Talvez isto ajude: Não aderir a modas de comportamento; Não projetar uma vida falsa nas redes sociais; Não ser um chato politicamente correto (apenas tome cuidado para não ser um deselegante); Não ser seguidor de influencers bobos; Não achar que os adolescentes são os novos sábios do mundo; Não desprezar os mais velhos apenas porque eles não compreendem as novas tecnologias; Não bajular políticos; Não ser um militante chato; Não ter certeza de sua pureza moral; Não ser um inteligentinho; Não aderir a cancelamentos; Não ficar batendo boca com gente que você nem conhece na Internet; Não ser adepto da lacração; Não ser um narcisista arrogante; Não perder tempo no Twitter e redes afins;
Só faltou uma coisa para ficar perfeito... - Buscar viver uma vida não só para si, mas, também para os outros, em resumo: Ame o seu próximo como a si mesmo.
A carência, a competição, a necessidade de ser ouvido e de aprovação das pessoas vêm de uma dependência sistemática histórica que as pessoas sempre tiveram da sociedade. Seja por sobrevivência, conforto e prazer. Ninguém realmente se importa com a opinião dos outros. Elas só se preocupam em como a opinião dos outros pode afetar a vida dela. Se você refletir sobre a condição de vida no passado, você até pode considerar a justificativa de formar grupos e se importar com a opinião dos outros, pela escassez da técnica e de recursos. Mas hoje, o que justifica, por exemplo, a quantidade exorbitante de moradores de rua e famintos que temos no país com a maior extensão de terra fértil do mundo? Isso não tem nada ver com "até não sei quando quase todo mundo passava fome porque não tinha jeito". Isso já não é mais a realidade tem quase meio milênio. O que não existe é interesse de quem tem poder em libertar as pessoas.
A felicidade está nas pequenas coisas da vida no cotidiano. Quem fica forçando uma imagem de feliz nas redes socias (storys) com frases motivacionais, audios de coaching, auto ajuda... já sei que é uma pessoa bem infeliz. A pessoa que é realmente feliz, não perde tempo demonstrando para os outros, ela simplesmente é e pronto.
pra mim oq ele citou não é felicidade propriamente dita, e sim conforto e segurança. felicidade em si é um estado de espirito, que vem de estimulos de recompensa, e de prazer. Obviamente quem tem dinheiro, tem conforto e segurança quase que 100% garantidos além de mais acesso a possibilidades, tendo uma vida mais feliz.
No mundo de hoje temos muitas oportunidades de nos compararmos uns com os outros. Isso ajuda a causar essa sensação de infelicidade constante, a angústia de "todo mundo está se divertindo menos eu". O que falta durante o desenvolvimento das pessoas talvez seja se preparar para não se comparar com os outros, fazer das nossas referências apenas referências mesmo.
Para quem gosta de informação e conhecimento é o melhor momento da história. Isso tem me feito muito feliz. Muita informação de graça e de boa qualidade ao toque do dedo e muito rápida. Agora se seu negócio é ser apreciado pelo próximo, ter uma família tranquila e feliz, ser famoso, rico e bonito, para mim esse é o pior momento, muita concorrência que te obriga a ser o que vc não quer ser.
Felicidade é tão difícil. Tem que ter saúde, beleza, muito dinheiro, amar e ser amado, boa família, amigos verdadeiros, sucesso profissional... Quase utopia. É pra poucos.
Um grande vilão da felicidade é a inveja, as pessoas tendem a ver só o lado bom da vida alheia, a grama do vizinho sempre mais verde, vizinho está sempre viajando enquanto eu trabalho, os outros sempre levam uma vida aparentemente melhor e as pessoas acabam almejando isso, querendo isso pra si a qq custo e se não conseguem se sentem incapazes, infelizes e as redes sociais hj só pioraram essa questão. Pondé acertou em cheio, a felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia q não se dá o devido valor, ações q acabamos por fazer muitas vezes no automático, como cozinhar, não apreciar as paisagens dos trajetos, até um cumprimento educado às pessoas a nossa volta, por vezes a luta contra o tempo torna esses atos automáticos e acabamos perdendo essa simples essência q está ao alcance de todos.
Pior que a inveja é o egoísmo. Lembre-se que no Brasil vale muito a frase "O importante é levar vantagem em tudo, certo?". Então cada um faz tudo para se dar bem e o resto que se dane. Lembre-se que o Brasil é um dos países mais corruptos e violentos do mundo.
Esse final foi LINDO. A serenidade da convicção, no semblante do Pondé, sobre DESENCANAR DA FELICIDADE, mostra que ele é o maior filósofo/psicólogo do Brasil, na atualidade.
Quando reagimos a algo, tbm pensamos (consciente ou inconsciente), mas as pessoas muitas vezes ignoram o mental e levam em conta apenas o externo que em muitos casos não é possível controlar.
Um passo além e vc compreende que até mesmo a tua forma natural de reagir aos eventos é, em grande medida, incontrolável. Vc não escolhe as circunstâncias da tua vida assim como não escolhe ser quem vc é. A combinação aleatória das duas coisas é o que os antigos chamavam de destino. A ideia de que o homem está no controle do próprio destino é a ilusão dos modernos Se o livre-arbítrio é uma ilusão gigantesca, a margem de escolha real é estreitíssima. Levando em conta essa disparidade, sim, é possível escolher. Mas o processo é lento, o esforço é grande e o resultado, incerto
@@13letras Sim, nem tudo que as pessoas fazem, elas fazem pensando, mas por impulso, instinto, sobrevivência, etc; mas com os avanços da humanidade, as pessoas podem pensar mais. Se vc se auto conhecer e entender os motivos que te levaram a fazer tal coisa, é possível refletir sobre e ver o que dá pra evitar, retirar, manter, etc, o que não é exatamente controle total, mas é possível. Os homens tendem a correr mais riscos que as mulheres, então devido a essa condição e em situações de emergência, creio que eles eram um pouco mais irracionais que as mulheres, não pq tem menos capacidade de pensar, mas pq não dá pra pensar muito nessas horas, tem que agir rápido (depende do quão arriscado é e o tempo que tem pra resolver). Mas acho que tbm não é benéfico agir a todo momento sem pensar, assim como tbm pensar muito, não acontece nada. Hoje em dia, as mulheres agem por impulso tanto o quanto ou mais que os homens e em alguns casos pensam mais do que o suficiente (planejam muito, fazem muita estratégia, que ás vezes não resulta em nada). Apesar das pessoas se importarem cada vez mais com a psicologia e coisas do tipo, creio que ainda não levam muito à sério o suficiente.
@@Luisa.Carolina O primeiro passo para o autoconhecimento é entender que vc não passa de um animal regido por instintos primitivos, como todos os outros. Isso vai contra todo o movimento da cultura (e da religião) que, desde a primeira infância, tenta incutir na tua mente a ideia de que a humanidade é "superior" de alguma maneira. 90% da espécie humana é incapaz de sequer PERCEBER as ilusões criadas pela cultura. E os 10% capazes de autoreflexão estão condenados ao caminho longo, difícil e solitário da ovelha negra desgarrada do rebanho que, por vias tortas, acaba chegando às terras áridas da ciência e da filosofia. Ocorre que ninguém "escolhe" se apartar do rebanho. São as circunstâncias incontroláveis da vida que te levam a perder as ilusões e se desgarrar contra a própria vontade. Esse é o paradoxo da felicidade, na minha opinião. As pessoas felizes formam um grupo minúsculo (e aleatório) dentro do grande rebanho. São indivíduos que, por pura sorte, nunca levaram uma grande pedrada do destino, vivem a doce ilusão do livre-arbítrio, a ingênua certeza de que estão no controle da própria existência Os infelizes, por outro lado, formam a imensa maioria que leva pedradas todos os dias mas se recusa bravamente a abandonar as ilusões Já nós, os desgarrados, formamos uma minoria dispersa. Jamais voltaremos à felicidade ingênua que somente o autoengano proporciona. O máximo a que podemos aspirar é desviar da chuva de pedras pelo caminho
Em "Humano, Demasiado Humano", Nietzsche dá algumas "dicas" de como ter momentos felizes. Ter um "espirito livre" em uma sociedade profundamente adoecida e imagética é uma tarefa árdua; mas não desistam, busquem boas relações sólidas com outras pessoas, se não terão o mesmo fim do jovem Werther...
Eu encontrei felicidade na "mediocridade": antes achava que tinha que fazer faculdade/mestreado/doutorado, viajar o mundo, ter carro e casa foda, etc. Hj, só tenho meu apto com minha esposa e gatos, tentando manter um círculo de amizade razoável e contato com familiares. E tá bom demais, mais que o suficiente. Digo "medíocre" pq não é uma vida ruim, mas talvez bem aquém do que eu poderia correr atrás. Mas não, prefiro ter qualidade de vida (entenda como tempo para conviver com que eu acho que vale a pena e com o menor nível de responsabilidade possível)
Eu tbm vivo assim, hj tenho meu esposo, mas até antes de me casar já vivia assim, meu primeiro emprego ferrou com o meu psicólogico, dali em diante eu reprogramei minha mente, tenho curso superior, estudei numa faculdade conceituada, mas passei pros experiências tão traumáticas q senti o peso do que é não ter saúde mental, e hj eu prezo meu bem estar mental acima do que ter dinheiro ou ter bens materiais pra mostrar pros outros, vivo uma vida modesta, dentro das minhas possibilidades
Bem, vc estando bem aquém do que poderia correr atrás, já conseguiu mais do que metade dos que correram atrás do que vc antes achava que tinha que fazer. Muito cara formado hoje, fera, falando mais de uma língua, não tem apto, não consegue casar e nem criar gatos.
Meus bisavós foram escravos. Meus avós eram explorados na fazenda. Minha mãe foi doméstica aos 12 anos Eu vivo a melhor vida possível Esse é o melhor tempo pra quem não tem família rica há séculos
A questão é que as pessoas tentam ser felizes quase que a todo momento e por vezes, as pessoas fecham as portas para pessoas que poderiam contribuir à sua busca. A vida é só mera existência, cada um com suas experiências de fracassos e sucessos, não somos nada nesse mundo. Só somos alguém na medida que temos um alto poder de influência sobre algo ou alguém, como políticos, grandes empresários, guerreiros indomáveis, mentores de massas, construtores, etc. O mundo é uma grande engrenagem, como um relógio, somos uma pecinha dentro dela mas as pessoas querem se sentir a dona do relógio, é uma epidemia de narcisismo e egocentrismo jamais vista na humanidade.
Tudo bem ser apenas uma peça, um ser em meio ao exército de servidores, desde de que se tenha consciência desse fato e que essa situação não dure muito.
Felicidade é poder satisfazer suas necessidades básicas; sentiu frio, tem agasalho; sede, tem água; fome, tem comida, cansado/ cama tá ali, etc etc As outras coisas supérfluas tb são ótimas, mas são lucros.
A questao è que muitos acreditam na felicidade como uma condição, e isso não existe! Com o tempo se começa a entender que tudo aquilo que podemos obter são momentos / fragmentos de felicidade e isso pode estar muitas das vzs em um simples sorvete na beira de uma praia ou simplesmente sentado em um lugar observando a natureza. Só que hoje o conceito de felicidade estar relacionado a ter objetos e mais objetos e mais... Se matam de trabalho, se perde anos de vida no tráfico das cidades, se vive no estresse , in crise de nervos , ecc.. Muitas das vezes somente para obter mais coisas supérfluas para depois colocar nas vitrines da Internet con intenção de mostrar uma falsa felidade.
Não acho nada brega um pai querer ser participativo na vida de seu filho. Acho maravilhoso e desejo isso para todas as crianças q com certeza serão muito mais felizes se os tiverem por perto e se importando com eles.
1) "A felicidade é inútil" (Clóvis de Barros Filho). 2) "Ostra feliz não faz pérola" (Rubem Alves). Será que existe coisa mais chata do que gente tentando mostrar que é feliz?
É verdade, eu durante um período de infelicidade produzi pérolas e diamantes, dentro de experiências metafísicas. Doeu demais e ao mesmo tempo foi lindo.
O mundo não é chato, algumas pessoas que enchem o saco, é só se afastar. Realmente concordo, o básico do básico é muito importante . Hoje posso dizer que sou feliz, porque a felicidade vem de dentro, não depende de época, idade, do externo. Valeu sim esse vídeo
Sim, existe. Só deletar todas as redes sociais, cuidar da sua vida, da família e do trabalho. Nunca assistir TV aberta, principalmente a Globo. Com isso garanto 70% de felicidade na sua vida.
Por incrivel q prc experimentei isso esse dias foi surreal , a gente começa notar coisas ao nosso redo q a gente nem percebe quando possue rede social, internet etc.
Eu penso como Ponde a felicidade esta em tudo ter saúde se feliz no amor,família ter dinheiro uma casa boa pra mora ter sempre uma mesa farta e esta sempre bem consigo mesmo,mais infelizmente vai sempre falta alguma coisa dessas na nossa vida
Então Pondé, no meu caso, doeu demais e ao mesmo tempo foi lindo. A infelicidade por vezes tem suas faces digamos, positivas... Felicidade é um dia de sol na beira do mar ou em casa mesmo.
Desencana dessa idéia de ter que ser feliz....Quem sabe rola.... Genial Pondé, gosto demais de suas colocações, reflexões, sempre muito bem explanadas....
Felicidade não é conseguir tudo o que a gente quer, mas amar o que temos e sermos gratos por isso. Hoje temos mais possibilidades de ter saúde, conforto, segurança, com certeza itens importantes, mas não garantem a felicidade. Ela está dentro de nós mesmos e só depende de como vemos a vida.
A felicidade para mim é atribuída a autorrealização e sentido de viver. Estar situado em uma vida onde sabemos o que queremos, tendo um emprego bom e bons relacionamentos trazem uma vida de felicidade. Saber apenas que você não sofre mais do que outros não é motivo de felicidade. É importante estar consciente de como nossas ações e escolhas tem um impacto em nossa vida.
Partindo do pressuposto que a felicidade é momentânea, é possível, sim ter alguma felicidade durante a vida atualmente, assim como disse o professor (bem como em outras épocas). Entretanto escancarar uma falsa felicidade nas redes é uma piada.
A felicidade é algo subjetivo. O problema que enquanto a busca da felicidade ficar reservada em coisas materiais, ninguém nunca será plenamente feliz. Porque qdo vc conseguir o que queria para ser feliz, aquilo já não lhe trará mais felicidade, então vc vai buscar algo maior para ser feliz…e por aí vai. Vc entra na corrida dos ratos, e o que era para ser felicidade, torna-se o oposto. O segredo é viver a vida com minimalismo - assim como o Pondé mesmo disse, e deixar as coisas acontecerem seguindo o seu curso.
Na antiguidade, só havia em geral ignorância, tribalismo, intolerância e misticismo. Hoje temos opção de lazer e cultura. Mas é preciso valorizar a privacidade e a racionalidade.
Desencanar da felicidade.. é o que devemos fazer,olhamos sempre para a grama do vizinho, sempre insatisfeitos com a vida. Um mundo sem cobranças é maravilhoso.
Felicidade para mim, é algo que não existe..... Vivemos fazes, momentos, acontecimentos, que nos deixam alegres, esfusiantes, e etc.... E, sinceramente, eu penso, que a felicidade, não deveria existir mesmo! Se, com certos acontecimentos bons, alegres....... A humanidade (a maioria), não tem consciência com os outros e até consigo mesmo..... Não aprende com a dor e com os problemas do mundo, a mudar o seu proceder, continua a dar tiros nos próprios pés, achando, que estão no auge do apogeu que sempre desejou!..... O ser humano (minoria), só cresce através da dor, só se fortalece vivenciando tempos ruis, só aprende a se defender, quando se depara com o perigo e para se salvar, ou encara ou dança...... Por isso mesmo, que a felicidade não existe... E., não existe, em prol do próprio ser humano..... Eu só amadureci, aprendi algumas coisas, que são úteis para aguentar o peso da existência nesse planeta, através de "belos" sofrimentos..... E sou muito agradecida a Deus, por não ter me mimado, exatamente na faze, em que eu mais sofri..... E dou graças também, pelo fato do sofrimento não ter fim nesse mundo, pelo menos, sendo assim, muitos de nós se salvam!!!!
O marketing da felicidade é o que f.. #$@ com tudo. E a necessidade que algumas pessoas tem de inviabilizar a felicidade dos outros por entender que existe um momento específico na vida para ser feliz, que vc tem que passar por isso ou aquilo pra merecer ser feliz... acredite, tem gente se especializando em aplicar esse tipo de pensamento doentio por aí afora e fazendo muita gente abrir mão da felicidade pelo mínimo de dignidade que lhes resta. Felicidade, tristeza e etc fazem parte da natureza humana e não devem ser manipuladas como um mero produto. Concordo que quanto maior a idade mais provável o indivíduo ser cético em relação a essas coisas, mas... alguém mais jovem pode acumular uma série de experiências em um curto espaço de tem e se tornar muito mais cético que alguém mais velho... a vida é experiência e não idade. mas voltando ao assunto, a questão é: vc precisa ser feliz? Hj eu diria que não é algo necessário... penso inclusive que algumas pessoas só se sentem felizes porque esse sentimento esteve presente dentro de um certo equilíbrio ao longo de toda a sua vida, como deveria ocorrer naturalmente. Experimente não poder ser feliz por muito tempo e vc vai descobrir que felicidade não é uma necessidade. De qualquer forma, acho que a ideia minimalista exposta pelo Pondé é o mais próximo do que eu acredito existir em termos de sensação de felicidade.
Hoje as coisas estao muito melhores que o passado, é o povo que nao da valor! A vida que eu tenho e que meus avós e minha mae teve nem se compara! O povo quer viver ilusão e nao valoriza as coisas simples da vida! 😏
Eu vejo a urbanidade (vida de cidade) como algo ilusório, superficial e de baixa qualidade de vida (não no sentido financeiro, em outros aspectos), as pessoas não gostam de viver em campo ou coisas assim, quando eu falo disso com alguém, a pessoa geralmente acha o oposto (que natureza é beleza e beleza é superficial ou algo parecido). É uma pena nossa cultura desvalorizar isso (temos lugares turísticos, mas o modo de viver é meio diferente).
@@Luisa.Carolina Eu também amo a natureza! Tanto é que vou morar numa chácara daqui uns messes. Vou voltar a criar galinhas, plantar e etc. O que eu quis dizer na mensagem acima é que as pessoas não valorizam o simples fato de a gente ter o que comer e ter água encanada. Meus avós e minha mãe passaram muita fome, nasceram depois da 2 guerra mundial. O povo de hoje quer milhões de seguidores, carrão do ano e casona chic e ficam tristes por não terem isso e não valorizam uma simples máquina de lavar ou um fogão de gás. E como você disse são artificiais, não sabem que todos nós viemos da Natureza e pra ela voltaremos.
Eu trocaria a palavra “felicidade” por “Paz” ou “Harmonia”, pois somos invadidos a todo momento - mesmo sem querer - por absurdos e energias densas e complicadas. A não ser q vc opte por viver no meio do mato, sem contato c a dita civilização - o q tb é insuportável…sim, tá muito chato!
Felicidade pro Pondé no mundo atual, ao que entendi, é basicamente como ganhar na loteria... Pais que não sejam meio retardados e boas condições materiais que proporcione o básico e boa genética... estar cercado de boas pessoas... isso é ganhar na loteria da vida... No Brasil seria uma minoria privilegiada (os escolhidos por Deus), seria mais fácil ser feliz tendo nascido na Suíça ou Holanda...
Felicidade é ganhar na loteria da vida. A grande ilusão é acreditar que vc tem algum MÉRITO/CULPA por ter sido sorteado (ou não). O acaso é cego, portanto, a felicidade é rara. Somente a morte é certa.
Acredito que a chatice do mundo contemporâneo é o individualismo excessivo, as pessoas não tem mais aquela camaradagem que tinha antigamente. Lembro que eu ia com os meus amigos de a pé para as festas, hoje ninguém faz mais isso, todo mundo só quer saber de carro, moto e luxo. O capitalismo produziu tanta riqueza que acabou facilitando a vida demais de algumas pessoas e as deixou infelizes.
Acredito que a busca pela felicidade cause infelicidade! Pondé está popularizando uma pregação que sempre fiz, mas que sempre foi considerada esquisita. Não fui eu que inventei isso, mas aderi antes de se popularizar.
A modernina e o excesso de estímulos deturpou a nossa percepção do chato. Hoje o tédio é exclusividade e seletos grupos de seres humanos, grupos tribais, de fato experimentam o chato.
E possivel, mas dificil em ser alcancada, principalmente no BR, como ter excelente estabilidade financeira, ate mesmo relativa, nao ter pessoas toxicas lhe pertubando, resolver as pendencias na tranqulidade sem estresse, ter uma boa saude.....
Sim. É só ter higiene, e não se inserir no bueiro das baratas. Aliás, se existe um motivo pra felicidade contemporânea, é que você tem acesso a qualquer conhecimento e consegue fazer praticamente qualquer coisa sem precisar nem depender de ninguém.
Talvez isto ajude:
Não aderir a modas de comportamento;
Não projetar uma vida falsa nas redes sociais;
Não ser um chato politicamente correto (apenas tome cuidado para não ser um deselegante);
Não ser seguidor de influencers bobos;
Não achar que os adolescentes são os novos sábios do mundo;
Não desprezar os mais velhos apenas porque eles não compreendem as novas tecnologias;
Não bajular políticos;
Não ser um militante chato;
Não ter certeza de sua pureza moral;
Não ser um inteligentinho;
Não aderir a cancelamentos;
Não ficar batendo boca com gente que você nem conhece na Internet;
Não ser adepto da lacração;
Não ser um narcisista arrogante;
Não perder tempo no Twitter e redes afins;
Só faltou uma coisa para ficar perfeito...
- Buscar viver uma vida não só para si, mas, também para os outros, em resumo: Ame o seu próximo como a si mesmo.
Bravo!!
vou ate copiar e colocar em uym bloco de notas, muito bom
Parece o Pondé falando
ficou tão bom, que sinto que está faltando mais... KKKKK
Hoje em dia não dá pra falar uma frase sem pensar, tudo tem que ser calculado. Isso é muito cansativo.
Falou tudo !
Verdade,hj em dia vc não pôde opinar em nada que é criticado.
A carência, a competição, a necessidade de ser ouvido e de aprovação das pessoas vêm de uma dependência sistemática histórica que as pessoas sempre tiveram da sociedade. Seja por sobrevivência, conforto e prazer. Ninguém realmente se importa com a opinião dos outros. Elas só se preocupam em como a opinião dos outros pode afetar a vida dela. Se você refletir sobre a condição de vida no passado, você até pode considerar a justificativa de formar grupos e se importar com a opinião dos outros, pela escassez da técnica e de recursos. Mas hoje, o que justifica, por exemplo, a quantidade exorbitante de moradores de rua e famintos que temos no país com a maior extensão de terra fértil do mundo? Isso não tem nada ver com "até não sei quando quase todo mundo passava fome porque não tinha jeito". Isso já não é mais a realidade tem quase meio milênio. O que não existe é interesse de quem tem poder em libertar as pessoas.
Só falo na presença de um advogado
Se referido a internet ok. Mas na vida real, se for assim, veja bem que pessoas você escolheu para ser amigo e está próximo
A felicidade está nas pequenas coisas da vida no cotidiano. Quem fica forçando uma imagem de feliz nas redes socias (storys) com frases motivacionais, audios de coaching, auto ajuda... já sei que é uma pessoa bem infeliz. A pessoa que é realmente feliz, não perde tempo demonstrando para os outros, ela simplesmente é e pronto.
Felicidade é paz de espírito. Vem de dentro para fora, independe do tempo.
Fora que chegamos a era do cancelamento, e muitos saem insjustiçados sem realmente ter tido a intenção de tal ato..
pra mim oq ele citou não é felicidade propriamente dita, e sim conforto e segurança. felicidade em si é um estado de espirito, que vem de estimulos de recompensa, e de prazer. Obviamente quem tem dinheiro, tem conforto e segurança quase que 100% garantidos além de mais acesso a possibilidades, tendo uma vida mais feliz.
Resumindo, viver um dia por vez e ser contente com o que tem valorizado as coisas pequenas.
No mundo de hoje temos muitas oportunidades de nos compararmos uns com os outros. Isso ajuda a causar essa sensação de infelicidade constante, a angústia de "todo mundo está se divertindo menos eu". O que falta durante o desenvolvimento das pessoas talvez seja se preparar para não se comparar com os outros, fazer das nossas referências apenas referências mesmo.
Essa parte da idade do Pondé é a da doença me pegou. Pondé sempre assertivo.
“Desencana da felicidade, quem sabe rola…” ❤
Pois é, parafraseando alguém, não sei quem, " ficar sempre buscando a felicidade é um saco"
Só é feliz de verdade quem nasceu na Bahia . 😂 Eu sou paranaense !
Para quem gosta de informação e conhecimento é o melhor momento da história. Isso tem me feito muito feliz. Muita informação de graça e de boa qualidade ao toque do dedo e muito rápida. Agora se seu negócio é ser apreciado pelo próximo, ter uma família tranquila e feliz, ser famoso, rico e bonito, para mim esse é o pior momento, muita concorrência que te obriga a ser o que vc não quer ser.
A facilidade demasiada é tremendamente chato
3 refeições ao dia de boa qualidade ❤
Felicidade é tão difícil. Tem que ter saúde, beleza, muito dinheiro, amar e ser amado, boa família, amigos verdadeiros, sucesso profissional... Quase utopia. É pra poucos.
Um grande vilão da felicidade é a inveja, as pessoas tendem a ver só o lado bom da vida alheia, a grama do vizinho sempre mais verde, vizinho está sempre viajando enquanto eu trabalho, os outros sempre levam uma vida aparentemente melhor e as pessoas acabam almejando isso, querendo isso pra si a qq custo e se não conseguem se sentem incapazes, infelizes e as redes sociais hj só pioraram essa questão.
Pondé acertou em cheio, a felicidade está nas pequenas coisas do dia a dia q não se dá o devido valor, ações q acabamos por fazer muitas vezes no automático, como cozinhar, não apreciar as paisagens dos trajetos, até um cumprimento educado às pessoas a nossa volta, por vezes a luta contra o tempo torna esses atos automáticos e acabamos perdendo essa simples essência q está ao alcance de todos.
Pior que a inveja é o egoísmo. Lembre-se que no Brasil vale muito a frase "O importante é levar vantagem em tudo, certo?". Então cada um faz tudo para se dar bem e o resto que se dane. Lembre-se que o Brasil é um dos países mais corruptos e violentos do mundo.
Esse final foi LINDO. A serenidade da convicção, no semblante do Pondé, sobre DESENCANAR DA FELICIDADE, mostra que ele é o maior filósofo/psicólogo do Brasil, na atualidade.
Nós não controlamos a maioria das coisas que acontecem ao nosso redor, mas podemos escolher como reagimos a esses eventos.
Quando reagimos a algo, tbm pensamos (consciente ou inconsciente), mas as pessoas muitas vezes ignoram o mental e levam em conta apenas o externo que em muitos casos não é possível controlar.
Um passo além e vc compreende que até mesmo a tua forma natural de reagir aos eventos é, em grande medida, incontrolável. Vc não escolhe as circunstâncias da tua vida assim como não escolhe ser quem vc é. A combinação aleatória das duas coisas é o que os antigos chamavam de destino. A ideia de que o homem está no controle do próprio destino é a ilusão dos modernos
Se o livre-arbítrio é uma ilusão gigantesca, a margem de escolha real é estreitíssima. Levando em conta essa disparidade, sim, é possível escolher. Mas o processo é lento, o esforço é grande e o resultado, incerto
@@13letras Sim, nem tudo que as pessoas fazem, elas fazem pensando, mas por impulso, instinto, sobrevivência, etc; mas com os avanços da humanidade, as pessoas podem pensar mais. Se vc se auto conhecer e entender os motivos que te levaram a fazer tal coisa, é possível refletir sobre e ver o que dá pra evitar, retirar, manter, etc, o que não é exatamente controle total, mas é possível. Os homens tendem a correr mais riscos que as mulheres, então devido a essa condição e em situações de emergência, creio que eles eram um pouco mais irracionais que as mulheres, não pq tem menos capacidade de pensar, mas pq não dá pra pensar muito nessas horas, tem que agir rápido (depende do quão arriscado é e o tempo que tem pra resolver). Mas acho que tbm não é benéfico agir a todo momento sem pensar, assim como tbm pensar muito, não acontece nada. Hoje em dia, as mulheres agem por impulso tanto o quanto ou mais que os homens e em alguns casos pensam mais do que o suficiente (planejam muito, fazem muita estratégia, que ás vezes não resulta em nada). Apesar das pessoas se importarem cada vez mais com a psicologia e coisas do tipo, creio que ainda não levam muito à sério o suficiente.
@@Luisa.Carolina O primeiro passo para o autoconhecimento é entender que vc não passa de um animal regido por instintos primitivos, como todos os outros. Isso vai contra todo o movimento da cultura (e da religião) que, desde a primeira infância, tenta incutir na tua mente a ideia de que a humanidade é "superior" de alguma maneira. 90% da espécie humana é incapaz de sequer PERCEBER as ilusões criadas pela cultura. E os 10% capazes de autoreflexão estão condenados ao caminho longo, difícil e solitário da ovelha negra desgarrada do rebanho que, por vias tortas, acaba chegando às terras áridas da ciência e da filosofia.
Ocorre que ninguém "escolhe" se apartar do rebanho. São as circunstâncias incontroláveis da vida que te levam a perder as ilusões e se desgarrar contra a própria vontade. Esse é o paradoxo da felicidade, na minha opinião.
As pessoas felizes formam um grupo minúsculo (e aleatório) dentro do grande rebanho. São indivíduos que, por pura sorte, nunca levaram uma grande pedrada do destino, vivem a doce ilusão do livre-arbítrio, a ingênua certeza de que estão no controle da própria existência
Os infelizes, por outro lado, formam a imensa maioria que leva pedradas todos os dias mas se recusa bravamente a abandonar as ilusões
Já nós, os desgarrados, formamos uma minoria dispersa. Jamais voltaremos à felicidade ingênua que somente o autoengano proporciona. O máximo a que podemos aspirar é desviar da chuva de pedras pelo caminho
Em "Humano, Demasiado Humano", Nietzsche dá algumas "dicas" de como ter momentos felizes. Ter um "espirito livre" em uma sociedade profundamente adoecida e imagética é uma tarefa árdua; mas não desistam, busquem boas relações sólidas com outras pessoas, se não terão o mesmo fim do jovem Werther...
“Desencana da felicidade! Quem sabe rola…” - eis um belo título para o próximo livro do Pondé. 😁
@lucasnapoli , bom tema para um discurso no seu canal, aliás excelente canal 👏🏻👏🏻👏🏻
Valeu, Silvana! Ótimo tema mesmo!
@@silvana7479
Concordo
Eu encontrei felicidade na "mediocridade": antes achava que tinha que fazer faculdade/mestreado/doutorado, viajar o mundo, ter carro e casa foda, etc.
Hj, só tenho meu apto com minha esposa e gatos, tentando manter um círculo de amizade razoável e contato com familiares. E tá bom demais, mais que o suficiente.
Digo "medíocre" pq não é uma vida ruim, mas talvez bem aquém do que eu poderia correr atrás. Mas não, prefiro ter qualidade de vida (entenda como tempo para conviver com que eu acho que vale a pena e com o menor nível de responsabilidade possível)
Isso é maturidade.
Parabéns!
Relacionamentos verdadeiros contêm uma riqueza maior do que títulos acadêmicos ou conquistas profissionais. Escolha sábia a sua.
Eu tbm vivo assim, hj tenho meu esposo, mas até antes de me casar já vivia assim, meu primeiro emprego ferrou com o meu psicólogico, dali em diante eu reprogramei minha mente, tenho curso superior, estudei numa faculdade conceituada, mas passei pros experiências tão traumáticas q senti o peso do que é não ter saúde mental, e hj eu prezo meu bem estar mental acima do que ter dinheiro ou ter bens materiais pra mostrar pros outros, vivo uma vida modesta, dentro das minhas possibilidades
Bem, vc estando bem aquém do que poderia correr atrás, já conseguiu mais do que metade dos que correram atrás do que vc antes achava que tinha que fazer. Muito cara formado hoje, fera, falando mais de uma língua, não tem apto, não consegue casar e nem criar gatos.
Meus bisavós foram escravos. Meus avós eram explorados na fazenda. Minha mãe foi doméstica aos 12 anos
Eu vivo a melhor vida possível
Esse é o melhor tempo pra quem não tem família rica há séculos
A questão é que as pessoas tentam ser felizes quase que a todo momento e por vezes, as pessoas fecham as portas para pessoas que poderiam contribuir à sua busca. A vida é só mera existência, cada um com suas experiências de fracassos e sucessos, não somos nada nesse mundo. Só somos alguém na medida que temos um alto poder de influência sobre algo ou alguém, como políticos, grandes empresários, guerreiros indomáveis, mentores de massas, construtores, etc. O mundo é uma grande engrenagem, como um relógio, somos uma pecinha dentro dela mas as pessoas querem se sentir a dona do relógio, é uma epidemia de narcisismo e egocentrismo jamais vista na humanidade.
Tudo bem ser apenas uma peça, um ser em meio ao exército de servidores, desde de que se tenha consciência desse fato e que essa situação não dure muito.
Vivemos numa sociedade do cansaço segundo Byung-Chul Han. Pensamos que precisamos estar sempre fazendo algo útil senão achamos que perdemos tempo.
Felicidade é poder satisfazer suas necessidades básicas; sentiu frio, tem agasalho; sede, tem água; fome, tem comida, cansado/ cama tá ali, etc etc As outras coisas supérfluas tb são ótimas, mas são lucros.
Vou no básico: depende do seu "mundo"!
A questao è que muitos acreditam na felicidade como uma condição, e isso não existe! Com o tempo se começa a entender que tudo aquilo que podemos obter são momentos / fragmentos de felicidade e isso pode estar muitas das vzs em um simples sorvete na beira de uma praia ou simplesmente sentado em um lugar observando a natureza. Só que hoje o conceito de felicidade estar relacionado a ter objetos e mais objetos e mais... Se matam de trabalho, se perde anos de vida no tráfico das cidades, se vive no estresse , in crise de nervos , ecc.. Muitas das vezes somente para obter mais coisas supérfluas para depois colocar nas vitrines da Internet con intenção de mostrar uma falsa felidade.
Concordo plenamente!!! Ser feliz é ter esse espaço do acolhimento, você está num ambiente de troca!!!
Não acho nada brega um pai querer ser participativo na vida de seu filho. Acho maravilhoso e desejo isso para todas as crianças q com certeza serão muito mais felizes se os tiverem por perto e se importando com eles.
Bom dia!!! Obrigada Pondé por vir aqui nos lembrar do prático do cotidiano ❤
1) "A felicidade é inútil" (Clóvis de Barros Filho).
2) "Ostra feliz não faz pérola" (Rubem Alves).
Será que existe coisa mais chata do que gente tentando mostrar que é feliz?
É verdade, eu durante um período de infelicidade produzi pérolas e diamantes, dentro de experiências metafísicas. Doeu demais e ao mesmo tempo foi lindo.
O mundo não é chato, algumas pessoas que enchem o saco, é só se afastar. Realmente concordo, o básico do básico é muito importante . Hoje posso dizer que sou feliz, porque a felicidade vem de dentro, não depende de época, idade, do externo. Valeu sim esse vídeo
Essa definição de felicidade minimalista foi perfeito
Sim, existe. Só deletar todas as redes sociais, cuidar da sua vida, da família e do trabalho. Nunca assistir TV aberta, principalmente a Globo. Com isso garanto 70% de felicidade na sua vida.
Por incrivel q prc experimentei isso esse dias foi surreal , a gente começa notar coisas ao nosso redo q a gente nem percebe quando possue rede social, internet etc.
o mundo nao tá chato, tá igual sempre. é só não se importar e fazer oq achar melhor. cada um escolhe como reagir.
O mundo é dos fortes e mais adaptáveis justamente são eles que são os mais generosos
Eu penso como Ponde a felicidade esta em tudo ter saúde se feliz no amor,família ter dinheiro uma casa boa pra mora ter sempre uma mesa farta e esta sempre bem consigo mesmo,mais infelizmente vai sempre falta alguma coisa dessas na nossa vida
Então Pondé, no meu caso, doeu demais e ao mesmo tempo foi lindo. A infelicidade por vezes tem suas faces digamos, positivas... Felicidade é um dia de sol na beira do mar ou em casa mesmo.
Comecei a ler o "Desejo de Status - Alain de Botton" que você indicou numa palestra, Pondé. É um ótimo livro para refletir sobre esse tema.
Ou vemos tudo como um milagre ou vemos como não existindo milagre nenhum, eu fico com a primeira opção!
Desencana dessa idéia de ter que ser feliz....Quem sabe rola....
Genial Pondé, gosto demais de suas colocações, reflexões, sempre muito bem explanadas....
Felicidade não é conseguir tudo o que a gente quer, mas amar o que temos e sermos gratos por isso. Hoje temos mais possibilidades de ter saúde, conforto, segurança, com certeza itens importantes, mas não garantem a felicidade. Ela está dentro de nós mesmos e só depende de como vemos a vida.
A felicidade para mim é atribuída a autorrealização e sentido de viver. Estar situado em uma vida onde sabemos o que queremos, tendo um emprego bom e bons relacionamentos trazem uma vida de felicidade. Saber apenas que você não sofre mais do que outros não é motivo de felicidade. É importante estar consciente de como nossas ações e escolhas tem um impacto em nossa vida.
destesto esse papo, o de toodo mundo querer ser feliz, o de não fazerem o que precisa ser feito por não estarem felizes!
Partindo do pressuposto que a felicidade é momentânea, é possível, sim ter alguma felicidade durante a vida atualmente, assim como disse o professor (bem como em outras épocas).
Entretanto escancarar uma falsa felicidade nas redes é uma piada.
" A felicidade vem nos micro segundos..."
A felicidade é algo subjetivo. O problema que enquanto a busca da felicidade ficar reservada em coisas materiais, ninguém nunca será plenamente feliz. Porque qdo vc conseguir o que queria para ser feliz, aquilo já não lhe trará mais felicidade, então vc vai buscar algo maior para ser feliz…e por aí vai. Vc entra na corrida dos ratos, e o que era para ser felicidade, torna-se o oposto.
O segredo é viver a vida com minimalismo - assim como o Pondé mesmo disse, e deixar as coisas acontecerem seguindo o seu curso.
Obrigado pelo seus conselhos silenciosos Pondé.
Respondendo a pergunta do título: vc tem que definir o que é felicidade pra vc? Vc deve entender o que é mundo contemporâneo pra vc
Na antiguidade, só havia em geral ignorância, tribalismo, intolerância e misticismo.
Hoje temos opção de lazer e cultura. Mas é preciso valorizar a privacidade e a racionalidade.
" Desencana da felicidade. Quem sabe rola." Ótima!
Desencanar da felicidade.. é o que devemos fazer,olhamos sempre para a grama do vizinho, sempre insatisfeitos com a vida. Um mundo sem cobranças é maravilhoso.
A felicidade (seja lá o q signifique) hoje depende do grau de alienação q se consegue alcançar.
aprecie as pequenas coisas, uma vida mais simples as vezes é o caminho pra felicidade.
Grande Pondé. Sensacional!!
"Desencana da felicidade, quem sabe rola" penso isso tbm, quanto mais procuramos uma coisa mais ela foge da gente
Felicidade para mim, é algo que não existe..... Vivemos fazes, momentos, acontecimentos, que nos deixam alegres, esfusiantes, e etc.... E, sinceramente, eu penso, que a felicidade, não deveria existir mesmo! Se, com certos acontecimentos bons, alegres....... A humanidade (a maioria), não tem consciência com os outros e até consigo mesmo..... Não aprende com a dor e com os problemas do mundo, a mudar o seu proceder, continua a dar tiros nos próprios pés, achando, que estão no auge do apogeu que sempre desejou!..... O ser humano (minoria), só cresce através da dor, só se fortalece vivenciando tempos ruis, só aprende a se defender, quando se depara com o perigo e para se salvar, ou encara ou dança...... Por isso mesmo, que a felicidade não existe... E., não existe, em prol do próprio ser humano..... Eu só amadureci, aprendi algumas coisas, que são úteis para aguentar o peso da existência nesse planeta, através de "belos" sofrimentos..... E sou muito agradecida a Deus, por não ter me mimado, exatamente na faze, em que eu mais sofri..... E dou graças também, pelo fato do sofrimento não ter fim nesse mundo, pelo menos, sendo assim, muitos de nós se salvam!!!!
Sensacional.
Pondé chegando a 1 milhão de seguidores uhullll espero que não ignore este fato e faça um vídeo 😅
O marketing da felicidade é o que f..
#$@ com tudo. E a necessidade que algumas pessoas tem de inviabilizar a felicidade dos outros por entender que existe um momento específico na vida para ser feliz, que vc tem que passar por isso ou aquilo pra merecer ser feliz... acredite, tem gente se especializando em aplicar esse tipo de pensamento doentio por aí afora e fazendo muita gente abrir mão da felicidade pelo mínimo de dignidade que lhes resta. Felicidade, tristeza e etc fazem parte da natureza humana e não devem ser manipuladas como um mero produto.
Concordo que quanto maior a idade mais provável o indivíduo ser cético em relação a essas coisas, mas... alguém mais jovem pode acumular uma série de experiências em um curto espaço de tem e se tornar muito mais cético que alguém mais velho... a vida é experiência e não idade. mas voltando ao assunto, a questão é: vc precisa ser feliz? Hj eu diria que não é algo necessário... penso inclusive que algumas pessoas só se sentem felizes porque esse sentimento esteve presente dentro de um certo equilíbrio ao longo de toda a sua vida, como deveria ocorrer naturalmente. Experimente não poder ser feliz por muito tempo e vc vai descobrir que felicidade não é uma necessidade. De qualquer forma, acho que a ideia minimalista exposta pelo Pondé é o mais próximo do que eu acredito existir em termos de sensação de felicidade.
Heath Leadger sofria com depressão no auge da carreira
Esse Pondé... o que seria da produção de conhecimento sem ele? Nada. O resto só faz autoajuda.
"Se tem alguém presente contra seu lugar de origem fale agora ou cale-se para sempre" - tendeu minhas jóia -
Pondé é o meu pensador preferido, adoro vc... 😘 😘
Eu encontrei felicidade em Jesus.
"Eu disse em Jesus " e não em uma religião ou em uma seita alimentando um mercenário
Ser feliz não é fácil, nós dias atuais as pessoas estão vazias e supérfluas com seus smartphones de última geração...
Futilidades são nocivas.
Mas podemos evitar isso. Buscando informações e valorizando a liberdade.
Hoje as coisas estao muito melhores que o passado, é o povo que nao da valor! A vida que eu tenho e que meus avós e minha mae teve nem se compara!
O povo quer viver ilusão e nao valoriza as coisas simples da vida! 😏
Eu vejo a urbanidade (vida de cidade) como algo ilusório, superficial e de baixa qualidade de vida (não no sentido financeiro, em outros aspectos), as pessoas não gostam de viver em campo ou coisas assim, quando eu falo disso com alguém, a pessoa geralmente acha o oposto (que natureza é beleza e beleza é superficial ou algo parecido). É uma pena nossa cultura desvalorizar isso (temos lugares turísticos, mas o modo de viver é meio diferente).
@@Luisa.Carolina Eu também amo a natureza! Tanto é que vou morar numa chácara daqui uns messes. Vou voltar a criar galinhas, plantar e etc.
O que eu quis dizer na mensagem acima é que as pessoas não valorizam o simples fato de a gente ter o que comer e ter água encanada. Meus avós e minha mãe passaram muita fome, nasceram depois da 2 guerra mundial.
O povo de hoje quer milhões de seguidores, carrão do ano e casona chic e ficam tristes por não terem isso e não valorizam uma simples máquina de lavar ou um fogão de gás. E como você disse são artificiais, não sabem que todos nós viemos da Natureza e pra ela voltaremos.
@@pdess3a928c Entendi
Eu acho a felicidade muito egoística . Viver em um mundo onde milhões morrem de fome, doenças , guerra, etc e ser feliz, é paradoxal.
E o que ajuda o ser humano a ficar egoísta? Quem prega que a salvação é individual?
faz uma estatua para o ponde, ele e um poço de sabedoria , adoro seus videos mt obrigado
Eu vou pensando e dançando pra ter felicidade. Como dizia o Frejat. : A felicidade é um estado imaginário. Pense e dance; pense; pense e dance.....
Obrigado Ponder !
Um minimalismo materialista como felicidade e uma frase de efeito, nada mais triste e vazio.
Como sempre ótimo, obrigado
Eu trocaria a palavra “felicidade” por “Paz” ou “Harmonia”, pois somos invadidos a todo momento - mesmo sem querer - por absurdos e energias densas e complicadas. A não ser q vc opte por viver no meio do mato, sem contato c a dita civilização - o q tb é insuportável…sim, tá muito chato!
Adoro ver vc, adoro ouvir vc ❤
Felicidade pro Pondé no mundo atual, ao que entendi, é basicamente como ganhar na loteria... Pais que não sejam meio retardados e boas condições materiais que proporcione o básico e boa genética... estar cercado de boas pessoas... isso é ganhar na loteria da vida... No Brasil seria uma minoria privilegiada (os escolhidos por Deus), seria mais fácil ser feliz tendo nascido na Suíça ou Holanda...
Felicidade é ganhar na loteria da vida. A grande ilusão é acreditar que vc tem algum MÉRITO/CULPA por ter sido sorteado (ou não). O acaso é cego, portanto, a felicidade é rara. Somente a morte é certa.
Felicidade pra mim é não ter que bater ponto e viver o mais longe possível do inferno (grandes cidades)
Ponde veio!. Baita video!. 💪 (Marcello).
O grande perigo é que a régua da felicidade está sempre subindo.
Deve ser muito chato ser feliz todos os dias, precisamos sair do tédio .
O mundo tem um leque de opções de entretenimento (até mesmo de forma natural), se vc acha assim tão chato talvez o problema seja vc.
Perfeito! Que maravilha, Pondé 👏🏻💕
Felicidade está relacionada com a realização dos desejos.
Quase 1 milhão de inscritos
Acredito que a chatice do mundo contemporâneo é o individualismo excessivo, as pessoas não tem mais aquela camaradagem que tinha antigamente. Lembro que eu ia com os meus amigos de a pé para as festas, hoje ninguém faz mais isso, todo mundo só quer saber de carro, moto e luxo. O capitalismo produziu tanta riqueza que acabou facilitando a vida demais de algumas pessoas e as deixou infelizes.
Eu gosto dessa risada do Pondé.
Sair sem levar tiro? Kkkkkkk SP e RJ já tão fora! Ihhhhhh as capitais do nordeste também!
Acredito que a busca pela felicidade cause infelicidade! Pondé está popularizando uma pregação que sempre fiz, mas que sempre foi considerada esquisita. Não fui eu que inventei isso, mas aderi antes de se popularizar.
Jamais a felicidade será complexa.
Everton Tulinho Seixas.
Perfeito!
A modernina e o excesso de estímulos deturpou a nossa percepção do chato. Hoje o tédio é exclusividade e seletos grupos de seres humanos, grupos tribais, de fato experimentam o chato.
Pondé, o que você acha da opinião do Dr. Gregory House, da série de TV, quando ele diz que "Os pais estragam os filhos"?
E possivel, mas dificil em ser alcancada, principalmente no BR, como ter excelente estabilidade financeira, ate mesmo relativa, nao ter pessoas toxicas lhe pertubando, resolver as pendencias na tranqulidade sem estresse, ter uma boa saude.....
Pondé,
Você poderia explicar o porquê de achar "brega" pais que querem ser participativos na criação do filho ?
Muito obrigado
Sim. É só ter higiene, e não se inserir no bueiro das baratas. Aliás, se existe um motivo pra felicidade contemporânea, é que você tem acesso a qualquer conhecimento e consegue fazer praticamente qualquer coisa sem precisar nem depender de ninguém.
Boa tarde À todos, o que é ser "PAI SUPER PARTICIPATIVO"? Obrigado.
No Brasil infelizmente tem muita Gente que mora em barraco que não aguenta chuva e fica em favela violenta.
Felicidade é uma calça velha azul e desbotada !
Claro que é..
muito bom
Pai super participativo não é brega Pondé…