Eu moro em Porto de Galinhas. Duas coisas aqui são MUITO notórias: nível de instrução escolar e religiosidade neopentecostal. No meu primeiro dia no trabalho, TODAS, não é exagero, TODAS as pessoas, foram 8, que vieram se apresentar a mim perguntaram primeiro se eu era evangélico e só depois perguntaram meu nome. Não perguntaram sequer qual era a minha religião. Perguntaram diretamente se eu era evangélico. E a minha resposta claramente não agradava. Quando eu respondia que não seguia nenhuma religião, elas insistiam em perguntar: mas nem católico? Ser considerado ateu é ser considerado indivíduo de segunda classe, sem escrúpulo, capaz de cometer qualquer maldade sem nenhuma barreira. Nas ruas é muito notório as vestes das pessoas, tanto homem quanto mulheres (típicas de dogmas neopentecostais). O meu irmão faz parte da igreja Universal, e ele é visto na vizinhança com desdém, como se não fosse "crente de verdade". A minha mãe cortou o cabelo bem curtinho e a vizinha veio falar pra ela que "Jesus não se agrada desse seu cabelo. Se arrependa e volte pra Jesus". Não é exagero, não é invenção. Isso acontece aqui. E tenho certeza que não é só aqui. O protestantismo neopentecostal está cada vez mais forte e mais numeroso. Em poucos anos a gente vai ver sim uma ascensão maior dessa classe nos poderes do país, crescendo tanto no legislativo quanto ocupando cargos executivos, até chegar em número mais expressivo na força policial (pq já é observado aqui. Muitos policiais são pastores de igrejas neopentecostais. E para essas pessoas, ser "servo de Deus" vem sim em primeiro lugar de ser servo do Estado e agir pautado nos limites estabelecidos em lei). Tenham em mente que estou falando de um lugar com baixíssimo nível de escolarização, onde a religião neopentecostal entrega mais respostas e senso de comunidade do que qualquer ambiente escolar. Frizo senso de comunidade.
Que assustador!!! É todo uma corrupção do cristianismo, em que as pessoas começam a acreditar e priorizar valores inventados por igrejas e comunidades!
Te entendo! Já passei MUITO por isso quando mais jóvem. Sou de BH e pelo menos na minha realidade (sou da zona norte, parte não nobre da cidade) isso já não acontece mais (o fato de ter que me esconder e não o de não sofre um ou outro pre-conceito velado geralmente).
Sou de família religiosa, contei ao meu irmão sobre meu ateísmo, resultado? Meu irmão deixou de falar comigo. Evito até está me expondo nas redes sociais para não perder amizades. E o cara vem colocar os cristãos numa posição de vítimas?! Por favor, pare!. A desonestidade intelectual dos cristãos é o cúmulo!. Como sempre, maravilhoso vídeo Pirula!
Paula, sinto muito pelo que aconteceu com você. Mas seu irmão não pode ser a representação de todo cristão. Claro que nossa experiencia pessoal conta muito, mas falar que todo cristão é desonesto intelectualmente é desonestidade intelectual da sua parte. Seu irmão, como cristão verdadeiro (lembre-se que nem todo mundo que se diz cristão de fato é) deveria fazer o oposto: Continuar lhe amando e lhe apoiando cada vez mais! Principalmente para dar testemunho!Espero que dê tudo certo para você!
Danilo Eburneo Bom... não usei meu irmão como generalização dos cristãos. Não disse que todos os cristãos são desonestos intelectuais, mas citei o mesmo citado do vídeo, apesar que a desonestidade intelectual da maioria dos cristãos são acima da média. E meu irmão não irá precisar de dar testemunho algum sobre uma suposta conversão minha, pois o abrir de mente é um caminho sem volta. Mas... obrigada.
Olá Paula! Ainda que não tenha sido seu objetivo, quando você fala '' A desonestidade intelectual dos cristãos'' você fala de todos, ainda que não tenha sido o objetivo. Se tivesse dito ''da maioria'' ou ''de alguns cristãos'' ai sim, você não teria generalizado. Referente ao testemunho, esse testemunho não seu, é dele! Se você não é cristã então você não precisa disso. O testemunho dele não é para converter você, mas sim para que ele seja condizente com o que ele crê.
A impressão de que os religiosos são vítimas só pode ser tomada olhando exclusivamente em certos nichos da internet... No mundo real é outra história...
Kaleb Soares cê não era prq tá nem aqui entre os ouvintes do Pirula, olha teu discurso indo contra justamente o que o Pirula diz, devemos respeitar todas as crenças cara, e se você tá se f*** pra isso, ao menos respeita as pessoas.
Loh 95 kkkkkkk relaxa q eu só tava zoando. Vcs estão tão desesperados para demonstrar "amor" q n discernem isso. Afinal.. em q momento do meu comentário eu insinuei ódio? Só utilizei da frase "abrir cabeça" pra confrontar.
Galera, na verdade é simples. A analogia correta seria dizer que o "ateu" não faz bullying com o "muçulmano" pq esse na verdade estaria em outra escola, enquanto o cristão está na mesma SALA e além disso tem um histórico de "discriminar" o ateu dentro de sala de aula.
Eu sei que é inútil tentar argumentar com pessoas que não desenvolveram totalmente o cérebro, mas +João Vitor existem ateus em países islâmicos e sim eles criticam o islã quando é possível e alguns morrem por causa disso. Acho incrível como em um video que o pirulla denuncia o discurso violento dos cristão, vem alguém e faz justamente um comentário de ódio. So queria saber pq pessoas que nem você assistem os videos se não absorvem a mensagem que passa
João Vitor wtf cara o que isso tem a ver? vc critica os ateu dizendo que eles criticam os cristãos somente pq os cristãos supostamente não são perigosos e eu to te dizendo que isso não é verdade pois mesmo em um cenário onde existe uma hostilidade ativa contra ateus como em alguns paises islâmicos, existem ateus que fazem a critica do mesmo jeito. entendeu agr?
@@JoaoVitor-ef4hx vai lá na Arábia saudita ser cristão. Minha família é refugiada do Líbano por causa dos muçulmanos. Tem mais coragem que você! Mesmo assim ELES que sofreram, meu avô (que Deus o tenha) que foi perseguido por ser cristão no Líbano sabe o que é isso e não desejaria isso a ninguém. Isso é covardia sua, fique calado que é melhor. Jesus não discriminou siga sua própria religião pelo menos. Affff
@@JoaoVitor-ef4hx Muito boa a colocação,sou ateu também e fico pasmo com tem ateu que passa pano para o islã.."ain mais é discurso de ódio" ,desde quando criticar é discurso de ódio?E quem define isso,afinal,criticar com muito ódio os cristãos pode.Já critiquei bastante o cristianismo,mas acredito que os ateus esto se minando,usar a desculpa que não critica tanto o islã porque não é nosso contexto social é covardia,esquecem-se que o islã está em franca expansão e um belo dia será maioria no Ocidente,quando for,eles não poderão falar tanto assim.Na verdade,os cristãos poderiam até concordar com o islã,não na parte teológica por completo,mas na parte dos costumes,moralmente não são religiões muito distintas.
Como assim? Eu li a Bíblia, e mesmo que eu não fosse cristão você não teria o direito de pressupor minha religião ou mesmo uma possível hipocrisia. Eu já li partes do Levítico e várias daquelas coisas funcionam apenas no contexto da época, onde não existia absorvente (ou muito menos roupa de baixo) e o penteado representava, de certa forma, o local de origem
Cristão que prega a paz e a liberdade de expressão não deveria falar "zoa Maomé que eu quero ver". Seria mais sensato eles falarem: "Muçulmanos, os ateus nos criticam e brincam com nossos símbolos mas nem por isso são agredidos por nós. Façam o mesmo".
Seria mais sensato tentar dialogar com quem simplesmente não quer dialogar (maometanos), do que exigir respeito dos ateus ou os ateus passarem a ter o mínimo de respeito por outrem? Que canalhice hein
Trevo Zoeira com símbolos religiosos não necessariamente significa zoar um religioso. E quem disse que todos os muçulmanos são fechados ao diálogo? Quanta presunção, hein!
Você é burro? Não sabe que compactuar com ateu é estar a favor da agenda islâmica globalista? Leias os livros da minha loja online que você vai abrir seus olhos e sair dessa imundície.
Eu não posso dizer abertamente para as pessoas da minha família que não creio em um deus, no máximo que não tenho religião. De fato, se fosse pra revelar homossexualidade talvez fosse até mais tranquilo. Acontece que o fato de não sofrermos larga exclusão social, por não ter nenhum elemento que externalize nossa descrença, faz com que essas discussões não tomem forma, e o debate sobre esses grupos nunca se disseminem com o intuito de quebrar esteriótipos. Sobre cristãos que ratificaram, em algum nível, o massacre do Charlie Hebdo: eu ouvi vários na época, tanto na família quanto no ambiente escolar - sempre com a desculpa de "pra que foi mexer com religião?". Só que infelizmente não dá pra pôr esses comentários em estatísticas.
Bruno César Eu também. Até usei a bandeira da França no meu perfil. O povo acha que eu apoiei o Charlie, mas não o apoiava. Quando estourou a zueira pra cima de padres e católico vieram me xingar por causa da bandeira francesa na minha foto por Mariana. Tive que explica que ja sabia do Charlie e por isso eu não usei a frase je suie cherlie e sim a Trindade Iluminista. O ataque a França é um ataque contra o ateísmo e óbvio o Iluminismo.
pois é bruno, eu to no mesmo barco que vc... minha mãe é espírita e ela fica muito revoltada quando há alguma discussão sobre deus e eu falo que sou ateu... tenho certeza q se eu fosse lésbica tava tudo ok.
Tá na hora dos héteros pararem de supor que "ser gay é (ou talvez fosse) mais tranquilo" para exporem as dificuldades que encontram ao questionarem os próprios pensamentos num país extremamente supersticioso.
eu acredito que não é mais tranquilo de forma geral... mas no meu círculo de amizade e na minha família é... Acho que faço parte de uma minoria. Entre ser gay ou ateu, no geral, ser gay é pior... deve sofrer mais... MAS na minha família o que ocorre é o oposto. Até pq minha mãe é espírita e o grupo dela é bem de boa com a sexualidade, o que eles não toleram é a minha não crença.
Sim, mas estamos falando do país: Os dogmas culturalmente dominantes são originários de religiões de raízes cristãs. Entendo que possa encontrar um desconforto ao expor tuas convicções em certos meios, mas esses meios são a exceção, e com certeza aqueles que a ti parecem favorecidos em tais circunstâncias, estão inversamente desprotegidos fora dele. Em geral, as violências e censuras manifestadas contra o ateísmo/agnosticismo (até o momento) vem em forma de escárnio verbal - majoritariamente apresentado como "divergência de opiniões" (ou me engano?); O mesmo acontece em relação à gênero e sexualidade, porém, isso é a norma no nosso país, e em geral a grande preocupação dos indivíduos desses grupos é quando as agressões extrapolam a retórica e se manifestam como violência física. Eis aí, - medo da censura daquilo que se pensa X o temor de ser agredido por aquilo que se é - o grande descabimento da comparação.
Eu sou Agnóstico, não Ateu. Mas só de ter citado "eu não acredito em Deus" quando perguntado certa vez por meu pai, foram pelo menos uns 3 anos dele indignado comigo e tentando ativamente me converter. No princípio, ele reagiu praticamente horrorizado, como seu tivesse confessado um assassinato ou crime de grau semelhante. Meu pai se auto-declara cristão, lê a bíblia diariamente, usa cruz no pescoço por baixo da camisa, tem uma na parede do quarto, etc. E ele ontem mesmo ele soltou uma pérola [do horror] : "Hitler tava certo mesmo! É a raça superior" [meu pai descende de europeus e por isso se acha a última bolacha do pacote, acha que nordestino não presta, etc..." Mas eu que sou o "monstro". Faz total sentido.
Pirula, eu formulei há alguns anos a seguinte reflexão: no Brasil, o futebol virou religião, a religião virou política e a política virou futebol. Tá osso!
Que nostalgia bateu agora.... Me senti em 2011, Pirula falando de religião, vídeo longo, vídeo resposta.... Ah como era bom, tinham ótimos debates que as vezes saiam direto dos fóruns do Orkut!
É que usar termos ocidentais pra definir quem é quem no judaísmo só gera confusão e generalização os chamados "ultraortodoxos" pode-se dizer que são os das linhas hassídicas e das linhas haredi, eles baseiam-se em interpretações literais, e geralmente são mais fechados. Os chamados ortodoxos geralmente têm uma interpretação mais aberta das escrituras, até porque o próprio talmude permite isso, que muita coisa seja metafórica, a esses pode-se juntar os ortodoxos modernos, muitos deles participam ativamente na sociedade, na ciência etc. Além desses, têm os liberais, reformistas etc, que simplesmente descartam partes das escrituras. Um bom exemplo de rabino ortodoxo que não é desses cabeça fechada é o Jonathan Sacks, tem inclusive um debate dele com o Richard Dawkins, fácil de achar nos UA-cam.
Ser inteligente é outra coisa né? Conseguir falar por 1 hora sem se enrolar ou falar besteira.. Eu se gravo por 2 minutos já falo bosta.
7 років тому+7
*As religiões mais atuantes e mais influentes no Brasil são o Judaísmo e o Cristianismo (que é uma vertente do judaísmo tmb).* E o islamismo aqui ainda é irrelevante. E lembro que o islamismo também tem raiz na mitologia judaica. Ponto. *Devemos analisar a raiz do problema.* _ Convido a assistirem o videolog q postei: "A fantástica TV aberta brasileira?"
Desculpe, mas poderíamos dizer que seria o cristianismo e o espiritismo (sem levar em conta que kardecistas se dizem cristãos) ou mesmo cristianismo e "candomblé". O "judaísmo" não é mais atuante e influente no Brasil que estas outras, até mesmo pelas suas características mais reservadas e fechadas.
Pirula falou sobre ser pobre no meio da classe baixa (econômica). Eu trabalho no meio operário e para os companheiro de trabalho isso é algo inconcebível (Ciência x Deus). Não tenho pretensão de passar um ar de intelectual, até por que eu reconheço minha ignorância (tudo em ciência é muito novo pra mim), terminando um livro do Marcelo Gleiser (Dança do Universo), então o que eu quero dizer com isso ? Tentei falar sobre o pouco que entendi sobre Prótons, Elétrons e Nêutrons e a rejeição foi total, o tema cabia na conversa, mas eles negam ciência como se fosse o próprio diabo. Por fim sai como louco e arrogante metido a intelectual. Evolução e biologia ? Tiram sarro dizendo que eu vim na capsula do Superman, mas acreditam que nosso ancestral comum é o "barro". - x) haha tenho direito de tirar sarro também. Enfim, procuro evitar de falar de ciência para religiosos em um ambiente que é maioria.
Se tem algo que não entendo nos cristãos, principalmente conservadores ou fundamentalistas (no sentido literal do movimento) É a necessidade que eles têm de defender Jesus. No tempo em que passei dentro de igreja e estudando teologia uma das coisas mais claras é que Jesus não quer advogados, ele quer testemunhas. E não tem nenhum “mas”.
Na concepção deles, Jesus é o avatar de Deus na Terra. O Alfa e o Ômega. Então meio que você não pode ser contra nada que ele faz ou diga. Porque aquilo que ele faz ou diz é o certo. Pelo menos é o que eu vejo.
Marcos Lima Mas aí piora a situação completamente. Se Ele é o Deus do universo, criou e sustenta tudo, tem em si todo o poder do universo, controle sobre passado-presente-futuro. Ele precisa de um humano, limitado, mortal e pecador para defendê-lo?
É que um ser transcendental está muito longe da realidade de um mortal. É como se um elfo, que é imortal, tentasse falar sobre a vida de um homem, que pra ele tem a duração de um piscar de olhos. Então Deus precisou de alguém "do meio". Um de nós. Deus precisou se tornar um homem pra que a humanidade pudesse receber a mensagem.
Entendo que vocês não entendam, e respeito isso. Jamais desrespeitaria um ateu por não acreditar. Mas, bem, deixem-me dar a minha opinião. Sou cristão e sempre acreditei em Deus, bem comigo em Jesus Cristo. Sempre busquei ser crítico e tive muitas dúvidas acerca da minha crença e as doutrinas que se apresentaram. Hoje, considero ter uma fundação que também foi humanista - ou seja, foi uma questão de equilíbrio. Concordo que existe um desequilíbrio gigantesco dentro das religiões em geral, e não apenas do cristianismo. Porém, isso infelizmente é uma característica do ser humano. Um exemplo de um oposto é o da líder de Myanmar, que mesmo sendo uma ganhadora do Nobel, revelou-se uma pessoa bem diferente do que se imaginava. Por fim, só um comentário: dou meus parabéns à diversidade religiosa, inclusive a diversidade de crença, ou de não crença. A mesma dificuldade de entendimento que os ateus têm sobre os cristãos é muitas vezes recíproca. Mas em geral muitos cristãos têm medo porque entendem que o ateu é inimigo de Deus. Esse talvez seja o grande desafio que o religioso em geral deva enfrentar: o de se modernizar e se abrir para outros entendimentos. Espero que não se chateiem com meu comentário. Abraços!
12:55 "cristão que sofre bullying..." a imagem que me vem à cabeça é o cristão invadindo o terreiro de umbanda e quebrando tudo o que ele vê pela frente...
Eu lembro da minha vizinha cristã protestante perguntando pra mim "cadê as namoradinhas?" e pra minha irmã, que é mãe solteira, "porque não casou ainda?" Isso é que é terrorismo.
Né? Particularmente, eu nunca vi cristão sofrendo bullying. Isso sim é um verdadeiro mimimi. Cristão, hetero, branco, classe média alta, jamais irão sofrer preconceitos.
Ah, é??? E os sacrificios feitos de animais e crianças feitos por umbandistas??? E as ossadas que vez por outra são encontradas em terreiro de macumba??? Adoram falar que umbandistas são coitadinhos oprimidos por cristãos extremistas, mas ninguém conta desses sacrificios que acontecem nesses meios.
Adalberto Felipe e por causa disso i cristão precisa ir lá no terreiro quebrar tudo? Acho que vc deveria assistir ao vídeo de novo, só que agora prestando atenção!
Seu apontamento de que muitos cristãos só o são apenas pq o cristianismo é da maioria e pq possam usar sua proteção para justificar os preconceitos foi muito apurado.
jean canesqui Bom eu na minha vida de criança, não é tive escolha a não ser práticar os costumes cristão.. a maioria no Brasil nem conhecem outra realidade.
Isso não faz sentido pelo simples fato de que Deus não tem neto, ser cristão não é garantia de que o filho também vai ser. E existem milhares de exemplos que comprovam meu ponto.
Até porque muitos não olham os vídeos, e só os escutam, disponibilizar para download para ser ouvido no carro ou no trabalho, ia ser uma boa (até pelo tempo dos vídeos) ... Estuda como ganhar um din e faz isso msm pirula.
Pirula, eu mesmo posso me dar de exemplo de caso onde o ateísmo não é bem visto/quisto. Minha mãe sabe que sou ateu, sabe que abandonei a religião, mas não aceita. Escapei de um assaltante por questão de segundos e ela jura de pés juntos que foi a oração dela que me salvou. Contou pra todas as amigas e tias que foi deus que me protegeu a pedido dela. Eu tentei dizer a ela que as pessoas que passaram depois de mim foram roubadas e não fazia sentido um deus onipotente e onisciente atender ao pedido dela e virar as costas pra pessoas que passaram 5 segundos depois de mim, mas ela não aceita, não adianta tentar. Infelizmente.
51 minutos...sobre a questão de "não há provas de que realmente cristãos tenham destruido terreiros, vou discordar!com exceção do rio de janeiro, onde foi claramente ordem de traficante evangélico, os demais casos ( sendo que nos ultimos anos, ocorreu de norte a sul do brasil) TODOS ELES foram feitos por evangélicos. Inclusive, havia um video de um pastor/missionário pregando para jovens e afirmando que ele e "a turma dele" iriam quebrar tudo e atrapalhar uma festa religiosa da umbanda.
Verdade! Lembro de ter acontecido algo assim em BH, pastores estavam organizando jovens para atrapalhar e impedir uma manifestação religiosa de uma vertente afro, não me lembro agora se houve violência... Lembro vagamente dos vídeos feitos pelos próprios.
Willian apesar do nome a Igreja Batista da Lagoinha é de outra vertente, apenas manteve o nome, ela faz parte desde a década de 60 de um movimento neopentecostal, sei que pra que não é do meio pode parecer confuso, mas é a vida como ela é, hahahaha
Gui Dutra tá tranquilo.... Era só uma dúvida mesmo, mas apesar de não ser do meio eu 'meio"(haha) que entendo... Minha ex é da Assembleia, a tradicional rsrs então acabei aprendendo um pouco rsrs
É fato que os que mais reclamam da existência do politicamente estão no meio cristão. De forma estranha, os mesmos ficam ofendidos quando as suas crenças são questionadas. Acho hipocrisia dos que reclamam do politicamente correto e ao mesmo tempo ficar ofendido com criticas à fé cristã.
5 Pirulas de duração?? Que delícia de vídeo =p Pirulla, foi muito foda te conhecer =) De quebra conheci o Ruas, o Emilio, o Slow e o Mateus Castro!! Vcs são fodas demais, e o Slow é fodão, pq deve ter 1 e 90 de altura =p
Desculpa, mas tenho certeza que nunca é minoria. A maioria dos cristãos, principalmente evangélicos, acham que estão sendo sempre atacados, mas eles são os primeiros a atacarem outras religiões e a quererem ocupar a política.
Cara, nisso eu concordo, qualquer crítica é um ataque contra a religião e principalmente a honra do cristão, e fala que são perseguidos, tanto que tem até uma música gospel que diz "é a igreja santa, aqui perseguida", e realmente, se esse cristão vive num país muçulmano, a perseguição acontece, mas como essa fala vem sempre de um cristão que nasceu e mora num país cristão, ou de maioria cristã, essa perseguição simplesmente não existe, e esses sempre batem nessa tecla
Onde eu moro há diversas igrejas evangélicas e é bem isso, você vê as pessoas na sua e os vizinhos evangélicos sempre começando a arrumar briga, principalmente com o pessoal da umbanda daqui.
É isso mesmo pessoas, façam um pequeno teste de perseguição: vai simplesmente na rua de casa e diga que é Ateu pra quem ainda não sabe e verá preconceito e perseguição de verdade 😂😂..... Sou Ateu convicto e já passei por isso
É ótimo ver esse tipo de discussão na internet! Não pelo tema, mas pela argumentação bem desenvolvida dos dois lados.. Sem pedantismo, acusações pessoais ou ofensas gratuitas. 'Debates' assim provam que somos mais inteligentes!
Engraçado esse deus onipotente, extremamente poderoso, que controla tudo.... um deus que premia os "bons" e pune os "maus" implacavelmente.... mas se alguém faz uma piadinha ele precisa de uma legião de chorões para defendê-lo... ou torcer para que a piadinha seja feita para outro deus extremamente poderoso, que por alguma razão, também não consegue punir o piadista sozinho e precisa de uma legião de malucos fanáticos para ameaçar, matar.. etc... É o "amor cristão" em seu auge na internet... a geração de bebês chorões, cuja maioria anda alardeando o quanto eles odeiam o "politicamente correto", mas se zoa com o amigo imaginário deles, prepare-se para a choradeira.... Pirula tem muita paciência, viu.... Puta que pariu....
Corrigindo, Ele não precisa. Defendemos quem amamos, mesmo aqueles que podem se defender sozinhos; isso prova que nos importamos. Mas Deus não é responsável pela vontade dos cristãos de querer defendê-lo, isso é responsabilidade daqueles que o fazem. Mas o que ateus como você gostam de fazer é tirar a responsabilidade do ser humano sobre suas ações e colocar nas costas de um Deus, no qual vocês não acreditam; principalmente no que diz respeito às tragédias que acontecem no mundo.
Vou te ajudar: Procure a definição de "sarcasmo". Depois leia novamente meu comentário e, desta vez, tente encontrar o trecho em que eu "coloco a responsabilidade nas costas de um deus".
Emmanuel Araújo Cara, eu discordo de vc! Seu argumento agora se refere ao teorema de Epicuro, eu conheço bem isso, em que segue a linha de questionamento "porque Deus permite o mau no mundo?" Só que pra quem conhece a palavra de Deus e acredita nela, sabe que Deus deu o livre-arbítrio pra suas criaturas fazerem uma escolha moral, de amar ou odiar o próximo, de respeitar ou não. Se Deus impedir o mal de forma brusca como vc sugere ele estaria sendo contrário à sua própria criação e pensamento. Apesar disso saiba que tudo que fazemos gera consequência, se vc decidir plantar um limoeiro, saiba que vc só irá colher limão. Assim funciona a justiça de Deus! Isso não quer dizer que ele não se importa, muito pelo contrário. Isso não quer dizer que ele não ama. Apesar de ter que concorda que ele não pode tudo, por exemplo ele não pode ser incoerente, ele não pode mentir. Deus não tem um limite em seu poder mas tem um limite moral sobre o que ele pode fazer!
+Jackson M eu pra minha mãe quando eu tinha uns 18 anos. umas das primeiras coisas que ela falou é que eu não seria ninguém nada vida. ela é tipo de mãe que se eu sai na rua já conta pra todo mundo, mas isso ela não contou pra ninguém.
Como assim mais tranquilo? Gays são vistos como ateus por cristãos pelo simples fato de serem gays, agora some ser gay+ateu [mesmo inclusive o indivíduo não sendo] e veja o resultado
Sou ateu a uns 2 anos e n contei para meus familiares. Minha mãe é bem religiosa e certamente ficaria triste e n entenderia. Estava procurando um podcast pra ouvir antes de dormir e tem um video com um pirulla de duração! Vai ser esse msm :D
Você é uma pessoa corajosa em falar desse assunto, religião para muitos é algo bastante sagrado, para pessoas que tem tal dogma. É triste por que sempre por mais certo que você esteja , vai acabar estando errado para aqueles que são cegos. Não se dão ao trabalho de refletir que sua religião é hipócrita também e não é tao boa quanto dizem ser. Só sabem reproduzir o que lhes dizem!
A parte da Arca, na vdd acredito que naquela época Noé não sabia das reais dimensões do mundo, e como toda a região em que vivia foi alagada ele acreditou que o mundo inteiro estava embaixo d'água, quando na vdd o evento seria apenas local, essa interpretação tb explica a parte dos animais, não era um casal de cada espécie na terra, provávelmente era cada uma das espécies daquela região, e tb provavelmente Noé não conhecia todos os bichos da região, então provavelmente tb não tinham tantos bichos em sua embarcação, e provavelmente o tamanho da embarcação e a duração do evento devem ter sido bem menores que o relatado, provavelmente o escritor de Genesis tinha um viés evidente, talvez nem intencionalmente, já foi provado que uma história oral sofre alterações durante as gerações, muitos creditam Moisés como escritor dos 5 primeiros livros, mas ele não viveu boa parte do que escreveu, caso tenha sido ele mesmo, e considerando a própria genealogia descrita na bíblia se passaram muitas gerações entre os dois, então provavelmente a história já chegou até ele deturpada, é claro que uns 95% dos cristãos não estão abertos a essa possibilidade, mas a busca pela verdade me fez buscar minha própria interpretação, tenho a premissa que a existência de um Deus precisa ser coerente com o mundo observável, então se esse ser existir ele necessariamente precisa ser coerente com o que diz a ciência, por isso gostei muito do seu canal quando o encontrei, pq se o conceito de Deus não estiver dentro da realidade ele não pode ser racionalmente levado a sério, é minha visão ao menos
Pirulla, sobre os cristãos que dizem que com religião não se brinca ou não se discute e que justificam o terrorismo: vivi boa parte da minha existência dentro de família católica e depois por vontades própria segui a religião evangélica. Não foram poucas as vezes em que em ambos os ambientes eu vi e ouvi piadas com religiões afros e espíritas. Até mesmo em termos de chacota... :/
Também posso confirmar o mesmo aqui nos terreiros de umbanda e umbandomblé que já fui, também vi gente do candomblé falando mal de cristãos e espiritas. É foda, no caso dos terreiros que eu ia metade do tempo da galera era dispersado em fazer piada ou zoar cristão, era um saco isso :(
Os cristãos que se sentem tão "vitimados" e "perseguidos" deviam então aprender com a situação e exercitarem a empatia com os outros grupos que também sofrem discriminação, como as mulheres, os negros, os pobres, os lgbtqs, os deficientes...seria um bom começo.
Sou ateu e moro na cidade Rio de Janeiro. Com muita sorte pude me revelar ateu e não sofrer nenhuma agressão física dos meus familiares, apesar de saber dessa realidade, o que acontece com os gays (mas não só por cristãos. Mesmo assim essa ideologia contribui, sim, pra intolerância, vendo que, no tempo que fui cristão, tive preconceitos que só foram mudados com a mudança de ideologia e maturidade, mas que antes disso essa intolerância era "apoiada" pelos pastores e familiares). O ponto aqui é que, hoje, o preconceito, pelo menos onde moro, é algo bem recorrente. Mal visto e tudo mais. Mas caso alguém queira se adiantar e dizer que tou me vitimizando, quero relatar um caso que mostra que o preconceito contra o ateísmo pode levar a caso mais sérios. Por exemplo, quando me assumi ateu para um amigo e isso rodou a sala. Antes, eu era um aluno normal, nada de mais, mas depois disso algumas pessoas passaram a me olhar estranho e a não falar comido, tendo uma pessoa até começando uma briga física comigo sem motivo. E essa pessoa era uma das que me olhavam feio depois de saber. Se chama fanatismo. Tenho certeza de que se alguém me batesse, esse cara estaria se sentindo bem, o que me faz discordar do Yago nuns pontos. Tenho certeza de que muita gente ficou feliz por eu ter apanhado(nem tive tempo de resposta)
Tive uma experiencia não muito boa por deixar transparecer meu ateísmo em público: Comecei um trabalho freelancer em uma empresa, tudo ocorria muito bem e estava me relacionando bem com toda a equipe. Um certo dia, um dos colegas de trabalho pediu meu Ipad emprestado para olhar alguns sites e acabei emprestando. Neste Ipad tinha instalado uma versão da bíblia que eu eventualmente usava para pesquisas. Logo ele perguntou se eu era católico ou evangélico e eu disse que era ateu. A partir deste dia, comecei a ter alguns problemas com este cara. Acabei me afastando dele para esta história não se alastrar e me complicar no trabalho. Hoje tenho muito receio de falar sobre ateísmo em público. Não é meu objetivo fazer generalizações absurdas. Não é minha intenção dizer que todos os cristãos são babacas como este cara.
Se não é terceirizado, então pra que apontar o profeta? Eu nunca vi nenhum cristão falar "Mexer com o deus cristão do amor é fácil, quero ver você fazer piada com Quetzalcoatl". Ademais, é meio desonesto do Yago dizer que foi hostilizado em algum ambiente sem dizer que ele ficou famoso com aquele discurso de que "se legalizar o casamento entre gays, vai legitimar a pedofilia". Não que hostilizar alguém por uma opinião não seja algo reprovável, mas dizer que é porque ele é cristão é forçar a barra, porque ele comparou gays com pedófilos.
Ele fez esse comentário? Eu fui muito educado respondendo esse vídeo dele então, se soubesse que o nivel dele era esse, não o trataria com tanta educação assim.
Esses vídeos sao muito bons. O primeiro e esses 2. Eu Concordo com os pontos do pirula e entendo as pontuações do Yago. Mas vamos lá, ao que eu posso falar mais pessoalmente: a questão dos traficantes evangélicos e a destruição dos terreiros. Eu sou do candomblé, iniciada e pessoalmente atacada. 1) "eles não são evangélicos/protestantes de verdade". Da mesma forma q o escocês que não bebe whisky não é escocês né? Os Guerreiros do Altar da Universal tbm não são? Tenho vários irmãos de Santo que foram EXPULSOS de cadas q moravam há 20 anos depois que os traficantes se converteram. Minha irmã não pode nem subir pra pegar as roupas e da filha depois q voltou da iniciação. Não me entenda mal, eu não acho que a religião protestante seja "dumal" rs, mas não podemos simplesmente falar q eles "Não são de verdade" Só pq não são como vc. Dói, mas é essa dor q nos movimenta a fazer algo. 2) não tem prova que os terreiros foram destruídas por evangélicos? Como assim? E os vídeos dos PRÓPRIOS pastores quebrando tudo com a bíblia debaixo do braço? Nós somos atacados sim E nossos atacantes não são um mistério, não são fantasma do séc. Passado Nossos atacantes se auto denominam cristãos Nossos atacantes vivem em grandes construções e ganham muito bem. Esses podem não sujar as mãos, mas inflam aqueles que vão lá e fazem. Meu irmão mais novo foi tirado de sala, no 5 ano, por estar com um fio de conta debaixo da blusa pq a professora falou que ia deixar o demônio dentro de sala. Ela era evangélica. Eu já fui retirada do meu local de votação por estar com fio de conta e pano da Costa. Não venha dizer que "eles não são evangélicos" pq isso não muda as agressões, apenas tira o peso das suas costas
É sempre isso Florzinha, essa falácia do Escocês. De que não são Cristãos de verdade. Isso é problema deles. Como o Pirula Falou, podem não ser "critãos de verdade", mas se denominam cristão então pronto. E se como o rapaz lá fez de falar que não sabe desses episódios é muita desonestidade, pois o tanto de caso que há por ai. Eu que já fui de igreja evangélica sei bem o que é o pastor falar que os simbolos de vocês são coisas satânicas etc etc. O ep. do pastor Lucinho aqui de BH falando que ia dar pulão na festa do Pai veio e destruir a festa beira o absurdo. Imagino bem o que você deve passar, sendo Ateu, sei bem o que é ser minoria. Axé!
Lamento muito por isso. Como já disse, sou mórmon e também já ouvi muita bobagem sobre o caminho que escolhi, embora num nível bem menos intenso. Espero que um dia chegue o tempo em que não precisemos passar mais por isso. Enquanto isso, lutemos por mais tolerância.
Pois é Florzinha :( é complicado o fato da galera não aceitar que tem mal elementos que são uma BOA PARTE do grupo deles e muitas vezes essas mesmas pessoas tentam utilizar dessa maldita falacia. O neo-pentecostais aqui só vão mudar quando a sociedade criar culhão pra começar a impor a laicidade do estado na cultura da periferia, quando essa gente finalmente sacar que quebra estatua de terreiro é invadir a propriedade do outro, quando eles sacarem que a laicidade do Estado é mais importante que os meros desejos materiais que tem na religião deles. Por sinal quando você diz "não considero protestante dumal" eu realmente digo que discordo de você fudidamente...okay, talvez "dumal" seja a palavra errada aqui, mas que existe um problema foda na crença deles tem, e é muito sério mesmo, e isso precisa ser mudado, mesmo que seja na base da força. Ah, e não pense que a sua religião tbm tá isenta , eu sei que vocês aí do candomblé tem vários terreiros (do umbamdomblé tbm) que chegaram a fazer sacrifício de animal em algum momento, um ato que é francamente bárbaro e deve ser proibido. Ps: tbm sou macumbeiro, mas não pratico barbaridades de sacrificar animais.
adonayshot Eu nao creio que eles sejam ruins não. Nenhuma religião promove o ódio, quem faz isso são os líderes religiosos. Sim, meu culto faz sacrifício animal sim. Mas honestamente vejo um abismo de diferença entre sacrificar um animal cujo o qual vc vai se alimentar depois e desalojar famílias de suas casas.
Sem tirar que o sacrifício animal é parte da liturgia do culto, se vc não concorda é só não participar. Não batemos nas portas das pessoas perguntando se elas já sacrificaram um cabrito hoje. E essa é uma análise de visão ética, sendo que quando vc analisa uma cultura da qual vc não faz parte, vc precisa utilizar uma visão êmica, para não cair em pré-conceitos estabelecidos na sua cultura de origem. Vc é totalmente livre para não concordar com o sacrifício animal (de verdade). Mas tentar trabalhar a análise êmica nesses casos faz sentido. Nem tudo pode ser completamente analisado olhando de fora. (Desculpa os termoa técnicos, mas é q essa é a minha área de pesquisa)
3 horas da manha e eu vendo video do Pirula. Como sempre um prazer imenso ouvir um discurso respeitoso e coerente, quando o assunto é abordado de forma coesa não importa sua duração. Parabéns
Parabéns Pirulla! Você produz um baita conteúdo de qualidade. O simples fato de fazer alguém pensar é espetacular da sua parte. Obrigado por todos os vídeos! (Vem pra Porto Alegre fazer palestra, obrigado)
Foi por essas e outras que eu saí da Igreja Adventista com 23 anos de idade. Não entendia a hipocrisia de ser cristão e pregar o amor apenas a quem pensa de maneira igual. Eleições provaram isso. Gente que se diz cristão dizendo que bandido bom é bandido morto, que gay é falta de surra e que lugar de imigrante venezuelano é em país comunista. Nas pregações sobre o fim dos tempos os pastores falavam que os fieis iam ser perseguidos pela fé deles. Alguns diziam que seria uma perseguição catolica, outros diziam que seriam os ateus. Mas a realidade é evidente que, se houver tal perseguição, serão os extremistas das próprias igrejas evangélicas que vão ganhar mais poder do que deviam e vao exigir que todos pensem como eles. Em tempo, ótimo canal, virei seu fã, Pirula!
o único youtuber que eu tenho paciência de dividir o vídeo em várias partes e ver em dias separados e ainda sair dele entendendo muito bem tudo que foi dito. cara, fenomenal seu trabalho. parabéns
Mais um vídeo espetacular, Pirula. Sobre os comentários do G1: é em ambientes como esse e demais sites como da Veja que dá para perceber como a escrotidão tomou conta da Internet, principalmente nos últimos anos.
11:07 Meus pais são ateus, e eu me convertir ao católicismo. Nos meus primeiros meses de cristão, tive medo de contar aos meus pais, por medo de ser julgado e zoado. Hoje sou um católico cada dia mais devoto.
claro que não, você que vê maldade em todos lugares, esse feedback de qualidade e vídeo é excelente pra quem faz vídeo, comentário desnecessário foi o do senhor.
"Nenhum cristão está defendendo o uso da violência" Eu acho que isso aí acaba caindo na falácia do escocês. Também vai ter gente que vai dizer que o Yago não é cristão simplesmente por não concordar com ele
Pirula, eu sou um grande exemplo de uma pessoa que esconde o meu ateísmo, principalmente dos meus pais. Eu evito dizer q sou ateu, pois n quero ficar discutindo com os meus pais sem necessidade alguma
Um desafio aos cristãos: você cristão abre a bíblia aleatoriamente e segue à risca o que estiver escrito, depois é minha vez. Quem for preso primeiro perde.
Dissociar Mão Tse Tung do ateísmo seria também uma falácia do escocês verdadeiro? Ou dizer que aquele cara ateu, o Davin Kelley que matou 26 fiéis a tiros e depois de matou não era ateu seria também essa falácia? Será que dizer que os maus exemplos de ateus que há no mundo que cometeram atrocidades não representa o pensamento da maioria ateia é falácia do escocês verdadeiro?
Puts, essa parte de ter que esconder sua convicção baseada em evidências é complicado. Já perdi "amizades" e até namorada quando eu falei minha opinião sobre a religião. Então é muito complicado vc ter que "atuar" um personagem que concorda com as mais descabiveis falácias. 😓
No vídeo é comentado que ser ateu é bem complicado e eu sou um tipo de exemplo. Eu escondi durante muito tempo meu ateísmo de todos, é quando falei, para eles o motivo era: você é muito novo pra entender, é só uma fase". Hoje, parte da minha família mais próxima sabe, porém não digo pra outras pessoas que acabo de conhecer que não sou cristão.
Primeira vez que vi a comparação entre os cristãos que dizem que quem zoa a religião recebeu o que merecia mesmo e os muçulmanos ditos moderados mas que acham certo os ataques contra o ocidente. Nunca tinha reparado, mas faz todo sentido, como criticar um muçulmano por ele achar certo quem faz piada com Mohamed ser morto se quando acontece com alguém que fez piada com o cristianismo dizem o mesmo.
Complicado mesmo essa questão de ser ateu/agnóstico em família cristã. Tanto é que assisto seus vídeos meio que na surdina, com fone e no celular, pois quando assisto na sala, com a família esporadicamente escutando e vendo o que assisto, sempre vem algum comentário desagradável deles.
Com o perdão da expressão (afinal o tema é delicado, mas não posso me conter): Matou a pau, Pirula!! Parabéns pela eloquência, paciência e diplomacia (no bom sentido). Abraço
Grande parte dos cristãos tem complexo de perseguição, eles gostam de parecer que estão sendo perseguidos porque reafirma o que a bíblia diz... sentem que estão sendo criticados porque estão no caminho certo
Acredito que seja bastante relevante para a discussão recordarmos da recente comemoração pública, feita pelo pastor Valdemiro Santiago, diante da morte do Marcelo Rezende. Sem julgar se o pastor é cristão ou não, fato é que ele influência a atitude de milhões de pessoas.
Muito obrigado Pirula! Nunca mais vou repetir essa asneira de "Quero ver mexer com Maomé". Eu normalmente não gosto destas coisas de refutando e trefutando fulano, mas tanto você como o Yago me ajudaram a melhorar meu pensamento. A comparação com o valentão da escola foi ótima, entender que ao fazer a afirmação título do vídeo estou "deixando de reprovar" a ação do valentão foi o que mais me edificou nesses 4 videos (3 seus e 1 do Yago)
Pirula convém lembrar que no próprio UA-cam você vê comentários de cristãos usando ateu como palavra pejorativa. Agora um relato meu, eu já fui cristão e minha mãe não frequenta igreja, porém ela não é atéia, mas o pastor da minha igreja falou que ela iria pro inferno por que não frequentava a igreja, ele julgou ela como atéia. PS: sei que nem todos pensam assim.
Uma hora inteira só para dizer que o Yago usou a falácia do Escocês de Verdade umas 10 vezes e vc ainda explica e reexplica isso umas 10 vezes tbm? Cara, tu é muito amigo desse mano...
Acredita que eu ouvi esses dias um padre dizendo na missa que passa na tv, que o estado laico é um erro. Que isso faz as pessoas se afastarem de deus. É lamentável
O foda é, que, vc tem que fazer um vídeo de 1 hora pra dar satisfação a um indivíduo sobre a crítica que vc fez sobre pessoas que criam inimigos baseados em seres místicos do qual vc jamais vai conseguir comprovar a existência do mesmo.
Só que os cristãos não sabem (a maioria) que "Alá" é o deus hebraico, igual no cristianismo o islã é uma reinterpretação do judaismo igual o cristianismo
Eu também "escondo" meu ateísmo da minha família, por mais que eles não sejam extremistas ficaria desconfortável nossa relação então procuro nem tocar no assunto. E realmente entre as pessoas ainda há um discurso MT forte de que religião é intocável, diversas vezes que faço questionamentos (as vezes até em tom de brincadeira), com meus amigos cristãos, alguns ficam indignados falando que não se discute religião e blá blá blá
Muito bem pontuado e colocado, Pirulla Seus videos (tanto o primário, quanto as réplicas) foram muito equilibrados e instrutivos Eu queria poder ser mais organizado e disciplinado pra poder ver seus videos e todos os links recomendados. Sinto q perco muito assistindo quase q exclusivamente ao seu canal Mas tenho muita alegria de ter começado a seguir sua figura e seu vlog/canal desde o video de Belo Monte Trabalhei na área de manutenção mecânica de usinas hidrelétricas e termelétricas na Cemig e seu video foi muito importante pra ver que não só os técnicos e engenheiros da área estavam contra essa monstruosidade q esta sendo Belo Monte Muita satisfação em estar aqui te acompanhando e sempre colocando seus videos no "assistir mais tarde", pq n eh sempre q tenho internet boa, tempo que desejaria investir ou que posso fazer alguma coisa enquanto te escuto Seu canal eh uma contribuição científica e social para o avanço das discussões no nosso país Muito feliz de ser seu seguidor e de compartilhar tantas idéias semelhantes às suas. Não só isso, fico muito contente com o tanto que tenho aprendido com seus videos UA-cam eh a minha TV (meio redundante, mas foda-se) e vc eh um dos meus canais prediletos
Sou ateu e também não vejo graça nessas piadas de religião, acho que é ser deselegante e rude com muitas pessoas ao mesmo tempo. Para mim essa fé não significa nada, mas para outros significa muito se não tudo. Portanto é um problema que não precisamos.
Eu moro em Porto de Galinhas. Duas coisas aqui são MUITO notórias: nível de instrução escolar e religiosidade neopentecostal. No meu primeiro dia no trabalho, TODAS, não é exagero, TODAS as pessoas, foram 8, que vieram se apresentar a mim perguntaram primeiro se eu era evangélico e só depois perguntaram meu nome. Não perguntaram sequer qual era a minha religião. Perguntaram diretamente se eu era evangélico. E a minha resposta claramente não agradava. Quando eu respondia que não seguia nenhuma religião, elas insistiam em perguntar: mas nem católico? Ser considerado ateu é ser considerado indivíduo de segunda classe, sem escrúpulo, capaz de cometer qualquer maldade sem nenhuma barreira. Nas ruas é muito notório as vestes das pessoas, tanto homem quanto mulheres (típicas de dogmas neopentecostais). O meu irmão faz parte da igreja Universal, e ele é visto na vizinhança com desdém, como se não fosse "crente de verdade". A minha mãe cortou o cabelo bem curtinho e a vizinha veio falar pra ela que "Jesus não se agrada desse seu cabelo. Se arrependa e volte pra Jesus". Não é exagero, não é invenção. Isso acontece aqui. E tenho certeza que não é só aqui. O protestantismo neopentecostal está cada vez mais forte e mais numeroso. Em poucos anos a gente vai ver sim uma ascensão maior dessa classe nos poderes do país, crescendo tanto no legislativo quanto ocupando cargos executivos, até chegar em número mais expressivo na força policial (pq já é observado aqui. Muitos policiais são pastores de igrejas neopentecostais. E para essas pessoas, ser "servo de Deus" vem sim em primeiro lugar de ser servo do Estado e agir pautado nos limites estabelecidos em lei). Tenham em mente que estou falando de um lugar com baixíssimo nível de escolarização, onde a religião neopentecostal entrega mais respostas e senso de comunidade do que qualquer ambiente escolar. Frizo senso de comunidade.
Mas a Universal não é neopentecostal?
Lucas A. O que vc vê em Porto de galinhas é uma realidade em grande parte do litoral sul de Pernambuco e também da região metropolitana.
Celso Rosa, é sim neopentecostal e segue valores da 'teologia da prosperidade', que não é bem aceita em todas as vertentes cristãs
Que assustador!!! É todo uma corrupção do cristianismo, em que as pessoas começam a acreditar e priorizar valores inventados por igrejas e comunidades!
Te entendo! Já passei MUITO por isso quando mais jóvem. Sou de BH e pelo menos na minha realidade (sou da zona norte, parte não nobre da cidade) isso já não acontece mais (o fato de ter que me esconder e não o de não sofre um ou outro pre-conceito velado geralmente).
Sou de família religiosa, contei ao meu irmão sobre meu ateísmo, resultado?
Meu irmão deixou de falar comigo. Evito até está me expondo nas redes sociais para não perder amizades.
E o cara vem colocar os cristãos numa posição de vítimas?!
Por favor, pare!. A desonestidade intelectual dos cristãos é o cúmulo!.
Como sempre, maravilhoso vídeo Pirula!
Paula, sinto muito pelo que aconteceu com você. Mas seu irmão não pode ser a representação de todo cristão. Claro que nossa experiencia pessoal conta muito, mas falar que todo cristão é desonesto intelectualmente é desonestidade intelectual da sua parte. Seu irmão, como cristão verdadeiro (lembre-se que nem todo mundo que se diz cristão de fato é) deveria fazer o oposto: Continuar lhe amando e lhe apoiando cada vez mais! Principalmente para dar testemunho!Espero que dê tudo certo para você!
Danilo Eburneo Bom... não usei meu irmão como generalização dos cristãos.
Não disse que todos os cristãos são desonestos intelectuais, mas citei o mesmo citado do vídeo, apesar que a desonestidade intelectual da maioria dos cristãos são acima da média.
E meu irmão não irá precisar de dar testemunho algum sobre uma suposta conversão minha, pois o abrir de mente é um caminho sem volta.
Mas... obrigada.
Olá Paula! Ainda que não tenha sido seu objetivo, quando você fala '' A desonestidade intelectual dos cristãos'' você fala de todos, ainda que não tenha sido o objetivo. Se tivesse dito ''da maioria'' ou ''de alguns cristãos'' ai sim, você não teria generalizado. Referente ao testemunho, esse testemunho não seu, é dele! Se você não é cristã então você não precisa disso. O testemunho dele não é para converter você, mas sim para que ele seja condizente com o que ele crê.
Sou ateu desde os 17 e até hoje com 24 anos minha familia não sabe k....é uma merda isso mas prefiro evitar o stress.
A impressão de que os religiosos são vítimas só pode ser tomada olhando exclusivamente em certos nichos da internet... No mundo real é outra história...
- Aê pirulla aquele cara alí disse que vc n sabe fazer video grande.
Pirulla: KKKKKKKK...segura minha cerveja.
Putz, rachei Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E nós somos a galera que fica fazendo "OOOOOOOHHHWWW" 😂
Oloco meme americano esse dae "hold my beer" kk
Kkkkk
2 pirullas de duração
2 Pirula de duração... Graças a Maomé!
Pirulla !!! Eu sou cristã, e seus vídeos abrem minha cabeça de maneira espetacular, apenas um like não é o suficiente.
María Cecilia Skupieñ sabe q outra forma de abrir sua cabeça mais fácil ainda? um machado! :)
Não liga pra esse kaleb aí... Bem legal saber que tem gente aberta a ouvir o pirula, independente da religião ❤
Kaleb Soares cê não era prq tá nem aqui entre os ouvintes do Pirula, olha teu discurso indo contra justamente o que o Pirula diz, devemos respeitar todas as crenças cara, e se você tá se f*** pra isso, ao menos respeita as pessoas.
Loh 95 kkkkkkk relaxa q eu só tava zoando. Vcs estão tão desesperados para demonstrar "amor" q n discernem isso. Afinal.. em q momento do meu comentário eu insinuei ódio? Só utilizei da frase "abrir cabeça" pra confrontar.
María Cecilia Skupieñ n fica tristinha.. todo mundo te ama. Isso até tu cometer algum erro ein.. ehuHeehuau pq ai o bicho pega. Essa galera...
Finalmente um vídeo para até enjoar de tanto ver o Pirula! Faça vídeos grandes assim, mestre!
Mariana B. Cuidado para não virar um fanático
Kkkkkkkkkk
Boa
Fanático de UA-camr é boa
Galera, na verdade é simples.
A analogia correta seria dizer que o "ateu" não faz bullying com o "muçulmano" pq esse na verdade estaria em outra escola, enquanto o cristão está na mesma SALA e além disso tem um histórico de "discriminar" o ateu dentro de sala de aula.
Eu sei que é inútil tentar argumentar com pessoas que não desenvolveram totalmente o cérebro, mas +João Vitor existem ateus em países islâmicos e sim eles criticam o islã quando é possível e alguns morrem por causa disso.
Acho incrível como em um video que o pirulla denuncia o discurso violento dos cristão, vem alguém e faz justamente um comentário de ódio.
So queria saber pq pessoas que nem você assistem os videos se não absorvem a mensagem que passa
João Vitor wtf cara o que isso tem a ver? vc critica os ateu dizendo que eles criticam os cristãos somente pq os cristãos supostamente não são perigosos e eu to te dizendo que isso não é verdade pois mesmo em um cenário onde existe uma hostilidade ativa contra ateus como em alguns paises islâmicos, existem ateus que fazem a critica do mesmo jeito. entendeu agr?
João Vitor acho q o cristão na escola do mulçumano q morreria na hora, já q o cristão não pode negar sua fé, já o ateu não morreria em nome do nada.
@@JoaoVitor-ef4hx vai lá na Arábia saudita ser cristão. Minha família é refugiada do Líbano por causa dos muçulmanos.
Tem mais coragem que você!
Mesmo assim ELES que sofreram, meu avô (que Deus o tenha) que foi perseguido por ser cristão no Líbano sabe o que é isso e não desejaria isso a ninguém.
Isso é covardia sua, fique calado que é melhor. Jesus não discriminou siga sua própria religião pelo menos.
Affff
@@JoaoVitor-ef4hx Muito boa a colocação,sou ateu também e fico pasmo com tem ateu que passa pano para o islã.."ain mais é discurso de ódio" ,desde quando criticar é discurso de ódio?E quem define isso,afinal,criticar com muito ódio os cristãos pode.Já critiquei bastante o cristianismo,mas acredito que os ateus esto se minando,usar a desculpa que não critica tanto o islã porque não é nosso contexto social é covardia,esquecem-se que o islã está em franca expansão e um belo dia será maioria no Ocidente,quando for,eles não poderão falar tanto assim.Na verdade,os cristãos poderiam até concordar com o islã,não na parte teológica por completo,mas na parte dos costumes,moralmente não são religiões muito distintas.
Desafio do Levítico. Junte um grupo de cristãos, o objetivo é viver seguindo o Levítico ao pé da letra, o último a ser preso vence.
Judeus, né? Porque normalmente os cristãos não levam o primeiro testamento tanto a sério
Jesus fala para seguir a lei do seu pai a risca, ops esqueci cristão não lê a bíblia.
Como assim? Eu li a Bíblia, e mesmo que eu não fosse cristão você não teria o direito de pressupor minha religião ou mesmo uma possível hipocrisia. Eu já li partes do Levítico e várias daquelas coisas funcionam apenas no contexto da época, onde não existia absorvente (ou muito menos roupa de baixo) e o penteado representava, de certa forma, o local de origem
Marcelo o Pirula não falou isso
Tudo bem que as leis mosaicas fossem necessárias à época, mas boa parte das leis, senão todas, são atribuídas a Deus, o que não faz sentido.
Cristão que prega a paz e a liberdade de expressão não deveria falar "zoa Maomé que eu quero ver". Seria mais sensato eles falarem: "Muçulmanos, os ateus nos criticam e brincam com nossos símbolos mas nem por isso são agredidos por nós.
Façam o mesmo".
Seria mais sensato tentar dialogar com quem simplesmente não quer dialogar (maometanos), do que exigir respeito dos ateus ou os ateus passarem a ter o mínimo de respeito por outrem?
Que canalhice hein
Trevo Zoeira com símbolos religiosos não necessariamente significa zoar um religioso. E quem disse que todos os muçulmanos são fechados ao diálogo?
Quanta presunção, hein!
Você é burro? Não sabe que compactuar com ateu é estar a favor da agenda islâmica globalista? Leias os livros da minha loja online que você vai abrir seus olhos e sair dessa imundície.
Olavo is you?
SEU.......MEDROSO 😆😆😆😆😆😆😆😆
É DE VÍDEO DE 1 HORA QUE O POVO GOSTA
Eu não posso dizer abertamente para as pessoas da minha família que não creio em um deus, no máximo que não tenho religião. De fato, se fosse pra revelar homossexualidade talvez fosse até mais tranquilo. Acontece que o fato de não sofrermos larga exclusão social, por não ter nenhum elemento que externalize nossa descrença, faz com que essas discussões não tomem forma, e o debate sobre esses grupos nunca se disseminem com o intuito de quebrar esteriótipos. Sobre cristãos que ratificaram, em algum nível, o massacre do Charlie Hebdo: eu ouvi vários na época, tanto na família quanto no ambiente escolar - sempre com a desculpa de "pra que foi mexer com religião?". Só que infelizmente não dá pra pôr esses comentários em estatísticas.
Bruno César Eu também. Até usei a bandeira da França no meu perfil. O povo acha que eu apoiei o Charlie, mas não o apoiava.
Quando estourou a zueira pra cima de padres e católico vieram me xingar por causa da bandeira francesa na minha foto por Mariana.
Tive que explica que ja sabia do Charlie e por isso eu não usei a frase je suie cherlie e sim a Trindade Iluminista.
O ataque a França é um ataque contra o ateísmo e óbvio o Iluminismo.
pois é bruno, eu to no mesmo barco que vc... minha mãe é espírita e ela fica muito revoltada quando há alguma discussão sobre deus e eu falo que sou ateu... tenho certeza q se eu fosse lésbica tava tudo ok.
Tá na hora dos héteros pararem de supor que "ser gay é (ou talvez fosse) mais tranquilo" para exporem as dificuldades que encontram ao questionarem os próprios pensamentos num país extremamente supersticioso.
eu acredito que não é mais tranquilo de forma geral... mas no meu círculo de amizade e na minha família é... Acho que faço parte de uma minoria. Entre ser gay ou ateu, no geral, ser gay é pior... deve sofrer mais... MAS na minha família o que ocorre é o oposto. Até pq minha mãe é espírita e o grupo dela é bem de boa com a sexualidade, o que eles não toleram é a minha não crença.
Sim, mas estamos falando do país: Os dogmas culturalmente dominantes são originários de religiões de raízes cristãs.
Entendo que possa encontrar um desconforto ao expor tuas convicções em certos meios, mas esses meios são a exceção, e com certeza aqueles que a ti parecem favorecidos em tais circunstâncias, estão inversamente desprotegidos fora dele.
Em geral, as violências e censuras manifestadas contra o ateísmo/agnosticismo (até o momento) vem em forma de escárnio verbal - majoritariamente apresentado como "divergência de opiniões" (ou me engano?); O mesmo acontece em relação à gênero e sexualidade, porém, isso é a norma no nosso país, e em geral a grande preocupação dos indivíduos desses grupos é quando as agressões extrapolam a retórica e se manifestam como violência física.
Eis aí, - medo da censura daquilo que se pensa X o temor de ser agredido por aquilo que se é - o grande descabimento da comparação.
Eu sou Agnóstico, não Ateu. Mas só de ter citado "eu não acredito em Deus" quando perguntado certa vez por meu pai, foram pelo menos uns 3 anos dele indignado comigo e tentando ativamente me converter. No princípio, ele reagiu praticamente horrorizado, como seu tivesse confessado um assassinato ou crime de grau semelhante.
Meu pai se auto-declara cristão, lê a bíblia diariamente, usa cruz no pescoço por baixo da camisa, tem uma na parede do quarto, etc.
E ele ontem mesmo ele soltou uma pérola [do horror] : "Hitler tava certo mesmo! É a raça superior" [meu pai descende de europeus e por isso se acha a última bolacha do pacote, acha que nordestino não presta, etc..."
Mas eu que sou o "monstro". Faz total sentido.
Nossa, que horror. Seu pai está sendo muito ignorante e intolerante. Boa sorte pra vc, amigo.
Pirula, eu formulei há alguns anos a seguinte reflexão: no Brasil, o futebol virou religião, a religião virou política e a política virou futebol. Tá osso!
Porém ainda são indiscutíveis.Kkkkk
Absolutamente!
Que nostalgia bateu agora....
Me senti em 2011, Pirula falando de religião, vídeo longo, vídeo resposta....
Ah como era bom, tinham ótimos debates que as vezes saiam direto dos fóruns do Orkut!
Tá peste, isso é um documentário.
assim que vc vê quem é novato por aqui…
Nada, sou inscrito faz tempo, mas esse me surpreendeu.
O dilúvio é um conto,com um sentido moral. Nenhum judeu leva ao pé da letra, só os crentes
É que usar termos ocidentais pra definir quem é quem no judaísmo só gera confusão e generalização os chamados "ultraortodoxos" pode-se dizer que são os das linhas hassídicas e das linhas haredi, eles baseiam-se em interpretações literais, e geralmente são mais fechados. Os chamados ortodoxos geralmente têm uma interpretação mais aberta das escrituras, até porque o próprio talmude permite isso, que muita coisa seja metafórica, a esses pode-se juntar os ortodoxos modernos, muitos deles participam ativamente na sociedade, na ciência etc. Além desses, têm os liberais, reformistas etc, que simplesmente descartam partes das escrituras. Um bom exemplo de rabino ortodoxo que não é desses cabeça fechada é o Jonathan Sacks, tem inclusive um debate dele com o Richard Dawkins, fácil de achar nos UA-cam.
Ser inteligente é outra coisa né? Conseguir falar por 1 hora sem se enrolar ou falar besteira.. Eu se gravo por 2 minutos já falo bosta.
*As religiões mais atuantes e mais influentes no Brasil são o Judaísmo e o Cristianismo (que é uma vertente do judaísmo tmb).*
E o islamismo aqui ainda é irrelevante. E lembro que o islamismo também tem raiz na mitologia judaica. Ponto. *Devemos analisar a raiz do problema.*
_
Convido a assistirem o videolog q postei: "A fantástica TV aberta brasileira?"
aq tmb? kkkkkkkk
O cara tá em todos os vídeos a eu assisto
Éverton Dieggo hahahaha eu faço isso tb. Tem 1 minuto de storie no instagram e consigo falar bosta naquele 1 minuto 😂
Desculpe, mas poderíamos dizer que seria o cristianismo e o espiritismo (sem levar em conta que kardecistas se dizem cristãos) ou mesmo cristianismo e "candomblé". O "judaísmo" não é mais atuante e influente no Brasil que estas outras, até mesmo pelas suas características mais reservadas e fechadas.
Pirula falou sobre ser pobre no meio da classe baixa (econômica). Eu trabalho no meio operário e para os companheiro de trabalho isso é algo inconcebível (Ciência x Deus).
Não tenho pretensão de passar um ar de intelectual, até por que eu reconheço minha ignorância (tudo em ciência é muito novo pra mim), terminando um livro do Marcelo Gleiser (Dança do Universo), então o que eu quero dizer com isso ?
Tentei falar sobre o pouco que entendi sobre Prótons, Elétrons e Nêutrons e a rejeição foi total, o tema cabia na conversa, mas eles negam ciência como se fosse o próprio diabo. Por fim sai como louco e arrogante metido a intelectual.
Evolução e biologia ? Tiram sarro dizendo que eu vim na capsula do Superman, mas acreditam que nosso ancestral comum é o "barro". - x) haha tenho direito de tirar sarro também.
Enfim, procuro evitar de falar de ciência para religiosos em um ambiente que é maioria.
obrigado pelo seu comentário
Sou proletário também e passei exatamente por isso.
Se tem algo que não entendo nos cristãos, principalmente conservadores ou fundamentalistas (no sentido literal do movimento)
É a necessidade que eles têm de defender Jesus.
No tempo em que passei dentro de igreja e estudando teologia uma das coisas mais claras é que Jesus não quer advogados, ele quer testemunhas.
E não tem nenhum “mas”.
Na concepção deles, Jesus é o avatar de Deus na Terra. O Alfa e o Ômega. Então meio que você não pode ser contra nada que ele faz ou diga. Porque aquilo que ele faz ou diz é o certo. Pelo menos é o que eu vejo.
Marcos Lima Mas aí piora a situação completamente. Se Ele é o Deus do universo, criou e sustenta tudo, tem em si todo o poder do universo, controle sobre passado-presente-futuro. Ele precisa de um humano, limitado, mortal e pecador para defendê-lo?
É que um ser transcendental está muito longe da realidade de um mortal. É como se um elfo, que é imortal, tentasse falar sobre a vida de um homem, que pra ele tem a duração de um piscar de olhos. Então Deus precisou de alguém "do meio". Um de nós. Deus precisou se tornar um homem pra que a humanidade pudesse receber a mensagem.
Entendo que vocês não entendam, e respeito isso. Jamais desrespeitaria um ateu por não acreditar. Mas, bem, deixem-me dar a minha opinião.
Sou cristão e sempre acreditei em Deus, bem comigo em Jesus Cristo. Sempre busquei ser crítico e tive muitas dúvidas acerca da minha crença e as doutrinas que se apresentaram. Hoje, considero ter uma fundação que também foi humanista - ou seja, foi uma questão de equilíbrio.
Concordo que existe um desequilíbrio gigantesco dentro das religiões em geral, e não apenas do cristianismo. Porém, isso infelizmente é uma característica do ser humano. Um exemplo de um oposto é o da líder de Myanmar, que mesmo sendo uma ganhadora do Nobel, revelou-se uma pessoa bem diferente do que se imaginava.
Por fim, só um comentário: dou meus parabéns à diversidade religiosa, inclusive a diversidade de crença, ou de não crença. A mesma dificuldade de entendimento que os ateus têm sobre os cristãos é muitas vezes recíproca. Mas em geral muitos cristãos têm medo porque entendem que o ateu é inimigo de Deus. Esse talvez seja o grande desafio que o religioso em geral deva enfrentar: o de se modernizar e se abrir para outros entendimentos.
Espero que não se chateiem com meu comentário. Abraços!
É igual alguém xingar sua mãe ou falar mal de alguém que você ama. Você acaba ficando extremamente incomodado e puto da vida. A ideia é a mesma.
Mexer com Maomé é fácil quero ver mexer com o Grande panetone sagrado.
Eu acho mais perigoso zoar com Lemmy Kilmister!
ESSA BLASFÊMIA NÃO VAI SER TOLERADA SEU PECADOR! A MÃO DO CHOCOTONE VAI CAIR SOBRE VOCÊ!
viva ao chocotone!!!!!!!!!
pior é falar que o Papai Noel não existe
@@lucasbarbosa3335 a não o chocotone não.
12:55 "cristão que sofre bullying..." a imagem que me vem à cabeça é o cristão invadindo o terreiro de umbanda e quebrando tudo o que ele vê pela frente...
Eu lembro da minha vizinha cristã protestante perguntando pra mim "cadê as namoradinhas?" e pra minha irmã, que é mãe solteira, "porque não casou ainda?"
Isso é que é terrorismo.
vc quis dizer quebrar os terreiros, né? pq perguntar algo pra alguém não é terrorismo, meu caro :v
Né?
Particularmente, eu nunca vi cristão sofrendo bullying.
Isso sim é um verdadeiro mimimi.
Cristão, hetero, branco, classe média alta, jamais irão sofrer preconceitos.
Ah, é??? E os sacrificios feitos de animais e crianças feitos por umbandistas??? E as ossadas que vez por outra são encontradas em terreiro de macumba??? Adoram falar que umbandistas são coitadinhos oprimidos por cristãos extremistas, mas ninguém conta desses sacrificios que acontecem nesses meios.
Adalberto Felipe e por causa disso i cristão precisa ir lá no terreiro quebrar tudo? Acho que vc deveria assistir ao vídeo de novo, só que agora prestando atenção!
fui comprar até minha coca e um salgado para assistir...rsrsrsrs
Seu apontamento de que muitos cristãos só o são apenas pq o cristianismo é da maioria e pq possam usar sua proteção para justificar os preconceitos foi muito apurado.
jean canesqui Bom eu na minha vida de criança, não é tive escolha a não ser práticar os costumes cristão.. a maioria no Brasil nem conhecem outra realidade.
Isso não faz sentido pelo simples fato de que Deus não tem neto, ser cristão não é garantia de que o filho também vai ser.
E existem milhares de exemplos que comprovam meu ponto.
Pirula, seria interessante disponibilizar seus videos, que não tenha adições de imagens, graficos etc.., como podcast.
Jesus muitos desses eu baixo o áudio no PC ou celular pelo site yout. Aí posso ouvir quando sair de casa e tals
Até porque muitos não olham os vídeos, e só os escutam, disponibilizar para download para ser ouvido no carro ou no trabalho, ia ser uma boa (até pelo tempo dos vídeos) ... Estuda como ganhar um din e faz isso msm pirula.
Glória
Pirulacast!!!
Boa idéia
Pirula, eu mesmo posso me dar de exemplo de caso onde o ateísmo não é bem visto/quisto.
Minha mãe sabe que sou ateu, sabe que abandonei a religião, mas não aceita.
Escapei de um assaltante por questão de segundos e ela jura de pés juntos que foi a oração dela que me salvou. Contou pra todas as amigas e tias que foi deus que me protegeu a pedido dela.
Eu tentei dizer a ela que as pessoas que passaram depois de mim foram roubadas e não fazia sentido um deus onipotente e onisciente atender ao pedido dela e virar as costas pra pessoas que passaram 5 segundos depois de mim, mas ela não aceita, não adianta tentar. Infelizmente.
Os terroristas estão te obrigando a gravar esse vídeo? Se sim, pisca duas vezes no próximo vídeo.
#SavePirula
Kkkkkkkk
51 minutos...sobre a questão de "não há provas de que realmente cristãos tenham destruido terreiros, vou discordar!com exceção do rio de janeiro, onde foi claramente ordem de traficante evangélico, os demais casos ( sendo que nos ultimos anos, ocorreu de norte a sul do brasil) TODOS ELES foram feitos por evangélicos. Inclusive, havia um video de um pastor/missionário pregando para jovens e afirmando que ele e "a turma dele" iriam quebrar tudo e atrapalhar uma festa religiosa da umbanda.
Verdade!
Lembro de ter acontecido algo assim em BH, pastores estavam organizando jovens para atrapalhar e impedir uma manifestação religiosa de uma vertente afro, não me lembro agora se houve violência...
Lembro vagamente dos vídeos feitos pelos próprios.
Daniel Santos Braga obrigado...
Olha não é a mesma vertente do Yago?
Willian apesar do nome a Igreja Batista da Lagoinha é de outra vertente, apenas manteve o nome, ela faz parte desde a década de 60 de um movimento neopentecostal, sei que pra que não é do meio pode parecer confuso, mas é a vida como ela é, hahahaha
Gui Dutra tá tranquilo....
Era só uma dúvida mesmo, mas apesar de não ser do meio eu 'meio"(haha) que entendo...
Minha ex é da Assembleia, a tradicional rsrs então acabei aprendendo um pouco rsrs
Wilian Alves ela não tentou de converter, não?
Que satisfação ver um vídeo desse no canal huahahahah... Pirula, não esquenta, pode continuar fazendo videos longos assim kkk
Terminar os vídeos desse canal dá uma sensação indescritível de vitória
kkkk verdade.
"Se você usa o argumento de Ad Sony Vegas você não pertence a essa discussão"... Ah, Anão de Embu, você podia ter dormido sem essa... kkkkkkkk
É fato que os que mais reclamam da existência do politicamente estão no meio cristão. De forma estranha, os mesmos ficam ofendidos quando as suas crenças são questionadas.
Acho hipocrisia dos que reclamam do politicamente correto e ao mesmo tempo ficar ofendido com criticas à fé cristã.
Eu sou atéia assumida e sinto que muita gente tem medo de admitir essa condição por causa da sociedade
5 Pirulas de duração?? Que delícia de vídeo =p
Pirulla, foi muito foda te conhecer =) De quebra conheci o Ruas, o Emilio, o Slow e o Mateus Castro!!
Vcs são fodas demais, e o Slow é fodão, pq deve ter 1 e 90 de altura =p
5 pirulas de duração? Que conta doida foi essa que você fez?
primata falante ja colocou um pirula como meia hora, entao acho q fica só com 2 pirulas
kkkk "5 pirulas de duração". Pensei exatamente a mesma coisa antes de clicar no vídeo
Slow? Não conheço, manda link pfff!
Pesquise Canal do Slow. Muito bom também, altos temas da hora.
Desculpa, mas tenho certeza que nunca é minoria. A maioria dos cristãos, principalmente evangélicos, acham que estão sendo sempre atacados, mas eles são os primeiros a atacarem outras religiões e a quererem ocupar a política.
Cara, nisso eu concordo, qualquer crítica é um ataque contra a religião e principalmente a honra do cristão, e fala que são perseguidos, tanto que tem até uma música gospel que diz "é a igreja santa, aqui perseguida", e realmente, se esse cristão vive num país muçulmano, a perseguição acontece, mas como essa fala vem sempre de um cristão que nasceu e mora num país cristão, ou de maioria cristã, essa perseguição simplesmente não existe, e esses sempre batem nessa tecla
Onde eu moro há diversas igrejas evangélicas e é bem isso, você vê as pessoas na sua e os vizinhos evangélicos sempre começando a arrumar briga, principalmente com o pessoal da umbanda daqui.
É isso mesmo pessoas, façam um pequeno teste de perseguição: vai simplesmente na rua de casa e diga que é Ateu pra quem ainda não sabe e verá preconceito e perseguição de verdade 😂😂..... Sou Ateu convicto e já passei por isso
É ótimo ver esse tipo de discussão na internet! Não pelo tema, mas pela argumentação bem desenvolvida dos dois lados.. Sem pedantismo, acusações pessoais ou ofensas gratuitas. 'Debates' assim provam que somos mais inteligentes!
Muito bom ver um vídeo que não tenha propagandas a cada 3 minutos.
É muito polido esse menino Pirula, parabéns pela classe e postura numa discussão obviamente clara, admiro vossa paciência meu caro Doutor.
Um vídeo de 3 pirullas de duração!!!!! Ebaaa
Engraçado esse deus onipotente, extremamente poderoso, que controla tudo.... um deus que premia os "bons" e pune os "maus" implacavelmente.... mas se alguém faz uma piadinha ele precisa de uma legião de chorões para defendê-lo... ou torcer para que a piadinha seja feita para outro deus extremamente poderoso, que por alguma razão, também não consegue punir o piadista sozinho e precisa de uma legião de malucos fanáticos para ameaçar, matar.. etc...
É o "amor cristão" em seu auge na internet... a geração de bebês chorões, cuja maioria anda alardeando o quanto eles odeiam o "politicamente correto", mas se zoa com o amigo imaginário deles, prepare-se para a choradeira.... Pirula tem muita paciência, viu.... Puta que pariu....
Luis Di Vasca concordo plenamente, esse Deus é muito chorão
Eita, não imaginava que o Di Vasca fosse tão Toddynho assim! :-O
Corrigindo, Ele não precisa. Defendemos quem amamos, mesmo aqueles que podem se defender sozinhos; isso prova que nos importamos. Mas Deus não é responsável pela vontade dos cristãos de querer defendê-lo, isso é responsabilidade daqueles que o fazem. Mas o que ateus como você gostam de fazer é tirar a responsabilidade do ser humano sobre suas ações e colocar nas costas de um Deus, no qual vocês não acreditam; principalmente no que diz respeito às tragédias que acontecem no mundo.
Vou te ajudar: Procure a definição de "sarcasmo". Depois leia novamente meu comentário e, desta vez, tente encontrar o trecho em que eu "coloco a responsabilidade nas costas de um deus".
Emmanuel Araújo Cara, eu discordo de vc! Seu argumento agora se refere ao teorema de Epicuro, eu conheço bem isso, em que segue a linha de questionamento "porque Deus permite o mau no mundo?"
Só que pra quem conhece a palavra de Deus e acredita nela, sabe que Deus deu o livre-arbítrio pra suas criaturas fazerem uma escolha moral, de amar ou odiar o próximo, de respeitar ou não.
Se Deus impedir o mal de forma brusca como vc sugere ele estaria sendo contrário à sua própria criação e pensamento.
Apesar disso saiba que tudo que fazemos gera consequência, se vc decidir plantar um limoeiro, saiba que vc só irá colher limão. Assim funciona a justiça de Deus!
Isso não quer dizer que ele não se importa, muito pelo contrário. Isso não quer dizer que ele não ama.
Apesar de ter que concorda que ele não pode tudo, por exemplo ele não pode ser incoerente, ele não pode mentir.
Deus não tem um limite em seu poder mas tem um limite moral sobre o que ele pode fazer!
Eu sou ateu em segredo.
Detalhe
Meu irmão é gay e ele sabe da minha condição e também sabe que o caso dele é mais tranquilo.
Somos 2... e eu já tenho 29 anos, meu irmao tem 21, sei lá quando vou revelar. Phoda! :-\
+Jackson M eu pra minha mãe quando eu tinha uns 18 anos. umas das primeiras coisas que ela falou é que eu não seria ninguém nada vida. ela é tipo de mãe que se eu sai na rua já conta pra todo mundo, mas isso ela não contou pra ninguém.
Caralhu, pesado...
(Infelizmente é a realidade)
Como assim mais tranquilo? Gays são vistos como ateus por cristãos pelo simples fato de serem gays, agora some ser gay+ateu [mesmo inclusive o indivíduo não sendo] e veja o resultado
Além de que ateísmo é ainda muito mais particular que uma sexualidade
MELHOR NOTIFICAÇÃO ❤
Top 10 vídeos que envelheceram bem pra caralho
Sou ateu a uns 2 anos e n contei para meus familiares. Minha mãe é bem religiosa e certamente ficaria triste e n entenderia.
Estava procurando um podcast pra ouvir antes de dormir e tem um video com um pirulla de duração! Vai ser esse msm :D
Você é uma pessoa corajosa em falar desse assunto, religião para muitos é algo bastante sagrado, para pessoas que tem tal dogma. É triste por que sempre por mais certo que você esteja , vai acabar estando errado para aqueles que são cegos. Não se dão ao trabalho de refletir que sua religião é hipócrita também e não é tao boa quanto dizem ser. Só sabem reproduzir o que lhes dizem!
Eita, a cotação do tempo de um Pirula acaba de disparar
A parte da Arca, na vdd acredito que naquela época Noé não sabia das reais dimensões do mundo, e como toda a região em que vivia foi alagada ele acreditou que o mundo inteiro estava embaixo d'água, quando na vdd o evento seria apenas local, essa interpretação tb explica a parte dos animais, não era um casal de cada espécie na terra, provávelmente era cada uma das espécies daquela região, e tb provavelmente Noé não conhecia todos os bichos da região, então provavelmente tb não tinham tantos bichos em sua embarcação, e provavelmente o tamanho da embarcação e a duração do evento devem ter sido bem menores que o relatado, provavelmente o escritor de Genesis tinha um viés evidente, talvez nem intencionalmente, já foi provado que uma história oral sofre alterações durante as gerações, muitos creditam Moisés como escritor dos 5 primeiros livros, mas ele não viveu boa parte do que escreveu, caso tenha sido ele mesmo, e considerando a própria genealogia descrita na bíblia se passaram muitas gerações entre os dois, então provavelmente a história já chegou até ele deturpada, é claro que uns 95% dos cristãos não estão abertos a essa possibilidade, mas a busca pela verdade me fez buscar minha própria interpretação, tenho a premissa que a existência de um Deus precisa ser coerente com o mundo observável, então se esse ser existir ele necessariamente precisa ser coerente com o que diz a ciência, por isso gostei muito do seu canal quando o encontrei, pq se o conceito de Deus não estiver dentro da realidade ele não pode ser racionalmente levado a sério, é minha visão ao menos
Pirulla, sobre os cristãos que dizem que com religião não se brinca ou não se discute e que justificam o terrorismo: vivi boa parte da minha existência dentro de família católica e depois por vontades própria segui a religião evangélica. Não foram poucas as vezes em que em ambos os ambientes eu vi e ouvi piadas com religiões afros e espíritas. Até mesmo em termos de chacota... :/
Também posso confirmar o mesmo aqui nos terreiros de umbanda e umbandomblé que já fui, também vi gente do candomblé falando mal de cristãos e espiritas. É foda, no caso dos terreiros que eu ia metade do tempo da galera era dispersado em fazer piada ou zoar cristão, era um saco isso :(
Os cristãos que se sentem tão "vitimados" e "perseguidos" deviam então aprender com a situação e exercitarem a empatia com os outros grupos que também sofrem discriminação, como as mulheres, os negros, os pobres, os lgbtqs, os deficientes...seria um bom começo.
1:01:29 Pirula profético nessa parte, vim do futuro pra dizer q estou impressionado.
Comentando para engajar...
Aconselho que assistam o documentário "Fé e Fúria", filme de 2.019, dirigido por Marcos Pimentel.
"Vamos falar disso em podcast pq em vídeo n tem como ficar falando por uma hr ou mais" eles disseram
Sou ateu e moro na cidade Rio de Janeiro. Com muita sorte pude me revelar ateu e não sofrer nenhuma agressão física dos meus familiares, apesar de saber dessa realidade, o que acontece com os gays (mas não só por cristãos. Mesmo assim essa ideologia contribui, sim, pra intolerância, vendo que, no tempo que fui cristão, tive preconceitos que só foram mudados com a mudança de ideologia e maturidade, mas que antes disso essa intolerância era "apoiada" pelos pastores e familiares). O ponto aqui é que, hoje, o preconceito, pelo menos onde moro, é algo bem recorrente. Mal visto e tudo mais.
Mas caso alguém queira se adiantar e dizer que tou me vitimizando, quero relatar um caso que mostra que o preconceito contra o ateísmo pode levar a caso mais sérios. Por exemplo, quando me assumi ateu para um amigo e isso rodou a sala. Antes, eu era um aluno normal, nada de mais, mas depois disso algumas pessoas passaram a me olhar estranho e a não falar comido, tendo uma pessoa até começando uma briga física comigo sem motivo. E essa pessoa era uma das que me olhavam feio depois de saber. Se chama fanatismo. Tenho certeza de que se alguém me batesse, esse cara estaria se sentindo bem, o que me faz discordar do Yago nuns pontos. Tenho certeza de que muita gente ficou feliz por eu ter apanhado(nem tive tempo de resposta)
Até agora ninguém assistiu o vídeo completo.
Acabei de ver. Mas o tempo do comentário foi muito sagaz
Dá pra ver na velocidade x2 hahahah fica meio bizarro, mas dá pra ver
Da opara ver até mais rápido com extensão kkkk
Tive uma experiencia não muito boa por deixar transparecer meu ateísmo em público:
Comecei um trabalho freelancer em uma empresa, tudo ocorria muito bem e estava me relacionando bem com toda a equipe.
Um certo dia, um dos colegas de trabalho pediu meu Ipad emprestado para olhar alguns sites e acabei emprestando. Neste Ipad tinha instalado uma versão da bíblia que eu eventualmente usava para pesquisas. Logo ele perguntou se eu era católico ou evangélico e eu disse que era ateu. A partir deste dia, comecei a ter alguns problemas com este cara.
Acabei me afastando dele para esta história não se alastrar e me complicar no trabalho. Hoje tenho muito receio de falar sobre ateísmo em público.
Não é meu objetivo fazer generalizações absurdas. Não é minha intenção dizer que todos os cristãos são babacas como este cara.
Se não é terceirizado, então pra que apontar o profeta? Eu nunca vi nenhum cristão falar "Mexer com o deus cristão do amor é fácil, quero ver você fazer piada com Quetzalcoatl". Ademais, é meio desonesto do Yago dizer que foi hostilizado em algum ambiente sem dizer que ele ficou famoso com aquele discurso de que "se legalizar o casamento entre gays, vai legitimar a pedofilia". Não que hostilizar alguém por uma opinião não seja algo reprovável, mas dizer que é porque ele é cristão é forçar a barra, porque ele comparou gays com pedófilos.
Ele fez esse comentário? Eu fui muito educado respondendo esse vídeo dele então, se soubesse que o nivel dele era esse, não o trataria com tanta educação assim.
Filipe Bello Eu tava pensando que o Yago tinha soltado uma "pérola "...
Esses vídeos sao muito bons. O primeiro e esses 2. Eu Concordo com os pontos do pirula e entendo as pontuações do Yago. Mas vamos lá, ao que eu posso falar mais pessoalmente: a questão dos traficantes evangélicos e a destruição dos terreiros.
Eu sou do candomblé, iniciada e pessoalmente atacada.
1) "eles não são evangélicos/protestantes de verdade". Da mesma forma q o escocês que não bebe whisky não é escocês né? Os Guerreiros do Altar da Universal tbm não são? Tenho vários irmãos de Santo que foram EXPULSOS de cadas q moravam há 20 anos depois que os traficantes se converteram. Minha irmã não pode nem subir pra pegar as roupas e da filha depois q voltou da iniciação.
Não me entenda mal, eu não acho que a religião protestante seja "dumal" rs, mas não podemos simplesmente falar q eles "Não são de verdade" Só pq não são como vc. Dói, mas é essa dor q nos movimenta a fazer algo.
2) não tem prova que os terreiros foram destruídas por evangélicos? Como assim? E os vídeos dos PRÓPRIOS pastores quebrando tudo com a bíblia debaixo do braço?
Nós somos atacados sim
E nossos atacantes não são um mistério, não são fantasma do séc. Passado
Nossos atacantes se auto denominam cristãos
Nossos atacantes vivem em grandes construções e ganham muito bem. Esses podem não sujar as mãos, mas inflam aqueles que vão lá e fazem.
Meu irmão mais novo foi tirado de sala, no 5 ano, por estar com um fio de conta debaixo da blusa pq a professora falou que ia deixar o demônio dentro de sala.
Ela era evangélica.
Eu já fui retirada do meu local de votação por estar com fio de conta e pano da Costa.
Não venha dizer que "eles não são evangélicos" pq isso não muda as agressões, apenas tira o peso das suas costas
É sempre isso Florzinha, essa falácia do Escocês. De que não são Cristãos de verdade. Isso é problema deles. Como o Pirula Falou, podem não ser "critãos de verdade", mas se denominam cristão então pronto.
E se como o rapaz lá fez de falar que não sabe desses episódios é muita desonestidade, pois o tanto de caso que há por ai. Eu que já fui de igreja evangélica sei bem o que é o pastor falar que os simbolos de vocês são coisas satânicas etc etc.
O ep. do pastor Lucinho aqui de BH falando que ia dar pulão na festa do Pai veio e destruir a festa beira o absurdo.
Imagino bem o que você deve passar, sendo Ateu, sei bem o que é ser minoria.
Axé!
Lamento muito por isso. Como já disse, sou mórmon e também já ouvi muita bobagem sobre o caminho que escolhi, embora num nível bem menos intenso.
Espero que um dia chegue o tempo em que não precisemos passar mais por isso. Enquanto isso, lutemos por mais tolerância.
Pois é Florzinha :( é complicado o fato da galera não aceitar que tem mal elementos que são uma BOA PARTE do grupo deles e muitas vezes essas mesmas pessoas tentam utilizar dessa maldita falacia.
O neo-pentecostais aqui só vão mudar quando a sociedade criar culhão pra começar a impor a laicidade do estado na cultura da periferia, quando essa gente finalmente sacar que quebra estatua de terreiro é invadir a propriedade do outro, quando eles sacarem que a laicidade do Estado é mais importante que os meros desejos materiais que tem na religião deles.
Por sinal quando você diz "não considero protestante dumal" eu realmente digo que discordo de você fudidamente...okay, talvez "dumal" seja a palavra errada aqui, mas que existe um problema foda na crença deles tem, e é muito sério mesmo, e isso precisa ser mudado, mesmo que seja na base da força.
Ah, e não pense que a sua religião tbm tá isenta , eu sei que vocês aí do candomblé tem vários terreiros (do umbamdomblé tbm) que chegaram a fazer sacrifício de animal em algum momento, um ato que é francamente bárbaro e deve ser proibido.
Ps: tbm sou macumbeiro, mas não pratico barbaridades de sacrificar animais.
adonayshot
Eu nao creio que eles sejam ruins não. Nenhuma religião promove o ódio, quem faz isso são os líderes religiosos.
Sim, meu culto faz sacrifício animal sim. Mas honestamente vejo um abismo de diferença entre sacrificar um animal cujo o qual vc vai se alimentar depois e desalojar famílias de suas casas.
Sem tirar que o sacrifício animal é parte da liturgia do culto, se vc não concorda é só não participar.
Não batemos nas portas das pessoas perguntando se elas já sacrificaram um cabrito hoje.
E essa é uma análise de visão ética, sendo que quando vc analisa uma cultura da qual vc não faz parte, vc precisa utilizar uma visão êmica, para não cair em pré-conceitos estabelecidos na sua cultura de origem.
Vc é totalmente livre para não concordar com o sacrifício animal (de verdade). Mas tentar trabalhar a análise êmica nesses casos faz sentido.
Nem tudo pode ser completamente analisado olhando de fora.
(Desculpa os termoa técnicos, mas é q essa é a minha área de pesquisa)
Sou membra dos dois canais. Os dois trazem ótimas reflexões. Deus abençoe.
3 horas da manha e eu vendo video do Pirula. Como sempre um prazer imenso ouvir um discurso respeitoso e coerente, quando o assunto é abordado de forma coesa não importa sua duração. Parabéns
Parabéns Pirulla! Você produz um baita conteúdo de qualidade. O simples fato de fazer alguém pensar é espetacular da sua parte. Obrigado por todos os vídeos! (Vem pra Porto Alegre fazer palestra, obrigado)
ESPEREI ANSIOSAMENTE POR ISSO ❤
Foi por essas e outras que eu saí da Igreja Adventista com 23 anos de idade. Não entendia a hipocrisia de ser cristão e pregar o amor apenas a quem pensa de maneira igual. Eleições provaram isso. Gente que se diz cristão dizendo que bandido bom é bandido morto, que gay é falta de surra e que lugar de imigrante venezuelano é em país comunista. Nas pregações sobre o fim dos tempos os pastores falavam que os fieis iam ser perseguidos pela fé deles. Alguns diziam que seria uma perseguição catolica, outros diziam que seriam os ateus. Mas a realidade é evidente que, se houver tal perseguição, serão os extremistas das próprias igrejas evangélicas que vão ganhar mais poder do que deviam e vao exigir que todos pensem como eles.
Em tempo, ótimo canal, virei seu fã, Pirula!
"Isso aí é Jesus que faz eu não vou fazer" kkkkkkkkkkk, isso aí descreve perfeitamente todas as pessoas que seguem essa religião
Pqp pirula essas horas kkk vou ter que ver amanhã
E hoje sabemos que existem comunidades inteiras no Rio de Janeiro vivendo numa espécie de teocracia neopentecostal. Está acontecendo a passos largos!
Fonte: Vozes da minha cabeça.
o único youtuber que eu tenho paciência de dividir o vídeo em várias partes e ver em dias separados e ainda sair dele entendendo muito bem tudo que foi dito. cara, fenomenal seu trabalho. parabéns
Mais um vídeo espetacular, Pirula. Sobre os comentários do G1: é em ambientes como esse e demais sites como da Veja que dá para perceber como a escrotidão tomou conta da Internet, principalmente nos últimos anos.
11:07 Meus pais são ateus, e eu me convertir ao católicismo. Nos meus primeiros meses de cristão, tive medo de contar aos meus pais, por medo de ser julgado e zoado. Hoje sou um católico cada dia mais devoto.
O áudio ficou um pouco ruim em alguns momentos, acho que devido ao ventilador no quarto. Fora isso, excelente vídeo.
claro que não, você que vê maldade em todos lugares, esse feedback de qualidade e vídeo é excelente pra quem faz vídeo, comentário desnecessário foi o do senhor.
"Nenhum cristão está defendendo o uso da violência" Eu acho que isso aí acaba caindo na falácia do escocês.
Também vai ter gente que vai dizer que o Yago não é cristão simplesmente por não concordar com ele
Cara você é foda, na moralzinha, MT foda, consegue me entreter por uma hora e eu n fico quieto por 5 min, parabéns 👏👏👏👏👏
Religiões não tem como se ofenderem, somente pessoas. É a mesma coisa que ofender o câncer e o paciente ficar ofendido.
Pirula, eu sou um grande exemplo de uma pessoa que esconde o meu ateísmo, principalmente dos meus pais. Eu evito dizer q sou ateu, pois n quero ficar discutindo com os meus pais sem necessidade alguma
Quase desisti de ver por causa do tempo rsrsrs. Mas felizmente Comecei a assisti e fui até o final sem perceber. Parabéns pelo excelente vídeo.
Um desafio aos cristãos: você cristão abre a bíblia aleatoriamente e segue à risca o que estiver escrito, depois é minha vez. Quem for preso primeiro perde.
seria engraçado p caralho. Eu leria esse livro ou assistiria essa série.
melhor série do mundo
Aí depois caiu em 1 corintios 13
Pirulla, fale sobre Constelação Familiar, que é uma tendência muito crescente entre pessoas de crenças
"Foi eu, ele e foi a minha esposa tambem"
Muitas mulheres choraram nesse instante.
Samuel S. Almeida, só se elas não acompanham o canal, ele falou da esposa várias vezes.
Esse vídeo tem exatamente 2,6892241379310344827586206896552 Pirulas de duração.
pirula-time.me/
Esta coisa de os traficantes não são evangélicos de fato me parece muito a falácia do escocês verdadeiro.....
Dissociar Mão Tse Tung do ateísmo seria também uma falácia do escocês verdadeiro? Ou dizer que aquele cara ateu, o Davin Kelley que matou 26 fiéis a tiros e depois de matou não era ateu seria também essa falácia?
Será que dizer que os maus exemplos de ateus que há no mundo que cometeram atrocidades não representa o pensamento da maioria ateia é falácia do escocês verdadeiro?
Demais sksksks
Brasil 2021, e a previsão do Pirulla parecendo cada dia mais acertada.
Só que nem tanto.
Puts, essa parte de ter que esconder sua convicção baseada em evidências é complicado. Já perdi "amizades" e até namorada quando eu falei minha opinião sobre a religião. Então é muito complicado vc ter que "atuar" um personagem que concorda com as mais descabiveis falácias. 😓
No vídeo é comentado que ser ateu é bem complicado e eu sou um tipo de exemplo.
Eu escondi durante muito tempo meu ateísmo de todos, é quando falei, para eles o motivo era: você é muito novo pra entender, é só uma fase". Hoje, parte da minha família mais próxima sabe, porém não digo pra outras pessoas que acabo de conhecer que não sou cristão.
Primeira vez que vi a comparação entre os cristãos que dizem que quem zoa a religião recebeu o que merecia mesmo e os muçulmanos ditos moderados mas que acham certo os ataques contra o ocidente. Nunca tinha reparado, mas faz todo sentido, como criticar um muçulmano por ele achar certo quem faz piada com Mohamed ser morto se quando acontece com alguém que fez piada com o cristianismo dizem o mesmo.
Complicado mesmo essa questão de ser ateu/agnóstico em família cristã. Tanto é que assisto seus vídeos meio que na surdina, com fone e no celular, pois quando assisto na sala, com a família esporadicamente escutando e vendo o que assisto, sempre vem algum comentário desagradável deles.
Be Skeptical agnóstico pode ser ateu ou não e vice-versa
Com o perdão da expressão (afinal o tema é delicado, mas não posso me conter): Matou a pau, Pirula!! Parabéns pela eloquência, paciência e diplomacia (no bom sentido). Abraço
Grande parte dos cristãos tem complexo de perseguição, eles gostam de parecer que estão sendo perseguidos porque reafirma o que a bíblia diz... sentem que estão sendo criticados porque estão no caminho certo
Acredito que seja bastante relevante para a discussão recordarmos da recente comemoração pública, feita pelo pastor Valdemiro Santiago, diante da morte do Marcelo Rezende. Sem julgar se o pastor é cristão ou não, fato é que ele influência a atitude de milhões de pessoas.
Muito obrigado Pirula! Nunca mais vou repetir essa asneira de "Quero ver mexer com Maomé".
Eu normalmente não gosto destas coisas de refutando e trefutando fulano, mas tanto você como o Yago me ajudaram a melhorar meu pensamento.
A comparação com o valentão da escola foi ótima, entender que ao fazer a afirmação título do vídeo estou "deixando de reprovar" a ação do valentão foi o que mais me edificou nesses 4 videos (3 seus e 1 do Yago)
Pirula convém lembrar que no próprio UA-cam você vê comentários de cristãos usando ateu como palavra pejorativa. Agora um relato meu, eu já fui cristão e minha mãe não frequenta igreja, porém ela não é atéia, mas o pastor da minha igreja falou que ela iria pro inferno por que não frequentava a igreja, ele julgou ela como atéia.
PS: sei que nem todos pensam assim.
Mais um vídeocast Pirulístico. uhull \o/. Vamos que vamos!!
Fiz pipoca e tudo para assistir esse video. Estava esperando. Fenomenal!
1 hora de vídeo!? Isso sim é Pirula raiz! Parece até quando os escritores faziam um livro inteiro só de contra-argumentos.
Uma hora inteira só para dizer que o Yago usou a falácia do Escocês de Verdade umas 10 vezes e vc ainda explica e reexplica isso umas 10 vezes tbm?
Cara, tu é muito amigo desse mano...
youtubers miguxos sendo youtubers miguxos, fazer o que
Leonardo dos Santos Gomes e o Pirulla passou parte do tempo alisando as bolas do Yago.
Seu fosse o Yago aproveitava. Amigo assim tá raro!
Eu não achei que ele alisou as bolas... Só foi brou mesmo!
Leonardo dos Santos Gomes Respeito e educação, coisas que o anão de Embu desconhece.
Acredita que eu ouvi esses dias um padre dizendo na missa que passa na tv, que o estado laico é um erro. Que isso faz as pessoas se afastarem de deus. É lamentável
O foda é, que, vc tem que fazer um vídeo de 1 hora pra dar satisfação a um indivíduo sobre a crítica que vc fez sobre pessoas que criam inimigos baseados em seres místicos do qual vc jamais vai conseguir comprovar a existência do mesmo.
Só que os cristãos não sabem (a maioria) que "Alá" é o deus hebraico, igual no cristianismo o islã é uma reinterpretação do judaismo igual o cristianismo
É algo que eu venho percebendo, eles estão atacando mais a cultura do que a religião deles em si
Eu também "escondo" meu ateísmo da minha família, por mais que eles não sejam extremistas ficaria desconfortável nossa relação então procuro nem tocar no assunto. E realmente entre as pessoas ainda há um discurso MT forte de que religião é intocável, diversas vezes que faço questionamentos (as vezes até em tom de brincadeira), com meus amigos cristãos, alguns ficam indignados falando que não se discute religião e blá blá blá
Muito bem pontuado e colocado, Pirulla
Seus videos (tanto o primário, quanto as réplicas) foram muito equilibrados e instrutivos
Eu queria poder ser mais organizado e disciplinado pra poder ver seus videos e todos os links recomendados. Sinto q perco muito assistindo quase q exclusivamente ao seu canal
Mas tenho muita alegria de ter começado a seguir sua figura e seu vlog/canal desde o video de Belo Monte
Trabalhei na área de manutenção mecânica de usinas hidrelétricas e termelétricas na Cemig e seu video foi muito importante pra ver que não só os técnicos e engenheiros da área estavam contra essa monstruosidade q esta sendo Belo Monte
Muita satisfação em estar aqui te acompanhando e sempre colocando seus videos no "assistir mais tarde", pq n eh sempre q tenho internet boa, tempo que desejaria investir ou que posso fazer alguma coisa enquanto te escuto
Seu canal eh uma contribuição científica e social para o avanço das discussões no nosso país
Muito feliz de ser seu seguidor e de compartilhar tantas idéias semelhantes às suas. Não só isso, fico muito contente com o tanto que tenho aprendido com seus videos
UA-cam eh a minha TV (meio redundante, mas foda-se) e vc eh um dos meus canais prediletos
vi amigos mudarem de opinião na época quando descobriram que charlie hebdo, também satirizavam suas regiões
Sou ateu e também não vejo graça nessas piadas de religião, acho que é ser deselegante e rude com muitas pessoas ao mesmo tempo. Para mim essa fé não significa nada, mas para outros significa muito se não tudo. Portanto é um problema que não precisamos.
Somente o Pirula consegue demorar 5 minutos pra falar que o vídeo vai ficar meio longo... 😂😂😂
1 HORA DE VIDEO? PQP! Posta mais!