados dessa questão.
as pessoas estão cada vez mais viciadas em fazer tempestade em copo de água... Se uma mulher quiser usar a tal vestimenta, que use. Se você acha que a religião dela é machista, problema seu, se ela acredita que deve usar por algum motivo, ou porque gosta, problema dela. Exceto nos casos de segurança, é claro, onde um criminoso pode esconder sua identidade, como foi dito no começo do vídeo. Tenham a sua fé e deixem os outros terem a fé deles...
E se querem lutar contra a opressão religiosa, que obriga as mulheres a usarem a roupa, vão fazer isso com opressão estatal, com uma lei que as proíbe de usar a roupa? Que argumento estúpido...
Não entendi o que você quis dizer. Eu já cruzei com mulheres de burca em vários lugares, na minha rua, no metrô, em shoppings etc. e não me senti nem um pouco desconfortável com isso.
"Problema dela" Mas cara eu to sentado olhando pra uma mulher que está se cobrindo toda, Sabe o que isso muda pra mim?!?! SABE O QUE ISSO ME PREJUDICA?!?! NADA!!!!! As pessoas não podem ser felizes fazendo coisas que não machucam/prejudicam/desrespeitando os outros!!!! Isso é fato!! (Ironia acaba aqui) Uns dos melhores comentários... :3
+Canal do Pirula tenho muita admiração por você, principalmente por ser bastante imparcial em tudo. Conseguindo ter uma visão em cima do muro, algo difícil de acontecer em qualquer outro canal por aí... Sucesso e parabéns!
Então Pirula, vim aqui hoje só pra elogiar seu vídeo. Não vou ficar discutindo sobre o assunto, mesmo sendo descendente de libaneses. E não é porque sou ateu, simplesmente se alguém não encher meu saco pode adorar um deus que te faça colocar uma cabeça de cavalo e ir dançar nu na praça. Acho que de todos os seus vídeos "menos produzidos", esse é o meu favorito, muito bom :)
Vc quer que as mulheres tenham escolha e discernimento? Então ponha isso na cabeça delas, mostre que elas não moram em uma terra de ninguém, que existem leis e pessoas dispostas a protege-la se preciso; ignorância se responde com conhecimento. Não que ou morra de amores por ele, mas, "Aquele que combate monstros deve se acautelar para que monstro não se torne no processo. Quando se olha longamente o abismo, o abismo olha para você."
Estou assistindo em 2019 para entender melhor o assunto. Está circulando uma foto no facebook de uma mulher de preto esperando em pé na areia enquanto pai e filho tomam banho na praia.
Em Portugal e na Europa católica do Sul, no século passado, as mulheres usavam lenço (véu) o tempo todo. E os homens usavam boina, menos na igreja. A população ao todo costumava esconder os cabelos com toucas, lenços, alguns lenços que tapavam até o pescoço, barretes e boinas.
Complementando o que você falou (dos 15 aos 19 minutos mais ou menos) com algumas ideias, mesmo se não existisse nenhuma repressão legal ou violenta sobre abandonar os costumes do islã, só existiria a liberdade de escolha real a partir do momento em uma determinada pessoa também é exposta a outras culturas, para assim comparar sua forma de viver com outras e decidir se ela é realmente a melhor para si. O acesso a internet em complemento com o inglês (por ser um língua com falantes em praticamente todos os países), em vista desse ponto e na minha opinião, tem uma importância fundamental pra assegurar a liberdade do individuo em países ou regiões sem uma grande diversidade de ideias. Já sobre a ciclos de amigos ou familiares atrapalharem a capacidade de escolha de alguém (no sentido emocional, e não no sentido de violência física), qualquer ciclo de amigos ou familiar exerce uma pressão sobre seus membros, seja ela qual for. Por isso, não considero que essa pressão afete a capacidade de escolha em si, mas as opções disponíveis. Faz parte da liberdade de um grupo de amigos, por exemplo, se relacionar apenas com pessoas de um religião, assim como faz parte da liberdade do individuo aceitar uma religião porque quer fazer parte desse grupo. No pior dos casos a única alternativa é ficar completamente sozinho. E nesse caso, mais uma vez a internet mostra sua importância, já que ela ajuda a aumentar o número de grupos que você pode fazer parte, e assim aumentar suas opções.
Pirula, você como Cientista, não vai comentar a grande conquista que a Ciência Brasileira conseguiu com Marcos Eberlin, a Medalha J. J. Thomsom? Além de um grande Cientista, Marcos Eberlin é uma grande pessoa. Um Cientista nosso, ganha um dos prêmios internacionais mais importantes, faz nós sermos reconhecidos, e você Pirula? Mantém silêncio? Logo você o porta voz da Ciência no Brasil com meio milhão de inscritos... Ninguém, somente aqueles que pesquisam sabem desta nossa conquista científica, você poderia ajudar um irmão seu por mérito de Cientista e informar às pessoas que te seguem e desconhecem sobre... Sabemos que a fama e o reconhecimento na maioria das vezes não é proporcional ao trabalho ou talento que a pessoa tem. Faça a sua valer a pena...
Deve ser porque o Marcos Eberlin, apesar de ser um profissional talvez respeitável, tem um considerável fundamentalismo religioso; por defender o criacionismo, Design Inteligente e coisa do tipo.
É ignorância, ou arrogância, ou desonestidade em dizer que; defender o criacionismo e o DI é fanatismo religioso. Principalmente o DI que não possui nenhum viés de crença. Os criacionistas bíblicos admitem que sua ciência é em prol de sua crença. Criacionistas bíblicos, usam a ciência para demonstrar e provar, que algumas afirmações científicas da bíblia tem contundência com a realidade. Graças ao God deles... Eu admiro o cristianismo, pois é uma crença que não se resume apenas no âmbito do abstrativo. Ao menos, procuram evidências que corroboram para aquilo que a bíblia descreve. E isso é fazer Ciência, buscar e explicar...e não fanatismo religioso. Mas já que você falou em fanatismo religioso, por que não falar sobre o fanatismo evolucionista? Há vários indivíduos no Darwinismo propagando teses nazistas, aquelas que em síntese repousa nos métodos de Eugenia durante as 2 guerras mundias, sabia? O evolucionismo é o alicece ideológico do nazismo e do marxismo. Qualquer nazista ou marxista é um evolucionista fanático. Poderia estender mais ao comunismo! E aí? Evolução foi pretexto e método de genocídios em massa. Agora isto é critério para eu julgar o trabalho de um cientista darwiniano? Se for, então estamos colocando as implicações filosóficas, ideológicas e religiosas acima do fator mais importante; que é a Ciência. Logo se um cientista religioso é um pseudo-cientista, então qualquer cientista ateu nem cientista é por seu ateísmo. Ateísmo é negar qualquer divindade de qualquer crença a priori sem ao menos verificar, isso não é científico. Rs!
Ele ganhou uma medalha de uma organização em que ele já foi presidente, e atualmente é vice-presidente... basicamente um funcionário do mês em espectrometria de massa: legal, mas calma lá.
porque feminismo finge que defende mulher pra propagar coletivismo e luta de classes.
8 років тому+56
+Felipe Hackner Vendo agora o tamanho da besteira que você falou, eu entendi que o Pirula talvez não quisesse entrar no assunto porque não era o lugar de fala dele.
Não sei como essa falácia se encaixa aqui. Uma pergunta é uma pergunta e um argumento é um argumento. Não ataquei o Pirula e concordei com tudo que ele disse, só isso que me incomodou de leve.
magnífico... argumentação inteligente, sempre bem embasada e profunda. não concordo com td que vc disse, mas em geral smp estuda mtu antes de sair falando coisas e isso eh mtu valioso. abracos mano
Eu escolhi ser candomblecista, inclusive eu tenho a opção de optar por ir ou não ir e não tem essa de que "tenho que frequentar porque se não eu vou morrer ou alguém vai ficar doente ou vou pro inferno".
Pirula, quando li o título do vídeo achei que seria uma discussão completamente diferente, por uma pequena falha de atenção eu li "Bikini" mesmo, ao invés de "Burkini", e levando em conta seus vídeos sobre culto ao corpo e coisas assim, já esperava esse tipo de questão. O vídeo ficou muito bom, discussão muito interessante, mas acho que vale pensar no outro lado, tratando justamente da moral islâmica, o Slow citou um texto muito interessante de uma mulher feminista que viajou por países islâmicos e conversou com mulheres muçulmanas sobre o uso do véu, relatando muitos pontos de vista bastante interessantes. O vídeo do Slow vale muito a pena nesse ponto, pois também discute outros aspectos da cultura do islã. E fica sempre a reflexão se somos mesmo tão livres quando se trata de estética e estilo aqui nos países ocidentais.
Os muçulmanos estão crescendo na Europa e eu acho que ninguém quer que o Islã domine a Europa. Assim como os muçulmanos fizeram na península ibérica durante o grande khalifado, os cristãos deveriam criar varias barreiras sob a fé muçulmana. Exemplos: Proibir burca e burkini, limitar a quantidade de mesquitas, limitar o alcance de estrangeiros ou filhos de estrangeiros à cargos representativos e tals.
Você não percebe que esse tipo de perseguição estúpida que gera mais ódio e isolamento dos islâmicos abrindo oportunidades para cooptação de muçulmanos para o terrorismo ?
concordo que esse tipo de perseguição não ajuda. O que precisa ser feito pra extirpar o islam da humanidade é simplesmente expor a verdadeira face de alá. www.thereligionofpeace.com/ Se as pessoas entenderem que islam é uma religião supremacista, escravagista, machista, terrorista, mentirosa, assassina, anti-liberdade e etc, não precisaremos de proibição alguma. Basta ler o corão e etc.
Grande Pirula! Esse é um daqueles vídeos em que eu concordo com quase tudo e o resto eu não tinha pensando ainda hahaha Só uma questão que me incomoda e que é presente tanto lá, com a essa proibição idiota, quanto na nossa discussão aqui: ainda somos nós, homens, discutindo sobre o que é, ou não, opressão para a mulher. Complicado, pois é a única visão que temos, mas aí deixo minha sugestão de convidar alguma amiga sua ou personalidade da internet para participar dos vídeos, até por skype mesmo. Acho que seria bacana!
Tem dois problemas na proibição... 1) Algumas mulheres realmente podem preferir ir cobertas a praia e 2) Em alguns casos a mulher que seria obrigada a usar o burkini acabará apenas sendo proibida de ir a praia de qualquer forma. Então a lei em si é inócua de uma forma ou de outra.
8 років тому
Resumindo: Ruin com o Burkini, pior sem ele, o Burkini ainda é muito menos cruel do que a mulher não poder ir a praia.
Hj o Pirila leu mais a bíblia do q a maioria dos cristãos leram o ano inteiro. A maioria defende esse livro, mas curte é esquentar a cadeira com a bunda e esperar alguem ler para elas. Então toda essa devoção as vezes é desproporcional. . Mesmo eu sendo agnóstico, eu as vezes torço pra q pelo menos eles sejam um pouquinho mais coerentes e leiam as passagens de jesus, no novo testamento. Isso ja limparia bastante esse comportamento, viu!
Apenas uma constatação interessante: Vi o pirulla começar, e agora predominantemente, usar como referencias e indicações os próprios videos. Isso não é uma situação de auto promoção, e sim a construção de um conteúdo, e com isso vemos a mudança e adição de uma nova mídia, onde a tempos atrás seria limitado a livros. Em outro ponto, temos a consagração sendo auto preservada, e com a posição de dominante agora o pirulla assume a postura de conservação deste status.
16:08 A Igreja Católica pune até hoje com a excomunhão. O que atualmente não significa muito, mas na Idade Média era uma condenação à morte lenta em algum lugar isolado.
Esse tema é interessante, pq não trata só de religião, mas tb da mulher. Conversando com as mulheres de antigamente fica fácil entender o uso do véu. antigamente as mulheres que estudavam eram mal vistas pela sociedade e isso não era uma questão religiosa e sim da sociedade. As mulheres antigamente usavam o véu para ir a missa e ainda hj as mulheres mais idosas usam o véu, era mais uma questão de respeito ao culto. (pra quem não conhece é um véu transparente). E algumas usavam luvas (mas as luvas eu acho que era moda, cultura, acho que não tem uma relação religiosa). Outra coisa no catolicismo, padres e freiras usam vestimenta diferenciadas por questões sociais e religiosas. Eu particularmente vejo mais como modo de vida, pois até o budismo que não é religião, usa-se uma vestimenta diferenciada. Mas o que representa essa vestimenta, lembrando q padres e freiras são entidades religiosas e fizeram voto de castidade. Portanto não se casam. Essa vestimenta representa a parte mais importante a cabeça. O corpo físico não é, mais importante q o espírito. Então, até onde eu entendo, tem significado com relação ao espírito. Na igreja cada entidade veste uma vestimenta diferenciada com cores diferentes. Sei que cada cor tem um significado diferente. Uma vez estava lendo sobre a cor dourado, que muitos vêem como representação material, mas na religião representa que cada ser humano advém de um fio de ouro que é o fio da eternidade. Portanto o significado é espiritual e não material. Então acho q não dá para comparar as vestimentas de uma religião com a outra.
Estou fazendo meu doutorado aqui na França e queria falar sobre a questão de ser uma escolha ou não para as mulheres e se elas usam por acreditarem ou por serem oprimidas. Dentro da universidade em que estou, eu perguntei para uma menina muçulmana se ela concordava. O que ela me disse era que é a cultura dela e ela não via problemas nisso, que usava porque achava que era o certo dentro da crença dela. E não estou falando de uma menina qualquer é uma doutoranda, uma pessoa com um certo conhecimento. De todas as oportunidades que tive de tocar no assunto, não encontrei uma única menina que me dissesse que estava sendo forçada, na verdade a resposta era o oposto, se sentiam discriminadas e forçadas a não usar e era hostilizadas pelas "feministas" (por falta de definição melhor) que criticavam por elas não se rebelarem contra isso.
É uma opressão, mas é o mesmo com a feminilidade para as mulheres ocidentais, maquiagem, depilação, etc... Esse é o posicionamento feminista radical (de raíz) quanto a isso. Você pode escolher o que quiser usar a vontade, mas tem que levar em consideração que essa escolha é feita sob coerção de uma cultura mesmo que vc sinta que "goste". Enfim, só uma observação. Toda escolha é uma escolha pero no mucho, variando em graus. Não existe livre arbítrio.
"I hope I've made it clear, that I'm perfectly happy for people to have these toys, and to play with them at home, and hug them to themselves and so on, and to share them with other people who come around and play with the toys. So that's absolutely fine. They are not to make me play with these toys. I will not play with the toys. Don't bring the toys to my house, don't say my children must play with these toys, don't say my toys might be a condom - here we go again - are not allowed by their toys. I'm not going to have any of that." Christopher Hitchens
Ei Pirula, você pode fazer um vídeo sobre candidatos a prefeito? Não precisa falar de todos os candidatos é claro. Porém se possível, sobre os piores partidos e nos quais as pessoas não deveriam votar, e caso fossem votar nesses partidos deveriam pensar duas vezes. Gosto de ouvir sua opinião e seus videos, agradecido.
eu curti vc falando sobre a biblia , ou corão , tanto faz , vc podia fazer mais videos lendo e interpretando textos religiosos :) é bacana , pense para os proximos
eu fui pesquisar no google o que era uma "opção perolomudio" e depois de 1h batendo cabeça com nenhum resultado do google, percebo que ele fala "é uma opção, pero no mucho" HAHAHHA MORTA
"Eu tinha visto a polêmica do Burkini só por cima"
E o que mais você esperava ver??? kkkkkkkkkkkk
bah dum tschiiiii
Leiam Persépolis!! Além de ser uma ótima hq, tem todo um relato muito fidedigno (do ponto de vista de uma jovem, na época) sobre a revolução islâmica no Irã e todas as mudanças ocorridas lá, inclusive o uso da burka.
Poxa, muito obrigada pela sugestão. Deve ser interessante.
Obg Denilton, confundi os nomes, me referia ao véu mesmo.
+Aline Rastelli Um dos melhorel livros que já vi! Recomendo muito, de juvenis para cima! Eficiente para mostrar a vida de uma mulher mulçumana, aos olhos de Marjane Satrapi. Excelente.
+Pedro Lucas Valeu Pedro. Lerei assim que possível. :)
Eu vi o filme.
Esse trecho da bíblia parece meu amigo quando fuma maconha demais. A mulher veio do homem, mas o homem também é nascido da mulher, mas tudo vem de Deus? Cara, que confusão!
Não questione a religião, Deus escreve certo em linhas tortas!
(Religiosos quando vc põe isso em pauta)
Se não questionássemos religião ainda estaríamos queimando pessoas por heresia
A mulher veio do homem (da costela de adão), mas o homem também é nascido da mulher (ele nasce de uma mulher/tem mãe), mas tudo vem de Deus (pq sem Deus não haveria nem homem e nem mulher). Seria essa a lógica do ponto de vista da bíblia, é claro.
A mulher vem do homem e o homem da mulher mas no fim a mulher é que tem de se submeter ao homem. Ao ponto de se sujeitar ao homem como um Deus:
Efésios 5 22 Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.
sopasemcolher É só não se casar que não tem que seguir essa regra sjdjkdkd
Freiras rule
Sobre o véu, já conheci duas meninas do mesmo país e mesma religião. Uma usava véu, a outra não. Elas diziam que é opção e tal, mas nem sempre é. Há pouco tempo no chile, um pai refugiado da síria espancou a filha porque ela mostrou parte do corpo na praia (se nao me engano para limpar os pés). Que liberdade é essa?
Eu tive amigos muçulmanos bem normais, e outros malucos. Um vizinho (do Oman) me dizia que a gente deve matar as mulheres adulteras e coisas do tipo. Ele achava completamente normal. Como se vive em comunidade com pessoas assim.
Enfim, acho que uma alternativa para lidar com o assunto seria tratando nas escolas. A burka/veu poderia ser facilmente probida porque não faz parte do uniforme escolar, e ali se aprenderia que são todos iguais. (infelizmente os muçulmanos em grande maioria não enxergam dessa maneira)
Esse versiculo (Corinti..) foi um dos motivos que me fez abandonar a igreja, logo em seguida raspei o cabelo e sai de casa.
Deus nos ama, exceto quando não fazemos aquilo que ele quer kkk
péra, vamos esclarecer alguns pontos, eu leio 5 traduções diferentes do Alcorão e a palavra hijab nunca foi utilizada referindo-se a algum código de vestimenta ou véu ... A palavra que o Alcorão usa é khimar, que era um pano que tanto o homem quanto a mulher usava para se cobrir ... Hijab no Alcorão significa literalmente cortina, uma divisória, que era usada na casa do Profeta para que suas esposas, ao serem procuradas por outros homens, ficassem atrás dela, para simplesmente não atrapalhar a intimidade delas. O que Deus pede de nos é a cobertura das partes íntimas e a modéstia, tanto que as palavras colo e nudez estão bem especificadas no versículo que trata sobre o >>khimar .... o hijab como visto hoje é apenas uma distorçao do clero islâmico, que acham que os corpos das mulheres, e não os homens, são responsáveis pelo abuso e assédio que sofrem ... Existe muito material no blog e página ... Aliás, acho errada a proibição, mas penso que as muçulmanas deveriam ter consciência da "cultura do hijab" que carregam ... muitas feministas muçulmanas lutam contra o uso do véu, e no Irã existe muita campanha contra o uso do véu. abs
obrigado. muito bom saber disso.
" ... Aliás, acho errada a proibição, mas penso que as muçulmanas
deveriam ter consciência da "cultura do hijab" que carregam ... " ótimo...
Concordo com vc em tudo que disse. Mas deixo aqui que a proibição de usar ou deixar de usar o hijab é o verdadeiro problema. Em ambos nós mulheres temos os direitos tirado de nós. Em muitos lugares o hijab e a burca serve como instrumentos de opressão mesmo assim outras mulheres resolve usa-la porque se sentem mais confortáveis e perto de sua fé ( pois o simbolismo do véu é o mesmo do cristianismo a de submissão e respeito a Deus), sem falar que na hora das orações o hijab facilita muito a vida (experiência própria). Enfim o que quero dizer é que o problema não é o Islam e sim os homens que usam diariamente o meio relogioso para instrumentos políticos e sociais de opressão.
Obs: O uso do lenço não se enquadra na categoria obrigatória na jurisprudência do Islam!
+
Difícil Pirula, não é uma questão fácil.
Eu já morei fora ( na Alemanha ) e já conviv com Muçulmanos e vi que eles podem ser piores que evangélicos para certos dogmas e temas. Eu sou a favor do Burkini em geral, mas tem bastante ressalvas, porque quando você vai em um país que tenha o Islã como um religião oficial, as mulheres são obrigadas a usar o Véu ( minha amiga mesmo usou quando foi para Marrocos e um homem rico ofereceu vários camelos para casar com ela hahaha )
E a entra no conceito da reciprocidade, se nós somos obrigados a usar algo que eles determinam lá, em outros países tem que respeitar a cultura de um povo. Morar em outro País é como morar fora da sua casa, não são as mesmas regras. Fora isso, eu creio que não seja tão higiênico usar aquilo em praias ou em casa de banho, tem o argumento que a mulher pode vir a ser terrorista, mas é muito difícil.
Fora que tem a questão da opressão enorme do Islã sobre as mulheres, que bem terrível por sinal.
Mas você está fazendo uma falsa equivalência. Os países que obrigam o uso do véu ou da burca, não são países seculares. A França é um país secular, então eles não podem forçar ou proibir o exercício de uma religião.
1: Esses países que obrigam certas vestimentas de seus habitantes ou turistas não são exemplo. Não devemos tentar ser mais como eles. Decidir algo sobre nossos países com o argumento de "reciprocidade" equivale a tentar ser mais como eles.
2: Em casas de banho sim, mas em praia não existe muito "anti-higiênico", tanto ate que ninguém nunca reclama das roupas de surfista, que cobrem o corpo todo, como o burkini (menos o cabelo).
3: Apesar de teoricamente possível, não é fácil esconder uma bomba num burkini. E mesmo se for proibido, nada a impede de simplesmente chegar ali na praia com outra roupa e explodir uma bomba, com ou sem burkini.
4: Sempre bom lembrar que proibir o burkini é contra-producente. Os muçulmanos vão ver como uma perseguição à religião deles e liberdade deles, o que só vai aumentar a radicalização. Ou seja, mesmo se você ignorar todos os outros argumentos, o argumento pragmático em termos de combate ao extremismo ainda seria contrário ao banimento do burkini.
Vou ser obrigado a discordar do seu comentário, amigo.
Moro na Dinamarca e conheço muitos mulçumanos aqui. Não vejo nenhuma diferença do islam pra qualquer outra religião, muito menos os protestantes no Brasil. Não acho que os mulçumanos da Alemanha sejam diferentes dos daqui.
Esse tipo de generalização é que traz discriminação e tem gente que não tem senso crítico pra pensar no vêem por aí.
Não existe absolutismo sobre nada, muito menos religião. Quando você diz que "muçulmanos" são X, implica que todos são assim, e isso não acho correto.
Brasileiro vive se matando, seja por assalto ou por crueldade mesmo e nem por isso somos taxados de bandidos. Por que seria diferente com a gente?
as mulheres andam cobertas para esconder as marcas das agressões.
Parabéns Pirula... Te acompanho há algum tempo já é certamente você está se superando....
campanha #queremospiruladetiranossauronapraia
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Cara, adoro dormir ouvindo os vídeos do Pirula. haha
kkkkkkkkk
Huehue vai dormir agora?Tão cedo
Podcast kkkkkkkkk
+Jon Snow Hhaha... Não, mas aproveito o vídeo pela semana inteira.
+Raphael Strauss Isso! rs
A primeira vinheta do canal do pirulla é um muçulmano explodindo....pense nisso
aahsuahsus
kkkkkkkkkkk
Eh msm
assiste o video de onde saiu aquele trecho meu amigo
vc vai entender
eita dw aqui
ae responde minha pergunta no seu canal
Essas recomendações existem na Bíblia também
Tanto é que as cristãs ortodoxas no Leste Europeu ainda usam cobertura nos cabelos
Chega a dar urticária essa ideia que a mulher é subordinada ao homem. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
"uma rápida discussão..." 26 minutos de vídeo! hahaha Esse Pirula! ♥
eu fico impressionado com o pirula cara. ele olha a notícia de todos os lados. muito bom mesmo.
Muito bom!
Isso que você falou a gente pode tirar até pelo que acontece no próprio Brasil, com uma bancada religiosa tão forte na política e, queira ou não, interferindo na vida de quem nada tem a ver com isso!
Deveria ser assim: Se um cidadão ocidental vai ao Oriente Médio e tem todos os seus direitos garantidos lá, os cidadãos desse país quando estivessem no Ocidente deveriam ser tratados da mesma forma. Mas, agora, se um cidadão ocidental que vai ao Oriente Médio e tem a sua liberdade individual tolhida pela religião local, os cidadãos desse país também deveriam ter sua liberdade tolhidas quando esses estivessem em algum país do ocidente. Não é justo os muçulmanos fazerem tudo o que querem no Ocidente, e o mesmo não acontecer quando os ocidentais estão naquelas terras.
olho por olho só cega o mundo todo, não vamos nos rebaixar aos muçulmanos, pfvr, que eles tenham sua liberdade religiosa contanto que não interfiram na vida cotidiana da população
Juliana Conhece algum país muçulmanos onde eles não fazem uso da religião para interferir na vida dos cidadão? Eu quero que você me responda com sinceridade: assim que eles se tornarem maioria na França, você acha que os costumes locais irão ser respeitados? A Turquia é um país "laico", dá uma pesquisadinha sobre o modo de vida deles, e veja por si só a pluralidade religiosa e política que "existe" naquele país.
+Juliana Eu não sabia que a sua casa também era nossa.
Concordo. Quando a gente menos esperar, o ocidente vai virar "feira" e permitir que os muçulmanos adentrarem e faça modificações por aqui com base na religião deles.
Apenas vide a Alemanha. Abriu as pernas para o Islã, agora alguns lugares já proibiram a mostra total dos braços em clubes que tem piscina para não "ofender" os muçulmanos. Vivi pra ver isso na ALEMANHA. Jamais imaginava
Pra mim, isso é só a ponta do iceberg. De continuar nesse ritmo, logo mais já não será permitido usar blusa de alça, depois short, depois será proibido mostrar até os pés.
Acontece que o Islã NÃO é uma religião de paz, Juliana. Aonde eles vão, eles querem impor o seu autoritarismo, e quem não faz isso não é um seguidor verdadeiro de Maomé. Você sabia que os cristãos são mortos caso se neguem a se converterem ao Islã?? Isso está no próprio Alcorão. E outra, se uma mulher vai à praia, não é obrigado ela usar biquini, pode-se usar uma tanga por exemplo. Porquê que as muçulmanas não fazem isso aqui no Ocidente?? Tenho absoluta certeza de que nenhum cristão ou budista vai em algum país muçulmano querer usar biquini nas praias de lá. Até porque né..
Gostei bastante do vídeo! No final quando você diz "óóó sua religião é você que escolhe... você quer seguir sua religião, segue na tua casa no teu templo, ou na rua quetinho, sua religião não vai interferir na vida dos outros" tem uns senhores no nosso país que precisam entender isso...
hahaha
Pirula
- Pra encerar esse assunto , ......
detalhe , falta mais de 5 min pra acabar o vídeo , quando ele fala isso
LIKE
Pirula tu é minha inspiração pra fazer vídeos falando sobre a sociedade do mundo atual cara, você é gênio demais e o seu público aqui no canal é um público em que um dia eu sonho ter, espero que seu canal fique crescendo sem parar! Abraço!
Moro em Paris, posso dizer que aqui tá foda! É comum ouvir notícias de garotas que foram agredidas por muçulmanos pq estavam tomando sol de bikini nos parques.
Nossa, não vi nenhum desrespeito. Acredito que ele fundamentou bem. Emitiu sua opinião como ateu. O que é incrível.
a sombrancelha do pirula me lembra o estreito de bering.
Como é legal ver seus vídeos sem muitos cortes... muito bom mesmo.
Pirula, faz um vídeo em inglês sobre o donald trump esculachando ele. Você é bem inteligente, vai ficar mundialmente famoso, depois me dá dinheiro.
Genial hahahaha
+Luciano Pereira se percebes bem inglês aconselho o canal "The Young Turks" é um canal de notícias americano e eles mostram muito claramente o movimento anti-Trump e pró-Trump.
Tem que ser gado muito ignorante pra comprar essa historia de que Trump é homofobico, racista, sexista etc, a midia em geral é de esquerda e só fala mal de qualquer candidato republicano.
O engraçado mesmo é o cidadão recomendar o canal "The Young Turks" sendo que eles são um completo lixo que estão do lado e defendem os "Social Justice Warriors", a maioria dos videos deles tem uma quantidade esmagadora de deslikes em relação a likes só pra se ter uma idéia.
Vou te falar que criar um muro é bem melhor que começar uma guerra nuclear contra a China.
O TEMER DISSE QUE IA DEPORTAR TODOS OS ISLÂMICOS E NÃO É XENOFÓBICO, DESISTO
Parabéns, Pirula. Tenho estudado o tema por anos. Minha dissertação de mestrado foi sobre a expansão de redes islamistas na Europa e atualmente estou tentando desenvolver um projeto de doutorado voltado pra radicalização no Oriente Médio. Posso garantir que as suas explicações são bastante elucidativas mesmo você não sendo da área de Ciências Humanas, vejo que você fala com propriedade sobre o tema. Parabéns novamente pelo esforço em procurar saber os diversos lados dessa questão.
Opa, fico muito feliz de saber disso!! Abraço
Rapaz... meus parabéns. e excelente vídeo. Primeira vez que vejo um vídeo seu sobre política que eu consegui concordar sem ressalvas.
Cara, como eu queria que existissem podcast do Pirula! Sempre sensato nas suas observações.
O que é pior , olavo falando sobre ciência , ou pirula fazendo merchan?
Eu estava esperando por esse vídeo, Pirula. Valeu!
Eu faço um "air-drumming" com a música da vinheta. Espero que eu não esteja sozinho nessa.
kkkkkkkkkkk
Me too
Eu faço um headbang.
Eu faço beatbox.
Eu faço um ar guitar.
Esse comentário, pelos números, tal, mas eu te admiro, piá.
as pessoas estão cada vez mais viciadas em fazer tempestade em copo de água... Se uma mulher quiser usar a tal vestimenta, que use. Se você acha que a religião dela é machista, problema seu, se ela acredita que deve usar por algum motivo, ou porque gosta, problema dela. Exceto nos casos de segurança, é claro, onde um criminoso pode esconder sua identidade, como foi dito no começo do vídeo. Tenham a sua fé e deixem os outros terem a fé deles...
E se querem lutar contra a opressão religiosa, que obriga as mulheres a usarem a roupa, vão fazer isso com opressão estatal, com uma lei que as proíbe de usar a roupa? Que argumento estúpido...
+Leonardo Gouveia Ser fresco com o cu dos outros é bom dms, quero ver qdo a água bater na bunda se tu vai continuar pensando assim.
Não entendi o que você quis dizer. Eu já cruzei com mulheres de burca em vários lugares, na minha rua, no metrô, em shoppings etc. e não me senti nem um pouco desconfortável com isso.
Matheus Saraiva me explica aí a sua opinião, criticar os outros com frases prontas é confortável.
"Problema dela"
Mas cara eu to sentado olhando pra uma mulher que está se cobrindo toda, Sabe o que isso muda pra mim?!?! SABE O QUE ISSO ME PREJUDICA?!?!
NADA!!!!!
As pessoas não podem ser felizes fazendo coisas que não machucam/prejudicam/desrespeitando os outros!!!! Isso é fato!!
(Ironia acaba aqui)
Uns dos melhores comentários... :3
+Canal do Pirula tenho muita admiração por você, principalmente por ser bastante imparcial em tudo. Conseguindo ter uma visão em cima do muro, algo difícil de acontecer em qualquer outro canal por aí... Sucesso e parabéns!
Então Pirula, vim aqui hoje só pra elogiar seu vídeo. Não vou ficar discutindo sobre o assunto, mesmo sendo descendente de libaneses. E não é porque sou ateu, simplesmente se alguém não encher meu saco pode adorar um deus que te faça colocar uma cabeça de cavalo e ir dançar nu na praça.
Acho que de todos os seus vídeos "menos produzidos", esse é o meu favorito, muito bom :)
Pirulla, seus vídeos são bão demais, tá de parabéns
Pirula porque não investe em uma nova intro do canal, contrata o gaveta editor do Jovem nerd
deve ser caro mano kkk
É um investimento pirula, uma investimento sempre é positivo😀
não tenho dinheiro
+Canal do Pirula tá okey então :-/, mas o seu vídeo foi excelente 😉
vamos fazer a campanha #gavetafazaintrodopirula
Só o que tenho a dizer: MARAVILHOSO.
Proibir o uso é tão opressor quanto obrigar a usar.
vamos dar toda a liberdade pra uma religião que vai tirar toda a liberdade se chegar a dominar. ta serto.
Vc quer que as mulheres tenham escolha e discernimento? Então ponha isso na cabeça delas, mostre que elas não moram em uma terra de ninguém, que existem leis e pessoas dispostas a protege-la se preciso; ignorância se responde com conhecimento.
Não que ou morra de amores por ele, mas, "Aquele que combate monstros deve se acautelar para que monstro não se torne no processo. Quando se olha longamente o abismo, o abismo olha para você."
Estou assistindo em 2019 para entender melhor o assunto. Está circulando uma foto no facebook de uma mulher de preto esperando em pé na areia enquanto pai e filho tomam banho na praia.
Vc parece um híbrido entre Caio Castro, PC Siqueira e homem das cavernas "-" lindão
já tava com saudades dos podcasts, digo, vídeos
17:38 ".. aí tudo bem."
Pero no mucho. Ainda vejo a doutrinação de crianças como uma das coisas que teremos vergonha num futuro próximo.
concordo. Mas é um debate muito extenso e ia esticar demais este vídeo
É outra coisa ouvir o assunto de um cara inteligente.
"Poderia ser um homem desfarçado" ou uma mulher criminosa com más intenções.
Em Portugal e na Europa católica do Sul, no século passado, as mulheres usavam lenço (véu) o tempo todo. E os homens usavam boina, menos na igreja. A população ao todo costumava esconder os cabelos com toucas, lenços, alguns lenços que tapavam até o pescoço, barretes e boinas.
pirula de burkini na foto de apresentação do vídeo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Complementando o que você falou (dos 15 aos 19 minutos mais ou menos) com algumas ideias, mesmo se não existisse nenhuma repressão legal ou violenta sobre abandonar os costumes do islã, só existiria a liberdade de escolha real a partir do momento em uma determinada pessoa também é exposta a outras culturas, para assim comparar sua forma de viver com outras e decidir se ela é realmente a melhor para si. O acesso a internet em complemento com o inglês (por ser um língua com falantes em praticamente todos os países), em vista desse ponto e na minha opinião, tem uma importância fundamental pra assegurar a liberdade do individuo em países ou regiões sem uma grande diversidade de ideias.
Já sobre a ciclos de amigos ou familiares atrapalharem a capacidade de escolha de alguém (no sentido emocional, e não no sentido de violência física), qualquer ciclo de amigos ou familiar exerce uma pressão sobre seus membros, seja ela qual for. Por isso, não considero que essa pressão afete a capacidade de escolha em si, mas as opções disponíveis. Faz parte da liberdade de um grupo de amigos, por exemplo, se relacionar apenas com pessoas de um religião, assim como faz parte da liberdade do individuo aceitar uma religião porque quer fazer parte desse grupo. No pior dos casos a única alternativa é ficar completamente sozinho. E nesse caso, mais uma vez a internet mostra sua importância, já que ela ajuda a aumentar o número de grupos que você pode fazer parte, e assim aumentar suas opções.
*A mulher-sapiens veio da costela-sapiens do homo-sapiens que veio do barro-sapiens do deus-sapiens que não veio de lugar nenhum......*
Ótimo vídeo, Pirula. Muito sensato o seu posicionamento sobre o assunto.
Pirula, você como Cientista, não vai comentar a grande conquista que a Ciência Brasileira conseguiu com Marcos Eberlin, a Medalha J. J. Thomsom?
Além de um grande Cientista, Marcos Eberlin é uma grande pessoa. Um Cientista nosso, ganha um dos prêmios internacionais mais importantes, faz nós sermos reconhecidos, e você Pirula? Mantém silêncio? Logo você o porta voz da Ciência no Brasil com meio milhão de inscritos... Ninguém, somente aqueles que pesquisam sabem desta nossa conquista científica, você poderia ajudar um irmão seu por mérito de Cientista e informar às pessoas que te seguem e desconhecem sobre...
Sabemos que a fama e o reconhecimento na maioria das vezes não é proporcional ao trabalho ou talento que a pessoa tem. Faça a sua valer a pena...
Deve ser porque o Marcos Eberlin, apesar de ser um profissional talvez respeitável, tem um considerável fundamentalismo religioso; por defender o criacionismo, Design Inteligente e coisa do tipo.
Marcos Eberlin? O mesmo cara que defende que os dinossauros estavam na Arca de Noé?
+Deyvison Otaviano kkkkkkkkkkk....eu compraria essa teoria da Arca por 1 dolar
É ignorância, ou arrogância, ou desonestidade em dizer que; defender o criacionismo e o DI é fanatismo religioso. Principalmente o DI que não possui nenhum viés de crença.
Os criacionistas bíblicos admitem que sua ciência é em prol de sua crença. Criacionistas bíblicos, usam a ciência para demonstrar e provar, que algumas afirmações científicas da bíblia tem contundência com a realidade. Graças ao God deles... Eu admiro o cristianismo, pois é uma crença que não se resume apenas no âmbito do abstrativo. Ao menos, procuram evidências que corroboram para aquilo que a bíblia descreve. E isso é fazer Ciência, buscar e explicar...e não fanatismo religioso.
Mas já que você falou em fanatismo religioso, por que não falar sobre o fanatismo evolucionista?
Há vários indivíduos no Darwinismo propagando teses nazistas, aquelas que em síntese repousa nos métodos de Eugenia durante as 2 guerras mundias, sabia? O evolucionismo é o alicece ideológico do nazismo e do marxismo. Qualquer nazista ou marxista é um evolucionista fanático. Poderia estender mais ao comunismo! E aí? Evolução foi pretexto e método de genocídios em massa. Agora isto é critério para eu julgar o trabalho de um cientista darwiniano?
Se for, então estamos colocando as implicações filosóficas, ideológicas e religiosas acima do fator mais importante; que é a Ciência.
Logo se um cientista religioso é um pseudo-cientista, então qualquer cientista ateu nem cientista é por seu ateísmo. Ateísmo é negar qualquer divindade de qualquer crença a priori sem ao menos verificar, isso não é científico. Rs!
Ele ganhou uma medalha de uma organização em que ele já foi presidente, e atualmente é vice-presidente... basicamente um funcionário do mês em espectrometria de massa: legal, mas calma lá.
Legal sua visão sobre esse assunto. Valeu por mais um ótimo vídeo Pirula!!!
Por que tanto medo de parecer que está defendendo o feminismo?
porque feminismo finge que defende mulher pra propagar coletivismo e luta de classes.
+Felipe Hackner Vendo agora o tamanho da besteira que você falou, eu entendi que o Pirula talvez não quisesse entrar no assunto porque não era o lugar de fala dele.
+Chá Imaginário Ad hominens...
óbvio que o que eu falei é opinião minha
Não sei como essa falácia se encaixa aqui. Uma pergunta é uma pergunta e um argumento é um argumento. Não ataquei o Pirula e concordei com tudo que ele disse, só isso que me incomodou de leve.
magnífico... argumentação inteligente, sempre bem embasada e profunda. não concordo com td que vc disse, mas em geral smp estuda mtu antes de sair falando coisas e isso eh mtu valioso. abracos mano
#ForaTemer #ForaGolpistas
?
Golpe usando o que tá na constituição? tá serto
Eu escolhi ser candomblecista, inclusive eu tenho a opção de optar por ir ou não ir e não tem essa de que "tenho que frequentar porque se não eu vou morrer ou alguém vai ficar doente ou vou pro inferno".
Dislike. Não sei pq, mas você deve ter feito alguma apologia ao comunismo em algum momento ae
shut
up
huahuahuahuahuahuahuahua
:p kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Stalin matou foi pouco
***** verdsde !!!!! Hoje em dia se vice fala bom dia já e comunismo kkkkkkkkkkkkk
Pirula, quando li o título do vídeo achei que seria uma discussão completamente diferente, por uma pequena falha de atenção eu li "Bikini" mesmo, ao invés de "Burkini", e levando em conta seus vídeos sobre culto ao corpo e coisas assim, já esperava esse tipo de questão. O vídeo ficou muito bom, discussão muito interessante, mas acho que vale pensar no outro lado, tratando justamente da moral islâmica, o Slow citou um texto muito interessante de uma mulher feminista que viajou por países islâmicos e conversou com mulheres muçulmanas sobre o uso do véu, relatando muitos pontos de vista bastante interessantes. O vídeo do Slow vale muito a pena nesse ponto, pois também discute outros aspectos da cultura do islã. E fica sempre a reflexão se somos mesmo tão livres quando se trata de estética e estilo aqui nos países ocidentais.
Os muçulmanos estão crescendo na Europa e eu acho que ninguém quer que o Islã domine a Europa.
Assim como os muçulmanos fizeram na península ibérica durante o grande khalifado, os cristãos deveriam criar varias barreiras sob a fé muçulmana. Exemplos: Proibir burca e burkini, limitar a quantidade de mesquitas, limitar o alcance de estrangeiros ou filhos de estrangeiros à cargos representativos e tals.
Você não percebe que esse tipo de perseguição estúpida que gera mais ódio e isolamento dos islâmicos abrindo oportunidades para cooptação de muçulmanos para o terrorismo ?
e é assim que vc estimula os ataques terroristas ...
Vdd,tinha que proibir o isla
concordo que esse tipo de perseguição não ajuda. O que precisa ser feito pra extirpar o islam da humanidade é simplesmente expor a verdadeira face de alá.
www.thereligionofpeace.com/
Se as pessoas entenderem que islam é uma religião supremacista, escravagista, machista, terrorista, mentirosa, assassina, anti-liberdade e etc, não precisaremos de proibição alguma.
Basta ler o corão e etc.
+Felipe Hackner é quase a mesma coisa da igreja catolica com a diferença de que são uma minoria
Muito bom... Muito lúcido nas suas esplanações... Um abraço.
Nossa pirula, o áudio está ótimo, e nem dá mais pra ouvir o transito da avenida husahsuasahu
Grande Pirula!
Esse é um daqueles vídeos em que eu concordo com quase tudo e o resto eu não tinha pensando ainda hahaha Só uma questão que me incomoda e que é presente tanto lá, com a essa proibição idiota, quanto na nossa discussão aqui: ainda somos nós, homens, discutindo sobre o que é, ou não, opressão para a mulher. Complicado, pois é a única visão que temos, mas aí deixo minha sugestão de convidar alguma amiga sua ou personalidade da internet para participar dos vídeos, até por skype mesmo. Acho que seria bacana!
15:34 perfeito. Esse é o problema. Esse povo não tem a escolha da religião que querem seguir. É como se não ser assim fosse errado e ponto final.
Este vídeo mudou completamente minha visão sobre o Burquini
Aquele like maroto antes de assistir.. hehe
Tem dois problemas na proibição... 1) Algumas mulheres realmente podem preferir ir cobertas a praia e 2) Em alguns casos a mulher que seria obrigada a usar o burkini acabará apenas sendo proibida de ir a praia de qualquer forma. Então a lei em si é inócua de uma forma ou de outra.
Resumindo: Ruin com o Burkini, pior sem ele, o Burkini ainda é muito menos cruel do que a mulher não poder ir a praia.
Vote no hugo é meu video preferido do canal! fiquei arrasado em descobrir que o texto não era de vocês!
ejhaSUEHuiHEA
Ótimo vídeo, Pirula! Viva ao livre pensamento.
Na moral, esse cara é foda, falou tudo ! muito sensato, diferente de uns outros intolerantes...
adoro seus títulos, são sempre uma pegadinha pra irritar todos os lados kkkkk
Pirulla seus vídeos são ótimos ,e adoro ve-lo e quero ter pelo menos a metade de sabedoria que tu tens.
Hj o Pirila leu mais a bíblia do q a maioria dos cristãos leram o ano inteiro.
A maioria defende esse livro, mas curte é esquentar a cadeira com a bunda e esperar alguem ler para elas. Então toda essa devoção as vezes é desproporcional.
.
Mesmo eu sendo agnóstico, eu as vezes torço pra q pelo menos eles sejam um pouquinho mais coerentes e leiam as passagens de jesus, no novo testamento. Isso ja
limparia bastante esse comportamento, viu!
Apenas uma constatação interessante: Vi o pirulla começar, e agora predominantemente, usar como referencias e indicações os próprios videos. Isso não é uma situação de auto promoção, e sim a construção de um conteúdo, e com isso vemos a mudança e adição de uma nova mídia, onde a tempos atrás seria limitado a livros. Em outro ponto, temos a consagração sendo auto preservada, e com a posição de dominante agora o pirulla assume a postura de conservação deste status.
Mil likes para Pirula!
procurando um vídeo legal e peí......aparece o pirulla,valeu.
16:08 A Igreja Católica pune até hoje com a excomunhão. O que atualmente não significa muito, mas na Idade Média era uma condenação à morte lenta em algum lugar isolado.
Valeu pelo òtimo video Pirulão!
Gostei muito do que você falou no final, siga sua religião sem atrapalhar as demais pessoas.
Esse tema é interessante, pq não trata só de religião, mas tb da mulher. Conversando com as mulheres de antigamente fica fácil entender o uso do véu. antigamente as mulheres que estudavam eram mal vistas pela sociedade e isso não era uma questão religiosa e sim da sociedade. As mulheres antigamente usavam o véu para ir a missa e ainda hj as mulheres mais idosas usam o véu, era mais uma questão de respeito ao culto. (pra quem não conhece é um véu transparente). E algumas usavam luvas (mas as luvas eu acho que era moda, cultura, acho que não tem uma relação religiosa). Outra coisa no catolicismo, padres e freiras usam vestimenta diferenciadas por questões sociais e religiosas. Eu particularmente vejo mais como modo de vida, pois até o budismo que não é religião, usa-se uma vestimenta diferenciada. Mas o que representa essa vestimenta, lembrando q padres e freiras são entidades religiosas e fizeram voto de castidade. Portanto não se casam. Essa vestimenta representa a parte mais importante a cabeça. O corpo físico não é, mais importante q o espírito. Então, até onde eu entendo, tem significado com relação ao espírito. Na igreja cada entidade veste uma vestimenta diferenciada com cores diferentes. Sei que cada cor tem um significado diferente. Uma vez estava lendo sobre a cor dourado, que muitos vêem como representação material, mas na religião representa que cada ser humano advém de um fio de ouro que é o fio da eternidade. Portanto o significado é espiritual e não material. Então acho q não dá para comparar as vestimentas de uma religião com a outra.
Estou fazendo meu doutorado aqui na França e queria falar sobre a questão de ser uma escolha ou não para as mulheres e se elas usam por acreditarem ou por serem oprimidas. Dentro da universidade em que estou, eu perguntei para uma menina muçulmana se ela concordava. O que ela me disse era que é a cultura dela e ela não via problemas nisso, que usava porque achava que era o certo dentro da crença dela. E não estou falando de uma menina qualquer é uma doutoranda, uma pessoa com um certo conhecimento. De todas as oportunidades que tive de tocar no assunto, não encontrei uma única menina que me dissesse que estava sendo forçada, na verdade a resposta era o oposto, se sentiam discriminadas e forçadas a não usar e era hostilizadas pelas "feministas" (por falta de definição melhor) que criticavam por elas não se rebelarem contra isso.
Talvez porque elas estavam em regiões xiitas desses países?
Caramba cara, não custa nada melhorar esse visual. Ficar mais de 20 minutos olhando pra essa cara é brabo.
Olhe então para minha fotinha de perfil amore
Vai ver o rockeiro de missa e bater uma bronha pra ele, vagabundo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A segunda temporada desse projeto de podcast do Anticast trata do mundo Islâmico e é uma boa fonte balásica para os não iniciados e curiosos como eu.
Pirula muito bom como sempre
Pooorra, comprou uma câmera nova? Ficou legal o vídeo, apoio a continuidade sobre vídeos de expressão.
Sou "mais ou menos cristão" e respeito esse cara demais, véi ( E sou português também! ) Vamos Portugal&Brasil.
Poderiam mostrar Quem deu Dislike só para ver a cara do infeliz que nem viu o vídeo e ja negativou.
Nos paises mais seculares? Elas usam burquini ? Não seria nos mais religiosos?
Muito bom. Mas sempre fale disso de forma inteligente, pq tem muito "Cristão" que adoraria apontar e dizer: "olha la, ele q falo de vc. Pega ele!".
queria muito saber sua opinião sobre o feminismo
É uma opressão, mas é o mesmo com a feminilidade para as mulheres ocidentais, maquiagem, depilação, etc... Esse é o posicionamento feminista radical (de raíz) quanto a isso. Você pode escolher o que quiser usar a vontade, mas tem que levar em consideração que essa escolha é feita sob coerção de uma cultura mesmo que vc sinta que "goste".
Enfim, só uma observação. Toda escolha é uma escolha pero no mucho, variando em graus. Não existe livre arbítrio.
Adorei a parte do tamborzinho!
Mano, nem vi o vídeo ainda, mas só pela arte da capa já valeu XD
Bacana curti de mais o vídeo! Eu estava por fora do assunto.
Achei muito bom seu ponto de vista, concordo com vc.
forte abraço
Achou que eu estava brincando?
"I hope I've made it clear, that I'm perfectly happy for people to have these toys, and to play with them at home, and hug them to themselves and so on, and to share them with other people who come around and play with the toys. So that's absolutely fine. They are not to make me play with these toys. I will not play with the toys. Don't bring the toys to my house, don't say my children must play with these toys, don't say my toys might be a condom - here we go again - are not allowed by their toys. I'm not going to have any of that."
Christopher Hitchens
Ei Pirula, você pode fazer um vídeo sobre candidatos a prefeito? Não precisa falar de todos os candidatos é claro. Porém se possível, sobre os piores partidos e nos quais as pessoas não deveriam votar, e caso fossem votar nesses partidos deveriam pensar duas vezes. Gosto de ouvir sua opinião e seus videos, agradecido.
Pirula falando quase como um libertário =D
Solução: Respeito as liberdades individuais sem nenhum tipo de agressão.
eu curti vc falando sobre a biblia , ou corão , tanto faz , vc podia fazer mais videos lendo e interpretando textos religiosos :) é bacana , pense para os proximos
eu fui pesquisar no google o que era uma "opção perolomudio" e depois de 1h batendo cabeça com nenhum resultado do google, percebo que ele fala "é uma opção, pero no mucho" HAHAHHA MORTA
Sarah Guerreiro kkkkk então entendi certo
Muito bom Pirula!