QUER ME AJUDAR A LEVAR MAIS DICAS E PROJETOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ? * Conheça o nosso Ebook "GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA", feito por mim com muito carinho para te ajudar: - encurtador.com.br/bgjG5 * Conheça também o nosso Curso Completo, onde te ensina TUDO o que precisa saber, para NUNCA MAIS precisar assistir os nossos videos do canal: - encurtador.com.br/jkF02
Sobre reduzir no motor, sempre faço isso, tanto descendo uma serra, como parando numa sinaleira ou passando por uma lombada. Minha camioneta é automática e ajuda bastante a parar o veículo, sem pisar forte no freio. O máximo de giro que deixo chegar é 4.000 RPM.
Na hora da redução, antes de tirar o pé da embreagem, de uma pisada funda e rápida no acelerador para sincronizar o giro do motor com o da transmissão. Isso fará o carro usar o freio motor sem dar tranco, é lindo, nem parece que você reduziu, porém, você sente o freio motor agindo.
@@galeriaf1534Isso deveria ser ensinado pra todo mundo, uma vez que muita gente não faz nem ideia que existe isso, eu sabia desde criança que isso existia pq minha família tem caminhoneiro e é uma paixão minha, por isso sempre soube dessa prática, sempre gostei de um escape direto e é impossível quem gosta não saber disso
Seria tipo na hora de reduzir de uma terceira pra segunda, mas a velocidade ainda um pouco alta pra uma segunda, eu piso na embreagem, reduzo na alavanca e antes de soltar a embreagem dou uma "bombada" no acelerador e na sequência vou tirando o pé da embreagem normalmente?
Este conteúdo é realmente incrível! Eu faço isso e consigo fazer cerca de 25 kms com um litro de diesel. Além disso as pastilhas de travão fizerem muito além de 100 mil kms e os discos quase 300 mil. Vale muito a pena!
@@rrdx23 É uma marca que não há no Brasil, mas pertence á GM. É um Opel Corsa C COSMO, modelo de 2005 com o motor 1.3 CDTI. Este motor, bem utilizado e com boa manutenção, têm uma fiabilidade sem limites. O meu têm 313 mil, mas já há muitos aqui com mais de 600 mil
@@carupdicasautomotivas Sim, sou mesmo de Portugal, mas acompanho alguns canais daí do Brasil, principalmente o seu! Aqui o consumo é em l/100 kms, por isso no meu caso seria 4/100 Vem mesmo, vais gostar muito de Portugal! Grande abraço e parabéns pelos excelentes videos 👍💪✌️
Deveria ser obrigatório as auto escolas ensinarem o uso do freio motor, já que temos placas de sinalização nas serras, e até mesmo pra evitar acidentes onde o motorista perde o freio do pedal. Eu sempre uso o freio motor junto com o freio do pedal, mas tirando o pé da embreagem de leve, de forma a controlar o RPM. 50% freio motor e 50% freio do pedal.
Pra vc vê q poucas pessoas sabem disso é só descer a serra para praia q vc vai vê aquele cheiro de freio queimado é um perigo ainda mais si o fluido de freio estiver vencido si esquentar muito acaba perdendo o freio por falta de conhecimento.
Qdo o carro for movido à gás os bicos também funcionam igual aos originais cortando o combustível qdo tira o pé do acelerador qdo a marcha estiver engatada.
Eu tinha medo de usar freio motor... Eu pensava que isso pombava o motor. Percebi ganho na economia de combustível justo pelo sistema chamado "Cut off", que corta o fornecimento de combustível quando a marcha está engrenada e vc para de usar o acelerador. Vídeo fera!!!! Liked. ✌🏻😎✌🏻
Valeu pela participação aqui no canal amigo! Vou deixar mais uma informação importante para você: ua-cam.com/video/A0vCyKlvQ50/v-deo.html Deixe sua participação por lá também. Abração
O problema não é chegar a altas rotações nas reduções. É ficar muito tempo em altas rotações. Eu já precisei fazer uma redução de marcha que o conta giros chegou a marcar 8.000 rpm num Gol EA-111 1.0. Mas não ficou aí por mais que 1 ou 2 segundos porque eu já estava freando forte o veículo pra evitar entrar no acidente grave que aconteceu à frente (e eu seria a bola da vez se não fizesse isso). Mas pra fazer essa redução forte de 5ª pra 2ª de uma vez (e evitar trancos no câmbio, eu levantei bastante o giro do motor até quase a rotação de corte. Tudo com muita suavidade e precisão. Consegui parar o veículo, ninguém se machucou (no meu veículo, pois no acidente da frente, a coisa foi bem feia). E deu tudo certo. Nem motor nem câmbio tiveram danos (eu imaginava que o motor logo ia cuspir uma biela, a embreagem ia pro saco ou coisa do tipo). Não sei por quanto tempo ele aguentaria esse tipo de redução de marcha. Mas graças a Deus, só precisei fazer isso uma vez. Mas é importante saber que dá pra fazer. Só evite ao máximo possível ficar nessa rotação crítica chamada red line por muitos por muito tempo.
Nas rodovias eu já deixo uma distância do carro da frente que quando ele pise no freio eu só tiro o pé do acelerador por causa da distância, e quando preciso frear já estou em baixa velocidade
Esse conteúdo é top, faço muito isso, já fui caminheiro herdei essa prática , mais é muito bom mesmo. Valeu Kléber, um feliz 2022. Estamos juntos 👏👏👏🙌🙌
Olha eu uso essa técnica no meu carro mas eu respeito o limite dele alguns colegas me falaram que não pode porque diminui a vida útil do motor do carro mas o instrutor da empresa que eu trabalho me disse que é bom o carro fica mais seguro nas mãos e econômico ótimo vídeo sucesso.
Eu faço a redução quando chega a 1.500 rpm, e subo a marcha ao chegar em 2.300 rpm. Na segunda e terceira marcha o carro até consegue andar partindo de 1.000 rpm, mas sem acelerar muito pra não forçar, ele sobe devagarinho de boa
esses dias tive que andar freiando só no freio motor... o cilindro de freio estourou na rua e fui direto pra oficina... quase 8 km... um outro colega viajou mais de 100km só no freio motor (ele tem o mesmo carro que eu e deu o mesmo problema).
Economizei bastante pastilha do kwid com essa conduta. Olha que esse carro e ruim de freio. Aprendi a dirigir assim e sigo! Na estrada e a melhor forma eu acho!
Tenho uma moto e uso bastante freio motor, comprei ela nova em 2017, ainda não troquei as pastilhas de freio dela e nem a relação, ela já está com 35 mil.
Ótimo vídeo gostei como sempre uma explicação objetiva e direta parabéns acompanho o seu canal.so tô com uma dúvida qual a macha recomendada pra freio motor numas descida andando na cidade e andado na estrada na pista dês de já agradeço
Cara ótima abordagem, parabéns pela explicação... Kleber, eu tenho uma dúvida sobre câmbio automático, sobre manter ele perfeito pelo maior tempo possível, eu já sei sobre a maneira correta de estacionar o carro, colocando em N, acionando o freio de estacionamento e só depois passar para o P, mas minha dúvida é: Quando vou sair com o carro para a frente, então destravei o carro, liguei e vou sair para a frente, eu devo passar a alavanca rápido do P para o D, tentando evitar o engate da ré que fica no meio do caminho? Ou o mais correto é passar pausadamente de P para R, deixar engatar o ré e só depois passar para o N e D? Parabéns pelo canal.
Como sempre ótimas dicas Kleber, vc trocou num assunto que eu conversei com um amigo esses dias pq ele estava descendo uma serra no carro dele um Corolla XEI, não sei o ano mais é com cambio CVT e na descida ele sempre reduzia uma marcha pela borboleta no volante e eu perguntei pq ele fazia isso já que o câmbio era CVT, aí ele disse que ajudava reduzir o consumo do carro fazendo isso, qual sua opinião?
Opa amigo, tudo bem? Sim, independente do tipo de câmbio, utilizar rotações acima de 1500 já possibilita o Cut Off da injeção eletrônica, e assim a economia de combustível. Também é claro a relação de marchas e rotação do motor serão o freio que ajudarão a manter a velocidade constante economizando freios e pneus. Um abração amigo
Apesar de preferir, percebi ao descer para o litoral que é muito difícil descer a serra em terceira marcha, pois para seguir o fluxo e não segurar a fila, é preciso estar em quarta marcha..
Isso é muito relativo ao trânsito, a relação de marchas do carro, tudo depende de cada situação, o intuito é evitar um aquecimento excessivo dos freios pq isso é muito perigoso, você se adequa a cada situação
@@ataide5776 sabe me dizer se é prejudicial descer a serra usando bastante o freio motor, digamos 2ª marcha com 5000rpm constante por exemplo? da uma sensação ruim kkk
@@romanikegler535 cara nao tem problema, mas se teu carro tiver como monitorar a temperatura é bom, pq 5000rpm constante vc tem q ver se tua v.termostatica nao ta travada e vai dar conta de resfriar o motor.
Qual velocidade máxima e rotação posso manter constante em uma viagem longa em um carro 1.0? Até 4500rpm para não forçar demais? Meu é um Renault kwid?
Então, tenho um 1.0 e quando reduzo num declive tipo para terceira, continua acelerado, tecido para segunda e diminui muito a velocidade, só que realmente sobe muito a rotação e o motor faz um barulho diferente (som de 1.0 com kit turbo), mantendo terceira preciso dos freios para diminuir o embalo.
O meu também faz isso, tem muitas situações que nem freio uso ou quando uso só uma beliscadinha pra matar o embalo pq as vezes não dá tempo reduzir só no freio motor
Meu carro é a diesel (S10) câmbio automático. Utilizo muito esse recurso do freio motor para auxiliar os freios, tomando sempre o cuidado de não permitir o excesso de rotação.. Há algum problema pelo fato do motor ser a diesel? Obrigado e um abraço!
Fala Kleber, blz? Vc poderia explicar como funciona o cut off no câmbio automático? O movimento das rodas chega até o motor igual acontece no câmbio manual?
Eu uso freio motor já há algum tempo auxiliando os freios do carro esperando sempre a rotação abaixo do limite,mas a minha dúvida é a seguinte,para reduzir marcha e usar o freio motor é necessário pisar na embreagem para reduzir marchas ou elas engatam marchas em sequência sem a embreagem freando o carro e reduzindo marchas ao mesmo tempo ?.meu carro é câmbio manual .
Meu mecânico falou que é um pouco perigoso ficar usando essa técnica, a correia dentada pode chegar a romper, principalmente se já tiver no final de vida útil.
Jovem isso não procede, se a correia quebrar é porque já estava com algum problema, e é mais uma técnica que deve ser utilizado de forma correta como qualquer outra.
Kleber, um vento muito forte pela traseira do veículo, pode afetar a temperatura do motor? Já discuti isso com colegas e não cheguei à uma conclusão. Obrigado
Kleber, tenho um Gol 1.0 2014/15. Quando uso o freio motor e deixo as rodas o motor, a central eletrônica já corta a injeção de combustível? Pergunto pois não é um carro "moderno" e com peças mais sofisticadas!
O que será que está acontecendo quando utilizo o freio-motor em descidas de serras e mesmo estando no LOW, o carro desce rápido, o giro sobe muito chegando a 6.000 rpm, e é perceptível que, o freio-motor não está segurando. O que será?
Muito doido um cara querer reduzir de quinta para segunda... Quebra o câmbio e/ou embreagem. Sim, quando vejo um sinal fechado à distância, vou reduzindo as marchas aos poucos. Tem só um lugar aqui (São Carlos - SP) onde a descida é tão acentuada que tenho de fazê-la em primeira...
Muito Obrigado Amigo! Vou Deixar mais um vídeo, não sei se já assistiu, mas gostaria muito da sua participação nele! ua-cam.com/video/Z7zOhgDTXzs/v-deo.html E SE QUISER ME AJUDAR A LEVAR MAIS DICAS E PROJETOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ E PARA AS PESSOAS E SÓ CONFERIR O LINK ABAIXO * Conheça o nosso Ebook "GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA", feito por mim com muito carinho para te ajudar: - abre.ai/carupebook * Conheça também o nosso Curso Completo, onde te ensina TUDO o que precisa saber, para NUNCA MAIS precisar assistir os nossos videos do canal: - abre.ai/carupcurso
o kleber eu desco a serra aqui de maresias litoral norte de sao paulo com meu new civic 2007 automatico entao as vezes eu esquerdo de mudar para o manual e acabo descendo no automatico mais sempre descendo devagar mesmo no automatico esta correto isso que estou fazendo ou e melhor na descida usar o manual na borboleta ali no volante
Valeu pelo vídeo. Uma dúvida: você comenta de reduzir a marcha em alta velocidade, mas e a situação contrária de reduzir a velocidade em marcha alta, para só então reduzir 2 ou 3 marchas? Desde já, valeu!
Pode fazer sim, o que não pode fazer é deixar cair muito o giro e a velocidade numa marcha alta, assim que você for freiando você reduz a marcha também
Eu uso muito o carro na cidade então dificilmente consigo ultrapassar os 60km/h. Quando vejo o semáforo fechando eu começo a reduzir, mediante algo parecido se tivesse engatando. Quando chego nos 40km/h o sistema aceita reduzir para quarta com mais facilidade, e assim vai indo... e quando estou chegando próximo do carro parado preciso freiar e deixo engatado na primeira. Seria isso o melhor?
O importante é sempre utilizar as trocas de marcha a seu favor, usando o mínimo de freio. Isto ajudar na economia de combustível e desgaste de pastilhas. Viu semáforo fechado ou carros, já tira o pé do acelerador e deixa o carro ir sozinho. Abração amigo
O ideal é você não deixar o giro subir demais, se tiver conta giro você use e abuse dele, mas os que não tem pelo barulho você escuta quando ele tá muito alto, alto que eu falo é acima de 4500 ou 5.000 num carro de 6.500 no máximo por exemplo, pra usar o cut off 2.000 RPM é certo que ele está ativo, tem carro que em 1.500 já é suficiente pra cortar o combustível
QUER ME AJUDAR A LEVAR MAIS DICAS E PROJETOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ?
* Conheça o nosso Ebook "GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA", feito por mim com muito carinho para te ajudar:
- encurtador.com.br/bgjG5
* Conheça também o nosso Curso Completo, onde te ensina TUDO o que precisa saber, para NUNCA MAIS precisar assistir os nossos videos do canal:
- encurtador.com.br/jkF02
Para moto e igual?
Sobre reduzir no motor, sempre faço isso, tanto descendo uma serra, como parando numa sinaleira ou passando por uma lombada. Minha camioneta é automática e ajuda bastante a parar o veículo, sem pisar forte no freio. O máximo de giro que deixo chegar é 4.000 RPM.
Na hora da redução, antes de tirar o pé da embreagem, de uma pisada funda e rápida no acelerador para sincronizar o giro do motor com o da transmissão. Isso fará o carro usar o freio motor sem dar tranco, é lindo, nem parece que você reduziu, porém, você sente o freio motor agindo.
Kkkk eu amo fazer isso, sempre que dá boto mesmo
@@ataide5776 é muito bom, principalmente pra fazer ultrapassagem na estrada, o condutor coloca na 3° marcha rapidinho e sofre menos na ultrapassagem
@@galeriaf1534Isso deveria ser ensinado pra todo mundo, uma vez que muita gente não faz nem ideia que existe isso, eu sabia desde criança que isso existia pq minha família tem caminhoneiro e é uma paixão minha, por isso sempre soube dessa prática, sempre gostei de um escape direto e é impossível quem gosta não saber disso
Eu uso o freio motor até pra passar sobre uma lombada e o freio convencional pra auxiliar
Seria tipo na hora de reduzir de uma terceira pra segunda, mas a velocidade ainda um pouco alta pra uma segunda, eu piso na embreagem, reduzo na alavanca e antes de soltar a embreagem dou uma "bombada" no acelerador e na sequência vou tirando o pé da embreagem normalmente?
Este conteúdo é realmente incrível! Eu faço isso e consigo fazer cerca de 25 kms com um litro de diesel. Além disso as pastilhas de travão fizerem muito além de 100 mil kms e os discos quase 300 mil. Vale muito a pena!
Nossa, que carro é?
@@rrdx23 É uma marca que não há no Brasil, mas pertence á GM. É um Opel Corsa C COSMO, modelo de 2005 com o motor 1.3 CDTI. Este motor, bem utilizado e com boa manutenção, têm uma fiabilidade sem limites. O meu têm 313 mil, mas já há muitos aqui com mais de 600 mil
É os nossos aqui não fazem isso não
Shoow meu amigo!!
Valeu a sua participação aqui no canal.
Espero em breve fazer uma viagem a Portugal. Acredito que você seja daí?
Abração amigo
@@carupdicasautomotivas Sim, sou mesmo de Portugal, mas acompanho alguns canais daí do Brasil, principalmente o seu! Aqui o consumo é em l/100 kms, por isso no meu caso seria 4/100
Vem mesmo, vais gostar muito de Portugal! Grande abraço e parabéns pelos excelentes videos 👍💪✌️
Na serra de Ubatuba por exemplo, tem que descer de segunda pra não esquentar o freio, e ficar sem freio depois.
Deveria ser obrigatório as auto escolas ensinarem o uso do freio motor, já que temos placas de sinalização nas serras, e até mesmo pra evitar acidentes onde o motorista perde o freio do pedal. Eu sempre uso o freio motor junto com o freio do pedal, mas tirando o pé da embreagem de leve, de forma a controlar o RPM. 50% freio motor e 50% freio do pedal.
Pra vc vê q poucas pessoas sabem disso é só descer a serra para praia q vc vai vê aquele cheiro de freio queimado é um perigo ainda mais si o fluido de freio estiver vencido si esquentar muito acaba perdendo o freio por falta de conhecimento.
Até que enfim alguém que explicou tudo sobre o freio motor ✌️👍
Muito bom saber que o que faço é correto: usar freio motor, reduzir as marchas gradualmente.
Qdo o carro for movido à gás os bicos também funcionam igual aos originais cortando o combustível qdo tira o pé do acelerador qdo a marcha estiver engatada.
Eu tinha medo de usar freio motor...
Eu pensava que isso pombava o motor.
Percebi ganho na economia de combustível justo pelo sistema chamado "Cut off", que corta o fornecimento de combustível quando a marcha está engrenada e vc para de usar o acelerador.
Vídeo fera!!!!
Liked. ✌🏻😎✌🏻
Tenho um automatizado e sempre que vou descer a serra eu coloco no manual e uso o freio motor, economiza muito freio e combustível. Ótimas dicas
Com os preços dos combustíveis tudo que puder fazer pra economizar tanto em combustível como desgaste dos freios e bem vindo parabéns pelo vídeo
muito bom, essa era minha dúvida, procurava uma resposta técnica assim. Obrigado.
Valeu pela participação aqui no canal amigo!
Vou deixar mais uma informação importante para você:
ua-cam.com/video/A0vCyKlvQ50/v-deo.html
Deixe sua participação por lá também.
Abração
Boa noite!
Muito bem lembrado!
Boa semana de trabalho!
O problema não é chegar a altas rotações nas reduções. É ficar muito tempo em altas rotações. Eu já precisei fazer uma redução de marcha que o conta giros chegou a marcar 8.000 rpm num Gol EA-111 1.0. Mas não ficou aí por mais que 1 ou 2 segundos porque eu já estava freando forte o veículo pra evitar entrar no acidente grave que aconteceu à frente (e eu seria a bola da vez se não fizesse isso). Mas pra fazer essa redução forte de 5ª pra 2ª de uma vez (e evitar trancos no câmbio, eu levantei bastante o giro do motor até quase a rotação de corte. Tudo com muita suavidade e precisão. Consegui parar o veículo, ninguém se machucou (no meu veículo, pois no acidente da frente, a coisa foi bem feia). E deu tudo certo. Nem motor nem câmbio tiveram danos (eu imaginava que o motor logo ia cuspir uma biela, a embreagem ia pro saco ou coisa do tipo). Não sei por quanto tempo ele aguentaria esse tipo de redução de marcha. Mas graças a Deus, só precisei fazer isso uma vez. Mas é importante saber que dá pra fazer. Só evite ao máximo possível ficar nessa rotação crítica chamada red line por muitos por muito tempo.
Nas rodovias eu já deixo uma distância do carro da frente que quando ele pise no freio eu só tiro o pé do acelerador por causa da distância, e quando preciso frear já estou em baixa velocidade
Esse conteúdo é top, faço muito isso, já fui caminheiro herdei essa prática , mais é muito bom mesmo.
Valeu Kléber, um feliz 2022.
Estamos juntos 👏👏👏🙌🙌
Valeeeu meu amigo!!!
Um feliz 2022 e que Deus te abençoe muitíssimo.
Abração
Eu uso o freio motor até pra passar na lombada e com o freio convencional pra auxiliar pra n forçar mto o cambio (manual)
Excelente, Kleber! 👊🏼🇧🇷
Deus conduza mais um ano dessa família abençoada! 🛐
Amém meu amigo!!!
Deus te abençoe muitíssimo também.
Abração
Olha eu uso essa técnica no meu carro mas eu respeito o limite dele alguns colegas me falaram que não pode porque diminui a vida útil do motor do carro mas o instrutor da empresa que eu trabalho me disse que é bom o carro fica mais seguro nas mãos e econômico ótimo vídeo sucesso.
Opa tô na área dica rápida com muita qualidade valeu meu engenheiro ótima dica só o ouro
Eu faço a redução quando chega a 1.500 rpm, e subo a marcha ao chegar em 2.300 rpm.
Na segunda e terceira marcha o carro até consegue andar partindo de 1.000 rpm, mas sem acelerar muito pra não forçar, ele sobe devagarinho de boa
amigao, nao fica rodando com rotações abaixo de 1500rpm que isso faz com que o motor nao seja lubrificado corretamente, vai prejudicar seu motor
Bleza esse assunto me ajudou muito e tirou minha dúvidas obrigado abraço
esses dias tive que andar freiando só no freio motor... o cilindro de freio estourou na rua e fui direto pra oficina... quase 8 km... um outro colega viajou mais de 100km só no freio motor (ele tem o mesmo carro que eu e deu o mesmo problema).
Faço isso,peguei o carro usado,e moro em sitio,as pastilhas ja estava no carro e lonas tbm,durou so comigo 20 mil km
usar o freio motor é o ideal, porem sim sobre carrega algumas peças, como tulipa e trizeta, omocinetica
Boa dica! Costumo usar sempre em carro automático mas em mecânico não.
Ótima assunto. FALA SOBRE TURBOS CAIPIRA, adaptação em carros para mais desempenho.
Economizei bastante pastilha do kwid com essa conduta. Olha que esse carro e ruim de freio. Aprendi a dirigir assim e sigo! Na estrada e a melhor forma eu acho!
Boa noite Kleber. Mais uma dica super importante sempre com conteúdo excelente. Adoro os seus vídeos. Jacques Klemz Blumenau SC
Valeu pelo vídeo eng. Kleber. Abraço
Conteúdo show de bola tenho aprendido mto ctg!! Tmj
Opaaa meu amigo fico muito feliz em poder te ajudar!
Conte comigo sempre
Abração
@@carupdicasautomotivas Eu que agradeço amigo, tbm produzo conteúdo automotivo...
Aaa o link do curso de mecânica automotiva ai não está funcionando!
Ótimos profissionais boas dicas Deus abençoe 🙏
Amém amigo!!!
Um abração
Tenho uma moto e uso bastante freio motor, comprei ela nova em 2017, ainda não troquei as pastilhas de freio dela e nem a relação, ela já está com 35 mil.
Muito bom Kléber, gostei desse seu aconselhamento
Ualll que top parabéns muito bom
Valeu amigo!
Abração
Ótimo vídeo gostei como sempre uma explicação objetiva e direta parabéns acompanho o seu canal.so tô com uma dúvida qual a macha recomendada pra freio motor numas descida andando na cidade e andado na estrada na pista dês de já agradeço
Cara ótima abordagem, parabéns pela explicação...
Kleber, eu tenho uma dúvida sobre câmbio automático, sobre manter ele perfeito pelo maior tempo possível, eu já sei sobre a maneira correta de estacionar o carro, colocando em N, acionando o freio de estacionamento e só depois passar para o P, mas minha dúvida é:
Quando vou sair com o carro para a frente, então destravei o carro, liguei e vou sair para a frente, eu devo passar a alavanca rápido do P para o D, tentando evitar o engate da ré que fica no meio do caminho? Ou o mais correto é passar pausadamente de P para R, deixar engatar o ré e só depois passar para o N e D?
Parabéns pelo canal.
Valeu Eng. Kleber, eu tenho 3 escricoes no seu canal, abraço.
Como sempre ótimas dicas Kleber, vc trocou num assunto que eu conversei com um amigo esses dias pq ele estava descendo uma serra no carro dele um Corolla XEI, não sei o ano mais é com cambio CVT e na descida ele sempre reduzia uma marcha pela borboleta no volante e eu perguntei pq ele fazia isso já que o câmbio era CVT, aí ele disse que ajudava reduzir o consumo do carro fazendo isso, qual sua opinião?
Opa amigo, tudo bem?
Sim, independente do tipo de câmbio, utilizar rotações acima de 1500 já possibilita o Cut Off da injeção eletrônica, e assim a economia de combustível.
Também é claro a relação de marchas e rotação do motor serão o freio que ajudarão a manter a velocidade constante economizando freios e pneus.
Um abração amigo
Eu uso sempre mais eu tenho dúvida se força muito o cambio (manual) msm sendo usado da forma correta em baixas rotações
valeu Cleber , sempre aprendendo . Gostaria de saber se um motor de 3 cilindros retificado totalmente terá duraçāo longa. obs. motor do kwid
Kleber ótima dica 👍 andar no carro no Punto morto faz mal? Qual é teu opinião
Apesar de preferir, percebi ao descer para o litoral que é muito difícil descer a serra em terceira marcha, pois para seguir o fluxo e não segurar a fila, é preciso estar em quarta marcha..
Isso é muito relativo ao trânsito, a relação de marchas do carro, tudo depende de cada situação, o intuito é evitar um aquecimento excessivo dos freios pq isso é muito perigoso, você se adequa a cada situação
@@ataide5776 sabe me dizer se é prejudicial descer a serra usando bastante o freio motor, digamos 2ª marcha com 5000rpm constante por exemplo? da uma sensação ruim kkk
@@romanikegler535 cara nao tem problema, mas se teu carro tiver como monitorar a temperatura é bom, pq 5000rpm constante vc tem q ver se tua v.termostatica nao ta travada e vai dar conta de resfriar o motor.
E essas mudanças mais frequentes podem afetar a vida embreagem. Claro que um pouco nao tem nada... mas se for muito frequente, ja viu ne
Qual velocidade máxima e rotação posso manter constante em uma viagem longa em um carro 1.0? Até 4500rpm para não forçar demais? Meu é um Renault kwid?
Então, tenho um 1.0 e quando reduzo num declive tipo para terceira, continua acelerado, tecido para segunda e diminui muito a velocidade, só que realmente sobe muito a rotação e o motor faz um barulho diferente (som de 1.0 com kit turbo), mantendo terceira preciso dos freios para diminuir o embalo.
O meu também faz isso, tem muitas situações que nem freio uso ou quando uso só uma beliscadinha pra matar o embalo pq as vezes não dá tempo reduzir só no freio motor
Tô de olho nessa dica valeu
Meu carro é a diesel (S10) câmbio automático. Utilizo muito esse recurso do freio motor para auxiliar os freios, tomando sempre o cuidado de não permitir o excesso de rotação.. Há algum problema pelo fato do motor ser a diesel?
Obrigado e um abraço!
Fala Kleber, blz? Vc poderia explicar como funciona o cut off no câmbio automático? O movimento das rodas chega até o motor igual acontece no câmbio manual?
Sim, é tudo igual
Uso freio motor tão naturalmente que meu freio dura muito. Hoje troquei peka primeira vez o disco do meu Logan, que já esta com 100k km
Não pode forçar a caixa de marcha fznd a redução? Obviamente utilizando o puntataco !!
Eu quero sim uma informação
Legal.
Campinas -- SP 04/01/22
Eu uso freio motor já há algum tempo auxiliando os freios do carro esperando sempre a rotação abaixo do limite,mas a minha dúvida é a seguinte,para reduzir marcha e usar o freio motor é necessário pisar na embreagem para reduzir marchas ou elas engatam marchas em sequência sem a embreagem freando o carro e reduzindo marchas ao mesmo tempo ?.meu carro é câmbio manual .
Kleber, as vezes o meu carro, eu sinto que o cambio fica meio "fofo", a alavanca, normalmente é na segunda marcha, sabe dizer oque poderia ser?
Meu mecânico falou que é um pouco perigoso ficar usando essa técnica, a correia dentada pode chegar a romper, principalmente se já tiver no final de vida útil.
Jovem isso não procede, se a correia quebrar é porque já estava com algum problema, e é mais uma técnica que deve ser utilizado de forma correta como qualquer outra.
Conversa sem fundamento, a correia sofre muito mais atrito e tensão quando está acelerando do que reduzindo
Quais dicas para quem trabalha com entrega e precisa ligar e desligar o carro em diferença de poucos minutos, andando muito em marcha lenta?
Não deveria desligar se for possivel.
Isso evita acidente
Tenho um City automático 1.5, ao descer a serra de Ubatuba pode deixar a rotação chegar até quanto Rpm que não possa dar problemas no câmbio ou motor
Muito bom o vídeo sempre tive essa dúvida mas em relação as embreagem não gera desgaste?
Não amigo, pois se mantém o sistema acoplado sem deslizamento e assim sem desgastes.
Abração
Ele trabalha com a rotação em 1000 tem ar condicionado sim mais para mim mesmo assim tá auto
Kleber, um vento muito forte pela traseira do veículo, pode afetar a temperatura do motor? Já discuti isso com colegas e não cheguei à uma conclusão. Obrigado
Óptimo conteúdo.cpts
Kleber, tenho um Gol 1.0 2014/15. Quando uso o freio motor e deixo as rodas o motor, a central eletrônica já corta a injeção de combustível? Pergunto pois não é um carro "moderno" e com peças mais sofisticadas!
Corta sim
O que será que está acontecendo quando utilizo o freio-motor em descidas de serras e mesmo estando no LOW, o carro desce rápido, o giro sobe muito chegando a 6.000 rpm, e é perceptível que, o freio-motor não está segurando. O que será?
Sinal que a marcha que vc botou não tem força pra segurar, precisa reduzir mais.
@@vandersonbraz grato pela informação.
Muito doido um cara querer reduzir de quinta para segunda... Quebra o câmbio e/ou embreagem. Sim, quando vejo um sinal fechado à distância, vou reduzindo as marchas aos poucos. Tem só um lugar aqui (São Carlos - SP) onde a descida é tão acentuada que tenho de fazê-la em primeira...
Posso passar na lombada sem usar embreagem celta
Boa noite eu uso muito ó moto como frei motor
Show amigo!
Abração
Excelente vídeo
Muito Obrigado Amigo!
Vou Deixar mais um vídeo, não sei se já assistiu, mas gostaria muito da sua participação nele!
ua-cam.com/video/Z7zOhgDTXzs/v-deo.html
E SE QUISER ME AJUDAR A LEVAR MAIS DICAS E PROJETOS EXCLUSIVOS PARA VOCÊ E PARA AS PESSOAS E SÓ CONFERIR O LINK ABAIXO
* Conheça o nosso Ebook "GUIA DEFINITIVO DE MANUTENÇÃO AUTOMOTIVA", feito por mim com muito carinho para te ajudar:
- abre.ai/carupebook
* Conheça também o nosso Curso Completo, onde te ensina TUDO o que precisa saber, para NUNCA MAIS precisar assistir os nossos videos do canal:
- abre.ai/carupcurso
O conceito é o mesmo pra moto?
o kleber eu desco a serra aqui de maresias litoral norte de sao paulo com meu new civic 2007 automatico entao as vezes eu esquerdo de mudar para o manual e acabo descendo no automatico mais sempre descendo devagar mesmo no automatico esta correto isso que estou fazendo ou e melhor na descida usar o manual na borboleta ali no volante
Só dicas top
Valeeeu
Dei like, inscrito.
Qual marcha uso pra ter uso do freio motor ?
Valeu pelo vídeo. Uma dúvida: você comenta de reduzir a marcha em alta velocidade, mas e a situação contrária de reduzir a velocidade em marcha alta, para só então reduzir 2 ou 3 marchas? Desde já, valeu!
Pode fazer sim, o que não pode fazer é deixar cair muito o giro e a velocidade numa marcha alta, assim que você for freiando você reduz a marcha também
Bom dia!
Posso utilizar condicionador de metais (metalmax), em um motor novo 1.6 de 16 válvulas do Renault Captur aspirado? Obrigado!
Não, e qual seria o objetivo ?
Nenhum fabricante recomenda adicionar nada. E normalmente perde a garantia.
Eu uso muito o carro na cidade então dificilmente consigo ultrapassar os 60km/h.
Quando vejo o semáforo fechando eu começo a reduzir, mediante algo parecido se tivesse engatando. Quando chego nos 40km/h o sistema aceita reduzir para quarta com mais facilidade, e assim vai indo... e quando estou chegando próximo do carro parado preciso freiar e deixo engatado na primeira. Seria isso o melhor?
O importante é sempre utilizar as trocas de marcha a seu favor, usando o mínimo de freio.
Isto ajudar na economia de combustível e desgaste de pastilhas.
Viu semáforo fechado ou carros, já tira o pé do acelerador e deixa o carro ir sozinho.
Abração amigo
Quando a luz da injeção fica acendendo e desligando pode ser o quê?o catalisador?
Pode ser diversas coisas amigo, e o principal pode ser combustível adulterado gerando falhas no motor.
Abração
Eu quando uso geralmente e de 3° a menos de 60 por hora
Show amigo!!
Eu tenho um gol G4 e ele tá muito acelerado o que fazer já levei na oficina o mecânico foi que esse gol e assim mesmo
troca de mecânico né
Bom dia Kleber carro pegueno tem freio motor
Todos, mas maior o motor, maior a potencia do freio motor.
Freio motor gasta mais gasolina principalmente em carro carburado, e força também a correia dentada, freio motor usar somente em descida de serra
Like garantido, top!
Show de bola
Valeu Vanderlei, abração amigo.
Se tem não conheço
eu tenho mania de reduzir de 5 pra 4 da 4 pra 3 da 3 pra 2 cambio manual de 100 kh ate chegar nus 30 por hora esta erado ?
Não
Eu tinha um Omega 2.0 mais o motor não conseguia segurar o peso dele
Com isso troquei as pastilhas com 175mil rodado
Opa meu amigo, excelente!!!
Ótima demonstração de resultados.
Abração
❤❤❤❤❤
E qual é a rotação máxima de cada marcha?
A limite do motor né.
Qual limite de giro..na redução de cambio manual?
3 ,4.000 rotações?
vai depender do motor, é o limite de giros dele mesmo.
O ideal é você não deixar o giro subir demais, se tiver conta giro você use e abuse dele, mas os que não tem pelo barulho você escuta quando ele tá muito alto, alto que eu falo é acima de 4500 ou 5.000 num carro de 6.500 no máximo por exemplo, pra usar o cut off 2.000 RPM é certo que ele está ativo, tem carro que em 1.500 já é suficiente pra cortar o combustível
Tá certo
Valeu meu amigo!
Abração
tendi !
Primeiro passo: Compre um sapato mocassim.
Segundo passo: Aprenda a executar a técnica Punta Tacco.
Não é necessário dirigir como O Ayrton Senna por aí não, pode fazer separadamente sem problema nenhum, só não pode estourar o giro
Desgastei o cochim do motor etios 2017 manual com esse freio no motor ! Fiz uma viagem d 4 dias e estava muito pezado
E como estava as condições da estrada amigo?
Abração
Seguindoooooooooooooooo
Valeeu Marcos
👍
Pois é....e pode ate arrebenta a correte de comando ou a correia dentada ne vdd?
Não. Porque aconteceria isso ?