#183

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лип 2024
  • Neste bitalk vamos descobrir se as escolas privadas são a chave para o sucesso, c/ Raúl Dantas Diretor Escolar no Colégio das Descobertas. Será que as escolas estão preparadas para as necessidades do futuro? 🚀 As crianças saem das escolas com pouca autoestima e autoconfiança? 😔 Os portugueses perderam a coragem? 👀 De onde vem a mania dos títulos de Sr. Doutor e Sr. Engenheiro? 🎓 O que leva uma escola privada a ser melhor que uma pública? 🏫
    Na imersão do universo educativo, Raúl emerge como um visionário comprometido com a constante reinvenção do processo educativo. Através da mensagem emblemática "Educar é assumir riscos", ele desafia os paradigmas convencionais, destacando a necessidade permanente de inovação na educação contemporânea.
    No Colégio das Descobertas, a educação transcende os limites do convencional, abraçando a tecnologia e a inovação como pilares fundamentais. Com iniciativas como "A Hora do Código", que introduz a robótica e a programação desde tenra idade, a escola proporciona aos seus alunos uma imersão enriquecedora no universo digital.
    A singularidade do Colégio das Descobertas estende-se além do currículo, abraçando práticas pedagógicas inovadoras. Desde o ano zero, uma fase de transição entre o jardim de infância e o ensino básico, até o uso de uniformes para minimizar vaidades, a escola procura constantemente novas abordagens para otimizar a aprendizagem e preparar as suas crianças para o futuro. Com manuais próprios e a adoção metodologias como a "Matemática de Singapura", aliados às sebentas diferenciadas de inglês para o primeiro ciclo, o Colégio das Descobertas destaca-se como um espaço de excelência educativa, moldando os líderes do amanhã com uma visão ousada e inovadora.
    Aqui ficam alguns dos melhores momentos:
    00:00 - Intro
    01:12 - Escolas não estão preparadas para o futuro
    04:10 - É preciso uma aldeia para educar uma criança
    06:07 - Revolução Educacional
    15:18 - Insegurança dos pais
    17:07 - Perdemos a coragem
    19:00 - Confundimos os erro com pecado
    25:28 - Conhecimento 🆚 Informação
    31:13 - A mania dos Sr. doutores e engenheiros
    34:03 - Professores com medo
    39:45 - Escolas Pública 🆚 Privadas
    47:35 - FRIGIDEIRA 🍳
    49:43 - Tempo a mais na sala de aula
    51:09 - As pessoas não pensam
    54:11 - Portugal entre os piores em obesidade
    55:44 - Escolas não ensinam o necessário
    1:03:18 - Alunos vendiam pizza na escola
    1:07:44 - Não se ensina coragem em Portugal
    1:17:06 - Resolvem-se com a educação
    1:24:37 - Matemática de Singapura
    1:33:44 - Ensino adaptado à nossa realidade
    Aproveitem para subscrever o nosso canal e ficarem a saber tudo sobre os nossos episódios: youtube.bitalk.pt
    Oiçam-nos no Spotify:
    spotify.bitalk.pt
    Oiçam-nos no Apple Podcasts:
    apple.bitalk.pt
    E sigam-nos nas redes sociais:
    • Instagram:
    instagram.bitalk.pt
    • TikTok:
    / bitalk_podcast
    • Linkedin:
    linkedin.bitalk.pt
    • Facebook:
    facebook.bitalk.pt
    Uma produção
    GAFFVisuals
    gaffvisuals.com/

КОМЕНТАРІ • 24

  • @claudiaducrkr1789
    @claudiaducrkr1789 Місяць тому +3

    Uma das melhores entrevistas que já ouvi! O Senhor professor Dantes foi excelente aprendi imenso! Obrigada
    Ps. Foi pouco interrompido e as perguntas foram muito pertinentes
    ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

  • @sergiopereira5414
    @sergiopereira5414 Місяць тому +3

    bom tema mas convinha um contraditório mais rico e pertinente. Há mil exemplos de coisas pouco reflectidas na entrevista, ex. a razão pela qual os alunos não podem usar um telemóvel em vez da calculadora é porque no telemóvel podem colocar tudo e mais alguma coisa (todo o tipo de cabulas etc...). há ideias boas na entrevista mas algumas enfim...

  • @danielagaspar5042
    @danielagaspar5042 Місяць тому +1

    🎉Fantástico

  • @234872231
    @234872231 Місяць тому +1

    "Uma criança para se educar precisa de uma aldeia inteira." Professor Vítor Frade

  •  Місяць тому +2

    Existem 2 grandes problemas transversais ao ensino público e privado. A desadequação do currículo escolar relativamente ás necessidades das pessoas e que a realidade exige; e o estilo de ensino que data da revolução industrial. Não me lembro de ter precisado nos últimos dias de saber sobre ciclos de vida de plantas, trigonometria ou estudo de funções matemáticas. Boa parte dos conteúdos curriculares a partir do 2º ciclo são no mínimo questionáveis do ponto de vista da importância ou interesse geral para a vida. Há temas muito importantes que nunca são abordados na escola, e muito tempo lecionado que serve a quase nada. Há portanto necessidade imperiosa de modificar estruturalmente o que se ensina. O outro grande problema é o estilo de "Comando " segundo Mosston. O espectro dos estilos de ensino elaborado por Mosston (1966) é composto da seguinte forma: a) Comandos; b) Tarefas; c) Avaliação Recíproca; d) Programação Individualizada; e) Descoberta Orientada; f) Solução de Problemas. A barreira da descoberta situada precisamente a meio deste espectro é o momento a partir do qual o tutor deixa de ter completo poder sobre o tema a ser aprendido. Mais de 90% das escolas nacionais, públicas e privadas, funcionam dentro do estilo "Comando" que privilegia o conhecimento de memorização sem a preocupação de qualquer verificação de modificação de comportamentos, que é o que verdadeiramente importa à educação. Existem poucos exemplos como a escola da Ponte, a escola Montessori ou Greenschool (internacional) que se situam à direita da barreira da descoberta e que portanto educam os seus alunos de forma a terem outras capacidades: resolução de problemas, criatividade, capacidade de pesquisar conhecimento com vista à resolução de projectos. Estes alunos só se dão mal quando vão para as Universidades que sem exceção, funcionam de forma expositiva. O resto são detalhes... ;)

  • @danielasofia9375
    @danielasofia9375 Місяць тому

    Gostei bastante desta conversa! Obrigada por exporem todo este conhecimento e partilharem as vossas ideias!! Cada vez mais é urgente fazer este forcing para que a educação comece a mudar e a melhorar em vários destes pontos.

  • @user-re8pc5vy5j
    @user-re8pc5vy5j Місяць тому

    Muito interessante. Concordo totalmente com a questão da geometria, nunca me serviu para nada. Estou a estudar design de produto na faculdade e os programas 3d são pouco ou nada explorados. Uma pesquisa rápida por oferta de emprego na minha área e deparo-me com o que? domínio total de certos programas 3d. Está também formatada para o trabalho numa empresa. Ninguém me ensina a lançar um produto próprio para o mercado ou lançar uma marca. Ninguém me ensina sobre patentear um produto. Ninguém me ensina empreendedorismo. Concluímos cada vez mais que a licenciatura de áreas criativas estão desatualizadas.
    Considero que o intuito da licenciatura hoje em dia sirva apenas para o estatuto, diploma e para networking, porque sinceramente tudo o que aprendi esta na internet e em muitos casos explicado por pessoas com maior conhecimento do que os meus professores. Felizmente muitas empresas já apreciam mais um bom portfólio do que propriamente um canudo.
    Obrigado pela conversa.

  • @rodriacsp
    @rodriacsp Місяць тому

    Muito interessante, tirando a tauromaquia mas percebi! O vinho é um excelente exemplo. O turismo também seria, etc

  • @natachaviana100
    @natachaviana100 Місяць тому +1

    A falta de médicos não se deve a falta de estudantes formados em medicina.... Deve se a não reterem profissionais competentes no serviço publico, e portanto a uma falta de tutores de internato o que torna difícil abrir vagas de formação especializada. Assim não se formam novos especialistas e torna se um ciclo vicioso. E a decadência dos serviços e continua e mais profissionais os abandonam. Portugal é dos países da UE com mais médicos per capita. Mas nao estão no serviço publico. Além disso há muito pouca literacia na saúde o que leva ao uso excessivo principalmente dos serviços de urgência, num sistema já debilitado.

  • @joselopes6698
    @joselopes6698 Місяць тому +3

    O ditado "É preciso uma aldeia para educar uma criança" é uma expressão de sabedoria popular que destaca a importância da comunidade no processo de educação e criação de uma criança. Embora a origem exata da frase não seja portuguesa, ela é frequentemente associada a provérbios africanos.

  • @TEkN0206
    @TEkN0206 Місяць тому

    Excelente conversa e convidado obrigado!

  • @nunoduarte6341
    @nunoduarte6341 Місяць тому

    Muito boa conversa, parabéns 🎉

  •  Місяць тому +2

    Um diretor de um colégio Português acha que os conteúdos curriculares em falta em Portugal são" A tauromaquia e o vinho, até porque a educação deve ser regional". Suporte básico de vida, literacia económica, política e saúde \gastronomia, estilo de vida não sedentário, arte a sério (não é o que existe), e outros temas não são preocupações. Alguém que perceba efetivamente de educação ? Com formação em Ciências da educação de preferência...

    • @martimdantas1462
      @martimdantas1462 Місяць тому

      E tu és oq ? 😂 a trabalhar para alguém q te “chupa” dinheiro e ainda tás a reclamar de alguém q qr mudar a educação ? Vê se mesmo q és inteligente

    •  Місяць тому

      Estou a ver. Mais um boi alcoólico ressentido com a ausência de tauromaquia e vinho nos currículos escolares. Um nacionalista que não sabe escrever na própria língua. "Tás" apresentado asno chegano analfabruto

  • @hcab43
    @hcab43 Місяць тому

    Alguém me sabe dizer qual o meio para se sugerir convidados? Obrigado

  • @chrissales3839
    @chrissales3839 Місяць тому

    Dizemos no Brasil que temos alunos do Sec XXI e professores do Sec XIX kkkkkkkkk

  • @mariocamoesas8795
    @mariocamoesas8795 Місяць тому +4

    Gostaria que alguém tivesse no programa para contrariar algumas das palermices que foram expressas no programa. Claro que a Geometria Descritiva é essencial e não só para a Arquitectura. Que falta de conhecimento.

    • @leogsantos5
      @leogsantos5 Місяць тому

      Mentiroso, não serve pa maioria dos alunos

  • @marcelogenin3016
    @marcelogenin3016 Місяць тому

    Nao. O fim do MEC é o caminho para o sucesso.

  • @Lince_X
    @Lince_X Місяць тому

    Hugo?

  • @CrazyCSCinema
    @CrazyCSCinema Місяць тому +1

    Os professores em Portugal, pelo menos na escola pública não permitem nada de interação nas aulas. Tive uma professora de filosofia, Isabel Mimoso, que permitia e toda a gente gostava das aulas. Hoje, o meu com dezasseis anos, diz que prefere aprender coisas na internet do que ir as aulas porque não aprende nada com os professores apenas a ler os livros. Não tenho moral para o contrariar porque tem razão.

  • @chrissales3839
    @chrissales3839 Місяць тому

    No Brasil nao falamos mais "funcionario" publico, usamos agora "servidor" público.