Explante, Explante Meu: A Doença do Silicone e a Necessária Jornada de Autoaceitação

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 гру 2024
  • No episódio mais recente do Podcast XPXT, adentramos em um tópico de extrema importância para a saúde e o bem-estar, ao receber a convidada Mariana Fortti, publicitária e autora do recém-lançado livro "Explante, Explante Meu". Neste episódio, Mariana compartilha sua história pessoal e profunda relação com os implantes de silicone, bem como as consequências devastadoras que eles tiveram em sua saúde e, crucialmente, o motivo pelo qual optou por realizar o explante, ou seja, a retirada desses implantes.
    Mariana, com formação em publicidade e uma carreira sólida em agências de publicidade, viu sua vida dar uma guinada em 2021 quando sua saúde começou a se deteriorar devido aos implantes de silicone. Ela decidiu pausar sua carreira para focar em sua recuperação e, durante esse período, tornou-se mãe e autora. No episódio, Mariana destaca a importância de se informar sobre a chamada "doença do silicone" - um assunto crítico para a saúde pública, afetando muitas mulheres. Ela também ressalta a carência de informações e campanhas educacionais sobre esse tema no Brasil e expressa seu desejo de ver grandes empresas abordando essa questão com mais amplitude.
    Mariana compartilha as motivações pessoais que a levaram a optar pela colocação de implantes de silicone. Ela explora três cenários que a influenciaram nessa decisão, incluindo um relacionamento abusivo que minou sua autoestima, a falta de reconhecimento em um ambiente de trabalho masculino dominante e a comercialização dos implantes como uma solução fácil e segura para problemas de autoestima e insatisfação com o próprio corpo.
    Mariana enfatiza que, apesar de os motivos variarem de uma mulher para outra, muitas vezes esses motivos subjacentes se assemelham. No entanto, ela ressalta que os implantes de silicone não são uma verdadeira solução para problemas de autoestima, já que a autoestima verdadeira se baseia no autoconhecimento, autoaceitação e autorespeito, não em mudanças estéticas.
    O título de seu livro, "Explante, Explante Meu," é uma alusão à famosa frase "Espelho, Espelho Meu", representando a relação que temos com nossa própria imagem e autorreflexão. Mariana discute a profunda ressignificação que as mulheres passam ao optar pelo explante, uma jornada de compreensão de seu valor, capacidades e merecimento, que se inicia na cura física da doença do silicone e culmina na cura emocional ao enfrentar os motivos subjacentes da decisão de colocar os implantes.
    No episódio, Mariana também levanta questionamentos importantes sobre a ética dos cirurgiões que recomendam implantes de silicone como solução para problemas de autoestima, cientes dos riscos para a saúde. Ela compartilha sua própria experiência, incluindo a terrível jornada de complicações após a colocação dos implantes e a dificuldade em encontrar respostas médicas.
    Este episódio mergulha profundamente no perigo do acúmulo de silicone no corpo ao longo do tempo, os sintomas associados à chamada "doença do silicone" e a importância do explante para a remoção das próteses e de suas cápsulas que podem conter silicone. É uma conversa impactante que lança luz sobre um tópico de saúde feminina que muitas vezes é negligenciado, abrindo espaço para uma discussão mais ampla sobre as implicações da cirurgia estética na saúde das mulheres.

КОМЕНТАРІ • 4

  • @LarissaGarbiatti
    @LarissaGarbiatti 11 місяців тому

    Ai que maravilhosa! Lancei meu livro em Abril desse ano sobre esse assunto de silicone. Mega feliz que mais mulheres estão nessa jornada! ❤❤❤❤

  • @praligiahfortti4452
    @praligiahfortti4452 Рік тому

    Muito importante esse conhecimento! 👏🏼👏🏼

  • @enf.adrianagouveia
    @enf.adrianagouveia Рік тому

    Obrigada e parabéns pela coragem em expor seu relato, com certeza tem ajudado e vai continuar ajudando muitas mulheres.
    .
    .
    Eu falo com tristeza, estou nos meus 4.1 e lá se vão 13 anos com silicone.
    Só esse ano 2023 através da Mari e da Página Perigos do Silicone que eu descobri o motivo do meu sofrimento e pude avaliar que desde a época que coloquei o silicone 1 ano depois iniciou os sintomas. Sinto como se tivesse com duas granad@s dentro de mim que vai explod*r a qualquer momento🥺 tenho sintomas que nunca tive antes das próteses e muitos desses sintomas e diagnósticos nunca teve nem mesmo no meu histórico familiar. Juntei economia por anos pra realizar o sonho de colocar silicone (quanta ignorância) hoje estou desempregada então não faço idéia de quando poderei tirar isso de mim. Quero recuperar mesmo que pouco, mas quero minha saúde de volta e voltar e voltar a ter qualidade de vida.
    .
    .
    SINTOMAS:
    Asma
    Fadiga
    Insônia
    Joanete
    Amnésia
    Lipedema
    Depressão
    Palpitações
    Pressão alta
    Unhas fracas
    Câncer de pele
    Ganho de peso
    Artrite no quadril
    Olheiras terríveis
    Queda de cabelo
    Sudorese noturna
    Ausência da libido
    Deficiência de ferro
    Deficiência de Vit D
    Problema intestinal
    Problema estomacal
    Sensibilidade auditiva
    Intolerância Alimentar
    Falta de concentração
    Dor nas juntas do corpo
    Inchaço em todo o corpo
    Alergia na pele (em todo corpo)
    Vários episódios de candidíase
    Pele do rosto extremamente envelhecido.
    Históricos de infecção de garganta que mesmo após 5 meses de cirurgia voltou pior, agora aguardando diagnóstico definitivo do cirurgião de cabeça e pescoço devido alteração da ressonância.
    .
    .
    Eu com mais de 20 sintomas (13 anos usando essas duas granad@s) estou tão cansada😢 todos os dias é uma luta diária que só eu e Deus sabemos, tem noites que peço a Deus pra não acordar.😭

  • @deisycruz5775
    @deisycruz5775 11 місяців тому

    Tem um cirurgião plástico em Curitiba que faz explantes há alguns anos e não faz mais implantes no mesmo período .